CENTRALIDADE DO TRABALHO: elementos críticos diante da crise contemporânea do capital

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CENTRALIDADE DO TRABALHO: elementos críticos diante da crise contemporânea do capital"

Transcrição

1 CENTRALIDADE DO TRABALHO: elementos críticos diante da crise contemporânea do capital Álison Cleiton de Araújo 1 Resumo: As transformações orquestradas no âmbito da organização do trabalho, sobretudo nas últimas décadas do século XX aos dias atuais vem acarretando uma série de polêmicas em torno do pensamento social: seria a categoria trabalho central na sociabilidade capitalista contemporâneo? Diante das crises estruturais do capital este trabalho não teria mais a categoria fundante do ser social? Para nós, o trabalho constitui a chave adequada para entender o movimento real, as mudanças registradas na gestão do trabalho são expressões potenciadas das contradições do capital que representa de forma latente a subsunção do trabalho ao capital. Palavras-chave: Trabalho, capital, crise, Marx. Abstract: The transformations orchestrated in the ambit of the organization of the work, above all in the last decades of the century XX to the current days is carting a series of controversies around the social thought: would the category central work be in the contemporary capitalist sociability? Before the structural crises of the capital this work would not have more the category slingshot of being social? For us, the work constitutes the appropriate key to understand the real movement, the changes registered in the administration of the work they are expressions of the contradictions of the capital that represents in a latent way the to include of the work to the capital. Key words: Work, capital, crisis, Marx. 1 Mestrando. Universidade Federal da Paraíba. alison_messcg@yahoo.com.br

2 Marcadamente, no âmbito do pensamento social contemporâneo, problematizações acerca da validação da centralidade do trabalho vêm ganhando evidência e constituindo um campo polêmico de controvérsias e análises expressas por questionamentos diversos. Autores que se solidarizam na perspectiva de negação da sociedade do trabalho põem em xeque tais elementos: É o trabalho hoje, eixo central e estruturante da organização da vida social? Diante das transformações postas na organização do trabalho, na década de 1970/1980 e suas expressões flexibilização, terceirização, subcontratação, ampliação do setor serviços, crescimento exponencial do trabalho informal em detrimento do trabalho formal ter-se-ia a invalidação da lei do valor explicitada pela tradição marxista? No plano político, a classe operária, ainda seria o sujeito histórico da construção de outra sociabilidade? Os questionamentos ora destacados são consubstanciados e reforçados por um pretenso discurso de legitimação da sociabilidade capitalista, assentados na nova crise contemporânea do capital, cujas tentativas de superação suscitam o ideário neoliberal, o revigoramento neoconservador no âmbito das lutas sociais, a fragmentação e/ou esgotamento da perspectiva revolucionária e, por fim, a falsa concepção de fim da história. Tal concepção conduz à conformação e ao amoldamento das populações à vida social, sejam quais forem as suas condições objetivas. No âmbito dessa discussão, além das conseqüências práticas, devem-se considerar, também, as questões teóricas que, se ignoradas, contribuem para legitimar o status quo e distanciar o horizonte revolucionário. Ou seja, joga-se a favor do pretenso esfacelamento da perspectiva de construção coletiva em prol de outra sociabilidade, devido à reoxigenação do sistema sociometabólico do capital. Com isso, reafirma-se a capacidade de o capital enfrentar por sucessivas vezes as crises e contradições postas pelo processo de valorização e acumulação do capital, mitigando uma possível conformação e fabricando o consenso no âmbito da vida social, destituído de resistências e de outra possibilidade de racionalidade e sociabilidade para além do capitalismo. Pinassi, apud István Mészáros, analisando este processo destaca, As crises cíclicas foram sintomas dos limites relativos do capital, que tão logo neutralizadas, eram sucedidas por longos períodos de crescimento e desenvolvimento produtivo (...). Entretanto o capital, na medida em que não reconhece qualquer personificação capaz de estabelecer-se limites, revela-se como um sistema de metabolismo social ontologicamente incontrolável (2004, p.152).

3 As contradições postas pelo capitalismo revelam a incontrolabilidade do capital e a dissolução das tentativas frustradas de sua regulação, através das experiências históricas, a exemplo, das estratégias de pleno emprego e das políticas de Welfare State (PINASSI, 2004). No plano intelectual, as análises do processo em curso denotam um profundo amoldamento ao ideário burguês. Verificam-se contestações a estratégias e resistências para além do capital; efetivas concepções de naturalização do sistema capitalista, esgotamento das perspectivas revolucionárias, consideradas caducas e anacrônicas. Recusa-se a centralidade do trabalho enquanto dimensão ontológica fundante do ser social escamoteando, portanto, o profundo processo de exploração da classe trabalhadora. No que concerne à categoria trabalho, observa-se uma seara de concepções e visões destoantes da tradição marxista 2, as quais negam a centralidade do trabalho na sociabilidade contemporânea. Tais afirmações partem do princípio que as transformações na organização do trabalho o dotaram de novas ressignificações, de tal forma, que as teses apresentadas por Marx estão obsoletas e incompatíveis com o real. Neste sentido, nossa pesquisa de mestrado objetiva investigar a centralidade do trabalho na sociedade contemporânea. Perguntamo-nos se as categorias defendidas por Marx, principalmente no cerne do método, o materialismo histórico-dialético, ainda permitem desvendar e compreender as atuais transformações no mundo do trabalho. Se o trabalho não constitui mais a categoria fundante do ser social, se a luta de classes não possui materialidade diante da pretensa inexistência da contradição capital-trabalho, se a lei do valor não se aplica às modalidades de trabalho que são praticadas na contemporaneidade, por que o capital continua sendo o senhor do tempo do trabaho e por que é tão evidente a agudização da questão social? Nosso contexto, portanto, são as últimas décadas do século XX e começo do XXI. 2 André Gorz, Claus Offe e Jügen Habermas, pesquisadores cujas análises merecem especial atenção, este último, sobretudo, desenvolve uma profunda reflexão sobre o trabalho e funda uma categoria de análise pautada no Agir Comunicativo, teoria que adquiriu relevância nas Ciências Sociais. Gorz e Offe assentam suas análises, assim como Habermas, na recusa da tradição marxista, destacando sua invalidade e incompatibilidade com o real. Ambos desenvolvem uma análise na recusa na categoria trabalho como fundante da sociabilidade humana..

