DIGITALIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA OFICINA GUAIANASES DE GRAVURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIGITALIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA OFICINA GUAIANASES DE GRAVURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Transcrição

1 1 DIGITALIZAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA OFICINA GUAIANASES DE GRAVURA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Maria Mercedes Otero 1, Vildeane Borba 2, Neuman Silva 3 1 Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Informação, UFPE, Recife, PE 2 Professora Assistente do Departamento de Ciência da Informação, UFPE, Recife, PE 3 Graduanda em Biblioteconomia, UFPE, Recife, PE RESUMO Este trabalho descreve o relato da experiência de Digitalização dos Documentos Históricos da Oficina Guaianases de Gravura (OGG), apresentando as tecnologias, métodos e os metadados utilizados, visando a preservação do acervo e sua disponibilização em meio digital na internet, colaborando para a iniciativa de acesso livre. A metodologia abordada descreve os padrões adotados para a digitalização dos documentos, sua descrição através da utilização do padrão de metadados Dublin core e a construção de banco de dados em sua maior parte referencial disponibilizado no site Os resultados apresentam a digitalização de 2202 imagens distribuídas em 27 tipologias documentais. Cerca de 80% do acervo se encontra disponibilizada em banco de dados referencial e 20% em banco de dados com suas respectivas imagens. Pretende-se com esta iniciativa incentivar projetos replicáveis e comunidades de prática que desenvolvam pesquisas na área da democratização da informação, colaborando para a preservação da memória e ampliação do acesso à informação por meio da web. Palavras-chave: Digitalização; Oficina Guaianases de Gravura; Preservação; Acesso Livre. ABSTRACT This paper describes the experience report digitization of Historical Documents Oficina Guaianases de Gravura (OGG), presenting the technology, methods and metadata used in order to preserve the collection and its availability in digital media on the internet, adding to the initiative open access. The methodology discussed describes the standards adopted for the digitization of documents, their description using the Dublin Core metadata standard and the construction of database for the most part references on the website The results show a scan of 2202 images divided into 27 types documentary. About 80% of the collection is available in database referential and 20% in databases with their respective images. It is intended to encourage this initiative replicable projects and communities of practice to develop research in the democratization of information, helping to preserve the memory and increase access to information through the web. Keywords: Digitization; Oficina Guaianases de Gravura; Preservation; Open Access.

2 2 1 Introdução Este relato de experiência refere-se ao Projeto de Extensão Digitalização da documentação histórica da Oficina Guaianases de Gravura que é o desdobramento de um Projeto de maior amplitude denominado Arte e Tecnologia: cuidando da memória, financiado pela Petrobrás e concluído em O projeto Arte e tecnologia: cuidando da memória teve como objetivo preservar, conservar e divulgar a coleção de litogravuras da Oficina Guaianases, organizando o arquivo de gravuras e dando tratamento digital ao acervo, para disponibilizá-lo à comunidade acadêmica e ao público em geral. (CARVALHO; OTERO; BARBOSA, 2006, p. 134) A Oficina Guaianases de Gravura (OGG) foi uma casa-editora dedicada à prática de gravura artística, especialmente a litogravura que consolidou-se como uma entidade produtora de reconhecimento nacional. Dentro da história das artes plásticas pernambucana, tornou-se um movimento de expressão nacional que durou vinte anos ( ). Em 1995 a Oficina encerrou suas atividades e seus sócios fundadores doaram à UFPE litogravuras produzidas de 1975 a 1995, formando a Coleção Histórica da Oficina Guaianases de Gravura disponibilizadas na Biblioteca Joaquim Cardoso (BJC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e no site Acompanhava a doação um arquivo com toda documentação burocrática produzida pela OGG entre 1979 e Esta documentação, gerada durante 15 anos e transferida para a Biblioteca Joaquim Cardozo, agregou mais informações à referida Coleção. São aproximadamente documentos, divididos em 27 tipologias documentais, distribuídos em 727 títulos. Esses documentos são frágeis, boa parte se encontra impressa em papel jornal, o que compromete a conservação e inviabiliza a consulta ao documento original. Partindo do princípio de que a responsabilidade das bibliotecas é preservar e divulgar seus acervos, o projeto atendeu a duas preocupações básicas: preservação e difusão. Estas nortearam tanto os princípios de preservação quanto à escolha das tecnologias digitais e outras mídias, para divulgar eficientemente os documentos.

3 3 A preservação, primeira preocupação, foi condição necessária para deter as alterações e danos em função do tempo, do clima e do manuseio. Tornou-se imperativo a preservação para aumentar a expectativa de duração do acervo. A difusão, segunda preocupação do projeto, orientada pela política da democratização da cultura e universalização do acesso, priorizou, sem desprezar outras mídias, a disponibilização na Internet de parte da documentação que, divulgada virtualmente, torna-se um instrumento para a pesquisa, estudo e ensino das artes plásticas. Sendo assim dentro da política do Departamento de Ciência da Informação (DCI) da UFPE, que consiste na preservação da memória através da utilização de procedimentos tecnológicos, a solução encontrada foi a digitalização para preservação e a construção de um banco de dados referencial de todos os documentos, para maior divulgação. Este artigo tem o propósito de descrever a experiência de digitalização e divulgação online da documentação produzida pela OGG, com a finalidade de criar um instrumento facilitador de pesquisa e produção de trabalhos sobre artes plásticas em Pernambuco, área carente de estudos, análises e publicações, principalmente no que diz respeito aos movimentos das artes plásticas do século XX. 2 Revisão de Literatura O ambiente global reconfigurou-se no pós-guerra centrando as preocupações no ambiente da informação, da comunicação e do conhecimento. Uma das marcas deste período é o fenômeno da explosão documentária que teve como efeito mais evidente a expansão da produção científica e tecnológica, e conseqüentemente, da elevação do volume dos registros desta produção. Surge então uma nova ordem mundial centrada nos processos de produção, controle, organização, transformação, disseminação, preservação e uso da informação. Neste contexto, a tecnologia cumpriu um papel de grande envergadura. A capacidade viabilizada pela informática de se representar os produtos do conhecimento em meio digital e ainda, as possibilidades de transmissão e recepção de dados, voz,

