Festival de Artes O ativismo cultural e político é o novo pop

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Festival de Artes O ativismo cultural e político é o novo pop"

Transcrição

1 Festival de Artes O ativismo cultural e político é o novo pop Introdução O Master, na vigésima versão do Festival de Artes, promove a interação da comunidade escolar com os conteúdos gerados na contemporaneidade, focando principalmente na relação sociedade/mídia e indivíduos/ideologias. O tema é enriquecido com o estudo do contexto sociocultural. Os elaboradores do projeto entendem que o diálogo dos participantes com as informações geradas nesse período histórico ajudará na compreensão do contexto atual. Outra vertente do festival é apostar na ação social, convidando os divulgadores científicos a desenvolverem um conjunto de ações na sociedade, visando a processos de harmonização, redução e/ou resolução de conflitos. Nessa nova versão do Festival de Artes, os integrantes do evento deverão estudar o contexto histórico, cultural e social do período, fazendo criações artísticas, criações midiáticas e ações sociais e culturais. Justificativa do tema Nas sociedades humanas, a Arte é uma importante ferramenta de mudança, pois ajuda nas transformações de sua época. Tem o poder de modificar um repertório de representações feitas sobre valores, costumes e ações desenvolvidas por essas mesmas sociedades. No Brasil, as associações humanas apresentam um quadro de profunda desigualdade e complexidade, vivenciado pelos seus diferentes segmentos. A arte e os recursos de comunicação podem ser arregimentados como instrumentos de intervenção ou de transformação de conflitos. Pensando nas linguagens artísticas, além da modalidade do entretenimento e como reprodução de tradições de um povo, é possível desenvolver a função de pôr ideias em oposição e questionar os posicionamentos da reprodução cultural, reforçando ou modificando, desde leituras, ou fatos vivenciados pelos brasileiros. No início do século XXI, os indivíduos foram imersos em variados movimentos revolucionários e libertários. As pessoas, ao transformarem sua ação no mundo em conteúdos para os meios de comunicação de ideologias, passam a atingir novas formas aos espectadores e ao público, que o simples discurso politizado não afetava. O conteúdo da crítica, dos indivíduos, provinha das diversas referências e simbologias socioculturais, comuns às populações de onde emergiam, sofrendo novas associações e significações, interconectando a expressão artística com o ativismo cultural e político. No Brasil, o desenvolvimento do pensamento liberal que atinge tanto o cidadão quanto os sistemas econômicos e políticos leva ao questionamento dos modelos tradicionais da sociedade e propõem a invenção de novos e próprios caminhos, criando conceitos inovadores de trabalho, convivência e prosperidade.

2 Uma forma de transformar, de uma maneira positiva, é correlacionar as ações com o aprofundamento e a massificação dos direitos humanos propostos pela Organização das Nações Unidas em 10 de dezembro de O conceito principal é que as pessoas conectem os seus sonhos ao cotidiano e promovam projetos reais ou teóricos que visam a transformação das realidades pelo país afora. Partindo desse norte, o Colégio Master convida os alunos a lerem os cotidianos e o potencial de ação coletiva, para estudar e propor ações que visem à construção de caminhos ou ações de harmonização da sociedade brasileira. Capítulo I Disposições Gerais: Art. 1º O Festival de Artes 2017 é uma realização do Colégio Master, dirigido a todos os alunos do Ensino Médio e Pré-vestibular da instituição. Além do corpo discente dessas séries, o evento pode ter como participantes: alunos que cursam os 9º anos na escola (somente sobre o convite dos grupos formados por alunos do ensino médio e por ação da Coordenação do evento); pais, professores e funcionários da instituição (após análise e aprovação da equipe e de Coordenação do evento). Art. 2º O Festival de Artes, na sua atual versão, propõe um tema norteador e subtemas. Cada linguagem artística terá subtemas diferenciados objetivando que os participantes possam escolher a área de atuação no festival. As atividades propostas para os alunos são: - Criar um projeto de intervenção na sociedade visando uma ação cultural ou educativa; - A criação de uma ação de cunho filantrópico; - A criação de uma mídia que possa ser salva no formato PDF; - A realização de um vídeo; - A montagem de uma banda e a apresentação musical no palco do festival; - A montagem de um corpo de dança e a criação e apresentação de uma coreografia no palco do festival. Art. 3º Todas as atividades propostas para o evento deverão ser realizadas em grupo. Os componentes devem escolher dois representantes de cada grupo para entrar em contato com a Coordenação do evento ou com os professores colaboradores. Art. 4º O Festival terá como culminância as apresentações artísticas (no palco do festival), as ações de cunho sociocultural e a publicação dos trabalhos na escola. Art. 5º O evento disponibilizará professores nas áreas artísticas para orientar os componentes dos grupos na realização das atividades propostas para o festival. Art. 6º Os alunos que estão cursando o Ensino Médio da instituição serão contemplados com pontuação extra. Capítulo II Formas de Participação: Art. 7º Os grupos participantes do evento são divididos em duas categorias: 1 Gestores socioculturais.

