Plano de Aula CIÊNCIAS. Estados físicos da água e suas mudanças

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Plano de Aula CIÊNCIAS. Estados físicos da água e suas mudanças"

Transcrição

1 Plano de Aula CIÊNCIAS Estados físicos da água e suas mudanças

2 Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida ou transmi da de qualquer modo ou por qualquer meio, eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia, gravação ou qualquer outro po de sistema de armazenamento e transmissão, sem prévia autorização, por escrito, do autor. Estados sicos da água e suas mudanças. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Ciências 2. Ciências Naturais 3. Meio Ambiente I. Título II. Série CDU: 373.3:5

3 Plano de Aula ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS Nível de Ensino Ano / Semestre Componente Curricular Tema Duração da Aula Modalidade de Ensino Ensino Fundamental / Anos Iniciais 4º ano Ciências Naturais Vida e Meio Ambiente 2 aulas (45 min cada) Educação Presencial OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá ser capaz de: relacionar os estados sicos da água a situações co dianas; reconhecer os estados sicos da água e seus processos de transformação; aplicar uso de ferramentas digitais para obter, avaliar e u lizar informações atravéz da internet e redes sociais. GLOSSÁRIO Atmosfera: camada de gás que envolve o globo terrestre. Iceberg: grande bloco ou massa de gelo que se desprende das geleiras. Subterrânea: que está debaixo da terra. PRÉ-REQUISITOS DOS ALUNOS Noções básicas de informá ca para: fazer pesquisa em sites de busca; trabalhar com e Orkut. RECURSOS/MATERIAIS DE APOIO - Computador com internet; - impressora; - projetor; - cartolina; - lápis hidrocor; - tesoura; - cola.

4 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 02 QUESTÕES PROBLEMATIZADORAS Como a água se apresenta na natureza ou no nosso dia a dia? Como são formadas as nuvens? O que é o gelo? Disponível em: Acessado em: LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS CICLO DA ÁGUA 1- A água dos lagos, rios e mares está no estado líqüido. 2 - O sol aquece a água, ela sobe para a atmosfera, transforma-se em gotas de água que se juntam e formam as nuvens. 3 - Quando as nuvens ficam muito pesadas, caem sobre a Terra em forma de chuva. A água da chuva vai ser aquecida pelo sol e assim o ciclo da água con nua.

5 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 03 LEIS, PRINCÍPIOS, TEORIAS, TEOREMAS, AXIOMAS, FUNDAMENTOS, REGRAS... As passagens entre os três estados sicos (sólido, líquido e gasoso) têm o nome de mudanças de estado sico. As mudanças de estados sicos são sempre transformações sicas. Fusão Passagem, provocada por um aquecimento, do estado sólido para o estado líquido. O aquecimento provoca a elevação da temperatura da substância até ao seu ponto de fusão. A temperatura não aumenta enquanto está a acontecer a fusão. Depois de toda a substância passa para o estado líquido é que a temperatura volta a aumentar. Solidificação Passagem do estado líquido para o estado sólido, através de arrefecimento. Quando a substância líquida inicia a solidificação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado sólido, e só depois a temperatura con nua a baixar. Vaporização Passagem do estado líquido para o estado gasoso, por aquecimento. Se for realizada lentamente chama-se evaporação, se for realizada com aquecimento rápido chamase ebulição. Durante a ebulição a temperatura da substância que está a passar do estado líquido para o estado gasoso permanece inalterada, só voltando a aumentar quando toda a substância es ver no estado gasoso. Condensação Passagem do estado gasoso para o estado líquido, devido ao um arrefecimento. Quando a substância gasoso inicia a condensação, a temperatura fica inalterada até que a totalidade esteja no estado líquido, e só depois a temperatura con nua a baixar. Sublimação Passagem direta de uma substância do estado sólido para o estado gasoso, por aquecimento, ou do estado gasoso para o estado sólido, por arrefecimento. Disponível em: Acessado em:

