Administração Geral. - Aula 03. Prof. Renato Fenili

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Administração Geral. - Aula 03. Prof. Renato Fenili"

Transcrição

1 Administração Geral - Aula 03 Prof. Renato Fenili

2 Aula Conteúdo 03 Arquitetura e estrutura organizacional. Departamentalização.

3 Arquitetura Organizacional

4 Arquitetura Organizacional Denomina-se arquitetura organizacional a maneira como é estruturado e modelado o espaço da organização, de modo a promover a consecução de seus objetivos. Arquitetura organizacional é uma abordagem que prima pela adequação entre as várias vertentes organizacionais que influenciam no seu desempenho. Essa tecnologia visa à harmonia dos principais elementos da empresa, esperando com isso construir uma organização mais forte (ARAÚJO, 2001)

5 Arquitetura Organizacional Trata-se de um conceito amplo, resultado da compatibilização de 3 (três) elementos precípuos: Estratégia Processos administrativos (pessoas / informação) Estrutura organizacional

6 1. (ESAF / MPOG / 2009 adaptada) Uma arquitetura organizacional adequada é aquela que permite alinhar a estratégia a seus elementos essenciais: estrutura, processos, recursos humanos e sistemas de informacionais....apenas para reforçar o exposto anteriormente. A questão está CERTA.

7 Arquitetura X Estrutura De fato, a estrutura organizacional é um dos resultados da estratégia traçada pela empresa, provendo a racionalidade necessária para o exercício dos processos administrativos; Tais processos, em última instância, irão promover o avanço da organização consoante o norte determinado por sua própria estratégia.

8 Arquitetura, adaptação e flexibilidade A concepção de uma arquitetura satisfatória permite à organização adequar-se ao seu meio de atuação, promovendo-se a necessária flexibilidade frente à dinâmica do mercado. É nesse sentido que se justifica o termo arquitetura aqui aplicado: da mesma maneira que na arquitetura física, refere-se à transformação do meio às necessidades organizacionais, buscando-se harmonia entre uma série de variáveis.

9 Arquitetura, adaptação e flexibilidade (estrutura) AMBIENTE DESENHO ORGANIZACIONAL ESTRUTURA FOCO Estável Burocáticomecanicista Rígida, verticalizada, previsível, programada Eficiência Instável Orgânico Flexível, horizontalizada, capaz, pouco previsível, contingencial, de se reprogramar Eficácia

10 Perspectivas na Arquitetura Organizacional Nadler et al. (1994) identificam duas perspectivas que devem estar presentes na arquitetura organizacional: binômio arquitetura estratégia determina como a arquitetura adotada irá permitir à organização realizar sua estratégia; binômio arquitetura cultura determina a harmonização entre a arquitetura e os indivíduos que fazem parte da organização.

11 2. (ESAF / MPOG / 2009 adaptada) Organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista preservam uma estrutura rígida e verticalizada....apenas para reforçar o exposto anteriormente. A questão está CERTA.

12 3. (ESAF / MPOG / 2009 adaptada) Em organizações que operam em ambientes estáveis, se impõe, em nome da eficiência, um desenho organizacional burocrático-mecanicista, mais rígido e programável....apenas para reforçar o exposto anteriormente. A questão está CERTA.

13 4. (ESAF / MPOG / 2009 adaptada) Em organizações que operam em ambientes instáveis, se impõe, em nome da eficácia, um desenho organizacional orgânico, mais flexível e capaz de se reprogramar....apenas para reforçar o exposto anteriormente. A questão está CERTA.

14 5. (ESAF / MPOG / 2009 adaptada) Organizações que adotam um desenho organizacional burocrático-mecanicista refletem uma estratégia mutante, emergente e proativa. A estrutura burocrática-mecanicista, por sua falta de organicidade e rigidez formal, é tida como pouco reflexiva e estruturada de cima para baixo (não-emergente), passando a agir reativamente com relação a seu ambiente. A questão está ERRADA.

15 6. (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. Em ambientes estáveis, o desenho é o burocrático-mecanicista. A questão está ERRADA.

16 Arquitetura organizacional Tecnologia e previsibilidade X estrutura TECNOLOGIA DE PRODUÇÃO TECNOLOGIA EMPREGADA RESULTADO DA PRODUÇÃO Produção unitária ou Oficina Produção em massa Produção contínua Habilidade manual ou ferramentas; Processo produtivo menos padronizado e automatizado. Máquinas agrupadas em baterias do mesmo tipo (seções); Mão de obra intensiva e barata Processamento contínuo (em série); Padronização / automação; Tecnologia intensiva Pessoal especializado Produção em unidades Pouca previsibilidade dos resultados e incerteza das operações. Produção em lotes e em quantidades regulares; Razoável previsibilidade dos resultados. Produção contínua e em grande quantidade; Forte previsibilidade dos resultados.

17 Arquitetura organizacional Tecnologia e previsibilidade X estrutura

18 A questão está ERRADA (mas foi dada como CERTA pela BANCA!!!). 7. (CESPE / TCE PR / 2016) Para a produção em massa ou mecanizada, o desenho organizacional deve apresentar poucos níveis hierárquicos. Na produção em massa ou mecanizada, conforme Chiavenato (2004), há razoável previsibilidade de resultados. Segundo esse autor: Há forte correlação entre estrutura organizacional e previsibilidade de técnicas de produção: a previsão de resultados é alta na produção por processamento contínuo e baixa na produção unitária (oficina). A previsibilidade dos resultados afeta o número de níveis hierárquicos da organização: quanto menor a previsibilidade dos resultados, menor a necessidade de muitos níveis hierárquicos; quanto maior a previsibilidade, maior o número de níveis hierárquicos (CHIAVENATO, 2004, p. 400).

19

20 8. (CESPE / TCE PR / 2016) Na prestação de serviços e na manufatura, a tecnologia exerce pequena influência na estrutura organizacional. As empresas com operações estáveis requerem estruturas diferentes das organizações com tecnologia mutável. Organizações estruturadas e burocráticas, com um sistema mecanístico de administração, são mais apropriadas para operações estáveis. A organização inovativa com tecnologia mutável requer um sistema orgânico e adaptativo. Em resumo [...] há um imperativo tecnológico: a tecnologia adotada pela empresa determina a sua estrutura e comportamento organizacional (CHIAVENATO, 2004). A questão está ERRADA.

21 9. (CESPE / TCE PR / 2016) No estágio de maturidade de uma empresa, a estrutura organizacional mais apropriada é a burocrática. No estágio de maturidade, a empresa deve estar apta a se recompor em espírito empreendedor. Nessa fase, a gestão da mudança e a inovação devem se fazer presentes, sob o risco de, em suas faltas, a organização não sobreviver em virtude da inflexibilidade. Processos simples / espírito empreendedor Expansão Intensificação de operações e aumento de participantes Definição formal de processos de trabalho Burocratização Divisão 'de trabalho / cadeia de comando / pouca flexibilidade Readaptação à flexibilidade e reencontro com a capacidade inovadora. Pioneira Regulamentação Reflexibilização A questão está ERRADA.

22 Estrutura Organizacional

23 Estrutura Organizacional Apesar de um pouco ultrapassada, para fins de nosso curso, podemos, num primeiro momento, nos remeter a uma definição de organização que a vê como uma máquina : [As organizações são] máquinas feitas de partes que se interligam, cada uma desempenhando um papel claramente definido no funcionamento do todo [...]. Quando se fala em organização, habitualmente, se pensa num estado de relações ordenadas entre partes claramente definidas que possuem uma ordem determinada. [...] consequentemente, existe uma tendência em se esperar que funcionem como máquinas: de maneira rotinizada, eficiente confiável e previsível (MORGAN, 1996, p. 17 e 24).

