DESEMPENHO DOS MODELOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO POR SATÉLITE NO INVERNO/VERÃO NA AMÉRICA DO SUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DESEMPENHO DOS MODELOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO POR SATÉLITE NO INVERNO/VERÃO NA AMÉRICA DO SUL"

Transcrição

1 DESEMPENHO DOS MODELOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO POR SATÉLITE NO INVERNO/VERÃO NA AMÉRICA DO SUL Wagner F. A. Lma 1, Eder P. Vendrasco 1 ; Danel Vla 1 1 Dvsão de Satéltes e Sstemas Ambentas (CPTEC/INPE) Rodova Presdente Dutra, km 39 Cachoera Paulsta São Paulo Brasl. Emal: wagner.flauber@cptec.npe.br. Resumo Este trabalho avala dferentes métodos de estmatva de precptação por satélte sobre a Amérca do Sul no nverno e verão dos anos 2009, 2010 e Os métodos de estmatva analsados nesse estudo são: Hdroestmator, 3B42RT, CMORPH, e GSMAP. A avalação dos algortmos fo realzada por comparação com dados de pluvômetros. Os resultados mostraram que os modelos 3B42RT e CMORPH tveram melhores resultados que os outros para o período de estudo. Outra mportante observação fo a baxo desempenho em estmar precptação na regão Nordeste do Brasl. ABSTRACT - Ths work examnes dfferent methods for estmatng ranfall over South Amerca n Wnter and Summer of 2009, 2010 and The estmaton methods analyzed n ths study are: Hdroestmator, 3B42RT, CMORPH, and GSMAP. The evaluaton of the algorthms was performed by comparng them wth ran gauges data. The analyss showed that 3B42RT and CMORPH methodologes got better performance then the others for the studed perod. Another mportant observaton was the poor performance n estmatng precptaton n the Northeastern Brazl. Palavra-Chave: Estmatva de Precptação; Hdroestmador, 3B42RT, GSMAP, CMORPH 1 - INTRODUÇÃO A precptação é uma das componentes atmosfércas de maor mportânca no sstema Terra-Atmosfera, pos afeta de váras formas o ambente e, consequentemente, a socedade. Ela está entre os parâmetros atmosfércos mas dfíces de medr, devdo a sua elevada varabldade no tempo e no espaço (Habets et al., 2004). Uma das prncpas maneras para obter nformações sobre a precptação em escala global e contínua é por ntermédo das dversas técncas de estmatva de precptação por sensoramento remoto. Os sensores, para estmar a precptação remotamente, podem ser dvddos entre atvos e passvos. Os atvos rradam energa sobre os alvos e medem a quantdade de energa retroespalhada por eles, os quas são comumente conhecdos como radares meteorológcos. Por outro lado, os passvos medem a energa emtda pelo sstema Terra-Atmosfera que é absorvda ou espalhada durante a sua propagação na atmosfera. Os métodos de estmatva de precptação que utlzam os canas do vsível ou nfravermelho são baseados nas hpóteses de que a alta refletvdade ou baxo valor da temperatura de brlho de uma nuvem pode ser uma ndcação de convecção e, consequentemente, assocado a uma taxa de precptação na superfíce. Por outro lado, as estmatvas de precptação que utlzam meddas em mcroondas são baseadas nas nterações entre os hdrometeoros e a radação nesse comprmento de onda por absorção, emssão ou espalhamento.

2 Exstem váras técncas de estmatva de precptação por meo de sensores passvos. Os prmeros métodos utlzaram dados de magens do vsível (Barret, 1970), em seguda, a do nfravermelho (Adler e Negr, 1988; Vcent et al., 1998), ambos a bordo dos satéltes geoestaconáros. Posterormente, através das magens dos sensores de mcroondas a bordo dos satéltes de órbtas polares surgram estudos que empregavam as frequêncas de mcroondas para estmatva de precptação (Kummerow e Gglo, 1994; Ferraro et al., 2000). Porem todas essas técncas de estmatva de precptação necesstam ser avaladas e valdadas para as dferentes regões e época do ano. Dessa forma, o objetvo desse trabalho é avalar dferentes métodos de estmatvas de precptação dára obtdas por dferentes fontes: Hdroestmador (Vcente, 1998), 3B42RT (Huffman et al., 2003), CMORPH (Joyce et al., 2004) e GSMAP (Aonash et al., 2009) sobre a Amérca do Sul para o verão e nverno de 2009, 2010 e MATERIAL E MÉTODOS Para o desenvolvmento deste trabalho foram utlzados a precptação dára provenentes de quatro modelos de estmatva de precptação (Hdroestmador, CMORPH, 3B42RT e GSMAP), dsponíves nos stes da Dvsão de Satéltes e Sstemas Ambentas (DSA - Clmate Predcton Center (CPC - Goddard Earth Scences Data and Informaton Servces Center (GES DISC - e Japan Aerospace Exploraton Agency ( respectvamente, para o verão e nverno de 2009, 2010 e E os totas dáros de precptação da rede de PCD s e a rede pluvométrca reportadas com regulardade pelo Global Telecommuncaton System (GTS). Os dados provenentes de pluvômetros espalhados sobre a Amérca do Sul foram nterpolados para uma grade 0,25º x 0,25º usando uma técnca objetva descrta em Chen et al., (2008). Os dados de estmatvas de precptação foram calculados em uma grade de 0,25º de lattude e longtude sobre a Amerca do Sul, compatível com os dados observaconas. A avalação consderou as estações de nverno e verão nos anos de 2009, 2010 e A estação de nverno fo determnada pelos os meses de junho a agosto para os anos de 2009, 2010 e 2011 e a estação de verão fo defnda pelos os meses dezembro/2009 a feverero/2010, dezembro/2010 a feverero/2011 e dezembro/2011 a feverero/2012. A preferênca por esses dos períodos deve-se a grande dferença nos regmes de precptação sobre a regão estudada, para obter avalações dos modelos de estmatvas de precptação sobre dstntos índces pluvométrcos e dferentes sstemas precptantes. A avalação dos algortmos consstu em comparar os modelos de estmatvas de precptação com os dados meddos pela rede pluvométrca. As análses foram conduzdas a partr de avalação dscreta, no qual os parâmetros típcos para avalar são: Probabldade de Detecção (POD), Falso alarme (FAR) e a Correlação (COR):