6 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 04 PARA REFLETIR COM OS ALUNOS CURIOSIDADE Na an güidade, quando não exis a equipamentos eficientes de medida, as pessoas atribuíam os fenômenos da natureza a um desejo divino. Acreditava-se que tudo fosse obra e vontade dos deuses, e portanto os seres vivos não teriam controle. Ao longo do tempo, muitas e diferentes explicações foram dadas a estas inquietações. Acreditava-se que exis a no interior da Terra grandes reservatórios de água, sendo que os maiores formariam rios e os menores dariam origem a lagos e córregos. Acreditava-se também que deuses e deusas carregavam grandes potes e derramavam água para formar rios. Aristóteles (representado na figura), que viveu três séculos antes de Cristo, não concordava com essas idéias, dizia que se os rios vessem sua origem no interior da Terra, não haveria depósitos com volumes suficientes para fornecer água constantemente. Sua opinião era que as regiões montanhosas e elevadas são semelhantes a uma esponja: filtram a água gota a gota, que cai em forma de chuva em vários locais, e a distribui para as nascentes dos rios. Além disso, Aristóteles relacionava a umidade do ar com a formação de gotas e das chuvas. Dizia ele: Aquilo que envolve a Terra não é apenas ar, mas uma espécie de vapor, e isto é que explica que ele se transforme de novo em água. Aristóteles sabia portanto que a água tem um ciclo, ou seja, ela passa por transformações, mas é sempre a mesma água. Três séculos depois de Aristóteles, o poeta e filósofo romano Lucrécio escreveu um poema chamado Sobre a Natureza. Segundo o autor, as águas salgadas do mar infiltram-se pela terra, perdem seu sal, e formam os rios que voltam ao mar. O que não era explicado era como a água no interior da terra conseguiria subir até o alto da montanha para formar uma nascente. Todas estas idéias podem até parecer absurdas hoje em dia, porém é necessário respeitá-las, uma vez que os fenômenos eram apenas observados e as primeiras medidas muito imprecisas. Percebemos portanto que a ciência não tem respostas defini vas e que as explicações devem-se a um conjunto de informações inves gadas ao longo da história. Disponível em: Acessado em:

7 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 05 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PROFESSOR 1ª aula O(a) professor(a) poderá levar para a sala de aula um copo com gelo. À medida que o tempo passa o gelo derrete, proporcionando na prá ca o processo de mudança de estado sico da água. Enquanto o gelo vai derretendo, o(a) professor(a) envolverá as questões problema zadoras, e, logo depois dos ques onamentos, perguntará o que está acontecendo com o gelo. A par r das respostas, torna-se compreensível a mudança do estado sólido para o líquido, isso ajuda na introdução do assunto mudanças dos estados sicos da água. Além dos três estados sicos da água (líquido, sólido e gasoso), estudar-se-á as suas mudanças (solidificação, fusão, vaporização e condensação). Para que os conceitos sejam mais facilmente aprendidos, devem ser apresentados exemplos do co diano dos(as) alunos(as). É interessante expor imagens na sala através do projetor. Ao final da aula, pedir a os(as) alunos(as) que, em casa, registrem, através de fotos, situações em que apareçam mudanças sicas da água, enviando-as para o do(a) professor(a), que serão u lizadas na próxima aula. 2ª aula O(a) professor(a) convidará todos a acessar a Internet em seus computadores, para que possam ver um vídeo que reforça a explicação sobre as mudanças de estado sico da água, disponível em: h p:// Em seguida, formará grupos para que os(as) alunos(as) construam um painel com as mudanças sicas da água, usando desenhos, recorte, fotos etc. Cada grupo ficará com uma das seguintes mudanças sica da água: solidificação, fusão, vaporização e condensação. Caso seja necessário, os(as) alunos(as) poderão fazer pesquisa na Internet sobre seus respec vos conteúdos para a construção do painel. Eles devem ser lembrados sobre a importância de registrar a fonte de pesquisa e de disponibilizar impressões de imagens. Através do Orkut, os(as) alunos(as) juntamente com o(a) professor(a) poderão compar lhar vídeos referentes ao assunto. O melhor conteúdo será escolhido para ser exibido em outro momento. TAREFA DOS ALUNOS 1ª - Discu r oralmente as questões problema zadoras; 2ª - Descrever os estados sicos da água; 3ª - Caracterizar as mudanças de estado sico da água: solidificação, fusão, vaporização e condensação. Podem ser u lizadas vivências do co diano para exemplificar os mesmos; 4ª - Acessar ao vídeo proposto pelo docente; 5ª - Construção do painel e apresentação do mesmo; 6ª Compar lhar no Orkut os vídeos referentes ao conteúdo.

8 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 06 PARA SABER MAIS O clico da água - Esse vídeo é um desenho animado que mostra de forma diver da, o caminho que a água percorre até chegar em nossa casa própria para o consumo. Disponível em: h p:// Acessado em: Estados sicos da água - Professora Maria Emília - vídeo narrado pela autora, nos mostra os estados sicos da água de forma fácil. Disponível em: h p:// Acessado em: AVALIAÇÃO CRITÉRIOS DESEMPENHO AVANÇADO Ó mo DESEMPENHO MÉDIO Bom DESEMPENHO INICIANTE Regular Sabem iden ficar os estados sicos da água no co diano Compreendem os processos de transformação dos estados sicos da água Conseguem realizar as a vidades através de s e Orkut

9 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 07 EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO 1º AGORA QUE VOCÊ ESTUDOU SOBRE OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA, LEIA O TEXTO E ORDENE A FRASE NESSA ATIVIDADE: 2º RESOLVA A CRUZADINHA SOBRE OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA: EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM A Água Leia o texto abaixo e responda. A água das fontes, rios, mares, assim como a que sai da torneira é líquida. Se o calor esquenta a água líquida, ela sobre em forma de vapor. Fica gasosa e se mistura no ar. Sobe e vai formar as nuvens. O frio pode fazer a água gasosa virar novamente água líquida, na forma de go nhas, quando a água gasosa encontra o ar frio. É por isso que vemos as nuvens, embora não vejamos a água gasosa. As nuvens produzem chuva quando as go nhas que eram pequenas se ajuntam. As gotas de maior tamanho caem depressa para a terra. Nos lugares onde faz muito frio, como no Pólo Norte ou no Pólo Sul, nos picos das montanhas muito altas ou no congelador da geladeira, a água fica sólida. Fica dura como um cristal. A água apresenta-se na natureza sob diferentes aspectos.

