RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO"

Transcrição

1 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO Seja sobre nós a graça do Senhor nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma as obras das nossas mãos. AGOSTO/ 2012 Secretaria Atendimento ao público Atualização do GDAE Arquivo de documentos Cobrança intensiva da inadimplência Lançamento das notas finais do bimestre no sistema Impressão dos boletins com as notas finais dos alunos Salmos: Financeiro Controle do fundo fixo Atendimento as negociações de mensalidades em atraso Conferência de caixa Cobrança sistemática de mensalidades vencidas ( inadimplentes) Recebimento de mensalidades vencidas Biblioteca Neste mês, foram realizadas as seguintes atividades: Atendimento e assistência a alunos, pais, professores e funcionários; Organização do ambiente da biblioteca; Empréstimo e devolução de livros; Contatos para renovação de assinaturas de periódicos; Controle de atrasados (devolução), através de envio de bilhetes de cobrança; Recebimento e controle de revistas, jornais e gibis; Auxílio a professores e alunos em pesquisas; Organização do acervo; Houve um total de cerca de 649 empréstimos.

2 Arrecadação da multa: R$ 203,00 No mês de julho, apesar das férias, a biblioteca esteve em funcionamento. Por isso, ainda no final do mês de junho, iniciamos um projeto de Leitura nas Férias, pelo qual os alunos foram incentivados a levar até três livros para casa, para lerem durante o mês de julho, com devolução agendada para o mês de agosto. Esses alunos levaram também um formulário (anexo), no qual falariam do livro que mais gostassem, sugerindo a leitura aos colegas. O preenchimento desse formulário não era obrigatório, mas, com as fichas que foram entregues, foi montado um mural na biblioteca, que está servindo de sugestão de leitura para aqueles que chegam e querem levar algo interessante para ler. Ainda no mês de agosto, na semana do dia 22, dia do folclore, aproveitamos para fazer um trabalho diferente com as crianças na biblioteca. Os alunos do ensino infantil e fundamental I, que estiveram na biblioteca em horários separados, ouviram histórias e narrativas sobre lendas, músicas, brincadeiras e outras atividades que fazem parte da cultura brasileira. Os alunos puderam interagir com fantoches da Iara, do Saci-pererê, do Curupira e do Boi-da-cara-preta, que cantou sua música favorita com eles. As histórias contadas foram: - A festa no céu (recontado Ana Maria Machado); - O saci (Ricardo Azevedo - Bazar do folclore); - A moura torta (Câmara Cascudo - Contos tradicionais do Brasil). Os alunos do segundo ano da manhã gostaram tanto da atividade que voltaram para a sala de aula e fizeram lindos desenhos, representando o que ouviram e o que conversamos. Com esses desenhos, foi montado um mural na biblioteca, que ficará em exposição por alguns dias. Em todos esses encontros, as crianças mostraram grande interesse pelas histórias, aprendendo e contando o que já sabiam. Aliás, o enfoque foi justamente esse: passar adiante, recontar as histórias que nossos avós já ouviam de seus avós. E assim, dar continuidade à nossa cultura, sem se importar com o que existe ou não. Afinal, é maravilhoso contar e ouvir histórias...

3 JULHO / 2012 Alunos produzem releituras das obras de Romero Britto Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora de artes, Maísa, fizeram releituras das obras do artista Romero Britto. Considerado um ícone da cultura pop moderna, o pernambucano é um dos mais premiados artistas de nosso tempo. A arte de Romero Britto é marcada por cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Britto tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo.

4 Dia 31 de julho: Atualização Pedagógica Nesta terça-feira, dia 31 de julho, a equipe de direção, coordenações, docentes e funcionários do Colégio Metodista se reuniram para mais um PAP ( Programa de Atualização Pedagógica). Na abertura, todos participaram de uma divertida dinâmica e logo após a diretora Babete Nassif agradeceu a todos pelo excelente trabalho realizado no 1º semestre e pediu que este mesmo empenho se repita no próximo. O principal objetivo de nossa instituição é que os nossos alunos aprendam, por isso precisamos expandir e estender o que já está dando certo ressalta Babete. A manhã também contou com a palavra da Pastoral, realizada por Ester Lago, com a comemoração dos aniversariantes do mês de julho e com um momento para explicações sobre a página dos docentes no portal do Colégio Metodista, com a administradora do portal, Luciana Toro.