3 2 Produtores, criadores e divulgadores artísticos. Art. 8º Os alunos que estiverem participando na categoria Gestores socioculturais criarão uma ação sociocultural voltada para a comunidade escolar ou extraescolar, publicando essa ação via a criação de uma mídia que possa ser salva no formato PDF e um vídeo. Art. 9º Os alunos que estiverem participando na categoria produtores, criadores e divulgadores artísticos irão realizar e interpretar uma música autoral e/ou cover, podem compor e apresentar uma música autoral ou apresentar uma coreografia. Parágrafo único Informações mais detalhadas estão disponibilizadas nos regulamentos de cada atividade proposta pelo evento. Capítulo III Estágios de Ação Art. 10 º O evento é composto de fase inicial, fase de execução e culminância. Parágrafo 1º A fase inicial é composta da divulgação do evento, da divulgação do tema, do lançamento da lista de pré-inscrição e da ficha de inscrição dos participantes do evento. Parágrafo 2º A fase de execução é composta da montagem da infraestrutura do evento, montagem dos grupos, orientação aos alunos feita pelos professores contratados, ensaios das apresentações artísticas, criação das ações socioculturais e das mídias. Parágrafo 3º A fase da culminância é composta por: publicação das mídias, apresentações em palco e avaliação do evento realizado pela Coordenação. Art. 11º A pontuação será composta da realização, a contento, das atividades propostas pelo evento, e a bonificação ocorrerá na IV unidade. Capítulo IV Cronograma Atividade Dia Local Responsável Divulgação do evento Master Coordenação do evento Divulgação do tema Master Coordenação do evento Lançamento da ficha de Pré-inscrição Master Coordenação do evento Fase de execução: Orientação aos alunos pelos professores contratados Master Professores contratados Ensaios das apresentações artísticas Master Professores contratados e Criação do vídeo (fase de produção) Master Professores parceiros e Criação da mídia (fase de produção) Master Professores parceiros e Fase de execução: Montagem da infraestrutura do evento Casa de Coordenação do evento eventos Montagem dos grupos Master Coordenação do evento e Orientação aos alunos pelos professores contratados Master Professores contratados Ensaios das apresentações artísticas Master Professores contratados e Criação do vídeo (fase de finalização e publicação) Master Professor tutor e líderes dos grupos Mídia (fase de finalização e publicação) Master Professor tutor e líderes dos grupos

4 Capítulo V Temas para as atividades Art. 12º - Mídia: A mídia apresenta a interpretação do tema e/ou a ação sociocultural, cabendo ao grupo atender aos requisitos estipulados no regulamento e publicá-lo na data determinada pelo regulamento. Art. 13º - O vídeo, na questão temática, segue a estrutura temática da mídia, sendo os mesmos conteúdos propostos para as duas mídias. Art. 14º - O evento trabalha com duas diretrizes: bandas que só apresentarão músicas cover e bandas que apresentarão músicas autorais. Parágrafo único - Só concorrerão à premiação as bandas que apresentarem a música autoral. Art. 15º - Os componentes da dança desenvolverão uma coreografia que verse sobre os temas propostos pelo evento. Parágrafo único - Os temas propostos para a dança seguem em paralelo ao tema do festival. Capítulo VI Pontuação Artes Português Literatura Língua estrangeira Redação Filosofia Sociologia Física Matemática Química Biologia Geografia História Tabela de pontuação para o Festival de Artes 2017 Art. 16º - Os alunos matriculados no Festival de Artes 2017, após a realização das atividades e de sua avaliação positiva serão agraciados com pontuação extra. Art. 17º - A bonificação será computada na unidade do ano corrente. Parágrafo único A pontuação atribuída pelo Festival de Artes em hipótese alguma migrará para uma unidade anterior ou posterior. Art. 18º - Casos omissos a este regulamento serão submetidos à apreciação e ao direcionamento da coordenação do evento.

5 Regulamento das atividades propostas para os Gestores Socioculturais do Festival de Artes 2017: Capítulo I - Justificativa O Master acredita que o ser humano é um ser complexo e múltiplo, fato que se reflete tanto na sociedade quanto na cultura. Essa afirmativa se torna visível quando analisamos a produção dos itens culturais gerados pela humanidade, cabendo às instituições de ensino incentivar e defender essa diversidade. O Festival de Artes 2017 é uma iniciativa do Colégio Master para fomentar, nos integrantes da comunidade escolar, a relação com o universo científico e artístico e ajudar na formação de uma cultura empreendedora. O evento, ao oferecer um tema norteador, visa incentivar a formação de uma cultura gestora, a pesquisa e a produção de trabalhos dentro dessas áreas, permitindo aos seus participantes criarem uma representação mais ampla da realidade em que estão inseridos. A ação empreendedora, a produção artística e a criação das mídias deverão apresentar a temática proposta para o evento e poderá usar os diferentes recursos da linguagem artística e das ferramentas de gestão. Capítulo II - Formas de Participação Art. 1º - Os grupos que integram o evento são divididos em duas categorias: Gestores socioculturais; Produtores, criadores e divulgadores artísticos. Art. 2º - Na escolha do segmento (Gestores socioculturais), cada turma deverá criar, obrigatoriamente, uma ação sociocultural, uma mídia digital que possa ser salva no formato PDF e um vídeo. No caso da não realização de um ou do outro, o grupo não terá direito à pontuação. Art. 3º - A Coordenação do Festival de Artes apresenta para a turma um conjunto de temas que nortearão o trabalho produzido por esta. Capítulo III Pontuação Art. 4º - Os alunos matriculados no Festival de Artes 2017, após a realização das atividades e de sua avaliação positiva, serão agraciados com pontuação extra. Art. 5º - A pontuação será computada na ---- unidade do ano corrente, não podendo ser transferida para outras unidades. Art. 6º - Só receberão pontuação as mídias e a ação sociocultural que atingirem os prérequisitos propostos para sua criação. Art. 7º - A pontuação será aplicada obedecendo ao seguinte critério: Ver tabela de pontuação postada no regulamento geral do evento. Capítulo IV Normas para a criação do vídeo Art. 8º - O vídeo só poderá ter componentes da mesma série e turma.

