USINAS NUCLEARES NO NORDESTE Relatório de um ambientalista sobre o workshop Energia Nuclear no Nordeste.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "USINAS NUCLEARES NO NORDESTE Relatório de um ambientalista sobre o workshop Energia Nuclear no Nordeste."

Transcrição

1 USINAS NUCLEARES NO NORDESTE Relatório de um ambientalista sobre o workshop Energia Nuclear no Nordeste. O evento O workshop Energia Nuclear no Nordeste foi realizado em Recife/PE, no dia 14 de Agosto de 2009, nas dependências do Recife Palace Hotel (quarto melhor da cidade, segundo o Guia Quatro Rodas). O evento foi promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento das Atividades Nucleares (ABDAN), em colaboração com a Eletrobrás Termonuclear S/A (ELETRONUCLEAR), com apoio do fabricante francês de reatores AREVA e das construtoras brasileiras Andrade Gutierrez, Queirós Galvão e Odebrecht. Segundo seu próprio material de divulgação, a ABDAN foi constituída em 1987 (embora eu não conheça ninguém que já tivesse ouvido falar dela), que congrega a maioria das mais importantes empresas de bens de capital, de construção e montagem, do setor de consultoria e engenharia, de operação de usinas e de unidades fabris de sistemas e equipamentos, que participam das atividades nucleares no Brasil. Dentre as associadas da ABDAN estão a alemã Siemens, a suíça Sulzer, a espanhola Iberdrola, a italiana Confab (leia se Techint) e a francesa Framatome (leia se AREVA). Também são associadas, as estatais Nuclebrás Equipamentos Pesados (NUCLEP), Indústrias Nucleares Brasileiras (INB), Furnas Centrais Elétricas e ELETRONUCLEAR. Constam ainda da lista as empresas Camargo Côrrea, Bardella, Engevix, Jaraguá Equipamentos Industriais, Empresa Brasileira de Engenharia (EBE), Marte Engenharia, Leme Engenharia, UTC Engenharia e Megatranz Transporte, além da Andrade Gutierrez, Queirós Galvão e Odebrecht já mencionadas anteriormente. Até bem pouco tem atrás, a ABDAN tinha em seu site uma área dedicada à produção de armamentos nucleares. Hoje, o tal site traz muito menos detalhes sobre a organização.

2 Os participantes fonte: ABDAN O workshop foi um evento aberto ao público, divulgado pela mídia especializada em energia, e contou com a participação de cerca de cem pessoas, a maioria funcionários do próprio sistema elétrico: ELETRONUCLEAR, INB, Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD), Centrais Elétricas do São Francisco (CHESF), ELETROBRÁS, Ministérios das Minas e Energia (MME) e da Ciência e Tecnologia (MCT), etc. Contavam se nos dedos das mãos uns poucos representantes de empresas construtoras e professores e alunos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Aqui e ali se via um ou outro jovem de cabelo raspadinho, cortado a la Escola Naval ou Colégio Militar. Se havia alguém contrário à instalação de usinas nucleares no Nordeste, fez como eu e não se manifestou em nenhum momento do evento. Vale lembrar que o workshop foi precedido pela inauguração do escritório da ELETRONUCLEAR em Recife na noite anterior. O clima lá dentro O fato de não ter feito nenhuma consideração ou pergunta não significa que eu tenha passado despercebido. O almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, ex diretor do Centro Experimental da Marinha (ARAMAR, do submarino nuclear) e atual presidente da ELETRONUCLEAR, já nos instantes iniciais de sua fala notou a minha presença e, durante todo o tempo em que esteve na mesa, invariavelmente olhava na minha direção. Mais tarde, um participante postou se em pé, logo atrás da minha cadeira, esforçando se para ler as minhas anotações. Como não havia colocado meu crachá, foram inúteis os esforços de alguns outros ouvintes em me identificar. Tive a nítida

3 impressão de que meu rosto havia sido reconhecido, mas não conseguiam lembrar exatamente quem eu era. Durante todo o dia, nos momentos em perguntavam se alguém tinha alguma questão para formular aos palestrantes, vários olhares se voltavam para mim. No final do evento, ao encerrar os trabalhos, o presidente da ABDAN, Antonio Muller, disse (voltado diretamente para mim) que sem interferência externa, acabamos até mais cedo do que o previsto. O assessor do almirante Othon, Leonam dos Santos Guimarães, que trabalhou durante vinte anos no programa nuclear da Marinha, complementou a provocação. É fácil debater com os que são a favor; temos que convencer os que são contra. Veja como grande parte das pessoas de Angra é a favor. Esse é o temor do Greenpeace, que vai com meia dúzia de gatos pingados e encontra o Movimento Pró Angra 3. Já na saída do hotel, indo embora, alguém finalmente me reconheceu e, voltando se para o assessor Leonam dos Santos, apontou para mim e disse olha aqui, um inimigo infiltrado. O assessor do almirante Othon recusou se a apertar a minha mão, mas teve que ouvi de mim que eu não era um infiltrado já que a ELETRONUCLEAR é uma empresa pública e que tudo que faz deve ser transparente. Este foi o clima durante o dia todo. Os verdadeiros inimigos internos Mas havia, por outro lado, muita camaradagem entre os funcionários de governo. Na sua maioria, são amigos desde os tempos de faculdade, tiveram carreiras entrecruzadas e demonstram muita intimidade entre si. Um exemplo disso é o atual presidente da ELETROBRÁS, José Antônio Muniz Lopes, que estudou na UFPE (contemporâneo de vários outros dirigentes de estatais do setor) e dirigiu a CHESF (onde vários dos participantes trabalham/trabalharam) e a ELETRONORTE (antigo protetorado do Senador José Sarney). As relações muito estreitas com diversos dos participantes do evento ficaram claras nas várias piadas e citações de situações vividas em conjunto. Chegou a propor que a central nuclear nordestina tenha o nome de um antigo dirigente da CHESF. Tido como um opositor das usinas nucleares no passado, ele confessou que foi convencido pelos seus antigos colegas. Mas deixou transparecer mais do isso: o Othon é almirante, é muito sabido. Agora, a troca de posição por influência dos antigos colegas de faculdade não é fato grave, embora a diretoria da ELETROBRÁS fosse considerada um importante obstáculo à expansão termonuclear no país. Preocupante mesmo foi a participação do deputado federal Ciro Pedrosa (PV MG), membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, que, em sua fala, parecia seguir o script elaborado pela ELETRONUCLEAR há tempos.

