Fundo de Garantia Salarial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fundo de Garantia Salarial"

Transcrição

1 Estado dos processos judiciais e de outra natureza instaurados ou em curso durante o ano de 2016, acompanhados pelo Gabinete Jurídico do Sindicato dos Jornalistas Fundo de Garantia Salarial - Acompanhamento / preenchimento e apresentação de pedidos de reclamação de créditos de 4 jornalistas do Económico TV. Aguardam decisão da Segurança Social. - Acompanhamento do processo de insolvência Ongoing Strategy. Pedidos de intervenção da ACT - Pedido de intervenção por incumprimento de regime de horários, registo dos tempos de trabalho e por falta de condições físicas do espaço afecto à redacção. Contacto dos Inspectores com as duas associadas mas desconhecimento quanto ao desfecho da promoção. - Pedido de intervenção por falta de pagamento de salários. Contacto dos Inspectores com o associado em causa mas com desconhecimento do desfecho da promoção. Reclamações de créditos *Lusa: Análise de viabilidade de reclamação de subsídio de reingresso / pedido de informações e documentos junto da empresa. Findo por falta de fundamento. *RTP: Análise de viabilidade de reclamação de créditos decorrentes de diferenças salariais pelo exercício de funções de Direcção. Esclarecimentos escritos. Findo por falta de fundamento e a pedido do jornalista. Processos disciplinares *Descobrirpress Análise e elaboração de resposta à nota de culpa. Desconhece o desfecho, pelo facto de o trabalhador não o ter comunicado ao gabinete. *Cidade de Tomar - Análise e acompanhamento de nota de culpa e elaboração de resposta à mesma. Desfecho com aplicação de sanção de repreensão registada. *RTP Análise de nota de culpa, de documentos e prestação de esclarecimentos ao trabalhador. Remessa do processo ao colega que dá apoio à DRMadeira. Aplicação de sanção de suspensão por 10 dias sujeito a confirmação por desconhecer a decisão disciplinar. Assuntos vários

2 *Descobrirpress: - Acompanhamento de processo de alteração de funções de um jornalista, na sequência de decisão da empresa. Prestação de esclarecimentos e diligências junto da entidade empregadora. Findo com o retorno às funções anteriores. - Análise de comunicações de motivos de despedimento colectivo. Conhecimento de pelo menos 2 associados envolvidos. Prestação de esclarecimentos a um associado. Desconhece o desfecho pelo facto de não ter sido solicitada a intervenção do gabinete jurídico na fase de negociações e informações. *Lusa: Análise de condições de uma ausência em virtude de baixa por doença; Análise de gozo de férias e condições de cessação de contrato por acordo de um associado que ainda não se concretizou. *Profissionais liberais: - Preparação e Acompanhamento de processo de instauração de acção judicial com vista a proceder à reclamação de créditos decorrentes de violação de direitos de autor relativos a dois associados. Elaboração de petição inicial e troca de informações/reuniões com os associados. Acção instaurada em Março de Aguarda o decurso dos respectivos procedimentos. - Pedido de esclarecimento sobre acesso e presença em espaço público para realização de reportagem. Findo com o esclarecimento prestado à jornalista e à entidade causadora do bloqueio. - Análise e esclarecimento de condições de cessação involuntária de actividade. Findo com informação prestada ao associado. - Análise e esclarecimento sobre reclamação de créditos decorrentes de violação de direitos de autor. Findo por decisão de inviabilidade por insuficiência de resultados. - Análise e esclarecimento sobre alteração funcional de um associado em situação de falsos recibos verdes. Findo por falta de informação do associado sobre posição final da empresa. - Análise e esclarecimento sobre proibição de permanência de jornalista no aeroporto de Lisboa, para exercício de actividade. Reunião realizada com a empresa em Compromisso da empresa no sentido de alterar condições de acesso. Desconhece as diligências realizadas pela mesma. *RTP: - Acompanhamento da Direcção no assunto sobre os cômputos trimestrais. Análise de legislação e de propostas da empresa. Em curso, a ser discutida nas reuniões bimensais da empresa. - Análise de legitimidade de alteração de horário de jornalista. Acompanhamento dos respectivos efeitos e presença em reuniões com a Empresa com vista à resolução extrajudicial do assunto. Diligências em curso no sentido de actuação da empresa.

3 - Análise e pedido de acompanhamento de reenquadramentos na carreira 8 casos. Solicitações e reuniões com a empresa. Apenas um teve resposta afirmativa e decisão favorável. As outras situações continuam em aberto. - Análise e pedido de esclarecimentos sobre condições de integração de três associados em situação de falsos recibos verdes. Em curso, na sequência de intervenção da ACT junto da empresa. - Análise e pedido de esclarecimentos sobre aplicação de recomendações de médico do trabalho, alteração de horário e alteração funcional de um associado. Findo por desconhecimento de desenvolvimentos da situação. - Análise, esclarecimentos e acompanhamento de cumprimento de obrigações pela Seguradora quanto à reparação de danos permanentes, na sequência de acidente de trabalho de um associado. *Cofina: - Análise de um pedido de reconversão profissional de jornalista/repórter de imagem em virtude de doença profissional decorrente de trabalho no CMTV. Indicação de recurso a serviços de medicina do trabalho. Reconversão com êxito. - Análise de outras situações de doença profissional de repórteres de imagem/fotográficos. - Pedido de informação sobre o estado/natureza de equipamentos dos repórteres de imagem e efeitos na sua saúde. Compromisso da DRH no sentido de realizar avaliação desses profissionais e apresentar plano de actuação clínico e fisiátrico. Aguarda informação sobre desenvolvimentos. *Edimpresa: - Análise e esclarecimento de dúvidas sobre decisão de alteração de horários numa publicação. Esclarecimentos escritos e orais e contactos com os vários jornalistas envolvidos. *Capital da Escrita: - Análise e pedido de esclarecimento sobre regime de horários de trabalho e remuneração. Findo com a informação prestada ao associado e com alteração de cláusulas contratuais. *GlobalMediaGroup: - Análise e informação sobre condições de recurso ao estatuto do trabalhador-estudante. Findo com a informação prestada. - Análise e esclarecimento a dois jornalistas sobre processo de fusão. Findo com os esclarecimentos prestados. *Sociedade Vicra Desportiva: - Análise e pedido de esclarecimentos de um jornalista sobre regulamento de avaliação de desempenho com pedido de esclarecimento dirigido à empresa. Desconheço se houve ou não resposta.

