Lei de Modernização da Segurança Alimentar nos EUA:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lei de Modernização da Segurança Alimentar nos EUA:"

Transcrição

1 Lei de Modernização da Segurança Alimentar nos EUA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores Agosto de 2012 O presente documento refere-se às atualizações importantes relacionadas à Lei de Modernização da Segurança Alimentar nos EUA (FSMA) e alterações recentes que afetarão o envio de alimentos para os EUA. Se sua empresa exporta alimentos para os EUA ou se você é um importador norte-americano de alimentos, este documento conterá informações valiosas para o seu negócio. Uma publicação de URL: URL: david.acheson@leavittpartners.com info@eurofinsus.com

2 Quem são Eurofins e Leavitt Partners e por que estão trabalhando juntos? Eurofins é um grupo internacional líder de laboratórios, que fornece uma gama incomparável de serviços de testes, apoio à indústria farmacêutica, indústria alimentar, ambiental, produtos de consumo e aos governos. Com mais de 160 laboratórios em 32 países, a Eurofins oferece um portfólio de mais de métodos analíticos confiáveis para caracterizar a segurança, identidade, pureza, composição, autenticidade e origem dos produtos e substâncias biológicas. A Leavitt Partners Global Food Safety Solution é composta por uma equipe experiente em assuntos regulatórios, saúde pública e científica, que pode usar nossa rede de relacionamento global e nacional para ajudar nossos clientes a procurarem por novos desafios em torno da produção e venda de alimentos seguros, monitorando o risco em um cenário mais exigente quanto à responsabilidade ambiental. Juntas, a Eurofins e a Leavitt Partners acreditam que clientes existentes e potenciais encontrarão valor em um novo serviço que combine a experiência das duas organizações para fornecer uma visão regulatória sobre novos desafios em torno do alimento importado regulamentado pelo FDA-EUA, junto com experiência em validação e verificação de programas de controle preventivos que utilizam estratégias de teste robustas. Introdução: Nos Estados Unidos, legisladores, reguladores, consumidores e a mídia estão mais focados na segurança alimentar do que nunca. Em 04 de janeiro de 2011, o Presidente Obama assinou a Lei de Modernização da Segurança Alimentar, que representa a maior mudança do sistema de segurança alimentar desde a passagem para a Lei de Alimentos, Medicamentos e Cosméticos, em A nova legislação trará alterações significativas para um panorama de segurança alimentar já em mudança, principalmente na área de alimentos e ingredientes importados. Este documento irá descrever (1) a percepção dos americanos quanto ao panorama atual de segurança alimentar para as importações de alimentos (2) uma visão geral sobre as principais disposições da nova legislação de importância para os importadores e os exportadores, (3) considerações adicionais e oportunidades. (1) Panorama de Segurança Alimentar Mudar os padrões de consumo, grandes surtos de doenças transmitidas por alimentos, nova ciência de segurança alimentar e identificação de novos riscos, tudo isso contribui para a mudança do sistema de segurança alimentar. A demanda do consumidor por alimentos frescos o ano todo requer terceirização global de ingredientes e alimentos frescos. Atualmente, as importações representam 15 por cento do fornecimento de alimentos dos EUA, incluindo mais de 75 por cento de frutos do mar e 60 por cento dos 2 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

3 produtos frescos consumidos nos EUA. 1 Como mostra a Figura 1, a quantidade de alimentos importados para os Estados Unidos aumentou consideravelmente nos últimos 10 anos. Figura 1: Linhas de Produtos Importados no Comércio dos EUA e Desagregação Percentual (2002 a 2009) Legenda da Figura 1: Linhas importadas¹ (milhões) = 1 Uma linha importada representa a parte de uma remessa listada como um item separado em um documento de entrada. O número das unidades pode variar. CAGR Explicação de produtos do centro Alimentos 9,5% Produtos alimentares para humanos, animais, animais de estimação, exceto carnes e aves. Artigos para limpeza, embelezamento, promoção da atratividade do corpo. Medicamentos 12,9% Prescrição e medicamentos de venda livre para uso humano Dispositivos 20,8% Dispositivos médicos para uso humano FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

4 Produtos que emitem radiação (por exemplo, micro-ondas, lasers, máquinas de raios-x) Produtos Veterinários 6,7% Medicamentos, dispositivos e aditivos alimentares para uso em animais e animais de estimação Biológicos 15,8% Produtos derivados de sangue, vacinas e tecidos para transplante Vários surtos ao longo dos últimos anos fizeram a mídia, consumidores e o Congresso dos Estados Unidos acompanharem mais de perto os sistemas de segurança alimentar. Em resposta à alteração do panorama de segurança alimentar, as agências de regulamentação dos Estados Unidos estão reprimindo as violações de segurança alimentar, que resultarão em ações de execução mais rápidas e mais frequentes. Novos Alimentos Ligados a Surtos de Doenças Transmitidas por Alimentos Espinafre ensacado Tortas de fôrma Suco de cenoura Molho de pimenta em conserva Manteiga de amendoim Pimenta picante Pó de brócolis Pimenta branca Ração para cão Massa de biscoito cru A expansão do fornecimento global de alimentos resultou em uma maior regulamentação no exterior, na fronteira e no mercado interno. A FDA abriu escritórios estrangeiros na China, Índia, América Latina, Europa e Oriente Médio (atualmente com base fora de Washington, D.C.). A FDA está implementando um sistema de previsão de controle com base no risco na fronteira, para melhor direcionar os exames de campo e acelerar a importação de produtos de baixo risco. A FDA está aumentando as inspeções, tanto nos EUA quanto no exterior, e está alavancando com parceria federal, estadual, local, tribal e territorial para supervisionar o sistema de alimentação dos EUA. (2) Lei de Modernização da Segurança Alimentar: Principais Disposições A Lei de Modernização da Segurança Alimentar (FSMA) contém várias disposições que dão nova autoridade à FDA e coloca novas exigências sobre os envolvidos na cadeia de abastecimento. O objetivo principal da FSMA é exigir que as empresas de alimentos implementem controles preventivos, para fazer com que as empresas compreendam o risco tanto em suas instalações quanto em suas cadeias de abastecimento e desenvolvam sistemas de controle para controlar esses riscos usando sistemas validados e documentar que esses controles estão em funcionamento e manter os 4 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

