AULA DE COLORPUNTURA E CROMOTERAPIA. INSTITUTO Long Tao CAMILLE ELENNE EGÍDIO PROFESSORA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA DE COLORPUNTURA E CROMOTERAPIA. INSTITUTO Long Tao CAMILLE ELENNE EGÍDIO PROFESSORA"

Transcrição

1 AULA DE COLORPUNTURA E CROMOTERAPIA INSTITUTO Long Tao CAMILLE ELENNE EGÍDIO PROFESSORA

2 DEFINIÇÃO A Cromoterapia é um sistema holístico de tratamento muito potente, sendo que não somente trata de doenças físicas, mas também consegue chegar às raízes de muitos problemas emocionais.

3 HISTÓRIA ATLÂNTIDA (9600 a.c)

4 HISTÓRIA EGITO ( a.c.)

5 HISTÓRIA BABILÔNIA (1950 a.c)

6 HISTÓRIA Desenvolvida nos anos 70 pelo médico naturopata alemão Peter Mandel, a colorpuntura tem como filosofia a certeza de que a doença nada mais é do que uma informação incorreta na comunicação entre as células. Segundo a ciência, a comunicação intracelular é feita através de energia luminosa, ou seja, fótons. Assim, Mandel defende que a irradiação de uma determinada cor por estes pontos pode corrigir esse erro, levando à cura.

7 HISTÓRIA Para cada tipo de distúrbio, seja hormonal, endócrino ou degenerativo, existem as respectivas combinações de pontos e cores. A colorpuntura reorganiza o sistema energético corporal, sem acrescentar nada além do que o organismo já dispõe.

8 HISTÓRIA O seu embasamento científico vem da moderna biofísica, após a descoberta de que a principal comunicação e informação entre as células do nosso corpo é feita através de vibrações e impulsos luminosos. Luz e luzes coloridas são a linguagem das nossas células e esta sua intercomunicação é a base para o bom funcionamento de todas as funções orgânicas. O efeito da luz é muito sutil, seu movimento é rápido e penetra profundamente nas células.

9 FUNCIONAMENTO Cada cor do espectro luminoso (as 7 cores do arco íris) tem um comprimento de onda e freqüência vibratória específica e, aplicada corretamente, estimula a comunicação intracelular quando em desarmonia, instruindo o organismo a restabelecer o equilíbrio entre as mesmas, promovendo assim a cura, tanto física como emocional.

10 COR VERMELHA A cor vermelha é boa para dar mais vitalidade e atividade, fortalecer o corpo e dar mais energia física ao senso de autoestima, desenvolver o desejo e a sexualidade, fortalecer as energias vitais, ativar processos iminentes de transformação, dar energia suficiente à pessoa que trabalha como curadora, tudo aquilo de precisa aumentar sua energia.

11 COR VERMELHA Estimula o sistema nervoso, ativando os sentidos sensoriais, favorece a vitalidade, aumentando a hemoglobina, ajuda no bom funcionamento do fígado, ativa o sistema circulatório e muscular, auxilia nos casos de anemia, emagrecimento, resfriados, reumatismo, nutrição deficiente e depressão. Pode reativar funções já degeneradas do organismo, estimula o metabolismo e promove os processos de eliminação de resíduos através da pele, promovendo a purificação de eritemas, pústulas e pruridos. Pode intensificar as funções do corpo, mas também pode excitar e superestimular.

12 COR VERMELHA O vermelho deve ser usado na cromoterapia de modo muito cauteloso e bem direcionado, não deve ser utilizado por pessoas muito nervosas, agitadas, com problema de úlceras, pressão alta e agressividade. O excesso de vermelho torna as pessoas agressivas, briguentas e irritadiças, provoca insônia e pode causar prisão de ventre, super estimula o organismo e promove processos inflamatórios, torna a pessoa ávida ou viciada. MERIDIANOS: INT. GROSSO INT. DELGADO AQ. INF. PONTOS: IG4(hegu) ID4(wangu) TA4(yangchi)

13 COR LARANJA É a cor mais energética, tem efeito estimulante, é a mais importante cor de cura para a melancolia. A cor laranja é boa para fortalecer o senso de autoestima, auxiliar no processo de tomada de decisão, assumir uma nova postura, construir uma nova casa, uma vida social na qual de cultivam muitos contatos externos, fortalecer as respostas aos estímulos, dar mais vivacidade e estimular a vontade de aprender.

14 COR LARANJA É energizadora e tonificante, auxilia o aparelho respiratório e o funcionamento da tireóide, é uma cor importante para a saúde, ajudando a assimilação dos alimentos, eleva o otimismo, propicia a eliminação de gases do estômago e do intestino, tem a capacidade de fixar o cálcio no corpo físico, atuando sobre os ossos, elimina as gorduras do sangue. Pode transmitir a alegria de viver, atua de modo geral, solucionando problemas e tornando a pessoa mais aberta e ativa, elimina o acúmulo de gases no tubo digestivo, estimula a boa atividade estomacal, ajuda a desintoxicar e a esvaziar o estômago, alivia cãibras e dores musculares.

15 COR LARANJA É importante para os pulmões e estimula a capacidade respiratória. Atua contra o soluço, ajuda no tratamento do raquitismo e fortalece a construção da estrutura óssea e dos dentes, equivale à ação do cálcio. Promove a atividade da tireóide e atua de modo estimulante. Ajuda na gravidez. O laranja não deve ser utilizado por pessoas com excesso de sensualidade. O excesso de laranja pode exagerar o desejo por alimentos e a sexualidade, leva à confusão e falta de objetivos, possuir possessividade exagerada. MERIDIANO: BAÇO/PÂNCREAS BEXIGA PONTOS: BP3(taibai) B64(jinggu)

16 COR AMARELA Representa uma mente desperta e a capacidade de análise, bem como a comunicação, a flexibilidade e o intercâmbio. O amarelo é também a cor da maturidade pura e simples. A cor amarela aumenta o ânimo, o conhecimento e o intelecto, a pessoa que está em busca da verdade, ordenar os pensamentos e poder se concentrar melhor, proporcionar clareza às correlações mentais, ajudar pais e pedagogos a estimularem a organização de idéias de seus filhos e alunos, fortalecer a criatividade mental.