6 Art. 9º - Cada turma deverá escolher dois integrantes para se tornarem líderes das atividades, intermediando a relação entre a Coordenação do evento e a turma. Art. 10º - O vídeo deve apresentar os pré-requisitos propostos pela Coordenação. Art. 11º - Pré-requisitos para o vídeo: Parágrafo 1º - Deverá apresentar uma ação sociocultural, cultural ou filantrópica desenvolvida pela turma. Parágrafo 2º - Deverá conter um roteiro, redigido pelo grupo, que verse sobre ação e o tema escolhido pela turma e apresentando a ação empreendida pela turma. Parágrafo 3º - Deverá apresentar recursos visuais que ajudem na compreensão do roteiro e da ação desenvolvida pela turma. Parágrafo 4º - Não poderá passar do tempo de um e até dois minutos. Parágrafo 5º - Caso seja necessário o uso de uma citação, ela deve ser feita através de legendas, apresentando o autor e a mídia de acesso. Parágrafo 8º - Pode ser criado no formato de escolha do grupo. Parágrafo 9º - O grupo pode usar qualquer recurso linguístico do universo do audiovisual.

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO

COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO COLÉGIO SAGRADO CORAÇÃO DE MARIA - BRASÍLIA REGULAMENTO DO 1 SIMPÓSIO CIENTÍFICO O 1 Simpósio Científico do Colégio Sagrado Coração de Maria (Brasília) é um evento que tem o objetivo de apresentar o saber

Leia mais

OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO

OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO OLIMPÍADA DE HUMANIDADES REGULAMENTO ÂMBITO O Governo de Estado de GOIÀS, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte SEDUCE disponibiliza o regulamento para a seleção de projetos que integrarão

Leia mais

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY

CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY CONVOCATÓRIA 2017 PARA EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS NA CASA DA CULTURA DE PARATY A Associação Paraty Cultural, sociedade civil sem fins lucrativos, organização gestora da Casa da Cultura em Paraty (RJ), no exercício

Leia mais

REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CIDADANIA DO IFC BLUMENAU (II MEPEC) 26 e 27 DE OUTUBRO DE 2016 CAPÍTULO I DO EVENTO

REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CIDADANIA DO IFC BLUMENAU (II MEPEC) 26 e 27 DE OUTUBRO DE 2016 CAPÍTULO I DO EVENTO REGULAMENTO DA II MOSTRA DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CIDADANIA DO IFC BLUMENAU (II MEPEC) 26 e 27 DE OUTUBRO DE 2016 CAPÍTULO I DO EVENTO Art. 1º A II Mostra De Ensino Pesquisa, Extensão e Cidadania

Leia mais

REGULAMENTO DO FEMO GARRA_SESC_SONORA FESTIVAL EDUCACIONAL DE MÚSICA E ORATÓRIA

REGULAMENTO DO FEMO GARRA_SESC_SONORA FESTIVAL EDUCACIONAL DE MÚSICA E ORATÓRIA REGULAMENTO DO FEMO GARRA_SESC_SONORA FESTIVAL EDUCACIONAL DE MÚSICA E ORATÓRIA 1. DA PARTICIPAÇÃO Artigo 1º - A grande final do Festival Educacional de Música e Oratória (FEMO) será disputada no Teatro

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADES DOM BOSCO REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS RE SEN DE RJ

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADES DOM BOSCO REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS RE SEN DE RJ ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL DOM BOSCO FACULDADES DOM BOSCO REGULAMENTO DA SEMANA DE ATIVIDADES CIENTIFICAS E CULTURAIS RE SEN DE RJ 2018-2020 CAPÍTU LO I DEFINIÇÃO, FINALIDADE E OBJETIVOS Art. 1º - A Semana

Leia mais

REGULAMENTO ROCK NA PRAÇA 2018 GUABIRUBA. INSCRIÇÕES: 07 a 23 de Maio de 2018

REGULAMENTO ROCK NA PRAÇA 2018 GUABIRUBA. INSCRIÇÕES: 07 a 23 de Maio de 2018 REGULAMENTO ROCK NA PRAÇA 2018 GUABIRUBA INSCRIÇÕES: 07 a 23 de Maio de 2018 O Rock na Praça deste ano abrirá novamente seu espaço para outros gêneros / estilos musicais, oportunizando outras bandas de

Leia mais

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO:

LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: COORDENAÇÃO DE PROJETOS CULTURAIS: ANÁLIA DO VALLY COORDENAÇÃO GERAL: MOISÉS MALHEIROS COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: FELIPE LUCENA DIREÇÃO GERAL: VALÉRIA VAZ LOCAL: DIA: 15/07/ 2017 HORÁRIO: OBJETIVO A cultura

Leia mais

I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº01/2016

I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS REGULAMENTO GERAL Nº01/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus Nilópolis I FESTIVAL DAS ARTES DO IFRJ CAMPUS NILÓPOLIS

Leia mais

LICENCIATURA EM MÚSICA

LICENCIATURA EM MÚSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE ARTES E DESIGN Departamento de Música LICENCIATURA EM MÚSICA COLEGIADO DE CURSO Resolução nº 003 de 13/09/2016 REGULAMENTO DE TCC Cumpre o PPC/2015, item

Leia mais

REGULAMENTO DO 2º FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO FEC 2017 RIO BRANCO

REGULAMENTO DO 2º FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO FEC 2017 RIO BRANCO REGULAMENTO DO 2º FESTIVAL ESTUDANTIL DA CANÇÃO FEC 2017 RIO BRANCO 1. DO FESTIVAL 1.1. A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Juventude e Fundação Garibaldi Brasil, com

Leia mais

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO

ESTADO DO TOCANTINS SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE ARAGUAÍNA COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES EQUIPE DE APOIO FESTIVAL DE ARTES A CULTURA E NÓS DO COLÉGIO ESTADUAL LEOPOLDO DE BULHÕES. APRESENTAÇÃO O festival de artes A Cultura e Nós é uma iniciativa do Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões, em parceria com as