4 4 imagens e uma variedade dos novos conteúdos como livros, imagens em movimento, música neste novo ambiente, são talvez a marca mais forte deixada pela tecnologia do século XX. Estas inovações acarretaram profundas mudanças que condicionam desde a forma de se produzir bens e recursos intelectuais, até o modo como os indivíduos e a sociedade se relacionam. Neste contexto, é visível o crescimento de bibliotecas e acervos em meio digital com o propósito de facilitar o acesso, gestão e disseminação de informações. O desenvolvimento de bancos de dados, bibliotecas digitais ou virtuais e repositórios possibilita maior agilidade de comunicação, reduzindo esforços, acarretando a precisão dos resultados obtidos e, sobretudo, ampliando fronteiras nas possibilidades de acesso e disseminação de informação em todo o mundo. Os avanços tecnológicos trazem benefícios incalculáveis para o acesso, a disseminação e a preservação da informação, com o propósito de atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação. Neste sentido, o movimento mundial pelo acesso livre à informação, é decorrente das dificuldades de acesso encontradas pela comunidade científica no modelo tradicional de publicação, no qual, editores científicos comerciais com os direitos autorais patrimoniais, atribuem altos preços, além de impor barreiras de permissão sobre publicações de resultados de pesquisas financiadas com recursos públicos, o que limita a visibilidade e a circulação do conhecimento científico. Dessa forma, o sistema de comunicação tradicional limita, mais do que expande, a disponibilidade e legibilidade da maior parte da pesquisa científica (JOHNSON, 2002). Com o advento da Internet e das novas tecnologias de informação e comunicação tornou-se possível a implantação de repositórios e bibliotecas digitais, resultando numa queda nos preços de equipamentos de processamento de dados e num interesse crescente por softwares livre e pelo modelo Open Archives. O advento da Web, entretanto, trouxe uma solução ao seu alcance. É agora possível divulgar os resultados de investigadores do mundo livremente, sem custos, a todos os outros pesquisadores - Open Access. (SWAN, 2008, p. 160).

5 5 O movimento em favor do acesso livre à informação científica possibilitou mudanças de paradigmas na comunicação científica. O termo Open Acess segundo Ferreira et al (2008) significa o acesso digital livre para materiais acadêmicos, principalmente artigos revisados entre os pares, mas também outros tipos de conteúdo digital que os autores pretendem fazer livremente, disponível para todos os usuários online. Este novo modelo não contesta os periódicos impressos e assinados, mas defende que cópias dos resultados de pesquisas científicas financiadas com recursos públicos possam estar disponíveis para qualquer interessado, sem nenhum custo. Juntamente com o Movimento do acesso aberto, outras vertentes defendem a democratização da informação como é visualizada na iniciativa dos open archives, arquivos abertos, que surgiu na Convenção de Santa Fé, Novo México, em outubro de A convenção estabeleceu aspectos objetivando chegar à interoperabilidade, foram eles a definição de um conjunto mínimo de metadados, a concordância no uso de uma sintaxe comum XML, para transportar e representar dados e a definição de um protocolo comum para extrair dados. Além da Convenção de Santa Fé, houve outros movimentos importantes em favor do livre acesso à informação científica. As duas principais declarações sobre o acesso livre são a Iniciativa do Acesso Livre de Budapeste e a Declaração de Berlim. A primeira surgiu a partir de uma reunião convocada em Budapeste pelo Open Society Institute (OSI), em 2001 com o propósito de acelerar o progresso do esforço internacional para fazer com que os artigos de investigação em toda área acadêmica estivessem disponíveis de forma gratuita na internet. A Declaração de Berlim, em 2005, defende a idéia de que a difusão do conhecimento: não [se dá] apenas através do método clássico, mas também, e cada vez mais, através do paradigma do acesso livre via Internet. Nós definimos o acesso livre como uma fonte universal do conhecimento humano e do patrimônio cultural que foi aprovada pela comunidade científica. No Brasil, podemos citar o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica que foi lançado pelo IBICT (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), em 2005, promovendo a produção e disseminação da produção

6 6 científica brasileira em consonância com o paradigma do livre acesso à informação, no estabelecimento de uma política nacional de acesso livre à informação científica buscando apoio da comunidade científica. O conceito da Iniciativa de Arquivos Abertos representa o anseio da comunidade científica em formar um fórum aberto para aprimorar o desempenho do atual modelo de comunicação científica. Ele visa também formar um repositório de informações que disponibilize na web, de forma pública e gratuita, as contribuições submetidas diretamente para os autores. (CUNHA; MACCARTHY, 2005, p.34). A base da iniciativa é o protocolo OAI-PMH (Open Archives Initiative Protocol for Metadata Harvesting) que permite compartilhar seus metadados, ou seja, informações que descrevem o conteúdo dos registros. Os metadados do protocolo seguem o padrão Dublin Core, um conjunto de quinze elementos essenciais e vinte e sete de refinamento. Os participantes da iniciativa são divididos em Provedores de Dados, que mantêm repositórios de documentos digitais que implementam o protocolo como forma de expor os metadados de seus documentos, e Provedores de Serviços, que oferecem buscas a estes metadados ou outros serviços que visam agregar valor à iniciativa. A iniciativa OAI ( desenvolve e promove padrões de interoperabilidade entre repositórios digitais que visam facilitar a difusão eficiente de conteúdos. A OAI constitui, portanto, um marco na área do tratamento e disseminação da informação em geral e, principalmente, na área da comunicação científica. Essa iniciativa proporcionou a construção, implantação e manutenção de diversos repositórios de acesso livre, assim como o surgimento de diversas ferramentas de software para a construção e manutenção de repositórios. 3 Materiais e Métodos O projeto foi desenvolvido na BJC da UFPE, e contempla toda a documentação da OGG que possui documentos. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a análise documental; digitalização dos documentos, utilizando-se de técnicas de digitalização como resolução, compressão, tamanho do arquivo, cores, e mídias de

