A história do wahhabismo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A história do wahhabismo"

Transcrição

1 2014 A história do wahhabismo do deserto de Néjede ao Reino da Arábia Saudita Por: Pedro Ravazzano

2 O wahhabismo é um movimento religioso sunita associado com os ensinamentos de Muhammad ibn Abd al-wahhab ( ). Os seus adeptos, contudo, se autoproclamam salafis, isto é, aqueles que seguem o caminho da primeira geração de muçulmanos (salaf). A estruturação desta reforma está intimamente associada com a história da Arábia Saudita e com o seu expansionismo. Ademais, também é possível remeter grande parte do fundamentalismo islâmico atual à cosmovisão wahhabita. A nova leitura dado ao Corão e aos Ahadith (ditos do Profeta Muhammad) permitiu uma radical transformação em pontos fundamentais do islamismo e possibilitou, pela primeira vez, a desagregação da comunidade sunita. A mística wahhabita está completamente associada ao combate à idolatria (shirk). No islamismo de então era comum encontrar veneração aos santos e outras manifestações de piedade, como a visitação de mausoléus, peregrinações a lugares sagrados etc. Hoje estes costumes sobrevivem apenas entre os adeptos do sufismo e no islã xiita. Em grande medida o fim destes atos de devoção é reflexo do fortalecimento do discurso reformista em todo o mundo islâmico. Para Abd al-wahhab a identidade muçulmana do fiel não estava pautada na profissão de fé (shahada), mas sim na correta manifestação da sua adoração, como a expressão da crença no Deus Único. Para o reformador árabe, a verdadeira crença subsistia apenas entre aqueles que combatiam a idolatria. Consequentemente, grande parte da comunidade islâmica era vista pelo wahhabismo como apóstata necessitada de purificação. 1 pg.

3 As origens espirituais do wahhabismo se encontram nos ensinamentos de Ibn Taymiyyah ( ), pensador de origem turca e que se tornou um célebre pregador na Síria. Ulemá da Escola Hanbali 1, atingiu a estatura religiosa de Mujtahid, ou seja, clérigo capaz de gerar um veredito independente a respeito de aspectos da jurisprudência islâmica. Na busca pela renovação do islamismo, Ibn Taymiyyah se levantou contra a visita de túmulos e a veneração dos santos. Ainda considerando estas práticas idolátricas, dizia-se incapaz de conhecer a validade das intenções dos muçulmanos, portanto impossibilitado de julgar a credulidade individual. Contudo, o mesmo equilíbrio não foi utilizado no trato dado aos xiitas e aos sufis, que se tornaram desde então inimigos clássicos do que considerava a ortodoxia islâmica. Na busca por determinar o que era o islamismo puro, Ibn Taymiyyah passou a referir aos seus seguidores como salafis, em referência aos companheiros do Profeta Muhammad. Com o sistemático distanciamento do pensamento ordinário Hanbali, o salafismo se tornou numa subcorrente dentro desta escola de jurisprudência. Ainda que Muhammad ibn Abd al-wahhab, séculos depois, tenha se tornado no aclamado ulemá do wahhabismo, ele vinha de uma remota localidade onde a tradição intelectual era profundamente rasa. O Néjede, região central da península arábica, durante séculos viveu isolado politicamente, desde o fim do Califado Abássida. Os Otomanos, que controlavam o Oriente Médio, não tinham razões para invadi-lo e subjugá-lo. Não tinha importância econômica e não possuía uma posição 2 pg.

4 estratégica. Religiosamente o Néjede era diverso, com diversas escolas sunitas de jurisprudência e tendo alguma influência xiita, devido aos peregrinos vindos do Iraque, do Irã e do Bahrein que inevitavelmente passavam pela região. As idéias do Sheikh Muhammad, ao que tudo indica, surgiram quando de sua viagem para Bassora, em A cidade no sul do atual Iraque vivia sob constante tensão devido ao atrito entre Otomanos e Persas, com o risco iminente de invasão. Como uma região de maioria xiita, provavelmente Abd al-wahhab se impactou com a veneração dos seus fiéis aos imames. Em Bassora iniciou a sua pregação contra as inovações (bid a) e contra os cultos corrompidos ao Deus Único. Também foi neste período que Sheikh Muhammad teria recebido a iluminação divina que possibilitou o conhecimento mais profundo da unicidade, condensado no seu livro Kitab Al-Tawhid. Ainda sendo perceptível um discurso próximo ao ensinado por Ibn Taymiyyah, o reformador árabe realiza uma mudança radical de perspectiva. O modo obscuro com o qual Sheikh Muhammad interpretava alguns ahadith e passagens corânicas endossou as bases da sua reforma. O Profeta Muhammad, numa tradição transmitida oralmente, disse: Quem quer que afirme que não há deus além de Deus e renega todos os outros objetos de culto, salvaguarda o seu sangue, a sua propriedade e a sua fé em Deus. Para al-wahhab este dito era um aclaramento a respeito da imperfeição da profissão de fé nominal. Apenas a renegação daquilo que considerava idolatria poderia conceder ao fiel muçulmano 3 pg.

