COLISEU EVENTOS LTDA FEIRA NACIONAL DO PEIXE DA AMAZÔNIA - FENAPAM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLISEU EVENTOS LTDA FEIRA NACIONAL DO PEIXE DA AMAZÔNIA - FENAPAM"

Transcrição

1 COLISEU EVENTOS LTDA FEIRA NACIONAL DO PEIXE DA AMAZÔNIA - FENAPAM Ji-Paraná 2017

2 COLISEU EVENTOS LTDA FEIRA NACIONAL DO PEIXE DA AMAZÔNIA - FENAPAM Projeto apresentado pela Instituição promotora sob a responsabilidade da Empresa organizadora de eventos COLISEU EVENTOS LTDA. Ji-Paraná 2017

3 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO Briefing do evento OBJETIVOS Objetivo geral Objetivos específicos JUSTIFICATIVA PROPOSTA EXPOSITORES A IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO GASTRONOMIA DESTINAÇÃO DOS LUCRO RODADAS DE NEGOCIO SEMINARIOS/PALESTRAS CROQUI EXPOSITORES VALOR ESTANDES...12

4 1 APRESENTAÇÃO Este projeto tem por finalidade apresentar a FENAPAM (Feira Nacional do Peixe da Amazônia) que será realizada nos dias vinte sete e vinte e oito outubro de dois mil e dezessete, em Ji-Paraná, Rondônia. Esta feira destina-se a produtores e comerciantes ligados a piscicultura. O motivo para a realização desta feira é promover a importância dos peixes da Amazônia, trazendo assim a fomentação do comercio dos pescados da Amazônia. 1.1 Briefing do evento Este projeto refere-se a FENAPAM (Feira Nacional do Peixe da Amazônia) que acontecerá nos dias vinte e sete e vinte e oito de outubro de dois mil e dezessete, a partir das oito horas da manha (08hrs) estendendo-se até as vinte horas (22hrs) no espaço Partenon, em Ji-Paraná, Rondônia. O público alvo para este evento é toda a cadeia produtiva relacionada à piscicultura, desde os produtores de alevinos até a industrialização do pescado. O número previsto de participantes será de aproximadamente dez mil pessoas que participarão de palestras, rodadas de negócios e visitantes aos estandes. As condições para participação deste evento é por inscrições antecipadamente feitas online ou no local durante o evento. A rodada de negócio que ocorrera APÓS O TERMINO DESTE evento será organizadas pelo o governo do Estado.

5 2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos gerais Fomentar um novo agronegócio no estado. 2.2 Objetivos específicos Promover o peixe da Amazônia. Melhorar a tecnologia de produção do peixe da Amazônia. Atrair investidores na cadeia produtiva do peixe da Amazônia. Estimular a economia do Estado de Rondônia. Estimular o comércio dos pescados da Amazônia. Expor novos equipamentos para a piscicultura. Fomentar o consumo dos pescados das Amazônia 3 JUSTIFICATIVA Devido à carência de eventos para a promoção do peixe da Amazônia na região norte, esse projeto se justifica através da realização de uma feira chamada FENAPAM que tem como possibilidade de divulgar o pescado da Amazônia, aproximando o produtor do fornecedor de tecnologia e buscando novos mercados e estimulando a industrialização do peixe da Amazônia. 4 PROPOSTA A programação do evento constará como atividades principais: palestras, exposições de produtos para piscicultura e como atividades paralelas haverá um ponto gastronômico servindo peixes da Amazônia. As estratégias de divulgação serão através das mídias sociais (como Facebook, Whatsapp e o próprio site da feira) e canais de comunicação (rádio e televisão). Os serviços necessários para a realização da feira serão terceirizados como: montagem de estandes e marketing da feira. E a organização do evento será realizada pela empresa COLISEU EVENTOS LTDA.

6 5 EXPOSITORES A IMPORTÂNCIA DE SUA PARTICIPAÇÃO De acordo com a projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de tambaqui, pirarucu, jatuarana e pintado, em 2017 deve alcançar as 90 mil toneladas em Rondônia, configurando-se como o maior produtor nacional de pescado em água doce. Em 2015, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o consumo médio per capita de carne de peixe no Brasil foi de 9,5 quilo/ano que vem crescendo a ano a ano, mostrando que o peixe tem ganho mercado com o aumento do consumo per capita nacional. Quando falamos de consumo mundial o peixe é a proteína animal de maior consumo per capita. De uma maneira ou de outra, esse cenário é altamente favorável à expansão da piscicultura em Rondônia, por suas características naturais para a produção de peixes em cativeiro, principalmente tambaqui e pirarucu que nos últimos tempos vem conquistando espaços importantes no mercado interno e externo. Na mesma linha de raciocínio da FAO e o Ministério da Agricultura, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de peixe seja de 12 quilos/ano per capita. Nas grandes redes de supermercados do eixo, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o pescado rondoniense pode ser encontrado o tambaqui em postas, bandas, costelinhas e ventrechas quem vem conquistando novos consumidores. Projeções oficiais apontam que até 2025 a produção de pescado no Brasil vai crescer 100%, será o maior crescimento das Américas. Rondônia, que em 2013 produziu toneladas, em 2014, saltou para e 2015 para , conforme atesta o IBGE, caminha no rumo certo para abocanhar um pedaço satisfatório do mercado de pescado no mercado interno e externo. Por estes motivos você deve estar presente na FENAPAM expondo os seus produtos ou visitando nossos estandes e participando das palestras.

