Efeito da imunocastração sobre características de carcaça e carne e morfometria testicular em ovinos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Efeito da imunocastração sobre características de carcaça e carne e morfometria testicular em ovinos."

Transcrição

1 Efeito da imunocastração sobre características de carcaça e carne e morfometria testicular em ovinos. Hipólito Rosa Evangelista 1 * (IC), Aracele Pinheiro Pales dos Santos 2 (PQ), Bruna Paula Alves da Silva 3 (PQ), Klayto José Gonçalves dos Santos 4 (PQ), Raiany Soares de Paula 5 (PG), Jéssica Aparecida Rodrigues Martins 6 (IC), Cristina Magalhães de Souza Rebouças 6 (IC), Ian Carlos Araújo de Souza 6 (IC). 1 Graduando em Zootecnia, PBIC/UEG, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luís de Montes Belos, hipolito-rosa@hotmail.com 2 Doutora em Ciência Animal, Docente do curso de Zootecnia, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luís de Montes Belos GO 3 Doutoranda em Zootecnia, Docente do curso de Zootecnia, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luís de Montes Belos GO 2 4 Doutor em Ciência Animal, Docente do curso de Zootecnia, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luís de Montes Belos GO 5 Zootecnista, Mestranda - Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável - UEG, Câmpus São Luís de Montes Belos. 6 Graduando em Zootecnia, Universidade Estadual de Goiás, Câmpus São Luis de Montes Belos GO Resumo: Objetivou-se com a pesquisa avaliar os efeitos da imunocastração sobre desempenho, características de carcaça e carne e aspectos reprodutivos, avaliando o ganho de peso e ganho médio diário, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e coloração e marmoreio no pós abate e determinar força de cisalhamento e perca por cocção em amostras de músculo Longissimus dorsi. O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da UEG de São Luís de Montes Belos, foram avaliados inicialmente 18 ovinos machos mestiços Dorper x Santa Inês, clinicamente saudáveis na faixa etária de 3 meses (± 1) e peso médio de 20 kg (± 1 kg). Os animais foram identificados com colares e distribuídos em dois lotes de criação, em sistema semi-intensivo recebendo o mesmo manejo sanitário e alimentar, avaliando ganho de peso, em pastagem (Brachiaria brizantha cv. Marandú). A imunocastração não apresentou diferença entre os tratamentos, onde a carne apresentou-se macia, porém os animais não castrados apresentaram maiores valores que os animais castrados quando comparado a espessura de gordura subcutânea, marmoreio, apresentando também maior AOL do que os animais castrados, o ganho de peso médio diário dos animais não castrados foram maior do que dos animais castrados.

2 Palavras-chave: Castração. Qualidade de carne. Maciez. Introdução A ovinocultura de corte é uma atividade que vem crescendo muito nos últimos anos, principalmente, devido à grande procura pela carne ovina, já que esta, especialmente a de cordeiro, produzida sob condições técnicas para o consumo, vem alcançando bons preços no mercado, sendo muito apreciada pelos consumidores mais exigentes, que buscam um produto de qualidade. Enquanto a cadeia produtiva não se consolida, os produtores enfrentam dificuldades como a falta de frigoríficos, baixo consumo, alto preço de reprodutores, pouca organização da cadeia, abate clandestino, entre outros (ALENCAR & ROSA, 2006). A castração de ovinos é uma prática ainda não utilizada, que tem como objetivo obter animais mais dóceis que promovam um manejo mais fácil, preservação das instalações e pastagens, menos problemas de casco e sem risco de monta indesejada. Espera-se que ovinos castrados produzem melhor qualidade de carne, sendo menor o risco de desenvolvimento de, apresentam melhor deposição de gordura e maior marmorização. A castração tradicional é realizada sem anestésicos e em condições precárias de higiene, sendo considerado um procedimento trabalhoso, com complicações pós-operatórias, perda de peso e sofrimento animal. A imunocastração é realizada através da utilização da vacina anti-gnrf (fator liberador das gonadotropinas) fora do período reprodutivo, estimula a produção de anticorpos que neutralizam o fator GnRF e inibem, temporariamente, a liberação dos hormônios sexuais masculinos e femininos, com a correspondente redução no comportamento sexual e agressividade dos animais. A vacina representa uma alternativa imunológica à castração cirúrgica, facilitando assim o manejo, promovendo o bem-estar animal, com melhora da qualidade da carne, controle do comportamento sexual e aumento potencial de produtividade.

3 Material e Métodos O experimento foi conduzido na Fazenda Escola da Universidade Estadual de Goiás e a etapa laboratorial no Laboratório de Carnes da UEG. Os animais foram identificados e distribuídos em dois compartimentos de criação, recebendo o mesmo manejo nutricional e sanitário. Foram avaliados 18 ovinos machos mestiços da raça Dorper / Santa Inês, clinicamente saudáveis na faixa etária de 3 meses (± 1) e peso médio de 20 kg (± 1 kg). Dos 18 ovinos utilizados, 9 receberam aplicação de imunocastrador e 9 machos não receberam. Após o período de adaptação, todos os animais foram pesados a cada 14 dias. Quando a média dos animais atingiram o peso médio de 25 Kg, os animais foram submetidos a um jejum de sólidos, pesados e transportados até o frigorífico. O abate dos animais foi realizado em abatedouro comercial, seguindo-se o fluxo normal do estabelecimento. As meias-carcaças (direita e esquerda) foram identificadas e pesadas. Na meia carcaça fria, na altura da costela, foi traçado em papel vegetal o contorno do músculo Longissimus dorsi exposto, para posterior determinação da área de olho de lombo (AOL) e a espessura de gordura subcutânea (EGS), tomada a ¾ do comprimento da AOL, a partir da apófise espinhosa, com o auxilio de um paquímetro (LUCHIARI FILHO, 2000). Foram ainda realizadas as avaliações subjetivas da cor, textura e marmoreio da carne, após período mínimo de 30 minutos em exposição ao ar, atribuindo pontuações conforme metodologia descrita por MÜLLER (1987). A análise da força de cisalhamento foi realizada após o cozimento e pesagens de uma fatia de 2,5cm retirado do Longissimus dorsi, onde são extraídas amostras de feixes de fibras, circulares, com 1cm 2 de área, com um vazador acoplado a uma furadeira em um suporte de ferro adaptado para esta função, logo em seguida cortadas perpendicularmente à fibra, por intermédio do aparelho Warner-Bratzler Shear, que mede a resistência das fibras ao corte através da resistência de cisalhamento. Todas as amostras foram assadas em bandejas de aço inox, sobre uma grelha, e os pesos anotados antes e após o cozimento, calculando-se as perdas de água por exsudação/evaporação e por cozimento.

