Apresentação. Este levantamento de dados teve como objetivo identificar:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação. Este levantamento de dados teve como objetivo identificar:"

Transcrição

1

2

3 Apresentação Esta pesquisa trata-se de uma iniciativa do Fórum das Agências Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC) que, por meio de seu comitê de tecnologia, está interessado em reunir e analisar informações relevantes ao setor tecnológico. Este estudo trata-se das soluções de back-offices e suas relações. Este levantamento de dados teve como objetivo identificar: Os principais aspectos tecnológicos dos sistemas back-offices atualmente utilizados pelas associadas; As principais medidas dessas fornecedoras no âmbito de evolução e qualidade de seus sistemas e produtos; O posicionamento de ambas dentro do mercado tecnológico; O posicionamento de ambas no setor de turismo corporativo; Demandas do setor tecnológico relacionadas à evolução do mercado; Demandas do setor de turismo relacionadas à evolução do mercado; Oportunidades potenciais para estruturação de medidas de responsabilidade tecnológica; Visualizar os formatos de comercialização e investimentos do momento, e suas tendências; Identificar pontos críticos entre o relacionamento das agências e seus fornecedores, com destaque para alternativas; Propor a integração de informações para a criação de ativos inerentes ao conhecimento sobre o setor, para que, por meio da divisão de investimentos, possamos estabelecer alianças estratégicas com um grupo de fornecedores; Estabelecer uma relação inovadora junto ao setor de turismo e de tecnologia por meio da continuidade deste programa em suas próximas etapas. Os temas abordados foram: Tecnologia da informação, Regras de negócios, Pesquisa e Desenvolvimento, Mercado Tecnológico e Mercado de Turismo, Engenharia de Produto, Engenharia de Software, Consórcio, Associativismo e Inovação Tecnológica. A partir dos dados extraídos de uma pesquisa elaborou-se esta súmula, em que são comparados os resultados obtidos na pesquisa de comparação de cenários de produtos. Tal pesquisa foi realizada no período entre os dias 27/8/2009 e 24/9/2009, e teve como objetivo fornecer subsídios para a definição de ações estratégicas com foco na avaliação das empresas e seus produtos tecnológicos para a criação de referências indicativas, para o apoio de tomada de decisões entre os gestores de tecnologia e suas respectivas empresas. A metodologia científica utilizada para pesquisa desses produtos e cenários, apresenta-se detalhada no cronograma físico de ações, apresentado previamente ao comitê de tecnologia Classificação de Categorias: 1.Analise institucional e de governança empresarial 2.Aspectos relacionados com a produção, processos e melhorias (correções e novas versões.) 3.Analise de Procedimentos Internos 4.Analise de Atendimento e Relacionamento 5.Análise de Funcionalidades e Autocrítica. 6.Análise Comparativa de Funcionalidades Vitais 7.Analise de Tendências e Posicionamento

4 Fornecedores Participantes Foram feitas perguntas que pudessem gerar indicadores de qualidade, definindo padrões e sequências. Tais perguntas foram auto avaliadas pelos próprios consultores das empresas fornecedoras, categorizadas por classes de assuntos. As empresas fornecedoras de sistemas escolhidas para este levantamento, foram eleitas por atenderem a maioria das empresas associadas do FAVECC. As empresas foram convidadas para participarem do estudo via telefone e . Tal convite teve caráter sigiloso e interno a associação. Esse contato foi feito pela empresa Loopes LTDA. As empresas que concordaram em participar compareceram a sede do FAVECC para uma reunião onde foi aplicada a metodologia do estudo. No caso da empresa Senior Sistemas, optamos por utilizar a internet como meio, devido a sua indisponibilidade. Já a empresa C&D Sistemas, não quis participar devido a mudanças no produto. Não obstante, este estudo enfatiza as vantagens de uma integração entre as agências associadas e seus fornecedores, podendo ser por meio de uma certificação, pela produção de um guia prático ou por um consórcio tecnológico visando a criação de ativos, como tal análise. Este é o foco principal do comitê de tecnologia, e para isso a empresa Loopes LTDA buscou referências globais para gerar conclusões. Foram consultadas inicialmente as empresas fornecedoras de sistemas back-offices, que forneçam produtos e serviços a agências associadas. São elas: AGI Sistemas Stur Benner Benner Turismo C & D - Gate Sistemas (não quis participar) Senior Regente Os resultados dessa pesquisa foram tabulados e analisados pela empresa Loopes LTDA que aqui apresenta os dados, informando ao Comitê e a Associação os indicadores e cenários levantados. Por fim, apresenta-se uma conclusão, que deverá integrar-se ao programa de gestão da qualidade como um todo. Servirá, dessa forma, como referência para as associadas e fornecedores, promovendo diferenciais competitivos.

