AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHAL DE FRADES ESCOLA BÁSICA CARLOS RIBEIRO CONSELHO DE CICLOS. 14 de março. Ano letivo 2011/2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHAL DE FRADES ESCOLA BÁSICA CARLOS RIBEIRO CONSELHO DE CICLOS. 14 de março. Ano letivo 2011/2012"

Transcrição

1 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PINHAL DE FRADES ESCOLA BÁSICA CARLOS RIBEIRO CONSELHO DE CICLOS 14 de março Ano letivo 2011/2012

2 Ordem de Trabalhos: 1. Informações 2. Preparação dos conselhos de turma de avaliação de final de período 3. Outros Assuntos

3 1. Informações: Provas finais e exames nacionais: As provas finais de 6º ano e os exames de 9ºano de Língua Portuguesa e Matemática realizam-se: 6º ano - nos dias 19 e 22 de junho, respetivamente; 9º ano nos dias 18 e 21 de junho, respetivamente. A prova de PLNM (6º e 9º ano ) realiza-se no dia 18 de junho. Atualização dos documentos de identificação - 6º e 9º ano: Serviços administrativos (SE) efetuaram o levantamento das situações em que os alunos têm os documentos caducados, ou com a validade a terminar brevemente. Há que efetuar reconhecimento das situações e nas reuniões com EE solicitar a entrega de cópia do documento de identificação atualizado nos SE o mais breve possível.

4 ALUNOS COM N.E.E. Verificaram-se alterações às normas para a realização dos exames e provas finais para os alunos com n.e.e. Devem ser cumpridas as indicações constantes no documento orientador para os alunos com n.e.e. (consultar doc. Síntese) Exames a nível de escola: Apenas, em casos excecionais, os alunos cegos, com baixa visão, surdos severos ou profundos ou com limitações motoras severas. Em 2011/2012, excecionalmente, para os alunos do 3º ciclo com n.e.e. de carácter permanente do domínio cognitivo e com necessidades especiais de saúde decorrentes de situações clínicas graves. Os alunos com PEI podem usufruir de adaptações nas condições de realização de exame, embora tenham de realizar as provas nacionais.

5 Em CT devem ser analisadas as situações dos alunos com PEI. Registar em ata as condições especiais que devem usufruir. Deve ser formalizado o pedido através do preenchimento do requerimento específico para o efeito, pelo DT e docente da Educação Especial, Anexo I-EB, de acordo com a Norma 01/EB/2012 e indicações constantes no Doc. orientador para os alunos com n.e.e., e entregue na Direção até ao dia 16 de abril. Alunos com dislexia preenchimento dos documentos FICHA A e FICHA B. Os requerimentos só serão assinados pelo Encarregado de Educação após homologação da Diretora; Será enviada cópia dos requerimentos para o JNE; Os alunos que não apresentem necessidades educativas que exijam intervenção da Educação Especial, mas que tenham no seu processo individual relatório pedagógico podem, também, usufruir de condições especiais de realização de exames, sob proposta do conselho de turma Verificar historial e preenchimento do Anexo I-EB estes alunos realizam os exames nacionais.

6 Deve ser efetuado em ata registo do nível de proficiência dos alunos com PLNM em que vão realizar as provas finais de 6º ano e os exames nacionais de 9º ano. Alunos com PIT e que não cumpram o seu plano individual de trabalho ficam impedidos e automaticamente excluidos da realização dos exames nacionais de 9º ano, ou das provas finais de 6º ano, consoante os casos. Oportunamente, após a publicação do Regulamento de Exames do Ensino Básico e da Norma 2/EB/2012, serão divulgadas, junto dos alunos, as normas/procedimentos de realização das provas de exame.

7 2. Preparação dos conselhos de turma de avaliação de final de período. Perfil Educacional: - O preenchimento das ACND e oferta de escola, é opcional. Disciplinas de organização semestral: - A avaliação é descritiva - registada em documento próprio - Os docentes das disciplinas de organização semestral deverão preencher o perfil apenas para os alunos do 2º semestre) (Se necessário, rever documento orientador sobre a avaliação destas áreas curriculares).