17 COR AMARELA Estimula os sistemas motor e muscular, favorece o intelecto, auxilia os órgãos da digestão e do intestino, elimina as impurezas do sangue, equilibra o plexo solar, ajuda a reconstituir as células, atua nos casos de gripes, diabete, dores de cabeça e problemas hepáticos. Estimula os intestinos e o pâncreas (também na diabete), ajuda o fígado a produzir suco biliar e promove desintoxicação do organismo, tem ação estimulante sobre o estômago e os rins. Estimula o movimento peristáltico dos intestinos, ajuda a eliminar vermes e parasitas. Promove o fluxo linfático, estimula o sistema nervoso autônomo e o motor, ajudando nos sintomas de paralisia.

18 COR AMARELA Pode promover, nos casos de apatia e falta de interesse pelo presente, uma nova atenção ativa pelo mundo. Pode despertar nova esperança nos casos de resignação e também com os doentes que desistiram de se curar. Aplicada sobre o plexo solar, pode fortalecer a vontade de viver, acalma o baço. O amarelo também fortalece os olhos e os ouvidos e em alguns casos também ajuda na artrite e na neurite. O amarelo não deve ser utilizado por pessoas autoritárias, que tenham problemas de coração e histerias. O excesso de amarelo estimula tendências à inveja e ao ciúme, leva à propensão de querer absorver mais do que se pode processar, exagera o desejo de reconhecimento.

19 COR AMARELA MERIDIANOS: ESTÔMAGO AQ. MÉDIO PONTOS: E42(chongyang) TA4(yangchi)

20 COR VERDE Representa crescimento terreno e as energias da natureza que dão estrutura e substância à vida. O verde simboliza a esperança e a satisfação. Ele é a mais importante cor de cura. A cor verde é utilizada para proteger contra influências externas indesejadas, alcançar uma atitude neutra em termos mentais e psicossomáticos, o equilíbrio anímico, captar e harmonizar energias dispersas, principalmente nos casos de esgotamento.

21 COR VERDE Ativa a glândula pituitária, mantém em equilíbrio o sistema nervoso, auxilia nos problemas cardíacos e emocionais, elimina a insônia, a tensão nervosa e a irritação, é restauradora física e mental, purifica a aura, ajuda a limpar as infecções no corpo. O verde esmeralda favorece o chakra do plexo solar, através da sua ação tranqüilizadora.

22 COR VERDE Pode ainda curar congestões e bloqueios agudos, aliviar e curar processos inflamatórios, inchaços e dores. Atua de modo favorável sobre os olhos hipertensos e fortalece a visualização dos níveis relacionados com a cor púrpura. Pode harmonizar flutuações do estado de espírito e dar um novo equilíbrio nos casos insatisfação e impaciência, estimula a glândula pituitária (hipófise) e a harmoniza. Promove a regeneração das células musculares e das células dos tecidos conjuntivos. Destrói bactérias, purifica o organismo e, assim, inibe os processos de degeneração, atuando como antiséptico. Além disso, protege contra influências mentais indesejadas.

23 COR VERDE O verde é a mais importante cor terapêutica, no entanto não deve ser utilizado por longo período de tempo. O excesso de verde pode amortecer a capacidade de sentimentos e o amor do coração, pode levar à neutralização dos problemas emocionais não-resolvidos que, então, voltarão a emergir sobre outra forma. MERIDIANOS: CORAÇÃO RINS FÍGADO PONTOS: C7(shenmen) R3(taixi) F3(taichong)

24 COR AZUL Corresponde à reserva e à introversão, representa a consciência superior e as profundezas da alma. O azul simboliza a fidelidade. A cor azul é boa para melhorar a concentração, praticar a retidão de caráter e cultivar a pureza da alma, fortalecer o fluxo de energia entre a consciência,a subconsciência e a consciência superior, aprender a distanciar-se, interior e exteriormente.

25 COR AZUL Tem efeito calmante e suavizante, fortalece a glândula pineal, auxilia na meditação bem como em problemas ou bloqueios da garganta e da pele, ajuda a combater a insônia, estados febris e úlceras, tem efeito restaurador do sistema nervoso e do sistema muscular. Pode baixar a pressão arterial alta, ajuda nas alergias cutâneas de fundo nervoso, acalma, traz clareza mental e pode equilibrar explosões emocionais, pode resolver tensões e problemas orgânicos de fundo nervoso.

26 COR AZUL Proporciona um sono tranqüilo, pode baixar a febre e tem efeito antiinflamatório. Na febre, a cor azul atua como sudorífico ajudando a expelir substâncias tóxicas, estimula a glândula pineal (hipófise) e, com isso, constrói nova vitalidade. O azul não deve ser utilizado nas gripes, problemas de coração, má circulação do sangue e desânimo. O excesso de azul estimula a perda do senso de realidade terrena, pode desacelerar e obstruir a atividade dos pensamentos, pode provocar pesadelos. MERIDIANOS: PULMÃO AQ. SUPERIOR PONTOS: P9(taiyuan) TA4 (yangchi)

27 COR ÍNDIGO Acalma a atividade da tireóide, tem efeito anestésico, estimula o chakra frontal, põe para fora os elementos negativos mentais e auxilia a fabricação de elementos mais elevados, ajuda nos tratamentos mentais, nas dores de cabeça e de abdômen, nos problemas oculares e auditivos, normaliza a corrente sanguínea, age como coagulador.

28 COR ÍNDIGO Harmoniza a respiração irregular e pesada. Alivia as hemorróidas. Atua de modo adstringente, podendo estancar as secreções e, assim, prevenir a propagação de abscesso. Estimula a formação de fagócitos ajudando na cura mais rápida de feridas. Atua de modo calmante na agitação excessiva e na hiperatividade. Alivia dores fortes e agudas, ajuda a reduzir inchaços e tumores. Pode deter sangramentos nasais e ajuda na cura de inflamações nervosas. MERIDIANOS: VESÍCULA BILIAR PONTOS: VB40(qiuxu)

29 COR VIOLETA É a cor da energia cósmica, da inspiração e da experiência espiritual. A cor violeta é boa para a purificação e portanto, a cura dos níveis físico, emocional e mental. Leva a uma consonância harmoniosa todas as camadas do corpo e da aura, ajuda a encontrar novos caminhos para a espiritualidade e elevar nossa intuição espiritual.