4 Entre os anos 80 e 90 do século XX, o mundo vivencia mais uma reestruturação produtiva do capital. Trata-se de uma revolução tecnológica e organizacional no processo de produção, orquestrada em nome da mundialização do capital e orientada por ajustes da política neoliberal, que implicam novas reconfigurações no âmbito da sociabilidade capitalista, bem como, reformas dos estados nacionais, atrelados a mudanças estruturais do capital em nível planetário. Essa investida do capitalismo no tocante a processos devastadores de valorização e reprodução do capital apresenta graves conseqüências para a vida social, sobretudo, para a classe trabalhadora. Esse processo de produção é regido por um conjunto de nexos causais que ocasionam a redução drástica do emprego regular, o crescimento do trabalho informal, a afirmação de um trabalho pautado na constante fluidez do mercado de trabalho, a subcontratação através das terceirizações, a redução e a flexibilização dos salários, provocando o desemprego estrutural (ANTUNES, 1999). Diante disso, contradições inerentes ao processo de reprodução do capital são visíveis na vida social: enquanto o capital potencializa seu poder de concentração e centralização, a classe trabalhadora vivencia um processo de pauperização, em muitos casos absoluta. Uma grande massa expropriada da possibilidade de vender a sua única mercadoria a força de trabalho se vê acometida de estar à margem das possibilidades de obtenção das condições mínimas de sobrevivência, agravando, portanto, a questão social, neste início de século XXI. Essa contradição pode ser vista a olho nú, seja na zona rural ou urbana. A vida rural, especialmente no Brasil, demonstra que ao lado de grandes latifúndios nem sempre produtivos, estão milhares de trabalhadores que não têm um pedaço de terra para a agricultura de sobrevivência. Igualmente se a nossa referência for à vida urbana, pode-se perceber que convive lado a lado o desenvolvimento do setor imobiliário, da indústria automobilística e da moda, dentre outros, com uma população miserável, cuja busca de sobrevivência constitui uma ameaça aos demais. É neste cenário contraditório que a questão social contemporânea se mostra: na mesma proporção em que aumentam os níveis de produtividade, multiplicam-se as suas expressões. Essas transformações, presentes desde as últimas décadas do século XX até dias atuais, vêm provocando um profundo e intenso debate, sob diversas perspectivas e compreensões. As intensas modificações no processo produtivo são interpretadas essencialmente em dois pólos:

5 de um lado, a análise pautada no marxismo e, de outro, pensamentos ecléticos e pósmodernos. Em meio à propalada crise da razão moderna, nos marcos de um possível cenário pósmoderno, evidencia-se, sobretudo a negação da centralidade da razão dialética, cujo ápice é a recusa à teoria marxiana e as postulações marxistas de análise do movimento real, sobretudo, a perspectiva da centralidade do trabalho. Tais análises alicerçam-se nas transformações operadas no trabalho diante das crises estruturais do capital, sobretudo, nas modificações engendradas na organização do trabalho, na derrocada das experiências socialistas, e no distanciamento da tradição marxista dos fenômenos atuais. Enfim, ora o marxismo é distorcido ou adulterado, ora é uma teoria datada. Destarte, tem-se a centralização da sociedade do consumo (BAUDRILLARD, 2007), na qual a cotidianidade é expressão de uma fantasmagórica realidade líquida (BAUMAM, 1999), fluída e gelatinosa, consubstanciada pela perda da realidade e a construção de uma hiperrealidade, centrada na sociedade da espetacularização, da descartabilidade, na reificação da aparência, do consenso, do individualismo, do consumo e do efêmero, formulações questionadas por Teixeira e Frederico (2008). Atualmente, através das formas flexíveis, o capitalismo vem utilizando a força de trabalho, de modo a superar e eliminar a perspectiva do emprego formal, regido pela estabilidade e com garantia de proteção social. Tem-se a introdução de novas formas de acumulação do capital, que agregam as formas típicas de trabalho vinculadas ao emprego formal a diversas modalidades de exploração da força de trabalho pautadas na informalidade. Com base na terceirização, incentiva-se o surgimento de associações, cooperativas e outras formas de trabalho externas à fábrica, nas quais o trabalho se desenvolve em condições precárias e mediante baixos salários, sem proteção social. Contudo, esses trabalhadores não trabalham por conta própria como querem os defensores do trabalho flexível. Eles são alvo dos grandes monopólios, que encontram na política da flexibilização um mecanismo para potencializar o processo de valorização do capital (TAVARES, 2004). Segundo esta pesquisadora, as condições objetivas que subsumem o trabalho ao capital não são sempre as mesmas.

6 Isso, no entanto, não altera a lei fundante do capital: o motivo que impulsiona e o objetivo que determina o processo de produção capitalista é a maior autovalorização possível do capital, isto é, a maior produção de mais-valia, portanto, a maior exploração possível da força de trabalho pelo capitalista (TAVARES, 2002, p. 50). O que nos parece é que, na busca por legitimidade, o capital, através de suas personoficações engendra argumentos indispensáveis à sua preservação. Dentre eles, a negação do trabalho, embora a realidade, continue demonstrando que o trabalho é eterna necessidade do homem, apontando-o, portanto, como a categoria chave para entender as relações sociais capitalistas. Para Marx, a práxis transformadora exercida pelo trabalho funda o ser social, dota-o de racionalidade, de liberdade e consciência, funda a sociabilidade e a sua historicidade. Esta relação dialética de transformação do meio condiciona a autotransformação do homem, devido a este adquirir novos conhecimentos e habilidades, tendo como conseqüência uma tendência à universalização da sua ação transformadora, ou seja, da objetivação do seu trabalho. Segundo Marx, é através do trabalho que o homem satisfaz suas necessidades. Podemos apontar que a evolução da humanidade é caracterizada pelas maneiras e modos de produzir os bens necessários para a sobrevivência do ser social. Sendo assim, o referido autor destaca que esta evolução pode ser assinalada pelos modos de produção da vida social (MARX, 1996). Ao atravessar os modos de produção, desde o modo comunal às atuais reconfigurações da produção capitalista, percebe-se a atualidade da tradição marxista. No período comunal, o trabalho desenvolvido, sobretudo através da caça e pesca possibilitou a sobrevivência da espécie humana. A partir do momento em que surge o excedente e a propriedade privada, modifica-se a vida social. Já no período asiático escravocrata os detentores dos meios de produção potencializaram exponencialmente suas riquezas através da exploração devastadora dos escravos, através do trabalho. Assim também sucedeu no sistema feudal, na relação entre o senhor feudal e o servo, este último submetido a um contrato de servidão para com o possuidor dos meios de produção, estando obrigado a trabalhar tanto para seu próprio provento, como para o do seu senhor, do clero e da realeza. Nos marcos da servidão erguia-se a reprodução social do sistema feudal. Um elemento comum nessas formações sociais é o caráter indispensável do trabalho na vida social (NETTO e BRAZ, 2006; HUBERMAM, 1981). Posteriormente, tem-se o surgimento do sistema capitalista, que diferentemente dos outros modos de produção, as forças produtivas estão em constante modificação, objetivando