4 *Pressnordeste: - Análise e pedido de esclarecimentos sobre regime de horários, obrigações funcionais, retribuições e condições físicas de espaço de redacção. *Porto Canal: - Análise e pedido de esclarecimentos sobre horários e remuneração de um associado. Troca de informações. Findo por falta de desenvolvimentos e por desconhecer o desfecho da posição final da empresa. *Comissão Europeia: - Acompanhamento e análise de violação, pela lei portuguesa, da directiva sobre direitos de autor. Informação da Comissão sobre procedimentos em curso relativamente à matéria. * Direitos de Autor: - Acção de indemnização no Tribunal de Propriedade Industrial/alegações de recurso/acórdão de condenação da Global Publicações e Global Imagens. Acordo de pagamento das quantias em dívida. *TEDH: Análise de condições de recurso ao TEDH na sequência de proferimento de decisão judicial pelo Estado Português. Findo com informação ao jornalista de falta de fundamento. Cessações de contrato por acordo O Diário de Todos acompanhamento de uma negociação com vista à cessação de contrato de trabalho. Análise e envio de comunicações ao trabalhador. Cálculo de créditos e análise de documentação. Findo com a celebração do acordo e o recebimento das verbas em causa. Cofina: - Acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de dois associados. Análise e envio de comunicações aos trabalhadores. Cálculo de créditos. Findo com a celebração do acordo e o recebimento das verbas em causa. - Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de 4 jornalistas. Cálculo de créditos. Prestação oral e escrita de esclarecimentos. Suspenso por anúncio de recurso a despedimento colectivo pela empresa. *GlobalMediaGroup - acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Análise e envio de comunicações ao trabalhador e à empresa. Cálculo de créditos e informação sobre prestações sociais. Findo com a celebração do acordo e o recebimento das verbas em causa. *Motorpress Lisboa:

5 - Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Esclarecimentos ao trabalhador e troca de informações. Cálculo de créditos. A empresa nada mais disse sobre o assunto. Suspenso por falta de desenvolvimentos. *Ticket Line, SA: Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Esclarecimentos ao trabalhador e troca de informações. Cálculo de créditos e informação sobre prestações sociais. Findo com a cessação do contrato e com o recebimento das verbas em causa. *Xistarca: Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Esclarecimentos ao trabalhador e troca de informações. Cálculo de créditos e informação sobre prestações sociais. Findo com a cessação do contrato e com o recebimento das verbas em causa. *E.D.R,SA: Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Esclarecimentos ao trabalhador e troca de informação. Cálculo de créditos e informação sobre prestações sociais. Findo com a cessação do contrato e com o recebimento das verbas em causa. *Medipress: Análise e pedido de acompanhamento de negociação em três casos com vista à cessação de contrato de trabalho de associados. Análise de natureza de componentes remuneratórias e dos direitos dos delegados sindicais. Esclarecimentos e troca de informações. Cálculo de créditos. Findo com a cessação do contrato e com o recebimento das verbas em causa. *Público: - Análise e pedido de acompanhamento de negociação com vista à cessação de contrato de trabalho de um associado. Esclarecimentos e troca de informação. Cálculo de créditos e informação sobre prestações sociais. Findo com a cessação do contrato e com o recebimento das verbas em causa. - Pedido de esclarecimento e análise sobre a legitimidade dos delegados sindicais eleitos. *Plot: Análise e esclarecimentos sobre legitimidade e condições de cedência de posição contratual de um associado. Findo com a celebração do contrato. *RTP: Análise e pedido de esclarecimento sobre alteração de horário de um associado e sobre condições de cessação de contrato.

6 Processos Judiciais: Insolvências: - Acompanhamento de decisão de graduação de créditos da Textimédia. Em curso. Aguarda pagamento de créditos aos 3 jornalistas representados; - Análise e elaboração de reclamação de créditos de três associados no processo do Económico TV. Esclarecimentos, troca de informações e contactos com AI. Em curso. Direcção: - Análise de regulamento do apoio jurídico do SJ. Findo com aprovação pela Direcção de versão final do texto; - Análise de proposta de contrato de edição de livro sobre o congresso. Findo com a análise da última versão e com a celebração do contrato; - Análise e esclarecimentos sobre introdução de polivalência em vários meios, obrigações funcionais, regime de horários e condições de saúde dos repórteres de imagem e repórteres fotográficos na Cofina; - Pedido de esclarecimentos sobre reenquadramentos e análise de proposta de carreiras na RTP e sobre situação de jornalistas precários.