5 a sua pertença à comunidade e, portanto, a sua proteção legal. O problema oriundo desta leitura era que os crentes, em sua maioria, buscavam a intercessão de homens santos e construíam santuários sobre os seus túmulos. Com isto toda a península arábica estava enquadrada como apóstata. Este contexto fortaleceu ainda mais a imagem de Sheikh Muhammad como o novo opositor à ignorância religiosa (jahiliyya) na região, depois do Profeta do Islã. Os paralelos criados entre a história de al-wahhab e Maomé, pelos adeptos do wahhabismo, foram inúmeros. Sheikh Muhammad necessitava de suporte político para difundir as suas novas idéias, contudo, sequer encontrava apoio na própria família. Seu pai não endossava os seus ensinamentos e o seu irmão se tornou no seu maior crítico. Após um breve período de aliança com um chefe tribal, onde pode colocar em prática os métodos wahhabitas destruiu a tumba de Zayd ibn al Khattab, companheiro do Profeta, e permitiu o apedrejamento de uma mulher al- Wahhab partiu depois de ser derrotado pelos ulemás que o combatiam duramente. Em 1744 ele conhece al- Dir iyya (atualmente na periferia de Ryad), um oásis governado pelo clã conhecido como Al-Muqrin, mas que depois se tornou famoso como Al-Saud. O ardor missionário de Sheikh Muhammad contagiou os governantes, mas especialmente o seu ensinamento que tornava lícita a guerra santa contra muçulmanos. Muhammad ibn Saud se apresentou como a força para combater a descrença e a idolatria. A aliança Saud- Wahhab possibilitou que pela primeira vez desde o surgimento do Profeta Muhammad grande parte da 4 pg.

6 península arábica se unificasse sob uma mesma interpretação do islã. Para o Sheikh Muhammad a comunidade islâmica viveu seis séculos na ignorância da unicidade de Deus e na degeneração da revelação transmitida pelo Profeta do Islã. De certa forma o wahhabismo adotava o mesmo discurso do protestantismo quando do seu surgimento no séc. XVI. Muitos foram os ulemás que se levantaram contra al- Wahhab, contudo, a forte oposição do seu irmão foi o mais eloquente ataque ao wahhabismo. Sulayman ibn Abd al-wahhab o acusava de realizar juízos legais de modo independente (ijtihad), o que não mais era permitido no sunismo desde o séc. X. Ademais, transformava infidelidades consideradas pelo consenso islâmico como idolatria menor em apostasia. Sheikh Sulayman ainda destacou que por mais que alguém seja acusado de idolatria maior, crime passível de morte, deve ser advertido pelos clérigos para que tome conhecimento da própria condição, evitando juízos precipitados sobre aqueles que estão na ignorância. Com a banalização do takfir (prática da excomunhão) entre os wahhabitas, e baseado em nenhuma justificativa a não ser as acusações infundadas de idolatria, Sheikh Muhammad divide a comunidade islâmica. Seu irmão, numa afirmação contundente, afirma que o wahhabismo trilha o mesmo caminho extraviado do kharijismo, o primeiro cisma da história muçulmana. O debate entre os dois irmãos foi silenciado pela conquista saudita do oásis de Huraymila, em 1755, obrigando Sulayman a partir em fuga depois que foi julgado pelo 5 pg.

7 seu irmão como inimigo de religião. Mais tarde seria capturado e enviado para Ryad, onde morreria na prisão. O êxito da expansão saudita despertou a preocupação dos Otomanos, que até então escutavam com pouco interesse as pregações de al-wahhab. Como parte dos seus ensinamentos, a jihad contra os apóstatas da península arábica era uma obrigação religiosa. Desde que os muçulmanos começaram a cultuar os mortos e os objetos sagrados perderam a salvaguarda e se tornaram em incrédulos. Antes de organizar um ataque era enviado um convite à conversão ao islã, o que obviamente era recebido de modo presunçoso pelos habitantes das cidades, que já eram crentes. Com a tomada dos povoados, os prisioneiros deveriam abraçar o islamismo wahhabita. Aqueles que aderiam ao pensamento reformado ficavam livres mediante o pagamento da taxa de proteção (aplicada aos cristãos e aos judeus). Caso recusassem, todos eram mortos e as mulheres escravizadas. Com o estado saudita atingindo as fronteiras do Império Otomano, Istambul iniciou uma dura batalha contra o wahhabismo, primeiramente no plano religioso, através de ulemás, e posteriormente com as intervenções militares. Depois da tomada das Cidades Sagradas, em 1803, seguida do combate aos maus hábitos estabelecidos pelos turcos, os sauditas conseguiram construir uma boa imagem na comunidade islâmica, ainda que fora da península arábica apenas a corte do Sultão do Marrocos tenha mostrado interesse em suas pregações. Contudo, a destruição de tumbas e mesquitas despertou a revolta em diversos pontos. Nesta mesma época os ensinamentos 6 pg.

8 wahhabitas foram ainda mais radicalizados, com a proibição de viagens aos países incrédulos, ou seja, todos os existentes, e com a afirmação de que aqueles que conviviam com infiéis se tornavam também infiéis. Buscando retomar o controle do Hijaz, uma incursão foi liderada por Muhammad Ali, modernizador da província do Egito e com aspirações dinásticas. Na visão de Sulayman ibn Abdallah, neto de al-wahhab 2, o embate com os Otomanos era a luta dos crentes contra os descrentes, do monoteísmo contra a idolatria. Num ataque encabeçado por Ibrahim Pasha, filho de Muhammad Ali, o líder saudita, Amir Abdallah ibn Saud, rendeu-se no dia 11 de setembro de Os antigos líderes tribais foram recolocados no poder. A capital, al-dir iyya, foi completamente destruída. Os sobreviventes da família Al- Saud e Al ash-sheikh foram deportados para o Egito. Aos olhos dos otomanos, dos europeus e dos próprios beduínos árabes, parecia o fim do estado saudita e do movimento wahhabita. Contudo, incapaz de consolidar o poder na região, os egípcios partiram, abrindo o caminho para a restauração. O Segundo Estado Saudita, o Emirado do Néjede, durou apenas três gerações e implodiu depois da divisão interna na Casa Saud e com tomada de Ryad, em 1891, pelo Emirado de Al-Rasheed, uma antiga província. Contudo, a relevância dos Ibn Saud na região era incontestável e algumas décadas mais tarde, em 1902, Abdul Aziz ibn Saud retomaria o controle de Ryad. Em 1921 ele cria o Sultanato do Néjede, em 1925, com a invasão do Hijaz, surge o Reino do Néjede e do Hijaz e em 1932 nasce a Arábia Saudita. O wahhabismo já estava consolidado há mais de um século como a corrente 7 pg.

9 religiosa oficial do deserto e com o advento do reino saudita se estabeleceu no poder, estreitando a relação entre a Casa Saud e a Casa do Sheikh através do casamento de Abdul Aziz com Tarfah bint Abdullah Al Ash-Sheikh, filha de Abd Allah ibn Abd al-latif Al ash- Sheikh, líder da missão wahhabita em seu tempo. Desta união nasceu Faisal bin Abdulaziz Al Saud, futuro rei saudita. A partir de então os ulemás wahhabitas iniciam o processo de internacionalização dos seus ensinamentos, patrocinados pelos príncipes, e começam a devastação cultural e religiosa na península, destruindo igrejas, sinagogas, mesquitas, tumbas etc. Ademais, neste cenário entra um terceiro e novo fator que se tornará fundamental para o entendimento do wahhabismo moderno: o Ocidente. Isso será análise de um próximo artigo. 1 Madhahib são correntes sunitas de interpretação da jurisprudência (fiqh). Todas surgiram no período de consolidação do pensamento islâmico, fundadas entre o séc. VIII e IX. As quatro grandes escolas são: Hanafi, fundada por Abu Hanifa, Maliki, fundada por Malik ibn Anas, Shafi i, fundada por Abu Abdullah ash-shafi i, e Hambali, fundada por Ahmad ibn Hanbal. Não podem ser consideradas seitas e nem divisões internas. Todos os sunitas partilham da mesma doutrina, com diferenças apenas de caráter legislativo ou ritualístico a depender da escola. 2 Os descendentes de Sheikh Muhammad, que adotaram o sobrenome de Al ash-sheikh (Casa do Sheikh), 8 pg.

10 exerceram um papel central na propagação do wahhabismo e no expansionismo saudita. Na Arábia Saudita moderna ainda figuram, depois da Casa Saud, como uma importante família no governo do reino. Entre os seus membros atuais estão Abdul-Aziz ibn Abdullah Al ash-sheikh, Grande Mufti da Arábia Saudita, Saleh bin Abdul-Aziz Al ash-sheikh, Ministro de Assuntos Islâmicos, e Abdullah ibn Muhammad Al ash-sheikh, presidente da Assembleia Consultativa. 9 pg.

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano

Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Islamismo Prof. Edmar Silva Fundamental II - 7 ano Qual é a relação entre o cristianismo, o judaísmo e o islamismo? Questões prévias O que você sabe sobre o islamismo? Qual é o livro sagrado do islamismo?

Leia mais

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel

Revisão 7º Islamismo. Professora Esp. Schirley Pimentel Revisão 7º Islamismo Professora Esp. Schirley Pimentel TEXTO DE REVISÃO PARA A PROVA DE HISTÓRIA O MUNDO ISLÂMICO É denominado de mundo islâmico, ou mundo muçulmano, o conjunto de países que tem como principal

Leia mais

O Nascimento e expansão do islã

O Nascimento e expansão do islã O Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag (1820 1915) / Hassan Ben Moosa, um bedowee

Leia mais

Distante e Diferente

Distante e Diferente ORIENTE MÉDIO Distante e Diferente Os árabes são os integrantes de um povo que habita principalmente o Oriente Médio e a África setentrional, originário da península Arábica constituída por regiões desérticas