7 unicamente a valorização do capital. Em todos os estágios do capitalismo seja na fase comercial/mercantil, concorrencial, ou monopolista é a produtividade do trabalho que constitui o cerne do desenvolvimento e o progresso da civilização. Nesta sociedade, como nas anteriores, o trabalho é realizado por apenas por uma parte da população. Contudo, diferente das outras, a vida humana não limita a produção capitalista. Graças ao desenvolvimento tecnológico, cada vez mais trabalho vivo é substituído por trabalho morto, mas isso não cancela a necessidade do trabalho. Desprovida dos meios de produção, a classe trabalhadora constitui um reservatório de força de trabalho, fonte de criação da riqueza capitalista. Destarte, o sistema capitalista sobrevive da expropriação do sobreproduto social produzido pela classe trabalhadora, através do excedente de trabalho não pago a este trabalhador, denominado por Marx de mais-valia (MARX, 1996; MANDEL, 1975). Fica evidente que seja qual for à organização da produção, o trabalho é essencial. Embora as condições objetivas e subjetivas vivenciadas e analisadas por Marx, no século XIX, sejam diferentes das que consubstanciam o capitalismo do século XXI, só as formas mudaram. O trabalho continua sendo fundante, é o que nos parece, e é o que vamos pesquisar. Somos pela hipótese que, no que concerne à centralidade do trabalho, o pensamento de Marx continua absolutamente atual. As transformações postas são expressões potenciadas da subsunção do trabalho ao capital. Contudo, permeado por um processo contraditório, heterogêneo e complexo, o trabalho constitui-se no único meio da existência humana. Estas transformações operadas pela acumulação flexível (HARVEY, 2005) modificaram as bases de valorização do capital, através de modernas formas de extração da mais-valia, potencializando o trabalho informal, sobretudo mediante as terceirizações, que por sua vez, possibilitam uma interação cada vez mais presente entre a informalidade e a produção capitalista. Francisco Teixeira no mais recente livro Marx no século XXI enfrenta as atuais polêmicas no âmbito do pensamento social contemporâneo, desenvolvendo uma análise acerca das novas formas de valorização do capital. O autor realiza uma importante análise sobre o trajeto que a produção no seio do estágio monopolista vem adotando. É latente, no tocante a produção e serviços, a incorporação de grupos monopólicos e grupos locais, de produções limitadas, centrados na pretensa autonomia, com características da cooperação simples, que possibilitam a potencialização da acumulação do capital (2008).

8 Com isso, o autor não quer dizer que houve uma involução no processo de acumulação do capital. Ao contrário, para Teixeira (2008), contemporaneamente, tem-se a constituição da cooperação complexa, um processo contraditório, posto pelo movimento das relações sociais capitalistas e das forças produtivas, que proporciona formas exasperadas de acumulação e valorização do capital. Esse movimento calca-se na centralização e concentração monopólica do capital, na reestruturação produtiva, na constituição de um novo trabalhador coletivo combinado, agregando formas de trabalho que não estão ligadas formalmente à produção capitalista, porém, indiretamente estão vinculadas e são indissociáveis do processo de valorização do capital. A título de exemplificação, podem-se destacar os arranjos produtivos locais, que sob a égide do processo de acumulação do capital, são camuflados pelas perspectivas da autonomia, autogestão, solidarismo, cooperação e socialização da riqueza produzida. Concretamente, o sistema se utiliza de instrumentos aparentemente anticapitalistas, mas através deles continua acumulando capital. Empresas monopólicas investem na precarização e na informalidade, aproveitando-se de grupos produtivos, que contribuem para o processo de valorização do capital, produzindo um amálgama entre os grandes grupos monopólicos do capital e estes arranjos produtivos, pautados em atividades realizadas localmente (TAVARES, 2008). Sendo assim, os dois séculos que nos separam das análises desenvolvidas por Marx, não implicam a distância que querem os capitalistas. Mudaram os fenômenos, mas essência permanece a mesma: o sistema capitalista funda-se na expropriação do sobreproduto social produzido pela classe trabalhadora; o trabalho continua e continuará sendo o ponto axial da vida social. As transformações destacadas anteriormente no processo produtivo, longe de porem fim ao trabalho expressam a barbárie da sociabilidade capitalista, bem como demonstram que a valorização do capital só é possível através do processo de extração da mais-valia, do trabalho vivo. A ampliação dos serviços, o crescimento exponencial do trabalho informal e a redução do trabalho formal não descredencializam as categorias marxianas, ao contrário, expressam e validam a análise desenvolvida centrada na totalidade da vida social, pensada na perspectiva histórica e dialética. REFERÊNCIAS

9 ANTUNES, Ricardo. O sentido do trabalho: ensaios sobre a negação do trabalho. São Paulo, Boitempo, HAVEY, David. A condição pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. São Paulo, Loyola, HUBERMAN, Leo. História da riqueza do homem. Rio de Janeiro, 22º ed. Zahar,1981. MANDEL, Ernest. Iniciação à teoria econômica marxista. Porto, Afrontamento, MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política: livro I; São Paulo, Nova Cultural, NETTO, Jose Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política: uma introdução crítica. São Paulo, Cortez, PINASSI, Maria Orlanda. Da miséria ideológica à crise estrutural do capital: uma reconciliação histórica. Margem Esquerda: ensaios marxistas, nº 04, Boitempo editorial, 2004, p TAVARES, Maria Augusta. Trabalho Informal: Os fios (invisíveis) da produção capitalista. São Paulo, Revista Outubro, n.7, Os fios (in)visíveis da produção capitalista. São Paulo, Cortez, Arranjos Produtivos Locais: a velha informalidade travestida de inovação. XIII Encontro Nacional de Economia Política. João Pessoa, TEIXIERA, Francisco; FREDERICO, Celso. Marx no século XXI. São Paulo, Cortez, 2008.

