TEORIA GERAL DOS RECURSOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEORIA GERAL DOS RECURSOS"

Transcrição

1 TEORIA GERAL DOS RECURSOS ESTUDAREMOS NESTE MODULO: NATUREZA JURIDICA E CONCEITO; CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS; SISTEMA RECURSAL; PRINCÍPIOS RECURSAIS NO PROCESSO DO TRABALHO; PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS GENÉRICOS DOS RECURSOS TRABALHISTAS; a. REMESSA NECESSÁRIA b. JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS (ART. 893 ao art. 901 DA CLT). Etimologicamente recurso significa a repetição de um caminho anteriormente percorrido. Daí o que se dizer que a doutrina majoritária entende como natureza jurídica dos recursos, como a continuação do procedimento, atuando como prolongamento do exercício do direito de ação dentro do processo. 1. Quanto a sua classificação: Quanto à autoridade a que se dirige. Quanto assunto Quanto extensão ao à Próprio Impróprio Ordinário Extraordinário Total Julgados por órgão superiores. Julgados ao mesmo juiz prolator. Visam a obter a revisão do julgamento em atenção às garantias constitucionais, devolvendo ao Tribunal ad quem o exame completo. Versam eminentemente sobre matéria de direito, sendo vedado ao órgão prolator o exame de matéria probatória sumula 126 do TST. Quando ataca todo o conteúdo da decisão judicial.

2 Parcial Quando ataca apenas parte do conteúdo da decisão. Quanto a forma Principal Recurso propriamente dito. Quanto ao erro judicial Adesivo In procedendo In judicando Adere ao principal, mas com esse não tem correlação (sumula 283 do TST). Visa anular o erro formal Visa a reforma da sentença 2. Sistema recursal Ampliou-se a competência da Justiça do Trabalho, quanto a matéria, contudo, é providente lembrarmos que no sistema recursal, permanece os mesmo procedimentos (IN, nº 27, de 2005, art. 2º). 2.1 Sistema recursal ampliativo Admitem inúmeros recursos, dar aos litigantes o amplo direito de impugnação das decisões judiciais. Para esse sistema, não existe decisão irrecorrível. 2.2 Sistema recursal limitativo Afirma que nem toda decisão judicial são impugnadas por recursos. Exemplo: lei nº 5.584/70, art. 2º, 4º. 3. Princípios Recursais do Direito Processual do Trabalho: 3.1 Do duplo grau de jurisdição Forma implícita na CF/1988, art. 5º, incisos LIV, LV, LVI, 2º e 3º. Sumula 356 do TST. Sumula 303 do TST (Recurso de oficio da Fazenda pública_ exceção). 3.2 Princípio da concentração ou irrecorribilidade as decisões interlocutórias: No Direito Processual do Trabalho, a regra geral é o da irrecorribilidade das decisões interlocutórias, salvos as terminativas de feito (art. 799, 2º da CLT) e a prevista na sumula 214 do TST alínea c (art. 893 da CLT sumula 214 do TST).

3 A sumula 214 do TST, criou algumas exceções a mais a recorribilidade das decisões interlocutórias: CLT). Decisões interlocutórias terminativas de feito (art. 799, 2º da Recurso para o mesmo Tribunal (decisão monocrática do relator que defere ou indefere liminar) _ Agravo regimental. Exceção de incompetência em razão do lugar quando o juiz enviar os autos para Tribunal distinto do seu _ Recurso Ordinário. Decisões dos TRT s contrárias a sumulas ou orientações jurisprudenciais do TST. Quando o juiz mantiver o valor da causa fixado para fins de alçada, poderá a parte formular pedido de revisão, que será julgado pelo Presidente do Tribunal ao qual está vinculado o juiz prolator da decisão (Lei nº /70, art. 2º, 1º e 2º). Assim interposto o recurso contra da decisão final, o recorrente deverá suscitar, como matéria de preliminar de razões recursais, todas as matérias protestadas e consignadas em ata ou em petição própria (exceção). 3.3 Princípio da manutenção dos efeitos da sentença: Expõe o art. 899 da CLT que os recursos trabalhistas terão sempre efeitos meramente devolutivos. Desta forma não existe a necessidade do juiz declarar os efeitos em que recebe o recurso, para remetê-lo ao juiz ad quem. O efeito devolutivo é inerente ao todos os recursos, em que consiste em submeter a matéria impugnada a novo julgamento. Em que em regra, os efeitos dos recursos, na justiça do trabalho, têm somente efeitos devolutivos. Assim podendo a parte, com a carta de sentença proceder à execução provisória do julgado, até a penhora dos bens. O efeito suspensivo, não admitido, em regra no processo do trabalho, tem a função de impedir o inicio da execução da sentença impugnada.

4 Alguns recursos podem tem o efeito suspensivo, nos casos (IN nº. 24 do TST): No dissídio coletivo poderá o Presidente do TST, quando formulado pedido pela parte recorrente, conceder o efeito suspensivo, a recurso ordinário interposto à decisão normativa da justiça do trabalho. Chamamos a atenção: O Presidente dos TRT s, não tem essa faculdade de conceder efeito suspensivo ao recurso de revista. No dissídio individual, por meio de uma cautelar inominada, desde que comprovado o perigo da demora e a fumaça do bom direito. 3.4 Princípio da singularidade, unirecorribilidade ou unicidade recursal: Explica-se ele pela impossibilidade de mais de um recurso contra a mesma decisão. Assim, os recursos podem ser utilizados sucessivamente, mas não simultaneamente. 3.5 Princípio da dialeticiadade e discursividade: Apesar do art. 899 da CLT, prever que os recursos devem ser interpostos por simples petição, seguimos o entendimento da doutrina majoritária, que o recorrente deve indicar precisamente a matéria que quer impugnar. Assim se o empregado ajuíza a ação pedindo, férias, 13º salário e aviso prévio; sendo que a sentença julgar procedente apenas o aviso prévio e improcedente o direito as férias e ao 13º salário. Neste caso, a parte devera recorrer indicando, além dos fatos e fundamentos, reiterar o pedido das férias e do 13º salário. Cabe ao recorrente indicar no apelo as razões com que impugna a decisão, para que ela possa ser reexaminada pelo mesmo ou outro órgão julgador.

