SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO)"

Transcrição

1 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/1 III (Informações) SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/A/17/04 (2004/C 81 A/01) O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral mediante prestação de provas para a constituição de uma lista de reserva de recrutamento de ADMINISTRADORES (*) (A 7/A 6) ( 1 ) ESPECIALIZADOS NOS DOMÍNIOS DA INVESTIGAÇÃO ÍNDICE A. NATUREZA DAS FUNÇÕES E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO) B. DESENROLAR DO CONCURSO C. COMO CONCORRER D. INFORMAÇÕES GERAIS ANEXO: Pedidos de reexame Vias de recurso Queixas ao Provedor de Justiça Europeu (*) As instituições europeias praticam uma política de igualdade de oportunidades e aceitam as candidaturas sem distinção de idade, raça, convicção política, filosófica ou religiosa, sexo ou orientação sexual e independentemente de uma eventual deficiência, do estado civil ou da situação familiar. ( 1 ) O presente concurso é publicado ao nível A 7/A 6, em conformidade com as disposições do Estatuto actual. Todavia, a Comissão transmitiu formalmente ao Conselho uma proposta de alteração do Estatuto, que contempla, nomeadamente, um novo sistema de carreiras. Aos candidatos aprovados neste concurso poderá, por conseguinte, ser proposto um recrutamento com base nas disposições do Estatuto alterado, na sequência da sua adopção pelo Conselho. De acordo com as modalidades estabelecidas no anexo XIII, secção 2, artigos 11. o e 12. o do Estatuto alterado, os graus A 7/LA 7 e A 6/LA 6 serão substituídos, durante o período de transição compreendido entre 1 de Maio de 2004 e 30 de Abril de 2006, pelo grau A*6 e, após essa data, pelo grau AD 6.

2 C 81 A/2 PT Jornal Oficial da União Europeia A. NATUREZA DAS FUNÇÕES E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO) O concurso EPSO/A/17/04 é organizado para o recrutamento de administradores (A 7/A 6) nos seguintes domínios de investigação: domínio 1: Química e biologia (lista de 60 candidatos aprovados), domínio 2: Física, ciências dos materiais (lista de 40 candidatos aprovados), domínio 3: Sócio-economia e risco (lista de 40 candidatos aprovados), domínio 4: Tratamento de imagens e de dados (lista de 40 candidatos aprovados). Este concurso tem como objectivo a constituição de quatro listas de reserva destinadas ao preenchimento de vagas nas instituições europeias (nomeadamente na Comissão Europeia). O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) publica em paralelo os seguintes concursos gerais: EPSO/B/23/04 para agentes técnicos (B 5/B 4) nos domínios da investigação e da técnica, EPSO/C/12/04 para operários de laboratório (C 5/C 4) no domínio da investigação nuclear. Visto tratar-se de concursos cujas provas podem ser organizadas simultaneamente, os candidatos apenas podem inscrever-se num destes concursos e num único domínio, sob pena de nulidade das respectivas candidaturas. I. NATUREZA DAS FUNÇÕES Domínio 1: Química e biologia Materiais de referência, métodos analíticos, rastreabilidade e controlo da qualidade. Qualidade e segurança alimentar: rastreabilidade do gado e controlo veterinário, toxicologia e microbiologia. Ambiente e saúde: poluentes e produtos químicos, energia e emissões. Água e solos: microbiologia e eco-toxicologia. Análise química dos materiais e das substâncias químicas. OGM, genómica e proteónica. Aquisição de dados e modelização. Domínio 2: Física, ciências dos materiais Ambiente, saúde, energia e emissões. Análise e tratamento dos materiais para as tecnologias biomédicas, imagiologia médica. Estudos experimentais e modelização no domínio da física do estado sólido e das propriedades mecânicas dos materiais, mecânica e engenharia civil. Domínio 3: Sócio-economia e risco. Análise, avaliação e prevenção dos riscos. Segurança da construção, do transporte e das instalações industriais.

3 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/3 Prospectiva, avaliação e observação tecnológicas; impacto socioeconómico dos novos desenvolvimentos científicos e técnicos; econometria. Domínio 4: Tratamento de imagens e de dados Gestão e análise de dados (temporais e espaciais). Criação e desenvolvimento de bases de dados. Interpretação e tratamento de imagens digitais, cartografia digital, agro-meteorologia. Análise estatística de dados, indicadores estatísticos, modelização estatística. As funções consistem essencialmente em: investigação experimental e modelização, concepção e desenvolvimento de métodos e de equipamentos científicos nestes domínios, nomeadamente através da aplicação de métodos analíticos, da metrologia, da verificação e da vigilância, análise e tratamento estatístico de dados, apoio à redacção de propostas de investigação, artigos científicos e apresentação dos resultados, trabalho com equipas e redes internacionais. II. CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO) O concurso está aberto aos candidatos que, na data-limite fixada para a inscrição (título C), satisfaçam as seguintes condições: 1. Títulos ou diplomas Os candidatos devem ter concluído estudos completos de nível universitário, comprovados por um diploma de fim de curso no domínio escolhido, nomeadamente nos domínios da física, da química, das ciências da vida, da ciência dos materiais, da engenharia, da geografia, da agronomia, das matemáticas, da estatística e/ou da economia. Apenas serão aceites os diplomas de nível universitário que permitam o acesso a estudos de doutoramento. O júri terá em consideração as diferentes estruturas de ensino. No quadro anexo ao guia para os candidatos constam exemplos de diplomas relativos a habilitações mínimas exigidas para o concurso [ver sítio web ( 2 ) do EPSO]. A título informativo, chama-se a atenção dos candidatos para o facto de determinadas provas incidirem em temas que exigem conhecimentos profundos do domínio escolhido relacionados com as funções descritas no título A.I. 2. Experiência profissional exigida Os candidatos devem ter adquirido, após a obtenção do diploma universitário que dá acesso ao concurso, uma experiência profissional de nível universitário com a duração mínima de três anos, a tempo completo, relacionada com a natureza das funções. A experiência profissional no domínio escolhido deve ter sido adquirida no âmbito de um organismo público ou privado (indústria, empresa, incluindo PME, instituto de investigação, universidade, administração pública nacional ou internacional, organização internacional, etc.), no exercício de actividades relacionadas com o domínio em causa. ( 2 ) Endereço do sítio web do EPSO:

4 C 81 A/4 PT Jornal Oficial da União Europeia Serão tidos em consideração a título de experiência profissional: todos os períodos de estágio, de especialização ou de aperfeiçoamento profissional que preparem para o exercício das funções definidas no título A.I, desde que devidamente comprovados, qualquer período complementar de formação científica, de estudos ou de investigação que preparem para o exercício das funções definidas no título A.I, comprovado por um diploma de nível pelos menos equivalente ao que dá acesso ao concurso. Se o período de estágio de especialização ou de aperfeiçoamento profissional coincidir com um período de actividade profissional, o júri apenas apenas terá em conta o período de actividade profissional. 3. Conhecimentos linguísticos Os candidatos devem possuir um conhecimento profundo de uma das línguas oficiais da União Europeia língua 1 (alemão, dinamarquês, espanhol, finlandês, francês, grego, inglês, italiano, neerlandês, português e sueco) e um conhecimento satisfatório de outra dessas línguas língua 2. Esses conhecimentos devem ser especificados no formulário de inscrição electrónico ( 3 ). A escolha do candidato relativamente às línguas em que pretende prestar as provas não poderá ser alterada após a data-limite para o envio das candidaturas. 4. Condições gerais Ser cidadão de um Estado-Membro da União Europeia (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Portugal, Reino Unido e Suécia). Gozar dos seus direitos cívicos. Estar em situação regular em relação às leis de recrutamento que lhe são aplicáveis em matéria militar. Oferecer as garantias de moralidade necessárias para o exercício das funções em causa. ( 3 ) Por motivos de ordem prática, este formulário existe apenas em alemão, francês e inglês.

