Hardware, Software e Sistemas de Informações. Daniella Inácio de Barros Informática Aplicada 2º período Ciências Contábeis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hardware, Software e Sistemas de Informações. Daniella Inácio de Barros Informática Aplicada 2º período Ciências Contábeis"

Transcrição

1 Hardware, Software e Sistemas de Informações Daniella Inácio de Barros daniellainacio@gmail.com Informática Aplicada 2º período Ciências Contábeis

2 Hardware Dispositivos eletrônicos que fornecem capacidade computacional, dispositivos de interconectividade que possibilitam o fluxo de dados e dispositivos eletromecânicos que fornecem as funções do mundo externo.

3 Componentes básicos de um computador Quatro componentes principais: Dispositivos de entrada Processamento Dispositivos de saída Armazenamento

4 Componentes básicos de um computador

5 Dispositivos de entrada: o que entra Entrada: são os dados colocados no computador para ser processados. Dispositivos de entrada comuns: Teclado Mouse Scanner Joystick Microfone Leitora de código de barras Superfícies sensíveis ao toque (touch-screen)

6 Dispositivos de saída: o que sai Saída: o resultado produzido pela CPU. Formas comuns de saída: texto, números, gráficos e sons. Dispositivos comuns de saída: Tela (monitor) Impressora Equipamentos de som

7 Hardware a parte física do computador O computador pode ser dividido, de forma didática, como:

8 Hardware - Gabinete Muitas vezes dizemos que o gabinete é o computador propriamente dito. Dentro dele, há vários componentes que fazem o processamento da informação.

9 Hardware - Gabinete Dentro do gabinete são encontrados: A placa mãe; As memórias; O microprocessador; O disco rígido (do inglês hard disk - HD); A fonte de tensão; O cooler; Etc.

10 Hardware CPU ou UCP (Unidade Central de Processamento) Funções realizadas pela UCP: Processamento; Operações aritméticas e lógicas; Movimentação de dados; Desvios; Operações de entrada ou saída. Controle: Busca, interpretação e controle da execução das instruções. Controle da ação dos demais componentes do sistema de computação (memória, entrada/saída).

11 Como o computador entende as coisas? Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. A informação é armazenada não em sua forma legível (por nós), mas é armazenada na forma de 0 (zero) e 1 (um). Essa linguagem é chamada linguagem binária ou digital.

12 Bits e Bytes Na verdade, se pudéssemos entrar no computador e ver seu funcionamento, não haveria letras A, nem B, nem C, nem números, dentro do computador existe apenas ELETRICIDADE, e esta pode assumir apenas dois estados: LIGADO e DESLIGADO (convencionou-se que 0 representa desligado e 1 representa ligado). Cada caractere tem um código binário associado a ele. Vamos supor que a letra A seja , nenhum outro caractere terá o mesmo código. Este código de caracteres é formado pela união de 8 zeros e uns.

13 Bits e Bytes Cada 0 e 1 é chamado de BIT, e o conjunto de oito deles é chamado BYTE. Um BYTE consegue armazenar apenas um CARACTERE (letras, números, símbolos, pontuação, espaço em branco e outros caracteres especiais). A linguagem binária foi convencionada em um código criado por cientistas americanos e aceito em todo o mundo, esse código mundial que diz que um determinado byte significa um determinado caractere é chamado Código ASCII. O Código ASCII, por usar palavras de 8 bits, permite a existência de 256 caracteres caracteres em sua tabela.

14 Classificação dos computadores Supercomputadores Mainframes Estações de trabalho Computadores pessoais Notebook Computadores manuais (Handheld)

15 Sistema de Computador Pessoal

16 Software Conjunto alterável de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para a execução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados. É o que torna possível os computadores terem uma variedade ilimitada de utilizações.

17 Software x Hardware Software Ordena e controla todas as atitudes do hardware. Maleável - modificações fáceis, feitas por programadores. Hardware Depende do software para funcionar. Rígido - modificações difíceis, feitas somente pelos fabricantes.

18 Software Utilização Utilização cresce a cada ano Processamento de Informações Aeronáutica Telecomunicações Saúde Entretenimento Contabilidade...

19 Classificação dos Softwares Quanto a finalidade de uso Básico (Sistema Operacional e Utilitários) Aplicativo Linguagem de Programação Quanto a codificação Proprietário Livre Quanto a aquisição Demo Freeware Shareware

20 Sistema Operacional É o Sistema Operacional que viabiliza o funcionamento do hardware do computador e a execução de todos os outros programas. É o programa principal do computador.