5 3.6 Princípio da proibição da reforma em prejuízo da parte (reformatio em perjus): Proíbe que no julgamento de um recurso, o órgão judicante superior profira decisão pior de resultado da ação recorrente. No entanto, devemos ressaltar que o princípio em tela não tem o condão de alcançar aquelas questões de ordem pública, conhecidas de oficio (efeito translativo) em qualquer grau de jurisdição ordinária. Assim como é prudente destacarmos que tal principio não vigora absoluto, quando se tratar de sucumbência recíproca. 4. Pressupostos Recursais genéricos: A admissibilidade dos recursos, em geral, está condicionada a satisfação de certos pressupostos previsto em lei. A doutrina classifica esses pressupostos genéricos, cabíveis em qualquer espécie de recurso, como pressupostos subjetivos e pressupostos objetivos, que devem estar presentes em qualquer recurso, juntamente dos pressupostos específicos inerentes a cada recurso em espécie. 4.1 Pressupostos subjetivos (intrínseco) Dizem respeito à pessoa do recorrente. São eles: a) Legitimidade: habilitação conferida por lei, (art. 499 do CPC) a pessoa que tenha participado como parte do processo em primeiro grau de jurisdição, ainda que revel. (Obs.: art. 898 da CLT). As partes, o terceiros interessado (art. 10 e 448 do CPC), e o Ministério Público do Trabalho (art. 83, VI, da LC nº. 75/93). Observatório Jurídico Se o assistente foi aceito pelo juízo a quo e atingido, solidaria ou subsidiariamente, pela condenação, também possui legitimidade para recorrer.

6 b) Capacidade: o recorrente do momento do recurso seja plenamente capaz. c) Interesse: é a utilidade acrescida de necessidade para recorrer, além da sucumbência do requerente recursal. 4.2 Pressupostos objetivos (extrínseco) a) Recorribilidade do ato: Expõe a norma que o ato impugnado somente poderá haver recurso se inexistir óbices ao exercício do direito de recorrer. Chamamos a atenção: Alguns atos judiciais, na Justiça do Trabalho, não são passíveis de recursos: Causas de alçada (Lei nº /70). Os despachos de mero expediente (art. 504 do CPC). As decisões interlocutórias (art. 893, 1º e sumula 214 do TST). Quando verificado que o ato atacado não é passível de recurso, ou seja, irrecorrível, deverá: - não admitir (juízo a quo), ou; - não conhecer do recurso (juízo ad quem). b) A adequação: É necessária que a utilização da forma do recurso esteja em conformidade com a decisão impugnada, ou seja a parte que vai recorrer deve utilizar o recurso correto. Contudo, no direito processual do trabalho, levando se em conta o jus postulandi da parte, há casos em que o órgão julgador conhece de um recurso inadequadamente interposto por outro previsto em lei, em decorrência do principio da fungibilidade (conversibilidade), com ressalva, quando comprovada má-fé ou erro grosseiro.

7 c) A tempestividade: O direito de recorrer deve ser exercido no prazo legal fixado. Os prazos fixados para os recursos no Direito Processual do Trabalho são de 8 dias, ressalvados os embargos de declaração, que são de 5 dias. Devem ser contados da data da intimação da sentença ou do acórdão (sumula 1, 16, 197 e 30 do TST). Já os prazos para a União, Estados, Distrito Federal e Municípios, as suas autarquias e fundações públicas, o prazo é computado em dobro, ou seja, em 16 dias. Quanto ao Ministério Público do Trabalho, os prazos também sempre são contados em dobro, seja ele agente ou interveniente no processo (art. 188 da CPC) 1. Expõe o art. 191 do CPC c/c 796 da CLT, que os litisconsortes que tem diferentes procuradores, os prazos, ser-lhe-ão, também contados em dobro. Contudo, dispõe em contrario a OJ 310 da SDI-1 do TST, enumerando que a regra contida no art. 191 do CPC, é inaplicável no processo do trabalho, por ser incompatível com o princípio da celeridade, inerente ao ramo especializado processual do trabalho. Neste caso, proposto o recurso fora do prazo, antes ou depois do prazo, será esse intempestivo, não dando seguimento o juízo à quo ou não o conhecendo o juízo ad quem. Por força do Regimento Interno do TST, art. 177, 1º, o recesso forense trabalhista que acontece de 20 de dezembro a 6 de janeiro, suspende os prazos recursais (sumula 262 do TST). d) Regularidade da representação: 1 LEITE, Carlos Henrique B. (2009, p. 622).

