Documento de Requisitos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Documento de Requisitos"

Transcrição

1 Documento de Requisitos Versão /04/2010

2 Sumário 1. Histórico de revisões Introdução Objetivos do documento Contexto observado Problema identificado Solução proposta Escopo do produto Nome e descrição do produto Missão do produto Limites do produto Benefícios do produto Referências Requisitos do sistema Definições Requisitos não-funcionais Requisitos não-funcionais de Processo Requisitos não-funcionais de Segurança Requisitos não-funcionais de Desempenho Requisitos não-funcionais de Confiabilidade Requisitos não-funcionais de Usabilidade Requisitos não-funcionais de Manutenabilidade Requisitos não-funcionais de Documentação Requisitos não-funcionais de Restrições Econômicas Requisitos funcionais Iterações de Desenvolvimento FOCUS!

3 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 11/04/ Definição inicial do documento de requisitos Caio César Ícaro Malta Laís Sousa 22/04/ Revisão do documento Ivan França 3 FOCUS!

4 2. INTRODUÇÃO 2.1. OBJETIVOS DO DOCUMENTO A identificação dos requisitos funcionais e não-funcionais do sistema é fundamental para guiar todas as etapas seguintes do desenvolvimento do projeto. Por isso, este documento visa identificar e especificar os requisitos do sistema, descrevendo, de forma detalhada, os elementos envolvidos, em que contexto estão inseridos e como serão abordados pela aplicação. Uma vez bem especificados, os requisitos permitem a criação dos casos de uso do sistema que também serão abordados neste documento. Assim, é realizada uma análise de como as funcionalidades da aplicação serão acessadas pelos usuários, quais restrições exigem e de que forma ocorrem CONTEXTO OBSERVADO Problema identificado Atualmente o processo de desenvolvimento de software vem se tornando cada vez mais multidisciplinar, a fim de proporcionar ao usuário um produto que alcance qualidade em todos os aspectos. No entanto, o processo de formação de equipes que trabalham na produção de software com tal característica, ainda não é realizado de maneira prática (em especial quando se trata de equipes formadas a distância). Além da formação, outros dois pilares que dão base à elaboração do produto, são a organização e a motivação das equipes ao longo do projeto. Apesar da existência de alternativas para prover esses dois valores, as mesmas têm sido praticadas de forma isolada umas das outras na maioria dos casos Solução proposta Foi com base na análise desse contexto atual, que a Focus!, nossa empresa, decidiu produzir o Arcadea, o qual consiste numa plataforma que dará suporte à formação e organização de equipes multidisciplinares que trabalham com o desenvolvimento de software. 4 FOCUS!

5 Além desta funcionalidade principal, o Arcadea proverá: compartilhamento de conhecimento por meio de sistema de fórum e wiki; socialização entre desenvolvedores por meio de rede social no sistema; divulgação de trabalhos através de suporte a portfólios dos usuários e exibição dos projetos realizados pelas equipes. O diferencial do Arcadea consistirá principalmente na inserção de elementos lúdicos no sistema, os quais são provenientes de MMORPGs (Massive Multi-player Online Role-Playing Game: jogos de interpretação massivos, online para múltiplos jogadores). Tal diferencial tem como objetivo investir fortemente na motivação das equipes durante todo o desenvolvimento do projeto, e fazer com que esse ocorra de maneira tão divertida e motivante quanto jogar um MMORPG ESCOPO DO PRODUTO Nome e descrição do produto Nome do produto: Arcadea Descrição: O Arcadea é uma plataforma para formação, organização e socialização de equipes remotas multidisciplinares, com ferramentas e elementos que remetem a um MMORPG Missão do produto Facilitar a formação e organização de equipes multidisciplinares Limites do produto O Arcadea não irá se envolver diretamente com o desenvolvimento do projeto, nem com a gerencia do projeto. O produto apenas lida com a gerência de equipe no que concerne à organização da mesma Benefícios do produto Segue uma tabela resumindo os benefícios principais do produto: 5 FOCUS!

6 Numeração Benefício 1 Fácil formação de equipes multidisciplinares 2 Melhor comunicação e organização de equipes multidisciplinares 3 Ambiente divertido e descontraído 4 Acesso a um canal de socialização e troca de conhecimentos com pessoas com interesse comum 5 Capacidade de obter reconhecimento e recompensa pela realização de projetos Referências Segue abaixo a lista de documentos que serviram como base para a criação deste documento: o Plano de Projeto: o Pesquisa nos sites dos concorrentes: FOCUS!

7 3. REQUISITOS DO SISTEMA 3.1. DEFINIÇÕES Os requisitos expressam as características e restrições do produto de software do ponto de vista de satisfação das necessidades do usuário. Existem duas categorias principais de requisitos: os funcionais e os não-funcionais. Os requisitos funcionais descrevem a capacidade do sistema a respeito de que serviços estão disponíveis ao usuário e como podem ser utilizados. Os requisitos não-funcionais, por outro lado, descrevem as restrições do sistema geralmente de forma quantitativa e qualitativa. Segue uma tabela-resumo das siglas e significados que serão usados a seguir: SIGLA RNF/PROC-XX RNF/SEG-XX RNF/PER-XX RNF/CON-XX RNF/USA-XX RNF/MAN-XX RNF/DOC-XX RNF/ECO-XX RF-XX SIGNIFICADO Requisito não-funcional de Processo. Requisito não-funcional de Segurança. Requisito não-funcional de Desempenho. Requisito não-funcional de Confiabilidade. Requisito não-funcional de Usabilidade. Requisito não-funcional de Manutenabilidade. Requisito não-funcional de Documentação. Requisito não-funcional de Restrições Econômicas. Requisito Funcional 7 FOCUS!