8 Planos de Recuperação / Acompanhamento: Relatórios de Avaliação dos Planos de Acompanhamento/Recuperação: - Deverão ser assinalados os recursos mobilizados e as modalidades adotadas para cada aluno (documento no PCT). -Em relação aos Planos de Acompanhamento e de Recuperação, deverá registar-se a data de implementação de cada Plano e nas disciplinas envolvidas deverá ser assinalada a superação das dificuldades diagnosticadas (ST - Superou totalmente; SP Superou parcialmente; NS Não superou). Atenção: Neste momento do ano letivo não é possível a elaboração de novos Planos de Recuperação.

9 Quadros de Mérito e de Excelência Deve ser preenchida a proposta dos alunos para os Quadros de Mérito e/ou Excelência (documento no PCT). Avaliação da participação dos alunos de QM na atividades Chá com Beijinhos - 7º ano (final do 2º período) Eu, poeta 8º ano 25 de abril 9º ano (Equipa do projeto QME Clara Sousa, Florbela Santiago e Biblioteca Paulo Rodrigues)

10 Plano Individual de Trabalho: Deverá proceder-se à avaliação do cumprimento dos PIT aplicados e que tenham sido implementados num espaço de tempo de pelo menos um mês (no documento próprio); Deverá registar-se, em ata, o balanço do cumprimento dos PIT que não tenham ainda um mês de aplicação; A situação de retenção dos alunos ficará para análise nos conselhos de turma de avaliação de final do ano letivo. Não deverá, para já, ser dada indicação de retenção aos respetivos Encarregados de Educação.

11 Avaliação do Aproveitamento Global da Turma /Ata Nova terminologia: - Insuficiente quando a percentagem de alunos sem níveis inferiores a 3 é inferior a 50% - Suficiente quando a percentagem de alunos sem níveis inferiores a 3 se situa entre 50% e 59% - Bom quando se verifica, cumulativamente, que: a) a percentagem de alunos sem níveis inferiores a 3 se situa entre 60% e 79% b) a percentagem de alunos com média igual ou superior a 4 é superior a 20% (Se não se verificarem, cumulativamente, as duas situações, mas apenas uma delas, a menção a atribuir é Suficiente).

12 Avaliação do Aproveitamento Global da Turma / Ata Nova terminologia: - Muito Bom quando se verifica, cumulativamente, que: a) a percentagem de alunos sem níveis inferiores a 3 é superior a 80% b) a percentagem de alunos com média igual ou superior a 4 é superior a 40% (Se não se verificarem, cumulativamente, as duas situações, mas apenas uma delas, a menção a atribuir é Bom). Este cálculo será efetuado automaticamente no separador referente à Qualidade de Sucesso com o preenchimento do perfil educacional no PCT

13 Avaliação do Comportamento Global da Turma / Ata Nova terminologia: - Insatisfatório - Satisfatório - Bom - Muito Bom

14 Documentos necessários para o CT: Grelhas de avaliação de desempenhos das Áreas Curriculares (folhas do Perfil) Perfil Educacional Final - resultado da avaliação de desempenhos das várias Áreas Curriculares e oferta de escola (documento existente no PCT). Ata (Folha de Rosto) Pauta Registos de avaliação individual (proceder às apreciações globais no programa alunos antes de imprimir) Planos de Acompanhamento/Recuperação (avaliação dos planos e preenchimento dos relatórios de avaliação) Relatórios de avaliação das Aulas de Apoio Educativo Propostas para frequência de AAE (situações excecionais).

15 Ficha estatística (documento em PCT) Programas Educativos Individuais Relatório de avaliação dos PR/PA (documento em PCT) Grelha de propostas de alunos para Quadro de Mérito e/ou de Excelência (documento em PCT) Relatório de registo de ocorrências deverá registar-se o somatório das ocorrências do 1º e 2º períodos (documento em PCT) Fichas individuais de autoavaliação (o seu preenchimento deverá ser feito pelos alunos durante a última semana de aulas do segundo período proceder ao levantamento na reprografia a partir de 16 de março.