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p )

INTRODUÇÃO LONDON, J. Ao sul da fenda. In: LONDON, J. Contos. São Paulo: Expressão Popular, (p ) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO SÓCIO-ECONÔMICO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL 1. Identificação Disciplina: Trabalho e teoria do valor em Marx Créditos: 04 Semestre: 2019/01

Leia mais

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci

Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da evolução contraditória. Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Aula 8 A crítica marxista e o paradigma da Profa. Dra. Eliana Tadeu Terci Abstração-dedução e aproximações sucessivas não difere Marx dos clássicos e neoclássicos, porém Diferenciar essência de aparência

Leia mais

AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL

AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL AS NOVAS FACES DO CAPITALISMO NO SÉCULO XXI E O MOVIMENTO SINDICAL NO BRASIL OS SINDICATOS EXISTIRÃO ATÉ O FIM DO SÉCULO XXI? A Centralidade do Trabalho no Marxismo Clássico Objetivos: Apresentar teorização

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2017.2 Turma: 3309/3339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson

Trabalho e Educação 68 horas. Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson Trabalho e Educação 68 horas Universidade Estadual de Ponta Grossa Curso de Pedagogia 4º ano Professora Gisele Masson EMENTA DA DISCIPLINA - Trabalho como fundamento do ser social. - Trabalho nas diferentes

Leia mais

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX

FILOSOFIA DO SÉCULO XIX FILOSOFIA DO SÉCULO XIX A contribuição intelectual de Marx. Sociedade compreendida como uma totalidade histórica. Sistema econômico-social, político e cultural ideológico num determinado momento histórico.

Leia mais

Programa de Disciplina

Programa de Disciplina Disciplina: Serviço Social e Economia Política Código: DSS 7113 Carga Horária: 72 h semestrais/ 4 h semanais Semestre: 2018.2 Turma: 03339 Professor: Ricardo Lara Programa de Disciplina Ementa Economia

Leia mais

XI SEPECH FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA

XI SEPECH FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA FORMAÇÃO DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE O PROJETO DOCÊNCIA COMPARTILHADA Matheus Morais da Luz (Mestrando em Educação UEM) Renan Valério Eduvirgem (Mestrando em Geografia - UEM) Pedro Felipe Barbosa (Ciências

Leia mais

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL

A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR DE EDUCAÇAO FÍSICA: NECESSIDADES PARA ALÉM DA SOCIEDADE DO CAPITAL FERREIRA, Raissa Louany Cunha raialou@hotmail.com SILVA, Elizandra Garcia UFAM elizandragarcia@hotmail.com

Leia mais

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política

Imperialismo. Estudo dos Capítulos 9 e 10 da obra Economia Política: uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política uma introdução Crítica para o Curso de Economia Política Rosa Luxemburgo Vladimir Lênin Nikolai Bukharin capitalismo mobilidade e transformação atividade econômica desenvolvimento das forças produtivas

Leia mais

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO

A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO A CRISE DO CAPITAL E A PRECARIZAÇÃO ESTRUTURAL DO TRABALHO Prof. Dr. Ricardo Lara Departamento de Serviço Social Universidade Federal de Santa Catarina UFSC. CRISE DO CAPITAL Sistema sociometabólico do

Leia mais

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA

PLANO DE ENSINO ETIM DADOS DA DISCIPLINA PLANO DE ENSINO ETIM Nome da Disciplina: Sociologia IV Curso: Período: 4º ano Carga Horária: 2 a/s - 40 h/a 33 h/r Docente Responsável: DADOS DA DISCIPLINA EMENTA Significado do mundo do trabalho na construção

Leia mais

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE?

O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? O CAPITALISMO ESTÁ EM CRISE? Nildo Viana Professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás; Doutor em Sociologia; Autor de diversos livros, entre os quais, O Capitalismo na Era

Leia mais

III Curso de Introdução ao Marxismo

III Curso de Introdução ao Marxismo III Curso de Introdução ao Marxismo A crítica do capital e as contradições da sociedade burguesa Salvador 24 de abril de 2010 Sumário 1. Economia Política Clássica 2. Trabalho e Formação do Ser Social

Leia mais

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO

TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO TRABALHO NA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA: DESAFIOS À EDUCAÇÃO MARCOCCIA, Patrícia Correia de Paula Marcoccia UEPG pa.tyleo12@gmailcom PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues UTP maria.pereira@utp.br RESUMO:

Leia mais

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS.

AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. AS NOVAS FACES DO SERVIÇO SOCIAL NAS EMPRESAS DO SÉCULO XXI: MUDANÇAS NAS FORMAS DE CONTRATAÇÃO, ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E REQUISIÇÕES PROFISSIONAIS. Aluna: Marcela Dias Affonso Orientador: Márcia Regina

Leia mais

MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA

MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA Economia Política MATERIAL PREPARADO PELA PROFESSORA CAMILA BASEADO NO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ CAPÍTULO 5 A ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E MOVIMENTO DO CAPITAL Acumulação

Leia mais

LEMARX Curso de Economia Política

LEMARX Curso de Economia Política LEMARX Curso de Economia Política 25 de setembro de 2010 CAPÍTULO 5: ACUMULAÇÃO CAPITALISTA E O MOVIMENTO DO CAPITAL CAPÍTULO 6: MAIS VALIA, LUCRO E QUEDA DA TAXA DE LUCRO A PRODUÇÃO NÃO PODE PARAR EM

Leia mais

Homem Trabalho Processo de Hominização. Transformação da Natureza. Produz. Produz o próprio homem

Homem Trabalho Processo de Hominização. Transformação da Natureza. Produz. Produz o próprio homem Trabalho e Educação Prof. Dr. Marcelo Lima 4009 7774 marcelo.lima@ufes.br Trabalho Homem Trabalho Processo de Hominização Natureza Transformação da Natureza em valor-de-uso (valor-de-troca) Produz Um mundo

Leia mais

FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO INDUSTRIAL NA TESSITURA DO CAPITAL. Adriana David Ferreira Gusmão 1 INTRODUÇÃO

FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO INDUSTRIAL NA TESSITURA DO CAPITAL. Adriana David Ferreira Gusmão 1 INTRODUÇÃO FORMAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO INDUSTRIAL NA TESSITURA DO CAPITAL Adriana David Ferreira Gusmão 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho aborda aspectos da relação a formação da força de trabalho industrial na

Leia mais

Modo de produção capitalista

Modo de produção capitalista ECONOMIA POLÍTICA Material didático preparado pela professora Camila Manduca para a disciplina Economia política, baseado no capítulo 4 Modo de produção capitalista, do livro Economia política: uma introdução