21 Softwares Utilitários São softwares de apoio ao Sistema Operacional Exemplos: backup; antivírus (Norton, McAfee, AVG); compactação (Winzip, WinRar); desfragmentação de arquivos etc.

22 Softwares Aplicativos São os softwares utilizados como ferramentas para auxiliá-lo na execução dos seus trabalhos. Alguns exemplos de Softwares Aplicativos: Editores de Texto; Planilhas Eletrônicas; Bancos de Dados; Gerador de Apresentações; Programas para Folha de Pagamento, Controle de Estoque etc.

23 Software Linguagem de Programação É um conjunto de convenções e regras que especificam como instruir o computador a executar determinadas tarefas. Na programação de computadores, uma linguagem de programação serve de meio de comunicação entre o usuário (programador) que possui um problema a ser resolvido e o computador escolhido para ajudá-lo na solução.

24 Software Proprietário O uso, redistribuição ou modificação do software proprietário é proibida ou cercados de muitas restrições que na prática não são possíveis de serem realizados livremente. Pirataria de software: A pirataria de software existe para quem copia ou usa ilegalmente um software proprietário. No Brasil pirataria de software é crime.

25 Software Livre Refere-se à liberdade dos usuários para executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e melhorarem o software. Diz respeito a quatro tipos de liberdade: Execução Estudo e adaptação Redistribuição Publicação de melhorias

26 Demos, Freeware e Shareware São softwares que podem ser usados temporária ou permanentemente a um custo zero ou muito próximo a isso. Demos (demonstrativos): softwares em versão reduzida, distribuídos livremente, sem qualquer custo. Freewares: softwares totalmente gratuitos. Sharewares: distribuídos gratuitamente para teste por um determinado período de tempo, caso haja interesse na aquisição permanente o software deve ser comprado.

27 Adquirindo Software Software customizado Escrito por programadores contratados pela organização. Software empacotado (comercial) Comprado em uma loja, por meio de catálogo, ou por um site Web.

28 Software Amigável Fácil de usar: Deve ser intuitivo até mesmo para o usuário iniciante. Pode ser usado com um mínimo de treinamento e documentação.

29 Software de Domínio Público Software que não tem copyright Pode ser usado e até mesmo alterado sem permissão. Tipicamente, é desenvolvido por universidades e/ou instituições de pesquisa usando subvenções do governo.

30 Software de Fonte Aberta Uma variação de freeware. O código fonte é disponibilizado. Código fonte: legível por seres humanos. Outros programadores podem modificar e redistribuir os programas livremente. Ajuda a identificar erros (bugs) e a criar melhorias mais facilmente.

31 Sistemas Baseados em Computador Conjunto ou arranjo de elementos organizados para atingir alguma meta pré-definida por meio do processamento da informação.

32 Programas O processamento de dados é feito pela execução de programas. Um programa é uma sequência de instruções codificadas em uma linguagem de programação e para ser executado precisa ser armazenado na memória do computador.

33 Sistema de Informação SI Elemento principal: informação Definição: Todo sistema que manipula dados e gera informação, usando ou não recursos de tecnologia da informação, pode ser genericamente considerado como um sistema de informação.

34 SI Moderno Coleta dados no ambiente em que opera usando recursos de sensoriamento e telecomunicações (entrada), analisa essas informações usando software e hardware (processo) e, finalmente, apresenta o produto como informação útil (saída).

35 SI Componentes

36 Tipos de SI Sistemas de Processamento de Transações SPT Sistemas de Informação Gerencial SIG Sistemas de Apoio à Decisão SAD Sistemas de Informação Executiva SIE

37 Sistema de Processamento de Transações Sistema que processa as transações operacionais de uma organização. Em uma empresa, transações podem ser tratadas como fechamento de um pedido, matrícula de um aluno, emissão de nota fiscal, baixas em um estoque, entre outras.

38 Sistemas de Informação Gerencial Agrupam e sintetizam os dados das operações da organização para facilitar a tomada de decisão pelos gestores da organização. Como resultado, são gerados relatórios e gráficos que permitem monitorar uma determinada área.

39 Sistemas de Apoio à Decisão Ajudam os gerentes de uma organização em decisões semiestruturadas, ou seja, decisões com um nível maior de subjetividade quando comparado a um problema estruturado. Os SAD são interativos, permitem ao usuários levantar suposições e incluir novos dados, realizar diferentes perguntas e refinar os rumos das ações a serem tomadas, constituindo assim o feedback do sistema.