30 COR VIOLETA Estimula o funcionamento do baço, abranda a atividade cardíaca e limpa o sangue, expele do organismo as toxinas e favorece a fabricação das células de defesa, retira a irritação, a raiva e mantém o equilíbrio das emoções, ajuda a cicatrizar cortes e feridas, auxilia na diminuição dos temores e ansiedades, nos problemas renais e de bexiga, na má digestão, na tosse e na asma. Atua purificando o organismo, tanto nas impurezas exteriormente visíveis (por exemplo, a acne) quanto nos sentimentos interiormente perceptíveis, que, de um modo ou de outro, queremos eliminar. Fortalece a atividade do baço, e com isso a capacidade de defesa do organismo.

31 COR VIOLETA Atua de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre outros músculos. Harmoniza a hiperatividade do pâncreas. Equilibra os vasos linfáticos sobrecarregados. Promove a formação de leucócitos (glóbulos brancos do sangue que agem na defesa do organismo). Promove o equilíbrio vibracional entre os dois hemisférios do cérebro. Pode ser útil para a abertura da nossa consciência às experiências em níveis nãomateriais e para o estímulo da intuição e da inspiração. O violeta não deve ser utilizado nas depressões e esquizofrenias. O excesso de violeta pode provocar confusão mental e espiritual, pode levar a depressões e à alienação da vida. MERIDIANO: VESÍCULA BILIAR PONTO: VB40(qiuxu)

32 CHAKRAS

33 CHAKRAS Chacras ou xacras, também conhecidos pela grafia chakras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro do corpo humano (nadis) por onde circula a energia vital (prana) que nutre órgãos e sistemas. Existem várias rotas diferentes e independentes por onde circula esta energia. Os chakras são os pontos onde essas rotas energéticas estão mais próximos da superfície do corpo.

34 Muladhara (Chacra Raiz) Nome em sânscrito: MULADHARA ("Base e fundamento"; "Suporte") Localização: Base da Espinha. Cor: Vermelho. Elemento: Terra. Funções: Traz vitalidade para o corpo físico. Qualidades Positivas: Coragem, Estabilidade. Individualidade, Paciência, Saúde, Sucesso e Segurança. Qualidades Negativas: Insegurança, Raiva, Tensão e Violência. O primeiro chacra (conhecido como Chacra Base ou Raiz), situado na base da espinha dorsal, relaciona-se com o poder criador da energia sexual. Quando esse chacra está enfraquecido indica distúrbios da sexualidade ou disfunções endócrinas. Quando excessivamente energizado, indica excesso de hormônios, sexualidade exacerbada ou até mesmo a presença de um tumor no local.

35 Swadhisthana (Chacra órgão genital e base da barriga) Nome em sânscrito: SWADHISTANA ("Morada do Prazer") Localização: Abaixo do umbigo. Cor: Laranja. Elemento: Água. Funções: Força e vitalidade física. Qualidades Positivas: Assimilação de novas ideias, Dar e Receber, Desejo, Emoções, Mudanças, Prazer, Saúde e Tolerância. Qualidades Negativas: Confusão, Ciúme, Impotência, Problemas da bexiga e Problemas Sexuais. O segundo chacra também chamado esplênico, sacro ou do baço, é responsável pela energização geral do organismo, e por ele penetram as energias cósmicas mais sutis, que a seguir são distribuídas pelo corpo. Quando esse chacra é estimulado, propicia uma boa captação energética.

36 Manipura (Chacra do umbigo) Nome em sânscrito: MANIPURA ("Cidade das Jóias") Localização: Zona da barriga. Cor: Amarelo. Elemento: Fogo. Funções: Digestão, emoções e metabolismo. Qualidades Positivas: Auto controle, Autoridade, Energia, Humor, Imortalidade, Poder pessoal e Transformação. Qualidades Negativas: Medo, Ódio, Problemas digestivos e Raiva. O terceiro chacra (conhecido como Chackra do Plexo Solar) localiza-se na região do umbigo ou do plexo solar, e está relacionado com as emoções. Quando muito energizado, indica que a pessoa é voltada para as emoções e prazeres imediatos. Quando fraco sugere carência energética, baixo magnetismo, suscetibilidade emocional e a possibilidade de doenças crônicas.

37 Anahata (Chacra cardíaco) Nome em sânscrito: ANAHATA ("Invicto"; "Inviolado") Localização: Coração. Cor: Verde (cura e energia vital); Rosa (Amor). Elemento: Ar. Funções: Energiza o sangue e o corpo físico. Qualidades Positivas: Amor incondicional, Compaixão, Equilíbrio, Harmonia e Paz. Qualidades Negativas: Desequilíbrio, Instabilidade emocional, Problemas de coração e circulação. O quarto chacra situa-se na direção do coração. Relaciona-se principalmente com o timo e o coração. Sua energia corresponde ao amor e à devoção, como formas sutis e elevadas de emoção. Quando ativado desenvolve todo o potencial para o amor altruísta. Quando enfraquecido indica a necessidade de se libertar do egoísmo e de cultivar maior dedicação ao próximo. No aspecto físico, também pode indicar doenças cardíacas.

38 Localização: Na garganta. Cor: Azul claro. Elemento: Éter. Funções: Som, vibração, comunicação. Vishuddha (Chacra Laríngeo) Nome em sânscrito: VISHUDDHA ("O purificador") Qualidades Positivas: Comunicação, Criatividade, Conhecimento, Honestidade, Integração, Lealdade e Paz. Qualidades Negativas: Depressão, Ignorância e Problemas na comunicação. O quinto chacra fica na frente da garganta e está ligado à tireóide. Relaciona-se com a capacidade de percepção mais sutil, com o entendimento e com a voz. Quando desenvolvido, de forma geral, indica força de caráter, grande capacidade mental e discernimento. Em caso contrário, pode indicar doenças tireoidianas e fraquezas de diversas funções físicas, psíquicas ou mentais.

39 Ajña (Chacra Frontal) Nome em sânscrito: AJÑA ("O Centro de comando") Localização: Na testa, entre as sobrancelhas. Cor: Azul índigo. Elemento: Todos os elementos. Funções: Revitaliza sistema nervoso e a visão. Qualidades Positivas: Concentração, Devoção, Intuição, Imaginação, Realização da alma e Sabedoria. Qualidades Negativas: Dores de cabeça, Medo, Problema nos olhos, Pesadelos e Tensão O sexto chacra situa-se no ponto entre as sobrancelhas. Conhecido como "terceiro olho" na tradição hinduísta, está ligado à capacidade intuitiva e à percepção sutil. Quando bem desenvolvido, pode indicar um sensitivo de alto grau. Enfraquecido aponta para um certo primitivismo psico-mental ou, no aspecto físico, para tumores cerebrais.

