Aula 17 - Polaridade. Turma IU Profa. Nina 10/08/17

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 17 - Polaridade. Turma IU Profa. Nina 10/08/17"

Transcrição

1 Aula 17 - Polaridade Turma IU Profa. Nina 10/08/17

2 Relembrando: Ligações Químicas Elementos em VERDE + H (cinza): não-metais Elementos em AZUL CLARO: gases nobres Todos os outros elementos (AZUL ESCURO, ROSA, AMARELO, LARANJA E ROXO): metais

3 Relembrando: Ligações Químicas Ligação metálica: metal ligado a metal. Ex.: uma barra de ferro, uma liga metálica, um fio de cobre etc. Ligação iônica: metal ligado a não-metal. Ex.: NaCl (sal de cozinha), CuO, ZnF, MgCl 2 etc. Ligação covalente: não-metal ligado a não-metal. Ex.: HCl, ClBr, CO 2, O 2, H 2 etc. Quando falamos de GEOMETRIA MOLECULAR (aula passada) estamos falando de MOLÉCULAS. MOLÉCULAS são compostos formados por LIGAÇÕES COVALENTES. O que vimos sobre GEOMETRIA MOLECULAR não se aplica a compostos formados por ligações iônicas ou metálicas.

4 Eletronegatividade Capacidade de um elemento de atrair elétrons. Exemplo: o composto NaCl forma uma ligação iônica entre o Na e o Cl, para que os dois elementos tenham 8 elétrons (regra do octeto) na sua camada de valência, o Na perde 1 elétron, se tornando Na + (pois o elétron tem carga negativa) e o Cl ganha 1 elétron, se tornando Cl -. Na + Cl - Nesse caso, a capacidade de atrair elétrons, ou seja, a eletronegatividade do Na é muito baixa, pois ele perde elétron. Já a eletronegatividade do Cl é maior, pois ele atrai o elétron do Na.

5 Eletronegatividade Se formos considerar compostos covalentes (moléculas), o que vai acontecer é que se temos elementos diferentes, um deles terá uma capacidade de atrair elétrons maior que o outro, ou seja um deles terá uma eletronegatividade maior. Com isto, os elétrons compartilhados na ligação vão ser mais atraídos o elemento mais eletronegativo. Ou seja, ocorre um compartilhamento desigual dos elétrons da ligação. Se temos uma molécula com dois elementos iguais, cada um vai atrair os elétrons da ligação com a mesma intensidade, e eles ficarão com um compartilhamento igual dos elétrons da ligação.

6 Eletronegatividade Exemplos: H 2 H: Z=1, 1s 1 H H H H H-H Cada átomo de H puxa os elétrons da ligação com a mesma intensidade, assim os elétrons da ligação são compartilhados igualmente entre os dois átomos. Seria como um cabo de guerra no qual as duas equipes puxam com a mesma força. Portanto dá empate, ninguém sai do lugar

7 Eletronegatividade Exemplos: HCl Cl: Z=17, 3s 2 3p 5 H Cl: O Cl é mais eletronegativo que o H, portanto ele vai puxar os elétrons da ligação mais para si e eles ficarão deslocados em sua direção. No caso do cabo de guerra seria como se um dos lados fosse mais forte e puxasse o outros grupo na sua direção, mas ainda sem ganha o cabo de guerra. H Cl: mas o Cl é mais eletronegativo, portanto: H Cl:

8 Eletronegatividade No caso extremo, quando temos um elemento muito eletronegativo ligado a um elemento pouco eletronegativo, o elemento mais eletronegativo rouba o elétron da ligação, e assim temos a ligação iônica. H H H Cl: Na Cl: Os dois átomos puxam os elétrons com a mesma intensidade não há diferença de eletronegatividade H H O Cl puxa os elétrons com maior intensidade, elétrons ficam deslocados para o Cl diferença de eletronegatividade entre os elementos H Cl: A diferença de eletronegatividade é muito alta e o Cl rouba os elétrons do Na ligação iônica + Na :Cl: -

9 Eletronegatividade E como saber qual elemento é mais eletronegativo que o outro? A tendência de eletronegatividade da tabela periódica é o seguinte: Ou seja, os elementos do lado esquerdo da tabela são os MENOS eletronegativos e os do lado direito da tabela são os MAIS eletronegativos. Não faz sentido falar em eletronegatividade para os gases nobres porque eles tem camada completa e não querem atrair elétrons.