5 Amostra da Pesquisa Classificação Classificar empresas não é uma tarefa fácil. Existem diversos fatores a serem analisados, não somente os financeiros, mas também os econômicos, e eles serão tratados neste estudo como valores tangíveis e intangíveis, além de recursos e processos de gestão integrada. A evolução de setores e seus ambientes promovem a necessidade de evolução das ferramentas sistêmicas. Essas, atualmente, nos conduzem a um novo paradigma: a alta disponibilidade da informação. Temos aqui uma oportunidade de refletir e evidenciar esse novo paradigma, analisando se nossos fornecedores tornaram-se parceiros estratégicos, ou pedras no sapato, pois querendo ou não, seus produtos acabam criando uma interdependência com nossas empresas. Objetivos Tal estudo significa uma iniciativa pioneira do FAVECC, que por meio de seu comitê de tecnologia visa estabelecer critérios de qualidade e referências para um grupo de empresas fornecedoras e usuárias de soluções tecnológicas associadas. Mais do que a necessidade de buscarmos qualidade, estamos em um momento crucial por conta dos efeitos da globalização. O que vemos neste processo são ações de monopolização e competitividade generalizada. Necessidades latentes sem tempo e espaço para uma discussão entre seus representantes para chegar a prazos e valores competitivos. O principal objetivo seria reduzir a margem de risco e perdas de dinheiro em processos de evolução, investimentos e processamento tecnológico. Correlacionamos os resultados dessa classificação dentro de um macro cenário econômico global.

6 Cenário Macro Econômico Devido as vulnerabilidades como a crise econômica mundial, ameaças de guerras e/ou pandemias, o setor de turismo acaba sofrendo graves impactos financeiros. A necessidade de investimentos em tecnologias dentro do setor não para de crescer, e o que aprendemos é não somente a comparar qualidade e preços, mas a questionar o valor de nossos negócios para o futuro desses produtos, sempre de maneira colaborativa. Fica claro que um sistema necessita de constantes investimentos, seja em pesquisas ou desenvolvimento para acompanhar essas rotinas. Em virtude desses investimentos, existem interesses e necessidades públicas e particulares que necessitam ser transmitidas, comunicadas e homologadas, por parte do mercado, da agência ou do fornecedor. Atualmente o suporte de empresas de tecnologia é o palco mais utilizado para identificar essas necessidades por conta do relacionamento com seus clientes. Mas nem sempre é o palco ideal. Desenvolvimento, Funcionalidades e Integração Sabemos que softwares reduzem tempo, produzem ganhos de eficiência, reduzem mão de obra e minimizam riscos, auxiliando nossos negócios em diversos aspectos, segmentamos de forma prática dois aspectos principais: Rotinas Infinitas e Rotinas Finitas. Rotinas Infinitas: Tratam-se de operações que sempre serão executadas tal como um modulo de Faturamento, Financeiro ou Controladoria. Tipos de necessidades Necessidades Previsíveis: De acordo com uma mudança no tratamento de um processo, um elo da cadeia interessado nesta, comunica essa alteração que influenciará diversos outros elos e um período para adequação é informado. Exemplo: mudanças na forma de pagamento de comissões de determinada companhia aérea. Necessidade Imprevisíveis: A geração de relatórios, indicadores ou informações correlacionadas ou comparativas provenientes de uma base de dados. Rotinas Finitas: Tratam-se de operações que serão executadas quando necessárias. Muitas vezes essas necessidades não são claras ou não fazem parte das funcionalidades padrões dos softwares, seja por uma necessidade do setor, do gestor, do cliente ou do governo existiram necessidades pontuais mais ou menos importantes que fazem parte do ciclo de vida de um sistema.

7 Criação de Ativos Comuns Quando uma necessidade se torna comum e aplicável a todo um segmento? Quando essa necessidade passa a ser uma inovação e um diferencial? Essas duas perguntas chaves nos mostram como uma nova atitude das agências associadas FAVECC e seus fornecedores tecnológicos podem trabalhar de forma conjunta. Agora fica possível enfatizar a importância de nosso conhecimento de mercado como um valor econômico, mesmo que intangível. Antecipar essas respostas não é uma tarefa fácil e requer um grau de maturidade real e integrado. Itens que as empresas associadas possuem de fato. Divisão de tarefas e Divisão de benefícios Por meio desses conhecimentos citados acima, frutos de uma relação entre indivíduos e empresas, fica claro que a otimização de processos, decorrentes de uso de recursos e tempo podem e devem ser utilizados como um grau de valor econômico. Alem desta associação possuir 25 associados, o que aumenta em tese o poder de negociação com fornecedores tecnológicos, fica claro que a agência em si, possui um papel fundamental da geração do ativo de seus fornecedores.

