(UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. a) À cada gol, Pelé exultava.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. a) À cada gol, Pelé exultava."

Transcrição

1 Com gabarito

2 (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. a) À cada gol, Pelé exultava. b) Assisti a uma partida sem gols. c) O juiz terminou a partida às pressas. d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio. e) Fui à praia e não vi futebol na areia.

3 (UNIRIO) Assinale o item em que há ERRO por ausência ou presença do acento no A indicativo de crase. a) À cada gol, Pelé exultava. b) Assisti a uma partida sem gols. c) O juiz terminou a partida às pressas. d) À uma hora se iniciaria o último jogo do torneio. e) Fui à praia e não vi futebol na areia.

4 (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ - A - À. a) Daqui alguns dias, diretoria apresentará algumas pessoas o programa. b) vários exemplares de livros disposição dos que secretaria indicar. c) melhor colocação receberá recompensa que tem direito. d) dois dias, prova chega banca. e) tempos, vem jovem visando colocação digna de seu mérito.

5 (UNIRIO) Assinale o item cujas lacunas devem ser preenchidas pela sequência HÁ - A - À. a) Daqui alguns dias, diretoria apresentará algumas pessoas o programa. b) vários exemplares de livros disposição dos que secretaria indicar. c) melhor colocação receberá recompensa que tem direito. d) dois dias, prova chega banca. e) tempos, vem jovem visando colocação digna de seu mérito.

6 (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo. a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto. b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá. c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença. d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens. e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.

7 (UFRRJ) Nas alternativas a seguir, marque o único caso em que o uso da crase é facultativo. a) À vista não se podia comprar, pois o preço era muito alto. b) Indo à Bahia, não se esqueça de que há belas igrejas por lá. c) Fomos à casa em que Maria passou os últimos dias e sentimos a sua presença. d) Entregou à sua mulher a maior parte dos bens. e) Àquele rapaz não se pode entregar tarefa de responsabilidade.

8 (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro: a) uma ameaça as funções. b) uma ameaça a função. c) uma ameaça a nossa função. d) uma ameaça a esta função. e) uma ameaça as principais funções.

9 (CESGRANRIO) Assinale a opção em que o uso do acento grave indicativo de crase constituiria erro: a) uma ameaça as funções. b) uma ameaça a função. c) uma ameaça a nossa função. d) uma ameaça a esta função. e) uma ameaça as principais funções.

10 (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase. a) passeio à Tijuca. b) passeio à Urca. c) passeio à Ipanema. d) passeio à Barra Tijuca. e) passeio à Gávea.

11 (CESGRANRIO) Assinale a opção em que há ERRO no emprego do acento indicativo de crase. a) passeio à Tijuca. b) passeio à Urca. c) passeio à Ipanema. d) passeio à Barra Tijuca. e) passeio à Gávea.

12 (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase? a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas. b) doenças que representam uma ameaça a população rural. c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades. d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população. e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.

13 (USU) Em qual das seguintes opções seria ERRADO o uso do acento grave indicativo de crase? a) doença que representam uma ameaça as populações periféricas. b) doenças que representam uma ameaça a população rural. c) doenças que representam uma ameaça as grandes cidades. d) doenças que representam uma ameaça a qualquer população. e) doenças que representam uma ameaça a nossa cidade.

14 (NCE) Na frase Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá., observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é: a) A menina estava atenta a tudo o que se passava. b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença. c) Temos que medir as consequências do gesto político. d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental. e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.

15 (NCE) Na frase Das revoltas da polícia africana às usinas de alumínio no Canadá., observa-se a utilização de sinal indicativo de crase. A opção em que a utilização deste mesmo sinal é obrigatória, é: a) A menina estava atenta a tudo o que se passava. b) Do fato ocorrido as notícias de jornal vai uma grande diferença. c) Temos que medir as consequências do gesto político. d) As novas gerações têm uma grande responsabilidade ambiental. e) O Presidente vai analisar as medidas de segurança.

16 (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÁ: a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos. b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda. c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano. d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrálos. e) O poeta retornou a casa bem cedo.

17 (UNIRIO) Assinale a opção que se usou A por HÁ: a) O poeta viajará daqui a dois meses para reencontrar seus amigos. b) Recife fica a alguns quilômetros da fazenda. c) O fato ocorreu a pouco mais de um ano. d) Ele deverá chegar a tempo de reencontrálos. e) O poeta retornou a casa bem cedo.