10 Eletronegatividade Além da tendência geral é importante conhecer a ordem dos elementos mais eletronegativos da tabela periódica (o TOP 10), que é o seguinte: F > O > N = Cl > Br > I = S = C > P = H > metais Ou seja, o F (flúor) é o elemento mais eletronegativo da tabela, seguido pelo O (oxigênio), depois N (nitrogênio) que é igual ao Cl (cloro) etc. É importante notar que esses são os 10 MAIS ELETRONEGATIVOS da tabela e que TODOS OS METAIS e TODOS OS OUTROS elementos são MENOS eletronegativos. Para saber quem é mais eletronegativo entre elementos que não estão no TOP 10, deve-se olhar a tendência da tabela ou verificar valores de eletronegatividade. Uma forma de lembrar o TOP 10 é usando a seguinte frase: Fui Ontem No Clube Briguei I Saí Carregado Para Hospital

11 Polaridade Como vimos, no caso extremo de elementos com eletronegatividades muito diferentes se ligarem, temos a formação da ligação iônica, onde formam-se cargas devido à passagem de elétrons de um elemento para outro: Na Cl: Na Cl: Na + :Cl: - Quando dois elementos de eletronegatividades diferentes formam uma ligação covalente, ocorrerá a formação de cargas parciais, ou seja, não se formam cargas como na ligação iônica, mas o elemento mais eletronegativo, ao puxar os elétrons da ligação para si, acaba ficando um pouco negativo e o outro elemento fica um pouco positivo.

12 Polaridade O símbolo usado para as carga parciais é o δ, sendo δ+ o elemento menos eletronegativo e δ- o mais eletronegativo em uma ligação covalente. H Cl: H Cl: δ+ H Cl: δ- O H não chega a ficar com carga positiva porque ele não chega a perder seu elétron, o Cl não chega a ficar com carga negativa porque ele não chega a ganhar o elétron, mas o deslocamento dos elétrons de ligação fazer surgir estas cargas parciais.

13 Polaridade Se ocorre a formação de cargas parciais em uma ligação química, ou seja, se a ligação covalente é formada por elementos diferentes (eletronegatividades diferentes), dizemos que a ligação é polar. Essa denominação é devido ao surgimento de dois polos, um positivo (carga parcial positiva) e um negativo (carga parcial negativa) Se não ocorre a formação de cargas parciais em uma ligação química, ou seja, se a ligação covalente é formada por elementos iguais (eletronegatividades iguais), dizemos que a ligação é apolar. Exemplos: H-H apolar, H-Cl polar, Cl-Cl apolar, Cl-Br polar

14 Polaridade Também podemos dizer se uma molécula é polar ou apolar. Em casos de moléculas formadas por somente dois átomos sabemos se a molécula é polar ou não da mesma forma que sabemos se a ligação é polar ou não: polar se são átomos diferentes e apolar se são átomos iguais. Exemplos: H 2 é apolar, HF é polar, Br 2 é apolar, NO é polar. Mas e se tivermos a seguinte molécula? O=C=O Sabemos que cada ligação C=O é polar, mas e a molécula como um todo? Nesse caso a molécula é apolar porque cada oxigênio está puxando os elétrons com a mesma intensidade em sentidos oposto, então vamos cair no mesmo caso de um cabo de guerra com equipes com a mesma força em cada ponta, nada sai do lugar.

15 Polaridade O=C=O cada O puxa com a mesma intensidade, então a resultante (o resultado final) é zero. Os elétrons da ligação ficam igualmente compartilhados por todos os átomos e a molécula é apolar. H-C N o C puxa os elétrons do H e os N puxa os elétrons do C, ou seja, todos estão puxando elétrons para o mesmo lado, então a resultante não é zero e a molécula é polar. Então, temos que ambas as moléculas tem ligações polares, mas só uma delas é polar. Temos que avaliar quais são os átomos puxando os elétrons e em que direção eles são puxados para saber a polaridade da molécula.

16 Polaridade E se a molécula não tiver geometria linear? Por exemplo, qual é a polaridade da água? H O O elemento O (oxigênio) é o mais polar, então ele vai puxar os elétrons para si. A resultante seria o sentido geral em direção ao oxigênio, em vermelho. H

17 Polaridade Para mostrar isso fizemos um experimento em sala. Coloquei um objeto sobre uma folha de papel milimetrado. Esse objeto tinha cordas que foram puxadas por alunos com a mesma velocidade em ângulo. No objeto tinha uma caneta que marcou no papel o caminho que o objeto fez ao ser puxado. Direções que o objeto foi puxado Caminho percorrido pelo objeto

18 Polaridade Esse mesmo efeito vemos nas moléculas, como no caso da água. Outros casos: No caso do BH 3, o H é mais eletronegativo que o B, então cada H puxa os elétrons do B. As ligações são polares, mas a resultate é nula (zero) porque seria como se fossem 3 pessoas em volta de um obeto puxando ele objeto com a mesma força, o objeto não iria se mover. Então a molécula é apolar.

19 Polaridade No caso do NH 3, o N é o mais eletronegativo e puxa os elétrons em sua direção. O NH 3 tem geometria piramidal (N no topo da pirâmide e os H na base). A resultante, em vermelho, é o sentido geral em direção ao N, ou seja, a molécula é polar.

20 Polaridade No caso do CH 4, o C é o mais eletronegativo e puxa os elétrons na sua direção. O CH 4 tem geometria tetraédrica (como se fosse o NH 3 só que com uma ligação saindo para cima do N). A resultante vai ser zero porque o tetraedro é completamente simétrico (como um cubo), então as flechas vão todas se cancelarem. A molécula é apolar.

