XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e a Excelência Organizacional sala nº 29 (RESUMO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e a Excelência Organizacional sala nº 29 (RESUMO)"

Transcrição

1 Eixo Temático Administração e a Excelência Organizacional sala nº 29 ()

2 ANÁLISE DAS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE OS MODELOS DE GESTÃO PÚBLICA BRASILEIRA. LUCIANE OLIVEIRA DA SILVA BEM Resumo O papel do Estado na sociedade passou a ser mais atuante e, dessa forma, a Gestão Pública ficou em evidência devido aos diversos projetos sociais desenvolvidos pelo estado. A gestão pública é responsável, basicamente, por empregar os recursos públicos em beneficio de toda a sociedade, sempre em busca de mais eficiência. O serviço público burocrático e extremamente lento é uma imagem que, a cada dia fica mais para trás. Atualmente, o cenário com organizações públicas completamente comprometidas em oferecer serviços mais eficientes está mais perto da realidade. Entretanto, é somente com a qualificação que o gestor público consegue de fato acompanhar as mudanças, por isso é indispensável que os profissionais sejam não apenas qualificados, mas busquem por constantes especializações.

3 FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIENCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE BALSANELLO, Itacir José FERREIRA, Ewerton Raposo. Este trabalho tem por finalidade buscar a eficiência do profissionalismo adotando como forma de aprendizado fatores de investimento ideal para atender e proporcionar satisfação na qualidade do atendimento. O cliente é o gerador e responsável para o futuro de um empreendimento, podendo mesmo formar elos de amizade e respeito conquistando a sua fidelidade e obter o sucesso nos serviços prestados. A importância do tema tem por finalidade identificar, analisar e operar em situações, cujo objetivo é a busca na melhoria continua no atendimento, prestando um serviço de qualidade, buscando a satisfação e procurando atender as expectativas dos clientes. Não basta somente oferecer um bom produto, mas sim, um excelente atendimento ao cliente, conjunto que visa sempre à qualidade para os serviços prestados, pois satisfazer o cliente não é uma tarefa fácil, é importante proporcionar um elevado grau de profissionalismo aprimorando relações entre o vendedor e o cliente. As transações comerciais interferem em três elementos que são: o vendedor; a mercadoria; o comprador. Todos os setores relacionados ao atendimento devem mostrar interesse em relação ao que os clientes precisam e atendê-los de forma correta e satisfatória. Palavra chave: qualidade; atendimento; cliente; fidelidade; satisfação.

4 FUNDAÇAO FACULDADE FILOSOFIA, CIENCIA E LETRAS DE MANDAGUARI. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO SANTOS, Priscila Fernanda dos SOUZA, Camila Soares de A qualidade de vida dos funcionários é benéfica tanto para a empresa quanto para o profissional. E esse equilíbrio é muito difícil de ser encontrado, mas é de grande importância no mundo corporativo que precisa cada vez mais de pessoas engajadas, motivadas, eficiente para que alcance os objetivos da organização. A empresa que não investe em qualidade de vida enfrenta a falta de motivação, os sintomas gerados e a condição psicológica que este funcionário fica por não ter satisfação pessoal acabam interferindo diretamente em seu rendimento, trazendo futuros prejuízos à empresa. É fundamental que as organizações pensem e invistam em seus profissionais, oferecendo capacitação e oportunidade de desenvolvimento, estimulando a motivação e o bem-estar para que assim proporcione melhores resultados.

5 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI HIERARQUIA DE NECESSIDADES HUMANAS BURIN, Jacqueline Ohana A teoria motivacional mais conhecida é a de Maslow, que se baseia na chamada hierarquia humanas. Este artigo pautou-se como objetivo geral desenvolver um estudo sobre a pirâmide das Necessidades Humanas e específicos: descrever as necessidades listadas por Maslow, contextualizar o uso da pirâmide de Maslow na aria de marketing, explicar cada uma das necessidades descritas na pirâmide de Maslow A Pirâmide de Maslow ou a Hierarquia das Necessidades de Maslow é uma teoria sobre as motivações humanas, com conceito criado pelo psicólogo norteamericano Abraham Harold Maslow, que determina as condições necessárias para que cada ser humano atinja a sua satisfação pessoal e profissional. De acordo com a ideia de Maslow, os seres humanos vivem para satisfazer as suas necessidades, com o objetivo de conquistar a auto-realização plena. A metodologia usada neste artigo foi a pesquisa bibliográfica documental, utilizando livros e artigos científicos. Nas ciências, entende-se por método o conjunto de processos empregados na investigação e na demonstração da verdade. O escrito na Pirâmide de Maslow trata justamente da hierarquização dessas necessidades ao longo da vida do ser humano. Os princípios da Pirâmide de Maslow, busca por melhores condições de vida, são atualmente adotados como ferramentas de motivação e treinamento de funcionários em empresas, ou ainda como estratégias de planejamento de marketing. Nela as necessidades do ser humano são divididas em cinco partes, como: Necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de autoestima e necessidades de auto realização. Palavras chaves: Humanas, Hierarquia de Necessidades