8 Legado Vs. Evolução Tecnológica O que impede que esse conhecimento de causa seja encarado como um ativo e possa resultar em benefícios concretos para agências, é a falta de conhecimento mercadológico do setor tecnológico. A forma de comercialização de softwares que conhecemos trata-se de um leque de receitas. Licenças, implantações, customização, suporte e manutenção. São cinco canais de receita por um produto que nasceu muitas vezes do conhecimento gerado de um segmento e em alguns casos do conhecimento de uma empresa. A comunidade tecnológica já reconheceu que esses formatos de comercialização não são mais adequados para o cenário atual. Fala-se muito em uma sigla: SaaS, comercialização do Software sobre serviço e não mais sob licença. Com esse conceito reduzimos em dois quintos o valor do investimento. É possível reduzir mais custos? Sim, é possível. Entretanto a falta de conhecimento de alternativas por parte das próprias empresas de tecnologia é o principal fator da não redução de custos e encarecimento dos produtos. Empresas nascentes na década de 80 e 90, geralmente estagnaram-se no uso de plataformas proprietárias. Com o advento da necessidade de produzir softwares integrados em plataformas híbridas, tivemos a necessidade de criarmos novas formas de desenvolvimento. O ambiente conectado a rede mundial de computadores (www) foi um dos principais percussores de novas plataformas. No fim da década de 90, o que temos é um movimento social chamado Software-Livre, surgindo de maneira marginal em universidades e empresas ditas como aventureiras. Atualmente trata-se do maior diferencial de produtividade para uma empresa de tecnologia. Junto com esse movimento, muitos paradigmas foram quebrados, atualmente altos investimentos de empresas como IBM, Google e outras tem sido feitos para o aprimoramento dessas tecnologias. Que vemos são consórcios de software-livres com alta capacidade tecnologica. A própria NBTA possui um projeto-consórcio de software livre como alternativa e resposta de mercado. Orientação Objeto e o novo paradigma de programação A principal mudança de paradigma tecnológica foi a forma de programar softwares. A linguagem estruturada estava ultrapassada, era preciso algo novo e que atendesse novas necessidades, como por exemplo, sistemas integrados em ambientes compartilhados como a web. Criou-se então o conceito de programação orientação objeto, que pode ser desenvolvido em novos ambientes e plataformas dedicadas a esse formato de desenvolvimento. Programa-se por eventos, classes e não mais com instruções procedurais (começo, meio e fim) e funções. Essa mudança foi um divisor de águas no mundo da tecnologia. Ainda hoje temos empresas conceituadas que mantêm seu núcleo de produtos feitos a partir de programação estruturada. Os recursos que podem ser aplicados na programação Orientada a Objetos, fazem dos produtos quenasceram nesse novo paradigma mais competitivos. Tal advento trouxe a oportunidade de criar novos sistemas com novos ciclos de vida. O mercado de software proprietário também evoluiu, aderindo esse conceito em novas ferramentas, porém com componentes pagos.

9 A Evolução dos Back-Offices Será que o seu sistema de back-office atual ou o próximo oferece vantagens competitivas? No ambiente de hoje as agências de viagens de negócios precisam utilizar de todas as vantagens possíveis para continuar a competir e não podem suportar as ineficiências ou tecnologias ultrapassadas, seja pela exigência de seus negócios ou por conta da pressão de Mega-TMCs e as empresas de viagens on-line. As TMCs devem abraçar a visão moderna por uma questão de sobrevivência. Porém devem estar atentas aos custos dessas solucões. As agências devem cobrar das fornecedoras, atitudes responsáveis e alternativas que reduzam os custos, como por exemplo a adoção de tecnologias opensource. Devemos conhecer cada vez mais o mercado de tecnologia para cobrar atitudes inovadoras e anti-paradigmais. As TMCs que não se atualizarem estarão suscetíveis a se tornarem vítimas da concorrência do mercado globalizado. O conjunto tradicional de sistemas desconectados, são como dinossauros, de uma época passada e não fornecem aos negócios mais sofisticados informações e análises apreciados em outros segmentos. Fonte: Agresso Company

10 Breve História do Back-Office A maioria dos sistemas back-offices em uso foram criados na década de 1980 e implantados pelas agências principalmente para automatizar o processo de emissão de tickets de aéreos. Na época as necessidades das empresas eram simples e as expectativas eram baixas, mas agora, quase 30 anos depois, estes sistemas se tornarão, infelizmente, insuficientes em sua maioria para servir como base para relatórios de gestão e as operações de agências do futuro. Além de muitas vezes caros demais. O gráfico mostra as expectativas de crescimento nos investimentos de TI realizadas por agências de viagens de onze países da América Latina. Muitas TMCs ainda têm sistemas independentes e desconectados para a elaboração de relatórios, contabilidade e de infra-estrutura operacional. Esta multiplicidade de sistemas requer modificações, ou mesmo intervenções manuais para se passar informações de um sistema para outro. Este processo: É ineficiente e sujeito a erros Aumenta a produtividade dos custos e diminui É inerentemente frágil e incapaz de responder à evolução das necessidades de negócio