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO

A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO A IMPORTÂNCIA DA CONCEPÇÃO ONTOLÓGICA PARA A TEORIA DO ESTADO Maria Edna Bertoldo UFAL edna_bertoldo@hotmail.com Mário André Pacifico UFAL macp_crvg@hotmail.com RESUMO O objetivo desse artigo é analisar

Leia mais

O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO

O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO ISBN 978-85-7846-516-2 O ESTADO BURGUÊS E A EDUCAÇÃO Guilherme Antunes Leite 1 UNICENTRO/PPGE E-mail: profguilhermeleite@gmail.com Paulo Augusto Mierjam 2 UNICENTRO/PPGE E-mail: paulomierjam@gmail.com

Leia mais

Teorias socialistas. Capítulo 26. Socialismo aparece como uma reação às péssimas condições dos trabalhadores SOCIALISMO UTÓPICO ROBERT OWEN

Teorias socialistas. Capítulo 26. Socialismo aparece como uma reação às péssimas condições dos trabalhadores SOCIALISMO UTÓPICO ROBERT OWEN Capítulo 26 Socialismo aparece como uma reação às péssimas condições dos trabalhadores A partir de 1848, o proletariado procurava expressar sua própria ideologia As novas teorias exigiam a igualdade real,

Leia mais

Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil

Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Crítica à abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Benedito Silva Neto Seminários de Desenvolvimento e Políticas Públicas PPPGDPP/UFFS-CL Introdução Desenvolvimento,

Leia mais

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria

A sociologia de Marx. A sociologia de Marx Monitor: Pedro Ribeiro 24/05/2014. Material de apoio para Monitoria 1. (Uel) O marxismo contribuiu para a discussão da relação entre indivíduo e sociedade. Diferente de Émile Durkheim e Max Weber, Marx considerava que não se pode pensar a relação indivíduo sociedade separadamente

Leia mais

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS

III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS PLENÁRIA: POLITICAS EDUCACIONAIS E CONTRIBUIÇÕES DO SERVIÇO SOCIAL ELIANA BOLORINO CANTEIRO MARTINS III SIMPÓSIO MINEIRO DE ASSISTENTES SOCIAIS EXPRESSÕES SOCIOCULTURAIS DA CRISE DO CAPITAL E AS IMPLICAÇÕES PARA A GARANTIA DOS DIREITOS SOCIAIS E PARA O SERVIÇO SOCIAL CRESS/6ª REGIÃO MINAS GERAIS PLENÁRIA:

Leia mais

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3

Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane Sousa Trindade 2 Aline Farias Fialho 3 A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO E A PERMANÊNCIA NA ESCOLA: O CASO DOS ESTUDANTES DA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EJA DO CENTRO EDUCACIONAL DE BARRA DO CHOÇA- BA Jeferson Oliveira Gomes 1 Lidiane

Leia mais

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL

AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL AS RELAÇÕES CONSTITUTIVAS DO SER SOCIAL BASTOS, Rachel Benta Messias Faculdade de Educação rachelbenta@hotmail.com Os seres humanos produzem ações para garantir a produção e a reprodução da vida. A ação

Leia mais

e-issn Vol 8 Nº ª edição

e-issn Vol 8 Nº ª edição 236 PRINCÍPIO EDUCATIVO DO TRABALHO COMO PERSPECTIVA DE EMANCIPAÇÃO HUMANA Eliane do Rocio Alberti Comparin 1 RESUMO: O artigo busca demonstrar o conceito de trabalho à luz do materialismo histórico e

Leia mais

Como nasceram os Grundrisse 21

Como nasceram os Grundrisse 21 SUMÁRIO Prefácio 15 PARTE I Introdução 19 CAPÍTULO 1 Como nasceram os Grundrisse 21 CAPÍTULO 2 A estrutura da obra de Marx 27 I. O plano estrutural inicial e suas modificações 27 II. Quando e em que medida

Leia mais

Teoria de Karl Marx ( )

Teoria de Karl Marx ( ) Teoria de Karl Marx (1818-1883) Professora: Cristiane Vilela Disciplina: Sociologia Bibliografia: Manual de Sociologia. Delson Ferreira Introdução à Sociologia. Sebastião Vila Sociologia - Introdução à

Leia mais

O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL

O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL O TRABALHO E AS RELAÇÕES COM A CONSTRUÇÃO DO SER SOCIAL Camila Marisa Pereira Greiciane Pereira 1 RESUMO: Propõe-se discutir o papel do trabalho na construção do ser social, bem como sua importância e

Leia mais

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social

AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Eixo Temático: Questão Social e Serviço Social AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE Camila Marques dos Santos - CamilaMarques2114@Outlook.com Daniela Aparecida de Melo Francisco - dmelofrancisco@hotmail.com Jaqueline Campois Santos

Leia mais

A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A REPRODUÇÃO DO CAPITAL

A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A REPRODUÇÃO DO CAPITAL ISBN 978-85-7846-516-2 A UNIVERSALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO E A REPRODUÇÃO DO CAPITAL Yohana Graziely de Oliveira Buczek UNESPAR Email: yohanagraziely@gmail.com Osmar Martins de Souza UNESPAR Email: msouza.32@gmail.com

Leia mais

5 Referências Bibliográficas

5 Referências Bibliográficas 74 5 Referências Bibliográficas ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.. A Dialética do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular,

Leia mais

O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO

O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO O CARACOL E SUA CONCHA: ENSAIOS SOBRE A NOVA MORFOLOGIA DO TRABALHO Angela dos Santos Machado 1 angelasm.geo@gmail.com Este livro foi publicado pela editora Boitempo, no ano de 2005. Seu autor, Ricardo

Leia mais

Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil

Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil = Fundamentos das abordagens recentes do desenvolvimento e das relações Estado e sociedade civil Benedito Silva Neto Seminários de Desenvolvimento e Políticas Públicas PPPGDPP/UFFS-CL Introdução Desenvolvimento,

Leia mais

Acumulação de Capital- Dinheiro. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h>p://fernandonogueiracosta.wordpress.com/

Acumulação de Capital- Dinheiro. Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h>p://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Acumulação de Capital- Dinheiro Fernando Nogueira da Costa Professor do IE- UNICAMP h>p://fernandonogueiracosta.wordpress.com/ Acumulação Primi.va A palavra primidva é usada no sen.do de pertencer à primeira

Leia mais

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA

ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA ALGUNS PRESSUPOSTOS EM COMUM ENTRE: MATERIALISMO HISTÓRICO DIALÉTICO TEORIA HISTÓRICO CULTURAL PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA JOÃO ZANARDINI UNIOESTE - CASCAVEL PEDAGOGIA POR QUÊ UMA PREOCUPAÇÃO COM A PEDAGOGIA?