8 3.2. REQUISITOS NÃO-FUNCIONAIS Requisitos não-funcionais de Processo Código RNF/PROC-01 RNF/PROC-02 RNF/PROC-03 RNF/PROC-04 Descrição A metodologia de desenvolvimento adotada será o RUP, com adição de características presentes em metodologias ágeis. A modelagem deverá ser feita em UML. O sistema será implementado em Java (J2EE) no lado servidor e em Flex e HTML. O sistema deverá funcionar em todos os browsers que sejam compatíveis com a tecnologia Flex Requisitos não-funcionais de Segurança Código RNF/SEG-01 RNF/SEG-02 RNF/SEG-03 Descrição Para realizar qualquer operação no sistema o usuário deverá estar devidamente autenticado. Todas as operações deverão ser registradas. Somente administradores, devidamente autenticados, terão acesso irrestrito a todas as partes do sistema Requisitos não-funcionais de Desempenho Código RNF/DES-01 RNF/DES-02 Descrição O tempo de resposta do site, funcionando em condições normais, deverá ser de no máximo 10 segundos. O espaço de armazenamento do site deve ser suficiente para abrigar todas as informações e suprir futuras expansões do mesmo Requisitos não-funcionais de Confiabilidade Código RNF/CON-01 RNF/CON-01 Descrição A consistência das informações deve ser garantia após cada operação envolvendo o banco de dados. Cada transação deve ser realizada de forma atômica, garantindo a consistência das operações durante chamadas concorrentes. 8 FOCUS!

9 Requisitos não-funcionais de Usabilidade Código RNF/USA-01 RNF/USA-02 RNF/USA-03 RNF/USA-04 Descrição A experiência do usuário deve ser uniforme durante a utilização do sistema (independentemente de onde o usuário estiver no Arcadea [wiki, fórum, projeto...], ele deve se sentir na mesma plataforma). A temática do site deverá remeter a elementos de um MMORPG, ainda assim mantendo as características básicas de um website. O website deve ser atrativo aos usuários, fácil de usar e deve dar destaque aos pontos fortes do sistema (formação de partys, projetos, guilds e divulgação de notícias). Haverá interface apresentadas em caso de erro informando ao usuário o motivo do mesmo Requisitos não-funcionais de Manutenabilidade Código RNF-MAN-01 RNF-MAN-02 RNF-MAN-03 Descrição O sistema deverá modularizado e estruturado em camadas com intuito de facilitar o desenvolvimento, a manutenção e evolução do mesmo. Todo código deve ser bem documentado e seguir regras pré-estabelecidas de padronização. Deverão ser utilizados mecanismos de manipulação de exceções, para que erros e problemas sejam facilmente identificáveis e também para gerar notificações aos usuários Requisitos não-funcionais de Documentação Código RNF/DOC-01 RNF/DOC-02 Descrição A documentação dos serviços implementados na linguagem Java deve utilizar o javadoc. Deverá ser gerado um manual de instruções de uso do sistema Requisitos não-funcionais de Restrições Econômicas Código RNF/ECO-01 Descrição O custo total para o desenvolvimento do sistema não deve ultrapassar em mais de 10% do valor estimado inicialmente. 9 FOCUS!

10 3.3. REQUISITOS FUNCIONAIS Regras de prioridade: Essencial: O sistema deve apresentar no final do projeto. Importante: Agrega valor ao sistema, porém sua ausência não compromete o sistema. Desejável: Elemento opcional. Requisitos Gerais do Usuário RF-01 Cadastrar conta de usuário. Essencial RF-02 Descadastrar conta de usuário. Essencial RF-03 Modificar dados da conta de usuário. Essencial RF-04 Fazer login. Essencial RF-05 Fazer logoff. Essencial RF-06 Mudar tipo de conta de usuário. Desejável RF-07 Sistema de status do usuário (emoticons). Desejável RF-08 Visualizar perfil. Essencial RF-09 Customização do avatar base. Essencial RF-10 Usar Item. Importante RF-11 Inserir item/equipamento no inventário. Essencial RF-12 Remover item/equipamento do inventário. Essencial RF-13 Transferência de equipamento inventário-avatar. Essencial RF-14 Modificar dados do perfil. Essencial RF-15 Administrar portfólio. Essencial RF-16 Visualizar portfólio. Essencial RF-17 Sistema de comentário em portfólio Desejável RF-18 Atribuição de notas para trabalhos em portfólio. Desejável RF-19 Administrar portfólio de projetos. Essencial RF-20 Visualizar portfólio de projetos no perfil. Essencial 10 FOCUS!