18 (UGF) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento de crase: a) Os ecologistas se dispuseram a colaborar. - O viajante descansava a sombras do ipê. b) Ando a procura de uma guia florestal. - O caboclo está acostumado a uma vida fácil. c) A caravana parou junto a velha ermida. - Irei a Amazônia em breve. d) Ele atravessou o rio a cavalo. - Ninguém se sujeita a ordens absurdas. e) Francisco é fiel a seus amigos. - Pouco a pouco, as nuvens cobriam o céu.

19 (UGF) Assinale a opção em que o A sublinhado nas duas frases deve receber acento de crase: a) Os ecologistas se dispuseram a colaborar. - O viajante descansava a sombras do ipê. b) Ando a procura de uma guia florestal. - O caboclo está acostumado a uma vida fácil. c) A caravana parou junto a velha ermida. - Irei a Amazônia em breve. d) Ele atravessou o rio a cavalo. - Ninguém se sujeita a ordens absurdas. e) Francisco é fiel a seus amigos. - Pouco a pouco, as nuvens cobriam o céu.

20 (CESGRANRIO) O homem está sendo obrigado a se adaptar à crise permanente... Assinale a opção cujas lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por a (preposição) e à (preposição e artigo), tal como na frase a seguir: a) A crise a obriga a comprar sempre prazo, fazendo-a voltar loja para quitar as prestações. b) Mesmo sem ajuda financeira dos pais, minha amiga vem-se dedicando dança. c) Ontem médica custou atender-me. d) Só noite decidimos faltar reunião do dia seguinte. e) Já comecei ter problemas, mas não estou disposto desistir da luta.

21 (CESGRANRIO) O homem está sendo obrigado a se adaptar à crise permanente... Assinale a opção cujas lacunas devem ser preenchidas, respectivamente, por a (preposição) e à (preposição e artigo), tal como na frase a seguir: a) A crise a obriga a comprar sempre prazo, fazendo-a voltar loja para quitar as prestações. b) Mesmo sem ajuda financeira dos pais, minha amiga vem-se dedicando dança. c) Ontem médica custou atender-me. d) Só noite decidimos faltar reunião do dia seguinte. e) Já comecei ter problemas, mas não estou disposto desistir da luta.

22 (PUC) Eu solto aos ecos da serra / Suspiros dessa saudade. Caso substituíssemos ECOS por BRISAS, nos versos acima, teríamos que usar a contração da preposição A com o artigo definido AS, com o acento grave indicador de crase. Indique a opção em que, de acordo com a norma culta, NÃO ocorreria esta contração e, consequentemente, não apareceria o acento grave indicador de crase: a) Agora vamos últimas questões. b) Os parlamentares corresponderam expectativas dos seus eleitores. c) Entregamos alunas as entradas para o espetáculo. d) Anteriormente reclamações, o reparo do equipamento já havia sido providenciado. e) O guia lembrava crianças de que não deveriam afastar-se dele.

23 (PUC) Eu solto aos ecos da serra / Suspiros dessa saudade. Caso substituíssemos ECOS por BRISAS, nos versos acima, teríamos que usar a contração da preposição A com o artigo definido AS, com o acento grave indicador de crase. Indique a opção em que, de acordo com a norma culta, NÃO ocorreria esta contração e, consequentemente, não apareceria o acento grave indicador de crase: a) Agora vamos últimas questões. b) Os parlamentares corresponderam expectativas dos seus eleitores. c) Entregamos alunas as entradas para o espetáculo. d) Anteriormente reclamações, o reparo do equipamento já havia sido providenciado. e) O guia lembrava crianças de que não deveriam afastar-se dele.

24 (TIRADENTES) Na cidade das Tartarugas, os visitantes assistem postura dos ovos (de maio junho), admiram os bebês de um três anos na enfermaria e vêem a clínica, o laboratório e as diferentes espécies doadas particulares. Depois de 5 ou 6 anos, os pequenos animais são soltos entre os adultos nas zonas de repovoamento do maciço de Maures, na costa da Provença. (Revista Geográfica Universal) Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto: a) à a a por b) à à à por c) a à à de d) a a aos de e) a à aos a

25 (TIRADENTES) Na cidade das Tartarugas, os visitantes assistem postura dos ovos (de maio junho), admiram os bebês de um três anos na enfermaria e vêem a clínica, o laboratório e as diferentes espécies doadas particulares. Depois de 5 ou 6 anos, os pequenos animais são soltos entre os adultos nas zonas de repovoamento do maciço de Maures, na costa da Provença. (Revista Geográfica Universal) Assinale a opção que completa CORRETAMENTE as lacunas do texto: a) à a a por b) à à à por c) a à à de d) a a aos de e) a à aos a

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017

CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 CURSO CARDÁPIO DE PORTUGUÊS TEMA: CRASE VERSÃO 2017 01. ( CESGRANRIO 2016) O acento grave está utilizado de acordo com a norma-padrão na seguinte frase: a) O sol estava à pino no calçadão. b) O homem estava

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Fernanda Vicente Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - casos particulares 19/21 jun RESUMO Existem casos que merecem bastante atenção em relação ao uso da crase. Vamos conferi-los?