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO

ÍNDICE-SUMÁRIO CÓDIGO DO TRABALHO CÓDIGO DO TRABALHO LIVRO I PARTE GERAL 7 TÍTULO I Fontes e aplicação do direito do trabalho 7 CAPÍTULO I Fontes do direito do trabalho 7 CAPÍTULO II Aplicação do direito do trabalho 8 TÍTULO II Contrato

Leia mais

CÓDIGO DO TRABALHO. CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito do trabalho. CAPÍTULO I - Disposições gerais

CÓDIGO DO TRABALHO. CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito do trabalho. CAPÍTULO I - Disposições gerais CÓDIGO DO TRABALHO Lei n.º 7/2009, de 12 de Fevereiro LIVRO I - Parte geral TÍTULO I - Fontes e aplicação do direito do trabalho CAPÍTULO I - Fontes do direito do trabalho CAPÍTULO II - Aplicação do direito

Leia mais

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA. Artigo 1.º. Âmbito

REGULAMENTO DA COMISSÃO EXECUTIVA. Artigo 1.º. Âmbito Sociedade Comercial Orey Antunes, S.A. Sociedade aberta com o Capital Social: 12.000.000,00 (doze milhões de euros) Sede: Rua Carlos Alberto da Mota Pinto, n.º 17, 6.º andar, 1070-313 Lisboa Registada

Leia mais

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DO STRN Conselho Directivo Regional do Sul e Ilhas. Artigo 1º (Princípios)

REGULAMENTO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DO STRN Conselho Directivo Regional do Sul e Ilhas. Artigo 1º (Princípios) REGULAMENTO DOS SERVIÇOS JURÍDICOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS DO STRN Conselho Directivo Regional do Sul e Ilhas Artigo 1º (Princípios) 1 - O apoio jurídico a associados deve ser articulado com a prossecução

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DIPLOMA PREAMBULAR

ÍNDICE SISTEMÁTICO DIPLOMA PREAMBULAR ÍNDICE SISTEMÁTICO DIPLOMA PREAMBULAR Artigo 1.º (Aprovação do Código do Trabalho).................................. 29 Artigo 2.º (Transposição de directivas comunitárias)..............................

Leia mais

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS

LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS Lei nº 35/2014, de 20 de junho LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS Artigo A Aceitação da nomeação 42º Acordo coletivo de trabalho 359º a 377º Acordo coletivos 13º e 14º Acordo coletivo de trabalho

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2017 (dados reportados a 31 de Dezembro)

BALANÇO SOCIAL 2017 (dados reportados a 31 de Dezembro) Q 1 CONTAGEM DOS TRABALHADORES POR CARGO/CARREIRA SEGUNDO A MODALIDADE DE VINCULAÇÃO E GÉNERO RELAÇÃO JURÍDICA COMISSÃO DE SERVIÇO CTFP* POR TEMPO INDETERMINADO CTFP A TERMO RESOLUTIVO CERTO CTFP A TERMO

Leia mais

BALANÇO SOCIAL 2015 (dados reportados a 31 de Dezembro)

BALANÇO SOCIAL 2015 (dados reportados a 31 de Dezembro) Q 1 CONTAGEM DOS TRABALHADORES POR CARGO/CARREIRA SEGUNDO A MODALIDADE DE VINCULAÇÃO E GÉNERO RELAÇÃO JURÍDICA COMISSÃO DE SERVIÇO CTFP* POR TEMPO INDETERMINADO CTFP A TERMO RESOLUTIVO CERTO CTFP A TERMO

Leia mais

CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD

CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD CICLO: AS DIFERENTES ALTERAçõES LEGAIS E O SEU IMPACTO NA GESTãO DE RECURSOS HUMANOS As alterações ao Código do Trabalho e as implicações do RGPD Duração: 2 dias Referência: 1256 Preço: 660,00 (iva não

Leia mais

A diminuição da retribuição pelo empregador

A diminuição da retribuição pelo empregador A diminuição da retribuição pelo empregador A questão da diminuição da retribuição dos trabalhadores pelo empregador é uma questão de particular relevância, tendo em atenção a necessidade que, por vezes,

Leia mais

Polícia Bombeiros Informática Superior. H: Comissão de Serviço

Polícia Bombeiros Informática Superior. H: Comissão de Serviço Quadro 1 - [BS100] Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Dirigente - Dirigente - Carreiras Gerais - Carreiras Gerais - Carreiras Gerais - Polícia Bombeiros

Leia mais

REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08)

REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08) REVISÃO DO CÓDIGO DO TRABALHO CONDIÇÕES DA UGT PARA UM ACORDO (19/06/08) 1. Não aceitação da introdução de novos motivos para despedimento individual com justa causa (despedimento por inadaptação funcional).

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 337/XII/2.ª RESTRINGE O RECURSO A TRABALHO TEMPORÁRIO E COMBATE O FALSO TRABALHO TEMPORÁRIO

PROJETO DE LEI N.º 337/XII/2.ª RESTRINGE O RECURSO A TRABALHO TEMPORÁRIO E COMBATE O FALSO TRABALHO TEMPORÁRIO Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 337/XII/2.ª RESTRINGE O RECURSO A TRABALHO TEMPORÁRIO E COMBATE O FALSO TRABALHO TEMPORÁRIO (QUINTA ALTERAÇÃO À LEI N.º 7/2009, DE 12 DE FEVEREIRO) Exposição de motivos

Leia mais

SECÇÃO III Poder disciplinar

SECÇÃO III Poder disciplinar SECÇÃO III Poder disciplinar Artigo 328.º Sanções disciplinares 1 - No exercício do poder disciplinar, o empregador pode aplicar as seguintes sanções: a) Repreensão; b) Repreensão registada; c) Sanção

Leia mais

LTFP - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas

LTFP - Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas A Lei n.º 35/2014 de 20 de junho, compilada nesta edição, criou um novo regime jurídico aplicável às relações de trabalho constituídas através de vínculo de emprego público que vigora a partir de 1 de

Leia mais

Balanço Social Município de Maia

Balanço Social Município de Maia Quadro 1 - Contagem dos Trabalhadores segundo a modalidade de Vinculação por Cargo/Carreira e Género Vinculação Génº Superior Intermédio Técnº Sup. H 11 6 17 Comissão de Serviço M 11 7 18 (CS) T 22 13