40 Sistemas de Informação Executiva Auxiliam os gerentes de nível estratégico de uma organização, que tem necessidade de informações diferenciadas em relação aos demais níveis da empresa. Isso porque a decisão estratégica envolve decisões não estruturadas, ou seja, aquelas onde não há um bom nível de compreensão da situação ou não há concordância a respeito do procedimento a ser adotado. Um SIE é bastante interativo, permitindo ao usuário obter relatórios que indiquem situações fora dos parâmetros estipulado pelos planos da empresa.

41 Referências CASILLO, D. Aula 02 Conceitos de Hardware. Disponível em: 2%20-%20Conceitos%20de%20Hardware.pdf. Acesso em: 03 ago CASILLO, D. Aula 03 Conceitos de Software. Disponível em: 3%20-%20Conceitos%20de%20Software.pdf. Acesso em: 03 ago GONÇALVES, L. S. Sistema de Informação. Disponível em: Acesso em: 05 jul OLIVEIRA, L. A. H. G.; ROCHA, K. K. F.; BITTENCOURT, V. G. Sistemas Operacionais. Notas de aula, UFRN, SALVETTI, D. D.; BARBOSA, L. M. Algoritmos. São Paulo: Pearson Makron Books, Sistemas de Informação. Tipos de Sistemas de Informação. Disponível em: Acesso em 05 jul

Introdução a Computação

Introdução a Computação Computador Software n Conjunto alterável de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para a execução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados;

Leia mais

FundamentosemInformática

FundamentosemInformática FundamentosemInformática 03 Bit e Byte 1 -Introdução Toda informação inserida no computador passa pelo Microprocessador e é jogada na memória RAM para ser utilizada enquanto seu micro trabalha. Essa informação

Leia mais

Prof. Esp. Fabiano Taguchi SOFTWARES

Prof. Esp. Fabiano Taguchi  SOFTWARES 1 ELEMENTOS DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com SOFTWARES 2 2 SOFTWARES CONCEITO Conjunto alterável de instruções ordenadas e lógicas

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Arquitetura de Computadores Hardware e Software Prof. Jeime Nunes p Características do computador n sistema eletrônico n é rápido e é preciso n é confiável n permite

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência

Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática. Exercício 1: Correspondência Lista de Exercícios sobre Conceitos de Informática Exercício 1: Correspondência Relacione os termos da tabela 1 abaixo com as definições da tabela 2. Para facilitar, os termos da tabela 1 estão colocados

Leia mais

Informática básica SOFTWARE.

Informática básica SOFTWARE. Informática básica SOFTWARE isabeladamke@hotmail.com Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para

Leia mais

Sistema de memória e suas características

Sistema de memória e suas características Sistema de memória e suas características Memória: dispositivo que permite ao computador armazenar dados de forma temporária ou permanente. O processador executa os programas, com dados e instruções armazenados

Leia mais

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos)

Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Estrutura e Funcionamento dos Computadores (Conceitos Básicos) Sistema Computacional Peopleware (usuário) Software (programas) Hardware (máquina) Hardware Corresponde à parte material, aos componentes

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos

Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Fundamentos de Informática Introdução aos Conceitos Básicos Professor: Luiz A. P. Neves neves@ufpr.br e lapneves@gmail.com 1 Roteiro Objetivos Conceitos Básicos Processamento de Dados Modalidade de Computadores

Leia mais

Tipos de Software. Software de. Software. Software Aplicativo. Software. Software. de Sistemas. Aplicativo. Sistemas. Sistemas. Sistemas.

Tipos de Software. Software de. Software. Software Aplicativo. Software. Software. de Sistemas. Aplicativo. Sistemas. Sistemas. Sistemas. Software Formado por um conjunto de instruções (algoritmos) e suas representações para o computador (programas) Instruções codificadas necessárias para transformar dados em informações Quando pessoas e

Leia mais

Informática básica. Professor: Francisco Ary

Informática básica. Professor: Francisco Ary Informática básica Professor: Francisco Ary O que vimos na ultima aula: O que é informática? O que é um computador? Evolução; Computadores eletrônicos: Válvulas; Transistor; Circuito integrado;e Microprocessador;

Leia mais

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles

CP Introdução à Informática Prof. Msc. Carlos de Salles CP 1015.1 Prof. Msc. Carlos de Salles PROGRAMA 1. CONCEITO DE SISTEMAS 1.1 Sistemas e sua classificação 1.2 Informações e Dados 1.3 O Processamento de Dados 1.4 O Computador e sua História 2. ESTRUTURA