5 Dia 01: Retorno das aulas Nesta quarta-feira, dia 1º de agosto, alunos e docentes do Colégio Metodista retornaram as atividades. Com uma carinhosa acolhida, os alunos foram recepcionados por seus professores e puderam matar a saudade dos amigos. Os alunos receberam também um mimo de boas-vindas e uma palavra de agradecimento e carinho da direção. Dias 08 e 09 de agosto: Comemoração do Dia dos Pais As homenagens aos pais dos alunos do Colégio Metodista aconteceram nos dias 08 e 09 de agosto. Os presentes foram acolhidos com a palavra da diretora Babete Nassif, que ressaltou o que é ser pai de verdade e com a palavra da Pastoral, representada por Ester Lago. Os alunos encantaram os presentes com belas canções, confira o programa de apresentações: Dia 08 de agosto: - Ao papai com carinho ( Profª Luciane) - I Love daddy ( Profª Lucimara) - A benção ( Profª Walquíria) Dia 09 de agosto: - Brinca comigo, pai ( Profª Luciane)

6 - Daddy,daddy ( Profª Lucimara) - Alguém especial ( Profª Walquíria) Aquarela Valsinha - Apresentação de flauta com alunos do 4º ao 9º ano - Coral Cantarolando: Vem me socorrer, João e Maria e Dia 10: METODISTA ENTREGA DOAÇÕES DE AGASALHOS AO FUNDO SOCIAL Os alunos Guilherme Krol, Bruna Bitar, Júlia Penna e a professora Daliane Mello, representaram o Colégio Metodista, na manhã do dia 10 de agosto, na cerimônia de repasse das peças arrecadadas para a Campanha do Agasalho A solenidade aconteceu no Batalhão do Tiro de Guerra de Ribeirão Preto, cujos atiradores colaboraram com a campanha. Assim como nos anos anteriores, o Metodista foi um dos postos de arrecadação da campanha. Promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, em parceria com o poder público e sociedade civil, a Campanha do Agasalho se estenderá até o dia 31 de agosto, com meta de receber 200 mil peças de agasalhos, calçados e cobertores que atenderão entidades assistenciais, famílias em situação de risco

7 social, além de programas da Secretária de Assistência Social e Saúde, no período de inverno. Dia 15: Metodista recebe homenagem por seu centenário No dia 15 de agosto a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto ACIRP realizou um evento para homenagear as 18 empresas e entidades centenárias da cidade. O Colégio Metodista foi representado pelo Diretor da Rede IMED, Profº Walter Chalegre e pela Diretora Pedagógica, Elizabet Nassif. A solenidade aconteceu no Teatro Pedro II e contou com a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar de São Paulo.

8 Comemorações da Semana do Folclore Para comemorar a Semana do Folclore, diversas turmas de alunos do Colégio Metodista participaram de atividades culturais. A turminha da pré-escola montou alguns painéis e murais e também confeccionaram máscaras do saci- pererê. Já o 3º ano fez uma representação do Bumba-meu-boi, sob a orientação da professora Roberta.

9 Dia 21: DIRETOR DO COLÉGIO AMÉRICA (PERU) VISITA O METODISTA Nesta terça-feira, dia 21 de agosto, o Colégio Metodista recebeu a ilustre visita do Profº César Bravo, diretor do Colégio América, do Peru. O diretor veio ao Brasil para acompanhar seus alunos que desembarcaram em 03 unidades da Rede Metodista para participarem do Projeto de Intercâmbio cultural. Em reunião com a diretora do Metodista, Babete Nassif, a coordenadora do Ensino Médio, Sandra Issa e os professores Fabio Marques e Vitor Santos, foram discutidos as diretrizes e a programação para a vinda dos alunos do Colégio América ao Metodista, que acontece em outubro. O diretor César pode conhecer as instalações e toda a equipe do colégio e foi recepcionado com muito carinho pelos alunos. No mesmo dia, o Metodista também recebeu o Pastor Silvio, da pastoral da Rede Imed e o Profº Abraão, coordenador do portal da rede. Profº César Bravo, Profº Abraão Ferreira, Pastor Natanael Lago, Ester Lago, Babete Nassif e Pastor Silvio Oliveira.

10 Dias 26 a 29 de agosto: Viagem ao Acampamento NR Viagem dos alunos dos 9.anos ao acampamento Nosso Recanto. Dia 29: DR NETO FALA SOBRE SEGURANÇA NA INTERNET AOS ALUNOS DO METODISTA Nesta quarta-feira, dia 29 de agosto o Colégio Metodista recebeu o Dr. José Gonçalves Neto, advogado e delegado de Polícia da Seccional de Ribeirão Preto, para um bate- papo com alunos da Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio sobre Segurança na internet. O delegado explicou aos alunos como utilizar a internet e principalmente as redes sociais, de uma forma segura. A intenção é chamar a atenção dos alunos para os perigos que a internet pode oferecer, já que é um lugar público e sem fronteiras. Por isso ressalto que não devem fornecer senhas em computadores públicos, dados pessoais ou mesmo conversar com estranhos, ressalta o delegado. Para uma geração que já nasceu high-tech as dicas do Dr Neto são de extrema importância para a boa conduta e segurança de nossos alunos.

11 Dia 29: Alunos do Ensino Médio participam do FEA Aberta Dia 29de agosto, os alunos do Ensino Médio do Colégio Metodista participaram do programa FEA RP de Portas Abertas.O evento é voltado a alunos do terceiro ano do Ensino Médio e de cursinhos pré-vestibulares de escolas públicas e particulares, para ajudá-los com informações sobre a escolha da carreira.