21 Polaridade Cl Cl No caso do CH 2 Cl 2, o C puxa os elétrons dos H, mas os Cl puxam os elétrons do C. O sentido geral das flechas é em direção aos Cl. A resultante, em vermelho, fica bem no meio dos Cl e a molécula é polar.

22 Solubilidade A polaridade das moléculas está ligada com o assunto da próxima aula, as interações intermoleculares, que explicam como as moléculas interagem entre si. A forma de interação das moléculas está ligada à várias propriedades da matéria, como ponto de fusão e de ebulição e solubilidade. Na questão de solubilidade a regra é simples: polar dissolve em polar e apolar dissolve em apolar. Por exemplo, a água (H 2 O) é polar. A amônia (NH 3 ) também, então uma dissolve na outra. Já o óleo de soja é apolar. Ele se dissolve em gasolina e querosene, que também são apolares, mas não na água que é polar.

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares

Ligação Iônica. Ligação Metálica. Ligações Química. Ligação Covalente. Polaridade. Geometria. Ligações Intermoleculares Ligação Iônica Ligação Metálica Ligações Química Ligação Covalente Polaridade Geometria Ligações Intermoleculares Teoria do octeto Os átomos se estabilizam com 8 elétrons na última camada. (Porém existem

Leia mais

Polaridade molecular

Polaridade molecular Polaridade molecular Relembrando: Eletronegatividade Nuvem eletrônica Relembrando: Eletronegatividade É a capacidade (ou tendência) do átomo em atrair elétrons para si Nuvem eletrônica Relembrando: Eletronegatividade

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2

Química Orgânica prof. Eduardo. Módulo QG 10 Apst. 2 Química Orgânica prof. Eduardo Polaridade de Ligações Polaridade de Moléculas Módulo QG 10 Apst. 2 Geometria Molecular (Repulsão dos pares de elétrons da camada de valência) HCl CO 2 H 2 O LINEAR LINEAR

Leia mais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais

Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligações Químicas Ligações Interatômicas: IÔNICA = metal + não-metal COVALENTE = não-metais METÁLICA = metais Ligação iônica Transferência de elétrons de um átomo para outro Íons de cargas opostas Forças

Leia mais

Revisão de Ligações Químicas

Revisão de Ligações Químicas Revisão de Ligações s 1. Explique o que é Eletronegatividade. Material de Apoio para Monitoria 2. Explique a Teoria do Octeto. 3. Como funcionam as ligações iônicas? 4. O que são compostos iônicos? Cite

Leia mais

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares

Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Geometria Molecular e Forças Intermoleculares GEOMETRIA MOLECULAR DEPENDE: Disposição espacial dos núcleos dos átomos. Repulsão dos pares eletrônicos das ligações ou pares livres dos átomos. Obs. Toda

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS

Prof.: Guilherme Turma: IU. Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 17/08/2017 Tema da aula: Interações Químicas INTERAÇÕES QUÍMICAS - Em condições ambientes, os compostos iônicos são sólidos, devido às forças elétricas de

Leia mais

Ligações Químicas Parte - 3

Ligações Químicas Parte - 3 Ligações Químicas Parte - 3 Lewis: modelo para combinação dos átomos e formação das moléculas Ligação covalente : Baseia-se no compartilhamento de elétrons pelos átomos 1H : 1s 1 1H : 1s 1 1H : 1s 2 1H

Leia mais

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Ligações Químicas. Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profª. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs DAQBI Propriedades das Ligações Químicas TEORIA DA REPULSÃO DOS

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

Geometria molecular :

Geometria molecular : CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2017 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano

CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano CIÊNCIAS DA NATUREZA - QUÍMICA Prof. Adriana Strelow 1º Ano - 2016 Geometria molecular : Forma como os átomos estão espacialmente dispostos em uma molécula. A geometria de uma molécula depende do número

Leia mais

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos.

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Aula 14 10/jun Marcelo Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Formação de compostos moleculares Ocorre entre átomos de não-metais (baixa diferença de eletronegatividade) Acima,

Leia mais

Geometria Molecular e polaridade de ligações

Geometria Molecular e polaridade de ligações Geometria Molecular e polaridade de ligações Prof. Éderson Química Geometria Molecular Geometria molecular O arranjo tri-dimensional dos átomos em uma molécula, ou seja, é a orientação espacial das moléculas,

Leia mais

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos.

Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Aula 12 28/abr Marcelo Ligação Covalente: compartilhamento de elétrons entre os átomos. Formação de compostos moleculares Ocorre entre átomos de não-metais (baixa diferença de eletronegatividade) http://www.desconversa.com.br/quimica/tag/ligacao-covalente/

Leia mais

Ajuda a descrever o compartilhamento dos elétrons entre os átomos

Ajuda a descrever o compartilhamento dos elétrons entre os átomos Polaridade, Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Polaridade das Ligações Ajuda a descrever o compartilhamento dos elétrons entre os átomos Ligações covalentes Apolares: elétrons são compartilhados

Leia mais

Aula 09 19/mai Marcelo..continuação da aula 08 (12/mai) CONTEÚDO EXTRA SOBRE LIGAÇÃO IÔNICA Escrevendo a fórmula de um composto iônico: http://www.brasilescola.com/quimica/formulas-para-representar-as-ligacoesionicas.htm

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 02 TURMA FMJ 03. Item C O equador da figura mostrada pode ser representado como abaixo. 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é

Leia mais

Aula 10 26/mai Marcelo Ligação iônica versus ligação covalente Veja as ligações esquematizadas abaixo, cada qual acompanhada do respectivo valor de diferença (Δ, delta) entre as eletronegatividades de

Leia mais

Química A Extensivo V. 5

Química A Extensivo V. 5 Química A Extensivo V. 5 Exercícios 01) Respostas: a) f) k) b) g) l) c) h) m) d) i) n) e) j) o) 02) E 03) A 04) 12 05) 60 * A representação dos ângulos de ligação é apenas aproximada. 01. Errada. A molécula

Leia mais

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química

QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química QB70C:// Química (Turmas S71/S72) Ligação Química Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Formação das Ligações O modelo RPECV, baseado principalmente nas estruturas de Lewis,

Leia mais

Polaridade, Geometria Molecular e Forças Intermoleculares

Polaridade, Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Polaridade, Geometria Molecular e Forças Intermoleculares Polaridade das Ligações x Polaridade das Moléculas Polaridade das Ligações Ligações covalentes Apolares: elétrons são compartilhados igualmente

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Projeto Sabadão. Química. Raquel Berco

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Projeto Sabadão. Química. Raquel Berco Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Projeto Sabadão Química Raquel Berco Ligações químicas: são constituídas de elétrons. Devemos respeitar a regra do octeto. Regra do Octeto : todo elemento tende a se estabilizar

Leia mais

Revisão Químicas + Termodinâmica

Revisão Químicas + Termodinâmica Revisão Ligações Químicas + Termodinâmica Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs LIGAÇÕES QUÍMICAS Modelo quântico

Leia mais

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS

E-books PCNA. Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS E-books PCNA Vol. 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 LIGAÇÕES QUÍMICAS 1 QUÍMICA ELEMENTAR CAPÍTULO 2 SUMÁRIO Apresentação -------------------------------------------- 2 Capítulo 2 -------------------------------------------------

Leia mais

Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017

Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017 Ligações Químicas Foz do Iguaçu, 2017 Ligação Química As forças que mantêm os átomos unidos são fundamentalmente de natureza elétrica e são responsáveis por ligações químicas Os átomos, ao se unirem, procuram

Leia mais

Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA

Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA ÁGUA AMÔNIA Se dois átomos combinarem entre si, dizemos que foi estabelecida entre eles uma LIGAÇÃO QUÍMICA Os elétrons mais externos do átomo são os responsáveis pela ocorrência da ligação química Para

Leia mais

Polaridade das moléculas

Polaridade das moléculas Polaridade das moléculas Determinar a polaridade de uma molécula é identificar se ela apresenta polos negativos e positivos (molécula polar) ou não (molécula apolar). Para isso, é necessário conhecer o

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS PROPRIEDADES FÍSICAS DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS As propriedades físicas dos compostos orgânicos podem ser interpretadas, e muitas vezes até previstas, a partir do conhecimento das ligações químicas que unem

Leia mais

LIGAÇÃO COVALENTE Elementos não-metálicos

LIGAÇÃO COVALENTE Elementos não-metálicos LIGAÇÃO COVALENTE Elementos não-metálicos: não formam cátions monoatômicos pois têm energia de ionização muito alta. Qual o tipo de ligação entre átomos não-metálicos? Lewis (1916): Uma ligação covalente

Leia mais

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel

Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel Ligações químicas Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC - CCT Química Geral Profª Fabíola Corrêa viel Ligações Químicas Sacarina Vitamina E Amônia Fulereno LIGAÇÕES IÔNICAS Acontece por atração

Leia mais

Aula 15 15/mai Rafael

Aula 15 15/mai Rafael Aula 15 15/mai Rafael Em condições ambientes, compostos iônicos são sólidos devido à forte atração entre seus cátions e ânions. Metais são quase todos sólidos devido à ligação metálica. Já os compostos

Leia mais

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS

SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS SIMULADO de QUÍMICA 1 os anos 2008 TODOS COLÉGIOS 1) Em relação às partículas atômicas, a alternativa falsa é: a) a massa do próton é igual a massa do elétron. b) a massa do elétron é menor que a massa

Leia mais

Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE

Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE Cursinho Pré-Vestibular Popular TRIU Disciplina: Química Professor: Giorgio Antoniolli Turma(s): T/R LIGAÇÕES COVALENTE E METÁLICA LIGAÇÃO COVALENTE (a) consiste no compartilhamento de um ou mais elétrons