4 Resultados e Discussão A parte experimental realizada a campo foi conduzida na Fazenda Escola da UEG de São Luís de Montes Belos, foram avaliados 18 ovinos machos mestiços Dorper x Santa Inês, em parceria com um criador, porém ao decorrer do experimento um animal veio a óbito, finalizando então o experimento com 17 animais. Os animais foram identificados com colares e distribuídos em dois lotes de criação, em sistema semi-intensivo recebendo o mesmo manejo sanitário e alimentar, avaliando ganho de peso, ambos na mesma pastagem (Brachiaria brizantha cv. Marandú). Realizado dois tratos diários, 07:00h e 17:00h durante os 81 dias do experimento, onde todos os participantes estavam a par do balanceamento e fornecimento da ração, auxiliando nos manejos praticado com os animais, onde realizava a pesagem, desverminação e a profilaxia. No inicio foi aplicado a dose do imunocastrador vacina anti-gnrh (fator liberador das gonadotropinas), estimula a produção de anticorpos que neutralizam o fator GnRH e inibem, temporariamente, a liberação dos hormônios sexuais masculinos e femininos, com a correspondente redução no comportamento sexual e agressividade dos animais. Após os 81 dias de período experimental, obteve-se o valor de ganho de peso médio diário (GPMD) e os animais foram abatidos e fez-se então a avaliação das carcaças, onde aferiu os dados de área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e coloração e marmoreio no pós abate.

5 Tabela 1: Valores médios de ganho de peso médio diário (GPMD), de área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS) e coloração e marmoreio de ovinos Imunocastrados e não castrados. CARACTERÍSTICAS IMUNOCASTRADOS NÃO CASTRADOS GPMD (g) AOL (cm²) EGS (mm) COLORAÇÃO (1-5) MARMOREIO A análise da força de cisalhamento foi realizada com uma fatia do Longissimus dorsi, no laboratório de Carnes do Câmpus São Luís de Montes Belos. Realizou-se as pesagens e o cozimento das amostras em um forno para obter dados de perca por cocção, que é a perda de água por exsudação/evaporação e por cozimento. Segue abaixo as tabelas com as medias dos resultados da analise de força de cisalhamento (FC), e perca de peso por cocção: Tabela 2: Valores médios da força de cisalhamento (FC) e perca por cocção (PPC), de ovinos imunocastrados e não castrados. CARACTERÍSTICAS IMUNOCASTRADOS NÃO CASTRADOS FC (kgf) PPC(%) De acordo com as analises não se obteve grande diferença nos valores tanto para os animais imunocastrados quanto para os animais não castrados, AOL, coloração e marmoreio obtiveram valores semelhantes entre os dois tratamentos. As amostras de carne foram classificadas como macias quando realizado teste da força de cisalhamento, por terem apresentado o valor de 2,08 para animais castrados e 2,13 para animais não castrados, por apresentarem valores menores

6 que 2,27 de acordo com (CEZAR & SOUSA (2007), trabalhando com ovinos, afirma que valores menores que 2,27 kgf/cm² é uma carne macia, de 2,28 a 3,63kgf/cm² é uma carne de maciez mediana, de 3,64 a 5,44 kgf/cm² uma carne dura, e a partir de 5,44 kgf/cm² extremamente dura. A perca por cocção nas amostras dos animais não castrados foram de valor maior do que dos animais castrados, onde os animais castrados apresentaram perca por cocção de 18,11% e os não castrados 20,93%, valores semelhantes aos encontrados por FERNANDES et.al (2011), que é 20,64 % de perca por cocção. Considerações Finais A imunocastração não apresentou diferença entre os tratamentos do experimento, onde a carne apresentou-se macia, porém os animais não castrados apresentaram maiores valores que os animais castrados quando comparado a espessura de gordura subcutânea, marmoreio, apresentando também maior área de olho de lombo do que os animais castrados. O ganho de peso médio diário dos animais não castrados foram maior do que dos animais castrados, portanto nessas condições não sendo viável a Imunocastração, necessitando de mais pesquisas na área para melhores técnicas a serem adotadas. Agradecimentos À Universidade Estadual de Goiás, todos os docentes e acadêmicos do Câmpus de São Luis de Montes Belos e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação da UEG pelo apoio durante o desenvolvimento da pesquisa.

7 Referências ALENCAR, Leonardo; ROSA, Fabiano R. Tito. Ovinos: Panorama e mercado. Revista O Berro. 96.ed. Uberaba: Agropecuária Tropical CBRA. Manual para exame andrológico e avaliação de semen animal/ Colégio Brasileiro de Reprodução Animal. 2 Ed. - Belo Horizonte: CBRA, p. : il. CEZAR, M.F.; SOUSA, W.H. Carcaças ovinas e caprinas:obtenção, avaliação e classificação. Uberaba: Agropecuária Tropical, p.232, FERNANDES. A. R.M, et.al. Desempenho e características qualitativas da carcaça e da carne de cordeiros terminados em confinamento alimentados com dietas contendo soja grão ou gordura protegida. R. Bras. Zootec., v.40, n.8, p , 2011 LUCHIARI FILHO, A. Pecuária da carne bovina. São Paulo: Limbife, p. MULLER, L. Normas para avaliação de carcaças e concurso de carcaça de novilhos.2.ed. Santa Maria: Imprensa Universitária. 31p VIANA, João Garibaldi Almeida. Panorama geral da ovinocultura no mundo e no Brasil. Revista Ovinos. Porto Alegre: v. 4, n. 12, março de 2008.