12 Dia 30: Abertura dos XXX Jogos da Primavera de Ribeirão Preto Os alunos do Colégio Metodista já estão classificados para a segunda fase nas modalidades: vôlei masculino e feminino e futsal. Dia 30: Reunião de Planejamento Estratégico Com início em outubro de 2007, com reuniões anuais em setembro de 2008, agosto de 2009, 2010, 2011 e 2012, o Planejamento Estratégico de 2012 aconteceu no dia 30 de agosto, no salão nobre do IAl, com a participação das unidades de Birigui (Instituto Noroeste), Ribeirão Preto (Colégio Metodista) e Instituto Americano de Lins. O Planejamento Estratégico consiste em um processo contínuo e persistente onde os gestores determinam os parâmetros que a Rede Metodista de Educação deve seguir no curto, médio e longo prazo. Estiveram presentes o Diretor Geral do IMED, Profº Walter Chalegre dos Santos, Pastor Silvio de Oliveira, Diretores Pedagógicos das três unidades, Profª Arlene Magda Charantola (Lins), Prof Sérgio Luiz Polizel (Birigui) e Profª Elizabeth Raad Chodraui Nassif (Ribeirão Preto), além dos representantes dos setores Financeiro, Administrativo, Coordenadores do Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Coordenadores de Marketing e Secretários Acadêmicos da Rede. Durante todo o dia, os grupos estiveram reunidos para analisar, discutir, trazer sugestões para cada unidade e definir os objetivos, estratégias e ações para Houve também intervalos para o almoço de confraternização e Coffee Break.

13 Uma vez estabelecidos os objetivos, o planejamento passa também a definir as diretrizes diárias das instituições, buscando e fornecendo aos administradores informações para tomada das melhores decisões. É preciso se adiantar ao mercado, prever as tendências, pois uma escola que não tem planejamento é como uma folha seca solta ao vento: ela se move ao sabor do acaso, não se sabe onde ela pode parar. Oferecer uma formação educacional melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com uma prática libertadora, segundo a missão de Jesus Cristo, é a Missão do IMED.

14 MARKETING Campanha de divulgação do Vestibulinho 2012 Avaliação Institucional da Rede Imed - divulgação e acompanhamento dos relatórios

15 Divulgação dos 113 anos do Colégio Metodista - Atualização de notícias e fotos no portal, Facebook e Twitter - Planejamento das ações para a Campanha de Matrículas 2012 CMRP - Planejamento dos eventos de setembro ( Encontro de Ex-alunos e Antologia Poética ). - Visita às escolas para parcerias de matrículas e para divulgação do Vestibulinho. Escolas já visitadas: 1- CRECEI 2- Bento Benedini 3- Escola do Amanhã 4- Ateneu Lev Vigostisky

16 5- Colégio Terra PREVISÃO PARA SETEMBRO / 2012 Dia 05: Culto em Ação de Graças pelos 113 anos do Colégio Metodista Dia 11: Reunião com os pais dos alunos do Colégio Metodista participantes do projeto de Intercâmbio Cultural. Dia 13: Reunião com todos os pais dos alunos dos 9.anos para um reforço na proposta do colégio para o Ensino Médio ( ação de fidelização). Dia 14 e 15: Vestibulinho 2012 Dia 18: Super Revisão para o Ensino Médio organizada pela Positivo Dia 21: Confraternização dos Ex-alunos do Colégio Metodista Dia 27: Lançamento da XV edição da Antologia Poética Dia 28: Apresentação do Coral Improviso Concerto em homenagem aos 113 anos do Colégio Metodista O amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado. Abraço fraternal, Direção do Colégio Metodista Profª Elizabet Nassif Romanos 5.5 Assessora de Marketing Flávia Braga

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JULHO - 2013 Início das férias escolares Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/presencial Reunião com a diretora pedagógica toda

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE NOVEMBRO DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE DE 2013 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Capacitação Mind Lab Capacitação Positivo- tablets Atendimento a pais Organização

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE ABRIL DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião para organização da Festa da Família Capacitação da

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE JANEIRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL I Atendimento a pais (novas matrículas) Organização do PAP (Estudo

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI. Relatório Mensal - Setembro/2013. Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI Relatório Mensal - Setembro/2013 Coordenação Pedagógica Educação Infantil e Fundamental I Orientação didático-pedagógica às famílias Atendimento a psicopedagogos Análise das

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014

RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 RELATÓRIO MENSAL AGOSTO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Apresentação da escola

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE MAIO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Acompanhamento dos preparativos para a inauguração da Ed.infantil

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL MARÇO - 2014 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone e presencial/matrículas Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO E ADMINISTRATIVO REFERENTE AO MÊS DE OUTUBRO DE 2014 EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Reunião de pais para apresentação dos trabalhos e das conquistas

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus. João 3.1 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO FEVEREIRO / 2013 Secretaria Atendimento

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS DURANTE O MÊS DE JUNHO Educação Infantil e Fundamental I Campanha Leitinho para a Vovó Curso de capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Secretaria Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO AGOSTO / 2013 Atendimento ao público Envio

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM FEVEREIRO E AS PREVISTAS PARA MARÇO DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Atendimento a

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Outubro 2012 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Outubro 2012 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série HTP com a Coordenadora do Sistema de Ensino Positivo Reunião de Conselho de Classe

Leia mais

Manual de Formaturas

Manual de Formaturas Manual de Formaturas Rede Romano de Educação Manual de Formatura A conclusão do curso certamente é a celebração de uma grande conquista para o estudante e sua família. A cerimônia de Formatura é um dos

Leia mais

Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho

Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho Estimado(a) colaborador(a) Em 11 de maio, daremos início à Campanha

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL NOVEMBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial. Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min.