Leia mais

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem:

A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: Questão 1 A partir de nossas análises e estudos, preencha adequadamente as lacunas da sentença abaixo, na respectiva ordem: O desconhecimento das condições histórico-sociais concretas em que vivemos, produzidas

Leia mais

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho

Teoria da História. Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Teoria da História Prof. Dr. Celso Ramos Figueiredo Filho Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) Matrizes filosóficas: Dialética Hegeliana (G.W.F.Hegel) Materialismo e Alienação (Ludwig Feuerbach

Leia mais

ENVELHECER NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESTADO, ENVELHECIMENTO E POLÍTICA SOCIAL PARA OS VELHOS

ENVELHECER NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESTADO, ENVELHECIMENTO E POLÍTICA SOCIAL PARA OS VELHOS ENVELHECER NO BRASIL: REFLEXÕES SOBRE ESTADO, ENVELHECIMENTO E POLÍTICA SOCIAL PARA OS VELHOS Suéllen Bezerra Alves* *Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da UFPE; suellenbezerra@live.com

Leia mais

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa SOL Departamento de Sociologia/UnB Disciplina: Teorias Sociológicas Marxistas (Código: 135488) Professor: Vladimir Puzone Email: vfpuzone@unb.br Ementa e objetivos Estudo de teoria marxista clássica e

Leia mais

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2

KARL MARX E A EDUCAÇÃO. Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 KARL MARX E A EDUCAÇÃO Ana Amélia, Fernando, Letícia, Mauro, Vinícius Prof. Neusa Chaves Sociologia da Educação-2016/2 BIOGRAFIA Karl Heinrich Marx (1818-1883), nasceu em Trier, Alemanha e morreu em Londres.

Leia mais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais

Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Capital Portador de Juros: Marx e Chesnais Ref.: Capítulo XXI, vol. 3, de O Capital de Karl Marx e cap. 1 de A finança mundializada de François Chesnais 1 Economia Vulgar É bem conhecida a duplicidade

Leia mais

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL E SUAS CONDIÇÕES DE TRABALHO NO CAMPO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Autoras: Izamara Nunes Sousa. Mestranda do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Socioespacial e Regional (UEMA). e-mail:

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz KARL MARX. Tiago Barbosa Diniz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz KARL MARX. Tiago Barbosa Diniz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz KARL MARX Tiago Barbosa Diniz Piracicaba, 29 de abril de 2016 CONTEXTO HISTÓRICO Início da Segunda fase da Revolução Industrial

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Segundo Braverman: O mais antigo princípio inovador do modo capitalista de produção foi a divisão manufatureira do trabalho [...] A divisão

Leia mais

Referências bibliográficas

Referências bibliográficas Referências bibliográficas Élidi Cristina Tinti SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros TINTI, ÉC. Referências bibliográficas. In: Capitalismo, trabalho e formação profissional: dilemas do trabalho

Leia mais

APONTAMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DA HEGEMONIA DO CONCEITO DE AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

APONTAMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DA HEGEMONIA DO CONCEITO DE AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO APONTAMENTOS PARA O ENTENDIMENTO DA HEGEMONIA DO CONCEITO DE AGRICULTURA FAMILIAR NO CONTEXTO DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO Marcos Antônio de Oliveira 1 INTRODUÇÃO: No campo das ciências sociais no Brasil

Leia mais

Eixo Temático: Política Social e Trabalho

Eixo Temático: Política Social e Trabalho ISSN 2359-1277 SERVIÇO SOCIAL E AS IMPLICAÇÕES DAS MUDANÇAS NO MUNDO DO TRABALHO Juliana Carolina Jorge, juliana_carolina_jorge@outlook.com; Professora (Orientadora) Priscila Semzezem, priscilasemzezem@hotmail.com;

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência

Leia mais

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo

A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo A Crítica Marxista ao Processo de Trabalho no Capitalismo IGOR A. ASSAF MENDES O que iremos ver nesta aula? 1 Karl Marx: Breve Histórico 2 A compreensão do mundo pelas lentes Marxistas: materialismo histórico

Leia mais

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História

Curso de Serviço Social. Política Social : Fundamentos e História ECSA Escola de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Serviço Social Política Social : Fundamentos e História Palestrante: Professora Patricia Nicola 1 OBJETIVO O livro é uma excelente introdução teórica

Leia mais

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21

Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 1 Marx e a superação do Estado, Ademar Bogo. Editora Expressão Popular, 2018, por Luciano Cavini Martorano, da Editoria de marxismo21 O crescimento das forças conservadoras e mesmo reacionárias em várias

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA AGRICULTURA FAMILIAR COMO FORMA DE IDEOLOGIA DOMINANTE. Aline Farias Fialho 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2

REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA AGRICULTURA FAMILIAR COMO FORMA DE IDEOLOGIA DOMINANTE. Aline Farias Fialho 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2 REFLEXÕES SOBRE O DISCURSO DA AGRICULTURA FAMILIAR COMO FORMA DE IDEOLOGIA DOMINANTE Aline Farias Fialho 1 José Rubens Mascarenhas de Almeida 2 O objetivo central deste texto é realizar uma reflexão inicial

Leia mais

Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli

Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS. Prof. Maurício Felippe Manzalli Unidade III ECONOMIA E NEGÓCIOS Prof. Maurício Felippe Manzalli Os modelos de estrutura de mercado Explica de que forma estão divididas as mais variadas atividades produtivas, de acordo com algumas características.

Leia mais

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA.