5 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/5 B. DESENROLAR DO CONCURSO Para cada domínio, se o número de candidaturas for superior ao número fixado para admissão às provas escritas, serão organizados testes de pré-selecção. Caso contrário, os candidatos serão convidados a imprimir, preencher e enviar o acto de candidatura que se encontra disponível no sítio internet do EPSO ( 2 ), no seu dossier EPSO («EPSO-profile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»), com vista à sua admissão. No fim do prazo para o envio das candidaturas, No fim do prazo para o envio das candidaturas, o número de candidatos é superior a: o número de candidatos é igual ou inferior a: 210 para o domínio 1, 210 para o domínio 1, 140 para o domínio 2, 140 para o domínio 2, 140 para o domínio 3, 140 para o domínio 3, 140 para o domínio para o domínio Testes de pré-selecção Classificação 1. Inexistência de testes de pré-selecção Os testes a), b) e c) desenrolar-se-ão na segunda língua (língua 2); os candidatos devem especificar a segunda língua por que optam aquando da sua inscrição electrónica. a) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla para avaliar os conhecimentos específicos no domínio escolhido. Este teste é classificado de 0 a 40 pontos (mínimo exigido: 20). b) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla sobre os principais desenvolvimentos da unificação europeia e das diferentes políticas comunitárias. Este teste é classificado de 0 a 20 pontos (mínimo exigido: 10). c) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla, destinadas a avaliar as aptidões e as competências gerais do candidato, nomeadamente a capacidade de raciocínio verbal e numérico. Este teste é classificado de 0 a 20 pontos (mínimo exigido: 10). As respostas erradas não são penalizadas.

6 C 81 A/6 PT Jornal Oficial da União Europeia Os candidatos que tiverem obtido no conjunto dos testes de pré-selecção: no domínio 1, uma das 210 melhores classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 140 melhores classificações, ( 4 ), no domínio 3, uma das 140 melhores classificações, ( 4 ), no domínio 4, uma das 140 melhores classificações, ( 4 ), assim como o mínimo exigido para cada um destes testes, serão convidados a apresentar uma candidatura completa tendo em vista a sua admissão ao concurso. Os candidatos serão convidados, após o prazo de introdução das inscrições, a apresentar uma candidatura completa com vista à sua eventual admissão ao concurso. Após a análise dessa candidatura e sob reserva de estarem preenchidas todas as condições de admissão, o júri procederá à correcção da prova escrita. Após a análise dessa candidatura e sob reserva de estarem preenchidas todas as condições de admissão, o júri convocará os candidatos para as provas escritas e procederá em seguida à correcção dessas provas. OBSERVAÇÃO: Por motivos de organização, a prova escrita d) realizar-se-á no mesmo dia que os testes de pré-selecção a), b) e c). 2. Prova escrita 2. Provas escritas d) Prova de redacção, na língua 1 do candidato, a) Prova de redacção, na língua 1 do candidato, destinada a testar as suas capacidades de destinada a testar as suas capacidades de gestão relacionadas com o domínio esco- gestão relacionadas com o domínio escolhido do concurso. Os candidatos devem lhido do concurso. Os candidatos devem abordar dois dos temas propostos. Estes abordar dois dos temas propostos. Estes temas estão relacionados com a natureza temas estão relacionados com a natureza das funções. das funções. Cada tema é classificado de 0 a 40 pontos Cada tema é classificado de 0 a 40 pontos (mínimo exigido para cada um dos temas: (mínimo exigido para cada um dos temas: 20). 20). Se o mínimo necessário não for atingido Se o mínimo necessário não for atingido num dos temas, o outro não será tido em num dos temas, o outro não será tido em consideração. consideração. b) Redacção de uma breve nota, na língua 2 do candidato, expondo os argumentos e as conclusões da prova a). Esta prova destina- -se a testar os conhecimentos escritos da segunda língua. Esta prova é classificada de 0 a 20 pontos (mínimo exigido: 10). ( 4 ) No caso de, para o último lugar, vários candidatos terem obtido classificações idênticas, o júri terá em consideração todos esses candidatos.

7 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/7 c) Teste constituído por uma série de perguntas de escolha múltipla na língua 2 do candidato, destinadas a avaliar as suas aptidões e competências globais, nomeadamente a capacidade de raciocínio verbal e numérico. Esta prova é classificada de 0 a 20 pontos (mínimo necessário: 10). O júri convocará para a prova oral os candidatos O júri convocará para a prova oral os candidatos que tiverem obtido, simultaneamente, o mínimo que tiverem obtido, simultaneamente, o mínimo exigido para cada um dos temas da prova exigido para cada uma das provas escritas a), b) e escrita d), bem como, no conjunto dessas provas: c), bem como, no conjunto dessas provas: no domínio 1, uma das 105 melhores no domínio 1, uma das 105 melhores classificações ( 4 ), classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 70 melhores classifi- no domínio 2, uma das 70 melhores classificações ( 4 ), cações ( 4 ), no domínio 3, uma das 70 melhores classifi- no domínio 3, uma das 70 melhores classificações ( 4 ), cações ( 4 ), no domínio 4, uma das 70 melhores classifi- no domínio 4, uma das 70 melhores classificações ( 4 ). cações ( 4 ). 3. Prova oral 3. Prova oral e) Entrevista com o júri (na língua 1), a fim de d) Entrevista com o júri (na língua 1), a fim de apreciar a capacidade dos candidatos para o apreciar a capacidade dos candidatos para o exercício das funções referidas no título A.I. exercício das funções referidas no título A.I. Esta entrevista incidirá, nomeadamente, nos Esta entrevista incidirá, nomeadamente, nos conhecimentos específicos relacionados conhecimentos específicos relacionados com o domínio escolhido e nos conheci- com o domínio escolhido e nos conhecimentos sobre os principais acontecimentos mentos sobre os principais acontecimentos da unificação europeia e as várias políticas da unificação europeia e as várias políticas comunitárias. Os conhecimentos da língua 2 comunitárias. Os conhecimentos da língua 2 serão igualmente examinados. Esta entre- serão igualmente examinados. Esta entrevista destina-se também a avaliar a capaci- vista destina-se também a avaliar a capacidade de adaptação dos candidatos ao tra- dade de adaptação dos candidatos ao trabalho na administração pública europeia, balho na administração pública europeia, num ambiente multicultural. num ambiente multicultural. Esta prova é classificada de 0 a 60 pontos Esta prova é classificada de 0 a 60 pontos (mínimo exigido: 30). (mínimo exigido: 30). 4. Data e duração dos testes e da prova 4. Data e duração das provas escritas escrita As provas escritas serão organizadas simultanea- mente para todos os candidatos num ou em vários centros no território da União Europeia. Por conseguinte, uma vez fixada a data, esta não poderá ser alterada a pedido dos candidatos. Os testes de pré-selecção e a prova escrita serão organizados simultaneamente para todos os candidatos num ou vários centros situados no território da União Europeia. Por conseguinte, uma vez fixada a data, esta não poderá ser alterada a pedido dos candidatos.