10 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 08 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM A água que sai da torneira, que forma rios, lagos, poços, lagoas, oceanos, apresenta-se em estado líquido. No gelo, na neve apresenta-se em estado sólido. Nas nuvens, no vapor d água, no estado gasoso. O que provoca as mudanças de estado sico da água é a mudança de temperatura. Disponível em: Acessado em: De acordo com o texto podemos afirmar que as mudanças de estados sicos da água são provocadas por: a) Temperaturas quentes b) Temperaturas frias c) Mudanças de temperaturas d) Por fatores desconhecidos 2. Observe as imagens, e ordene-as de acordo com as mudanças sicas apresentadas Disponível em: Acessado em: a) 1-Fusão, 2-vaporização, 3-condensação e 4-solidificação b) 1-Solidificação, 2- vaporização, 3-condensação e 4-fusão c) 1-Fusão, 2-condensação, 3- vaporização e 4-solidificação d) 1-Condensação, 2-fusão, 3- vaporização e 4-solidificação

11 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 09 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM 3. A água pode ser encontrada na natureza em três estados sicos: sólido, líquido e gasoso. A água passa de um estado sico para outro por causa das mudanças de temperaturas. O diagrama a seguir mostra as mudanças de estado, com os nomes par culares que cada uma recebe. Portanto, marque a única alterna va incorreta: Disponível em: Acessado em: a) Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido b) Vaporização é a passagem da matéria do estado líquido para o gasoso c) Condensação é a passagem da matéria do estado gasoso para o sólido d) Solidificação é a passagem do estado líquido para o sólido Observe. Disponível em: Acessado em: De acordo com a charge, o que está acontecendo? a) Os pinguins estão em pleno sertão b) O aquecimento global c) O verão chegou ao Pólo Norte d) Os pinguins estão sendo ex ntos

12 ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS 10 EXERCÍCIOS PARA AVALIAÇÕES /// Provinha Brasil Prova Brasil PISA e ENEM 5. Condensação é a transformação do estado gasoso para o líquido. Na natureza, a condensação acontece quando o ar quente e úmido encontra uma barreira de frio, formando-se pequenas gotas d água. Baseados nessa informação, o que podemos dizer quando as nuvens se condensam? a) Faz frio b) Faz calor c) Troveja d) Chove

13 ANOTAÇÕES

14 ANOTAÇÕES

15 ANOTAÇÕES

16

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida.

A água é uma das substâncias que compõem o planeta Terra. Pode ser encontrada em diferentes locais e é indispensável para a manutenção da vida. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 06 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Vivem na floresta / na cidade /no campo

Vivem na floresta / na cidade /no campo Nome: Data / / Título do livro que vamos ler: Autora do livro: O livro está escrito em poesia prosa Como serão as Fadas? (riscar o que não interessa) Bonitas / Feias Altas / Baixas Olhos: azuis / verdes

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico

Plano de Aula CIÊNCIAS. A água e seu estado físico Plano de Aula CIÊNCIAS A água e seu estado físico A água e seu estado sico. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Vida e meio ambiente 3. Educação Presencial

Leia mais

PORQUE CHOVE? OBJECTIVOS. Objectivo Geral: - Compreender o ciclo da água na Natureza

PORQUE CHOVE? OBJECTIVOS. Objectivo Geral: - Compreender o ciclo da água na Natureza PORQUE CHOVE? OBJECTIVOS Objectivo Geral: - Compreender o ciclo da água na Natureza Objectivos específicos: - Observar as várias transformações da água - Descrever as várias alterações do estado da água

Leia mais

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE

ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE ÁGUA E AR 3º TRIMESTRE 1 IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA A VIDA NA TERRA Ela é um dos principais componentes da biosfera e cobre a maior parte da superfície do planeta; Diversos ambientes na Terra são habitados

Leia mais

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é?

Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA. Adivinhas o que é, o que é? Plano de Aula LÍNGUA PORTUGUESA Adivinhas o que é, o que é? Adivinhas o que é, o que é? 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Língua Portuguesa) ISBN: 1. Ensino Fundamental - Português 2.Gênero Textual 3. Educação

Leia mais

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra

ATIVIDADES DE ESTUDO. Camadas da Terra Atividade de Ciências 4º ano Nome: ATIVIDADES DE ESTUDO Camadas da Terra O que é importante saber: A crosta é a camada mais fina. É nela que se desenvolve a vida do nosso planeta: plantas, animais, microorganismos.