5 registros, mostrando que os controles estão funcionando. Uma das seções mais importantes da FSMA é a Seção 103, que se concentra nestes controles preventivos. Compreender esta seção é fundamental para atender às exigências que serão promulgadas em matéria de alimentos importados. Sec 103. Controles Preventivos Uma das seções mais previstas da FSMA para todos os fabricantes de alimentos dentro ou fora dos Estados Unidos relaciona-se com a nova exigência de que todas as instalações que fabricam, processam, embalam ou armazenam produtos alimentares disponham de programas de controle preventivo documentados. Os requisitos de controle preventivo vão muito além de um plano típico de Análise de Perigos e Ponto Crítico de Controle e irão incluir requisitos relacionados a planos de recuperação, saneamento, treinamento de higiene do funcionário, monitoramento ambiental, programa de controle de alérgenos, boas práticas de fabricação atuais, aprovação do fornecedor e atividades de verificação, ações corretivas, atividades de verificação e registros. Enquanto nós nos movemos para além do HACCP, os programas de controle preventivo devem incluir programas de treinamento para gerentes e/ou trabalhadores, programas de auditorias, registros escritos (por exemplo, registros de lote, registros de saneamento, etc.), validação das medidas de controle, procedimentos padronizados operacionais de saneamento por escrito, revisão de rótulo de alimentos e programa de controle e testes de matériasprimas de entrada, materiais em processo, produtos acabados e ambiente de processamento. Os requisitos de monitoramento devem verificar se os controles estão funcionando corretamente e se estão efetivamente e significativamente minimizando ou prevenindo a ocorrência de quaisquer perigos identificados. Os planos de segurança de alimentos (Figura 2) precisarão ser desenvolvidos e a próxima nota técnica nesta série fornecerá detalhes adicionais sobre como isso pode ser abordado. Esta é uma das principais regras que eram esperadas para serem lançadas em janeiro de 2012, mas foi adiado. Todos os membros da cadeia de abastecimento alimentar devem prestar muita atenção a esses requisitos e documentos de orientação relacionados, assim que forem disponibilizados. Figura 2: Exemplo Conceitual de um Plano de Segurança Alimentar Legenda da Figura 2: O Plano de Segurança Alimentar 5 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

6 Plano por escrito 1. Informações da Instalação 2. Programas de Pré-requisitos 3. Análise de Perigos 4. Controles Preventivos Atividades em curso: 5. Monitoramento 6. Ações Corretivas 7. Verificação 8. Documentação Contínua Sec 105. Normas de Segurança de Produtos Pela primeira vez, a FDA está exigindo que aqueles que produzem frutos e legumes determinados como sendo de "alto risco", com base em suas associações com surtos, adotem medidas para garantir a colheita e produção segura dos produtos. Esses requisitos serão aplicáveis aos produtos nacionais e importados e as medidas incluem controles sobre as alterações do solo, higiene, embalagem, controles de temperatura, animais e água, a fim de reduzir ou eliminar a probabilidade de ambos os perigos naturais, como aqueles que podem ser introduzidos intencionalmente para afetar a segurança do produto. Como a regra de controle preventivo, as partes interessadas estão ansiosamente aguardando a liberação desta regra. Sec. 301 Programa de Verificação de Fornecedores Estrangeiros A FSMA está movendo a carga de segurança de alimentos importados para os importadores. Esta seção da FSMA estabelece como os importadores se tornarão mais responsáveis pela segurança dos produtos alimentares e ingredientes que importam para os EUA. Os importadores precisarão realizar atividades de verificações de fornecedor estrangeiro com base em riscos para garantir que o alimento que entrar nos EUA tenha sido produzido por empresas que empregam controles preventivos (conforme descrito na Sec. 103), a menos que o alimento já necessite ser fabricado usando controles preventivos com base no sistema HACCP (frutos do mar, suco, produtos enlatados com baixa acidez). Este programa, agendado para ser implementado em janeiro de 2013, mas provavelmente que seja adiado, depende da emissão das regras de controle preventivo que estão atualmente atrasadas. Esta seção da FSMA é significativa para os importadores de alimentos e ingredientes, pois ela os torna responsáveis por assegurar que os produtos que eles manipulam são seguros. Assim, a visibilidade da cadeia de abastecimento será essencial para a conformidade. Sec. 302 Programa Voluntário de Importador Qualificado ("Green Lane") A FDA é necessária para estabelecer um programa voluntário que forneceria uma revisão acelerada de alimentos e ingredientes de importadores participantes. O programa será pago pelos participantes do programa (conforme especificado na seção 207). A elegibilidade para participar do programa vai 6 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