16 Entrega de documentos: Nos serviços administrativos: Folha de rosto de ata Na Direção, até 24 horas após CT: Ata e folha de rosto Perfil Educacional Pauta Planos ( PR, PA ) e respetiva avaliação Relatório de avaliação dos Planos ( PR, PA ) Avaliação Intermédia de PEI Avaliação das aulas de apoio educativo Grelha de proposta para o Quadro de Mérito e/ou de Excelência Proposta para AAE Ficha Estatística Na reprografia: Registos de Avaliação Individual Fichas de Informação de ET, EM, OI 7º e 8º anos

17 Reuniões com os EE: Decorrerão nos dias 16, 17 e 18 de abril a partir das 17:15 horas. A sua marcação deve ser feita, na grelha afixada na Sala de Professores, selecionando uma das salas disponíveis para cada dia. Dela devem dar conhecimento aos E.E. (via caderneta) até 23 de março. No PBX, deverão ser recolhidos os documentos com as informações relativas às Provas Finais de 6º ano e aos Exames Nacionais de 9º ano. A grelha de registo de presenças de EE vai sofrer uma alteração passará a ter mais 2 colunas para que sejam registadas as presenças nas duas semanas a seguir à reunião.

18 3. Outros assuntos Encaminhamento de alunos para CEF (cursos de educação e formação) disponibilizada informação 9º ano Mostra de Cursos e Profissões EPED Entre 7 e 11 de Maio Monte da Caparica Inscrições - enviar até 17 de abril Até 13 abril nº de interessados, prof. acompanhantes e horário pretendido Na sequência dos dados solicitados pelos inspetores, no âmbito da avaliação externa, deve ser efetuado o levantamento nominal dos alunos que tem PC e NET em casa. Estes dados devem ser entregues na Direção, o mais rápido possível, pois têm de ser enviados na exportação para a MISI, no final do período.

19

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013.

1º Período. Os Conselhos de Turma de avaliação sumativa interna realizar-se-ão de 17 de dezembro a 23 de dezembro de 2013. ANO LETIVO 2013/2014 REUNIÕES DE AVALIAÇÃO SUMATIVA INTERNA GUIÃO 1º Período A avaliação sumativa interna destina -se a: a) Informar o aluno e o seu encarregado de educação sobre o desenvolvimento da aprendizagem

Leia mais

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage

Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIACÂO DO AGRUPAMENTO Com base no Despacho Normativo nº 13/2014, a avaliação tem uma vertente contínua e sistemática e fornece ao professor, ao aluno, ao encarregado de educação

Leia mais

Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação

Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação Reuniões de Avaliação 1º Período 2011/2012 Uniformização de Critérios de Avaliação 1. Os alunos devem ser avaliados a todas as disciplinas/áreas disciplinares e áreas curriculares não disciplinares, exceto

Leia mais

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT)

AVALIAÇÕES. Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) AVALIAÇÕES Este pequeno manual de avaliações servirá como guia para os Docentes e Diretores de Turma (DT) Utilizam Propostas? SIM Inicia aqui PROPOSTAS Cada Docente fará o lançamento das suas propostas,

Leia mais

1º PERÍODO RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA. Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. 1º Ciclo. 1º Período. Ano Letivo

1º PERÍODO RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA. Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva. 1º Ciclo. 1º Período. Ano Letivo Ano Letivo 217-218 Resultados da Avaliação Interna Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva RESULTADOS DA AVALIAÇÃO INTERNA 1º PERÍODO 1º Ciclo A autoavaliação da escola é um processo desenvolvido pela comunidade

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos de Educação Formação ANO LETIVO 2011/2012 1 Objetivo O presente documento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (APROVADOS EM CP 2014/2015)1 1.º Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017-2018 Aprovado em Conselho Pedagógico de 14 / 07 / 2017 PREÂMBULO Em reunião realizada em 14 de julho de 2017, o Conselho

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2017-2018 O Agrupamento de Escolas de Aveiro definiu os presentes critérios gerais de avaliação a adotar em todos os ciclos e anos de escolaridade, os quais,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Agrupamento de Escolas Marinhas do Sal Rio Maior ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Regime geral de avaliação Artigo 16.º Objeto da avaliação 1 A avaliação incide sobre as aprendizagens