Leia mais

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos

Atividade complementar de Química. Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Atividade complementar de Química Transformações físicas - Mudanças de estados físicos Educação de Jovens e Adultos Neste material serão revisadas as mudanças de estados físicos da matéria, relacionando-as

Leia mais

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo.

1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. CIÊNCIAS FÍSICAS E BIOLÓGICAS FUNDAMENTAL NII Lista 6 A água em contínuo movimento 6º anos 2º período - 2012 1. Observe as etapas do ciclo da água e descreva resumidamente as etapas desse ciclo. 2. Analise

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares

Plano de Aula MATEMÁTICA. Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Plano de Aula MATEMÁTICA Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares Retas paralelas, concorrentes e perpendiculares. 10 p.; il. (Série Plano de Aula; Matamá ca) ISBN: 1. Ensino Fundamental Matemá

Leia mais

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano

Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Ficha de trabalho de Ciências Naturais 5º ano Questão 1 A maior parte da água existente no planeta encontra-se nos oceanos. Não há escassez de água potável no nosso planeta. As maiores reservas de água

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta.

ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1. Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. ENSINO FUNDAMENTAL - CIÊNCIAS 6º ano- UNIDADE 4 - CAPÍTULO 1 Questão 296. Cite quais são as fontes de água de nosso planeta. Questão 297. Apesar da Terra ser considerada o "planeta água", podemos considerar

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

Água por toda parte / Nós e a água

Água por toda parte / Nós e a água 1 Mariana e Pedro estudaram para a prova de Ciências. Eles leram que a água pode ser encontrada em grande quantidade no nosso planeta, mas que não existe tanta água disponível para beber, tomar banho e

Leia mais

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido

Escola: Nome: Turma: N.º: Data: / / FICHA DE TRABALHO. salgada gasoso água subterrânea. 70% doce água superficial. sólido 30% líquido Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial sólido 30% líquido A água existe na Natureza no estado sólido, líquido e gasoso. No estado das altas montanhas;

Leia mais

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS

PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as situações

Leia mais

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO

Ciências Naturais, 5º Ano. Ciências Naturais, 5º Ano FICHA DE TRABALHO FICHA DE TRABALHO Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea Conteúdo: Água: Distribuição na Natureza salgada gasoso água subterrânea 70% doce água superficial 70% doce água superficial sólido

Leia mais

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA.

ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. Atividade de Estudo 4º ano ATIVIDADES 1- OBSERVE as reservas de água representadas na imagem abaixo e RESPONDA. a) EM QUE ESTADO a água está presente, em cada uma das reservas identificadas nessa lustração?

Leia mais

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância

Calorimetria - Quantidade de calor - Calor especifico - Capacidade térmica - Mudanças de fase da substância ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA PLANO INDIVIDUAL DE ESTUDO PARA ATENDIMENTO DA PROGRESSÃO PARCIAL ESTUDOS INDEPENDENTES- 1º e 2º SEMESTRE RESOLUÇÃO SEE Nº 2.197, DE 26 DE OUTUBRO DE 2012 ANO

Leia mais

Propriedades da água e o ciclo hidrológico

Propriedades da água e o ciclo hidrológico Capítulo 2 Propriedades da água e o ciclo hidrológico Os conceitos fundamentais do ciclo hidrológico. A água é uma substância com características incomuns. É a substância mais presente na superfície do

Leia mais

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano)

LISTA PREPARATÓRIA PARA RECUPERAÇÃO FINAL Ciências (6º ano) 1. Você poderia imaginar que a água que fez parte do corpo dos dinossauros pode estar hoje em você? Pois é, a água utilizada pelos seres vivos sempre retorna, de alguma forma, para o ambiente. Utilizando

Leia mais

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios

Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas ; Caderno 2 páginas Exercícios Recuperação Final Química 9º Ano Professor Diego Estudar: Caderno 1 páginas 244-257; Caderno 2 páginas 258-280. Exercícios 1. As substâncias podem ser encontradas em três estados físicos, sólido, líquido

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.102 Resposta: Soma 28 (04 08 16) (01) Incorreta. O estado X corresponde à região onde a substância está na fase sólida e o estado Y à região onde a substância está na fase líquida. Portanto, a passagem

Leia mais

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino:

Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo. Componente Curricular: Duração da Aula: Modalidade de Ensino: Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: NOÇÕES DE TEMPO E CLIMA Nível de Ensino: Ano/Semestre de estudo Ensino Fundamental / Anos Iniciais 2º Ano Componente Curricular: Ciências Naturais Tema: Duração da Aula:

Leia mais

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes

FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA. Prof. Rangel M. Nunes 1 FÍSICA QUANTIDADE DE CALOR CALORIMETRIA 2 CONTEÚDOS: Quantidade de calor; Unidades de calor; Calor específico; Calor sensível e calor latente; Mudanças de estado físico; 3 Conceito de Calor Vimos que

Leia mais

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico?