7 6 GASTRONOMIA Durante há FENAPAM nos dias vinte e sete e vinte e oito outubro, terá estandes voltados à gastronomia, que terão inicio as 18h00min, e estará comercializando pratos típicos de peixes da Amazônia. Durantes a feira terá um CONCURSO: PRATO PEIXES DA AMAZÔNIA, cujo terá uma comissão julgadora e degustadores, interessados deveram procurar a organização para a sua inscrição aonde cada estande deve escolher apenas um prato para avaliação. (CONSULTAR REGULARMENTO DO CONCURSO NO SITE DA FENACAM). 7 DESTINAÇÃO DOS LUCROS Parceria fechada com a APAE Ji-paraná, todo o lucro da feira será revertido para a instituição, buscando assim poder contribuir para a educação e desenvolvimento dos alunos da mesma. A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) é uma associação em que, além de pais e amigos dos excepcionais, toda a comunidade se une para prevenir e tratar a deficiência e promover o bem estar e desenvolvimento da pessoa com deficiência. 8 RODA DE NEGOCIO APÓS O TERMINO DA FENAPAM (QUE SE ENCERRA NO DIA 28/10 ÀS 12 HORAS), Terá inicio a rodada de negocio com inicio as 14h00min, aonde serão convidados todos os produtores de peixe e as Indústrias de Rondônia e dos demais estados, aonde terão a oportunidade de iniciar as tratativas de negocio, para a comercialização do pescado, produzido em nosso estado, Este evento será importante, para o fortalecimento da comercialização do pescado, produzido em Rondônia, fazendo a aproximação do produtor com a indústria. Este evento será organizado pela SUDER superintendência de desenvolvimento do estado de Rondônia.

8 14:00h 14:50h 15:30h 9 SEMINARIOS/PALESTRAS 8:00h - 9:00h Solenidade de Abertura 9:00h - 12:00h Dia 27/10/2017 sexta feira FÓRUM POLÍTICO SOBRE A AQUICULTURA EM RO. Debate com Lideranças, Empresas, Piscicultores. 12:00h 14:00h Intervalo para almoço. Buffet Coliseu (opcional) 14:00h - 22:00h Água na Piscicultura Stands de Expositores, Empresas e Produtos Aquícolas: rações, indústrias, equipamentos, cooperativas de créditos. Ciclo de Palestras em Piscicultura Disponibilidade e qualidade da água e capacidade de (cálculo de vazão; densidade de estocagem, quais parâmetros e como impactam nos peixes) Influência da qualidade da água na sanidade de peixes (como a qualidade da água impacta na sanidade dos peixes de cultivo) Manejo e tecnologias para melhoria da qualidade da agua na piscicultura (vazio sanitário, taxa arraçoamento, adubação, uso de macrófitas, policultivos e cultivo alternado; cultivo em fases, filtros, aeradores, probióticos) 16:10h COFFEE BREAK 16:30h Sanidade Principais parasitas das espécies tropicais e Formas de Controle (Foco Tambaqui, Pirarucu e Pintado, características, sintomas nos peixe, abrangência, impacto econômico, controle: eficácia, custo, impacto ambiental) Palestrante: Antônio Tavares. P&D NEOVIA/NUTRIZON Palestrante: Dra. Ana Lucia Silva Gomes. UFAM/SIPEX. Apoio: QUALITTÁ AMBIENTAL Palestrante: Thiago Tetsue Ushizima. Grupo NEOVIA. Mato Grosso do Sul Palestrante: Bruna Caetano Pazdiora - DZO/UNIR Moderador: Henrique Magalhães - Eng. Pesca/UFLA RESULTADOS DE PESQUISAS EM RONDÔNIA - Universidade Federal de Rondônia UNIR 17:10h Pesquisas Gestão estratégica 17:40h 18:10h Manejo sanitário 18:30h Prática O Geoprocessamento na Gestão estratégica na Piscicultura Gestão de propriedades com foco na Piscicultura Sedimentos de viveiros escavados em ciclos de cultivo de piscicultura Prof. Ms. Ricardo Bastos de Souza. Eng. de Pesca /UNIR Dr. Clodoaldo Oliveira Freitas. Engenharia de Pesca / UNIR Sátia Costa Bonfim. Eng. de Pesca. Coord. Dra. Fernanda Bay Hurtado * Stand: prática de identificação de parasitos em Peixes Simone Medeiros e Igor Cardoso. Coord. Dra. Bruna Caetano Pazdiora VISITA AOS STANDS DE GASTRONOMIA. Venda de pratos típicos de peixes em prol de arrecadação Beneficente APAE MÚSICA AO VIVO, INICIO AS 18:00 HORAS.

9 Dia 28/10/2017 Sábado Palestras e Rodada de Negócios 8:00h 8:50h 09:50h 10:20h Manejo Pesquisas Manejo alimentar Manejo alimentar: da alevinagem a engorda (cuidados para aumentar a taxa de sobrevivência, viabilidade do uso de automatização no arraçoamento, etc) Custo da ração para espécies carnívoras (ingredientes componentes, e onívoras em custos Rondônia e alternativas, perspectivas insumos na região) Taxas de arraçoamento para Arapaima gigas Frequência e taxas de alimentação e níveis de proteína para Tambaqui 10:40h COFFE BREAK Palestrante: Bruna Lima Cabral. Mestre em Organismos Aquáticos. TECHNUTRI - Nutrição Animal. Representante TROW NUTRITION Palestrante: Dr. Gilmar Ferreira Prado. Consultor Técnico BIGSAL Lucas Henrique Vieira de Andrade. Coord. Dra. Jucilene Cavali Janaiara Dutra Oliveira/Newmar Tavares Dias Soares Coord. Dr. Marlos O. Porto 11:00h Mercado 11:40h Pesquisas Agroindústria Comercialização: Qual o mercado do peixe da região Norte e de Rondônia. Agroindústrias: ZALTANA PESCADOS; PEIXES DA AMAZÔNIA ACRE; FRIGORÍFICO PSP Qualidade do couro do Pirarucu curtido a diferentes níveis de tanino vegetal Palestrantes: Luciana, Ricardo Montenegro, Mauricio. Moderador: Dra Jucilene Cavali. Zootecnia/UNIR Patricia Oliveira Kanarski, Mestranda PGCA Coord. Dra. Jucilene Cavali APÓS O TERMINO DA FENAPAM :00h RODADA DE NEGÓCIOS DO TAMBAQUI Cadastramento das Empresas para as negociações RODADA DE NEGÓCIOS - Governo de Rondônia/SUDER. Mercado do Pescado para o Planejamento do PDP/RO 18:00h Encerramento e certificação 18:00h GASTRONOMIA. Venda de pratos típicos de peixes em prol de arrecadação Beneficente APAE MÚSICA AO VIVO.