Leia mais

Montagem e Manutenção de Computadores

Montagem e Manutenção de Computadores Montagem e Manutenção de Computadores Organização dos Computadores Aula de 04/03/2016 Professor Alessandro Carneiro Introdução Um computador consiste de vários dispositivos referidos como hardware: o teclado,

Leia mais

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica

Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Programação de Computadores I - PRG1 Engenharia Elétrica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional Roteiro

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE PROF.ª DANIELLE CASILLO SUMÁRIO Bits e Bytes, como o computador entende

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora Luciana Faria luciana.faria@ifs.ifsuldeminas.edu.br Conceitos Básicos Computadores??? Máquina composta de elemento físicos do tipo eletrônico É uma máquina

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 03 - Conceitos: Hardware, Software, Sistema Operacional

Leia mais

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES

USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES USO PROFISSIONAL DE COMPUTADORES PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO SISTEMA OCTADECIMAL Sistema Octal é um sistema de numeração cuja base é 8, ou seja, utiliza 8 símbolos para a representação de quantidade. No

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site:

INFORMÁTICA. Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: INFORMÁTICA Professor: Venicio Paulo Mourão Saldanha Site: www.veniciopaulo.com Graduado em Análises e Desenvolvimento de Sistemas Analista de Sistemas (Seplag) Instrutor(Egp-Ce) Professor(CEPEP) CONCEITOS

Leia mais

Sistema Computacional

Sistema Computacional Algoritmos e Lógica de Programação Conceitos Básicos Abstração Reinaldo Gomes reinaldo@cefet-al.br O que é um? Integração de componentes atuando como uma entidade, com o propósito de processar dados, i.e.

Leia mais

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves

Apresentação. Prof.: Roitier Campos Gonçalves Apresentação Ano Letivo: 2017 Período: 1º Unidade Curricular: Introdução a Informática Carga Horária: 40hs Prof.: Roitier Campos Gonçalves http://roitier.pro.br Ementa Conceitos básicos de sistemas de

Leia mais

Conceitos sobre Computadores

Conceitos sobre Computadores Conceitos sobre Computadores Prof. UNESP - São José do Rio Preto Linguagem Computacional Neste tópico veremos: Os Componentes físicos dos computadores O hardware: principais partes dos computadores atuais.

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Computadores: Ferramentas para a Era da Informação Professor: Charles Leite Forjando uma Sociedade Baseada em Computadores Bases tradicionais da economia:

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Professor: Jailson Torquato Conceitos Iniciais Mensuramento da Informação Sistemas de Numeração Binário Dois Símbolos Octal Oito Símbolos Decimal Dez Simbolos Hexadecimal Dezesseis

Leia mais

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Lista de Exercícios para a Terceira Unidade Disciplina: Informática Básica Professor: Eberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com

Leia mais

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 1 INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS LÓGICOS INTRODUÇÃO 2 O COMPUTADOR 3 O COMPUTADOR 4 O COMPUTADOR Blocos funcionais 5 TIPOS DE COMPUTADOR Você conhece os diferentes tipos de computador? 6 TIPOS DE COMPUTADOR PC

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA

LISTA DE EXERCÍCIOS 01 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA Informática Aplicada 2009.2 Campus Angicos LISTA DE EXERCÍCIOS 01 Professor: Araken de Medeiros Santos INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores

Leia mais

Informática I. Aula /09/2006 1

Informática I. Aula /09/2006 1 Informática I Aula 3 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ 06/09/2006 1 Ementa Histórico dos Computadores Noções de Hardware e Software Microprocessadores Sistemas Numéricos e Representação de Dados

Leia mais

Puca Huachi Vaz Penna

Puca Huachi Vaz Penna BCC201 Introdução à Computação Turmas 61, 62, 63, 64, 65 e 66 Puca Huachi Vaz Penna Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto http://www.decom.ufop.br/puca puca@iceb.ufop.br Aula 2

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO. 2. O que diferencia os computadores de 1ª geração dos da 2ª. UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARÁ UEPA LISTA DE EXERCÍCIOS DE INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO 1. Cite alguns problemas que o uso de válvulas provocava nos computadores de 1ª geração. 2. O que diferencia os computadores