24 Estrutura Organizacional Com base neste conceito, podemos pensar que, dado certo objetivo, a máquina organizacional pode ser estruturada de diferentes maneiras, de forma que seu funcionamento seja o mais eficiente possível. Estamos, assim, falando da estrutura organizacional, definida da seguinte maneira por Mintzberg (1995, p. 10): A estrutura de uma organização pode ser simplesmente definida como a soma total das maneiras pelas quais o trabalho é dividido em tarefas distintas e como é feita a coordenação entre as tarefas

25 Estrutura Organizacional Aprofundando-se no conceito de estrutura organizacional, podemos afirmar que sua definição está intimamente relacionada à divisão do trabalho e de autoridade (poder) nas organizações. Estrutura organizacional é a disposição e a interrelação entre as partes componentes e os cargos de uma empresa. A estrutura especifica a divisão das atividades, mostrando como estão interligadas, apresenta o nível de especificidade do trabalho e a disposição da hierarquia e da autoridade, evidenciando as relações de subordinação. (STONER; FREEMAN, 1985)

26 Estrutura Organizacional Componentes (Sistemas) da Estrutura Organizacional

27 10. (CESPE / ABIN / 2010) O sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional de uma instituição, é resultado da distribuição hierárquica do poder. Lembre-se: sistema de autoridades, um dos componentes da estrutura organizacional, dedica-se ao estabelecimento da distribuição do poder na organização. E como o poder é distribuído? Através dos níveis hierárquicos, optando-se, ainda, pela centralização ou descentralização, ou, em outras palavras, delegando-se ou não a autoridade. A questão está CERTA.

28 11. (TJ-SC / TJ-SC/ 2009) Na análise do organograma da organização abaixo, é INCORRETO afirmar: a) A Diretoria e a Assessoria possuem a mesma hierarquia funcional. b) A Diretoria tem ação de comando sobre a Assessoria. c) Marketing, Pessoal e Produção possuem a mesma hierarquia funcional. d) A Assessoria não tem ação de comando sobre Marketing, Pessoal e Produção. e) A Assessoria não é função de linha, e sim de staff.

29 (Resolução) A questão trata, basicamente, do Sistema de Responsabilidade, ou seja, da definição do modo como a organização elabora sua estrutura a fim de atingir seus objetivos. Geralmente o organograma é representado com os níveis hierárquicos de maior autoridade e responsabilidade ocupando sua posição superior. Os retângulos representam unidades administrativas (departamentos, por exemplo), e as linhas representam que há efetivamente uma ação de comando no sentido da unidade hierarquicamente superior para a inferior. No caso da questão, sendo a Diretoria a unidade de maior autoridade, e estando essa unidade conectada às demais, podemos dizer que ela possui ação de comando sobre as outras unidades.

30 (Resolução - continuação) Caso a linha una duas unidades que estão em desnível, fala-se em função de linha, ou seja, há uma relação baseada na autoridade linear, baseada na unidade de comando. Assim, na questão, Marketing, Pessoal e Produção são funções de linha. Se a linha unir duas unidades no mesmo nível, fala-se em função de staff, também conhecida como função de assessoramento, baseada na especialização de funções. É o caso, no organograma anterior, da Assessoria.

31 (Resolução - continuação) Feitas essas considerações, seguem os comentários às alternativas: a) Apesar de a Diretoria e a Assessoria estarem na mesma altura do organograma, há entre estes órgãos uma relação de comando, sendo a autoridade proveniente da Diretoria. A assertiva está errada. b) Como visto no comentário anterior, a alternativa está certa. c) Os três órgãos listados nesta alternativa estão diretamente subordinados à Diretoria, apresentando, pois, a mesma hierarquia funcional. A afirmativa está correta. d) Não há linha conectando a Assessoria aos órgãos mencionados, inexistindo, assim, quaisquer relações de comando. A assertiva está certa. e) Como vimos, a Assessoria efetivamente possui função de staff. A alternativa está certa. Resposta: A

32 12. (Inédita) Entre os aspectos a serem ponderados pela cúpula da organização, quando da definição de sua estrutura, citam-se o sistema de comunicação, o grau de centralização e os critérios de departamentalização. Definição das atividades da organização (produto / serviço) Escolha dos critérios de departamentalização Definição da estrutura organizacional Definição da amplitude de controle e dos níveis hierárquicos Definição do grau de centralização / descentralização A questão está CERTA. Definição do Sistema de Comunicação e da localização de assessorias

33 Estrutura Organizacional Centralização X Descentralização

34 Estrutura Organizacional Centralização X Descentralização Trata-se de modos extremos segundo os quais a distribuição de autoridade pode ser efetuada nas organizações: a centralização ou a descentralização do processo decisório; Para Bresser-Pereira (1963): Quando as decisões de maior importância são tomadas na cúpula da organização, esta é centralizada; Quando boa parte dessas decisões cabe a administradores mais abaixo na hierarquia organizacional, a estrutura é descentralizada.

35 13. (CESPE / ABIN / 2010) Quanto maior for o número de decisões tomadas na parte inferior da hierarquia administrativa, maior será o grau de descentralização....apenas para reforçar a teoria. Ressalta-se que a descentralização dá-se por um processo denominado delegação de autoridade, de origem dos níveis hierárquicos mais elevados na organização. A questão está CERTA.

36 14. (CESPE / ABIN / 2010) A determinação de uma linha clara de autoridade na estrutura organizacional é necessária para que a delegação de autoridade seja executada sem conflitos hierárquicos. Organograma é a representação gráfica da organização formal, ou seja, é uma ilustração não só as unidades administrativas que compõem a organização, mas também das linhas hierárquicas de autoridade que devem ser observadas. No organograma ao lado, há três departamentos que estão diretamente subordinados ao Presidente da organização. Uma eventual delegação de autoridade deverá seguir as relações hierárquicas representadas. Isso inibe, por exemplo, que o Departamento Financeiro delegue algum tipo de autoridade para o Departamento de Vendas. Se a relação entre departamentos não estivesse clara e bem representada, poderia haver conflitos hierárquicos ao serem delegadas autoridades. A questão está CERTA.

37 Estrutura Organizacional Centralização X Descentralização CENTRALIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO VANTAGENS tomadores de decisão possuem uma visão global da organização; menores custos de treinamento dos gerentes intermediários (que, neste caso, não serão tomadores de decisão); padronização de procedimentos; facilidade de manutenção de controle global. maior rapidez na tomada de decisão; constitui fator motivacional aos gerentes intermediários e aos funcionários operacionais; menor probabilidade de perdas de informação em processos de comunicação (devido à proximidade do gerente à situação concreta).

38 Estrutura Organizacional Centralização X Descentralização CENTRALIZAÇÃO DESCENTRALIZAÇÃO DESVANTAGENS menor rapidez na tomada de decisão; gestores podem possuir pouco contato com as situações concretas que demandam sua decisão; maior probabilidade de as informações que chegam aos tomadores de decisão estarem incorretas (ou incompletas), devido a falhas no processo de comunicação ao longo do fluxo hierárquico. tomadores de decisão geralmente possuem visão setorial da organização (e não global); maiores custos de treinamento dos gerentes intermediários; procedimentos são padronizados apenas dentro de cada unidade administrativa (departamento ou coordenação, por exemplo). os controles são setoriais, sendo que a existência de um controle global é dificultada.

39 15. (CESGRANRIO / IBGE / 2009) Dentre as desvantagens do elevado grau de centralização de autoridade está a: a) dependência da hierarquia para a tomada de decisões b) existência de decisões mais alinhadas aos objetivos empresariais c) facilidade de controle d) padronização de procedimentos e) rapidez na comunicação vertical Seguem os comentários às alternativas: a) a dependência da hierarquia para a tomada de decisões compromete a rapidez do ato decisório e demanda uma comunicação vertical que nem sempre é eficaz. A alternativa está correta. b) esta alternativa traz uma vantagem (e não desvantagem) do alto grau de centralização. Está, portanto, errada. c) Com elevado grau de centralização, o controle global é facilitado, sendo esta uma vantagem. Alternativa errada. d) Padronizar procedimentos também é uma vantagem da centralização. A assertiva está errada. e) A demora (e não rapidez) na comunicação vertical é uma desvantagem da centralização. A alternativa está errada. Resposta: A.