8 No Direito Processual do trabalho, já falamos incansavelmente que as partes (empregado e empregador) poderão postular em nome próprio, sem necessariamente ser obrigado a ser representado por um advogado. Mas na prática, o que realmente ocorre, é a assistência do advogado (particular) ou do advogado (do sindicato), patrocinando a acusação e defesa das partes no processo. Neste caso, a parte quando representada por um advogado, este deverá estar devidamente constituídos nos autos, por meio de instrumento de mandato (procuração), ou por mandato tácito (s. 164 do TST), advogado é aquele que praticar no curso do processo, diversos atos processuais em representação da parte. Preceitos jurisprudenciais sobre a representação - Sumula 383 do TST; - OJ da SDI 1 do TST: nº. 371: falta de data no substabelecimento; - OJ da SDI 2 do TST: nº. 151: mandato com poderes específicos para reclamação não se estende ao Recurso; - OJ da SDI 1 (transitória) do TST: nº. 65: representação da União (apresentar ata de designação). e) O preparo: Diferentemente do direito processual civil, onde se exige apenas o pagamento das custas processuais recursais, no Direito Processual do Trabalho, tanto as custas como também o deposito recursal é exigido na qualidade de preparo. Custas processuais (despesas processuais) - Processo de Conhecimento (art. 789 da CLT). É uma espécie de tributo (taxas), devida ao Estado como contraprestação do serviço público. Art. 789: porcentagem: 2%, observando o mínimo de R$ 10,64 (dez reais e sessenta e quatro centavos). Essa porcentagem incidirá, sobre o valor acordado, ou liquidado pelo juiz, ou sobre o valor da causa 2. Deverão ser pagas e comprovadas o respectivo recolhimento dentro do prazo recursal. Art. 789, 1º da CLT. 2 Instrução Normativa 27/2005.

9 São isentos de pagamento das custas. Devem ser fixadas na sentença. Em caso de omissão (Embargos de declaração) art. 832, 2º da CLT e sumula 53 do TST. Pagamento: Documento de arrecadação de receita federal DARF, em 4 vias, onde a primeira ficará com o banco, a segunda anexada no processo, a terceira entregue a secretaria do órgão judicante a quarta ficara com quem pagou 3. Os beneficiários da justiça gratuita, tanto aquele que tem a assistência gratuita do sindicato (Lei nº /70), assim como o beneficiário da gratuidade das custas (art º da CLT). As pessoas jurídicas de direito público. O Ministério Público do Trabalho. A massa falida (sumula 86 do TST). No caso dos dissídios coletivos do trabalho, as partes vencidas responderão solidariamente pelo pagamento das custas (art. 789, 4º da CLT). Inversão do ônus da sucumbência. Sumula 25 do TST: vencedora na primeira instancia, mas vencida na segunda, está obrigada, independe de intimação, as custas fixadas na sentença originaria, das quais ficam isenta a parte então vencida. As custas processuais quando não pagas em foram e tempo oportuno, será aplicado ao recorrente o instituto da deserção. Deposito recursal (art. 899, 1º a 6º da CLT). Sumula 128 do TST Limites do deposito (IN nº. 27/2005) Somente será devido se a sentença condenatória impuser ao vencido a obrigação de caráter pecuniário (sumula 161 do TST). O beneficio da justiça gratuita isenta a parte de pagar as custas processuais, não o deposito. Somente será exigido ao empregador ou tomador do serviço. O recolhimento do deposito antes do recurso e sua respectiva comprovação devem ser feitos em guia própria (instrução normativa nº. 26/2004 do TST) e dentro do prazo referente a interposição do recurso, sob pena de serem considerados deserto o recurso (IN nº. 27/2005). As pessoas jurídicas de direito público, o Ministério Público e a massa falida (sumula 86 do TST) não estão sujeitos ao recolhimento do deposito. Recurso Ordinário: R$ 5.621,90 Recurso de revista, embargos e recursos extraordinários: R$ ,81. Recurso em ação rescisória: R$ ,81. 3 Instrução Normativa 20/2002.

10 Disponível no site: Acesso em 09 de out de Sobre as guias de deposito: CEF_ disponível no site: BB_ disponível no site: Acesso em 09 de out de Juntada de documentos (sumula nº. 8 do TST): Somente será possível se comprovado: Justo impedimento para a sua apresentação na primeira instancia; Fato posterior a sentença. 6. Remessa Necessária (Decreto 779/69) Causas trabalhistas em que figurarem a União, Estados e o Distrito Federal, bem como suas respectivas autarquias e fundações que não exporem atividades econômicas, haverá recurso ordinário ex oficio das decisões que lhes sejam total ou parcialmente contrárias. Questiona Leite que o recurso compulsório não possui natureza de recurso, pois não seria sensato que o juiz recorresse de sua própria decisão. Trata-se ele de uma formalidade exigida por lei, para que a decisão possa transitar em julgado. Assim a remessa necessária, não é recurso, não comporta contra razões, nem recurso adesivo. Cumpre ressaltar que não só as sentenças desfavoráveis as pessoas jurídicas de direito público estão sujeitas ao duplo grau de jurisdição obrigatório. Os acórdão proferidos em ações aforadas originariamente perante o TRT, como as ações rescisórias e o mandado de segurança, com resultados

11 desfavorável também devem ser submetidas a remessa necessária. Assim, toda decisão somente produzirá efeito se confirmada pelo juízo ad quem. O Tribunal Superior do Trabalho, editou a sumula 303 que dispõe que: FAZENDA PÚBLICA DUPLO GRAU DE JURISDIÇÃO. Está sujeita ao duplo grau de jurisdição, mesmo na vigência da Constituição Federal de 1988 decisões contrárias à Fazenda Pública. OJ n. 334 da SDI 1. Segundo entendimento do TST, a inexistência de recurso ordinário voluntario do ente público implica o não conhecimento do recurso de revista por ele interposto. 7. Aplicabilidade do art. 475 do CPC á Justiça do trabalho: Não está sujeita ao reexame necessário: valor de até 60 salários mínimos; Sobre a remessa necessária, ver nota na sumula 303 do TST. 8. Recurso interposto por fax Após a edição da Lei nº /99 pacificou o entendimento de admitir-se o recurso interposto por fax desde que a peça originaria seja entregue em juízo, necessariamente, até cinco dias da data do termino do prazo recursal (sumula 387 do TST). No entanto, a parte que optar pelo uso do sistema de fax, fica responsável pela fidelidade do material de transmissão e por sua entrega no órgão judiciário (Lei nº /99, art. 4º). E a não observância dessa regra, implica em litigância de má-fé.