Leia mais

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE

PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE PORTUGUÊS SEM FRESCURA PARA A PM-PE AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS

PORTUGUÊ S SEM FRESCURA AULA 00 PARA A PM-MS PORTUGUÊ S SEM FRESCURA PARA A PM-MS AULA 00 CRASE Apresentação: Se você não dispõe de muito tempo para estudar, deseja um material barato e de excelente qualidade, este curso é ideal para você. O nosso

Leia mais

Lista de exercícios 2ºTRIMESTRE - 8ºA. PROFESSORA: Heloisa Coelho MATÉRIA: Português

Lista de exercícios 2ºTRIMESTRE - 8ºA. PROFESSORA: Heloisa Coelho MATÉRIA: Português Lista de exercícios 2ºTRIMESTRE - 8ºA PROFESSORA: Heloisa Coelho MATÉRIA: Português ALUNO: Nº: CONTEÚDO: Crase. CRASE A crase como a fusão de duas vogais idênticas numa só. Trata-se da junção da preposição

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad

Por. Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Por. Professor: Eduardo Valladares e Raphael Hormes Monitor: Bruna Saad Crase - regras básicas 19/21 jun RESUMO sinalizada com o acento grave I. Regra Geral: Haverá crase quando for possível cumprir os

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari.

Português. Crase. Professor Arthur Scandelari. Português Crase Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CRASE PARTE 1 1. (CESPE TCE-PA 2016) O verdadeiro problema é a dificuldade do setor público de adaptar suas despesas

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos

Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE. Oficina de Leitura e Produção de Textos Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Faculdade de Letras FALE Oficina de Leitura e Produção de Textos Orientadora: Ana Cristina Fricke Matte Orientanda : Karlla Andrea Leal Cruz Crase A crase é a

Leia mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais

5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais 5 - Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b) Obedeceu rigorosamente ao horário de trabalho

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao.

Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra feminina. Regra prática: trocar a palavra feminina por masculina e ver se aparece ao. CRASE Prof. Daniel Do grego krasis : mistura. É a fusão entre preposição a e artigo a : Fui a a praia = Fui à praia Fui a o mar = Fui ao mar Como é necessário artigo feminino, só há crase antes de palavra

Leia mais

Prof. André Moraes CRASE

Prof. André Moraes CRASE Prof. André Moraes CRASE CRASE = MISTURA DE SONS VOCÁLICOS IDÊNTICOS. A (PREPOSIÇÃO) + A(S) ARTIGO Ex.: Entreguei a caneta à filha de Jonas. A (PREPOSIÇÃO) + A QUAL / AS QUAIS Ex.: Conheço poucas pessoas

Leia mais

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às

Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às Crase Crase é a fusão de duas vogais iguais: A + A. Para marcar sua ocorrência, usamos o acento grave (` ). Casos em que o acento aparece: a + as = às (preposição + artigo) a + aquela(s) = àquela(s) (preposição

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

quarta-feira, 29 de agosto de

quarta-feira, 29 de agosto de quarta-feira, 29 de agosto de 2012 1 CRASE Conceito: crase é a fusão de a (preposição) + a (artigo). Ex.: Ele vai a + o teatro = Ele vai ao teatro. Ele vai a + a igreja = Ele vai à igreja. Regra prática:

Leia mais

Red. Bernardo Soares

Red. Bernardo Soares Professor: Eduardo Valladares Bernardo Soares Uso da crase: regra geral, casos especiais e exercícios 10 ago RESUMO Você já conhece todas as competências de análise da sua redação do ENEM, não é mesmo?

Leia mais

CRASE. Prof. Samuel KühnK

CRASE. Prof. Samuel KühnK Prof. Samuel KühnK Definição e condições para a ocorrência: CRASE é uma palavra de origem grega que significa fusão, mistura. Em língua portuguesa, é esse o nome da fusão de dois sons idênticos, duas vogais

Leia mais

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas.