7 depender, em parte, do risco de segurança conhecido do produto alimentício ou do ingrediente a ser importado; a história de conformidade dos fornecedores estrangeiros, usada por um importador; a capacidade do sistema regulamentar do país de exportação para garantir a conformidade com as normas de segurança alimentar dos EUA; manutenção de registros, testes, inspeção e auditorias de instalações; rastreabilidade em toda a cadeia de abastecimento; prova de controles de temperatura constante; e o risco potencial para a adulteração intencional dos alimentos. O programa voluntário exigirá a emissão de uma certificação da instalação para acompanhar os produtos trazidos para os EUA sob este programa. Os detalhes que emanam da FDA sobre este programa foram adiados substancialmente, e provavelmente levará anos até que o programa seja totalmente implementado. No entanto, para aqueles exportadores para os EUA, isso deve ser uma área de interesse. (3) Lei de Modernização da Segurança Alimentar: Disposições Complementares Além das disposições fundamentais descritas acima, há uma série de disposições que afetam os importadores. Na Tabela 1, é apresentado um resumo das principais seções em outros títulos e informações adicionais podem ser encontradas em Tabela 1: Resumo das Principais Disposições que Afetam os Importadores dos EUA conforme Definido na FSMA Seção Principais pontos Linha do tempo Impacto 101- Inspeções de Registros e Acesso de Registros Aumenta o acesso da FDAs aos registros, quando há uma chance razoável de que a exposição irá causar graves consequências adversas à saúde ou morte Imediata Empresas precisarão aumentar a documentação e estarem prontas para torná-la disponível à FDA 102- Registro de instalações alimentares 104- Padrões de desempenho 105- Normas de segurança de produtos 106- Proteção contra adulteração intencional 107- Autoridade para cobrar taxas 111- Transporte sanitário de alimentos 201- Direcionamento de recursos de inspeção 202- Credenciamento de laboratório para análises de alimentos Requer renovação bienal do registro da instalação em anos pares. A FDA deve rever contaminantes de origem alimentar e emitir orientações / regulamentos conforme necessário para reduzir os riscos Dá à FDA autoridade para suspender o registro, o que significa essencialmente, que eles não podem vender alimento nos EUA Conforme Adequado - a cada 2 anos no mínimo. Adiada As empresas precisam acompanhar esta lista no caso de seus produtos serem identificados como necessitando atender aos padrões de desempenho As fazendas precisarão garantir que as práticas estão alinhadas com essa regra Novas estratégias de mitigação necessárias para fornecedores de alto risco Estabelece as normas mínimas com base científica para a colheita e produção segura de produtos Requer o desenvolvimento das orientações e regulamentações para a proteção contra adulteração intencional. Dá autoridade para cobrar taxas Outubro de 2011 Para reinspeção, recuperação e programa voluntário de importador qualificado Requer que a FDA desenvolva novos regulamentos Expectativa de para o transporte seguro de alimentos. julho de 2012 recursos de inspeção orientados com base nos riscos Imediato Novo mandato de inspeção significa que a e descreve os requisitos de frequência de inspeção FDA ou seu representante pode lhe visitar Requer que a FDA estabeleça um programa de credenciamento de laboratórios alimentares. Julho de 2013 com mais frequência Aumento do número de laboratórios qualificados para testes de produtos 7 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

8 203- Consórcio integrado de redes de laboratórios 204- Melhorar o acompanhamento e rastreamento de alimentos e manutenção de registros Requer que a FDA, USDA e EPA formem um consórcio para identificar métodos comuns de laboratório e proporcionem um aumento da capacidade. A FDA deve guiar os sistemas de rastreamento, considerar o estabelecimento do programa de rastreamento do produto e expandir os requisitos de manutenção de registros para alimentos de alto risco Vigilância A FDA e CDC devem reforçar os sistemas de vigilância para melhorar a coleta, análise e relatórios Autoridade de Fornece a autoridade de recuperação obrigatória da recuperação obrigatória FDA Retenção administrativa dos alimentos 211- Melhorar o registro de alimentos reportáveis 304- Aviso prévio de carregamentos de alimentos importados 305- capacidade de desenvolvimento de governos estrangeiros 308- Escritórios estrangeiros da FDA 309- Alimentos contrabandeados Expande a retenção administrativa dos alimentos da FDA Requer informação adicional a ser enviada para o registro de alimento reportável. Requer a notificação de qualquer país para o qual o alimento foi recusado na entrada Imediato Janeiro de regra proposta Imediata Imediata Maio de 2011 Junho de 2012 imediato Se você atrasar na recuperação, a FDA pode lembrá-lo - e você pagará uma taxa para este serviço Caso seja razoavelmente acreditado que o alimento é adulterado ou mal rotulado, a FDA pode deter mais facilmente os alimentos Plano para expandir a capacidade de segurança Janeiro de 2013 alimentar regulamentar, científica e técnica de governos estrangeiros e suas respectivas indústrias alimentícias Requer que a FDA abra escritórios em todo o mundo em curso Escritórios atuais na China, Índia, México, Costa Rica, Chile, África do Sul, Jordânia, Itália, Bélgica e Reino Unido Com outras agências governamentais, trabalham para melhor identificar os países de origem e os produtos alimentícios com alto risco de contrabando A contaminação do glúten de trigo com melanina em 2007 poderia cair nesta seção Sec. 104 Padrões de Desempenho Após a revisão periódica dos dados de saúde de contaminantes transmitidos por alimentos, incluindo os estudos toxicológicos e epidemiológicos, a FDA pode emitir documentos de orientação sobre níveis de ação ou regulamentos com base nas recomendações dos comitês de assessoramento, incluindo o Comitê Consultivo de Alimento. Sec. 115 Porto Comercial A FDA deve fornecer uma notificação para o Secretário de Segurança Interna ao se recusar a admitir alimento, para que outros portos dos EUA estejam cientes de que o alimento já foi anteriormente recusado na entrada. Sec. 303 Autoridade para Exigir Certificações de Importação de Alimentos Embora improvável de ser exigido imediatamente, a FDA agora tem a autoridade para exigir certificados emitidos por terceiros independentes ou governos, verificando se o alimento está em conformidade com os regulamentos e as leis dos EUA. A FDA usará uma abordagem com base no risco para determinar os alimentos e ingredientes para os quais um certificado será exigido. Sec. 306 Inspeção de Instalações Alimentares Externas 8 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