11 Enterprise Resource Planning (ERP) Esses sistemas, conhecidos como Enterprise Resource Planning (ERP), são compostos por múltiplos e bem integrados módulos ou aplicativos que permitem às empresas melhorar a visão e controle sobre seus processos de negócios internos. Até hoje, eles raramente foram encontrados na parte de gestão das TMC s tradicionais. Os ERP s integrados a Back-Offices oferecem: Oferta de eficiência superior com built-in de correção de erros de custos Aumenta a produtividade e reduz processos manuais de integração Fornece a agilidade necessária para responder às mudanças necessidades de negócio Além disso, uma solução integrada permite TMCs equacionar os custos de fazer negócios com o valor de uma conta, avaliando a rentabilidade de cada uma de forma comparativa. Esta abordagem evita que inflememos a estrutura de custos fixos. E o que está impulsionando a demanda um para Back-Office integrado? Agências de viagens corporativas são confrontadas com um complexo conjunto de riscos, um ambiente sempre em mudança e um conjunto de requisitos específicos para a indústria de viagens. Avaliar o verdadeiro custo das vendas, pode ser um desafio. Cálculos de recursos humanos, folha de pagamento e as finanças da empresa existem muitas vezes em aplicativos independentes. Outra deficiência é a incapacidade para fazer o salto a partir de um relatório padrão, para um Business Intelligence. Quando as comissões aéreas foram eliminadas e as TMCs começaram a cobrar taxas de transação, TMCs de sucesso começaram a oferecer serviços de consultoria para identificar áreas de oportunidades adicionais de economia para os seus clientes. Alguns mega-tmcs criaram divisões de consultoria independente oferecendo aconselhamento pró-ativo e de análise. Para fornecer estes serviços as TMCs exigem mais do que ferramentas de informação de base, eles precisam de relatórios sofisticados de gestão e de Business Intelligence (BI), sistemas que podem extrair o significado de várias fontes de dados que pode não ser explicitamente gerados. Com o BI, TMCs podem identificar padrões de viagem, o cumprimento de medida de política de viagens corporativas e oferecer serviços mais competitivos aos seus clientes. Este trabalho examina a forma como ferramentas de nível empresarial podem atenuar esses riscos, capacitando as TMCs para gerir a mudança e satisfazer suas necessidades específicas. Compreender o custo de vendas está diretamente relacionado à requisitos de mão de obra de uma determinada conta corporativa. Será que a conta que precisa de mais agentes de alto nível é a que mais gera receita?

12 A capacidade de gerir a mudança Ambientes de negócios turbulentos parecem ser a norma nestes dias e TMCs podem enfrentar muitos tipos de mudança. TMCs que ainda usam sistemas independentes e de intervenção manual são pressionados a responder a novas situações ou exigências. TMCs precisam de uma solução ERP integrado que lhes permite para avaliar os custos reais de cada cliente para que eles possam garantir que comportamento dos clientes não interfiram em sua rentabilidade global. TMCs devem adotar um sistema final que leva a informação GDS e preenche uma única visão verdadeira do cliente através de departamentos. Com todos os dados em um único sistema integrado ERP, as empresas de viagens podem acompanhar o verdadeiro custo das vendas e o valor das contas individuais das empresas. Elas também podem se diferenciar da concorrência, oferecendo aos seus clientes de BI serviços que as despesas completa e destacar possíveis áreas para a poupança. Abaixo vizualiza-se a relação os projetos de TI atuais e futuros de agências de viagens da América Latina:

13 Análise dos Indicadores Comparativos A seguir iremos apresentar os resultados obtidos nesta pesquisa. Serão sete categorias onde procuramos enfatizar diversos atributos funcionais e não funcionais de acordo com o modelo técnico científico aplicado.

14

15

16 Conclusão Os negócios das agências de viagens dependem cada vez mais da tecnologia, buscando melhorar seus processos, reduzir custos e desenvolver novos produtos e serviços para seus clientes esse estudo analisou os sistemas back-offices das agências associadas FAVECC. Junto ao cenário macro-econômico de turismo e tecnológico, buscamos informações complementares e relevantes no que tange sua utilização e interação. É dessa relação que se manterá o equilíbrio entre necessidades das agências e evolução das ferramentas. O comitê de tecnologia, com base neste programa, poderá negociar com estes fornecedores preços mais acessíveis para as agências interessadas em adequar seus sistemas back-offices. Entretanto, este levantamento faz parte de um programa de integração entre todos os elos desta cadeia de produção. Não obstante, o programa poderá ser continuado em próximos levantamentos e análises, principalmente para verificarmos as não conformidades entre as respostas das empresas fornecedoras com a de seus clientes. Tal programa faz parte de uma proposta de criação de métricas de qualidade para buscarmos uma padronização e atuação justa no que tange a conduta de relacionamento e de comercialização. Todavia, não esperamos gerar ativos somente com análises ou levantamentos, mas com ações concretas como a redução de custos de produtos e criação de alternativas. A principal conclusção desta primeira etapa tratou-se do nivelamento de informações do mercado tecnológico e de turismo, para que cada elo compreenda a necessidade de estabelecer uma relação de parceria mútua. O principal ativo dos sistemas back-office provém do conhecimento de mercado das agências de viagens em comunhão com o conhecimento técnico das empresas de tecnologia.

17

18

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Enterprise Resource Planning. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais O que é ERP Os ERPs em termos gerais, são uma plataforma de software desenvolvida para integrar os diversos departamentos de uma empresa,

Leia mais

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br

Corporativo. Transformar dados em informações claras e objetivas que. Star Soft. www.starsoft.com.br Corporativo Transformar dados em informações claras e objetivas que possibilitem às empresas tomarem decisões em direção ao sucesso. Com essa filosofia a Star Soft Indústria de Software e Soluções vem

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI

TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI TI em Números Como identificar e mostrar o real valor da TI João Maldonado / Victor Costa 15, Outubro de 2013 Agenda Sobre os Palestrantes Sobre a SOLVIX Contextualização Drivers de Custo Modelo de Invenstimento

Leia mais

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One

SAP Customer Success Story Turismo Hotel Urbano. Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Hotel Urbano automatiza controle financeiro e internaliza contabilidade com SAP Business One Geral Executiva Nome da Hotel Urbano Indústria Turismo Produtos e Serviços Comercialização online de pacotes