3 POD = a a+c ; FAR = b a+c ; COR = A A. B B A A. B B 2 2 Onde A e B representa precptação dára satélte e pluvômetro, respectvamente. a é acerto postvo (precptação em A e B), b é falso alarme (precptação somente em A) e c é não detectado (precptação somente em B). 3 - RESULTADOS A fgura 1 apresenta a dstrbução espacal da correlação entre os dferentes métodos de estmatva de precptação e os dados observados para o período do verão (topo) e nverno (base) dos anos de 2009, 2010 e Analsando de forma geral os quatros modelos, os melhores desempenhos foram obtdos para época do nverno, sobretudo nas regões Sul e Sudeste do Brasl. Durante o verão os modelos CMORPH e 3B42RT apresentaram as melhores correlações, enquanto os modelos Hdroestmador e GSMAP obtveram baxos desempenhos, prncpalmente para regão Nordeste do Brasl. No nverno os modelos apresentaram desempenhos semelhantes nas regões Sul e Sudeste do Brasl, com resultados melhores para CMORPH, 3B42RT e GSMAP. No entanto para regão Nordeste foram onde ocorreram os pores desempenhos. Isto ocorre devdo a esses modelos serem lmtados a estmar chuvas estratformes, e a qual ocorre com maores frequêncas sobre a regão Nordeste na época do nverno. Correlação - Verão Correlação - Inverno Fgura 1 - Dstrbução espacal da correlação entre a precptação observada e a estmada para o nverno (base) e verão (topo) dos anos de 2009, 2010 e A fgura 2 mostra a dstrbução espacal da probabldade de detecção dos modelos de estmatva de precptação para o verão (topo) e nverno (base) dos anos de

4 2009, 2010 e Observa-se que os melhores valores de POD são obtdos para a época do verão prncpalmente para regão Norte do Brasl em todos os modelos de estmatva de precptação. Sendo que, os melhores resultados foram obtdos para o modelo 3B42RT. Os valores mas baxos de POD são obtdos na regão Nordeste do Brasl durante a época do nverno para todos os modelos de estmatva de precptação por satélte. Isto ocorre por causa da maor ocorrênca de chuvas estratformes nesse período. O 3B42RT mostrou-se mas efcente na detecção da precptação entre os modelos analsados. POD - Verão POD - Inverno Fgura 2 - Dstrbução espacal da Probabldade de detecção (POD) dos modelos de estmatva de precptação para o nverno e verão dos anos de 2009, 2010 e A fgura 3 mostra a dstrbução espacal do falso alarme dos modelos de estmatva de precptação para o verão (topo) e nverno (base) dos anos de 2009, 2010 e Os modelos apresentaram baxos índces de FAR para época do verão, prncpalmente, para regões Sul e Sudeste do Brasl. Os altos valores de FAR são observados prncpalmente na regão Nordeste em ambas as estações, e para todos os modelos. Em geral, os modelos de estmatva de precptação por satélte apresentam resultados semelhantes entre s em ambas as estações para o índce FAR.

5 FAR - Verão FAR - Inverno Fgura 3 - Dstrbução espacal do Falso Alarme (FAR) dos modelos de estmatva de precptação para o nverno e verão dos anos de 2009, 2010 e CONSIDERACÕES FINAIS Neste trabalho foram avalados quatro dstntos métodos de estmatva de precptação por satéltes durante o nverno e verão dos anos 2009, 2010 e 2011 sobre a Amérca do Sul. Os modelos analsados foram: Hdroestmador, 3B42RT, GSMAP, CMORPH. Os modelos que apresentaram melhores desempenhos foram o 3B42RT e CMORPH, prncpalmente para regão Sul e Sudeste do Brasl. Outro fato mportante fo o baxo desempenho dos modelos de estmatva de precptação por satélte sobre a regão do Nordeste do Brasl, em ambas as estações analsadas. 5 - REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS Joyce J.,J. Janovak,P. Arkn,P. Xe: CMORPH:A Method that Produces Global Precptaton Estmates from Passve Mcrowave and Infrared Data at Hgh Spatal and Temporal Resoluton. J.Hydrom.,5, ,2004. Huffman, G.J., R.F. Adler, E.F. Stocker, D.T. Bolvn, and E.J. Nelkn, 2003: Analyss of TRMM 3Hourly Mult-Satellte Precptaton Estmates Computed n Both Real and Post-Real Tme. Combned Preprnts CD-ROM, 83rd AMS Annual Meetng, Poster P4.11 n: 12th Conf. on Sat. Meteor. and Oceanog., 9-13 February, Long Beach, CA, 6pp, Laurent, H.; Jobard, I; Toma, A.: Valdaton of satellte and ground-based estmates of precptaton over Sahel. Atmos. Res., 47-48, , Vcente, G. A.: The operatonal GOES nfrared ranfall estmaton technque. Bulletn of the Amercan Meteorologcal Socety, 79(9), , K. Aonash, J. Awaka, M. Hrose, T. Kozu, T. Kubota, G. Lu, S. Shge, S. Kda, S. Seto, N. Takahash, and Y. N. Takayabu, 2009: GSMaP passve, mcrowave precptaton retreval algorthm: Algorthm descrpton and valdaton. J. Meteor. Soc. Japan, 87A,

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL Wagner F. A. Lima 1, Eder P. Vendrasco 1 ; Daniel Vila 1,2 ; Carlos F. Angelis¹; John Janoviak 2 1 Divisão de Satélites

Leia mais

TENDENCIAS CLIMÁTICAS DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NO ESTADO DO MARANHÃO

TENDENCIAS CLIMÁTICAS DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NO ESTADO DO MARANHÃO TENDENCIAS CLIMÁTICAS DA PRECIPITAÇÃO PLUVIAL NO ESTADO DO MARANHÃO Danelson Jorge Delgado Neves 13, Jeane Rafaele Araúo Lma 1, Lncoln Elo de Araúo 2, Pedro Vera de Azevedo 1 1 UFCG DCA, Campna Grande

Leia mais

ANÁLISE DO ALGORITMO HIDROESTIMADOR NA CLIMATOLOGIA DE CHUVAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL

ANÁLISE DO ALGORITMO HIDROESTIMADOR NA CLIMATOLOGIA DE CHUVAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL ANÁLISE DO ALGORITMO HIDROESTIMADOR NA CLIMATOLOGIA DE CHUVAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL Ramon Campos Braga 1, Wagner F. A. Lima 2, Eder P. Vendrasco 2 ; Daniel Vila 3 1 Aluno de mestrado em meteorologia

Leia mais

2. MATERIAIS E MÉTODOS

2. MATERIAIS E MÉTODOS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS MODELOS DO IPCC-AR4 NO NORDESTE SETENTRIONAL DO BRASIL QUANTO À VARIABILIDADE PLURIANUAL DA PRECIPITAÇÃO NO SÉCULO XX RESUMO--- Os modelos globas do Intergovernmental Panel