EFEITO DA IMUNOCASTRAÇÃO SOBRE CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E A CORRELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E PH EM OVINOS

EFEITO DA IMUNOCASTRAÇÃO SOBRE CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E A CORRELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E PH EM OVINOS EFEITO DA IMUNOCASTRAÇÃO SOBRE CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA E A CORRELAÇÃO ENTRE TEMPERATURA E PH EM OVINOS Cristina Magalhães de Souza Rebouças *1 (IC), Aracele Pinheiro Pales dos Santos 2 (PQ), Bruna Paula

Leia mais

Características de carcaça, carne e perfil de ácidos graxos de ovinos imunocastrados

Características de carcaça, carne e perfil de ácidos graxos de ovinos imunocastrados Características de carcaça, carne e perfil de ácidos graxos de ovinos imunocastrados Raiany Soares de Paula 1 (PG)*, Aracele Pinheiro Pales 1 (PQ), Bruna Paula Alves da Silva 1 (PQ), Hipólito Rosa Evangelista

Leia mais

Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta

Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta Características da carcaça e da carne de tourinhos terminados em confinamento com dietas contendo grão de milheto e inclusão de glicerina bruta Bruna Gomes Pereira 1 ; João Restle 2 1 Aluno do Curso de

Leia mais

Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO

Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO Perfil dos consumidores de carne ovina no município de São Luís de Montes Belos-GO Jéssica Aparecida Rodrigues Martins¹, Aracele Pinheiro Pales dos Santos.² ¹Graduanda em Zootecnia, PIBIC/UEG, Universidade

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=138>.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em: <http://www.pubvet.com.br/texto.php?id=138>. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Disponível em . Efeito de diferentes raças sobre as características de carcaça de animais terminados em

Leia mais

Avaliação e caracterização do perfil da genitália feminina de bovinos Nelore e mestiços do oeste goiano.

Avaliação e caracterização do perfil da genitália feminina de bovinos Nelore e mestiços do oeste goiano. Avaliação e caracterização do perfil da genitália feminina de bovinos Nelore e mestiços do oeste goiano. Beatriz Barbosa Coutinho 1 (IC)*, Joyce Caroliny dos Santos Lopes 1 (PG), Camila da Silva Castro

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Comparativo entre suínos castrados pelo método tradicional (castração cirúrgica) e o método de imunocastração¹ Rayane Fonseca MIRANDA², Bruno Côrrea da SILVA³, Silvana Lúcia dos Santos MEDEIROS 4, Mateus

Leia mais

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas

11 a 14 de dezembro de 2012 Campus de Palmas Comportamento, medidas morfométricas e características de carcaça e da carne de machos de aptidão leiteira alimentados com grão de milho inteiro ou moído com ou sem inclusão de farelo do mesocarpo de babaçu

Leia mais

Produção e Qualidade

Produção e Qualidade Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Produção e Qualidade da Carne Bubalina André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto Livre Docente

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA DE ZOOTECNIA DE BOVINOS CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E QUALITATIVAS DA CARCAÇA Jaqueline Schneider Lemes

Leia mais

Avaliação das características sensoriais da carne bovina comercializada em São Luís de Montes Belos-GO

Avaliação das características sensoriais da carne bovina comercializada em São Luís de Montes Belos-GO Avaliação das características sensoriais da carne bovina comercializada em São Luís de Montes Belos-GO Laís Gabrielly Freitas Lima¹ (IC) *, Paula Roberta dos Santos Silva² (IC), Natália Terra do Carmo

Leia mais

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo

Título da Pesquisa: Palavras-chave: Campus: Tipo Bolsa Financiador Bolsista (as): Professor Orientador: Área de Conhecimento: Resumo Título da Pesquisa: Comparativo entre suínos castrados pelo método tradicional (castração cirúrgica ) e o método imunocastração. Palavras-chave: suínos imunocastrados, vacina anti-gnrh, castração cirúrgica.

Leia mais

A ULTRASSONOGRAFIA COMO CRITÉRIO DE ABATE EM BOVINOS DE CORTE

A ULTRASSONOGRAFIA COMO CRITÉRIO DE ABATE EM BOVINOS DE CORTE A ULTRASSONOGRAFIA COMO CRITÉRIO DE ABATE EM BOVINOS DE CORTE Marcelo Henrique de Faria Zoot., Dr., PqC do Polo Regional Alta Mogiana/APTA mfaria@apta.sp.gov.br Histórico O uso da ultrassonografia em bovinos

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO

CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS MORADA NOVA ALIMENTADOS COM FARELO DE BISCOITO Luiz Carlos Oliveira de SOUSA* 1, Luiza de Nazaré Carneiro da SILVA 1, Hélio Henrique Araújo COSTA 1,

Leia mais

PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA CARNE DE OVINOS ALIMENTADOS COM MANIPUEIRA

PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA CARNE DE OVINOS ALIMENTADOS COM MANIPUEIRA PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA CARNE DE OVINOS ALIMENTADOS COM MANIPUEIRA José Igor Gomes Bezerra* 1, Pedro Henrique Cavalcante Ribeiro 1, Victor Henneg Campelo de Lima 2, Jéssica Caroline Nascimento Rodrigues

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E CORTES DA CARNE BOVINA ANA BEATRIZ MESSAS RODRIGUES PINTO TÉCNICA DE LINHAS ESPECIAIS MARFRIG GROUP

CLASSIFICAÇÃO E CORTES DA CARNE BOVINA ANA BEATRIZ MESSAS RODRIGUES PINTO TÉCNICA DE LINHAS ESPECIAIS MARFRIG GROUP CLASSIFICAÇÃO E CORTES DA CARNE BOVINA ANA BEATRIZ MESSAS RODRIGUES PINTO TÉCNICA DE LINHAS ESPECIAIS MARFRIG GROUP III Simpósio de Qualidade de Carne Ciência, Tecnologia e Desafios na Produção de Carne

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 MATERIAL E MÉTODOS

1 INTRODUÇÃO 2 MATERIAL E MÉTODOS CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA E DOS NÃO-COMPONENTES DA CARCAÇA DE CORDEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES NÍVEIS DE SUBSTITUIÇÃO DE SILAGEM DE MILHO POR SILAGEM DE CASCA DE MANDIOCA Leandro Otávio Vieira Filho²,

Leia mais

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO

CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO CARACTERISTICAS QUALITATIVAS DA CARNE DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO DE PERMANÊNCIA AO CONFINAMENTO Hugo Andrey Santos dos SANTOS* 1, Thayane Silva MACIEL 1, Fernanda Rodrigues

Leia mais

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE

CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA CARCAÇAS BOVINAS E QUALIDADE DA CARNE Ricardo Zambarda Vaz Zootecnista Doutor em Produção animal Jaqueline Schneider Lemes Médica Veterinária Pós-doutora

Leia mais

Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne

Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne 28 Curso de Melhoramento de Gado de Corte Geneplus Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne Marina de Nadai Bonin FAMEZ/UFMS Campo Grande, 07 de

Leia mais

Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros

Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros Aveia Preta (Avena stringosa) como fonte de volumoso em substituição à silagem de milho na terminação de cordeiros Ricardo Cruz Vargas¹, Carlos Alberto de Carvalho², Cassio Roberto Silva Noronha³, Mariane

Leia mais

PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA

PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA PERDA DE PESO POR COCÇÃO E MARMOREIO DA CARNE DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO MONENSINA SÓDICA E/OU VIRGINIAMICINA Nathália Nazaret da SILVA 1, Verônica Galvão Queiroz GOMES 1, Weslene Marques

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO

AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO AVALIAÇÃO DO CONSUMO E PESO DE BEZERROS DA RAÇA GIROLANDO ALIMENTADOS COM CONCENTRADO FARELADO OU PELETIZADO DURANTE A FASE DE ALEITAMENTO FERREIRA, F.O.B. 1 ; BARBOSA, K.A. 1 ; SENE, G.A. 1 ; JAYME, D.G.