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

ERP Enterprise Resource Planning

ERP Enterprise Resource Planning ERP Enterprise Resource Planning Sistemas Integrados de Gestão Evolução dos SI s CRM OPERACIONAL TÁTICO OPERACIONAL ESTRATÉGICO TÁTICO ESTRATÉGICO OPERACIONAL TÁTICO ESTRATÉGICO SIT SIG SAE SAD ES EIS

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

w w w. y e l l o w s c i r e. p t

w w w. y e l l o w s c i r e. p t consultoria e soluções informáticas w w w. y e l l o w s c i r e. p t A YellowScire iniciou a sua atividade em Janeiro de 2003, é uma empresa de consultoria de gestão e de desenvolvimento em tecnologias

Leia mais

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial

Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Tecnologia da Informação: Otimizando Produtividade e Manutenção Industrial Por Christian Vieira, engenheiro de aplicações para a América Latina da GE Fanuc Intelligent Platforms, unidade da GE Enterprise

Leia mais

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior

MRP II. Planejamento e Controle da Produção 3 professor Muris Lage Junior MRP II Introdução A lógica de cálculo das necessidades é conhecida há muito tempo Porém só pode ser utilizada na prática em situações mais complexas a partir dos anos 60 A partir de meados da década de

Leia mais

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE

SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE SAM GERENCIAMENTO DE ATIVOS DE SOFTWARE Modelo de Otimização de SAM Controle, otimize, cresça Em um mercado internacional em constante mudança, as empresas buscam oportunidades de ganhar vantagem competitiva

Leia mais

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight

CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY CPM Braxis Capgemini reduz custos em 18% com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Companhia: CPM Braxis Capgemini Empregados: 6500+ Faturamento:

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos

soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos soluções inovadoras para desafios de negócios Manual explicativo do quadro do modelo de negócios passo a passo com exemplos O quadro do modelo de negócios O Business Model Canvas (Quadro do Modelo de Negócios)

Leia mais

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS

PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS PLANO DE EXPANSÃO COMERCIAL DA ÁREA COMERCIAL EMPRESA XYZS 1. APRESENTAÇÃO: O objetivo deste documento é apresentar o Plano de Expansão Comercial, promovido pela Área Comercial da XYZS, deixando claro

Leia mais

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas

Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Módulo I - Aula 3 Tipos de Sistemas Agora que você já conheceu algumas características dos Sistemas de Informação, nesta aula você vai aprender um pouco sobre tipos de sistemas. Você conhecerá a integração

Leia mais

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP

Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Parceiros de serviços em nuvem gerenciada Aumente sua velocidade e flexibilidade com a implantação da nuvem gerenciada de software da SAP Implemente a versão mais recente do software da SAP de classe mundial,

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade

Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade Estruturando o modelo de RH: da criação da estratégia de RH ao diagnóstico de sua efetividade As empresas têm passado por grandes transformações, com isso, o RH também precisa inovar para suportar os negócios

Leia mais

Tecnologia da Informação

Tecnologia da Informação UNIDADE XI Sistema De Apoio à Gestão Empresarial Professor : Hiarly Alves www.har-ti.com Fortaleza - 2014 Tópicos Conceitos de software de gestão administrativas Principais softwares de gestão do mercado

Leia mais

6 Quarta parte logística - Quarterização

6 Quarta parte logística - Quarterização 87 6 Conclusão A concorrência aumentou muito nos últimos anos e com isso os clientes estão recebendo produtos com melhor qualidade e um nível de serviço melhor. As empresas precisam, cada vez mais, melhorar

Leia mais

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani

Planejamento Estratégico de TI. Prof.: Fernando Ascani Planejamento Estratégico de TI Prof.: Fernando Ascani BI Business Intelligence A inteligência Empresarial, ou Business Intelligence, é um termo do Gartner Group. O conceito surgiu na década de 80 e descreve

Leia mais

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. "Uma arma verdadeiramente competitiva"

Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos. Uma arma verdadeiramente competitiva Logística e a Gestão da Cadeia de Suprimentos "Uma arma verdadeiramente competitiva" Pequeno Histórico No período do pós-guerra até a década de 70, num mercado em franca expansão, as empresas se voltaram

Leia mais

Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna

Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Proxis: SAP Business One aprimora gestão interna Geral Executiva Nome da Proxis Contact Center Indústria Serviços de Central de

Leia mais

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI

Profa. Gislaine Stachissini. Unidade III GOVERNANÇA DE TI Profa. Gislaine Stachissini Unidade III GOVERNANÇA DE TI Information Technology Infrastructure Library ITIL Criado pelo governo do Reino Unido, tem como objetivo a criação de um guia com as melhores práticas

Leia mais

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil)

Índice. Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos. Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Company Profile Índice Empresa Soluções Parceiros Porque SEVEN? Contatos Rua Artur Saboia, 367 Cj 61 São Paulo (Brasil) Missão A SEVEN Consultoria Tecnologia è uma empresa na área da Tecnologia e Informação

Leia mais

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues

Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI. Prof. Fernando Rodrigues Unidade I FINANÇAS EM PROJETOS DE TI Prof. Fernando Rodrigues Nas empresas atuais, a Tecnologia de Informação (TI) existe como uma ferramenta utilizada pelas organizações para atingirem seus objetivos.