6 ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE O PERFIL DO EMPRESÁRIO DA REGIÃO DE MARINGÁ AUTOR: RHAYZA RODRIGUES DA SILVA rhayza.silva@pucpr.edu.br ORIENTADOR: GISLAINE APARECIDA SUZUKI gislaine.suzuki@pucpr.br No dia 13 de abril de 2016, a Serasa Experian publicou que no mês de março do mesmo ano, o número de brasileiros inadimplentes chegou a 60 milhões. Isso é apenas mais um dado do quanto é importante a educação financeira praticamente inexistente em colégios e pouco comentada nas Universidades. Dessa forma, fica evidente a necessidade de uma reflexão sobre o tema, tão relevante, como a educação financeira na vida dos jovens. Este tema proporcionou um estudo do perfil do jovem maringaense, em especial o empresário que de acordo com estudos pelo SEBRAE e SERASA, o índice de mortalidade de empresas por falta de planejamento e o número de brasileiros endividados respectivamente, cresce a cada ano. Identificar o perfil do empresário da região de Maringá, e como este empresário lida com as finanças para condução do empreendimento foi o objetivo do estudo. Para a realização desta pesquisa foram enviados questionários para empresários da Associação Comercial e Empresarial de Maringá com perguntas sobre finanças e condução do negócio. Os dados coletados foram analisados e apresentados em gráficos, mostrando que um pouco mais da metade dos empresários que participaram da pesquisa realizaram planejamento financeiro para a abertura do empreendimento. Em constante crescimento, a região de Maringá, proporcionou a abertura de inúmeras empresas que buscaram por meio da inovação uma área para empreender, no qual foram resultados de empreendedorismo por necessidade ou por oportunidade.

7 Palavras-Chaves: Educação financeira, jovem empresário, empresário maringaense.

8 SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL XIII ERIC (ISSN ) PAMELA BOSQUESE PATRICIA F. C. SALGADO Atualmente, a sustentabilidade vem procurando obter conceito relacionado à política pratica e ambiental, sendo definida como forma de negocio por meio de ajudar as empresas e o meio ambiente. Entretanto, cada vez mais as empresas buscam adotar novas praticas, e ajudar a desenvolver um ganho especifico. A sustentabilidade foi designada como abordagem do eco desenvolvimento para ser alcançado os seus objetivos, envolvendo a economia, recursos naturais e equidade social. Seu conceito designa da necessidade, para grandes e pequenas empresas. Com este pressuposto é proposto neste trabalho é apresentar diferentes forma de aderir à sustentabilidade em seu meio empresarial, ambiental e social Dentro da sustentabilidade, existem os paradigmas que estão relacionados à forma de exercer as responsabilidades fundamentais. No país existem milhares de empresas que já aderiram à sustentabilidade e uma pesquisa mostra o ranking delas. Palavras-chave: Sustentabilidade; Economia; Meio-ambiente;

9 FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI RETENÇÃO DE PESSOAS E TURNOVER: Estudo Aplicado à Rotina das Empresas ALVES, Roberto Elias PERIN, Juliane Crestina Orientador: Pinhati, Emerson Carlos O presente artigo tem por objetivo analisar um importante fato que cada vez mais se faz presente no dia a dia das organizações: a retenção de pessoas e o turnover. É fato que as empresas necessitam do capital humano para produzir, porem, a rotatividade em excesso, pode interferir negativamente a organização, justificando assim o desenvolvimento deste artigo, levando em consideração a relevância do tema na administração e a redução dos custos nas organizações, sendo que a rotatividade compromete significativamente a imagem e os resultados da empresa. Deste modo, para elaboração da fundamentação teórica, foram realizadas pesquisas bibliográficas com a finalidade de identificar quais as principais dificuldades enfrentadas pelas organizações em reter pessoas e diminuir o turnover. Na fase em que o presente artigo se encontra, não foi possível concluir quais as melhores ações a serem tomadas para minimizar os efeitos causados por este fenômeno tão presente no mundo empresarial. Palavras chaves: Turnover, retenção de pessoas, rotatividade.