Língua Portuguesa. Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Refiro-me àquelas garotas. Língua Portuguesa Polícia DIREITO Militar SP Prof. Pablo Alex L. Gomes CONSTITUCIONAL Fusão de duas vogais. É representada pelo acento grave ( ` ). Preposição + Artigo A + A = À Irei a cidade. - Irei a

Leia mais

Professor Romulo Bolivar

Professor Romulo Bolivar Professor Romulo Bolivar Marcos treinou desde cedo e deu um bom jogador de futebol. A vítima deu o dinheiro ao bandido. A divisão da conta deu vinte reais para cada um. 1. Substitua as palavras destacadas

Leia mais

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade)

O QUE É A CRASE? (preposição exigida pelo verbo ir + artigo acompanha o substantivo cidade) CRASE O QUE É A CRASE? Crase é a união, a fusão de duas vogais iguais. A crase é representada pelo acento grave (`). Observe com atenção as construções abaixo: Ex.: Hoje você irá A + A cidade. (preposição

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

Crase. Professora Raysa

Crase. Professora Raysa Crase Professora Raysa Conceito Processo de contração entre a preposição a e o artigo definido feminino a. Exemplo: Vou à festa. Casos Obrigatórios 1. Em locuções adverbiais femininas: O culto ecumênico

Leia mais

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE

CASOS EM QUE OCORRE A CRASE CASOS EM QUE OCORRE A CRASE A crase ocorre, obrigatoriamente, em três casos: 1º) O termo regente deve exigir complemento regido da preposição a, e o termo regido deve admitir o artigo feminino a(s): Pedi

Leia mais

Crase proibida. responder a inquérito, tv a cabo, comida a quilo, ir a leilão, compra a prazo, voto a

Crase proibida. responder a inquérito, tv a cabo, comida a quilo, ir a leilão, compra a prazo, voto a CRASE II Conferindo Assinale C (certo) ou E (errado): Em uma sociedade complexa como a nossa, o homem não tem outra escolha a não ser se adaptar às forças cegas do processo social. Caso se substitua forças

Leia mais

Língua Portuguesa Apostila 3 Professor André Moraes. Predicação Verbal

Língua Portuguesa Apostila 3 Professor André Moraes. Predicação Verbal Predicação Verbal 1 SINTAXE DE REGÊNCIA Regência é a parte da Gramática Normativa que estuda as relações de dependência entre as palavras de uma oração. O termo que exige o complemento é chamado de REGENTE,

Leia mais

Colégio Tiradentes Concurso de Admissão 2013/14

Colégio Tiradentes Concurso de Admissão 2013/14 Colégio Tiradentes Concurso de Admissão 2013/14 1) Dadas as sentenças, assinale V nas verdadeiras e F nas falsas. A sequência correta é (A) (B) (C) (D) (E) V V F V V V F V F F F F V F V 3) Colégio Tiradentes

Leia mais

Colégio Adventista de Porto Feliz

Colégio Adventista de Porto Feliz 1 Colégio Adventista de Porto Feliz Nome: Turma: 6º ano A Nº: Nota: Disciplina: Língua Portuguesa Lista de Exercícios 2º bimestre Professor: Valmir Azevedo da Conceição Data: / /2016 1. Classifique as

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 8ºA 2º TRIMESTRE

LISTA DE EXERCÍCIOS 8ºA 2º TRIMESTRE LISTA DE EXERCÍCIOS 8ºA 2º TRIMESTRE Voz ativa Na voz ativa o sujeito é agente, ou seja, o sujeito pratica a ação do verbo. Exemplos: Bia tomou o café da manhã logo cedo. Aspiramos a casa toda. Já fiz

Leia mais

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz

Estudo de Crase Professor Bruno Luiz A crase possui uma importância enorme no entendimento do texto. Toda a interpretação de uma informação pode ser alterado com o uso (ou não) da crase. Veja: Exemplo 1: O menino cheira a gasolina. Exemplo

Leia mais

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

QUESTÃO SOBRE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COMENTÁRIOS À PROVA DE LÍNGUA PORTUGUESA E À QUESTÃO 38 DO CONCURSO PARA ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS CERTAME REALIZADO NO DIA 21 DE JUNHO DE 2015 QUESTÃO

Leia mais

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos

Concurseiro. Espaço do. Português Prof. Joaquim Bispo. Sinta-se a vontade para estudar conosco. O seu espaço de preparação para concursos públicos Espaço do Concurseiro Sinta-se a vontade para estudar conosco Português Prof. Joaquim Bispo O seu espaço de preparação para concursos públicos EMPREGO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE Aula 5 1 Ocorre Crase

Leia mais

Aventuras de uma gota d água

Aventuras de uma gota d água SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: 09 / 05 / 205 UNIDADE: I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A):