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO BRANDÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO BRANDÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JÚLIO BRANDÃO REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA INTRODUÇÃO O Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência do Agrupamento de Escolas Júlio Brandão rege-se pelo Despacho

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 Introdução CRITÉRIOS GERAIS E NORMAS DE AVALIAÇÃO 2018/2019 A avaliação, sustentada por uma dimensão formativa, é parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua melhoria

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (APROVADOS EM CP 2016/2017 ) 1 1.º Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2018-2019 O Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA) definiu os presentes critérios gerais de avaliação a adotar em todos os ciclos e anos de escolaridade, os

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 2017-2018 Pressupostos Ao estabelecer critérios gerais de avaliação, o Agrupamento de Escolas de Coruche pretende enunciar

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. JOSÉ DOMINGUES DOS SANTOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. JOSÉ DOMINGUES DOS SANTOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO A avaliação enquanto elemento integrante da prática letiva deve basear-se na seleção de objetivos e competências definidas por disciplina e ano curricular que, orientarão

Leia mais

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. 1º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação 1º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Princípios Orientadores - Processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (APROVADOS EM CP 2017/2018 ) 1 1.º Introdução A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO I. Regulamento dos Quadros de Excelência, Honra e Mérito

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO I. Regulamento dos Quadros de Excelência, Honra e Mérito AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D. SANCHO I Regulamento dos Quadros de Excelência, Honra e Mérito ARTIGO 1º ÂMBITO E NATUREZA Os Quadros de Excelência, Honra e Mérito destinam-se a reconhecer as competências/ capacidades

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Ano letivo de AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2016-2017 O Agrupamento de Escolas de Aveiro definiu os presentes critérios gerais

Leia mais

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário

Avaliações de final de período. 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário Avaliações de final de período 1. Avaliação no 2º e 3º ciclos e ensino secundário 1. Avaliação com a utilização de propostas 1.1. Fazer propostas Área Docente> Avaliações > Propostas Ao fazer esta sequência

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas de S. Pedro do Sul 161780 Escola-sede: Escola Secundária de S. Pedro do Sul CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2017/2018 1. Modalidades de Avaliação Avaliação Diagnóstica

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão)

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão) CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 2º E 3º CICLOS (2ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DOMÍNIOS SUBDOMÍNIOS CAPACIDADES INDICADORES INSTRUMENTOS Domínio Cognitivo (Saber) Componentes do Currículo Conceitos Identifica/Reconhece/Adquire conceitos; Domina

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2014/2015

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2014/2015 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2014/2015 A avaliação, constituindo-se como um processo regulador do ensino, é orientadora do percurso escolar e tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino através

Leia mais

Critérios gerais de avaliação

Critérios gerais de avaliação Critérios gerais de avaliação Ano letivo 204-205 ESCOLA LUÍS MADUREIRA PRÍNCIPIOS QUE REGULAM A AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS A avaliação tem uma vertente contínua e sistemática e fornece ao professor, ao

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2016-2017 (Aprovado em Conselho Pedagógico de 15 / 07 / 2016) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Dr. CARLOS PINTO FERREIRA Em reunião

Leia mais

Agrupamento de Escolas Templários

Agrupamento de Escolas Templários Agrupamento de Escolas Templários Guião do utilizador Início Na página inicial do GIAE Online poderá aceder à área pessoal (netgiae) e a área geral (netalunos). O GIAE Online é uma aplicação instalada

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves

Critérios de Avaliação. EB D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2016/2017. A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves Critérios de Avaliação EB D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2016/2017 A Presidente do Conselho Pedagógico Felicidade Alves 1 Princípios norteadores da Avaliação: Processo regulador das aprendizagens,

Leia mais

I. Disposições Comuns 1.

I. Disposições Comuns 1. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2015/2016 Enquadramento Legal A avaliação das aprendizagens orienta-se pelos normativos legais em vigor que constituem referenciais comuns no interior do agrupamento, sendo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CORUCHE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 2015-2016 Pressupostos Ao estabelecer critérios gerais de avaliação, o Agrupamento de Escolas de Coruche pretende enunciar