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO)

XIV ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 26 (RESUMO) ANÁLISE DA ÁREA/ FUNÇÃO FINANCEIRA NA EMPRESA: ESTUDO DE CASO MACHADO, Edilson Gonçalves edilsongma@hotmail.com SERENINI, Carlos Henrique

Leia mais

O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE

O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE Anais do IV Seminário Eniac 2012 IV Encontro Da Engenharia Do Conhecimento Eniac IV Encontro De Iniciação Científica Eniac PROJETO DE PESQUISA O DESAFIO EM MANTER FUNCIONÁRIOS MOTIVADOS EM EMPRESAS DE

Leia mais

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING

RELAÇÃO DE HORÁRIOS POR TURMA. Segunda Terça Quarta Quinta Sexta FUNDAMENTOS DE MARKETING MARKETING MARKETING MARKETING ADM11N EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS I FUNDAMENTOS DE GESTÃO EMPREENDEDORISMO MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS FUNDAMENTOS DE MARKETING CENÁRIOS ECONÔMICOS

Leia mais

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores.

Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo. Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. Juntos Somos Fortes! Apresentação de Treinamento Empresarial Intraempreendedorismo Uma proposta de mudança de comportamento da sua Equipe de Funcionários e/ou Colaboradores. REFERÊNCIA: APRESENTAÇÃO DO

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PARA O EMPREENDEDORISMO SUSTENTÁVEL NAS ORGANIZAÇÕES 1 Sandra Puhl Dos Santos 2, Helton Antonio Petrolli 3. 1 Projeto de Pesquisa - Atividade Prática Supervisionada- APS realizada

Leia mais

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros

NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO. Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros NECESSIDADE DO CLIENTE E DE CONSUMO Marketing e empreendedorismo EDUTEC / SATC Prof. Diego Piovesan Medeiros Outros Conceitos II Necessidades Estado de privação do indivíduo Físicas Sociais Individuais

Leia mais

* Expectativa e Instrumentalidade.

* Expectativa e Instrumentalidade. P á g i n a 1 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES INTRODUCÃO A motivação é um aspecto intrínseco ás pessoas, pois ninguém pode motivar ninguém. Portanto, motivação é pessoal, mas pode ser influenciada por objetivos

Leia mais

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta.

O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. MOTIVAÇÃO HUMANA O que leva as pessoas a agirem em prol do alcance dos objetivos pessoais e organizacionais. Motivo que sustenta e dirige a conduta. Conjunto dos meus motivos - tudo aquilo que a partir

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW

CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW CONEXÃO FAMETRO: ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE 1 XII SEMANA ACADÊMICA ISSN: 2357-8645 CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA SOBRE A PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO E A TEORIA DE MASLOW Davi

Leia mais

Mkt Internacional Introdução ao Marketing

Mkt Internacional Introdução ao Marketing Introdução ao Marketing Profa. Marta Fleming O Que é Marketing? Marketing é a atividade e o conjunto de instituições e processos para a criação, a comunicação e a entrega de ofertas que tenham valor para

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli

GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli GESTÃO DE PESSOAS Prof. Saravalli www.profsaravalli.com ademir_saravalli@yahoo.com.br Treinamento e desenvolvimento de pessoas Loanda/PR 2016 Treinamento e desenvolvimento de pessoas Objetivos Conhecer

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 (RESUMO) Eixo Temático Qualidade dos Serviços Organizacionais sala nº 17 () ANÁLISE DA ADMINISTRAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NO AMBIENTE HOSPITALAR: ESTUDO DE CASO DO HOSPITAL CRISTO REI DA CIDADE DE MANDAGUARI

Leia mais

O que é a Pirâmide de Maslow?

O que é a Pirâmide de Maslow? Escala de Maslow O que é a Pirâmide de Maslow? A Pirâmide de Maslow, também chamada de hierarquia das necessidades de Maslow, é um conceito criado na década de 50 pelo psicólogo norte americano Abraham

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) Eixo Temático Gestão e Responsabilidade Social sala nº 13 (RESUMO) FAFIMAN- FUNDAÇÃO FACULDADE DE FILOSOFIA CIÊNCIAS E LETRAS DE MANDAGUARI GESTÃO DE ESTOQUES: A IMPORTÂNCIA DA ACURACIDADE DOS ESTOQUES

Leia mais

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Educar Virtual PROCESSOS ADMINISTRATIVOS Motivação Tópicos ADMINISTRAÇÃO PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DIREÇÃO Motivação CONTROLE OBJETIVO E EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO As pessoas costumam dizer que a motivação

Leia mais

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO)

XIII ERIC (ISSN ) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO) Eixo Temático Administração e Análise Financeira sala nº 09 (RESUMO) ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING AGROPECUÁRIO LOCALIZADO EM MANDAGUARI-PR ANALISE DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA MBR SHOPPING

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS

CURSO DE GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS DISCIPLINA: SISTEMAS ORGANIZACIONAIS APRESENTAÇÃO O conhecimento não deve ser colocado de forma muito restrita, de modo que o Aluno não acredite que o assunto está encerrado e que a pesquisa não deve ser

Leia mais

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES _ 17 MOTIVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Após estudar este capítulo, você deverá estar capacitado para: - Definir o processo motivacional. - Descrever a hierarquia das necessidades humanas.