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela. Secretaria

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI. Relatório mensal agosto/2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI Relatório mensal agosto/2013 Educação Infantil e Fundamental I Agosto Organização do presente do dia dos pais Gincana em comemoração ao Dia dos Pais Capacitação Mind Lab Atendimento

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Abril - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL. Abril - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Abril - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone / presencial Reunião com a Diretora Pedagógica toda segunda-feira às 6h15min.

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL Novembro 2012 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª Série Capacitação Mind Lab Simulado online para os alunos dos 5º s anos Comemoração

Leia mais

Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho

Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho Em resposta a uma ética da exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética da solidariedade. Herbert José de Souza, o Betinho Estimado(a) colaborador(a) Em 06 de maio, daremos início à Campanha

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL OUTUBRO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento de telefone e presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min

Leia mais

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS

Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS Subsídios para O CULTO COM CRIANÇAS O que é um culto infantil? O culto para crianças não tem o objetivo de tirar a criança de dentro do templo para evitar que essa atrapalhe o culto ou atrapalhe a atenção

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013 Em me vindo o temor, hei de confiar em ti.[..] Neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Salmos 56.3-4 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2013 Secretaria

Leia mais

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES

INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES INSTITUTO SUPERAR RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES 2012 ÍNDICE 01. Introdução 02. Cronograma de atividades de 2012 03. Projeto Lutando pela Inclusão 04. Projeto Marc Romano 05. Projeto Palavra Viva 06. Projeto

Leia mais

FIMPO (Festival Interno de Música e Poesia)

FIMPO (Festival Interno de Música e Poesia) www.iguatemy.com.br COMUNICADO 37 09 de novembro de 2012 1º aos 5 os anos Fundamental I PROJETO CONVIVÊNCIA FAMILIAR NAS AULAS DE VALORES HUMANOS DE NOVEMBRO Recomendamos os blogs abaixo: http://www.facebook.com/blogcomoeducarosfilhos

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 RELATÓRIO DE ATIVIDADES ORGANIZAÇÃO EU PENSO NO FUTURO ABRIL/2011 INÍCIO DAS AULAS DO 9º ANO No dia 16 de Abril, foi dado início as atividades educacionais do 9º ano com a realização de uma aula inaugural

Leia mais

PROJETO DE LEITURA: LER MAIS PARA SER MAIS

PROJETO DE LEITURA: LER MAIS PARA SER MAIS PROJETO DE LEITURA: LER MAIS PARA SER MAIS LIVRO MUDA AS PESSOAS. LIVRO MUDA O MUNDO DIREÇÃO DA ESCOLA: Prof.ª ROSANGELA STOCK ASSESSORES DE DIREÇÃO: Prof.ª SANDRA GOULART JULIÃO e Prof.º CLEMENTE BORGES

Leia mais

Planejamento CPA Metropolitana 2013

Planejamento CPA Metropolitana 2013 Planejamento CPA Metropolitana 2013 1 Planejamento CPA Metropolitana Ano 2013 Denominada Comissão Própria de Avaliação, a CPA foi criada pela Legislação de Ensino Superior do MEC pela Lei 10.861 de 10

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGÜI RELATORIO PEDAGÓGICO DAS AÇÕES DESENVOLVIDAS EM MARÇO E AS PREVISTAS PARA ABRIL DE 2013 Coordenação Pedagógica de Educação Infantil e 2ºAno/9 à 5ª ano Atendimento a pais (alunos

Leia mais

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres.

Caros irmãos e amigos. A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Caros irmãos e amigos A graça e a paz do Senhor Jesus. Grandes coisas tem feito o Senhor por nós por isso estamos alegres. Chegamos na metade do ano de 2015, graças a Deus, porque devido a tantas lutas,

Leia mais

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre.

