IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas"

Transcrição

1 IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado sua empresa precisa ter exclusividade, para tal é necessário o registro da marca, pois, assim ninguém a nível nacional pode utilizar a mesma marca para o mesmo segmento. Sendo assim o registro da marca é uma maneira de proteger o seu patrimônio! Vamos imaginar que você abriu sua empresa fez todo um trabalho de marketing em cima da marca, conquistou uma fatia de mercado, conquistou a confiança dos clientes e a qualquer momento pode receber uma notificação alegando que esta se utilizando de maneira indevida marca já registrada, com isso todo o investimento já mensurado até tal momento para se estabelecer no mercado foi por água abaixo. Registre sua marca, proteja seu patrimônio e garanta vida longa à marca de sua empresa. Registro de marcas Marca - O expressivo número de depósitos de marcas que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) recebe, anualmente, mostra que o empresariado vem tomando consciência da importância do registro de marcas, não apenas como forma de garantir um direito, mas principalmente em função do reconhecimento cada vez mais freqüente de que a marca se constitui num importante ativo para as empresas. A marca registrada garante ao seu proprietário o direito de uso exclusivo em todo o território nacional em seu ramo de atividade econômica. Ao mesmo tempo, sua percepção pelo consumidor pode resultar em agregação de valor aos produtos ou serviços por ela identificados; a marca, quando bem gerenciada, ajuda a fidelizar o consumo, estabelecendo, assim, identidades duradouras - afinal, o registro de uma marca pode ser prorrogado indefinidamente - num mercado cada vez mais competitivo. É realizada a classificação da marca ora pleiteada pelo titular, da qual pode ser: Marca nominativa É aquela constituída por uma ou mais palavras no sentido amplo do alfabeto romano, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras e/ou algarismos romanos e/ou arábicos.

2 Marca mista É aquela constituída pela combinação de elementos nominativos e figurativos ou de elementos nominativos, cuja grafia se apresente de forma estilizada. Marca figurativa É aquela constituída por desenho, figura ou qualquer forma estilizada de letra e número, isoladamente. Marca coletiva É aquela que visa identificar produtos ou serviços provindos de membros de uma determinada entidade. Marca tridimensional É aquela constituída pela forma plástica de produto ou de embalagem, cuja forma tenha capacidade distintiva em si mesma e esteja dissociada de qualquer efeito técnico. Marca de certificação - É aquela que atesta a conformidade de um produto ou serviço com determinadas normas ou especificações técnicas notadamente quanto à qualidade, natureza, material utilizado e metodologia empregada. Além desta classificação temos que realizar a classificação do segmento do qual vai ser utilizada a marca ora pleiteada, sendo: Classes 01 á 34 RELATIVAS A PRODUTOS (analise dos produtos industrializados para ver a classe certa). Classes 35 á 45 RELATIVAS A SERVIÇOS (analise dos serviços realizados para o correto enquadramento do processo). Para cada processo encaminhado perante o órgão federal só pode incluir um segmento por processo, se o cliente trabalha com dois ou mais segmentos serão dois ou mais processos. Às vezes uma marca pode receber uma classificação em mais de uma classe, ex.: Loja de roupas da qual vende roupas de terceiros e uma marca própria, para proteção das vendas de roupas de terceiros é na classe 35, para venda de produto próprio classe 25.

3 Quais os passos que serão realizados para registro de uma marca: 1) Passo é realizar uma pesquisa a nível nacional para ver se há uma anterioridade ao processo pretendente (sem ônus para o cliente) 2) Passo é recolher documentação da empresa (contrato social, alteração caso tenha e logo marca). 3) Passo é constituir um contrato de serviço entre as partes. 4) Passo é enviar para o cliente via contrato e boletos conforme escolha da forma de pagamento (já incluso todas as taxas e honorários). 5) Encaminhar o processo para o órgão federal (24hrs no máximo após contrato assinado e confirmação do pagamento) 6) Aguardar o deferimento do processo. 7) Aguardar a liberação do certificado e entregar o mesmo ao cliente. VALORES O valor total do processo hoje estaria em R$ 3.200,00 que inclui todas as taxas federais para encaminhar o processo e seu deferimento, honorários, acompanhamento do processo até o deferimento. Após o deferimento será cobrado um valor pelo acompanhamento sendo uma taxa anual, a mesma pode ser anulada conforme promoção vigente no ato do contrato. A entrega do certificado também será cobrada conforme promoção vigente no ato do contrato. Se houver necessidade de recursos, oposições, manifestações ou qualquer outro tramite durante o andamento do processo o mesmo será cobrado á parte.

4 FORMA PAGAMENTO À vista sempre conseguimos um desconto consultar gerencia. Parcelamento padrão será no boleto ou cartão 03x sem juros. Temos promoções ás vezes e podemos Parcelar no boleto ou cartão 06x com ou sem juros conforme promoção vigente. Para parcelamento no boleto ou cartão em 10x com juros consultar a gerencia. SISTEMATICA Tem inicio com a pesquisa para ver a viabilidade, tendo uma resposta positiva ai sim recolhe documentação da empresa, taxas, honorários e encaminha-se para o órgão federal para registro. Dois anos depois quando sair o deferimento do processo haverá a liberação do certificado que será entregue para ao titular do processo. A partir do deferimento o cliente ganhará direito de uso da marca durante dez anos, prorrogáveis de dez em dez anos. SE POR VENTURA ENCONTRAR UM CLIENTE QUE JÁ TENHA ENCAMINHADO O PROCESSO: Pergunte para o mesmo há quanto tempo; Se ele tem assessoria de alguma empresa; Se já recebeu o deferimento; SE NÃO TIVER ASSESSORIA podemos acompanhar o processo p ele 400,00/ ano/ processo. REGISTRO DE MARCAS X REGISTRO DE PATENTES Somente á nível de curiosidade, pois este serviço será vendido somente pelo gerente geral. Mas você receberá a comissão normalmente. A DIFERENÇA ENTRE PATENTE E REGISTRO DE MARCAS Patente é quando o cliente quer proteger as funções e características do produto ora inventado ou modificado (pra que serve, do que é feito, detalhes e características do produto), tudo muito bem detalhado.

5 Registro de marcas é apenas uma marca para um produto ou serviço sem mais detalhes. Perguntas frequentes: 1. Quantos segmentos por processo? Um segmento por processo. 2. Quanto tempo p realizar a pesquisa? Geralmente é rápida, mas de um prazo de 12hrs. 3. Para realizar a pesquisa tem custo? Sem custo para o cliente. 4. Palavra de uso comum dará registro? Salvo quando revestidas com desenhos. 5. Quanto tempo p encaminhar o processo? 24hrs após confirmação do pagamento. 6. A marca pode ser para serviço e produto ao mesmo tempo? Sim pode, mas para cada segmento será um processo. 7. O mesmo CNPJ pode ter varias marcas? Sim pode ter quantas quiser. 8. O mesmo CNPJ pode ter vários segmentos? Sim pode ter 9. Para segmentos diferentes ele precisa ter CNPJ diferentes? Não necessariamente ele pode ter segmentos diferentes no mesmo CNPJ. 10. Se o cliente tiver 02 CNPJ diferentes um com cada marca, seriam dois processos? Sim dois. 11. Ao dar entrada ao processo já tem proteção? Sim já conta com uma proteção. 12. A vigência de dez anos começa a contar quando? A partir do deferimento. 13. É obrigatório realizar a prorrogação depois dos primeiros dez anos? Sim se não caduca o processo e a marca fica em domínio publico. 14. Porque demora dois anos p sair o deferimento? Falta de contingente p analisar. 15. É obrigatório o registro da marca? Não seria obrigatório, mas é um serviço fundamental, pois trará a proteção e o uso exclusivo da marca a nível nacional.

6 16. Quais os documentos necessários? Contrato social, alteração caso tenha, logo marca. 17. Acompanhamento após o deferimento é necessário? Sim seu processo não estará livre de ações de terceiros, muito importante continuar com o acompanhamento preventivo. 18. Se a marca que pretendo registrar já tiver sido registrada por outra pessoa? O caminho normal seria criar uma nova marca (logo) pra poder registrar uma marca que realmente seja sua. 19. A vigência do registro é de quanto tempo? Dez anos prorrogáveis de dez em dez. 20. Se utilizar uma marca já registra? Você estará cometendo um crime passível de detenção e recolhimento de multa, pirataria é crime! 21. Se registrar minha marca tem algum aumento de impostos? Não tem nenhuma relação com impostos continuará tudo normal. 22. Meu CNPJ tem restrição, mas gostaria de fazer o registro, pode? Sim pode fazer sem problemas. 23. Posso pagar com cheque? Não aceitamos cheques somente cartão, boleto ou deposito bancário. 24. Quanto tempo de mercado tem sua empresa? Atuamos desde 1999 com assessoria completa em Marcas e Patentes. 25. Posso vender a marca depois ou transferir? Sim pode vender ou realizar uma transferência de titularidade. 26. Posso registrar a marca como pessoa física? Somente pessoa jurídica (micro, pequena, média empresa de qualquer segmento). 27. Se meu processo sofrer alguma ação de terceiros, já esta inclusa no valor? Não este valor será cobrado à parte se houver tal necessidade.

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas

IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS. Registro de marcas IMPORTANCIA DO REGISTOR DE MARCAS Hoje em dia no mundo globalizado do qual vivemos para se manter a frente de seus concorrentes requer uma boa estratégia de marketing. Para conquistar uma fatia do mercado

Leia mais

*PAM* PROCEDIMENTOS ANDAMENTO DE MARCAS.

*PAM* PROCEDIMENTOS ANDAMENTO DE MARCAS. *PAM* PROCEDIMENTOS ANDAMENTO DE MARCAS. ANALISE DO OBJETO SOCIAL Para prepararmos depósito perante o INPI faz-se necessária análise do objeto social do contrato social da requerente da marca e em seguida

Leia mais

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual.

INTRODUÇÃO ÍNDICE. A leitura dos documentos citados acima é de suma importância para o bom entendimento deste manual. REGISTRO DE MARCAS INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de Propriedade Intelectual

Leia mais

Propriedade Intelectual

Propriedade Intelectual Propriedade Intelectual A Propriedade Intelectual é uma parte do Direito que proteja as criações humanas. Assim, tudo que é criado por alguém e que possa ser explorado comercialmente, pode ser protegido.

Leia mais

Anexo I Acordo de Tarifas

Anexo I Acordo de Tarifas Anexo I Acordo de Tarifas Os termos deste instrumento aplicam-se apenas a contratações com negociações personalizadas, tratadas diretamente com a equipe comercial da HotMark. Os termos aqui celebrados

Leia mais

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial

XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial XXV Curso de Treinamento em Propriedade Industrial Nível Básico 1º semestre de 2017 Alexandre Fragoso Machado API 1762 1 LEGITIMIDADE PARA OBTENÇÃO DE REGISTRO DE MARCA Legitimidade ativa Art. 128 LPI

Leia mais

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2019 SÃO PAULO - SP

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2019 SÃO PAULO - SP 1 CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2019 SÃO PAULO - SP Coordenador: Adv.º Marcello do Nascimento Diretora de Estudos: Adv.ª Laetitia d Hanens Local Auditório Gusmão e Labrunie Av. Brg. Faria

Leia mais

Impresso em 26/08/ :08:40 (Sem título)

Impresso em 26/08/ :08:40 (Sem título) Aprovado ' Elaborado por Natalia Gomes/BRA/VERITAS em 09/12/2013 Verificado por Leonardo Correia em 09/12/2013 Aprovado por Jose Cunha/BRA/VERITAS em 10/12/2013 ÁREA TRG Tipo Instrução Administrativa Número

Leia mais

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2017 RIO DE JANEIRO

CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2017 RIO DE JANEIRO 1 CURSO INTERMEDIÁRIO DE MARCAS 2º SEMESTRE DE 2017 RIO DE JANEIRO Coordenadores: Advª. Renata Lisboa Advª. Márcia Gitahy Freire Prof. Drº. João Marcelo de Lima Assafim Monitores: Mestrandos da Universidade

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 ÍNDICE 1. Moip 1.1 Benefícios 1.2 Como criar uma conta no Moip 1.3 Verificação da conta Moip 1.4 Como receber pagamentos pelo Moip 1.5 Como sacar dinheiro

Leia mais

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect 1) A Petronect agora está cobrando pela utilização de seu Portal? Por quê? Não. A Petronect está realizando uma cobrança apenas para participação

Leia mais

Marcas Tridimensionais

Marcas Tridimensionais Marcas Tridimensionais André Luis Balloussier Ancora da Luz Diretor de Marcas, Indicações Geográficas e Desenhos Industriais DIRMA / INPI Rio de Janeiro, 22 de agosto de 2017 sumário Exame da marca tridimensional

Leia mais

ANEXO. 195,00 195,00 290, Manifestação sobre invenção, modelo de utilidade, certificado de adição de invenção em grau de nulidade

ANEXO. 195,00 195,00 290, Manifestação sobre invenção, modelo de utilidade, certificado de adição de invenção em grau de nulidade ANEXO TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes - DIRPA meio eletrônico (A) (A.1) Serviço sem disponibilidade 200 Pedido

Leia mais

Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI

Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI Instrução Normativa nº 70, de 11 de abril de 2017 e Resolução nº 199, de 07 de julho de 2017, do INPI Dirceu Yoshikazu Teruya Coordenador-Geral de Contratos de Tecnologia e Pesquisador em Propriedade Industrial

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br As marcas no Brasil Diogo Dias Teixeira* Certamente uma das principais providências que devem ser tomadas antes de se iniciar um negócio, senão a principal, é proteger a marca e

Leia mais

PROPRIEDADE INDUSTRIAL

PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROPRIEDADE INDUSTRIAL Os Direitos Industriais são concedidos pelo Estado, através de uma autarquia federal, o Instituo Nacional de Propriedade Industrial (INPI). O direito a exploração exclusiva do objeto

Leia mais

Noções básicas de marcas

Noções básicas de marcas Noções básicas de marcas São Cristóvão SE 2018 O que é Propriedade Intelectual? O que é Propriedade Intelectual? Se refere a tipos de propriedade que resultem da criação do intelecto humano. Propriedade

Leia mais

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2

Direito Empresarial II. Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Direito Empresarial II Foed Saliba Smaka Jr. Curso de Direito ISEPE Guaratuba 2015/2 Aula 07 Marca: Nome empresarial, nome de fantasia e marca são formas de distinção do empresário, mas distintos entre

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir

PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO. Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial. Professor Doutor: Rogério Martir PÓS GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO EMPRESARIAL E TRIBUTÁRIO Aula 11 Planejamento Empresarial na Propriedade Industrial Professor Doutor: Rogério Martir Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais, Advogado Especializado

Leia mais

- buscas de anterioridades junto a base de dados do INPI/BR para aferição de viabilidade de uso e/ou postulação de registro de marca

- buscas de anterioridades junto a base de dados do INPI/BR para aferição de viabilidade de uso e/ou postulação de registro de marca Termos e Condições Os serviços disponibilizados pela, a serem executados, no âmbito nacional pela PATCORP GESTÃO EM MARCAS E PATENTES LTDA (CNPJ 07.338.646/0001-22), tais como constam da presente página

Leia mais

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS

TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS TUTORIAL - CONSULTA DE PROCESSO E ENVIO ELETRÔNICO DE DOCUMENTOS Considerando a implantação da ferramenta que possibilita a consulta virtual dos processos, bem como o envio eletrônico de manifestações

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL PRESIDÊNCIA 14 / 05 / 2009 RESOLUÇÃO Nº 211 / 09 Assunto: Dispõe sobre

Leia mais

Manual. Desenho Industrial

Manual. Desenho Industrial Manual Desenho Industrial INTRODUÇÃO INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL INPI DESENHO INDUSTRIAL REQUISITOS DE PROTEÇÃO O QUE NÃO É REGISTRÁVEL COMO DESENHO INDUSTRIAL BUSCA DE ANTERIORIDADE COMPOSIÇÃO

Leia mais

Passo a passo para fazer o pedido de registro da marca no INPI

Passo a passo para fazer o pedido de registro da marca no INPI Passo a passo para fazer o pedido de registro da marca no INPI Versão - Outubro de 2017 Acessar: http://www.inpi.gov.br/ 1 Passo: CADASTRO NO E-INPI O cadastro no sistema E-INPI possibilitará o acesso

Leia mais

POLÍTICA FINANCEIRA DE RECEBÍVEIS

POLÍTICA FINANCEIRA DE RECEBÍVEIS POLÍTICA FINANCEIRA DE RECEBÍVEIS Brasília Outubro/2017 SUMÁRIO 1 PREMISSAS BÁSICAS... 3 1.1 Data de Vencimento das Mensalidades... 3 1.2 Cumulatividade de Descontos... 3 1.3 Gestão das Informações Via

Leia mais

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL

MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL MINISTÉRIO DA INDÚSTRIA, COMÉRCIO EXTERIOR E SERVIÇOS INSTITUTO NACIONAL DA PROPRIEDADE INDUSTRIAL (I) Pedido e Concessão Pedido nacional de invenção; Pedido nacional de modelo de utilidade; Pedido nacional

Leia mais

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira

Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória. José Rodrigo Dorneles Vieira Letra de Câmbio, Duplicata, Cheque e Nota Promissória José Rodrigo Dorneles Vieira jrodrigo@portoweb.com.br Cesare Vivante: Documento necessário para o exercício do direito literal e autônomo nele mencionado.

Leia mais

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP

atender a equipe do projeto. Termo de Fomento Nº / MTE/SENAES - CAMP Cotação Prévia de Preço n 02/2018 Termo de Fomento Nº 852621/2017 - MTE/SENAES - CAMP Projeto: Constituição da Rede Ubuntu de Cooperação Solidária. Critério: Menor Preço (Menor taxa de administração/ maior

Leia mais

Trâmites e atualizações - Funrural

Trâmites e atualizações - Funrural INFORME TÉCNICO APROSOJA Nº 202/2017 10 de Novembro de 2017 Trâmites e atualizações - Funrural A Aprosoja informa a seus associados que durante a semana de 06 a 10 de novembro de 2017 houve alterações

Leia mais

simples e fácil acordos, recuperar débitos, reabilitar crédito e fazer a gestão de contratos

simples e fácil acordos, recuperar débitos, reabilitar crédito e fazer a gestão de contratos Chegou o Um jeito mais simples e fácil de fechar acordos, recuperar débitos, reabilitar crédito e fazer a gestão de contratos pela internet, ou seja, muito mais praticidade e agilidade para você negociar

Leia mais

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL

Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL Ponto 9 PROPRIEDADE INTELECTUAL uma questão de nomenclatura CONCEITO DE PROPRIEDADE Código Civil - Art. 1.228. O proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do

Leia mais

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP

SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP SISTEMA DE APOIO À GESTÃO DA RESERVA TÉCNICA INSTITUCIONAL FAPESP http://www.propg.unifesp.br/fapesp 1 Sumário Registro no sistema... 3 Login... 4 Criar e Alterar Demandas... 5 Inclusão de Itens nas demandas...

Leia mais

clientes. Por isso vamos dar 10 dicas para você realizar uma compra segura e com os melhores descontos.

clientes. Por isso vamos dar 10 dicas para você realizar uma compra segura e com os melhores descontos. A Black Friday é o melhor momento para comprar itens para o seu carro.entretanto, alguns sites se aproveitam das altas pesquisas para enganar ou vender produtos falsos aos clientes. Por isso vamos dar

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GERÊNCIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA. Dupla Titulação. Modalidade EAD

CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GERÊNCIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA. Dupla Titulação. Modalidade EAD CURSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA GERÊNCIA EXECUTIVA DE SEGURANÇA Dupla Titulação Modalidade EAD APRESENTAÇÃO Em um mundo global, dinâmico e com altas exigências competitivas é imprescindível contar com

Leia mais

ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE PORTO ALEGRE

ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE PORTO ALEGRE ABAPISUL II CURSO DE TREINAMENTO PROFISSIONAL EM PROPRIEDADE INDUSTRIAL NÍVEL BÁSICO - 1 SEMESTRE DE 2008 - PORTO ALEGRE Objetivo Apresentar conceitos e o procedimento administrativo inerente à Propriedade

Leia mais

APOSTILAS OBJETIVO TABELA DE PREÇOS 2016

APOSTILAS OBJETIVO TABELA DE PREÇOS 2016 Nome 0 Série: Turma 0 Apresentamos a V.Sas. a tabela de preços para o ano de 2016. Os pais poderão optar pelo plano à vista, plano em 4 parcelas ou pelo plano 7 parcelas. O pedido deverá ser entregue na

Leia mais

REGULAMENTO MULTIPONTOS MARTINS - RCA

REGULAMENTO MULTIPONTOS MARTINS - RCA REGULAMENTO MULTIPONTOS MARTINS - RCA PROGRAMA MULTIPONTOS MARTINS ( Programa ), desenvolvido pela empresa MARTINS COM. SERV. DISTRIBUIÇÃO SA ( MARTINS ), procura dar liberdade de escolha de prêmios aos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL

INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS DESENHO INDUSTRIAL INSTITUTO FEDERA DE ALAGOAS. Núcleo de Inovação Tecnológica. Desenho Industrial. Maceió. 2014. 11 p. 03 O QUE É UM DESENHO INDUSTRIAL É o aspecto ornamental

Leia mais

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity

Parte 4 Construindo Marcas fortes. Cap. 9 - Criação de Brand Equity Parte 4 Construindo Marcas fortes Cap. 9 - Criação de Brand Equity Agenda Marca conceito e importância Branding Gestão da Marca Brand equity; Decisões de Marca; Customer Equity. MARCA Nome, termo, sinal,

Leia mais

HOTEL 100% NÃO FUMANTE NAS ACOMODAÇÕES E ÁREAS COMUNS INTERNAS E EXTERNAS COM COBERTURAS.

HOTEL 100% NÃO FUMANTE NAS ACOMODAÇÕES E ÁREAS COMUNS INTERNAS E EXTERNAS COM COBERTURAS. Política de Reservas CHECK IN - A PARTIR DAS 16:00 Hrs CHECK OUT - ATÉ 14:00 HRS NÃO ACEITAMOS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO. HOTEL 100% NÃO FUMANTE NAS ACOMODAÇÕES E ÁREAS COMUNS INTERNAS E EXTERNAS COM COBERTURAS.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INDIVIDUAL

ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INDIVIDUAL ORIENTAÇÕES PARA INSCRIÇÃO INDIVIDUAL 01. Baixar a Ficha de Inscrição Individual, em PDF. ACESSE https://serradaibiapaba.com.br/inscricoes/ INSCREVA-SE 02. Preencher, em letra de forma, a Ficha de Inscrição

Leia mais

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA

MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA MANUAL DE IDENTIDADE CORPORATIVA INTRODUÇÃO IDENTIDADE VISUAL A Identidade Visual é um conjunto de elementos gráficos que irão formalizar a personalidade visual de um nome, idéia, produto ou serviço. À

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019

EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019 EDITAL DE ABERTURA CONCURSO INOVA UNIFACS 2019 A Pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Salvador, Laureate International Universities (UNIFACS), por meio da Agência de Inovação

Leia mais

Qualquer prorrogação do prazo deve ser apresentado como prova e aprovação prévia.

Qualquer prorrogação do prazo deve ser apresentado como prova e aprovação prévia. PRINCÍPIOS OPERACIONAIS Princípios de Operação - Finalidade. Definir o nosso modelo de negócio. Proporcionar franqueados e seus funcionários todo o material de referência. Criar consistente com toda a

Leia mais

Procedimento para realizar Encomendas

Procedimento para realizar Encomendas Procedimento para realizar Encomendas 1.1 - Iniciar as negociações através do e-mail contato@identifique.me 1.2 - Aprovar: a) Valores - estar de acordo com tudo. b) Layouts/ Desenhos/ Artes - estar no

Leia mais

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect 1) A Petronect agora está cobrando pela utilização de seu Portal? Por quê? Não. A Petronect está realizando uma cobrança apenas para participação

Leia mais

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect

Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect Perguntas e Respostas Frequentes - Modelo de Cobrança Petronect 1) A Petronect agora está cobrando pela utilização de seu Portal? Por quê? Não. A Petronect está realizando uma cobrança apenas para participação

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017

TERMO DE REFERÊNCIA USO Nº 126/2017 Contratação de empresa especializada em reparo e conserto de Televisão LG 42" Modelo 42LX530H-SB. 1. DA JUSTIFICATIVA O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia SEBRAE/RO, visando garantir

Leia mais

2 - Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas? 3 - Como faço para solicitar uma 2ª via do carnê?

2 - Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas? 3 - Como faço para solicitar uma 2ª via do carnê? 1 - Quero quitar o contrato, como faço para saber o saldo devedor? Para saber o saldo devedor do contrato de financiamento, acesse o Portal Cliente e selecione, no menu principal, a opção Quitação do Contrato

Leia mais

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI

Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação - PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO - PROPI NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA - NIT EDITAL Nº 05/2018 PROPI/IFRN APOIO INSTITUCIONAL

Leia mais

MONONÍVEL. 1 º passo: Ter mais de 18 anos e vontade de crescer dentro do negócio. 2 º passo: Realizar o cadastro no sistema, e ativar seu cadastro.

MONONÍVEL. 1 º passo: Ter mais de 18 anos e vontade de crescer dentro do negócio. 2 º passo: Realizar o cadastro no sistema, e ativar seu cadastro. MONONÍVEL Estratégia A CS Club Venda Direta usará o sistema e-commerce, ou seja, toda as vendas são diretas dentro do seu site com total segurança e comodidade. Teremos o sistema de Marketing Mononível.

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual...

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... Novembro/ 2018 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo... 4 3. Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 5 4. Como proceder para realizar

Leia mais

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1

GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 GUIA PARA NOVOS NO ELO7: MEIOS DE PAGAMENTO 1 indice 1. Wirecard 1.1 Benefícios 1.2 Como criar uma conta no Wirecard 1.3 Verificação da Conta Wirecard 1.4 Como receber pagamentos pelo Wirecard 1.5 Como

Leia mais

Tabela Estendida. Faculdade Sumaré [ MANUAL TABELA ESTENDIDA ]

Tabela Estendida. Faculdade Sumaré [ MANUAL TABELA ESTENDIDA ] [ MANUAL TABELA ESTENDIDA ] Com o objetivo de melhorar os índices de retenção, a Mantenedora propõe uma ação para aumentar o período de permanência do aluno na Faculdade, preferencialmente, até a sua conclusão.

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA TROCO PREMIADO

REGULAMENTO DA CAMPANHA TROCO PREMIADO REGULAMENTO DA CAMPANHA TROCO PREMIADO 1. Cessão: apenas do direito de participação nos sorteios vinculados aos Títulos de Capitalização. 2. Promotora: A CDF- CENTRAL DE FUNCIONAMENTO TECNOLOGIA E PARTICIPAÇÕES

Leia mais

Leia os dois itens e marque as duas opções Sim se estiver de acordo. Em seguida, clique no botão verde para prosseguir com o cadastro

Leia os dois itens e marque as duas opções Sim se estiver de acordo. Em seguida, clique no botão verde para prosseguir com o cadastro Por Fábio Costa Para fazer o cadastro na WaxBR, o primeiro passo é entrar no escritório virtual de seu patrocinador digitando no navegador escritorio.waxbr.com.br/fabiofca O Consultor Responsável é a pessoa

Leia mais

Regulamento da Promoção Comercial Modalidade Incentivo. Nome da Promoção: CLIENTE PREMIADO Período de vigência: 13/06/2016 a prazo indeterminado

Regulamento da Promoção Comercial Modalidade Incentivo. Nome da Promoção: CLIENTE PREMIADO Período de vigência: 13/06/2016 a prazo indeterminado Regulamento da Promoção Comercial Modalidade Incentivo Nome da Promoção: CLIENTE PREMIADO Período de vigência: 13/06/2016 a prazo indeterminado Dados da Promotora: A DMCARD ADMINISTRADORA DE CARTÕES DE

Leia mais

7 - Efetuei o pagamento de uma parcela em duplicidade. Como devo proceder?

7 - Efetuei o pagamento de uma parcela em duplicidade. Como devo proceder? 1 - Quero quitar o contrato, como faço para saber o saldo devedor? Para saber o saldo devedor do contrato de financiamento, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Regiões Metropolitanas:

Leia mais

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual...

1. Introdução Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 2019 Sumário 1. Introdução... 3 2. Objetivos do Programa Pandorga de Capacitação em Autismo... 4 3. Estrutura geral dos cursos da Pandorga Formação Virtual... 5 4. Como proceder para realizar nossos cursos...

Leia mais

Acesso a Serviço Tecnológico / Consultoria Tecnológica

Acesso a Serviço Tecnológico / Consultoria Tecnológica NOME UNIDADE RESPONSÁVEL DEPÓSITO DE PATENTE INTERNACIONAL Sebrae/ES - UAIS Vanessa Gusmão Silva 1. TEMA Propriedade Intelectual - DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO 2. SUBTEMA Depósito de Patentes - PROPRIEDADE

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO. Nome Completo, Matrícula, CPF, RG, UF do RG e Sexo.

INFORMAÇÕES SOBRE O CARTÃO. Nome Completo, Matrícula, CPF, RG, UF do RG e Sexo. Prezado cliente, São Paulo, 11 de Março de 2015. Informamos que a operadora FACIL (DFTRANS Transporte Urbano do DF), que atende a região de Brasília/DF nos posicionou que o problema ocorrido na comercialização

Leia mais

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO.

2. CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO. Regulamento Compra Premiada Carrefour A CARDIF DO BRASIL VIDA E PREVIDÊNCIA S.A. é subscritora dos Títulos de Capitalização emitidos e administrados pela Icatu Capitalização S/A, inscrita no CNPJ/MF sob

Leia mais

A Tecnologia a favor do seu Negócio

A Tecnologia a favor do seu Negócio A Tecnologia a favor do seu Negócio www.eaglestech.com.br 11 3854 9762 A Eagles Tech é uma empresa de consultoria tecnológica, voltada especificamente a Segurança Tecnológica. Nossa consultoria visa proporcionar

Leia mais

Minizinha manual de uso

Minizinha manual de uso Minizinha manual de uso Conteúdo da embalagem 1 Minizinha 1 Cabo micro USB 1 Manual de uso 1 Manual do fabricante 1 Adesivo das bandeiras Sumário 1. Baixe o aplicativo PagSeguro Vendas 2. Configure sua

Leia mais

Relações Governamentais - Estratégias de Comunicação com o Governo

Relações Governamentais - Estratégias de Comunicação com o Governo Relações Governamentais - Estratégias de Comunicação com o Governo Data 23 a 27 de julho de 2018 (segunda a sexta), 19h às 22h. Carga horária 15 horas. Investimento R$550,00 Apresentação As relações governamentais

Leia mais

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S Sistema de Informação ao Cidadão MODERNIZAÇÃO PÚBLICA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Guia do usuário e-sic (Sistema de Informação ao

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife 1. A Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., doravante denominada Promotora, é proprietária de Títulos

Leia mais

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL AMIGO INDICA AMIGO

REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL AMIGO INDICA AMIGO REGULAMENTO DA CAMPANHA PROMOCIONAL AMIGO INDICA AMIGO TORRES 17 EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO SPE LTDA, empresa inscrita no CNPJ sob o nº 20.875.938.0001-62 com sede à Rua Itapeva nº26 Conj. 701 Bairro Bela

Leia mais

Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II

Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II Edital nº 7 de 2016 TRANSCRIÇÃO DE VÍDEOS II O Instituto Pólis pretende selecionar um profissional para a transcrição de vídeos com o registro de oficinas e cursos realizados no Litoral Paulista pelo Observatório

Leia mais

REGULAMENTO MULTIASSISTÊNCIA CASAS BAHIA (LOJA) PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01/07/2015 A PRAZO INDETERMINADO

REGULAMENTO MULTIASSISTÊNCIA CASAS BAHIA (LOJA) PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01/07/2015 A PRAZO INDETERMINADO VERSÃO EXTERNA REGULAMENTO MULTIASSISTÊNCIA CASAS BAHIA (LOJA) PERÍODO DE VIGÊNCIA: 01/07/2015 A PRAZO INDETERMINADO DADOS DA PROMOTORA DA PROMOÇÃO USS SOLUÇÕES GERENCIADAS LTDA Alameda Tocantins, 525

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017

SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017 SELEÇÃO PÚBLICA DE FORNECEDORES 066/2017 Para firmar Termo de Compromisso conforme artigo 40 do Decreto 8.241/2014 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO: contratação de serviços gráficos Item 1 Objeto e especificação

Leia mais

Logotipos e Marcas Parte II

Logotipos e Marcas Parte II Logotipos e Marcas Parte II Logotipos e Marcas O que é um logotipo; O que é um símbolo; O que é marca; O que é logomarca; O que é logo; Desenvolvimento de um logotipo ou marca; O valor de uma marca 1.

Leia mais

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife

REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife REGULAMENTO DA PROMOÇÃO COMERCIAL Promoção Chevrolet Serviços Financeiros e MetLife 1. A Metropolitan Life Seguros e Previdência Privada S.A., doravante denominada Promotora, é proprietária de Títulos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 3ª REGIÃO APELAÇÃO CÍVEL Nº 0027031-91.2009.4.03.6100/SP 2009.61.00.027031-7/SP RELATOR : Desembargador Federal MAURICIO KATO APELANTE : MAGAZINE LUIZA S/A

Leia mais

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA

TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) SERVIÇOS RELATIVOS A PATENTES Diretoria de Patentes DIRPA 203 204 TABELA DE RETRIBUIÇÕES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELO INPI (valores em Reais) (I) Pedido e Concessão 200 202 Pedido nacional de invenção; Pedido nacional de modelo de utilidade; Pedido nacional de

Leia mais

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS

GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS GUIA DE ESTÁGIO CURSOS TÉCNICOS 1/14 Escola Mario Amato Faculdade de Tecnologia Ambiental SUMÁRIO 3 INTRODUÇÃO 3 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 5 RESCISÃO DO CONTRATO DE ESTÁGIO 6 CONCLUSÃO

Leia mais

Modelo de contrato pronto para impressão.

Modelo de contrato pronto para impressão. Modelo de contrato pronto para impressão. DELO DE CONTRATO ESCRITO DE REPRESENTAÇÃO COMERCIAL Pelo presente instrumento particular de contrato de representação comercial, impresso em duas vias, e devidamente

Leia mais

ventana já 3 PASSOS 2- Entrega de soluções na hora

ventana já 3 PASSOS 2- Entrega de soluções na hora Interiores + Design Ventana Já 2017 O Ventana já é a nossa consultoria de decor rápida e sem quebradeira. Em uma visita de 2h analisamos a organização e decoração do seu espaço e orientamos o que poderíamos

Leia mais

MANUAL DESENHO INDUSTRIAL

MANUAL DESENHO INDUSTRIAL MANUAL DESENHO INDUSTRIAL INTRODUÇÃO A Agência de Inovação Tecnológica da UEL (Aintec) possui entre suas atribuições, disseminar e estimular a cultura da Propriedade Intelectual. O Escritório de Propriedade

Leia mais

O QUE É? Parcelamento de contas de energia é a soma dos débitos da instalação acrescidos de encargos e taxa de financiamento dividido em parcelas.

O QUE É? Parcelamento de contas de energia é a soma dos débitos da instalação acrescidos de encargos e taxa de financiamento dividido em parcelas. 5.4.0 PROCEDIMENTO Parcelamento O QUE É? Parcelamento de contas de energia é a soma dos débitos da instalação acrescidos de encargos e taxa de financiamento dividido em parcelas. O QUE NECESSITA? Número

Leia mais

REGULAMENTO 1. DO PRAZO E DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DA PROMOÇÃO. 1.1 A Promoção terá início em 01 de setembro de 2016, com término indeterminado.

REGULAMENTO 1. DO PRAZO E DA ABRANGÊNCIA GEOGRÁFICA DA PROMOÇÃO. 1.1 A Promoção terá início em 01 de setembro de 2016, com término indeterminado. REGULAMENTO SAÚDE PREMIADA Dados da Promotora: SUPORTE SAÚDE - ASSISTÊNCIAS E PARTICIPAÇÕES LTDA Av. Pedroso de Morais, 1619 São Paulo SP - Cep 05419-001 CNPJ: 20.250.227/0001-00 A SUPORTE SAÚDE - ASSISTÊNCIAS

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS DISPOSITIVOS MÉDICOS HOLTER IMPLANTÁVEL CONCURSO PÚBLICO N.º 120022/16 1 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde

Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde Como abrir processo de COMPRA no SEI/UFPR PREGÃO ELETRÔNICO Setor de Ciências da Saúde SEI: Iniciar processo Escolha o tipo: Orçamento e Finanças: Solicitações Deverão ser abertos Processos diferentes

Leia mais

ACORDO DE VENDAS NO ATACADO

ACORDO DE VENDAS NO ATACADO CADASTRO O cadastro pode ser realizado por Pessoa Física, Pessoa Jurídica e residentes no exterior, sempre respeitando as regras desse acordo para as vendas no atacado. Obs.: Clientes Pessoa Física devem

Leia mais

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º /16

PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º /16 PROGRAMA DO CONCURSO E CADERNO DE ENCARGOS PRÓTESES DA ANCA E PRÓTESES BIPOLARES CONCURSO PÚBLICO N.º 120015/16 Programa de Concurso DISPOSIÇÕES INICIAIS Artigo 1.º Definições Para o efeito do presente

Leia mais

Índice Remissivo. MARCA - Registrar ou não. Roteiro INPI - emarcas. Domínio.com.br

Índice Remissivo. MARCA - Registrar ou não. Roteiro INPI - emarcas. Domínio.com.br Índice Remissivo MARCA - Registrar ou não Roteiro INPI - emarcas Domínio.com.br 3 7 14 2 MARCA - Registrar ou não O que é marca? Definição Marca é um sinal aplicado a produtos ou serviços, cujas funções

Leia mais

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO

COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MUTUO UO DOS EMPREGADOS DO SISTEMA FIERGS- CRESUL Travessa Francisco de Leonardo Truda, 40 sala 143 14 andar Porto Alegre-RS CEP 90010-050 Fone (0**51) 3224-3280 Fax:

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017. Criação do Logótipo da Morna para a Candidatura à Patrimonio Cultural e Imaterial da Humanidade

ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017. Criação do Logótipo da Morna para a Candidatura à Patrimonio Cultural e Imaterial da Humanidade Palácio do Governo CP nº 304, Várzea, Cidade da Praia República de Cabo Verde Telef: (+238) 261 01 30 ANÚNCIO DE CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 Criação do Logótipo da Morna para a Candidatura à Patrimonio

Leia mais

Índice. Manual de Registro de Bicicletas

Índice. Manual de Registro de Bicicletas Índice Introdução...3 Login/Cadastro...4 Login...4 Cadastro...4 Nova solicitação...5 Selecionando o serviço...5 Dados da Bike...6 Proprietários...6 Dados da bike...6 Fotos...7 Informações e caracteristicas...7

Leia mais

Cadê. o dinheiro que estava aqui?

Cadê. o dinheiro que estava aqui? Cadê o dinheiro que estava aqui? Você sabe o quanto ganha por mês? Você sabe o quanto tem de Cartão a pagar? Você sabe o valor preciso da sua pronta entrega? O que é Receita e Despesa? Receita Anote seus

Leia mais

Guia do. Contemplado. Pessoa jurídica

Guia do. Contemplado. Pessoa jurídica Guia do Contemplado Pessoa jurídica 1 Prezado Consorciado, Você foi contemplado! Agora, o próximo passo para a conquista do seu veículo novo é a aprovação do seu crédito. Para ajudá-lo com essa etapa,

Leia mais

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA

RECLAMAÇÃO, APELAÇÃO E SUGESTÃO PARA MELHORIA Página: 1/6 Elaborado: Verificado: Aprovado: Sabrina S. Lira (Diretora Administrativa) Rev. 00 Primeira edição Joaquim M. Alves (Diretor Técnico) HISTÓRICO DE ALTERAÇÕES Joaquim M. Alves (Diretor Executivo)

Leia mais

Cartão de Débito Bradesco Prime Visa

Cartão de Débito Bradesco Prime Visa Cartão de Débito Bradesco Prime Visa ÍNDICE SEGURANÇA... 2 Como utilizar o seu cartão... 2 Reposição em caso de perda ou roubo... 2 FLEXIBILIDADE PARA O DIA A DIA... 2 Infoemail... 2 InfoCelular... 2 BENEFÍCIOS

Leia mais

Portaria MDIC nº 275, de 08/11/ DOU 1 de 10/11/2011

Portaria MDIC nº 275, de 08/11/ DOU 1 de 10/11/2011 Portaria MDIC nº 275, de 08/11/2011 - DOU 1 de 10/11/2011 O Ministro de Estado do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, no uso das atribuições previstas no inciso II, do art. 87 da Constituição

Leia mais

NOTA TÉCNICA CNM Nº 0010/2018

NOTA TÉCNICA CNM Nº 0010/2018 NOTA TÉCNICA CNM Nº 0010/2018 Brasília, 15 de fevereiro de 2018. ÁREA: Finanças Municipais TÍTULO: Sistema de Declaração Padronizada do ISS REFERÊNCIA (S): Lei Complementar 116/2003; Lei Complementar 157/2016;

Leia mais