Leia mais

QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas

QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas QB70D:// Química (Turmas S15/S16) Ligações Químicas Prof. Dr. Eduard Westphal (http://paginapessoal.utfpr.edu.br/eduardw) Estrutura de Lewis É muito importante saber desenhar estruturas de Lewis para moléculas

Leia mais

Prof.: Guilherme Turma: TR. Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade. Geometria molecular

Prof.: Guilherme Turma: TR. Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade. Geometria molecular Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: TR 19/ 05/2016 Tema da aula: Aulas 13 Geometria molecular e polaridade Geometria molecular - Nas aulas sobre ligações químicas, vimos que as moléculas são formadas

Leia mais

LIGAÇÃO COVAL COV AL NT

LIGAÇÃO COVAL COV AL NT LIGAÇÃO COVALENTE INTRODUÇÃO Resulta do compartilhamento de elétrons. Ex: H 2 Os dois átomos de hidrogênio se aproximam devido à força de atração que depois de determinada distância diminuem surgindo as

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 7ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) LIGAÇÃO QUÍMICA É A FORÇA QUE MANTÉM ÁTOMOS E/OU ÍONS UNIDOS NAS

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2

LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 08/06/2017 Tema da aula: Ligação covalente Relembrando a ligação iônica LIGAÇÕES QUÍMICAS Parte 2 - A ligação iônica ocorre entre íons positivos (os cátions)

Leia mais

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções

Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções Capítulo 6 - LIGAÇÕES QUÍMICAS-resoluções 1-C X e T devem ter a mesma carga com sinais contrários: +1 e -1, +2 e -2 ou +3 e -3. 2-B A) Fe 2 S 3 B) CsCl C) CaI 2 D) Al 2 3 E) Ba 3 N 2 Quanto maior a diagonal

Leia mais

Estrutura molecular Ligação química

Estrutura molecular Ligação química Estrutura molecular Ligação química A grande diversidade de materiais que nos rodeia tem origem na variedade de substâncias que os constituem. Esta variedade e diversidade resulta das diferentes combinações

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Prof. Marcel Piovezan. Curso Superior de Tecnologia em Processos Químicos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CAMPUS LAGES LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof. Marcel Piovezan marcel.piovezan@ifsc.edu.br

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 6 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira

Química 2º Ano. Professora Cristina Lorenski Ferreira Química 2º Ano Professora Cristina Lorenski Ferreira 2016 1 GEOMETRIA MOLECULAR POLARIDADE DAS MOLÉCULAS INTERAÇÕES INTERMOLECULARES PROFESSORA CRISTINA LORENSKI FERREIRA 2 ALGUNS QUESTIONAMENTOS Como

Leia mais

Roteiro de Estudos 1 trimestre 2015 Disciplina: Química 1ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 1 trimestre 2015 Disciplina: Química 1ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 1 trimestre 2015 Disciplina: Química 1ª série Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa - Teoria do octeto. Unidade 5: Interações atômicas e moleculares - Ligação iônica ou eletrovalente.

Leia mais

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI.

Químicas. Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI. Ligações Químicas Profa. Ms. Loraine Cristina do Valle Jacobs DAQBI lorainejacobs@utfpr.edu.br http://paginapessoal.utfpr.edu.br/lorainejacobs Ligações Metálicas LIGAÇÕES METÁLICAS Os metais são materiais

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Semana 4 Allan Rodrigues Gabriel Pereira (Renan Micha) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos.

LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. LIGAÇÕES QUÍMICAS 1 Ocorre entre elétrons da CAMADA DE VALÊNCIA Portanto não ocorrem mudanças no núcleo dos átomos. Não altera a massa dos átomos. Os átomos se ligam uns aos outros com a finalidade de

Leia mais

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade

Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto. III Unidade Disciplina: Química Professor: Rubens Barreto III Unidade Ligações Químicas Ligações iônicas Tipos de Ligações Ligações covalentes Ligações metálicas Os gases nobres e a regra do octeto Todas as substâncias

Leia mais

H 2. Cl 2 N 2 O 2. família dos calcogênios 4. É uma substância apolar

H 2. Cl 2 N 2 O 2. família dos calcogênios 4. É uma substância apolar H 2 Cl 2 1. O elemento que forma essa substância simples possui em sua única camada 1 elétron 3. Substância simples formada apenas por átomos de Hidrogênio 1. O elemento que forma essa sua camada valência

Leia mais

Ligações Químicas. Prof. Jackson Alves.

Ligações Químicas. Prof. Jackson Alves. Ligações Químicas Prof. Jackson Alves www.quimusicando.zz.vc Ligação Covalente Elemento eletronegativo + Elemento eletronegativo Não metal Não metal Hidrogênio + Hidrogênio Compartilhamento de elétrons

Leia mais

Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375l Ligações químicas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides : il.

Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375l Ligações químicas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides : il. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375l Ligações químicas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 28 slides : il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web 1. Ligações químicas.