40 Sahashara padma (Chacra Coroa) Nome em sânscrito: SAHASHARA ("O Lótus das mil pétalas") Localização: No topo da cabeça, bem no centro. Cor: Violeta Elemento: Todos os elementos. Funções: Revitaliza o cérebro. Qualidades Positivas: Percepção além do tempo e do espaço. Abre a consciência para o infinito. Qualidades Negativas: Alienação, Confusão, Depressão e Falta de Inspiração. O sétimo é o mais importante dos chakras, situa-se no alto da cabeça e relaciona-se com o padrão energético global da pessoa. Conhecido como chakra da coroa, é representado na tradição indiana por uma flor-de-lótus de mil pétalas na cor violeta. Através dele recebemos a luz divina. A tradição de coroar os reis fundamenta-se no princípio da estimulação deste chakra, de modo a dinamizar a capacidade espiritual e a consciência superior do ser humano.

CHAKRAS E ENERGIA VITAL

CHAKRAS E ENERGIA VITAL 1 CHAKRAS E ENERGIA VITAL A palavra chakra vem do sânscrito e significa "roda", "disco", "centro" ou "plexo". Nesta forma eles são percebidos como vórtices (redemoinhos) de energia vital, espirais girando

Leia mais

Os sete principais chacras do corpo.

Os sete principais chacras do corpo. CEIF - Centro Espiritualista Irmãos de Fé Desenvolvimento de médiuns em Umbanda 30ª PALESTRA CHACRAS (OU CHAKRAS) Os sete principais chacras do corpo. Chacras são, segundo a filosofia ioga, canais dentro

Leia mais

CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia)

CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia) EQUILIBRIO GERAL DO CORPO CHACRAS A CONSCIÊNCIA ESPIRITUAL (Filosofia Védica Índia) A palavra chakra vem do sânscrito e significa vortex de energia. Os vórtices são percebidos pelo vidente como, espirais

Leia mais

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO

XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO XI Simpósio Brasileiro de Aperfeiçoamento em Acupuntura e Terapias Orientas EBRAMEC - CIEFATO Material elaborado pela Direção e Coordenação da EBRAMEC Direção Geral: Reginaldo de Carvalho Silva Filho Coordenação

Leia mais

USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS

USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS USE SUAS PEDRAS E CRISTAIS Cristais e pedras para o uso terapêutico Os Cristais ou pedras semi-preciosas, são importantes canais energéticos de cura, equilíbrio e benefício, nas áreas física, mental, emocional

Leia mais

Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris

Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris Os Chacras, A Aura, A Psicologia e o Arco Íris Existe alguma relação entre as cores dos chacras, as cores da aura, as cores na psicologia e as cores do arco íris? O quê são os chacras? Os chacras, segundo

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO III ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Despertando os Chakras. Aumente sua energia, harmonia e equilíbrio com a meditação dos chakras.

Despertando os Chakras. Aumente sua energia, harmonia e equilíbrio com a meditação dos chakras. Despertando os Chakras Aumente sua energia, harmonia e equilíbrio com a meditação dos chakras. O Espírito Sahasrara Chakra Coronário Localização: Topo da cabeça Glândula: Epífese ou pineal Violeta Elemento:

Leia mais

FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI

FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI FRANKLIN MATTOS MESTRE EM REIKI MESTRE EM KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI Reg. Nº 500.086 SEMINÁRIO REIKI SISTEMA USUI NÍVEL I c Posição 01 Colocar as mãos sobre os olhos e a testa Trabalha a glândula

Leia mais

Seminário: Terapia pelos Passes

Seminário: Terapia pelos Passes 1 Atividade Integrativa Para a tarefa do passe, no plano espiritual, não basta boa vontade. São necessárias qualidades de ordem superior e conhecimentos especializados. Padrão superior de elevação mental

Leia mais

Acnes e problemas de pele: Jaspe Vermelha Pedra da lua Olho de tigre Quartzo Verde Quartzo Azul Lepidolita Quartzo leitoso.

Acnes e problemas de pele: Jaspe Vermelha Pedra da lua Olho de tigre Quartzo Verde Quartzo Azul Lepidolita Quartzo leitoso. Acnes e problemas de pele: Os problemas de acnes podem ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos por sebo e células mortas, ficando colonizados por bactérias que geram inflamação. Nesse

Leia mais

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869

Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Hippolyte Léon Denizard Rivail 03-10-1804-31-03-1869 Centros de Força são acumuladores e distribuidores de força espiritual, situados no corpo etéreo, pelos quais transitam os fluidos energéticos de uns

Leia mais

EXERCÍCIO E DIABETES

EXERCÍCIO E DIABETES EXERCÍCIO E DIABETES Todos os dias ouvimos falar dos benefícios que os exercícios físicos proporcionam, de um modo geral, à nossa saúde. Pois bem, aproveitando a oportunidade, hoje falaremos sobre a Diabetes,

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1

CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CURSO DE ACUPUNTURA CORPO ENERGÉTICO. Elaborado por Profa. Romana de Souza Franco. 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL CORPO ENERGÉTICO 1 CENTRO DE ESTUDOS FIRVAL INTRODUÇÃO: O corpo energético humano, às vezes chamado de corpo etéreo permeia e cerca o corpo físico sólido. É a soma dos campos de

Leia mais

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira

TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Indicadas para modelar o corpo e reduzir medidas; além de ser importante no combate contra a celulite; TRATAMENTOS ESTÉTICOS Professora: Debora Siqueira MASSAGEM MODELADORA Esta técnica,

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0

EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 EXERCÍCIOS ON LINE DE CIÊNCIAS 8 AN0 1- Que órgão do sistema nervoso central controla nosso ritmo respiratório? Bulbo 2- Os alvéolos são formados por uma única camada de células muito finas. Explique como

Leia mais

Massagem de Relaxamento

Massagem de Relaxamento Massagem de Relaxamento Realizada com óleos essenciais, jasmim, alfazema ou ylang ylang, os seus movimentos são lentos, suaves e envolventes, com efeito relaxante, restabelecendo o equilíbrio da área psico-emocional,

Leia mais

CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS. Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista

CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS. Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista CINCO ELEMENTOS E OS DESEQUILÍBRIOS ESTÉTICOS FACIAIS Por Luciana Silva Terapeuta Natural/Ortomolecular/Acupunturista Cinco Elementos e as Emoções Elemento Madeira Estação do Ano: Primavera Propriedade:

Leia mais

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DOS CHAKRAS

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DOS CHAKRAS DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA DOS CHAKRAS Os chakras são os centros de captação, armazenamento e distribuição de prána no corpo. Literalmente, chakra significa roda, disco ou círculo. Também recebem o nome

Leia mais

Conhecendo os Chakras

Conhecendo os Chakras Conhecendo os Chakras Razões para escrever sobre os chakras Acredito que o conhecimento dos chakras pode nos ajudar na nossa busca pelo equilíbrio dos nossos quatro corpos: físico, mental, emocional e

Leia mais

O poder do elemento Éter. O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais

O poder do elemento Éter. O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais O poder do elemento Éter O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais 1 O poder do elemento Éter O elemento da Nova era Anjos - Mestres rituais manú 3 Índice Apresentação... 13 Os chackras... 24 Ativando

Leia mais

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS

VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS VIVER BEM OS RINS DO SEU FABRÍCIO AGENOR DOENÇAS RENAIS Leia o código e assista a história de seu Fabrício Agenor. Este é o seu Fabrício Agenor. Ele sempre gostou de comidas pesadas e com muito tempero

Leia mais

SISTEMA CIRCULATÓRIO

SISTEMA CIRCULATÓRIO SISTEMA CIRCULATÓRIO FUNÇÕES DO SISTEMA CIRCULATÓRIO: Transporte de substâncias : * Nutrientes para as células. * Resíduos vindos das células. *Gases respiratórios. * Hormônios. OBS: O sangue também pode

Leia mais

Jin Shin Jyutsu A arte do Criador através do Homem de Conhecimento e Compaixão

Jin Shin Jyutsu A arte do Criador através do Homem de Conhecimento e Compaixão 1 Jin Shin Jyutsu A arte do Criador através do Homem de Conhecimento e Compaixão ÉRICKA RAMOS Practitioner e Instrutora de autoaplicação. Organizadora dos cursos de Jin Shin Jyutsu em São Paulo. Licenciada

Leia mais

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda

02/04/2013. Glândula Pineal. Fernanda Fernanda 1 O PAPEL DA MENTE A mente permanece na base de todos os fenômenos mediúnicos. F.C.Xavier/André Luiz: Nos Domínios da Mediunidade, cap.1, p. 15-16) É o espelho da vida em toda a parte. Emmanuel

Leia mais

Sistemas do Corpo Humano

Sistemas do Corpo Humano Sistemas do Corpo Humano Sistema Digestório consegue energia e matéria prima. Cada órgão tem uma função específica no processo de transformação dos alimentos O QUE É UM SISTEMA????? Sistema Digestório

Leia mais

As Emoções e sua relação com os nossos orgãos.

As Emoções e sua relação com os nossos orgãos. As Emoções e sua relação com os nossos orgãos. Deva Shabdam Janete O Fígado Ele é responsável por desmoronar e armazenar e reconstruir a matéria. Se a vida de uma pessoa desmorona, e não consegue realizar

Leia mais

All rights reserved by Self-Realization Fellowship ÍNDICE

All rights reserved by Self-Realization Fellowship ÍNDICE ÍNDICE PARTE I A TEORIA DA CURA 1. POR QUE AS AFIRMAÇÕES FAZEM EFEITO... 19 O poder espiritual da palavra humana... 20 O poder que Deus deu ao homem... 21 O emprego da vontade, do sentimento e da razão...

Leia mais

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo

Sistema endócrino + Sistema nervoso. integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Sistema endócrino + Sistema nervoso integração e controle das funções do organismo Sistema endócrino Conjunto de glândulas endócrinas que secretam hormônio Relembrando Glândulas que liberam

Leia mais

Hórus Massagens. O seu espaço de massagens em Lisboa. Carta de massagens

Hórus Massagens. O seu espaço de massagens em Lisboa. Carta de massagens Hórus Massagens O seu espaço de massagens em Lisboa Carta de massagens holismo - Doutrina que concebe o indivíduo como um todo que não se explica apenas pela soma das suas partes, apenas podendo ser entendido

Leia mais

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões:

Recuperação. Células tecidos órgãos sistemas. - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: Recuperação Capítulo 01 - Níveis de organização Células tecidos órgãos sistemas - As células são as menores unidades vivas e são formadas por três regiões: A- Membrana Plasmática - Revestimento da célula;

Leia mais

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos

Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos Ficha Informativa da Área dos Conhecimentos 1 Organização das Aulas Uma aula de Educação Física é composta por três partes sequenciais, cada uma com objetivos específicos. 1.1 Parte Inicial A parte inicial

Leia mais

Deixo, em baixo, o significado de algumas cores.

Deixo, em baixo, o significado de algumas cores. {include_content_item 526} Criar apresentações em Powerpoint nem sempre é uma tarefa simples, principalmente quando não sabemos que cores utilizar. Seguir o gosto pessoal poderá não ser a melhor opção.

Leia mais

Comunicação Visual em Bibliotecas

Comunicação Visual em Bibliotecas UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Comunicação Visual em Bibliotecas Profa. Marta Valentim Marília 2014 Conceitos Comunicação:

Leia mais

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico.

O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. 1 O corpo humano está organizado desde o mais simples até o mais complexo, ou seja, do átomo microscópico ao complexo organismo humano macroscópico. Note essa organização na figura abaixo. - Átomos formam

Leia mais

CHAKRAS. Corpo, Mente e Espírito em Equilíbrio

CHAKRAS. Corpo, Mente e Espírito em Equilíbrio CHAKRAS Corpo, Mente e Espírito em Equilíbrio 1 Manú CHAKRAS Corpo, Mente e Espírito em Equilíbrio 3 ÍNDICE Prólogo... 11 Energia... 14 Os Cinco Elementos em nosso Corpo Físico... 18 Relação dos Cinco

Leia mais

Sistema Endócrino: controle hormonal

Sistema Endócrino: controle hormonal Sistema Endócrino: controle hormonal Todos os processos fisiológicos estudados até agora, como digestão, respiração, circulação e excreção, estão na dependência do sistema que fabrica os hormônios. O sistema

Leia mais

Conteúdo Programático MEDITAÇÃO MULTIDIMENSIONAL

Conteúdo Programático MEDITAÇÃO MULTIDIMENSIONAL Conteúdo Programático MEDITAÇÃO MULTIDIMENSIONAL A Cura Celular CURSO DE MEDITAÇÃO MULTIDIMENSIONAL 1 Introdução: Somos seres de energia multidimensional, onde toda a matéria é energia. Se somos energia

Leia mais

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão

Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Álcool e energéticos. Uma mistura perigosa. José Guerchon Camila Welikson Arnaldo Welikson Barbara Macedo Durão Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

Leia mais

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL

SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE (XUE) NA MTC, O XUE É UMA FORMA DE QI, MUITO DENSO E MATERIAL SANGUE É INSEPARÁVEL DO QI, JÁ QUE O QI PROPORCIONA VIDA AO XUE, SEM O QUAL ELE SERIA UM FLUIDO INERTE XUE DERIVA EM SUA MAIORIA DO

Leia mais

A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas.