Leia mais

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO

QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO QUADRO LEGISLATIVO DOS ENFERMEIROS DO SETOR PRIVADO Posted on 23 Outubro, 2016 Page: 1 Entidades privadas e de âmbito social: Misericórdias, IPSS, Hospitais e Clínicas Privadas. Aos enfermeiros do setor

Leia mais

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente da Abarca - Companhia de Seguros, SA Regulamento de Funcionamento Artigo 1.º - Objecto 1. O presente documento tem por objecto definir

Leia mais

Balanço Social. Todos. Anual de 2013 GUIMARÃES

Balanço Social. Todos. Anual de 2013 GUIMARÃES Quadro 1 - [BS100] Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Dirigente - Superior Dirigente - Intermédio Carreiras Gerais - Carreiras Gerais - Carreiras

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 8/2015 de 6 de Janeiro de 2015 O Programa de Incentivo à Inserção do Estagiar L e T PIIE visa a contratação, com ou sem termo, a tempo completo,

Leia mais

Balanço Social ANO 2012

Balanço Social ANO 2012 Balanço Social ANO 2012 O Decreto-Lei n.º 190/96, de 9 de Outubro, institui a obrigatoriedade de elaboração do balanço social relativo à situação existente a 31 de Dezembro do ano anterior por todos os

Leia mais

Balanço Social Carreiras e Categorias > Total. Prestação Serviços. Tarefa. Avença. Total. Génº H 2 M 1 T 3

Balanço Social Carreiras e Categorias > Total. Prestação Serviços. Tarefa. Avença. Total. Génº H 2 M 1 T 3 218 BALANÇO SOCIAL Índice Quadro 1 - Contagem dos Trabalhadores segundo a modalidade de Vinculação por Cargo/Carreira e Género Quadro 1.1 - Contagem dos prestadores de serviços (pessoas singulares) segundo

Leia mais

PODER E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR

PODER E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR PODER E PROCEDIMENTO DISCIPLINAR Na normal execução de qualquer tipo de contrato de trabalho, com o objectivo de assegurar a organização do trabalho, a promoção pessoal e profissional dos trabalhadores

Leia mais

ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004

ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004 ORIENTAÇÃO NORMATIVA nº 02/2004 de 20/02/2004 Nº PAUTA: 210.1 ASSUNTO: PROCEDIMENTO DISCIPLINAR ENQUADRAMENTO CONVENCIONAL E LEGAL: Código do Trabalho REVOGAÇÕES: Orientação Normativa nº.21/2000, de 20/11/2000

Leia mais

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação.

I - Ao receber o Enunciado da Prova escreva seu nome e número de documento de identificação. ORDEM PROFISSIONAL DE AUDITORES E CONTABILISTAS CERTIFICADOS DIREITO LABORAL EXAME PARA CONTABILISTA CERTIFICADO 30/10/2015 NOME: Doc. Identificação: Classificação: I - Ao receber o Enunciado da Prova

Leia mais

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017

DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Lei n.º 29/2017 DESTACAMENTO DE TRABALHADORES NO ÂMBITO DE UMA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Lei n.º 29/2017 A Lei n.º 29/2017, de 30 de maio, veio transpor para a ordem jurídica interna a Diretiva 2014/67/UE, do Parlamento Europeu

Leia mais

REGULAMENTO PROVEDOR DO ESTUDANTE

REGULAMENTO PROVEDOR DO ESTUDANTE REGULAMENTO PROVEDOR DO ESTUDANTE ESSCVP Artigo 1º (Âmbito de aplicação) O presente Regulamento visa definir o modo de actuação do Provedor do Estudante da Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

Leia mais

CAPÍTULO I COORDENADAS HISTÓRICO-COMPARATÍSTICAS CAPÍTULO II COORDENADAS DOGMÁTICAS SECÇÃO I CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE TRABALHO

CAPÍTULO I COORDENADAS HISTÓRICO-COMPARATÍSTICAS CAPÍTULO II COORDENADAS DOGMÁTICAS SECÇÃO I CARACTERÍSTICAS DO CONTRATO DE TRABALHO DIREITO DO TRABALHO CAPÍTULO I COORDENADAS HISTÓRICO-COMPARATÍSTICAS 1º Noções básicas 2º Evolução histórica 3º Coordenadas comparatísticas 4º A experiência portuguesa, até à Lei de 1937 5º Os anteprojetos

Leia mais

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA

REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA REGULAMENTO DE AQUISIÇÃO, RENOVAÇÃO, SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DA CARTEIRA PROFISSIONAL DE JORNALISTA Aprovado pelo Decreto-Regulamentar nº 11/2004, de 20 de Dezembro Publicado no Boletim Oficial nº 37, I Série

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Código do Trabalho

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Código do Trabalho CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Código do Trabalho (2009) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 132/XIII/1.ª ALARGAMENTO DA COMPETÊNCIA INSPETIVA DA ACT NA FUNÇÃO PÚBLICA

PROJETO DE LEI N.º 132/XIII/1.ª ALARGAMENTO DA COMPETÊNCIA INSPETIVA DA ACT NA FUNÇÃO PÚBLICA Grupo Parlamentar PROJETO DE LEI N.º 132/XIII/1.ª ALARGAMENTO DA COMPETÊNCIA INSPETIVA DA ACT NA FUNÇÃO PÚBLICA Exposição de motivos O governo de direita procurou bloquear a atividade da Autoridade para

Leia mais

Leia com atenção as seguintes instruções:

Leia com atenção as seguintes instruções: Leia com atenção as seguintes instruções: Na folha de respostas escreva o seu nome, o número de membro estagiário e a versão do exame. A não indicação de qualquer um destes elementos implicará a anulação