11 Requisitos de Rede social RF-21 Adicionar um usuário à sua lista de amigos. Essencial RF-22 Remover um usuário da sua lista de amigos. Essencial RF-23 Inserir um usuário à sua lista de bloqueados. Essencial RF-24 Remover um usuário da sua lista de bloqueados. Essencial RF-25 Visualizar mensagem na caixa de mensagem. Essencial RF-26 Enviar mensagem. Essencial RF-27 Administrar mensagens da caixa de mensagem. Essencial RF-28 Denunciar SPAM. Desejável RF-29 Encaminhar mensagens para caixa de . Desejável RF-30 Sistema de follow. Importante RF-31 Inserir item/equipamento no inventário. Essencial Requisitos de Wiki RF-32 Adicionar um novo artigo a Wiki. Importante RF-33 Remover um artigo da Wiki. Importante RF-34 Contribuir a um artigo existente da Wiki. Importante RF-35 Agradecer a criação de um artigo da Wiki. Importante RF-36 Alterar tags de um artigo de Wiki. Importante RF-37 Buscar informação na Wiki. Importante RF-38 Denunciar um artigo da Wiki. Importante Requisitos de Fórum RF-39 Buscar informação no fórum. Essencial RF-40 Criar novo tópico em uma categoria. Essencial RF-41 Editar tópico. Essencial RF-42 Remover tópico. Essencial RF-43 Denunciar tópico. Essencial RF-44 Adicionar nova resposta a um tópico. Essencial RF-45 Editar resposta de um tópico. Essencial 11 FOCUS!

12 RF-46 Denunciar Resposta em um tópico. Essencial Requisitos de Equipes (Party e Clã) RF-47 Buscar Party no sistema. Essencial RF-48 Criar uma Party. Essencial RF-49 Editar informações de uma Party. Essencial RF-50 Dissolver uma Party. Essencial RF-51 Visualizar uma Party. Essencial RF-52 Alterar hierarquia dos usuários de uma Party Essencial RF-53 Definir privilégios dos cargos da Party. Essencial RF-54 Remover participante da Party. Essencial RF-55 Pedir pra entrar numa Party. Essencial RF-56 Convidar usuário para entrar no Party. Essencial RF-57 Aceitar convite para entrar no Party. Essencial RF-58 Recusar convite para entrar no Party. Essencial RF-59 Visualizar pedidos para entrar na Party. Essencial RF-60 Group chat entre alguns participantes da Party. Essencial RF-61 Escrever mensagens no shoutbox da Party. Essencial RF-62 Visualizar mensagens da shoutbox da Party. Essencial RF-63 Fazer proposta de uma party para um Projeto. Essencial RF-64 Buscar Clã no sistema. Essencial RF-65 Criar Clã. Essencial RF-66 Editar informações sobre uma Clã. Essencial RF-67 Dissolver Clã. Essencial RF-68 Remover usuário do Clã. Essencial RF-69 Definir privilégios de participantes da Clã por rank. Essencial RF-70 Adicionar projeto no portfólio do Clã. Essencial RF-71 Remover projeto do portfólio do Clã. Essencial RF-72 Alterar visibilidade de uma entrada no portfólio da Clã. Essencial RF-73 Lançar notícia no Clã. Essencial RF-74 Editar notícia no Clã. Essencial RF-75 Remover notícia no Clã. Essencial RF-76 Alterar hierarquia dos usuários de um Clã. Essencial RF-77 Pedir pra entrar num Clã. Essencial RF-78 Convidar usuário para entrar no Clã. Essencial RF-79 Aceitar convite para entrar no Clã. Essencial 12 FOCUS!

13 RF-80 Recusar convite para entrar no Clã. Essencial RF-81 Visualizar pedidos para entrar no Clã. Essencial RF-82 Escrever mensagens no shoutbox do Clã. Essencial RF-83 Visualizar mensagens da shoutbox do Clã. Essencial Requisitos de Projetos RF-84 Buscar Projeto no sistema. Essencial RF-85 Criar uma Projeto. Essencial RF-86 Editar informações uma Projeto. Essencial RF-87 Deletar um Projeto. Essencial RF-88 Visualizar um Projeto. Essencial RF-89 Editar configurações do gerenciador de atividades. Essencial RF-90 Criar atividade em um Projeto. Essencial RF-91 Editar atividade de um Projeto. Essencial RF-92 Deletar atividade de um Projeto. Essencial RF-93 Visualizar atividades abertas de um Projeto. Essencial RF-94 Modificar status de uma atividade de um Projeto. Essencial RF-95 Inserir um arquivo no repositório do Projeto. Essencial RF-96 Remover um arquivo no repositório do Projeto. Essencial RF-97 Modificar nível de acesso ao arquivo no repositório do Projeto. Essencial RF-98 Lançar novo protótipo do projeto. Importante RF-99 Remover protótipo do projeto. Importante RF-100 Comentar protótipo do projeto. Importante RF-101 Lançar nova versão do projeto. Importante RF-102 Remover alguma versão do projeto. Importante RF-103 Enviar feedback sobre a versão do projeto. Desejável RF-104 Lançar questionário para o público. Importante RF-105 Remover Questionário para público. Importante RF-106 Responder Questionário. Importante RF-107 Recolher os dados de um questionário. Importante RF-108 Inserir notícia. Essencial RF-109 Editar notícia. Essencial RF-110 Remover notícia. Essencial RF-111 Comentar notícia. Desejável RF-112 Remover comentário da notícia da página. Desejável 13 FOCUS!

14 RF-113 Associar uma party existente a um Projeto Essencial RF-114 Aceitar proposta de uma party para o Projeto. Essencial Requisitos de Torneios RF-115 Buscar torneio no sistema. Essencial RF-116 Criar um torneio. Essencial RF-117 Editar informações de um torneio existente. Essencial RF-118 Visualizar informações de um torneio. Essencial RF-119 Cancelar um torneio. Essencial RF-120 Lançar notícia na página do torneio. Essencial RF-121 Editar notícia na página do torneio. Essencial RF-122 Remover notícia da página do torneio. Essencial RF-123 Comentar notícia da página do torneio. Desejável RF-124 Remover comentário da notícia da página do torneio. Desejável RF-125 Inscrição em um torneio. Essencial RF-126 Submeter projeto para o torneio. Essencial RF-127 Definir resultado. Essencial RF-128 Visualizar resultado do torneio. Essencial Requisitos de Loja Virtual RF-129 Buscar produto na loja. Importante RF-130 Visualizar produtos da loja. Importante RF-131 Comprar produto da loja. Importante RF-132 Vender produto na loja Importante RF-133 Editar informações do Produto da loja. Importante RF-134 Adicionar Produto na loja. Importante RF-135 Remover Produto da loja. Importante Requisitos de Administração/Moderação 14 FOCUS!