10 INFERIOR SUPERIOR

11 11 VALORES ESTANDES AREA INTERNA CLIMATIZADOS NUMERO MEDIDA VALOR NUMERO MEDIDA VALOR 21 10X10 R$800,00 1 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 2 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 3 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 4 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 5 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 6 4x5 R$2.500, X10 R$800,00 7 5x4 R$2.500, x9 R$800,00 8 5x4 R$2.500, x9 R$800,00 9 5X4 R$2.500, x9 R$800, X4 R$2.500, X10 R$800,00 EXTERNOS 32 10X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X10 R$800, x4 R$1.500, X9 R$800, x4 R$1.500, x9 R$800, X9 R$800,00 ESTANDERS GASTRONOMICOS ESTANDERS INFERIOR NUMERO MEDIDA VALOR 1 ÚNICA Sem custo 2 ÚNICA Sem custo 3 ÚNICA Sem custo ESTANDERS SUPERIOR 4 ÚNICA Sem custo 5 ÚNICA Sem custo 6 ÚNICA Sem custo Obs: Os estandes gastronomicos serão cedidos para empresa que irão produzir e vender porções de peixes da Amazônia com o lucro de 100 % para a APAE Ji-paraná. INFORMAÇOES E CONTATO: LUIZ CARLOS Whats: (69) Site: Pagina:

PROGRAMAÇÃO DO XXV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2015/2016 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI. Ciências Exatas e da Terra. 02 de agosto de 2016

PROGRAMAÇÃO DO XXV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2015/2016 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI. Ciências Exatas e da Terra. 02 de agosto de 2016 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPESQ PROGRAMAÇÃO DO XXV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2015/2016 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Ciências Exatas e da

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO XXIV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2014/2015 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI. Ciências Exatas e da Terra. 04 de agosto de 2015

PROGRAMAÇÃO DO XXIV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2014/2015 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI. Ciências Exatas e da Terra. 04 de agosto de 2015 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA. PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROPesq PROGRAMAÇÃO DO XXIV SEMINÁRIO FINAL PIBIC/UNIR/CNPq 2014/2015 CAMPUS DE PRESIDENTE MÉDICI Ciências Exatas e da

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP

ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP ESTUDO DA VIABILIDADE ECONÔMICA DA PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DO PIRARUCU EM BOTUCATU-SP Yago Mateus Amaro Rodrigues 1 Edson Aparecido Martins² ¹Discente do Curso de Agronegócio da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção

Panorama da Industrialização do Pescado. Arno Soares Seerig Gerente de Produção Panorama da Industrialização do Pescado Arno Soares Seerig Gerente de Produção Cuiabá, 18 de outubro de 2014 Introdução O Brasil é um país que reúne excelentes condições para o desenvolvimento da Piscicultura;

Leia mais

I Workshop do Agronegócio - AGROIF

I Workshop do Agronegócio - AGROIF 1 Temas: AGRICULTURA SUSTENTÁVEL Título do Projeto Local: I Workshop do Agronegócio - AGROIF Coordenadora do Projeto: Colaboradores Profª. Drª. Vanessa David Domingos Campus Palmas - IFTO Telefones: (63)

Leia mais

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe

PESCADO Industrialização & Comercialização. Meg C Felippe PESCADO Industrialização & Comercialização Meg C Felippe CONTEXTO NACIONAL Alguns pontos favoráveis 8,4 mil km de costa marinha 14% do recurso hídrico mundial 12% da água doce disponível no planeta Diversidade

Leia mais

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS

BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS BIOFISH PROJETOS ASPECTOS EFICIENTES PARA PRODUÇÃO DE PEIXES NATIVOS Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Diretor de Projetos A Biofish é uma empresa brasileira, fundada em 1996 e sediada no Estado

Leia mais

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL

TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL TAMBAQUI: PRODUÇÃO, DEMANDA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O MERCADO BRASILEIRO E INTERNACIONAL Eng.º Pesca Jenner T. Bezerra de Menezes Biofish Aquicultura FENACAM/ Fortaleza - CE, Novembro 2015 QUEM

Leia mais

CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU. Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização

CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU. Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização CADEIA PRODUTIVA DO PIRARUCU Diagnóstico, produção, industrialização e comercialização CARACTERÍSTICAS DA ESPÉCIE RUSTICIDADE CARNE DE ALTA QUALIDADE COM BAIXO ÍNDICE DE GORDURA ATINGE 10 A 16 KG/ANO RESPIRAÇÃO

Leia mais

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB

PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB PISCICULTURA PARA MULHERES EM COMUNIDADE RURAL DO MUNICÍPIO DE AREIA/PB SANTOS, Adriano Prazeres dos ¹ RODRIGUES, Marcelo Luis² Centro de Ciências Agrárias/Departamento de Zootecnia/ PROBEX RESUMO Esta

Leia mais

15-17 NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. setembro Expo Center Norte SÃO PAULO. seafoodshow.com.br

15-17 NEGÓCIOS E TECNOLOGIA. setembro Expo Center Norte SÃO PAULO. seafoodshow.com.br 15-17 2019 setembro Expo Center Norte SÃO PAULO NEGÓCIOS E TECNOLOGIA seafoodshow.com.br Pescados Mais do que uma Feira, o evento que promove o contato entre compradores e fornecedores e gera negócios

Leia mais

PLATAFORMA DE PECUÁRIA

PLATAFORMA DE PECUÁRIA 2018 PLATAFORMA DE PECUÁRIA O evento tem como objetivo principal difundir informação e tecnologia para o maior número possível de produtores da cadeia produtiva da carne, além de ser uma grande ferramenta