Leia mais

INFORMÁTICA: Informação automática

INFORMÁTICA: Informação automática INTRODUÇÃO INFORMÁTICA: Informação automática Definição: é a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação (encarregada pelo estudo e desenvolvimento de máquinas e métodos para processar

Leia mais

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador

AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador AGT0001 Algoritmos Aula 01 O Computador Karina Girardi Roggia karina.roggia@udesc.br Departamento de Ciência da Computação Centro de Ciências Tecnológicas Universidade do Estado de Santa Catarina 2016

Leia mais

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE

INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE INFORMÁTICA (NCINF) CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COCNEITOS BÁSICOS DE HARDWARE COMPUTADOR QUANTO AO TIPO COMPUTADOR SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO o Analógico o Digital o Híbrido o Hardware (parte física) o Software

Leia mais

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque

INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE. Prof. MSc. Glécio Rodrigues de Albuquerque INFORMÁTICA CONCEITOS DE HARDWARE E SOFTWARE de Albuquerque Ementa Conceitos de Hardware e Software Dispositivos de Entrada e Saída Processadores e Memórias Componentes das janelas Paint e WordPad Arquivos

Leia mais

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM:

15/09/2016 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? PENSAR EM INFORMÁTICA É PENSAR EM: Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 É um dispositivo físico que recebe dados como entrada, transforma esse dados pela execução de um programa armazenado e envia informações

Leia mais

Informática Aplicada. Introdução

Informática Aplicada. Introdução Informática Aplicada Introdução Breve histórico da computação moderna Principais eventos 1000ac - Ábaco 1614 - Logaritmos (John Napier) 1623 - Sistema Binário (Francis Bacon) 1642 - Máquina de Turing 1946

Leia mais

Introdução à Programação Aula 02. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação

Introdução à Programação Aula 02. Prof. Max Santana Rolemberg Farias Colegiado de Engenharia de Computação Introdução à Programação Aula 02 Prof. Max Santana Rolemberg Farias max.santana@univasf.edu.br Colegiado de Engenharia de Computação QUAIS SÃO OS COMPONENTES BÁSICOS DO HW DE UM SISTEMA COMPUTACIONAL?

Leia mais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais

Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Softwares, Aplicativos e Sistemas Operacionais Aula 04 Introdução ao Computador Arthur Porto - IFNMG Campus Salinas arthur.porto@ifnmg.edu.br arthurporto.com.br Aula 04 Introdução ao Computador Softwares,

Leia mais

Introdução à Informática Engenharia Agrícola

Introdução à Informática Engenharia Agrícola Conceitos Básicos Introdução à Informática Engenharia Agrícola Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência

Leia mais

Componentes de um Computador Típico

Componentes de um Computador Típico Componentes de um Computador Típico Assim como em um aparelho de dvd, no qual é necessário ter o aparelho de dvd e um dvd contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira

Revisão FUI. Tiago Alves de Oliveira Revisão FUI Tiago Alves de Oliveira Definição de Informática O que é informática? Onde é usado a informática nos dias atuais? Definição de Informática Informática é um termo usado para descrever o conjunto

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática 1 FACULDADE DOS GUARARAPES Introdução à Informática Introdução a Computação e Suas Aplicações Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA

1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA 1.3. CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA Informática pode ser considerada como significando informação automática, ou seja, a utilização de métodos e técnicas no tratamento automático da informação. Para

Leia mais

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos:

Os computadores ditigais podem ser classificados em 5 grupos distintos: Informática A informática engloba toda atividade relacionada ao uso dos computadores, permitindo aprimorar e automatizar tarefas em qualquer área de atuação da sociedade. Informática é a "Ciência do tratamento

Leia mais

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR?

21/03/2018 O QUE É UM COMPUTADOR? COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? Apple I - 1976 1982 O Homem do ano Apple II - 1977 IBM PC - 1981 COMPUTADOR? Segundo Theodore ROSZAK, p.22, In O Culto da Informação: A palavra computador entrou para o vocabulário do público na década

Leia mais

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO

Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO Introdução ao Hardware Informática Básica e Aplicada PROFESSOR: DANIEL BRANDÃO 1 Quem sou eu? Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Desenvolvedor

Leia mais

AEDI Introdução Revisão 2

AEDI Introdução Revisão 2 exatasfepi.com.br AEDI Introdução Revisão 2 André Luís Duarte...mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão.is