Leia mais

USDA Yield Grade. André Mendes Jorge. Professor Adjunto Livre Docente Departamento de Produção Animal. Departamento de Produção Animal

USDA Yield Grade. André Mendes Jorge. Professor Adjunto Livre Docente Departamento de Produção Animal. Departamento de Produção Animal Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal USDA Yield Grade Quality Grade André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto Livre Docente Departamento

Leia mais

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA

DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS EM TERMINAÇÃO SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE RACTOPAMINA NA DIETA Marcos L. DIAS 1 ; Fábio R. de ALMEIDA 1 ; Helena M. F. da SILVA 1 ; Antônio

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ

AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ AVALIAÇÃO DE PROVAS DE GANHO DE PESO E CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS E REPRODUTIVAS DE BOVINOS DAS RAÇAS NELORE E TABAPUÃ LUIZ FERNANDO AARÃO MARQUES 1 RODRIGO REIS MOTA 2 1 Professor do Centro de Ciências

Leia mais

Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne

Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne Ultrassonografia como suporte para a seleção de características de carcaça e de qualidade da carne 30º Curso de Melhoramento de Gado de Corte Embrapa - Geneplus Marina de Nadai Bonin Gomes FAMEZ/UFMS O

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Amazônia Oriental Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Embrapa Amazônia Oriental Belém, PA 2015 PROVA DE GANHO EM PESO DE BUBALINOS EM

Leia mais

Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3)

Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3) Tipificação e Classificação de Carcaças Bovinas (2/3) Descreveremos agora um dos dois métodos pelos quais carcaças bovinas podem ser classificadas nos EUA. Classificação por Qualidade Características de

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO, BIOMETRIA CORPORAL E GENEALOGIA DE BOVINOS DA RAÇA ANGUS E SUAS CORRELAÇÕES

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO, BIOMETRIA CORPORAL E GENEALOGIA DE BOVINOS DA RAÇA ANGUS E SUAS CORRELAÇÕES AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO PRODUTIVO E REPRODUTIVO, BIOMETRIA CORPORAL E GENEALOGIA DE BOVINOS DA RAÇA ANGUS E SUAS CORRELAÇÕES EVANDRO MILANI PRETTO ¹*, MARCELO FALCI MOTA¹, ADALGIZA PINTO NETO¹, JÚLIO CESAR

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL

CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL CARACTERÍSTICAS ANDROLÓGICAS DE CARNEIROS JOVENS DA RAÇA TEXEL Pauline Beatriz Guidoni (Bolsista PIBIC/CNPQ-UNOPAR), e-mail: paulineguidoni@outlook.com. Carlos Augusto Capelassi Gomes, e-mail: carlos_adg69@hotmail.com.

Leia mais

Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina

Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Sistema Neozelandês de Classificação de Carcaça Bovina André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto

Leia mais

COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS 1. INTRODUÇÃO

COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS 1. INTRODUÇÃO COMPARAÇÃO DA COMPOSIÇÃO TECIDUAL E QUÍMICA DA PALETA COM A DA PERNA EM CORDEIROS TERMINADOS EM TRÊS SISTEMAS HASHIMOTO, Juliano Hideo 1,4 ; OSÓRIO, José Carlos da Silveira 2,4 ; OSÓRIO, Maria Teresa Moreira

Leia mais

II PROVA DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS 2013

II PROVA DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS 2013 II PROVA DE DESEMPENHO DE TOUROS JOVENS 2013 Oficializada pela Prova de Desempenho de Touros Jovens - PDTJ A Prova de Desempenho, de Touros Jovens (PDTJ) consiste em submeter animais machos, portadores

Leia mais

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013

VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Substituição de promotores de crescimento a base de antibióticos por extrato etanólico de própolis em dietas para frangos de corte na fase de 1 a 42 dias de idade Wesley Caetano VIEIRA 1 ; Adriano GERALDO

Leia mais

Avaliação econômica da produção de cordeiros cruza de carneiros Texel com ovelhas Corriedale em três sistemas

Avaliação econômica da produção de cordeiros cruza de carneiros Texel com ovelhas Corriedale em três sistemas Avaliação econômica da produção de cordeiros cruza de carneiros Texel com ovelhas Corriedale em três sistemas Autor(es): Apresentador: Orientador: Revisor 1: Revisor 2: Instituição: COSTA, Juliano;OSÓRIO,

Leia mais

Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009

Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009 Chega ao fim o VIII Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2009 Encerrou-se no dia 30 de setembro o VIII Campeonato Cordeiro Paulista CCP, que teve início nos dias 10 e 11 de agosto com a chegada

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Bovinocultura de Corte e Leite Código da Disciplina: AGR 361 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 7 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL

COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL COMPOSIÇÃO CORPORAL DE TOURINHOS NELORE, ALIMENTADOS COM FARINHA AMILÁCEA DE BABAÇU, NA REGIÃO NORTE DO BRASIL Rafyze Uchoa Silva 1 ; Glauco Mora Ribeiro 2 1 Aluna do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína;

Leia mais

Desempenho de leitões em fase de creche alimentados com soro de leite.

Desempenho de leitões em fase de creche alimentados com soro de leite. VII Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG campus Bambuí, VII Jornada Científica ou I Mostra de Extensão, 21 a 23 de outubro de 2014. Desempenho de leitões em fase de creche alimentados com soro de leite.