Leia mais

REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico

REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico REGULAMENTO - 6º SEMTEC 2019 Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico OBJETIVOS E ATIVIDADES O 6º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico do Centro Paula Souza tem como objetivo proporcionar

Leia mais

II FESTIVAL DE TALENTOS IEMP ANO DE 2018

II FESTIVAL DE TALENTOS IEMP ANO DE 2018 II FESTIVAL DE TALENTOS IEMP ANO DE 2018 Do Festival: O II Festival de Talentos IEMP é um evento cultural e social que visa descobrir, incentivar e prestigiar os talentos artísticos dos estudantes do IEMP.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS SÃO MATEUS IFESTIVAL ARTE & CULTURA 2018 EDITAL Nº 14/2018 A Direção-geral do Campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, torna público o Edital nº 14/2018, cujo objetivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA RIO GRANDE DO SUL Campus Bento Gonçalves REGULAMENTO SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA Capítulo I Dos objetivos e da abrangência Art.-1

Leia mais

URBANCULT HIP HOP FESTIVAL

URBANCULT HIP HOP FESTIVAL URBANCULT HIP HOP FESTIVAL Regulamento Mostra Competitiva I. O Evento Art. 1º - Com o intuito de incentivar e fomentar a profissionalização de grupos de street dance do Brasil, além do estudo e aperfeiçoamento

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau I DANÇA IFC BLUMENAU 2017

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Campus Blumenau I DANÇA IFC BLUMENAU 2017 I DANÇA IFC BLUMENAU 2017 REGULAMENTO 1. Apresentação A dança, como uma prática histórica e culturalmente construída e vivenciada pelo homem ao longo do tempo, representa um elemento da cultura corporal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO- BRASILEIRA - UNILAB Chamada Pública de Propostas de Atividades Artísticas e Culturais para II Festival das Culturas da Unilab, Movimenta 2017 e outras atividades da Coordenação de Arte e Cultura - PROEX A Universidade da

Leia mais

IFESTIVAL ARTE & CULTURA 2017

IFESTIVAL ARTE & CULTURA 2017 IFESTIVAL ARTE & CULTURA 2017 EDITAL Nº 10/2017 A Direção-geral do Campus São Mateus do Instituto Federal do Espírito Santo, no uso de suas atribuições legais, torna público o edital para as inscrições

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COORDENAÇÃO DE PESQUISA EDITAL POSGRAP/COPES/UFS nº 05/2015 25º ENCONTRO DE INICIAÇÃO

Leia mais

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 20ª SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, no período de 12 a 15 de julho de 2017, a 20ª Semana

Leia mais

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 8º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE COORDENAÇÃO DE EVENTOS ESTUDANTIS - CEE GRÊMIO ESTUDANTIL EDSON LUÍS - GEEL

Leia mais

Regulamento Geral Será realizada na área interna do Campus São Luís Monte Castelo no dia 22 de novembro de 2013, das 8h às 18h.

Regulamento Geral Será realizada na área interna do Campus São Luís Monte Castelo no dia 22 de novembro de 2013, das 8h às 18h. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO LUÍS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DAE COORDENAÇÃO DE EVENTOS ESTUDANTIS CEE GRÊMIO ESTUDANTIL EDSON LUÍS

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PARA A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES FESTIVAL DE ARTE DA UPE

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PARA A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES FESTIVAL DE ARTE DA UPE UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA EDITAL PARA A REALIZAÇÃO DAS INSCRIÇÕES FESTIVAL DE ARTE DA UPE A Universidade de Pernambuco (UPE), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão

Leia mais

I Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano

I Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano I Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Leia mais

REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR

REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR REGULAMENTO - FESTIVAL DE MÚSICA REDENTOR O Evento "Festival de Música Redentor" faz parte da programação do Redentor Games, sendo uma atração que visa promover entretenimento, interação e integração da

Leia mais

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL

I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE EDITAL 1. DA I MOSTRA CNEC DE SUSTENTABILIDADE A Mostra CNEC de Sustentabilidade é uma das atividades comemorativas dos 75 anos da CNEC, que consiste na exposição de projetos

Leia mais

FESTIVAL DE TALENTO AMADOR da ASSPROM (1ª edição) I FestivAssprom 2018

FESTIVAL DE TALENTO AMADOR da ASSPROM (1ª edição) I FestivAssprom 2018 FESTIVAL DE TALENTO AMADOR da ASSPROM (1ª edição) I FestivAssprom 2018 REGULAMENTO 1. Da realização: A Associação Profissionalizante do Menor de Belo Horizonte Assprom, por meio da Comissão Organizadora

Leia mais

SHOW DE TALENTOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2016

SHOW DE TALENTOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2016 SHOW DE TALENTOS COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ 2016 APRESENTAÇÃO O Evento "Show de Talentos 2016" tem por objetivo descobrir novos talentos no Colégio Agostiniano São José, divulgar habilidades artísticas,

Leia mais

REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS

REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS REGULAMENTO 15º Prêmio Destaque em Comunicação - SINEPE/RS I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO

Leia mais

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017

REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 REGULAMENTO DA MOSTRA CULTURAL ENSINO FUNDAMENTAL II E ENSINO MÉDIO 2017 1. Objetivos 1.1 Incentivar a produção artístico-cultural por meio da elaboração e da execução de peças teatrais, de dança, de obras

Leia mais

Edital 09/ DO PÚBLICO ALVO 4.1 Alunos do IFSUL Câmpus Charqueadas, independentemente do curso e modalidade de ensino.