12 A uniformização da informatização do processo civil, penal e trabalhista, deu-se em 19 de dezembro de 2006, pela Lei nº , permitindo o uso do meio eletrônico na tramitação do processo judicial, comunicação dos atos e transmissão das peças processuais (admitido mediante uso da assinatura eletrônica, sendo obrigatório o credenciamento prévio no Poder Judiciario). Sobre a uniformização do recurso interposto por meio eletrônicos, o TST editou a IN nº. 30/2007. E sobre a informatização, a lei permiti sua utilização, mas não o torna obrigatória. 9. Contra razoes (art. 900 da CLT): É a defesa do que foi demandado contra ele o recurso, consagrado pelo princípios do contraditório e ampla defesa, após a interposição do recurso, abre- se vistas ao recorrido o mesmo prazo do recurso, de 8 dias para falar nos autos sobre o recurso proposto. As pessoas de direito público dispõem de prazos em dobro para recorrer, mas não para contra - razoar. Na remessa necessária não comporta contra razoes. 10. Recursos Interpostos por Terceiros, pelo Ministério Público e pela Previdência Social (art. 499 do CPC). Incubem ao terceiro demonstrar o nexo de interdependência entre o seu interesse de intervir e a relação jurídica submetida a apreciação judicial. O interesse do terceiro deve ser jurídico e não eminentemente econômico. Quanto ao Ministério Público do Trabalho sua legitimidade é reconhecida tanto quando atua como órgão agente (parte) como naqueles que oficio como órgão interveniente (fiscal da lei) (LC 75/93, art. 83, VI).

13 Quanto ao recurso do INSS, dispõe o art. 832, 4º da CLT que contra decisão que homologa acordo celebrado entre as partes. A jurisprudência trabalhista ainda é vacilante a respeito do cabimento do Recurso Ordinário. Alguns afirma que o dispositivo da CLT (art. 832, 4º) deve ser interpretado no sentido lato, não como recurso (em espécie), mas como meio de impugnação. 11. Juízo de admissibilidade do recurso Os recursos de modo geral estão sujeitos a dois juízos de admissibilidade, um feito pelo juízo a quo e outro feito pelo juízo ad quem. Esses pressupostos de admissibilidade limitava ao exame de pressupostos objetivos e subjetivos dos recursos. Ressalvado o Embargo de Declaração, só há um juízo de admissibilidade que é exercido pela própria autoridade que proferiu a decisão recorrida. Contudo, a partir de 1995, com a edição do artigo 557 do CPC, o relator que faz o segundo juízo de admissibilidade pode negar seguimento ao recurso quando manifestamente inadmissível, improcedente, prejudicado ou contrario a sumula do STF ou dos tribunais superiores (IN 17/2000). Ressalvados os recursos de revistas, embargos e os agravos de instrumentos. No que diz respeito a aplicação do art. 518 do CPC, afirma Leite ser perfeitamente aplicável na Justiça do trabalho, assim, o juiz prolator da sentença, ao receber o recurso ordinário, deverá examinar o conteúdo da própria sentença diante das sumulas do STF e do TST e, conseqüentemente, o mérito, do próprio recurso ordinário interposto.

TEORIA GERAL DOS RECURSOS

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TEORIA GERAL DOS RECURSOS FUNDAMENTO, CONCEITO E NATUREZA JURIDICA Fundamentos: A necessidade psicológica do vencido irresignação natural da parte A falibidade humana do julgador Razões históricas do próprio

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde recursais Os ditos princípios recursais são relevantes quanto à aplicação das regras da Consolidação das Leis do Trabalho

Leia mais

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ

RECURSOS TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ TRABALHISTAS MONITOR JEAN LUIZ Efeitos dos recursos Conceito- é a forma pela qual a parte pode obter o reexame de uma decisão. Efeitos: Devolutivo- é inerente a todos recurso. Suspensivo- suspende os efeitos

Leia mais

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Direito do Trabalho Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas Konrad Mota 2012 Copyright. Curso Agora Eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Prof.: Konrad

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Parte 2 Prof ª. Eliane Conde NCPC, art. 76, 2 : descumprida a determinac a o, caso o processo esteja em grau de recurso perante o tribunal, o

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO ORDINÁRIO ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Prof ª. Eliane Conde Juízos de Admissibilidade Juízo a quo prolator Juízo ad quem - competente para julgar o recurso Juizo de admissibilidade

Leia mais

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS. RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT

RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT RECURSO ORDINÁRIO ARTIGO 895, I, CLT Art. 895. Cabe recurso ordinário para a instância superior: I das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias;... RECURSO ORDINÁRIO

Leia mais

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO APRESENTAÇÃO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 19 PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 25 1. Meios de impugnação... 25 2. Conceito de recurso...

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Teoria Geral dos Recursos / Embargos de Declaração Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO...

Sumário CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO... Capítulo 1 CONCEITO, FONTES, PRINCÍPIOS & APLICAÇÃO DA LEI PROCESSUAL TRABALHISTA NO TEMPO E NO ESPAÇO... 15 1. Introdução...15 2. Conceito de Direito Processual do Trabalho...15 3. Fontes do Direito Processual

Leia mais

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO

AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO AULA 12 RECURSOS TRABALHISTAS DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFª KILMA GALINDO DO NASCIMENTO RECURSO ORDINÁRIO Art. 895, CLT - Cabe recurso ordinário para a instância superior: I - das decisões

Leia mais

1. Teoria Geral dos Recursos:

1. Teoria Geral dos Recursos: 1. Teoria geral dos recursos; 2. Apelação; 3. Agravo de instrumento; 4. Agravo interno; 5. Embargos declaratórios; 6. Embargos de divergência; 7. Recursos especial e extraordinário (recursos extraordinários