Leia mais

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS

Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS 1 INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação/ IFTI 1402 Turma 25 09 de abril de 2015 Proposta de Avaliação de Empresas para o uso do SAAS Raphael Henrique Duarte

Leia mais

ERP. Planejamento de recursos empresariais

ERP. Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning Planejamento de recursos empresariais ERP Enterprise Resource Planning -Sistema de Gestão Empresarial -Surgimento por volta dos anos 90 -Existência de uma base de dados

Leia mais

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG)

Material de Apoio. Sistema de Informação Gerencial (SIG) Sistema de Informação Gerencial (SIG) Material de Apoio Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) são sistemas ou processos que fornecem as informações necessárias para gerenciar com eficácia as organizações.

Leia mais

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET

ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET AULA 05 ASSUNTO DO MATERIAL DIDÁTICO: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E AS DECISÕES GERENCIAIS NA ERA DA INTERNET JAMES A. O BRIEN MÓDULO 01 Páginas 26 à 30 1 AULA 05 DESAFIOS GERENCIAIS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight

Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight CUSTOMER SUCCESS STORY Scitum reduz em 50% o tempo de produção de relatórios com CA Business Service Insight PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços de TI Empresa: Scitum Funcionários: 450+ EMPRESA Empresa

Leia mais

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP

Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Solução Integrada para Gestão e Operação Empresarial - ERP Mastermaq Softwares Há quase 20 anos no mercado, a Mastermaq está entre as maiores software houses do país e é especialista em soluções para Gestão

Leia mais

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para

Soluções em. Cloud Computing. Midia Indoor. para Soluções em Cloud Computing para Midia Indoor Resumo executivo A Midia Indoor chegou até a Under buscando uma hospedagem para seu site e evoluiu posteriormente para uma solução cloud ampliada. A empresa

Leia mais

Otimismo desenvolvedoras de softwares

Otimismo desenvolvedoras de softwares Otimismo nas nuvens Ambiente favorável alavanca negócios das empresas desenvolvedoras de softwares, que investem em soluções criativas de mobilidade e computação em nuvem para agilizar e agregar flexibilidade

Leia mais

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning

Engª de Produção Prof.: Jesiel Brito. Sistemas Integrados de Produção ERP. Enterprise Resources Planning ERP Enterprise Resources Planning A Era da Informação - TI GRI Information Resource Management -Informação Modo organizado do conhecimento para ser usado na gestão das empresas. - Sistemas de informação

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Nimsoft Service Desk para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011

Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Janeiro 2011 Exclusivamente para empresas de médio porte Por dentro do mercado de médio porte: Uma perspectiva para 2011 Relatório para o Brasil Panorama global: Pesquisa com 2.112 líderes do mercado de

Leia mais

ENGENHARIA DE SOFTWARE I

ENGENHARIA DE SOFTWARE I ENGENHARIA DE SOFTWARE I Prof. Cássio Huggentobler de Costa [cassio.costa@ulbra.br] Twitter: www.twitter.com/cassiocosta_ Agenda da Aula (002) Metodologias de Desenvolvimento de Softwares Métodos Ágeis

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

Gerenciamento de Níveis de Serviço

Gerenciamento de Níveis de Serviço Gerenciamento de Níveis de Serviço O processo de Gerenciamento de Níveis de Serviço fornece o contato entre a organização de TI e o cliente, para garantir que a organização de TI conhece os serviços que

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

[ Empowering Business, Architecting IT. ]

[ Empowering Business, Architecting IT. ] SOA coloca TI da Rede Ipiranga em linha com os negócios Setembro/2012 Sumário Matéria publicada na Information Week... 4 Artigo Case Ipiranga... 7 SOA coloca TI da Rede Ipiranga em linha com os negócios

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante.

Diagnóstico Empresarial. Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Diagnóstico Empresarial Porque a saúde da sua empresa é muito importante. Introdução Nos últimos anos as empresas têm focado pesadamente em gestão por resultados, proporcionando a seus gestores e equipes

Leia mais

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1

SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 SPEKTRUM SOLUÇÕES DE GRANDE PORTE PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS SPEKTRUM SAP Partner 1 PROSPERE NA NOVA ECONOMIA A SPEKTRUM SUPORTA A EXECUÇÃO DA SUA ESTRATÉGIA Para as empresas que buscam crescimento

Leia mais

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico

IETEC Instituto de Educação Tecnológica. Artigo Técnico IETEC Instituto de Educação Tecnológica Artigo Técnico A Importância Do Desenvolvimento Dos Fornecedores Para A Atividade De Compras Autor: Fernando de Oliveira Fidelis Belo Horizonte MG 11 de Agosto de

Leia mais

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia

Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Gestão e estratégia de TI Conhecimento do negócio aliado à excelência em serviços de tecnologia Desafios a serem superados Nos últimos anos, executivos de Tecnologia de Informação (TI) esforçaram-se em