7 7 gravação; tratamento das imagens, através do software de edição de imagens Adobe Photoshop CS2; indexação dos trabalhos, utilizando-se o padrão de metadados Dublin Core e a alimentação dos dados através do CLIO, software livre desenvolvido pelo Laboratório de Tecnologia do Conhecimento (LIBER) para gestão de acervos, de uso público e gratuito. A análise documental foi realizada através da intervenção fundamental onde foram analisados e agrupados todos os documentos de acordo com suas características e dimensões. As características foram analisadas de acordo com sua tipologia documental: apostila; atas; autorizações e contratos; balancetes; certificados; convites; catálogos; currículos; documentos funcionais; declarações; lista de endereços, ficha de identificação e gravuras; fichas de inscrição; fotografias; lista de jornalistas; lista de museus; lista de materiais; ordem de serviço; pautas de exposição; normas de exposição; propostas de sócio; recorte de jornal; relação de gravuras; recibos; solicitações; tabelas de impressão, e a dimensão dos documentos definiu o equipamento indicado para digitalização dos dados que foi o Scanner. Segundo o Conselho Nacional de Arquivos (2010, p. 6) a digitalização [...] é dirigida ao acesso, difusão e preservação do acervo documental e pode ser definida como: [...] um processo de conversão dos documentos arquivísticos em formato digital, que consiste em unidades de dados binários, denominadas de bits - que são 0 (zero) e 1 (um), agrupadas em conjuntos de 8 bits (binary digit) formando um byte, e com os quais os computadores criam, recebem, processam, transmitem e armazenam dados. (2010, p.5) Em cada projeto de digitalização de acervos é necessário que se definam os requisitos e diretrizes básicas de qualidade de imagem antes de sua execução. O intuito principal desta pesquisa se vincula a importância da democratização da informação, com o propósito de prover subsídios para o acesso. Neste sentido foram determinados requisitos de digitalização de imagens quanto a sua resolução, profundidade de bits, compressão de formato de imagem, conversão, armazenamento, descrição dos dados e alimentação em banco de dados. Todo o processo de digitalização foi realizado em Scanners semi profissionais, com resolução de 300 d.p.i dots per inch, ou (pontos por polegada), colorido.

8 8 O processo de descrição dos dados foi realizado através da utilização do metadados Dublin Core no Sistema CLIO. O padrão de metadados Dublin Core é um padrão capaz de descrever diversificadas coleções documentais que vão de acervos arquivísticos e bibliográficos até objetos tridimensionais e eventos. O Dublin Core é um padrão de metadados mantido pela Dublin Core Metadata Initiative e suas especificações são autorizadas pelos padrões ISO e NISO Z , que autorizam a descrição documental com qualidade. O nome "Dublin" se refere a Dublin, Ohio, U.S., onde o trabalho se originou de um workshop sediado em 1995 pela Online Computer Library Center (OCLC) e o termo "Core" se refere ao fato de que o conjunto de elementos de metadados é uma lista básica, mas expansível. Uma de suas características é a simplicidade na descrição dos recursos, permitindo seu uso por não especialistas, o entendimento semântico universal dos elementos e seu escopo internacional e extensível, com o intuito de atender as especificidades de diferentes contextos e a customização de elementos. Criado sob o amparo da Universidade Federal de Pernambuco e vinculado e formado por pesquisadores do seu Departamento de Ciência da Informação, o Laboratório LIBER Tecnologia do Conhecimento vem desenvolvendo, em ambiente controlado, ferramentas que permitem o gerenciamento e disponibilização de conteúdos em formato digital. Seu objetivo é realizar o resgate, a restauração e a digitalização de documentos, e sua posterior disponibilização através da Internet, tornando cada computador conectado à rede uma porta sem fronteiras para a memória nacional. Dentre seus projetos, o LIBER criou e vem aperfeiçoando um software de gestão de informação denominado CLIO. Este sistema surgiu a partir de um convênio entre a Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal de Pernambuco, através do LIBER. A primeira versão do CLIO foi lançada em 2005 reunindo recursos de recuperação da informação, descrição em Metadados, e protocolo OAI - Open Archives Initiative. Tratase de um software livre desenvolvido com recursos públicos para uso público e gratuito, com capacidade para gerenciamento de documentos multimídia (texto, imagem, vídeo e áudio).

9 9 4 Resultados Parciais/Finais O Acervo da Oficina Guaianases de Gravura está constituído de 27 tipologias documentais realizado através da análise documental e suas respectivas descrições (Ver Tabela 1). O quantitativo total de folhas digitalizadas foi de 2202 imagens, com um espaço de aproximadamente 68GB para armazenamento de dados (Ver tabela 2). A documentação foi descrita na sua totalidade, complementando o bando de dados da OGG, através do site Apenas 20% do acervo está disponibilizado com suas respectivas imagens, e 80% está descrito referencialmente no banco de dados em razão dos direitos autorais, ficando sua consulta digital e impressa disponibilizada na Biblioteca Joaquim Cardoso no Centro de Artes de Comunicação da UFPE. Os metadados utilizados foram descritos de acordo o padrão Dublin Core e abrangeram Titulo, Criador (Autor), Assunto, Resumo, Palavras-chave, lugar, data, descrição, extensão, formato e proveniência. (Ver Tabela 3) TIPOLOGIA Apostilas Atas Autorizações e Contratos Balancetes Catálogos Tabela 1: Tipologia Documental X Descrição da Documentação da OGG DESCRIÇÃO Apostila com normas e práticas da Litogravura dando exemplo de técnicas aplicadas e como executar o processo de polimento, e materiais utilizados neste procedimento. Atas de freqüência de alunos nos cursos de Pintura oferecidos pela OGG. Autorizações de diversas naturezas, desde a dispensa de funcionários, doação de alguma gravura pela OGG, retirada de dinheiro por funcionário não pertencente a tesouraria para fins de compra de material à contratos com artistas na participação no desenvolvimento de exposições. Balancete das contas pertencentes a OGG, com título da conta, saldo atual e anterior, débito, depósito e crédito. Catálogos de exposições realizadas pela OGG, com imagens e escritos sobre cada exposição. Alguns convites foram encontrados. Certificados Certificados de cursos realizados por pessoas na OGG, em iniciações e práticas da Litogravura. 7 Currículos Currículos de artistas pertencentes a OGG, com descrição de todas as obras, exposições e pinturas realizados por eles. 8 Declarações e Comunicados Sobre retirada, posse de material de litogravura, participação no quadro de sócio da OGG, como também comunicados de estágios realizados pela OGG. 9 Documentação de Funcionários Documentação de admissão e demissão dos funcionários da OGG, contendo, cadastro, exames, raio x, depósito em contas do INSS. 10 Endereços Relação de todos os artistas participantes da OGG, em ordem alfabética. 11 Fichas de Identificação da Gravuras Fichas cadastrais das gravuras pertencentes ao acervo da OGG, com os campos de autor, título, data, dimensão e papel de cada gravura.