Leia mais

Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas

Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Características comportamentais em vacas leiteiras Holandês/Gir de diferentes composições genéticas Bruno Henrique Leite Silva¹(IC), Diogo Alves da Costa Ferro²(PQ), Izabelle Ribeiro da Silva¹(IC), Jefter

Leia mais

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) MATERNIDADE Aula Passada 30/03/2016. Manejo de suínos do desmame ao abate. Maternidade (Aula Passada) Creche

Plano de aula. ZOOTECNIA I (Suínos) MATERNIDADE Aula Passada 30/03/2016. Manejo de suínos do desmame ao abate. Maternidade (Aula Passada) Creche UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Campus de Jaboticabal Faculdade de ciências Agrárias e Veterinárias ZOOTECNIA I (Suínos) 1 Plano de aula Maternidade (Aula Passada) Creche Msc. Fabrício

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS OBJETIVOS OBJETIVOS

CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS OBJETIVOS OBJETIVOS CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS AS DE SUÍNOS Agrupar por classe produtos que tem características semelhantes. Classifica os animais em raça, sexo, maturidade, acabamento e conformação

Leia mais

QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1

QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 QUALIDADE DA CARCAÇA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE MACHOS INTEIROS E CASTRADOS DE DIFERENTES GRUPOS GENÉTICOS TERMINADOS EM CONFINAMENTO 1 RYMER RAMIZ TULLIO 2,3, GERALDO MARIA DA CRUZ 3, ALEXANDRE

Leia mais

06/06/2014. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Considerações no pré-parto:

06/06/2014. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Manejo de suínos do nascimento ao abate. Considerações no pré-parto: suinesp@gmail.com Considerações no pré-parto: Limpeza e desinfecção da maternidade Verificar condições do escamoteador 1 Ao nascimento Secar o leitão Principalmente boca e narinas Evitar perda de T C corporal

Leia mais

AVALIAÇÃO DE PESO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FÊMEAS BOVINAS ABERDEEN ANGUS X NELORE, SUPER PRECOCES, TERMINADAS EM CONFINAMENTO.

AVALIAÇÃO DE PESO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FÊMEAS BOVINAS ABERDEEN ANGUS X NELORE, SUPER PRECOCES, TERMINADAS EM CONFINAMENTO. AVALIAÇÃO DE PESO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE FÊMEAS BOVINAS ABERDEEN ANGUS X NELORE, SUPER PRECOCES, TERMINADAS EM CONFINAMENTO. Raquel da Silva Rodrigues 1 (IC), Renato Tângari Dib 2* (PG), Cláudia Peixoto

Leia mais

Gerenciamento da Ovinocultura

Gerenciamento da Ovinocultura Gerenciamento da Ovinocultura Base da apresentação... 6 anos de coleta de dados a campo sobre sistemas de produção no LAPOC; Produção de uma dissert. Mestrado sobre análise do resultado econômico dos sistemas;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS FÊMEAS, MACHOS CASTRADOS E MACHOS IMUNOCASTRADOS EM TERMINAÇÃO DE DIFERENTES ORIGENS GENÉTICAS

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS FÊMEAS, MACHOS CASTRADOS E MACHOS IMUNOCASTRADOS EM TERMINAÇÃO DE DIFERENTES ORIGENS GENÉTICAS CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇA DE SUÍNOS FÊMEAS, MACHOS CASTRADOS E MACHOS IMUNOCASTRADOS EM TERMINAÇÃO DE DIFERENTES ORIGENS GENÉTICAS Lauro F. dos SANTOS 1 ; Gustavo F. RODRIGUES 1 ; Helena M. F. da SILVA

Leia mais

31/03/2013 PRODUTOS CAPRINOS E SEUS DERIVADOS. Por que consumir carne caprina? CARNE CAPRINA. Produtos caprinos e seus derivados - Carne

31/03/2013 PRODUTOS CAPRINOS E SEUS DERIVADOS. Por que consumir carne caprina? CARNE CAPRINA. Produtos caprinos e seus derivados - Carne PRODUTOS CAPRINOS E SEUS DERIVADOS CARNE CAPRINA Semana Horas Aula Dia Mês Aula T P TP A S S U N T O Introdução ao curso, importância e perspectivas 01 26 02 3 1 da caprinocultura, principais raças e registro

Leia mais

Resultados do 3º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova

Resultados do 3º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova Resultados do 3º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova Olivardo Facó* Foi encerrado no último dia 04 de novembro, o 3º Teste de Desempenho de Ovinos da Raça Morada Nova. Mais uma vez, o teste

Leia mais

Sistema Japonês de Classificação de Carcaça Bovina

Sistema Japonês de Classificação de Carcaça Bovina Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Pullman, WA 99164 Reeves. niversity P m and J.J. on State Un Fonte: J. R. Busboo Washingto Sistema

Leia mais

INTRODUÇÃO. Sombrio. Sombrio. Sombrio.

INTRODUÇÃO. Sombrio.     Sombrio. Sombrio. SUBSTITUIÇÃO DA SILAGEM DE MILHO (Zea mays) POR SILAGEM DE CASCA E RASPA DE MANDIOCA (Manihot sculenta Crantz) A ALIMENTAÇÃO DE OVELHAS DE DESCARTE CONFINADAS 1 Rodrigo Dalhanholli 2 ; Elias Donadel 3

Leia mais

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA.

DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. DESEMPENHO DE NOVILHAS MESTIÇAS EM DIFERENTES NÍVEIS DE SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DA SECA, SOBRE INFLUÊNCIA DO ACÚMULO DE PASTAGEM DIFERIDA. Isabela Carvalho Costa 1 ; Valdir Botega Tavares 2 ; Fernando Ramos

Leia mais

Manejo de suínos do nascimento ao abate.