A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas. A noz-moscada é uma das especiarias mais apreciadas e valorizadas desde a antiguidade por suas propriedades aromáticas, afrodisíacas e curativas. Sua história remonta ao século I, como evidenciado nos

Leia mais

Tudo sobre Detox em apenas 5 minutos mais 3 receitas Bônus

Tudo sobre Detox em apenas 5 minutos mais 3 receitas Bônus 2 Opa, aqui é Augusto Marmo idealizador do #Dietadafibra e neste e-book vou te mostrar um ponto chave para você atingir o seu peso ideal de forma fácil e saborosa. Eu utilizei os sucos detox para a desintoxicação

Leia mais

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical

3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical 3 CHAKRA Plexo solar ou umbilical Localização: Quatro dedos acima do umbigo (diafragma); Cor: Amarela; Cristais associados: Amarelos e dourados. Partes associadas: Pâncreas, fígado, glândulas suprarrenais,

Leia mais

Aula 4: Sistema digestório

Aula 4: Sistema digestório Aula 4: Sistema digestório Sistema digestório As proteínas, lípideos e a maioria dos carboidratos contidos nos alimentos são formados por moléculas grandes demais para passar pela membrana plasmática e

Leia mais

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico

INTERATIVIDADE FINAL EDUCAÇÃO FÍSICA CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA AULA. Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico Conteúdo: Sistema cardiovascular no exercício físico Habilidades: Entender o sistema cardiovascular com a prática de atividades físicas. REVISÃO A Importância do sistema Muscular e a relação do mesmo com

Leia mais

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840

Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257. Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Músculos Ok Eliane Petean Arena Nutricionista - CRN 3257 Rua Conselheiro Antônio Prado 9-29 Higienópolis Bauru - SP Telefone : (14) 3243-7840 Conhecendo seu corpo e seus músculos Proteínas e o ganho de

Leia mais

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras?

O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras. O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? O que é a Terapia das Pedras? Terapia das Pedras Professora: Debora Clinicamente é a aplicação de termoterapia, usando-se pedras aquecidas de efeito permanente e alternando com pedras extremamente frias.

Leia mais

A Importância do Sono

A Importância do Sono 1 A Importância do Sono Dra. Regeane Trabulsi Cronfli É um total contra-senso o fato de que, num mundo em que cerca de 16 a 40% das pessoas em geral sofrem de insônia, haja aquelas que, iludidas pelos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE II Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

INTERVENÇÃO. Práticas do Sistema Digestório. Plano da Intervenção. Para viver, crescer e manter o nosso organismo precisa consumir alimentos.

INTERVENÇÃO. Práticas do Sistema Digestório. Plano da Intervenção. Para viver, crescer e manter o nosso organismo precisa consumir alimentos. INTERVENÇÃO Práticas do Sistema Digestório Autores: Alexia Rodrigues Menezes, Bibiana Ferrer, Cristina Langendorf e Suelen Mattoso. Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Para viver, crescer e manter o

Leia mais

O guia alimentar recomenda um mínimo de 3 porções diárias desse grupo de alimentos. A ingestão deve ser equilibrada e variada ao longo da semana.

O guia alimentar recomenda um mínimo de 3 porções diárias desse grupo de alimentos. A ingestão deve ser equilibrada e variada ao longo da semana. E SEUS BENEFÍCIOS As frutas, verduras e legumes devem estar presentes todos os dias nas refeições. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além

Leia mais

Photonia Life Balancer www.olabemestar.eu

Photonia Life Balancer www.olabemestar.eu A sua fonte de equilíbrio. Photonia Life Balancer www.olabemestar.eu O Photonia Life Balancer é um cartão óptico-quântico que protege o organismo de forma bio-física através da energia e da frequência

Leia mais

criação LE:38/80/81 G-VI:15 DEUS LE:1 G-II:1/8 Princípio Material ou Fluido Universal (FU) LE:22a/27a G-XIV:5 Matéria e Energia (Passivas) LE:29a33

criação LE:38/80/81 G-VI:15 DEUS LE:1 G-II:1/8 Princípio Material ou Fluido Universal (FU) LE:22a/27a G-XIV:5 Matéria e Energia (Passivas) LE:29a33 Jacob Melo DEUS LE:1 G-II:1/8 LE:27 G-II:24/25 criação LE:38/80/81 G-VI:15 LE:79/536b LE:27 Princípio Material ou Fluido Universal (FU) LE:22a/27a G-XIV:5 Princípio Inteligente Universal (PIU) ou Princípio

Leia mais

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular.

Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Unidade I Energia: Conservação e transformação. Aula 5.1 Conteúdo: Sistema cardiovascular. 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível.

VALÊNCIAS FÍSICAS. 2. VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO: Tempo que é requerido para ir de um ponto a outro o mais rapidamente possível. VALÊNCIAS FÍSICAS RESISTÊNCIA AERÓBICA: Qualidade física que permite ao organismo executar uma atividade de baixa para média intensidade por um longo período de tempo. Depende basicamente do estado geral

Leia mais

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca

Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Pesquisa revela uma das causas de morte prematura na Rússia: a vodca Post 02 Fevereiro 2014 By UNIAD Revista Veja - Álcool Estudo concluiu que risco de morte entre homens russos com menos de 55 anos pode

Leia mais

Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Sistema Endócrino Mensagem Química: Hormônios Os hormônios são substâncias químicas liberadas na corrente sanguínea

Leia mais

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU

Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU SISTEMA ENDRÓCRINO Sistema Endócrino É UM SISTEMA SOFISTICADO E SENSÍVEL FORMADO POR VÁRIOS ÓRGÃOS OU GLÂNDULAS DIFERENTES QUE SECRETAM HORMÔNIOS. OS HORMÔNIOS SÃO MENSAGEIROS QUÍMICOS,GERALMENTE TRANSPORTADOS

Leia mais

TIREÓIDE. O que é tireóide?