Leia mais

Custos com a prevenção de acidentes e doenças profissionais Encargos de estrutura de medicina do trabalho e segurança no trabalho 0,00

Custos com a prevenção de acidentes e doenças profissionais Encargos de estrutura de medicina do trabalho e segurança no trabalho 0,00 2 3.7 Custos com a prevenção de acidentes e doenças profissionais Valor em euros 3.7.1 Encargos de estrutura de medicina do trabalho e segurança no trabalho, 3.7.2 Custos com equipamentos de protecção,

Leia mais

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 2

DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho ª Edição. Atualização nº 2 DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO [1] Código do Trabalho 2017 10ª Edição Atualização nº 2 1 [1] DECRETO-LEI Nº 131/95, DE 6 DE JUNHO CÓDIGO DO TRABALHO UNIVERSITÁRIO Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR

Leia mais

Balanço Social. Todos. Anual de Todas

Balanço Social. Todos. Anual de Todas Quadro 1 - [BS100] Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Comissão de Serviço CTFP por tempo indeterminado CTFP a termo resolutivo certo CTFP a termo

Leia mais

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda.

GESTMAV Consultoria de Gestão, Lda. CONTABILIDADE FISCALIDADE APOIO À GESTÃO RECURSOS HUMANOS PROJECTOS EMPRESARIAIS ALTERAÇÃO AO CÓDIGO DO TRABALHO CONTACTOS: Praça Machado dos Santos, nº 113 1º Sala 1 4440 511 Valongo Tel: (+351) 224224060

Leia mais

Municipio de Tavira Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género

Municipio de Tavira Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Superior Intermédio Técnico Superior Técnico Operacional Bombeiros Informática Policia Municipal Outros

Leia mais

Município de Albufeira Quadro Contagem dos prestadores de serviços (pessoas singulares) segundo a modalidade de prestação de serviços e género

Município de Albufeira Quadro Contagem dos prestadores de serviços (pessoas singulares) segundo a modalidade de prestação de serviços e género Quadro 1.1 - Contagem dos prestadores de serviços (pessoas singulares) segundo a modalidade de prestação de serviços e género Quantidades Tarefa Avença Totais M 0 0 0 M 8 8 1 1 9 9 M 8 8 1 1 9 9 Quadro

Leia mais

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura)

Ficha de unidade curricular. Curso de Direito (Licenciatura) Ficha de unidade curricular Unidade curricular Direito do Trabalho II (2.º semestre, 4.º ano Dia) Curso de Direito (Licenciatura) Docente responsável e respetiva carga letiva na unidade curricular (preencher

Leia mais

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250

. Extinção pelo senhorio do arrendamento para habitação s/ prazo: 250 CONSULTA JURIDICA - 40 IMÓVEIS. contrato-promessa de compra e venda: 150. contrato de compra e venda: 150. contrato de arrendamento: 100. contrato de doação: 150. contrato de empreitada: 220. revisão do

Leia mais

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009 APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO Instituto de Seguros de Portugal 6 de Maio de 2009 1 OBJECTIVOS DA INICIATIVA REGULATÓRIA Estabelecimento de princípios gerais a observar

Leia mais

BALANÇO SOCIAL Balanço Social Página 1 de 19

BALANÇO SOCIAL Balanço Social Página 1 de 19 BALANÇO SOCIAL 2014 Página 1 de 19 Quadro 1 Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género odalidades de vinculação Comissão de Serviço CTFP por tempo indeterminado

Leia mais

Calendário de divulgação de resultados de 2015 das estatísticas da Justiça. Resultados a disponibilizar em Descrição da operação estatística

Calendário de divulgação de resultados de 2015 das estatísticas da Justiça. Resultados a disponibilizar em Descrição da operação estatística Calendário de divulgação de resultados de das estatísticas da Justiça a disponibilizar em Descrição da operação estatística judiciais de tribunais judiciais de judiciais de tribunais judiciais de Movimento

Leia mais

ACORDO DE REVISÃO AO ACT

ACORDO DE REVISÃO AO ACT ACORDO DE REVISÃO AO ACT Entre a Rádio e Televisão de Portugal, S.A., e o Sindicato dos Jornalistas, foi celebrado o presente Acordo de Revisão ao Acordo Colectivo de Trabalho publicado no Boletim do Trabalho

Leia mais

BALANÇO SOCIAL Balanço Social Página 1 de 20

BALANÇO SOCIAL Balanço Social Página 1 de 20 BALANÇO SOCIAL 2013 Página 1 de 20 Quadro 1 Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género odalidades de vinculação Comissão de Serviço CTFP por tempo indeterminado

Leia mais

Balanço Social. Ano (Decreto-Lei n.º 190/96, de 09 de outubro) (Recursos Humanos e Expediente)

Balanço Social. Ano (Decreto-Lei n.º 190/96, de 09 de outubro) (Recursos Humanos e Expediente) (Decreto-Lei n.º 19/96, de 9 de outubro) Ano 213 (Recursos Humanos e Expediente) Nota Introdutória O dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, à semelhança dos outros anos, foi elaborado em conformidade

Leia mais

Apresentação do Projecto. 12 de Dezembro de 2006

Apresentação do Projecto. 12 de Dezembro de 2006 Apresentação do Projecto 12 de Dezembro de 2006 Estatísticas Jurisdição Laboral 90000 80000 70000 60000 50000 40000 30000 20000 10000 0 1992 1997 2003 Pendentes Entrados Findos Em 1992: Em 2003: 39.913

Leia mais

NOVO REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE TRABALHO DESPORTIVO,