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA Atualizado a 16 de Outubro de 2014 Avaliação Externa das Escolas 2012-2013 PLANO DE MELHORIA A elaboração deste plano de melhoria assenta no pressuposto de que o Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão

Leia mais

Renovação de Matrícula

Renovação de Matrícula Renovação de Matrícula 1. Ensino Secundário 1.1. Renovação de matrícula para os alunos que pretendem continuar a frequentar a Escola Secundária de Sebastião da Gama: a. Os alunos que frequentaram no ano

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. Tem por objetivo a

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA O presente regulamento foi apresentado e aprovado em reunião de Conselho Pedagógico de 12/set/2012. 1.ª revisão em 29 de novembro de 2013; 2.ª revisão

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO 2015 REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO Conselho Pedagógico - Maio de 2015 Rua Padre Benjamim Salgado - 4760 Vila Nova de Famalicão Telef: 252501390 Fax: 252501399 Email: ce@esec-ccb-vnf.rcts.pt

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO 2016 REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, DE EXCELÊNCIA E DE MÉRITO Conselho Pedagógico Abril de 2016 Rua Padre Benjamim Salgado - 4760 Vila Nova de Famalicão Telef: 252501390 Fax: 252501399 Email: ce@esec-ccb-vnf.rcts.pt

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 I INTRODUÇÃO De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um elemento integrante e regulador de todo o processo de ensino aprendizagem. A avaliação visa promover

Leia mais

REGULAMENTO dos QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA

REGULAMENTO dos QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA REGULAMENTO dos QUADROS DE VALOR E EXCELÊNCIA PREÂMBULO A elaboração do presente Regulamento foi realizada tendo em consideração a legislação em vigor: o Despacho Normativo n.º 102/90 de 12 de Setembro

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016 Critérios de Avaliação EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO BÁSICO 9.ª Revisão Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto Lei nº 75/2008 de 22 de abril, na sua

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO. Critérios de Avaliação

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO. Critérios de Avaliação CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1ºCICLO 1 1. Divulgação dos critérios de avaliação a alunos e pais/encarregados de educação Cada professor titular de turma deve, no início do ano letivo, informar os alunos e

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARES ANO LETIVO 2014 / 2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO 1º CICLO CRITÉRIOS GERAIS Na avaliação dos alunos intervêm todos os professores envolvidos,

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO. NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO. NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, ENSINOS BÁSICO e SECUNDÁRIO NOTA INTRODUTÓRIA Ano letivo 2016/2017 Sendo a avaliação um «processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 1. Avaliação A avaliação constitui um processo regulador do ensino, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos e capacidades desenvolvidas pelo aluno. Tem por objetivo a

Leia mais

Ano letivo 2017/2018

Ano letivo 2017/2018 Ano letivo 2017/201 Critérios de Avaliação para os alunos com Necessidades Educativas Especiais de Caráter Permanente, abrangidos pelas medidas educativas especiais do Dec.-Lei nº 3/200, de 7 de janeiro

Leia mais

Regulamento das visitas de estudo

Regulamento das visitas de estudo Regulamento das visitas de estudo 1. Definição 1.1. Considera-se visita de estudo toda a atividade curricular, intencionalmente planeada e realizada fora do espaço físico da Escola ou da sala de aula,

Leia mais

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE

AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE AERT EB 2/3 DE RIO TINTO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS DE CARATER PERMANENTE (de acordo com: Decreto Lei n.º 3/2008 de 7 de janeiro e Despacho Normativo

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA

Avaliação Externa das Escolas PLANO DE MELHORIA Avaliação Externa das Escolas 2012-2013 PLANO DE MELHORIA A elaboração deste plano de melhoria assenta no pressuposto de que o Agrupamento Vertical de Escolas de Azeitão é capaz de repensar estratégias

Leia mais

JNE. Avaliação externa realização de provas e exames 2018

JNE. Avaliação externa realização de provas e exames 2018 JNE Avaliação externa realização de provas e exames 2018 Ordem de trabalhos 1. Provas de Aferição do Ensino Básico 2. Provas de Equivalência à Frequência dos 1.º e 2.º ciclos 3. Provas do 3.º ciclo 4.

