P A R E C E R R E L A T Ó R I O

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "P A R E C E R R E L A T Ó R I O"

Transcrição

1 1 P A R E C E R Parecer n. 005/2011 Data: 10/03/2011 Ementa: Adicional de Insalubridade. Aposentadoria Especial para servidores públicos. Consulente: Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Felixlândia IPREMFEL R E L A T Ó R I O O Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Felixlândia IPREMFEL enviounos consulta vazada nos seguintes termos: O servidor que optou por contribuir sobre o adicional de insalubridade terá direito a uma aposentadoria especial? Ou seja, será descontado no seu tempo de serviço? Por gentileza nos esclarecer tudo a respeito dos direitos dos servidores que trabalham em área insalubre. É o breve relatório. F U N D A M E N T A Ç Ã O Cuida, a presente consulta acerca da aposentadoria dos servidores públicos que percebem o adicional de insalubridade e optaram por contribuir sobre tal adicional nos moldes do art. 42, 4º da Lei Municipal nº 1.667/2007. mencionada: Para melhor compreensão, transcrevemos os 3º e 4º do art. 42 da Lei Municipal retro Art. 42. [...] 3º Entende-se por remuneração de contribuição o valor constituído pelo subsídio ou o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecuniárias permanentes estabelecidas em lei, dos adicionais de caráter individual ou de outras vantagens, excluídas as seguintes parcelas:

2 2 a) salário-família; b) diárias; c) ajuda de custo; d) indenização de transporte; e) adicional pela prestação de serviço extraordinário; f) adicional noturno; g) adicional de insalubridade, de periculosidade ou pelo exercício de atividades penosas; h) adicional de férias; i) auxílio-alimentação; j) auxílio pré-escolar; k) o abono de permanência de que trata o art. 39, desta lei; e l) outras parcelas cujo caráter indenizatório esteja definido em lei. 4º O segurado ativo poderá optar pela inclusão na remuneração de contribuição de parcelas remuneratórias percebidas em decorrência de local de trabalho e do exercício de cargo em comissão ou de função de confiança, para efeito de cálculo do benefício a ser concedido com fundamento nos benefícios de aposentadoria pela regra geral ou pelas regras especiais e de transição, desde que o valor do provento não exceda a remuneração do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria. (grifos nossos) Da leitura do artigo, verifica-se que o adicional de insalubridade está expressamente excluído da remuneração de contribuição dos servidores públicos de Felixlândia, havendo, contudo, a faculdade de o servidor optar pela contribuição previdenciária sobre tal parcela indenizatória conforme 4º, uma vez que se trata de parcela decorrente de local de trabalho. Tal contribuição enseja a melhora da média aritmética das remunerações percebidas pelo servidor ao longo de sua vida funcional, não culminando, entretanto, em qualquer tipo de aposentadoria especial já que esta ainda não foi regulamentada. A este respeito, frisamos que a aposentadoria especial, prevista na Constituição da República de 1988 em seu art. 40, 4º, III, ainda não foi regulamentada por lei complementar conforme exigido pelo dispositivo constitucional: Art. 40. [...] 4º É vedada a adoção de requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos abrangidos pelo regime de que trata este artigo, ressalvados, nos termos definidos em leis complementares, os casos de servidores: I portadores de deficiência; II que exerçam atividades de risco;

3 3 III - cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física. (grifos nossos) Nestes termos, tal regra inserida pela EC 47/05 determina não haver possibilidade de adoção de requisitos e critérios diferenciados para concessão de aposentadoria aos servidores assegurados pelos RPPS, a não ser por leis complementares nos casos e hipóteses elencados nos incisos citados acima, encaixando-se a atividade insalubre no inciso III. Até a presente data o Congresso Nacional ainda não editou lei complementar regulamentadora do 4º do art. 40 da CR/88. Com efeito, no que tange à exigência de Lei Complementar que regulamente tal modalidade de aposentadoria o doutrinador Marcelo Barroso leciona que: [...] caberá às leis complementares federais dispor sobre normas gerais (CF, art. 24, XII e 1º) e às leis estaduais dispor sobre as normas suplementares (CF, art. 24, XII e 2º) acerca da aposentadoria especial dos servidores. Porém, cabe às leis complementares dos Estados disporem plenamente sobre esta espécie de aposentadoria diante da inexistência de lei complementar (CF, art. 24, XII e 3º), neste caso, a superveniência de lei complementar federal sobre normas gerais acerca da matéria suspenderá a eficácia da lei estadual, no que lhe for contrário (CF, art. 24, XII e 4º). No caso dos Municípios, a questão se resolve pelo princípio da autonomia federativa, já que a despeito de não se integrarem ao sistema de repartição constitucional de competências concorrentes, têm competência suplementar (CF/88, art. 30, II) e a ele compete legislar sobre assuntos de interesse local (CF/88, art. 30, I). Logo, os Municípios também têm competência para tratar de aposentadoria especial dos seus respectivos servidores públicos nos mesmos limites que os Estados os têm, conforme indicado no parágrafo anterior. 1 Neste sentido, o citado autor entende ser inconstitucional a norma federal (art. 5º, Parágrafo Único, da Lei 9.717/98), incluída pela Medida Provisória /01, que veda a concessão de aposentadoria especial, nos termos do 4º do art. 40 da CR/88, até que lei complementar federal discipline sobre a matéria. 1 CAMPOS, Marcelo Barroso Lima Brito de. Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos. 2ª ed. amp., rev. e atual. Curitiba: Juruá, 2010, p. 179.

4 4 A referida norma federal proíbe que os estados e municípios que possuem Regime Próprio de Previdência Social regulamentem a aposentadoria especial em seu âmbito, ainda que por lei complementar: Art. 5º Os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, dos militares dos Estados e do Distrito Federal não poderão conceder benefícios distintos dos previstos no Regime Geral de Previdência Social, de que trata a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, salvo disposição em contrário da Constituição Federal. Parágrafo único. Fica vedada a concessão de aposentadoria especial, nos termos do 4 o do art. 40 da Constituição Federal, até que lei complementar federal discipline a matéria. (grifos nossos) Em outro viés, o Supremo Tribunal Federal decidiu reiteradas vezes nos Mandados de Injunção (MI) 2 impetrados por servidores públicos que comprovaram desenvolver atividades insalubres, que tratase de afronta à Constituição da República a omissão por parte do Congresso Nacional que não regulamentou a matéria. Nos citados Mandados de Injunção esta Corte determinou aos RPPS que integravam o pólo passivo da ação a concessão da aposentadoria especial devendo-se aplicar analogicamente o art. 57 da Lei 8.213/91, que regulamentou a aposentadoria especial no RGPS (INSS). Em texto disponibilizado em seu sítio 3 o STF aponta decisões onde foi declarada a omissão do Poder Legislativo e determinada a aplicação do art. 57 da Lei 8.213/91 (que prevê a redução do tempo de contribuição para os trabalhadores que exercem atividades insalubres) nos processos administrativos. Vejamos: Na linha da nova orientação jurisprudencial fixada no julgamento do MI 721/DF (DJE publicado em ), o Tribunal julgou procedente pedido formulado em mandado de injunção para, de forma mandamental, assentar o direito do impetrante à contagem diferenciada do tempo de serviço em decorrência de 2 O mandado de injunção é remédio jurídico previsto na CR/88, art. 5º, inciso LXXI, verbis: conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania; Segundo o Professor Alexandre de Moraes, o mandado de injunção consiste em uma ação constitucional de caráter civil e de procedimento especial, que visa suprir uma omissão do Poder Público, no intuito de viabilizar o exercício de um direito, uma liberdade ou uma prerrogativa prevista na Constituição Federal. (MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 25ª ed. rev. e atual. até a EC 62/09 e súmula vinculante 24. Atlas: 2010, p. 171) 3 Disponível em: < Acesso em:

5 5 atividade em trabalho insalubre prevista no 4º do art. 40 da CF, adotando como parâmetro o sistema do regime geral de previdência social (Lei 8.213/1991, art. 57), que dispõe sobre a aposentadoria especial na iniciativa privada. Tratava-se, na espécie, de writ impetrado por servidor público federal, lotado na função de tecnologista, na Fundação Oswaldo Cruz, que pleiteava o suprimento da lacuna normativa constante do aludido 4º do art. 40, assentando-se o seu direito à aposentadoria especial, em razão de trabalho, por 25 anos, em atividade considerada insalubre, em que mantinha contato com agentes nocivos, portadores de moléstias humanas e com materiais e objetos contaminados. Determinou-se, por fim, a comunicação ao Congresso Nacional para que supra a omissão legislativa. (MI 758/DF, rel. Min. Marco Aurélio, 1º ) Em sessão plenária do dia , o Plenário do Supremo Tribunal Federal, à unanimidade, concedeu parcialmente a ordem nos MI 788/DF, MI 795/DF, MI 796/DF, MI 797/DF, MI 808/DF, MI 809/DF, MI 815/DF, MI 825/DF, MI 828/DF, MI 841/DF, MI 850/DF, MI 857/DF, MI 879/DF, MI 905/DF, MI 927/DF, MI 938/DF, MI 962/DF, MI 998/DF, para comunicar a mora legislativa à autoridade coatora competente e determinar a aplicação, no que couber, do artigo 57 da Lei nº 8.213/91. Dessa forma, reafirmou-se o entendimento do Tribunal no sentido de que, ante a prolongada mora legislativa, no tocante à edição de lei complementar reclamada pela parte final do 4º do artigo 40 da Constituição Federal, impõe-se a aplicação das normas correlatas previstas no artigo 57 da Lei nº 8.213/91, em sede de processo administrativo. Na mesma ocasião, o Tribunal resolveu questão de ordem suscitada pelo Ministro Joaquim Barbosa para autorizar que os Ministros decidam monocraticamente e definitivamente os casos idênticos. Na mesma linha de entendimento, em sessão plenária do dia , o Plenário do Supremo Tribunal Federal, à unanimidade, concedeu a ordem, nos termos do voto do relator Min. Marco Aurélio, nos MI 835/DF, MI 885/DF, MI 923/DF, MI 957/DF, MI 975/DF, MI 991/DF, MI 1.083/DF, MI 1.128/DF, MI 1.152/DF; MI 1.182/DF; MI 1.270/DF; MI 1.440/DF; MI 1.660/DF; MI 1.681/DF; MI 1.682/DF; MI 1.700/DF; MI 1.747/DF; MI 1.797/DF; MI 1.800/DF; MI 1.835/DF. (grifos nossos) Vejamos algumas ementas das citadas ações, onde se demonstra que, repetidamente, este órgão Superior condenou a Administração Pública, nos casos concretos, à aplicação das normas correlatas no art. 57 da Lei 8.213/91. In verbis: DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. MANDADO DE INJUNÇÃO. SERVIDORA PÚBLICA. ATIVIDADES EXERCIDAS EM CONDIÇÕES DE RISCO OU INSALUBRES. APOSENTADORIA ESPECIAL. 4º DO ART. 40 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. AUSÊNCIA DE LEI COMPLEMENTAR. MORA LEGISLATIVA. REGIME GERAL DA PREVIDÊNCIA SOCIAL. Ante a prolongada mora legislativa, no tocante à edição da lei complementar reclamada pela parte final do 4º do art. 40 da Magna Carta, impõe-se ao caso a aplicação das normas correlatas previstas no art. 57 da Lei nº 8.213/91, em sede de processo administrativo. Precedente: MI 721,

6 6 da relatoria do ministro Marco Aurélio. Mandado de Injunção deferido nesses termos. (MI 788-8; relator: Min. Carlos Britto; data de julgamento: ) MANDADO DE INJUNÇÃO - NATUREZA. Conforme disposto no inciso LXXI do artigo 5º da Constituição Federal, conceder-se-á mandado de injunção quando necessário ao exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania. Há ação mandamental e não simplesmente declaratória de omissão. A carga de declaração não é objeto da impetração, mas premissa da ordem a ser formalizada. MANDADO DE INJUNÇÃO - DECISÃO - BALIZAS. Tratando-se de processo subjetivo, a decisão possui eficácia considerada a relação jurídica nele revelada. APOSENTADORIA - TRABALHO EM CONDIÇÕES ESPECIAIS - PREJUÍZO À SAÚDE DO SERVIDOR - INEXISTÊNCIA DE LEI COMPLEMENTAR - ARTIGO 40, 4º, DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Inexistente a disciplina específica da aposentadoria especial do servidor, impõe-se a adoção, via pronunciamento judicial, daquela própria aos trabalhadores em geral - artigo 57, 1º, da Lei nº 8.213/91. APOSENTADORIA ESPECIAL - SERVIDOR PÚBLICO - TRABALHO EM AMBIENTE INSALUBRE - PARÂMETROS. Os parâmetros alusivos à aposentadoria especial, enquanto não editada a lei exigida pelo texto constitucional, são aqueles contidos na Lei nº 8.213/91, não cabendo mesclar sistemas para, com isso, cogitar-se de idade mínima. (MI: 1083; relator: Min. Marco Aurélio; data de julgamento: ) Cabe salientar que o remédio jurídico denominado Mandado de Injunção revela-se próprio ao processo subjetivo e não ao objetivo, descabendo contundi-lo com a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão. Através do Mandado de Injunção o interessado tem a prestação jurisdicional, ou seja, a viabilização no caso concreto, do exercício do direito. Neste sentido, o pronunciamento judicial faz lei entre as partes, como qualquer pronunciamento em processo subjetivo, não se aplicando à decisão ali exposta erga omnes 4. O que podemos aferir diante do que até aqui exposto é que tal matéria ainda é tormentosa, pois, o que a letra da Lei 5 reza claramente é a possibilidade de regulamentação do art. 40, 4º e incisos apenas por lei complementar federal, sendo proibida a concessão de aposentadoria especial por Municípios e Estados; em contrapartida, a doutrina e jurisprudência convergem de tal entendimento. 4 Do latim que significa para todos. 5 Lei 9.717/98, art. 5º, Parágrafo Único.

7 7 Como demonstrado, a doutrina afirma que em razão da competência suplementar dos Estados (CR/88, art. 24, XII e 2º), estes, podem legislar sobre a matéria enquanto lei federal não for editada. Por sua vez, os Municípios teriam tal questão resolvida diante de sua autonomia federativa, que a despeito de não integrarem o sistema de repartição constitucional de competências concorrentes, têm competência suplementar, competindo a eles legislar sobre assuntos de interesse local. Em âmbito jurisprudencial, o STF sustenta a possibilidade de concessão de aposentadoria especial sobre outro aspecto, tendo decidido em casos concretos, a necessidade de concessão de aposentadoria especial aos servidores que impetraram Mandados de Injunção comprovando que trabalham em atividades insalubres. Nestes casos, verificou-se a aplicação analógica da Lei que rege o Regime Geral de Previdência Social - Lei 8.213/91, art. 57. Ressaltamos que o Supremo Tribunal Federal ainda não declarou, em via de controle concentrado 6, ou seja, através de ADI por omissão, a inércia do Poder Legislativo nem mesmo, através de ADI genérica, a inconstitucionalidade da Lei 9.717/98, art. 5º, Parágrafo Único. No entanto, o Secretário de Políticas de Previdência Social em julho do ano de 2010 editou a Portaria ministerial de nº 1, onde se estabeleceu instruções para o reconhecimento do tempo de serviço público exercido sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física pelos regimes próprios de previdência social para fins de concessão de aposentadoria especial aos servidores públicos amparados por Mandado de Injunção. Adequando-se às decisões exaradas repetidamente pelo STF nos Mandados de Injunção impetrados pelos servidores, a referida Portaria previu em seu art. 1º o que segue: 6 Segundo o doutrinador Alexandre de Moraes por meio desse controle, procura-se obter a declaração de inconstitucionalidade da lei ou do ato normativo em tese, independentemente da existência de um caso concreto, visando-se à obtenção da invalidação da lei, a fim de garantir-se a segurança das relações jurídicas, que não podem ser baseadas em normas inconstitucionais.. Já o mandado de injunção consiste em uma ação constitucional de caráter civil e de procedimento especial, que visa suprir uma omissão do Poder Público, no intuito de viabilizar o exercício de um direito, uma liberdade ou uma prerrogativa prevista na Constituição. (MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. 25ª, rev., atual. até EC nº 62/09 e Súmula Vinculante 24. São Paulo: Atlas, 2010.)

8 8 Art. 1º O tempo de serviço público exercido sob condições especiais prejudiciais à saúde ou à integridade física será reconhecido pelos regimes próprios de previdência social da União,dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos desta Instrução Normativa, nos casos em que o servidor público esteja amparado por ordem concedida, em Mandado de Injunção, pelo Supremo Tribunal Federal. A referida Instrução Normativa traz ainda outras disposições que deverão ser observadas nos casos em que o servidor estiver amparado por Mandado de Injunção, tais como a caracterização e comprovação do tempo de atividade sob condições insalubres, documentação que será aceita etc. C O N C L U S Ã O Pelo exposto, opinamos pela impossibilidade de concessão de aposentadoria especial aos servidores públicos segurados do IPREMFEL uma vez que, tal matéria ainda não foi regulamentada por Lei Complementar Federal, nos termos do art. 5º, parágrafo único da Lei 9.717/98. A aposentadoria objeto deste parecer deverá ser concedida, contudo, àqueles servidores que estiverem amparados por Mandado de Injunção e cumprirem os requisitos previstos na Instrução Normativa nº 1, de 22 de julho de 2010 do Ministério da Previdência Social até que Lei Complementar Federal disponha sobre a matéria. É o parecer, s.m.j. Belo Horizonte, 10 de março de Cristiana Duarte Clarizia OAB/MG n Daniela Morais Malta OAB/MG n

9 9 LIBERTAS E ASSOCIADOS LTDA CRC/MG 6918

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal MANDADO DE INJUNÇÃO 3.466 DISTRITO FEDERAL RELATORA IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :CARLOS ROBERTO NUNES CRUZ : GUSTAVO SILVA MACEDO E OUTRO(A/S) :PRESIDENTE DA REPUBLICA

Leia mais

Súmula Vinculante 33: breves considerações

Súmula Vinculante 33: breves considerações Súmula Vinculante 33: breves considerações Pequeno estudo da nova Súmula Vinculante publicada pelo Supremo Tribunal Federal em abril desse ano. Publicado por Mariana Hemprich Em abril de 2014 foi publicada

Leia mais

DECISÃO PRECEDENTES. MANDADO DE INJUNÇÃO PARCIALMENTE CONCEDIDO. Relatório

DECISÃO PRECEDENTES. MANDADO DE INJUNÇÃO PARCIALMENTE CONCEDIDO. Relatório DECISÃO MANDADO DE INJUNÇÃO. ALEGADA AUSÊNCIA DA NORMA REGULAMENTADORA DO ART. 40, 4º, INC. III, DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA. EXAME DO REQUERIMENTO DE APOSENTADORIA ESPECIAL PELA AUTORIDADE ADMINISTRATIVA.

Leia mais

Aposentadoria especial nos RPPS

Aposentadoria especial nos RPPS Aposentadoria especial nos RPPS Quem deve emitir o PPP e os Laudos Periciais? Conversão de períodos especiais em comum para servidores públicos; Regime Jurídico único????? Mandado de Injunção e Aposentadoria

Leia mais

EMENTA: MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO. CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APOSENTADORIA ESPECIAL DE SERVIDOR PÚBLICO. APLICABILIDADE DO ART.

EMENTA: MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO. CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APOSENTADORIA ESPECIAL DE SERVIDOR PÚBLICO. APLICABILIDADE DO ART. EMENTA: MANDADO DE INJUNÇÃO COLETIVO. CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. APOSENTADORIA ESPECIAL DE SERVIDOR PÚBLICO. APLICABILIDADE DO ART. 57 DA LEI FEDERAL Nº 8.213/91 ATÉ QUE SOBREVENHAM AS LEIS COMPLEMENTARES

Leia mais

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal:

Nesse contexto dispõe o artigo 40, 4, inciso III, da Constituição Federal: ABONO DE PERMANÊNCIA SERVIDOR PÚBLICO COM DEFICIÊNCIA - NECESSIDADE DE DECISÃO JUDICIAL PARA APLICAÇÃO ANALÓGICA DA LC 142/2013 REGULAMENTANDO O ART 40, 4,I DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Diego Wellington Leonel

Leia mais

<^22^ I llllll Hlll '''"IJ * PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO

<^22^ I llllll Hlll '''IJ * PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE 370 ACÓRDÃO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE ACÓRDÃO/DECISÃO MONOCRATICA REGISTRADO(A) SOB N I llllll Hlll '''"IJ * Vistos, relatados e discutidos estes autos de Mandado de Injunção n 990.09.367816-0,

Leia mais

Considerando inexistirem regras específicas para regulamentar a aposentadoria especial do servidor público, o ocupante de cargo efetivo na

Considerando inexistirem regras específicas para regulamentar a aposentadoria especial do servidor público, o ocupante de cargo efetivo na Considerando inexistirem regras específicas para regulamentar a aposentadoria especial do servidor público, o ocupante de cargo efetivo na Administração direta estadual, que exerça atividades sob condições

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 1276/2019 AJC/SGJ/PGR Sistema Único nº 42840/2019

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 1276/2019 AJC/SGJ/PGR Sistema Único nº 42840/2019 N.º 1276/2019 AJC/SGJ/PGR Sistema Único nº 42840/2019 MANDADO DE INJUNÇÃO 7.006/DF IMPETRANTE: Defensoria Pública da União IMPETRADOS: Mesa da Câmara dos Deputados e outro RELATOR: Ministro Luiz Fux CONSTITUCIONAL.

Leia mais

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Flávio Dino) O Congresso Nacional decreta:

PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Flávio Dino) O Congresso Nacional decreta: PROJETO DE LEI N o, DE 2009 (Do Sr. Flávio Dino) Disciplina o processo e julgamento do mandado de injunção individual e coletivo e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art. 1º Esta lei

Leia mais

Mandado de Injunção DF

Mandado de Injunção DF Nº 4973/2014 ASJCIV/SAJ//PGR Mandado de Injunção 6.211-DF Relator: Ministro Luiz Fux Impetrante: Braulio Mathias dos Santos Impetrados: Presidente da República e outros MANDADO DE INJUNÇÃO. APOSENTADORIA

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 29/08/2017 PRIMEIRA TURMA MANDADO DE INJUNÇÃO 6.261 DISTRITO FEDERAL RELATOR : MIN. MARCO AURÉLIO IMPTE.(S) :SINDICATO NACIONAL DOS SERVIDORES ADV.(A/S)

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL DOS GUARDAS MUNICIPAIS

APOSENTADORIA ESPECIAL DOS GUARDAS MUNICIPAIS APOSENTADORIA ESPECIAL DOS GUARDAS MUNICIPAIS CURITIBA 15 DE SETEMBRO DE 2012 FESSMUC O QUE É APOSENTADORIA ESPECIAL O QUE É APOSENTADORIA ESPECIAL? EM RAZÃO DE CONDIÇÕES ESPECIAIS NOCIVAS À SAÚDE HÁ REDUÇÃO

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais e Garantias Processuais -habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular Parte 7 Profª. Liz Rodrigues Art. 5º, LXXI: conceder-se-á

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL NO REGIME DE PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL

APOSENTADORIA ESPECIAL NO REGIME DE PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL APOSENTADORIA ESPECIAL NO REGIME DE PRÓPRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Dra. Fiorella Ignacio Bartalo Presidente da Comissão de Tecnologia do IAPE São Paulo, 4 de agosto de 2017 Previsão legal: NORMA CONSTITUCIONAL

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 05/09/2017 PRIMEIRA TURMA MANDADO DE INJUNÇÃO 6.445 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) LIT.PAS.(A/S) : MIN. MARCO AURÉLIO :SINDICATO NACIONAL

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2012.0000240212 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos do Mandado de Injunção nº 0207014-71.2011.8.26.0000, da Comarca de Comarca de Origem do Processo Não informado, em que é impetrante

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 9 17/10/2013 PLENÁRIO AG.REG. NO MANDADO DE INJUNÇÃO 3.677 DISTRITO FEDERAL RELATOR AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) ADV.(A/S) : MIN. RICARDO LEWANDOWSKI

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO DIREITO ADMINISTRATIVO Agentes públicos e Lei 8.112 de 1990 Regime Previdenciário Parte 1 Prof. Thamiris Felizardo -RPPS -Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito

Leia mais

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 042/14/PJM

MUNICÍPIO DE ROLADOR/RS. Parecer 042/14/PJM Parecer 042/14/PJM Consulente: Departamento de Pessoal (DEPEL). Assunto: Contribuição previdenciária de servidor efetivo ocupante de cargo em comissão. Referência: Processo Administrativo nº. 760/2014

Leia mais

AULA 11. Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade (cont.). Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Mandado de injunção.

AULA 11. Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade (cont.). Ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Mandado de injunção. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Constitucional / Aula 11 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitora: Mariana Simas de Oliveira AULA 11 Conteúdo da aula: Controle de Constitucionalidade

Leia mais

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4

Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 Marcelo Leonardo Tavares PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS AULA 4 SUMÁRIO Estudo das normas gerais sobre RPPS (Lei n 9.717/98 e Lei n 10.887/2004 Estudo das regras específicas para o RPP dos

Leia mais

Aula 18 MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO

Aula 18 MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Mandado de Segurança Coletivo e Mandado de Injunção 18 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula

Leia mais

Supremo Tribunal Federal

Supremo Tribunal Federal Ementa e Acórdão Inteiro Teor do Acórdão - Página 1 de 7 28/10/2014 SEGUNDA TURMA AG.REG. NA RECLAMAÇÃO 18.758 DISTRITO FEDERAL RELATORA AGTE.(S) ADV.(A/S) AGDO.(A/S) PROC.(A/S)(ES) : MIN. CÁRMEN LÚCIA

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003. NOTA JURÍDICA N.º 001/2004 (Atualizada em 24.08.2005) Cuiabá/MT, 23 de janeiro de 2004. CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA NO ÂMBITO MUNICIPAL FRENTE ÀS MUDANÇAS INSTITUIDAS PELA EMENDA CONSTITUCIONAL N. 41/2003.

Leia mais

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão.

Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. Dúvida: Solicito esclarecimento em relação ao Fundo de Previdência, do servidor com cargo efetivo que atua em cargo de Comissão. A contribuição deve ser sobre os vencimentos do salário com base no cargo

Leia mais

Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana.

Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana. Parecer Jurídico Nº 005/2015/UVC Consulente: Ver. Reginaldo Araújo da Silva Presidente Órgão: Câmara Municipal de Jaguaruana. Ementa: PAGAMENTO DE VERBAS INDENIZATÓRIAS A VEREADORES PELO COMPARECIMENTO

Leia mais

1 of 5 06/03/ :41

1 of 5 06/03/ :41 1 of 5 06/03/2019 15:41 Súmula Vinculante 33 Aplicam-se ao servidor público, no que couber, as regras do regime geral da previdência social sobre aposentadoria especial de que trata o artigo 40, 4º, inciso

Leia mais

R$ 2.837,29. Memorial de Cálculo para Benefício Beneficiário: Modalidade: Aposentadoria por Idade Processo: R$2.837,29 R$ 319,20 Total R$ 3.

R$ 2.837,29. Memorial de Cálculo para Benefício Beneficiário: Modalidade: Aposentadoria por Idade Processo: R$2.837,29 R$ 319,20 Total R$ 3. Servidor da Prefeitura deste Município e ocupa atualmente o cargo de Fiscal de Serviços e Obras Externo sob Regime Jurídico Estatutário e que sua remuneração do mês de Janeiro/2013 é a seguinte: 1. Vantagens

Leia mais

Mandado de Injunção DF

Mandado de Injunção DF Nº 4165/2014 ASJCIV/SAJ//PGR Mandado de Injunção 6.220-DF Relator: Ministro Luiz Fux Impetrante: Nilson dos Santos Silva Impetrada: Presidente da República Litisconsortes Passivos: Presidente do Congresso

Leia mais

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 14: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: Art. 102. Compete ao Supremo Tribunal Federal, precipuamente, a guarda da Constituição, cabendo-lhe:. I - processar e julgar, originariamente:a)

Leia mais

3ª regra: Servidores que ingressaram e completaram os requisitos antes da EC 20/98

3ª regra: Servidores que ingressaram e completaram os requisitos antes da EC 20/98 RESUMO DA AULA 3 de junho 2019 PROF. RENATO BARTH REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL APOSENTADORIAS VOLUNTÁRIAS Dependem de requerimento do servidor 1ª regra: Servidores que ingressaram e completaram

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Mandado de Injunção Direito Constitucional Prof. André Vieira Direito Constitucional MANDADO DE INJUNÇÃO LEI Nº 13.300, DE 23 DE JUNHO DE 2016 Queridos alunos. O

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2017.0000325596 TRIBUNAL DE JUSTIÇA ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Direta de Inconstitucionalidade nº 2011727-29.2017.8.26.0000, da Comarca de, em que é autor PROCURADOR

Leia mais

A nossa missão é aprovar você!

A nossa missão é aprovar você! MODELO DA PEÇA: ENUNCIADO: Na cidade de Belo Horizonte, existe um grande bairro chamado Venda Nova. O bairro é afastado do centro urbano e mesmo não obtendo nenhum investimento por parte do governo municipal

Leia mais

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito. Ofício Circular n /2017 Exmo(a). Sr(a). Prefeito(a) do Município Assunto: Constitucionalidade de Lei Municipal que fixa o Décimo Terceiro Salário, Férias e 1/3 Constitucional à Prefeito e Vice-Prefeito.

Leia mais

02/05/2017 CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

02/05/2017 CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (VUNESP UNESP 2017F) Considerando o que dispõe a Constituição Federal sobre os direitos e garantias fundamentais, se um cidadão brasileiro se recusar a prestar

Leia mais

REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03

REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03 REAJUSTE DAS APOSENTADORIAS E PENSÕES DOS SERVIDORES PÚBLICOS, APÓS A EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 41/03 Elaborado em 11.2007. Damares Medina Advogada, pós-graduada em Direito Econômico pela FGV. O desfecho

Leia mais

Edição Número 128 de 06/07/2005

Edição Número 128 de 06/07/2005 Atos do Congresso Nacional Edição Número 128 de 06/07/2005 EMENDA CONSTITUCIONAL N o 47 Altera os arts. 37, 40, 195 e 201 da Constituição Federal, para dispor sobre a previdência social, e dá outras providências.

Leia mais

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira

SÚMULA VINCULANTE. Sessão da tarde Professora Bruna Vieira SÚMULA VINCULANTE Sessão da tarde Professora Bruna Vieira Súmula Vinculante - art. 103-A da CF e Lei nº 11.417/06 Edição: só pelo o Supremo Tribunal Federal (de ofício ou por provocação). Legitimados:

Leia mais

APOSENTADORIA ESPECIAL NO RPPS Dra. Fiorella Ignacio Bartalo

APOSENTADORIA ESPECIAL NO RPPS Dra. Fiorella Ignacio Bartalo APOSENTADORIA ESPECIAL NO RPPS Dra. Fiorella Ignacio Bartalo Artigo 40 da CF/88 Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas

Leia mais

Assunto: Enc: Pedido de Aposentadoria Especial - Servidor Domingos Dias > Moreira - RPPS de Rubinéia - SP > De: Instituto de Previdência Municipal de

Assunto: Enc: Pedido de Aposentadoria Especial - Servidor Domingos Dias > Moreira - RPPS de Rubinéia - SP > De: Instituto de Previdência Municipal de Assunto: Enc: Pedido de Aposentadoria Especial - Servidor Domingos Dias > Moreira - RPPS de Rubinéia - SP > De: Instituto de Previdência Municipal de Rubinéia IPREM > > Data:

Leia mais

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES

MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES MANUAL PRÁTICO DO MILITAR 3ª EDIÇÃO 2017 DR. DIÓGENES GOMES VIEIRA CAPÍTULO 9 MANDADO DE SEGURANÇA: UTILIZAÇÃO PELOS MILITARES 9.11.2. INDEFERIMENTO DA INICIAL E CONCESSÃO OU DENEGAÇÃO DA ORDEM O art.

Leia mais

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada.

Aula Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro é dividido em 2 grandes ramos: Previdência Pública e Privada. Página1 Curso/Disciplina: Ordem Social, Econômica e Financeira. Aula: 02 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 02 1.3 Previdência Social: O Sistema Previdenciário brasileiro

Leia mais

Quais parcelas? padrão de vencimento adicional de tempo de serviço sexta-parte adicional de Insalubridade adicional de Risco auxílio Alimentação

Quais parcelas? padrão de vencimento adicional de tempo de serviço sexta-parte adicional de Insalubridade adicional de Risco auxílio Alimentação Douglas Figueiredo Ago/2017 É a soma de determinadas parcelas integrantes da remuneração do servidor, que servirá de base para o cálculo da contribuição previdenciária. Quais parcelas? padrão de vencimento

Leia mais

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U

REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE (D.O.U ) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U REVOGADA PELA PORTARIA Nº 7.796, DE 28.08.2000 (D.O.U. 29.08.2000) PORTARIA Nº 4.882, DE 16 DE DEZEMBRO DE 1998 (D.O.U. - 17.12.98) O MINISTRO DE ESTADO DA PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL, no uso da atribuição

Leia mais

Aula 11. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO (Cont.)

Aula 11. AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO (Cont.) Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 11 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 11 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

Leia mais

Direitos e Garantias Fundamentais

Direitos e Garantias Fundamentais Direito Constitucional Direitos e Garantias Fundamentais Aplicação dos direitos fundamentais 1º As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata. Rol exemplificativo 2º

Leia mais

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO EXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DA FAZENDA PÚBLICA MUNICIPAL DE GOIÂNIA-GO VARA DA SINDFLEGO - SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS DO LEGISLATIVO GOIANO, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ

Leia mais

F U N D A M E N T A Ç Ã O

F U N D A M E N T A Ç Ã O 1 P A R E C E R Parecer n. 001/2011 Data: 04/01/2011 Ementa: Remuneração de contribuição. Vantagens temporárias. Não incorporação à remuneração. Observância da lei. Faculdade de opção expressa pelo servidor

Leia mais

CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. Agosto/2017. Daniel Machado da Rocha

CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO. Agosto/2017. Daniel Machado da Rocha CONTAGEM RECÍPROCA DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO Agosto/2017 Professor: Daniel Machado da Rocha REGIMES DE PREVIDÊNCIA NO BRASIL Para efeito de aposentadoria, é assegurada a contagem recíproca do tempo de contribuição

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Prof. Alexandre Demidoff AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO E SÍNDROME DA INEFETIVIDADE DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS Previsão constitucional

Leia mais

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos:

Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Dúvida: Sou advogada, e a pedido de dois dos conselheiros do Instituto Municipal de Previdência, que querem tirar uma dúvida, venho esclarecer os fatos: Servidora pública municipal ingressou no serviço

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO fls. 236 ACÓRDÃO Registro: 2017.0000907075 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1022296-44.2017.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante ROBERTO MARTINS GUERRA FILHO,

Leia mais

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER

Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. PARECER CRO-RJ ASJUR / 2017 Assunto: Cirurgião-Dentista/ Adicional de Insalubridade/ Adicional de Periculosidade. Pareceristas: ALEXANDRE PESSOA e RAUL BARRETO PARECER No intuito de dirimir dúvidas suscitadas

Leia mais

com fundamento no artigo 5º, LXIX, da Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei de 2009, impetrar o presente

com fundamento no artigo 5º, LXIX, da Constituição da República Federativa do Brasil e na Lei de 2009, impetrar o presente EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO EGRÉGIO TRIBU- NAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE GOIÁS SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DE GOIÁS SINTEGO/GO, inscrito no CNPJ/MF sob o nº. 25.107.087.0001-21, com sede

Leia mais

: MIN. DIAS TOFFOLI JUDICIÁRIO DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ

: MIN. DIAS TOFFOLI JUDICIÁRIO DOS ESTADOS DO PARÁ E AMAPÁ MANDADO DE INJUNÇÃO 2.077 DISTRITO FEDERAL RELATOR IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) IMPDO.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :SINDICATO DOS TRABALHADORES DO PODER JUDICIÁRIO DOS ESTADOS DO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6 DE EMENDA Nº. (Do Senhor Carlos Sampaio e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6 DE EMENDA Nº. (Do Senhor Carlos Sampaio e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 6 DE 2019. Modifica o sistema de previdência social, estabelece regras de transição e disposições transitórias, e dá outras providências. EMENDA Nº (Do Senhor Carlos

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO fls. 139 Registro: 2018.0000121684 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 1027145-64.2014.8.26.0053, da Comarca de São Paulo, em que é apelante SILVANA AFONSO DE LIMA, é apelado

Leia mais

Documento em OleContainer Página 1 de 5

Documento em OleContainer Página 1 de 5 R E L A T Ó R I O O EXMO. SR. DESEMBARGADOR FEDERAL HÉLIO SÍLVIO OUREM (RELATOR CONVOCADO): Cuida-se de apelação contra sentença que concedeu a segurança, para tornar definitiva a retificação do Edital

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL (e-stj Fl.209) MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PARECER Nº 10.982/2014-C-JFMA/STJ-e (2013/0381196-8) RECURSO EM MANDADO DE SEGURANÇA Nº 44.318/SP RECORRENTE : JOÃO GILBERTO ALONSO JÚNIOR RECORRIDO : ESTADO DE

Leia mais

MANDADD DE INJUNÇÃO DISTRITO FEDERAL : MIN. CÁRMEN LÚCIA DECISÃO. Relatório

MANDADD DE INJUNÇÃO DISTRITO FEDERAL : MIN. CÁRMEN LÚCIA DECISÃO. Relatório MANDADD DE INJUNÇÃO 4.216 DISTRITO FEDERAL RELATORA IMPTE.(S) ADV.(AlS) IMPDO.(AlS) IMPDO.(AlS) ADV.(AlS) : MIN. CÁRMEN LÚCIA :SI:>JDlCATO NACIONAL DOS ANALISTAS TRIBUTÁRIOS DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL

Leia mais

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo

Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo Auditor Fiscal Seguridade Social Art. 201 CF Leandro Macedo 2014 2015 Copyright. Curso Agora Eu Eu Passo - - Todos os direitos reservados ao ao autor. O RGPS NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL LEANDRO MACÊDO DEFINIÇÃO

Leia mais

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE

AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Competência De acordo com o art. 102, I, a, CR(Constituição da República Federativa do Brasil), compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente,

Leia mais

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria

Rioprevidência com Você SEAERJ. Coordenadoria de Aposentadoria Rioprevidência com Você SEAERJ Coordenadoria de Aposentadoria Levar aos servidores do Estado do Rio de Janeiro a Educação Previdenciária, ampliando os conhecimentos dos seus direitos e deveres como servidor

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais

DF - DISTRITO FEDERAL MIN. CELSO DE MELLO SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - SIMESC DANIEL TOLENTINO MOTA E SILVA E OUTRO(A/S)

DF - DISTRITO FEDERAL MIN. CELSO DE MELLO SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - SIMESC DANIEL TOLENTINO MOTA E SILVA E OUTRO(A/S) MI/874 - MANDADO DE INJUNÇÃO Origem: Relator: IMPTE.(S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) ADV.(A/S) IMPDO.(A/S) DF - DISTRITO FEDERAL MIN. CELSO DE MELLO SINDICATO DOS MÉDICOS DO ESTADO DE SANTA CATARINA - SIMESC

Leia mais

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal

decisões definitivas de mérito Supremo Tribunal Federal Art.102... 2º As decisões definitivas de mérito, proferidas pelo Supremo Tribunal Federal, nas ações diretas de inconstitucionalidade e nas ações declaratórias de constitucionalidade produzirão eficácia

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 791/2018 AJC/SGJ/PGR Sistema Único n.º 289419/2018 AGRAVANTE: Estado do Rio de Janeiro AGRAVADO: Sindicato dos Servidores da Secretaria de Justiça do Estado do Rio de Janeiro INTERESSADOS: Presidente

Leia mais

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO

TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO TEMA 15: PROCESSO LEGISLATIVO EMENTÁRIO DE TEMAS: Processo Legislativo: atos legislativos; fases de elaboração; iniciativa; LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo.

Leia mais

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24.

SB = média dos últimos 36 salários-de-contribuição, considerados em um período não superior a 48 meses, cujo divisor não pode ser inferior a 24. APOSENTADORIA POR TEMPO DE SERVIÇO (REGRAS VIGENTES ANTES DA EC 20/98) * Requisitos: Qualidade de Segurado e Carência 30 anos de tempo de serviço, se homem, e 25, se mulher * Cálculo do benefício: 70%

Leia mais

Data de Ingresso no Serviço Público

Data de Ingresso no Serviço Público Data de Ingresso no Serviço Público A data de ingresso no serviço público é variável que determina as regras de aposentadoria voluntária que podem ser elegíveis pelo servidor, considerando a sucessão das

Leia mais

CAPÍTULO 2 MANDADO DE INJUNÇÃO

CAPÍTULO 2 MANDADO DE INJUNÇÃO MANDADO DE INJUNÇÃO CAPÍTULO 2 MANDADO DE INJUNÇÃO Art 5, CRFB/88. LXXI conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades

Leia mais

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de

LEI N /2013. A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de LEI N. 6.372/2013 Altera a Lei nº 4.691/2003, que dispõe sobre a previdência social dos servidores do Município de Rio Verde A CÂMARA MUNICIPAL DO MUNICÍPIO DE RIO VERDE, Estado de Goiás, debate e APROVA:

Leia mais

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE TEMA 16: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EMENTÁRIO DE TEMAS: A argüição de descumprimento de preceito fundamental, decorrente desta Constituição, será apreciada pelo Supremo Tribunal Federal, na forma

Leia mais

SENTENÇA. SERTPREV - FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTATUTÁRIOS DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO e outro

SENTENÇA. SERTPREV - FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES PÚBLICOS ESTATUTÁRIOS DO MUNICÍPIO DE SERTÃOZINHO e outro fls. 338 SENTENÇA Processo Digital nº: 1003036-03.2014.8.26.0597 Classe - Assunto Procedimento Ordinário - Aposentadoria Requerente: Wladmir Telles Brandão Requerido: SERTPREV - FUNDO DE PREVIDÊNCIA DOS

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO

PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA JUSTIÇA DO TRABALHO CONSELHO SUPERIOR DA A C Ó R D Ã O (CSJT) GARP/ly/ps PROC. N TST-CSJT-180.517/2007-000-00-00.2 EXTENSÃO DA ASSISTÊNCIA PRÉ-ESCOLAR AOS DEPENDENTES DOS MAGISTRADOS - INDEVIDA. Consoante o disposto no art.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (dos Srs. Carlos Sampaio, Marcio Bittar, Ruy Carneiro e outros) Inclui o 22 no art. 40 da Constituição Federal para vedar a concessão de pensão, benefício

Leia mais

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI

RECURSO EXTRAORDINÁRIO PARANÁ RELATOR : MIN. DIAS TOFFOLI RECURSO EXTRAORDINÁRIO 1.066.730 PARANÁ RELATOR RECTE.(S) PROC.(A/S)(ES) ADV.(A/S) : MIN. DIAS TOFFOLI :UNIÃO :PROCURADOR-GERAL DA FAZENDA NACIONAL :INSTITUTO GRPCOM :RADIO CONTINENTAL DE CURITIBA LTDA

Leia mais

TEMA 9: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

TEMA 9: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TEMA 9: CONTORNOS CONSTITUCIONAIS DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações,

Leia mais

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA

A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA A CONSTITUCIONALIDADE DAS ALTERAÇÕES NA JURISPRUDÊNCIA APÓS A REFORMA TRABALHISTA Gustavo Filipe Barbosa Garcia É livre-docente e doutor pela Faculdade de Direito da USP pós-doutor e especialista em Direito

Leia mais

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco,

a) PPP (Perfil Profissiográfico Previdenciário), com as informações sobre as atividades exercidas em condições especiais ou de risco, Dúvida: Recebemos hoje a decisão do TJ onde foi concedida a ordem de um Mandado de Injunção interposto pela Guarda Municipal, requerendo aposentadoria especial. Gostaríamos de uma orientação de como procedermos,

Leia mais

Aposentadoria Especial da Pessoa com Deficiência

Aposentadoria Especial da Pessoa com Deficiência Base Legal: Art. 40, 4º, inciso I da Constituição Federal de 1988: Art. 40. Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Definição Passagem do servidor da atividade para a inatividade, de forma voluntária, em virtude de ter implementado os requisitos exigidos constitucionalmente, com base na legislação

Leia mais

Direito Administrativo. Informativos STF e STJ (julho/2017)

Direito Administrativo. Informativos STF e STJ (julho/2017) Direito Administrativo Informativos STF e STJ (julho/2017) Professor Leandro Velloso www.masterjuris.com.br INFORMATIVO 871 STF ADI 1240/DF, rel. Min. Cármen lúcia, julgamento em 3.8.2017. (ADI-1240) Ingresso

Leia mais

O Ministro Relator deferiu o pedido de liminar e as informações foram prestadas pela autoridade reclamada.

O Ministro Relator deferiu o pedido de liminar e as informações foram prestadas pela autoridade reclamada. Nº 2510/2014 ASJCIV/SAJ/PGR Relator: Ministro Gilmar Mendes Reclamante: Nely Paludeto Agravado: Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região Interessado: Município de Franca Reclamação. Acórdão do Tribunal

Leia mais

Aposentadorias Especiais e a Competência dos Municípios

Aposentadorias Especiais e a Competência dos Municípios Ministério da Fazenda Secretaria de Políticas Previdenciárias Departamento dos Regimes de Previdência no Serviço Público Aposentadorias Especiais e a Competência dos Municípios São Paulo/SP 27 de julho

Leia mais

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA

Prefeitura Municipal de Conceição da Feira-BA ANO. 2015 DO MUNICÍPIO DE CONCEIÇÃO DA FEIRA - BAHIA 1 A Prefeitura Municipal de Conceição da Feira, Estado Da Bahia Visando a Transparência dos Seus Atos Vem PUBLICAR. PORTARIAS Nº. 205/2015 - Nº. 206/2015

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas APOSENTADORIA VOLUNTÁRIA Definição Passagem do servidor da atividade para a inatividade, de forma voluntária, em virtude de ter implementado os requisitos exigidos constitucionalmente, com base na legislação

Leia mais

Brasília, 31 de outubro de NOTA JURÍDICA

Brasília, 31 de outubro de NOTA JURÍDICA Brasília, 31 de outubro de 2016. NOTA JURÍDICA Assunto: Aposentadoria especial. Servidores públicos. Conversão do tempo especial em tempo comum. Decisão proferida na Ação Coletiva n. 8008-29.2013. 4.01.3400.

Leia mais

Sabemos que existem 3 regimes: a) RGPS Social. Regime Geral de Previdência. b) Regimes Próprios. c) Regime de Previdência Complementar.

Sabemos que existem 3 regimes: a) RGPS Social. Regime Geral de Previdência. b) Regimes Próprios. c) Regime de Previdência Complementar. 1 Sabemos que existem 3 regimes: a) RGPS Social Regime Geral de Previdência b) Regimes Próprios c) Regime de Previdência Complementar. 2 Regimes Próprios Servidores Públicos Vamos informar só a regra geral

Leia mais

Tribunal de Contas do Estado do Pará

Tribunal de Contas do Estado do Pará RESOLUÇÃO Nº 17.197 (Processo nº 2005/53872-4) Assunto: Consulta formulada pelo Exmº Sr. FRANCISCO BARBOSA DE OLIVEIRA, Procurador Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Pará. EMENTA: I- A

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Controle de Constitucionalidade CESGRANRIO 1) CESGRANRIO BACEN Analista - Área 1-2009 Determinado município aprovou uma lei estabelecendo horário de funcionamento do comércio

Leia mais

PROCESSO: RTOrd

PROCESSO: RTOrd ACÓRDÃO 9ª Turma PROCESSO: 0022300-36.2009.5.01.0341 - RTOrd ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CÁLCULO. O STF há muito, repudia a adoção do salário mínimo como base de cálculo para qualquer outra relação

Leia mais

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios

TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios TEORIA GERAL DAS GARANTIAS. HABEAS CORPUS. HABEAS DATA MANDADO DE INJUNÇÃO. Profa. Me. Érica Rios DIREITOS FUNDAMENTAIS E GARANTIAS DOS DIREITOS Tutela dos direitos e garantias fundamentais Direito e garantia

Leia mais