NOVO REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE TRABALHO DESPORTIVO, 18 de julho de 2017 NOVO REGIME JURÍDICO DO CONTRATO DE TRABALHO DESPORTIVO, DO CONTRATO DE FORMAÇÃO DESPORTIVA E DA ATIVIDADE DE EMPRESÁRIO DESPORTIVO Foi publicada a Lei n.º 54/2017, de 14 de julho,

Leia mais

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Código do Trabalho

CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº Código do Trabalho CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Código do Trabalho (2009) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

Balanço Social. Ano (Decreto-Lei n.º 190/96, de 09 de outubro) (Recursos Humanos e Expediente)

Balanço Social. Ano (Decreto-Lei n.º 190/96, de 09 de outubro) (Recursos Humanos e Expediente) (Decreto-Lei n.º 19/96, de 9 de outubro) Ano 214 (Recursos Humanos e Expediente) Nota Introdutória O Balanço Social dos Serviços Municipalizados de Castelo Branco, à semelhança dos outros anos, foi elaborado

Leia mais

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem?

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM 1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? Os serviços de valor acrescentado baseados

Leia mais

GUIA DOS DIREITOS DOS DELEGADOS SINDICAIS Edição do Gabinete Jurídico / jcm, 2011 SINDICATO DA ENERGIA

GUIA DOS DIREITOS DOS DELEGADOS SINDICAIS Edição do Gabinete Jurídico / jcm, 2011 SINDICATO DA ENERGIA Direito de Associação Sindical Direitos Artigos do Código do Trabalho Os trabalhadores têm o Direito de constituir associações sindicais a todos os níveis para a defesa e promoção dos seus interesses sócio-profissionais.

Leia mais

1. A Empresa tem poder disciplinar sobre os trabalhadores que se encontrem ao seu serviço, enquanto vigorarem os contratos de trabalho.

1. A Empresa tem poder disciplinar sobre os trabalhadores que se encontrem ao seu serviço, enquanto vigorarem os contratos de trabalho. ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 4/2009 12 de Outubro de 2009 ASSUNTO: PROCEDIMENTO DISCIPLINAR. ENQUADRAMENTO CONVENCIONAL E LEGAL: Código do Trabalho REVOGAÇÕES: Orientação Normativa nº.2/2004, de 20/02/2004

Leia mais

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017

Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017 Presidência do Governo Resolução do Conselho do Governo n.º 127/2017 de 6 de dezembro de 2017 Considerando que o incentivo à empregabilidade através de apoios financeiros aos empregadores que celebrem

Leia mais

Decreto-Lei nº 190/96, de 9 de Outubro IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO / ORGANISMO. Ministério CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR

Decreto-Lei nº 190/96, de 9 de Outubro IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO / ORGANISMO. Ministério CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR Decreto-Lei nº 19/96, de 9 de Outubro ANO: 21 IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO / ORGANISMO Ministério CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO Serviço / Organismo INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL Contacto: Direcção

Leia mais

st8 3-= 9n3 i. 6'!l o. =o. rrs $ne EcL ,lo ,>; S-3 g.r'= I 3-3 E. d oj. b9b o-o 999 ooo ooo i99 ooo t ooo!' -r, =0r $! 0r =. t!l ooo P.

st8 3-= 9n3 i. 6'!l o. =o. rrs $ne EcL ,lo ,>; S-3 g.r'= I 3-3 E. d oj. b9b o-o 999 ooo ooo i99 ooo t ooo!' -r, =0r $! 0r =. t!l ooo P. -{ o 6' -t 3-= 9n3 9a X+ Eq, + -.1 S-3 g.r'= I 3-3 *! I 3 3 ti 999 ooo 000 000 ooo t ooo!' -r, o00 o -5 -lr, oo ro-@ st8 P.o9 ooo i99 ooo ooo i-x)- bbb i- _^ )- :- )- )- i;-_^ ;- >- ;- =9 A. 6' arq 5d

Leia mais

Serviço de Apoio Jurídico

Serviço de Apoio Jurídico Serviço de Apoio Jurídico Legislação Útil SUBSECÇÃO X Férias Artigo 237.º Direito a férias 1 O trabalhador tem direito, em cada ano civil, a um período de férias retribuídas, que se vence em 1 de Janeiro.

Leia mais

DECRETO N.º 107/XIII

DECRETO N.º 107/XIII DECRETO N.º 107/XIII Alarga o âmbito da ação especial de reconhecimento da existência de contrato de trabalho e os mecanismos processuais de combate à ocultação de relações de trabalho subordinado, procedendo

Leia mais

Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho (versão actualizada)

Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho (versão actualizada) Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho (versão actualizada) LEI GERAL DO TRABALHO EM FUNÇÕES PÚBLICAS PARTE I TÍTULO I Âmbito Artigo 1.º - Âmbito de aplicação Artigo 2.º - Exclusão do âmbito de aplicação Artigo

Leia mais

Política de Protecção de Dados Oitante S.A.

Política de Protecção de Dados Oitante S.A. Política de Protecção de Dados Oitante S.A. Disclaimer: A informação contida neste documento tem um carácter meramente informativo, sendo a informação nele contida exclusivamente objectiva, sem qualquer

Leia mais

CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS

CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS +351 21 00 33 800 CURSO PRÁTICO DE LEGISLAÇÃO LABORAL PARA RECURSOS HUMANOS Código da Formação: 1860605 Preço: 1500 (+iva) Duração: 4 dias - 28 horas Local: LISBOA INSCREVA-SE LISBOA 14/05/2018 15/10/2018

Leia mais

Balanço Social Município de {nome do município}

Balanço Social Município de {nome do município} Quadro 1 - Contagem dos Trabalhadores segundo a modalidade de Vinculação por Cargo/Carreira e Género Vinculação Génº Superior Intermédio Técnº Sup. Assist. Técnº Assist. Op. Bombeiro Informático Polícia