Manejo de suínos do nascimento ao abate. suinesp@gmail.com Considerações no pré-parto: Limpeza e desinfecção da maternidade Verificar condições do escamoteador Ao nascimento Secar o leitão Principalmente boca e narinas Evitar perda de T C corporal

Leia mais

Palavras-chave: carne, confinamento, mensuração, ovinos, suplementação lipídica

Palavras-chave: carne, confinamento, mensuração, ovinos, suplementação lipídica MORFOMETRIA E RENDIMENTO DE CORTES CÁRNEOS DE CARCAÇAS DE CORDEIROS RECEBENDO DIETAS CONTENDO ÓLEO DE SOJA Clésia Lopes de CARVALHO 1, Rodrigo Ferreira PEREIRA* 1, Gabriel Lucas Curtiço LEMES 2, Flávio

Leia mais

IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010

IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010 IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO/ Araçatuba 2010 O IX Campeonato Cordeiro Paulista ASPACO / ARAÇATUBA 2010 (IX CCP) teve início no dia 1º de setembro, com a chegada dos cordeiros na Central de Ovinos

Leia mais

~~Jraê5r

~~Jraê5r ~~Jraê5r 1999.00 005 ~J 'W" PROCI-FD CPPSE 1999 Confinamento, também se faz com Grão de Sorgo... Com Excelente Resultado. Confinamento tambem se faz com 1999 FD-1999.00005 GRÃO DE SORGO NA ALIMENTAÇÃO

Leia mais

Prof. Dr. Danilo Domingues Millen Coordenador do Evento. Prof. Dr. Fábio Erminio Mingatto Presidente da Comissão Permanente de Extensão Universitária

Prof. Dr. Danilo Domingues Millen Coordenador do Evento. Prof. Dr. Fábio Erminio Mingatto Presidente da Comissão Permanente de Extensão Universitária Registrado sob nº 1688 /14 Certificamos que Alice Helena Peres Marques Assumpção apresentou o trabalho intitulado Avaliação da germinação e desenvolvimento morfológico de sementes de capim mombaça quando

Leia mais

BIOMETRIA E AVALIAÇÃO TESTICULAR DE TOURINHOS DA RAÇA NELORE NA AMAZÔNIA LEGAL

BIOMETRIA E AVALIAÇÃO TESTICULAR DE TOURINHOS DA RAÇA NELORE NA AMAZÔNIA LEGAL BIOMETRIA E AVALIAÇÃO TESTICULAR DE TOURINHOS DA RAÇA NELORE NA AMAZÔNIA LEGAL Hugo Leonardo Miranda 1 ; Márcio Gianordoli Teixeira Gomes 2 1 Aluno do Curso de Zootecnia; Campus de Araguaína; e-mail: PIVIC/UFT

Leia mais

Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados

Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados Efeitos do uso de homeopatia em cordeiros Nativo Pantaneiro confinados Cesar Miazzi 1* ; Júnior Cezar Kawakita de Oliveira 1 ; Guilherme dos Santos Pinto 2 ; Juan Sávio G. Mendes 3 ; Charles Ferreira Martins

Leia mais

Sistema Canadense de Avaliação de

Sistema Canadense de Avaliação de Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FMVZ Campus de Botucatu Departamento de Produção Animal Sistema Canadense de Avaliação de Carcaça Bovina André Mendes Jorge Zootecnista Professor Adjunto Livre

Leia mais

DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL

DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL 1 DESEMPENHO PRODUTIVO DE CRIAS OVINAS DE DIFERENTES CRUZAMENTOS RECRIADAS E TERMINADAS EM CONDIÇÕES DE PASTEJO IRRIGADO NO NORDESTE DO BRASIL PEDRO HUMBERTO FÉLIX DE SOUSA¹, CLAYTON MOREIRA LEAL², ISA

Leia mais

EFEITO DO GRUPO GENÉTICO MATERNO SOBRE CARACTERISTICAS DE CARCAÇA DE ANIMAIS CRUZADOS EM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE NOVILHO PRECOCE

EFEITO DO GRUPO GENÉTICO MATERNO SOBRE CARACTERISTICAS DE CARCAÇA DE ANIMAIS CRUZADOS EM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE NOVILHO PRECOCE EFEITO DO GRUPO GENÉTICO MATERNO SOBRE CARACTERISTICAS DE CARCAÇA DE ANIMAIS CRUZADOS EM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE NOVILHO PRECOCE Karla Izidio LATTA* 1, Andrei Pereira NEVES 2, Thiago Luis Alves Campos de

Leia mais

BOVINOS RAÇAS PURAS, NOVAS RAÇAS, CRUZAMENTOS E COMPOSTOS DE GADO DE CORTE. Moderador: Prof. José Aurélio Garcia Bergmann UFMG

BOVINOS RAÇAS PURAS, NOVAS RAÇAS, CRUZAMENTOS E COMPOSTOS DE GADO DE CORTE. Moderador: Prof. José Aurélio Garcia Bergmann UFMG BOVINOS RAÇAS PURAS, NOVAS RAÇAS, CRUZAMENTOS E COMPOSTOS DE GADO DE CORTE Moderador: Prof. José Aurélio Garcia Bergmann UFMG PAPEL DOS CRUZAMENTOS ENTRE RAÇAS DE CORTE Pedro Franklin Barbosa Embrapa -

Leia mais

RESUMO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Machado. Machado/MG -

RESUMO. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Machado. Machado/MG - DESEMENHO DE SUÍNOS FÊMEAS, MACHOS CASTRADOS E MACHOS IMUNOCASTRADOS DE DIFERENTES OTENCIAS ARA GANHO DE ESO E SÍNTESE DE CARNE MAGRA DOS 70 AOS 150 DIAS Gustavo F. RODRIGUES 1 ; Lauro F. dos SANTOS 1

Leia mais

Melhoramento da qualidade da carcaça e da carne de bovinos no Brasil

Melhoramento da qualidade da carcaça e da carne de bovinos no Brasil Pauta 2 Melhoramento da qualidade da carcaça e da carne de bovinos no Brasil Roberto D. Sainz Fabiano Araujo University of California, Davis & Aval Serviços Tecnológicos Introdução Critérios de qualidade

Leia mais

BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1. DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório

BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1. DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório BANCAS EXAMINADORAS DA TURMA 2017/1 DATA: 19 / 06 / 2017 (Segunda-feira) Miniauditório MEMBRO: Raquel Priscila de Castro Oliveira MEMBRO: Taisa Rocha Gomes da Silva SUPLENTE: Fernanda Rodrigues Taveira

Leia mais

Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido

Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido Página 1 de 5 Caso tenha algum problema na impressão deste artigo tecle Ctrl+P. [14/02/2011] Práticas sustentáveis para incrementar a produção de ovinos de corte no semiárido A exploração agropecuária

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA IMUNOCASTRAÇÃO EM BOVINOS DE CORTE NO AGRONEGÓCIO

A INFLUÊNCIA DA IMUNOCASTRAÇÃO EM BOVINOS DE CORTE NO AGRONEGÓCIO A INFLUÊNCIA DA IMUNOCASTRAÇÃO EM BOVINOS DE CORTE NO AGRONEGÓCIO Mayron de O. Félix 1, Geraldo Nardi Junior 2 1 Mayron de Oliveira Félix discente da Faculdade de Tecnologia de Botucatu, Mayronfelix97@gmail.com.