Atividade complementar de Química. Quando uma substância muda de estado físico? Atividade complementar de Química Quando uma substância muda de estado físico? Educação de Jovens e Adultos Se uma criança lhe perguntar por que ao guardar água líquida no freezer ela congela, após algumas

Leia mais

Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1

Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1 Prof.: HÚDSON SILVA Frente 2 Módulo 1 HIDROSFERA # HIDROSFERA É a camada de água da superfície terrestre que inclui desde rios, lagos e oceanos até lençóis de água subterrânea, geleiras e o vapor de água

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

PLANO DE AULA DOSCENTE

PLANO DE AULA DOSCENTE PLANO DE AULA DOSCENTE CIÊNCIAS NATURAIS 2º Ano Professora: Mariangela Morais Miguel Período: Aproximadamente dias 4. Superfície da Terra (interior/exterior noções de dentro e fora): 4.1. Terra superfície

Leia mais

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4.

FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00. Nível aconselhado. Resultados pretendidos de aprendizagem. Questão-Problema. Materiais. 4. FICHA 4 PARA ONDE VAI A CHUVA? 60:00 ASPETOS FÍSICOS DO MEIO Nível aconselhado 4.º Ano Resultados pretendidos de aprendizagem * Saber interpretar um boletim meteorológico * Ficar a conhecer as diferentes

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos

TÍTULO: Plano de Aula TIPOS DE CONJUNTOS. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4 Ano. Matemática. Conjuntos e operações envolvendo conjuntos Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: TIPOS DE CONJUNTOS Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4 Ano Matemática Conjuntos e operações

Leia mais

CADERNO DE LABORATÓRIO

CADERNO DE LABORATÓRIO CADERNO DE LABORATÓRIO 1º Ciclo - 4º ano VOU PREVER VOU EXPERIMENTAR VOU CONCLUIR VOU AVALIAR O QUE APRENDI Personaliza o teu caderno fazendo um desenho Nome: Turma: Ano: O caderno de laboratório contém

Leia mais

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo

Plano de Aula CIÊNCIAS. Como é o meu corpo Plano de Aula CIÊNCIAS Como é o meu corpo Como é o meu corpo. 07 p.; il. (Série Plano de Aula; Ciências) ISBN: 1. Ensino Fundamental Ciências 2. Ser Humano 3. Ser Humano - Saúde 4. Educação Presencial

Leia mais

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine

Ciclo Hidrológico. Augusto Heine Ciclo Hidrológico Augusto Heine O Ciclo da Água Apesar dessa simplificação, o ciclo hidrológico é um meio conveniente de apresentar os fenômenos hidrológicos, servindo também para dar ênfase às quatro

Leia mais

Clima tempo atmosférico

Clima tempo atmosférico CLIMA E TEMPO ATMOSFÉRICO Clima tempo atmosférico é o conjunto de variações do tempo determinado lugar necessita de pelo menos de 30 anos de medições, observações e estudos das características dos tipos

Leia mais

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11

A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 A água é a vida! Trabalho elaborado por: Patrícia Ramos nº3 Marlene Ramos nº11 Etapas do tratamento de água Cada etapa do tratamento de agua pode representar um obstáculo há transmissão de doenças. O grau

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ. Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II - Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /12/2014 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Etapa: RECUPERAÇÃO FINAL Exercícios ( X ) GABARITO 1) Aprendemos durante

Leia mais

ciclo da água ciclo hidrológico

ciclo da água ciclo hidrológico Ciclo Hidrológico A água e seu ciclo A água da Terra - que constitui a hidrosfera - distribui-se por três reservatórios principais: os oceanos, os continentes e a atmosfera, entre os quais existe uma

Leia mais

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I

Diagramas de fases. Antes de estudar o capítulo PARTE I PARTE I Unidade C 6 Capítulo Diagramas de fases Seções: 61 Diagrama de fases 62 Equilíbrio sólido-líquido Fusão e solidificação 63 Equilíbrio líquido- Ebulição e condensação 64 Pressão máxima de Isotermas

Leia mais

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada)

TÍTULO: Plano de Aula DOBRANDO E TRIPLICANDO. Ensino Fundamental/Anos Iniciais. 4º Ano. Matemática. Dobro, triplo e quádruplo. 3 aulas (50 min cada) Org.: Claudio André - 1 TÍTULO: DOBRANDO E TRIPLICANDO Nível de Ensino: Ensino Fundamental/Anos Iniciais Ano/Semestre de Estudo Componente Curricular: Tema: Duração da Aula: 4º Ano Matemática Dobro, triplo

Leia mais

Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica

Ciências Físico-Químicas 7.º ano. Ficha de avaliação diagnóstica Ciências Físico-Químicas 7.º ano Ficha de avaliação diagnóstica Grupo I 1. Observa atentamente o gráfico seguinte, que representa a variação da temperatura de uma localidade durante um dia. 1.1. Qual foi