Edital 09/ DO PÚBLICO ALVO 4.1 Alunos do IFSUL Câmpus Charqueadas, independentemente do curso e modalidade de ensino. 1. DA APRESENTAÇÃO O Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGED) do IFSUL Câmpus Charqueadas, situado à Rua General Balbão, 81, na cidade de Charqueadas RS, vem, através deste edital, promover o I Concurso

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2019 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

Edital do concurso de vídeos-educativos Agroecologia: viver bem é viver de forma saudável.

Edital do concurso de vídeos-educativos Agroecologia: viver bem é viver de forma saudável. Estado do Rio Grande do Sul MUNICIPIO DE ERECHIM SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE Av. Germano Hofmann, 351 - Fone: 54 3522 9250 Cep. 99700-000 Erechim RS Edital do concurso de vídeos-educativos Agroecologia:

Leia mais

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS

19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 19º SEPEX SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO EDITAL DE CHAMADA DE TRABALHOS 1 APRESENTAÇÃO - O Centro Universitário Católico de Vitória promoverá, entre os dias 13 e 15 de dezembro de 2016, a 19º Semana

Leia mais

DCE/PR Arte, p. 43.

DCE/PR Arte, p. 43. regulamento 2 3 Se música é arte [...] por meio dela as pessoas podem conseguir apreender a realidade, não só para suportá-la, mas, principalmente para transformá-la, humanizá-la e, dialeticamente, humanizar-se.

Leia mais

-TALENTOS OBJETIVOS GERAIS:

-TALENTOS OBJETIVOS GERAIS: OBJETIVOS GERAIS: Aguçar e trazer à tona os talentos e as habilidades artísticas (musicais e corporais) de nossos educandos; Estimular, integrar e socializar a produção artística e a linguagem corporal

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - PROEX

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB - PROEX Chamada Pública ARTISTA NA UNILAB Propostas de Atividades Artísticas e Culturais para IV Festival das Culturas da Unilab - África Sertaneja: ancestralidade africana e indígena na cultura nordestina, Unilab

Leia mais

REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO REGULAMENTO DO IX PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO 1º. DO OBJETIVO: O PRÊMIO BUMERANGUE, DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO, RECRUTAMENTO & SELEÇÃO consiste na

Leia mais

CHAMAMENTO PÚBLICO FESTIVAL DE MÚSICA ESTUDANTIL NOVO CANTO 2018

CHAMAMENTO PÚBLICO FESTIVAL DE MÚSICA ESTUDANTIL NOVO CANTO 2018 CHAMAMENTO PÚBLICO FESTIVAL DE MÚSICA ESTUDANTIL NOVO CANTO 2018 1. DO FESTIVAL 1.1. A Secretaria de Estado da Cultura - SECULT, por meio do Fundo Estadual de Desenvolvimento Cultural e Artístico FUNCART,

Leia mais

REGULAMENTO 1ª NOITE DE TALENTOS IFG CÂMPUS ANÁPOLIS

REGULAMENTO 1ª NOITE DE TALENTOS IFG CÂMPUS ANÁPOLIS 1ª Noite de Talentos REGULAMENTO 1ª NOITE DE TALENTOS IFG CÂMPUS ANÁPOLIS Art 1º. Da Programação: I. A Noite de Talentos tem como objetivos: a) Promover a integração entre alunos, pais, egressos, servidores

Leia mais

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas.

b) Os certames estadual e regional acontecerão simultaneamente porém, apresentam normas e condições de inscrição distintas. REGULAMENTO DO 5º CINESERRA (2017) FESTIVAL DO AUDIOVISUAL DA SERRA GAÚCHA CAPÍTULO I - SOBRE O EVENTO a) O CINESERRA é um festival de cinema anual que destaca e premia as produções audiovisuais em âmbito

Leia mais

REGULAMENTO BATALHA MUSICAL

REGULAMENTO BATALHA MUSICAL REGULAMENTO BATALHA MUSICAL 1) REALIZAÇÃO E OBJETIVO: O concurso BATALHA MUSICAL é uma coprodução da plataforma de mídia digital MEU BAIRRO BURITIS e a produtora POSITIVA PROMOÇÕES E EVENTOS. Tem por objetivo

Leia mais

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS

I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS I CONGRESSO INTERNACIONAL ONLINE DE ESTUDOS SOBRE CULTURAS A cultura do ser e o ser da cultura: contextos, formas de produção e desenvolvimento social na América Latina Centro Latino-Americano de Estudos

Leia mais

Regulamento Pitching RPCTV 2013

Regulamento Pitching RPCTV 2013 Regulamento Pitching RPCTV 2013 REALIZAÇÃO E OBJETO 01. O presente Pitching RPC TV 2013 é realizado pela SOCIEDADE RÁDIO EMISSORA PARANAENSE S.A. (RPCTV), com sede na Rua Mamoré, nº 753, em Mercês, Curitiba,

Leia mais

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO

COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO DIREÇÃO DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL CAMPUS CANOAS COORDENAÇÃO DE PESQUISA E INOVAÇÃO

Leia mais

2) produções artísticas autorais (conto, poesia, peça curta, etc.);

2) produções artísticas autorais (conto, poesia, peça curta, etc.); EDITAL 03/2017 REGULAMENTA O PROCESSO SELETIVO PARA A REVISTA ARGUMENTO DA ACADEMIA CENA HUM DE ARTES CÊNICAS A Academia Cena Hum de Artes Cênicas torna pública a abertura de edital para seleção de: 1)

Leia mais

Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019

Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019 Edital de Convocação para Concurso de Quadrilha Estudantil 2019 A Prefeitura de Muquém do São Francisco-BA, através da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenação de Cultura, objetivando difundir

Leia mais

Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita EDITAL ANO 2016

Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita EDITAL ANO 2016 Conservatório Estadual de Música Lobo de Mesquita EDITAL ANO 2016 DO OBJETIVO Art 1º - O concurso tem como objetivo promover a cultura musical, valorizando os alunos enquanto artistas, compositores e intérpretes.