10 Fichas de Inscrição Fotografias 14 Licença do Funcionamento 15 Listas de Jornalistas e Museus 16 Lista de Materiais Diversos Ofícios e Correspondências Ordens de Serviços Fichas com: nome,endereço, profissão, experiência e como o participante tomou conhecimento dos cursos oferecidos pela OGG. Fotografias de exposições, de artistas em atuação, de pessoas ligadas aos mesmos, algumas com dedicatórias, outras apenas com data e local, ou como foram feitas as peças reproduzidas nas fotografias. Vário boletos de pagamento de licença de funcionamento da OGG. Todos datados, carimbados e com valores referentes a cada mês. Listagem de jornalistas do estado de Pernambuco e outros estados com nome, endereço e telefones de cada e dos museus de Pernambuco em ordem alfabética por municípios. Lista com nome de artistas tendo ao lado materiais utilizados por ele e listas com nomes e valores manuscritas. Correspondências de variada natureza desde o nascimento do filho de um artista participante da OGG, à acontecimentos ocorridos nas oficinas da OGG, ofícios com regulamentos de exposições e notificando o envio de algo, como catálogos para algum artista ou funcionário da OGG. Serviços realizados nas oficinas e sede da OGG, pela Celpe, Compesa e outros órgãos. Pautas de Exposições Pautas com a relação de artistas, obras e o que se realizaria durante cada exposição. 20 Planilhas de Edição, Editais e Normas de Exposição Várias ordem de serviços com o nome de cada artista, formato da obra, cópias, cor e valor de cada processo realizado. 21 Proposta de se associar a OGG, assinada e datada pelo respectivo artista, com dados e endereço do mesmo. Seguindo a Propostas de Sócios indicação de cada. 22 Recibos Vários recibos datados e carimbados, Relação anual de informação sociais (RAIS). Todos ordenados por datas. 23 Recortes de Jornais Recortes em sua maioria de exposições realizadas pela OGG, de artistas participantes, e artigos citando a OGG e suas funções. 24 Relação de Gravuras doadas e Brindes Relação de gravuras doadas ou dadas como brindes em exposições a OGG, por artistas participantes. Sendo conferidas e assinadas pelo conferente. 25 Solicitações e Declarações Solicitações, termos de responsabilidades, de algum órgão a OGG, referente a diversos assuntos desde o requerimento de extrato de FGTS à responsabilidade por perdas e roubo ou danos a obras transportadas para exposições. 26 Tabelas de Impressão e Normas de Edição Documentos com regras e normas de tiragens avulsas realizadas pela OGG, com preços estipulados por cada tiragem. Também consta documentos com normas e regras para tiragens feitas por artistas participantes da OGG. 27 Movimento de Caixa Pasta contém depósitos de banco, movimentação de contas referentes a OGG, e relações manuscritas sobre os mesmos movimentos seguindo uma ordem mensal. Fonte: Tabela elaborada pelas autoras, Tabela 2: Quantitativo de documentos x espaço de armazenamento da OGG TIPOLOGIA QUANTIDADE ESPAÇO ARMAZENADO 1 Apostilas 43 1,21 GB 2 Atas MB 3 Autorizações e Contratos 43 1,44 GB 4 Balancetes 99 2,50 GB 5 Catálogos 318 8,67 GB 6 Certificados MB 7 Currículos 252 7,04 GB 8 Declarações e Comunicados 36 1,00 GB 9 Documentação de Funcionários MB 10 Endereços 101 2,24 GB 11 Fichas de Identificação da Gravuras 152 3,99 GB 12 Fichas de Inscrição 38 1,06 GB 13 Fotografias 183 1,75 GB 14 Licença do Funcionamento MB 15 Listas de Jornalistas e Museus 63 1,68 GB 16 Lista de Materiais Diversos 57 1,57 GB 17 Ofícios e Correspondências 145 5,57 GB 18 Ordens de Serviços 62 3,18 GB 19 Pautas de Exposições MB 20 Planilhas de Edição, Editais e Normas de Exposição 75 3,85 GB

11 11 21 Propostas de Sócios 116 5,67 GB 22 Recibos 65 3,63 GB 23 Recortes de Jornais 83 4,06 GB 24 Relação de Gravuras doadas e Brindes MB 25 Solicitações e Declarações MB 26 Tabelas de Impressão e Normas de Edição 51 2,69 GB 27 Movimento de Caixa 131 3,13 GB TOTAL ,47GB Fonte: Tabela elaborada pelas autoras, Tabela 3: Metadados utilizados na descrição do acervo da OGG METADADOS TIPO DEFINIÇÃO Título Básico Título dado documento. Criador (Autor) Básico Responsável pela produção do conteúdo do recurso. Assunto Básico Assunto do conteúdo do objeto digital. Resumo Refinamento Resumo do conteúdo do trabalho. Palavras-chave - Termos indexadores sobre o conteúdo do trabalho. Lugar Básico Lugar onde o recurso foi editado. Data Básico Data associada com a criação ou disponibilização do objeto digital. Descrição Básico Descrição do trabalho, que deve incluir informações adicionais ao documento, como estado físico. Extensão Refinamento Tamanho do arquivo como o número de páginas, duração. Formato Básico Formato do arquivo, da mídia física. (PDF, CD, DVD, 300KB, 20MB). Proveniência Refinamento Informação sobre modificações na posse ou custódia do trabalho desde sua criação. Estas informações são significantes para sua autenticidade, integridade e interpretação. Fonte: Tabela elaborada pelas autoras, Considerações Parciais/Finais Devido ao desenvolvimento das tecnologias de informação, o sistema de comunicação foi se transformando. Cada vez mais sente-se a necessidade do acesso à informação de forma rápida e segura. O surgimento do periódico científico eletrônico foi o início das transformações no sistema formal de comunicação científica. Atualmente, o movimento do livre acesso ao conhecimento tem sido foco de grande interesse de diversas áreas do conhecimento, principalmente da Ciência da Informação. A Iniciativa do Acesso Livre de Budapeste, a Declaração de Berlim e o Manifesto Brasileiro de Apoio ao Acesso Livre à Informação Científica, são exemplos desse interesse mundial. Essas iniciativas, baseadas no protocolo OAI-PMH, proporcionaram a construção, implantação e manutenção de diversos repositórios de acesso livre, assim como o surgimento de diversas ferramentas de software para a construção e manutenção de repositórios. Considera-se que a digitalização é uma ferramenta tecnológica que contribui e