TIREÓIDE. O que é tireóide? TIREÓIDE O que é tireóide? A tireóide é uma glândula em forma de borboleta, situada no pescoço, logo abaixo do ossinho do pescoço, popularmente conhecido como gogó. A tireóide produz um hormônio capaz

Leia mais

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN

RYODORAKU. Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN RYODORAKU Mensuração Diagnóstica Eletrônica POR DENISE DARIN SIGNIFICADO DO RYODORAKU Ryo significa boa, Do conduzir e Raku linha ou canal. Caminhos Permeáveis (Linha de boa eletrocondutividade). É um

Leia mais

Problemas Gastro-Intestinais

Problemas Gastro-Intestinais Problemas Gastro-Intestinais Parâmetros Ocidentais Vômito; Dor na região abdominal, gástrica, etc. Gastrite, Úlcera, Diarréia, Prisão de ventre (constipação) Cólica, Vermes. Anamnese: Tipo de dor ou desconforto:

Leia mais

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos

Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS. HISTOLOGIA = estudo dos tecidos Níveis de organização do corpo humano - TECIDOS HISTOLOGIA = estudo dos tecidos TECIDOS Grupos de células especializadas, semelhantes ou diferentes entre si, e que desempenham funções específicas. Num

Leia mais

Órgãos & Dentes - Relação completa

Órgãos & Dentes - Relação completa Órgãos & Dentes - Relação completa Dente 1 Terceiro Molar (Dente da Sabedoria) Órgão do sentido - ouvido interno / seio do maxilar. / extremidades superiores e inferiores. Juntas - ombro / cotovelo / ulna

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA - 6º ANO Livro adotado: Ciências da natureza 6 Satillana Ano Letivo 2012/2013 UNIDADE DIDÁCTICA CONTEÚDOS COMPETÊNCIAS Nº DE AULAS (1ºP) Preparação do ano escolar.

Leia mais

Leia sem moderação. Alcoolismo

Leia sem moderação. Alcoolismo Leia sem moderação. Alcoolismo ALCOOLISMO O alcoolismo é uma doença grave causada pela ingestão contínua de bebidas alcoólicas. A pessoa torna-se prisioneira do ato de beber, sofrendo conseqüências sociais,

Leia mais

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof.

COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES. Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. COMPUTAÇÃO GRÁFICA CORES Curso: Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: COMPUTAÇÃO GRÁFICA 4º Semestre Prof. AFONSO MADEIRA CORES EM COMPUTAÇÃO GRÁFICA O uso de cores permite melhorar

Leia mais

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse

SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO. Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SECRETARIA DE RESSOCIALIZAÇÃO Programa de Alívio e Relaxamento do Estresse SUMÁRIO JUSTIFICATIVA OBJETIVOS EXECUÇÃO CONDIÇÕES GERAIS JUSTIFICATIVA As facilidades e a agitação da vida moderna trouxeram

Leia mais

A patroa quer emagrecer

A patroa quer emagrecer A patroa quer emagrecer A UU L AL A Andando pela rua, você passa em frente a uma farmácia e resolve entrar para conferir seu peso na balança. E aí vem aquela surpresa: uns quilinhos a mais, ou, em outros

Leia mais

FUNDAMENTOS CENTRO DE PSICOTERAPIA SOMÁTICA EM BIOSSÍNTESE

FUNDAMENTOS CENTRO DE PSICOTERAPIA SOMÁTICA EM BIOSSÍNTESE FUNDAMENTOS CENTRO DE PSICOTERAPIA SOMÁTICA EM BIOSSÍNTESE Sede: Av. 5 de Outubro, Nº 122 5º Esq 1050-061 Lisboa Portugal Tel. 21 793 5326 Sociedade por quotas Capital Social 5 000 Registo Comercial Nº

Leia mais

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia

9/30/2014. Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução. Fisiologia. Anatomia Por que engenheiros biomédicos precisam estudar anatomia e fisiologia? Introdução à Anatomia e Fisiologia EN2319-Bases Biológicas para Engenharia I Reginaldo K Fukuchi Universidade Federal do ABC Por que

Leia mais

Que tipos de Diabetes existem?

Que tipos de Diabetes existem? Que tipos de Diabetes existem? -Diabetes Tipo 1 -também conhecida como Diabetes Insulinodependente -Diabetes Tipo 2 - Diabetes Gestacional -Outros tipos de Diabetes Organismo Saudável As células utilizam

Leia mais

FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química

FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química FARMACOTERAPIA EXCLUSIVA Nutracêuticos para o tratamento da dependência Química NUTRACÊUTICOS PARA TRATAMENTO DAS DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS TRATAMENTO COM ALTA EFETIVIDADE Os mais recentes estudos científicos

Leia mais

Fisiologia da glândula Tireóide

Fisiologia da glândula Tireóide Universidade Federal do Espírito Santo PSICOLOGIA Fisiologia da glândula Tireóide Élio Waichert Júnior Localização anatômica Secreta 3 Hormônios: Tiroxina (T4) Triiodotironina (T3) Calcitonina Prof. Élio

Leia mais

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE

ADOLESCÊNCIA SEXUALIDADE ADOLESCÊNCIA E SEXUALIDADE Adolescência É o período de transição entre a infância e a idade adulta. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS),o período da adolescência situa-se entre os 10 e os 20 anos.