O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. O TRABALHO NA DIALÉTICA MARXISTA: UMA PERSPECTIVA ONTOLÓGICA. SANTOS, Sayarah Carol Mesquita UFAL sayarahcarol@hotmail.com INTRODUÇÃO Colocamo-nos a fim de compreender o trabalho na dialética marxista,

Leia mais

NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA

NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA NOTAS APROXIMATIVAS SOBRE A CENTRALIDADE DO TRABALHO NO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA Lucilene Alves Pereira 1 Kênia Raísse Borges Lima 2 Francisca Alves Pereira 3 Maria Aparecida Nunes 4 RESUMO Este estudo

Leia mais

- Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo,

- Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo, - Foi ele quem introduziu um sistema para compreender a história da filosofia e do mundo, - Chamado geralmente dialética: progressão na qual cada movimento sucessivo surge como solução das contradições

Leia mais

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA

O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA O CONTEXTO HISTÓRICO DO SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA CENÁRIO HISTÓRICO A Sociologia surge como conseqüência das mudanças trazidas por duas grandes revoluções do século XVIII. As mudanças trazidas pelas duas

Leia mais

TRABALHO: ATIVIDADE VITAL, EXPLORAÇÃO E ALIENAÇÃO RESUMO

TRABALHO: ATIVIDADE VITAL, EXPLORAÇÃO E ALIENAÇÃO RESUMO TRABALHO: ATIVIDADE VITAL, EXPLORAÇÃO E ALIENAÇÃO Jamile de Lima Santos 1 Meyriana Bezerra Leite 2 RESUMO Compreender o trabalho na contemporaneidade exige, antes, percebê-lo em sua real essência: como

Leia mais

Jose Ronaldo Silva dos Santos 1 INTRODUÇÃO

Jose Ronaldo Silva dos Santos 1 INTRODUÇÃO A RELAÇÃO ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E CURRICULO NA ESCOLA DO MST LIMITES E POTENCIALIDADES DESTA RELAÇÃO NA PRÁTICA POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA MUNICIPAL FÁBIO HENRIQUE VITÓRIA DA CONQUISTA -BA Jose

Leia mais

CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER

CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER CAPITULO 4 SOCIOLOGIA ALEMÃ: KARL MARX E MAX WEBER Karl Marx (1818-1883) Mercadoria como base das relações sociais Mercantilização: tudo vira mercadoria. Materialismo Histórico Dialético Toda e qualquer

Leia mais

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Pontos que serão tratados nesta aula: Método sociológico de Marx: Materialismo histórico Lutas de classe: Burguesia x proletariado Alienação Ideologia Mais-valia Fetichismo

Leia mais

ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ALTERNATIVA À RELAÇÃO DE EXPLORAÇÃO CAPITALISTA 315

ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ALTERNATIVA À RELAÇÃO DE EXPLORAÇÃO CAPITALISTA 315 ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ALTERNATIVA À RELAÇÃO DE EXPLORAÇÃO CAPITALISTA 315 Edson Elias de Morais Prof. Dr. Fabio Lanza (Orientador) RESUMO A sociedade capitalista se consolidou sobre o discurso da liberdade

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2017 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Marcela

Leia mais

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008)

Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) Ricardo Antunes Giovanni Alves(1999, 2004) Lúcia Bruno (1996) Frigotto (2001) Sujeitos da EJA/Goiânia-GO (2008) A dimensão ontológica do envolvimento do trabalho O significado da essência do envolvimento

Leia mais

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo

13/8/2012. A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital. Objetivos. Conteúdo Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social Profa. Ma. Laura Santos A Expansão do Movimento Operário e a Retração do Capital Objetivos Entender a expansão do movimento operário.

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ ESCOLA POLITÉCNICA DE SAÚDE JOAQUIM VENÂNCIO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE Disciplina: Políticas de Educação e de Saúde - 2015 PROFESSORES RESPONSÁVEIS: Marcela

Leia mais

A educação para além do capital

A educação para além do capital https://doi.org/10.26512/ser%20social.v20i43.18866 Resenha / Review EDUCAÇÃO E LUTAS SOCIAIS NO BRASIL Brasília, v. 20, n. 43, julho a dezembro de 2018 A educação para além do capital Education beyond

Leia mais

Resenha. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia.

Resenha. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia. DO FORMAL ÀS DIFERENTES INFORMALIDADES, DAS DIVERSAS FORMAS DE ACUMULAÇÃO À BANALIZAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO. QUAL NOVO PANORAMA DO MUNDO DO TRABALHO? Silvio Matheus Alves SANTOS 1 ABÍLIO, L. C. Sem

Leia mais

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA

EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Volume 05, número 01, fevereiro de 2018. EDUCAÇÃO: UMA ABORDAGEM CRÍTICA Francisco Vieira Cipriano 1 Para iniciarmos nosso debate acerca do complexo da educação é necessário um debate acerca do ser social.

Leia mais

João Genaro Finamor Neto UFRGS

João Genaro Finamor Neto UFRGS A precarização do trabalho docente na rede estadual de educação do Rio Grande do Sul: a contratação temporária de professores como flexibilização das relações de trabalho UFRGS gefinamor@gmail.com Introdução

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Serviço Social Departamento Responsável: Serviço Social Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Maria Madalena

Leia mais

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa

3 A interpretação histórica da luta de classes a partir da Revolução Francesa SOL Departamento de Sociologia/UnB Disciplina: Teorias Sociológicas Marxistas (Código: 135488) Professor: Vladimir Puzone Email: vfpuzone@unb.br Ementa e objetivos Estudo de teoria marxista clássica e

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho

REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA. Eixo Temático: Política social e Trabalho ISSN 2359-1277 REFLEXÕES SOBRE A POLÍTICA DE TRANSFERÊNCIA DE RENDA BRASILEIRA Caroline Ribeiro, Caroline_ribeiro_s2@hotmail.com Talita Fernanda Rodrigues, talitafernanda25@hotmail.com Professor/a Jaqueline

Leia mais

Marx e as Relações de Trabalho

Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho Marx e as Relações de Trabalho 1. Leia os textos que seguem. O primeiro é de autoria do pensador alemão Karl Marx (1818-1883) e foi publicado pela primeira vez em 1867. O

Leia mais

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX

LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX LIBERDADE E POLÍTICA KARL MARX MARX Nasceu em Tréveris (na época pertencente ao Reino da Prússia) em 5 de Maio de 1818 e morreu em Londres a 14 de Março de 1883. Foi filósofo, jornalista e revolucionário

Leia mais

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO

ATIVIDADES ONLINE 8º ANO ATIVIDADES ONLINE 8º ANO 1) Observe a charge a seguir. Que característica do capitalismo está sendo retratada na imagem? Cite outras duas características desse sistema político-econômico. 2) Leia atentamente:

Leia mais

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter

Amanda Duarte. Luana Freitas. Raiane Moreira. Victória Galter Amanda Duarte Luana Freitas Raiane Moreira Victória Galter O TRABALHO ATÍPICO E A PRECARIEDADE COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO DETERMINANTE DO CAPITAL NO PARADIGMA PÓS-FORDISTA Nesse último decênio, vem sendo