Leia mais

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa.

Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aqui você escolhe o curso que deseja fazer de acordo com o seu momento empreendedor e as necessidades de sua empresa. Aprender a Empreender Objetivo: Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes sobre

Leia mais

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC

GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC GRAU DE SATISFAÇÃO DO ATENDIMENTO AO CLIENTE NO COMÉRCIO DE VESTUÁRIO DE SÃO FRANCISCO DO SUL - SC Larissa Vezu Baglione de Oliveira¹ Andreia Luciana da Rosa Scharmach² ¹IFC Campus São Francisco do Sul

Leia mais

Uma destas importantes parcerias é com o INSTITUTO AOCP.

Uma destas importantes parcerias é com o INSTITUTO AOCP. A Fundação de Apoio à FAFIPA é uma entidade sem fins lucrativos que atua na área da Educação Superior, em cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento, cursos de formação e capacitação de

Leia mais

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo

Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo Balanced ScoreCard Professor Flávio Toledo www.masterjuris.com.br Origem do BSC Os primeiros estudos que deram origem ao Balanced Scorecard remontam a 1990, quando o Instituto Nolan Norton, uma unidade

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Nome da Evolução do Pensamento Administrativo I Semestre 1º Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua

Leia mais

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para

77% dos empresários da construção civil apontam a. 100% dos empresários sentem-se prejudicados. 64% das empresas que dispõem de mecanismos para 77% dos empresários da construção civil apontam a falta de mão de obra qualificada como problema Esse é maior com relação às ocupações de pedreiros (100%), encarregados de obra (88,9%) e engenheiros (74,1%)

Leia mais

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia

Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Clima organizacional dos colaboradores da indústria de Panificação do Grupo Cíntia Michele Firmino Guimarães Vanessa Q. Rocha Centro Universitário do Norte (Uninorte) RESUMO Este trabalho vem mostrar o

Leia mais

CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL. Jôer Corrêa Batista

CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL. Jôer Corrêa Batista CENÁRIO ATUAL e PERSPECTIVAS FUTURAS da AÇÃO SOCIAL Jôer Corrêa Batista Considerações Preliminares. Filantropia Assistência Ação Social Transformação Social Tendências O amadorismo no Terceiro Setor vem

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM ADMINISTRAÇÃO: GESTÃO DE SAÚDE conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos,

Leia mais

PROJETO ORGANIZACIONAL

PROJETO ORGANIZACIONAL PROJETO ORGANIZACIONAL Administração de Empresas Administração Pública DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, EXCELÊNCIA E INOVAÇÃO NO ENSINO A FGV-EAESP é uma instituição de ensino superior de grande destaque

Leia mais

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall

Capítulo 1. Introdução à administração e às organizações. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações Conteúdo do capítulo Introdução à administração e às organizações As organizações e a administração O processo de administração As áreas funcionais

Leia mais

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Introdução ARH (Administração de Recursos Humanos) é a função na organização que está relacionada

Leia mais

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA

ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA ÁREAS E SUBÁREAS HABILITADAS DANIELLE MEDEIROS DANTAS BEZERRA INSTRUTORIA ÁREA DE CONHECIMENTO: 01.ADMINISTRAÇÃO GERAL SUBÁREA: 01.1. Rotinas Administrativas 01.2. Técnicas Administrativas 02.1. Planejamento

Leia mais

3.2.2 VISÃO Manter a Organização, sistematicamente referenciada positivamente, pelas Partes Interessadas, na actividade e negócio que desenvolvemos.

3.2.2 VISÃO Manter a Organização, sistematicamente referenciada positivamente, pelas Partes Interessadas, na actividade e negócio que desenvolvemos. Pág. 1 de 5 3.1. POLÍTICA DA QUALIDADE Os Transportes Rama encaram a QUALIDADE como um dos factores estratégicos do desenvolvimento da sua organização. A Gerência compromete-se a satisfazer os requisitos

Leia mais

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S

F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S F U N D A M E N T O S D A G E S T Ã O D E T A L E N T O S A gestão de talentos é um componente fundamental para o RH. Com o foco cada vez maior em pessoas, todos os profissionais de RH precisam entender

Leia mais

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1

PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL: REALIDADE DAS EMPRESAS VAREJISTAS DE SANTA ROSA 1 Claudio Edilberto Höfler 2, Jovani Patias 3, Bruna Gabriela Warmbier 4. 1 Projeto de Pesquisa realizado no Curso de Administração

Leia mais

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO.