40 Estrutura Organizacional Departamentalização

41 Estrutura Organizacional Departamentalização Trata-se de um meio pelo qual se atribuem e se agrupam atividades diferentes por meio da especialização dos órgãos, a fim de se obterem melhores resultados no conjunto do que se fosse necessário dispersar todas as atividades e tarefas de uma organização indistintamente entre todos os seus órgãos (CHIAVENATO, 2004). Departamentalização é o processo de agrupamento de indivíduos e de tarefas em uma organização, de forma a maximizar suas capacidades de administração e de coordenação (ROBBINS, 2005).

42 16. (CESPE / TRE RJ / 2012) A departamentalização, que consiste na divisão de tarefas em blocos, unidades ou áreas de trabalho, com base em critérios específicos, tem a finalidade de elevar a entropia do sistema organizacional. Entropia é um conceito próprio de uma disciplina chamada Termodinâmica. De modo geral, mede o nível de caos, de bagunça, de imprevisibilidade de determinado sistema. Quando maior a entropia de um sistema, mais desorganizado ele é. A departamentalização visa a diminuir a entropia organizacional, tendo em vista que age como um limitador do caos organizacional. A questão está ERRADA.

43 Estrutura Organizacional Tipos de especialização Ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade da supervisão ou chefia acrescentando mais níveis hierárquicos na estrutura; Especialização Vertical ou Escalar É feita às custas de aumento de níveis hierárquicos; É um desdobramento da autoridade (processo escalar = crescimento da cadeia de comando); Crescimento vertical do organograma.

44 Estrutura Organizacional Tipos de especialização Especialização Horizontal ou Processo Funcional Ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar perícia, a eficiência e a melhor qualidade do trabalho em si; É feita às custas de um maior número de órgãos especializados, no mesmo nível hierárquico, cada qual em sua tarefa; Crescimento horizontal do organograma; É mais conhecida por departamentalização, pela sua tendência de criar departamentos.

45 17. (CESPE / DPU / 2016) A divisão do trabalho dentro das organizações modo pelo qual um processo complexo é dividido em tarefas, quando é implantada de forma vertical, define a departamentalização. A departamentalização ocorre quando da especialização horizontal. A especialização vertical ou escalar é um desdobramento do sistema de autoridade, e não da divisão de trabalho. A questão está ERRADA.

46 18. (Inédita) A especialização horizontal ocorre quando se verifica a necessidade de aumentar a qualidade de supervisão, mantendo-se a perícia, a eficiência e a acurácia do trabalho em si. A especialização vertical ocorre quando da necessidade de aumentar a qualidade de supervisão. A questão está ERRADA.

47 19. (CESPE/ TJ ES / 2011) Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum. A essência da forma (multi)divisional é a independência entre as partes da organização. A questão está CERTA.

48 Estrutura Organizacional - Departamentalização Critérios / Tipos de Departamentalização Por função (ou funcional); Por processo; Por produto / serviço; Por projeto; Por cliente; Por área geográfica; Matricial, e Estrutura de redes integradas de equipes.

49 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por função / funcional A organização é vista como um conjunto de funções especializadas que, tomadas em conjunto, concorrem para a consecução dos objetivos estabelecidos; A estrutura organizacional decorrente é chamada funcional, e, de acordo com Vasconcelos (2003), é dividida conforme a área do conhecimento necessário para a realização da atividade (especialização); É indicada para empresas que desempenham atividades operacionais rotineiras, visto que oferece pouca flexibilidade; É indicada para empresas de pouco porte, em início de funcionamento, ou que trabalhem com um único produto / serviço.

50 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por função / funcional

51 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por função / funcional VANTAGENS Especialização do trabalho; DESVANTAGENS Maior concentração de recursos especializados; Definição satisfatória das responsabilidades das unidades administrativas e das competências dos funcionários; Orientação de pessoas de forma específica, obtendo o melhor emprego de suas competências, bem como facilitando o treinamento e o desenvolvimento. Pouca flexibilidade (são estabelecidos feudos de especialização na organização ); Déficit na comunicação entre as áreas, que acabam por se verem como fim em si mesmas; Baixa visão sistêmica (apenas a cúpula detém uma visão geral da organização).

52 20. (CESPE / SEDF / 2017) Um exemplo de departamentalização por abordagem divisional consiste em agrupar pessoas com habilidades comuns em departamentos onde se exercem idênticas atividades de trabalho. Habilidades comuns? Idênticas atividades de trabalho? Trata-se da departamentalização funcional. A questão está ERRADA.

53 21. (CESPE / FUNPRESP EXE / 2016) Na abordagem divisional, pessoas ou órgãos são agrupados em departamentos de acordo com as atividades de trabalho em comum ou conforme suas habilidades e competências similares...mesmo conteúdo da questão anterior. A questão está ERRADA.

54 22. (CESPE / PF / 2012) Na estruturação do Departamento de Polícia Federal, composto de órgãos como as Diretorias Técnico-Científica, de Inteligência Policial, de Gestão de Pessoal e a de Administração e Logística Policial, entre outros, foi adotada a denominada departamentalização funcional. Note que as unidades administrativas (diretorias) citadas no enunciado representam áreas do conhecimento necessário para a realização da atividade da Polícia Federal. São diretorias especializadas em determinadas funções. De modo geral, as organizações públicas atuais comportam ainda a departamentalização funcional, em harmonia com os preceitos burocráticos weberianos. A questão está CERTA.

55 23. (CESPE / ANP / 2013) A departamentalização funcional organiza o trabalho e os funcionários em áreas de especialização distintas. Como vimos, a estrutura funcional é dividida conforme a área do conhecimento necessário para a realização da atividade (especialização). A questão está CERTA.

56 24. (CESPE / TCE SC/ 2016) Caso decida departamentalizar sua organização para aumentar a cooperação interdepartamental e diminuir os níveis de especificidade do trabalho, o gestor deverá adotar, primordialmente, a departamentalização funcional, na qual cada departamento corresponde a uma função principal. A departamentalização funcional é marcada pelo incremento da especificidade do trabalho, bem como o déficit de comunicação entre as áreas especializadas. ( feudos em si mesmas ) A questão está ERRADA.

57 25. (Inédita) A departamentalização funcional, por ser auto-orientada, é indicada para ambientes instáveis e de grande mudança A estrutura funcional é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho constante de tarefas rotineiras. É aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou de serviços e que permaneçam inalteradas por longo tempo. Ela reflete um dos mais altos níveis de auto-orientação e de introversão administrativa, demonstrando a preocupação da empresa com sua própria estrutura interna (CHIAVENATO, 2004). A questão está ERRADA.

58 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por processo A estrutura da organização é dividida de acordo com os processos específicos que ela comporta; Cada setor é dono de um macroprocesso, sendo que as subunidades do setor passam a estar encarregadas de uma fase desse macroprocesso; Há uma forte tendência atual de as organizações abandonarem suas antigas estruturas e aderirem à departamentalização por processos de trabalho, o que é justificado pelo fato de que processos fornecem uma visão mais dinâmica da forma pela qual a organização produz valor.

59 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por processo

60 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por processo Processo de Produção Seção de Montagem da base Seção de motorização / elétrica Seção de portas Seção de pintura Seção de pneus

61 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por processo É frequentemente utilizada nas empresas industriais, nos níveis mais baixos da estrutura organizacional das áreas produtivas (CHIAVENATO, 2004); Sendo o processo dependente da tecnologia empregada, a estrutura organizacional passa, também, a se ver dependente da tecnologia.

62 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por processo VANTAGENS DESVANTAGENS Maior rapidez e facilidade nos fluxos de comunicação entre as unidades envolvidas em um mesmo processo; Proporciona grande especialização do processo de trabalho; É especialmente vantajoso o uso desse critério em empresas de produção de equipamentos complexos e tecnológicos, que repartem seus ciclos produtivos em subprocessos. Pouca flexibilidade, em especial quando há a necessidade de mudança em um macroprocesso com forte dependência tecnológica; Em geral, há perda, por parte das subunidades, da visão geral do processo.