9 O Secretário pode celebrar convênios e acordos com governos estrangeiros para cumprir o mandato da FDA para efetuar as inspeções anuais necessárias até As inspeções serão orientadas com base no risco. Sec. 307 Credenciamento de Auditores Terceirizados A legislação exige que a FDA estabeleça um programa para reconhecer os órgãos de credenciamento e auditores terceirizados, incluindo governos estrangeiros, cooperativas estrangeiras ou uma entidade privada. Esta auditoria irá determinar se uma instalação é elegível para oferecer alimentos para a importação no âmbito do programa voluntário de importador qualificado. (4) Lei de Modernização da Segurança Alimentar: Considerações Adicionais e Oportunidades Vários condutores estão atualmente impactando o panorama de segurança alimentar e muitas alterações estão em movimento, independente da nova legislação. A implementação da nova legislação vai levar tempo e é grandemente dependente de financiamento e de como a FDA elabora os regulamentos. Dependendo de quanto o Congresso dos EUA financiar a segurança alimentar, isto irá impactar diretamente quanto a FDA pode realizar no sentido de aumentar as inspeções e implementar novos programas. No entanto, a FDA irá prosseguir com a elaboração dos regulamentos e, assim, definir expectativas e exigências. Com a implementação da nova legislação, haverá mudanças no panorama de segurança alimentar na cadeia de fornecimento. É importante que cada empresa fique informada sobre a aplicação da nova lei e à frente de alterações para garantir uma posição como um líder de segurança de alimentos. A nova legislação não vai mudar o panorama de segurança alimentar de um dia para o outro, mas há uma oportunidade exclusiva para os líderes da indústria compartilharem as melhores práticas com a FDA, participarem da definição da nova regulamentação e orientação e se posicionarem para terem as soluções para atender às necessidades criadas por novas exigências. Seguindo os desenvolvimentos da política reguladora dos EUA nos próximos anos e avaliando as suas práticas comerciais com relação aos padrões atuais, quando chegar a hora da FDA abrir um novo "Green Lane", sua empresa poderia ser uma das primeiras a ganhar liberação acelerada para os seus produtos nos Estados Unidos. Alinhar e trabalhar com os principais consultores auditores de terceiros independentes, laboratórios ou governos estrangeiros para atingir a essa meta é fundamental para fornecer as garantias necessárias à FDA de que um sistema de segurança alimentar confiável e protetor está em vigor para os seus produtos importados. A Eurofins e Leavitt Partners estão buscando trabalhar com você para garantir que sua empresa esteja alinhada corretamente com todos os requisitos necessários para que você mantenha o setor de ponta da sua empresa. Entre em contato conosco para maiores informações sobre como podemos lhe ajudar a atender a novas exigências da FSMA. Para lhe ajudar a garantir a conformidade normativa, fornecemos análise estratégica, atualizações 9 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

10 personalizadas, auditorias e serviços de testes que irão lhe ajudar a proteger suas marcas e a expandir sua participação no mercado global. 10 FSMA: Visão Geral e Impacto para os Importadores e Exportadores (Agosto de 2012)

CHECK - LIST - ISO 9001:2000

CHECK - LIST - ISO 9001:2000 REQUISITOS ISO 9001: 2000 SIM NÃO 1.2 APLICAÇÃO A organização identificou as exclusões de itens da norma no seu manual da qualidade? As exclusões são relacionadas somente aos requisitos da sessão 7 da

Leia mais

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão:

CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Divisão: 4.2.2 Manual da Qualidade Está estabelecido um Manual da Qualidade que inclui o escopo do SGQ, justificativas para exclusões, os procedimentos documentados e a descrição da interação entre os processos

Leia mais

REQUISITOS PRINCIPAIS: Regulamentação final sobre controles preventivos de alimentos para consumo animal Visão rápida

REQUISITOS PRINCIPAIS: Regulamentação final sobre controles preventivos de alimentos para consumo animal Visão rápida O FDA oferece esta tradução como um serviço para um grande público internacional. Esperamos que você a ache útil. Embora a agência tenha tentado obter uma tradução o mais fiel possível à versão em inglês,

Leia mais

Food Safety System Certification 22000. fssc 22000

Food Safety System Certification 22000. fssc 22000 Food Safety System Certification 22000 fssc 22000 CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DE SEGURANÇA DOS ALIMENTOS 22000 O esquema de certificação de sistema de gestão da segurança dos alimentos - FSSC 22000

Leia mais

APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho

APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho APPCC e a Indústria Alimentícia Prof. MSc. Alberto T. França Filho O que é APPCC? O Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle Portaria N 46, de 10 de fevereiro de 1998 Art. 1 O que motivou

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE

LISTA DE VERIFICAÇAO DO SISTEMA DE GESTAO DA QUALIDADE Questionamento a alta direção: 1. Quais os objetivos e metas da organização? 2. quais os principais Produtos e/ou serviços da organização? 3. Qual o escopo da certificação? 4. qual é a Visão e Missão?

Leia mais

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação?