Leia mais

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos

Fundamentos e Suporte de Computadores. Prof. Ana Paula Domingos Fundamentos e Suporte de Computadores Prof. Ana Paula Domingos 2 Contato Prof. Ana Paula Domingos profanapaulad@gmail.com E-mail @apdnet Twitter profanapaulad.wordpress.com Blog Ana Paula Domingos - Linkedin

Leia mais

Profa. Leda G. F. Bueno

Profa. Leda G. F. Bueno Profa. Leda G. F. Bueno O computador pode ser descrito como um sistema. Sendo um sistema, este pode ser esquematizado como a entrada de insumos, processamento e saída do produto final No caso do computador

Leia mais

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan

Sistema Computacional. Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Prof. Carla Plantier Prof. Marcelo Zorzan Sistema Computacional Um sistema computacional é composto basicamente de 4 componentes: hardware, sistema operacional, programas aplicativos

Leia mais

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva

FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre. Conceitos Básicos. Rafael Barbosa Neiva FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Conceitos Básicos Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br SUMÁRIO Introdução e conceitos básicos Hardware Software 2 Tecnologia da

Leia mais

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos

Informática Instrumental. Prof. Ana Paula Domingos Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 2 3 Hardware Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. 4 Software São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

Informática Instrumental

Informática Instrumental 2 Informática Instrumental Prof. Ana Paula Domingos 3 Hardware 4 Software Parte Física do computador. Exemplos: Monitor, teclado, mouse, caixas de som, gabinete. São os programas do computador, parte lógica.

Leia mais

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça

-Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida. Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça -Periféricos -Dispositivos de Entrada/Saída - Unidade de medida Gustavo Catarino da Costa Wilson Coelho Neto Paulo Wesley Fogaça O que é o Computador? Máquina composta de partes eletrônicas e eletromecânicas

Leia mais

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson

Informática I. Aula Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson Informática I Aula 23 Baseada no Capítulo 2 do Livro Introdução a Informática Capron e Johnson http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 23-14/11/07 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware,

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Informática na Educação Prof. Msc. Rafael Robson Negrão rafael@uel.br http://www. Escola Bíblica Cristã Introdução à Informática 2 Objetivo Apresentar conceitos gerais utilizados

Leia mais

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira

LIC. Organização e Estrutura Básica Computacional. Prof. Marcelo Costa Oliveira 2006, Marcelo Costa oliveira LIC Organização e Estrutura Básica Computacional Prof. Marcelo Costa Oliveira licufal@gmail.com História 1946 Inventado o 1º computador eletrônico de grande porte ENIAC Universidade da Pensilvania: 18.000

Leia mais

Conceitos computacionais

Conceitos computacionais Conceitos computacionais Conceitos computacionais Informática Médica Prof. Jean D. H. M. Andreazza Fatec - Bauru Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações

Leia mais

Informática I. Aula 2. Ementa

Informática I. Aula 2.  Ementa Informática I Aula 2 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 2-29/08/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática

Sistemas de Computação. O Computador. Eng. Jorge Munguambe. Lic. em Engenharia Informática O Computador Eng. Jorge Munguambe O que é um computador? É uma unidade Funcional programável, composta por uma ou mais unidades de processamento associadas e por equipamentos periférico, que é controlado

Leia mais

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr.

Aula 05. Fundamentos de Hardware e Software. Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. 05 Aula 05 Fundamentos de Hardware e Software Prof. Dr. Dilermando Piva Jr. Site Disciplina: http://fundti.blogspot.com.br/ Fundamentos de Hardware Sistemas de Computação Sistemas de Computação Computador

Leia mais

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES

Conceitos Básicos INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES FACULDADE DOS GUARARAPES INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO E SUAS APLICAÇÕES Conceitos Básicos Prof. Rômulo César romulodandrade@gmail.com romulocesar@faculdadeguararapes.edu.br www.romulocesar.com.br INTRODUÇÃO

Leia mais

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1

Informática para o MPU. Prof. Jefferson Moreira 1 Informática para o MPU Prof. Jefferson Moreira 1 Sites e contato Email e msn: jefferson.jbsm@hotmail.com www.projetofuturoservidor.wordpress.com Twitter: @jeff_bala Orkut: Jefferson Moreira Prof. Jefferson

Leia mais

Introdução a Informática

Introdução a Informática Introdução a Informática PROF. DANIEL BRANDÃO www.danielbrandao.com.br Me apresentando Daniel Brandão Graduado em Sistemas para Internet Especialista em Tecnologia Para Aplicações Web Na informática desde