Leia mais

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES

RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES RECURSOS PROFESSOR LEANDRO ANTUNES CONCEITO DE RECURSO Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro possui de, na mesma relação processual, e atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter

Leia mais

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário

OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Recurso Ordinário Constitucional. Recurso Especial. Recurso Extraordinário OAB 2º Fase Tributário Prof. Lucas Morais TEORIA GERAL DOS RECURSOS Recurso Ordinário Constitucional Recurso Especial Recurso Extraordinário RECURSOS - CARACTERÍSTICAS Interposição na mesma relação processual

Leia mais

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor)

Juizados Especiais. Aula 8 ( ) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) Juizados Especiais Aula 8 (09.04.13) Vinicius Pedrosa Santos (magistrado e professor) e-mail: vinipedrosa@uol.com.br Ementa da aula Recursos e embargos de declaração Mandado de segurança, habeas corpus

Leia mais

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO

Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA DOS PRECEDENTES JUDICIAIS E SUA INCIDÊNCIA NO PROCESSO DO TRABALHO 1. Introdução... 17 2. Famílias jurídicas... 18 2.1. Civil law (família romano-germânica)... 18 2.2. Common

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO ACIDENTÁRIO Recurso Ordinário / Contrarrazões / Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em

Leia mais

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem).

Temos ainda um Juízo de admissibilidade (a quo) e um Juízo de julgamento (ad quem). PARTE II TEORIA GERAL DOS RECURSOS Conceito: Recurso é o direito que a parte vencida ou o terceiro prejudicado possui de, uma vez atendidos os pressupostos de admissibilidade, submeter a matéria contida

Leia mais

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

DOS RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO INTRODUÇÃO DOS S NO PROCESSO DO TRABALHO Recurso é a provocação do reexame de determinada decisão pela autoridade prolatora da decisão, objetivando a reforma ou modificação

Leia mais

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição.

E é nesse contexto que os recursos estão baseados, sendo eles o próprio mecanismo que permite concretizar o duplo grau de jurisdição. Trataremos da Teoria Geral dos Recursos, uma matéria essencialmente de Direito Processual Civil mas que também é aplicada no Direito Tributário. Além disso, olharemos mais atentamente para duas espécies

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL

RECURSOS NO PROCESSO CIVIL RECURSOS NO PROCESSO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. TEORIA GERAL DOS RECURSOS... 4 Regra Geral dos Recursos... 5 2. APELAÇÃO...9 3. AGRAVO DE INSTRUMENTO E AGRAVO INTERNO...11 Agravo Interno...13

Leia mais

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19

AGRADECIMENTOS INTRODUÇÃO... 19 Sumário AGRADECIMENTOS... 17 INTRODUÇÃO... 19 Capítulo 1 DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO... 23 1. Conceito... 23 2. Autonomia do direito processual do trabalho... 23 3. Fontes do direito processual do trabalho...

Leia mais

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho

Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho Curso de férias: Atualidades em Processo do Trabalho CARLA TERESA MARTINS ROMAR Advogada trabalhista; Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre e Doutora em Direito do Trabalho pela

Leia mais

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS

CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS CONCEITO DE PROCESSO DO TRABALHO E PECULIARIDADES APLICADAS Professor Leandro Antunes É o conjunto de princípios, regras e instituições destinado a regular a atividade dos órgãos jurisdicionais na solução

Leia mais

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1

Recursos Introdução. Direito Processual Civil IV. Prof. Leandro Gobbo 1 Recursos Introdução Direito Processual Civil IV Prof. Leandro Gobbo 1 Princípios recursais Duplo grau de jurisdição: submissão da lide a exames sucessivos. Taxatividade: só há recursos que a lei preveja.

Leia mais

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO

EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO EQUIPE DE PROFESSORES DE TRABALHO DO DAMÁSIO CURSO DE 2ª FASE DA OAB EXAME 2011.2 PLANO DE ESTUDOS PROCESSO DO TRABALHO 1ª SEMANA Princípios 1. Princípios 1.1 Princípio protecionista 1.2 Princípio conciliatório

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos

Teoria Geral dos Recursos Componente Curricular: Direito Processual Civil II Professor: Rodrigo Reül 1) Recurso - Conceito: é uma espécie de remédio processual que a lei coloca à disposição das partes para impugnação das decisões

Leia mais

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA

SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA SUMÁRIO 1. ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA 1.1. Organização da Justiça do Trabalho 1.1.1. Introdução 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho 1.1.3. Tribunais Regionais do Trabalho 1.1.4. Juízes

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. NOÇÕES INTRODUTÓRIAS 1.1. Breves notas sobre a atual estrutura da Justiça do Trabalho uma visão panorâmica e estratégica. 1.2. Distinções conceituais. Fundamentos 1.3. Princípios

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Agravo Regimental, Agravo Interno, Agravinho Prof ª. Eliane Conde Agravo Regimental Recurso previsto no regimento interno dos tribunais. No processo

Leia mais

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO)

RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE RECURSO ORDINÁRIO (RO) Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual do Trabalho Objetivo Aula: Recursos Professor (a): Leandro Antunes Monitor (a): Rafael Cardoso Martins 20 RECURSOS RECURSOS EM ESPÉCIE Art. 893 da CLT: trata

Leia mais

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO

07/03/2015. Direito Processual Civil II PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS RECURSOS DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Direito Processual Civil II FREDERICO OLIVEIRA fjsdeoliveira@gmail.com twitter: @fredoliveira197 Skype: frederico.oliveira42 PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS EFEITO DOS S DUPLO GRAU OBRIGATÓRIO Pressupostos de

Leia mais

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa)