63 26. (CESPE / STF/ 2013) Uma organização que busca garantir uma visão global do andamento de seus processos e grande flexibilidade de ajustes de seu fluxo deve adotar critérios de departamentalização por processos. Desvantagens da departamentalização por processos: Pouca flexibilidade, em especial quando há a necessidade de mudança em um macroprocesso com forte dependência tecnológica; Em geral, há perda, por parte das subunidades, da visão geral do processo. A questão está ERRADA.

64 27. (CESPE / MPU / 2010) A departamentalização por processos favorece a rápida adaptação da empresa às mudanças organizacionais. A falta de flexibilidade é justamente uma das desvantagens da departamentalização por processos (em especial quando há mudança em um macroprocesso). A questão está ERRADA.

65 28. (FCC / AL SP / 2010) Na busca por melhorias estruturais e consistentes, as empresas modernas estão abandonando suas antigas estruturas e aderindo à estrutura por: a) funções. b) áreas de atividade. c) processos de trabalho. d) custos dos produtos. e) nível de produtividade. No que concerne à gestão por processos, cabe, por ora, o registro de que o foco nos processos possibilita uma visão mais ágil e acurada sobre as formas segundo as quais as organizações produzem valor (se comparado, por exemplo, com o foco as especializações, típico da departamentalização funcional).

66 Com relação à questão proposta, seu enunciado foi baseado no texto de Pamponet (2009) que, por sua vez, recorrem aos autores Maranhão e Macieira (2004): A busca por melhorias estruturais e consistentes tem feito com que as organizações passem a rever a condução de suas atividades em busca de formas mais abrangentes, nas quais essas atividades passem a ser analisadas não em termos de funções, áreas ou produtos, mas de processos de trabalho (MARANHÃO; MACIEIRA, 2004). Assim, as empresas modernas estão abandonando a antiga estrutura por funções (ou tradicional) e aderindo a estrutura por processos, organizando seus recursos e fluxos ao longo de seus processos organizacionais. Com esse entendimento, a alternativa C está correta.

67 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por produto / serviço A estrutura da organização é dividida de acordo com os produtos / serviços que são entregues / prestados pelo órgão / empresa. Agrupam-se em uma mesma divisão as pessoas que lidam com determinado produto ou serviço, sendo que cada divisão comporta-se, de certa maneira, como uma empresa específica.

68 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por produto / serviço Este critério é empregado em organizações que se lançam a múltiplos empreendimentos ao mesmo tempo. Um exemplo seria a empresa Delphi, uma gigante internacional do ramo de componentes automotivos. Nesta empresa, há uma divisão de componentes elétricos, outra de sistemas térmicos, outra de propulsão etc.

69 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por produto / serviço

70 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por produto / serviço VANTAGENS Propicia um ambiente favorável à inovação, já que há especialização no produto / serviço a ser entregue ao mercado; Há flexibilidade, já que o foco está na etapa final do processo produtivo (resultado!); Há boa comunicação nas subunidades relacionadas a determinado produto / serviço; Há maior facilidade na avaliação, pela gerência do desempenho de cada divisão ou departamento voltados a determinado produto. DESVANTAGENS Possibilidade de haver duplicidade de atividades nas divisões, implicando aumento desnecessário de custos; Em geral, a comunicação entre as divisões por produtos é deficiente.

71 29. (CESPE / ANP / 2013) A departamentalização por produto dificulta a avaliação, realizada pela gerência, do desempenho da unidade de trabalho, devido à separação das diferentes divisões dos produtos. A departamentalização por produto torna mais fácil a gestão do desempenho de cada departamento ou divisão voltados a determinado produto. A principal desvantagem deste tipo de departamentalização é a comunicação usualmente ineficiente entre departamentos. A questão está ERRADA.

72 30. (CESPE / TRE GO/ 2015) Um hipermercado é um típico exemplo de departamentalização por produtos. Seção de frutas, verduras, frios, laticínios, carnes etc. A questão está CERTA.

73 31. (Inédita) A departamentalização por produto é recomendada para ambientes instáveis. [A departamentalização por produto] é indicada para circunstâncias externas mutáveis, pois induz à cooperação entre especialistas e à coordenação de seus esforços para um melhor desempenho do produto. [...] A departamentalização por produto é contraindicada para circunstâncias externas estáveis (estabilidade ambiental), para empresas com poucos produtos ou linhas reduzidas de produtos, por trazer elevado custo operacional nessas situações (CHIAVENATO, 2004). A questão está CERTA.

74 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por projeto Similar à departamentalização por produto (trata-se de uma departamentalização temporária por produto); A diferença reside no fato de que um projeto, por definição, é temporário; Assim, a estrutura organizacional passa a ser altamente flexível, criando-se unidades administrativas tão logo um projeto seja definido; Ao final do projeto, a unidade é extinta, e os especialistas que se dedicaram ao projeto são redistribuídos em outros projetos da organização.

75 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por projeto

76 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por projeto VANTAGENS DESVANTAGENS Permite melhor controle de prazos e de recursos relacionados a determinado projeto; Possibilita melhor atendimento ao cliente do projeto; Há significativa delegação de responsabilidade para a equipe envolvida no projeto; Propicia um ambiente muito favorável à inovação; Possibilidade de haver duplicidade de atividades nas divisões, implicando aumento desnecessário de custos; Em geral, há pouca comunicação entre equipes envolvidas em projetos distintos; Pode haver angústias de funcionários com relação à sua estabilidade no emprego, quando se aproxima do término do projeto.

77 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por cliente Agrupam-se as atividades conforme os clientes por elas almejados; O foco, neste caso, são os atributos e as necessidades específicas de cada segmento do mercado; Em geral, a literatura da área enfatiza que as grandes lojas de departamentos voltadas ao comércio de roupas usualmente optam por uma departamentalização por cliente. Assim, cria-se um Departamento Feminino, outro Masculino e, por fim, um Infantil.

78 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por cliente

79 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por cliente VANTAGENS DESVANTAGENS Possibilita o foco em cada segmento do mercado, provendo a capacidade de adaptação essencial às necessidades dos clientes da organização. Dificuldade de coordenação entre os departamentos, que passam a se comportar como subunidades autônomas dentro da organização; Concorrência entre os gerentes pode nem sempre ser benéfica, especialmente quando passam a compartilhar recursos escassos para fidelizar seus clientes (concessões de descontos, por exemplo).

80 32. (CESPE / TJ CE / 2014) Organizações que destinam um departamento para clientes industriais e outro para clientes varejistas adotam a departamentalização por objetivo. A departamentalização por objetivo não é citada na literatura de referência; Trata-se da departamentalização por clientes. A questão está ERRADA.

81 33. (Inédita) A departamentalização por clientes responde pela estrutura mais introvertida da organização. [Emprega-se a departamentalização por cliente] quando a satisfação do cliente é o aspecto mais crítico da organização. A departamentalização por cliente é a abordagem mais extrovertida da organização, mais preocupada com o cliente do que consigo mesma (CHIAVENATO, 2004). A questão está ERRADA.

82 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por área geográfica (ou territorial) Departamentalização é feita com base na dispersão geográfica da organização; A opção por este critério é restrita às organizações que se difundem por várias localidades por exemplo, em várias cidades / estados ou, ainda, em diversos países.

83 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por área geográfica (ou territorial)

84 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização por área geografia (ou territorial) VANTAGENS DESVANTAGENS Permite conhecer melhor os problemas de cada região e, portanto, mais bem atender às suas necessidades; Há maior velocidade de resposta ante a acontecimentos locais; Maior flexibilização da atuação organizacional, visto que se dá em nível local (=customização). Possibilidade de haver duplicidade de estruturas e de funções, criando-se uma mini-empresa em cada região; Dificuldade de coordenação entre as regionais, criando-se unidades que gozam de franca autonomia de gestão; Em geral, há pouca comunicação entre as regionais.