8 C 81 A/8 PT Jornal Oficial da União Europeia O facto de ser convocado simultaneamente para a prova escrita d) e para os testes de pré-selecção não significa que o candidato foi admitido a participar no concurso. A duração dos testes de pré-selecção e da prova escrita será determinada pelo júri e será comunicada aos candidatos por ocasião da sua convocação, através do seu dossier EPSO («EPSO-profile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»). A duração das provas escritas será determinada pelo júri e será comunicada aos candidatos por ocasião da sua convocação, através do seu dossier EPSO («EPSO-profile», «dossier-epso», «EPSO- Datei»). 5. Inscrição nas listas de reserva 5. Inscrição nas listas de reserva No final do concurso, o júri estabelecerá, por No final do concurso, o júri estabelecerá, por domínio e por grupo de mérito (no domínio e por grupo de mérito (no máximo quatro grupos) e por ordem alfabética máximo quatro grupos) e por ordem alfabética dentro de cada grupo de mérito, a lista de reserva dentro de cada grupo de mérito, a lista de reserva dos candidatos que tiverem obtido simultanea- dos candidatos que tiverem obtido simultaneamente o mínimo exigido nas provas d) e e), bem mente o mínimo exigido em cada uma das provas como, no conjunto dessas mesmas provas: a), b), c), e d) bem como, no conjunto dessas no domínio 1, uma das 60 melhores classificações mesmas provas: ( 4 ), no domínio 1, uma das 60 melhores classifi- no domínio 2, uma das 40 melhores classificações cações ( 4 ), ( 4 ), no domínio 2, uma das 40 melhores classificações no domínio 3, uma das 40 melhores classificações cações ( 4 ), ( 4 ), no domínio 3, uma das 40 melhores classificações no domínio 4, uma das 40 melhores classificações cações ( 4 ), ( 4 ). no domínio 4, uma das 40 melhores classificações cações ( 4 ). Os candidatos serão informados individualmente das decisões do júri que lhes digam respeito. A validade das listas de reserva termina em 31 de Dezembro de 2005, podendo ser prorrogada. As listas de reserva serão publicadas ( 5 ) no sítio web do EPSO ( 2 ). ( 5 ) Mediante pedido expresso de um candidato, o seu nome não será publicado.

9 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/9 C. COMO CONCORRER Queira consultar o guia dos candidatos, que se encontra disponível no sítio web ( 2 ) do EPSO e contém instruções pormenorizadas para a apresentação correcta das candidaturas. As comunicações do EPSO aos candidatos relativas ao presente concurso far-se-ão em alemão, inglês ou francês, podendo, no entanto, os candidatos, se for caso disso, dirigir-se ao EPSO em qualquer das línguas oficiais da União Europeia. Formulário de inscrição electrónica Antes de apresentarem as suas candidaturas, os candidatos devem verificar cuidadosamente se reúnem todas as condições de admissão (ver título A, nomeadamente as condições relativas à natureza do diploma e à experiência profissional). Os candidatos que decidam concorrer devem inscrever-se pela internet, consultando o sítio web ( 2 )do EPSO e seguindo as instruções relativas às várias etapas do procedimento. Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos devem tomar todas as medidas para que a sua inscrição electrónica esteja concluída dentro do prazo fixado ( 6 ). Recomenda-se vivamente aos candidatos que não aguardem os últimos dias para efectuar a sua inscrição. A saturação excepcional das linhas ou uma qualquer avaria da ligação internet pode requerer a repetição da inscrição, operação essa que deixará de ser possível após o fim do prazo. Após o fim do processo de inscrição, será indicado no ecrã um número que deve ser conservado pelos candidatos, pois será utilizado futuramente como referência à sua candidatura. A recepção do número assinala o fim da operação de inscrição e indica que os dados introduzidos foram efectivamente registados. Se não receber o referido número, isso significa que a sua candidatura não foi registada. Chama-se a atenção dos candidatos para a necessidade de disporem de um endereço electrónico que servirá para identificar as suas inscrições. As informações a introduzir incluem, nomeadamente, a escolha das línguas referidas no título A, ponto II.3, assim como a natureza do diploma que dá acesso ao concurso (título, nome do estabelecimento de ensino e data de obtenção do diploma). Os candidatos inscritos podem acompanhar a evolução do concurso e verificar a data e o local da convocação para as diferentes provas, consultando o sítio web ( 2 ) do EPSO e seguindo o percurso «competitions» «ongoing competitions», «concours» «concours en cours», ou «Die Auswahlverfahren» «Laufende Auswahlverfahren» («concursos» «concursos a decorrer»). Os candidatos com uma deficiência que os impeça de apresentar o formulário de inscrição por via electrónica podem, unicamente por escrito, solicitar uma versão em papel do referido formulário ( 7 ), que devem preencher, assinar e expedir por correio registado o mais tardar até à data-limite de inscrição, fazendo fé a data do carimbo dos correios. Por conseguinte, as comunicações entre o EPSO e estes candidatos far-se-ão por correio postal. Devem igualmente anexar ao formulário de inscrição um certificado, emitido por um organismo competente, que ateste a sua deficiência e indicar, em papel comum, as disposições que consideram necessárias para facilitar a sua participação nas diferentes provas. ( 6 ) O mais tardar às 12 horas (meio-dia), hora de Bruxelas, de 30 de Abril de ( 7 ) EPSO Info-recrutement Avenue de Cortenbergh 80 0/48 B-1049 Bruxelas.

10 C 81 A/10 PT Jornal Oficial da União Europeia A data-limite de inscrição é o dia 30 de Abril de As inscrições em linha serão encerradas às 12 horas (meio-dia), hora de Bruxelas. 1. Testes de pré-selecção 1. Inexistência de testes de pré-selecção Serão convocados para os testes de pré-selecção os candidatos que satisfizerem as condições gerais (ver título A, ponto II.4), após um controlo preliminar de admissibilidade efectuado pelo Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) com base nas informações prestadas no formulário de inscrição. 2. Convocação para os testes de pré- 2. Convocação para as provas -selecção e para as provas As informações relativas à convocação para as As informações relativas à convocação para as provas, o acto de candidatura e a convocação provas, o acto de candidatura e a convocação para a prova oral figuram unicamente no sítio para a prova oral figuram unicamente no sítio web ( 2 ) do EPSO, no seu dossier EPSO («EPSO- web ( 2 ) do EPSO, no seu dossier EPSO («EPSOprofile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»), a que os profile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»), a que os candidatos podem ter acesso utilizando o nome candidatos podem ter acesso utilizando o nome de utilizador (user name) e a senha (password) de utilizador (user name) e a senha (password) que escolherão aquando da sua inscrição. Os que escolherão aquando da sua inscrição. Os candidatos são responsáveis pela notificação ao candidatos são responsáveis pela notificação ao secretariado do concurso de uma eventual secretariado do concurso de uma eventual mudança de endereço postal e/ou electrónico. mudança de endereço postal e/ou electrónico. Os candidatos devem acompanhar a evolução do Os candidatos devem acompanhar a evolução do concurso e verificar as informações que lhes concurso e verificar as informações que lhes dizem respeito, relativas às etapas anunciadas, dizem respeito, relativas às etapas anunciadas, consultando o respectivo dossier EPSO («EPSO- consultando o respectivo dossier EPSO («EPSOprofile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»). Em vir- profile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»). Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os tude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos que não possam verificar as suas candidatos que não possam verificar as suas informações devem assinalar esse facto ao EPSO informações devem assinalar esse facto ao EPSO através de correio electrónico ( 8 ). através de correio electrónico ( 8 ). Na medida do possível, os candidatos serão convocados para os testes de pré-selecção e para a prova escrita no centro de exame mais próximo do endereço indicado aquando da inscrição no concurso. Por motivos de organização, não é autorizada nenhuma alteração de local, excepto em caso de mudança de residência devidamente comprovada. Os candidatos poderão ser convocados a Bruxelas para efectuarem as provas escritas e oral. A prova oral poderá ter lugar em Bruxelas. ( 8 ) Endereço electrónico:

11 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/11 3. Candidatura completa 3. Candidatura completa Os candidatos que tiverem obtido no respectivo domí- Oscandidatos serão convidadosa imprimir e preencher nio simultaneamente uma das melhores notas no con- o respectivo acto de candidatura, que estará disponível junto dos testes de pré-selecção a), b) e c), bem como no sítio web ( 2 ), no respectivo dossier EPSO («EPSOo mínimo exigido em cada um desses testes, serão profile», «dossier-epso», «EPSO-Datei»), e que deve ser convidados a imprimir e a preencher o respectivo acto por eles expedido dentro do prazo fixado ( 9 ). de candidatura, que estará disponível no sítio web ( 2 ), no respectivo dossier EPSO («EPSO-profile», «dossier- EPSO», «EPSO-Datei»), e que deve ser por eles expedido dentro do prazo fixado ( 9 ). Documentos a anexar Documentos a anexar A cidadania, os estudos, a formação, os estágios, a investigação e a experiência profissional devem ser especificados pormenorizadamente no acto de candi- datura. Esse acto deve ser acompanhado por um índice em papel comum que apresente um resumo dos documentos comprovativos anexados e numera- dos (cópias simples de um documento comprovativo da nacionalidade e do ou dos atestados comprovati- vos das qualificações e da experiência profissional, de onde constem claramente as datas de início e de fim das prestações, assim como a natureza precisa das tarefas executadas). A cidadania, os estudos, a formação, os estágios, a investigação e a experiência profissional devem ser especificados pormenorizadamente no acto de candidatura. Esse acto deve ser acompanhado por um índice em papel comum que apresente um resumo dos documentos comprovativos anexados e numerados (cópias simples de um documento comprovativo da nacionalidade e do ou dos atestados comprovativos das qualificações e da experiência profissional, de onde constem claramente as datas de início e de fim das prestações, assim como a natureza precisa das tarefas executadas). Para preencher a sua candidatura, os candidatos Para preencher a sua candidatura, os candidatos não podem fazer referência a documentos, actos não podem fazer referência a documentos, actos de candidatura ou outros documentos apresenta- de candidatura ou outros documentos apresentados numa candidatura anterior. Nenhum dos dos numa candidatura anterior. Nenhum dos documentos das diversas candidaturas será documentos das diversas candidaturas será devolvido aos candidatos. devolvido aos candidatos. Assinatura e envio Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos devem tomar todas as medidas para que o acto de candidatura devida- mente preenchido, assinado e acompanhado de todos os documentos comprovativos, seja efecti- vamente expedido, por correio registado, no prazo fixado ( 9 ), fazendo fé a data do carimbo dos correios. Assinatura e envio Em virtude do dever de diligência que lhes incumbe, os candidatos devem tomar todas as medidas para que o acto de candidatura devidamente preenchido, assinado e acompanhado de todos os documentos comprovativos seja efectivamente expedido, por correio registado, no prazo fixado ( 9 ), fazendo fé a data do carimbo dos correios. Exame das candidaturas O júri examinará os processos dos candidatos a fim de determinar se respeitam as condições previstas nos pontos II.1 a II.3 do título A do anúncio de concurso. O júri procederá em seguida à correcção da prova escrita dos candidatos que observem todas as condições de admissão do título A, ponto II do presente anúncio e convocará para a prova oral os candidatos que tiverem obtido no domínio escolhido, simultaneamente, o mínimo exigido e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 2) na prova escrita d). Exame das candidaturas O júri examinará os processos dos candidatos que preencham as condições gerais (punto II.4 do título A), no seguimento de um controlo preliminar de eligibilidade por parte da Administraçâo com base nas indicações fornecidas no formulário de inscrição. O júri determinará se preenchem as condições dos pontos II.1 a II.3 do título A do anúncio de concurso e convocará os candidatos para as provas escritas. O júri procede em seguida à correcção das provas escritas dos candidatos que preencham todas as condições de admissão do ponto IIdo título Ado presente anúncio e convocará para a prova oral os candidatos que tenham obtido, no domínio selecçionado, simultaneamente o mínimo exigido e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 2) nas provas escritas a), b) e c). ( 9 ) Prazo indicado oportunamente no sítio web do EPSO.

12 C 81 A/12 PT Jornal Oficial da União Europeia Isto significa que serão automaticamente Isto significa que serão automaticamente excluídos os candidatos que: excluídos os candidatos que: tiverem expedido a sua candidatura após a data-limite, não tiverem preenchido e/ou assinado o acto de candidatura, não reunirem todas as condições de admis- são. não reunirem todas as condições de admis- são. tiverem expedido a sua candidatura após a data-limite, não tiverem preenchido e/ou assinado o acto de candidatura, 4. Estabelecimento das listas de reserva 4. Estabelecimento das listas de reserva Os candidatos que tiverem obtido no domínio escolhido, simultaneamente, o mínimo exigido em cada uma das provas d) e e) e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 5) no conjunto destas provas, serão inscritos na lista de reserva. Os candidatos que tiverem obtido no domínio escolhido, simultaneamente, o mínimo exigido em cada uma das provas a), b), c) e d) e uma das melhores pontuações (ver título B, ponto 5) no conjunto destas provas, serão inscritos na lista de reserva. NB: Os candidatos que, aquando da inscrição electrónica, não tiverem introduzido todos os dados obrigatórios e/ou os candidatos que não tiverem enviado, no prazo fixado ( 9 ), o acto de candidatura preenchido, assinado e acompa- nhado por todos os documentos comprovativos exigidos, não serão convocados para participar nas provas escritas. NB: Os candidatos que, aquando da inscrição electrónica, não tiverem introduzido todos os dados obrigatórios não serão convocados para participar nos testes e provas. De igual modo, os candidatos que tiverem sido aprovados nos testes de pré-selecção, mas que não tenham enviado, no prazo fixado ( 9 ), o acto de candidatura preenchido, assinado e acompanhado dos documentos comprovativos necessários, não poderão participar na etapa seguinte. 5. Se, em qualquer fase do procedimento, se verificar que as informações prestadas no formulário de inscrição electrónica ou no acto de candidatura são inexactas, ou não são comprovadas pelos documentos exigidos em apoio do mesmo, ou que um candidato não satisfaz todas as condições do presente anúncio de concurso, a admissão do candidato será declarada nula. 6. Para facilitar os trabalhos administrativos, toda a correspondência relativa a uma candidatura apresentada sob um determinado nome DEVE MENCIONAR ESSE NOME, O NÚMERO, A LÍNGUA 1 DO CONCURSO E O DOMÍNIO ESCOLHIDO, BEM COMO O NÚMERO ATRIBUÍDO AQUANDO DA INSCRIÇÄO ELECTRÓNICA.