Leia mais

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil

Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Ano 2 - Edição 7 - Janeiro de 2016 Dinâmica da produção de tambaqui e demais peixes redondos no Brasil Por Manoel Xavier Pedroza Filho, Ana Paula Oeda Rodrigues, Fabricio Pereira Rezende A produção em

Leia mais

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul TITULO: Manejo de tanques de piscicultura AUTOR: Ulisses Simon da Silveira alephsimon@hotmail.com INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul ÁREA TEMÁTICA: Tecnologia OBJETIVOS: Instruir

Leia mais

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA

Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA Projeto Nacional de Desenvolvimento da Aquicultura PNDA Victor Ayres Assessor técnico Comissão Nacional da Aquicultura Junho de 2013 1 Apresentação Justificativa Objetivo Metas Impacto Apresentação Justificativa

Leia mais

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO

PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO PISCICULTURA NO NÚCLEO DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA BOA SORTE, EXTREMO NORTE DO TOCANTINS: ENTRAVES DE PRODUÇÃO Guilherme Octávio de Sousa Soares 1, Rafael de Azevedo Leite¹, Paloma Castro Abreu¹, José Lucas de

Leia mais

Aquicultura na Amazônia Ocidental

Aquicultura na Amazônia Ocidental INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA Nome do GP Aquicultura na Amazônia Ocidental Nome do Líder Elizabeth Gusmão Affonso (2015) Membros do GP Lígia Uribe Gonçalves, Dra. Pesquisadora (2013-2043).

Leia mais

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso

CULTIVO DE PEIXE EM TANQUES-REDE Minas Gerais. Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso CULTIVO DE PEIXE EM TANQUESREDE Minas Gerais Palestrante: Elizabeth Lomelino Cardoso 16 bacias hidrográficas Altitude acima de 600 m (57%) Temperatura média anual inferior a 20 o C Reservatórios públicos

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de pirarucu em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de pirarucu em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia Edição 16 2015 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de pirarucu em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia No dia 17 de agosto de 2015, em Ariquemes, região

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia Edição 17 2015 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção de peixes redondos em viveiro escavado em Ariquemes, Rondônia Nodia18deagostode2015,emAriquemes,regiãodovaledoJamari,

Leia mais

28 A 30 de março de 2016 UFRA - Belém Pará. Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura Amazônica PROGRAMAÇÃO

28 A 30 de março de 2016 UFRA - Belém Pará. Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura Amazônica PROGRAMAÇÃO 28 A 30 de março de 2016 UFRA - Belém Pará Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Aquicultura Amazônica PROGRAMAÇÃO PROGRAMAÇÃO, AUDITÓRIO WALDIR BOUHID - 28 DE MARÇO DE 2016 07:30 09:00 Credenciamento

Leia mais

XXIII Seminário Nordestino de Pecuária

XXIII Seminário Nordestino de Pecuária XXIII Seminário Nordestino de Pecuária XXIII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários Cursos Oficinas 13 a 15 de JUNHO/2019 TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA UMA PECUÁRIA COMPETITIVA Festival do Queijo Feira

Leia mais

Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT

Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT Edição4 2014 Piscicultores discutem os custos de produção de pintado em Sorriso-MT Produtores e técnicos da região de Sorriso, no Mato Grosso, se reuniram em um painel no dia 17 de setembro de 2014 para

Leia mais

TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO

TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO TÉCNICAS DE MANEJO DA ENGORDA DO PIRARUCU João L. Campos Eng. Agrônomo, M. Sc. Aquicultura Brasília/DF, 09 de novembro de 2016 Projeto Estruturante Pirarucu da Amazônia Projeto de conhecimento e tecnologia

Leia mais

Cálculo de povoamento de viveiros. Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes

Cálculo de povoamento de viveiros. Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes Cálculo de povoamento de viveiros Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes Introdução Introdução Excesso de peixes nos tanques é um erro

Leia mais

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR

XXII. 05 a 07 JULHO/2018. Seminário Nordestino de Pecuária OFICINAS SEMINÁRIOS SETORIAIS FEIRA DA AGRICULTURA FAMILIAR XXII Seminário Nordestino de Pecuária XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários GESTÃO E MERCADO: O CAMINHO PARA O FORTALECIMENTO DA PECUÁRIA NORDESTINA 05 a 07 JULHO/2018 CENTRO DE EVENTOS DO

Leia mais

PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU:

PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU: PRINCIPAIS AVANÇOS NA PRODUÇÃO DO PIRARUCU: OPORTUNIDADES, DESAFIOS E PERSPECTIVAS MARTIN HALVERSON DIRETOR TECNOLÓGICO: PROJETO PACU AQUICULTURA TEMAS GERAIS Estado da Tecnologia Oportunidades Problemas

Leia mais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais

COORDENAÇÃO ACADÊMICA NÚCLEO DE GESTÃO DE ATIVIDADES DE PESQUISA COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais COORDENAÇÃO ACADÊMICA Projeto de Pesquisa Registrado Informações Gerais 1. Coordenador (a): Washington Luiz Gomes Tavechio (tavechio@ufrb.edu.br) Vice-Coordenador (a): 2. Título do projeto: Controle de

Leia mais

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC Edição 23 2016 Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado em Tubarão SC No dia 2 de junho de 2016, no Centro de Treinamento da Epagri de Tubarão - CETUBA, no

Leia mais

08 de setembro de Com a palavra. Consultoria exclusiva para associados

08 de setembro de Com a palavra. Consultoria exclusiva para associados 08 de setembro de 2006 Com a palavra Consultoria exclusiva para associados Por meio de seu programa Feed & Food Gestão de Alimento Seguro, o SINDIRAÇÕES passa a oferecer outro serviço exclusivo: Consultoria