4 Começou enfatizando que a energia nuclear tinha tido uma história conturbada, mas os que verdadeiramente entendiam do assunto seguraram a onda. Dentre estes, destacou a Marinha. Se intitulando um admirador de James Lovelock, disse que agora era um seguidor da energia nuclear. Apesar de o Partido Verde ter em seu programa um capítulo inteiro expressamente em oposição à energia nuclear, Ciro Pedrosa afirmou que mitos como Chernobyl atrapalharam e o PV contribuiu para isso. Em outro momento, acrescentou que foi difícil defender a energia nuclear dentro do PV, mas comecei defendendo o ciclo do urânio; o Brasil pode contribuir com o mundo todo na questão das mudanças climáticas, fornecendo urânio enriquecido para substituição do carvão. Ainda seguindo a mesma cantilena estabelecida pela ELETRONUCLEAR, o deputado mineiro procurou fazer uma comparação com o que chamou de exitosa indústria do etanol, que teve a necessidade inicial de massivos investimentos governamentais, mas que agora apresenta possibilidades de exportação para o mundo todo. No melhor estilo ufanista, Ciro Pedrosa complementou a sua fala profetizando a instalação de outras usinas nucleares: primeiro em Angra, agora no Nordeste e, depois, outras regiões; é muito gratificante ver os quatro Estados do Nordeste disputando a instalação dessa primeira usina na região. Esquecendo se de seu papel de controlador do Poder Executivo, o deputado verde adiantou que qualquer escolha do governo será segura! Nós, ambientalistas, ficamos mais tranquilos. Em seguida, sentou se ao lado do almirante Othon, com quem teve animadas conversas paralelas. Que fiquem atentos os ambientalistas mineiros e a direção do Partido Verde à conduta desse parlamentar, cujo discurso de Recife foi reiterado em entrevista à Folha de São Paulo do dia 30 de Agosto último. Ainda com o intuito de contextualizá los, destaco também a triste participação do deputado federal Fernando Ferro (PT PE), membro da Frente Parlamentar Ambientalista do Congresso Nacional. Afirmou que mesmo discordando do projeto de nação do Geisel, reconheço que havia um e que em vários aspectos ele era acertado. Esclareceu que o programa nuclear brasileiro era parte de um projeto da Escola Superior de Guerra (ESG), desenvolvido entre 1968 e 1973, chamado de Brasil Potência (ou Brasil Grande, como querem alguns), e que almejava nos equivaler aos EUA e a antiga URSS em vários aspectos. Fernando Ferro destacou que o que os militares da época pretendiam era o conhecimento e uso dos nossos recursos naturais e energia e ter como preservá los. Era um projeto de hegemonia!, acrescentou o deputado.

5 Dentro dessa sua visão, o deputado pernambucano bradou pelo uso da Amazônia e das terras indígenas também; se nós não o fizermos, outras nações o farão!. E complementou exaltado: não é à toa que estão instalando bases na Colômbia e reativando a frota do Atlântico. Embora não tenha sido taxativo, a fala de Ferro me deu a impressão que ele defendia a fabricação de bombas atômicas. A única coisa interessante desse discurso ultrapassado foi uma confirmação tácita de que há realmente outros interesses por detrás da indústria nuclear brasileira que não a geração de eletricidade. Para completar o quadro de surpresas, encontrei o nosso antigo conhecido prórenováveis Delman Ferreira, da Ilumina, companheiro da Laura Porto (ex MME, atualmente na Iberdrola), estreando como contratado da ELETRONUCLEAR para fazer a aproximação com as comunidades dos locais que forem pré escolhidos para a instalação das usinas do Nordeste. Pacote nuclear do Governo Lula As usinas nucleares que se avizinham, seja Angra 3, sejam as do Nordeste, são, na verdade, apenas a ponta de um iceberg muito maior. Como vimos alertando há anos, a intenção da indústria nuclear é ganhar uma escala que a torne irreversível. Novos reatores demandarão mais combustível, o que justificará uma ampliação da fábrica de elementos combustíveis de Resende/RJ, que irá precisar de mais urânio enriquecido, que, por sua vez, exigirá novas ultracentrífugas na unidade de enriquecimento que ainda está sendo construída (também em Resende/RJ), que decretarão a necessidade do aumento da produção de yellow cake e a ampliação da mineração de urânio para novas áreas. Seguindo a lógica dessa espiral sem fim, deverão fazer parte do Pacote Nuclear do Governo Lula as seguintes expansões da indústria nuclear (várias já em andamento): Prospecção: pesquisa mineral para ampliação das reservas conhecidas de urânio das atuais t para t em 2012 (sendo mais 50 mil toneladas em Caetité/BA e outras 100 mil toneladas na área do Rio Cristalino, no Sul do Pará). No entanto, nos planos megalômanos da indústria nuclear, as reservas conhecidas deverão ser ampliadas em outras t até Custo estimado pelo Governo para toda essa prospecção: R$ 50 milhões Mineração e beneficiamento: considerando se a entrada gradual em operação de Angra 3 e de outros seis reatores de MW até 2030, a produção nacional de yellow cake deveria saltar das correntes 400 toneladas/ano para t/ano.

6 fonte: INB Investimento estimado pelo Governo: R$ 72 milhões (público) e outros R$ 640 milhões (privado, já que a mina de Santa Quitéria/CE será explorada por uma empresa particular, a Galvani Engenharia, que extrairá fosfato da área e repassará o liquor uranífero obtido para a INB) Conversão: para atender às três usinas de Angra e a outros seis reatores até 2030, o país precisaria ampliar o atual projeto de sua primeira usina industrial de conversão (do yellow cake em hexafluoreto de urânio), planejada para 2014, triplicando a sua capacidade inicial de toneladas/ano. Investimento estimado pelo Governo para alcançar a produção de t/ano: R$ 660 milhões Enriquecimento: com base nos nove reatores já mencionados acima, haveria a necessidade do aumento da produção das ultracentrífugas da Marinha, de 100 mil UTS/ano em 2012 para mais de UTS/ano em 2030, demandando a construção novas instalações para produção, montagem e teste das mesmas. Estimativa de investimento pelo Governo: R$ 3,4 bilhões Produção de combustível: deverá atender às necessidades dos nove reatores já citados anteriormente, às demandas do protótipo e dos submarinos da Marinha e às requisições dos reatores experimentais (três já existentes e um projetado), além da produção de isótopos (para medicina, agricultura, indústria, construção civil e pesquisa) Não foram especificados investimentos adicionais. Usinas nucleares: a construção de Angra 3 já havia sido incluída no Plano Decenal de Energia (PDE) 2007/2016, que tinha a previsão de sua entrada em operação para Setembro de 2014.