Leia mais

Capítulo 1 Revisão de Conceitos Básicos

Capítulo 1 Revisão de Conceitos Básicos Termodinâmica da Atmosfera ACA/IAG/USP Capítulo 1 Revisão de Conceitos Básicos Composição da Atmosfera Terrestre São conceitos de interesse para o curso: Mudanças de fase da água na atmosfera Transformações

Leia mais

SÍNTESE TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS

SÍNTESE TRANSFORMAÇÕES FÍSICAS Escola Básica e Secundária da Calheta Físico-Química - 8.º Ano de escolaridade Ano letivo 2017/2018 FICHA DE REVISÕES Transformações físicas e químicas e propriedades físicas e químicas NOME: N.º TURMA

Leia mais

Física 3 aulas 11 e 12

Física 3 aulas 11 e 12 www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Temperatura e Calor Exercício 1 Um calorímetro ideal possui em

Leia mais

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A

GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Unidade Portugal Série: 6 o ano (5 a série) Período: TARDE Data: 22/6/2011 PROVA GRUPO GRUPO VI 2 o BIMESTRE PROVA A Nome: Turma: Valor da prova: 4,0 Nota: Leia o texto com atenção e faça o que se pede

Leia mais

Objeto de Aprendizagem

Objeto de Aprendizagem Objeto de Aprendizagem Ciclo da Água Professoras Responsáveis: Janilse Fernandes Nunes Vasconcel os Luísa Furtado de Mendonça da Costa Marilene Gabriel Dalla Corte Bolsistas: Ticiane Sobroza Gonçalves

Leia mais

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano

Dinâmica da Atmosfera. Prof. ªRegina Andrade 6º ano Dinâmica da Atmosfera Prof. ªRegina Andrade 6º ano ÍNDICE Atmosfera Tempo Clima Hidrosfera Ciclo da água Atmosfera LittleStocker/Shutterstock Atmosfera Camada de gases que envolvem a Terra. Composta principalmente

Leia mais

Trabalho de Recuperação

Trabalho de Recuperação Curso: ENSINO FUNDAMENTAL II Trabalho de Recuperação Foco, Força e Fé Turma: Data: / /2019 Valor: 12,0 Nota: 6º Ano A ( ) B ( ) Disciplina: CIÊNCIAS Professor(a): NIZE G. CHAGAS PAVINATO Nome do Aluno

Leia mais

Aquecimento de um sistema

Aquecimento de um sistema Aquecimento de um sistema Aquecimento de diferentes quantidades de água Quando se fornece, num dado intervalo de tempo, a mesma quantidade de energia a dois sistemas, A e B, que diferem apenas na sua massa.

Leia mais

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva.

As nuvens cobrem o céu. As gotinhas de água se juntam e formam gotas maiores, que caem. É a chuva. PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS 3º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========================================================================== O CICLO DA ÁGUA ÁGUA, UM BEM PRECIOSO DA

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Mário Neto. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Mário Neto DISCIPLINA: Ciências da natureza SÉRIE: 6º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL

INSTITUTO GEREMARIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO PARCIAL INSTITUTO GEREMARIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 6º Ano: Nº Professora: Marcella Braga COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza.

A água é indispensável para a manutenção da vida. Podemos encontrá-la em algumas reservas na natureza. SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 30 / 04 / 206 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE CIÊNCIAS 4.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO

ATIVIDADE ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO ATIVIDADE GEOGRAFIA Av. José Celso Claudio J. Camburi Tel.: (27) 33395-3000 ALUNO: 6º ANO TURMA: A/B/C/D DATA: E N S I N O F U N D A M E N T A L ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO - Conteúdos prioritários: Cap.

Leia mais

Oficina: Propriedades dos materiais

Oficina: Propriedades dos materiais Oficina: Propriedades dos materiais Oficina de CN/EF Presencial e EAD Desde que acordamos até a hora que vamos dormir mexemos e utilizamos vários objetos para diferentes fins. Observe ao seu redor. Perceba

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: /10/2017 Professor(a): Carolina Maria 6 º ano Ensino Fundamental Nota: Etapa: 3 a Exercícios (X) A1( ) A2 ( ) A3 ( ) 2ª ch. () Turma: Aluno (a):

Leia mais

Propriedades Coligativas. Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer

Propriedades Coligativas. Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer Propriedades Coligativas Tecnologia de Alimentos Prof a. Msc. Fernanda Caspers Zimmer Propriedades Coligativas: São mudanças que ocorrem no comportamento de um líquido. Quando comparamos, em análise química,

Leia mais

Transformações físicas e químicas

Transformações físicas e químicas O que são transformações físicas O vidro que formava o copo é o mesmo que forma os pedaços que resultam da queda. A água que estava no estado líquido é exatamente a mesma que constitui o gelo. O sal que

Leia mais

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo.