Leia mais

CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA. Prof a. Dr a. Luciana M. Saran

CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA. Prof a. Dr a. Luciana M. Saran CONCEITOS FUNDAMENTAIS SOBRE LIGAÇÃO QUÍMICA Prof a. Dr a. Luciana M. Saran 1 1. INTRODUÇÃO Ligações Químicas Interatômicas - Forças de interação entre os átomos. - São responsáveis pela formação de moléculas,

Leia mais

CURSO FARMÁCIA SEMESTRE

CURSO FARMÁCIA SEMESTRE QUÍMICA ORGÂNICA I INTRODUÇÃO À QUÍMICA ORGÂNICA (Parte I) CURSO FARMÁCIA SEMESTRE 2016/2 Professoras: Alceni Augusta Werle Tânia Márcia Sacramento Melo Tabela Periódica/Revisão Representação esquemática

Leia mais

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo TABELA PERIÓDICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS (INTER E INTERMOLECULAR)

PROMILITARES 16/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo TABELA PERIÓDICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS (INTER E INTERMOLECULAR) QUÍMICA Professora Caroline Azevedo TABELA PERIÓDICA, LIGAÇÕES QUÍMICAS (INTER E INTERMOLECULAR) Tabela periódica Tabela periódica É organizada por ordem crescente de número atômico! É formada por: Período

Leia mais

LIGAÇÃO COVALENTE: PRINCÍPIOS/ESTRUTURAS DE LEWIS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini

LIGAÇÃO COVALENTE: PRINCÍPIOS/ESTRUTURAS DE LEWIS. QFL-4010 Prof. Gianluca C. Azzellini LIGAÇÃO COVALENTE: PRINCÍPIOS/ESTRUTURAS DE LEWIS LIGAÇÃO QUÍMICA Principais Tipos de Ligação Química Iônica Covalente Metálica Gilbert N. Lewis LIGAÇÃO COVALENTE: Compartilhamento de elétrons entre dois

Leia mais

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos...

A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Aula 02 - Tabela Periódica TABELA PERIÓDICA e Lothar Meyer A Tabela Periódica pode ser um guia para a ordem na qual os orbitais são preenchidos... Pode-se escrever a distribuição eletrônica de um elemento

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 1. As ligações covalentes precisam ser representadas de algumas formas para que possamos entender corretamente como foram feitas as ligações

Leia mais

Ligação Química. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo podem tomar parte na formação de ligações químicas.

Ligação Química. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo podem tomar parte na formação de ligações químicas. Ligação Química É necessário compreender (prever) as ligações químicas, se quisermos entender as propriedades químicas e físicas de elementos e compostos. - Os elétrons mais fracamente ligados ao átomo

Leia mais

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2

QUÍMICA. Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 QUÍMICA Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da Ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação Parte 2 Prof a. Giselle Blois Forças ou Ligações Intermoleculares Em

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES

LISTA DE EXERCÍCIOS : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES LISTA DE EXERCÍCIOS - 1.7 : LIGAÇÕES QUÍMICAS, GEOMETRIA MOLECULAR, POLARIDADE E INTERAÇÕES INTERMOLECULARES 1 - (Fac.Coc-SP) Dois elementos químicos, X e Y, apresentam os seguintes subníveis energéticos,

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 6 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Ligações Químicas. Profº Jaison Mattei

Ligações Químicas. Profº Jaison Mattei Ligações Químicas Profº Jaison Mattei LIGAÇÃO IÔNICA Ocorre geralmente entre METAIS e AMETAIS com de eletronegatividade > 1,7. Não Esqueça!!! Eletropositivos Metais: Ametais: Perdem elétrons Viram Cátions(+)

Leia mais

QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas

QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS. Ligações Químicas QUÍMICA, 9º Ano do Ensino Fundamental LIGAÇÕES QUÍMICAS Ligações Químicas Em que consiste a ligação entre dois átomos? Por que o diamante é duro e o sal não, se ambos são cristais? Eles possuem ligações

Leia mais

LUAULA. Professor: Eduardo Ulisses

LUAULA. Professor: Eduardo Ulisses LUAULA Professor: Eduardo Ulisses Sobre as ligações químicas, analise as afirmativas. I. Nas estruturas de Lewis, a ligação covalente resulta do compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos.

Leia mais

Ligação Química Parte- 2

Ligação Química Parte- 2 Ligação Química Parte- 2 Ligação covalente : Baseia-se no compartilhamento de elétrons pelos átomos Tipo de ligação que ocorre entre dois átomos com tendência a receber elétrons Alta E.I. Alta A.E. http://www.twig-abrileducacao.com.br/films/ligacao-covalente-7368/

Leia mais

CF = EV (1/2 EL + ENL)

CF = EV (1/2 EL + ENL) Carga Formal As cargas formais (CF) indicam uma tendência para o acúmulo de carga elétrica. São úteis para a discussão da viabilidade das estruturas de Lewis. Podem ser calculadas através da fórmula CF

Leia mais

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível.