85 34. (CESPE / EBC / 2011) Ao organizar uma empresa, o administrador pode optar por diversos tipos de departamentalização; entre eles, o modelo matricial faz que a empresa seja organizada por regiões ou áreas geográficas, em diversas filiais ligadas a uma matriz. O tipo de departamentalização que toma por critério básico a dispersão territorial da organização é a geográfica (ou territorial). A questão está ERRADA.

86 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização matricial É a junção das departamentalizações funcional e por projeto; Este tipo de departamentalização nasceu como uma solução para a incompatibilidade entre a estrutura organizacional funcional e as atividades que, para serem realizadas, necessitam de interação entre áreas funcionais.

87 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização matricial Exemplo: José é funcionário da Empresa A, e trabalha no Departamento de Vendas da organização. Ao mesmo tempo, ele faz parte de uma equipe composta por membros de vários departamentos da Empresa A (finanças, vendas, marketing, logística), envolvida em um projeto de minimização dos desperdícios na empresa. Assim, há uma sobreposição de atribuições: José está funcionalmente subordinado ao Departamento de Vendas, ao mesmo tempo em que responde ao gerente do projeto multidisciplinar. Forma-se, assim, uma matriz de subordinações ao funcionário. As unidades permanentes, assim, fornecem a mão de obra necessária à condução dos projetos.

88 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização matricial

89 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Departamentalização matricial VANTAGENS DESVANTAGENS Há equilíbrio de objetivos, dispensando-se atenção, ao mesmo tempo, às áreas funcionais e às áreas de projeto; Há promoção da comunicação entre áreas funcionais, dado que as equipes são multidisciplinares (= com membros pertencentes a vários departamentos); Possibilidade de haver excesso de atribuições a determinado funcionário, que pode passar a responder a dois ou mais chefes; Possibilidade de haver conflito de prioridades entre a estrutura funcional e as demandas dos projetos.

90 35. (ESAF / MPOG / 2010) Em organizações matricialmente estruturadas, a preocupação com a hierarquia é abolida. Em organizações matricialmente estruturadas, há a sobreposição da departamentalização por projetos à funcional. Assim, há a perpetuação da hierarquia funcional, além de haver aspectos hierárquicos na própria gestão de projetos (há a figura do gerente de projeto, bem como do patrocinados interno do projeto). O que não se observa é o exercício do princípio da unidade comando, de Fayol. A questão está ERRADA.

91 36. (ESAF / MPOG / 2010) Por ser contemporânea, a abordagem matricial é preferível à funcional. Não se pode afirmar que uma abordagem é preferível a outra por ser contemporânea. Há de se analisar previamente os diversos aspectos inerentes à organização para se optar por um critério específico de departamentalização. Em uma organização que se volta apenas para atividades rotineiras, a estrutura funcional pode ser a melhor escolha. A questão está ERRADA.

92 37. (ESAF / MPOG / 2009) Estruturas matriciais não se caracterizam pelo prestígio à unicidade de comando. Na estrutura matricial, é comum que um funcionário responda a, pelo menos, dois supervisores (um funcional e outro relativo a projeto). Assim, a unicidade de comando (característica típica da Teoria Clássica) não é atendida nesta estrutura. A questão está CERTA.

93 38. (CESPE / SEDF / 2017) Pessoas agrupadas em departamentos com base na aplicação simultânea de duas cadeias de comando é exemplo de departamentalização por abordagem funcional vertical. No caso, o exemplo é típico da departamentalização matricial. A questão está ERRADA.

94 39. (CESPE / SEDF / 2017) Pessoas agrupadas em departamentos com base em produto comum, programa ou região geográfica é exemplo de departamentalização por abordagem matricial. Base em produto comum = departamentalização por produto programa ou região geográfica = projeto / territorial ou geográfica (divisional) A questão está ERRADA.

95 40. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A estrutura que não se parece com uma pirâmide, porque existem duas bases de departamentalização operando simultaneamente, é denominada: a) Funcional. b) Linha-staff. c) Divisional. d) Matricial. e) Militar. Como vimos, na departamentalização matricial, o organograma (representação gráfica da estrutura organizacional) não mais se parece uma pirâmide, tendo em vista que há dois critérios operando simultaneamente: as departamentalizações funcional e por projeto. Resposta: D.

96 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Redes Integradas de Equipes Atualmente, muitas organizações estão repensando sua estrutura organizacional, de forma a adequá-la a um ambiente competitivo, dinâmico e em constante mudança. A estrutura funcional ainda a mais empregada no universo organizacional mostra-se pouco flexível, tornando-se por vezes um obstáculo à inovação e ao exercício da criatividade.

97 Estrutura Organizacional Departamentalização Tipos / Critérios Redes Integradas de Equipes Nesse sentido, surge a opção da estruturação em redes integradas de equipes, como alternativa para a promoção da inovação e da gestão participativa. Nesta estrutura, há o fomento da motivação dos funcionários, seja por meio da delegação de responsabilidades, seja por meio da implantação de políticas organizacionais que permitam o comprometimento dos indivíduos.

98 41. (FCC / DPE SP / 2010) Organizações que planejam desenvolver uma estrutura mais flexível, associada a maior eficiência e motivação, devem optar por uma estrutura: a) Departamental de tipo funcional. b) De redes integradas de equipes. c) Departamental por processos. d) De tipo linha-staff. e) De tipo linear. Ao falarmos de flexibilidade + eficiência + motivação dos indivíduos, necessariamente estarmos nos remetendo a uma estrutura de redes integradas de equipes.

99 Nesse sentido, veja o que nos traz Chiavenato (2008, p. 422): Muitas organizações estão transformando a sua estrutura organizacional baseada na departamentalização funcional em redes integradas de equipes na busca de flexibilização, inovação e mudança. Para tanto, equipes eficazes requerem a definição clara da filosofia e missão da organização, uma estrutura organizacional flexível e participativa, sistemas organizacionais adequados, políticas organizacionais que permitam o comprometimento das pessoas e funcionários treinados com habilidades técnicas e interpessoais. Resposta: B.

100 42. (CESPE / DETRAN ES / 2010) A adoção da departamentalização funcional é contraindicada caso a direção de um órgão público objetive criar, nos diversos setores desse órgão, estrutura de trabalho que favoreça o desenvolvimento da inovação e da criatividade. Dada a baixa flexibilidade da estrutura funcional, este tipo de departamentalização não favorece a criatividade e a inovação no ambiente organizacional. Critérios de departamentalização capazes de fomentar a inovação seria a departamentalização por produto ou, de forma mais objetiva, a estruturação em redes integradas de equipes. A questão está CERTA.

101 43. (Inédita) Em uma mesma empresa, é comum encontrar-se uma conjugação de diversos tipos de departamentalização. Dificilmente se encontra, na prática, a aplicação pura de um único tipo de departamentalização em toda a organização. É comum encontrar-se uma conjugação de diversos tipos de departamentalização, seja no mesmo nível seja nos diferentes níveis hierárquicos da organização. Isso porque os tipos de departamentalização expostos não são suficientes para, por meio deles próprios, estruturarem uma organização: não indicam claramente como são estabelecidas as inter-relações entre os diversos departamentos nem como devem estar subordinados (CHIAVENATO, 2004). A questão está CERTA.

102

103 44. (ESAF / MPOG / 2010) Em grandes organizações, é possível a coexistência de dois ou mais tipos de departamentalização. Eu diria que não é só possível, como comum. A Câmara dos Deputados, por exemplo, adota uma estrutura funcional, matricial ou, às vezes, por processo. Na Marinha do Brasil, coexiste a departamentalização por área geográfica, por projetos e funcional. A questão está CERTA.

104 Estrutura Organizacional Departamentalização Princípios que regem a departamentalização Princípio de maior uso Princípio de maior interesse Princípio de separação do controle Princípio da supressão da concorrência O departamento que mais utilizar uma atividade deve têla sob sua jurisdição. O departamento que mais interesse tenha por uma atividade deve supervisioná-la, porque se torna proficiente nela. As atividades de controle devem ser autônomas, independentes e separadas das atividades que estão sendo controladas. Deve-se eliminar a concorrência entre departamentos, evitando-se dispor atividades análogas em vários departamentos, embora, em certos casos, a rivalidade interdepartamental seja salutar, quando cria uma competição leal e sadia.

