Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino"

Transcrição

1 Aula Inicial: apresentação da disciplina e do plano de ensino Professora: Maria Collier de Mendonça Data: Disciplina: Planejamento de Campanhas Publicitárias I Curso: Com. Social (Publicidade) Turma: AM5PP

2 Apresentação da disciplina A disciplina de Planejamento de Campanhas Publicitárias I tem como objetivo habilitar os alunos a pesquisarem e levantarem informações necessárias à elaboração de briefings de campanhas publicitárias. Para tanto, apresenta e discute o que é o briefing, além de outros fundamentos conceituais que embasam o trabalho do planejamento e, ainda, quais são as funções do planejador de comunicação, em diálogo com as demais áreas da agência (sobretudo: criação, mídia e atendimento) e do cliente (planejamento empresarial e de marketing).

3 Apresentação da disciplina Para ampliar o repertório dos alunos, além das aulas expositivas, a disciplina promove o exercício teórico-prático de trabalhos em grupo, que originam briefings e entrevistas com planejadores atuantes no mercado. Também são realizados exercícios práticos (estudos de casos e leituras de textos) e atividades de orientação dos trabalhos em grupo (entrevistas com planejadores e briefings de campanhas, desenvolvidos a partir das necessidades de comunicação dos anunciantes escolhidos, conforme diferentes realidades de mercado, concorrência e públicos consumidores).

4 Ementa A passagem das informações para a realização de qualquer tipo de trabalho é muito importante para aqueles que vão executá-lo, uma vez que, sem a devida clareza do que se pretende, fatalmente ocorrerão erros na definição dos objetivos e estratégias. Na área da comunicação não é diferente, por isso, a disciplina abordará todos os principais aspectos para a coleta e organização das informações que são necessárias para a elaboração do documento de briefing, peça fundamental para a o planejamento de campanhas publicitárias. Além da parte teórica, os alunos realizarão exercícios para melhor fixarem os conhecimentos adquiridos.

5 Gerais: Objetivos 1- Habilitar os alunos a pesquisarem, sintetizarem e analisarem as informações que fundamentam o processo de elaboração de briefings, como base para o desenvolvimento de planos e programas de comunicação orientados para o mercado. 2 - Desenvolver o potencial crítico-analítico sobre a organização e classificação de dados e informações com fundamento nas teorias aplicáveis à campanha publicitária. 3 - Promover o exercício teórico-prático do diagnóstico e do prognóstico para elaboração do briefing, que fundamentará o desenvolvimento de um planejamento de campanha. Específicos: 4 - Auxiliar os alunos a obterem uma visão geral acerca do trabalho realizado pela área de planejamento de comunicação numa agência de publicidade e sua importância na comunicação das marcas.

6 Estratégias de ensino e recursos pedagógicos Aulas expositivas, seminários e orientação na realização de trabalhos em grupos. Realização de pesquisas de campo (entrevistas com profissionais atuantes na área de planejamento). Apresentações e análises de estudos de casos (campanhas publicitárias). Exercícios práticos: discussão de textos e análises de campanhas publicitárias.

7 Cronograma de aulas 1 Apresentação do plano de ensino. Fundamentação e importância da disciplina no contexto profissional e do curso. Levantamento de expectativas. 2 O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional, simbólico e financeiro). A importância do planejamento de comunicação na gestão de marcas. Definição dos grupos de trabalho (4 a 5 alunos). 3 O planejamento e suas interfaces com a mídia, atendimento e criação. O modelo de briefing e suas perguntas. A organização e levantamento das informações. Conhecendo o cliente (histórico e contexto empresarial: produtos e serviços, situação de mercado e concorrência). Orientação dos TGs.(definição das marcas/clientes) 4 O processo de briefing. organização e levantamento das informações. Instrumentos importantes: pesquisa de mercado, desk research e internet (fontes e referências). A relação do consumidor com a marca (percepções de imagem, comportamentos de compra). 5 Do briefing com o cliente ao pedido de criação. Diferentes tipos de briefing. Análise da comunicação. Exercício (análise de comunicação): Space Fox e Citroen Picasso. Orientação dos TGs 6 Diagnóstico (SWOT).Objetivos de marketing. Orientação dos TGs

8 Cronograma de aulas 7 Revisão 1º bimestre. Orientação dos TGs. entrega por escrito e em Word/ via eletrônica do levantamento das informações sobre o profissional de planejamento a ser entrevistado. 8 Prova 1º bimestre. Entrega por escrito e eletrônica do BRIEFING (até Obj. Mkt. em Word e Powerpoint). 9 Apresentação em PPT dos TGS: briefings (até objetivos de marketing) e das informações levantadas sobre os planejadores que serão entrevistados (25 minutos por grupo). 10 Como identificar os problemas de comunicação e determinar os objetivos de comunicação do cliente. Estudos de casos: Natura Amó e Natura Banho de Gato (Agência: Peralta Strawberry Frog). Orientação dos TGs 11 Vistas de avaliação/aula. Orientações para as entrevistas com os planejadores (áreas a investigar: trajetórias profissionais; cargo atual, a evolução do planejamento de comunicação no Brasil; conselhos para iniciantes em planejamento). 12 Posicionamento e público-alvo Estudos de casos: Novo Uno. (Leo Burnett). Vodka Skyy (DPZ) Orientação dos TGs (p.7). Realização das entrevistas com os planejadores. Relação entre Briefing e Planejamento.

9 Cronograma de aulas 13 Orientação TGs. Problemas e objetivos de comunicação,posicionamento e público-alvo o que comunicar, para quem comunicar e por que comunicar?. Realização das entrevistas com os profissionais de planejamento. 14 Tom, obrigatoriedades, cronograma e verba da campanha. Critérios para organização de tabelas, quadros, gráficos. Exercícios em classe. 15 Orientação TGs. Estudos de casos (A a Z).Revisão das transcrições e resumos das entrevistas com os profissionais de planejamento. Revisão da matéria do curso. 16 Prova Individual 2º bimestre. Entrega final dos TGs/ BRIEFINGS (completos ), das transcrições e resumos de das entrevistas com os planejadores. (TGS: impressos e em via eletrônica em Word/ Completo e PPT/ Apresentação). 17 Apresentação final (oral e em ppt) + Entrega das transcrições e resumos em Word dos aprendizados das entrevistas com os planejadores + discussões em classe (20 min/ grupo).

10 18 Prova 2º bimestre Cronograma de aulas 19 Vistas de avaliação. Discussão de tendências no planejamento hoje: do broadcast ao socialcast o consumidor produtor de conteúdo, as mídias sociais, o consumo da experiência e o planejador como costureiro de disso tudo. 20 Encerramento do curso. Discussão sobre os atributos/ as qualidades que o mercado publicitário tem exigido no recrutamento de novos planejadores. Diferentes tipos de briefings exercícios e exemplos. Briefing e pedido de criação.

11 Bibliografia básica CORRÊA, R. Planejamento de Propaganda. São Paulo: Global, 2008, 10ª. edição. LUPETTI, M. Gestão Estratégica da Comunicação Mercadológica. São Paulo: Cengage, STEEL, J. Verdades, mentiras e propaganda: a arte do planejamento. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

12 Bibliografia complementar CORRÊA, R. O Atendimento na Agência de Comunicação. São Paulo: Global, GABRIEL, Martha. Marketing na Era Digital. São Paulo: Novatec, KOTLER, Philip. Administração em Marketing.. São Paulo: Prentice Hall, 2007 LUPETTI, M. Planejamento de Comunicação. São Paulo: Futura, RIBEIRO, J. (Org.). Propaganda: profissionais ensinam como se faz. São Paulo, Atlas, REFERÊNCIAS ONLINE: GP BRASIL Grupo de Planejamento Brasil - Account Planning Group UK - Account Planning Group Australia - FERNANDES M. (Org.),Do Broadcast ao Social Cast. W3 Editora e Revista Bites: (E-book gratuito, disponível on-line:

13 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: A cada bimestre, haverá uma avaliação escrita individual, valendo nota de 0 a 10 pontos. A cada bimestre, haverá uma apresentação oral (em powerpoint), além da entrega de documentos por escrito (em Word e Power Point) referentes aos TGs (trabalhos em grupo). As atividades bimestrais dos TGs valerão nota: de 0 a 10 pontos. A nota média de cada bimestre será composta da seguinte forma: Prova Individual (50%) + TGs (50%) = média do bimestre. A média do 1º bimestre tem peso 2 e a média do 2º bimestre tem peso 3 na média final referente ao desempenho do(a) aluno(a) na disciplina. No final do 1º bimestre, cada grupo de trabalho entregará uma cópia impressa do seu TG (briefing até o objetivo de marketing + o perfil do planejador que será entrevistado), ambos arquivos em word e powerpoint.

14 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Durante o 2º bimestre, as etapas dos briefings serão finalizadas e as entrevistas com os planejadores serão realizadas, transcritas e analisadas, para que os TGs sejam apresentados no final do 2º bimestre, envolvendo estas duas atividades. Ao longo do curso, cada grupo de trabalho também fará uma apresentação audiovisual (em PowerPoint) da entrevista com um planejador sênior atuante no mercado brasileiro, que deverá ser entregue junto com uma cópia em papel e um arquivo eletrônico da transcrição completa e resumo dos principais aprendizados desta entrevista. No 2º bimestre, cada grupo apresentará o seu briefing completo (incluindo todas etapas do briefing) e entregará cópias (impressas e eletrônicas) deste trabalho no formato de texto (Word) e no formato expositivo (apresentação em Power Point) à professora.

Aula 1: Apresentação da Disciplina e Plano de Ensino Planejamento II - Profa Maria Collier de Mendonça Comunicação Social (Publicidade)Turma: AM6PP

Aula 1: Apresentação da Disciplina e Plano de Ensino Planejamento II - Profa Maria Collier de Mendonça Comunicação Social (Publicidade)Turma: AM6PP Aula 1: Apresentação da Disciplina e Plano de Ensino Planejamento II - Profa Maria Collier de Mendonça Comunicação Social (Publicidade)Turma: AM6PP Professora: Maria Collier de Mendonça Data: 01-08- 12

Leia mais

Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs

Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs Aula 5 Diagnóstico (SWOT) Objetivos de marketing e de Comunicação Problema de Comunicação Orientação dos TGs Professora: Maria Collier de Mendonça Data: 21-03-12 Disciplina: Planejamento de Campanhas Publicitárias

Leia mais

Cronograma de aulas 5 Do briefing com o cliente ao pedido

Cronograma de aulas 5 Do briefing com o cliente ao pedido Aula 5 Do briefing com o cliente ao pedido de criação (OK vide aula 3) Diferentes tipos de briefing (OK vide aula 3) Análise da comunicação Orientação dos TGs Exercício e estudos de caso (análise de comunicação):

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Profa. Dra. Flávia

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: DP0228-MARKETING

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

PLANO DE ENSINO Marketing de Serviços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa

PLANO DE ENSINO Marketing de Serviços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa PLANO DE ENSINO 2016 Marketing de Serviços 6º. Semestre Carga Horária: 50 h Ementa Conceitos e as práticas de Marketing utilizadas nas organizações existentes nos dias atuais, e necessários para a evolução

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 Ensino Técnico Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015

Leia mais

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2019 NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE NO COMPONENTE

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II

PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II 1. IDENTIFICAÇÃO PROGRAMA DA DISCIPLINA MARKETING II CURSO: ADMINISTRACAO ANO: 2014 DISCIPLINA: MARKETING II CÓDIGO: ADM10598 PERÍODO: 2014/1 CARGA HORÁRIA: 60h PROFESSOR (A): MICHEL VASCONCELOS 2. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2011/1 CÓDIGO: C.H. TOTAL:

Leia mais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais

Publicidade e Propaganda. Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre. 1 Apresentação. 2 Disciplinas envolvidas. 3 Objetivo. 4 Orientações gerais Curso: Publicidade e Propaganda Semestre 5º semestre 2017/2 Trabalho Interdisciplinar PP 5 o semestre 1 Apresentação Consiste em Trabalho Interdisciplinar a ser realizado pelos alunos, em equipes, a partir

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Marketing Professor Cálidon Costa da Conceição Carga Horária Semanal Teórica Prática PLANO DE ENSINO Curso Administração Turno/Horário Noite Turma: 5º ADN Carga Horária Semestral Número de Créditos

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 ETEC Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município: Ribeirão Pires Eixo Tecnológico:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Plano de Trabalho Docente - 2018 Ensino Técnico PLANO DE CURSO Nº 059, APROVADO PELA PORTARIA CETEC - 746, DE 10-9-2015, PUBLICADA NO DIÁRIO OFICIAL DE 11-9-2015 - PODER EXECUTIVO - SEÇÃO I - PÁGINA 53.

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Extensão Esterina Placco Código: 091 Município: São Carlos Eixo

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Marketing Analítico Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: Daiany.varjao@fasete.edu.br CH

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso nº 267 aprovado pela portaria Cetec nº 182 de 26/09/2013 Etec Maria Cristina Medeiros Código: 141 Município:

Leia mais

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

TCC ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA TCC 2018 - ADEQUAÇÃO NORMAS PARA PROPOSIÇÃO E ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA MATRÍCULA NO TCC PARA INICIAR O TCC O ALUNO PRECISA ESTAR MATRICULADO REGULARMENTE

Leia mais

Publicidade e Propaganda institucional

Publicidade e Propaganda institucional Publicidade e Propaganda institucional Módulo B Ementa Conteúdo Bibliografia Básica: Bibliografia Complementar: PLANO DE ENSINO 2016.1 Carga Horária: 50 h Introdução aos conceitos de Publicidade e Propaganda

Leia mais

Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 4 Classificação: - Curso: Turismo Pré-requisito: - Período Letivo: 2016/2

Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 4 Classificação: - Curso: Turismo Pré-requisito: - Período Letivo: 2016/2 Disciplina: Planejamento de Comunicação Código: COM 094 Turma: (consultar quadro) Carga horária: 60 horas/aula Créditos: 4 Classificação: - Curso: Turismo Pré-requisito: - Período Letivo: 2016/2 Aulas:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Michel Magno

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2015 ETEC: Mairiporã Código: 271 Município: Mairiporã EE: Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso aprovado pela portaria Cetec nº 746 de 10 / 09 / 2015. ETEC TIQUATIRA Código: 208 Município: São Paulo Eixo tecnológico: Produção Cultural e

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração Marketing de Serviços e de Relacionamento ADM 077.

EMENTA / PROGRAMA DE DISCIPLINA. ANO / SEMESTRE LETIVO Administração Marketing de Serviços e de Relacionamento ADM 077. Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO DA SERRA Curso: Administração Professor: Denilton Macário de Paula Disciplina: Administração Mercadológica I PLANO DE ENSINO Período: 4º C/D/E Ano/Semestre: 2008/2 Carga Horária:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Michel Magno

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANUAL. Larissa Estela Berehulka Balan Leal Mestre em Administração 6 meses

PLANO DE ENSINO ANUAL. Larissa Estela Berehulka Balan Leal Mestre em Administração 6 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA 1. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Nome do curso: Publicidade e Propaganda. Grau Conferido: Bacharel em Publicidade e Propaganda. Modalidade: Presencial. Carga Horária: Carga horária

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Comunicação e Letras Curso de Propaganda, Publicidade e Criação PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 17036658 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Redação e Expressão Oral VI ETAPA 6 Período

Leia mais

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA

REGULAMENTO PRÉ-PROJETO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA UNIMAR UNIVERSIDADE DE MARILIA PUBLICIDADE E REGULAMENTO PRÉ-PROJETO REGULAMENTO PRÉ-PROJETO 1. O Projeto O pré-projeto experimental é uma atividade interdisciplinar que envolve o 5º e 6º termos do curso

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 090.3630.1 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Redação e Expressão Oral VI ETAPA 6ª Período

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PLANO DE DISCIPLINA DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL PERÍODO: 2015/2 CÓDIGO: ADM09926

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Técnicas Promocionais Código: ADM Professora: Inayara Gonzalez. Período: 2008/2

PROGRAMA. Disciplina: Técnicas Promocionais Código: ADM Professora: Inayara Gonzalez. Período: 2008/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA

NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA NORMAS PARA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA As modalidades de TCC do curso de Comunicação Social do Instituto Municipal de Ensino Superior De Assis - IMESA compreendem

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÂ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIOS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 26/011/12 à 26/04/13 Professor(a): Prof. Michel M. de Vasconcelos Semestre: 2012/2

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 26/011/12 à 26/04/13 Professor(a): Prof. Michel M. de Vasconcelos Semestre: 2012/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/1

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração - Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 246 aprovado pela portaria Cetec nº 181 de 26/09/2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/1

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Meses N.º de aulas Março 16 Abril 14 Maio 18 Junho 18 Julho 06 Total 70

PLANO DE ENSINO. Meses N.º de aulas Março 16 Abril 14 Maio 18 Junho 18 Julho 06 Total 70 PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO CURSO: ADMINISTRACAO ANO: 2012 PERÍODO: 2012/1 DISCIPLINA: PESQUISA MERCADOLÓGICA CÓDIGO: ADM-02208 CARGA HORÁRIA: 60h PROFESSOR (A): MICHEL VASCONCELOS 2. DISTRIBUIÇÃO

Leia mais

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º

Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º Centro Universitário Newton Paiva Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas Curso Publicidade e Propaganda Trabalho Interdisciplinar Publicidade e Propaganda 50 pontos - 4 período 1º - 2009 PROFESSORES PARTICIPANTES:

Leia mais

Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro).

Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro). Aula 2: O conceito de branding: o significado da marca, sua imagem e patrimônio (emocional e financeiro). A importância da publicidade na construção e gestão das marcas. Definição dos grupos de trabalho.

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. Capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações.

PLANO DE APRENDIZAGEM. Capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações. PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Professor(a): Ms. Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: arivaldo.jesus@fasete.edu.br

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria das organizações Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2009 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Adminitração Disciplina: Fundamento de Marketing Código: Professor: Me. Daiany Macieira Varjão e-mail: Daiany.varjao@fasete.edu.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Plano de Ensino UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ARTES DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL Universidade Federal do Espírito Santo Plano de Ensino Campus Goiabeiras Curso: Publicidade e Propaganda Departamento

Leia mais

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação

Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Diretrizes da disciplina de Projeto Experimental II Agência de Propaganda. Desenvolvimento do Planejamento Estratégico de Comunicação Profª Me. Taís Vieira taisvp@yahoo.com.br 2013 SUMÁRIO 1 ASPECTOS GERAIS...

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa PLANO DE ENSINO MODALIDADE PRESENCIAL 1 Ano 2016 1º Semestre Curso: Marketing Digital e E-commerce Disciplina: Fundamentos do Ambiente Digital

Leia mais

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?.

O que é mídia? Os participantes de um evento na Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) foram surpreendidos com a pergunta O que é Mídia?. A MÍDIA E O MÍDIA O que é mídia? O papel do mídia no contexto de uma campanha. Habilidades e competências para o trabalho nesta área. A importância da mídia para uma campanha de sucesso. O que é mídia?

Leia mais

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011

UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 Conceitos e Roteiros UNIBAN Disciplina: Planejamento de Campanha Prof. Me. Francisco Leite Aulas: 03/03/2011 O que é o Briefing? É o levantamento de informações contendo diversas instruções que o cliente

Leia mais

MBA em GESTÃO DE MARKETING

MBA em GESTÃO DE MARKETING MBA em GESTÃO DE MARKETING 1) OBJETIVO O curso tem como objetivo capacitar profissionais para a gestão mercadológica de produtos e serviços e desenvolver competências necessárias para planejar, gerenciar,

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso n.º 206 aprovado pela portaria Cetec nº 733 de 10/09/2015 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: Centro de Comunicação e Letras Curso: Publicidade e Propaganda Disciplina: PSICOLOGIA DO CONSUMIDOR I Professor(es): NORA ROSA RABINOVICH Carga horária: 34 h/a. (25,5 h). Ementa:

Leia mais

2.3 Seleção dos Candidatos: Diagnósticos preliminares das propostas submetidas e elaboração das propostas de execução pela Comissão de Seleção.

2.3 Seleção dos Candidatos: Diagnósticos preliminares das propostas submetidas e elaboração das propostas de execução pela Comissão de Seleção. /Anunciantes para o programa de extensão intitulado Pesquisa, aprendizado e divulgação publicitária: programa de Extensão "FACOS Agência" - fase III, do Curso de Publicidade e Propaganda - UFSM O Coordenador

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SÓCIO-ECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS 1- EMENTA Os novos desafios do mercado decorrentes da globalização e das mudanças tecnológicas; o desenvolvimento do conceito de e seus objetivos; ambiente de ; mercado-alvo; sistema de informações de

Leia mais

PLANO DE CURSO. Código: MAR39 Código: MAR39 Código: MAR39 Pré-requisito(s): - Período: VII Ano: 2017.

PLANO DE CURSO.   Código: MAR39 Código: MAR39 Código: MAR39 Pré-requisito(s): - Período: VII Ano: 2017. PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Gestão de Publicidade e Propaganda Professor: Esp. Daiany Macieira Varjão E-MAIL: daiany.varjao@fasete.edu.br Código:

Leia mais

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009

Promoção. Prof. Me. André F. A. Fagundes 1. Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Disciplina: Administração Mercadológica 2º semestre de 2009 Promoção Prof. M e André F. A. Fagundes Prof. M e André F. A. Fagundes 1 Comunicação de marketing É o meio pelo qual as empresas buscam informar,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO Dados de Identificação Componente Curricular: DP0235-PLANEJAMENTO

Leia mais

I EMENTA II OBJETIVOS DA DISCIPLINA

I EMENTA II OBJETIVOS DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Matemática Financeira Ano Letivo: 2016 Semestre:

Leia mais

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07

Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07 Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 59 aprovado pela portaria Cetec nº 15, de 07-01-2009 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

3. EMENTA Marketing - o nascimento, conceitos e definições. Teoria do

3. EMENTA Marketing - o nascimento, conceitos e definições. Teoria do SETEMBRO TOTAL 08 68 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário

Leia mais

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11

Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Guia de carreiras Newton Publicidade e Propaganda 11 Introdução O curso de Publicidade e Propaganda é voltado para o conhecimento de como a comunicação pode ser trabalhada para que alguém seja convencido,

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2016 Plano de Curso aprovado pela portaria Cetec nº 148, de 09 /10/ 2012 ETEC de Tiquatira Ensino Técnico Código: 208 Município: São Paulo Eixo tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1

Guia do Projeto Discente Semestral do 4º semestre /1 Apresentação do Projeto As empresas vem buscando novas estratégias de criação de novos espaços dentro de um mercado extremamente competitivo (o chamado oceano azul ) e uma separação da concorrência já

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO 42951 CÓD. DISC. 120.3536.1 UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA PROCESSOS DE CRIAÇÃO PROJETO II ETAPA 5ª CH ANO 2011 OBJETIVO

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA

PROGRAMA DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO - UFES CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS - CCJE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO - DAD ADM09926 COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL (Turma 01) Prof.: Sérgio Robert de

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/2

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2015 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2015/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Michel Magno

Leia mais

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/2

PROGRAMA. Carga Horária: 60 horas Período: 2016 Professor(a): MICHEL MAGNO DE VASCONCELOS Semestre: 2016/2 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP.

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Superior em Administração FORMA/GRAU:( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera

Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Outdoor Pós graduação Uni-anhanguera 1 Aline MAIA 2 Raquel RIBEIRO 3 Tereza YOSHIMURA 4 Centro Universitário de Goiás Uni-Anhanguera Resumo do trabalho O outdoor referente ao curso de pós-graduação da

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço:

Leia mais

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1

Criatividade com Ética. Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 Assim se faz Assim não se faz Criatividade com Ética Projeto Campanha Responsável Módulo Gestão e Mercado 2017/1 O que é o Projeto? O Projeto Portfólio Campanha Responsável é uma atividade obrigatória

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Guia da Disciplina

GESTÃO DE MARKETING. Guia da Disciplina GESTÃO DE MARKETING Guia da Disciplina Informações sobre a Disciplina No ambiente competitivo e globalizado em que operam os negócios, o marketing tem assumido um papel determinante no sucesso e sobrevivência

Leia mais

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h

Apresentação do. Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Apresentação do curso Disciplina: Teoria da Administração Professor: Ricardo Reghelin Ano Letivo: 2008 Carga Horária: 80h Objetivo do curso Ao final do curso o aluno estará apto a: Usar um referencial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO ADMINISTRAÇÃO ANEXO I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Administração Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Michel Magno

Leia mais

Disciplina: Projeto Experimental Promoção de Vendas e Merchandising (CCA0321)

Disciplina: Projeto Experimental Promoção de Vendas e Merchandising (CCA0321) Disciplina: Projeto Experimental Promoção de Vendas e Merchandising (CCA0321) Curso: Publicidade e Propaganda Aulas: Quarta-feira - 18h50 às 20h30 Professor: Tiago Barcelos Pereira Salgado EMENTA: Marketing

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Estratégias de Marketing Código: PADM-9006 Créditos: 4 Oferta: 2018-1 Nível: Mestrado/Doutorado Professor: Anderson Soncini Pelissari E-mail: asoncinipelissari@gmail.com

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária: CCL Curso: Propaganda, Publicidade e Criação Disciplina: Criação Publicitária I Professor(es): João Batista Vanise Selma Milton Lara Marcio Paulo Panontin Paula Renata DRT: 113074-8

Leia mais

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS

MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM MARKETING E ESTRATÉGIAS DIGITAIS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo fundamental desenvolver competências para atuar de acordo com as tecnologias de informação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Código da Disciplina: RAD1604 Versão: Nome da Disciplina: Requisito: Unidade: Departamento:

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: --

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: -- DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Administração de Marketing SIGLA: 7MRK003 CARGA HORÁRIA TOTAL: 72h TEORIA: 72h PRÁTICA: -- CURSO: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica PRÉ-REQUISITOS:

Leia mais