Leia mais

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre

REVISÃO HISTÓRIA 1 EM. Prova Bimestral 2º Bimestre REVISÃO HISTÓRIA 1 EM Prova Bimestral 2º Bimestre IMPÉRIO BIZANTINO Governo com caráter despótico associado à grande influência religiosa, dando-lhe uma feição teocrática. Crise iconoclasta: descontentamento

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: SUA IMPORTÂNCIA GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano

Leia mais

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico

HISTÓRIA. aula Reino Franco e Mundo islâmico HISTÓRIA aula Reino Franco e Mundo islâmico Os francos Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo Conquista e unificação da Gália Distribuição de terras entre clero

Leia mais

Religiões Proféticas

Religiões Proféticas Religiões Proféticas O QUE É RELIGIÃO? Religião é uma fé, uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma

Leia mais

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO:

PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: PROFESSOR: CRISTÓVÃO 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente contatos entre

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA

ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA ORIENTE MÉDIO: REGIÃO GEOESTRATÉGICA Oriente Médio: região geoestratégica É a porção sudoeste da Ásia Área de encontro entre os continentes asiático, africano e europeu

Leia mais

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF

Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã HISTÓRIA 7º EF Nascimento e expansão do islã Imagem: Léon Belly (1827-1877) / Pelerins allant à la Mecque, 1861, Pintura Orientalista / Domínio Público. Imagem: Carl Haag

Leia mais

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 13-5A - A Civilização Árabe - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam

Leia mais

OS ÁRABES E O ISLAMISMO

OS ÁRABES E O ISLAMISMO OS ÁRABES E O ISLAMISMO VOCÊ SABE QUEM SÃO OS ÁRABES? ÁRABES Arábia Os árabes eram nômades que habitavam o deserto, liderados por um sheik Politeístas ÁRABES Principais grupos: Maaditas, na cidade de

Leia mais

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos.

Prof. Alexandre Cardoso. História 5A. Bizantinos e Francos. Prof. Alexandre Cardoso História 5A Aula 14 Bizantinos e Francos. Crescente Fértil ORIENTE O IMPÉRIO BIZANTINO O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje

Leia mais

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO

ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO OBJETIVO 2016 1º ANO E.M. MÓDULO 26 ORIENTE MÉDIO: QUADRO SOCIOECONÔMICO POPULAÇÃO Grande diversidade étnica: maioria de origem árabe. Dos 16 países, 11 são de etnia árabe, localizados na Península Arábica.

Leia mais

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO

EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO EJA 4ª FASE PROF. LUIS CLAÚDIO CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Unidade II As tradições religiosas e os textos sagrados. 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES FORTALECENDO

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento

Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri. Adaptado de Alex Federle do Nascimento Colégio Ser! Sorocaba História 7ºs anos Profª Marilia Coltri Adaptado de Alex Federle do Nascimento Império Bizantino O Império Bizantino foi o Império Romano do Oriente durante a Antiguidade Tardia e

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS BÁRBAROS Os povos bárbaros, cujo grupo principal eram de origem germânica, habitavam as regiões norte e nordeste da Europa e noroeste da Ásia, na época do Império

Leia mais

A biografia de Imam Ashafií

A biografia de Imam Ashafií 1436 A biografia de Imam Ashafií ترمجة إمام الشافيع)رمحه اهلل( Reviser's name: Mubin Fakir 1 A biografia de Imam ashafií Imam Al-Shafi'i o Pai do Usul al-fiqh No estudo de fiqh, jurisprudência islâmica,

Leia mais

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo

Material Teórico. O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo História Medieval Material Teórico O Imperio Bizantino e a Expansão do Islamismo Responsável pelo Conteúdo: Profa. Dra. Ana Barbara Ap. Pederiva Profa. Paula Regina La Rosa Veiga Revisão Textual: Profa.

Leia mais

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé

O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé O Cristianismo É uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus, tais como são apresentados no Novo Testamento; A Fé cristã crer em Jesus como o Cristo, Filho de Deus, Salvador

Leia mais

1. A multiplicidade de poderes

1. A multiplicidade de poderes 1. A multiplicidade de poderes Europa dividida - senhorios (terras de um senhor) - poder sobre a terra e os homens - propriedade (lati)fundiária - por vezes, descontinuada - aldeias, bosques, igrejas -

Leia mais

Os árabes e o Islamismo

Os árabes e o Islamismo IDADE MÉDIA Os árabes e o Islamismo Na península arábica, durante a Idade Média, surgiria uma das principais religiões do mundo atual e a religião que mais cresce na atualidade, o Islamismo. Na época Medieval

Leia mais

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA

EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA EXPANSÃO ISLÂMICA: A IDADE MÉDIA ALÉM DA EUROPA IMPORTANTE O Colégio Ágape preza pelos princípios cristãos, isso norteia sua metodologia, disciplina e modelo de ensino. Sendo assim, em todas as disciplinas

Leia mais

Rachid Benzine (-;- O~NOVO~P~N~~DO~~~ ,."" DO l~l~o ~ TRIBUNA

Rachid Benzine (-;- O~NOVO~P~N~~DO~~~ ,. DO l~l~o ~ TRIBUNA \ (-;- Rachid Benzine O~NOVO~P~N~~DO~~~,."" DO l~l~o ~ TRIBUNA Índice Prefácio à edição portuguesa : 11 ABERTURA 15 Que relação com a modernidade? 17 A multiplicação dos intelectuais muçulmanos e o fim

Leia mais

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão.

Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Aula 15 5A - Os Árabes - Semitas acreditam descender de Ismael, filho de Abraão. Arábia: localizada no Oriente Médio. A parte norte formada por desertos e também existem diversos oásis que abrigavam grupos

Leia mais

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano

RELIGIÕES ASIÁTICAS. Professor João Paulo Bandeira. Geografia 9º Ano RELIGIÕES ASIÁTICAS Professor João Paulo Bandeira Geografia 9º Ano JUDAÍSMO CRISTIANISMO ISLAMISMO BUDISMO HINDUÍSMO JUDAÍSMO O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história.

Leia mais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais

Oriente Médio. Do surgimento as tensões atuais Oriente Médio Do surgimento as tensões atuais A Região A região do Oriente Médio é uma das áreas mais conflituosas do mundo. Diversos fatores contribuem para isso, entre eles: a sua própria história; origem

Leia mais

Geografia- Professor Yuri Xavier.

Geografia- Professor Yuri Xavier. Geografia- Professor Yuri Xavier www.dhnet.org.br A palavra fundamentalismo passou nos últimos anos a estar presente na mídia mundial quase sempre com uma conotação assustadora... Mas, o que ele realmente

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula Zimmermann Pontifícia Universidade Católica de Goiás Escola de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo FORMAÇÃO

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO?

QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? ORIENTE MÉDIO QUAL O MOTIVO DA EXPRESSÃO ORIENTE MÉDIO? LOCALIZAÇÃO APECTOS FÍSICOS Clima árido é o mais presente no território Na porção norte uma franja de clima Mediterrâneo A região sobre com a carência

Leia mais

Islamismo: Origem e Desenvolvimento

Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo: Origem e Desenvolvimento Islamismo Acredita-se que o islamismo já tenha ultrapassado 1.200 milhões de seguidores, ou seja, mantendo-se o crescimento atual, de cada quatro pessoas na terra uma

Leia mais

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos

O Islã. Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos O Islã Elaine Herrera Marcio Sant Anna dos Santos Maurício Ferreira dos Santos As condições da Arábia antes do Islã Península de desertos; Os árabes eram na sua maioria pastores nômades e coletores de

Leia mais

As correntes de pensamento do Islamismo. Sandra Liliana Costa. Salafismo jihadista. Reformismo Islâmico Salafiyya. Jamaat-i-Islami (1941)

As correntes de pensamento do Islamismo. Sandra Liliana Costa. Salafismo jihadista. Reformismo Islâmico Salafiyya. Jamaat-i-Islami (1941) As correntes de pensamento do Islamismo Sandra Liliana Costa Reformismo Islâmico Salafiyya Irmandade Muçulmana (1928) Salafismo jihadista (década de 1990) Jamaat-i-Islami (1941) Escola Deobandi (1867)

Leia mais

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero:

02- Descreva as características e afazeres de cada um dos principais grupos que compunham a sociedade medieval: a) Clero: PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================== 01- Assinale a INCORRETA

Leia mais

O Cristianismo - Questionário

O Cristianismo - Questionário O Cristianismo Cristianismo é uma religião abraâmica monoteísta centrada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como são apresentados no Novo Testamento; A fé cristã acredita essencialmente

Leia mais

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES

IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES IDADE MÉDIA ORIENTAL BIZANTINOS E ÁRABES 1 O IMPÉRIO BIZANTINO: Império Romano do Oriente ou Império Grego. Constantinopla capital. Antiga Bizâncio, hoje Istambul (TUR). Local privilegiado estrategicamente

Leia mais

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1)

Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) APÓSTOLO PAULO Paulo é um dos grandes homens do cristianismo e um exemplo para todos nós: Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo (1 Co 11:1) Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para

Leia mais

Aula 10 - Israel e Questão Palestina

Aula 10 - Israel e Questão Palestina Aula 10 - Israel e Questão Palestina Primeira Guerra Mundial Região era parte do Império Turco Otomano 1917: Declaração de Balfour : buscando apoio para vencer o Império Turco na Primeira Guerra Mundial,

Leia mais

Igreja de Hagia Sophia

Igreja de Hagia Sophia Igreja de Hagia Sophia Constantino (em 312) teve uma revelação através de um sonho onde durante uma batalha teria visto uma cruz luminosa no céu. Depois disto, a batalha teria sido vencida. Assim, adotou

Leia mais

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas

PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas PROFECIAS NEWS Boletim Informativo de Religiões Proféticas Judaísmo, Cristianismo, Islamismo Qual a definição da palavra religião? Vem do latim religare, tem o siginificado de religação. Essa religação

Leia mais

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma:

Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10. Nome: Nº: Turma: História Roteiro de Estudos para o 3º Bimestre 1 os anos Roberson ago/10 Nome: Nº: Turma: 1. Conteúdos a serem abordados no 3º bimestre: História Geral 1. Unificação e expansão islâmica (Cap. 15). 2. Reinos

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano

DICAS DO PROFESSOR. História 6º Ano DICAS DO PROFESSOR História 6º Ano OS POVOS DA ANTIGUIDADE ORIENTAL: ORIENTE PRÓXIMO E EXTREMO ORIENTE QUAIS A PRINCIPAL HERANÇA DEIXADA PELOS HEBREUS A maior contribuição dos hebreus foi religiosa.

Leia mais

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563?

BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? ÁSIA - RELIGIÕES BUDISMO O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico, originário da região da Índia. Foi criado por Sidarta Gautama (563? - 483 a.c.?), também conhecido como

Leia mais

COMUNICADO DE IMPRENSA

COMUNICADO DE IMPRENSA Em nome de Allah, o Clemente, o Misericordioso COMUNICADO DE IMPRENSA 28 de agosto de 2017 HADRAT MIRZA MASROOR AHMAD CONCLUI A JALSA SALANA DA ALEMANHA DE 2017 COM UM DISCURSO INSPIRADOR Mais de 41 mil

Leia mais

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel.

Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo Gabriel. ISLAMISMO Hillal ou Crescente HISTÓRIA DE MAOMÉ Maomé nasce em 570 d.c. Filho de Mercadores, órfão aos 6 anos. Casa-se se com Khadija, rica, que vai financiar sua vida religiosa. 40 anos: visão do Anjo

Leia mais

Constantinopla Bizâncio

Constantinopla Bizâncio O Império Bizantino O Império Bizantino Constantinopla - o principal centro econômico-político do que havia sobrado do Império Romano. Foi edificada na cidade grega de Bizâncio, entre os Mares Egeu e Negro,

Leia mais

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar

Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar A primavera árabe Mundo árabe: países localizados no norte da África e no Oriente Médio Liga árabe: 22 países membros, formada em 1945 Fatores que ajudam a determinar se um indivíduos é árabe ou não Político:

Leia mais

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017

Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas. Profa. Nina Ranieri 2017 Os antecedentes do Estado de Direito e as matrizes clássicas Profa. Nina Ranieri 2017 1 Matrizes clássicas - Características comuns 1-Ampliação da liberdade individual e limitação poderes do Estado Elementos:

Leia mais

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA

EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA EVOLUÇÃO POLÍTICA DE ROMA Aula 08 história 01 Profº Thiago POVOAMENTO DA ITÁLIA E ORIGEM DE ROMA Ocupação da Península Itálica (2000 a.c.) Gregos Italiotas (latinos, sabinos, samnitas, volscos, etc.) Etruscos

Leia mais

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente;

Aquando da sua morte, em 632, praticamente toda a Arábia está unificada política e religiosamente; Os muçulmanos eram um povo semi-nómada e politeísta; Não tinham unidade política; Por volta do ano 610 Maomé afirma ter tido uma visão : o anjo Gabriel afirmou que Maomé era o único mensageiro de um Deus

Leia mais

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1

RESENHA. Por Francisco de Assis Silva 1 RESENHA NAPOLEONI, LORETTA. A FÊNIX ISLAMITA: O ESTADO ISLÂMICO E A RECONFIGURAÇÃO DO ORIENTE MÉDIO (Tradução: Milton Chaves de Almeida). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015. Por Francisco de Assis Silva

Leia mais

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL

TEMA-PROBLEMA. A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo FENÓMENO UNIVERSAL TEMA-PROBLEMA A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual do mundo RELIGIÃO FENÓMENO UNIVERSAL Religião e as práticas religiosas têm sido uma constante ao longo dos tempos e têm influenciado

Leia mais

Povos do Oriente Médio

Povos do Oriente Médio Oriente Médio Povos do Oriente Médio Árabes Os árabes são o maior grupo étnico do Oriente Médio. São maioria no Egito, Jordânia, Síria, Líbano, Iraque, nos países da península Arábica e nos territórios

Leia mais

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães

Judaísmo A mais antiga religião monoteísta. Ana Paula N. Guimarães Judaísmo A mais antiga religião monoteísta Ana Paula N. Guimarães O que é o judaísmo? A mais antiga religião das três principais e maiores religiões monoteístas Judaísmo Cristianismo (maior em quantidade

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

Trabalho de Regulação 1 bimestre

Trabalho de Regulação 1 bimestre Nome: Ano: 7 ano Disciplina: História Professor: Eder Nº: Trabalho de Regulação 1 bimestre 1 - Complete abaixo a Linha do Tempo da Roma Antiga e responda a seguir com suas palavras o que foi a Crise do

Leia mais

Aula 3 - Religião e fundamentalismo

Aula 3 - Religião e fundamentalismo Aula 3 - Religião e fundamentalismo Religiões monoteístas Religiões monoteístas são aquelas em que se acredita na existência de uma única entidade divina, criadora do mundo. Há monoteísmos em diversas

Leia mais

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média

FÍSICA FILOSOFIA. Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. Características Fundamentais da Idade Média FILOSOFIA FÍSICA Resumex JáEntendi 1. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA O período histórico comumente chamado de Idade Média inicia- se no século V e termina no século XV. Portanto, ele representa mil anos de

Leia mais

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO

GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO GERMÂNICOS, BIZANTINOS E ÁRABES AULA 11 HISTÓRIA1 PROF. THIAGO OS FRANCOS Dinastia Merovíngia: Clóvis (496) Batalha de Tolbiac conversão ao cristianismo. Conquista e unificação da Gália Distribuição de

Leia mais

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA?

REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? REFORMA CATÓLICA OU CONTRARREFORMA? No século XVI, as críticas ao comportamento de integrantes do clero e à Igreja não ficaram restritas aos chamados reformadores. Muitos reclamavam uma profunda da Igreja

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO SEMANA 17 A 23 DE NOVEMBRO Confusão no Congresso tem tiros e prisões. ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Brasil quer discutir acordos urgentes logo após eleição. Governo Alckimin aceita rediscutir plano se escolas forem desocupadas.

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA PARCIAL DE HISTÓRIA Aluno(a): Nº Ano: 7º Turma: Data: 01/04/2017 Nota: Professor(a): Ivana Cavalcanti Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos

Alta Idade Média. Setor Aula 5 Alta Idade Média Aula. Prof. Edu. 1 Império Bizantino. 2 Reino dos Francos Aula 5 Alta Idade Média 1 Império Bizantino Setor 1606 2 Reino dos Francos 3 Origens do Islamismo 4 A Europa Feudal ealvespr@gmail.com 1.1 Império Romano do Ocidente Hipódromo Catedral de Santa Sofia Constantinopla

Leia mais

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido

UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO. Um Mundo Dividido UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO Um Mundo Dividido POR QUE UM CRISTO PARA O NOSSO TEMPO? CRISTO É A RESPOSTA! 50 650 1100 1453 1517 1750 2012 2015 MAS CRISTO É A RESPOSTA PARA QUAL PERGUNTA? QUAL ERA O CONTEXTO?

Leia mais

A era dos patriarcas

A era dos patriarcas Os Hebreus Os Hebreus De todos os povos da antiguidade os hebreus talvez sejam os que mais influência cultural e religiosa nós sejamos herdeiros. Pois as raízes da cultura judaico-cristã, da qual fazemos

Leia mais

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL

HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL 5.º ANO SEGUNDO CICLO DO ENSINO BÁSICO ANA FILIPA MESQUITA CLÁUDIA VILAS BOAS HISTÓRIA E GEOGRAFIA DE PORTUGAL DOMÍNIO A DOMÍNIO B A PENÍNSULA IBÉRICA: LOCALIZAÇÃO E QUADRO NATURAL A PENÍNSULA IBÉRICA:

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou

Cidade Muçulmana. Antonio Castelnou Cidade Muçulmana Antonio Castelnou Introdução Desde finais do século II d.c., Roma vinha perdendo seu caráter de capital única, já que os tetrarcas, que compartilhavam a administração imperial com Diocleciano

Leia mais

Capacete de um chefe saxão

Capacete de um chefe saxão Capacete de um chefe saxão Fivela de ouro (séc. VI, Museu Britânico, A Europa no início do século VI Londres, Inglaterra). 2 Fim do Império Romano do Ocidente Guerras civis. Descrédito do Imperador. Fixação

Leia mais

dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita.

dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita. Os )أرآان cinco pilares do Islã) é o nome الا سلام dado aos cinco principais atos exigidos do Islã, sendo que este termo não é usado no Islamismo xiita. PROFESSAR E ACEITAR O CREDO A shahada é uma declaração

Leia mais

a 17 de Junho

a 17 de Junho 938 11 a 17 de Junho onde ser cristão pode custar a vida Ser livre para escolher sua própria religião, falar sobre Deus abertamente e com qualquer pessoa, ter uma Bíblia em mãos é um grande privilégio

Leia mais

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre

Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre Guerra de Canudos foi uma revolta social ocorrida durante o governo de Prudente de Morais entre 1893-1897 Onde aconteceu? Canudos um povoado no sertão da Bahia Arraial de Canudos Se a situação do Nordeste

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia

O começo da igreja. Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja Jörg Garbers Ms. de Teologia O começo da igreja primitiva (33-62 A.D.) Datas importantes 30 48 50-64 70 55-90 ~135 A morte de Jesus Concílio de Jerusalém Cartas de Paulo Destruição de

Leia mais

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia

INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA APÓSTOLOS. Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO AO LIVRO ATOS DOS APÓSTOLOS VISÃO GERAL DA IGREJA PRIMITIVA Jörg Garbers Ms. de Teologia CONTEXTO POLÍTICO Império romano A organização era muito eficaz. Roma era a capital e o centro. Todo

Leia mais

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA

GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA GOLFO PÉRSICO GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA ANTECEDENTES Pressão Internacional sobre o Irã = proibição ao PROJETO NUCLEAR Teerã ameaça criar obstáculos para a travessia de navios petroleiros pelo Estreito de

Leia mais

O conflito entre Israel e Palestina

O conflito entre Israel e Palestina O conflito entre Israel e Palestina Importância estratégica do Oriente Médio Localizado no sudeste da Ásia, entre três continentes: Europa, Ásia e África Pontos importantes Canal de Suez: ligação artificial

Leia mais

Islam, uma religião de Paz!