Leia mais

VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO XINGU, PARÁ.*

VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO XINGU, PARÁ.* VARIAÇÃO ESPACIAL E TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO XINGU, PARÁ.* Edmundo Wallace Montero LUCAS 1, Francsco de Asss Salvano de SOUSA 2, Ronaldo Haroldo Nascmento de MENEZES 3, Rafael

Leia mais

Avaliação do tamanho da amostra de segmentos regulares para estimar a área plantada com café na região sul de Minas Gerais

Avaliação do tamanho da amostra de segmentos regulares para estimar a área plantada com café na região sul de Minas Gerais Avalação do tamanho da amostra de segmentos regulares para estmar a área plantada com café na regão sul de Mnas Geras Marcos Adam Maurco Alves Morera Bernardo Fredrch Theodor Rudorff Insttuto Naconal de

Leia mais

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL ANEXO 20 INPE eprint: sid.inpe.br/mtc-m19@80/2010/08.02.13.28 v1 2010-08-03 AVALIAÇÃO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE PRECIPITAÇÃO SOBRE A AMÉRICA DO SUL Wagner F. A. Lima 1, Eder P. Vendrasco 1

Leia mais

ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO

ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO Anas Eletrônco ÍNDICE DE CONSISTÊNCIA TEMPORAL: UM NOVO MÉTODO PARA AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TEMPORAL DE ARMAZENAMENTO DE ÁGUA NO SOLO Anderson Takash Hara, Heraldo Takao Hashgut, Antôno Carlos Andrade

Leia mais

AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE NAMORADO. Atmosféricas

AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE NAMORADO. Atmosféricas AVALIAÇÃO DA TENDÊNCIA TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO AÇUDE NAMORADO Telma Luca Bezerra Alves 1, Pedro Vera de Azevedo 2 1 UFCG/CTRN Brasl - Campna Grande - telmalu@yahoo.com.br¹

Leia mais

Estimativa da fração da vegetação a partir de dados AVHRR/NOAA

Estimativa da fração da vegetação a partir de dados AVHRR/NOAA Estmatva da fração da vegetação a partr de dados AVHRR/NOAA Fabane Regna Cunha Dantas 1, Céla Campos Braga, Soetâna Santos de Olvera 1, Tacana Lma Araújo 1 1 Doutoranda em Meteorologa pela Unversdade Federal

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

VALIDAÇÃO DO MODELO ClimaBR EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS E À PRECIPITAÇÃO TOTAL DIÁRIA

VALIDAÇÃO DO MODELO ClimaBR EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS E À PRECIPITAÇÃO TOTAL DIÁRIA VALIDAÇÃO DO MODELO ClmaBR EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE DIAS CHUVOSOS E À PRECIPITAÇÃO TOTAL DIÁRIA SIDNEY S. ZANETTI 1, VICENTE DE P. S. DE OLIVEIRA 2, FERNANDO F. PRUSKI 3 RESUMO: Este trabalho fo realzado

Leia mais

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro.

Variação ao acaso. É toda variação devida a fatores não controláveis, denominadas erro. Aplcação Por exemplo, se prepararmos uma área expermental com todo cudado possível e fzermos, manualmente, o planto de 100 sementes seleconadas de um mlho híbrdo, cudando para que as sementes fquem na

Leia mais

Avaliação da Tendência de Precipitação Pluviométrica Anual no Estado de Sergipe. Evaluation of the Annual Rainfall Trend in the State of Sergipe

Avaliação da Tendência de Precipitação Pluviométrica Anual no Estado de Sergipe. Evaluation of the Annual Rainfall Trend in the State of Sergipe Avalação da Tendênca de Precptação Pluvométrca Anual no Estado de Sergpe Dandara de Olvera Félx, Inaá Francsco de Sousa 2, Pablo Jónata Santana da Slva Nascmento, Davd Noguera dos Santos 3 Graduandos em

Leia mais

Dependência Espacial de espécies nativas em fragmentos. florestais

Dependência Espacial de espécies nativas em fragmentos. florestais Dependênca Espacal de espéces natvas em fragmentos 1 Introdução florestas 1 Mestranda em Engenhara Florestal LEMAF/DCF UFLA. e-mal: cunhadase@yahoo.com.br 2 Mestrando em Engenhara Florestal LEMAF/DCF UFLA.

Leia mais

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo

3 Metodologia de Avaliação da Relação entre o Custo Operacional e o Preço do Óleo 3 Metodologa de Avalação da Relação entre o Custo Operaconal e o Preço do Óleo Este capítulo tem como objetvo apresentar a metodologa que será empregada nesta pesqusa para avalar a dependênca entre duas

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

ESTUDO DA ILUMINÂNCIA NATURAL EM DIAS DE CÉU CLARO EM ESTAÇÕES DA REDE SONDA

ESTUDO DA ILUMINÂNCIA NATURAL EM DIAS DE CÉU CLARO EM ESTAÇÕES DA REDE SONDA ESTUDO DA LUMNÂNCA NATURAL EM DAS DE CÉU CLARO EM ESTAÇÕES DA REDE SONDA Forn, D. V. 1, ; Pes, M. P. 1, ; Guedes, M. 1, ; Bertagnoll, R. F. 1, ; Guarner, R. A. 3 ; Martns, F. R. 3 ; Perera, E. B. 3 ; Schuch,

Leia mais

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1

Santos Júnior, EP 1 ; Soares, HCC 1 ; Freitas, GP 2 ; Pannain, JLM 3 ; Coelho Junior, LM 4 * 1 DISPARIDADE DO VALOR BRUTO DOS PRODUTOS MADEIREIROS NATIVOS PARA AS MESORREGIÕES DA PARAÍBA DISPARITY OF THE GROSS VALUE OF THE NATIVE WOOD PRODUCTS FOR THE MESORREGIONS OF PARAÍBA Santos Júnor, EP 1 ;

Leia mais

Análise de influência

Análise de influência Análse de nfluênca Dzemos que uma observação é nfluente caso ela altere, de forma substancal, alguma propredade do modelo ajustado (como as estmatvas dos parâmetros, seus erros padrões, valores ajustados...).