Leia mais

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo

rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo rase Profª.: Kalyne Varela Revorêdo Crase É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: Daniel. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017. PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 8 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9

COLÉGIO MONJOLO QUIZ N / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Data da entrega: 01/09/2017. COLÉGIO MONJOLO QUIZ N 19 2017 / 3 BIMESTRE PORTUGUÊS ELIANE Aluno(a): Série:9 Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o

Leia mais

Exercícios de Concordância. Revisão

Exercícios de Concordância. Revisão Exercícios de Concordância Revisão 01. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta: a) Ouviram-se as notícias mais desencontradas. b) Trata-se de questões muito sérias.

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato

Emprego dos pronomes oblíquos átonos. Professor Guilherme Medeiros Honorato Emprego dos pronomes oblíquos átonos Professor Guilherme Medeiros Honorato Para que pronomes oblíquos? Os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos, o, a, os, as, lhe, lhes) são utilizados para fazer

Leia mais

PROFESSORA: VERBENE LIMA

PROFESSORA: VERBENE LIMA PROFESSORA: VERBENE LIMA É a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

USO DA CRASE. Bruna Camargo

USO DA CRASE. Bruna Camargo USO DA CRASE Bruna Camargo Conceito Fusão entre duas vogais idênticas. A + A = À Justificativa Sua correta utilização é, sobretudo, sinal de competência linguística em regência nominal e verbal, em se

Leia mais

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar)

Emprego da crase. Cheirar à gasolina (feder a) Cheirar a gasolina (aspirar) Emprego da crase A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de grande importância a crase da preposição

Leia mais

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos

CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos CRASE é a fusão (junção) da preposição a exigida pela regência do verbo ou do nome mais o artigo definido a, os pronomes demonstrativos aquele(s), aquela(s), aquilo e o pronome demonstrativo a. A crase

Leia mais

Crase. Manoel Francisco Guaranha

Crase. Manoel Francisco Guaranha Crase Manoel Francisco Guaranha Crase: fusão da preposição mais: Refiro-me à mulher de azul Artigo feminino a Aquele(s) Refiro-me àquele(s) senhor(es). Refiro-me àquela(s) senhora(s) Aquela(s) Aquilo Refiro-me

Leia mais

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet

1.1 Uso da crase. A crase indica a fusão da preposição a com o artigo a: Nós vamos à (a + a) Baixada. O Melhor do Atlético na Internet 1. Acentuação Todos os textos, até mesmo aqueles escritos em sites e fóruns da internet, precisam ser acentuados corretamente para que o leitor possa compreender facilmente o que o autor quer expressar.

Leia mais

Preposição e conjunção

Preposição e conjunção PORTUGUÊS aula Preposição e conjunção Preposição É a palavra invariável que une dois termos ou orações, estabelecendo uma relação de sentido e de dependência. Não desempenha função sintática, é um conectivo:

Leia mais

Colégio Mauricio Salles de Mello

Colégio Mauricio Salles de Mello Colégio Mauricio Salles de Mello Brasília, de de 20 Professor(a): Aluno(a): Ano: Turma: PLANO SEMANAL 5º ANO Semana de 08/11 a 28/11/2016 Todas as riquezas das coisas e do mundo não valem um bom amigo.

Leia mais

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier USO DOS PRONOMES PRONOME É o termo que acompanha ou substitui o nome dentro do discurso. São apresentados em dois tipos: Pronome Adjetivo - Aparece sempre como adjunto adnominal

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Conteúdo: Recuperação do 3 Bimestre L. Portuguesa Transitividade Verbal Sujeito e Predicado Predicativo do Sujeito/Núcleo do Sujeito Transitividade Verbal/Ojetos

Leia mais

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A.

Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. Concurso Público (edital n o 001/2006) Caderno de Provas Prova: 57 Códigos de vaga: (700 a 705) e (800 a 804) Códigos de vaga: (700

Leia mais

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos

Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Uso dos pronomes pessoais e colocação dos pronomes átonos Pronomes pessoais Uso dos pronomes pessoais retos e oblíquos Eu e tu pronomes pessoais retos (= sujeito): Ela trouxe o livro para eu ler ; Ela

Leia mais

Escolha a melhor resposta para cada pergunta.