Qual a diferença entre certificação e acreditação? O que precisamos fazer para obter e manter a certificação ou acreditação? O que é a norma ISO? Em linhas gerais, a norma ISO é o conjunto de cinco normas internacionais que traz para a empresa orientação no desenvolvimento e implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade

Leia mais

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão

1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão 1 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão ISO 9001:2015 Histórico da série 2 2009 CBG Centro Brasileiro de Gestão Histórico da série REVISÕES DA SÉRIE ISO 9000 2000 2008 2015 1994 1987 3 2009 CBG Centro Brasileiro

Leia mais

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE

COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE COMPETÊNCIAS FUNCIONAIS QUALIDADE DESCRIÇÕES DOS NÍVEIS APRENDIZ SABER Aprende para adquirir conhecimento básico. É capaz de pôr este conhecimento em prática sob circunstâncias normais, buscando assistência

Leia mais

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO

AUDITORIA DE DIAGNÓSTICO 1.1 POLíTICA AMBIENTAL 1.1 - Política Ambiental - Como está estabelecida e documentada a política e os objetivos e metas ambientais dentro da organização? - A política é apropriada à natureza e impactos

Leia mais

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA

LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA LOGÍSTICA MADE DIFFERENT LOGÍSTICA ENTREGA ESPECIAL Na economia globalizada 24/7 de hoje, a logística e a gestão de armazéns eficientes são essenciais para o sucesso operacional. O BEUMER Group possui

Leia mais

Código de Fornecimento Responsável

Código de Fornecimento Responsável Código de Fornecimento Responsável Breve descrição A ArcelorMittal requer de seus fornecedores o cumprimento de padrões mínimos relacionados a saúde e segurança, direitos humanos, ética e meio ambiente.

Leia mais

Sistema de Qualificação do Fornecedor (Supplier Qualification System, SQS)

Sistema de Qualificação do Fornecedor (Supplier Qualification System, SQS) Sistema de Qualificação do Fornecedor (Supplier Qualification System, SQS) para visibilidade global dos fornecedores Shell www.shell.com/supplier/qualification Sistema de Qualificação do Fornecedor A Shell

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

NORMA NBR ISO 9001:2008

NORMA NBR ISO 9001:2008 NORMA NBR ISO 9001:2008 Introdução 0.1 Generalidades Convém que a adoção de um sistema de gestão da qualidade seja uma decisão estratégica de uma organização. O projeto e a implementação de um sistema

Leia mais

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos

Copyright Proibida Reprodução. Prof. Éder Clementino dos Santos NOÇÕES DE OHSAS 18001:2007 CONCEITOS ELEMENTARES SISTEMA DE GESTÃO DE SSO OHSAS 18001:2007? FERRAMENTA ELEMENTAR CICLO DE PDCA (OHSAS 18001:2007) 4.6 ANÁLISE CRÍTICA 4.3 PLANEJAMENTO A P C D 4.5 VERIFICAÇÃO

Leia mais

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000

Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 Palestra Informativa Sistema da Qualidade NBR ISO 9001:2000 ISO 9001:2000 Esta norma considera de forma inovadora: problemas de compatibilidade com outras normas dificuldades de pequenas organizações tendências

Leia mais

CHECKLIST DA RDC 16/2013

CHECKLIST DA RDC 16/2013 CHECKLIST DA RDC 16/2013 Checklist para a RDC 16 de 2013 Página 2 de 10 Checklist 1. 2.1 Disposições gerais Existe um manual da qualidade na empresa? 2. Existe uma política da qualidade na empresa? 3.

Leia mais

Risco na medida certa

Risco na medida certa Risco na medida certa O mercado sinaliza a necessidade de estruturas mais robustas de gerenciamento dos fatores que André Coutinho, sócio da KPMG no Brasil na área de Risk & Compliance podem ameaçar a

Leia mais

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS

INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Introdução INSTRUÇÕES DE SOLICITAÇÃO DE VERBAS A FUNDO PERDIDO E FORMATAÇÃO DE PROPOSTA PARA SOLICITANTES ESTRANGEIROS Este informativo tem a finalidade de auxiliar os solicitantes estrangeiros a entender

Leia mais

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR

DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR DECLARAÇÕES EUROPEIAS DA FARMÁCIA HOSPITALAR As páginas que se seguem constituem as Declarações Europeias da Farmácia Hospitalar. As declarações expressam os objetivos comuns definidos para cada sistema

Leia mais

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA)

(HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) ANEXO I Solicitação de Autorização de Funcionamento de Empresas Distribuidoras de Produtos Farmacêuticos (HOJE É FEITO POR PETICIONAMENTO ELETRÔNICO NO SITE DA ANVISA) A empresa interessada em desenvolver

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação

Boas Práticas de Fabricação Embrapa Hortaliças II Encontro Nacional do Agronegócio Pimentas (Capsicum spp.) Boas Práticas de Fabricação Fernando Teixeira Silva Embrapa Agroindústria de Alimentos I- Introdução As Boas Práticas de

Leia mais

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS

DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS DOCUMENTO DE CONSULTA REGULAMENTO DO BCE RELATIVO ÀS TAXAS DE SUPERVISÃO PERGUNTAS E RESPOSTAS MAIO DE 2014 1 POR QUE RAZÃO O BCE COBRA UMA TAXA DE SUPERVISÃO? Ao abrigo do Regulamento (UE) n.º 1024/2013,

Leia mais

Gerenciamento da Segurança Operacional GSO. Conceitos

Gerenciamento da Segurança Operacional GSO. Conceitos Gerenciamento da Segurança Operacional GSO Conceitos 1º SEMINÁRIO SOBRE SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DA SEGURANÇA OPERACIONAL DA AVIAÇÃO CIVIL ANAC - 05/12/2008 1 Objetivos Identificar conceitos de gerenciamento

Leia mais

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1

Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais. Exemplo 1 Exemplos de políticas de compra responsável para produtos florestais Exemplo 1 Política de compra responsável produtos florestais Esta organização tem compromisso com a compra responsável de produtos florestais.