105 Tema para Discursiva

106 MPOG / Técnico de Nível Superior / 2015

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Processo Organizacional

Processo Organizacional Processo Organizacional Organizações Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos.

SIMULADO AULA (CESPE / TCE PR / 2016) Em ambientes compostos por elementos estáveis, a organização deve adotar desenhos orgânicos. SIMULADO AULA 04 1. (FGV / IBGE / 2016) A estrutura organizacional espelha a criação e a construção de uma arquitetura que propõe o entendimento dos sistemas e dos processos básicos que guiam a organização.

Leia mais

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO

Introdução à Teoria Geral da Administração TIPOS DE ORGANIZAÇÃO TIPOS DE ORGANIZAÇÃO Organização Linear: mais simples e antiga, princípio de autoridade escalar 1. Autoridade linear ou única. 2. Linhas formais de comunicação. 3. Centralização das decisões. 4. Aspecto

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES

SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES PARTE III SISTEMA DE RESPONSABILIDADES: DEPARTAMENTALIZAÇÃO, LINHA E ASSESSORIA E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Departamentalização É o processo de agrupar atividades em frações organizacionais definidas segundo

Leia mais

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier

INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS. Lista de exercícios. Estrutura organizacional. Prof. Carlos Xavier INSTITUTO DE GESTÃO, ECONOMIA E POLÍTICAS PÚBLICAS Lista de exercícios Estrutura organizacional (CESPE/TCU/AUDITOR/2008) Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 5 Departamentalização Organização, Sistemas e Métodos Aula 5 Departamentalização OSM Comunicação De Gerente Geral para Gerente de Divisão Nesta sexta-feira, por volta das 17 horas, o Cometa Halley estará visível nesta área.

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Aula 3-Organização Estrutura Organizacional È a maneira pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas(comunicação). 07:19 Alex Diniz Lopes e-mail: pro99020@hotmail.com 1 Funcionograma

Leia mais

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS

TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS TIPOS DE ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS Prof. Francisco R. Lima Jr. Contextualização A forma como os indivíduos estão ligados, individualmente ou em grupos, seja formal ou informalmente, determina o que chamamos

Leia mais

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education

PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL by Pearson Education PARTE IV O SISTEMA ORGANIZACIONAL CAPÍTULO 15 FUNDAMENTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 2006 by Pearson Education O QUE É ESTRUTURA ORGANIZACIONAL? Estrutura organizacional Como as tarefas são formalmente

Leia mais

Prof a. Nazaré Ferrão

Prof a. Nazaré Ferrão DEPARTAMENTALIZAÇÃO TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO II Centro de Ensino Superior do Amapá Profa. Nazaré Ferrão Ò Para a abordagem clássica, a base fundamental da organização é a divisão do trabalho. Ò À

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo

DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo DEPARTAMENTALIZAÇÃO Prof. Flávio Toledo Professor Flávio Toledo Conceito de Departamentalização (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes

Leia mais

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva

Departamentalização. Prof. Daciane de Oliveira Silva Departamentalização Prof. Daciane de Oliveira Silva Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em unidades organizacionais.

Leia mais

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Teoria da Administração. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Teoria da Administração RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.6 Organização Objetivos da aula Definir os conceitos de organização,

Leia mais

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT,

Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento Estratégico do Poder Judiciário, Balanced

Leia mais

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura

Capítulos 8 e 9. Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Capítulos 8 e 9 Implementação de Estratégias: estrutura organizacional, liderança, poder e cultura Fundamentos de organização 2 Estrutura organizacional A estrutura organizacional é o resultado final do

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão

Leia mais

TEORIA DA CONTINGÊNCIA

TEORIA DA CONTINGÊNCIA TEORIA DA CONTINGÊNCIA Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br O que é Contingência Incerteza, eventualidade. Algo que pode ocorrer ou não a depender das circunstâncias. nome: evento ou situação

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional

FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial. Estrutura Organizacional FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO A busca do essencial Estrutura Organizacional SUMÁRIO 1. A grande vilã 2. A estrutura é uma estratégia 3. Condicionantes e componentes 4. Elementos definidores da estrutura

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Organização, Sistemas e Métodos Aula 6 Departamentalização (cont) Centralização X descentralização Delegação Linha X Assessoria Conceitos Aula passada Departamentalização Tipos Vantagens e desvantagens

Leia mais

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Abordagem Contingencial. Professor Rafael Ravazolo. Administração Abordagem Contingencial Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração 1. ABORDAGEM CONTINGENCIAL Conforme o dicionário Caldas Aulete, Contingência é: possibilidade

Leia mais

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional

ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES. Estruturas - Finalidade. Modelos Contemporâneos de Organização. Elementos da estrutura organizacional Modelos Contemporâneos de Organização ESTRUTURA DAS ORGANIZAÇÕES Prof. Me. José Antonio Ulhôa Cintra Ferreira 1 Estruturas - Finalidade Resultado de um processo através do qual: Distribui-se a autoridade;

Leia mais

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Princípios da Organização do Trabalho. Professor Rafael Ravazolo. Administração Princípios da Organização do Trabalho Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX PRINCÍPIOS DA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Há seis elementos-chave ajudam um

Leia mais

2.2 Elementos formais e informais

2.2 Elementos formais e informais 2.2 Elementos formais e informais A produtividade de um grupo e sua eficiência estão estreitamente relacionadas não somente com a competência de seus membros, mas, sobretudo com a solidariedade de suas

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS CAPÍTULO 02 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA GESTÃO DE PESSOAS A Gestão de Pessoas em um Ambiente Dinâmico e Competitivo As Mudanças e Transformações no Cenário Mundial. As Mudanças e Transformações na Função

Leia mais

Desenho Organizacional

Desenho Organizacional Desenho Organizacional Prof. Paulo Cesar F. de Oliveira, BSc, PhD 1 Processos Gerenciais Seção 1.1 Requisitos do desenho organizacional 2 1 Processos Gerenciais 3 Processos Gerenciais Seção 1.2 CaracterísFcas

Leia mais

Imagens da Organização

Imagens da Organização Duas abordagens críticas: Organização como Máquina Organização como Organismo Vivo 1 Organização como máquina Maquinas são instrumentos precisos e programados para execução de atividades específicas e

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO 01. (ESAF) Admitida à classificação dos planos em planos-fins e planos-meios. Os primeiros deverão dispor sobre: a) Os objetivos e metas desejadas. b) As políticas e diretrizes a serem observadas.

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Organizações, Sistemas e Métodos Estruturas Organizacionais Material desenvolvido com base em: CURY, Antonio. Organização e métodos: uma visão holística. São Paulo: Atlas, 2000. 1 Funções básicas 1. Realizar

Leia mais

Estrutura Organizacional

Estrutura Organizacional Facebook.com/profflaviotoledo Instragram.com/profflaviotoledo Prof. Flávio Toledo _ facebook e Instagram - @profflaviotoledo CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização

Leia mais

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização

Disciplina: Comportamento Organizacional. Assunto: Departamentalização Disciplina: Comportamento Organizacional Assunto: Departamentalização Prof Ms Keilla Lopes Mestre em Administração pela UFBA Especialista em Gestão Empresarial pela UEFS Graduada em Administração pela

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br CONCEITO BÁSICO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A Função Organização: Organização da empresa é a ordenação e o agrupamento de atividades

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha Técnico em Administração Organização Sistemas e Métodos Prof. Aílson Página 1 de 16

Colégio Estadual Juracy Rachel Saldanha Rocha Técnico em Administração Organização Sistemas e Métodos Prof. Aílson Página 1 de 16 Página 1 de 16 Organização Formal A organização formal compõe-se de camadas hierárquicas ou níveis funcionais estabelecidos pelo organograma e com ênfase nas funções e nas tarefas. Esses níveis são definidos

Leia mais

Princípios da Organização do Trabalho

Princípios da Organização do Trabalho Pergunta Até que ponto as atividades podem ser subdivididas em tarefas separadas? Qual a base (critério) para o agrupamento das tarefas? A quem as pessoas/grupos vão se reportar? Quantas pessoas cada chefe

Leia mais

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker)

Aspectos Administrativos Comuns às Organizações (segundo Drucker) Apostila : Teoria Neoclássica da Administração Apesar da influência das ciências do comportamento sobre a teoria administrativa os pontos de vista dos autores clássicos nunca deixaram de ser considerados.