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo

Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Fundamentos da Informática Aula 01 - Computadores: Ferramentas para a era da informação Exercícios - RESPOSTAS Professor: Danilo Giacobo Múltipla escolha 1. A unidade central de processamento é um exemplo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS CÂMPUS DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Disciplina: Tecnologia da Informação Ano / Período: 1 Professor (a): Elisabete

Leia mais

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO

I TR T ODUÇÃO O À I N I FO F RMÁ M TI T C I A OBJETIVO 17/02/2017 6 INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA OBJETIVO Capacitar o aluno a trabalhar com o computador, realizando tarefas básicas essenciais, e mostrar os principais conceitos em informática e processamento de

Leia mais

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador

ALP Algoritmos e Programação. . Um modelo de Computador ALP Algoritmos e Programação Iniciação aos computadores. Breve Histórico da Computação. Conceito de Informática. 1 . Computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, que executa

Leia mais

Introdução à Informática UFRPE - UAST

Introdução à Informática UFRPE - UAST Objetivos Introdução à Informática UFRPE - UAST Um pouco da História Descrever as três características fundamentais dos computadores. Identificar os componentes básicos de um sistema de computador: entrada,

Leia mais

Informática Básica e Aplicativos de Escritório

Informática Básica e Aplicativos de Escritório Informática Básica e Aplicativos de Escritório Softwares Aplicativos: Realizando o Trabalho Professor: Charles Leite Software Aplicativo Software usado para solucionar um problema em particular ou realizar

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União

ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESCOLA ESTADUAL IRMÃO AFONSO Oportunizar a Educação por meio do Respeito e da União ESTRUTURA DO COMPUTADOR HARDWARE são os componentes físicos do computador, ou seja, a máquina propriamente dita. É composto

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA

NOÇÕES DE INFORMÁTICA NOÇÕES DE INFORMÁTICA 54 QUESTÕES DE PROVAS FAPEMS NÍVEL MÉDIO E SUPERIOR POR ASSUNTOS COM GABARITOS Caderno de Questões, elaborado por assuntos, segundo o conteúdo programático de Noções de Informática,

Leia mais

Informática. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Professor Márcio Hunecke

Informática. Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática. Professor Márcio Hunecke Informática Conceitos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática Professor Márcio Hunecke www.acasadoconcurseiro.com.br Informática CONCEITOS E MODOS

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Introdução à Informática Aula 10 http://www.ic.uff.br/~bianca/introinfo/ Aula 10-05/10/2007 1 Ementa Conceitos Básicos de Computação (Hardware, Software e Internet) Softwares Aplicativos Tutorial: Word

Leia mais

TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE

TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Administração TÓPICOS DE INFORMÁTICA AULA 02 CONCEITOS DE HARDWARE Profª Danielle Casillo SUMÁRIO O que é informática? Dispositivos de entrada Dispositivos

Leia mais

Introdução a Computação

Introdução a Computação O que é um computador? Um computador é uma coleção de componentes que realizam operações lógicas e aritméticas sobre um grande volume de dados. (F. K. Miyazawa) Um computador é composto por: Introdução

Leia mais

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Conceitos Básicos. Introdução à Computação Engenharia Civil Conceitos Básicos Introdução à Computação Sumário Computador Processamento de dados Hardware Software Sistemas Arquivos Modalidades de Computadores Arquitetura Básica. Uma referência técnica

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres

FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO. Cristina Boeres FUNDAMENTOS DE ARQUITETURAS DE COMPUTADORES SISTEMAS DE COMPUTAÇÃO Cristina Boeres Sistema de Computação! Conjunto de componentes integrados com o objetivo de manipular dados e gerar informações úteis.

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura

Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Algoritmos e Lógica de Programação Componentes e Arquitetura Agostinho Brito Departamento de Engenharia da Computação e Automação Universidade Federal do Rio Grande do Norte 21 de fevereiro de 2017 Noções

Leia mais

Introdução à Informática. Aula 02. Números Binários Números Hexadecimais Aplicação dos Computadores. Prof. Fábio Nelson

Introdução à Informática. Aula 02. Números Binários Números Hexadecimais Aplicação dos Computadores. Prof. Fábio Nelson Aula 2 Números Binários Números Hexadecimais Aplicação dos Computadores Aplicação dos Computadores O computador é uma ferramenta, a sua utilidade é determinada pela necessidade do utilizador. Pode ser

Leia mais

Programação e Algoritmos I 1 o semestre

Programação e Algoritmos I 1 o semestre Programação e Algoritmos I 1 o semestre ISCTEM Março 2015 Docente: eng a Tatiana Kovalenko Assistente: eng o Darmite Meggi Aula Teórica 1 Tema 1. Introdução aos Computadores Conceitos básicos Informação

Leia mais

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados.