]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt. Nossas ações durante o ano de 2013. Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. Leitura livre. ]ÉÜÇtÄ wt XávÉÄt Informativo Anual das ações da ESCOLA MUNICIPAL DR. ANTÔNIO RIBEIRO. ANO 2013-1ª EDIÇÃO A equipe gestora está sempre preocupada com o desempenho dos alunos e dos educadores, evidenciando

Leia mais

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo

Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Biblioteca e Leitura, Janelas para o Mundo Um país se faz com homens e livros. Monteiro Lobato O que é uma biblioteca? A palavra biblioteca tem sua origem nos termos gregos biblío (livro) e teca (caixa),

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013 Secretaria Buscar-me-eis e me achareis quando buscardes de todo o vosso coração. Jeremias 29:13 RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO JUNHO / 2013 Atendimento ao público Envio

Leia mais

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos

Creche Pelicano Atendimento - 95 Crianças - entre 1 anos e seis meses a quatro anos Missão Promover programas sustentáveis e contínuos, priorizando a educação da criança e o re-erguimento da família formando bases sólidas na diminuição das desigualdades sociais. Títulos Reconhecida com

Leia mais

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO

INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO MENSAL MÊS: MAIO Educação Infantil e Fundamental I Acompanhamento de reuniões de pais- Ed.infantil Cursos de capacitação Mind Lab Comemoração Dia das Mães (Gincana)-

Leia mais

6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Projeto: Incentivo à Leitura e Literatura

6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Projeto: Incentivo à Leitura e Literatura 6º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias Projeto: Incentivo à Leitura e Literatura Realizado por meio de convênio entre a Prefeitura Municipal de Ourinhos e a Associação de Amigos

Leia mais

Projeto Lendo desde Pequeninos : Uma Biblioteca na Escola de Educação Infantil

Projeto Lendo desde Pequeninos : Uma Biblioteca na Escola de Educação Infantil Projeto Lendo desde Pequeninos : Uma Biblioteca na Escola de Educação Infantil - Justificativa: O projeto Lendo desde Pequeninos : Uma Biblioteca na Escola de Educação Infantil iniciou no segundo semestre

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam

Mostra de Projetos 2011. Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra de Projetos 2011 Promoção da Saúde e do Desenvolvimento Integral das Gestantes e das Crianças que mais necessitam Mostra Local de: Piraquara Categoria do projeto: I - Projetos em implantação, com

Leia mais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais Diretoria de Comunicação Clipping Veículo: Jornal Gazeta RS Data: 02 de setembro de 2014 Editoria/Coluna: Educação Página ou link: http://www.gazeta-rs.com.br/33/educacao/n:1638/reforma-no-ensino- Medio-completa-3-anos-sem-grandes-mudancas-nos-indicadores-educacionais

Leia mais

AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS 2009

AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS 2009 AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS 2009 Pontos fortes - Atendimento: 74% entre muito bom e ótimo - Lay-out: 80% entre muito bom e ótimo - Sinalização: 82 % entre muito boa e ótima - Número de funcionários: 84%

Leia mais

Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral

Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral EMAIL: escola@ethosmg.com.br FACEBOOK: www.facebook.com.br/ethosmg TWITTER: @EscolaEthos INSTAGRAM: @ethosinstitutodeeducacao Maternal 1, 2 e 3, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Período Integral

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIONAL RIO GRANDE DOS SUL GRUPO ESCOTEIRO SANTA CRUZ 181/RS RELATÓRIO. Levando Alegria aos moradores da ASAN

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIONAL RIO GRANDE DOS SUL GRUPO ESCOTEIRO SANTA CRUZ 181/RS RELATÓRIO. Levando Alegria aos moradores da ASAN UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIONAL RIO GRANDE DOS SUL GRUPO ESCOTEIRO SANTA CRUZ 181/RS RELATÓRIO Levando Alegria aos moradores da ASAN Período fevereiro/2013 a julho/2013 Relatório do Projeto desenvolvido

Leia mais

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ:

GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: GOSTARIAMOS DE APRESENTAR A VOCÊ: O PROJETO MISSIONÁRIO EU AMO MISSÕES E VOCÊ? O projeto Missionário Eu Amo Missões e Você? Nasceu no ano de 2014 quando decidimos realizar a primeira viagem ao Sertão Nordestino,

Leia mais

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM

SOU NOVO AQUI! COMO FAÇO PARTE DE UM PEQUENO GRUPO? CONTRIBUIÇÃO NOSSA PROGRAMAÇÃO ROGRAM A Igreja Batista Central de Fortaleza é uma comunidade comprometida em amar a Deus, amar uns aos outros e proclamar Jesus. Vivemos relacionamentos em pequenos grupos, de casa em casa, e também nos grandes

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014

RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Oh! Provai e Vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem e a mulher que nele se refugia Salmo 34;8 Secretaria RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES COLÉGIO METODISTA DE RIBEIRÃO PRETO MARÇO / 2014 Atendimento

Leia mais

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas

SISEB Informa. 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias. Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas Ano I Número 6 setembro 2014 3 Ensino a distância (EAD) SisEB Curso: Ação cultural em bibliotecas 7º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias página 4 6 Encontro Prêmio São Paulo

Leia mais

segunda-feira, 22 de setembro de 2014 18:41:29

segunda-feira, 22 de setembro de 2014 18:41:29 segunda-feira, 22 de setembro de 2014 18:41:29 segunda-feira, 22 de setembro de 2014 18:41:33 APRESENTAÇÃO O Centro Educacional Unitec, é mantenedor da escola de Educação Profissioanal Universitário, que

Leia mais

JANEIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

JANEIRO D S T Q Q S S 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 JANEIRO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Calendário Escolar - 2014 01 Confraternização Universal. 02 Início das Férias Coletivas Docente. 06

Leia mais

PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS

PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS 1 PROGRAMA INTERAÇÕES IMPROVÁVEIS COORDENAÇÃO ANA AMÉLIA NOBRE FORTIN SÃO PAULO, NOVEMBRO DE 2014 RESULTADO AVALIAÇÕES Abril 2013 PARTICIPAÇÃO 12 CRECHES Bela Vista, Jd. Guarapiranga I, Jd. Guarapiranga

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - 2014

PLANO DE ATIVIDADES - 2014 PLANO DE ATIVIDADES - 2014 I-Objetivos Gerais *Promover a formação integral dos alunos, favorecendo o desenvolvimentode sua personalidade de forma harmoniosa. *Integrar a Unidade Escolar à Comunidade Local

Leia mais

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES

11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS. Centro Universitário UNIVATES 11 Prêmio Destaque em Comunicação SINEPE NAS INTERNAS Centro Universitário UNIVATES Apresentação do Projeto - Apresentação da instituição educacional Com sede no município de Lajeado, a Univates também

Leia mais

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária

PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária PROJETO interação FAMÍLIA x ESCOLA: UMA relação necessária Apoio: Secretária municipal de educação de santo Afonso PROJETO INTERAÇÃO FAMÍLIA X ESCOLA: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA. É imperioso que dois dos principais

Leia mais

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações

1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações BAHIA Período: de 05 a 11/05/2009 HISTÓRIAS POSITIVAS 1. História - Combate à Dengue: Identificação de Ações Nome da entidade: Associação dos Docentes da Universidade do Estado Sudoeste da Bahia Nome completo

Leia mais

Atividades Pedagógicas. Abril2014

Atividades Pedagógicas. Abril2014 Atividades Pedagógicas Abril2014 II A Jogos As crianças da Turma dos Amigos, desde os primeiros dias de aula, têm incluídos em sua rotina as brincadeiras com jogos de encaixe. Vários jogos estão disponíveis

Leia mais

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013

INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 INSTITUTO AMERICANO DE LINS RELATÓRIO MENSAL JUNHO - 2013 Coordenação Pedagógica da Educação Infantil Atendimento telefone/ presencial Reunião com a diretora pedagógica toda segunda-feira às 6h15min Recebimento

Leia mais

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES

Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Carta aos Amigos e Amigas da ESCOLA NACIONAL FLORESTAN FERNANDES Estimados Amigos e Amigas, Estamos escrevendo de forma coletiva a todos vocês que atuam nas universidades, na educação, saúde publica, operadores

Leia mais

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP

Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP Relatório de Atividades do Trabalho Social Residencial Recanto dos Pássaros Limeira/SP A Secretaria Municipal da Habitação de Limeira realizou entre os dias 29/04 e 10/05/2014 uma série de encontros com

Leia mais

Calendário Escolar 2015

Calendário Escolar 2015 Janeiro 5/01 a 30/01 EI Projeto Brincando nas Férias N3, N4, N5 Educação Infantil e tarde 5/01 a 20/02 EI Projeto Brincado nas Férias B, N1 e N2 Educação Infantil e tarde 26/1 a 6/2 AF e EM (1ª e 2ª) Estudando

Leia mais

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL 1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso 2. EPISÓDIO(S) TRABALHADO(S): O piado da coruja 3. SINOPSE DO(S) EPISÓDIO(S) ESPECÍFICO(S) O episódio O piado da Coruja

Leia mais

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS

Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Escola Superior de Ciências Sociais ESCS Manual do Estágio Supervisionado Curso de Graduação - Licenciatura em História MANUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Conforme legislação em

Leia mais

Relatório Fotográfico de Atividades -1º Semestre 2015

Relatório Fotográfico de Atividades -1º Semestre 2015 Relatório Fotográfico de Atividades -1º Semestre 2015 Subprojeto... Colégio Estadual Professor Waldemar Amoretty Machado Supervisora: Gisele Machado Brites Rodrigues Bolsistas: Ariani, Camila Simões, Kamile

Leia mais

INFORME UVV-ES Nº44 17-23/02 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional

INFORME UVV-ES Nº44 17-23/02 de 2014 UVV POST. Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional UVV POST Publicação semanal interna Universidade Vila Velha - ES Produto da Comunicação Institucional NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA O NEaD oferece oito disciplinas para 36 cursos de graduação tradicional

Leia mais

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE!

BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! JUNHO 2014 BOAS FÉRIAS, LÊ, JOGA E DIVERTE-TE! Caros leitores e leitoras, A presente edição é a última do Jornal Caça Notícias do Agrupamento de Escolas Roque Gameiro, mas não se preocupem, continuarão

Leia mais

Programa de Responsabilidade Socioambiental

Programa de Responsabilidade Socioambiental Programa de Responsabilidade Socioambiental Conheça o Programa de Responsabilidade Socioambiental da BAESA e da ENERCAN e saiba como ajudar sua comunidade Você já deve ter ouvido falar da BAESA e da ENERCAN.

Leia mais

Valéria Carrilho da Costa

Valéria Carrilho da Costa A FOLIA NA ESCOLA: ENTRE CORES E CANTOS Valéria Carrilho da Costa gmacala@netsite.com.br Prefeitura Municipal de Uberlândia E.M. Profª Maria Leonor de Freitas Barbosa Relato de Experiência Resumo O projeto

Leia mais

Este Plano de Gestão foi apresentado à Direção e suas ideias foram aprovadas. No entanto, a grafia é de responsabilidade exclusiva de seus autores.

Este Plano de Gestão foi apresentado à Direção e suas ideias foram aprovadas. No entanto, a grafia é de responsabilidade exclusiva de seus autores. Este Plano de Gestão foi apresentado à Direção e suas ideias foram aprovadas. No entanto, a grafia é de responsabilidade exclusiva de seus autores. PLANO DE GESTÃO BOB CHAPA 2014 DIRETOR SOCIAL: - Continuação

Leia mais

Acompanhamento do Novo Empregado Manual do Gestor

Acompanhamento do Novo Empregado Manual do Gestor Acompanhamento do Novo Empregado Manual do Gestor Prezado Gestor, Estamos iniciando um momento muito importante na história da EBC, é a primeira vez que recebemos, desde a criação da Empresa, empregados

Leia mais

BIBLIOTECA NA CALÇADA: dos muros da escola para a comunidade.

BIBLIOTECA NA CALÇADA: dos muros da escola para a comunidade. BIBLIOTECA NA CALÇADA: dos muros da escola para a comunidade. Penha Maria Cordeiro de Quadros Barreto Bibliotecária EMEF Mauro Braga, PMV/ES Orli Rocha Membro da Comunidade Escolar 1 IDENTIFICAÇÃO A Escola

Leia mais

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ

RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROJETO S.O. S BOMBEIROS NO RESGATE DA CIDADANIA. RELATÓRIO MENSAL CIRCUNSTANCIADO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E RESULTADOS ALCANÇADOS. CONVENIADA: PREFEITURA MUNICIPAL DE OSVALDO CRUZ PROGRAMA DE PROTEÇÃO

Leia mais

Resolução SME N. 19/2015

Resolução SME N. 19/2015 Resolução SME N. 19/2015 Dispõe sobre as diretrizes para a elaboração do Calendário Escolar, para o ano letivo de 2016, das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, Conveniadas e Privadas. A Secretária

Leia mais

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015

NOTÍCIAS. Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal. V.4 - N.4 - Setembro de 2015 V.4 - N.4 - Setembro de 2015 Vilma Lúcia da Silva 05 Assessora de Comunicação do Parque da Cidade Parque da Cidade é o escolhido para grandes eventos em Natal Só no mês de setembro o Parque da Cidade recebeu

Leia mais

Plano de Trabalho com Projetos

Plano de Trabalho com Projetos PREFEITURA DE JARAGUÁ DO SUL SECRETARIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO FUNDAMENTAL Plano de Trabalho com Projetos 1. Identificação: Escola Municipal de Ensino Fundamental Renato Pradi Professora:

Leia mais

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta

COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação NÚCLEO PR@XIS Núcleo Pr@xis COMO SE CONECTAR A REDE SOCIAL FACEBOOK? Passo-a-passo para criação de uma nova conta Francielle Vargas* Tutorial

Leia mais

Educação e inclusão digital

Educação e inclusão digital Educação e inclusão digital Na Escola Municipal da Palmeia, em Muzambinho (MG), educação e inclusão caminham juntos. Para ajudar na alfabetização das crianças e ao mesmo tempo estimular e melhorar a leitura,

Leia mais

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014

ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 ESCOLINHA MATERNO- INFANTIL PROJETO 2014 Justificativa do Projeto Conhecer o corpo humano é conhecer a vida, poucos assuntos são tão fascinantes para os alunos quanto esse. Por menores que sejam as crianças,

Leia mais

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu.

Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu Nº 115 Nossa Senhora da Conceição, João Monlevade/MG CEP 35930-032 Telefone: 3851 3030 www.kennedyjm.edu. Trabalhamos para dar sentido, cada vez mais, à tão divulgada criação colaborativa. A diversidade de pontos de vista responsáveis multiplica nossa forma de ver o mundo. Colégio e Faculdade Kennedy Rua Paracatu

Leia mais

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve:

Como mediador o educador da primeira infância tem nas suas ações o motivador de sua conduta, para tanto ele deve: 18. O papel do profissional na ação educativa da creche Segundo o RCNEI (1998), o profissional da educação infantil trabalha questões de naturezas diversas, abrangendo desde cuidados básicos essenciais

Leia mais

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA)

REDE PRÓ-MENINO. ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) REDE PRÓ-MENINO ECTI - Escola no Combate ao Trabalho Infantil CURSISTA: JACKELYNE RIBEIRO CINTRA MORAIS CPF: 014275241-06 ATIVIDADE MÓDULO 2 (COLAGEM) EM INTEGRAÇÃO COM O MÓDULO 1- B (ENTREVISTA) Características

Leia mais

PROGRAMA WEBGESTORES APRENDE BRASIL

PROGRAMA WEBGESTORES APRENDE BRASIL PROGRAMA WEBGESTORES APRENDE BRASIL 2015 Programa de Webgestores Sistema de Ensino Aprende Brasil Prezado Gestor, Foi pensando especialmente nos gestores escolares, equipe técnico-administrativa e coordenadores

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE DIA 1 DE AGOSTO DIA DO ESTUDANTE ATIVIDADE 1: GINCANA ESTUDANTIL 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta Organizar uma gincana para que os estudantes de diferentes salas possam participar e competir, com provas

Leia mais

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb

Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb CALENDÁRIO ACADÊMICO 2015/1 JANEIRO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 01 Confraternização Universal 01 a 31 Período férias docentes 03 Data limite para

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

Projetos. Outubro 2012

Projetos. Outubro 2012 Projetos Outubro 2012 UM DIA CHUVOSO NA ESCOLA Hoje amanheceu chovendo muito e o vento soprava forte. A nossa sala estava pronta e arrumada para receber as crianças, mas o mau tempo fez com que elas se

Leia mais

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1

Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Blog da House Comunicação entre a Agência Experimental e acadêmicos de Publicidade e Propaganda da FURB 1 Fernanda Bento ZEN 2 Joaquim Cardeal Junior 3 Fabricia Durieux ZUCCO 4 Venilton REINERT 5 FURB

Leia mais

AÇÕES SOCIAIS LYON ENGENHARIA Nº 001/13

AÇÕES SOCIAIS LYON ENGENHARIA Nº 001/13 Muito se ouve falar na Lyon Engenharia sobre Programa de Ações Sociais. Mas afinal de contas... Quem ajudamos com esse programa? Em que consiste? Quais os custos envolvidos? Quem pode participar? QUEM

Leia mais

Apresentação. Prezado aluno,

Apresentação. Prezado aluno, A Faculdade São Judas Tadeu tem como missão promover a emancipação do indivíduo através da educação, compreendida pelo desenvolvimento do conhecimento, atitudes e valores e respeito à dignidade humana.

Leia mais

Srs. Pais, A direção.

Srs. Pais, A direção. Srs. Pais, Para o Centro de Educação Básica Prof. Luciano Feijão, educar é mais do que transmitir conhecimentos, é formar um cidadão completo, não apenas com informações, mas com valores éticos e morais.

Leia mais

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE)

BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) BRINQUEDOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ITUVERAVA (FFCL/FE) REGULAMENTO DA BRINQUEDOTECA A Brinquedoteca é um espaço criado para ampliar as práticas de ensinar

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Estudantes apresentam projetos inovadores de inclusão no Torneio Nacional de Robótica

Estudantes apresentam projetos inovadores de inclusão no Torneio Nacional de Robótica http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 15 MAR 2015 Estudantes apresentam projetos inovadores de inclusão no Torneio Nacional de Robótica Os projetos de pesquisa também são avaliados durante a competição

Leia mais

Atividades executadas durante o mês de Agosto:

Atividades executadas durante o mês de Agosto: INSTITUTO NOROESTE DE BIRIGUI RELATÓRIO PEDAGÓGICO REFERENTE AO MÊS DE AGOSTO DE 2015 Atividades executadas durante o mês de Agosto: EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL I Organização e participação

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam orientação

Leia mais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais

Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais Scup e Política: vitória nas urnas pelas redes sociais A campanha do prefeito de Duque de Caxias Alexandre Aguiar Cardoso, natural de Duque de Caxias, cidade da região metropolitana do Rio de Janeiro,

Leia mais

ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ PROJETO DE LEITURA: LIVRO AMIGO

ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ PROJETO DE LEITURA: LIVRO AMIGO ESCOLA MUNICIPAL IVAIPORÃ PROJETO DE LEITURA: LIVRO AMIGO Projeto escolar com a temática Livro Amigo produzido no ano de 2012, 2013 e em andamento em 2014, por todos os integrantes da escola e comunidade.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EVIDÊNCIA DE MATRIZ LÓGICA. Período: 25/03/2014 a 25/07/2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EVIDÊNCIA DE MATRIZ LÓGICA. Período: 25/03/2014 a 25/07/2014 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EVIDÊNCIA DE MATRIZ LÓGICA Período: 25/03/2014 a 25/07/2014 OBJETIVO 2: Capacitar os profissionais de educação das escolas públicas da região costeira de Parnamirim e Nísia Floresta

Leia mais

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos.

Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 2 1 2 3 Visitem a escola de seus filhos sempre que puderem. Conversem com os professores. Perguntem como seus filhos estão nos estudos. 4 Caso seus filhos estejam com alguma dificuldade na escola, peçam

Leia mais