Leia mais

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG

XX Encontro Anual de Iniciação Científica EAIC X Encontro de Pesquisa - EPUEPG INFLUÊNCIA DA APLICAÇÃO SUBCUTÂNEA DAS VITAMINAS A D E NA MACIEZ DA CARNE BOVINA Daniella Sgarioni de Faria, Ana Maria Bridi (Orientadora), e-mail: ambridi@uel.br, Eder Paulo Fagan, Louise Manha Peres,

Leia mais

DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA.

DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA. DA GENÉTICA AO PRATO RAÇA ARAGUAIA GENÉTICA ANIMAL LTDA. www.racaaraguaia.com.br ÍNDICE Missão Objetivo Origem A Raça Características Economia Produtividade Carne Oportunidades Empreendimento 03 04 05

Leia mais

Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura

Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura Série NUPEEC Produção Animal Ovinocultura MARCIO NUNES CORRÊA VIVIANE ROHRIG RABASSA FERNANDA MEDEIROS GONÇALVES SILON JUNIOR PROCATH DA SILVA AUGUSTO SCHNEIDER Organizadores Série NUPEEC Produção Animal

Leia mais

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇAS DE BORREGOS SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROTEÍNA BRUTA, CRIADOS EM DIFERENTES AMBIENTES

CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇAS DE BORREGOS SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROTEÍNA BRUTA, CRIADOS EM DIFERENTES AMBIENTES CARACTERÍSTICAS DE CARCAÇAS DE BORREGOS SUPLEMENTADOS COM DIFERENTES NÍVEIS DE PROTEÍNA BRUTA, CRIADOS EM DIFERENTES AMBIENTES Vinicius Patrick Silva Souza 1, Fabiana Gomes da Costa 2, Janaina Januário

Leia mais

Simpósio. Cria Fértil. Gestão e Produção de Bovinos. Goiânia 2008

Simpósio. Cria Fértil. Gestão e Produção de Bovinos. Goiânia 2008 Simpósio Cria Fértil Gestão e Produção de Bovinos Goiânia 2008 2 Confinamento Estratégias Para o Lucro Máximo André Melo & Equipe Bovinos de Corte Nutron Alimentos LTDA AGENDA GESTÃO DE RISCO; ANÁLISE

Leia mais

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO

CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO CARACTERÍSTICAS QUANTITATIVAS E COMPOSIÇÃO TECIDUAL DA CARCAÇA DE CORDEIROS ABATIDOS EM DIFERENTES CLASSES DE PESO E TEMPO AO CONFINAMENTO Andrey de Sousa MIRANDA* 1, Fernanda Rodrigues BARBOSA 1, Thayane

Leia mais

PROGRAMA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL

PROGRAMA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL PROGRAMA PECUÁRIA SUSTENTÁVEL O NELORE DO PORTAL DO CERRADO PROVA DE DESEMPENHO INDIVIDUAL DE TOUROS NELORE 1. Apresentação Em cumprimento de uma das ações de pesquisa e inovação tecnológica do Programa

Leia mais

Marcos Jun Iti Yokoo Zootecnista, MSc, DSc em Genética e Melhoramento Animal Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (CPPSul), Bagé-RS Agosto de 2012

Marcos Jun Iti Yokoo Zootecnista, MSc, DSc em Genética e Melhoramento Animal Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (CPPSul), Bagé-RS Agosto de 2012 Programa de Avaliação Genética das Raças Hereford e Braford PAC PampaPlus - ABHB Marcos Jun Iti Yokoo Zootecnista, MSc, DSc em Genética e Melhoramento Animal Pesquisador da Embrapa Pecuária Sul (CPPSul),

Leia mais

VIII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí

VIII Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - campus Bambuí Influência do método de castração de suínos machos na qualidade físicoquímica e sensorial da carne suína Maria Luiza Bianchetti Furtado¹; Robert Paula da Silva 2 ; Gaby Patrícia Teran Ortiz 3 (1) Estudante

Leia mais

Porcentagem de carne magra Década de a a a ,5 a ,5 a 57,5 Atual Mais de 59

Porcentagem de carne magra Década de a a a ,5 a ,5 a 57,5 Atual Mais de 59 CLASSIFICAÇÃO CLASSIFICAÇÃO E TIPICAÇÃO DE CARCAÇAS DE SUÍNOS Agrupar por classe produtos que tem características semelhantes. Classifica os animais em raça, sexo, maturidade, acabamento e conformação.

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia COMPOSIÇÃO TECIDUAL E CENTESIMAL DA SECÇÃO ENTRE A 9ª E A 11ª COSTELAS DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIETAS CONTENDO DIFERENTES RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS Ana Carolina R. Sanquetta de Pellegrin 1, Sérgio

Leia mais

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí

¹ Bacharelando em Agronomia DCA/IFMG/Bambuí ² Prof. DSc. Forrragicultura e Pastagens Orientador DCA/IFMG/ Bambuí Resumo Expandido para publicação na Semana de Iniciação Científica UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Rodrigo de Paula CRISÓSTOMO

Leia mais

Características de carcaça e qualidade de carne de bovinos inteiros ou castrados da raça Nelore, suplementados ou não durante o primeiro inverno

Características de carcaça e qualidade de carne de bovinos inteiros ou castrados da raça Nelore, suplementados ou não durante o primeiro inverno Ciência Rural, Santa Maria, Características v.36, n.6, de p.1867-1872, carcaças e qualidade nov-dez, de 2006 carne de bovinos inteiros ou castrados... ISSN 0103-8478 1867 Características de carcaça e qualidade

Leia mais

Conceito: produtor rural x indústria x empresa técnica

Conceito: produtor rural x indústria x empresa técnica Conceito: Um programa de parceria formal entre produtor rural x indústria x empresa técnica, visando garantias de comercialização, assessoria técnica de qualidade, incentivos financeiros e produção regular

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA CAMPUS: São Mateus CURSO: Agronomia DEPARTAMENTO RESPONSÁVEL: Ciências Agrárias e Biológicas-DCAB PROFESSOR RESPONSÁVEL: Thasia Martins Macedo CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO PERIODIZAÇÃO

Leia mais

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014

ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês. Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional 2013/2014 ABSI e a organização de criadores de ovinos Santa Inês Fundação: 2000 Contexto de Fundação: Com a explosão da ovinocultura nacional entre o final dos anos 1990 2013/2014 e início de 2000, observou-se a