Escolha a melhor resposta para cada pergunta. Escolha a melhor resposta para cada pergunta. 1. Sandra e João irmãos. ( ) somos ( ) são ( ) é ( ) sois 2. Os avós de Carla sempre em casa. ( ) é ( ) está ( ) estão ( ) são 3. Eu em Milão. ( ) trabalha

Leia mais

Enfermagem UniRio 2016

Enfermagem UniRio 2016 Enfermagem UniRio 2016 Português 2 Concordância Nomina Crase Os homens alcançam sucesso quando eles percebem que seus fracassos são uma preparação para suas vitórias. (Ralph Waldo Emerson) MCA concursos

Leia mais

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase

Português Prof.ª Paula Barreto. Aula 7 : Crase Português Prof.ª Paula Barreto Aula 7 : Crase EMENTA PORTUGUÊS 1. Acentuação gráfica. 2. Pontuação. 3. Estrutura e Formação de Palavras. 4. Classes de Palavras. 5. Frase, Oração e Período. 6. Termos da

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 1º BIMESTRE AUTORIA SIDILEIA DE MACEDO SILVA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O texto gerador I é um trecho de uma carta do poeta

Leia mais

Crase - Emprego e Casos crase acento grave

Crase - Emprego e Casos crase acento grave Crase Crase - Emprego e Casos A crase é uma palavra com origem grega que denota "fusão". O sinal indicador deste fenômeno gramático é o acento grave. A crase ocorre quando a preposição "a" fundese com:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT. Julgue C (certo) ou E (errado) os itens abaixo:

EXERCÍCIOS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT. Julgue C (certo) ou E (errado) os itens abaixo: EXERCÍCIOS DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL CURCEP - PROFª ANDRÉA ZELAQUETT Julgue C (certo) ou E (errado) os itens abaixo: 1. ( ) O presente é a bigorna onde se forja o futuro. 2. ( ) Nossa vocação molda-se às

Leia mais

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman

Crase. Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Crase Prof. Dr. Alexandre D. S. Feldman Vamos estudar a crase sem crise de niervos! Oh, não! Crase!! Nãaooo! Aaaahhh!!! O Grito O grito (1893), obra do norueguês Edvar Munch, é uma das mais importantes

Leia mais

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa

Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Orações subordinadas substantivas: objetiva direta, objetiva indireta e predicativa Objetivos Compreender a relação sintática na construção do texto: orações subordinadas substantivas Conteúdos Oração

Leia mais

Regência verbal e nominal e Crase

Regência verbal e nominal e Crase Regência verbal e nominal e Crase 01- (IBGE) Assinale a opção que apresenta a regência verbal incorreta, de acordo com a norma culta da língua: a) Os sertanejos aspiram a uma vida mais confortável. b)

Leia mais

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: "vou ao museu".

Crase ENTENDENDO O CONCEITO DA CRASE (DE VERDADE) Observe a seguinte frase: vou ao museu. Crase Hoje, Monster Guerreiros, nós vamos falar sobre a tal da crase, um assunto bem interessante e legal. Você não acha? (por favor, diga "sim" para eu não ficar sem graça). A crase não tem nada de misterioso

Leia mais

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes).

c) Na manhã infinita as nuvens surgiram como a loucura numa alma. (Vinícius de Moraes). Estudante: Educador: Suzana Borges 7ºAno/Turma: C.Curricular: Português 1-Circule e classifique o predicado das orações abaixo: a- Para os filhos reservava os melhores livros. b- Vai redonda e alta a lua.

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 Canguru Matemático sem Fronteiras 206 Destinatários: alunos do 3. o ano de escolaridade Nome: Turma: Duração: h 30min Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As

Leia mais

AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI. POLÍCIA CIVIL de São Paulo

AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI. POLÍCIA CIVIL de São Paulo AULA 10 CLASSES DE PALAVRAS VI POLÍCIA CIVIL de São Paulo Professor Marlus Geronasso MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é

Leia mais

AVALIAÇÃO 3º ANO O VENTO E O SOL

AVALIAÇÃO 3º ANO O VENTO E O SOL ESCOLA: NOME: DATA: / / 3º ANO: LEIA O TEXTO COM ATENÇÃO: AVALIAÇÃO 3º ANO O VENTO E O SOL O VENTO E O SOL ESTAVAM DISPUTANDO QUAL DOS DOIS ERA MAIS FORTE. DE REPENTE, VIRAM UM VIAJANTE QUE VINHA CAMINHANDO.

Leia mais

2 - CEPERJ DEGASE - Auxiliar Administrativo...às duas e tantas da madrugada... a frase correta quanto à necessidade de uso do sinal

2 - CEPERJ DEGASE - Auxiliar Administrativo...às duas e tantas da madrugada... a frase correta quanto à necessidade de uso do sinal QUESTÕES - CRASE 4 1 - CEPERJ 2011 - Secretaria de Educação de Educação de Belford Roxo Professor II 1º. ao 5º. Ano No segmento...acordava às sete horas da manhã... (l. 13), o acento indicativo de crase

Leia mais

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo.

PORTUGUÊS OBJETIVO EMPREGO DA CRASE PROFESSOR: MARCIO COELHO. À = ao / Às = aos. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. 1º CASO À = ao / Às = aos Avaliação teórica 01 Na 1ª frase, coloque ao (s), a (s), o (s) Na 2ª frase, coloque a, as, com ou sem acento. 1. Sou contrário métodos adotados. 11. Dirigi-me Senhor Paulo. Sou

Leia mais

DÉCIMA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco. 1. Definição e condições para a ocorrência.

DÉCIMA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET. Professora: Sandra Franco. 1. Definição e condições para a ocorrência. DÉCIMA AULA DE GRAMÁTICA - INTERNET Professora: Sandra Franco Crase 1. Definição e condições para a ocorrência. 2. Exercícios. 1. Definição e condições para a ocorrência CRASE é uma palavra de origem grega

Leia mais

Pedi um favor a ela. CRASE ACENTO GRAVE PROFESSOR: MARCELO ROSENTHAL CRASE ACENTO GRAVE Explicamos o caso a essa pessoa. Contamos o caso a uma pessoa Estamosaptosafazeraprova. 1 Primeira Regra Básica Se

Leia mais

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental

Concurso de Bolsas º Ano do Ensino Fundamental Concurso de Bolsas 2019-2º Ano do Ensino Fundamental Português 1. Marque a opção onde possui encontros vocálicos. a) Papai- Ana- Juliana b) Cebola- Eduarda- Caio c) Beijo- criado- diamante d) Paulo- João-

Leia mais

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO

SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO SINTAXE DA ORAÇÃO E PERÍODO Frase, oração e período. Frase: É o enunciado com sentido completo, capaz de fazer uma comunicação - Atenção! -Ontem choveu. - Cuidado! - A moça atravessava a rua. Nem toda

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA NOTAS: 1) Vale ressaltar que essa regra se estende às palavras de mesmo valor sintático. PROF. MARCELO BERNARDO MÓDULO 9 CRASE

LÍNGUA PORTUGUESA NOTAS: 1) Vale ressaltar que essa regra se estende às palavras de mesmo valor sintático. PROF. MARCELO BERNARDO MÓDULO 9 CRASE LÍNGUA PORTUGUESA PROF. MARCELO BERNARDO MÓDULO 9 CRASE. Em sentido restrito, o termo crase designa a contração da preposição a (do termo regente) com o artigo a (pl. as) ou com os pronomes demonstrativos

Leia mais

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele

Crase. A + A = À A + Aquele = Àquele Crase A + A = À A + Aquele = Àquele Explicação etimológica Do grego κρᾶσις (ação de misturar, mistura de elementos que se combinam num todo, temperamento, fusão de sons), adaptado ao latim tardio crásis

Leia mais

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I

Bárbara da Silva. Português. Aula 14 O uso da crase I Bárbara da Silva Português Aula 14 O uso da crase I A palavra crase é de origem grega e significa "fusão", "mistura". Na língua portuguesa, é o nome que se dá à "junção" de duas vogais idênticas. É de

Leia mais

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II

PORTUGUÊS. aula Regência verbal II PORTUGUÊS aula Regência verbal II V. T. D. ESQUECER / LEMBRAR V. T. I. PREPOSIÇÃO DE VAMOS ESQUECER O QUE ACONTECEU E PARTIR. VAMOS NOS ESQUECER DO QUE ACONTECEU E PARTIR. O PEDIDO QUE EU LEMBREI ERA O

Leia mais

Red. Eduardo Valladares Monitor: Maria Paula Queiroga

Red. Eduardo Valladares Monitor: Maria Paula Queiroga Red. Professor: Rafael Cunha Eduardo Valladares Monitor: Maria Paula Queiroga Crase: regra geral e casos especiais 07/09 ago RESUMO Você já conhece todas as competências de análise da sua redação do ENEM,

Leia mais

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe:

Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: CRASE Conceito: é a fusão de duas vogais da mesma natureza. No português assinalamos a crase com o acento grave (`). Observe: Obedecemos ao regulamento ( a + o ) Não há crase, pois o encontro ocorreu entre

Leia mais

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova.

a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria da prova. 1- Determine o valor semântico das conjunções: adição, oposição, escolha, conclusão, explicação. a) Não só conversa como também atrapalha os colegas. b) Faça estes exercícios, pois fazem parte da matéria

Leia mais

Prof. Flaverlei A. Silva REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL

Prof. Flaverlei A. Silva REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL REGÊNCIA VERBAL E REGÊNCIA NOMINAL Preposição É a palavra relacional, ou seja, que liga duas outras palavras entre si, de modo que o sentido da primeira é completada pela segunda. As preposições subdividem-se

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH)

LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) LÍNGUA PORTUGUESA PEDRO HENRIQUE (PH) Introdução ao Estudo do Predicado... PREDICADO Aquilo que é dito em relação ao sujeito*; tudo na oração, exceto o sujeito. Exemplos Paulo comprou um livro. A aluna

Leia mais

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo

MODOS VERBAIS indicativo subjuntivo imperativo VERBOS MODOS VERBAIS Três são os modos: indicativo, subjuntivo e imperativo. Normalmente, o indicativo exprime certeza e é o modo típico das orações coordenadas e principais; o subjuntivo exprime incerteza,

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA

CENTRO EDUCACIONAL SIGMA 2ºAno 1.2 MATEMÁTICA 4º período 8 de dezembro de 2015 Cuide da organização da sua prova. Escreva de forma legível. Fique atento à ortografia e elabore respostas claras. Tudo isso será considerado na correção.

Leia mais

Crase Preposição a + artigo feminino a

Crase Preposição a + artigo feminino a CRASE Crase Preposição a + artigo feminino a Vamos à piscina Quem vai, sempre vai a algum lugar. Piscina é um substantivo feminino antecedido do artigo do mesmo gênero. Portanto, neste caso constitui-se

Leia mais

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano

Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano Exercício de Reforço de Língua Portuguesa 3º ano 1- Substitua a palavra grifada pelo seu sinônimo. Marque um X na frase certa. a) Carlos é um bebê muito carinhoso. b) Carlos é um bebê muito curioso. c)

Leia mais

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA

LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA LUCAS GONÇALVES GRAMÁTICA 1. Observe o seguinte excerto retirado do texto: Quando os pais usam sanções que não sejam físicas ou humilhantes (...) e assinale a alternativa correta com relação à formação

Leia mais

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO

RESUMÃO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO SUJEITO LÍNGUA PORTUGUESA AO VIVO 07/06/13 LUCIA DEBORAH SINTAXE: TIPOS DE SUJEITO E DE PREDICADO RESUMÃO SUJEITO -QUANTO À EXPLICITUDE NÃO EXISTE, PORQUE O VERBO É IMPESSOAL= INEXISTENTE EXISTE, MAS NÃO PODE

Leia mais

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO

CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO SUMÁRIO CRASE 3 EXERCÍCIOS DE TREINAMENTO 9 2 CRASE CRASE é um fenômeno fonético e sintático; fonético, porque simboliza a soma de dois sons iguais (A + A), sintático, porque sua ocorrência depende da

Leia mais

PORTUGUÊS TJ CONSULPLAN ASSUNTO: CRASE

PORTUGUÊS TJ CONSULPLAN ASSUNTO: CRASE PORTUGUÊS TJ CONSULPLAN ASSUNTO: CRASE 01. Do grupo que arriscou cruzar o Atlântico rumo às Américas, a maioria desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo.

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE

LÍNGUA PORTUGUESA CRASE LÍNGUA PORTUGUESA CRASE Professora Sônia Aparecida de Souza Cotrim Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia www.professorasonia.com.br professorasonia.com.br 1 CRASE = FUSÃO/ MISTURA Fenômeno marcado com

Leia mais

Redação Avaliação Seletiva FUNDAMENTAL /2013 Preparatório para as boas Escolas Públicas

Redação Avaliação Seletiva FUNDAMENTAL /2013 Preparatório para as boas Escolas Públicas 1 Questão 1 (2,0 pontos) Rita deixou cair suco no seu caderno, borrando um sinal de operação (+,, ou ) e um algarismo em uma expressão que lá estava escrita. A expressão ficou assim: Qual foi o algarismo

Leia mais

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO

FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO Sumário 1. SEMÂNTICA 2. NOÇÕES DE FONÉTICA 3. ACENTUAÇÃO GRÁFICA 4. EMPREGO DO HÍFEN 5. ORTOGRAFIA 6. CLASSES DE PALAVRAS 7. FRASE, ORAÇÃO, PERÍODO 8. TERMOS ESSENCIAIS DA ORAÇÃO 9. PREDICAÇÃO VERBAL 10.

Leia mais