GABARITO TC DE CIÊNCIAS. 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. GABARITO TC DE CIÊNCIAS 1- Analisando a figura, identifique qual o processo está ocorrendo em cada número abaixo. 1 2 3 4 5 1---FUSÃO 2---VAPORIZAÇÃO 3---SOLIDIFICAÇÃO 4---CONDENSAÇÃO 5---SUBLIMAÇÃO 2-

Leia mais

HIDROLOGIA ENGENHARIA AMBIENTAL

HIDROLOGIA ENGENHARIA AMBIENTAL HIDROLOGIA ENGENHARIA AMBIENTAL Objetivos da disciplina 2 Conhecer os princípios, métodos de análise e interpretação dos fenômenos do ciclo hidrológico. Desenvolver conceitos e práticas da hidrologia quantitativa.

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.109 p a) AB corresponde a uma fusão (passagem da Sólido F fase sólida para a fase líquida). A B Líquido G b) B corresponde a uma vaporização E (passagem da fase líquida para a fase de D Vapor vapor).

Leia mais

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera

1. Introdução. no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA TEMPERATURA 1. Introdução no item anterior tratamos do Balanço de energia: como o calor é transformado e usado no sistema da Terra-Atmosfera Uma mudança no conteúdo de calor

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010

Disciplina: Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências. Tópico 3 Umidade. Profa.: Rita Ynoue 2010 Disciplina: 1400200 - Física da Terra e do Universo para Licenciatura em Geociências Tópico 3 Umidade Profa.: Rita Ynoue 2010 Revisão das aulas passadas Tópico 1: Evolução da atmosfera terrestre Composição

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO)

CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) CALORIMETRIA (CONTINUAÇÃO) Calor latente Nem toda a troca de calor existente na natureza se detém a modificar a temperatura dos corpos. Em alguns casos há mudança de estado físico destes corpos. Neste

Leia mais

DISCIPLINA: Ciências DATA DA REALIZAÇÃO: 07/05/2012. Fazer uma pesquisa no caderno de ciências sobre as espécies mais ameaçadas de extinção.

DISCIPLINA: Ciências DATA DA REALIZAÇÃO: 07/05/2012. Fazer uma pesquisa no caderno de ciências sobre as espécies mais ameaçadas de extinção. FICHA DA SEMANA 3º ANO A/B Instruções: 1. Cada atividade terá uma data de realização e deverá ser entregue a professora no dia seguinte; 2. As atividades deverão ser copiadas e respondidas no caderno,

Leia mais

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável

Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21. A Água e o Desenvolvimento Sustentável Trabalho Realizado Por: Nicole Brito Nº 18 Ricardo Orge Nº 21 A Água e o Desenvolvimento Sustentável Poluição Marítima Como sabes, a poluição resulta da actividade humana que suja e contamina o Ambiente.

Leia mais

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F

2. Considere um bloco de gelo de massa 300g á temperatura de 20 C, sob pressão normal. Sendo L F 1. Considere um bloco de gelo de massa 300g encontra-se a 0 C. Para que todo gelo se derreta, obtendo água a 0 C são necessárias 24.000 cal. Determine o calor latente de fusão do gelo. 2. Considere um

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA

CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA CIÊNCIAS PROVA SIMULADA- PARCIAL III Prova elaborada com base no livro adotado pelo colégio ELEMENTOS DA NATUREZA 1) Assinale a alternativa falsa: a ( ) A fumaça de uma chaminé pode ser vista, devido a

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 3. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Ciclos biogeoquímicos Parte 3. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Parte 3 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: Parte 3 Ciclo da água I Ciclo da água I Ciclo da água: 1.1 Conceitos fundamentais 1.2 Importância da água 1.3

Leia mais

Fenómenos de condensação

Fenómenos de condensação Fenómenos de condensação Quando o ar atmosférico atinge a saturação, o vapor de água em excesso condensa-se, o que se traduz pela formação de nuvens, constituídas por pequenas gotículas de água ou cristais

Leia mais

da Terra Viagem ao Centro

da Terra Viagem ao Centro PROFESSOR: EQUIPE DE CIÊNCIAS BANCO DE QUESTÕES - CIÊNCIAS - 4º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ====================================================================== Leia a história em quadrinhos a seguir: Viagem

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes AC33F AGROCLIMATOLOGIA TEMPERATURA DO AR E DO SOLO PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética

Leia mais

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65)

RECURSOS HÍDRICOS. Prof. Marcel Sena Campos (65) RECURSOS HÍDRICOS Prof. Marcel Sena Campos senagel@gmail.com (65) 9223-2829 Recursos hídricos são as águas superficiais ou subterrâneas disponíveis para qualquer tipo de uso. Você sabia? Quase toda a

Leia mais

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase

FÍSICA, 2º Ano do Ensino Médio Diagrama de Fase Estuda as fases em que uma substância pura pode se apresentar, de acordo com as condições de pressão e de temperatura a que está submetida. A neblina que se observa na foto resulta da transformação do

Leia mais

. a d iza r to u a ia p ó C II

. a d iza r to u a ia p ó C II II Sugestões de avaliação Ciências 6 o ano Unidade 4 5 Unidade 4 Nome: Data: 1. Preencha a tabela a seguir com as palavras constante ou variável, de acordo com as propriedades de cada estado da matéria.