Leia mais

DINÂMICA HISTÓRICA DA CRIAÇÃO OVINA NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR - RS

DINÂMICA HISTÓRICA DA CRIAÇÃO OVINA NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR - RS DINÂMICA HISTÓRICA DA CRIAÇÃO OVINA NO MUNICÍPIO DE SANTA VITÓRIA DO PALMAR - RS Vinicius Silveira dos Santos Orientadora: Profª Drª Susana Cardoso Coorientadora: Drª Alessandra Matte 14 de Dezembro 2017

Leia mais

Potencial de IG para raças locais: caso do Bovino Pantaneiro. Raquel Soares Juliano

Potencial de IG para raças locais: caso do Bovino Pantaneiro. Raquel Soares Juliano Potencial de IG para raças locais: caso do Bovino Pantaneiro Raquel Soares Juliano JUSTIFICATIVA Baixo valor da carne como comodity Mercado consumidor mais exigente Possibilidade de produto diferenciado

Leia mais

Mike Tokach and Márcio Gonçalves Kansas State University. Agradecimento especial: Carine Vier (UFRGS)

Mike Tokach and Márcio Gonçalves Kansas State University. Agradecimento especial: Carine Vier (UFRGS) Mike Tokach and Márcio Gonçalves Kansas State University Agradecimento especial: Carine Vier (UFRGS) Influência da nutrição e produção na qualidade da carcaça Definindo a qualidade de carcaça Teor de carne

Leia mais

TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS

TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇA E SEUS BENEFÍCIOS A cadeia da carne vem passando por um processo de mudanças, com a necessidade cada vez maior de produzir produtos com qualidade assegurada, já que atualmente é

Leia mais

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria

Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Aproveitamento de cortes da carcaça bovina e formação de preços ao produtor e na indústria Valorização do produtos Ao produtor Ao consumidor RICARDO ZAMBARDA VAZ Doutor em Produção animal Grupo de Cadeias

Leia mais

PRODUÇÃO DE AVES CAIPIRAS RECEBENDO RAÇÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DO RESÍDUO DA RASPA DA MANDIOCA COM E SEM URUCUM

PRODUÇÃO DE AVES CAIPIRAS RECEBENDO RAÇÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DO RESÍDUO DA RASPA DA MANDIOCA COM E SEM URUCUM PRODUÇÃO DE AVES CAIPIRAS RECEBENDO RAÇÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DO RESÍDUO DA RASPA DA MANDIOCA COM E SEM URUCUM Antonio Hugo Rabelo de Castro 1 ; Kênia Ferreira Rodrigues 2 ; 1 Aluno do Curso de Zootecnia;

Leia mais

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS

ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS ANÁLISE DE CORRELAÇÃO CANÔNICA ENTRE COMPONENTES TECIDUAIS E CARACTERISTICAS DE QUALIDADE DE CARNE DE CORDEIROS SANTA INÊS E MESTIÇOS Larissa Alves SAMPAIO* 1, Thayane da Silva MACIEL 1, Nathália Farias

Leia mais

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE

A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A PESQUISA EM MELHORAMENTO GENÉTICO ANIMAL DA EMBRAPA PECUÁRIA SUDESTE A Embrapa Pecuária Sudeste foi estabelecida em 1975, em São Carlos, Estado de São Paulo, Brasil, sucedendo a Fazenda de Criação de

Leia mais

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia

III Seminário: Sistemas de Produção Agropecuária - Zootecnia CARACTERÍSTICAS DA CARCAÇA DE CORDEIROS ALIMENTADOS COM DIFERENTES RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS Anderson Bortoluzzi Moro 1, Sérgio Carvalho 2*, Fernanda Maria da Silva Pereira 1, Liziany Müller Medeiros 3,

Leia mais

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA

Resumo Expandido. Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Resumo Expandido Título da Pesquisa: UTILIZAÇÃO DE RESÍDUOS DA INDÚSTRIA FRIGORÍFICA NA FERTILIZAÇÃO DE PLANTAS FORRAGEIRAS DO GÊNERO BRACHIÁRIA Palavras-chave: brachiária, adubação, conteúdo ruminal.

Leia mais

OBJETIVOS. O PROGRAMA PRECOCE GRILL tem como objetivo:

OBJETIVOS. O PROGRAMA PRECOCE GRILL tem como objetivo: OBJETIVOS O PROGRAMA PRECOCE GRILL tem como objetivo: Oferecer ao consumidor uma carne saudável, macia e de sabor e suculência inigualáveis dentro dos padrões mundiais de qualidade. Incentivo e estímulo

Leia mais

Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos

Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos VI Semana de Ciência e Tecnologia IFMG - Campus Bambuí VI Jornada Científica 21 a 26 de outubro de 2013 Ganho de Peso de Coelhos de Diferentes Grupos Genéticos Felipe Evangelista PIMENTEL¹, Luiz Carlos

Leia mais

Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge. Botucatu SP - Brasil

Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge.   Botucatu SP - Brasil AVALIAÇÃO E TIPIFICAÇÃO DE CARCAÇAS Responsável: Prof. Adjunto André Mendes Jorge Depto. Produção Animal andrejorge@fmvz.unesp.br http://www.fmvz.unesp.br/andrejorge/ Botucatu SP - Brasil OBJETIVOS (Ao

Leia mais

Anais do 2 Simpósio de Pecuária Integrada

Anais do 2 Simpósio de Pecuária Integrada Anais do 2 Simpósio de Pecuária Integrada Editores técnicos Dalton Henrique Pereira Bruno Carneiro e Pedreira B HOUNOUt... lj unpasta Patrocínio ' ~f4.._\.-j Solos& Plantas..,..._.,...,., CamJ?,OS/A ô

Leia mais

DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE NOVILHOS NELORE E BRAFORD SUBMETIDOS A DIFERENTES IDADES DE CASTRAÇÃO. Resumo

DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE NOVILHOS NELORE E BRAFORD SUBMETIDOS A DIFERENTES IDADES DE CASTRAÇÃO. Resumo DESEMPENHO E RENDIMENTO DE CARCAÇA DE NOVILHOS NELORE E BRAFORD SUBMETIDOS A DIFERENTES IDADES DE CASTRAÇÃO AZAMBUJA*, R. C. C. 1 ; ZIGUER, E. A. 2 ; TONIETO, S. R. 3 ; FAROFA, T. S. 1 ; SILVEIRA, P. A.

Leia mais