13 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/13 D. INFORMAÇÕES GERAIS 1. Igualdade de oportunidades As instituições europeias procuram escrupulosamente evitar qualquer forma de discriminação durante o processo de concurso. As instituições europeias praticam uma política de igualdade de oportunidades e aceitam as candidaturas sem distinção de idade, raça, convicção política, filosófica ou religiosa, sexo ou orientação sexual e independentemente de uma eventual deficiência, do estado civil ou da situação familiar. 2. Júri Para cada concurso é nomeado um júri. Os nomes dos membros desse júri são publicados no sítio web ( 2 ) do EPSO cerca de 15 dias antes da data dos testes de pré-selecção (ou da prova escrita). São formalmente proibidas quaisquer intervenções directas ou indirectas dos candidatos junto do júri. Qualquer violação desta regra implicará a exclusão dos candidatos em causa do concurso. O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) está encarregado dos contactos com os candidatos até ao encerramento do concurso. 3. Calendário indicativo A título informativo, refere-se que os processos de concurso se prolongam por um período de cerca de nove meses, consoante o número de candidatos inscritos. O sítio web ( 2 ) do EPSO contém todas as informações úteis. 4. Pedidos de reexame Vias de recurso Queixas ao Provedor de Justiça Europeu Queira reportar-se ao anexo. 5. Condições de recrutamento A inscrição dos candidatos aprovados nas listas de reserva confere-lhes a possibilidade de serem recrutados, na qualidade de funcionários estagiários, em função das necessidades dos serviços das instituições europeias, em Bruxelas, no Luxemburgo ou em qualquer outro local de actividade desses serviços. Os candidatos aprovados inscritos nas listas de reserva que recebam uma proposta de emprego deverão apresentar posteriormente, para efeitos de certificação, os originais de todos os documentos exigidos, nomeadamente os respectivos diplomas. O recrutamento será efectuado em função das disposições estatutárias e das disponibilidades orçamentais. Em função da natureza do posto, os candidatos aprovados poderão receber inicialmente uma proposta de contrato na qualidade de agentes temporários; nesse caso, o seu nome continuará a constar da lista de reserva. 6. Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de a idade obrigatória para a passagem à reforma do pessoal abrangido pelo Estatuto e pelo regime aplicável aos outros agentes ser, actualmente, de 65 anos.

14 C 81 A/14 PT Jornal Oficial da União Europeia Categoria e grau A reserva de recrutamento de administradores destina-se aos graus 7/6 da categoria A. 8. Remuneração Vencimento-base mensal em 1 de Maio de 2004: grau A*6 (ver nota de pé-de-página 1), primeiro escalão: 4 311,55 euros.

15 PT Jornal Oficial da União Europeia C 81 A/15 ANEXO PEDIDOS DE REEXAME VIAS DE RECURSO QUEIXAS AO PROVEDOR DE JUSTIÇA EUROPEU Os candidatos que considerem, em qualquer fase do concurso, que uma decisão lhes é prejudicial, dispõem das seguintes opções: Pedidos de reexame Apresentar, no prazo de 20 dias de calendário a contar da data de envio da carta de notificação da decisão em causa, um pedido de reexame, enviando uma carta que especifique as suas razões, para: Serviço Europeu de Selecção do Pessoal CORT 80 Concurso EPSO/A/17/04 B-1049 Bruxelas. O EPSO envia-a ao presidente do júri, desde que este disponha de competências para o efeito, sendo enviada uma resposta ao candidato com a maior brevidade. Vias de recurso Interpor um recurso junto do: Tribunal de Primeira Instância das Comunidades Europeias Boulevard Konrad Adenauer L-2925 Luxemburgo, com base no artigo 236. o do Tratado CE e no artigo 91. o do Estatuto dos funcionários das Comunidades Europeias, ou apresentar uma reclamação com base no n. o 2 do artigo 90. o do Estatuto dos funcionários das Comunidades Europeias dirigida ao: Serviço Europeu de Selecção do Pessoal CORT 80 Concurso EPSO/A/17/04 B-1049 Bruxelas. Os prazos imperativos (ver Estatuto dos funcionários publicado no Jornal Oficial das Comunidades Europeias L56 de 4 de Março de fixados para estes dois tipos de procedimentos começam a correr a contar da data de notificação da decisão a contestar. Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de a entidade competente para proceder a nomeações não ter poderes para alterar as decisões de um júri de concurso. Em conformidade com uma jurisprudência constante, o amplo poder de apreciação dos júris de concurso só pode ser sujeito ao controlo do juiz comunitário caso se verifique uma violação evidente das regras que presidem aos trabalhos. Queixa ao Provedor de Justiça Europeu Os candidatos podem apresentar, como qualquer cidadão da União, uma queixa ao: Provedor de Justiça Europeu 1, avenue du Président Robert Schuman BP 403 F Estrasburgo Cedex, em conformidade com o n. o 1 do artigo 195. o do Tratado que institui a Comunidade Europeia e com as condições estabelecidas na decisão do Parlamento Europeu, de 9 de Março de 1994, relativa ao Estatuto e às condições gerais de exercício das funções de Provedor de Justiça Europeu, publicada no Jornal Oficial das Comunidades Europeias L 113 de 4 de Maio de 1994.

16 C 81 A/16 PT Jornal Oficial da União Europeia Chama-se a atenção dos candidatos para o facto de que a queixa ao Provedor não tem efeitos suspensivos sobre o prazo previsto no n. o 2 do artigo 90. o e no artigo 91. o do Estatuto para a interposição de uma reclamação ou de um recurso junto do Tribunal de Primeira Instância com base no artigo 236. o do Tratado CE.

17 PT Jornal Oficial da União Europeia C 98 A/1 RECTIFICAÇÕES Rectificação ao anúncio de concurso geral EPSO/A/17/04 para a constituição de uma lista de reserva de recrutamento de administradores (A 7/A 6) especializados no domínio da investigação («Jornal Oficial da União Europeia» C 81 A de 31 de Março de 2004) (2004/C 98 A/01) Na página 10, depois do último parágrafo do título C, «COMO CONCORRER», é acrescentado o seguinte texto: «Após a data-limite de inscrição, o EPSO dispõe de um prazo de um mês para convidar os candidatos a confirmarem a sua candidatura e, se for caso disso, a escolherem a cidade na qual desejam realizar os testes de pré-selecção e/ou a prova escrita. O convite e a confirmação serão efectuados através do dossier EPSO. A ausência de confirmação num prazo de dois meses a contar da data-limite de inscrição será considerada pelo EPSO como uma desistência. Esta desistência porá termo à sua candidatura.»

18 PT Jornal Oficial da União Europeia C 141 A/1 RECTIFICAÇÕES Rectificação ao anúncio de concurso geral EPSO/A/17/04 para a constituição de uma lista de reserva de recrutamento de administradores (A 7/A 6) especializados no domínio da investigação («Jornal Oficial da União Europeia» C 81 A 31 Março 2004) (2004/C 141 A/01) Na página 2, no título A. NATUREZA DAS FUNÇÕES E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO (PERFIL EXIGIDO): em vez de: «domínio 1: Química e biologia (lista de 60 candidatos aprovados), domínio 2: Física, ciências dos materiais (lista de 40 candidatos aprovados), domínio 3: Sócio-economia e risco (lista de 40 candidatos aprovados), domínio 4: Tratamento de imagens e de dados (lista de 40 candidatos aprovados)», deve ler-se: «domínio 1: Química e biologia (lista de 30 candidatos aprovados), domínio 2: Física, ciências dos materiais (lista de 20 candidatos aprovados), domínio 3: Sócio-economia e risco (lista de 20 candidatos aprovados), domínio 4: Tratamento de imagens e de dados (lista de 20 candidatos aprovados).». Na página 5, no título B. DESENROLAR DO CONCURSO (em ambas as colunas): em vez de: «210 para o domínio 1, 140 para o domínio 2, 140 para o domínio 3, 140 para o domínio 4.», deve ler se: «120 para o domínio 1, 80 para o domínio 2, 80 para o domínio 3, 80 para o domínio 4.».