Questão 1 (FCC TJ-PE - Técnico Judiciário - Área Judiciária - e Administrativa) CURSO DE RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DE PROCESSO CIVIL PONTO A PONTO PARA TRIBUNAIS MÓDULO 10 RECURSOS. Professora: Janaína Noleto Curso Agora Eu Passo () Olá, pessoal! Chegamos ao nosso décimo módulo. No módulo

Leia mais

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO

RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO Curso de RECURSOS NO PROCESSO DO TRABALHO Turma 5 LOCAL: Pelotas - RS PÚBLICO-ALVO: SERVIDORES LOTADOS NAS VARAS DO TRABALHO DE: Arroio Grande, Bagé, Camaquã, Cachoeira do Sul, Pelotas, Rio Grande, Santa

Leia mais

Recurso tb difere do reexame necessário, pois neste não há a voluntariedade

Recurso tb difere do reexame necessário, pois neste não há a voluntariedade RECURSOS CONCEITO: É o remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, a invalidação, o esclarecimento ou a integração de uma decisão judicial que se impugna. Recurso é diferente

Leia mais

Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte

Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte Teoria Geral dos Recursos 2ª Parte Olá pessoal! A prova do TRT/ES está próxima então vamos dar continuidade a nossa aula de recursos no processo do trabalho. Hoje a nossa aula será sobre recursos em espécie

Leia mais

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART.

JUSTIÇA GRATUITA ATÉ 40% DO TETO DA PREVIDÊNCIA ART. 790, 3º E4º CLT. HONORÁRIOS DE SUCUMBÊNCIA DEVIDOS ENTRE 5% E 15% - ART. ACORDO EXTRAJUDICIAL Na CCP EFICÁCIA LIBERATÓRIA GERAL. Art. 625-E DA CLT. Feito diretamente pelas partes com advogados diferentes homologação - art. 855-b da CLT. COMPETÊNCIA MATERIAL: ART. 114 CF Para

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Disposições Gerais Direito Processual Civil Dos Recursos: Disposições Gerais Conceito de Recurso O recurso é o meio do qual se valem as partes, o Ministério Público ou o terceiro prejudicado, para obter a reforma, a anulação,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Atos, Termos e Prazos Processuais. Vícios dos Atos Processuais. Provas no Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde As custas são devidas ao Estado pelo exercício da jurisdição.

Leia mais

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida

RECURSOS CIVIS 25/02/2018 A- OBJETO DE ESTUDO. Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis. Prof.: Denis Domingues Hermida RECURSOS CIVIS Aula 2 Temas: I) Princípios aplicáveis aos Recursos Civis Prof.: Denis Domingues Hermida A- OBJETO DE ESTUDO 1- PRINCÍPIOS: conceito e atuação na ciência do direito 2- PRINCÍPIOS APLICÁVEIS

Leia mais

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59

Sumário CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO... 59 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO, COMPETÊNCIA... 21 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 21 1.1.1. Introdução... 21 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 21 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho

SUMÁRIO. Direito do Trabalho Direito Processual Civil Direito Processual do Trabalho SUMÁRIO Direito do Trabalho... 05 Direito Processual Civil... 139 Direito Processual do Trabalho... 195 DIREITO DO TRABALHO ÍNDICE CAPÍTULO 01... 7 Fontes e Princípios de Direito do Trabalho... 7 Surgimento

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Prof ª. Eliane Conde Benefício da Justiça Gratuita CLT, art. 790 (...) 3º Perceber salário igual

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil 1 RECURSO DE APELAÇÃO Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do

Leia mais

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB

LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB LEGALE FORMAÇÃO DO ADVOGADO ATÉ 2 ANOS DE OAB Teoria Geral dos Recurso / Embargos de Declaração / Recurso Ordinário Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante

Leia mais

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso:

RECURSOS CIVIS 11/03/2018. Existem, dessa forma, 2(dois) momentos de apreciação de um recurso: RECURSOS CIVIS RECURSOS CIVIS Aula 4 Temas: I) PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE RECURSAL - Parte 2 Prof.: Denis Domingues Hermida 1) JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE E JUÍZO DE MÉRITO a) Introdução A apreciação

Leia mais

RECURSOS NOÇÕES GERAIS

RECURSOS NOÇÕES GERAIS RECURSOS NOÇÕES GERAIS Rosinete Cavalcante da costa Mestre em Direito: Relações Privadas e Constituição Profa. da Faculdade de Direito de Linhares (FACELI) Profa. da Faculdade Batista de Vitória (FABAVI)

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA

FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA FACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL ESCOLA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO 10º PERÍODO NIVELAMENTO RECURSO DE REVISTA ESTUDO PROVA OAB FGV QUESTIONAMENTOS E REFLEXÕES PARA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA. RECURSO DE APELAÇÃO Artigos ao do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.010 ao 1.014 do Código de Processo Civil Recurso de Apelação Aula n.37 1 Conceito Apelação é o recurso interposto contra sentença que põe fim à fase cognitiva do procedimento

Leia mais

Embargos de Declaração

Embargos de Declaração QUADRO ESQUEMÁTICO PARA MEMORIZAÇÃO Embargos de Declaração Não é recurso. Trata-se de um remédio processual cujo objetivo é o aperfeiçoamento da decisão. Cabe contra qualquer decisão, seja proferida por

Leia mais

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa...

SUMÁRIO. Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Modalidades recursais e competência legislativa... SIGLAS... 25 INTRODUÇÃO... 27 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 31 1. Introdução e conceito... 31 2. Modalidades recursais e competência legislativa... 32 3. Características...