Leia mais

Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario

Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario Palestra: Aquicultura Organização da cadeia e seus entraves legais e ambientais. Palestrante: Vicente Falcão de Arruda Filho Secretario 01) Lei complementar n 38, de 21 de novembro de 1995. Dispõe sobre

Leia mais

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES

PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES Capacitação continuada de técnicos multiplicadores da cadeia produtiva da piscicultura Módulo Zero PLANEJAMENTO DA PRODUÇÃO DE PEIXES Daniel Rabello Ituassú Pesquisador B - Sis. de Produção Aqüícola Embrapa

Leia mais

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura

AQUACULTURA PISCICULTURA. Perspectivas e entraves na Piscicultura AQUACULTURA PISCICULTURA Perspectivas e entraves na Piscicultura A Cadeia de Produção da Aqüicultura no Brasil compõe-se dos segmentos: insumos e serviços, sistemas produtivos, setores de transformação,

Leia mais

Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará

Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará CASOS DE SUCESSO Imagem aérea dos tanques para criação de Pirarucu Criação de Pirarucu em cativeiro prospera no sul do Pará 58 Emater apoia bovinocultores a trocar pecuária por piscicultura Arquivo Emater

Leia mais

Belém 12 a 16 MAR. Projeto de PATROCÍNIO

Belém 12 a 16 MAR. Projeto de PATROCÍNIO Belém 12 a 16 MAR 2018 Projeto de PATROCÍNIO O O EVENTO O XVII Congresso Brasileiro da Mandioca e II Congresso Latino Americano e Caribenho de Mandioca constituem atualmente em um dos principais fóruns

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013 PROGRAMAÇÃO 28 DE AGOSTO DE 2013 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL 08:00h 09:00h Recepção aos participantes e entrega de material Área de vivência 09:00h 12:00h 12:00h 13:30h Solenidade de abertura Auditório 1

Leia mais

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO

Capa PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO PRODUÇÃO DE CAMARÕES DE ÁGUA DOCE NO ESTADO DE SÃO PAULO 4º Workshop do Grupo de Trabalho em Camarão de Água Doce - GTCAD helenicebarros@pesca.sp.gov.br Centro de Pesquisa do Pescado Continental Instituto

Leia mais

CONCURSO UNIVERSITÁRIO HOTEC PIZZA DOCE COM PRODUTOS HARALD FISPAL 2018

CONCURSO UNIVERSITÁRIO HOTEC PIZZA DOCE COM PRODUTOS HARALD FISPAL 2018 O Grupo Educacional Hotec apresenta o Concurso Universitário Hotec envolvendo alunos, professores, coordenadores do segmento da Gastronomia da Instituição. Sob o tema Pizza Doce com produtos Harald, os

Leia mais

Verticalização da tilapicultura - O segredo para a produção em escala. Médico Veterinário Renato Morandi

Verticalização da tilapicultura - O segredo para a produção em escala. Médico Veterinário Renato Morandi Verticalização da tilapicultura - O segredo para a produção em escala Médico Veterinário Renato Morandi Renato Augusto Morandi Jaú - SP Idade: 31 anos Formação: Médico Veterinário pela Universidade Estadual

Leia mais

APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS

APRESENTAÇÃO INFORMAÇÕES GERAIS APRESENTAÇÃO A implantação do Plano Nacional de Banda Larga no Brasil abrirá uma nova era para os Estados e Municípios. Estimular o desenvolvimento de novas aplicações e serviços, buscando a eficiência

Leia mais

PARTICIPE DO DVD EXPONEJA. Live Experience. Durante a EXPONEJA 2018 em Maringá/PR. exponeja.com.br

PARTICIPE DO DVD EXPONEJA. Live Experience. Durante a EXPONEJA 2018 em Maringá/PR. exponeja.com.br PARTICIPE DO DVD EXPONEJA Live Experience Durante a EXPONEJA 2018 em Maringá/PR Maringá Paraná Brasil QUANDO E ONDE? Pavilhão Azul Parque de Exposições de Maringá 03, 04 e 05 de Abril de 2018 Das 14h às

Leia mais

SOCIEDADE DESPORTIVA CAMIONEIROS PRESIDENTE GETÚLIO 25, 26 E 27 DE JULHO

SOCIEDADE DESPORTIVA CAMIONEIROS PRESIDENTE GETÚLIO 25, 26 E 27 DE JULHO SOCIEDADE DESPORTIVA CAMIONEIROS PRESIDENTE GETÚLIO 25, 26 E 27 DE JULHO QUEM ESTÁ ORGANIZANDO? Empresa Contratada: Antônio B. Júnior Comissão Organizadora: Carlos Leitzke Fabiano Ricardo Radloff Flaviane

Leia mais

5 SENARC Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade Região Sul 26 de outubro de Curitiba/Paraná Tema: Alimentação para o Futuro

5 SENARC Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade Região Sul 26 de outubro de Curitiba/Paraná Tema: Alimentação para o Futuro 5 SENARC Seminário Nacional de Refeições para a Coletividade Região Sul 26 de outubro de 2017 - Curitiba/Paraná Tema: Alimentação para o Futuro Organização: apoio: Visão Geral Discutir novas tendências

Leia mais

O maior Agronegócio do Mundo

O maior Agronegócio do Mundo O maior Agronegócio do Mundo US$ 600 bilhões Responde por 16% da oferta mundial de proteína animal; Soma US$ 55 bilhões em Exportações Anuais; Mercado duas vezes maior do que o complexo soja; Sete vezes

Leia mais

AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO

AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO AVALIAÇÃO SENSORIAL DO TAMBAQUI (Colossoma macropomum) BABY FISH CULTIVADO EM TANQUES-REDE EM DIFERENTES NÍVEIS DE ARRAÇOAMENTO Lucas Rodrigues Da Fonseca GASPARINI¹*, Letícia Matias PINHEIRO¹, Acsa Otto

Leia mais

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE

Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA em PISCICULTURA EM TANQUE-REDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA Solicitação de Aprovação e Autorização de Oferta de Curso