Leia mais

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS

A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS INSTITUTO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Tecnologia da Informação IFTI1402 T25 A EVOLUÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE TI PARA ATENDER AS NECESSIDADES EMPRESARIAIS Marcelo Eustáquio dos Santos

Leia mais

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial

Sistemas Integrados de Gestão Empresarial Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Administração Tecnologia e Sistemas de Informação - 05 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Oficina de Gestão de Portifólio

Oficina de Gestão de Portifólio Oficina de Gestão de Portifólio Alinhando ESTRATÉGIAS com PROJETOS através da GESTÃO DE PORTFÓLIO Gestão de portfólio de projetos pode ser definida como a arte e a ciência de aplicar um conjunto de conhecimentos,

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO. Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Prof. Esp. Lucas Cruz SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO Os SIs têm o objetivo de automatizar os diversos processos empresariais, visando aumentar o controle e a produtividade, bem

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro.

Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. Alta performance: a base para os nossos clientes, a base para o seu futuro. www.accenture.com.br/carreiras www.facebook.com/accenturecarreiras www.twitter.com/accenture_vagas Quem somos A Accenture é uma

Leia mais

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO 1.1. INTRODUÇÃO Nos últimos 20 anos a atividade de manutenção tem passado por mais mudanças do que qualquer outra. Estas alterações são conseqüências de: a) aumento, bastante rápido,

Leia mais

LMA, Solução em Sistemas

LMA, Solução em Sistemas LMA, Solução em Sistemas Ao longo dos anos os sistemas para gestão empresarial se tornaram fundamentais, e por meio dessa ferramenta as empresas aperfeiçoam os processos e os integram para uma gestão mais

Leia mais

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY Julho 2013 FEMSA Gerencia mais de 80 mil Tickets Mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177

Leia mais

Planejamento Estratégico

Planejamento Estratégico Planejamento Estratégico Análise externa Roberto César 1 A análise externa tem por finalidade estudar a relação existente entre a empresa e seu ambiente em termos de oportunidades e ameaças, bem como a

Leia mais

Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses

Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Europ Assistance: SAP RDS permite implementar SAP ERP em apenas três meses Geral Executiva Nome da Europ Assistance Indústria Serviços

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

NEGÓCIOS... Estratégia. Business Model Canvas. Inteligência Estratégica aplicada a Negócios de TI através do Business Model Canvas.

NEGÓCIOS... Estratégia. Business Model Canvas. Inteligência Estratégica aplicada a Negócios de TI através do Business Model Canvas. Alexandra Hütner, M.Sc. Inteligência Estratégica aplicada a Negócios de TI através do Business Model Canvas. Alexandra Hütner, M.Sc. Nossa programação: 21/05: 17h20 às 18:40 22/05: 11h00 às 11h50 Alexandra

Leia mais

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS

A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS A Organização orientada pela demanda. Preparando o ambiente para o Drummer APS Entendendo o cenário atual As organizações continuam com os mesmos objetivos básicos: Prosperar em seus mercados de atuação

Leia mais

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal

PrimeGlobal PGBR. Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos. Diferença PrimeGlobal PrimeGlobal PGBR Uma excelente alternativa em serviços de auditoria, consultoria e Impostos Somos uma empresa de auditoria, consultoria e impostos, criada á partir da junção de importantes empresas nacionais,

Leia mais

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras

Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras Política de Sustentabilidade das empresas Eletrobras 1. DECLARAÇÃO Nós, das empresas Eletrobras, comprometemo-nos a contribuir efetivamente para o desenvolvimento sustentável, das áreas onde atuamos e

Leia mais

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6

Convênio... 3. Apresentação... 3 ISCTE / INDEG... 3. Coordenador... 5. Docentes... 5. Valores... 6 MBA Executivo Internacional MBA EXECUTIVO MÓDULO INTERNACIONAL 06 a 13 de Outubro de 2012 Coordenação Acadêmica: Prof. Dr. Marcus Vinícius Rodrigues Convênio..................... 3 Apresentação....................

Leia mais

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização

Leia mais

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo

Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Franklin Xavier Klabin, São Paulo, SP/Brasil. Used with permission. Portnet: SAP Business One prepara empresa para crescimento contínuo Geral Executiva Nome da Portnet Informática Equipamentos Indústria

Leia mais

O que significa esta sigla?

O que significa esta sigla? CRM Para refletir... Só há duas fontes de vantagem competitiva. A capacidade de aprender mais sobre nossos clientes, mais rápido que o nosso concorrente e a capacidade de transformar este conhecimento

Leia mais

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques

A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques A Descrição do Produto ou Serviço e a Análise do Mercado e dos Competidores Fabiano Marques "O plano de negócios é o cartão de visitas do empreendedor em busca de financiamento". (DORNELAS, 2005) A partir

Leia mais

CRM. Customer Relationship Management

CRM. Customer Relationship Management CRM Customer Relationship Management CRM Uma estratégia de negócio para gerenciar e otimizar o relacionamento com o cliente a longo prazo Mercado CRM Uma ferramenta de CRM é um conjunto de processos e

Leia mais

Conhecimento em Tecnologia da Informação. CobiT 5. Apresentação do novo framework da ISACA. 2013 Bridge Consulting All rights reserved