Leia mais

Critérios gerais de avaliação

Critérios gerais de avaliação Critérios gerais de avaliação Índice 1 Introdução 3 2 A avaliação na educação pré-escolar 4 3 A avaliação no ensino básico 5 4 Informação sobre a aprendizagem 10 5 Apreciação global 12 6 Técnicas e Instrumentos

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões

Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões Agrupamento Vertical de Escolas Santos Simões 2012-2013 1 I. PRINCÍPIOS O Despacho Normativo n.º 13-A/2012, de 5 de junho, na alínea e) do ponto 2º do artigo 3.º prevê a organização de um conjunto de atividades

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AVEIRO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano letivo de 2014-2015 O Agrupamento de Escolas de Aveiro definiu os presentes critérios gerais

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO PARA O ANO LETIVO DE 2016-2017 1. Introdução De acordo com o exposto ponto 3 do artigo 7º do Despacho normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril, os critérios de avaliação constituem

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Intermédio

Plano de Ações de Melhoria Intermédio Plano de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2016/2017 março de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação

Leia mais

Aplicação de condições Especiais na Realização de Provas /Exames Resumo

Aplicação de condições Especiais na Realização de Provas /Exames Resumo Aplicação de condições especiais a alunos que estão ao abrigo do DL 3/2008 Aplicação de condições Especiais na Realização de Provas /Exames Documentos necessários: PEI, ata do Conselho de turma com a formalização

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2013/2014 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico I Introdução A avaliação constitui um processo regulador das aprendizagens, orientador do percurso escolar e certificador dos conhecimentos adquiridos

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2017/2018 PORTUGUÊS

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO (1ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei nº 75/2008 de 22 de abril,

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro SETOR DE COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO PEDAGÓGICA CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LETIVO DE 2016/2017 PORTUGUÊS

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017 / 2018 A avaliação, constituindo-se como um processo regulador do ensino, é orientadora do percurso escolar e tem por objetivo a melhoria da qualidade do ensino através

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS

MANUAL DE PROCEDIMENTOS MANUAL DE PROCEDIMENTOS (AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE 2009-2011) Aprovado por unanimidade no CP de 29/11/2010 com alterações introduzidas no CP de 14/04/2011 Página 1 INTRODUÇÃO No sentido de enquadrar

Leia mais

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário

Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário Regulamento das provas de avaliação externa e das provas de equivalência à frequência dos ensinos básico e secundário No seguimento da publicação do Regulamento das provas de avaliação externa e das provas

Leia mais

1 P á g i n a. NORMA 02/JNE/2012 Instruções Realização, classificação, reapreciação e reclamação

1 P á g i n a. NORMA 02/JNE/2012 Instruções Realização, classificação, reapreciação e reclamação 1 P á g i n a RESUMO NORMA 02/JNE/2012 Instruções - Realização, classificação, reapreciação e reclamação - Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário O Júri Nacional de Exames, designado abreviadamente

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação

Critérios Gerais de Avaliação Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2016/2020 Compete ao Conselho Pedagógico definir, no início de cada ano, os critérios gerais de avaliação e aprovar os critérios específicos de cada disciplina

Leia mais

Critérios e procedimentos de avaliação

Critérios e procedimentos de avaliação Critérios e procedimentos de avaliação Relativamente à avaliação, quer dos alunos, quer do desempenho dos docentes, aplicamos, nesta escola, as diretrizes da legislação em vigor. A avaliação é encarada

Leia mais

CIRCULAR DGIDC - JNE/2011/3 Data:

CIRCULAR DGIDC - JNE/2011/3 Data: CIRCULAR DGIDC - JNE/2011/3 Data: 11-04-2011 ASSUNTO: EXAMES NACIONAIS - 2011 DESIGNAÇÃO DOS PROFESSORES CLASSIFICADORES E RELATORES DO ENSINO BÁSICO A classificação das provas dos exames nacionais de