12 12 facilita o acesso e a divulgação de documentos, contribuindo para o acesso aberto e a democratização da informação em meio digital. Neste sentido, deve-se levar em consideração a preservação digital através da formulação de diretrizes, modelos conceituais e práticos, a fim de minimizar os efeitos da obsolescência tecnológica e a vida útil de suportes físicos digitais garantindo a perenidade de informações e tornado-as acessíveis para futuras gerações. 6 Referências CARVALHO, M. A.; OTERO, M. M. D. F.; BARBOSA, J. P. Acesso e preservação da Coleção Oficina Guaianases de Gravura. Inf. & Soc.:Est., v.16, n.2, p , jul./dez CONARQ. Recomendações para digitalização de documentos arquivísticos permanentes Disponível em: < >. Acesso em: 10 maio CUNHA, Murilo Bastos da; McCarthy, Cavan. Estado atual das bibliotecas digitais no Brasil. In: MARCONDES, Carlos H. (Org.) et al. Bibliotecas Digitais: saberes e práticas. Salvador, Brasília: UFBA; IBICT, p FERREIRA, M. et al. Carrots and Sticks: Some Ideas on How to Create a Successful Institutional Repository. D-Lib Magazine, v. 14, n.1/2, Jan./Fev Disponível em: < Acesso em: 05 mar JOHNSON, Richard K. Partnering with faculty to enhance scholarly communication. D-Lib Magazine, v. 8, n. 11, nov Disponível em: Acesso em: 23 mar SWAN, A. Why Open Access for Brazil? Liins em Revista, v. 4, n. 2, Disponível em: < Acesso em: 20 abr

BANCO DE DADOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPE: preservação e acessibilidade

BANCO DE DADOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPE: preservação e acessibilidade BANCO DE DADOS DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UFPE: preservação e acessibilidade DATABASE OF COURSE COMPLETION PAPERS OF LIBRARIANSHIP AT UFPE: preservation and Accessibility

Leia mais

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso

Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital Preservar para garantir o acesso Considerando que a informação arquivística, produzida, recebida, utilizada e conservada em sistemas informatizados,

Leia mais

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO

Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Critérios para certificação de Sites SciELO: critérios, política e procedimentos para a classificação e certificação dos sites da Rede SciELO Versão Março 2008 1 Introdução Este documento tem por objetivo

Leia mais

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias

Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Mesa Redonda Novas agendas de atuação e os perfis profissionais em bibliotecas universitárias Profa. Dra. Lillian Maria Araújo de Rezende Alvares Coordenadora-Geral de Pesquisa e Manutenção de Produtos

Leia mais

BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO. Liliana Giusti Serra

BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO. Liliana Giusti Serra BIBLIOTECAS DIGITAIS: CONCEITOS E PLANEJAMENTO Liliana Giusti Serra INFORMAÇÃO - NOVA ECONOMIA Ciência da Informação Ciência da Computação CONTEÚDO Tecnologia de Rede BIBLIOTECAS DIGITAIS Interoperabilidade

Leia mais

Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace. Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida

Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace. Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida Biblioteca Digital da UNIVATES utilizando a ferramenta DSpace Alexandre Stürmer Wolf, Ana Paula Lisboa Monteiro, Willian Valmorbida Roteiro Biblioteca Digital da UNIVATES Bibliotecas: Conceitos Metas da

Leia mais

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas

BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação e perspectivas 2da. Jornada sobre la Biblioteca Digital Universitaria JBD2004 Buenos Aires, 17-18 de junio de 2004 BIBLIOTECA DIGITAL DA UFRGS: implementação

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/2015 - CONSELHO DEPARTAMENTAL

RESOLUÇÃO 01/2015 - CONSELHO DEPARTAMENTAL RESOLUÇÃO 01/2015 - CONSELHO DEPARTAMENTAL Regulamenta a digitalização do Acervo Documental da Faculdade de Direito do Recife. O Conselho Departamental do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal

Leia mais

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados

Metadados. 1. Introdução. 2. O que são Metadados? 3. O Valor dos Metadados 1. Introdução O governo é um dos maiores detentores de recursos da informação. Consequentemente, tem sido o responsável por assegurar que tais recursos estejam agregando valor para os cidadãos, as empresas,

Leia mais

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão.

Promover o cartaz como uma das mais importantes formas de comunicação e expressão. 1. APRESENTAÇÃO O VARAL DO DESIGN é uma mostra nacional de cartazes aberta a designers e artistas gráficos de todo o País. A cada edição o evento tem um tema único que pretende valorizar a criação autoral

Leia mais

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola Questionamento 3 Pergunta 1: Conforme página 3 do TR existe a necessidade de cadastro em sistema de gestão documental informatizado, conforme requisitos abaixo listados: Ano Série Nome do Aluno Escola

Leia mais

Guia Portal de Periódicos CAPES

Guia Portal de Periódicos CAPES Guia Portal de Periódicos CAPES Manaus, abril de 2010 ACESSO AO PORTAL CAPES DE PERIÓDICOS APRESENTAÇÃO A Biblioteca Aderson Dutra do Centro Universitário Nilton Lins disponibiliza um moderno conjunto

Leia mais

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário

Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário Edital de Produção Audiovisual Escola de Ciências Sociais FGV/CPDOC Núcleo de Audiovisual e Documentário O Núcleo de Audiovisual e Documentário do CPDOC convida alunos inscritos regularmente em cursos

Leia mais

Software. Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais. Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais...