7 No entanto, o cronograma das obras está atrasado e as novas previsões são de que a completa instalação do canteiro de obras e a concretagem de regularização e impermeabilização do terreno (para a execução das fundações) ocorram até Dezembro deste ano. O próximo dia 12 de Setembro está sendo chamado de o Marco Zero, com o início da concretagem da laje de fundação do edifício do reator. Segundo o cronograma revisto, a construção da usina deverá estender se até Maio de Custo estimado pelo Governo em Dezembro de 2007: R$ 7,3 bilhões (não computados os investimentos já realizados no passado, como a compra dos equipamentos estocados há anos na NUCLEP de Itaguaí/RJ, por exemplo). O Plano Nacional de Energia (PNE) 2030 trabalha com duas projeções diferentes: um cenário de referência, mais comedido, onde seriam incorporados ao sistema elétrico nacional mais MW, vindos de usinas termonucleares, e um cenário muito otimista, onde esse acréscimo subiria para 6 GW ou até 8 GW produzidos em usinas nucleares. O Pacote do Governo Lula para o setor prevê, ainda, a instalação de duas novas centrais nucleares: uma localizada no Nordeste (NE) e outra situada entre as regiões Sudeste (SE) e Centro Oeste (CO). Inicialmente, cada central dessas teria dois reatores, podendo, no entanto, acomodar ampliações para até seis reatores cada. Os prazos estipulados são: definição do local da central do NE até o começo de 2010, início dos estudos de localização da central do SE/CO em 2010, inauguração do primeiro reator no NE em 2019, entrada em operação do segundo reator do NE em 2021, inauguração da primeira usina do SE em 2023 e início da operação da segunda usina do SE em O assessor da presidência da ELETRONUCLEAR, Leonam dos Santos, defendeu a construção das novas usinas nucleares com o argumento de que elas requerem um volume de investimentos maior, mas esse investimento tem um caráter estratégico; as usinas nucleares têm um maior impacto econômico, mas há outras vertentes a serem consideradas..., estando a defesa entre elas. Custo estimado pelo Governo para as novas centrais do NE e SE/CO: de R$ 20 a 25 bilhões (cerca de R$ 5,2 a 6 bilhões por reator de MW de capacidade) Depósito de lixo radioativo: o estabelecimento de um depósito nacional para rejeitos de baixa e média intensidade (oriundos das usinas, da fabricação de elementos combustíveis, das atividades de defesa e das aplicações da energia nuclear na medicina, agricultura, indústria, construção civil e pesquisa) tem o seguinte cronograma proposto: escolha do local em 2011, construção em 2014 e entrada em operação em 2018 Estimativa de custo desse depósito feita pelo Governo: R$ 250 milhões

8 Já a construção de um depósito intermediário de longa duração (para 500 anos) para armazenamento dos combustíveis usados, originários das usinas nucleares, deverá percorrer um caminho bem mais longo e complicado. Os estudos iniciais têm usado as instalações de El Cabril (Espanha) como referência. No entanto, a proposta do Governo Lula é de desenvolvimento de uma unidade experimental até 2014, a análise dos seus resultados na operação prática e, só então, a construção de um depósito em escala. Assim, a seleção do local para esse depósito ficaria para 2017, o início da construção para 2019 e a sua entrada em operação para Não há uma estimativa de investimento para a construção da unidade experimental e nem do depósito intermediário de longa duração. Também não há uma previsão de custo de operação desse depósito por 500 anos. Previsão do Governo para investimento em P&D até 2014: R$ 50 milhões fonte: ELETRONUCLEAR Novo reator experimental: há quatro reatores experimentais atualmente sendo usados no país: o Triga (em Belo Horizonte), o Argonauta (no Rio de Janeiro), o EAN1 (no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/IPEN, em São Paulo) e o MB (no Centro de Pesquisas da Marinha). O Governo propõe a construção de um novo reator de pesquisas até 2014 e acena com a possibilidade de sua instalação ocorrer em Pernambuco, provavelmente na UFPE. Como parte da justificativa para esse investimento, o MCT cita a atual crise mundial no abastecimento de radioisótopos, que tem impossibilitado a realização de diagnósticos e tratamentos médicos; um novo reator experimental ajudaria na produção desses radioisótopos.

9 Investimento previsto pelo Governo: R$ 1,4 bilhão Submarinos: segundo o Plano Estratégico Nacional de Defesa, as atividades da Marinha na área nuclear visam dois objetivos: a dissuasão de concentração de forças (a defesa da fronteira marítima distante e a negação do uso do mar, no jargão militar) e os usos pacíficos da energia nuclear (domínio da propulsão nuclear, conhecimento do projeto e construção de submarinos e estabelecimento de uma frota de submarinos nucleares). Sobre o primeiro objetivo, o assessor da presidência da ELETRONUCLEAR, Leonam dos Santos, fez uma acalorada explanação sobre como a hegemonia foi historicamente obtida por alguns países através do domínio do mar. Destacando os submarinos como os mais fortes instrumentos de negação do uso do mar, citou os exemplos da Alemanha, com sua supremacia naval nas duas Grandes Guerras, e da Inglaterra, que com apenas dois submarinos nucleares eliminou a ameaça da Marinha argentina, apesar de, segundo ele, também temerem os submarinos convencionais portenhos. Para Leonam dos Santos, um submarino nuclear é mais forte do que qualquer bomba [atômica] do Irã ou da Coréia do Norte, que tem um efeito mais político do que militar. Não foi feita nenhuma menção à recusa do Brasil, por pressão do Ministro da Defesa, Nelson Jobim, em assinar o Protocolo Adicional ao Acordo de Salvaguardas Nucleares. O projeto de desenvolvimento do submarino nuclear brasileiro tem as seguintes metas: início da produção de hexafluoreto de urânio na usina de demonstração (para a fabricação do combustível dos submarinos nucleares) em Julho de 2010, implantação do estaleiro para a construção de submarinos em litoral sul fluminense até 2014, entrada em operação do protótipo de reator (LABGENE) em Dezembro de 2014, construção do primeiro submarino nuclear nacional entre 2015 e Não foi especificado o valor da construção do estaleiro e da base dos submarinos nucleares; notícias na imprensa fixam esse investimento em R$ 28,4 bilhões. Também não foi apresentada nenhuma estimativa de custo de construção de cada submarino nuclear a partir de Revisão da legislação: de acordo com a apresentação do assessor da presidência da ELETRONUCLEAR, deverá ser feito um esforço para a revisão paulatina da legislação do setor, para adaptação à realidade atual de retomada do Programa Nuclear Brasileiro. Os artigos da Constituição Federal sobre o tema, como o que trata da exploração de atividades nucleares de qualquer natureza (art.21) e o que versa sobre o monopólio da União no setor (art.177), deverão ser objeto de análise. Os artigos 49 e 225 também deverão ser avaliados na revisão proposta.

10 Admitiu se a necessidade premente de entrada de capital privado na indústria nuclear e até da privatização de certas atividades. Citou se o caso da INB e da ELETRONUCLEAR que são estatais, mas em regime de capital aberto. Segundo o palestrante, no mundo todo, a geração termonuclear tem participação do Estado em diferentes níveis. Mesmo no Brasil, de acordo com ele, a mineração poderia ficar sob o controle do Estado, mas operação ser privada. Ilustrou a sua tese comparando as minas de Caetité/BA (operada diretamente pela INB) com as de Santa Quitéria/CE e de Pitinga/AM (onde empresas privadas exploram fosfato, nióbio e outros minerais e repassam o urânio à INB). Pela Constituição de 1988, a construção de uma usina nuclear, por exemplo, precisa de lei específica. Segundo Leonam dos Santos, o problema está na interpretação: essa lei específica deve autorizar de modo genérico a construção de um reator nuclear ou deve ser absolutamente específica, detalhando o local da construção, o tipo de reator, etc. De acordo com ele, como precisar os detalhes no texto da lei, se ainda não houve o licenciamento, e como licenciar, se isto só pode ser feito depois da edição da tal lei específica? Agências e empresas: no bojo dessa revisão da legislação, a sobreposição de funções da CNEN deverá ser eliminada, com o fomento das atividades nucleares sendo separado da regulamentação do setor. Assim, como já tem sido anunciado pelos jornais há tempos, será criada a Agência Nuclear Brasileira (ANB), subordinada ao MCT. Também no âmbito desse Ministério, deverá ser criada a Empresa Brasileira de Gerenciamento de Rejeitos Nucleares e Radioativos (EBGR), responsável pela implantação e operação dos depósitos intermediários e finais, com fins comerciais de prestação de serviços a clientes, já que o lixo radioativo produzido nas várias aplicações da energia nuclear é hoje armazenado, de modo provisório, dentro das unidades da CNEN por todo o país e nos vasos dos próprios reatores, no caso das usinas de Angra dos Reis/RJ. Outra estatal a ser fundada no MCT é Empresa Brasileira de Radiofármacos (EBR), encarregada de atender à demanda nacional, garantindo a produção de elementos de baixo retorno econômico e assegurando a disponibilidade e distribuição de radiofármacos por todas as regiões do país. Dentro da programação do workshop em Recife, foi feita uma apresentação sobre o Instituto Brasileiro da Qualidade Nuclear (IBQN) que, em conjunto com a empresa certificadora alemã TUV Nord, tem realizado o monitoramento das usinas Angra 1 e 2. Estudos para a localização das novas usinas A construção de usinas nucleares no Nordeste, ao contrário do que muitos ambientalistas poderiam pensar, não é um projeto novo. Há várias décadas a CHESF acalenta esse sonho, tendo iniciado seus primeiros esboços logo após a conclusão

11 dos projetos de Xingó (no Rio São Francisco, na divisa entre Alagoas e Sergipe) e Tucuruí 2 (no Pará). Entre os velhos companheiros de UFPE, lembrou se de uma reunião realizada em Paulo Afonso/BA, ainda nos tempos da antiga NUCLEBRÁS (posteriormente desmembrada em INB e ELETRONUCLEAR durante o Governo Collor), onde se traçaram os primeiros planos para a construção. Lembraram que, em 1981, a fábrica da NUCLEP (em Itaguaí/RJ, ao lado da futura base de submarinos nucleares) já estaria preparada para produzir de 40 a 50% dos equipamentos pesados necessários para a quarta usina nuclear brasileira, a do Nordeste. Apesar de não precisarem as datas, os egressos da velha faculdade de engenharia do Recife, citaram como significativa certa ordem partida de Brasília para que a CHESF fosse responsável pela implantação das usinas nucleares que se seguiriam às de Angra (uma vez que o Governo de São Paulo havia barrado a instalação dos reatores previstos no Acordo de Cooperação Nuclear Brasil Alemanha em seu litoral, entre Peruíbe e Iguape, criando a Estação Ecológica Juréia Itatins no lugar pretendido para a obra. No entanto, como não havia condições de carga no Nordeste (leia se demanda ), o projeto teve que ser adiado. A apresentação dos estudos de localização foi feita por Dráusio Lima Atala, da ELETRONUCLEAR, e Carlos Frederico Barros (da COPPE/UFRJ, contratada para o serviço). Como não há norma brasileira que defina quais são os procedimentos ou critérios para a escolha de uma local adequado para esse tipo de empreendimento (a CNEN ainda trabalha para a edição dessa norma nacional), para as usinas nucleares do Nordeste serão utilizados critérios internacionais, mais especificamente os do Eletric Power Research Institute (EPRI), uma instituição de pesquisa e desenvolvimento do setor norte americana. O funcionário da ELETRONUCLEAR iniciou a sua fala destacando que a entrada de capital privado no setor é fundamental se quisermos construir mais de uma usina nuclear ao mesmo tempo. Com uma lógica muito particular, defendeu essa escala de crescimento da sua indústria baseado em um aumento cada vez maior do consumo de eletricidade: é sustentável consumirmos como o mundo desenvolvido. Explicou que sítio perfeito não existe; estamos procurando o melhor possível e que, apesar de estarem começando o processo de screening (peneiramento), qualquer resultado não será anunciado antes de haver um plano de comunicação. Atala disse ainda que os procedimentos de escolha e de contato prévio com as comunidades envolvidas serão incluídos já como parte do licenciamento ambiental. Nesse ponto, alguém da platéia sugeriu que se criasse um programa de monitoramento ambiental e que seus resultados fossem registrados em cartório antes mesmo do início da obra, para ser usado em eventuais contrastes quando alguém acusasse a empresa pela contaminação da área, por exemplo.

12 Houve também uma acalorada manifestação da audiência pela limitação das compensações socioambientais para que não inviabilizem futuros projetos energéticos. O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME e ex aluno da UFPE, Altino Ventura Filho, citou as exigência da construção de eclusas nas barragens do Rio Madeira como exemplos desses exageros. Eclusas são assunto do pessoal de transportes, pesca, turismo e não uma obrigação do construtor da hidrelétrica profetizou. Pelos cálculos da ELETRONUCLEAR, o atendimento às condicionantes do MMA alcançará valor equivalente à 4% do custo da construção de Angra 3, algo inadmissível para a maioria dos presentes ao workshop de Recife. Dráusio Atala retomou seu discurso dizendo que a ELETRONUCLEAR estava tomando todas as precauções com referência aos impactos sociais e ambientais de Angra 3. Como ilustração, mencionou medidas como a proibição da construção, por parte das empreiteiras, de dormitórios para os empregados da obra (para garantir que sejam contratados trabalhadores que já moram na cidade e não seja trazida mão de obra de fora, evitando migração e fixação de novos habitantes em condições precárias). Outra precaução tomada, segundo o engenheiro, foi a contratação da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) para realizar estudo comparativo da ocorrência de câncer e anencefalia em Cabo Frio/RJ e em Angra dos Reis/RJ (para comprovação das condições normais de vida nas proximidades das usinas). Também foi citado o estudo realizado pela COPPE/UFRJ sobre como seria a movimentação da população angrense no caso de uma eventual emergência na central nuclear. Merece destaque na fala de Atala a menção à obrigatoriedade da usina nuclear estar conectada a várias linhas de transmissão independentes, para poder escoar a energia produzida e não correr o risco de, como se diz no jargão técnico, se afogar nela própria. De fato, essas usinas não podem ser desligadas como em um passe de mágica, de uma hora para outra e, assim, não têm como ficar sem ter para onde despachar a energia nelas gerada, seja por falta de demanda, seja por alguma interrupção na transmissão! Ele previu que a aprovação do local pela CNEN leve de seis meses a um ano, se esse processo de escolha for bem completo. Ao contrário do que poderíamos supor, Atala defendeu que o licenciamento de uma nova usina nuclear deverá ser até mais rápido do que foi o de Angra 3 ( mais complicado por se tratar de uma máquina muito antiga, fabricada em um tempo em que a legislação não era tão avançada e rigorosa ). E completou: com máquinas novas e trabalhando o licenciamento com um fornecedor (Areva, Westhinghouse, etc.) já desde o começo, será mais rápido. Nunca se debateu tanto um empreendimento como no caso de Angra 3, disse o engenheiro da ELETRONUCLEAR. Foram dezessete reuniões comunitárias, com os moradores das praias ao redor da usina, duas audiências em Rio Claro/RJ, duas em Parati/RJ, duas em Angra dos Reis/RJ, uma na cidade do Rio de Janeiro, uma na sede

13 da Ordem dos Advogados do Brasil OAB/RJ e uma na Assembléia Legislativa do Estado (RJ). Fizemos até uma audiência em Ubatuba/SP, que foi boa prá comprovar que eles não tinham direito a nenhuma compensação (risadas da platéia). Espero que nossos amigos de Ubatuba pensem melhor antes de aceitarem patrocínios da ELETRONUCLEAR para eventos como cursos de observação de borboletas. Esse é um dinheiro que sai bem caro! Atala continuou: Aprendemos a ser pró ativos. Para Angra 3, fizemos um análise de até onde incomodamos, traçamos um raio de cinquenta quilômetros ao redor da usina e iniciamos as dezessete reuniões comunitárias prévias. Salientou as sessenta condicionantes impostas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) no licenciamento prévio e as quarenta e cinco no licenciamento de instalação e assegurou o cumprimento dessas demandas já que todas entraram para o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) junto com Angra 3. Resta saber às custas de quem, se da ELETRONUCLEAR (sendo computadas no custo da eletricidade gerada em Angra) ou dos Tesouros nacional e estadual (como um subsídio indireto, para tornar a tarifa nuclear competitiva)? Como se fosse uma resposta a esta pergunta, o funcionário da ELETRONUCLEAR completou: mas o cumprimento das condicionantes depende também de outros órgãos. O presidente da ABDAN, Antônio Muller, interrompeu a oratória ufanista para ridicularizar as condicionantes impostas pelo MMA: temos que contemplar a evacuação dos animais domésticos no Plano de Emergência das usinas; eu pergunto: onça pintada é animal doméstico? (clara alusão à importância dada pelo MMA aos cães e gatos de estimação e à falta de preocupação com a fauna selvagem que habita a Mata Atlântica ao redor da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto CNAAA) Retomando o capítulo compensações, Dráusio Atala orgulhosamente incluiu dentre as melhorias possibilitadas com recursos da sua empresa: nove ônibus para levar os funcionários das usinas para estudarem no Rio de Janeiro todas as noites, um convênio com a Fundação ELETRONUCLEAR de Assistência Médica (que atende aos próprios funcionários) e uma verba de R$ 100 milhões para o hospital da Praia Brava (localizado na vila dos engenheiros da usina). Quanto ao compromisso socioambiental da empresa, foi enfático: para cada apoio que damos, há uma coleta de evidências para a área de Responsabilidade Social. Uma certa ajuda dada à Confederação das Mulheres foi louvada como exemplo dessa visão social e ambiental da estatal. Ao final do workshop, ainda no Recife Palace Hotel, Dráusio Atala, lançou o seu livro Usinas Nucleoelétricas: Escolha de Local, publicado pela ABDAN, onde discorre em 119 páginas como é feita a identificação do sítio para a construção de uma usina nuclear, tirando como base as normas do já mencionado EPRI norte americano.

O Globo 09/01/2011 Desmatobrás Construção de 61 hidrelétricas provocará desmatamento de 5,3 mil km2, equivalente à área do Grande Rio Liana Melo e

O Globo 09/01/2011 Desmatobrás Construção de 61 hidrelétricas provocará desmatamento de 5,3 mil km2, equivalente à área do Grande Rio Liana Melo e O Globo 09/01/2011 Desmatobrás Construção de 61 hidrelétricas provocará desmatamento de 5,3 mil km2, equivalente à área do Grande Rio Liana Melo e Henrique Gomes Batista Ogoverno planeja desmatar 5,3 mil

Leia mais

O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR

O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR O MERCADO DE TRABALHO E OPORTUNIDADES NO SETOR NUCLEAR rimeira Semana de Engenharia Nuclear e Ciências das Radiações - UFMG 29/05/2012 Ilson Soares Chefe da Divisão de Treinamento SUMÁRIO INSTITUIÇÕES

Leia mais

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica

Apresentação CEI. Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica Apresentação CEI Perspectivas no mercado de energia fotovoltaica A CEI é produtora independente de energia em MG, com 9 usinas em operação, 15 empreendimentos hidrelétricos em desenvolvimento (130MW) e

Leia mais

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO

DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO DIREÇÃO NACIONAL DA CUT APROVA ENCAMINHAMENTO PARA DEFESA DA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DO SALÁRIO MÍNIMO, DAS APOSENTADORIAS E DO FATOR PREVIDENCIÁRIO A CUT e as centrais sindicais negociaram com o governo

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

2014-LAS-ANS Symposium on

2014-LAS-ANS Symposium on Panorama do Setor Nuclear Brasileiro para Geração Elétrica 2014-LAS-ANS Symposium on Small Modular Reactors for Nuclear Power Rio de Janeiro, 21-24 July 2014 Luiz Soares Diretor Técnico 2014-LAS-ANS Symposium

Leia mais

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates

ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil. EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates ALEXANDRE UHLIG Instituto Acende Brasil EXPANSÃO DA GERAÇÃO NA ERA PÓS- HIDRELÉTRICA Guia para debates QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1 2 Qual o padrão atual da oferta de eletricidade no Brasil? Qual o padrão

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA NUCLEAR

PROGRAMA DE INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA NUCLEAR PROGRAMA DE INCENTIVO PARA A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS NA ÁREA NUCLEAR III ENIN 28 de Novembro de 2013 Wilson Jorge Montalvão Assistente do Presidente SUMÁRIO CENTRAL NUCLEAR ALMIRANTE ÁLVARO ALBERTO (Hoje)

Leia mais

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem

Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem Shopping Iguatemi Campinas Reciclagem 1) COMO FUNCIONA? O PROBLEMA OU SITUAÇÃO ANTERIOR Anteriormente, todos os resíduos recicláveis ou não (com exceção do papelão), ou seja, papel, plásticos, vidros,

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado

Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado Acompanhamento de preços de produtos para a saúde é desnecessário e prejudicial ao mercado * Rodrigo Alberto Correia da Silva O mercado brasileiro de produtos para a saúde sofre por conta da publicação

Leia mais

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas.

O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O Dever de Consulta Prévia do Estado Brasileiro aos Povos Indígenas. O que é o dever de Consulta Prévia? O dever de consulta prévia é a obrigação do Estado (tanto do Poder Executivo, como do Poder Legislativo)

Leia mais

ETENE. Energias Renováveis

ETENE. Energias Renováveis Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste ETENE Fonte: http://www.noticiasagronegocios.com.br/portal/outros/1390-america-latina-reforca-lideranca-mundial-em-energias-renovaveis- 1. Conceito

Leia mais

COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL COMISSÃO DA AMAZÔNIA, INTEGRAÇÃO NACIONAL E DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL PROJETO DE DECRETO LEGISLATIVO N o 2.349, DE 2006 (MENSAGEM N o 489, DE 2006) Aprova o texto do Acordo sobre o Fortalecimento da

Leia mais

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo

Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Início Notícias Viva Rio lança trabalho socioambiental que contempla Nova Friburgo Iniciativa é parte do projeto Rios da Serra. Sede provisória da organização é montada no Prado TERÇA FEIRA, 19 DE MAIO

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Fevereiro de 2014 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 3.1. Pequenas cidades... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades

Leia mais

Entenda o diário de obra

Entenda o diário de obra Entenda o diário de obra Diário de obra pode ir além de mero cumprimento contratual e se tornar ferramenta de apoio na gestão da produção Por Rodnei Corsini O diário de obra é um documento que deve ser

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

S.O.S TERRA. Associated Press

S.O.S TERRA. Associated Press S.O.S TERRA O mundo atravessa uma fase crítica com relação ao clima e aos desafios energéticos. Se a Terra falasse, com certeza pediria socorro! Mas os desastres naturais já falam por ela e dizem muito

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se

ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE JUNHO DE 2014 Às vinte horas do dia nove de junho de dois mil e quatorze, na sede da Câmara Municipal, reuniu-se em Sessão Ordinária a totalidade dos Vereadores, sob

Leia mais

Regulamento do projeto "50 Telhados"

Regulamento do projeto 50 Telhados Regulamento do projeto "50 Telhados" Iniciativa Novembro de 2013 Sumário 1. Contextualização... 3 2. Missão do projeto 50 Telhados... 3 3. Objetivo... 3 4. Benefícios para empresas/clientes/cidades participantes...

Leia mais

22/05/2006. Discurso do Presidente da República

22/05/2006. Discurso do Presidente da República , Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de assinatura de protocolos de intenções no âmbito do Programa Saneamento para Todos Palácio do Planalto, 22 de maio de 2006 Primeiro, os números que estão no

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 52 Discurso por ocasião da inauguração

Leia mais

PERNAMBUCO TERÁ UMA USINA NUCLEAR?

PERNAMBUCO TERÁ UMA USINA NUCLEAR? PERNAMBUCO TERÁ UMA USINA NUCLEAR? A usina nuclear será instalada no município de Itacuruba na Mesorregião do São Francisco em Pernambuco. Música: Rosa de Hiroshima Localização de Itacuruba O município

Leia mais

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade.

1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. 1. Quem somos nós? A AGI Soluções nasceu em Belo Horizonte (BH), com a simples missão de entregar serviços de TI de forma rápida e com alta qualidade. Todos nós da AGI Soluções trabalhamos durante anos

Leia mais

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1)

IT-1101 - AGRICULTURA IRRIGADA. (parte 1) 6 Sistemas de irrigação (parte 1) 6.1 Considerações iniciais Aplicação artificial de água ao solo, em quantidades adequadas, visando proporcionar a umidade necessária ao desenvolvimento das plantas nele

Leia mais

INB inicia produção regular de urânio enriquecido

INB inicia produção regular de urânio enriquecido INB inicia produção regular de urânio enriquecido A Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) de Resende iniciou a produção regular de serviços de enriquecimento de urânio para as usinas do país. O evento ocorreu

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS ENERGIA NUCLEAR

PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS ENERGIA NUCLEAR Programas mobilizadores em áreas estratégicas PROGRAMAS MOBILIZADORES EM ÁREAS ESTRATÉGICAS ENERGIA NUCLEAR Legenda: branco = PDP original Amarelo = modificação posterior ao lançamento da PDP Vermelho

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil

Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Respostas das questões sobre as regiões do Brasil Região Norte 1. Qual a diferença entre região Norte, Amazônia Legal e Amazônia Internacional? A região Norte é um conjunto de 7 estados e estes estados

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS

A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA SOB A CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHO DE MILTON SANTOS Thaís Samara de Castro Bezerra José Carlos Bezerra Universidade Estadual da Paraíba UEPB thaissamara@hotmail.com karligor@hotmail.com A USINA HIDRELÉTRICA DO ESTREITO-MA: ANÁLISE DE SEUS ESPAÇOS DE INFLUÊNCIA

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS. Junho, 2006 Anglo American Brasil MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS Junho, 2006 Anglo American Brasil 1. Responsabilidade Social na Anglo American Brasil e objetivos deste Manual Já em 1917, o Sr. Ernest Oppenheimer, fundador

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO

INFORMAÇÃO PARA A PREVENÇÃO FALANDO SOBRE NEXO EPIDEMIOLOGICO Um dos objetivos do CPNEWS é tratar de assuntos da área de Segurança e Medicina do Trabalho de forma simples de tal forma que seja possível a qualquer pessoa compreender

Leia mais

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br.

18/06/2009. Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br. Marketing Ambiental Quando cuidar do meio-ambiente é um bom negócio. O que temos visto e ouvido falar das empresas ou associado a elas? Blog: www.tudibao.com.br E-mail: silvia@tudibao.com.br 2 3 Sílvia

Leia mais

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS?

DE DÉCADAS DE ESTAGNAÇÃO DO MERCADO INDUSTRIAL, VERIA A REDUÇÃO DE OPORTUNIDADES, CEDIDAS À INVASÃO DE PROFISSIONAIS ESTRANGEIROS? CUMPRIMENTO AOS SENHORES E SENHORAS PRESENTES, NA PESSOA DO PRESIDENTE DA COMISSÃO DE TRABALHO, DE ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO, EXCELENTÍSSIMO DEPUTADO ROBERTO SANTIAGO, A QUEM PARABENIZO PELA CONVOCAÇÃO

Leia mais

3º. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro

3º. Seminário Nacional de Segurança e Saúde no Setor Elétrico Brasileiro SISTEMA DE GESTÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE OCUPACIONAL E MEIO AMBIENTE: A EXPERIÊNCIA DA Rio de Janeiro, 2002 ! A Light - Serviços de Eletricidade S.A. foi constituída em 9 de julho de 1904, no Canadá, e recebeu

Leia mais

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa!

Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Responsabilidade Social, Preservação Ambiental e Compromisso com a Vida: -Sustentabilidade - Energia Renovável e Limpa! Programa de Comunicação Social e Educação Ambiental Sonora-MS Outubro/2012 ONDE ESTAMOS?

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável)

Casa Saudável. Kit. 1 horta familiar permacultural para produção orgânica. 1 banheiro seco (compostável) Casa Saudável Kit 1 banheiro seco (compostável) 1 caixa reservatório (cisterna) de 16 mil litros para captar água da chuva 1 horta familiar permacultural para produção orgânica Pequenas reformas e requalificação

Leia mais

Gabarito das Questões do Módulo 5

Gabarito das Questões do Módulo 5 Gabarito das Questões do Módulo 5 2. De que maneira as inovações tecnológicas contribuem para o aumento do consumo? Quais as consequências ambientais deste aumento? Resposta O lançamento de produtos cada

Leia mais

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena.

JUQUERIQUERÊ. Palavras-chave Rios, recursos hídricos, meio-ambiente, poluição, questão indígena. JUQUERIQUERÊ Resumo Neste breve documentário, um índio faz uma retrospectiva de como ele vivia na região do Rio Juqueriquerê, localizada no litoral norte do Estado de São Paulo. Em seu relato, compara

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

Proposta para Formataça o de Franquia

Proposta para Formataça o de Franquia Proposta para Formataça o de Franquia 1- O sistema de franchising para o seu negócio Quando falamos de franchising, não estamos falando de algum modismo e, sim, de um sistema de negócios que veio para

Leia mais

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos!

ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! ESPORTE NÃO É SÓ PARA ALGUNS, É PARA TODOS! Esporte seguro e inclusivo. Nós queremos! Nós podemos! Documento final aprovado por adolescentes dos Estados do Amazonas, da Bahia, do Ceará, do Mato Grosso,

Leia mais

O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO E A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Primeira Semana de Engenharia Nuclear COPPE / UFRJ 15/08/2011 Ilson Soares Chefe da Divisão de Treinamento UMA PERSPECTIVA DA EMPRESA CONSUMIDORES

Leia mais

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto.

Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em um projeto. Discussão sobre Nivelamento Baseado em Fluxo de Caixa. Item aberto na lista E-Plan Podemos encontrar uma figura interessante no PMBOK (Capítulo 7) sobre a necessidade de organizarmos o fluxo de caixa em

Leia mais

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO

DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO PROLEILOES.COM DESOCUPAÇÃO DE IMÓVEIS ARREMATADOS EM LEILÃO SAIBA COMO PROCEDER COM UM IMÓVEL OCUPADO ARREMATADO EM LEILÃO INTRODUÇÃO Boa parte dos imóveis que vão a leilão público estão ocupados, ou seja,

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS

ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL MUNICÍPIO DE CANOAS Mensagem nº 3, de 2013. Canoas, 25 de janeiro de 2013. A Sua Excelência o Senhor Vereador Juares Carlos Hoy Presidente da Câmara Municipal de Canoas Canoas RS Senhor Presidente, Na forma da legislação

Leia mais

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO.

OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. OS FUTUROS CONTRATOS DE TRABALHO. José Alberto Couto Maciel Da Academia Nacional de Direito do Trabalho. Não me parece que com o tempo deverá perdurar na relação de emprego o atual contrato de trabalho,

Leia mais

Por que ouvir a sua voz é tão importante?

Por que ouvir a sua voz é tão importante? RESULTADOS Por que ouvir a sua voz é tão importante? Visão Tokio Marine Ser escolhida pelos Corretores e Assessorias como a melhor Seguradora pela transparência, simplicidade e excelência em oferecer soluções,

Leia mais

A importância da comunicação em projetos de

A importância da comunicação em projetos de A importância da comunicação em projetos de Tecnologia da Informação (TI) Autor: Ivan Luizio R. G. Magalhães Um perigo previsto está metade evitado. Thomas Fuller Introdução Há muitos anos atrás, um bom

Leia mais

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs

Vendas - Cursos. Curso Completo de Treinamento em Vendas com Eduardo Botelho - 15 DVDs Vendas - Cursos Curso Completo de Treinamento em Vendas com - 15 DVDs O DA VENDA Esta palestra mostra de maneira simples e direta como planejar o seu trabalho e, também, os seus objetivos pessoais. Através

Leia mais

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo

Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Enercoutim investe 18 milhões na plataforma de demonstração de energia solar em Martim Longo Por Elisabete Rodrigues 17 de Maio de 2013 09:05 Comentar A plataforma de demonstração de energia solar que

Leia mais

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR

PROGRAMA PRODUTOR SOLAR PROGRAMA PRODUTOR SOLAR COOPERATIVA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS A TESLA ENERGIA é uma cooperativa uma empresa social de energias renováveis, que alia à sua natureza social o apoio a projetos de solidariedade,

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento

O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento O Estado de S. Paulo Online 14/02/2016 Transmissão de energia vive crise de investimento http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,transmissao-de-energia-vive-crise-de-investimento,10000016214 Exemplo

Leia mais

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL

PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL PROBLEMAS E PERSPECTIVAS ORÇAMENTAIS DA C&T EM PORTUGAL Desde o início dos anos noventa e particularmente desde meados dessa década, Portugal conseguiu um elevado ritmo de desenvolvimento científico. De

Leia mais

A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006

A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006 A GESTÃO HOSPITALAR E A NOVA REALIDADE DO FINANCIAMENTO DA ASSISTÊNCIA RENILSON REHEM SALVADOR JULHO DE 2006 No passado, até porque os custos eram muito baixos, o financiamento da assistência hospitalar

Leia mais

Manifesto em Defesa da Renovação das Concessões do Setor de Energia Elétrica Já!

Manifesto em Defesa da Renovação das Concessões do Setor de Energia Elétrica Já! Nosso país possui um dos mais invejáveis sistemas elétricos do mundo, de dimensões continentais. Formado majoritariamente por usinas hidrelétricas, constituise numa das matrizes energéticas mais limpas

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA:

FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: FILOSOFIA BUDISTA APLICADA A EMPRESA: CRESCENDO PESSOAL E PROFISSIONALMENTE. 08 a 11 de outubro de 2014 08 a 11 de outubro de 2014 Onde você estiver que haja LUZ. Ana Rique A responsabilidade por um ambiente

Leia mais

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007)

Geração Elétrica Total. Cenário de Referência (2007) Geração Elétrica Total Cenário de Referência (2007) Greenpeace Brasil Somos uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem

Leia mais

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões

PERÍODO AMOSTRA ABRANGÊNCIA MARGEM DE ERRO METODOLOGIA. População adulta: 148,9 milhões OBJETIVOS CONSULTAR A OPINIÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A SAÚDE NO PAÍS, INVESTIGANDO A SATISFAÇÃO COM SERVIÇOS PÚBLICO E PRIVADO, ASSIM COMO HÁBITOS DE SAÚDE PESSOAL E DE CONSUMO DE MEDICAMENTOS METODOLOGIA

Leia mais

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO

FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO FINANCIAMENTO DO DESENVOLVIMENTO URBANO As condições para o financiamento do desenvolvimento urbano estão diretamente ligadas às questões do federalismo brasileiro e ao desenvolvimento econômico. No atual

Leia mais

18/11/2005. Discurso do Presidente da República

18/11/2005. Discurso do Presidente da República Discurso do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na cerimônia de entrega de certificado para os primeiros participantes do programa Escolas-Irmãs Palácio do Planalto, 18 de novembro de 2005

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado

Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias. para a conservação e uso sustentável do Cerrado Informação sob embargo até dia 30/11 às 9hs Instituto Sociedade, População e Natureza... Cana-de-açúcar avança em áreas prioritárias para a conservação e uso sustentável do Cerrado (Mapas elaborados pelo

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata?

Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata? Atualização Monetária Recebi um boleto do seguro de vida que eu contratei na MetLife e detectei que o prêmio do seguro sofreu aumento e queria saber do que se trata? Na realidade, não houve um aumento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012

Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 Texto para Coluna do NRE-POLI na Revista Construção e Mercado Pini Abril 2012 O RISCO DOS DISTRATOS O impacto dos distratos no atual panorama do mercado imobiliário José Eduardo Rodrigues Varandas Júnior

Leia mais

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA

FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA FACULDADE BARÃO DE RIO BRANCO UNINORTE CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA - TECNOLOGIA DA CONSTRUÇÃO 1 (AULA 04) O que é uma Norma Aquilo que se estabelece como base ou medida para a realização

Leia mais

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP

Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Guia completo para o profissional sobre a nova Directiva de etiquetagem energética ErP Sistemas de aquecimento Sistemas industriais Sistemas de refrigeração Directiva ErP A directiva ErP introduz a etiquetagem

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli)

REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) 1 REQUERIMENTO (Do Sr. Vittorio Medioli) Requer o envio de Indicação ao Poder Executivo sugerindo à Agência Nacional de Águas que determine às empresas concessionárias deste serviço a divulgação em suas

Leia mais

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO

COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA. PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 I - RELATÓRIO COMISSÃO DE MINAS E ENERGIA PROJETO DE LEI N o 3.986, DE 2008 Altera dispositivos da Lei nº 9.427, de 26 de dezembro de 1996, e da Lei nº 10.848, de 15 de março de 2004, para promover a geração e o consumo

Leia mais

Planos de Logística Sustentáveis (tarde)

Planos de Logística Sustentáveis (tarde) Planos de Logística Sustentáveis (tarde) Brasília, 17 de junho de 2015 MINISTÉRIO DO Estrutura PLANEJAMENTO de um PLS 1.1.Informações Básicas 1.2.Apresentação 1.4.1.1.1.Geral 1.Identificação 1.4.1.1.Objetivos

Leia mais

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II

COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II COMO CALCULAR A PERFORMANCE DOS FUNDOS DE INVESTIMENTOS - PARTE II O que é o Índice de Treynor? Índice de Treynor x Índice de Sharpe Restrições para as análises de Sharpe e Trynor A utilização do risco

Leia mais

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo

7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo RELATÓRIO DE ARTES 1º Semestre/2015 Turma: 7º ano Professora: Mirna Rolim Coordenação pedagógica: Maria Aparecida de Lima Leme 7º ano - Criação e percepção - de si, do outro e do mundo Sinto que o 7º ano

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 40 Discurso na solenidade de sanção

Leia mais

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA

FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Unidade II FUNDAMENTOS DA GESTÃO FINANCEIRA Prof. Jean Cavaleiro Objetivos Ampliar a visão sobre os conceitos de Gestão Financeira; Conhecer modelos de estrutura financeira e seus resultados; Conhecer

Leia mais

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos

25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos 25 de Abril de 2015 Comemoração dos 41 anos da Revolução dos Cravos Intervenção da Deputada Municipal do PSD Célia Sousa Martins Senhora Presidente da Assembleia Municipal, Senhor Presidente da Câmara

Leia mais

Atribuições dos Tecnólogos

Atribuições dos Tecnólogos UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL TECNOLOGIA EM CONTRUÇÃO CIVIL EDIFÍCIOS E ESTRADAS Atribuições dos Tecnólogos Prof.ª Me. Fabiana Marques Maio / 2014 SOBRE O TECNÓLOGO Segundo

Leia mais

Completa gestão. Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos.

Completa gestão. Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos. reforma Novos espaços Completa gestão Reforma completa de mais de 10 mil m² do Incor engloba desde o reforço das fundações até a instalação de equipamentos 60 Os blocos um e três do Instituto do Coração

Leia mais

Jus>fica>va. Obje>vos

Jus>fica>va. Obje>vos Jus>fica>va O Brasil está entre os dez maiores emissores de gases de efeito estufa do mundo e a cada ano os brasileiros de Norte a Sul do país são mais afetados pelas consequências das mudanças climá>cas

Leia mais

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015

O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil. Mario Lima Maio 2015 O Mercado de Energias Renováveis e o Aumento da Geração de Energia Eólica no Brasil Mario Lima Maio 2015 1 A Matriz Energética no Brasil A base da matriz energética brasileira foi formada por recursos

Leia mais

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011

Pesquisa IBOPE Ambiental. Setembro de 2011 Pesquisa IBOPE Ambiental Setembro de 2011 Com quem falamos? Metodologia & Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas telefônicas. Objetivo geral Identificar

Leia mais

Health Innovation. 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br

Health Innovation. 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br Health Innovation 54 HEALTHCARE Management 36 julho agosto 2015 healthcaremanagement.com.br Inovação na Saúde Um vasto território a ser explorado Ainda há uma longa estrada a ser percorrida quando o assunto

Leia mais

Defensores (argumentos utilizados)

Defensores (argumentos utilizados) A Energia Nuclear Nem todo avanço científico e tecnológico vem acompanhado de expectativas positivas pela sociedade. Muitas são recebidas com inquietação e ansiedade, devido aos efeitos colaterais Usinas

Leia mais