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Domínio Cognitivo (Nível dos Conhecimentos) Compreensão oral e escrita; Conhecimento de formas e regras de funcionamento da língua materna; Conhecimento e compreensão de conceitos

Leia mais

Critérios gerais de avaliação

Critérios gerais de avaliação Critérios gerais de avaliação ÍNDICE Introdução 3 A A avaliação na educação pré-escolar 3 1 Intervenientes 3 2 Modalidades da avaliação 3 3 Critérios de avaliação 3 4 Ponderação 4 B A avaliação no ensino

Leia mais

Realização de Provas e Exames JNE 2019

Realização de Provas e Exames JNE 2019 Avaliação Externa Realização de Provas e Exames JNE 2019 1 1 Provas de Aferição 2 Provas Finais do 9.º ano TEMAS 3 4 Adaptações Exames na Finais realização Nacionais de Provas e Exames 1. Provas de aferição

Leia mais

Projeto de Ações de Melhoria Intermédio

Projeto de Ações de Melhoria Intermédio Projeto de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2014/2015 e 2015/2016 Fevereiro de 2016 3. Projeto de Ações de Melhoria Intermédio Pág. 1 3.4. Visão global do PAM Cronograma temporal das atividades

Leia mais

taxa de sucesso nas disciplinas de Português e

taxa de sucesso nas disciplinas de Português e ESCOLA BÁSICA DOS 2º e 3º CICLOS DOS LOUROS PROJETO EDUCATIVO 2014-2018 DIMENSÕES A. CIENTIFICA E PEDAGÓGICA 1. AUMENTO DO SUCESSO ESCOLAR OBJETIVOS 1.1 Promover a participação dos EE na vida escolar 1.2

Leia mais

Plano Anual De Turma. Turma ----

Plano Anual De Turma. Turma ---- ESCOLA BÁSICA DO 1.º CICLO COM PRÉ-ESCOLAR ENG. LUÍS SANTOS COSTA, MACHICO Plano Anual De Turma Turma ---- Ano letivo -----/----- Professor Titular de Turma: ---------------------------------------------------------------

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANTÓNIO FEIJÓ Regulamento de quadro de valor Preâmbulo O quadro de valor destina-se a tornar patente o reconhecimento de aptidões e atitudes dos alunos que tenham evidenciado valor no domínio pessoal ou social, através

Leia mais

Júri Nacional de Exames Encontros Regionais de Educação abril 2016

Júri Nacional de Exames Encontros Regionais de Educação abril 2016 Júri Nacional de Exames Encontros Regionais de Educação abril 2016 PREPARAÇÃO DO PROCESSO DE REALIZAÇÃO DE PROVAS E EXAMES DOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO 4 IDEIAS PARA RETER 1. DESCOMPLICAR AS PROVAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO DIRECÇÃO-GERAL DE INOVAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO CURRICULAR JÚRI NACIONAL DE EXAMES EXAMES NACIONAIS E EXAMES DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO DE 2008/2009

Leia mais

CIRCULAR. Para: 1. Adoção de manuais escolares em 2018, com efeitos no ano letivo de 2018/2019

CIRCULAR. Para: 1. Adoção de manuais escolares em 2018, com efeitos no ano letivo de 2018/2019 CIRCULAR Data: - 05-2018 Circular: S-DGE/2018/1554 Processo nº: Assunto: Adoção de manuais escolares com efeitos no ano letivo de 2018/2019 Para: Secretaria Regional Ed. dos Açores Secretaria Regional

Leia mais

Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira

Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira Análise de Conteúdo do Relatório Síntese do Agrupamento de Escolas de Mira Categoria Sub - Categoria Unidade de Registo A. Resultados Escolares B. Processo de Avaliação das aprendizagens dos alunos A1.