19 C 141 A/2 PT Jornal Oficial da União Europeia Na página 6, título B. DESENROLAR DO CONCURSO, na coluna da esquerda do ponto 1. Testes de pré- -selecção Classificação: em vez de: «no domínio 1, uma das 210 melhores classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 140 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 140 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 140 melhores classificações ( 4 ),», deve ler-se: «no domínio 1, uma das 120 melhores classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 80 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 80 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 80 melhores classificações ( 4 ),». Na página 7, no título B. DESENROLAR DO CONCURSO, nas duas colunas do ponto 2. Prova escrita: em vez de: «no domínio 1, uma das 105 melhores classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 70 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 70 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 70 melhores classificações ( 4 ).», deve ler-se: «no domínio 1, uma das 60, melhores classificações ( 4 ) no domínio 2, uma das 40 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 40 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 40 melhores classificações ( 4 ).»,

20 PT Jornal Oficial da União Europeia C 141 A/3 Na página 8, no título B. DESENROLAR DO CONCURSO, em ambas as colunas do ponto 5. Inscrição nas listas de reserva: em vez de: «no domínio 1, uma das 60 melhores classificações ( 4 ), no domínio 2, uma das 40 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 40 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 40 melhores classificações ( 4 ).», deve ler-se: «no domínio 1, uma das 30, melhores classificações ( 4 ) no domínio 2, uma das 20 melhores classificações ( 4 ), no domínio 3, uma das 20 melhores classificações ( 4 ), no domínio 4, uma das 20 melhores classificações ( 4 ).».

16.3.2004 PT Jornal Oficial da União Europeia ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/B/22/04 (2004/C 66 A/02)

16.3.2004 PT Jornal Oficial da União Europeia ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/B/22/04 (2004/C 66 A/02) 16.3.2004 PT Jornal Oficial da União Europeia C 66 A/13 ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/B/22/04 (2004/C 66 A/02) O Serviço Europeu de Selecção do Pessoal (EPSO) organiza um concurso geral mediante prestação

Leia mais

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO)

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) 25.5.2011 PT Jornal Oficial da União Europeia C 155 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) ANÚNCIO DE CONCURSO GERAL EPSO/AD/215/11 Administradores no

Leia mais

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO)

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) 16.3.2011 PT Jornal Oficial da União Europeia C 82 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AD/206/11 (AD 5) E EPSO/AD/207/11

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 224 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 9 de julho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Serviço Europeu de Seleção do

Leia mais

SERVIÇO EUROPEU DE SELEÇÃO DO PESSOAL (EPSO)

SERVIÇO EUROPEU DE SELEÇÃO DO PESSOAL (EPSO) 11.7.2013 PT Jornal Oficial da União Europeia C 199 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇO EUROPEU DE SELEÇÃO DO PESSOAL (EPSO) ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS (2013/C 199 A/01) O Serviço Europeu

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 222 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 7 de julho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Comissão Europeia 2015/C 222 A/01

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AD/240-243/12 TRADUTORES (ET/GA/LV/PT) (2012/C 204 A/02)

ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AD/240-243/12 TRADUTORES (ET/GA/LV/PT) (2012/C 204 A/02) 12.7.2012 PT Jornal Oficial da União Europeia C 204 A/5 ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AD/240-243/12 TRADUTORES (ET/GA/LV/PT) (2012/C 204 A/02) O Serviço Europeu de Seleção do Pessoal (EPSO) organiza

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 183 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 4 de junho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Serviço Europeu de Seleção do

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 249 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 30 de julho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Serviço Europeu de Seleção do

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697. Anúncio de concurso. Serviços 1/12 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:65697-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: FL/SCIENT15 Serviços de tradução 2015/S 039-065697 Anúncio de concurso

Leia mais

CONVITE A MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA AGENTES CONTRATUAIS PSICOPEDAGOGOS (H/F) Grupo de funções IV EPSO/CAST/S/6/2013 I.

CONVITE A MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA AGENTES CONTRATUAIS PSICOPEDAGOGOS (H/F) Grupo de funções IV EPSO/CAST/S/6/2013 I. CONVITE A MANIFESTAÇÃO DE INTERESSE PARA AGENTES CONTRATUAIS PSICOPEDAGOGOS (H/F) Grupo de funções IV EPSO/CAST/S/6/2013 I. INTRODUÇÃO A pedido da Comissão Europeia, o Serviço Europeu de Seleção do Pessoal

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/9 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:213932-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Serviços de especialização de médico-assistente e de dentista-assistente junto dos

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: TM14-EN Serviços de tradução 2014/S 206-363883. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: TM14-EN Serviços de tradução 2014/S 206-363883. Anúncio de concurso. Serviços 1/11 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:363883-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: TM14-EN Serviços de tradução 2014/S 206-363883 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312. Anúncio de concurso. Serviços

GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:351312-2012:text:pt:html GR-Tessalónica: Ministração de formação em TIC para o pessoal do Cedefop 2012/S 213-351312 Anúncio

Leia mais

AVISO DE VAGA DE LUGAR ECA/2015/JUR. 2 lugares de jurista - Graus AD 8 - AD 9 Unidade Assuntos Jurídicos - Presidência

AVISO DE VAGA DE LUGAR ECA/2015/JUR. 2 lugares de jurista - Graus AD 8 - AD 9 Unidade Assuntos Jurídicos - Presidência RECURSOS HUMANOS Recrutamento e evolução de carreira AVISO DE VAGA DE LUGAR ECA/2015/JUR 2 lugares de jurista - Graus AD 8 - AD 9 Unidade Assuntos Jurídicos - Presidência SOMOS O Tribunal de Contas Europeu

Leia mais

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL

REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO DE PESSOAL Artigo 1. o (Recrutamento e selecção) 1. O recrutamento de pessoal consiste no conjunto de acções destinadas a pôr à disposição da AMCM os meios humanos necessários

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:237742-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Seguro coletivo de saúde para os estagiários de determinadas instituições

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505. Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:279505-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de tradução para inglês 2015/S 152-279505 Anúncio de concurso

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145006-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145006-2013:text:pt:html 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145006-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Serviços de formação profissional no domínio da vigilância, do combate a incêndios,

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811

Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento Europeu em Estrasburgo 2014/S 114-199811 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:199811-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Serviços de medicina geral a prestar a favor do gabinete médico do Parlamento

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:267125-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre a legislação aplicável aos contratos de seguro 2014/S 149-267125

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:256532-2013:text:pt:html Grécia-Tessalónica: Serviços de manutenção, apoio e desenvolvimento Web para o sítio Web oficial

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos

I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:306516-2012:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento de um grupo electrogéneo trifásico 2012/S 187-306516 Anúncio de concurso

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:126814-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Serviços de gestão de projetos e planeamento para projetos de construção

Leia mais

Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211. Anúncio de concurso. Serviços

Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405211-2013:text:pt:html Grécia-Heráclio: Apoio a atividades de resiliência e segurança em nuvem 2013/S 234-405211 Anúncio

Leia mais

HOPE PORTUGAL. Regulamento do Programa de Intercâmbio

HOPE PORTUGAL. Regulamento do Programa de Intercâmbio HOPE PORTUGAL Regulamento do Programa de Intercâmbio Disposições aplicáveis 1- Os procedimentos e normas que regem o programa acima referido e abaixo denominado Intercâmbio, constam do presente documento,

Leia mais

AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS (LONDRES) ACTO DE CANDIDATURA

AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS (LONDRES) ACTO DE CANDIDATURA AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS (LONDRES) ACTO DE CANDIDATURA (Todas as secções do formulário de candidatura devem ser preenchidas a TINTA PRETA, em maiúsculas, independentemente de eventuais documentos

Leia mais

GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669. Anúncio de concurso.

GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:411669-2012:text:pt:html GR-Heráclio: Segurança em nuvem «Nuvens» governamentais e notificação de incidentes 2012/S 249-411669

Leia mais

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO)

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) 28.10.2010 PT Jornal Oficial da União Europeia C 292 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL (EPSO) ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AD/204-205/10 (2010/C 292

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:352871-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Concurso n. o SANCO/2012/C4/03 relativo a um projecto-piloto relacionado com o

Leia mais

Comunicações e Informações

Comunicações e Informações Jornal Oficial da União Europeia C 231 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 58. o ano 15 de julho de 2015 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Parlamento Europeu 2015/C 231

Leia mais

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso

França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss em Estrasburgo 2015/S 157-287593. Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:287593-2015:text:pt:html França-Estrasburgo: Reparação da flocagem azul e amarela dos vigamentos do edifício Louise Weiss

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:190978-2014:text:pt:html Áustria-Viena: Serviços de limpeza a favor das instalações da Casa da União Europeia em Viena

Leia mais

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços

Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:172131-2014:text:pt:html Países Baixos-Haia: Limpeza e serviços conexos 2014/S 099-172131 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140907-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo comparativo relativo a contratos de computação em nuvem 2013/S 084-140907

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:260109-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo de viabilidade sobre um «portal europeu de mobilidade em matéria de

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S 138-239089. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239089-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Recurso a informações públicas sobre sistemas de restrição de acesso 2013/S

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/10 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:387511-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Celebração de contratos-quadro múltiplos para a tradução de textos jurídicos

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1 / 5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:433388-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apólice de seguro de assistência e de vida/invalidez a favor dos membros,

Leia mais

B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos e melhores práticas 2013/S 084-140896

B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos e melhores práticas 2013/S 084-140896 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:140896-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Apresentação de filmes e outros conteúdos audiovisuais nas escolas europeias Obstáculos

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265083-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo relativo ao papel da digitalização e da inovação para a criação de

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:274501-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Serviços bancários S2R/BANK/2015/02 2015/S 149-274501 Anúncio de concurso

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:268336-2015:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento, instalação e manutenção de 2 sistemas de armazenamento por baterias

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:340300-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Contrato-quadro relativo a serviços de apoio a atividades de comunicação no

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768. Anúncio de concurso. Serviços 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316768-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Digitalização de documentos analógicos em suporte magnético 2014/S 180-316768

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível comercial sustentável 2013/S 248-431845

Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível comercial sustentável 2013/S 248-431845 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:431845-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Modelo para estudos de viabilidade de um novo projeto relativo a biocombustível

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:289283-2012:text:pt:html D-Francoforte no Meno: Prestação de serviços para o desenvolvimento e auditoria de sistemas

Leia mais

DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993

DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993 DIRECTIVA 93/109/CE, 6 DEZEMBRO 1993 SISTEMA DE EXERCÍCIO DO DIREITO DE VOTO E DE ELEGIBILIDADE NAS ELEIÇÕES PARA O PARLAMENTO EUROPEU DOS CIDADÃOS DA UNIÃO EUROPEIA RESIDENTES NUM ESTADO-MEMBRO DE QUE

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:154249-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Alojamento do sítio Internet do Comité das Regiões (CR) 2015/S 086-154249

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:173161-2015:text:pt:html Portugal-Lisboa: Canal de aquisição para computadores híbridos 2 em 1, leves e para utilização

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:215101-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:215101-2013:text:pt:html 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:215101-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio no âmbito do trabalho preparatório de medidas de conceção ecológica

Leia mais

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso.

L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:20052-2013:text:pt:html L-Luxemburgo: PE-ITEC-DIT-ITIM-2012/03-CLAVIS Software de gestão de documentos 2013/S 015-020052

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:316749-2014:text:pt:html Suécia-Estocolmo: Serviços de gestão de documentos e serviços de bioinformática, bioestatística,

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Prestação de serviços em nuvem a favor da ECHO 2014/S 148-265392. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Prestação de serviços em nuvem a favor da ECHO 2014/S 148-265392. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:265392-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Prestação de serviços em nuvem a favor da ECHO 2014/S 148-265392 Anúncio de

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear 2015/S 022-034770. Anúncio de concurso.

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear 2015/S 022-034770. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:34770-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de actínio-225 para aplicações no domínio da medicina nuclear

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:400207-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Contrato no domínio do aquecimento, ventilação e ar condicionado Realização

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378236-2014:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378236-2014:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:378236-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Concurso n.o 06B10/2014/M054 Centro de gestão da mobilidade no edifício Altiero

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Materiais descartáveis para a restauração 2015/S 175-317517. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Luxemburgo-Luxemburgo: Materiais descartáveis para a restauração 2015/S 175-317517. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:317517-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Materiais descartáveis para a restauração 2015/S 175-317517 Anúncio de

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura de placas de plástico 2014/S 224-395007

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura de placas de plástico 2014/S 224-395007 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:395007-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de geradores de alta frequência e separadores para soldadura

Leia mais

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços

E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163953-2012:text:pt:html E-Bilbau: Prestação de um serviço de «helpdesk» 2012/S 99-163953 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso.

Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S 012-016086. Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:16086-2014:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: AO 10578 «Duplicação e reprodução de CD, DVD e produção de pens USB» 2014/S

Leia mais

D-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de gestão de seguros para o BCE 2013/S 056-090855. Anúncio de concurso.

D-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de gestão de seguros para o BCE 2013/S 056-090855. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:90855-2013:text:pt:html D-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de gestão de seguros para o BCE 2013/S 056-090855

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S 093-157518. Anúncio de concurso.

I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S 093-157518. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:157518-2013:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento e manutenção de um sistema automatizado de imagiologia celular 2013/S

Leia mais

I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados e redes de fibra ótica 2013/S 121-206362

I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados e redes de fibra ótica 2013/S 121-206362 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:206362-2013:text:pt:html I-Ispra: Fornecimento e instalação de cablagem estruturada, instalação de sistemas de voz-dados

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:331932-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:331932-2013:text:pt:html 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:331932-2013:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Estudo sobre cibersegurança nos transportes terrestres, que desenvolve orientações

Leia mais

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:284879-2013:text:pt:html Itália-Ispra: Fornecimento de uma ambulância de emergência 2013/S 164-284879 Anúncio de concurso

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso

B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio electrónico 2012/S 99-163950. Anúncio de concurso 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:163950-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo sobre a situação do mercado de encomendas da UE, com especial ênfase no comércio

Leia mais

Procedimento de selecção a que a

Procedimento de selecção a que a AGÊNCIA EUROPEIA DE MEDICAMENTOS (LONDRES) FORMULÁRIO DE CANDIDATURA Apresen tação Imprimir por formulári correio o electrón ico Convite à manifestação de interesse para Agentes Contratados para tarefas