Leia mais

7ª Edição - TIMBÓ. 26, 27 e 28 de julho Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul

7ª Edição - TIMBÓ. 26, 27 e 28 de julho Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul 7ª Edição - TIMBÓ 26, 27 e 28 de julho Pavilhão Municipal de Eventos Henry Paul Conheça o evento QUEM ESTÁ ORGANIZANDO? Empresa Contratada: Antônio B. Júnior Comissão Organizadora: Alessandra Campestrini

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013

Universidade Estadual do Maranhão Centro de Ciências Agrárias II SEMANA ACADÊMICA DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS São Luís/MA, 28 a 30 de agosto de 2013 PROGRAMAÇÃO PRELIMINAR 28 DE AGOSTO DE 2013 HORÁRIO ATIVIDADES LOCAL 08:00h 09:00h 09:00h 13:30h Recepção aos participantes e entrega de material Solenidade de abertura INTERVALO PARA ALMOÇO : Área: Tema:

Leia mais

Evento de Promoção da Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate desenvolvimento sustentável de valorização cultural da atividade cacaueira paraense

Evento de Promoção da Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate desenvolvimento sustentável de valorização cultural da atividade cacaueira paraense Evento de Promoção da Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate desenvolvimento sustentável de valorização cultural da atividade cacaueira paraense EVENTO de PROMOÇÃO Oportunizar negócios com o parque industrial

Leia mais

anuário 2015 PESCADOS

anuário 2015 PESCADOS O MERCADO BRASILEIRO DE É VARIADO, DECORRENTE DA DIVERSIDADE SÓCIO-CULTURAL, DA MULTIPLICIDADE ÉTNICA E DE ASPECTOS ECONÔMICOS QUE INFLUENCIAM NOS HÁBITOS ALIMENTARES E NO PADRÃO DE CONSUMO O consumo de

Leia mais

Em Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba. e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos!

Em Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba. e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos! Em 2018 Exponha sua marca na maior vitrine do agro capixaba e prepare-se para a melhor safra de todos os tempos! DE 22 A 25 DE AGOSTO DE 2018 Pavilhão de Carapina, Serra - ES feiragricola.com.br /feiragricolabrasil

Leia mais

Relatório das Atividades

Relatório das Atividades Relatório das Atividades - 2011 Este relatório tem o objetivo de apresentar aos associados e simpatizantes da ACOPA, as principais atividades da Associação no ano de 2011 no contexto de seus objetivos,

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Piscicultura de pirarucu

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Piscicultura de pirarucu Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Piscicultura de pirarucu Embrapa Brasília, DF 2017 Coleção Criar, 7 Exemplares

Leia mais

A atuação da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento da Aquicultura Brasileira. Alexandre Aires de Freitas Fortaleza, 07/07/2018

A atuação da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento da Aquicultura Brasileira. Alexandre Aires de Freitas Fortaleza, 07/07/2018 A atuação da Embrapa em pesquisa e desenvolvimento da Aquicultura Brasileira Alexandre Aires de Freitas Fortaleza, 07/07/2018 Embrapa Pesca e Aquicultura Modelo de inovação da Embrapa Portfólio de projetos

Leia mais

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP

Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP Edição 26 2016 Piscicultores e técnicos discutem os custos de produção de tilápia em viveiro escavado na região da Mogiana SP No dia 27 de julho de 2016, no Sindicato Rural de Mococa, no nordeste do estado

Leia mais

SISTEMA DE PRODUÇÃO. Tabela 1 - Estrutura administrativa das propriedades típicas de produção de tambaqui e

SISTEMA DE PRODUÇÃO. Tabela 1 - Estrutura administrativa das propriedades típicas de produção de tambaqui e Os piscicultores de Alta Floresta (MT) e região reuniram-se em 17/07/2017 na sede do Sindicato Rural de Alta Floresta para o levantamento de custo de produção de tambatinga e tambaqui em viveiros. A ação

Leia mais

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise

Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense. Darci Carlos Fornari Genetic Fish Rise Produção de peixes nativos: vocação do estado mato-grossense Darci Carlos Fornari --------------------- Genetic Fish Rise Produção de proteína no mundo: Produto Produção (Mil ton) Exportação** (mil ton)

Leia mais

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA-

Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Daniel Latorraca Ferreira Gestor de projetos do IMEA- Índice Sobre o diagnóstico Aspectos sociais e produtivos Aspectos econômicos e mercadológicos Mercado consumidor Análise estratégica Sobre o diagnóstico

Leia mais

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins

No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins Edição 2 2014 No segundo painel do projeto Campo Futuro da Aquicultura, piscicultores discutem os custos de produção da aquicultura do sudeste do Tocantins O segundo Painel do Projeto Campo Futuro de Aquicultura,

Leia mais

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015

I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015 I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA DO RÚMEN 06 e 07 de Novembro de 2015 Realização: Universidade Federal de Mato Grosso UFMT Empresa Matogrossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural EMPAER Instituto

Leia mais

11. Núcleos de conservação de peixes

11. Núcleos de conservação de peixes 11. Núcleos de conservação de peixes - Eduardo Sousa Varela - Luciana Nakaghi Ganeko Kirschnik - Luciana Shiotsuki Belchior - Luciana Cristine Vasques Villela Foto: Jefferson Christofoletti. Conservação

Leia mais

Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado.

Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado. Rede: Conservação e Manejo de Espécies de Peixes de Água Doce da Amazônia. Sub-projeto: Alternativas para alimentação de peixes da Amazônia: uso de subprodutos agroflorestais e resíduos de pescado. Instituição:

Leia mais

FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017

FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017 FEIRA DO EMPREENDEDOR MG EDIÇÃO 2017 25 ANOS DE SUCESSO A Feira do Empreendedor foi criada em 1992 e tornou-se um dos maiores e mais importantes eventos de empreendedorismo do país. A feira é considerada

Leia mais

Manual do Patrocinador

Manual do Patrocinador www.conferenciaarroz2015.com.br XII Conferência Internacional de Arroz para América Latina e Caribe Horizontes para a competitividade Manual do Patrocinador Realização: Promoção: Apoio: XII Conferência

Leia mais

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco

Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Modelo de produção de peixes no Baixo São Francisco Carlos Alberto da Silva Pesquisador Aqüicultura: Tema estratégico no CPATC Reunião de Planejamento da Pesquisa (2006=>2007) Inclusão de um nova área:

Leia mais

FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS

FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS FENACAM 14 PROGRAMAÇÃO DE VISITAS TÉCNICAS VISITA TÉCNICA 01: Fazendas de cultivo de camarão L. vannamei em águas oligohalinas. Data: 14 de novembro de 2014. Saída: 06h00min - Centro de Eventos do Ceará.

Leia mais

Matriz curricular do Curso Superior de Engenharia de Aquicultura Cargahorária. Carga Código Componente Curricular

Matriz curricular do Curso Superior de Engenharia de Aquicultura Cargahorária. Carga Código Componente Curricular Período letivo íoerp1º d o Matriz curricular do Curso Superior de Engenharia de Aquicultura Cargahorária Carga Código Componente Curricular horária (horaaularelógio) (hora- AQUI 101 Aquicultura Geral 54

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia Edição 20 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Felixlândia No dia 31 de março de 2016, em Felixlândia, região central do estado de Minas

Leia mais

Cálculo de povoamento de viveiros. Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes

Cálculo de povoamento de viveiros. Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes Cálculo de povoamento de viveiros Daniel Rabello Ituassú, M.Sc. Embrapa Agrossilvipastoril Sistema de produção aquícola Nutrição de peixes Introdução Introdução Excesso de peixes nos tanques é um erro

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015

ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015 ESTUDO TÉCNICO ESTUDO TÉCNICO Nº 002/2015 Brasília, 09 de junho de 2015. ÁREA: Agricultura TÍTULO: Analise dos dados da produção da aquicultura municipal REFERÊNCIA: Pesquisa Pecuária Municipal 2013 PALAVRAS-CHAVE:

Leia mais

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte

MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte + MAIS MILHO Em busca de uma cadeia produtiva unificada e forte PRINCIPAL CULTURA X ASSISTIU CANAL RURAL ÚLTIMOS 7 DIAS De acordo com os dados do Ipsos Marplan 2013, da amostra pesquisada que assiste tv

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos

SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos SEMINÁRIO NACIONAL DO PIRARUCU DA AMAZÔNIA CENÁRIOS E PERSPECIVAS DO MERCADO Ricardo Vasconcelos A MAR & TERRA - INTRODUÇÃO A Mar & Terra foi fundada pelo Grupo Axial em 2001, com uma abordagem de investimento

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL

Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL Ministério da Pesca e Aquicultura MPA Plano de Desenvolvimento Sustentável da Aqüicultura e Pesca MAIS PESCA E AQÜICULTURA UM NOVO TEMPO PARA A PESCA E AQÜICULTURA NO BRASIL IMPORTÂNCIA DO SETOR MAIS DE

Leia mais

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da PISCICULTURA na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso

Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da PISCICULTURA na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da na Região do Complexo Nascentes do Pantanal no Estado de Mato Grosso ÁREA do PROJETO LOCALIZAÇÃO Cadeia Produtiva da 42.973 km² 200.242 Hab. Em 2007 Mato

Leia mais

Tabela 1 - Estrutura administrativa das propriedades típicas de produção de tambatinga em pequenas e grandes propriedades em Cuiabá.

Tabela 1 - Estrutura administrativa das propriedades típicas de produção de tambatinga em pequenas e grandes propriedades em Cuiabá. No dia 19 de julho de 2018, reuniram-se na sede do Sindicato Rural os piscicultores de Cuiabá e cidades vizinhas para a realização de um painel de custos de produção do tambatinga. A ação faz parte do

Leia mais

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante)

Aprovação do curso e Autorização da oferta. PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO FIC PRONATEC de Criador de Peixes em Viveiros Escavados. Parte 1 (solicitante) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA CÂMPUS SÃO CARLOS Aprovação do curso e Autorização da oferta

Leia mais

Plano Aquícola Nacional política e sua implementação

Plano Aquícola Nacional política e sua implementação Plano Aquícola Nacional política e sua implementação Carlos Alexandre Gomes de Alencar Engenheiro de Pesca, MSc. Superintendência Federal de Aquicultura e Pesca no Estado do Ceará A Aquicultura no mundo

Leia mais

Cota Master. 2ª Edição

Cota Master. 2ª Edição Cota Master 2ª Edição De acordo com a pesquisa da ABMR&A 2017, dos produtores e pecuaristas que assistem TV especializada em agronegócio, + de 74% assistem Canal Rural. Segundo a pesquisa da ABMR&A 2017,

Leia mais

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas

Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas Edição 21 2016 Piscicultores e demais agentes da cadeia produtiva discutem os custos de produção da tilápia em Morada Nova de Minas No dia 01 de abril de 2016, em Morada Nova de Minas, região central de

Leia mais

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho

Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho Panorama da Aqüicultura Nacional Pesquisador João Donato Scorvo Filho jdscorvo@sp.gov.br A aqüicultura, em franco desenvolvimento, vem se impondo como atividade pecuária, embora ainda seja considerada

Leia mais

A SBZ edita a Revista Brasileira de Zootecnia desde Participa de Câmaras Temáticas ministeriais e da SBPC.

A SBZ edita a Revista Brasileira de Zootecnia desde Participa de Câmaras Temáticas ministeriais e da SBPC. SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA (SBZ) Associação científica sem fins lucrativos, responsável diretamente pelo desenvolvimento da produção animal brasileira. Congrega renomados professores e pesquisadores

Leia mais

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA.

PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. PROJETO: ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DA II TECNOVA SEMANA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DE NOVA ANDRADINA. Coordenação: PROF. Me. YURI CORREA DOS REIS Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente

Leia mais

Simpósio Brasil-Alemanha Construção sustentável e com baixo consumo de energia. Implementação. - Temas - Cronograma - Relatores - Patrocinadores

Simpósio Brasil-Alemanha Construção sustentável e com baixo consumo de energia. Implementação. - Temas - Cronograma - Relatores - Patrocinadores Simpósio Brasil-Alemanha Construção sustentável e com baixo consumo de energia Implementação - Temas - Cronograma - Relatores - Patrocinadores Objetivos do Simpósio através de informações e discussões,

Leia mais

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior

Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Resultados e Desafios da Produção e Mercado do Pirarucu (Arapaima gigas) Américo Vespúcio Araújo Júnior Temas Abordados 1. INTRODUÇÃO 1.1. Panorama mundial da aquicultura 1.2. Panorama nacional da Aquicultura

Leia mais

Animais de Produção. Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial

Animais de Produção. Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial Animais de Produção Luís Eduardo T. Grégio Diretor Executivo Comercial Agenda Setor Pecuário e Tendências Estratégia de Comercialização Portfólio de Produtos Estratégia de Crescimento Setor Pecuário e

Leia mais

20ª Edição Rio dos Cedros 30/06 a 02/07

20ª Edição Rio dos Cedros 30/06 a 02/07 20ª Edição Rio dos Cedros 30/06 a 02/07 Centro de Eventos Festa Trentina CONHEÇA O EVENTO QUEM ESTÁ ORGANIZANDO Empresa Contratada: - Antônio B. Júnior Comissão Organizadora: - Coordenadores, colaboradores

Leia mais

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca

Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Universidade Estadual do Oeste do Paraná Centro de Engenharias e Ciências Exatas Curso de Engenharia de Pesca Áreas de Atuação do Engenheiro de Pesca Avaliação dos Recursos Pesqueiros e Impacto Ambiental

Leia mais

V CONCURSO DE CARCAÇAS CARNE PAMPA

V CONCURSO DE CARCAÇAS CARNE PAMPA V CONCURSO DE CARCAÇAS CARNE PAMPA REGULAMENTO GERAL OBJETIVOS: O V Concurso de Carcaças Carne Pampa, promovido em parceria entre a e o Frigorífico Marfrig, tem como principais objetivos: Fomentar as raças

Leia mais

Cultivo do tambaqui no Amazonas

Cultivo do tambaqui no Amazonas Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Ocidental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivo do tambaqui no Amazonas Embrapa Brasília, DF 2014 Exemplares desta publicação

Leia mais

Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso

Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso Ano 1 - Edição 2 - Julho de 2015 Perspectivas da agropecuária no Brasil e no Mato Grosso Por Andrea Elena Pizarro Muñoz, Ana Paula Oeda Rodrigues, Manoel Xavier Pedroza Filho O ano de 2014 se encerrou

Leia mais

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca

Sistemas de Produção de peixe. Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Sistemas de Produção de peixe Eduardo Gianini Abimorad Centro Avançado do Pescado Continental Instituto de Pesca Extensivo Produção: Até 2000 kg/ha/ano Técnicas e insumos usados * Sem uso de fertilizante

Leia mais

9ª Edição - GARCIA. 27, 28 e 29 de setembro. Associação Artex

9ª Edição - GARCIA. 27, 28 e 29 de setembro. Associação Artex 9ª Edição - GARCIA 27, 28 e 29 de setembro Associação Artex QUEM ESTÁ ORGANIZANDO? Empresa Contratada: Antônio B. Júnior Comissão Organizadora: Adriana Pereira Kuhr/ Catia S. Tomaz / Elenita Schwambach

Leia mais

Projeto de Parceria Institucional

Projeto de Parceria Institucional Terceiro Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul Projeto de Parceria Institucional 22 a 24 de abril de 2014 Instituto Superior Tupy IST/SOCIESC Mestrado Profissional em Engenharia de Produção

Leia mais

INOVE, TRANSFORME, RENOVE O MUNDO

INOVE, TRANSFORME, RENOVE O MUNDO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA VIII Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão De 22 a 24 de Novembro de 2016 Uruguaiana, RS INOVE, TRANSFORME, RENOVE O MUNDO PLANO DE APOIADORES INOVE, TRANSFORME,

Leia mais

PRÊMIO SESI ODS 2016 REGULAMENTO

PRÊMIO SESI ODS 2016 REGULAMENTO PRÊMIO SESI ODS 2016 REGULAMENTO O Serviço Social da Indústria (Sesi) no Paraná visando reconhecer boas práticas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) torna público o regulamento

Leia mais

IV ENPAP - Encontro Nacional de Piscicultores em Águas Públicas III Seminário da Piscicultura Alagoana IV Seminário da Maricultura Alagoana

IV ENPAP - Encontro Nacional de Piscicultores em Águas Públicas III Seminário da Piscicultura Alagoana IV Seminário da Maricultura Alagoana IV ENPAP - Encontro Nacional de Piscicultores em Águas Públicas III Seminário da Piscicultura Alagoana IV Seminário da Maricultura Alagoana Dia: 14/10/2008 PROGRAMAÇÃO Manhã: Horário Evento 8:00 às 10:00

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. PREPARAÇÃO: Estamos preparados para abrir o próprio negócio?

EMPREENDEDORISMO. PREPARAÇÃO: Estamos preparados para abrir o próprio negócio? EMPREENDEDORISMO PREPARAÇÃO: Estamos preparados para abrir o próprio negócio? CONTROLE: Para que o resultado não seja o oposto do imaginado. CUIDADO: Pois esta decisão pode ser irreversível e prejudicial

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016

PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016 PROGRAMAÇÃO DO II ENCONTRO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DA UNILAB REDENÇÃO 2016 14/09 (Quarta-feira) Horários Atividades 8h30min 12h00min Credenciamento (Pátio do Campus das Auroras- 2º andar) 9h00min Cerimônia

Leia mais