O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO"

Transcrição

1 1 O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO Ricardo Gião Bortolotti Unesp-Assis RESUMO: A realidade que vivenciamos não parece oferecer dificuldades nas tarefas cotidianas. Os objetos sempre estão à mão, e não necessitamos de conhecer física, para podermos subir e descer uma escada, ou para dirigirmos um automóvel. Tampouco, necessitamos conhecer os modelos psicológicos da realidade humana, ou os mecanismos intrincados que determinam a personalidade de cada um. A dona de casa segue lavando as roupas de seus familiares e preparando o seu almoço, sem, no entanto, questionar a fórmula química da água. Do mesmo modo, relacionamo-nos, flertamos e criamos filhos, sem, antes, questionarmos a realidade do inconsciente, ou a criação de hábitos de conduta na sociedade em que vivemos. A questão surge, quando a tarefa rompe sua seqüência habitual, dando lugar à dúvida. Esse estado pode motivar um indivíduo à investigação, conduzindo-o ao estabelecimento do hábito normal, como, também, à criação de modelos mais sofisticados de ação, que servem para definir o saber científico. O objetivo deste artigo é expor alguns aspectos sobre nossa percepção do mundo. Para que possamos conhecer ou formar crenças a respeito do ambiente que nos rodeia, necessitamos de apreendê-lo, num processo que culmina na interpretação dos dados que nos chegam pelos sentidos, mesclados com antigas crenças e hábitos de conduta. Por conseguinte, a questão central que se coloca é a de saber como estabelecemos essas crenças a partir de nossa vivência com os objetos que nos rodeiam. Questão deveras difícil, cujo nível de exigência ultrapassa os limites deste artigo. Por isso, propomo-nos apresentar como o conhecimento se processa, a partir das teorias de C. S. Peirce. Obviamente, não parece, da mesma forma, tratar-se de tarefa fácil. Todavia, os elementos que apresentaremos têm o objetivo de esclarecer como opera o signo, enquanto noção central de nossos pensamentos, sejam eles triviais ou sofisticados, sejam determinados por processos inconscientes, ou não. bortho@uol.com.br

2 2 O MUNDO COMO REPRESENTAÇÃO: NOTAS SOBRE A TEORIA SEMIÓTICA DA PERCEPÇÃO Ricardo Gião Bortolotti Unesp-Assis I Para Peirce, o trabalho de nosso pensamento ocorre por meio de signos, dispensando qualquer recurso à intuição de primeiras verdades, ou à cognição a priori. Como bem expõe em suas obras de 1868, Questões referentes a certas faculdades reivindicadas pelo homem (CP ) e Algumas conseqüências de quatro incapacidades (CP ), o pensamento está em signos, não havendo meios de reconhecer uma intuição, sem o recurso a signos. Ora, com essa recusa, de um dos pilares da tradição filosófica ocidental, Peirce não só nos mostra a inconveniência de supormos primeiras cognições e verdades que ultrapassam a experiência. Partimos da experiência, e tudo o que possamos dizer dela limita-se aos esquemas sígnicos. Assim, a cognição consiste num processo de signos que engendram outros signos, os quais possuem referentes no mundo externo. Tais representações, veremos, derivam de operações inferenciais, uma vez que o pensamento não produz nada além do que retira da experiência, como notamos pela leitura da Logic of 1873 (CP ). A noção de signo, amplamente utilizada pelos pensadores, sejam eles contemporâneos ou não, adquire, naquele autor, uma configuração conforme uma lógica triádica, que busca fundamentar-se num instrumental distinto do da lógica tradicional, baseada na ilação sujeito/predicado. Essa nova concepção passa a ser definida com o recurso a suas categorias, em número de três: Primeiridade, Secundidade e Terceiridade. Com elas, Peirce logra explicar o trabalho do signo e de seus derivados. As referências das obras de Peirce são feitas como é usual, ou seja, CP significa Collected Papers of Charles S. Peirce (cf. a referência completa no final do artigo); o primeiro número refere-se ao volume, e o segundo, ao parágrafo.

3 3 O signo ocupa o lugar de seu objeto, ou de alguma coisa que determine uma idéia, ou outro signo, chamado de Interpretante. O objeto determina o signo, conforme algum aspecto, compreendido num outro signo. Com efeito, notamos que a relação se dá entre três elementos, reveladores das três categorias: no caso do signo em si, em sua materialidade, corresponde a sua qualidade, ou a categoria Primeira; no caso do objeto, as reações que provoca num outro é da alçada da Secundidade; por fim, o interpretante ou mediação corresponde à Terceira categoria, a qual confere à tríade sua generalidade. Um signo, no seu caráter mediador, triádico, corresponde, pois, à Terceiridade. As categorias fenomenológicas são maneiras de ver o mundo. Consistem na determinação da consciência e traduzem-se nas nossas representações. Por isso, deparamos com uma série de classificações, geradas das articulações entre elas. Conforme Peirce, o signo apresenta-se com dois objetos: um, chamado dinâmico; outro, chamado imediato. O último é essencialmente de caráter sígnico, ou seja, é o que o signo imediatamente nos apresenta; o outro consiste na realidade a ser alcançada ao longo do tempo, sendo o responsável pela representação. Além do objeto, o signo possui três interpretantes, que se estendem em mais três. São eles: o imediato, o dinâmico e o final; o emocional, o energético e o lógico (SANTAELLA, 2000: 61-87). Muito se tem a dizer acerca do signo, de seu objeto e de seu interpretante, porém, para nosso intento, esses elementos são satisfatórios. Com efeito, a leitura do mundo e sua assimilação passam por tais elementos, os quais perfazem o pensamento. Para a compreensão de como o mundo se apresenta como representação, necessitamos de mais um passo; agora, na sua teoria da percepção. II Em 1873, embora Peirce defendesse a observação do mundo externo como fonte de nossos pensamentos, o certo é que ele ainda não possuía uma teoria que explicasse

4 4 coerentemente a percepção. Posteriormente, ele criou a teoria do percepto, com a qual logra alcançar o trajeto das impressões às representações, ou dos estímulos sensoriais aos signos. No processo de geração do conhecimento do mundo externo, participam, pois, dois elementos: o percepto e o juízo perceptivo. Tais elementos consistem na pedra de toque da cognição, a partir dos quais o processo intelectivo tem lugar. Com eles, o raciocínio e os hábitos de ação são engendrados. Peirce define o percepto como sendo o elemento exterior, que se choca contra nosso eu (CP-1.253), agindo brutalmente sobre nós, diferenciando-se dos elementos mentais ou psíquicos, cuja característica principal é a generalidade. Trocando em miúdos: a condição de algo ser existente consiste no seu comportamento desregrado e bruto. Por outro lado, a característica de um elemento dito psíquico está no fato de ele aplicar-se à pluralidade de situações semelhantes, além de possibilitar o controle sobre si próprio, ou sobre as ações que gera. O mundo real agride nossos sentidos, porém, somente temos acesso a ele através de um juízo, que Peirce denomina de juízo perceptivo, no qual se encerra o percepto, enquanto objeto hipoteticamente apreendido. Tais juízos apresentam-nos os fatos perceptivos (CP-2.143), que significam as mudanças que a consciência sofre diante do real (CP-5.53). É interessante notar que não temos poder de impedir o afluxo de perceptos sobre nós, assim como a sua apreensão no julgamento perceptivo, pelo qual temos oportunidade de conhecê-lo, conforme seja visado como objeto de um signo. Desses juízos, construímos o edifício de nossos raciocínios ou teorias; funcionam como as primeiras premissas de nossos raciocínios. Peirce os define como nossas primeiras hipóteses explicativas do mundo. Com elas, constroem-se outras inferências, resultando na determinação de nossa conduta frente ao mundo dos existentes.

5 5 Os julgamentos perceptuais são as primeiras proposições de nossos raciocínios (CP-5.116). Eles representam alguns aspectos do real no objeto imediato do signo. Com efeito, os perceptos, compreendidos como signos, na cadeia de pensamento, apresentam-nos o real em seu aspecto geral, subsumido numa fórmula geral, na qual se prefiguram as regularidades com que ele, o real, se manifesta aos nossos sentidos. É assim, como objeto imediato de um signo, que compreendemos o mundo que nos rodeia. Como podemos notar, o percepto é o elemento externo ou físico, e o julgamento perceptual, o elemento geral que unifica, conforme alguns aspectos, a pluralidade de impressões ou sensações, num signo explicativo. Com efeito, com essa teoria, Peirce busca explicar o processo perceptivo através do signo, sem, no entanto, recorrer à intuição, ou à suposição de primeira cognição. Evitaremos os detalhes, mas a teoria proposta tem elementos suficientes para dar conta da percepção e do conhecimento, sem a ajuda da intuição, uma vez que os julgamentos perceptivos, como primeiras hipóteses de nossos raciocínios, são provenientes de associações ou hábitos de pensamentos, os quais são os responsáveis pelos primeiros impulsos na formação da hipótese explicativa. O fato de nossos raciocínios serem falíveis mostra o erro dessas explicações compulsivas, mas necessárias para a garantia de sobrevivência do homem. Em síntese, podemos dizer que o percepto somente pode ser conhecido como objeto imediato, numa representação, conforme seja apreendido inferencialmente numa proposição. Assim, como ele não pode ser conhecido em sua forma reativa, passa a ser trabalhado como um construto mental,... uma imagem, quadro em movimento ou outra demonstração. (CP e 5.115). No entanto, mesmo no plano da construção mental, não deixa de ser real (CP e MURPHEY, 1961: 372), como podemos asseverar, pela importância da previsão (CP-2.142).

6 6 Ora, visto dessa perspectiva, o percepto fornece a ocasião para o conhecimento, que se realiza a partir do trabalho interpretativo nos signos, explorados diagramaticamente, ou seja, a apreensão do real na teia semiótica possibilita efetuar experimentos nos esquemas mentais, nos quais estão representados os perceptos. Com esses experimentos, buscamos o significado das hipóteses explicativas, formando, a partir delas, cadeias de inferências. Como as primeiras premissas são explicações ousadas, que integram os perceptos na extensão de crenças já moldadas pela tradição, as inferências realizadas pela imaginação nos diagramas mentais servem para estabelecer hábitos de conduta. Em outros termos, os esquemas da imaginação constituem experimentos mentais, que dão lugar a hábitos (crenças ou signos), os quais, futuramente, quando chegada a ocasião, são confrontados com o real, fonte de nossas sensações. A título de esclarecimento final, para que não haja dúvidas acerca do realismo peirceano, o dualismo notado na exposição desta teoria, como o exposto entre o físico e o psíquico, à luz de seu Idealismo Objetivo, configura-se como um fator de análise, uma vez que a concepção de que tudo é mente passa a valer. No espaço restrito deste artigo, o risco de classificá-la como mais uma teoria nominalista, que recheia a tradição filosófica, é grande. No entanto, sua teoria do signo não estaria completa se não demonstrássemos que nossas experiências somente possuem significado enquanto inseridas num universo de signos. Da perspectiva nominalista, o dinamismo da existência não seria vivenciado no signo, mas como uma realidade estática num esquema atemporal e a-histórico. Referências Bibliográficas BURKS, A. W. (ed.). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press. 1958, v. 7.

7 7 HARTSHORNE, C; WEISS, P. (eds.). Collected Papers of Charles Sanders Peirce. 4ª. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1974, v. 1.. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. Cambridge: Harvard University Press, 1932, v. 2.. Collected Papers of Charles Sanders Peirce. 4ª. ed. Cambridge: Harvard University Press, 1974, v. 5. MURPHEY, G. Murray. The Development of Peirce s Philosophy. Cambridge: Harvard University Press SANTAELLA, L. A Teoria Geral dos Signos Como as linguagens influenciam as coisas. São Paulo: Pioneira, 2000.

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce

Primeiridade, Secundidadee Terceiridade. Charles Sanders Peirce Primeiridade, Secundidadee Terceiridade Charles Peircee a Lógica Triádicado Signo. 1839-1914 Charles Sanders Peirce Ciências naturais: químico, matemático, físico, astrônomo, biologia, geologia Ciências

Leia mais

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari

Semiótica. Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Prof. Dr. Sérsi Bardari Semiótica Ciência que tem por objeto de investigação todas as linguagens possíveis, ou seja, que tem por objetivo o exame dos modos de constituição de todo e qualquer

Leia mais

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES

SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES SEMIÓTICA E TEORIA DO CONCEITO: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE SUAS RELAÇÕES Durval Vieira Pereira durvalvieira@gmail.com Doutorando em Ciência da Informação Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Leia mais

Divisão da filosofia peirciana

Divisão da filosofia peirciana Filosofia peirciana Divisão da filosofia peirciana A Filosofia peirciana é dividida em três ramos: 1. Fenomenologia (filosofia do fenômeno: tal como ele pode ser) 2. Ciências Normativas (filosofia do fenômeno:

Leia mais

RESENHA SOBRE LIVRO Topologia da ação mental: introdução à teoria da mente, de Ana Maria Guimarães Jorge

RESENHA SOBRE LIVRO Topologia da ação mental: introdução à teoria da mente, de Ana Maria Guimarães Jorge RESENHA SOBRE LIVRO Topologia da ação mental: introdução à teoria da mente, de Ana Maria Guimarães Jorge por Maria Amelia de Carvalho (UNESP-Marilia) O livro Topologia da ação mental: introdução à teoria

Leia mais

SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE

SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE SEMIÓTICA ENQUANTO CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO: A NECESSIDADE FORMAL DA CATEGORIA DA REPRESENTAÇÃO EM PEIRCE Paulo Henrique Silva Costa (FAPEMIG/UFSJ) Mariluze Ferreira de Andrade e Silva (Orientadora/DFIME/UFSJ)

Leia mais

resenhas texto, som, imagem, hipermídia

resenhas texto, som, imagem, hipermídia resenhas texto, som, imagem, hipermídia Como as linguagens significam as coisas ANA MARIA GUIMARÃES JORGE Teoria Geral dos Signos. Como as Linguagens Significam as Coisas de Lucia Santaella. São Paulo:

Leia mais

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali

Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali Semiótica Triádica CHARLES S. PEIRCE Semiótica da Comunicação Profa. Carol Casali A SEMIOSE Para Peirce, o importante não é o signo tal como em Saussure - mas a situação signíca, que ele chama de semiose.

Leia mais

A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo

A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo A complementariedade entre a teoria da equilibração de Piaget e a teoria semiótica de Pierce um estudo investigativo Suelen Mapa de Paula #1, # Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação, DCA, Unicamp

Leia mais

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica

Semiótica. O que é semiótica? Semiótica X Semiologia. Para quem ainda discute. Gerações da semiótica Design & Percepção 3 Lígia Fascioni Semiótica Para entender a cultura contemporânea, você tem que entender semiótica Paul Cobley Semiótica para Principiantes, 2004 O que é semiótica? Semiótica X Semiologia

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa como conhecimento científico. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa como conhecimento científico. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa como conhecimento científico Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. O Conhecimento Teórico A teoria consiste de um conjunto de constructos unidos por afirmações

Leia mais

A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino

A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino A imagem física da mulher perfeita na sociedade contemporânea Uma análise da Semiótica de Charles Sanders Peirce acerca do signo ideal feminino Rafael Augusto Costa* Mariana Fernandes da Rosa* Lílian Aparecida

Leia mais

Um Conceito Semiótico de Experiência. Gostaria de examinar rapidamente o que entendemos por experiência, como a cognição

Um Conceito Semiótico de Experiência. Gostaria de examinar rapidamente o que entendemos por experiência, como a cognição Um Conceito Semiótico de Experiência Julio Jeha Gostaria de examinar rapidamente o que entendemos por experiência, como a cognição se desenvolve dentro dela, e o que poderíamos lucrar com uma abordagem

Leia mais

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1

Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Produções Multicódigos e o Conceito de Signo Genuíno em Peirce 1 Francisco José Paoliello Pimenta Resumo Este trabalho analisa uma aparente limitação das produções multicódigos em termos de sua efetividade,

Leia mais

VISÃO DE MUNDO E CTS

VISÃO DE MUNDO E CTS VISÃO DE MUNDO E CTS Visão de mundo A visão de mundo caracteriza-se como um conjunto pré-estabelecido de suposições que dá suporte para a formação da visão da realidade (CORBEN, 1991,1996) e constitui

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN TRABALHO DE SEMIÓTICA ANÁLISE DOS SÍMBOLOS, SEGUNDO A SEMIÓTICA PEIRCEANA, NO ANÚNCIO DA NIKE MERCURIAL VAPOR RESUMO FAVERO, Murilo Henrique. 1 SARTORATO, Leonardo Trofino. 2 CAVALHEIRO, Renan Emanoel.

Leia mais

PERCEPÇÃO E GENERALIDADE EM CHARLES PEIRCE PERCEPTION AND GENERALITY IN PEIRCE

PERCEPÇÃO E GENERALIDADE EM CHARLES PEIRCE PERCEPTION AND GENERALITY IN PEIRCE COGNITIO-ESTUDOS: Revista Eletrônica de Filosofia São Paulo, Volume 7, Número 1, janeiro - junho, 2010, pp. 019-025 Centro de Estudos do Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia - Pontifícia

Leia mais

Abdução e antecipação na construção do significado musical

Abdução e antecipação na construção do significado musical Abdução e antecipação na construção do significado musical Luis Felipe Oliveira oliveira.lf@gmail.com Jônatas Manzolli Resumo: Este artigo apresenta o conceito de antecipação, conforme descrito por David

Leia mais

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO

QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL E ESCRITA E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA A ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO Universidade de Brasília (UnB) Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Fundamentos em Organização da Informação Professora: Lillian Alvares QUAIS SÃO AS OUTRAS EXPRESSÕES, ALÉM DA LINGUAGEM ORAL

Leia mais

O ESTATUTO TEMPORAL E SOCIAL DO SIGNO

O ESTATUTO TEMPORAL E SOCIAL DO SIGNO O ESTATUTO TEMPORAL E SOCIAL DO SIGNO Ricardo Gião BORTOLOT TI 1! RESUMO: Este trabalho tem como objetivo mostrar como o processo de conhecimento traduz-se numa estrutura triádica, cuja característica

Leia mais

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira

Signo. Prof. Veríssimo Ferreira Signo Prof. Veríssimo Ferreira Signo Numa perspectiva bem ampla, podemos entender como signo tudo aquilo que substitui alguma coisa para alguém. Unidade Perceptível Unidade, perceptível pelos sentidos,

Leia mais

Informação e conhecimento: uma abordagem semiótica

Informação e conhecimento: uma abordagem semiótica Informação e conhecimento: uma abordagem semiótica Niege Pavani 1 PIBIC/CNPq Resumo: O presente texto tem por objetivo colocar em debate uma temática que percorre a história da Filosofia e da Ciência:

Leia mais

O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE

O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE O MÉTODO PRAGMÁTICO DE CHARLES S. PEIRCE Paulo H. S. Costa (Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG) Profª. Drª. Mariluze Ferreira de A. Silva (Orientadora DFIME-UFSJ) Resumo: O presente texto tem

Leia mais

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes.

BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. 1 BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA: Abordagens de Saussure, Peirce, Morris e Barthes. BREVE HISTÓRIA DA SEMIOLOGIA (1) Período Clássico; (2) Período Medieval; (3) Racionalismo; (4) Empirismo Britânico; (5)

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

Os (Des) Caminhos do Socialismo numa Perspectiva Semiótica

Os (Des) Caminhos do Socialismo numa Perspectiva Semiótica Cognitio/Estudos: Revista Eletrônica de Filosofia Centro de Estudos do Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia Pontifícia Universidade Católica de São Paulo [Número 1-2004] Os (Des)

Leia mais

A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS

A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS A INFLUÊNCIA DA MODA NO AMBIENTE ESCOLAR E AS POSSÍVEIS INTERPRETAÇÕES E SIGNIFICADOS The influence of Fashion on the school environment and the possible interpretations and meanings Ziger, Laise; Graduanda;

Leia mais

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA

MODELO ORGANIZATIVO DO ENSINO DA CIÊNCIA Um padrão para a unificação de conceitos e procedimentos pode ser definido verticalmente e transversalmente para todos os anos de escolaridade A compreensão e as aptidões associadas à maioria dos esquemas

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN A APLICAÇÃO E IMPORTÂNCIA DO LEGI-SIGNO NA CAMPANHA INCONFUNDÍVEL DO BANCO ITAÚ SALVATTI, Marco Aurelio. 1 SCHMITT, Bruno César. 2 OLIVEIRA, Rafael Silva. 3 SILVEIRA, Wellington Alves. 4 KULAK, Sérgio

Leia mais

Semiótica e Cognição: Os conceitos de hábito e mudança de hábito em C.S.Peirce

Semiótica e Cognição: Os conceitos de hábito e mudança de hábito em C.S.Peirce Semiótica e Cognição: Os conceitos de hábito e mudança de hábito em C.S.Peirce Priscila L. Farias priscila_farias@caps.com.br CECCS - Centro de Estudos em Ciências Cognitivas e Semiótica COS/PUC-SP RES

Leia mais

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1

Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Análise do pôster de Anomalisa sob a semiótica de Charles Peirce 1 Maria Madalena de Bastos Ferreira COSTA 2 Francisco José Paoliello PIMENTA 3 Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz

Leia mais

CHAVES DO PRAGMATISMO PEIRCIANO NAS CIêNCIAS NORMATIVAS

CHAVES DO PRAGMATISMO PEIRCIANO NAS CIêNCIAS NORMATIVAS COGNITIO REVISTA DE FILOSOFIA CHAVES DO PRAGMATISMO PEIRCIANO NAS CIêNCIAS NORMATIVAS MARIA LÚCIA SANTAELLA Resumo: Este artigo tem por objetivo inserir a discussão do segundo pragmatismo de Peirce, por

Leia mais

CARTAZ HIV POSITIVO - INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E SIGNIFICAÇÃO

CARTAZ HIV POSITIVO - INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E SIGNIFICAÇÃO RESUMO CARTAZ HIV POSITIVO - INTERPRETAÇÃO SIMBÓLICA E SIGNIFICAÇÃO FREGULIA, Guilherme. 1 NERI, Janaína. 2 DUTRA, Virgínia. 3 SCHEIDT, Bruna. 4 KULAK, Sérgio Marilson 5 O presente trabalho objetiva essencialmente

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES

Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES Pontifícia Universidade Católica Psicologia Jurídica AS FUNÇÕES MENTAIS SUPERIORES REALIDADE Realidade psíquica elaborada pelo indivíduo a partir dos conteúdos armazenados na mente As vezes, usamos nossa

Leia mais

A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE THE PHENOMENOLOGY OF CHARLES SANDERS PEIRCE

A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE THE PHENOMENOLOGY OF CHARLES SANDERS PEIRCE A FENOMENOLOGIA DE CHARLES SANDERS PEIRCE Mariane Romagnollo Menezes da Silva Bolsista do CNPq, cursando mestrado em Filosofia do Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Resumo O presente

Leia mais

Assunto: O Problema Docente

Assunto: O Problema Docente Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº2: Fundamentos didáticos da resolução problema como metodologia para a aprendizagem.

Leia mais

POR UMA ÉTICA DESEJÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O PRAGMATISMO DE PEIRCE FOR AN ETHICAL DESIRABLE: A STUDY ON THE PRAGMATISM OF PEIRCE

POR UMA ÉTICA DESEJÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O PRAGMATISMO DE PEIRCE FOR AN ETHICAL DESIRABLE: A STUDY ON THE PRAGMATISM OF PEIRCE POR UMA ÉTICA DESEJÁVEL: UM ESTUDO SOBRE O PRAGMATISMO DE PEIRCE FOR AN ETHICAL DESIRABLE: A STUDY ON THE PRAGMATISM OF PEIRCE Maria Amelia de Carvalho Resumo: O objetivo deste artigo será abordar algumas

Leia mais

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN

Anais do 14º Encontro Científico Cultural Interinstitucional ISSN DOVE E SEU POSICIONAMENTO: UM ESTUDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO SIMBOLISMO COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO. RAMALHO, Evylinn 1 AMARAL, André Ricardo 2 CALVI, Douglas Renan 3 ULBRICH, Thaís Helena 4 KULACK,

Leia mais

PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1. Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3

PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1. Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3 PEIRCE E LATOUR: DIÁLOGOS ENTRE DOIS MODELOS NÃO-DUALISTAS 1 Tarcísio Cardoso 2 ; Gustavo Rick Amaral 3 O presente trabalho se propõe a apresentar, de forma breve, alguns resultados de um estudo comparativo

Leia mais

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA

HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA HEINEKEN O ESTUDO SOBRE O NOVO LOGOTIPO DA MARCA MAISTROVICZ, Daniele. 1 CERNY, Fernanda. 2 SILVA, Kelly. 3 SHIMABUKURO, Kendi. 4 KULAK, Sérgio. 5 RESUMO Após dez anos com a mesma identidade visual a Heineken

Leia mais

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1

A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 A IMAGINAÇÃO PRODUTORA NA CRÍTICA DA RAZÃO PURA 1 Hálwaro Carvalho Freire PPG Filosofia Universidade Federal do Ceará (CAPES) halwarocf@yahoo.com.br Resumo O seguinte artigo tem como principal objetivo

Leia mais

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO

V COLÓQUIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO OS ASPECTOS SEMIÓTICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO Willian José da Cruz 11 Ana Claudia Ribeiro Martins 22 RESUMO Este texto traz alguns resultados iniciais de uma pesquisa de caráter bibliográfico em andamento,

Leia mais

Tríades que rumam ao infinito: uma proposta de representação visual diagramática das categorias fenomenológicas em Peirce.

Tríades que rumam ao infinito: uma proposta de representação visual diagramática das categorias fenomenológicas em Peirce. Tríades que rumam ao infinito: uma proposta de representação visual diagramática das categorias fenomenológicas em Peirce Cândida Almeida 1 Resumo: Proposta de representação visual diagramática das três

Leia mais

4 - Considerações finais

4 - Considerações finais 4 - Considerações finais Eduardo Ramos Coimbra de Souza SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros SOUZA, ERC. Considerações finais. In: Schopenhauer e os conhecimentos intuitivo e abstrato: uma teoria

Leia mais

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen

Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen 1 Vocabulário Filosófico Dr. Greg L. Bahnsen Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto / felipe@monergismo.com GERAL Razão: capacidade intelectual ou mental do homem. Pressuposição: uma suposição elementar,

Leia mais

INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO

INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO INDUÇÃO ULTRAFORTE: EPISTEMOLOGIA DO SUBJETIVO Felipe Sobreira Abrahão Doutorando, HCTE UFRJ E-mail: felipesabrahao@gmail.com 1. INTRODUÇÃO A problemática do raciocínio indutivo é abordada pelos pensadores

Leia mais

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I

Compreendendo a Semiologia e a Semiótica I I ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXWYZ0123456789!?@%$ Semiologia Ferdinand de Saussure linguista suíço (1857-1913) SEMIOLOGIA É a ciência geral dos signos, que estuda todos os fenômenos de significação. Tem por

Leia mais

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação

SEMIÓTICA E SEMIOSE 1. Primeiridade. primeira categoria liberdade liberdade fusão indeterminação presentidade qualidade sensação 1 SEMIÓTICA E SEMIOSE Este texto foi produzido com recortes do artigo A Semiótica Geral de Peirce e a Idéia de Semiose de Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS, 2000). O tema aqui desenvolvido está dentro da

Leia mais

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de História O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de Cd-rom.

Texto integrante dos Anais do XVIII Encontro Regional de História O historiador e seu tempo. ANPUH/SP UNESP/Assis, 24 a 28 de julho de Cd-rom. Semiótica aplicada à análise de imagens em história Ana Cristina Teodoro da Silva (UEM/DFE) Encarar imagens como fontes de pesquisa causa impacto. A percepção de que estamos dialogando com linguagens não

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior

TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Ciências Humanas e suas Tecnologias. TEMA: tipos de conhecimento. Professor: Elson Junior Plano de Aula Conhecimento O que é? Como adquirir Características Tipos Recordar é Viver... Processo de pesquisa

Leia mais

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS

UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM UMA ATIVIDADE DE ÁLGEBRA O PROBLEMA DOS ARMÁRIOS UM OLHAR PARA A CONSTRUÇÃO O CONHECIMENTO EM UMA ATIVIAE E ÁLGEBRA O PROBLEMA OS ARMÁRIOS Karina Alessandra Pessôa da Silva Universidade Estadual de Londrina Rodolfo Eduardo Vertuan 2 Universidade Tecnológica

Leia mais

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem.

Resumo Expandido GUSTAVO RICK AMARAL. Palavras-chave: Filosofia peirceana; Semiótica peirceana; Axiomatização, Matrizes da linguagem. Resumo Expandido Semelhanças estruturais e diferenças específicas entre a Fenomenologia/Semiótica peirceana e a Teoria das Matrizes da linguagem e pensamento GUSTAVO RICK AMARAL Palavras-chave: Filosofia

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE

A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE A SEMIÓTICA SEGUNDO PEIRCE SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. SP: Pioneira, 2004. Teorias dos signos UNEB Lidiane Lima A TEORIA DOS SIGNOS: Três origens: EUA (1), Europa Ocidental e União Soviética

Leia mais

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador

Assunto: Teoria marxista do conhecimento e método dialético materialista como fundamento do ensino problematizador Universidade Federal de Roraima Departamento de Matemática Licenciatura em Matemática Didática da Matemática II Tema nº1: Fundamentos filosóficos do materialismo dialético e psicológicos da teoria Histórico

Leia mais

SIMPÓSIO: COGNIÇÃO: RELEVÂNCIA E METAS COORDENADOR FÁBIO JOSÉ RAUEN (UNISUL)

SIMPÓSIO: COGNIÇÃO: RELEVÂNCIA E METAS COORDENADOR FÁBIO JOSÉ RAUEN (UNISUL) COORDENADOR FÁBIO JOSÉ RAUEN (UNISUL) A teoria da relevância sustenta que estímulos serão mais relevantes quanto maiores forem os efeitos e menores os esforços cognitivos despendidos para processá-los.

Leia mais

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S

P R O F E S S O R V I N I C I U S S I L V A RELAÇÕES S Í G N I C A S RELAÇÕES S Í G N I C A S SIGNO É ALGO QUE REPRESENTA ALGUMA COISA PARA ALGUÉM EM DETERMINADA CIRCUNSTÂNCIA. O SIGNO ENTÃO, ESTÁ NO LUGAR DE ALGO, NÃO É A PRÓPRIA COISA, MAS COMO ELA SE FAZ PRESENTE PARA

Leia mais

Como entender a ação do signo fora do contexto da vida cognitiva?

Como entender a ação do signo fora do contexto da vida cognitiva? Fisio-Semiótica Como entender a ação do signo fora do contexto da vida cognitiva? Peirce: o universo está repleto de signos, se não for composto exclusivamente de signos justifica-se esta concepção tão

Leia mais

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás

Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA. Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II COMUNICAÇÃO APLICADA Profª. Carolina Lara Kallás Unidade II Semiótica Signo Linguagens Origem Vertentes Significado e significante Aplicação Prática Fases do processo de comunicação: Pulsação

Leia mais

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira

Semiótica. Prof. Veríssimo Ferreira Semiótica Prof. Veríssimo Ferreira Natureza e Cultura Domínio da Natureza Universo das coisas naturais. Domínio da Cultura Universo das práticas sociais humanas. Cultura Fazer humano transmitido às gerações

Leia mais

O indivíduo na organização

O indivíduo na organização Aula 2 O indivíduo na organização 1 Agenda Valores Atitudes Percepção Personalidade 2 1 Valores Valores Representam convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de condição de existência

Leia mais

RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO

RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO RELAÇÕES SEMIÓTICAS NA FILOSOFIA PEIRCEANA: FENÔMENO, SIGNO E COGNIÇÃO THIEN SPINELLI FERRAZ 1 RESUMO: Neste artigo buscaremos compreender como a filosofia desenvolvida por C. S. Peirce (1838-1914) concebe

Leia mais

Grice: querer dizer. Projecto de Grice: explicar a significação em termos de intenções.

Grice: querer dizer. Projecto de Grice: explicar a significação em termos de intenções. Grice: querer dizer Referências: Grice, Paul, Meaning, in Studies in the Way of Words, Cambridge (Mas.), Harvard University Press, 1989, pp 213-223. Schiffer, Stephen, Meaning, Oxford, Oxford University

Leia mais

Summum Bonum na Rede: a conectividade é algo admirável?

Summum Bonum na Rede: a conectividade é algo admirável? Summum Bonum na Rede: a conectividade é algo admirável? Francisco José Paoliello Pimenta Universidade Federal de Juiz de Fora Dimas Tadeu de Lorena Filho Universidade Federal de Juiz de Fora Resumo: Os

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA

A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA A CONTRIBUIÇÃO DA SEMIÓTICA PEIRCEANA PARA ANÁLISE DA PINTURA HISTÓRICA Érica Ramos Moimaz 1 (ericamoimaz@bol.com.br) Ana Heloísa Molina 2 (ahmolina@uel.br) Resumo: O objetivo deste texto é pensar como

Leia mais

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs

Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Uma análise dos meios de representação a partir da teoria geral dos signos An analysis of the means of representation from the general theory of signs Daniel Ribeiro Cardoso daniel.br@mac.com André Felipe

Leia mais

AFIANDO A MÁXIMA PRAGMÁTICA: UM COMENTÁRIO AO TEXTO PRAGMATISMO E ABDUÇÃO DE C. S. PEIRCE

AFIANDO A MÁXIMA PRAGMÁTICA: UM COMENTÁRIO AO TEXTO PRAGMATISMO E ABDUÇÃO DE C. S. PEIRCE AFIANDO A MÁXIMA PRAGMÁTICA: UM COMENTÁRIO AO TEXTO PRAGMATISMO E ABDUÇÃO DE C. S. PEIRCE José Francisco dos Santos 1 RESUMO O presente artigo pretende comentar o texto Pragmatismo e Abdução, de C. S.

Leia mais

A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato

A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato Quartas Arquivísticas Universidade de Brasília Arquivo Central 28 outubro 2015 A semiótica e a leitura e indexação de imagens Paulo Roberto Gomes Pato Charles Sanders Peirce (1839-1914) A Semiótica serve

Leia mais

Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1. Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP

Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1. Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP Fundamentos peirceanos: a dimensão diagramática do faneron 1 Cândida ALMEIDA 2 Anhnanguera, São Paulo, SP 3 SENAC-SP, São Paulo, SP RESUMO O presente artigo tem por objetivo apresentar e defender uma representação

Leia mais

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais;

-Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; Design e Percepção -Percepção: função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais; -É a aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos; -O Design trabalha

Leia mais

constituímos o mundo, mais especificamente, é a relação de referência, entendida como remissão das palavras às coisas que estabelece uma íntima

constituímos o mundo, mais especificamente, é a relação de referência, entendida como remissão das palavras às coisas que estabelece uma íntima 1 Introdução Esta tese aborda o tema da relação entre mundo e linguagem na filosofia de Nelson Goodman ou, para usar o seu vocabulário, entre mundo e versões de mundo. Mais especificamente pretendemos

Leia mais

(Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1. Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB

(Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1. Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB (Re)Leitura e (Re)Criação: Frida Kahlo 1 Lucas FARIAS 2 João PEDROSA 3 Faculdade Maurício de Nassau, João Pessoa, PB RESUMO Inspirado na importância social da pintora mexicana Frida Kahlo, este trabalho

Leia mais

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTATUTO DA ÉTICA NO PRAGMATISMO DE CHARLES S. PEIRCE

CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTATUTO DA ÉTICA NO PRAGMATISMO DE CHARLES S. PEIRCE SÍNTESE - REV. DE FILOSOFIA V. 29 N. 93 (2002): 117-123 CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTATUTO DA ÉTICA NO PRAGMATISMO DE CHARLES S. PEIRCE Ivo Assad Ibri PUC-SP Resumo: Pretende-se mostrar que a máxima do Pragmatismo

Leia mais

A DESCONTINUIDADE DO TEMPO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO

A DESCONTINUIDADE DO TEMPO NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO Revista Eletrônica de Filosofia Philosophy Eletronic Journal ISSN 1809-8428 São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

3 A aplicação MoLIC WOz

3 A aplicação MoLIC WOz A aplicação MoLIC WOz 33 3 A aplicação MoLIC WOz Esta seção descreve a MoLIC WOz relacionando com a Engenharia Semiótica (3.1) e apresentando a estrutura da ferramenta (3.2). 3.1 MoLIC WOz e a Engenharia

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL. Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura RELACIONAMENTO INTERPESSOAL Prof. Dr. Márcio Magalhães Fontoura Níveis de atuação na Empresa Indivíduo Grupo Organização AS ORGANIZA ÇÕES Pessoas Estrutura Organizacional Robbins, 1999 O comportamento

Leia mais

Teoria do conhecimento de David Hume

Teoria do conhecimento de David Hume Hume e o empirismo radical Premissas gerais empiristas de David Hume ( que partilha com os outros empiristas ) Convicções pessoais de David Hume: Negação das ideias inatas A mente é uma tábua rasa/folha

Leia mais

Design como comunicação: uma abordagem semiótica

Design como comunicação: uma abordagem semiótica Design como comunicação: uma abordagem semiótica Prof. Dr. Vinicius Romanini, ECA/USP (viniroma@gmail.com) A etimologia da palavra design já revela a natural proximidade entre design e a teoria dos signos.

Leia mais

As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades

As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades 01 As subdivisões do ícone e os sistemas de classes de signos de C. S. Peirce: uma investigação a respeito do modo de representação das qualidades Priscila Monteiro Borges Universidade de Brasília [UNB],

Leia mais

A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna

A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna A EDUCOMUNICAÇÃO APLICADA AO ENSINO DE LITERATURA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: o caso do conto Caminhos de Fortuna Autores: IVAN FORTUNATO e IRACEMA TORQUATO Introdução A discussão do inter-relacionamento entre

Leia mais

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro

Especialização em docência em saúde. METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA. Profa. Cida Praeiro METODOLOGIA DE PESQUISA e ESCRITA CIENTÍFICA Profa. Cida Praeiro Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender a ciência hoje O que é ciência? Parte I. OLHAR PARA A HISTÓRIA: caminho para compreender

Leia mais

Pensamento Diagramático na Semiótica Dialógica de Charles S. Peirce 1

Pensamento Diagramático na Semiótica Dialógica de Charles S. Peirce 1 1 Pensamento Diagramático na Semiótica Dialógica de Charles S. Peirce 1 Ana Maria Guimarães Jorge (Professora da Fundação Armando Álvares Penteado FAAP-SP; Professora do Instituto Santa Teresa D Ávila,

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência

Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Universidade Estadual de Roraima Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciência Resolução de Problema no Ensino de Ciências O Problema Docente. Héctor José García Mendoza w3.dmat.ufrr.br/~hector Etapas

Leia mais

Uma análise semiótica da informação ecológica

Uma análise semiótica da informação ecológica Uma análise semiótica da informação ecológica Kátia Batista Camelo Pessoa 1 PROEX Thaisa Albuquerque Reino 2 Resumo: O objetivo principal de nosso trabalho será analisar a natureza ontológica da Informação

Leia mais

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios

Método e Metodologia Conceitos de método e seus princípios Conceitos de método e seus princípios Caminho pelo qual se chega a determinado resultado... É fator de segurança. Seleção de técnicas para uma ação científica... Forma de proceder ao longo de um caminho

Leia mais

A essência dos objetos do

A essência dos objetos do A essência dos objetos do Direito pela Fenomenologia André R. C. Fontes A propensão para se firmar premissas em torno de fenômenos e objetos em Direito sempre foi uma particularidade dos estudiosos, quaisquer

Leia mais

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA

PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA PRESSUPOSTOS DA TEORIA SEMIÓTICA DE PEIRCE E SUA APLICAÇÃO NA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES EM QUÍMICA Joeliton Chagas Silva i Adjane da Costa Tourinho e Silva ii Eixo temático 6- Educação e Ensino de Ciências

Leia mais

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo.

Nota: Este enunciado tem 6 páginas. A cotação de cada pergunta encontra- se no início de cada grupo. PROVA PARA AVALIAÇÃO DE CAPACIDADE PARA FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS 2014/2015 Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Licenciatura em Psicologia Componente Específica de Psicologia

Leia mais

A PALAVRA COMO MEDIAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO HUMANA E O EXISTENTE

A PALAVRA COMO MEDIAÇÃO ENTRE A PERCEPÇÃO HUMANA E O EXISTENTE Revista Eletrônica de Filosofia Philosophy Eletronic Journal ISSN 1809-8428 São Paulo: Centro de Estudos de Pragmatismo Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia Pontifícia Universidade Católica de

Leia mais

Ghrebh Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia issn

Ghrebh Revista de Comunicação, Cultura e Teoria da Mídia issn HIPERMÍDIA, ATIVISMO E NOVOS HÁBITOS por Francisco José Paollielo Pimenta 1 (Faculdade de Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora paoliello@acessacom) Resumo: Apresentam se aqui resultados

Leia mais

Em favor de uma cartografia cognitiva

Em favor de uma cartografia cognitiva Em favor de uma cartografia cognitiva dos espaços festivos onde os VJs atuam 1 Guilherme Henrique de Oliveira Cestari 2 Ocupar uma pista de dança é instalar-se e circunscreverse num espaço permeado por

Leia mais

Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP

Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP Primeiridade, Segundidade, Terceiridade: Categorias Universais Peirceanas. Ana Maria Guimarães Jorge, profa. UNITAU, mestranda PUCSP Resumo - Este artigo, resultado de esforço de pesquisa, traz consigo

Leia mais

Um signo é um cognoscível que, por um lado, é determinado (i.e., especializado, bestimmt) por algo que não é ele mesmo, denominado de seu Objeto, enquanto, por outro lado, determina alguma Mente concreta

Leia mais

UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS IV Simpósio Nacional de Educação em Astronomia IV SNEA 2016 Goiânia, GO 1 UMA LEITURA PEIRCEANA DE NÍVEIS DE SIGNIFICADO DAS ESTAÇÕES DO ANO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS A PEIRCEAN READING OF

Leia mais

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI

APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR. Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDIZAGEM, COGNIÇÃO E ORGANIZAÇÃO CURRICULAR Profa. Dra. Cassia Ferri Vice-Reitora de Graduação UNIVALI APRENDER NA UNIVERSIDADE EXIGE: A Ultrapassar a mera informação para atingir o domínio do conhecimento.

Leia mais

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente.

É com a mente que pensamos: pensar é ter uma mente que funciona e o pensamento exprime, precisamente, o funcionamento total da mente. A mente, sistema de construção do mundo A mente recolhe informações do ambiente e com elas cria representações. A representação não copia a informação interpreta-a. A informação em si não possui qualquer

Leia mais