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:244605-2015:text:pt:html Itália-Parma: Serviços de cantina, cafetaria e restauração e fornecimento de café e outras bebidas

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:198110-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Concurso n.o 06A50/2014/M032 Contrato-quadro de serviços para controlo periódico

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental e de arquivo 2014/S 153-273985

Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental e de arquivo 2014/S 153-273985 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:273985-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: CDR/ARCH/41/2014 Aquisição, instalação e adaptação de software de gestão documental

Leia mais

Notas sobre o formulário Acto de Oposição

Notas sobre o formulário Acto de Oposição INSTITUTO DE HARMONIZAÇÃO NO MERCADO INTERNO (IHMI) Marcas, Desenhos e Modelos Notas sobre o formulário Acto de Oposição 1. Observações gerais 1.1 Utilização do formulário O formulário pode ser obtido

Leia mais

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:84398-2014:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de um analisador termogravimétrico (TGA) 2014/S 051-084398 Anúncio

Leia mais

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:158472-2012:text:pt:html UK-Londres: Prestação de serviços de organização de viagens 2012/S 96-158472 Anúncio de concurso

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:261867-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Contrato de apólices de seguros para danos materiais, responsabilidade civil

Leia mais

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso.

E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863. Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:254863-2012:text:pt:html E-Alicante: Serviços de peritos financeiros relacionados com a gestão da tesouraria 2012/S 153-254863

Leia mais

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços

UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:288060-2012:text:pt:html UK-Bramshill: Prestação de um serviço de linha de Internet alugada 2012/S 175-288060 Anúncio

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:367014-2013:text:pt:html Espanha-Alicante: Prestação de serviços de apoio domiciliário a favor do pessoal estatutário

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:184783-2015:text:pt:html Reino Unido-Londres: Prestação de serviços de colocalização, serviços de fornecimento de serviços

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/8 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:283598-2014:text:pt:html Itália-Ispra: Contrato-quadro de serviços de imagística, dividido em 2 lotes 2014/S 158-283598

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:405184-2014:text:pt:html Finlândia-Helsínquia: Prestação de serviços TI para aplicações TI da Agência Europeia dos Produtos

Leia mais

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios

AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA. MÓDULO III Bolsas e Estágios AS FONTES DE INFORMAÇÃO DA UNIÃO EUROPEIA MÓDULO III Bolsas e Estágios Bolsas e Estágios Bolsas Acção Social do Ensino Superior Fundação para a Ciência e a Tecnologia Fundação Calouste Gulbenkian Instituto

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html

O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:120927-2013:text:pt:html B-Geel: Fornecimento e manutenção de um novo carro de bombeiros para o corpo de bombeiros do

Leia mais

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão na Web 2013/S 241-418284. Anúncio de concurso

Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão na Web 2013/S 241-418284. Anúncio de concurso 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:418284-2013:text:pt:html Alemanha-Francoforte no Meno: BCE - Prestação de serviços de filmagem/vídeos/animação e de difusão

Leia mais

Portugal-Lisboa: Serviços informáticos de gestão eletrónica de recursos humanos 2014/S 001-000003. Anúncio de concurso. Serviços

Portugal-Lisboa: Serviços informáticos de gestão eletrónica de recursos humanos 2014/S 001-000003. Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:3-2014:text:pt:html Portugal-Lisboa: Serviços informáticos de gestão eletrónica de recursos humanos 2014/S 001-000003

Leia mais

E-Vigo: Realização de cursos de línguas e testes de proficiência a favor da AECP 2013/S 107-182370. Anúncio de concurso. Serviços

E-Vigo: Realização de cursos de línguas e testes de proficiência a favor da AECP 2013/S 107-182370. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:182370-2013:text:pt:html E-Vigo: Realização de cursos de línguas e testes de proficiência a favor da AECP 2013/S 107-182370

Leia mais

Aviso de Vaga para o lugar de. Especialista de TI. da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia REF.: ACER/2016/08 ******

Aviso de Vaga para o lugar de. Especialista de TI. da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia REF.: ACER/2016/08 ****** Aviso de Vaga para o lugar de Especialista de TI da Agência de Cooperação dos Reguladores da Energia REF.: ACER/2016/08 Publicação Título da função Direção-Geral/Serviço de tutela Externa Especialista

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços

Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:312029-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio à adoção dos serviços Copernicus pelos utilizadores 2014/S 177-312029

Leia mais

Reapreciação da Comunicação relativa ao seguro de crédito à exportação em operações garantidas a curto prazo. Documento de consulta

Reapreciação da Comunicação relativa ao seguro de crédito à exportação em operações garantidas a curto prazo. Documento de consulta Reapreciação da Comunicação relativa ao seguro de crédito à exportação em operações garantidas a curto prazo 1. Introdução Documento de consulta Em alguns Estados-Membros, as agências oficiais de crédito

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:239648-2014:text:pt:html Espanha-Alicante: Contratação de fornecimento de eletricidade (lote 1) e gás (lote 2) nos imóveis

Leia mais

Anúncio de concurso. Fornecimentos

Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:268964-2014:text:pt:html Itália-Ispra: Aluguer de curta e longa duração de viaturas e transporte de viaturas com o objetivo

Leia mais

UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de. cidadania europeia

UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de. cidadania europeia UM NOVO DIREITO PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS PARTICIPE NA DEFINIÇÃO DA AGENDA! Guia da iniciativa de cidadania europeia Comissão Europeia Secretariado-Geral 1049 Bruxelles BÉLGICA Texto original concluído

Leia mais

Agência - Contrato de prestação de serviços - Anúncio de concurso - Concurso público

Agência - Contrato de prestação de serviços - Anúncio de concurso - Concurso público 1/7 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:42434-2015:text:pt:html Irlanda-Dublim: Prestação de serviços para a formação e desenvolvimento do pessoal da Eurofound

Leia mais

DESPACHO Nº 14/2007(a), com as alterações introduzidas pelo DESPACHO Nº 13/R/2011 de 11 de Abril de 2011 (Versão consolidada)

DESPACHO Nº 14/2007(a), com as alterações introduzidas pelo DESPACHO Nº 13/R/2011 de 11 de Abril de 2011 (Versão consolidada) DESPACHO Nº 14/2007(a), com as alterações introduzidas pelo DESPACHO Nº 13/R/2011 de 11 de Abril de 2011 (Versão consolidada) Assunto: Regulamento dos concursos especiais de acesso aos ciclos de estudo

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES CONTRATUAIS A. INTRODUÇÃO

SELEÇÃO DE AGENTES CONTRATUAIS A. INTRODUÇÃO SELEÇÃO DE AGENTES CONTRATUAIS A. INTRODUÇÃO A Comissão Europeia vai lançar um procedimento de seleção aberto tendo em vista criar uma reserva de candidatos da qual recrutará agentes contratuais. No quadro

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Abastecimento de energia elétrica verde 2013/S 133-229452. Anúncio de concurso. Fornecimentos

Luxemburgo-Luxemburgo: Abastecimento de energia elétrica verde 2013/S 133-229452. Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:229452-2013:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Abastecimento de energia elétrica verde 2013/S 133-229452 Anúncio de

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 1997L0081 PT 25.05.1998 001.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições BDIRECTIVA 97/81/CE DO CONSELHO de 15 de Dezembro de 1997 respeitante ao acordo-quadro

Leia mais

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços

L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424. Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:145424-2012:text:pt:html L-Luxemburgo: Mudança, transporte e manutenção 2012/S 89-145424 Anúncio de concurso Serviços

Leia mais