Leia mais

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS LABORAIS

CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS LABORAIS CLÍNICAS FORENSES PRÁTICAS PROCESSUAIS LABORAIS Fevereiro 2006 1. HORÁRIO E FUNCIONAMENTO Escritório Fraústo da Silva, Mendes Martins e Associados Sociedade de Advogados; Localização: Av Liberdade, 69-3º

Leia mais

REGULAMENTO DO REGIME DE VINCULAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DE CARREIRA CONTRATO EM FUNÇÕES PÚBLICAS ISCTE-INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA

REGULAMENTO DO REGIME DE VINCULAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DE CARREIRA CONTRATO EM FUNÇÕES PÚBLICAS ISCTE-INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA REGULAMENTO DO REGIME DE VINCULAÇÃO DO PESSOAL DOCENTE DE CARREIRA CONTRATO EM FUNÇÕES PÚBLICAS ISCTE-INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE LISBOA O presente Regulamento tem por objecto regulamentar a vinculação

Leia mais

I. BALANÇO SOCIAL DE 2013

I. BALANÇO SOCIAL DE 2013 I. BALANÇO SOCIAL DE 2013 RECURSOS HUMANOS DA CÂMARA MUNICIPAL DA MAIA MODALIDADE DE VINCULAÇÃO Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores segundo a modalidade de Vinculação- - por cargo/carreira e género -

Leia mais

CIRCULAR INFORMATIVA Abril/2016

CIRCULAR INFORMATIVA Abril/2016 Lei 7/2009, 12 de Fevereiro Código do Trabalho O Código de Trabalho obriga a alguns documentos estarem afixados. Por esse motivo, a HS2, Lda informa aos seus clientes, de acordo com a tabela constante

Leia mais

CóDIGO DO TRABALHO A Legislação Laboral ao serviço de Gestão

CóDIGO DO TRABALHO A Legislação Laboral ao serviço de Gestão CóDIGO DO TRABALHO A Legislação Laboral ao serviço de Gestão Duração: 3 dias Referência: 544 Preço: 990,00 (iva não incluído) Tipologia: Full immersion Presencial Objetivos: No final da formação os Participantes

Leia mais

A Cedência Ocasional de Trabalhadores Maio de 2007

A Cedência Ocasional de Trabalhadores Maio de 2007 A Cedência Ocasional de Trabalhadores Maio de 2007 Direito do Trabalho A Macedo Vitorino e Associados foi constituída em 1996, concentrando a sua actividade na assessoria a clientes nacionais e estrangeiros

Leia mais

DECRETO N.º 237/XIII

DECRETO N.º 237/XIII DECRETO N.º 237/XIII Aprova medidas de promoção da igualdade remuneratória entre mulheres e homens por trabalho igual ou de igual valor e procede à primeira alteração à Lei n.º 10/2001, de 21 de maio,

Leia mais

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR

O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR O EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR A AUTONOMIA REFORÇA OS PODERES HIERARQUICOS Relação hierárquica Poder de direcção / dever de obediência Poder típico Poder de direcção Dar ordens Poderes atribuídos à hierarquia

Leia mais

Convite para apresentação de proposta ao abrigo do Acordo Quadro ANCP

Convite para apresentação de proposta ao abrigo do Acordo Quadro ANCP «Empresa» «Morada1» «Cod_Postal» «Localidade» Nossa referência Assunto: Convite para apresentação de proposta ao abrigo do Acordo Quadro ANCP Aquisição de serviços de dados acesso à internet e conectividade

Leia mais

Balanço Social Página 369 de 391

Balanço Social Página 369 de 391 Balanço Social 2017 Página 369 de 391 INTRODUÇÃO O Capital Humano é, cada vez mais, um fator preponderante no desenvolvimento e crescimento das organizações, uma vez que proporciona criação de valor e

Leia mais

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010)

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de Interruptibilidade (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Página 1 de 9 Condições Específicas do Contrato Entre A entidade identificada no Anexo e REN - Rede Eléctrica

Leia mais

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social

Sumários de Acórdãos do Supremo Tribunal de Justiça Secção Social Interpretação das sentenças A interpretação das sentenças não se queda pelo elemento literal, importando atender ao seu elemento sistemático, bem como ao elemento teleológico e funcional. 08-05-2019 Proc.

Leia mais

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO

SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO Nota explicativa sobre SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DO TRABALHO I. FINALIDADE Assegurar o direito dos trabalhadores ao recebimento efetivo de metade do valor da compensação devida por cessação do contrato de

Leia mais

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL

CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL CONTRATO DE CRÉDITO PESSOAL UNICRE CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DO CRÉDITO PESSOAL 1 5 1. O Crédito Pessoal é do tipo crédito clássico e só pode ser solicitado pela pessoa singular 1ª Titular de um Cartão emitido

Leia mais

Leia com atenção as seguintes instruções:

Leia com atenção as seguintes instruções: Leia com atenção as seguintes instruções: Na folha de respostas escreva o seu nome, o número de membro estagiário e a versão do exame. A não indicação de qualquer um destes elementos implicará a anulação

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS

LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÃO DOS PROCESSOS EXECUTIVOS DADOS GERAIS PROCESSO N.º TRIBUNAL: JUÍZO: SECÇÃO: DATA DE ENTRADA: _ TÍTULO EXECUTIVO: TIPO DE EXECUÇÃO: EXECUÇÃO INICIADA ANTES DE 15/09/2003: FORMA

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DELEGADOS SINDICAIS 13/03/2015

ASSEMBLEIA DE DELEGADOS SINDICAIS 13/03/2015 ASSEMBLEIA DE DELEGADOS SINDICAIS 13/03/2015 Lei Geral do Trabalho em Funções Públicas (Lei n.º 35/2014, de 20 de Junho) EXERCÍCIO DO PODER DISCIPLINAR Funchal, 13 de Março de 2015 1. SUJEIÇÃO AO PODER

Leia mais

Prefácio da 6ª Edição 9 Abreviaturas 11 A Codificação Laboral 15

Prefácio da 6ª Edição 9 Abreviaturas 11 A Codificação Laboral 15 ÍNDICE GERAL Prefácio da 6ª Edição 9 Abreviaturas 11 A Codificação Laboral 15 PARTE I Direito do Trabalho 21 capítulo i As Fontes de Direito do Trabalho 21 1. Noção de fonte em sentido jurídico 21 2. Fontes

Leia mais

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região;

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho 1 - Objectivos: a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; b) Combater os riscos de aumento do desemprego motivado

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA. Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal

CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA. Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA Regulamento da Actividade de Fiscalização de Obras Sujeitas a Licenciamento Municipal 1995 PREÂMBULO Dada a inexistência de regulamentação municipal sobre a fiscalização das obras

Leia mais

(4) António enviou a B, Lda uma carta, onde escreveu:

(4) António enviou a B, Lda uma carta, onde escreveu: Considere com atenção os factos dados como provados pelo tribunal: (1) António foi admitido por B, Lda para exercer o seu trabalho sob a direcção, poder disciplinar e retribuição desta celebrando contrato

Leia mais

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação

CAPITULO I Âmbito e objecto. Artigo 1.º Âmbito de aplicação Regulamento de Acumulação de Funções - Aprovado em Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viseu, em 31 de Março de 2006 e publicado no D.R. n.º 95 de 17 de Maio de 2006. (Regulamento n.º 42/2006) CAPITULO

Leia mais

BALANÇO SOCIAL Decreto-Lei nº 190/96, de 9 de Outubro

BALANÇO SOCIAL Decreto-Lei nº 190/96, de 9 de Outubro Decreto-Lei nº 19/96, de 9 de Outubro ANO: 212 IDENTIFICAÇÃO DO SERVIÇO / ORGANISMO Ministério NEGÓCIOS ESTRANGEIROS Serviço / Organismo INSTITUTO DE INVESTIGAÇÃO CIENTIFICA TROPICAL Contacto: Direcção

Leia mais

COLECTÂNEA DE LEGISLAÇÃO BÁSICA INCLUÍDA

COLECTÂNEA DE LEGISLAÇÃO BÁSICA INCLUÍDA ÍNDICE PREFÁCIO 7 NOTA PRÉVIA 9 SIGLAS UTILIZADAS 13 Capo I - Algumas considerações introdutórias. A relação jurídica de emprego público na Administração Pública 15 Capo II - Âmbito de aplicação subjectivo

Leia mais

Liberdade - Esquerda - Europa - Ecologia REGULAMENTO DE MEMBROS E APOIANTES DO LIVRE. Secção I Da Filiação. Artigo 1.º (Dos membros do Partido)

Liberdade - Esquerda - Europa - Ecologia REGULAMENTO DE MEMBROS E APOIANTES DO LIVRE. Secção I Da Filiação. Artigo 1.º (Dos membros do Partido) LIVRE Liberdade - Esquerda - Europa - Ecologia REGULAMENTO DE MEMBROS E APOIANTES DO LIVRE Secção I Da Filiação Artigo 1.º (Dos membros do Partido) 1. É membro do LIVRE (L) quem, aceitando a Declaração

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015

PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 PRESIDÊNCIA DO GOVERNO Resolução do Conselho do Governo n.º 47/2015 de 27 de Março de 2015 A Resolução do Conselho do Governo n.º 18/2013, de 19 de fevereiro, alterada e republicada pela Resolução do Conselho

Leia mais

Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas

Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas (Revogado) Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Entre: Ordem dos Arquitectos, pessoa colectiva número 500 802 025, com sede na Travessa do Carvalho, 21-25, 1249-003 Lisboa, neste acto representada pelo Exmo. Sr. Arquitecto

Leia mais

S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS

S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS S.A.M.S. REGULAMENTO DE GESTÃO DOS SAMS (Regulamento aprovado em 11.11.2003 nos Conselhos Gerais dos Sindicatos dos Bancários do Centro, do Norte e do Sul e Ilhas) Redacção Final aprovada em 5.12.03, pela

Leia mais

RELATÓRIO DO BALANÇO SOCIAL DE

RELATÓRIO DO BALANÇO SOCIAL DE RELATÓRIO DO BALANÇO SOCIAL DE 2015 ÍNDICE 1 - INTRODUÇÃO...2 2 - RECURSOS HUMANOS...3 2.1 - Efetivos ao serviço...3 2.2 Estrutura Etária...9 2.3 - Estrutura de antiguidade...10 2.4 - Estrutura habitacional...11

Leia mais

CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Regulamento de Bolsas de Investigação Científica CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento, aprovado pela Fundação para a Ciência

Leia mais

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO

AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO AS ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO TRABALHO 2012, Outubro, 29 LEI Nº 23/2012, 25 DE JUNHO 2 ORGANIZAÇÃO DOS TEMPOS DE TRABALHO 3 1 BANCO DE HORAS 4 Lei nº 23/2012, 25 Junho Artigo 208º-A A partir de 1 de Agosto

Leia mais

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Fundo de Garantia Salarial (2003 v4.14) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR

Leia mais

Município de Reguengos de Monsaraz Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género

Município de Reguengos de Monsaraz Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Quadro 1 - Contagem dos trabalhadores por cargo/carreira segundo a modalidade de vinculação e género Dirigentes - Dirigentes - Carreiras Gerais carreiras Gerais Carreiras Gerais Bombeiros Informática Policia

Leia mais