O ÁTOMO pág. 66. Átomo: do grego, indivisível. O ÁTOMO pág. 66 Átomo: do grego, indivisível. Núcleo: Prótons + Nêutrons Eletrosfera: Elétrons Número atômico (Z): nº de prótons no núcleo Número de massa (A): nº de prótons + nêutrons Prótons: carga positiva

Leia mais

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 8ª aula /

QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 8ª aula / QUI109 QUÍMICA GERAL (Ciências Biológicas) 8ª aula / 2016-2 Prof. Mauricio X. Coutrim (disponível em: http://professor.ufop.br/mcoutrim) A LIGAÇÃO COVALENTE É BASEADA NO COMPARTILHAMENTO DE ELÉTRONS Ex.

Leia mais

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - QUÍMICA Profª Márcia Ribeiro

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - QUÍMICA Profª Márcia Ribeiro CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS - QUÍMICA Profª Márcia Ribeiro NOME: Nº TURMA: DATA: LIGAÇÕES QUÍMICAS Os átomos raramente ficam isolados na natureza, pois tendem a se unir uns aos outros, formando

Leia mais

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS.

O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. Lista de exercícios para a prova de recuperação final 1º ano EM Conteúdo. O ALUNO DEVERÁ VIR PARA A AULA DE RECUPERAÇÃO COM A LISTA PRONTA PARA TIRAR DÚVIDAS. - Misturas e substâncias - Tabela e propriedades

Leia mais

Geometria Molecular. A forma geométrica de uma molécula é determinada pelo arranjo dos pares eletrônicos em torno dos átomos.

Geometria Molecular. A forma geométrica de uma molécula é determinada pelo arranjo dos pares eletrônicos em torno dos átomos. Geometria Molecular A forma geométrica de uma molécula é determinada pelo arranjo dos pares eletrônicos em torno dos átomos. O método pelo qual se estabelece a orientação mais estável dos pares eletrônicos

Leia mais

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA

RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS PROPOSTOS AULA 13 TURMA INTENSIVA 01. Item B I Correto. A energia para quebrar a ligação H F (568 kj/mol) é a maior da tabela. Isto torna mais difícil a sua quebra, portanto ionizando

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE

ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE ROTEIRO DE ESTUDOS 1 ANO II - TRIMESTRE PARTE 1 SETOR A 1- Considere as seguintes informações sobre um átomo X: Um isótopo tem massa de 20 u e um contribuição de 91%; Um isótopo tem massa de 22 u e um

Leia mais

Tabela periódica e ligações química

Tabela periódica e ligações química BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace Tabela periódica e ligações química Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Orbitais e números quânticos:

Leia mais

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal

Ligações Químicas. Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Ligações Químicas Ligações iônicas Polarização e sólidos iônicos Ligação covalente Estrutura de Lewis Carga formal Estrutura molecular As propriedades físicas dos elementos (como o raio, a energia de ionização

Leia mais

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas

2.1 Princípios gerais da ligação química. Ligações químicas 2.1 Princípios gerais da ligação química Ligações químicas A associação de átomos formando moléculas, ou em agregados de maiores dimensões como, por exemplo, nos metais, é possível pelo estabelecimento

Leia mais

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Allan Rodrigues. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Abner Camargo Allan Rodrigues Monitor: Gabriel Pereira Ligações químicas: ligação covalente 20 mar RESUMO Esse tipo de ligação se dá por compartilhamento de um par de elétrons, sendo um

Leia mais

Números Quânticos e Ligações Químicas

Números Quânticos e Ligações Químicas BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace Números Quânticos e Ligações Químicas Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Órbitas e Orbitais Órbit https://pt.wikipedia.org/wiki/%c3%93rbitas_est%c3%a1veis_do_el%c3%a9tron

Leia mais

Polaridade das moléculas

Polaridade das moléculas Ligação covalente apolar Ligação covalente em que os eletrões ligantes são igualmente partilhados pelos átomos unidos. A ligação covalente numa molécula diatómica homonuclear, isto é, formada por dois

Leia mais

Ligações Químicas Covalentes. Profa. Dra. Marcia Margerete Meier

Ligações Químicas Covalentes. Profa. Dra. Marcia Margerete Meier Ligações Químicas Covalentes Profa. Dra. Marcia Margerete Meier 1 ESTERILIZAÇÃO DE FRUTAS Irradiação é um processo onde alimentos são tratados com radiação ionizante (radioatividade como a radiação gama)

Leia mais

Ligações Químicas. PROF: Fábio Silva

Ligações Químicas. PROF: Fábio Silva Ligações Químicas PROF: Fábio Silva Introdução Os átomos ligam-se para adquirir maior estabilidade. Teoria do octeto Os átomos se ligam-se, procurando adquirir a configuração eletrônica de gás nobre. Observações

Leia mais

Aula 02 - Tabela Periódica

Aula 02 - Tabela Periódica Aula 02 - Tabela Periódica Tabela Periódica Moderna As posições dos elementos na Tabela Periódica são fornecidas pelas suas distribuições eletrônicas, baseadas na camada de valência. A periodicidade nas

Leia mais

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS

Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! CIÊNCIAS - UNIDADE 3 ÁTOMOS E LIGAÇÕES QUÍMICAS Lembrete: Antes de começar a copiar cada unidade, coloque o cabeçalho da escola e a data! Use canetas coloridas ou escreva palavras destacadas, para facilitar na hora de estudar. E capriche! Não se esqueça

Leia mais

Por que o CuCl 2, ácido acético, e etanol dissolvem em água?