15 RF-136 Notificar usuário/grupo. Essencial RF-137 Punir usuário/grupo. Essencial RF-138 Banir usuário/grupo. Essencial RF-139 Visualizar histórico de ocorrência por User delinquente. Essencial RF-140 Visualizar sugestões de candidatos. Essencial RF-141 Responder sugestão. Essencial RF-142 Apagar sugestão. Essencial 15 FOCUS!

16 3.4. ITERAÇÕES DE DESENVOLVIMENTO Iteração Requisitos 1ª Requisitos Gerais do Usuário(RF 01 a RF 07) 2ª Requisitos Gerais do Usuário(RF 08 a RF 14) Requisitos de Rede Social(RF 21 a RF 31) 3ª Requisitos Gerais do Usuário(RF 15 a RF 20) Requisitos de Fórum(RF 39 a RF 46) 4ª Ajustes/Correções 5ª 6ª Requisitos de Equipe(RF 47 a RF 63) Requisitos de Projeto(RF 84 a RF 97) Requisitos de Equipe(RF 64 a RF 83) Requisitos de Projeto(RF 98 a RF 114) 7ª Requisitos de Torneio(RF 115 a RF 128) 8ª Ajustes e Correções Release da versão 1.0 9ª Requisitos de Loja Virtual(RF 129 a RF 142) 10ª Requisitos de Moderação(RF 143 a RF 149) 11ª 12ª Ajustes e Correções Balanceamento - Parte 1 Requisitos de Rede Wiki(RF 32 a RF 38) Balanceamento - Parte 2 Período de Validação do produto Release da versão FOCUS!

Gerenciador Financeiro CITi. Gerenciador Financeiro CITi

Gerenciador Financeiro CITi. Gerenciador Financeiro CITi (Sistema de Gerenciamento Financeiro) Especificação dos Requisitos do Software Gerenciador Financeiro CITi Versão 1.0 Autores: Bruno Medeiros de Oliveira Igor Rafael Medeiros Pedro Araújo de Melo Tiago

Leia mais

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário

GERENCIAL SEPLAG CARTILHA AGENDA. Sumário CARTILHA AGENDA GERENCIAL SEPLAG 2012 Sumário 1. A Agenda Gerencial 2. Como Utilizar 3. Criação de Usuário 4. Criando um Projeto 5. Criando uma meta: 6. Criando uma Tarefa 7. Calendário 8. Mensagens ou

Leia mais

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!!

TUTORIAL DO ALUNO. Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! TUTORIAL DO ALUNO Olá, bem vindo à plataforma de cursos a distância da Uniapae!!! O Moodle é a plataforma de ensino a distância utilizada pela Uniapae sendo a unidade de ensino para rápida capacitação

Leia mais

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor

Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor H6Projetos Documento de Requisitos Versão 1.3 Histórico de Revisão Data Versão Descrição Autor 05/09/2013 1.0 Preenchimento do Capítulo 2 Requisitos Funcionais Evilson Montenegro 26/09/2013 1.1 Preenchimento

Leia mais

Documento de Análise e Projeto VideoSystem

Documento de Análise e Projeto VideoSystem Documento de Análise e Projeto VideoSystem Versão Data Versão Descrição Autor 20/10/2009 1.0 21/10/2009 1.0 05/11/2009 1.1 Definição inicial do documento de análise e projeto Revisão do documento

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.6 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2014 NÚCLEO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NTIC MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE

Leia mais

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web

Sumário. Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Sumário Apresentação O que é o Centro de Gerenciamento de Serviços (CGS) NTI? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial do Portal WEB Criando um

Leia mais

Plano de Gerenciamento do Projeto

Plano de Gerenciamento do Projeto Projeto para Soluções Contábeis 2015 Plano de Gerenciamento do Projeto Baseado na 5ª edição do Guia PMBOK Brendon Genssinger o e Elcimar Silva Higor Muniz Juliermes Henrique 23/11/2015 1 Histórico de alterações

Leia mais

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML

Especialização em Engenharia de Software com Ênfase em Software Livre ESL2/2008. Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Projeto Agenda Saúde Requisitos e Modelagem UML Histórico de Revisão Versão 0.1 Data 01/06/09 Revisor Descrição Versão inicial Sumário 1. Introdução...4 1.1 Visão geral deste documento...4 1.2 Módulos

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk

Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA. Service Desk Manual do usuário - Service Desk SDM - COPASA Service Desk Sumário Apresentação O que é o Service Desk? Terminologia Status do seu chamado Utilização do Portal Web Fazendo Login no Sistema Tela inicial

Leia mais

Versão <1.0> Documento de Requisitos. Documento de Requisitos. Equipe:

Versão <1.0> Documento de Requisitos. Documento de Requisitos. Equipe: Versão Documento de Requisitos Documento de Requisitos Equipe: Bruno Harada (bhhc) Edilson Augusto Junior (easj) José Ivson Soares da Silva (jiss) Pedro Rodolfo da Silva Gonçalves (prsg) Raphael