Conhecimento em Tecnologia da Informação. CobiT 5. Apresentação do novo framework da ISACA. 2013 Bridge Consulting All rights reserved Conhecimento em Tecnologia da Informação CobiT 5 Apresentação do novo framework da ISACA Apresentação Este artigo tem como objetivo apresentar a nova versão do modelo de governança de TI, CobiT 5, lançado

Leia mais

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling

DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING. Uma aplicação da Análise de Pontos de Função. Dimensionando projetos de Web- Enabling DIMENSIONANDO PROJETOS DE WEB-ENABLING Uma aplicação da Análise de Pontos de Função Dimensionando projetos de Web- Enabling Índice INTRODUÇÃO...3 FRONTEIRA DA APLICAÇÃO E TIPO DE CONTAGEM...3 ESCOPO DA

Leia mais

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management

Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management CUSTOMER SUCCESS STORY Sicredi aprimora monitoramento de data center com o CA Data Center Infrastructure Management PERFIL DO CLIENTE Indústria: Serviços Financeiros Empresa: Sicredi Funcionários: 12.000+

Leia mais

Escolha os melhores caminhos para sua empresa

Escolha os melhores caminhos para sua empresa Escolha os melhores caminhos para sua empresa O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio

Leia mais

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11

GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DAS ORGANIZAÇÕES MÓDULO 11 Índice 1. Importância do ERP para as organizações...3 2. ERP como fonte de vantagem competitiva...4 3. Desenvolvimento e implantação de sistema de informação...5

Leia mais

Girafa: SAP Business One leva agilidade ao e-commerce

Girafa: SAP Business One leva agilidade ao e-commerce Picture Credit Customer Name, City, State/Country. Used with permission. Girafa: SAP Business One leva agilidade ao e-commerce Geral Executiva Nome da Girafa Comércio Eletrônico Indústria Comércio Eletrônico

Leia mais

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação.

Conversa Inicial. Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Conversa Inicial Olá! Seja bem-vindo à quarta aula de Fundamentos de Sistemas de Informação. Hoje iremos abordar os seguintes assuntos: a origem dos sistemas integrados (ERPs), os módulos e fornecedores

Leia mais

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO

RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO RELATÓRIO TREINAMENTO ADP 2013 ETAPA 01: PLANEJAMENTO 1. Apresentação geral Entre os dias 15 e 18 de Abril de 2013 foram realizados encontros de quatro horas com os servidores e supervisores da Faculdade

Leia mais

PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec

PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec PRODUTOS RIOSOFT COM SUBSÍDIO SEBRAEtec ÁREA DE NORMAS, QUALIDADE E PROCESSOS. I - NORMA ISO/IEC 29110 Micro e Pequenas Empresas focadas no desenvolvimento de software. 2) Ambiente É possível constatar,

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect

Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking. Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Superando desafios em Centros de Distribuição com Voice Picking Rodrigo Bacelar ID Logistics Paula Saldanha Vocollect Prêmio ABRALOG Índice Informações Gerais... 3 Dificuldades Encontradas...............

Leia mais

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk

Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk CUSTOMER SUCCESS STORY Abril 2014 Grupo Seres Adota CA Cloud Service Management para Automatizar e Gerenciar Chamados de Service Desk PERFIL DO CLIENTE Indústria: Consultoria Empresa: Grupo Seres Colaboradores:

Leia mais

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP

Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP ERP Tecnologia da Informação. Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com

Sistema Integrado de Gestão ERP. Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Sistema Integrado de Gestão ERP Prof: Edson Thizon ethizon@gmail.com Tecnologia da Informação. O que é TI? TI no mundo dos negócios Sistemas de Informações Gerenciais Informações Operacionais Informações

Leia mais

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes TInove Atua a mais de 11 anos no mercado de TI, entregando soluções a seus clientes. Negócio Otimização de recursos para resultados. Missão Promover otimização e inteligência em soluções tecnológicas convergentes

Leia mais

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software

Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Aplicações da FPA em Insourcing e Fábrica de Software Copyright 2002 por FATTO CONSULTORIA E SISTEMA LTDA. Esta publicação não poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer modo ou meio, no todo ou

Leia mais

4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI

4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI 4o ENCONTRO DE USUÁRIOS DE BI Contextualizando Para o quarto Encontro de Usuários de Bi o tema escolhido foi sobre os mo8vos que levam projetos de BI a serem tão longos e o que poderia ser feito para torná-

Leia mais

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL

REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL REDUZINDO AS QUEBRAS ATRAVÉS DA MANUTENÇÃO PROFISSIONAL Luiz Rodrigo Carvalho de Souza (1) RESUMO O alto nível de competitividade exige que as empresas alcancem um nível de excelência na gestão de seus

Leia mais

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos

Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos Para que o trabalho no canteiro de obras flua, a conexão com a área de suprimentos é fundamental. Veja como é possível fazer gestão de suprimentos estratégica e conectada ao canteiro na construção civil.

Leia mais

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina

A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina A Parceria UNIVIR / UNIGLOBO- Um Case Focado no Capital Intelectual da Maior Rede de TV da América Latina Blois, Marlene Montezi e-mail: mmblois@univir.br Niskier, Celso e-mail: cniskier@unicarioca.edu.br

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais