SOL, A DÁDIVA DE DEUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOL, A DÁDIVA DE DEUS"

Transcrição

1

2 SOL, A DÁDIVA DE DEUS O uso da Energia Solar deixou de ser um sonho futuro para uma realidade viável e transformadora. Através dos Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR) viabilizou-se a geração distribuída, permitindo desta forma que consumidores produzam sua própria energia diminuindo de forma substancial seus encargos com energia. Essa modalidade de produção alternativa tornou-se uma opção ainda mais valiosa para os brasileiros graças às novas regulamentações da ANEEL, que permitem a troca da energia produzida por créditos em kwh na conta de luz (net metering), também sendo possível produzir energia em locais remotos e compensar em contas de energia do mesmo consumidor bem como a utilização de condomínios ou associações. Somos a bola da vez, temos os maiores índices de radiação solar do mundo e condições operacionais para deslanchar esta tecnologia. Estamos começando, e temos potencial para despontar como os maiores produtores em escala mundial.

3 ENERGIA SOLAR NO MUNDO China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade. CAPACIDADE E AUMENTO - SOLAR FOTOVOLTAICA TOP 10 (REN21)

4 ENERGIA SOLAR NO PIAUÍ No Piauí a radiação solar média anual é altíssima com relação a outros estados do Brasil que já estão se beneficiando da energia solar. USINAS FOTOVOLTAICAS EM IMPLANTAÇÃO NO PIAUÍ Usina Localização Empresa Capacidade Ano Nova Olinda Ribeira do Piauí Enel Green Power Brasil 292 MWp 2017 Sertão/ Sobral 1 São João do Piauí Gransolar/sl 270 MWp 2017

5 O potencial solar do estado do Piauí tem atraído grandes investidores mundiais da energia fotovoltaica. 393 projetos credenciados pala EPE (Empresa de Pesquisa Energética). Possui o maior projeto da América Latina, com capacidade de 292 MWp. Estado localizado no cinturão solar (onde a incidência solar é alta): média de 12 horas de sol por dia, e cerca de 5 KWh/m 2.dia. Baixa variação no clima e estações do ano geração não afetada de forma relevante por intemperes. Energia alternativa e renovável descentraliza a dependência do país com relação aos níveis de reservatórios. Estimulos Programa Piauiense de Energia Limpa e convênios com a CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária), isentando o consumidor de ICMS sobre a energia.

6 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA efeito fotovoltaico é a criação de tensão elétrica ou de uma O corrente elétrica correspondente em um material após a exposição à luz. Este efeito ocorre nas chamadas células fotovoltaicas, que juntas, formam a placa solar (módulo gerador). superfície do módulo absorve a radiação solar, gerando então a corrente elétrica contínua. Uma vez que a corrente al- A ternada é o regime padrão da rede e dos equipamentos domésticos e industriais, os painéis solares precisam de um inversor para converter do regime contínuo para alternado. Existem também outros tipos de uso para a energia fotovoltaica. A composição do sistema também pode variar. Essa tecnologia pode ser aplicada em bombeamento de água, sistemas isolados da rede, telecomunicações, e uma variedade de outros fins. Corte de uma célula fotovoltáica O efeito fotovoltaico ocorre quando surge um campo elétrico permanente que inibe a passagem de cargas do lado N ao P do material.

7 SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (ON-GRID) O SFCR é um sistema composto principalmente por módulos geradores, inversor grid tie, String Box, e medidor bidirecional. A corrente contínua gerada no painel solar é conduzida através de cabos até o inversor grid tie (converte a mesma em corrente alternada). A string box é um quadro de proteção, que pode variar de acordo com o projeto, podendo ser composta por disjuntores, fusíveis, e Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). A sua função principal é proteger as instalações do elétricas do sistema e da Unidade Geradora/Consumidora. O medidor bidirecional é um aparelho semelhante ao que já existe na entrada de energia padrão, a diferença está no modo como ele funciona, pois ele irá mostrar a quantidade de energia que será injetada na rede pelo sistema gerador fotovoltaico.

8 SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO (OFF-GRID) O Sistema Fotovoltaico Isolado funciona de forma diferente do conectado, e é indicado em casos onde não há acesso à rede. Esta modalidade de geração utiliza armazenamento da energia gerada, e tem a necessidade de um controlador de carga para detectar as condições das baterias e administrar a energia injetada a fim de otimizar a vida útil destes equipamentos. Este sistema pode variar consideravelmente de preço de acordo com o dimensionamento que depende da autonomia desejada.

9 MICRO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA O termo geração distribuída implica que a geração deixa de ser centralizada em uma só fonte, e cada Unidade Consumidora passa a gerar sua própria energia ou injetar uma parcela na rede de distribuição. A diferença entre microgeração e minigeração está nos valores em kwp de capacidade instalada no sistema gerador fotovoltaico. Microgeração está limitada a 75 kwp, enquanto a minigeração será maior que 75 kwp e menor que 5 MWp.

10 USINA SOLAR A usina solar fotovoltaica é um sistema gerador conectado à rede de porte maior que o residencial, caracterizado como minigeração acima de 75 kwp, geralmente para atender a demanda de empresas que necessitam de maior capacidade para suprir suas instalações, ou vários empreendimentos registrados em um mesmo CPF ou CNPJ. G rande maioria das usinas de energia solar fotovoltaica no mundo é construída sobre o solo, mas também podem ser construídas sobre cobertura de edifícios, estacionamentos, etc.

11 CONDOMÍNIO SOLAR Quer gerar sua própria energia mas não tem espaço? O Condomínio Solar é a solução ideal para pessoas que desejam produzir sua própria energia, mas não dispõem de espaço para instalar seu Sistema Fotovoltaico. No Condomínio Solar a empresa cuida da instalação, limpeza, manutenção e segurança dos equipamentos. O condomínio solar é uma instalação de sistema fotovoltaico conectado à rede que aceita o capital de vários investidores e fornece crédito de energia para consumidores. Um lote solar é comprado ou alugado por tamanho de capacidade instalada, denominada em kwp ou por quantidade de energia produzida, denominada em kwh. A geração de energia do lote solar se transforma em créditos aos investidores em proporção à sua participação na usina.

12 A centralização de sistemas solares em condomínios oferece várias vantagens sobre a instalação residencial nos telhados: ## Economia de escala: uma instalação de grande porte pode ser construída até 30% mais econômico que de pequeno porte; ## A localização das usinas em territórios com maior incidência solar e o uso do rastreamento solar chamado tracker; ## Características como: sombreamento; tamanho, inclinação e/ ou configuração do telhado; o microclima imediato e/ou outros fatores influenciam a produção. Lote adquirido

13 VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR A energia proveniente do sol é a mais abundante no planeta; Fonte renovável, limpa, alternativa e intermitente de potencial elétrico; Geração 100% silenciosa; Quase não precisa de manutenção; Após a instalação, a economia é visível já na primeira conta de energia; Os aumentos da tarifa de energia não serão mais problema; Gera mesmo em dias nublados; Sistema modular: leve; Simples Instalação; Compacto e potente (alto rendimento); Tem fácil manuseio e transporte; Pode ser ampliado conforme a necessidade; Melhor custo-benefício do mercado; A vida útil dos equipamentos é de 25 a 30 anos, com garantia de produção de pelo menos 80% de energia após 25 anos de uso. Os inversores, em geral, têm garantia de cinco anos e a vida útil entre 10 e 15 anos.

14 ETAPAS DO PROCESSO Solicitação de acesso munido de projeto e documentos cabíveis; A concessionária tem 15 dias para emitir o parecer de acesso (condições para acessar a rede); Instalar o sistema (120 dias) e solicitar a vistoria (prazo de 7 dias); Concessionária entrega relatório com possíveis pendências; Regularizar pendências e/ou solicitar troca da medição para bidirecional; PRONTO! Seu sistema estará apto a gerar energia e economia

15 COMPENSAÇÃO DE ENERGIA (NET METERING) O Sistema Fotovoltaico conectado à rede gera energia quando há radiação solar; A energia gerada é consumida diretamente pela unidade consumidora; Caso a geração for maior que o consumo da unidade consumidora, o excedente de energia será cedida à Companhia Elétrica; A Companhia Elétrica retorna a energia gerada quando houver consumo na unidade geradora; Ao final do mês será faturado somente o balanço mensal entre geração e consumo. Caso haja excedente, este é convertido em credito para o mês posterior ou para abater o consumo em outra unidade cadastrada no mesmo CPF ou CNPJ. Esse é o chamado Sistema de Compensação de Energia Elétrica, também conhecido pelo termo em inglês Net Metering. Atual sistema adotado pela ANEEL em SFCR Podem ser utilizados em outra UC (mesmo CPF ou CNPJ) Prazo de 60 meses;

16 RESOLUÇÃO 482 e 687 ANEEL NORMAS E RESOLUÇÕES A Resolução Normativa nº 482 da Aneel, de 17 de abril de 2012 estabelece as condições de acesso da geração distribuída à rede de distribuição elétrica e os parâmetros para o sistema de compensação. Em 24 de novembro de 2015, a resolução nº 687 surgiu alterando e aperfeiçoando vários parâmetros da 482. Principais Mudanças Da Resolução 482 para 687: ## Redefinição dos limites de potência: de microgeração < 100kWp para microgeração < 75kWp; de 100 kwp < minigeração < 1MWp para 75 kwp < minigeração < 5MWp; ## Melhorar as informações constantes das faturas de energia para os consumidores, de forma a melhorar o entendimento sobre o sistema de compensação; ## O prazo de 36 meses aumentou para 60 para o uso dos créditos obtidos em kwh; # # Reduzir o tempo do processo para o consumidor acessar o sistema de distribuição através da micro ou minigeração.

17 CASE Para atender a sua demanda de eletricidade, o sistema gerador fotovoltaico precisa ter uma potência de: 4,2 kwp; Quantidade de placas fotovoltaicas: 16 de 265 W; Área mínima ocupada pelo sistema: 26 m 2 ; Valor do investimento por parte do cliente: R$ ,00; Geração média anual de energia kwh/ano; Geração acumulada de energia em 25 anos: kwh; Economia média gerada/ano: R$ 5.146,00. O seu retorno financeiro médio : 7 anos.

18 FINANCIAMENTO Santander (PF): Juros 1,67 ao mês (varia e está sujeito a análise); Banco do Nordeste (PF): CDC; Banco do Nordeste (CNPJ): 9% ao ano com 15% de desconto pela adimplência. CURIOSIDADE AQUECIMENTO SOLAR O QUE É? É um tipo de sistema para aquecimento de água utilizando como fonte energética o Sol. É composto de coletores solares (placas), geralmente colocados no telhado, e reservatório térmico (Boiler). COMO FUNCIONA? Os raios solares incidem sobre os coletores solares, com isso a água que está no seu interior fica aquecida, essa água aquecida vai para o reservatório térmico de onde sairá para todos os pontos de consumo.

19 CRÉDITOS Este guia técnico foi elaborado pela equipe técnica da NetLux Solar. AGRADECIMENTOS: Dados fornecidos pela Laércio Seabra Juliane Batista Lima Tiago Bandeira Bastos Edmar de Sousa Braga Junior Iulle de Macedo Guerra Neves Mauro Antonio G. Clark Giovani Marlon de A. Silva Francisco Winycio N. Reis James Blayne Oliveira Reis SEMINPER Secretaria de Mineração, Petróleo e Energias Renovável: Secretário Dr Luís Coelho IPS Instituto Piauí Solar Renováveis: Albemerc Moura de Moraes Marcos Antonio Tavares Lira

20

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de

7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de 7.2 Até 2030, aumentar substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global Energia Sustentável É aquela que é gerada e fornecida de modo a atender as necessidades atuais,

Leia mais

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA.

ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. ENTENDA COMO FUNCIONA A GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA E SAIBA COMO PRODUZI-LA. Como funciona #1 Energia solar fotovoltaica é a energia elétrica resultante da incidência da radiação solar sobre

Leia mais

A Energia Fotovoltaica

A Energia Fotovoltaica A Energia Fotovoltaica É o uso do sol para gerar eletricidade. Isso porque o efeito fotovoltaico consiste na conversão direta da luz solar em energia elétrica. As placas solares são responsáveis por essa

Leia mais

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa.

Energia Solar: limpa e economicamente. vantajosa. Energia Solar: limpa e economicamente vantajosa. Apresentação Sócio Fundador da Arion Otimização em Energia Diretor Comercial Diretor de Marketing Diretor de Sistema de Gestão Sócio do MSMG Advogados

Leia mais

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK

O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO I E-BOOK O USO DA ENERGIA SOLAR NAS RESIDÊNCIAS E ESTABELECIMENTOS: UMA VISÃO NO MUNDO, BRASIL E PERNAMBUCO # I E-BOOK #ILUMINADOSPELALUZDOSOL Bem vindo(a) a nova era Tecnológica! O maior desafio da humanidade,

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica O QUE É ENERGIA FOTOVOLTAICA? Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar, e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída-

SISTEMAS DE ENERGIA. Aula 5 - Geração Distribuída- SISTEMAS DE ENERGIA Aula 5 - Geração Distribuída- Definição A geração distribuída (GD) é caracterizada pela instalação de geradores de pequeno porte, normalmente a partir de fontes renováveis ou mesmo

Leia mais

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE)

SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) SISTEMAS DE ENERGIA (SIE) Prof.: Bruno Gonçalves Martins bruno.martins@ifsc.edu.br Aula 8 Energia Solar RECAPITULANDO... Energia Solar Geração Fotovoltaica Geração Héliotermica PLANO DE AULA Objetivos

Leia mais

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016

POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 POSSIBILIDADES DE REDUÇÃO DO CUSTO DE ENERGIA: MICRO/MINIGERAÇÃO E MERCADO LIVRE DANIEL HOSSNI RIBEIRO DO VALLE SÃO PAULO, 30 DE JUNHO DE 2016 SUMÁRIO I. A Comercialização de Energia Elétrica - Relações

Leia mais

A empresa Nossa Missão Nossa Visão

A empresa Nossa Missão Nossa Visão A empresa A Compasso Solar é uma empresa com foco em soluções para geração de energia solar fotovoltaica para residências, indústrias e empresas, com objetivo de reduzir os custos com energia elétrica

Leia mais

GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID 1 INTRODUÇÃO

GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID 1 INTRODUÇÃO GERAÇÃO DE ENERGIA SOLAR ON GRID E OFF GRID Valter A. Bortoloto¹, André Souza², Guilherme Goes³, Marcio A. Martins 4, Murilo J. Berghe 5 Gustavo Kimura Montanha 6 1 Graduando em Engenharia Elétrica da

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais. Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica

Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais. Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica Sisitemas Fotovoltaicos Para Consumidores Residenciais Parte 3: Legislação e Viabilidade Econômica Resumo Regulamentos e Base Legal para GD em BT; Regras e Tipos de Tarifação; Análise Financeira. Geração

Leia mais

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para sua residência. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama

Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama Energia Solar Fotovoltaica Conceitos Básicos e Panorama Prof. Fabiano Perin Gasparin Universidade Estadual do Rio Grande do Sul IFRS 08 de agosto de 2018 Roteiro Introdução Energia solar fotovoltaica Sistemas

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE Junho - 2015 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA CONECTADA À REDE Fernando Medeiros & Roseli Doreto EnergyBras Energias Renováveis ASPECTOS GERAIS DA TECNOLOGIA FOTOVOLTAICA Conceitos Básicos da Tecnologia Fotovoltaico

Leia mais

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas.

Guia Prático. Energia Solar Fotovoltaica. Perguntas & Respostas. Guia Prático Energia Solar Fotovoltaica Perguntas & Respostas www.sigosol.com.br SOBRE O GUIA Este guia foi elaborado pela SigoSol Energia com objetivo de esclarecer as dúvidas referentes ao sistema de

Leia mais

VIII Conferência Anual da RELOP. Geração Distribuída: Desafios da Regulação

VIII Conferência Anual da RELOP. Geração Distribuída: Desafios da Regulação VIII Conferência Anual da RELOP Geração Distribuída: Desafios da Regulação Haldane Fagundes Lima Assessor da Diretoria São Tomé Setembro/2015 Regulamento Vigente Resolução Normativa nº 482 (17 de abril

Leia mais

ENGENHARIA ECONÔMICA PARA AVALIAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO 1 ECONOMIC ENGINNERING FOR EVALUTION OF PHOTOVOLTAIC SYSTEM

ENGENHARIA ECONÔMICA PARA AVALIAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO 1 ECONOMIC ENGINNERING FOR EVALUTION OF PHOTOVOLTAIC SYSTEM ENGENHARIA ECONÔMICA PARA AVALIAÇÃO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO 1 ECONOMIC ENGINNERING FOR EVALUTION OF PHOTOVOLTAIC SYSTEM Silvana Zauza 2, Maiara Pies Hoss 3 1 Projeto de Pesquisa realizado no curso de Engenharia

Leia mais

Apresentação Energia FOTOVOLTAICA CIESP JUNDIAÍ 22/09/2016 THIAGO CAMPOS.

Apresentação Energia FOTOVOLTAICA CIESP JUNDIAÍ 22/09/2016 THIAGO CAMPOS. Apresentação Energia FOTOVOLTAICA CIESP JUNDIAÍ 22/09/2016 THIAGO CAMPOS Índice INTRODUÇÃO ( histórico ) O Mercado LEGISLAÇÃO SISTEMA DE GERAÇÃO ESTUDO DE CASO LINHAS DE CRÉDITO INTRODUÇÃO HISTÓRIA 1830

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012

Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Micro e Minigeração Distribuída REN 482/2012 Davi Rabelo Especialista em Regulação Superintendência de Regulação dos Serviços de Distribuição SRD Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2017 AGENDA Conceitos

Leia mais

A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE MATO GROSSO

A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE MATO GROSSO A PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR NO ESTADO DE MATO GROSSO FOTOVOLTAICA Roberto Zilles UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE ELETROTÉCNICA E ENERGIA Aplicações fotovoltaicas para o Estado Algumas instalações

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016

Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Micro e Minigeração Distribuída Light Março/2016 Microgeração e Minigeração na Light 133 conexões de Microgeradores e 1 conexão de Minigerador. Todas Fotovoltaicas. (Até 15/03/2016) Fonte: Internet 2015

Leia mais

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos

Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos Energia Incentivada Geração Distribuída de Energia Mini e Micro Geração de Energia Conceitos Básicos José Henrique Diniz Consultor ADENOR, SEBRAE e FUNDAÇÃO DOM CABRAL Sócio-Consultor: CONEXÃO Energia

Leia mais

Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP

Micro e Minigeração Distribuída no Brasil. Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP Micro e Minigeração Distribuída no Brasil Por: Paulo Peniche de Mello Data: 29/06/2017 Local: Instituto de Engenharia - SP Definições Geração distribuída: Centrais geradoras de energia elétrica, de qualquer

Leia mais

Energia Solar. e-book

Energia Solar. e-book Energia Solar e-book 1 Índice 04. Energia Solar 26. Sistema de Monitoramento 08. Saiba como funciona a Energia Solar 30. String Box 10. Placa Solar 34. Energia Solar Residencial 18. Inversor de Frequência

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Na última aula: Revisão Condições Padrão de Teste (STC, NOTC) Massa de Ar Ângulos do

Leia mais

Energia solar fotovoltaica:

Energia solar fotovoltaica: Energia solar fotovoltaica: Uma solução para o setor energético brasileiro Raphael Duque Objetivos 1. Desafios do Setor de Energia Elétrica Brasileiro; 2. Uma Solução para o Setor Elétrico Brasileiro;

Leia mais

Proposta Técnica e Comercial. Kits de Geradores Fotovoltaicos. Tabela de Preços Abril/2017* *Condições válidas até 15/04/2017.

Proposta Técnica e Comercial. Kits de Geradores Fotovoltaicos. Tabela de Preços Abril/2017* *Condições válidas até 15/04/2017. Proposta Técnica e Comercial Kits de Geradores Fotovoltaicos Tabela de Preços Abril/2017* *Condições válidas até 15/04/2017. Proposta Técnica e Comercial Kit de Geradores Fotovoltaicos Legislação brasileira

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL

POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL POLÍTICAS PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS: A INSERÇÃO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL Márcio Silva Resumo A busca de fontes alternativas de energia que possam atender às demandas setoriais

Leia mais

Estruturação de Projetos de Geração Distribuída

Estruturação de Projetos de Geração Distribuída Tomanik Martiniano Sociedade de Advogados Estruturação de Projetos de Geração Distribuída 29 de maio de 2019 Urias Martiniano Garcia Neto Sócio Conceito de Geração Distribuída Agenda Evolução da Geração

Leia mais

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA

DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE (On-grid) PARA UMA RESIDÊNCIA EM BELÉM-PA Energia Renováveis Luis Otávio de Sousa Furtado 1 Rayane de Nazaré Martins Sales 2 Soraia Brito Cordeiro

Leia mais

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br

Energia solar. É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. davantisolar.com.br Energia solar É a solução para seu comércio. Economize e preserve o meio ambiente. Conquiste sua independência energética com a A Davanti Solar é uma empresa brasileira comprometida em levar mais autonomia

Leia mais

CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO

CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO CONDOMÍNIO SUSTENTÁVEL SOLAR SIMÕES FILHO A GIBC SOL S/A é uma subsidiaria da GOLD INVEST BANK CORP., proprietária dos projetos de usinas fotovoltaicas com registro na ONU Sob o Nº 11021 No MDL (Mecanismo

Leia mais

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer

Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer Introdução A utilização de fontes de energia renováveis na matriz energética mundial é interesse prioritário para que os países continuem a crescer economicamente, sem trazer prejuízos ao meio ambiente

Leia mais

Geração Distribuída Energia Solar. Eng Carlos Ribeiro

Geração Distribuída Energia Solar. Eng Carlos Ribeiro 04 2014 Geração Distribuída Energia Solar Eng Carlos Ribeiro Grupo Enel Presença no mundo 40 países 97 GW de capacidade instalada 297 TWh de energia elétrica gerada 61 milhões de clientes 84 bilhões de

Leia mais

Energia Solar. Alternativa em eletricidade e muita economia

Energia Solar. Alternativa em eletricidade e muita economia Energia Solar Alternativa em eletricidade e muita economia Com Sol tudo melhora A Tecnologia Fotovoltaica é uma alternativa muito econômica, segura, avançada, difundida pelo mundo, e agora se consolida

Leia mais

Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados. Madrona Advogados Novembro de 2016

Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados. Madrona Advogados Novembro de 2016 Eficiência Energética & Minigeração distribuída Oportunidades para prédios públicos e privados Madrona Advogados Novembro de 2016 Micro e Mini Geração Distribuída Histórico e alterações recentes A ANEEL

Leia mais

Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers

Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers Optimal Investment on Solar Photovoltaic System Considering Different Tariff Systems for Low Voltage Consumers Code: 07.021 V. A. Cabral¹, J. P. Lauro¹, B. H. Dias¹, I. C. da Silva Jr¹, V. H. Ferreira²

Leia mais

ENERGIA SOLAR NO BRASIL

ENERGIA SOLAR NO BRASIL ENERGIA SOLAR NO BRASIL Prof. Paulo Cesar C. Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Resistencia (Argentina), 27 de Abril de 2017 XXI Seminario Internacional de Energía y Biocombustibles CAE/AUGM

Leia mais

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará

Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Área de Grandes Clientes - Ceará Perfil Grandes Clientes Clientes 6.906 Consumo mensal médio 200,1 GWh Fat. mensal médio MMR$ 120,3 Part. Faturamento Total 21,13% Executivos 9 Carteira Média p/

Leia mais

GUIA DA ENERGIA SOLAR

GUIA DA ENERGIA SOLAR GUIA DA ENERGIA SOLAR ÍNDICE 01. Introdução 03. Energia Solar Características Vantagens 06. Os painéis Como funcionam? Onde são instalados? 09. Conta de Luz Não vou pagar mais conta? Quanto consumo? 12.

Leia mais

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia.

Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. 38 3081.1201 2 Além de ser uma fonte de energia barata e renovável, a energia solar, conhecida também por sistema fotovoltaico, traz economia. A partir da energia produzida na residência, tudo o que for

Leia mais

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários

TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Universidade Federal do Paraná Engenharia Civil TH 030- Sistemas Prediais Hidráulico Sanitários Aula 13 Sistema Predial de Água Quente: Energia Solar e Aquecimento a Gás Profª Heloise G. Knapik 1 Aquecimento

Leia mais

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização:

Encontro de negócios da construção pesada. Apresentação: Organização: Encontro de negócios da construção pesada Apresentação: Organização: Objetivo Apresentar novas tecnologias que possam auxiliar as empresas da construção pesada na busca de redução nas despesas operacionais

Leia mais

Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC

Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Modelos de Negócio, Orçamentação e retorno financeiro Curso Energias Renováveis 02 a 06 de outubro de 2017 Concórdia/SC Matias Felipe E. Kraemer Eng. Agrônomo - Me. Desenvolvimento Rural projeto@desenvolt.com

Leia mais

Modernização Setor Elétrico Brasileiro

Modernização Setor Elétrico Brasileiro Modernização Setor Elétrico Brasileiro Thymos Energia Thaís Prandini Outubro 2017 Sumário Cenário Atual do Setor Elétrico e Projeções Geração Centralizada vs. Distribuída Smart Grid Setor Elétrico Brasileiro

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba

Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba Energia Solar Fotovoltaica em Empreendimentos de Habitação Popular na Paraíba A Companhia Estadual de Habitação Popular constitui-se como um dos maiores articuladores na política de atenção a moradia de

Leia mais

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento

Inovar e crescer, construindo um país melhor Florianópolis, 16 a 18 de maio de For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento For life, for green. Lucas Gibram Gerência de Desenvolvimento A FORGREEN Estruturação de negócios Energia limpa; Geração distribuída de energia por fontes renováveis; Operação e estruturação financeira;

Leia mais

Energia Solar É o Futuro! Energia Solar

Energia Solar É o Futuro! Energia Solar Inovação Economia Futuro É o Futuro! Matriz: São Marcos/RS Representantes: Caxias do Sul/RS, Vacaria/RS, Correia Pinto/SC e Florianópolis/SC 54 3232 9574 Conheça a MS A MS SISTEMAS atua com serviços técnicos

Leia mais

ENTENDA COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA fundamentos e curiosidades

ENTENDA COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA fundamentos e curiosidades ENTENDA COMO FUNCIONA A ENERGIA FOTOVOLTAICA fundamentos e curiosidades VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM RUPTURA TECNOLÓGICA? O que ocorreu com as máquinas de escrever? E as copiadoras Xerox? Quando foi a última

Leia mais

RENOVE-SE.

RENOVE-SE. RENOVE-SE. A SIMEPE A Simepe atua no segmento de energia solar fotovoltaica e oferece ao cliente a solução completa na geração de energia limpa, desde os serviços de instalação, engenharia e equipamentos,

Leia mais

c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída

c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída c Modelos de Negócio em Desenvolvido para: Geração Distribuída Agenda Será abordado neste capítulo: 1 2 3 4 Modelos de Compensação Modelos de Negócio Capacidade Instalada Desafio dos Novos Modelos Geração

Leia mais

Instalações elétricas em Sistemas FV

Instalações elétricas em Sistemas FV Instalações elétricas em Sistemas FV Sobre o quê vamos falar? Conceitos básicos de um sistema fotovoltaico (FV) Tipos de sistema principais Off Grid e Grid Tie Conceituação da determinação de energia necessária

Leia mais

USO DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS

USO DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS USO DA ENERGIA SOLAR EM RESIDÊNCIAS ARTIGO ORIGINAL NASCIMENTO, Eduardo Souza [1], BENEVIDES, Jose Claudio Moura [2] NASCIMENTO, Eduardo Souza. BENEVIDES, Jose Claudio Moura. Uso Da Energia Solar Em Residências.

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA www.jupitersolar.com.br 3 MOTIVOS PARA INVESTIR É UM EXCELENTE NEGÓCIO COM RETORNO GARANTIDO. É FÁCIL E RÁPIDO DE INSTALAR PROTEGE O MEIO AMBIENTE E MELHORA AS CONDIÇÕES DE VIDA

Leia mais

Nova Era. Nova Energia.

Nova Era. Nova Energia. Nova Era. Nova Energia. Combinamos os recursos de nossa organização global com as oportunidades de um mundo novo, aberto e conectado. Unimos forças e parcerias para integrar as melhores soluções em energia.

Leia mais

A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018)

A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018) A ENERGIA QUE VEM DO SOL CAMPO GANDE MS (22/06/2018) Geração Distribuída conforme o Artigo 14º do Decreto Lei nº 5.163/2004, atualizada pelo decreto 786/2017 é toda produção de energia elétrica proveniente

Leia mais

Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas

Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas Programa Agro Energia do Banco do Brasil Programa de Financiamento à Geração de Energias Alternativas Programa Agro Energia do Banco do Brasil Objetivo: financiamento para implantação de usinas geradoras

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CONEXÃO DE SISTEMAS DE MICROGERAÇÃO/MINIGERAÇÃO AO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DA CELESC PERGUNTAS GERAIS 1. Há algum documento da Celesc com as regras e procedimentos para a conexão

Leia mais

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas

Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas Saiba tudo sobre a energia solar fotovoltaica para empresas A necessidade de garantir mais autonomia e segurança no consumo de energia elétrica têm movimentado cada vez mais empresas a aderirem a geração

Leia mais

Índice. Como a energia solar funciona para empresas?

Índice. Como a energia solar funciona para empresas? Como a energia solar funciona para empresas? Índice Capítulo 1 - A solução fotovoltaica é realmente interessante para empresas? Capítulo 2 - Funcionamento do sistema fotovoltaico para empresas Capítulo

Leia mais

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT

As vantagens da geração distribuída. Dr. Saulo Piereti Professor Chefe de Departamento IFMT As vantagens da geração distribuída Professor Chefe de Departamento IFMT HISTÓRICO LEGISLAÇÃO Resolução Normativa 482/2012 ANEEL Normatiza a conexão da micro e mini geração ao sistema de distribuição.

Leia mais

Geração Distribuída de Energia Elétrica

Geração Distribuída de Energia Elétrica Geração Distribuída de Energia Elétrica Seminário Internacional - Impactos dos Recursos Energéticos Distribuídos sobre o Setor de Distribuição 20/05/2016 Roberto Castro Conselheiro de Administração Agenda

Leia mais

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia

Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia Energia Solar: como o Centro Sebrae de Sustentabilidade se tornou um Prédio Zero Energia CENTRO SEBRAE DE SUSTENTABILIDADE MISSÃO Gerir e disseminar conhecimentos, soluções xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica

Energia Solar Fotovoltaica Energia Solar Fotovoltaica Economia Autonomia Vantagens Sustentabilidade Conteúdo 3 5 Geração Distribuída - Sistema de Compensação de Energia Elétrica 8 Por que Investir em Energia Solar? 11 Como Investir

Leia mais

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1

A Energia solar. Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 A Energia solar Fontes alternativas de energia - aproveitamento da energia solar 1 Forma de aproveitamento Quase todas as fontes de energia hidráulica, biomassa, eólica, combustíveis fósseis e energia

Leia mais

MECASOLAR. No caso dos kits de menor potência, se incorporam os microinversores da ENECSYS.

MECASOLAR. No caso dos kits de menor potência, se incorporam os microinversores da ENECSYS. PRESS RELEASE PRESS RELEASE MECASOLAR. No caso dos kits de menor potência, se incorporam os microinversores da ENECSYS. As três primeiras instalações já foram entregues e instaladas por três empresas integradas

Leia mais

Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región

Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Taller de trabajo: Energía Solar Integración y despacho: desafíos para la región Ing. Cristiano Augusto Trein, Ph.D. Ministério de Minas e Energia cristiano.trein@mme.gov.br

Leia mais

Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica

Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica 1 P á g i n a www.coronasolar.com.br Guia do Consumidor Energia Solar Fotovoltaica Elaborado por: Mateus Souza Nogueira Talles Antonio Bonato Revisão Mar/2018 2 P á g i n a www.coronasolar.com.br SUMÁRIO

Leia mais

Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 atualizado em 1/03/2016

Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 atualizado em 1/03/2016 Perguntas e Respostas sobre a aplicação da Resolução Normativa nº 482/2012 atualizado em 1/03/2016 Este documento tem caráter apenas orientativo e não tem força normativa. 1 O que é o Sistema de Compensação

Leia mais

Projetos de Geração Distribuída Neoenergia. Maio de 2016

Projetos de Geração Distribuída Neoenergia. Maio de 2016 Projetos de Geração Distribuída Neoenergia Maio de 2016 GRUPO NEOENERGIA Um dos maiores grupos do setor elétrico brasileiro, maior em números de clientes ( 10,5 milhões ) Atuação em toda a cadeia de produção

Leia mais

José Nardi e André Foster, Agosto de 2015 Evento Automation & Power World Brasil Energia Renovável Planta Solar

José Nardi e André Foster, Agosto de 2015 Evento Automation & Power World Brasil Energia Renovável Planta Solar José Nardi e André Foster, Agosto de 2015 Evento Automation & Power World Brasil Energia Renovável Planta Solar Energia Renovável Planta Solar Agenda Mercado de Energia Solar Fotovoltaica - Brasil Energia

Leia mais

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus

PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma TECNICO RESPONSÁVEL. 29/09/2016 Paulo Costa SOLAR Plus PROPOSTA COMERCIAL CLIENTE: João Carlos Hiper Energy Ltda Criciúma DATA TECNICO RESPONSÁVEL 29/9/26 Paulo Costa SOLAR Plus Análise econômica Análise das condições econômicas para a instalação de um sistema

Leia mais

Oportunidades em Geração Fotovoltaica para MPE. Geração Distribuída e Auto Produção

Oportunidades em Geração Fotovoltaica para MPE. Geração Distribuída e Auto Produção Oportunidades em Geração Fotovoltaica para Geração Distribuída e Auto Produção O quanto o custo de energia representa para as Micro e Pequenas empresas Para 68% das Micro e Pequenas Empresas, a energia

Leia mais

ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL

ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL Veículo: Site Ciclo Vivo Data: 07/10/2016 ENTENDA OS BENEFÍCIOS E COMO FUNCIONA UMA MINI-USINA SOLAR RESIDENCIAL É possível produzir energia até mesmo em duas chuvosos ou nublados. 7 de outubro de 2016

Leia mais

Exercício Etapa 4 PEA 2200 / PEA Etapa 4 - Sistema fotovoltaico

Exercício Etapa 4 PEA 2200 / PEA Etapa 4 - Sistema fotovoltaico Exercício Etapa 4 PEA 2200 / PEA 3100 Etapa 4 - Sistema fotovoltaico Objetivo Essa etapa do Seminário tem a função de realizar uma avaliação técnicaeconômica da implantação de um sistema fotovoltaico nas

Leia mais

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Contribuição ao sistema elétrico e questões regulatórias

GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Contribuição ao sistema elétrico e questões regulatórias gdsolar.com.br GERAÇÃO DISTRIBUÍDA Contribuição ao sistema elétrico e questões regulatórias Ricardo Costa (CEO da GD Solar) 2º Congresso Brasileiro de Geração Distribuída - Fortaleza - 2017 1. Impacto

Leia mais

ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE

ENTRETENIMENTO PRODUTIVIDADE O que é Energia Solar Fotovoltaica? É a conversão de radiação solar em eletricidade por meio de painéis feitos de células de silício. ENERGIA EMITIDA PELO SOL Diariamente toneladas de energia chegam ao

Leia mais

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment

Solar Brasil Investment Solar Brasil Investment QUEM SOMOS NÓS A Solar Brasil Investment é uma empresa do setor de energia fotovoltaica com contratos EPC (Engineering Project and Construction) e de geração de energia elétrica, oferecendo ao eficiência

Leia mais

Nova Era. Nova Energia.

Nova Era. Nova Energia. Nova Era. Nova Energia. No mundo 65 milhões de usuários 82,7 GW de capacidade instalada líquida 1,9 milhões de quilômetros de extensão de rede 70,6 bilhões em receita em 2016 Presença global em + de 30

Leia mais

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico

Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico Instalação de Sistema de Microgeração Solar Fotovoltaico Parecer de acesso de sistemas conectados à rede (on-grid) Interpretação da norma resolutiva NR-482 da ANEEL Para a conexão do sistema fotovoltaico

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios

Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Energia Solar Fotovoltaica: Oportunidades e Desafios Dr. Rodrigo Lopes Sauaia Diretor Executivo Diálogos Energéticos WWF São Paulo (SP) 29/06/2015 Energia Solar Fotovoltaica 2 Quem Somos Reúne empresas

Leia mais

Pré-Aula. alternativas.htm

Pré-Aula.  alternativas.htm AULA 16 Pré-Aula http://www.suapesquisa.com/energia/fontes_ alternativas.htm Solar Solar A energia solar fotovoltaica é a energia obtida através da conversão direta da luz em eletricidade (efeito fotovoltaico).

Leia mais

KIT DE DEMONSTRAÇÃO DA CONEXÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE

KIT DE DEMONSTRAÇÃO DA CONEXÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE KIT DE DEMONSTRAÇÃO DA CONEXÃO E OPERAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE Autores : Aimé Pinto Marcelo Almeida André Mocelin Roberto Zilles INTRODUÇÃO A geração de eletricidade com SFCR é caracterizada

Leia mais

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade

Energia Solar Fotovoltaica. Economia e Sustentabilidade Energia Solar Fotovoltaica Economia e Sustentabilidade Quem Somos Dois amigos e engenheiros que trabalhavam em uma mesma organização multinacional e resolveram sair pelo mundo com objetivos de: desenvolver

Leia mais

Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil

Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil Geração Solar Distribuída Uma tendência que virou realidade no Brasil ENGIE Quem Somos? 2 ENGIE Compromisso com a Transição Energética digital 3D descarbonizada descentralizada 3 O futuro da energia no

Leia mais

Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica

Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica GERAÇÃO DISTRIBUÍDA: EXPERIÊNCIAS INTERNACIONAIS E ANÁLISES COMPARADAS Impactos e Arranjos Regulatórios da Micro Geração Solar Fotovoltaica Painel 3 Rio de Janeiro, 17 de Outubro de 2017 2 Agenda 1 Atual

Leia mais

Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities

Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities Economic Feasibility Study of Solar Photovoltaic Systems at Brazilian Universities Code: 07.019 Arthur G. Givisiez 1, Bruno H. Dias 1, Leonardo W. de Oliveira 1, Wanessa O. Guedes 1, Márcio Z. Fortes 2.

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA 2379EE2 2º semestre de 2016 Prof. Alceu Ferreira Alves www.feb.unesp.br/dee/docentes/alceu Dimensionamento orientações http://www.neosolar.com.br/aprenda/calculadora http://www.sunlab.com.br/dimensionamento_solar_fotovoltaic

Leia mais

ANÁLISE DOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE UMA RESIDÊNCIA 1

ANÁLISE DOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE UMA RESIDÊNCIA 1 ANÁLISE DOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE UMA RESIDÊNCIA 1 IGOR CAVALCANTE TORRES 2, LEONARDO FAUSTINO LACERDA DE SOUZA 2 1 Apresentado no Congresso de Energias

Leia mais

BAHIA. SETOR SOLAR FOTOVOLTAICO ENCONTRO BAIANO DE ENERGIA SOLAR Dez/17

BAHIA. SETOR SOLAR FOTOVOLTAICO ENCONTRO BAIANO DE ENERGIA SOLAR Dez/17 BAHIA SETOR SOLAR FOTOVOLTAICO ENCONTRO BAIANO DE ENERGIA SOLAR Dez/17 BAHIA POTENCIAL FOTOVOLTAICO Geração Centralizada A Bahia possui o maior potencial solar do país, devido a sua grande extensão territorial

Leia mais

PROPOSTA TÉCNICO-COMERCIAL CONTEÚDO PREPARADO PARA: COBRA CORRENTES TRANSPORTADORAS SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO - 50% GERAÇÃO

PROPOSTA TÉCNICO-COMERCIAL CONTEÚDO PREPARADO PARA: COBRA CORRENTES TRANSPORTADORAS SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO - 50% GERAÇÃO PROPOSTA TÉCNICO-COMERCIAL SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO - 50% GERAÇÃO PREPARADO PARA: COBRA CORRENTES TRANSPORTADORAS Ref.: 180604 COB-50% rev.00 jun/2018 CONTEÚDO APRESENTAÇÃO A MEPEN ENERGIA DIMENSIONAMENTO

Leia mais

Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15)

Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15) Processo de adesão ao sistema de compensação de energia (RN 482/12 e 687/15) Agenda Cemig/Efficientia Histórico regulatório REN 687/15 Processo de adesão Status da GD no Brasil Status da GD em Minas Gerais

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE ELETROTÉCNICA CURSO DE ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA/ELETROTÉCNICA ADRIANO DE ARAÚJO GEHRING LUCAS FERNANDO DA SILVA LOPES RODRIGO

Leia mais

Energia Fotovoltaica

Energia Fotovoltaica Róbson Rodrigues, Felipe Martins e Huendell Steinmetz Turma: Informática Tarde Energia Fotovoltaica Escolhemos esta energia, pois é uma energia limpa e renovável, se ser necessário a manutenção do equipamento.

Leia mais

Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída

Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída Energia Eólica Panorama Geral e a Geração Distribuída Novembro de 2017 Associados 2 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada Acumulada) Fonte: GWEC ABEEólica 3 Trajetória Mundial (Capacidade Instalada

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. energy. panam energia renovável

CATÁLOGO DE PRODUTOS.  energy. panam energia renovável CATÁLOGO DE PRODUTOS www.panamenergy.com.br energy panam energia renovável MICRO GERADOR SOLAR P240 O P240 é um KIT de geração de energia fotovoltaica ideal para o consumidor começar a montar a sua micro

Leia mais

Bolsista PIBITI/UNIJUÍ, aluna do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, 3

Bolsista PIBITI/UNIJUÍ, aluna do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, 3 ESTUDO DAS ALTERNATIVAS PARA CONEXÃO SIMULTÂNEA DE MÁXIMO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA 1 STUDY OF THE ALTERNATIVES FOR SIMULTANEOUS CONNECTION OF MAXIMUM PERFORMANCE OF A DISTRIBUTED

Leia mais

ENERGIA EÓLICA NO BRASIL

ENERGIA EÓLICA NO BRASIL ENERGIA EÓLICA NO BRASIL MICROGERAÇÃO DISTRIBUIDA Eng. Mec. Egberto Rodrigues Neves SÃO PAULO MAIO 2016 Energia Eólica A Geração eólica : destaque na mídia. Grande porte ou grandes empreendimentos: Parques

Leia mais