Islam, uma religião de Paz! Islam, uma religião de Paz! Uma religião monoteísta; Praticantes do Islam Muçulmanos; Conduta religiosa definida no Alcorão Sagrado; 5 Pilares do Islam: Fé, oração, caridade, jejum, peregrinação. Muhammad

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

Lygia Rocco out/nov. 2010

Lygia Rocco out/nov. 2010 48 49 Mosaico da nave em Salonica S. Demétrios entre o bispo e o alto-dignatário 50 Muralhas de Theodosius II (412 d.c.) Mosaico do piso da Igreja Ortodoxa Grega de São Jorge, em Madaba (Jordânia), representando

Leia mais

Filosofia e Religião.

Filosofia e Religião. Filosofia e Religião. Filosofia e Cristianismo. Santo Agostinho. (354 430) É considerado um dos introdutores do pensamento filosófico grego na doutrina cristã. Fortemente influenciado por Platão, concebia

Leia mais

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO. Novembro 2016 Biblioteca do Exército

DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO. Novembro 2016 Biblioteca do Exército DESTAQUE BIBLIOGRÁFICO Novembro 2016 Biblioteca do Exército Cinco homens que abalaram a Europa Cinco homens que abalaram a Europa : Biografias cruzadas/ Jaime Nogueira Pinto ; colaboração de Inês Pinto

Leia mais

Uma questão crucial no futuro geopolítico do golfo Pérsico

Uma questão crucial no futuro geopolítico do golfo Pérsico PETRÓLEO E PODER Uma questão crucial no futuro geopolítico do golfo Pérsico a sucessão na Casa Real Saudita * José Félix Ribeiro A Arábia Saudita baseia hoje a sua influência mundial em dois pilares: por

Leia mais

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL

30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 30 ANOS DE GOVERNOS CIVIS - BRASIL 1990-1992 1992-1994 1995-2002 2002-2010 2010 -... Sarney Vice de Tancredo (eleito pelo colégio eleitoral); ARENA (suporte a ditadura); Combate a inflação (plano cruzado)

Leia mais

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía um território estreito e comprido que compreendia duas

Leia mais

OS ATUAIS IMPACTOS SOCIAIS DA SHARIA

OS ATUAIS IMPACTOS SOCIAIS DA SHARIA OS ATUAIS IMPACTOS SOCIAIS DA SHARIA Luísa Claudia Faria dos Santos 1 Graduanda em Direito pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal U.E. de Lorena (SP). E-mail: luisaclaudiafsantos@hotmail.com

Leia mais

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias

O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias O MUNDO ISLÂMICO Prof. Nilson Urias É a religião com maior número de seguidores e é a religião que mais cresce no mundo. Noite do Destino : Maomé recebe a revelação do anjo Gabriel. Só há um Deus, que

Leia mais

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América

Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América História 6 th grade Strand Content & Skills Essential Questions Assessment 1as Povoações na América A Núbia e o Reino de Cuxe 1. Migrações 2. Os primeiros habitantes da América a. Teorias sobre a ocupação

Leia mais

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã.

A Alta Idade Média. - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. A Alta Idade Média - Fragmentação de Roma (+- entre séc IV e V): civilização greco-romana, tradições germânicas e visão cristã. -Invasores germânicos fundaram reinos em diversas regiões que antes eram

Leia mais

Observe atentamente a imagem abaixo:

Observe atentamente a imagem abaixo: DATA DE ENTREGA: 25 / 05 / 2016 QiD 3 7º ANO PARTE 3 HISTÓRIA Observe atentamente a imagem abaixo: O texto se refere às questões 1 e 2 O islamismo nasceu na Península Arábica, no século VII. Essa região,

Leia mais

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor

Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado. Programa. Conselho Gestor Projeto do Curso: O Mundo Islâmico: Sociedade, Cultura e Estado Programa DRAFT 16/10/2016 Conselho Gestor 1. FORMATO O período de realização do curso será de 07 a 11 de novembro de 2016 e será dividido

Leia mais

Estabelecer uma data exata para o inicio da idade média é, portanto, tarefa imprecisa e autoritária. O mesmo ocorre quando as "invasões barbaras" são

Estabelecer uma data exata para o inicio da idade média é, portanto, tarefa imprecisa e autoritária. O mesmo ocorre quando as invasões barbaras são Idade Média Contexto histórico O inicio da idade media esta situado no seculo V da era crista. Mas o processo que provocou modificações que transf ormaram a filosofia da Europa ocidental, iniciou-se muito

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

As Profecias do Alcorão

As Profecias do Alcorão As Profecias do Alcorão نبوءات القرآن [رتغايل portuguese [português - www.islamreligion.com website موقع دين الا سلام 2013-1434 O Alcorão contém muitas profecias que foram cumpridas, mas 1 nessa discussão,

Leia mais