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Conceito, Pressupostos, Juízo de Admissibilidade, Efeitos Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil CONCEITO, PRESSUPOSTOS, JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE,

Leia mais

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação

Teoria geral dos recursos e apelação. 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais 2. Classificação 3. Princípios 4. Efeitos dos recursos 5. Apelação 1. Normais fundamentais: Duração razoável : rol AI, IRDR, RE e REsp repetitivos. Isonomia: Vinculação dos precedentes;

Leia mais

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos

RECURSOS ORDINÁRIOS. Prof. Bianca Bastos RECURSOS ORDINÁRIOS Prof. Bianca Bastos Alteração da Lei 13.015/2014 RECURSOS: classificação 1. ORDINÁRIOS revisão do direito material (fatos jurídicos) e do direito processual 2. EXTRAORDINÁRIOS tratam

Leia mais

Recurso ordinário1 1. Conceito e cabimento final terminativa recurso ordinário Tobias Damião Corrêa Bruna Fernanda Bronzatti

Recurso ordinário1 1. Conceito e cabimento final terminativa recurso ordinário Tobias Damião Corrêa Bruna Fernanda Bronzatti Recurso ordinário 1 1. Conceito e cabimento Através do recurso ordinário se impugna a decisão proferida pela Vara, consoante o art. 895 da CLT. Por decisões definitivas das Varas, deve-se entender a final

Leia mais

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil

Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Sistema Recursal no Novo Código de Processo Civil Prof. Ms. Gabriel Bressan gabriel.bressan@aglaw.com.br ALMEIDA GUILHERME Advogados Associados www.aglaw.com.br PARTE GERAL www.aglaw.com.br PARTE GERAL

Leia mais

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS

Aula 150 REQUISITOS DO JUÍZO DE ADMISSIBILIDADE RECURSAIS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil Aula: Direito Processual Civil Teoria Geral dos Recursos - 150 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Wilson Macena da Silva Aula 150 REQUISITOS DO

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/06/2018). Recursos.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (Aula 07/06/2018). Recursos. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior (Aula 07/06/2018). Recursos. Pressupostos. Subjetivos (pessoa) Pressupostos Objetivos (lei) Subjetivo as pessoas

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DOS RECURSOS CAPÍTULO I MEIOS DE IMPUGNAÇÃO, CONCEITO, CLASSIFICAÇÃO E DIREITO INTERTEMPORAL... 33 1. Meios de impugnação... 33 2. Conceito de recurso... 33 3. Classificação...

Leia mais

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO

LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO LEGALE MBA DIREITO DO TRABALHO E PREVIDENCIÁRIO Recurso Adesivo Professor: Rogério Martir Doutorando em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado militante e especializado em Direito Empresarial e Direito

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição Federal.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 Súmario 5 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO REVISAÇO... 11 CAPÍTULO I HISTÓRICO, FONTES E INTEGRAÇÃO... 13 QUESTÕES... 13 1. Histórico, Fontes e Integração... 13 2. Princípios... 19 DICAS... 29 1. Fontes

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Partes, Procuradores, Representação, Substituição Processual e Litisconsórcio Substituição das Partes e Procuradores Prof ª. Eliane Conde Ocorre a substituição processual

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Organização da Justiça do Trabalho, competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO RECURSOS ESPECIAL E EXTRAORDINÁRIO Aula n. 78 O Recurso Especial é interposto contra acórdão que desrespeita matéria infraconstitucional. O Recurso Extraordinário, contra acórdão que violar a Constituição

Leia mais

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 87 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 21 1.2 Direito estrangeiro... 24 1.3 Denominação... 27 1.4 Conceito... 27 1.5 Abrangência... 27 1.6 Autonomia...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO OFICINA DO NOVO CPC EMBARGOS DE DECLARAÇÃO Artigos 1.022 a 1.026 do Código de Processo Civil 1. Conceito Os embargos declaratórios são opostos contra qualquer decisão que contenha obscuridade, omissão,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso Ordinário Prof ª. Eliane Conde RECURSO ORDINÁRIO Classificação: recurso ordinário (reexame de fatos e provas) Cabimento: (CLT, art. 895)

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues Fundamentos e Evolução Fase de institucionalização Conselhos permanentes de conciliação e arbitragem Patronato agrícola-tribunais Rurais de São Paulo Comissões Mistas de Conciliação-Juntas

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25

Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 25 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 25 1.1.1. Introdução... 25 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 26 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37

SUMÁRIO. 1. Introdução Teoria Geral dos Recursos... 37 SUMÁRIO 1. Introdução... 19 2. Teoria Geral dos Recursos... 37 2.1. Conceito e natureza jurídica... 37 2.2. Sistema dos meios de impugnação das decisões judiciais... 40 2.3. Classificação dos recursos...

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos...

SUMÁRIO SIGLAS NOTA À 2ª EDIÇÃO INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos... SUMÁRIO SIGLAS... 25 NOTA À 2ª EDIÇÃO... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 25 1.6 Autonomia...

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II

DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS. Caderno de exercícios II PROFESSORA MEYRE ELIZABETH CARVALHO SANTANA DIREITO PROCESSUAL CIVIL III RECURSOS Caderno de exercícios II 1. Anote a opção incorreta: Suponha que, ao receber um recurso de Agravo de Instrumento, o Relator

Leia mais

DICAS IMPORTANTES PARA A RE

DICAS IMPORTANTES PARA A RE DICAS IMPORTANTES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA: 1. LEIA ATENTAMENTE OS ENUNCIADO!! 2. NA PEÇA, quando for desenvolver as teses: lembre-se de que elas precisam contemplar a informação do enunciado, que você

Leia mais

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS

Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS Sumário PARTE I ASPECTOS PROCESSUAIS GERAIS 1 Jurisdição 1.1 Introdução 1.2 Conceito e características 1.3 Divisão da jurisdição 1.4 Organização judiciária 2 Direito Processual Civil 2.1 Conceito e delimitação

Leia mais

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34

Organização da Justiça do Trabalho, Competência Competência em razão da matéria e da pessoa... 34 SUMÁRIO Organização da Justiça do Trabalho, Competência... 27 1.1. Organização da Justiça do Trabalho... 27 1.1.1. Introdução... 27 1.1.2. Tribunal Superior do Trabalho... 28 1.1.3. Tribunais Regionais

Leia mais

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são:

Dessas características, a voluntariedade e a taxatividade tratam-se de princípios recursais. Os princípios recursais são: PRÁTICA SIMULADA IV (CÍVEL) - CCJ0048 Título SEMANA 10 Descrição RECURSOS Daniel Assumpção (2013) afirma que "o conceito de recurso deve ser construído partindo-se de cinco características essenciais a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª.