Leia mais

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial

Histórico da Revisão. Versão Descrição Autor. 1.0 Versão Inicial 1 of 14 27/01/2014 17:33 Sistema de Paginação de Esportes Universitários Documento de Arquitetura de Software Versão 1.0 Histórico da Revisão Data 30 de novembro de 1999 Versão Descrição Autor 1.0 Versão

Leia mais

Sistema de Gerenciamento de Pet Shop. Documento de Requisitos

Sistema de Gerenciamento de Pet Shop. Documento de Requisitos Universidade Rural Federal de Pernambuco - UFRPE Sistema de Gerenciamento de Pet Shop Documento de Requisitos Autores: Allan do Amaral Fernanda Monteiro Jean Karlos Macena Marcela Domingues Wagner Palacio

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

Softwares Aplicativos Banco de Dados

Softwares Aplicativos Banco de Dados Softwares Aplicativos Banco de Dados INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Serviços 3. Usuários 4. Evolução 5. Exemplos 03 Banco

Leia mais

Planejando o aplicativo

Planejando o aplicativo Um aplicativo do Visual FoxPro geralmente inclui um ou mais bancos de dados, um programa principal que configura o ambiente de sistema do aplicativo, além de uma interface com os usuários composta por

Leia mais

Anexo I Formulário para Proposta

Anexo I Formulário para Proposta PLATAFORMA CGI.br Solicitação de Propostas SP Anexo I Formulário para Proposta Data: 05/07/2013 Versão: 1.1 Plataforma CGI.br Solicitação de Propostas - SP Anexo I Formulário para Proposta 1. Estrutura

Leia mais

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE

Requisitos de Software. Teresa Maciel DEINFO/UFRPE Requisitos de Software Teresa Maciel DEINFO/UFRPE 1 Requisito de Software Características que o produto de software deverá apresentar para atender às necessidades e expectativas do cliente. 2 Requisito

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14

1 ACESSO AO PORTAL UNIVERSITÁRIO 3 3 PLANO DE ENSINO 6 4 AULAS 7 5 AVALIAÇÃO E EXERCÍCIO 9 6 ENQUETES 12 7 QUADRO DE AVISOS 14 portal@up.com.br Apresentação Este manual contém informações básicas, e tem como objetivo mostrar a você, aluno, como utilizar as ferramentas do Portal Universitário e, portanto, não trata de todos os

Leia mais

Documento de Arquitetura

Documento de Arquitetura Documento de Arquitetura A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO A2MEPonto - SISTEMA DE PONTO ELETRÔNICO #1 Pág. 1 de 11 HISTÓRICO DE REVISÕES Data Versão Descrição Autor 28/10/2010 1 Elaboração do documento

Leia mais

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio

3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio 32 3 Um Framework Orientado a Aspectos para Monitoramento e Análise de Processos de Negócio Este capítulo apresenta o framework orientado a aspectos para monitoramento e análise de processos de negócio

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC

Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC 1 Projeto Disciplinar de Infra-Estrutura de Software SISPA FACULDADE SENAC Edilberto Silva 1, André Luiz (1012545), Andreia Pereira da Silva (1012547) Carlos Alberto (1012206), Humberto César de Carvalho

Leia mais

Engenharia de Software Sistemas Distribuídos

Engenharia de Software Sistemas Distribuídos Engenharia de Software Sistemas Distribuídos 2 o Semestre de 2009/2010 FEARSe Requisitos para a 1 a entrega 18 de Março de 2010 1 Introdução O projecto conjunto das disciplinas de Engenharia de Software

Leia mais

Moodle - CEAD Manual do Estudante

Moodle - CEAD Manual do Estudante Moodle - CEAD Manual do Estudante Índice Introdução 3 Acessando o Ambiente 4 Acessando o Curso 5 Navegando no Ambiente do Curso 5 Box Participantes 5 Box Atividades 5 Box Buscar nos Fóruns 5 Box Administração

Leia mais

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes

Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas. Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Documentação de visão: Sistema de Controle de ponto eletrônico para empresas Documentados por: Halison Miguel e Edvan Pontes Versão do documento: 1.4 Data de atualização: 04 de Fevereiro de 2012 Histórico

Leia mais

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos

APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos. Requisitos + APOO Análise e Projeto Orientado a Objetos Requisitos Requisitos 2 n Segundo Larman: n São capacidades e condições às quais o sistema e em termos mais amplos, o projeto deve atender n Não são apenas

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC

Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Artur Petean Bove Júnior Tecnologia SJC Objetivo O objetivo do projeto é especificar o desenvolvimento de um software livre com a finalidade de automatizar a criação de WEBSITES através do armazenamento

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

Feature-Driven Development

Feature-Driven Development FDD Feature-Driven Development Descrição dos Processos Requisitos Concepção e Planejamento Mais forma que conteúdo Desenvolver um Modelo Abrangente Construir a Lista de Features Planejar por

Leia mais

Documento de Visão REPOSITÓRIO DE ARQUIVOS V1.0

Documento de Visão REPOSITÓRIO DE ARQUIVOS V1.0 Documento de Visão REPOSITÓRIO DE ARQUIVOS V1.0 Macaíba/2014 1 REPOSITÓRIO DE ARQUIVOS Histórico Data Versão Descrição Autor 11/06/2014 1.0 Fim do levantamento de requisitos e casos de uso Renan Farias

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...