Leia mais

Gestão de Negócios (7)

Gestão de Negócios (7) Gestão de Negócios (7) MODELO: CONFIGURAÇÕES DE MINTZBERG Prof. Dr. Hernan E. Contreras Alday A grande idéia Usando as configurações básicas de Henry Mintzberg, pode-se categorizar ou até tipificar organizações.

Leia mais

Facebook.com/prof.marcelomarques ESTRUTURA LINEAR ESTRUTURA FUNCIONAL ESTRTURUA LINHA STAFF 1 ESTRUTURA LINEAR chefia como fonte exclusiva de autoridade. As ordens seguem por via hierárquica. Cada empregado

Leia mais

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. - -

Departamentalização. Por José Luís Carneiro. -  - Departamentalização Por José Luís Carneiro - www.jlcarneiro.com - Definição (...) agrupamento, de acordo com um critério específico de homogeneidade, das atividades e correspondentes recursos (...) em

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO MARKETING NO ORGANOGRAMA DE UMA EMPRESA INSTITUTO MACEIÓ DE EDUCAÇÃO E CULTURA - IMEC FACULDADE DA CIDADE DE MACEIÓ - FACIMA ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS AFRANIO JORGE/GREICY KELLY/EDSON PRAZERES NAYANNE MESSIAS/ROSEANY LOPES/RUSSINILDO DA SILVA

Leia mais

Desenvolvimento Organizacional - DO

Desenvolvimento Organizacional - DO Desenvolvimento - DO Mudança Mudanças nos métodos de produção: processo, localização do trabalho, disposição das áreas de trabalho, materiais, maquinaria, ferramentas, equipamentos, segurança manutenção.

Leia mais

O que veremos neste ponto?

O que veremos neste ponto? O que veremos neste ponto? Organização formal x Organização Informal Cultura e Clima Organizacional Tipos de Estrutura Organizacional Departamentalização Exercícios Organização = agrupamento de atividades,

Leia mais

Funções de Administração

Funções de Administração Funções de Administração Organização A Língua Portuguesa, como outros idiomas, utiliza uma mesma palavra com diversos significados. Neste curso, você já viu ou ainda verá algumas palavras ou expressões

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02

LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 LISTA DE EXERCÍCIOS AULA 02 1. (FCC / TRF 5ª Região / 2012) A teoria administrativa que se relaciona à múltipla abordagem com enfoque na organização formal e informal e análise Intraorganizacional e Interorganizacional

Leia mais

08. Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura.

08. Segundo a teoria de sistemas, as funções de um sistema independem de sua estrutura. TEORIAS, ESTRUTURA, MUDANÇA E DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL 01. O fato de os empregados desenvolverem sua própria maneira de executar as tarefas constitui quadro similar ao preconizado pela teoria da

Leia mais

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO

TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO Profa Giselle Pavanelli 5ª Aula Como explicar a Teoria Comportamental? Contexto da Teoria Comportamental A organização como organismo vivo As Relações Humanas Hierarquia das Necessidades

Leia mais

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA

UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA UFPB CCTA/DTH/CURSO DE TURISMO GESTÃO DE MEIOS DE HOSPEDAGEM INTRODUÇÃO A ESTRUTURA ORGANIZACIONAL HOTELEIRA O que é estrutura organizacional? A estrutura da organização pode influenciar atitudes e comportamentos;

Leia mais

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Administração Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana Tema 01 Apresentação do PEA. Fundamentos

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Organização. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Organização Professor: Roberto César ORGANIZAÇÃO LINEAR A organização do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga. Origem: Organização dos antigos exércitos

Leia mais

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão

Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão Estruturas inovativas: Novos modelos de gestão. Contexto: mundo atual sofre mudanças muito rápidas, afetando a capacidade das organizações se adaptarem. Características do novo ambiente organizacional:

Leia mais

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores.

04. Os líderes não devem considerar a comunicação informal, pois ela prejudica o trabalho e o desempenho dos colaboradores. TEORIAS E FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS 01. A função gerencial de planejamento abrange a definição de metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançá-las e o desenvolvimento

Leia mais

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil

1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil 1 Evolução da administração. 1.1 Principais abordagens da administração (clássica até contingencial). 1.2 Evolução da administração pública no Brasil (após 1930); reformas administrativas; a nova gestão

Leia mais

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho

Aula 01 A. Administração Pública Aula 01 A Prof. Marcelo Camacho. Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho Administração Pública Estrutura Organizacional Professor: Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br 1 Administração Pública AJAA TRT-20 Olá, pessoal! Vamos à segunda parte de nossa segunda aula. Trataremos

Leia mais

Noções de Administração Pública

Noções de Administração Pública Noções de Administração Pública Estrutura Organizacional Professor Marcelo Camacho www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Marcelo Camacho 1 Olá, pessoal! Estou aqui para estudar

Leia mais

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01)

Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Disciplina Análise Organizacional 4º Período Administração 2013/2 Etapa 03 Análise da Estrutura (continuação 01) Agenda: O que é Estrutura Organizacional 1. Relembrando

Leia mais

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Administrar é tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e Controlar Lacombe = PO2CRhL Planejar,

Leia mais

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública

Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Rodrigo Rennó Administração Geral e Pública Estrutura e Estratégia Organizacional parte 5. Fatores que influenciam a estrutura. A definição da estrutura correta para uma determinada organização depende

Leia mais

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7

17/05/2016. Administração Geral / Estratégia e Planejamento. - Teorias administrativas e estratégia - Estudo de Caso 7 Administração Geral / Estratégia e Planejamento Estudo de Caso 7 - Teorias administrativas e estratégia - Prof. Renato Fenili Maio de 2016 1. de planejamento estratégico As escolas (bem como as categorias

Leia mais

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges

Teoria da Contingência. Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Prof. Me. Wesley Vieira Borges Teoria da Contingência Não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. Há uma relação funcional

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Organização, Sistemas e Métodos. Estruturas de Mintzberg Parte 1. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Organização, Sistemas e Métodos Parte 1 Prof.ª Karen Estefan Dutra Estrutura em cinco configurações Núcleo Operacional Cúpula Estratégica Linha Intermediária Tecnoestrutura Assessoria

Leia mais

Governadoria. Secretaria da Educação

Governadoria. Secretaria da Educação Fonte: http://centraldefavoritos.wordpress.com/2010/12/23/estrutura-eestrategia-organizacional/ em 25 de agosto de 2013 MC CURSOS PROF. ROBERTO CÉSAR Estrutura e Estratégia Organizacional. 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

Conceito e tipos de estrutura organizacional

Conceito e tipos de estrutura organizacional Conceito e tipos de estrutura organizacional Organização: um tipo de associação em que os indivíduos se dedicam a tarefas complexas e estão relacionados entre si por um estabelecimento consciente e sistemático

Leia mais

Teoria da Contingência -

Teoria da Contingência - 1 CONTINGÊNCIA [Do lat. contingentia.] Substantivo feminino. 1. Qualidade do que é contingente. 2. Incerteza sobre se uma coisa acontecerá ou não. 3. Com. Cota, quinhão, contingente. A estrutura da empresa

Leia mais

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão

A organização precisa de ter uma finalidade: Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão Teoria Organizacional A organização precisa de ter uma finalidade: Eficácias organizacionais avi01 Clara noção sobre porque existe e sobre o que quer realizar, de forma enquadrada na sua missão e metas

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Teoria clássica da Administração Período 2008 2016 1) FGV Analista Legislativo (SEN)-2008 Frederick M. Taylor concluiu que os executores de tarefas não tinham experiência

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos.