Leia mais

Departamento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico

Departamento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal Departamento Curricular do 1º Ciclo do Ensino Básico Critérios Específicos de Avaliação 2013/2014 Introdução Os conhecimentos e capacidades a adquirir e a desenvolver

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho Normativo n.º xx/2012 O Decreto-Lei n.º 41/2012, de 21 de fevereiro, na redação que confere ao Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores

Leia mais

agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO

agrupamento de escolas da abelheira VIANA DO CASTELO QUADROS DE VALOR E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO VIANA DO CASTELO REGULAMENTO 2016 . PREÂMBULO O Regulamento dos Quadros de Valor e de Excelência do Agrupamento de Escolas da Abelheira rege-se pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, instituindo o reconhecimento

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Final

Plano de Ações de Melhoria Final Plano de Ações de Melhoria Final PAM Final 2016/2017 Julho de 2017 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF Educação e nos

Leia mais

Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches

Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches 2016.2017 Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches [ CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS ABRANGIDOS PELO DECRETO-LEI Nº. 3/2008, DE 7 DE JANEIRO NAS ÁREAS CURRICULARES DE ALUNOS COM CEI E EM APP] SUBDEPARTAMENTO

Leia mais

PROJETO TURMA XPTO ANO LETIVO 2015 / 2016

PROJETO TURMA XPTO ANO LETIVO 2015 / 2016 PROJETO TURMA XPTO ANO LETIVO 2015 / 2016 Como é do conhecimento de todos, iniciamos no ano letivo anterior o Projeto Turma XPTO, que visava dar resposta aos problemas detetados, a nível de aproveitamento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO - ENSINO BÁSICO 1º CICLO Nos termos das disposições constantes da legislação em vigor, o Conselho Pedagógico do Agrupamento de Escolas Garcia de Orta aprovou, em sessão ordinária

Leia mais

REGULAMENTO DA REPROGRAFIA E CENTRO DE IMPRESSÕES ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUÊS DE POMBAL

REGULAMENTO DA REPROGRAFIA E CENTRO DE IMPRESSÕES ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUÊS DE POMBAL REGULAMENTO DA REPROGRAFIA E CENTRO DE IMPRESSÕES ESCOLA SECUNDÁRIA MARQUÊS DE POMBAL CAPÍTULO I Artigo 1.º Disposições Gerais O presente regimento define o regime de funcionamento da Reprografia e Centro

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos de Educação Formação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO. Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos de Educação Formação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos de Educação Formação ANO LETIVO 2013/2014 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2013/2014

Leia mais

Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2014/2015

Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2014/2015 Critérios Gerais de Avaliação Ano letivo 2014/2015 1. Enquadramento legal As principais orientações e disposições relativas à avaliação das aprendizagens no ensino básico estão consagradas nos seguintes

Leia mais

ENSINO BÁSICO 2016/2017 NORMAS DE TRANSIÇÃO E APROVAÇÃO E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO ÀS PROVAS FINAIS DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE

ENSINO BÁSICO 2016/2017 NORMAS DE TRANSIÇÃO E APROVAÇÃO E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO ÀS PROVAS FINAIS DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE ENSINO BÁSICO 2016/2017 NORMAS DE TRANSIÇÃO E APROVAÇÃO E CONDIÇÕES DE ADMISSÃO ÀS PROVAS FINAIS DO 9.º ANO DE ESCOLARIDADE As normas de transição para os anos não terminais de ciclo constituem normas

Leia mais

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA

PLANO DE AÇÃO ESTRATÉGICA SÍNTESE Plano de promoção da qualidade das aprendizagens, que incluiu s focadas na melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula e da qualidade das aprendizagens desenvolvidas pelos alunos. É um plano

Leia mais

Regulamento do concurso para provimento do lugar de. Diretor do Agrupamento de Escolas de Canedo

Regulamento do concurso para provimento do lugar de. Diretor do Agrupamento de Escolas de Canedo Regulamento do concurso para provimento do lugar de Diretor do Agrupamento de Escolas de Canedo Julho de 2018 Índice Índice... 2 Objeto...3 Artigo 1...3 Procedimento concursal prévio à eleição... 3 Artigo

Leia mais

JNE. avaliação externa realização de provas e exames 2017

JNE. avaliação externa realização de provas e exames 2017 JNE avaliação externa realização de provas e exames 2017 Júri Nacional de Exames 2017 Provas de Aferição do ensino básico Provas de Equivalência à Frequência dos 1.º e 2.º ciclos Provas finais de ciclo

Leia mais