ÍNDICE. 1. Introdução...2. 2. O que é o Sistema Mo Porã...2. 3. Como acessar o Site Mo Porã...3. 4. Cadastro do Sistema Mo Porã... ÍNDICE 1. Introdução...2 2. O que é o Sistema Mo Porã...2 3. Como acessar o Site Mo Porã...3 4. Cadastro do Sistema Mo Porã...4 5. Navegando no Site Mo Porã...6 5. 1 Manual de ajuda do sistema Mo Porã...7

Leia mais

MPOG EVOLUÇÃO DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO

MPOG EVOLUÇÃO DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO MPOG EVOLUÇÃO DO PORTAL DO SOFTWARE PÚBLICO Versão do Documento v 0.5 Modelo SISP: Especificação de Regras de Negócio v 0.5 Data de Publicação: 26/05/2014 1/18 Histórico da Revisão Data Versão Descrição

Leia mais

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens

ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens ViajarFácil Sistema de Reserva de Viagens Modelagem Estática UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Especialização Engenharia de Software - INF318/2011 Equipe Aline Gomes André Rodrigues Fonseca Diego

Leia mais

Personalizações do mysuite

Personalizações do mysuite Personalizações do mysuite 1. mysuite... 2 2. Customização de campos... 3 3. Importação de dados... 3 4. Integração de sistemas... 3 5. Personalização do Atendimento Online... 4 5.1. Imagens de online

Leia mais

3 SCS: Sistema de Componentes de Software

3 SCS: Sistema de Componentes de Software 3 SCS: Sistema de Componentes de Software O mecanismo para acompanhamento das chamadas remotas se baseia em informações coletadas durante a execução da aplicação. Para a coleta dessas informações é necessário

Leia mais

Redmine. Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014

Redmine. Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014 Redmine Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014 Sobre o palestrante Eliel Gonçalves Formação técnica em processamento de dados e graduação em tecnologia em processamento de dados. Possui 15 anos

Leia mais

DMS Documento de Modelagem de Sistema. Versão: 1.4

DMS Documento de Modelagem de Sistema. Versão: 1.4 DMS Documento de Modelagem de Sistema Versão: 1.4 VERANEIO Gibson Macedo Denis Carvalho Matheus Pedro Ingrid Cavalcanti Rafael Ribeiro Tabela de Revisões Versão Principais Autores da Versão Data de Término

Leia mais

eventos que ocorrem no site são

eventos que ocorrem no site são T r e i n a n d o c a m p e õ e s Uma ferramenta de Comunicação & Relacionamento. Os principais eventos que ocorrem no site são devidamente notificados por e-mail. Todos os usuários dotreinus têm a sua

Leia mais

Alfabetização Digital

Alfabetização Digital Ferramentas de interação e sua utilização pedagógica nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem evidenciando o papel do professor e do estudante Prof. Ana Carolina de Oliveira Salgueiro de Moura Prof. Antônio

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0

MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 MELHORES PRÁTICAS ALUNO VERSÃO 1.0 APRESENTANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Um ambiente virtual de aprendizagem é um sistema para gerenciar cursos a distância que utilizam a Internet, ou para complementar

Leia mais

Gerenciador de Log. Documento Visão. Projeto Integrador 2015/2. Engenharia de Software. Versão 2.0. Engenharia de Software

Gerenciador de Log. Documento Visão. Projeto Integrador 2015/2. Engenharia de Software. Versão 2.0. Engenharia de Software Documento Visão e Documento Suplementar Gerenciador de Log Documento Visão Versão 2.0 1 Índice 1. Histórico de Revisões...3 2. Objetivo do Documento...4 3. Sobre o Problema...4 4. Sobre o produto...4 4.1.

Leia mais

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA

MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA MANUAL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) I-UMA SUMÁRIO 1 O que é a Plataforma Blackboard...4 2 Como acessar a Plataforma Blackboard...5 3 Acessando a Blackboard...6 4 Menu do Curso...7 5 Acessando

Leia mais

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte.

MANUAL DE SUPORTE. Controle de Suporte. Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. MANUAL DE SUPORTE Controle de Suporte Este manual descreve as funcionalidades do controle de suporte. SUMÁRIO Considerações Iniciais... 3 Acesso... 4 Controle de Suporte... 5 1. Solicitação de Atendimento...

Leia mais

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider

Ferramenta: Spider-CL. Manual do Usuário. Versão da Ferramenta: 1.1. www.ufpa.br/spider Ferramenta: Spider-CL Manual do Usuário Versão da Ferramenta: 1.1 www.ufpa.br/spider Histórico de Revisões Data Versão Descrição Autor 14/07/2009 1.0 15/07/2009 1.1 16/07/2009 1.2 20/05/2010 1.3 Preenchimento

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado

gerenciamento de portais e websites corporativos interface simples e amigável, ágil e funcional não dependendo mais de um profissional especializado O NetPublisher é um sistema de gerenciamento de portais e websites corporativos (intranets ou extranets), apropriado para pequenas, médias e grandes empresas. O conteúdo do website pode ser atualizado

Leia mais

Almox Express Especificação de Requisitos

Almox Express Especificação de Requisitos 1. Introdução Almox Express Especificação de Requisitos Este documento descreve um sistema de gerenciamento de almoxarifado, denominado de Almox Express, a ser desenvolvido por um grupo de estudo. Nele

Leia mais

Manual do usuário. v1.0

Manual do usuário. v1.0 Manual do usuário v1.0 1 Iniciando com o Vivo Gestão 1. como fazer login a. 1º acesso b. como recuperar a senha c. escolher uma conta ou grupo (hierarquia de contas) 2. como consultar... de uma linha a.