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância?

Atividade complementar de Química. Como identificar o estado físico de uma substância? Atividade complementar de Química Como identificar o estado físico de uma substância? Educação de Jovens e Adultos Neste material será revisado os estados físicos da matéria e como é possível identificar

Leia mais

Os estados físicos da matéria e suas transformações

Os estados físicos da matéria e suas transformações Os estados físicos da matéria e suas transformações Letícia Silva 1 Estados Físicos A matéria é formada por partículas extremamente pequenas como os átomos que interagem entre si formando ligações químicas,

Leia mais

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada)

Plano de Aula TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA. Anos Finais. 6º ano. Ciências Naturais. Ciência, Tecnologia e Sociedade 3 aulas (45 min cada) Org.: Claudio André - 1 Autora: Juçara Dias. TÍTULO: O HOMEM E A POLUIÇÃO DA ÁGUA Nível de Ensino: Ensino Fundamental / Anos Finais Ano/Semestre de Estudo 6º ano Componente Curricular: Tema: Duração da

Leia mais

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F.

09- (PUC-PR) Um menino inglês mediu sua temperatura com um termômetro graduado na escala Fahrenheit e encontrou 96,8 F. 01- (UFPR) A água pode ser encontrada na natureza nos estados sólido, líquido ou gasoso. Conforme as condições, a água pode passar de um estado para outro através de processos que recebem nomes específicos.

Leia mais

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos)

Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) de Geografia Exercícios Complementares Dinâmicas da Natureza (Relevo, solos, hidrografia, tipos climáticos) 1. A imagem a seguir mostra um esquema com as três principais camadas internas da Terra. Identifique-as

Leia mais

Atividades Avaliativas

Atividades Avaliativas Atividades Avaliativas Ciências 5 o ano 2 o bimestre Nome: data: 1 Encontre no caça-palavras o nome dos cinco oceanos do planeta Terra. a) Pinte de verde o oceano que banha o litoral brasileiro. CAÇA-PALAVRAS

Leia mais

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como

Definição. é uma ciência que estuda o. tempo atmosférico e suas variações ao longo do. dia, sendo também conhecido como Definição A é uma ciência que estuda o tempo atmosférico e suas variações ao longo do dia, sendo também conhecido como. A meteorologia vem, portanto a se dedicar ao estudo das variações do tempo atmosférico

Leia mais

AULA 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MISTURAS

AULA 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MISTURAS AULA 1 SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E MISTURAS Para podermos adentrar no mundo da química existem alguns conceitos fundamentais que devemos saber para compreendermos corretamente os fenômenos. Conceitos como matéria,

Leia mais

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos.

COMPETÊNCIA 1. Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. 3ª Ciências 2º Ano E.F. COMPETÊNCIA 1 Competência Explicar fenômenos cientificamente: reconhecer, oferecer e avaliar explicações para fenômenos naturais e tecnológicos. Habilidade H1. Adotar uma postura

Leia mais

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real

Plano de Aula MATEMÁTICA. Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Plano de Aula MATEMÁTICA Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real Sistema monetário nacional: conhecendo as cédulas do real. 09 p.; il. (Série Plano de Aula; Matemá ca) ISBN: 1. Ensino

Leia mais

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO

MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO MUDANÇAS DE ESTADO FÍSICO As mudanças de estado físico não ocorrem em qualquer temperatura, mas sim em temperaturas específicas de cada substância. E sempre é valida a seguinte

Leia mais

Física 3 aulas 11 e

Física 3 aulas 11 e www.fisicanaveia.com.br www.fisicanaveia.com.br/cei Mudança de Estado Processos Q > 0 Q < 0 Calor e Mudança de Estado Curva de Aquecimento Calor e Mudança de Estado A vaporização (passagem do estado líquido

Leia mais

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa.

A) condensação do vapor de água dissolvido no ar ao encontrar uma superfície à temperatura mais baixa. lista_1-conceitos_iniciais_em_termologia Questão 1 Os cálculos dos pesquisadores sugerem que a temperatura média dessa estrela é de T i = 2.700 C. Considere uma estrela como um corpo homogêneo de massa

Leia mais

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS

PROMILITARES 09/08/2018 QUÍMICA. Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS QUÍMICA Professora Caroline Azevedo ASPECTOS MACROSCÓPICOS Conteúdos abordados na aula de hoje: 1. Matéria, corpo e objeto; 2. Energias; 3. Fenômenos; 4. Classificação da matéria. Matéria e suas transformações

Leia mais

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água)

Professor Thiago Espindula - Geografia. Subterrânea. Gráfico (disponibilidade de água) Ciclo Hidrológico - Reservatórios de água do planeta: Oceanos e Mares: 95 % Água Doce: 5%: > Geleiras (3%), > Água Subterrânea (1%); > Lagos e Rios (0,009%); > Atmosfera (0,001%); > Biosfera (0,0001%).

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais