Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação IBM InfoDive)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação IBM InfoDive)"

Transcrição

1 Questionamentos dos Representantes IBM (Ação IBM InfoDive) Questão Todos os sistemas bem como seus respectivos componentes de "software" e de "hardware" deverão ser novos, e deverão estar sendo produzidos em série à época da instalação, não tendo previsão anunciada de sua descontinuidade num período mínimo de 60 (Sessenta) meses. Portanto, todo e qualquer equipamento a ser fornecido deverá ser novo, sem uso e estar na linha de produção atual do fabricante e ter EOL ("End Of Life") não definido ou superior ao período de garantia. Caso a EOL venha a ser definida após a aquisição para um período inferior ao da garantia, o sistema deverá ser substituído por outro superior ou equivalente. Entendemos que os fabricantes na indústria de IT têm feito anúncios frequentes de novas soluções, o que inviabiliza o texto acima e que em relação ao suporte dos produtos a IBM garante o suporte da solução ofertada para a extensão de 60 meses ou 5 anos. Estamos certos neste entendimento? R: Questão acertada na consulta pública. Questão Quaisquer equipamentos e componentes necessários ao pleno funcionamento da solução a ser entregue a PROCEMPA como um todo, e não solicitados explicitamente, deverão ser incluídos no fornecimento. Entendemos que para definir melhor este escopo de componentes e mitigar os riscos de projetos superdimensionados ou subdimensionados para o preposto, solicitamos melhor detalhamento da abrangência destes componentes. Aguardamos melhor esclarecimento R:

2 Questão deverão ser compatíveis e homologado pelo seu fabricante para operação com os seguintes ambientes: Windows 2008 Server e superior; Windows 2012 Server e superior; Windows 2012 Server Hyper-V; Oracle VM Server; VMware vsphere 5 e superior; IBM AIX v6.1 e superior; IBM VIOS; RedHat EL 5.0 e superior; Citrix Xen Server; SLES 10 e superior; Debian 7, 8, superiores CentOS 6, 7 e superiores. Entendemos que os itens e (Sistemas Operacionais Debian e CentOS) possuem homologação do fabricante da solução descrita neste anexo, desde que tenham acesso a solução como Partições Guest de Hypervisors de Virtualização como por exemplo VMware vsphere. Estamos certos neste entendimento? R: Será alterado o item para suportados Debian, CentOs e Ubuntu Questão As fontes de alimentação deverão operar com tensão bifásica de entrada de 220 VA e com frequência de entrada de 60 Hz, sendo que as fontes deverão aceitar uma variação mínima de 10% no contexto de cada parâmetro. Entendemos que este item requer 220 VAC e não 220VA (current-ampere). Está correto nosso entendimento? R: Mudaremos no termo para 220 V Questão Deverá ser fornecida uma solução composta de hardware, software e serviços para virtualização de Storages dos 2 (dois) sites da PROCEMPA, distantes até 40 Km (Quarenta Quilômetros) um do outro. Entendemos que toda a Infraestrutura para suportar essa conectividade entre os sites distantes até 40 Km será por conta da Contratante e que se faz necessário especificar um detalhamento da infraestrutura de comunicação que será disponibilizada para este projeto por parte da mesma. Está correto nosso entendimento? R: Os ativos e softwares necessários para interligação entre os dois sites não faz parte deste certame.

3 Questão 06 7 Memória Cache 7.2 A camada de virtualização deverá suportar no mínimo 512GB (quinhentos e doze Gigabytes) de memória "cache" total bruta distribuída entre suas diversas controladoras, com possibilidade de futuro acréscimo de componentes sem que se faça necessária a substituição do modelo proposto pela contratada. Entendemos que a Solução de virtualização deva permitir o suporte a escalabilidade de até 512GB de memória cache total para a funcionalidade de virtualização. Estamos certos neste entendimento? R: Sim, o entendimento é este. Questão Escalabilidade 12.3 suportar a instalação de no mínimo discos em cada site, sem necessidade de substituição do modelo ofertado. Entendemos que este tipo de requerimento é apenas atendido pelo fabricante EMC com seus modelos HighEnd VMAX 200K e 400K, sendo desta forma um requerimento específico que impossibilita a oferta de outras alternativas de soluções de mercado. Desta forma impedindo nossa participação. R: Entramos num consenso que deverá suportar no mínimo 1500 discos em cada site. Questão Controladoras 13.1 deverá possuir no mínimo 1 (um) de controladoras as quais deverão suportar o acesso a todas as suas unidades de armazenamento instaladas. Caso o sistema de virtualização seja embarcado deverão ser de uso exclusivo da porção responsável pela parte de armazenamento. Entendemos que a redação correta deste texto é Deverá possuir no mínimo um par de controladoras. Foi omitido a palavra par. Está correto nosso entendimento? R: Sim, está correto o entendimento. Questão Suportar o crescimento para até 4 (quatro) pares de controladoras, sem que faça necessário a substituição de qualquer componente de "hardware" e/ou "software" previamente instalado. Entendemos que este tipo de requerimento é apenas atendido pelo fabricante EMC com seus modelos HighEnd VMAX 200K e 400K, sendo desta forma um requerimento específico que impossibilita a oferta de outras alternativas de soluções de mercado. Desta forma impedindo nossa participação. Este texto refere-se a controladoras tipo EMC modelo 200/400K HighEnd, a arquitetura IBM possui dentro de cada controladora múltiplos cores. O texto nesse formato não permite a participação IBM. Não está claro se este requerimento refere-se a camada de Virtualização ou a camada de armazenamento. Solicitamos esclarecimentos.

4 R: Este item refere-se ao Storage, e deverá suportar até 4 pares de controladoras. Foi removido o termo sem que se faça necessário a substituição de qualquer componente de hardware e/ou software previamente instalado Questão Memória cache 14.1 O sistema de armazenamento de dados e virtualização deverá possuir o mínimo de 256GB de memória cache bruta por par de controladoras. Caso a soma da memória cache do par de controladoras seja inferior a 256GB do tipo DRAM, poderá ser adicionada memória cache com dispositivos de memória Flash, em que a soma das memorias sejam superiores ao solicitado em no mínimo 4 vezes. Não poderão ser utilizados dispositivos que compõem parte da área de armazenamento, bem como não serão aceitas configurações que utilizem qualquer tipo de compressão e/ou compactação de dados. Entendemos que para casos onde não se atenda o critério de 256GB de memória por par de controladoras não há como adicionar memórias flash para uso como cache, pois, dispositivos de armazenamento em Flash são usados como espaço para LUNs e não para aumento de cache. Estamos certos neste entendimento? Não está claro se este requerimento refere-se a camada de Virtualização ou a camada de armazenamento ou a soma de ambos. Solicitamos esclarecimentos. R: A quantidade de memória por par de controladoras será para o Sistema de Armazenamento. Questão Poderá suportar adição de memória cache sem que haja necessidade de troca do modelo proposto pelo fornecedor. Não será aceito a utilização de discos SSD/EFD para expansão da sua capacidade de memória cache global. Entendemos que este item contradiz o anterior pois não permite a possibilidade de uso de SSD/EFD para expansão da memória cache global. R: Este item (Poderá suportar adição de memória cache sem que haja necessidade de troca do modelo proposto pelo fornecedor. Não será aceito a utilização de discos SSD/EFD para expansão da sua capacidade de memória cache global) foi removido. Questão Características Específicas do Site 1 64 TB (Sessenta e quatroterabytes) em discos ou dispositivos SSD com capacidade mínima de 800GB (Oitocentos Gigabytes) para cada unidade de armazenamento. A capacidade requisitada deverá ser útil após formatação, sem considerar ganhos com funcionalidade de compressão ou desduplicação de dados. Esta capacidade de armazenamento deve oferecer níveis de latências de acesso aos dados de no máximo 1ms (um milissegundo). Esta camada de armazenamento deverá suportar uma taxa sustentada de, no mínimo, (Quatrocentos mil) IOPS (operações de I/O por segundo) com blocos de tamanho médio de 8KB. O perfil de cache a ser considerado deve ser: 70:30:50 (70% leitura, 30% gravação com 50% de acerto em cache). Entendemos que para a quantidade de 64 TBs em discos ou dispositivos SSD é impossível atingir a demanda de IOPs, sendo que este índice não será alcançado com discos ou SSD para essa capacidade especificada, e sim com tecnologia Flash. Estamos certos neste entendimento?

5 R: Entramos num consenso que será alterado para IOPS os discos SSD de 64TB e para IOPS os discos SAS DE 32TB. Questão Características Específicas do Site TB (Cem TeraBytes) em discos SAS ("Serial Attached SCSI") operando a no mínimo 6 Gbps (Gigabits por segundo) com capacidade máxima de 1.2 TB (TeraBytes) para cada disco individual e rotação mínima de rpm (Dez mil Rotações por Minuto). A capacidade requisitada deverá ser útil após formatação, sem considerar ganhos com funcionalidade de compressão ou desduplicação de dados. Esta camada de armazenamento deve oferecer níveis de latências de acesso aos dados de no máximo 10ms. Esta camada de armazenamento deverá suportar uma taxa sustentada de no Mínimo, (quarenta mil) IOPS (operações de I/O por segundo) com blocos de tamanho médio de 8KB. O perfil de cache a ser considerado deve ser: 70:30:50 (70% leitura, 30% gravação com 50% de acerto em cache). Entendemos que para a quantidade de 100 TBs em discos de 1.2TB SAS é impossível atingir a demanda por IOPs isso não se alcançará com discos HDD para essa capacidade especificada, irão demandar acesso na magnitude de 500 IOPS por HDD. Estamos certos neste entendimento? R: Entramos num consenso que será alterado para IOPS os discos SAS de 100TB. Questão FUNCIONALIDADE DE SNAPSHOT 25.2 Não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de snapshots que serão criados. A limitação quanto ao número de snapshot será dada apenas pela capacidade da máquina e não pela quantidade de licenças adquiridas. Entendemos que não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de snapshots que serão criados e que a limitação quanto ao número de snapshots será dada apenas pela capacidade ofertado no certame não pela quantidade de licenças adquiridas. Está correto nosso entendimento? R: Sim, o número de snaps não pode ser restringido, e sim a restrição será pela soma em GB, até o limite de adquirido. Questão FUNCIONALIDADE DE CLONE 26.2 Não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de clones que serão criados. A limitação quanto ao número de clones será dada apenas pela capacidade da máquina e não pela quantidade de licenças adquiridas. Entendemos que não poderá haver restrições de licenciamento quanto ao número de clones que serão criados e que a limitação quanto ao número de clones será dada apenas pela capacidade ofertado no certame não pela quantidade de licenças adquiridas. Está correto nosso entendimento? R: Sim, o número de clones não pode ser restringido, e sim a restrição será pela soma em GB, até o limite adquirido.

6 Questão TIERIZAÇÃO AUTOMÁTICA Nas Áreas virtualizadas (gerenciadas pela Storage nativa OU fornecida através de Appliance de Virtualização): deverá ser licenciada a funcionalidade para capacidade máxima de dados que o equipamento ofertado no certame é capaz de virtualizar em Storages de terceiros, comprovada através de documentação técnica, sendo que, tais licenças deverão habilitar as operações: entre a Storage licitada e as Storages de terceiros; entre Storages de terceiros e outras Storages de terceiros; e vice versa. Portanto, havendo capacidade técnica para executar a funcionalidade usando o equipamento licitado, todas as licenças deverão estar inclusas. Entendemos que este licenciamento seja vinculado a capacidade do sistema ofertado no certame. Está correto nosso entendimento? R: Esta capacidade de tierização, quando ocorrida no virtualizador será limitada pela capacidade adquirida (1 PB), quando ocorrer no Storage, não deverá ter limite. Questão Desduplicação de arquivos e compressão de arquivos; Entende-se que o atual Software utilizado (IBM Tivoli Storage Manager) pela Procempa tem capacidade de utilizar para as suas áreas de armazenamento a funcionalidade de desduplicacao atendendo desta forma a quesito técnico solicitado neste item. Estamos certos neste entendimento? R: Não, este é um requisito nativo da solução NAS Questão Integração com solução de backup em disco Avamar; Entende-se que na matrix de interoperabilidade do fabricante EMC, apenas encontramos relacionados os Softwares IBM AIX e SGBD DB2 como integrantes da matrix e sendo assim poderemos realizar o backup de outras plataformas de software através do TSM 6.2 integrado a solução de armazenamento em discos e tape IBM. É aceito? Estamos certos neste entendimento? R: Não, na verdade desejamos que seja possível realizar o backup do NAS através da solução AVAMAR, utilizando o protocolo NDMP. Questão Integração com solução de backup em disco Avamar; Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? R: Podemos retirar.

7 Questão Integração com a ferramenta de backup em disco adquirida neste edital; Entende-se que a solução de NAS se integrará com a Solução em Backup em disco através da utilização do Software de Backup IBM Tivoli Storage Manager já implementado na Procempa. Estamos certos neste entendimento? R: Não, pois a ferramenta de backup em disco adquirida no edital deverá oferecer meios próprios para realizar operações de backup, e não ser apenas um repositório. Questão NFS ("Network File System") v2, v3 e v4 e superior. Entendemos que atendendo as versões de NFS V3 e V4 estaremos satisfazendo as necessidades de conectividade com NFS solicitado neste texto descritivo. Estamos certos neste entendimento? R: sim. Questão CIFS ("Common Internet File System") nas suas variantes SMB ("Server Message Block") v1, v2 e v3. Entendemos que atendendo as versões de CIFS V2 e V3 estaremos satisfazendo as necessidades de conectividade com CIFS solicitado neste texto descritivo. Estamos certos neste entendimento? R: sim, removeremos a V1. Questão NDMP ("Network Data Management Protocol") v2, v3 e v4. Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? R: Não, pois como realizaremos o backup do NAS sem este protocolo? Questão Integração com ferramentas de antivírus; Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse excluir este requerimento técnico do texto final. Estamos certos neste entendimento? R: Não, pois como realizaremos o controle de vírus no NAS?

8 Questão O número mínimo de 20 servidores cifs. Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse ajustar este requerimento técnico do texto final para 16 servidores CIFS. Estamos certos neste entendimento? R: Será ajustado para 16 servidores. Questão O número mínimo de 4000 conexões CIFS ativas; Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse ajustar este requerimento técnico do texto final para 3000 Conexões CIFS. Estamos certos neste entendimento? R: Será alterado para 3000 Questão O Sistema de armazenamento em rede (NAS) deverá ser compatível com os sistemas operacionais abaixo: Entendemos que, para possibilitar a participação de mais fornecedores neste futuro edital, devesse ajustar este requerimento técnico do texto final que todo servidor com suporte à conexão CIFS ou NFS tem compatibilidade para a conexão com o sistema NAS, de forma a não ser necessário a comprovação de compatibilidade com determinada versão de Sistema Operacional. Estamos certos neste entendimento? R: Estamos certo. Questão Características da Camada de Backup em Disco Desduplicado Entendemos que por uma questão de semântica entendemos que o termo Desduplicar utilizado nesta documentação significa o mesmo que Deduplicar. Está correto este entendimento? R: Sim Questão Deve possuir integração lógica com o software de backup IBM TSM versão 6.2. A solução ofertada deve estar homologada pelo fabricante IBM para funcionamento com o software IBM TSM 6.2 e superior, cuja relação poderá estar disponível no link: "www- 01.ibm.com/software/sysmgmt/products/support/IBM_TSM_Supported_Devices_for_ AIXHPSU NWIN.html#Virtual Tape Libraries. Entendemos que sendo o TSM um produto IBM estamos atendendo plenamente este Item e recomendamos fortemente que todos os concorrentes que afirmem se são compatíveis. Estamos certos neste entendimento? R: Sim

9 Questão A Solução a ser proposta pela proponente deve obrigatoriamente fazer uso de sistemas inteligentes de armazenamento de backup em disco, baseado em appliance, que se entende como um subsistema com o propósito específico de ingestão dos dados de backup, desduplicação e replicação. Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box? R: Entendemos que a solução deverá ser um appliance (caixa com um conjunto de processadores, memória, cache, interfaces de conexão, fontes de energia, etc), e que deverá suportar a expansão da área de armazenamento através da adição de gavetas, até o limite do sistema proposto neste certame. Questão O Appliance deve ser composto, de processamento e armazenamento integrado, dedicado única e exclusivamente, à execução das atividades de ingestão, desduplicação e replicação dos dados enviados pelos servidores de backup. Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box? R: Entendemos que a solução deverá ser um appliance (caixa com um conjunto de processadores, memória, cache, interfaces de conexão, fontes de energia, etc), e que deverá suportar a expansão da área de armazenamento através da adição de gavetas, até o limite do sistema proposto neste certame. Questão A desduplicação deve segmentar os dados em blocos de tamanho variável, caso a desduplicação não segmente dados em blocos de tamanho variável deverá ser fornecido 20% a mais de área em disco. Dentre o conceito que o processo de Desduplicar retorna os dados ao formato original da informação e alterar o tamanho de bloco original pode trazer consequências ao processamento posterior da informação desduplicada. Questionamos se é este o entendimento da PROCEMPA? Caso se refira ao conceito de Deduplicar então atendemos plenamente este item. R: Sim, refere-se ao conceito de deduplicar.

10 Questão A desduplicação deve ser global considerando todos os dados armazenados no sistema, caso a desduplicação não seja global deverá ser fornecido 20% a mais de área em disco. Atendemos plenamente este item, porém entendemos que devemos ressaltar que sistemas de appliance NÃO FAZEM DEDUPLICAÇÃO GLOBAL entre si. A PROCEMPA tem este entendimento? R: Entendo que a deduplicação global, refere-se ao appliance contemplado no certame. Questão A desduplicação deverá acontecer antes dos dados serem gravados nos discos do appliance. Dentre o conceito que o processo de Desduplicar retorna os dados ao formato original da informação e alterar o tamanho de bloco original pode trazer consequências ao processamento posterior da informação desduplicada. Questionamos se é este o entendimento da PROCEMPA? Caso se refira ao conceito de Deduplicar então atendemos plenamente este item. R: Sim, refere-se ao conceito de deduplicar. Questão O Sistema inteligente de armazenamento de backup em disco deverá ser capaz de suportar falhas de até dois discos, devendo ser fornecido com proteção RAID-6 ou similar. Entendemos que sistemas com proteção em RAID-6 se caracterizam por serem altamente passíveis a falhas então a necessidade de uma segunda proteção em hardware. É este o entendimento da PROCEMPA? Ou a PROCEMA aceita discos de qualidade superior onde o RAID-5 ou similar garante a integridade da informação? R: alteramos o texto para, O Sistema inteligente de armazenamento de backup em disco deverá ser capaz de suportar falhas de até dois discos, devendo ser fornecido com proteção RAID-6 ou similar, no caso de discos NL-SAS, ou RAID 5 ou similar, no caso de discos SAS. Questão Deve possuir no mínimo 192GB de memória RAM em appliance ou, no caso de soluções gateway, 192GB de área cache no Storage em back-end, não sendo aceitos discos SSD como extensão de cache. Entendemos que a solução deva possuir no mínimo 192GB de memória RAM em appliance ou, no caso de soluções gateway, 128GB de área cache no Storage em backend, não sendo aceitos discos SSD como extensão de cache. Estamos certos neste entendimento?

11 R: Sim, acredito que satisfaça 128 Gb no back-end, desde que esses discos e essa memória seja somado ao total. Questão Deve suportar as seguintes interfaces de interconexão com os servidores de backup: interfaces Fibre Channel (FC) 8Gb, interfaces Ethernet 1Gb e 10Gb. Entendemos que a solução deva suportar as seguintes interfaces de interconexão com os servidores de backup: interfaces Fibre Channel (FC) 8Gb, interfaces Ethernet 1Gb ou 10Gb. Estamos certos neste entendimento? R: Não, a solução deverá suportar interfaces de 1 Gb e 10Gb e FC, conforme o que foi relatado pelo engenheiro (Daniel) da IBM na consulta pública. Questão Deve suportar as seguintes formas de acesso para backup: CIFS, NFS e VTL. Entendemos que a solução deva suportar as seguintes formas de acesso para backup: CIFS e NFS ou VTL. Estamos certos neste entendimento? R: Não, deverá suportar CIFS, NFS E VTL e também NDMP que foi adicionado no termo. Questão Deve ser fornecido com no mínimo 2 portas Ethernet 1Gb padrão UTP, 2 portas Fibre Channel 8Gb e 2 portas 10Gb padrão ótico com SFP s inclusos para interconexão e integração com os servidores de backup. Entendemos que deva ser fornecido com no mínimo 4 portas Ethernet 1Gb padrão UTP e 4 portas Fibre Channel 8Gb para integração com os servidores de backup. Estamos certos neste entendimento? R: Não, deve ser fornecido conforme o texto. Questão A escalabilidade deve ser atingida somente com a adição de gavetas ou discos e sem necessidade de troca do equipamento; Entendemos que a solução da IBM é baseada em sistema extremamente inteligentes e que armazena a informação em subsistema de discos e por consequência considera-se o termo appliance como uma solução limitada ao tamanho do box em que reside e que não pode crescer além do limite da capacidade física deste Box, logo entendemos que a PROCEMPA solicita que a solução deve crescer a medida da necessidade sem a limitante do Box? R: Entendemos que a solução deverá ser um appliance (caixa com um conjunto de processadores, memória, cache, interfaces de conexão, fontes de energia, etc), e que deverá suportar a expansão da área de armazenamento através da adição de gavetas, até o limite do sistema proposto neste certame.

12

Questionamentos CompWire

Questionamentos CompWire Questionamentos CompWire Sugestões de alterações 1. Item 01 Solução de Virtualização de Storage Entendemos que a solicitação do item de virtualização de Storage deve ser segregado do lote 01, pois, acreditamos

Leia mais

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive)

Questionamentos dos Representantes IBM. (Ação Global IBM InfoDive) Questionamentos dos Representantes IBM (Ação Global IBM InfoDive) Questão 01 2.1 Todos os sistemas bem como seus respectivos componentes de "software" e de "hardware" deverão ser novos, e deverão estar

Leia mais

COLETA DE PREÇOS 05/2017

COLETA DE PREÇOS 05/2017 COLETA DE PREÇOS 05/2017 1. DO OBJETIVO Esta Coleta de Preços tem como objetivo a aquisição de equipamentos de informática e softwares para o desenvolvimento de suas atividades. 2. DO OBJETO Aquisição

Leia mais

DIPAR PEDIDO DE ESCLARECIMENTO DO EDITAL 001/2016 APÓS DECISÃO DE 2016 DO TCDF

DIPAR PEDIDO DE ESCLARECIMENTO DO EDITAL 001/2016 APÓS DECISÃO DE 2016 DO TCDF BRBCARD DIRETORIA DE FINANÇAS, PESSOAS, ADMINISTRAÇÃO e RISCOS DIPAR PEDIDO DE ESCLARECIMENTO - 02 - DO EDITAL 001/2016 APÓS DECISÃO 6.150 DE 2016 DO TCDF PROCESSO Nº 2015.00041.000233-11 BRBCARD, na pessoa

Leia mais

Sistema de Storage San

Sistema de Storage San Sistema de Storage San SISTEMA DE STORAGE SAN CONTROLADORAS Possuir duas controladoras (Storage Processors) redundantes no modo ativo/ativo simétrico e hotpluggable;cada controladora suporta a configuração

Leia mais

BACKUP ALTO DESEMPENHO E CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO EM TEMPO REAL APPLIANCE DE BACKUP EM DISCO SOLUÇÃO DE BACKUP ARQUITETURA E FUNCIONALIDADES

BACKUP ALTO DESEMPENHO E CAPACIDADE DE ARMAZENAMENTO EM TEMPO REAL APPLIANCE DE BACKUP EM DISCO SOLUÇÃO DE BACKUP ARQUITETURA E FUNCIONALIDADES SOLUÇÃO DE ARQUITETURA E FUNCIONALIDADES Banco de dados centralizado contendo as informações sobre todos os dados e mídias onde os backups foram armazenados, próprio e fornecido em conjunto com o produto

Leia mais

Termo de Referência ANEXO A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Termo de Referência ANEXO A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANEXO A DO TERMO DE REFERÊNCIA ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS LOTE 1 ITEM 1. ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DO STORAGE APPLIANCE DE BACKUP 1.1. A solução de armazenamento de backup em disco a ser ofertada deverá atender

Leia mais

EMC SYMMETRIX VMAX 10K

EMC SYMMETRIX VMAX 10K EMC SYMMETRIX VMAX 10K O EMC Symmetrix VMAX 10K com o ambiente operacional Enginuity oferece uma arquitetura de scale-out de várias controladoras com consolidação e eficiência para a empresa. O VMAX 10K

Leia mais

HYPERCONVERGENCE STORAGE & SERVER

HYPERCONVERGENCE STORAGE & SERVER OMTX VRILLX DATA MÓDULO ARMAZENAMENTO ARQUITETURA Arquitetura modular, integrando nativamente componentes de hardware para armazenamento baseado em bloco e arquivos Suporte simultâneo aos seguintes protocolos:

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Nº 005/2015

CONSULTA PÚBLICA Nº 005/2015 CONSULTA PÚBLICA Nº 005/2015 TI SERVIDORES ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS APRESENTADOS PELAS EMPRESAS INTERESSADAS País: BRASIL Nome do Projeto: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA

Leia mais

1. Na página 13, com relação aos discos SSD para Máquinas Virtuais (VMs): 2 Na página 14, com relação a Backup / Armazenamento:

1. Na página 13, com relação aos discos SSD para Máquinas Virtuais (VMs): 2 Na página 14, com relação a Backup / Armazenamento: RESPOSTA QUESTIONAMENTOS 1. Na página 13, com relação aos discos SSD para Máquinas Virtuais (VMs): a. Hoje, temos uma solução que contempla Storage Tierizado (SSD + SAS + SATA). Esta configuração atende

Leia mais

TABELA DA FAMÍLIA DA HITACHI VIRTUAL STORAGE PLATFORM. Hitachi Virtual G600 720 SFF 720 LFF 720 SSD 720 FMD

TABELA DA FAMÍLIA DA HITACHI VIRTUAL STORAGE PLATFORM. Hitachi Virtual G600 720 SFF 720 LFF 720 SSD 720 FMD Product Line Card TABELA DA FAMÍLIA DA HITACHI VIRTUAL STORAGE PLATFORM 1 Especificações de capacidade Quantidade máxima (máx.) de discos rígidos, incluindo os spares 264 SFF 264 LFF 480 SFF 480 LFF 720

Leia mais

RESPOSTA Nº 02 DO EDITAL N ADG 012/15 Aquisição de infraestrutura e solução de backup dos datacenters corporativo e operativo do ONS.

RESPOSTA Nº 02 DO EDITAL N ADG 012/15 Aquisição de infraestrutura e solução de backup dos datacenters corporativo e operativo do ONS. RESPOSTA Nº 02 DO EDITAL N ADG 012/15 Aquisição de infraestrutura e solução de backup dos datacenters corporativo e operativo do ONS. PERGUNTA 1: Para qual(is) estabelecimento(s)/cnpj(s) da ONS a(s) nota(s)

Leia mais

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DELL EMC DATA DOMAIN

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DELL EMC DATA DOMAIN SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DELL EMC DATA DOMAIN Sistemas Data Domain Os sistemas Dell EMC Data Domain de armazenamento com desduplicação continuam a revolucionar o backup de disco, o arquivamento

Leia mais

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018

Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos. Termo de Referência nº 7/2018 Hospedagem Cloud Especificação e Requisitos Termo de Referência nº 7/2018 Agosto, 2018 Índice 1. Introdução... 3 1.1. Objetivos deste documento... 3 1.2. Confidencialidade... 3 2. Descrição dos Recursos

Leia mais

Marilda Ferrari Mendes Giafarov Sidinei Donisete Marin

Marilda Ferrari Mendes Giafarov Sidinei Donisete Marin USO DA SAN COMO SOLUÇÃO PARA O CRESCIMENTO DA INFRA-ESTRUTURA DE ARMAZENAMENTO E DISPONIBILIDADE DE SERVIÇOS Marilda Ferrari Mendes Giafarov Sidinei Donisete Marin Divisão Técnica de Operações Centro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM Termo de Referência. 158 / 2018 Data da Emissão: 11/09/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM Termo de Referência. 158 / 2018 Data da Emissão: 11/09/2018 Processo..: 23081.038917/2018-67 Pregão SRP 158 / 2018 Data da Emissão: 11/09/2018 Abertura: Dia: 11/10/2018 Hora: 09:00:00 Objeto Resumido: Modalidade de Julgamento : Menor Preço 1 SERVIDOR TIPO I 1.

Leia mais

Sumário. Introdução ao Armazenamento e Gerenciamento de Informações 25. Parte I Sistema de Armazenamento 23

Sumário. Introdução ao Armazenamento e Gerenciamento de Informações 25. Parte I Sistema de Armazenamento 23 Sumário Parte I Sistema de Armazenamento 23 Capítulo 1 Introdução ao Armazenamento e Gerenciamento de Informações 25 1.1 O armazenamento de informações 27 1.1.1 Dados 27 1.1.2 Tipos de dados 29 1.1.3 Informações

Leia mais

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes.

Servidores. Um Servidor, em redes de computadores, nada mais é que um host da rede capaz de oferecer um determinado serviço a outros hosts da redes. Roitier Campos Gonçalves Iporá, GO, 02 Maio de 2017 Introdução As redes de computadores são uma necessidade da humanidade para o seu desenvolvimento. Entretanto, esse desenvolvimento é relativo, tendo

Leia mais

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC VNXe3150, VNXe3300

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC VNXe3150, VNXe3300 SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC, Os sistemas de armazenamento unificado da série VNXe da EMC oferecem flexibilidade excepcional para empresas de pequeno e médio portes, combinando um exclusivo

Leia mais

Introdução PARTE I. VISÃO GERAL

Introdução PARTE I. VISÃO GERAL Introdução PARTE I. VISÃO GERAL 1. Infraestrutura de TI e Virtualização 1.1. Introdução 1.2. Investimentos em Infraestrutura de TI 1.3. Maturidade da Infraestrutura de TI 1.3.1. Introdução 1.3.2. Modelo

Leia mais

ARMAZENAMENTO DE VÍDEO-VIGILÂNCIA EMC (VSS1600) PARA AMBIENTES DISTRIBUÍDOS

ARMAZENAMENTO DE VÍDEO-VIGILÂNCIA EMC (VSS1600) PARA AMBIENTES DISTRIBUÍDOS ARMAZENAMENTO DE VÍDEO-VIGILÂNCIA EMC (VSS1600) PARA AMBIENTES DISTRIBUÍDOS Armazenamento de vídeo-vigilância EMC VSS1600 criado especificamente para ambientes distribuídos O sistema de armazenamento de

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV5000 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF PROJETO INTERDISCIPLINAR II ESPECIFICAÇÃO DE HARDWARE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF PROJETO INTERDISCIPLINAR II ESPECIFICAÇÃO DE HARDWARE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC-DF PROJETO INTERDISCIPLINAR II ESPECIFICAÇÃO DE HARDWARE Brasília, 2016 Akson Ferreira, Daniel Marques, Fabiana Yuka, Jackson Costa, Marcos Vasconcelos. PROJETO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

Kemio - Requisitos Técnicos

Kemio - Requisitos Técnicos Kemio - Requisitos Técnicos Software de Base Produto Versões Suportadas MongoDB Community 3.2 / 3.4 Java JDK 6 / 8 Apache Tomcat 8.0 / 9.0 Hardware Item Mínimo Recomendado Notas CPU 64-bit 2.0+ GHz RAM

Leia mais

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DO DELL EMC DATA DOMAIN

SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DO DELL EMC DATA DOMAIN RÓTULO DE SPEC SHEET SISTEMAS DE ARMAZENAMENTO COM DESDUPLICAÇÃO DO DELL EMC DATA DOMAIN Sistemas Data Domain Os sistemas Dell EMC Data Domain de armazenamento com desduplicação continuam a revolucionar

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV2000 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex SRV640 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix

Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix Perguntas mais frequentes (FAQ) sobre a concorrência Nutanix & Argumentos para a venda de soluções em hiperconvergência Lenovo / Nutanix O que é hiperconvergência A hiperconvergência permite que as operações

Leia mais

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S

Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Apresentação da ATA de Registro de Preços da Solução Hiperconvergente Nutanix para o Sistema S Sumário 1. O que é a Solução Nutanix? a) Virtualização em Alta Densidade b) Desempenho e Capacidade Linear

Leia mais

ENCLOSURES DE EXPANSÃO DELL STORAGE SÉRIE SC

ENCLOSURES DE EXPANSÃO DELL STORAGE SÉRIE SC EXPANSÃO DELL STORAGE SÉRIE SC Armazenamento versátil e de alta performance Enclosures de expansão Dell Storage Série SC ESCALA SOB DEMANDA Armazene mais dados, aumente a eficiência e ajude a reduzir seu

Leia mais

Requisitos de Hardware e Software Engeman. Versão 2018/06

Requisitos de Hardware e Software Engeman. Versão 2018/06 Requisitos de Hardware e Software Engeman Versão 2018/06 Requisitos de Software e Hardware para Funcionamento da Solução Engeman Este descritivo tem como objetivo especificar os requisitos de software

Leia mais

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO I - TERMO DE REFERÊNCIA Referência: Pregão Eletrônico SRP nº 02/2016 Processo nº: 23346.000078.2016-94 O Setor Requisitante: NTI Núcleo de Tecnologia da Informação Objeto: Storage de armazenamento

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Possuir capacidade instalada, livre para uso, de pelo menos 5.2 (cinco ponto dois) TB líquidos em discos SAS/FC de no máximo 600GB 15.000RPM utilizando RAID 5 (com no

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORREGEDORIA PM

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORREGEDORIA PM ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO CORREGEDORIA PM PREGÃO Nº CORREGPM-184/0006/17. PROCESSO Nº CORREGPM-2017184048.

Leia mais

Sob medida para seu sistema de segurança!

Sob medida para seu sistema de segurança! Surveillance servers, workstations & storages. Inpex WST200 G2 Sob medida para seu sistema de segurança! Concebidos por engenheiros e cientistas da computação, oriundos dos segmentos de videosurveillance

Leia mais

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC VNXe3200

SISTEMA DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC VNXe3200 SISTEMA DE ARMAZENAMENTO UNIFICADO EMC O é o membro mais recente da série VNXe da EMC. Ele é o sistema de armazenamento híbrido unificado mais econômico, proporcionando o poder do VNX da EMC para generalistas

Leia mais

NAS Network Attached Storage

NAS Network Attached Storage NAS Network Attached Storage Evolução Tecnológica 1993 Primeiro appliance de storage NAS; 1996 Primeiro protocolo de backup em rede NDMP; 1996 Primeiro storage multi-protocolo UNIX/Windows; 1997 Primeiro

Leia mais

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário

Gestão Estratégica de Cobrança Integrada 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA. 1.1 Instalando o GECOBI. Manual do Usuário 1. APRESENTAÇÃO DO SISTEMA O Preâmbulo GECOBI é um sistema corporativo que possui um conjunto de ferramentas operacionais desenvolvidas para otimizar a gestão e a operação das empresas de cobrança. O sistema

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb

Proposta Comercial. Produto: VPS Locaweb Proposta Comercial Produto: VPS Locaweb Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do VPS Locaweb... 5 Condições Comerciais... 7 Suporte Locaweb... 9 Prazos

Leia mais

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 34/2009.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO DAC Nº. 34/2009. 1 MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA CENTRAIS ELÉTRICAS BRASILEIRAS S.A. ELETROBRÁS. EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 34/2009. ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 2 ESCOPO DO FORNECIMENTO 1. Constitui o objeto desta

Leia mais

Linha de Sistemas Folhamatic

Linha de Sistemas Folhamatic Manual de instalação Linha de Sistemas Folhamatic Procedimento Manual Americana 2014 1 ÍNDICE DOWNLOAD DO INSTALADOR/MIGRADOR CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES REQUISITOS MÍNIMOS REQUISITOS ESSENCIAIS ARQUIVOS

Leia mais

&2081,&$'2. $OWHUDomRQRDQH[R,

&2081,&$'2. $OWHUDomRQRDQH[R, &,5&8/$5 35(* 2(/(75Ñ1,&2 2%-(72: Fornecimento de 6(59,'253$5$2$0%,(17('('(6(192/9,0(172'26(6, &2081,&$'2 $OWHUDomRQRDQH[R, Comunica-se que: O anexo I do edital Pregão eletrônico 32/2008 sofreu alterações

Leia mais

Avaliação de arquiteturas de soluções de backup para a nuvem: cloud connector e cloud gateway

Avaliação de arquiteturas de soluções de backup para a nuvem: cloud connector e cloud gateway Avaliação de arquiteturas de soluções de backup para a nuvem: cloud connector e cloud gateway 15/05/2018 (v1.1) Kleber Silva CMG impact 2018 13º CMG Nacional (Apresentação atualizada do CMG Nacional ano

Leia mais

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019

PLANO DE CONTINGÊNCIA. Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 PLANO DE CONTINGÊNCIA Coordenação de Tecnologia da Informação - Exercício 2019 Plano de Contingência Continuidade dos Serviços de Informática Propósito Estabelecer um plano de recuperação após desastres

Leia mais

EMC ISILON SÉRIE S. Especificações. EMC Isilon S200. EMC Isilon S210 ARQUITETURA

EMC ISILON SÉRIE S. Especificações. EMC Isilon S200. EMC Isilon S210 ARQUITETURA EMC ISILON SÉRIE S EMC Isilon S200 EMC Isilon S210 O EMC Isilon série S, habilitado pelo sistema operacional OneFS, utiliza uma arquitetura de armazenamento de scale-out altamente versátil, embora simples,

Leia mais

Dell DL1300 Appliance Guia de Interoperabilidade

Dell DL1300 Appliance Guia de Interoperabilidade Dell DL1300 Appliance Guia de Interoperabilidade Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor os recursos do computador. CUIDADO: Um AVISO indica

Leia mais

Dell DL4300 Appliance Guia de Interoperabilidade

Dell DL4300 Appliance Guia de Interoperabilidade Dell DL4300 Appliance Guia de Interoperabilidade Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes que ajudam você a usar melhor os recursos do computador. CUIDADO: Um AVISO indica

Leia mais

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal

Backup e Restauração Banco de Dados. Evandro Deliberal Backup e Restauração Banco de Dados Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal Redes de armazenamento: Tecnologias e Virtualização Agenda I. DAS e Introdução a

Leia mais

EMC SYMMETRIX VMAX 20K

EMC SYMMETRIX VMAX 20K EMC SYMMETRIX VMAX 20K A EMC Virtual Matrix Architecture é um novo modo de desenvolver sistemas de armazenamento que transpõe as restrições físicas de todas as arquiteturas existentes dimensionando recursos

Leia mais

Dell Fluid Cache for SAN Matriz de compatibilidade

Dell Fluid Cache for SAN Matriz de compatibilidade Dell Fluid Cache for SAN Matriz de compatibilidade Notas, avisos e advertências NOTA: Uma NOTA indica informações importantes para melhor utilizar o computador. AVISO: Um AVISO indica potenciais danos

Leia mais

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Julho/2017. Visão Geral

SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC. Visão Geral. Julho/2017. Visão Geral SeTIC - Infraestrutura e Serviços e Sistemas de TIC Julho/2017 SeTIC Infraestrutura, Serviços e Sistemas de TIC Missão: Planejar, pesquisar, aplicar e desenvolver produtos e serviços de tecnologia da informação

Leia mais

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira

MÁQUINAS VIRTUAIS EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS. Luiz C. Vieira EM SISTEMAS DISTRIBUÍDOS Luiz C. Vieira Origem na Virtualização de Mainframes IBM, 1960 Executar várias aplicações e processos ao mesmo tempo. Otimização de recursos M44/44X 7044 Máquinas virtuais Em 1980

Leia mais

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos.

a) Escopo de Serviço. b) Escopo de Usuários. c) Escopo dos Recursos. d) Escopo das Responsabilidades e Investimentos. PORTARIA ICMC N º 049/2014 Dispõe sobre Normas para Uso, Administração, Recursos e Investimentos da Cloud-ICMC. O Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo,

Leia mais

Copyright , Bacula Systems S.A. All rights reserved. Copyright , Bacula Systems S.A. All rights reserved.

Copyright , Bacula Systems S.A. All rights reserved. Copyright , Bacula Systems S.A. All rights reserved. Copyright 2008-2016, Bacula Systems S.A. All rights reserved. 2016 Copyright 2008-2016, Bacula Systems S.A. All rights reserved. Agenda Quem somos? A Bacula Systems Arquitetura do Bacula Enterprise Funcionalidades

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PROCESSO ADM Nº. 108/11 PREGÃO ELETRÔNICO Nº. 055/11 ERRATA DE EDITAL A Comissão Permanente de Licitação comunica, para conhecimento das empresas convidadas, a errata de Edital do PREGÃO ELETRÔNICO Nº.

Leia mais

Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00016/2015 (SRP)

Termo de Homologação do Pregão Eletrônico Nº 00016/2015 (SRP) 30/06/2016 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO Pregão Eletrônico MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Arquitetura Fluid Data TM da Dell

Arquitetura Fluid Data TM da Dell Arquitetura Fluid Data TM da Dell Eficência & agilidade com o gerenciamento inteligente dos dados Celso Bonilha, IDM Field Marketing Manager Os dados vão de superescassos a superabundantes. O armazenamento

Leia mais

PREGÃO SESC-AN - N.º 19D/0002-PG ADENDO III

PREGÃO SESC-AN - N.º 19D/0002-PG ADENDO III PREGÃO SESC-AN - N.º 19D/0002-PG ADENDO III O SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO ADMINISTRAÇÃO NACIONAL INFORMA A SEGUINTE ALTERAÇÃO FEITA NO EDITAL E SEUS ANEXOS DA LICITAÇÃO EM EPÍGRAFE: - NO ITEM 2 - SERVIDOR

Leia mais

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber

Sistemas Operacionais de Redes Windows. Ricardo Kléber Sistemas Operacionais de Redes Windows Ricardo Kléber ricardo.galvao@ifrn.edu.br Objetivos Instalar e configurar e manter o Sistema Operacional Windows Server; Montar na prática uma rede cliente-servidor

Leia mais

Sistemas de arquivos Discos

Sistemas de arquivos Discos Sistemas de arquivos Discos Eduardo Ferreira dos Santos Ciência da Computação Centro Universitário de Brasília UniCEUB Maio, 2017 1 / 34 Sumário 1 Introdução 2 Mecanismos de armazenamento 3 Estrutura dos

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Dedicados Gerenciados Página 1 de 9 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 5 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS

Leia mais

PADRÃO DE TECNOLOGIA DE INFRAESTRUTURA DE TIC. VMware vrealize Application Services

PADRÃO DE TECNOLOGIA DE INFRAESTRUTURA DE TIC. VMware vrealize Application Services PADRÃO DE TECNOLOGIA DE INFRAESTRUTURA DE TIC DIT / DEPS / DITF JUNHO / 2016 EQUIPE Elaboração: DEPS/DITF Responsável: DEPS/DITF Aprovação: DEPS/DITF Eduardo Vale Carlos Quintanilha Marcelo André 2 HISTÓRICO

Leia mais

A FAMÍLIA DELL EMC VMAX3 VMAX 100K, 200K, 400K. Especificações

A FAMÍLIA DELL EMC VMAX3 VMAX 100K, 200K, 400K. Especificações A FAMÍLIA DELL EMC VMAX3 VMAX 100K, 200K, 400K A família Dell EMC VMAX3 TM oferece o que há de mais novo em arquitetura multicontroladora de scale-out de nível 1 com consolidação e eficiência inigualáveis

Leia mais

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis

Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Nuvem e Virtualização Redes Programáveis Visão Geral da Nuvem A computação em nuvem envolve muitos computadores conectados em uma rede, possibilitando que eles sejam fisicamente localizados em qualquer

Leia mais

SISTEMA EMC VNXE1600 DE ARMAZENAMENTO EM BLOCK

SISTEMA EMC VNXE1600 DE ARMAZENAMENTO EM BLOCK SISTEMA EMC VNXE1600 DE ARMAZENAMENTO EM BLOCK O sistema de armazenamento EMC é um array simples, acessível e eficiente de armazenamento em block baseado no aclamado EMC VNXe3200. Todas as capacidades

Leia mais

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE)

Sistema Integrado de Administração de Materiais e Serviços - SIAD Catálogo de Materiais e Serviços - CATMAS SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) SISTEMA DE ARMAZENAMENTO (STORAGE) Storage O subsistema de armazenamento de dados deverá ser do tipo bloco, disponibilizando nativamente componentes de hardware para armazenamento baseado em bloco, com

Leia mais

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização

Sistema Operacionais II. Aula: Virtualização Sistema Operacionais II Aula: Virtualização Objetivos Entender o que é uma máquina virtual. Instalar várias máquinas virtuais em um mesmo computador usando o VirtualBox. Aprender os modos de rede suportados

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack

Proposta Comercial. Produto: Cloud OpenStack Proposta Comercial Produto: Cloud OpenStack Sumário Sobre a Locaweb... 3 Locaweb em Números... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios do Cloud OpenStack Locaweb... 4 Funcionalidades do Cloud OpenStack Locaweb...

Leia mais

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE

Virtualização do System302 em ambiente VMWARE GUIA DO USUÁRIO Virtualização do System302 em ambiente VMWARE ABR / 17 SYSTEM302 DOC-0149-00 smar www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações

Leia mais

Pensando rápido: O backup mais rápido do mundo agora também arquiva

Pensando rápido: O backup mais rápido do mundo agora também arquiva Pensando rápido: O backup mais rápido do mundo agora também arquiva Os sistemas de backup mais rápidos do mundo O primeiro sistema do mundo para retenção de backup e arquivamento de longo prazo 1 Resolvendo

Leia mais

Trabalho de Conclusão de Curso

Trabalho de Conclusão de Curso Trabalho de Conclusão de Curso Container Linux, uma Implementação Web Amigável Marco Otávio Duarte de Almeida Brivaldo Alves da Silva Junior Motivação Fornecer aos usuários um ambiente seguro e rápido

Leia mais

Virtualização como alternativa na infraestrutura de servidores

Virtualização como alternativa na infraestrutura de servidores Virtualização como alternativa na infraestrutura de servidores Henio Akiyo Miyoshi 1, Alyrio Cardoso Filho 2 Departamento de Ciência da Computação Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Caixa Postal

Leia mais

Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente)

Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente) Proposta Comercial Planetfone para Rede Toyota (versão básica podendo ocorrer modificações em função da necessidade adicional do cliente) Belo Horizonte, 22 de junho de 2017 1 1. OBJETIVO DO PROJETO DE

Leia mais

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência

Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência Santa Maria, 14 de maio de 2018. 1º ADENDO DA CONCORRÊNCIA Nº 2018/5030036-04 A Comissão de Licitações, no uso de suas atribuições legais, torna publico alterações ao edital supracitado: 1. Alteração da

Leia mais

CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015

CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015 CONSULTA PÚBLICA Nº 009/2015 TI STORAGE ESCLARECIMENTOS AOS QUESTIONAMENTOS APRESENTADOS PELAS EMPRESAS INTERESSADAS País: BRASIL Nome do Projeto: PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA ADMINISTRAÇÃO FAZENDÁRIA DO

Leia mais

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO - PROCESSO N.º 30/2017 PREGÃO PRESENCIAL N.º 22/2017

RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO - PROCESSO N.º 30/2017 PREGÃO PRESENCIAL N.º 22/2017 RETIFICAÇÃO DO EDITAL DE LICITAÇÃO - PROCESSO N.º 30/2017 PREGÃO PRESENCIAL N.º 22/2017 Tendo em vista a identificação de informação incorreta no descritivo do item, fica-se retificado o edital, nos seguintes

Leia mais

Consulta a Mercado - Esclarecimento de Dúvidas. #pública

Consulta a Mercado - Esclarecimento de Dúvidas. #pública 1 ITEM 1.1. release Pike 36 módulos: A Proponente suporta 16 dos 36 módulos descritos conforme a tabela abaixo. QUESTIONAMENTO: Entendemos que os módulos compõem a versão Pike do OpenStack, porém nem todos

Leia mais

APPLIANCE ELASTIC CLOUD STORAGE (ECS)

APPLIANCE ELASTIC CLOUD STORAGE (ECS) Specification Sheet APPLIANCE ELASTIC CLOUD STORAGE (ECS) O appliance Elastic Cloud Storage (ECS ) da Dell EMC é uma plataforma de armazenamento em nuvem multifuncional e definida por software. Essa solução

Leia mais

SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SESC/PR Serviço Social do Comércio PREGÃO ELETRÔNICO Nº 19/2012

SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SESC/PR Serviço Social do Comércio PREGÃO ELETRÔNICO Nº 19/2012 SENAC/PR Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SESC/PR Serviço Social do Comércio PREGÃO ELETRÔNICO Nº 19/2012 Objeto: AQUISIÇÃO DE MICROCOMPUTADORES COM MONITORES PARA AS UNIDADES DO SENAC/PR E DO

Leia mais

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda

Domínio Personalizado 1 Não aplicável. Largura de Banda Serviço Cloud SAP Fiori Serviço Cloud SAP Fiori, edição premium Termos e Condições Suplementares Estes termos e condições suplementares ("Suplemento") fazem parte de um contrato de aquisição de certos

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados

PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados PROPOSTA COMERCIAL Produto: Servidores Gerenciados Página 1 de 12 Sumário SOBRE A LOCAWEB 3 INFRAESTRUTURA DO DATA CENTER 4 SOLUÇÃO PROPOSTA 4 DESCRIÇÃO DOS SERVIÇOS INCLUSOS 6 CONDIÇÕES COMERCIAIS 7 PRAZOS

Leia mais

WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP

WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP WHITE PAPER SanDisk DAS Cache: desempenho de OLTP 951 SanDisk Drive, Milpitas, CA 95035 2014 SanDisk Corporation. Todos os direitos reservados www.sandisk.com Introdução Este documento descreve os recursos

Leia mais

Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe:

Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe: Procedimento nº 003.0.31586/2016 Pregão Presencial nº 02/2016 Segue abaixo resposta aos questionamentos referentes ao procedimento em epígrafe: Questionamento 01: No APENSO I, item 1.9 Diversos, subitem

Leia mais

Appliances de backup em disco da Quest Série DR

Appliances de backup em disco da Quest Série DR Appliances de backup em disco da Quest Série DR Faça mais backups. Armazene menos. Tenha um melhor desempenho. Acompanhar o volume de dados que deve ser protegido pode ser complexo e demorado, mas o gerenciamento

Leia mais

Processo: Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE

Processo: Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE Processo: 2016.1.692.43.0 Pregão Eletrônico 35/2016-IFUSP Pedido de Esclarecimentos e Respostas Solicitante: SAGAZ SERVIÇOS E COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA LTDA. me 1) Com referência ao Atestado

Leia mais

CIRCULAR Nº 21/2016 PREGÃO Brasília, 17 de maio de 2016.

CIRCULAR Nº 21/2016 PREGÃO Brasília, 17 de maio de 2016. CIRCULAR Nº 21/2016 PREGÃO Brasília, 17 de maio de 2016. Prezados Senhores, Em atenção ao pedido de esclarecimento formulado por licitante referente ao Pregão Eletrônico nº. 12/2016, seguem as seguintes

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Identificar os recursos de Hardware necessários para execução do software planejado na unidade curricular de Programação Orientada a Objetos e Laboratório de Redes

Leia mais

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados

Proposta Comercial. Produto: Servidores Dedicados Proposta Comercial Produto: Servidores Dedicados Sumário Sobre a Locaweb... 3 Soluções Propostas... 4 Benefícios dos Servidores Dedicados Locaweb... 5 Condições Comerciais... 6 Prazos e demais condições...

Leia mais

PREGÃO 16/0051-PG ANEXO I (A) TERMO DE REFERÊNCIA

PREGÃO 16/0051-PG ANEXO I (A) TERMO DE REFERÊNCIA OBJETO Contratação de Empresa para o fornecimento de software, garantia, treinamento, manutenção e suporte necessários ao objeto do contrato. ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Para as especificações técnicas a seguir,

Leia mais

ARMAZENAMENTO NAS SCALE-OUT DO ARQUIVAMENTO DO ISILON

ARMAZENAMENTO NAS SCALE-OUT DO ARQUIVAMENTO DO ISILON ARMAZENAMENTO NAS SCALE-OUT DO ARQUIVAMENTO DO ISILON Isilon A200 Atualmente, para a maioria das empresas, os requisitos de armazenamento de dados continuam crescendo muito rápido praticamente duplicando

Leia mais