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Princípios do Direito Processual do Trabalho. Prof ª. DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Teoria Geral do Processo do Trabalho Prof ª. Eliane Conde PRINCÍPIOS GERAIS E SINGULARIDADES DO PROCESSO DO TRABALHO Princípios são proposições genéricas, abstratas, que

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos

TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS Prof. Bianca Bastos TEORIA GERAL DOS RECURSOS CONCEITO AULA 1 FUNDAMENTOS PRINCÍPIOS Princípios TEORIA GERAL - 1 Conceito Fundamento Duplo grau de jurisdição Legalidade/Taxatividade

Leia mais

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito...

SUMÁRIO SIGLAS INTRODUÇÃO Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS. Capítulo I Teoria geral dos recursos Introdução e conceito... SUMÁRIO SIGLAS... 27 INTRODUÇÃO... 29 Parte I: TEORIA GERAL DOS RECURSOS Capítulo I Teoria geral dos recursos... 33 1. Introdução e conceito... 33 2. Modalidades recursais e competência legislativa...

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA AGRAVO EM RECURSO ESPECIAL E EM RECURSO EXTRAORDINÁRIO E EMBARGOS DE DIVERGÊNCIA A palavra agravo significa prejuízo; dano sofrido; ofensa que se faz a alguém; afronta. O termo agravo independente de sua

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista. Prof ª. Eliane Conde DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Sistema Recursal Trabalhista Recurso de Revista Prof ª. Eliane Conde RECURSO DE REVISTA Previsto no Artigo 896 da CLT, o qual sofreu alterações com a Lei 13.467 de 2017,

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA RECURSO DE APELAÇÃO RECURSO DE APELAÇÃO Artigos 1.009 a 1.014 do Código de Processo Civil 1. Recurso de Apelação Conceito Cabe recurso de apelação contra a sentença do juiz que põe fim à fase cognitiva do procedimento comum,

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59

SUMÁRIO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO 2.1 Organização da Justiça do Trabalho... 59 SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno

Direito Processual Civil. Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Direito Processual Civil Dos Recursos: Apelação e Agravo Interno Apelação Art. 1.009: Da sentença cabe apelação. 1 o As questões resolvidas na fase de conhecimento, se a decisão a seu respeito não comportar

Leia mais

Aula 138 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS

Aula 138 CLASSIFICAÇÃO DOS RECURSOS Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil NCPC Aula: Classificação dos Recursos quanto ao âmbito e quanto ao momento de interposição 138 Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Luis Renato

Leia mais

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho

TEORIA GERAL DOS RECURSOS TRABALHISTAS Roteiro 2ª Aula de Direito Processual do Trabalho 2ª PARTE 8. EFEITOS DOS RECURSOS TRABALHISTAS 8.1. Efeito Devolutivo Uma das grandes peculiaridades dos recursos trabalhistas é que eles são dotados, em regra, apenas do efeito devolutivo, permitida a

Leia mais

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho

02/04/2019. Professor Hugo Penna Sentença. Decisão interlocutória. Despacho Professor Hugo Penna hugopenna@ch.adv.br Sentença Decisão interlocutória Despacho remédio voluntário idôneo a ensejar, dentro do mesmo processo, a reforma, invalidação, o esclarecimento ou a integração

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

SUMÁRIO. Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Capítulo 2 JUSTIÇA DO TRABALHO E MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO SUMÁRIO Capítulo 1 INTRODUÇÃO AO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 1.1 Evolução histórica... 19 1.2 Direito estrangeiro... 22 1.3 Denominação... 25 1.4 Conceito... 25 1.5 Abrangência... 26 1.6 Autonomia...

Leia mais

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA

Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA Processo do Trabalho I Simulados_Corrigidos_UNESA SIMULADO 1: 1a Questão: A Consolidação das Leis do Trabalho autoriza que o Direito Processual Comum seja aplicado subsidiariamente ao Direito Processual

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO 10 RESPOSTAS

ESTUDO DIRIGIDO 10 RESPOSTAS ESTUDO DIRIGIDO 10 RESPOSTAS 1. Teoria Geral dos Recursos Trabalhistas 1.1. Quais os princípios que regem os recursos trabalhistas? Explique brevemente cada um desses princípios. RESPOSTA: Os princípios

Leia mais

RECURSOS EM ESPÉCIE (continuação) DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

RECURSOS EM ESPÉCIE (continuação) DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO : Agravo decisão monocrática do Relator. Recurso de Revista. Embargos no TST. Recurso Extraordinário. Agravo de petição; Reclamação correicional. Professora: Maria Inês Gerardo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Recursos Criminais Recursos Especial e Extraordinário em Matéria Penal Prof. Gisela Esposel - PREVISÃO LEGAL: artigo 102, III e artigo 105,III da CR/88. - Art.102 Compete ao Supremo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO. Recursos em espécie Embargos de declaração. Prof. Hermes Cramacon DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO Recursos em espécie Embargos de declaração Prof. Hermes Cramacon MAPA PROCESSUAL - FASE RECURSAL 2ª Instância TRT Relator Turma Acórdão E.D. A.I. Sentença R.O. C.R.R.O. 1ª

Leia mais