Leia mais

REGULAMENTO DO CONCURSO NOITE DE TALENTOS

REGULAMENTO DO CONCURSO NOITE DE TALENTOS REGULAMENTO DO CONCURSO NOITE DE TALENTOS A 1ª NOITE DE TALENTOS FAPI visa incentivar e promover a integração dos Egressos, Corpo Docente, Corpo Discente, Equipe Técnico Administrativa, Direção da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS 2017 CAPÍTULO I - DA FINALIDADE E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS 2017 CAPÍTULO I - DA FINALIDADE E DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO FESTIVAL DE QUADRILHAS JUNINAS 2017 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco IFPE Campus Caruaru objetivando difundir as manifestações populares locais e regionais,

Leia mais

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação

REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação REGULAMENTO 10º Prêmio Inovação em Educação I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO II DAS CATEGORIAS III DAS INSCRIÇÕES IV DOS PROJETOS V DO JULGAMENTO VI DAS DATAS VII DA COORDENAÇÃO I DA INSTITUIÇÃO DA PREMIAÇÃO

Leia mais

-TALENTOS OBJETIVOS GERAIS:

-TALENTOS OBJETIVOS GERAIS: SHOW CON-TALENTOS OBJETIVOS GERAIS: Aguçar e trazer à tona os talentos e as habilidades artísticas (musicais e corporais) de nossos educandos; Estimular, integrar e socializar a produção artística e a

Leia mais

SÉRIE ENSINO MÉDIO (ALTERADOS)

SÉRIE ENSINO MÉDIO (ALTERADOS) 2 o TRIMESTRE CRONOGRAMAS 1 a E 2 a SÉRIE ENSINO MÉDIO (ALTERADOS) (Blocos, Simulados e Recuperação) CRONOGRAMA DE PROVAS DE BLOCO - 1ª E 2ª SÉRIES/EM (ALTERADOS) 2 o TRIMESTRE/2018 DATAS DAS PROVAS DATAS-LIMITE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 001/2016 Oficinas e Apresentações Artístico-culturais ou Esportivas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 001/2016 Oficinas e Apresentações Artístico-culturais ou Esportivas UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI III MOSTRA UFCA Edital 001/2016 Oficinas e Apresentações Artístico-culturais ou Esportivas A Universidade Federal do Cariri (UFCA) torna pública a abertura de submissão de

Leia mais

3 Das Inscrições: CONCURSO MINHA BANDA É SUCESSO CULTURA ROCK O valor da inscrição por banda é de R$ 50,00 (cinquenta reais).

3 Das Inscrições: CONCURSO MINHA BANDA É SUCESSO CULTURA ROCK O valor da inscrição por banda é de R$ 50,00 (cinquenta reais). 2.6 A organização disponibilizará equipamento de som completo com exceção de instrumentos de uso exclusivo da banda (Ex: pratos, baquetas etc.). Todas as classificadas receberão o ríder com a disponibilidade

Leia mais

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos

EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos EDITAL 11/2019 4ª FEIRA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR E 2ª MOSTRA PARALELA DE CIÊNCIAS JÚNIOR DA PUCPR Chamada de projetos I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Artigo 1º Este regulamento estabelece as bases administrativas,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS MONTE CASTELO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE COORDENAÇÃO DE EVENTOS ESTUDANTIS - CEE GRÊMIO ESTUDANTIL EDSON LUÍS - GEEL

Leia mais

PROJETO MUSICATU. Realização Secretaria de Cultura Outros Parceiros Casa de Cultura, Prefeitura Municipal, SEBRAE, ADESP.

PROJETO MUSICATU. Realização Secretaria de Cultura Outros Parceiros Casa de Cultura, Prefeitura Municipal, SEBRAE, ADESP. PROJETO MUSICATU Data: 26/05/2018 Local: Rua Goiás Realização Secretaria de Cultura Outros Parceiros Casa de Cultura, Prefeitura Municipal, SEBRAE, ADESP. Contato: Isac Arruda isac.arruda@hotmail.com (38)

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA

REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA REGULAMENTO DO I FESTIVAL REGIONAL DE CINEMA E LITERATURA I DAS APRESENTAÇÕES E OBJETIVOS Art. 1º - O Curso de Letras do Centro Universitário UNIVATES, por meio do Projeto Institucional Tecnologia e Letramento

Leia mais

REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO

REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO REGULAMENTO DO VI PRÊMIO BUMERANGUE DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO E RECRUTAMENTO & SELEÇÃO 1º. DO OBJETIVO: O PRÊMIO BUMERANGUE, DE TREINAMENTO & DESENVOLVIMENTO, RECRUTAMENTO & SELEÇÃO consiste na

Leia mais

4ª MOSTRA DE MÚSICA 2017 DA DIRETORIA LESTE 4

4ª MOSTRA DE MÚSICA 2017 DA DIRETORIA LESTE 4 GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO LESTE 4 NÚCLEO PEDAGÓGICO Av. Waldemar Tietz, 850 Artur Alvim São Paulo CEP: 03589-000. Tel.: 2082 9774/ e-mail:

Leia mais

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda

Regimento do Projeto Interdisciplinar. Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar Escola de Ciências Humanas e Sociais Curso de Comunicação Social - Jornalismo - Publicidade e Propaganda Regimento do Projeto Interdisciplinar 1. Elementos introdutórios

Leia mais

EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NO IV FESTIVAL DE MÚSICA UnP

EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NO IV FESTIVAL DE MÚSICA UnP EDITAL PARA PARTICIPAÇÃO NO IV FESTIVAL DE MÚSICA UnP A Universidade Potiguar, mantida pela APEC Sociedade Potiguar de Educação e Cultura Ltda., com sede em Natal, RN, tornam públicas as normas e os procedimentos