Software. Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais. Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais... Software www.imagecomnet.com.br Bem vindo ao mundo do GED e Tecnologias Digitais Gerenciamento Eletrônico de Documentos, Softwares, e muito mais... A Empresa A Imagecom, uma empresa conceituada no ramo

Leia mais

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação

Universidade de Brasília. Departamento de Ciência da Informação e Documentação Universidade de Brasília Departamento de Ciência da Informação e Documentação Profa.: Lillian Alvares Aspectos Gerais O uso da tecnologia digital traz grandes perspectivas de trabalho para os arquivos

Leia mais

Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados. Iza Saldanha

Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados. Iza Saldanha Centros de documentação e informação para área de ENGENHARIA: como implantar e resultados esperados Iza Saldanha Abordagem Conceitos Procedimentos/Ferramentas Benefícios esperados Estudo de caso Planave

Leia mais

Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento

Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento Contexto Planejamento Estrutura Política de funcionamento Promoção do acesso universal Informação atualizada Facilidade de pesquisa Compartilhamento de informação Facilidade de manutenção da informação

Leia mais

Open Archives e Open Access

Open Archives e Open Access Mesa redonda: Tecnologias de Informação Open Archives e Open Access Sumário Cenário Mundial da Comunicação Científica O modelo Open Archives O movimento do acesso livre Ações do Ibict em direção ao acesso

Leia mais

Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED. Preparação de documentos

Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED. Preparação de documentos Gerenciamento Eletrônico de Documentos AMBIENTE GED Preparação de documentos 1 Preparação de Documentos Quais documentos digitalizar? Eliminação: remoção e destruição de duplicatas, materiais sem importância

Leia mais

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto

Processos de gerenciamento de projetos em um projeto Processos de gerenciamento de projetos em um projeto O gerenciamento de projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas às atividades do projeto a fim de cumprir seus requisitos.

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL

UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL UM ROTEIRO PARA A EXECUÇÃO DE ATIVIDADES EM UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL R.L. Stange *, A. A. Batista*. * Universidade Tecnológica federal do Paraná, Guarapuava, Brasil e-mail: rlgomes@utfpr.edu.br Resumo

Leia mais

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO

Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Tecnologia da Informação na FG AUTO - ATENDIMENTO ALUNO Jaboatão dos Guararapes / PE PAG.1 Tecnologia da Informação na Faculdade Guararapes A Faculdade Guararapes através do Setor de Tecnologia da Informação

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Introdução ao GED Simone de Abreu

Introdução ao GED Simone de Abreu Introdução ao GED Simone de Abreu GED O que é isso? O conhecimento teve, ao longo da história, diferentes significados e funções. No tempo das cavernas nossos antepassados transmitiam aos seus descendentes

Leia mais

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO

ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO ANEXO 1 - QUESTIONÁRIO 1. DIMENSÃO PEDAGÓGICA 1.a) ACESSIBILIDADE SEMPRE ÀS VEZES NUNCA Computadores, laptops e/ou tablets são recursos que estão inseridos na rotina de aprendizagem dos alunos, sendo possível

Leia mais

Open Archives. um marco na história das Bibliotecas Digitais

Open Archives. um marco na história das Bibliotecas Digitais Open Archives um marco na história das Bibliotecas Digitais Motivação Pontiac G6 Preço igual (EUA) USD $17,000 Motivação Dificuldades encontradas pelos pesquisadores no ciclo da comunicação científica

Leia mais

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia

Área de Comunicação. Tecnologia em. Produção Multimídia Área de Comunicação Produção Multimídia Curta Duração Produção Multimídia Carreira em Produção Multimídia O curso superior de Produção Multimídia da FIAM FAAM forma profissionais preparados para o mercado

Leia mais

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA

PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA EE Odilon Leite Ferraz PROJETO INFORMÁTICA NA ESCOLA AULA 1 APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA APRESENTAÇÃO E INICIAÇÃO COM WINDOWS VISTA Apresentação dos Estagiários Apresentação do Programa Acessa

Leia mais

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira

Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP. Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Guia Básico de Utilização da Biblioteca Virtual da FAPESP Thais Fernandes de Morais Fabiana Andrade Pereira Centro de Documentação e Informação da FAPESP São Paulo 2015 Sumário Introdução... 2 Objetivos...

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DE SÃO PAULO ÁREA DE DOCUMENTAÇÃO E DIVULGAÇÃO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR SALGADO PROJETO CRIAÇÃO DO SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO DA BIBLIOTECA CÉSAR

Leia mais

CMI Centro de Memória e Informação CMI. Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto

CMI Centro de Memória e Informação CMI. Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto CMI Centro de Memória e Informação CMI Dados do Projeto e do(a) Coordenador do Projeto Título do Projeto Biblioteca Digital da Fundação Casa de Rui Barbosa Coordenador do Projeto: Ana Lígia Silva Medeiros

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias.

1.1 Poderão participar projetos fotográficos inéditos contendo de 10 (dez) a 20 (vinte) fotografias. Nova Fotografia 2013 Convocatória O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que

Leia mais

DOI - Digital Object Identifier

DOI - Digital Object Identifier DOI - Digital Object Identifier conceito, requisitos e responsabilidades dos editores Claudiane Weber Bibliotecária BU/UFSC DOI conceito WEBER, Claudiane (2012) O que é o DOI? 3 "Digital Object Identifier",

Leia mais

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO

INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA GESTÃO DA ÁGUA E ESGOTO Paulo Mailson Vieira da Mota Graduando em Sistemas de Informação e Técnico em Informática, Analista de TI do SAAE de Iguatu-CE. Endereço

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA SACI LIVRE SISTEMA DE ADMINISTRAÇÃO DE CONTEÚDO INSTITUCIONAL

Leia mais

A Biblioteca Digital do Senado Federal. DSpace

A Biblioteca Digital do Senado Federal. DSpace A Biblioteca Digital do Senado Federal eo DSpace André Luiz Lopes de Alcântara Chefe do Serviço de Biblioteca Digital Simone Bastos Vieira Diretora da Biblioteca do Senado Federal BIBLIOTECA DO SENADO

Leia mais

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART

EDITAL RED BULL HOUSE OF ART EDITAL RED BULL HOUSE OF ART 1 - Denominação e Finalidade O que é a Red Bull House of Art? A Red Bull House of Art é uma residência artística para artistas brasileiros com sede em São Paulo. Red Bull House

Leia mais

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto

QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto QUALIDADE E EXCELÊNCIA NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Faculdade de Letras Universidade do Porto Arquivos e serviços de informação: a certificação da qualidade no Brasil Maria Odila Fonseca Universidade Federal

Leia mais

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3

DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 DESENVOLVIMENTO WEB DENTRO DOS PARADIGMAS DO HTML5 E CSS3 Eduardo Laguna Rubai, Tiago Piperno Bonetti Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR- Brasil eduardorubay@gmail.com, bonetti@unipar.br Resumo.