Leia mais

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI

Documento de Requisitos Sistema WEB GEDAI Universidade Federal de São Carlos Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia Departamento de Computação GEDAI-Grupo de Estudo e Desenvolvimento em Automação Industrial Documento de Requisitos Sistema WEB

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Bacharelado em Ciência da Computação

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ - UFPR Bacharelado em Ciência da Computação SOFT DISCIPLINA: Engenharia de Software AULA NÚMERO: 13B DATA: / / PROFESSOR: Andrey APRESENTAÇÃO O objetivo desta aula é apresentar, discutir o conceito de métricas de software orientadas a função. DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN

Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos. Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN Análise e Projeto Orientados a Objetos Aula IV Requisitos Prof.: Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Introdução Etapa relacionada a descoberta e descrição das funcionalidades do sistema Parte significativa da fase

Leia mais

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede

Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede Professor: Macêdo Firmino Disciplina: Sistemas Operacionais de Rede O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios.

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Fórum e Chat Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons

Leia mais

Engenharia de Requisitos

Engenharia de Requisitos Engenharia de Requisitos Introdução a Engenharia de Requisitos Professor: Ricardo Argenton Ramos Aula 08 Slide 1 Objetivos Introduzir a noção de requisitos do sistema e o processo da engenharia de requisitos.

Leia mais

Manual do Usuário Plataforma Online

Manual do Usuário Plataforma Online correção online psico.vetoreditora.com.br Manual do Usuário Plataforma Online Utilização da Plataforma Online de correção de testes APRESENTAÇÃO GERAL INTRODUÇÃO A Plataforma Online de testes da Vetor

Leia mais

Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil

Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil UFCG Introdução Diagramas de Casos de Uso Diagramas de Classes Estoque Fácil Arthur Silva Freire Caio César Meira Paes Carlos Artur Nascimento Vieira Matheus de Araújo Maciel Tiago Brasileiro Araújo Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO UNIVASF SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO STI COORDENAÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA Versão

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor

Histórico da Revisão. Data Versão Descrição Autor Sistema de Gerenciamento de Loja - SIGEL Documento de Visão Versão 1.0.0 Histórico da Revisão Data Versão Descrição Autor 13/01/2011 0.1 Versão preliminar do levantamento de requisitos funcionais e não

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

Gerenciador de Congressos de Iniciação Científica Manual de Instruções

Gerenciador de Congressos de Iniciação Científica Manual de Instruções Pág. 1 Autores Gerência de Redes e Sistemas Versão Data 1. Apresentação Este é um produto desenvolvido pela equipe da Gerência de Redes e Sistemas da FARN, atualmente estruturada com o

Leia mais

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas

Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas Manual da Central de Atendimento ao Cliente Sami Sistemas 1. Introdução O presente documento tem por finalidade apresentar a Central de Relacionamento do cliente, documentando todos os processos, as atividades

Leia mais

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso

Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Engenharia de Requisitos Estudo de Caso Auxiliadora Freire Fonte: Engenharia de Software 8º Edição / Ian Sommerville 2007 Slide 1 Engenharia de Requisitos Exemplo 1 Reserva de Hotel 1. INTRODUÇÃO Este

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

Redmine. Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014

Redmine. Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014 Redmine Simplificando a gestão de projetos 28-08-2014 Sobre o palestrante Eliel Gonçalves Formação técnica em processamento de dados e graduação em tecnologia em processamento de dados. Possui 15 anos

Leia mais

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619

Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2. Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Tópicos em Engenharia de Software (Optativa III) AULA 2 Prof. Andrêza Leite andreza.lba@gmail.com (81 )9801-6619 Engenharia de Software Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma revisão sobre o

Leia mais

Moodle - Tutorial para Professores

Moodle - Tutorial para Professores Moodle - Tutorial para Professores por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos professores da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle.

Leia mais

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3

O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 ÍNDICE O que é o Marca Lá?... 3 Nossa Missão... 3 Visão... 3 Valores... 3 Objetivos... 3 Segurança... 4 Cadastro Protegido... 4 Sistema de banimento... 4 Limite de agendamento... 4 Data limite de agendamento...

Leia mais

Manual de Utilização do GLPI

Manual de Utilização do GLPI Manual de Utilização do GLPI Perfil Usuário Versão 1.0 NTI Campus Muzambinho 1 Introdução Prezado servidor, o GLPI é um sistema de Service Desk composto por um conjunto de serviços para a administração

Leia mais

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010

Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Síntese das discussões do fórum Livro-APF: Julho/2010 Assunto: Estimativa de Aumento de Produtividade Data: 01/07/2010 Link: http://br.groups.yahoo.com/group/livro-apf/message/2577 Dúvida: Existe alguma

Leia mais

MANUAL DO ALUNO 4LEARN

MANUAL DO ALUNO 4LEARN MANUAL DO ALUNO 4LEARN Elaborado : Profª Yara Cristina C. Rocha Miranda Email: ead@fatecguaratingueta.edu.br 1 Instruções de acesso ao 4Learn para o Aluno 1. Acessando o Ambiente 2. Verificando Slides

Leia mais

Introdução à Engenharia de Software

Introdução à Engenharia de Software Introdução à Engenharia de Software Professor: Rômulo César romulodandrade@gmail.com www.romulocesar.com.br Imagem Clássica Objetivo da aula Depois desta aula você terá uma visão sobre o que é a engenharia