Leia mais

Estudo da correlação entre e a temperatura da superfície dos oceanos

Estudo da correlação entre e a temperatura da superfície dos oceanos Revsta Braslera de Engenhara Agrícola e Ambental, v.9, n.4, p.520-526, 2005 Campna Grande, PB, DEAg/UFCG - http://www.agramb.com.br Estudo da correlação entre e a temperatura da superfíce dos oceanos Atlântco

Leia mais

José Ricardo A. França, Leonardo F. Peres, Raphaela N. Antônio

José Ricardo A. França, Leonardo F. Peres, Raphaela N. Antônio ANÁLISE DO FLUXO MÉDIO DE RADIAÇÃO DE ONDA LONGA EMITIDA PELA SUPERFÍCIE TERRESTRE USANDO NOAA-AVHRR: APLICAÇÃO NA DETERMINAÇÃO DE ILHAS DE CALOR NA ÁREA METROPOLITANA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO José

Leia mais

4 Discretização e Linearização

4 Discretização e Linearização 4 Dscretzação e Lnearzação Uma vez defndas as equações dferencas do problema, o passo segunte consste no processo de dscretzação e lnearzação das mesmas para que seja montado um sstema de equações algébrcas

Leia mais

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial

3 Método Numérico. 3.1 Discretização da Equação Diferencial 3 Método Numérco O presente capítulo apresenta a dscretação da equação dferencal para o campo de pressão e a ntegração numérca da expressão obtda anterormente para a Vscosdade Newtonana Equvalente possbltando

Leia mais

USO DA FERRAMENTA HYDRUS1D NA SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DA ÁGUA EM SOLO CULTIVADO COM FEIJÃO CAUPI NO NORDESTE BRASILEIRO EDEVALDO MIGUEL ALVES

USO DA FERRAMENTA HYDRUS1D NA SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DA ÁGUA EM SOLO CULTIVADO COM FEIJÃO CAUPI NO NORDESTE BRASILEIRO EDEVALDO MIGUEL ALVES USO DA FERRAMENTA HYDRUS1D NA SIMULAÇÃO DA DINÂMICA DA ÁGUA EM SOLO CULTIVADO COM FEIJÃO CAUPI NO NORDESTE BRASILEIRO EDEVALDO MIGUEL ALVES INTRODUÇÃO O fejão caup é a prncpal legumnosa cultvada no Nordeste.

Leia mais

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap

3 A técnica de computação intensiva Bootstrap A técnca de computação ntensva ootstrap O termo ootstrap tem orgem na expressão de língua nglesa lft oneself by pullng hs/her bootstrap, ou seja, alguém levantar-se puxando seu própro cadarço de bota.

Leia mais

Termo-Estatística Licenciatura: 4ª Aula (08/03/2013)

Termo-Estatística Licenciatura: 4ª Aula (08/03/2013) Termo-Estatístca Lcencatura: 4ª Aula (08/03/013) Prof. Alvaro Vannucc RELEMBRADO Dstrbução dscreta (hstogramas) x contínua (curvas de dstrbução): Dada uma Função de Dstrbução de Densdade de Probabldade,

Leia mais

Reconhecimento Estatístico de Padrões

Reconhecimento Estatístico de Padrões Reconhecmento Estatístco de Padrões X 3 O paradgma pode ser sumarzado da segunte forma: Cada padrão é representado por um vector de característcas x = x1 x2 x N (,,, ) x x1 x... x d 2 = X 1 X 2 Espaço

Leia mais

Modelagem Matemática do Desenvolvimento da Soja

Modelagem Matemática do Desenvolvimento da Soja Modelagem Matemátca do Desenvolvmento da Soja Artur Gustavo Muller Embrapa Cerrados 73310-970, Planaltna, DF E-mal: agmuller@cpac.embrapa.br Jorge Luz Berto Unversdade Regonal do Noroeste do Estado do

Leia mais

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS

DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS 177 DIFERENCIANDO SÉRIES TEMPORAIS CAÓTICAS DE ALEATÓRIAS ATRAVÉS DAS TREND STRIPS Antôno Carlos da Slva Flho Un-FACEF Introdução Trend Strps (TS) são uma nova técnca de análse da dnâmca de um sstema,

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

Estimativa da área de soja no Rio Grande do Sul por meio de amostragem aleatória estratificada de pontos

Estimativa da área de soja no Rio Grande do Sul por meio de amostragem aleatória estratificada de pontos Estmatva da área de soja no Ro Grande do Sul por meo de amostragem aleatóra estratfcada de pontos Marcos Adam Rodrgo Rzz Bernardo Fredrch Theodor Rudorff Maurco Alves Morera Insttuto Naconal de Pesqusas

Leia mais

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias

Cap. IV Análise estatística de incertezas aleatórias TLF 010/11 Cap. IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras Capítulo IV Análse estatístca de ncertezas aleatóras 4.1. Méda 43 4.. Desvo padrão 44 4.3. Sgnfcado do desvo padrão 46 4.4. Desvo padrão da méda

Leia mais

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS

MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS MODELOS DE REGRESSÃO PARAMÉTRICOS Às vezes é de nteresse nclur na análse, característcas dos ndvíduos que podem estar relaconadas com o tempo de vda. Estudo de nsufcênca renal: verfcar qual o efeto da

Leia mais

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência.

Os modelos de regressão paramétricos vistos anteriormente exigem que se suponha uma distribuição estatística para o tempo de sobrevivência. MODELO DE REGRESSÃO DE COX Os modelos de regressão paramétrcos vstos anterormente exgem que se suponha uma dstrbução estatístca para o tempo de sobrevvênca. Contudo esta suposção, caso não sea adequada,

Leia mais

EVOLUÇÃO ANUAL DA RADIAÇÃO DE ONDA LONGA ATMOSFÉRICA (LW) MEDIA MENSAL, HORÁRIA E DIÁRIA, EM BOTUCATU/SP/BRASIL. Eduardo Nardini Gomes 1

EVOLUÇÃO ANUAL DA RADIAÇÃO DE ONDA LONGA ATMOSFÉRICA (LW) MEDIA MENSAL, HORÁRIA E DIÁRIA, EM BOTUCATU/SP/BRASIL. Eduardo Nardini Gomes 1 EVOLUÇÃO ANUAL DA RADIAÇÃO DE ONDA LONGA ATMOSFÉRICA (LW) MEDIA MENSAL, HORÁRIA E DIÁRIA, EM BOTUCATU/SP/BRASIL. Eduardo Nardn Gomes 1 João Francsco Escobedo 1 Alexandre Dal Pa 2 Amaur Perera de Olvera

Leia mais

ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER. Reinaldo Bomfim da Silveira 1 Juliana Maria Duarte Mol 1 RESUMO

ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER. Reinaldo Bomfim da Silveira 1 Juliana Maria Duarte Mol 1 RESUMO ALTERNATIVA PARA DETERMINAR ACURÁCIA DA PREVISÃO DO MBAR UTILIZANDO ÍNDICE DE BRIER Renaldo Bomfm da Slvera 1 Julana Mara Duarte Mol 1 RESUMO Este trabalho propõe um método para avalar a qualdade das prevsões

Leia mais

Comportamento Temporal do Índice de Aridez no Estado de Sergipe

Comportamento Temporal do Índice de Aridez no Estado de Sergipe Comportamento Temporal do Índce de Ardez no Estado de Sergpe Pedro Vera de Azevedo 1 Inaá Francsco de Sousa 2, Vcente de Paulo Rodrgues da Slva 1, Dandara de Olvera Felx 3, Davd Noguera dos Santos 3 1

Leia mais

3 Cálculo Básico de Enlace Via Satélite

3 Cálculo Básico de Enlace Via Satélite 35 3 Cálculo Básco de Enlace Va Satélte Neste capítulo é tratado o cálculo básco de um enlace va-satélte, subentenddo em condções normas de propagação (espaço lvre) nos percursos de subda e descda e consderados

Leia mais

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE MODELOS NUMÉRICOS DE PREVISÃO DO TEMPO

SISTEMA DE AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE MODELOS NUMÉRICOS DE PREVISÃO DO TEMPO SISTEMA DE AVALIAÇÃO ESTATÍSTICA DE MODELOS NUMÉRICOS DE PREVISÃO DO TEMPO Demerval Soares Morera 1, Pedro Lete da Slva Das 2, Paulo Sérgo Luco 3 RESUMO: Este trabalho apresenta um sstema de avalação estatístca

Leia mais

EFEITO DA IDADE E MATERIAL GENÉTICO NA FORMA DE ÁRVORES DE Eucalyptus

EFEITO DA IDADE E MATERIAL GENÉTICO NA FORMA DE ÁRVORES DE Eucalyptus EFEITO DA IDADE E MATERIAL GENÉTICO NA FORMA DE ÁRVORES DE Eucalyptus Dana Marques de Olvera ; Ellezer Almeda Mello ; Carolne Stephany Inocênco ; Adrano Rbero Mendonça Bolssta PBIC/UEG, graduandos do Curso

Leia mais

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL

MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL IT 90 Prncípos em Agrcultura de Precsão IT Departamento de Engenhara ÁREA DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA MAPEAMENTO DA VARIABILIDADE ESPACIAL Carlos Alberto Alves Varella Para o mapeamento da varabldade espacal

Leia mais

Aula Características dos sistemas de medição

Aula Características dos sistemas de medição Aula - Característcas dos sstemas de medção O comportamento funconal de um sstema de medção é descrto pelas suas característcas (parâmetros) operaconas e metrológcas. Aqu é defnda e analsada uma sére destes

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS MINISTÉRIO DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS AVALIAÇÃO DAS INCERTEZAS NAS CLASSIFICAÇÕES DE MÁXIMA VEROSSIMILHANÇA E CONTEXTUAL DE MODAS CONDICIONAIS ITERATIVAS EM IMAGENS

Leia mais

2 Incerteza de medição

2 Incerteza de medição 2 Incerteza de medção Toda medção envolve ensaos, ajustes, condconamentos e a observação de ndcações em um nstrumento. Este conhecmento é utlzado para obter o valor de uma grandeza (mensurando) a partr

Leia mais

Ajuste da equação de radar de tempo associado à ocorrência de precipitação convectiva

Ajuste da equação de radar de tempo associado à ocorrência de precipitação convectiva Ajuste da equação de radar de tempo assocado à ocorrênca de precptação convectva Jaquelne Núba de Queroz 1 Mlla Nóbrega de Menezes Costa 1 Romulo da Slvera Paz 1 José Carlos Fgueredo 2 1 Unversdade Federal

Leia mais

COMPORTAMENTO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) DO ESTADO DE PERNAMBUCO

COMPORTAMENTO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) DO ESTADO DE PERNAMBUCO COMPORTAMENTO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA (NDVI) DO ESTADO DE PERNAMBUCO 1 INAJÁ FRANCISCO DE SOUSA, 2 MARIA GABRIELA DE QUEIROZ, 3 PEDRO VIEIRA DE AZEVEDO, 3 VICENTE DE PAULO RODRIGUES

Leia mais

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos

Curso de extensão, MMQ IFUSP, fevereiro/2014. Alguns exercício básicos Curso de extensão, MMQ IFUSP, feverero/4 Alguns exercíco báscos I Exercícos (MMQ) Uma grandeza cujo valor verdadero x é desconhecdo, fo medda três vezes, com procedmentos expermentas dêntcos e, portanto,

Leia mais

Análise da precipitação máxima e relação intensidade-duração-freqüência para Mossoró-RN

Análise da precipitação máxima e relação intensidade-duração-freqüência para Mossoró-RN 87 ISSN: 2316-4093 Análse da precptação máxma e relação ntensdade-duração-freqüênca para Mossoró-RN Herlon Bruno Ferrera Barreto 1, Wesley de Olvera Santos 2, Francsco Gllard Chaves Frere, José Espínola

Leia mais

METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO RESUMO

METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO RESUMO METODOLOGIAS PARA ESTIMATIVA DOS PARÂMETROS DA EQUAÇÃO DE CHUVAS INTENSAS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO Rafael Salgado de Senna 1, Alexandre Cânddo Xaver 2, Julão Soares de Sousa Lma 3, Roberto Avelno Cecílo

Leia mais

Aplicações de Estimadores Bayesianos Empíricos para Análise Espacial de Taxas de Mortalidade

Aplicações de Estimadores Bayesianos Empíricos para Análise Espacial de Taxas de Mortalidade Aplcações de Estmadores Bayesanos Empírcos para Análse Espacal de Taxas de Mortaldade Alexandre E. dos Santos, Alexandre L. Rodrgues, Danlo L. Lopes Departamento de Estatístca Unversdade Federal de Mnas

Leia mais

7 Tratamento dos Dados

7 Tratamento dos Dados 7 Tratamento dos Dados 7.. Coefcentes de Troca de Calor O úmero de usselt local é dado por h( r )d u ( r ) (7-) k onde h(r), o coefcente local de troca de calor é h( r ) q''- perdas T q''- perdas (T( r