Leia mais

Comprovação científica das Essências Vibracionais, a Biorressonância, a Energia Quântica

Comprovação científica das Essências Vibracionais, a Biorressonância, a Energia Quântica Comprovação científica das Essências Vibracionais, a Biorressonância, a Energia Quântica Resumo da palestra apresentada no VIII Encontro Holístico de São Francisco de Paula por Iris Liane Mazzarollo Vivemos

Leia mais

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV)

azul NOVEMBRO azul Saúde também é coisa de homem. Doenças Cardiovasculares (DCV) Doenças Cardiovasculares (DCV) O que são as Doenças Cardiovasculares? De um modo geral, são o conjunto de doenças que afetam o aparelho cardiovascular, designadamente o coração e os vasos sanguíneos. Quais

Leia mais

19/05/15 INGRID OBERDING 1

19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 1 19/05/15 INGRID OBERDING 2 No passe o operador projeta correntes de fluidos finos e poderosos, que provocam transformações no movimento específico dos agrupamentos celulares

Leia mais

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família

DICAS DE SAÚDE Proteja sua família DICAS DE SAÚDE Proteja sua família Elaborado: Apoio: Saúde e o Sistema Imunológico Saber como o organismo combate os agressores e se protege, assim como conhecer os fatores que o levam a um funcionamento

Leia mais

Roteiro VcPodMais#005

Roteiro VcPodMais#005 Roteiro VcPodMais#005 Conseguiram colocar a concentração total no momento presente, ou naquilo que estava fazendo no momento? Para quem não ouviu o programa anterior, sugiro que o faça. Hoje vamos continuar

Leia mais

Diabetes Gestacional

Diabetes Gestacional Diabetes Gestacional Introdução O diabetes é uma doença que faz com que o organismo tenha dificuldade para controlar o açúcar no sangue. O diabetes que se desenvolve durante a gestação é chamado de diabetes

Leia mais

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO

www.cpsol.com.br TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO TEMA 003 CONHEÇA E PREVINA AS DOENÇAS DO INVERNO 1/8 O inverno chegou e junto com ele maiores problemas com as doenças respiratórias entre outras Isso não ocorre por acaso já que pé nesta estação onde

Leia mais

RETIFICAÇÕES DIVERSAS

RETIFICAÇÕES DIVERSAS Circular 340/2014 São Paulo, 10 de Junho de 2014. PROVEDOR(A) ADMINISTRADOR(A) RETIFICAÇÕES DIVERSAS Diário Oficial da União Nº 109, Seção 1, terça-feira, 10 de junho de 2014 Prezados Senhores, Segue para

Leia mais

2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI

2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI 2ª FASE Prof.ª QUEILA PATRÍCIA POLTRONIERI 4º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências da Natureza. Aula 195 Revisão e avaliação de Ciências da Natureza. 2 Câncer de Próstata 3 Câncer de Próstata É o tipo

Leia mais

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186)

O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) O Sentido da Audição Capítulo10 (pág. 186) - Possibilita a percepção de sons diversos (fala, canto dos pássaros, barulho das ondas do mar, chacoalhar das folhas ao vento); - Os sons são transmitidos por

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO

BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO Professor: CRISTINO RÊGO Disciplina: CIÊNCIAS Assunto: FUNDAMENTOS DE GENÉTICA Belém /PA BATERIA DE EXERCÍCIOS 8º ANO 1. A importância da digestão para o nosso corpo é: a) desenvolver nosso organismo.

Leia mais

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald

Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Trabalho voluntário na Casa Ronald McDonald Em junho deste ano, comecei um trabalho voluntário na instituição Casa Ronald McDonald, que tem como missão apoiar e humanizar o tratamento de crianças e adolescentes

Leia mais

Tudo sobre Detox em apenas 5 minutos mais 3 receitas Bônus

Tudo sobre Detox em apenas 5 minutos mais 3 receitas Bônus 2 Opa, aqui é Augusto Marmo idealizador do #Dietadafibra e neste e-book vou te mostrar um ponto chave para você atingir o seu peso ideal de forma fácil e saborosa. Eu utilizei os sucos detox para a desintoxicação

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS SOMA. Ficha de trabalho Sistema digestivo

CENTRO DE ESTUDOS SOMA. Ficha de trabalho Sistema digestivo Ficha de trabalho Sistema digestivo Grupo I 1- Faz a legenda da figura. 1-2- 3-4- 5-6- 7-8- 9-10- 11-12- 1.1. Diz o que entendes por Digestão. 1.2. Dos órgãos que legendaste indica: a. Os que fazem parte

Leia mais

TÉCNICA DO VISHUDA - O CHAKRA LARÍNGEO

TÉCNICA DO VISHUDA - O CHAKRA LARÍNGEO TÉCNICA DO VISHUDA - O CHAKRA LARÍNGEO Técnica para despertar as oito pétalas do chakra laríngeo chamado de octoplo, caminho de buda. Exercício desenvolvido pelo professor Adhemar Ramos. Fornecemos a seguir

Leia mais

24 motivos. academia. para entrar na

24 motivos. academia. para entrar na para entrar na academia Mais um ano se inicia e com ele chegam novas perspectivas e objetivos. Uma das principais promessas feitas é deixar o sedentarismo de lado e entrar na academia! Nesta época é comum

Leia mais

Guia de Produtos. [ Março 2014 ]

Guia de Produtos. [ Março 2014 ] Guia de Produtos [ Março 2014 ] Todos os produtos da ROSA DE LUZ são elaborados com óleos essenciais e extratos naturais, que são extraídos de flores, folhas, frutas ou resinas. Por isso, além de naturais,

Leia mais

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico

Sistema nervoso Sistema Nervoso Central (SNC) Sistema Nervoso Periférico SISTEMA NERVOSO Sistema nervoso Funções: Coordena o funcionamento dos outros sistemas. Controla os movimentos (voluntários e involuntários). É responsável pela recepção de estímulos externos e pela resposta

Leia mais

Sistema endócrino. Apostila 3 Página 22

Sistema endócrino. Apostila 3 Página 22 Sistema endócrino Apostila 3 Página 22 Sistema mensageiro Hormônios: informacionais, produzidas pelas glândulas endócrinas e distribuídas pelo sangue. Órgão-alvo: reage ao estímulo do hormônio. Sistema

Leia mais

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO

PLANO DE ESTUDOS DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO DE CIÊNCIAS NATURAIS - 9.º ANO Ano Letivo 2014 2015 PERFIL DO ALUNO No domínio Viver melhor na Terra, o aluno deve ser capaz de: Compreender a importância da saúde individual e comunitária na qualidade

Leia mais

Tome uma injeção de informação. Diabetes

Tome uma injeção de informação. Diabetes Tome uma injeção de informação. Diabetes DIABETES O diabetes é uma doença crônica, em que o pâncreas não produz insulina em quantidade suficiente, ou o organismo não a utiliza da forma adequada. Tipos

Leia mais

Na aula de hoje continuaremos a estudar as vitaminas. Acompanhe!

Na aula de hoje continuaremos a estudar as vitaminas. Acompanhe! Aula: 32 Temática: Vitaminas parte II Na aula de hoje continuaremos a estudar as vitaminas. Acompanhe! Vitaminas lipossolúveis As vitaminas solúveis em gorduras são absorvidas no intestino humano com a

Leia mais