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos. 1 Quatro Funções da Administração PODC Planejar é examinar o futuro e traçar objetivos e um plano

Leia mais

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni

Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor Especialista: Cássio Fernando Simioni GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Curso: Engenharia Elétrica

Leia mais

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal.

Modelos Estruturais. Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Modelos Estruturais Burocrático: controle, regras, verticalização, hierarquia rígida, especialização, centralização, autoridade formal. Adhocrático: pós-burocrático - flexibilidade, downsizing, horizontalização,

Leia mais

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França

TEORIA CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO. HENRI FAYOL França DA ADMINISTRAÇÃO HENRI FAYOL França HENRI FAYOL 1841-1925 Nasceu em Constantinopla, morreu em Paris. Desenvolveu a Teoria Clássica na França. Engenheiro de Minas aos 25 anos. Gerente Geral aos 47 anos.

Leia mais

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MODELOS DE GESTÃO AULA 05 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL AS ORGANIZAÇÕES: ESTRUTURA Estrutura: (latim) structūra: ação ou modo de edificar ou de construir, aquilo que se construiu Structum: reunir, juntar, arrumar

Leia mais

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS

CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS Renato Lacerda Administração Pública Brasília, junho de 2011 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL: DEFINIÇÕES É o arcabouço que, formal ou informalmente, estabelece

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. O responsável (gestor) do projecto. A estrutura organizacional

ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS. O responsável (gestor) do projecto. A estrutura organizacional ORGANIZAÇÃO E ANÁLISE DE PROJECTOS O responsável (gestor) do projecto A estrutura organizacional Pontos prévios ao desenvolvimento de um projecto Cabe aos responsáveis da organização (Administração) Escolha

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS

Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Universidade Federal de Pelotas Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Pecuária GESTÃO DE PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS Francielle Bado - Márcio Erpen Lima - Guilherme Nunes Bolzan DESENVOLVENDO PESSOAS

Leia mais

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul

[Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. Campus Virtual Cruzeiro do Sul [Ano] ESTRUTURA ORGANIZACIONAL UNIDADE : ESTRUTURA ORGANIZACIONAL MATERIAL TEÓRICO Responsável pelo Conteúdo: Profa. Ms. Andréia de Carvalho Andrade 2 1- Fundamentos de organização Em uma empresa tem-se

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê?

08/05/2017. Curso: Engenharia Elétrica - 7º Semestre Professor:Eng.º CivilCássio Fernando Simioni. Quem? Como? Com o quê? O quê? Por quê? GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGICAS Uma organização é uma combinação

Leia mais

Cristiana Duran Administração Aula 6

Cristiana Duran Administração Aula 6 Cristiana Duran Administração Aula 6 Evolução Histórica da Administração Parte 6 TEORIA NEOCLÁSSICA (Escola Operacional, Escola do Processo Administrativo ou ainda Abordagem Universalista da Administração)

Leia mais

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Estrutura Oganizacional. Professor Rafael Ravazolo. Administração Estrutura Oganizacional Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX ESTRUTURA ORGANIZACIONAL A estrutura organizacional é o resultado da identificação,

Leia mais

Núcleo de Materiais Didáticos 1

Núcleo de Materiais Didáticos 1 Gestão de Talentos e Mapeamento por Competências Aula 1 Prof a Cláudia Patrícia Garcia claudiagarcia@grupouninter.com.br MBA em Gestão de Recursos Humanos Mini Currículo Administradora Marketing EAD Metodologia

Leia mais

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos

Organização, Sistemas e Métodos. Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos Organização, Sistemas e Métodos Aula 4 Amplitude de Controle; Níveis Administrativos OSM Bibliografia OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças, Sistemas, Organizações & Métodos, 17 a Edição, Editora Atlas, São

Leia mais

AULA I CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS

AULA I CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS AULA II CARACTERÍSTICAS BÁSICAS DAS ORGANIZAÇÕES FORMAIS MODERNAS: TIPOS DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL, NATUREZA, FINALIDADES E CRITÉRIOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO MODERNA É um sistema aberto cujos

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Clássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Clássica Professor: Roberto César Abordagem Clássica da Administração Administração Científica Taylor Ênfase nas Tarefas Abordagem Clássica da Administração Teoria

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO Organização, Processo e Estruturas Paula Cruz 1 Organização Processo de estabelecer relações entre as pessoas e os recursos disponíveis tendo em vista os objectivos que a empresa como um todo se propõe

Leia mais

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016

Análise e Descrição de Cargos. Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: Jul/2016 Análise e Descrição de Cargos Matéria: Cargos e Salários Debora Miceli Versão: 2.0 - Jul/2016 Descrição de Cargos De acordo com Chiavenato (2009, p. 230) a descrição de cargos é um processo que consiste

Leia mais

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS ESTRUTURA ORGANIZACIONAL ORGANIZAÇÕES ESPORTIVAS EVENTOS DIMENSÕES ECONÔMICAS E ADMINISTRATIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE Gestão Planejamento Organização Seleção e contratação Comunicação Tomada

Leia mais

Delegação, centralização e descentralização

Delegação, centralização e descentralização Delegação, centralização e descentralização Amplitude de controle PROF. DACIANE DE O. SILVA DISCIPLINA- OSM Referência: REBOUÇAS, Djalma de Oliveira DELEGAÇÃO Definição : A Delegação pode ser definida

Leia mais

CSE Métodos e Processos na Área Espacial

CSE Métodos e Processos na Área Espacial CSE-300-4 Métodos e Processos na Área Espacial Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais L.F.Perondi Engenharia e Tecnologia Espaciais ETE Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof.

ADMINISTRAÇÃO GERAL. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. A Nova Lógica das Organizações e Capital Intelectual. Prof. ADMINISTRAÇÃO GERAL Prof. Fábio Arruda A nova lógica das organizações A velocidade das mudanças e os desafios do mundo globalizado estão conduzindo a um sentido de emergência quanto à adaptabilidade das

Leia mais

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha

Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS. Prof. Léo Noronha Unidade I PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Prof. Léo Noronha Introdução aos processos organizacionais Qualquer tamanho de empresa, até as informais ou do terceiro setor. Visão moderna de gestão organizacional,

Leia mais

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde

Prof. Dr. André Lucirton Costa. Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Redes de Serviços e Modelos de Organizações de Saúde Estrutura organizacional Prof. Dr. André Lucirton Costa Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Organizações de Saúde Estrutura Organizacional

Leia mais

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo.

Administração. Direção. Professor Rafael Ravazolo. Administração Direção Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Aula XX DIREÇÃO Seguindo o fluxo do Processo Organizacional, logo após o Planejamento e a Organização tem-se

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TRT/15 SUMÁRIO

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - TRT/15 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. PROCESSO ADMINISTRATIVO...03 2. PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA...23 3. GESTÃO DA QUALIDADE...36 4. DECRETO Nº 9094/2017...45 5. MODELO DE GESPÚBLICA...51 6. GESTÃO DE PROJETOS...56 7. GESTÃO

Leia mais

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração

Introdução à Administração Geral 05/06/2014. Introdução à Administração. Humberto Arantes 1. Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração Introdução à Administração Unidade 08 Abordagem Neoclássica da Administração www.humbertoarantes.com.br @HumbertoArante1 62 9293 0587 1 A Abordagem Neoclássica nada mais é do que a redenção da Abordagem

Leia mais

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 2 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 2 LEONARDO FERREIRA 1.Planejamento 2.Organização Processo Administrativo 3.Direção 4. Controle 2 O processo Organizacional(1) O planejamento, organização, direção

Leia mais

Evolução do Pensamento

Evolução do Pensamento Unidade IV Evolução do Pensamento Administrativo Prof. José Benedito Regina Conteúdo da disciplina EPA Parte 1 - conceitos gerais da administração Parte 2 - evolução histórica: Abordagens administrativas

Leia mais