Leia mais

Edital 01/2015. Seleção de estagiários voluntários para o Projeto de Extensão Crítica de Esportes no Jornalismo Esportivo em convênio com a TV UFPB

Edital 01/2015. Seleção de estagiários voluntários para o Projeto de Extensão Crítica de Esportes no Jornalismo Esportivo em convênio com a TV UFPB Edital 01/2015 Seleção de estagiários voluntários para o Projeto de Extensão Crítica de Esportes no Jornalismo Esportivo em convênio com a TV UFPB O Departamento de Comunicação torna pública a realização

Leia mais

REPOSITÓRIO DIGITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. UFRGS Porto Alegre, RS Brasil 2009

REPOSITÓRIO DIGITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. UFRGS Porto Alegre, RS Brasil 2009 REPOSITÓRIO DIGITAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS Porto Alegre, RS Brasil 2009 LUME Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Implementado em janeiro de 2008, a

Leia mais

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais,

O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de. catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, 138 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O propósito deste trabalho foi o de apresentar os programas de catalogação cooperativa, centralizada e catalogação-na-publicação, os quais, são sistemas de alimentação de catálogos

Leia mais

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP

Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP Manual do Sistema para abertura de curso de extensão pelos docentes EACH - USP 1.INTRODUÇAO...... 3 2.ONDE CONSEGUIR INFORMAÇÔES?... 4 Normas USP... 4 Site EACH...4 Sistema de atendimento da Comissão de

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E ANÁLISE EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS, PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO E TRABALHO

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL

A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL 552 A AUTENTICIDADE NA PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO DIGITAL José Carlos Abbud Grácio (UNESP Marília) Bárbara Fadel (UNESP Marília / Uni-FACEF Franca) 1. Introdução O papel surgiu como um dos principais suportes

Leia mais

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV

Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas. CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Pesquisa Internacional sobre Documentos Arquivísticos Autênticos Permanentes em Sistemas CS03 REGISTROS AUDIOVISUAIS: Programas de TV Rádio e Televisão da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Maria

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO Página 1 de 9 1. OBJETIVO Estabelecer as diretrizes básicas pertinentes ao tratamento e manutenção de acervos arquivísticos ou bibliográficos, sejam administrativos, técnicos ou especializados nas instalações

Leia mais

Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais

Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Repositórios no contexto da EaD: O Banco Internacional de Objetos Educacionais Seminário Repositórios Institucionais e de Objetos Virtuais de Aprendizagem Florianópolis, Novembro - 2009 Anna Christina

Leia mais

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa. Repositório Institucional da Universidade de Brasília HISTÓRICO 2003 participação na Elpub (apresentação do MIT /motivação para o trabalho no Brasil); 2004 apresentação ao Reitor da UnB parceria CID (Profa.

Leia mais

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015

XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 XVI Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação 22 a 24 de julho de 2015 Modelo 2: resumo expandido de relato de experiência Resumo expandido O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual dos Serviços de Interoperabilidade

Manual dos Serviços de Interoperabilidade MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E GESTÃO Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação Manual dos Serviços de Interoperabilidade Sumário Lista de Figuras...3 Lista de Tabelas...4 Introdução...5

Leia mais

Manual Geral do OASIS

Manual Geral do OASIS Manual Geral do OASIS SISTEMA DE GESTÃO DE DEMANDA, PROJETO E SERVIÇO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO OASIS Introdução Esse manual tem como objetivo auxiliar aos usuários nos procedimentos de execução do sistema

Leia mais

Sumário. 4 Introdução. 4 Definições. 4 Utilização. 4 Padrões. 4 Conclusão. 4 Os padrões permitem 4 Padrões USMARC 4 Padrões Dublin Core

Sumário. 4 Introdução. 4 Definições. 4 Utilização. 4 Padrões. 4 Conclusão. 4 Os padrões permitem 4 Padrões USMARC 4 Padrões Dublin Core Sumário 4 Introdução 4 Definições 4 Utilização 4 Padrões 4 Os padrões permitem 4 Padrões USMARC 4 Padrões Dublin Core 4 Conclusão Introdução 4 A constante evolução da área de informática, permite com que

Leia mais

Jornalismo Interativo

Jornalismo Interativo Jornalismo Interativo Antes da invenção da WWW, a rede era utilizada para divulgação de informações direcionados a públicos muito específicos e funcionavam através da distribuição de e-mails e boletins.

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO

PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO PROJETO FEDERAÇÃO LUSÓFONA DE BIBLIOTECAS DIGITAIS EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO Ferreira, S. M. S.P. 1 Universidade de São Paulo, Escola de Comunicações de Artes Weitzel, S. R. 2 Universidade Federal do

Leia mais

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME

REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME REGULAMENTO PRÊMIO ESTADÃO PME 1. O PRÊMIO O Prêmio ESTADÃO PME é uma iniciativa pioneira e única do Grupo Estado e tem como objetivos valorizar as melhores histórias de pequenas e médias empresas e estimular

Leia mais

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping

Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB. Relatório Biblioteca Penha Shopping Núcleo de Coordenação de Bibliotecas - NCB Relatório Biblioteca Penha Shopping 2015 SUMÁRIO 1 SISTEMA INTEGRADO DE BIBLIOTECAS - SIBi... 02 2 NÚCLEO DE COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECAS - NCB... 02 3 UNIDADE

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br

Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Prof. Marcelo Machado Cunha www.marcelomachado.com mcelobr@yahoo.com.br Ementa Introdução a Banco de Dados (Conceito, propriedades), Arquivos de dados x Bancos de dados, Profissionais de Banco de dados,

Leia mais

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos

Sheet1. Criação de uma rede formada por tvs e rádios comunitárias, para acesso aos conteúdos Criação de um canal de atendimento específico ao público dedicado ao suporte de tecnologias livres. Formação de comitês indicados por representantes da sociedade civil para fomentar para a ocupação dos

Leia mais

II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN. Edital 2015. Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA.