Por que o CuCl 2, ácido acético, e etanol dissolvem em água? Por que o CuCl 2, ácido acético, e etanol dissolvem em água? 1 Eletronegatividade (EN) 2 1811 - O conceito de EN foi introduzido por J. J. Berzelius que o definiu como sendo a capacidade que um átomo tem

Leia mais

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas

QUÍMICA. LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS Prof Francisco Sallas chicosallas@hotmail.com Porque os átomos se ligam? A grande variedade de materiais que conhecemos, são formados pela combinação de átomos de elementos químicos.

Leia mais

RESOLUÇÃO DA LISTA COMPLEMENTAR INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SUA ASSOCIAÇÃO COM PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS

RESOLUÇÃO DA LISTA COMPLEMENTAR INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SUA ASSOCIAÇÃO COM PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS RESOLUÇÃO DA LISTA COMPLEMENTAR INTERAÇÕES INTERMOLECULARES E SUA ASSOCIAÇÃO COM PROPRIEDADES FÍSICAS DAS SUBSTÂNCIAS 1 E Molécula A: apesar de essa molécula apresentar somente ligações polares (entre

Leia mais

PMT-3131 Química dos Materiais Aplicada à Engenharia Elétrica. TURMA 3 AULA 1 Augusto Neiva

PMT-3131 Química dos Materiais Aplicada à Engenharia Elétrica. TURMA 3 AULA 1 Augusto Neiva PMT-3131 Química dos Materiais Aplicada à Engenharia Elétrica TURMA 3 AULA 1 Augusto Neiva APOSTILA 2017 PARTE 1 - LIGAÇÕES QUÍMICAS PMT-3131 Química dos Materiais Aplicada à Engenharia Elétrica PQI-3110

Leia mais

As ligações químicas classificam-se em:

As ligações químicas classificam-se em: ÁGUA AMÔNIA As ligações químicas classificam-se em: Ligações Intramoleculares: - ocorrem entre os átomos para formar moléculas ; - responsáveis pelas propriedades químicas dos compostos; - são elas: iônica,

Leia mais

QUÍMICA. Forças Intermoleculares

QUÍMICA. Forças Intermoleculares Aluno (a): Série: 3ª Turma: TUTORIAL 4R Ensino Médio Equipe de Química Data: QUÍMICA Forças Intermoleculares DEFINIÇÃO: As forças intermoleculares são forças de atração que ocorrem entre as moléculas,

Leia mais

Introdução ao curso, Ligação química e TOM. Aula 1

Introdução ao curso, Ligação química e TOM. Aula 1 Universidade Federal de Ouro Preto Introdução ao curso, Ligação química e TOM Aula 1 Flaviane Francisco Hilário 1 CRONOGRAMA DA DISCIPLINA QUÍMICA ORGÂNICA I - QUI225 ICEB - UFOP I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Leia mais

Ligações Químicas. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias

Ligações Químicas. Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Ligações Químicas Profª Drª Cristiane de Abreu Dias Quais São as Ideias Importantes? A ideia central deste assunto é que os átomos ligam-se uns aos outros se energia é liberada no processo. O abaixamento

Leia mais

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA LIGAÇÕES QUÍMICAS Professor: Rafael Odorico Ligações Químicas É impossível se pensar em átomos como os constituintes básicos da matéria sem se pensar em ligações químicas. Afinal, como podemos

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Semana 5 Allan Rodrigues Xandão (Gabriel Pereira) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Ligações Químicas. Iônicas. Metálicas. Covalentes. Átomo: constituinte da menor parte de qualquer matéria;

Ligações Químicas. Iônicas. Metálicas. Covalentes. Átomo: constituinte da menor parte de qualquer matéria; Ligações Químicas Átomo: constituinte da menor parte de qualquer matéria; -capacidade de se combinarem uns com os outros, lhes permite a formação de uma grande variedade de substâncias; Ligações Químicas

Leia mais

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6

Ligações Químicas. No hidrônio, quantos pares de elétrons pertencem, no total, tanto ao hidrogênio quanto ao oxigênio? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4 e) 6 Aluno(a): Prof.: Éderson Ligações Químicas Questão 1) Abaixo temos as fórmulas de Lewis para átomos de cinco elementos químicos. Fórmulas eletrônicas de Lewis para alguns elementos Podemos afirmar que

Leia mais