Leia mais

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos

PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos PMONow! Serviço de Implantação de um Escritório de Projetos As organizações em torno do mundo estão implantando processos e disciplinas formais

Leia mais

Segurança e Saúde dos Trabalhadores

Segurança e Saúde dos Trabalhadores Segurança e Saúde dos Trabalhadores [1]CONVENÇÃO N. 155 I Aprovada na 67ª reunião da Conferência Internacional do Trabalho (Genebra 1981), entrou em vigor no plano internacional em 11.8.83. II Dados referentes

Leia mais

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015

MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 MUDANÇAS NA ISO 9001: A VERSÃO 2015 Está em andamento o processo de revisão da Norma ISO 9001: 2015, que ao ser concluído resultará na mudança mais significativa já efetuada. A chamada família ISO 9000

Leia mais

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança desempenho em segurança gestão de competências controle de acesso compromisso com a segurança além da excelência Eficiência operacional conformidade do subcontratado gestão de registros saúde e segurança

Leia mais

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos

Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Gerenciamento de Serviços de TI ITIL v2 Módulo 1 Conceitos básicos Referência: An Introductory Overview of ITIL v2 Livros ITIL v2 Cenário de TI nas organizações Aumento da dependência da TI para alcance

Leia mais

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental

ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ABNT/CB-38 Comitê Brasileiro de Gestão Ambiental ISO 14001 - Sistemas de gestão ambiental Requisitos com orientações para uso 06 /10/ 2015 www.abnt.org.br Tópicos Processo de Normalização Histórico da

Leia mais

INNOVA. Soluções de software que capacitam os processadores de aves a...

INNOVA. Soluções de software que capacitam os processadores de aves a... INNOVA Soluções de software que capacitam os processadores de aves a... Maximizar o rendimento e a produtividade Estar em conformidade com os padrões de qualidade e garantir a segurança dos alimentos Obter

Leia mais

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias

CONSULTORIA. Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias CONSULTORIA Sistema de Gestão ISO 9001 - Lean Esquadrias PADRÃO DE QUALIDADE DESCRIÇÃO ISO 9001 Esse Modelo de Produto de Consultoria tem por objetivo definir e melhorar todos os processos da empresa,

Leia mais

CARGOS E FUNÇÕES APEAM

CARGOS E FUNÇÕES APEAM CARGOS E FUNÇÕES APEAM 1. PRESIDÊNCIA A Presidência possui por finalidades a representação oficial e legal da associação, coordenação e integração da Diretoria Executiva, e o acompanhamento, avaliação,

Leia mais

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO

O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO O FOCO DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE TERCEIRIZAÇÃO Grande parte das indústrias farmacêuticas, cosméticos e de veterinários, utilizam processos de terceirização, para otimizar suas produções, para casos

Leia mais

Guia de Boas Práticas

Guia de Boas Práticas específico para a Gestão de Mercados Atacadistas Sob a presidência de Mário Maurici de Lima Morais, Presidente da ABRACEN, foi criada uma equipe de trabalho dos membros da ABRACEN para a redação do presente.

Leia mais

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE

CÓPIA NÃO CONTROLADA. DOCUMENTO CONTROLADO APENAS EM FORMATO ELETRÔNICO. PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE PSQ 290.0339 - PROCEDIMENTO DO SISTEMA DA QUALIDADE APROVAÇÃO CARLOS ROBERTO KNIPPSCHILD Gerente da Qualidade e Assuntos Regulatórios Data: / / ELABORAÇÃO REVISÃO

Leia mais

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL

Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL Manual de Implantação e Roteiro para Auditoria do Critérios para Auditoria SISTEMA DE GESTÃO DO PROGRAMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL É proibida a reprodução total ou parcial deste documento por quaisquer meios

Leia mais

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 9001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 9001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

AULA II CONTROLE E QUALIDADE. Prof.: Alessandra Miranda

AULA II CONTROLE E QUALIDADE. Prof.: Alessandra Miranda AULA II CONTROLE E QUALIDADE Prof.: Alessandra Miranda Conceitos: Controlar: estando a organização devidamente planejada, organizada e liderada, é preciso que haja um acompanhamento das atividades, a fim

Leia mais

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS APRENDA SOBRE GOVERNANÇA DE TI Programa de Qualificação COBIT 5 Presencial ou EAD O COBIT 5 define as necessidades das partes interessadas da empresa como ponto de partida das atividades de governança

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios:

1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: 1. Esta Política Institucional de Gestão de Continuidade de Negócios: a) é elaborada por proposta da área de gestão de continuidade de negócios da Confederação Nacional das Cooperativas do Sicoob Sicoob

Leia mais

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum.

TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo de Ouro Preto e as Resoluções Nº 31/97 e 09/01 do Grupo Mercado Comum. MERCOSUL/XXXVI SGT Nº11/P. RES. N /11 PROCEDIMENTOS COMUNS PARA AS INSPEÇÕES NOS FABRICANTES DE PRODUTOS MÉDICOS E PRODUTOS PARA DIAGNÓSTICO DE USO IN VITRO NOS ESTADOS PARTES (REVOGAÇÃO DAS RES. GMC Nº

Leia mais

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE

ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001: SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE Prof. MARCELO COSTELLA FRANCIELI DALCANTON ISO 9001- INTRODUÇÃO Conjunto de normas e diretrizes internacionais para sistemas de gestão da qualidade; Desenvolve

Leia mais

INTRODUÇÃO AO MICROSOFT DYNAMICS AX 4.0 FINANCEIRO I

INTRODUÇÃO AO MICROSOFT DYNAMICS AX 4.0 FINANCEIRO I Introdução INTRODUÇÃO AO MICROSOFT DYNAMICS AX 4.0 FINANCEIRO I E-Learning O treinamento é um componente vital para a retenção do valor de investimento do seu Microsoft Dynamics. Um treinamento de qualidade,

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA

ESTUDO COMPARATIVO NBR ISO 13485:2004 RDC 59:2000 PORTARIA 686:1998 ITENS DE VERIFICAÇÃO PARA AUDITORIA ESTUDOCOMPARATIVO NBRISO13485:2004 RDC59:2000 PORTARIA686:1998 ITENSDEVERIFICAÇÃOPARAAUDITORIA 1. OBJETIVO 1.2. 1. Há algum requisito da Clausula 7 da NBR ISO 13485:2004 que foi excluída do escopo de aplicação

Leia mais

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como:

Referências internas são os artefatos usados para ajudar na elaboração do PT tais como: Plano de Teste (resumo do documento) I Introdução Identificador do Plano de Teste Esse campo deve especificar um identificador único para reconhecimento do Plano de Teste. Pode ser inclusive um código

Leia mais

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS

OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS OIT DESENVOLVIMENTO DE EMPRESA SOCIAL: UMA LISTA DE FERRAMENTAS E RECURSOS FERRAMENTA A QUEM É DESTINADA? O QUE É O QUE FAZ OBJETIVOS Guia de finanças para as empresas sociais na África do Sul Guia Jurídico

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Estabelecendo Prioridades para Advocacia

Estabelecendo Prioridades para Advocacia Estabelecendo Prioridades para Advocacia Tomando em consideração os limites de tempo e recursos dos implementadores, as ferramentas da série Straight to the Point (Directo ao Ponto), da Pathfinder International,

Leia mais

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT

MASTER IN PROJECT MANAGEMENT MASTER IN PROJECT MANAGEMENT PROJETOS E COMUNICAÇÃO PROF. RICARDO SCHWACH MBA, PMP, COBIT, ITIL Atividade 1 Que modelos em gestão de projetos estão sendo adotados como referência nas organizações? Como

Leia mais

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores

Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores QSP Informe Reservado Nº 58 Maio/2006 Conflito de Interesses e Imparcialidade dos Auditores dos Organismos Certificadores Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este

Leia mais

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A

RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A RENASES LISTA 2012 V I G I L Â N C I A S A N I T Á R I A Nota: A lista de critérios ou regramentos de acesso às ações e serviços constantes da RENASES está prevista no art. 7º da Portaria nº 842/GM/MS,

Leia mais

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES

ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO EM ORGANIZAÇÕES V CONGRESSO BRASILEIRO DE METROLOGIA Metrologia para a competitividade em áreas estratégicas 9 a 13 de novembro de 2009. Salvador, Bahia Brasil. ANÁLISE DOS REQUISITOS NORMATIVOS PARA A GESTÃO DE MEDIÇÃO

Leia mais

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para:

SGQ 22/10/2010. Sistema de Gestão da Qualidade. Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: PARTE 2 Sistema de Gestão da Qualidade SGQ Gestão da Qualidade Qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização para: Possibilitar a melhoria de produtos/serviços Garantir a satisfação

Leia mais

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC

Guia passo a passo. Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC Guia passo a passo Como se tornar um pequeno produtor certificado FSC INTRODUÇÃO AO FSC O que é o FSC? O FSC é uma organização independente, não governamental e sem fins lucrativos criada para promover

Leia mais

Automação de Sistemas Industrias. Automação com Qualidade

Automação de Sistemas Industrias. Automação com Qualidade Automação de Sistemas Industrias Automação com Qualidade Por que investir em QUALIDADE? Os crescentes números da Balança Comercial, apontam para uma nova e interessante tendência: a EXPORTAÇÃO de produtos.

Leia mais

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000

ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário. As Normas da família ISO 9000. As Normas da família ISO 9000 ISO 9000:2000 Sistemas de Gestão da Qualidade Fundamentos e Vocabulário Gestão da Qualidade 2005 1 As Normas da família ISO 9000 ISO 9000 descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e especifica

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 1 ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS DE TI GERENCIAMENTO DE LIBERAÇÃO 2 INTRODUÇÃO A cada dia que passa, cresce a pressão pela liberação para uso de novas tecnologias disponibilizadas pela área de TI, sob o argumento

Leia mais

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL

PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL JANEIRO 2013 RESUMO EXECUTIVO A ACCENT é uma empresa especializada em soluções tradução e localização de software, publicações técnicas, conteúdo de sites e material institucional e educativo. ESTRUTURA

Leia mais

REVISTA SAÚDE TRABALHAR COM TRABALHAR COM A POR ONDE COMEÇAR? 29/9/2010 SETEMBRO DE 2010 UFSM UFSM. PPHO na Indústria de Laticínios

REVISTA SAÚDE TRABALHAR COM TRABALHAR COM A POR ONDE COMEÇAR? 29/9/2010 SETEMBRO DE 2010 UFSM UFSM. PPHO na Indústria de Laticínios REVISTA SAÚDE SETEMBRO DE 2010 POR ONDE COMEÇAR? TRABALHAR COM ALIMENTOS É TRABALHAR COM A SAÚDE DAS PESSOAS 1 Para garantirmos a produção de alimentos seguros, precisamos traduzir a legislação e as normas

Leia mais

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS

PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS MERCOSUL/GMC/RES Nº 25/98 PROGRAMA PARA CAPACITAÇÃO DE INSPETORES PARA A VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE PRODUTOS MÉDICOS TENDO EM VISTA: O Tratado de Assunção, o Protocolo

Leia mais

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação.