Leia mais

RELAÇÃO INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA PARA PRECIPITAÇÃO EXTREMA EM MOSSORÓ - RN

RELAÇÃO INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA PARA PRECIPITAÇÃO EXTREMA EM MOSSORÓ - RN RELAÇÃO INTENSIDADE-DURAÇÃO-FREQUÊNCIA PARA PRECIPITAÇÃO EXTREMA EM MOSSORÓ - RN Herlon Bruno Ferrera Barreto 1, Geraldo Magela Perera 2, Flavnícus Perera Barreto 3, Francsco Gllard Chaves Frere 4, Prscla

Leia mais

Análise de Variância. Comparação de duas ou mais médias

Análise de Variância. Comparação de duas ou mais médias Análse de Varânca Comparação de duas ou mas médas Análse de varânca com um fator Exemplo Um expermento fo realzado para se estudar dabetes gestaconal. Desejava-se avalar o comportamento da hemoglobna (HbA)

Leia mais

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall

Programa do Curso. Sistemas Inteligentes Aplicados. Análise e Seleção de Variáveis. Análise e Seleção de Variáveis. Carlos Hall Sstemas Intelgentes Aplcados Carlos Hall Programa do Curso Lmpeza/Integração de Dados Transformação de Dados Dscretzação de Varáves Contínuas Transformação de Varáves Dscretas em Contínuas Transformação

Leia mais

Identificação de parâmetros da equação de radar de tempo para um evento de precipitação a partir da formulação de um problema inverso

Identificação de parâmetros da equação de radar de tempo para um evento de precipitação a partir da formulação de um problema inverso Identfcação de parâmetros da equação de radar de tempo para um evento de precptação a partr da formulação de um problema nverso Romulo da Slvera Paz 1 Fabíola de Souza Slva 1 Jaquelne Núba de Queroz 1

Leia mais

Validação de dados termopluviométricos obtidos via sensoriamento remoto para o Estado de São Paulo

Validação de dados termopluviométricos obtidos via sensoriamento remoto para o Estado de São Paulo Revsta Braslera de Engenhara Agrícola e Ambental v.7, n.6, p.665 67, 03 Campna Grande, PB, UAEA/UFCG http://www.agramb.com.br Protocolo 33. /06/0 Aprovado em 05/04/03 Valdação de dados termopluvométrcos

Leia mais

Tendência climática da precipitação pluviométrica no estado de Pernambuco

Tendência climática da precipitação pluviométrica no estado de Pernambuco 1 Tendênca clmátca da precptação pluvométrca no estado de Pernambuco Pedro Vera de Azevedo 1, Inaá Francsco de Souza 2, Vcente de Paulo Rodrgues da Slva 1, Mara Gabrela de Queroz 3 1 Prof. Doutor, Unversdade

Leia mais

u a mesma área, na escala de 1: , tomadas a cada intervalo de 18 dias.

u a mesma área, na escala de 1: , tomadas a cada intervalo de 18 dias. QUANTFCAÇÃO E SENSORAMENTO REMOTO NA NVESTGAÇÃO GEOGRÁFCA A evolução recente da cênca tem colocado, com certa frequênca, o nvestgador em stuação crítca face à massa de nformações, dados e meos para sua

Leia mais

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características

Experiência V (aulas 08 e 09) Curvas características Experênca (aulas 08 e 09) Curvas característcas 1. Objetvos 2. Introdução 3. Procedmento expermental 4. Análse de dados 5. Referêncas 1. Objetvos Como no expermento anteror, remos estudar a adequação de

Leia mais

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS

UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS UM PROBLEMA ECONOMÉTRICO NO USO DE VARIÁVEIS CLIMÁTICAS EM FUNÇÕES DE PRODUÇÃO AJUSTADAS A DADOS EXPERIMENTAIS Rodolfo Hoffmann * Vctor Hugo da Fonseca Porto ** SINOPSE Neste trabalho deduz-se qual é o

Leia mais

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO - I CICPG SUL BRASIL Florianópolis 2010

CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA E PÓS-GRADUAÇÃO - I CICPG SUL BRASIL Florianópolis 2010 Floranópols 200 ANÁLISE COMPARATIVA DA INFLUÊNCIA DA NEBULOSIDADE E UMIDADE RELATIVA SOBRE A IRRADIAÇÃO SOLAR EM SUPERFÍCIE Eduardo Wede Luz * ; Nelson Jorge Schuch ; Fernando Ramos Martns 2 ; Marco Cecon

Leia mais

Avaliação de interpoladores para os parâmetros das equações de chuvas intensas no Espírito Santo (doi: /ambi-agua.104)

Avaliação de interpoladores para os parâmetros das equações de chuvas intensas no Espírito Santo (doi: /ambi-agua.104) ISSN = 1980-993X do:10.4136/1980-993x www.agro.untau.br/amb-agua E-mal: amb-agua@agro.untau.br Tel.: (12) 3625-4116 Avalação de nterpoladores para os parâmetros das equações de chuvas ntensas no Espírto

Leia mais

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017

REGRESSÃO NÃO LINEAR 27/06/2017 7/06/07 REGRESSÃO NÃO LINEAR CUIABÁ, MT 07/ Os modelos de regressão não lnear dferencam-se dos modelos lneares, tanto smples como múltplos, pelo fato de suas varáves ndependentes não estarem separados

Leia mais

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma

Figura 8.1: Distribuição uniforme de pontos em uma malha uni-dimensional. A notação empregada neste capítulo para avaliação da derivada de uma Capítulo 8 Dferencação Numérca Quase todos os métodos numércos utlzados atualmente para obtenção de soluções de equações erencas ordnáras e parcas utlzam algum tpo de aproxmação para as dervadas contínuas

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE INSOLAÇÃO: UMA APLICAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DE PETROLINA E NATAL

COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE INSOLAÇÃO: UMA APLICAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DE PETROLINA E NATAL COMPARAÇÃO ENTRE DIFERENTES MÉTODOS DE ESTIMATIVA DE INSOLAÇÃO: UMA APLICAÇÃO ÀS ESTAÇÕES DE PETROLINA E NATAL Anthony Carlos Slva Porfro 1, Juan Carlos Ceballos 1 Mestrando em Meteorologa (DSA/CPTEC/INPE),

Leia mais

Acta Scientiarum. Technology ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil

Acta Scientiarum. Technology ISSN: Universidade Estadual de Maringá Brasil Acta Scentarum. Technology ISSN: 806-2563 eduem@uem.br Unversdade Estadual de Marngá Brasl Ferrera de Amorm, Ranér Carlos; Rbero, Arstdes; Cavalcante Lete, Chrstane; Gonçalves Leal, Braulro; Batsta Gonçalves

Leia mais

ANÁLISE BAYESIANA NO ESTUDO DO TEMPO DE RETORNO DAS PRECIPITAÇÕES PLUVIAIS MÁXIMAS EM JABOTICABAL (SP) 1

ANÁLISE BAYESIANA NO ESTUDO DO TEMPO DE RETORNO DAS PRECIPITAÇÕES PLUVIAIS MÁXIMAS EM JABOTICABAL (SP) 1 ANÁLISE BAYESIANA NO ESTUDO DO TEMPO DE RETORNO DAS PRECIPITAÇÕES PLUVIAIS MÁXIMAS EM JABOTICABAL (SP) Análse bayesana no estudo do tempo... 26 Bayesan analyss for estmatng the return perod of maxmum precptaton

Leia mais

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE FILTROS DE REMOÇÃO DE RUÍDO SPECKLE EM IMAGEM SAR (PALSAR-ALOS) COM BASE EM MEDIDAS DE TEXTURA

ANÁLISE DE DESEMPENHO DE FILTROS DE REMOÇÃO DE RUÍDO SPECKLE EM IMAGEM SAR (PALSAR-ALOS) COM BASE EM MEDIDAS DE TEXTURA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE FILTROS DE REMOÇÃO DE RUÍDO SPECKLE EM IMAGEM SAR (PALSAR-ALOS) COM BASE EM MEDIDAS DE TEXTURA Erl Pnto dos Santos ¹, Robson Argolo dos Santos ³, Rosangela Leal Santos ³ ¹Estudante

Leia mais

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios

Algarismos Significativos Propagação de Erros ou Desvios Algarsmos Sgnfcatvos Propagação de Erros ou Desvos L1 = 1,35 cm; L = 1,3 cm; L3 = 1,30 cm L4 = 1,4 cm; L5 = 1,7 cm. Qual destas meddas está correta? Qual apresenta algarsmos com sgnfcado? O nstrumento

Leia mais

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16%

RISCO. Investimento inicial $ $ Taxa de retorno anual Pessimista 13% 7% Mais provável 15% 15% Otimista 17% 23% Faixa 4% 16% Análse de Rsco 1 RISCO Rsco possbldade de perda. Quanto maor a possbldade, maor o rsco. Exemplo: Empresa X va receber $ 1.000 de uros em 30 das com títulos do governo. A empresa Y pode receber entre $

Leia mais

EFEITOS DE DISPERSÃO EM PROJETOS FATORIAIS: UMA SIMULAÇÃO CONFIRMATÓRIA

EFEITOS DE DISPERSÃO EM PROJETOS FATORIAIS: UMA SIMULAÇÃO CONFIRMATÓRIA ! "#$ " %'&)(*&)+,.- /10.*&4365879&4/1:.+58;.*=?5.@A*3B;.- C)D 5.,.5FE)5.G.+ &4- (IHJ&?,.+ /?=)5.KA:.+5MLN&OHJ5F&4E)*EOHJ&)(IHJ/)G.- D - ;./);.& Foz do Iguaçu, PR, Brasl, 09 a 11 de outubro de 007

Leia mais

6 Modelo Proposto Introdução

6 Modelo Proposto Introdução 6 Modelo Proposto 6.1. Introdução Neste capítulo serão apresentados detalhes do modelo proposto nesta dssertação de mestrado, onde será utlzado um modelo híbrdo para se obter prevsão de carga curto prazo

Leia mais

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado

Variabilidade Espacial do Teor de Água de um Argissolo sob Plantio Convencional de Feijão Irrigado Varabldade Espacal do Teor de Água de um Argssolo sob Planto Convenconal de Fejão Irrgado Elder Sânzo Aguar Cerquera 1 Nerlson Terra Santos 2 Cásso Pnho dos Res 3 1 Introdução O uso da água na rrgação

Leia mais

AVALIAÇÃO NA PRECISÃO DE RECEPTORES GPS PARA O POSICIONAMENTO ABSOLUTO RESUMO ABSTRACT

AVALIAÇÃO NA PRECISÃO DE RECEPTORES GPS PARA O POSICIONAMENTO ABSOLUTO RESUMO ABSTRACT AVALIAÇÃO NA PRECISÃO DE RECEPTORES GPS PARA O POSICIONAMENTO ABSOLUTO Rodrgo Mkosz Gonçalves John Alejandro Ferro Sanhueza Elmo Leonardo Xaver Tanajura Dulana Leandro Unversdade Federal do Paraná - UFPR

Leia mais

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares

Modelagem do crescimento de clones de Eucalyptus via modelos não lineares Modelagem do crescmento de clones de Eucalyptus va modelos não lneares Joselme Fernandes Gouvea 2 Davd Venanco da Cruz 3 Máco Augusto de Albuquerque 3 José Antôno Alexo da Slva Introdução Os fenômenos

Leia mais

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, outubro de Tânia Tomé - Din Estoc

Dinâmica Estocástica. Instituto de Física, outubro de Tânia Tomé - Din Estoc Dnâmca Estocástca Insttuto de Físca, outubro de 06 Dnâmcas estocástcas defndas em retculados odelo de Isng Dnâmcas estocástcas em retculados Retculado (rede Exemplo: Rede quadrada regular com = 4 X 4=6

Leia mais

Avaliação das precipitações geradas pelo modelo climático regional ETA-HadGEM2-ES para o Estado de Sergipe

Avaliação das precipitações geradas pelo modelo climático regional ETA-HadGEM2-ES para o Estado de Sergipe www.scentaplena.org.br VOL. 13, NUM. 10 2017 do: 10.14808/sc.plena.2017.109913 Avalação das precptações geradas pelo modelo clmátco regonal ETA-HadGEM2-ES para o Estado de Sergpe Evaluaton of the precptaton

Leia mais

William Robson Schwartz 1 Hélio Pedrini 1. Centro Politécnico Curitiba-PR, Brasil {william,

William Robson Schwartz 1 Hélio Pedrini 1. Centro Politécnico Curitiba-PR, Brasil {william, Segmentação de magens de terrenos baseada na assocação de característcas de texturas com dependênca espacal modelada por campo aleatóro de Markov Wllam Robson Schwartz 1 Hélo Pedrn 1 1 Departamento de

Leia mais

DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS

DELINEAMENTOS EXPERIMENTAIS SUMÁRIO 1 Delneamentos Expermentas 2 1.1 Delneamento Interamente Casualzado..................... 2 1.2 Delneamento Blocos Casualzados (DBC).................... 3 1.3 Delneamento Quadrado Latno (DQL)......................

Leia mais

Metodologia computacional para criar um painel de amostra de área utilizando imagens de sensoriamento remoto e SIG

Metodologia computacional para criar um painel de amostra de área utilizando imagens de sensoriamento remoto e SIG Metodologa computaconal para crar um panel de amostra de área utlzando magens de sensoramento remoto e SIG Vvane Gomes Cardoso Rosa 1 Maurco Alves Morera 1 Marcos Adam 1 Insttuto Naconal de Pesqusas Espacas

Leia mais

Representação e Descrição de Regiões

Representação e Descrição de Regiões Depos de uma magem ter sdo segmentada em regões é necessáro representar e descrever cada regão para posteror processamento A escolha da representação de uma regão envolve a escolha dos elementos que são

Leia mais

Tendência climática do Índice de vegetação no estado de Pernambuco

Tendência climática do Índice de vegetação no estado de Pernambuco 1 Tendênca clmátca do Índce de vegetação no estado de Pernambuco Mara Gabrela de Queroz 1, Inaá Francsco de Souza 2, Pedro Vera de Azevedo 3, Vcente de Paulo Rodrgues da Slva 3. 1 Bolssta do PIBIC/UFRPE,

Leia mais

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC)

UNIDADE IV DELINEAMENTO INTEIRAMENTE CASUALIZADO (DIC) UNDADE V DELNEAMENTO NTERAMENTE CASUALZADO (DC) CUABÁ, MT 015/ PROF.: RÔMULO MÔRA romulomora.webnode.com 1. NTRODUÇÃO Este delneamento apresenta como característca prncpal a necessdade de homogenedade

Leia mais

Relação entre IAF obtidos dos satélites LANDSAT - 5 e NOAA utilizando o método de mínimos quadrados

Relação entre IAF obtidos dos satélites LANDSAT - 5 e NOAA utilizando o método de mínimos quadrados Relação entre IAF obtdos dos satéltes LANDSAT - 5 e NOAA utlzando o método de mínmos quadrados Fabane Regna Cunha Dantas 1, Céla Campos Braga 2, Mara José Herculano Macedo 1, Soetâna Santos de Olvera 1

Leia mais

3 Desenvolvimento do Modelo

3 Desenvolvimento do Modelo 3 Desenvolvmento do Modelo Neste capítulo apresentaremos como está estruturado o modelo desenvolvdo nesta dssertação para otmzar o despacho de geradores dstrbuídos com o obetvo de reduzr os custos da rede

Leia mais

ESTUDO DO CICLO ANUAL E DIURNO DA PRECIPITAÇÃO TROPICAL E SUBTROPICAL USANDO DADOS DE TRMM

ESTUDO DO CICLO ANUAL E DIURNO DA PRECIPITAÇÃO TROPICAL E SUBTROPICAL USANDO DADOS DE TRMM ESTUDO DO CICLO ANUAL E DIURNO DA PRECIPITAÇÃO TROPICAL E SUBTROPICAL USANDO DADOS DE TRMM Virginia Piccinini Silveira 1, Silvio Nilo Figueroa, Iracema Fonseca de Albuquerque Cavalcanti 3 Centro de Previsão

Leia mais

2 Materiais e métodos

2 Materiais e métodos Avalação de modelos polnomas de potêncas nteras e fraconáras para descrever a varação longtudnal do dâmetro de árvores de eucalpto clonal 1 Introdução Samuel de Pádua Chaves e Carvalho¹ Ayun Larssa Mendes

Leia mais

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação

Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Cálculo do Conceito Preliminar de Cursos de Graduação Mnstéro da Educação Insttuto Naconal de Estudos e Pesqusas Educaconas Aníso Texera Cálculo do Conceto Prelmnar de Cursos de Graduação Nota Técnca Nesta nota técnca são descrtos os procedmentos utlzados

Leia mais

Análise Exploratória de Dados

Análise Exploratória de Dados Análse Exploratóra de Dados Objetvos Análse de duas varáves quanttatvas: obter uma reta que se ajuste aos dados segundo o crtéro de mínmos quadrados; apresentar outros crtéros para a determnação de uma

Leia mais

Monitoramento dos impactos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro utilizando dados Landsat

Monitoramento dos impactos do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro utilizando dados Landsat Anas XVI Smpóso Braslero de Sensoramento Remoto - SBSR, Foz do Iguaçu, PR, Brasl, 13 a 18 de abrl de 013, INPE Montoramento dos mpactos do Complexo Petroquímco do Ro de Janero utlzando dados Landsat Leandro

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é:

UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI NA REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS. Uma equação simplificada para se determinar o lucro de uma empresa é: UTILIZAÇÃO DO MÉTODO DE TAGUCHI A REDUÇÃO DOS CUSTOS DE PROJETOS Ademr José Petenate Departamento de Estatístca - Mestrado em Qualdade Unversdade Estadual de Campnas Brasl 1. Introdução Qualdade é hoje

Leia mais

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial

Cálculo Numérico BCC760 Interpolação Polinomial Cálculo Numérco BCC76 Interpolação Polnomal Departamento de Computação Págna da dscplna http://www.decom.ufop.br/bcc76/ 1 Interpolação Polnomal Conteúdo 1. Introdução 2. Objetvo 3. Estênca e uncdade 4.

Leia mais

Hidráulica e Hidrologia

Hidráulica e Hidrologia 75 VII - BACIA HIDROGRÁFICA. O Cclo Hdrológco, como descrto anterormente, tem um aspecto geral e pode ser vsto como um sstema hdrológco fechado, já que a quantdade de água dsponível para a terra é fnta

Leia mais

ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DO MODELO SCS-CN EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS NO SEMIÁRIDO

ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DO MODELO SCS-CN EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS NO SEMIÁRIDO ANÁLISE DE CONFIABILIDADE DO MODELO SCS-CN EM DIFERENTES ESCALAS ESPACIAIS NO SEMIÁRIDO J. W. B. Lopes 1 ; E. A. R. Pnhero 2 ; J. R. de Araújo Neto 3 ; J. C. N. dos Santos 4 RESUMO: Esse estudo fo conduzdo

Leia mais

ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1

ESTABILIDADE FENOTÍPICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1 ESTABILIDADE FENOTÍICA DE CULTIVARES ELITES DE ALGODOEIRO HERBÁCEO 1 Francsco José Correa Faras (Embrapa Algodão - Núcleo do Mato Grosso / faras@cnpa.embrapa.br), Natal Antõno Vello (ESALQ US - Departamento

Leia mais