1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO TEORIA DA MATURIDADE MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO. 11 RESUMO. 2 SUMÁRIO 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES... 3 2 - TEORIA DA HIGIENE-MOTIVAÇÃO... 7 3 - TEORIA DA MATURIDADE... 8 4 - MODIFICAÇÃO DO COMPORTAMENTO... 11 RESUMO... 13 3 1 - HIERARQUIA DAS NECESSIDADES UNIDADE

Leia mais

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO. Regional Metrop. Aparecida de Goiânia Agenda Set/Dez AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Aparecida de Goiânia. Caldazinha VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PSICÓLOGO / ÁREA ORGANIZACIONAL 26. A estruturação da unidade de treinamento depende do tamanho da empresa, de suas características, de seus produtos e serviços vendidos, de sua

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008)

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 (TRT-RJ / ANALISTA JUDICIÁRIO-ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE /2008) ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA 2004 51. Considerando convergências e divergências entre gestão pública e gestão privada, assinale a opção correta. a) A gestão privada sustenta-se na autonomia de vontade, ao passo

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes

Unidade II COMPORTAMENTO DO. Profa. Daniela Menezes Unidade II COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profa. Daniela Menezes O comportamento dos consumidores x Identidade Cultural Adquirir um produto ou fazer contratar qualquer tipo de serviço é uma atividade relacionada

Leia mais

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado.

Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. Medir é importante? O que não é medido não é gerenciado. O que é o Balanced Scorecard? O Balanced Scorecard ou Painel de Desempenho Balanceado é um modelo de gestão que auxilia as organizações a traduzir

Leia mais

Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões

Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões 6 Conclusões e Recomendações 6.1 Conclusões Ao término deste estudo, pode-se afirmar que não só foi cumprido o objetivo principal proposto com a identificação dos elementos dos serviços prestados naquela

Leia mais

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS?

COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? COMO UM LÍDER PODE USAR A INOVAÇÃO PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? PARA MELHORAR SEUS RESULTADOS? 1 índice Introdução... 3 A importância da inovação para o RH... 5 Treinamentos: inovação com EAD... 11 O uso de novas tecnologias e metodologias...15 Conclusão... 20 2 Introdução

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISCIPLINA: GESTÃO DE PESSOAS PROFESSOR: IRINEU AGUIAR AYRTON SÉRGIO AOKI DE SOUZA FRANCISCO

Leia mais

AMÉLIA FERNANDA RIBEIRO ALVES 2º ANO DE ADMINISTRAÇÃO

AMÉLIA FERNANDA RIBEIRO ALVES 2º ANO DE ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CIÊNCIAS SOCIOECONÔMICAS E HUMANAS DE ANÁPOLIS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO AMÉLIA FERNANDA RIBEIRO ALVES 2º ANO DE ADMINISTRAÇÃO ESTUDO DE CASO: ALPHA

Leia mais

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT

UNEMAT. Administração Mercadológica II. Sinop -MT UNEMAT Administração Mercadológica II Sinop -MT COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR O que é Comportamento do Cliente? Segundo (Solomon, 2002), Comportamento do Cliente é o estudo dos processos envolvidos quando

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ADMINISTRAÇÃO Evolução de Pensamento Administrativo I Estudo da administração, suas áreas e funções, o trabalho do administrador e sua atuação; a evolução

Leia mais

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade.

VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços imobiliários de qualidade. MISSÃO Oferecer serviços imobiliários de qualidade, gerando valor para os clientes, colaboradores, parceiros, sociedade e acionistas. VISÃO Crescer sustentavelmente e ser referência nacional em serviços

Leia mais

Avaliação de Desempenho Organizacional

Avaliação de Desempenho Organizacional Avaliação de Desempenho Organizacional O que é avaliar? Avaliar significa julgar alguma atitude ou atividade de forma qualitativa, podendo-se transcrever essa percepção com o auxílio de informações quantitativas

Leia mais

Guia: como implementar a

Guia: como implementar a Guia: como implementar a Introdução 3 Conheça a teoria da gestão comportamental 7 Entenda as vantagens da gestão e mapeamento do perfil comportamental 11 Saiba como implementá-la 15 Mensure os resultados

Leia mais

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender

Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender Gestão de Vendas Como administrar a sua empresa para transformá-la em uma máquina de vender DICAS Para a sua leitura: Os itens do índice são clicáveis, então sinta-se à vontade para ler o conteúdo que

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO

CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO CONCEITOS BÁSICOS DE MARKETING PROFESSOR MARCOS SOLANO PARA ALGUNS ESTUDIOSOS MARKETING SIGNIFICA: - Churchill e Paul J. Peter (2000, p. 04) definem marketing como um processo pelo qual se planeja e efetua

Leia mais

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br

Especialistas em pequenos negócios / / sebrae.com.br Especialistas em pequenos negócios / 0800 570 0800 / sebrae.com.br Armazéns, mercearias, mercadinhos, minimercados, lojas de conveniência e mercados de vizinhança. Os nomes são diversos e as soluções

Leia mais

PLANO DE AÇÃO REALIZADO 2010

PLANO DE AÇÃO REALIZADO 2010 PLANO DE AÇÃO REALIZADO 2010 Plenamente Realizado Parcialmente Realizado Não Realizado Relacionamento Núcleo Regional de Campinas Núcleos Regionais RJ e RS Núcleo Regional da BA Eventos com novos Plano

Leia mais

Tendências na área de Recursos Humanos

Tendências na área de Recursos Humanos Tendências na área de Recursos Humanos Confira a 6ª edição do maior censo de Recursos Humanos, realizado pelo RH Portal em 2016. Veja o que os profissionais estão falando sobre a realidade do RH no mercado

Leia mais

Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa

Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa 2016 Como antever a necessidade de reestruturar sua empresa Toda empresa, ao longo de seu ciclo de vida, que engloba da concepção à maturidade, experimentam

Leia mais

Fundamentos da Direção

Fundamentos da Direção Aula 7 Direção Fundamentos da Direção Inerente a qualquer organização está a necessidade de gerir esforços individuais em função de objetivos organizacionais. A direção é a função da administração responsável

Leia mais

Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DE EQUIPE E RETENÇÃO DE PESSOAS. Equipe IEG.

Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DE EQUIPE E RETENÇÃO DE PESSOAS. Equipe IEG. Ensino, Pesquisa e Consultoria em Gestão ESTRATÉGIA DE MOTIVAÇÃO DE EQUIPE E RETENÇÃO DE PESSOAS Equipe IEG Um dos maiores desafios de um Centro de Serviços Compartilhados é motivar e reter suas equipes,

Leia mais

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1

Marketing Básico. Profª Rosicler Bettarelli Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 2013 Marketing Básico Profª Rosicler Bettarelli Robettar@yahoo.com.br Professora Rosicler dos Santos Bettarelli [Digite texto] Página 1 Origem da palavra: Marketing s.m. (pal. ingl.) Economia. Estudo das

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos

PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO. Presidente Joilson Barcelos PROPOSTA DE PLANO DE AÇÃO DA NOVA GESTÃO Presidente Joilson Barcelos RESGATANDO NOSSA HISTÓRIA 1963 1964 a 2015 2016 Fundada em 30 de maio, fruto de um movimento nacional, com a finalidade de fortalecer

Leia mais

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização.

Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. c 2 HIERARQUIA DAS NECESSIDADES Para o psicólogo Abraham M. Maslow, o homem é um ser insaciável. Está sempre procurando satisfazer uma necessidade, até encontrar a autorrealização. As necessidades humanas,

Leia mais

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA

Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Um estudo de caso dos elementos motivacionais do setor de recursos Humanos da SEFAZ - MA Denise Santos Campos Orientador: Prof.ª Rosangela Guimaraes Rosa Analisar como estão sendo utilizados os elementos

Leia mais

Motivação Página 1. Motivação

Motivação Página 1. Motivação Motivação Página 1 Objetivo: Entender o processo de motivação; descrever as teorias da motivação mais antigas e explicar como as teorias contemporâneas sobre motivação se completam mutuamente. Referências:

Leia mais

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores

Sergio Luiz de Jesus. Vamos, neste artigo, analisar a motivação profissional, que, embora ligada aos fatores Sergio Luiz de Jesus Ao longo de toda a nossa vida, buscamos alcançar objetivos, realizar sonhos, construir, progredir e ter a certeza de que o futuro será melhor do que o presente. Essa busca ocorre em

Leia mais

QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1

QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1 QUALIDADE NA GESTÃO PÚBLICA: FATORES QUE INFLUENCIAM NA TOMADA DE DECISÃO PARA QUE ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS ADOTEM O MODELO DE EXCELÊNCIA 1 Elisete Batista Da Silva Medeiros 2, Sérgio Luís Allebrandt 3. 1

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra

ADMINISTRAÇÃO GERAL. Gestão Estratégica. Liderança e Motivação Parte 2. Prof.ª Karen Estefan Dutra ADMINISTRAÇÃO GERAL Gestão Estratégica Liderança e Motivação Parte 2 Prof.ª Karen Estefan Dutra Teorias sobre a motivação Teorias de Processo Procuram explicar como funciona a motivação Teorias de Conteúdo

Leia mais

Sistemas de Informação Gerenciais

Sistemas de Informação Gerenciais Sistemas de Informação Gerenciais Seção 1.2 Conceitos e perspectivas em SI Seção 1.3 Classificação dos SI 1 EMPRESA E TECNOLOGIA 2 Contexto Já perceberam que as empresas no mundo moderno estão relacionadas

Leia mais

1. Introdução Contextualização

1. Introdução Contextualização 1. Introdução 1.1. Contextualização O processo decisório de compra de um produto por parte do consumidor ocorre percorrendo algumas etapas, tendo como participantes não apenas o decisor da compra, mas

Leia mais

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000

O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 O PAPEL DOS STAKEHOLDERS NA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL COM ENFOQUE NA ISO 26000 Alessandra Martins Paes 1 Resumo Estamos vivendo em um grande momento de crise em diversos setores, seja econômico,

Leia mais

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

ESTRUTURA E ANALISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL LUTERANA DO BRASIL - AELBRA Credenciado pela Portaria Ministerial nº 1.198, de 13/06/2001 DOU de 15/06/2001 Recredenciado pela Portaria Ministerial n 1.381, de 23/11/2012 DOU de

Leia mais

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de

desenvolva e utilize seu pleno potencial de modo coerente e convergente com os objetivos estratégicos da organização. Dentro da área de gestão de Gestão de Pessoas Hoje a sociedade busca desenvolver trabalhos para aprimorar o conhecimento das pessoas em um ambiente de trabalho. A capacitação e o preparo que uma organização deve ter para com os seus

Leia mais

TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL

TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL 16 TÍTULO: O CICLO PDCA IMPLANTADO NA REDUÇÃO DE TROCA DE FUSO ESFÉRICO DE UM CENTRO DE USINAGEM CNC HORIZONTAL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

EMP CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Palestras, cursos e treinamentos de qualificação MOTIVAÇÃO, VENDAS, LIDERANÇA, NEGOCIAÇÇÃO, FIDELIZAÇÃO E GESTÃO

EMP CONSULTORIA E TREINAMENTOS. Palestras, cursos e treinamentos de qualificação MOTIVAÇÃO, VENDAS, LIDERANÇA, NEGOCIAÇÇÃO, FIDELIZAÇÃO E GESTÃO EMP CONSULTORIA E TREINAMENTOS Palestras, cursos e treinamentos de qualificação MOTIVAÇÃO, VENDAS, LIDERANÇA, NEGOCIAÇÇÃO, FIDELIZAÇÃO E GESTÃO Reinvente-se todos os dias. Trate cada dia como um novo começo,

Leia mais

PAEX Parceiros para a Excelência. ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia

PAEX Parceiros para a Excelência. ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia PAEX Parceiros para a Excelência ESTRATÉGIA E GESTÃO Prof. Volnei P. Garcia A CRIAÇÃO DE VALOR PARA OS STAKEHOLDERS O melhor lugar para se trabalhar Sociedade Órgãos Reguladores O maior retorno sobre o

Leia mais

Processos Retomando os conceitos. Histórico 2 Situação Hipotética 3 Motivação para a visão de processos 4 Reflexões finais 6 Quem somos 6

Processos Retomando os conceitos. Histórico 2 Situação Hipotética 3 Motivação para a visão de processos 4 Reflexões finais 6 Quem somos 6 Processos Retomando os conceitos Histórico 2 Situação Hipotética 3 Motivação para a visão de processos 4 Reflexões finais 6 Quem somos 6 Histórico O conceito de processos é algo que tem suas raízes históricas

Leia mais

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências.

Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Ficha 01 Alguns tipos e definições de competências. Pessoal! Resolvi elaborar esta ficha para que vocês tenham informações ainda mais detalhadas sobre QVT, que vem sendo um assunto cobrado mais especificamente

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES:

PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR. Número do BANPESQ/THALES: PROJETO DE PESQUISA DO PROFESSOR ORIENTADOR Número do BANPESQ/THALES: 2014990983 Título do projeto: Mapa de inovações e oportunidades no setor eletro-eletrônico no Paraná. Ano de Início do Projeto: 2014

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Decorrências da Teoria das Relações Humanas. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Decorrências da Teoria das Relações Humanas Professor: Roberto César Motivação Humana A motivação procura explicar por que as pessoas se comportam. Administração Cientifica

Leia mais

Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul

Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul Relatório da 1ª Pesquisa Regional Sobre as Iniciativas de BPM no Estado do Rio Grande do Sul Descobrindo o perfil dos profissionais e das organizações gaúchas que buscam no BPM Day os conhecimentos para

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS. conexao.com/fgv CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS conexao.com/fgv FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS A Fundação Getulio Vargas é uma instituição privada, sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO.

AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM DE MERCADO. Regional Sudeste Agenda Set/Dez AS MELHORES CAPACITAÇÕES COM os MENORES PREÇOS DE MERCADO. Catalão. Corumbaíba. Ipameri. Orizona. Pires do Rio VEJA QUAL SUA CATEGORIA EMPRESARIAL Microempreendedor Individual

Leia mais

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho

Gestão de Pessoas. Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho Gestão de Pessoas Prof (a) Responsável: Patrícia Bellotti Carvalho UNIDADE 1.1 Por que o estudo sobre a gestão de pessoas é relevante às diversas áreas acadêmicas? Administração de recursos humanos é essencial,

Leia mais

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra.