II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN. Edital 2015. Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA. II Encontro de Ciência e Tecnologia FARO/IJN Edital 2015 Tema: LUZ, CIÊNCIA E VIDA. A Direção da Faculdade de Rondônia FARO/IJN torna público, por meio deste edital, as informações para realização do II

Leia mais

Edital 01/2014 Seleção de estagiários para o Núcleo de Produção Comunicação e Artes

Edital 01/2014 Seleção de estagiários para o Núcleo de Produção Comunicação e Artes Edital 01/2014 Seleção de estagiários para o Núcleo de Produção Comunicação e Artes O NPCA torna pública a realização de processo de seleção de estagiários, destinado a graduandos dos cursos discriminados

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM. Laboratório de Comunicação. Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL LABCOM Laboratório de Comunicação Regulamento de Funcionamento do Laboratório de Comunicação 2005 2 SUMÁRIO I. INTRODUÇÃO... 03 II. OBJETIVOS... 03 III. CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS...

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas

REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009. Mídias Locativas REGULAMENTO VIVO ARTE.MOV 2010 CA no. 0971/001/2009 Mídias Locativas O Edital Mídias Locativas Vivo arte.mov 2010 é uma iniciativa do arte.mov Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis Projeto aprovado

Leia mais

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER

SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER SISTEMA ELETRÔNICO DE EDITORAÇÃO DE REVISTAS: SEER O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER/OJS) foi customizado pelo IBICT, e o objetivo principal do projeto foi organizar a informação científica

Leia mais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais

Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Extensão do Sistema de Metadados para Recursos Naturais Andreia Fernandes da Silva (IBGE/DI/COBAD) Celso José Monteiro Filho (IBGE/DGC/CREN) Hesley da Silva Py (IBGE/DI/COBAD) Resumo Tendo em vista a grande

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico

Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico Treinamento GVcollege Módulo Acadêmico - Pedagógico 2015 GVDASA Sistemas Pedagógico 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações

Leia mais

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES.

RESOLUÇÃO POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. RESOLUÇÃO CAS Nº 39 /2010, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2010 POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E SOFTWARES. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR, face ao disposto no Artigo 5º do Regimento Unificado das

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

CHAMADA DE ARTIGOS DESIGN E/É PATRIMÔNIO

CHAMADA DE ARTIGOS DESIGN E/É PATRIMÔNIO CHAMADA DE ARTIGOS DESIGN E/É PATRIMÔNIO O livro Design e / é Patrimônio será o primeiro publicado pela Subsecretaria de Patrimônio Cultural, Intervenção Urbana, Arquitetura e Design / Centro Carioca de

Leia mais

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA SIMONSEN

POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA SIMONSEN POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA SIMONSEN Padre Miguel, RJ 2012 1 POLÍTICA DE ATUALIZAÇÃO E AMPLIAÇÃO DO ACERVO DA BIBLIOTECA SIMONSEN A política de desenvolvimento de coleções

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado

Este Manual aplica-se a todos os Usuário de T.I. do Ministério Público de Goiás. ATIVIDADE AUTORIDADE RESPONSABILIDADE Manter o Manual Atualizado Versão 01 - Página 1/8 1 Objetivo Orientar o usuário de T.I. a solicitar atendimento. Mostrar o fluxo da solicitação. Apresentar a Superintendência 2 Aplicação Este Manual aplica-se a todos os Usuário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA Cássia Regina Batista Clarissa Kellermann de Moraes Ivan Mário da Silveira Márcia Dietrich Santiago Proposta

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O presente regulamento tem por finalidade estatuir a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do Curso

Leia mais

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8

Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Sphinx Scanner Informações gerais V 5.1.0.8 Pré-requisitos: Possuir modalidade scanner no software Sphinx A SPHINX Brasil propõe uma solução de leitura automática de questionários por scanner. O Sphinx

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Módulo 4: Gerenciamento de Dados

Módulo 4: Gerenciamento de Dados Módulo 4: Gerenciamento de Dados 1 1. CONCEITOS Os dados são um recurso organizacional decisivo que precisa ser administrado como outros importantes ativos das empresas. A maioria das organizações não

Leia mais

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos

Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos Manual de Utilização Financeiras Versão 1.2 Manual de utilização do software para os usuários do Sistema de Registro de Contratos e Financiamentos, com

Leia mais

GUIA PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS NO INDICADOR CRM

GUIA PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS NO INDICADOR CRM GUIA PADRONIZAÇÃO DE IMAGENS NO INDICADOR CRM ÍNDICE ITEM Página 1. Objetivo... 3 2. Padrões de Proporção... 3 3. Qualidade das Imagens... 6 4. Fotos Panorâmicas... 7 5. Youtube... 8 Página 2 de 9 1. Objetivo

Leia mais

CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF.

CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF. CORREÇÂO - ESAF Concurso Público: Assistente Técnico-Administrativo - ATA - 2012 Provas 1 e 2 Gabarito 1 ARQUIVOLOGIA PROF. RODRIGO BARBATI ARQUIVOLOGIA 21- São gêneros documentais encontrados nos arquivos,exceto:

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA A ESCOLA POPULAR DE COMUNICAÇÃO CRÍTICA ESPOCC TURMAS 2014 O Observatório de Favelas torna pública, por meio desta chamada, as normas do processo de seleção de alunos para

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA GUIA DE APRESENTAÇÃO DA MATÉRIA ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Serra 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO.... 4 ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10?

Bem-vindo! O que há de novo no PaperPort 10? Bem-vindo! O ScanSoft PaperPort é um pacote de softwares para gerenciamento de documentos que ajuda o usuário a organizar, acessar, compartilhar e gerenciar documentos em papel e digitais no computador

Leia mais

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015

Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Política de privacidade do Movimento Certo Ginástica Laboral Online Última atualização: 17 de março de 2015 Esta Política de privacidade estabelece nossas políticas e procedimentos para coletar, usar e

Leia mais

Documento Arquivístico Eletrônico. Produção de Documentos Eletrônicos

Documento Arquivístico Eletrônico. Produção de Documentos Eletrônicos Documento Arquivístico Eletrônico Produção de Documentos Eletrônicos Características do Documento. Arquivístico Autenticidade, São autênticos quando criados e conservados de acordo com procedimentos regulares

Leia mais