Leia mais

RESENHA. Luiz Gustavo Leonel dos Reis Curso de Graduação em Geografia/UFTM Uberaba/MG Brasil

RESENHA. Luiz Gustavo Leonel dos Reis Curso de Graduação em Geografia/UFTM Uberaba/MG Brasil RESENHA CARLOS, Ana Fani A. A condição espacial. São Paulo: Contexto, 2011. 157 p. Curso de Graduação em Geografia/UFTM Uberaba/MG Brasil luis.gl@hotmail.com O livro A Condição Espacial, de Ana Fani Alessandri

Leia mais

Santomé (1998) explica que a denominação

Santomé (1998) explica que a denominação CURRÍCULO INTEGRADO Marise Nogueira Ramos Santomé (1998) explica que a denominação currículo integrado tem sido utilizada como tentativa de contemplar uma compreensão global do conhecimento e de promover

Leia mais

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E MARXISMO A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE A DOMINAÇÃO DE TEORIAS CONSERVADORAS NA ACADEMIA AS IDÉIAS DOMINANTES DE CADA ÉPOCA SÃO AS IDÉIAS DA CLASSE DOMINANTE

Leia mais

SAAD FILHO, Alfredo. O Valor de Marx: Economia política para o capitalismo contemporâneo. Campinas, SP: Unicamp, 2011.

SAAD FILHO, Alfredo. O Valor de Marx: Economia política para o capitalismo contemporâneo. Campinas, SP: Unicamp, 2011. SAAD FILHO, Alfredo. O Valor de Marx: Economia política para o capitalismo contemporâneo. Campinas, SP: Unicamp, 2011. Roberto Resende Simiqueli O valor de Marx, de Alfredo Saad Filho, se apresenta como

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EDU190 Movimentos Sociais e Educação

Programa Analítico de Disciplina EDU190 Movimentos Sociais e Educação 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Educação - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 1 5

Leia mais

Provas de Terça FOCO: UFC

Provas de Terça FOCO: UFC Apresenta Provas de Terça FOCO: UFC Vem Pra Potere! www.poteresocial.com.br/site www.poteresocial.com.br\site Fone: 85 3224.0127// WhatsApp 85 99952.2704 Insta @poteresocial Face: Potere Social Entender

Leia mais

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ.

POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. POSSIBILIDADES E LIMITES DA ESCOLA ITINERANTE CONTRIBUIR PARA A EMANCIPAÇÃO HUMANA: A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA ITINERANTE NO MST PARANÁ. KNOPF, Jurema de Fatima (UNIOESTE) NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães

Leia mais

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli

O pensamento sociológico no séc. XIX. Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli O pensamento sociológico no séc. XIX Sociologia Profa. Ms. Maria Thereza Rímoli Avisos Horário de Bate Papo: sextas-feiras, 17hs às 17hs:30 Atenção com o prazo de envio das respostas das atividades eletrônicas.

Leia mais

ESTUDAR MARX para iniciantes

ESTUDAR MARX para iniciantes 1 ESTUDAR MARX para iniciantes Breve introdução Se você pudesse ter acesso ao melhor instrumento possível, o mais avançado criado até hoje, para atingir determinado fim, não o utilizaria? Ora, se o objetivo

Leia mais

Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica

Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica Interpretações sobre a noção de desenvolvimento em Marx: Uma revisão crítica Seminários de Pesquisa PPED Rio, 13/10/2014 Patrick Galba de Paula 1) Objetivos do estudo Analisar as principais interpretações

Leia mais

I. Teorias da Transição do Feudalismo para o Capitalismo 1. O que é capitalismo? Tendência humana e natural à troca Economia neoclássica Economia mone

I. Teorias da Transição do Feudalismo para o Capitalismo 1. O que é capitalismo? Tendência humana e natural à troca Economia neoclássica Economia mone UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE ECONOMIA HISTÓRIA ECONÔMICA GERAL II PROF. DANIEL BARREIROS 1 Transição do Feudalismo para o Capitalismo I. Teorias da Transição do Feudalismo para o

Leia mais

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana

Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana Comparação entre as abordagens de classe marxiana e weberiana 1. Semelhanças: 1a. classes são categorias historicamente determinadas (sociedades divididas em classe x sociedades de classe); 1b. propriedade

Leia mais

ECONOMIA POLÍTICA MATERIAL PREPARADO PARA A DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA, PROFESSORA CAMILA MANDUCA.

ECONOMIA POLÍTICA MATERIAL PREPARADO PARA A DISCIPLINA DE ECONOMIA POLÍTICA, PROFESSORA CAMILA MANDUCA. ECONOMIA POLÍTICA AULA BASEADA NO CAPÍTULO 3 PRODUÇÃO DE MERCADORIAS E MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, DO LIVRO ECONOMIA POLÍTICA- UMA INTRODUÇÃO CRÍTICA, DE JOSÉ PAULO NETTO E MARCELO BRAZ MATERIAL PREPARADO

Leia mais

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO Refere-se ao surgimento de novas formas de trabalho a partir de um processo de mudanças estruturais no capitalismo, que procura garantir competitividade às empresas por meio da

Leia mais

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES

GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES GEOGRAFIA HISTÓRICA DO BRASIL CAPITALISMO, TERRITÓRIO E PERIFERIA ANTÔNIO CARLOS ROBERT DE MORAES A GEOGRAFIA HISTÓRICA DO CAPITALISMO I) Espacialidade do Modo de produção capitalista - a valorização do

Leia mais

ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005.

ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005. RESENHA: O MARXISMO DE MARX ARON, Raymond. O Marxismo de Marx. 3. Ed. Tradução: Jorge Bastos. São Paulo: Arx, 2005. Tainã Alcantara de Carvalho 1 Iniciando seus estudos sobre Marx em 1931 por conta da

Leia mais

Pensamento do século XIX

Pensamento do século XIX Pensamento do século XIX Século XIX Expansão do capitalismo e os novos ideais Considera-se a Revolução Francesa o marco inicial da época contemporânea. Junto com ela, propagaram-se os ideais de liberdade,

Leia mais

A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NA ATUALIDADE

A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NA ATUALIDADE A CRISE ESTRUTURAL DO CAPITAL NA ATUALIDADE Debora Rodrigues Santos 1 Resumo: Nosso objetivo é discutir a crise estrutural do capitalismo contemporâneo a partir de um breve estudo do livro Para além do

Leia mais