Gestão de Pessoas. Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Gestão de Pessoas Curso de Pós-Graduação em Gestão Escolar Prof. Joelma Kremer, Dra. Aula 10 Motivação Os objetivos desta aula são: Apresentar uma visão integrada das principais teorias sobre motivação.

Leia mais

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR

HOME OFFICE MANAGEMENT CONTATO. Telefone: (11) A MELHOR FORMA DE TRABALHAR HOME OFFICE MANAGEMENT A MELHOR FORMA DE TRABALHAR www.homeoffice.com.br CONTATO Telefone: (11) 4321-2204 E-mail: contato@homeoffice.com.br /homeofficemanagement /homeofficemanagement /homeofficemanagement

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Definição de Objetivos; Metas para 2018, 2019 e 2020;

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Definição de Objetivos; Metas para 2018, 2019 e 2020; PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Definição de Objetivos; Metas para 2018, 2019 e 2020; Planos de Ações. Objetivos: I. Área de negócio; II. Gestão de Pessoas; III. Governança; IV. Infraestrutura; V. Sustentabilidade

Leia mais

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO

E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO E-BOOK: 4 PILARES PARA A CONSTRUÇÃO DE UM PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS ESTRATÉGICO Sumário Introdução 02 Diagnóstico Inicial 03 Funcionalidade 04 Definição de Carreiras 06 Remuneração 08 Agradecimentos 09

Leia mais

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado

Gestão de Processos Introdução Aula 1. Professor: Osmar A. Machado Gestão de Processos Introdução Aula 1 Professor: Osmar A. Machado Algumas definições de processos Todo trabalho importante realizado nas empresas faz parte de algum processo. Não existe um produto ou serviço

Leia mais

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO

CURRÍCULO ACADÊMICO. _ Ciências Contábeis BACHARELADO CURRÍCULO ACADÊMICO _ Ciências Contábeis BACHARELADO 1 Graduação em _ Ciências Contábeis Na contabilidade, existem duas grandes áreas, e o curso de Ciências Contábeis da Unisinos se preocupa em oferecer

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios

COMUNICADO. 1. Ambiente de Negócios 1.2 Contexto dos Pequenos Negócios no Brasil 1.3 Políticas públicas de apoio aos Pequenos Negócios COMUNICADO O SEBRAE NACIONAL Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, por meio da Universidade Corporativa SEBRAE, comunica que, na prova, serão avaliados conhecimentos conforme as áreas descritas

Leia mais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2015 Ciências Sociais

Relatório de Autoavaliação Institucional. Ano letivo 2015 Ciências Sociais Relatório de Autoavaliação Institucional Ano letivo 2015 Ciências Sociais GOIÂNIA, 2016. 2 SUMÁRIO 1 SOBRE A INSTITUIÇÃO 2 2 CURSOS AVALIADOS 2 3 ADMINISTRAÇÃO 3 4 CIÊNCIAS CONTÁBEIS 8 5 GESTÃO COMERCIAL

Leia mais

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS

ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS I. ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Porto Alegre, 2018 ESCOLAS PUCRS PRINCÍPIOS ORIENTADORES E PROPÓSITOS Reitor: Ir. Evilázio Teixeira

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL

INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL INSTRUMENTO DE APOIO GERENCIAL 0461 61 IDENTIFICAÇÃO : Título: CAPACITAÇÃO DOS COLABORADORES. Atributo: COMPATIBILIDADE DE PERFIL. Processo: CAPACITAÇÃO DE PESSOAL. O QUE É: Instrumento que se presta a

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / cbvela.org.br. Fornecedor Oficial PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VELA 2017 / 2020 Patrocinador Oficial cbvela.org.br @cbvelaoficial Parceiro Oficial /cbvela Fornecedor Oficial Rio de Janeiro (RJ), 27 de junho de

Leia mais

Gestão de Cultura e Clima Organizacional

Gestão de Cultura e Clima Organizacional Gestão de Cultura e Clima Organizacional Professor Douglas Pereira da Silva 1 Muitas pessoas confundem cultura e clima organizacional. Apesar de os dois conceitos influenciarem diretamente no desempenho

Leia mais

"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana". Carl Jung

Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana. Carl Jung Instituição de Coaching, Treinamento & Desenvolvimento Humano, com atuação em todo Brasil com a Missão de disseminar a cultura do Coaching para todas as pessoas que puderem fazer uso da metodologia como

Leia mais

Reparação de Veículos

Reparação de Veículos data 2017-02-01 Gestores das Indústrias de Panificação Realizar capacitação empresarial nas panificadoras de Maringá e Região, a fim de fortalecer o segmento e adequá-lo às exigências do mercado em atendimento,

Leia mais