Leia mais

REGULAME TO GERAL FESTIVAL ESTADUAL OSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos

REGULAME TO GERAL FESTIVAL ESTADUAL OSSA ARTE. CAPÍTULO I Dos Objetivos REGULAME TO GERAL FESTIVAL ESTADUAL OSSA ARTE CAPÍTULO I Dos Objetivos Art. 1º - Promover a arte através de apresentações e exposições em diversos gêneros artísticos, despertando o gosto pelas atividades

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL PET EDITAL DE RETIFICAÇÃO PARA SELEÇÃO TUTOR - GRUPO PET EDUCAÇÃO POPULAR A Pró-Reitoria de Graduação, por meio do Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação (CLAA-PET) torna

Leia mais

FESTIVAL DE TALENTOS 2017

FESTIVAL DE TALENTOS 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS PIÚMA Rua Augusto Costa de Oliveira, 660 Praia Doce 29285-000 Piúma ES 28 3520-3205 FESTIVAL DE TALENTOS 2017 ELIANE PESENTE SOARES Diretora

Leia mais

EDITAL PROEC N.º 01/2015. OCUPAÇÃO DO TEATRO DO CENTRO CULTURAL UFG - Série Músicas e Séries Todas as Artes

EDITAL PROEC N.º 01/2015. OCUPAÇÃO DO TEATRO DO CENTRO CULTURAL UFG - Série Músicas e Séries Todas as Artes Goiânia, 05 de fevereiro de 2015. EDITAL PROEC N.º 01/2015. OCUPAÇÃO DO TEATRO DO CENTRO CULTURAL UFG - Série Músicas e Séries Todas as Artes A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos

Leia mais

Laboratório para Estruturas Flexíveis

Laboratório para Estruturas Flexíveis Casa do Povo Envie sua proposta até 04/06 Chamada Aberta para Estruturas Residência de Pesquisa para Coletivos 2 Sobre a Casa do Povo A Casa do Povo começou a ser construída logo após a Segunda Guerra

Leia mais

ANEXO I. MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF

ANEXO I. MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF ANEXO I MINUTA DE REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EaD UNIVASF CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - O Trabalho de Conclusão de Curso TCC

Leia mais

EDITAL I INOVA SAÚDE DA UNIVERSIDADE VILA VELHA Nº 01 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL I INOVA SAÚDE DA UNIVERSIDADE VILA VELHA Nº 01 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2016 1 EDITAL I INOVA SAÚDE DA UNIVERSIDADE VILA VELHA Nº 01 DE 04 DE DEZEMBRO DE 2016 INOVA SAÚDE 2017 1. DO EDITAL A Coordenação da Área Biomédicas, Agrárias e da Terra da Universidade Vila Velha - ES (UVV-ES)

Leia mais

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola

CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola CAMINHOS DA ESCOLA Arte na Escola Resumo A série Caminhos da Escola nos apresenta neste episódio Arte na Escola, uma coletânea de matérias gravadas a partir de experiências em escolas de formação técnica

Leia mais

1. Inscrição: 2. Pré-requisitos para a participação:

1. Inscrição: 2. Pré-requisitos para a participação: EDITAL Nº 01/2018/Ext. EMENTA: Abre inscrições para alunos dos cursos de Graduação da FABA na I Jornada de Experiências em Saúde Coletiva FABA. A Faculdade Bezerra de Araújo torna público aos alunos que

Leia mais

CONCURSO LITERÁRIO - CATEGORIA CONTOS

CONCURSO LITERÁRIO - CATEGORIA CONTOS CONCURSO LITERÁRIO - CATEGORIA CONTOS 1 Objetivo do Concurso: - Oportunizar o aprendizado e o estudo da cultura gaúcha através de contos; - Incentivar os jovens a escreverem mais, e desenvolverem a habilidade

Leia mais

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação

REGULAMENTO. I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo. 1ª Edição Apresentação REGULAMENTO I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa Tecendo Saberes do nosso povo 1ª Edição 2016 Apresentação A I Olimpíada Piauiense de Língua Portuguesa - Tecendo saberes do nosso povo é uma iniciativa

Leia mais

II Festival Artístico La Salle Toledo

II Festival Artístico La Salle Toledo II Festival Artístico La Salle Toledo O II Festival Artístico La Salle é promovido pelo Colégio La Salle de Toledo por meio de sua Coordenação Geral em parceria com as disciplina de Música e Artes, e é

Leia mais

X SEMANA CULTURAL DO IFTO - CAMPUS PARAÍSO II FESTIVAL ESTUDANTIL DE DANÇA, MÚSICA E POESIA I FESTIVAL DE COMÉDIA

X SEMANA CULTURAL DO IFTO - CAMPUS PARAÍSO II FESTIVAL ESTUDANTIL DE DANÇA, MÚSICA E POESIA I FESTIVAL DE COMÉDIA X SEMANA CULTURAL DO IFTO - CAMPUS PARAÍSO II FESTIVAL ESTUDANTIL DE DANÇA, MÚSICA E POESIA APRESENTAÇÃO: I FESTIVAL DE COMÉDIA Como parte da programação da X Semana Cultural, o IFTO - Campus Paraíso do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS

REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS REGULAMENTO GERAL DA VI IFCITEC FEIRA DE CIÊNCIAS E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFRSCAMPUS CANOAS A Comissão Organizadora da VI IFCITEC Feira de Ciências e Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17

regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17 regulamento 2018 regulamento.indd 1 28/02/18 09:17 regulamento.indd 2 28/02/18 09:17 2 3 Se música é arte [...], por meio dela as pessoas podem conseguir apreender a realidade, não só para suportá-la,

Leia mais

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira

STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO. Etapa Nacional Brasileira STOCKOLM JUNIOR WATER PRIZE PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO Etapa Nacional Brasileira CAPÍTULO I Das Disposições Iniciais Art. 1º O Stockholm Junior Water Prize é uma competição promovida pelo Stockolm

Leia mais

MARATONA EMPRENDEDORA FADERGS 1ª Edição

MARATONA EMPRENDEDORA FADERGS 1ª Edição MARATONA EMPRENDEDORA FADERGS 1ª Edição - 2016 REALIZAÇÃO: PÓS-GRADUAÇÃO FADERGS e FEIRA DE EMPREGABILIDADE FADERGS DOS OBJETIVOS O programa MARATONA EMPREENDEDORA é uma iniciativa da unidade de ensino

Leia mais

Regulamento Gincana Cultural Nacional Escoteira 2ª fase

Regulamento Gincana Cultural Nacional Escoteira 2ª fase Regulamento Gincana Cultural Nacional Escoteira 2ª fase Artigo Primeiro - O que é a Gincana Cultural Nacional Escoteira? Gincana Cultural Nacional Escoteira é um projeto organizado pela União dos Escoteiros

Leia mais

Edital nº 014/2017 3º FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA DE MOGI DAS CRUZES FEEM 2017

Edital nº 014/2017 3º FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA DE MOGI DAS CRUZES FEEM 2017 Edital nº 014/2017 3º FESTIVAL ESTUDANTIL DE MÚSICA DE MOGI DAS CRUZES FEEM 2017 APRESENTAÇÃO 1. A Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Cultura, realizará dias 4, 5 e 6 de

Leia mais

MTC FESTIVAL DE ARTES 2015 REGULAMENTO

MTC FESTIVAL DE ARTES 2015 REGULAMENTO MTC FESTIVAL DE ARTES 2015 REGULAMENTO 1 OBJETO 1.1 O MTC FESTIVAL DE ARTES 2015 é uma iniciativa do Instituto de Educação Portal- IEP, visando reconhecer e estimular a participação dos jovens a resgatar

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO PREFEITURA MUNICIPAL DE CASTANHAL FUNDAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO DE CASTANHAL VI FESTIVAL DE CURTAS- METRAGENS CURTA CASTANHAL 2014 EDITAL REGULAMENTO LICITAÇÃO PÚBLICA MODALIDADE CONCURSO ARTÍSTICO (ÁUDIOVISUAL)

Leia mais

FESTIVAL DE CULTURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 2018 REGULAMENTO

FESTIVAL DE CULTURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 2018 REGULAMENTO FESTIVAL DE CULTURA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS 2018 REGULAMENTO A Universidade Estadual de Goiás UEG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis PrE torna público a abertura

Leia mais

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O

F A C U L D A D E C Á S P E R L Í B E R O CENTRO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISA CIP PROCESSO SELETIVO PARA PESQUISA DISCENTE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2018 Edital O Diretor da Faculdade Cásper Líbero, no uso de suas atribuições, publica o presente edital

Leia mais

I FESTIVAL DE MÚSICA NO VALE (CAMPUS IV-UFPB/2017)

I FESTIVAL DE MÚSICA NO VALE (CAMPUS IV-UFPB/2017) UNIVERSIDADE EDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS APLICADAS E EDUCAÇÃO GRUPO DE ESTUDOS SOCIEDADE, TRABALHO E EDUCAÇÃO. AÇÃO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA (EDITAL UFPB NO SEU MUNICÍPIO 2017) I FESTIVAL DE

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei de 21/10/1966

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei de 21/10/1966 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação instituída nos termos da Lei 5.152 de 21/10/1966 DEPARTAMENTO DE ARTES (DEART) CURSO DE MÚSICA LICENCIATURA Normas Complementares de Trabalho de Conclusão do Curso

Leia mais

Regulamento Medianeira Nossa Música

Regulamento Medianeira Nossa Música Regulamento Medianeira Nossa Música Objeto: Apoio financeiro a projetos culturais na área da música, tais como gravação de CD ou DVD de MPB, nas suas mais variadas vertentes, desde que se enquadrem na

Leia mais

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO

EDITAL Nº 01/2014. SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO EDITAL Nº 01/2014 SEMANA DE ARTE, CULTURA, CIÊNCIA, TECNOLOGIA e INOVAÇÃO O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia Campus Simões Filho torna público o presente edital para o desenvolvimento

Leia mais

I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana

I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana I Chamada Pública do Fundo Casa para Mobilidade Urbana 1. Apresentação Formada em 2013 por ativistas, pesquisadores e cidadãos identificados com a visão de um Rio mais integrado, a Casa Fluminense acredita

Leia mais

REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO ORGANIZAÇÃO A mostra digital de diversidades culturais é uma idealização e realização da Área de Ciências Humanas e suas Tecnologias da Escola Técnica Machado de Assis. A primeira mostra digital

Leia mais

VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL

VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL EDITAL N 109, DE 17 DE OUTUBRO DE 2018 DG-MARAC VI FESTIVAL DE TEATRO, DANÇA, MÚSICA, ARTES VISUAIS, FOTOGRAFIA E POESIA ESTUDANTIL EDITAL N 109, DE 17 DE OUTUBRO DE 2018 DG-IFMA Campus São Luis Maracanã

Leia mais

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis

I Mostra Audiovisual do Grupo Unis I Mostra Audiovisual do Grupo Unis 1 I. OBJETIVO DO CHAMADO PÚBLICO O objetivo deste chamado é selecionar produções audiovisuais criadas e idealizadas por alunos do Grupo Educacional Unis, por outras instituições,

Leia mais