Informática: termo que provém da contração das palavras Informação. Processamento de dados: operações que se praticam com dados. Informática: termo que provém da contração das palavras Informação automática. É a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Principais funções: - desenvolvimento de novas máquinas

Leia mais

Informática Básica Softwares

Informática Básica Softwares Informática Básica Softwares Software 2 Adquirindo Software: Maneiras Tradicionais Software customizado (personalizado) Escrito por programadores contratados pela organização Software empacotado (comercial)

Leia mais

ago-18 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O Homem do ano

ago-18 O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O QUE É UM COMPUTADOR? O Homem do ano ago-8 Apple I - 976 98 - O Homem do ano Apple II - 977 IBM PC - 98 A palavra computador entrou para o vocabulário do público na década de 50, quando os modelos de aparelhos mais avançados eram ainda dinossauros

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Organização de Computadores I Aula 2 Material: Diego Passos http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp/pdf/parte2.pdf Organização de Computadores I Aula 2 1/29 Tópicos de Computação. de um Sistema de Computação..

Leia mais

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES NA AULA ANTERIOR OBJETIVOS DA AULA 26/02/2014. Prof. Marcia Cristina. Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho 1

CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES NA AULA ANTERIOR OBJETIVOS DA AULA 26/02/2014. Prof. Marcia Cristina. Instituto Federal do Paraná Campus Jacarezinho 1 CRONOGRAMA DE AVALIAÇÕES INTRODUÇÃO À INFORMÁTICA DATA AVALIAÇÃO PROCESSAMENTO DE DADOS E TECNOLOGIAS DE HARDWARE E SOFTWARE 03/04/2014 Trabalho Bimestral Blog Histórico da Informática Dupla - Sugestão:

Leia mais

Tecnologias da Informação e da Comunicação

Tecnologias da Informação e da Comunicação Tecnologias da Informação e da Comunicação Escola Básica de Mourão Ano lectivo 2012/2013 Professora: Ana Chalaça Hardware e Software Os Sistemas informáticos são constituídos por: Hardware Software Hardware

Leia mais

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação

Engenharia Civil. Representação da Informação. Introdução à Computação Engenharia Civil Representação da Informação Introdução à Computação Sumário Retomada... Representação de informação Bit, byte Conversão numérica Exercício Referência link na página 2.2.1 O bit, o byte,

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE

CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE CONCEITOS BÁSICOS DE HARDWARE E SOFTWARE Conceitos Básicos A Informática é a informação automática, ou seja, é a utilização de algumas técnicas para o tratamento de informações por meio de um computador.

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Grupo V Mestrado Informática Educacional Introdução à Informática Conceitos Fundamentais Dados conjuntos de informação em bruto que, através de determinados processos, se transformam em informação. Processamento

Leia mais

Professor: Lau Cheuk Lung

Professor: Lau Cheuk Lung Introdução à Informática Professor: Lau Cheuk Lung Conceitos Básicos Sistemas computacionais 2 partes básicas: hardware e software HARDWARE SOFTWARE É a parte mecânica e física da máquina, com seus componentes

Leia mais

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação

AULA 2. Prof.: Jadiel Mestre. Introdução à Informática. Introdução à Informática Componentes de um Sistema de Informação AULA 2 Prof.: Jadiel Mestre. Componentes de um Sistema de Informação Os componentes de um sistema de informação são divididos em três partes 2 1 Componentes físicos do computador Dispositivos de Entrada/Saída

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática

Disciplina: Introdução à Informática Colegiado de Engenharia de Computação Disciplina: Introdução à Informática Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br Breve história dos computadores Modelo de Von Neumann Memória Entrada Unidade

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC

FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC FACULDADE PITÁGORAS PRONATEC DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivos Ao final desta apostila,

Leia mais

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES

TIPO DE COMPUTADORES VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES TIPO DE COMPUTADORES DESKTOPS 1 - NOTEBOOKS 2 - NETBOOKS VALE A PENA CONHECER SMARTPHONES 1 VALE A PENA CONHECER TABLETS VALE A PENA CONHECER TABLETS E/OU NETBOOKS 2 SISTEMA COMPUTACIONAL COMPLETO PEOPLEWARE

Leia mais