Leia mais

Sistema de Compras TV Globo

Sistema de Compras TV Globo Sistema de Compras TV Globo Guia de Uso R Guia de Uso do Portal do Fornecedor da TV Globo R PÁGINA Índice Índice O que é o Sistema de Compras TV Globo 4 Criar a sua cotação (Cota) Anexar documento 4 Cadastro

Leia mais

Moodle - Tutorial para Alunos

Moodle - Tutorial para Alunos Moodle - Tutorial para Alunos por Prof. Maurício Lima 1 agosto de 2010 Objetivo Este documento apresenta aos alunos da Faculdade Novos Horizontes os primeiros passos na utilização do pacote Moodle. Trata-se

Leia mais

Utilização de Sistemas Distribuídos em MMOGs (Massive MultiPlayer Online Games) Mauro A. C. Júnior

Utilização de Sistemas Distribuídos em MMOGs (Massive MultiPlayer Online Games) Mauro A. C. Júnior Utilização de Sistemas Distribuídos em MMOGs (Massive MultiPlayer Online Games) Mauro A. C. Júnior Tópicos Abordados Um pouco sobre MMOGs Aplicação e Importância Dificuldades e Soluções Tendência Um pouco

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR

Central Cliente Questor (CCQ) UTILIZANDO A CCQ - CENTRAL CLIENTE QUESTOR Central Cliente Questor (CCQ) O que é a Central Cliente Questor? Já é de seu conhecimento que os Usuários do sistema Questor contam com uma grande ferramenta de capacitação e treinamento no pós-venda.

Leia mais

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0

Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Termo de Abertura Sistema de Vendas de Pizzas Online (PizzaWeb) - Versão 1.0 Versão do Documento: 1.1 Histórico de Revisão Data Versão do Documento Descrição Autor 18/03/2011 1.0 Montar o Termo de Abertura.

Leia mais

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.76

Documentação. Programa de Evolução Contínua Versão 1.76 Documentação Programa de Evolução Contínua Versão 1.76 Sumário Resumo das Novidades... 3 Configuração das Novidades... 5 Nova integração Google Universal Analytics... 5 Sistema de Múltiplos Pacotes de

Leia mais

LILDBI-Web. Objetivo: Aplicar as funcionalidades do LILDBI-Web para alimentação de bases de dados bibliográficas. Conteúdos desta aula

LILDBI-Web. Objetivo: Aplicar as funcionalidades do LILDBI-Web para alimentação de bases de dados bibliográficas. Conteúdos desta aula LILDBI-Web Objetivo: Aplicar as funcionalidades do LILDBI-Web para alimentação de bases de dados bibliográficas. Conteúdos desta aula LILDBI-Web: conceitos Criação de novos usuários no sistema Perfis de

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda)

Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Tutorial do administrador do HelpCenterLive (Sistema de Ajuda) Sumário Introdução...3 Entrar (Login)...3 Página Inicial (Home Page)...4 Ajuda...5 Conversação (Chat)...6 Mensagens Registradas...7 Registros...8

Leia mais

SAV Sistema de Aluguel de Veículos I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1.00

SAV Sistema de Aluguel de Veículos I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1.00 SAV Sistema de Aluguel de Veículos I - DOCUMENTO DE REQUISITOS Versão 1.00 Conteúdo 1. INTRODUÇÃO...3 1.1 CONVENÇÕES, TERMOS E ABREVIAÇÕES... 3 1.1.1 Identificação dos Requisitos... 3 1.1.2 Prioridades

Leia mais

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0

AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 AUTOR: DAVID DE MIRANDA RODRIGUES CONTATO: davidmr@ifce.edu.br CURSO FIC DE PROGRAMADOR WEB VERSÃO: 1.0 SUMÁRIO 1 Conceitos Básicos... 3 1.1 O que é Software?... 3 1.2 Situações Críticas no desenvolvimento

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAZONAS - CIESA CENTRO DE PROCESSAMENTO DE DADOS CPD MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MOODLE 2.8 PERFIL ALUNO Versão 1.0 2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online

Introdução a listas - Windows SharePoint Services - Microsoft Office Online Page 1 of 5 Windows SharePoint Services Introdução a listas Ocultar tudo Uma lista é um conjunto de informações que você compartilha com membros da equipe. Por exemplo, você pode criar uma folha de inscrição

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL

Universidade Federal de Mato Grosso. Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação. SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Universidade Federal de Mato Grosso Secretaria de Tecnologias da Informação e Comunicação SISCOFRE Sistema de Controle de Frequência MANUAL Versão 2.1 2013 Cuiabá MT Sumário Usuários do SISCOFRE... 3 Fases

Leia mais

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite

Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Manual de Operação do Sistema de Tickets Support Suite Sumário Acessando a página do HelpDesk helpdesk.virtuem.com.br... 3 Criando um Ticket... 6 Visualizando Tickets Existentes... 9 Respondendo um Ticket...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo E-commerce

Manual do Painel Administrativo E-commerce Manual do Painel Administrativo E-commerce versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice E-commerce... 3 Categorias... 4 Produto... 5 Marca... 7 Cor... 8 Tamanho... 8 Configurar Loja...

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CERCOMP (CENTRO DE RECURSOS COMPUTACIONAIS) TUTORIAL DE USO DO WEBMAIL - UFG Página 1 de 26 Sumário Introdução...3 Layout do Webmail...4 Zimbra: Nível Intermediário...5 Fazer

Leia mais