ISO 9001. As três primeiras seções fornecem informações gerais sobre a norma, enquanto as cinco últimas centram-se na sua implementação. ISO 9001 A ISO 9001 é um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) standard que exige que uma dada organização satisfaça as suas próprias exigências e as dos seus clientes e reguladores. Baseia-se numa metodologia

Leia mais

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng.

Marcos Antonio Lima de Oliveira, MSc Quality Engineer ASQ/USA Diretor da ISOQUALITAS www.qualitas.eng.br qualitas@qualitas.eng. 01. O QUE SIGNIFICA A SIGLA ISO? É a federação mundial dos organismos de normalização, fundada em 1947 e contanto atualmente com 156 países membros. A ABNT é representante oficial da ISO no Brasil e participou

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008

Webinário : Os vinte passos da implantação SGQ baseado na ISO 9001 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão qualidade implantado e certificado pela norma NBR ISO 9001:2008 torna uma necessidade da empresa por: competitividade no mercado interno Competitividade no mercado externo Aumentar a

Leia mais

Indústria Agroalimentar. Cursos de Formação. Primeiro Semestre 2016

Indústria Agroalimentar. Cursos de Formação. Primeiro Semestre 2016 Indústria Agroalimentar Cursos de Formação Primeiro Semestre 2016 Assista aos nossos cursos e atualize os seus conhecimentos sobre os requisitos inerentes à Indústria Agroalimentar. Introdução Localização

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO 154 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 16 a 20 de junho de 2014 Tema 5.5 da Agenda Provisória CE154/24, Rev. 1 30 de maio de 2014 Original: inglês SITUAÇÃO E NÍVEL AUTORIZADO DO FUNDO

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração

Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Competências a serem trabalhadas ENTENDER O PROCESSO DE PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE AUDITORIA DE SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE. Hoje

Leia mais

Saada Chequer Fernandez

Saada Chequer Fernandez Saada Chequer Fernandez Analista de Gestão em Saúde Coordenação da Qualidade CIQ/Direh/FIOCRUZ Gerenciamento da Qualidade em Laboratório de Anatomia Patológica VI Congresso Regional de Histotecnologia

Leia mais

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS

SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL SGA MANUAL CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS CESBE S.A. ENGENHARIA E EMPREENDIMENTOS SISTEMA DA GESTÃO AMBIENTAL MANUAL Elaborado por Comitê de Gestão de Aprovado por Paulo Fernando G.Habitzreuter Código: MA..01 Pag.: 2/12 Sumário Pag. 1. Objetivo...

Leia mais

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP

www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP www.pwc.com.br Gerenciamento de capital e ICAAP Como desenvolver uma abordagem eficaz de gerenciamento de capital e um processo interno de avaliação da adequação de capital (ICAAP) A crise financeira de

Leia mais

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation.

Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. Project and Portfolio Management [PPM] Sustainable value creation. O SoftExpert PPM Suite é a solução mais robusta, funcional e fácil para priorizar, planejar, gerenciar e executar projetos, portfólios

Leia mais

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar

Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar Avaliação de Serviços de Higiene Hospitalar MANUAL DO AVALIADOR Parte I 1.1 Liderança Profissional habilitado ou com capacitação compatível. Organograma formalizado, atualizado e disponível. Planejamento

Leia mais

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café

ED 2180/14. 15 maio 2014 Original: espanhol. Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café ED 2180/14 15 maio 2014 Original: espanhol P Pesquisa sobre os custos de transação dos produtores de café 1. O Diretor Executivo apresenta seus cumprimentos e, em nome da Colômbia, encaminha aos Membros

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MMA Política Nacional de Resíduos Sólidos Instituída pela Lei 12.305/2010 e regulamentada pelo Decreto 7.404/2010, após 21 anos de tramitação no Congresso nacional Tem interação

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO

152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE 152 a SESSÃO DO COMITÊ EXECUTIVO Washington, D.C., EUA, 17 a 21 de junho de 2013 Tema 7.3 da Agenda Provisória CE152/INF/3 (Port.) 26 de

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006. Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração Coleção Risk Tecnologia SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PAS 99:2006 Especificação de requisitos comuns de sistemas de gestão como estrutura para a integração RESUMO/VISÃO GERAL (visando à fusão ISO 31000

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL ABNT NBR ISO 14001 Prof. Eduardo Lucena Cavalcante de Amorim INTRODUÇÃO A norma ISO 14001 faz parte de um conjunto mais amplo de normas intitulado ISO série 14000. Este grupo

Leia mais

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais.

Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. RESOLUÇÃO Nº 306, DE 5 DE JULHO DE 2002 Estabelece os requisitos mínimos e o termo de referência para realização de auditorias ambientais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE-CONAMA, no uso das competências

Leia mais

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil

Maximize o desempenho das suas instalações. Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Maximize o desempenho das suas instalações Gerenciamento Integrado de Facilities - Brasil Sua empresa oferece um ambiente de trabalho com instalações eficientes e de qualidade? Como você consegue otimizar

Leia mais

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI)

CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) CARTA DE AUDITORIA INTERNA GABINETE DE AUDITORIA INTERNA (GAI) «Para um serviço de excelência» 2015 1. OBJETIVO Pelo Despacho n.º 9/2014, de 21 de novembro, do Diretor-Geral da Administração da Justiça

Leia mais