A segunda vinda de Cristo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A segunda vinda de Cristo"

Transcrição

1 A segunda vinda de Cristo Introdução: Existem pelo menos 3 linhas de interpretação, vamos trabalhar a que foi adotada pela Assembléia de Deus e que é uma das mais coerentes, chamada de Pré-Tribulacionista. I- OS EVENTOS DO PORVIR 1- Fonte de Predição: Muitos já tentaram prever os acontecimentos futuros, com base nas experiências pessoais, chegando a marcar data para o arrebatamento da Igreja. Vejamos alguns que marcaram o fim dos tempos e a volta de Cristo e falharam: a)guilherme Miller para 21 de maio de 1843 e 22 de maio de 1844 (Adventistas do Sétimo Dia). b)joseph Smith Jr para 1894 (Mormonismo). c)charles Taze Russell para 1914 (Testemunhas de Jeová). d)corpo Governante para 1975 (Testemunhas de Jeová). e)william M. Braham para 1977 (Tabernáculo da Fé). f)david Berg para 1993 (A Família de Deus). g) Michel Nostredame: Cristo viria em h)harold Camping para 21 de maio de 2011 (Family Stations). Todas as previsões feitas por estes homens falharam e se outras forem realizadas, também falharam, pois a data da volta de Cristo não compete a nós (At 1.6,7). Precisamos ter bem claro que as predições sobre os acontecimentos futuros, já foram declaradas e estão narradas nos Escritos Sagrados.

2 2- O destino dos impérios da Antiguidade. 3- Sobre as diásporas judaicas. SINAIS. Estes dois subtópicos vão tratar justamente sobre profecias que se cumpriram, declarando assim a autoridade bíblica de que aquelas que ainda não se cumpriram, no seu devido tempo se cumpriram. Alem destas profecias serem sinais de que o arrebatamento da Igreja está muito próximo Profecias com relação aos impérios antigos (Dn 7.1-8). a- A primeira fera: Leão que possuía asas como de Águia; asas foram arrancadas, foi colocado em pé como um homem e foi lhe dado um coração de homem, porem foi humilhado, pois era apenas um homem e por isso era mortal Império Babilônico, ou Cabeça de Ouro. b- A segunda fera: Urso, tendo na boca três costelas Império Medo e Persa ou Peitos de Prata, as três costelas podem ser três povos dominados por eles, (Egito, Assíria e Babilônia). c- A terceira Fera: Leopardo com 4ª asas e possui também quatro cabeças. Fala-nos do império Grego que depois de Alexandre o Grande, foi dividido entre os seus quatro generais. Império Grego ou ventres e coxa de bronze. d- A quarta fera: Não identificado: Animal com Aparência terrível, espantoso e muito forte, possuía dentes grandes e de ferro, alem de dez chifres. Aponta-nos para o império Romano as pernas de ferro e os pés e dedos de ferro e barro. e- Os chifres: Possuía dez chifres, onde três pontas foram arrancadas e um chifre subiu e nesta ponta havia olhos como de homem e uma boca que falava grandiosamente. a) Os três chifres arrancados e o que se levantou possuem duas interpretações: Histórica e Escatológica. Histórico: Antioco Epifano, era dos Selêucidas, usurpou o trono ao afastar seu irmão Seleuco Filapater do trono, e também o próximo herdeiro ao trono, o sobrinho Demétrio, alem de derrotar seu arquirrival Heliodoro; Entendemos que estes três representam os três chifres que foram arrancados e que Antioco Epifano passa a governar Roma. Escatológico: Os dez chifres representam as nações que se uniram e entregaram o seu poder ao Anti Cristo, que é o chifre pequeno, para que este governe o mundo. Este período acontecerá durante a Tribulação e a Grande Tribulação (Ap 17.12).

3 Desta forma, entendemos que a maior parte desta visão de Daniel já se cumpriu, agora aguardamos a chegada do reino Milenar, conforme predito em Daniel 2.34, Profecias com relação à Restauração de Israel (Am 9.14,15;Ez 37.21;Mt 24.32,34). Vamos perceber que a Nação de Israel, é um dos e o mais preciso dos sinais do arrebatamento da Igreja, Israel na verdade é o relógio para os eventos escatológicos. Os textos acima, declaram sobre um período em que a nação de Israel seria ajuntada novamente. Sabemos que este ajuntamento já aconteceu em 14 de março de 1948, quando a ONU aprovou a criação de um estado judeu, evento presidido pelo brasileiro Oswaldo Aranha. O ultimo texto de Mateus, fala-nos do renascimento da figueira, que já sabemos se tratar da nação de Israel (Jr 8.13; Os 9.10; Jl 1.7), quando esse renascimento acontecesse, deveríamos perceber que o fim está próximo também (Lc ) Outros sinais do tempo do fim. a) Conflitos familiares (Mc 13.12). b)apostasia (1Tm 4.1). c) Guerras e rumores de guerras (Mt 24.6). d) Fome, pestes e terremotos (Mt 24.7). e) Multiplicação da iniqüidade (Mt ,12). II- TERMOS BIBLICOS PARA A SEGUNDA VINDA DE CRISTO. 1- Vinda/ 2- Manifestação, aparição/ 3- Revelação. a) ARREBATAMENTO - I Ts / Jo DEFINIÇÃO: No português vem do verbo arrebatar no latim: raptar da palavra raptus, ambas significa tirar com força. No grego vem do verbo harpazo significa rapidez, algo

4 repentino, e encontramos várias palavras relativas ao arrebatamento, mas destacaremos duas palavras principais : PAROUSIA: Literalmente quer dizer presença, chegada rápida, visita ocorre 24 vezes. O seu sentido abrange tanto a vinda de Cristo até ou sobre as nuvens, como também pode referir-se a vinda de Cristo como pessoa a terra, I Co 15.23; I Ts 2.19; 4.13; 5.23; II Ts 2.1; Tg 5.7,8. EPIPHANÉIA: Literalmente significa manifestação, vir a luz, resplandecer, ou brilhar, enquanto parousia, abrange a volta de Cristo tanto a igreja e ao mundo, o termo epiphanéia já tem um sentido mais especifico a volta pessoal e gloriosa de Cristo a terra I Ts 2.8; I Tm 6.14: II Tm III- OS EVENTOS DA SEGUNDA VINDA DE CRISTO. Vamos rapidamente caminhar do arrebatamento da Igreja de Cristo, até o final da Grande Tribulação, e analisarmos alguns detalhes destes acontecimentos. 1- Arrebatamento: I Ts / Jo No português vem do verbo arrebatar no latim: raptar da palavra raptus, ambas significa tirar com força. No grego vem do verbo harpazo significa rapidez, algo repentino, PAROUSIA: presença, chegada rápida, visita Quem participará do arrebatamento? igreja. O texto de (I Ts 4.13) nos da um resumo geral dos participantes do arrebatamento da a) O Próprio Senhor Jesus Cristo. Porque o mesmo Senhor Descerá do céu (I Ts 4.16). Essa expressão (o mesmo Senhor) dada pelo apóstolo Paulo talvez esteja dando ênfase ao Senhorio de Cristo conquistado no calvário. Também quer dizer que o próprio Senhor dará ordem aos vivos e mortos em Cristo. b) O Arcanjo. Do grego (apxayyelo, arkhangelos, principal entre os anjos). Nas escrituras ocorre somente duas vezes (I Ts 4.16; Jd 9). Miguel é o único arcanjo mencionado na bíblia, e suas atividades são: Comandante de um exército celestial (Ap 12.7). E príncipe da nação israelita (Dn 10.13,21; 12.1).

5 Nessa última referência Daniel indica que o arcanjo Miguel participará do evento da segunda vinda de Cristo, mui especialmente da epiphanéia quando Cristo, rodeado de exércitos celestiais, descerá sobre a terra no monte das oliveiras (Zc 14.3,4; Ap 1.6,7). c) Os Mortos em Cristo. A palavra mortos diz respeito aos santos que ressuscitaram com corpos transformados em corpo espiritual (soma pneumatikon). Já os corpos dos ímpios permanecerão em suas sepulturas até o juízo final (Ap 20.12). Do mesmo modo que Deus trouxe Jesus dentre os mortos, o Senhor fará isso com os que antes de participarem creram em Jesus e foram salvos (Rm 10.9). d) Os Vivos Preparados. Os corpos mortais dos vivos serão revestidos de imortalidade, porque nada terreno ou mortal poderá entrar na presença de Deus. Será o poder do Espírito sobre a matéria, isto é, do incorruptível sobre o corruptível (I C ). 2- Bodas do Cordeiro: Durante o periodo em que na terra estará acontecendo a G.T. no céu os santos estarão recebendo a recompensa por aquilo que cada um fez em vida pela causa do Evangelho (1Co ;Ap 22.12), é conhecido como Tribunal de Cristo (2Co5.10). Este julgamento não é para salvação ou condenação, mas sim para recompensa. Após esse acontecimento, a Igreja participará da festa das Bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a Igreja. 3- Tribulação: No inicio da tribulação, correspondente aos primeiros três anos e meio, o Anticristo receberá poder das nações e também fará uma aliança com Israel. No inicio de sua manifestação na Terra, parecerá um homem de Paz (Dn 7.24; Ap 6.1,2). 4- Grande Tribulação: Entretanto, na segunda metade da Grande Tribulação, mostrará quem realmente ele é, levando a humanidade à destruição, quebrando a aliança com os judeus, e tentando perverter a adoração no templo (Dn 7.24,25).

6 Aqui temos os juízos de Deus durante a Grande Tribulação, que serão os Sete Selos (Ap 6;8.1-2), as Sete Trombetas (Ap ;9;11.15), e as Sete Taças (Ap 16). 5- Armagedom: Nesse Momento, que é marcado como o final da G.T, estará reunido para pelejar contra Israel: O Anticristo, o Falso Profeta e um numeroso exército, (Ap 16.16; 19.19), porem Jesus Cristo aparecera. 6- A 2 a vinda de Jesus (parousia - Ephipanéia): Jesus aparecera com os anjos e com toda a Igreja, pisando no monte das oliveiras, para julgar as nações e implantar o milênio. (Dn 7.22;Zc ; Mt 24.29,30; Ap ). Aqui se encerra a Grande tribulação. Neste momento Israel reconhecerá Cristo e se lamentarão e se arrependerão diante Dele. 7- O Anticristo e o Falso profeta: Este dois será derrotado por Cristo e lançados no lago de fogo do inferno, inaugurarão esse lugar (Dn 7.26; Ap 19.20). 8- O exército da Besta (pessoas): Este grupo é morto, e lançado do Hades, aguardando o Juízo Final (Dn 7.26;Ap 19.21). 9- Satanás é preso e lançado no abismo (Ap ). 10- O julgamento das Nações: Ap 20.4). Este julgamento não deve ser confundido com o juízo final! Trata-se de um julgamento apenas de pessoas vivas, que passaram pela G.T e não morreram, (Jl 3.2,11, 12,14; Dn 7.9; Quem estará nesse julgamento? 1) A igreja e os santos do A.T julgarão juntos (Dn 7.9;I Co 6.2; Ap 20.4 a ). 2) Os mártires que passaram pela G.T não serão julgados Ap.20.4). 3) Os judeus que não aceitaram a marca da besta (Corpo Natural) 4) Os gentios (nações) que não aceitaram a marca da besta e não lutaram contra Israel (Corpo Natural). 5) Aqueles que tem a marca da besta (judeus e gentios), serão lançados no hades, para serem atormentados (Corpo Natural), (Ap 19.21;20.5). Neste julgamento Jesus determinara quem estará com Ele no Milênio. Este julgamento é o que Mateus se refere em apartar os bodes das ovelhas (Mt ). Os bodes são aqueles que têm a marca da besta, e as ovelhas foram aqueles que não aceitaram a marca da besta e permaneceram vivos durante a G.T 11- Milênio:

7

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOSSA GRANDE ESPERANÇA O estudo sistemático acerca das últimas coisas nos coloca na esperança de contemplarmos

Leia mais

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em

O 13. Na segunda vinda de Cristo, em ( ) O 13. Na segunda vinda de Cristo, em duas fases distintas: a primeira, invisível ao mundo, para arrebatar a Sua Igreja antes da Grande Tribulação; a segunda visível e corporal, com a Sua Igreja glorificada,

Leia mais

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso

ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO CORRENTES TEOLÓGICAS. Ev. Giuvan Cardoso ESTUDO 3 O PRÉ-MILENISMO Ev. Giuvan Cardoso Introdução: O Capítulo 20 de apocalipse se tornou um capítulo muito polêmico entres os teólogos e os estudiosos da Bíblia. Porque é exatamente no capítulo 20

Leia mais

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer:

A segunda besta é também conhecido como falso profeta (Ap ;19.20 ; 20.10) a cerca dele podemos dizer: Estudo Básico escatológico sobre o arrebatamento. Vamos no estudo desta noite dar continuidade a eventos que acontecerão durante o período de tribulação e grande tribulação. Falamos no estudo passado sobre

Leia mais

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO

PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO PANORAMA ESCATOLÓGICO PRÉ-TRIBULACIONISTA INTRODUÇÃO DEFININDO ESCATOLOGIA O Estudo das últimas coisas O futuro em termos pessoais e cósmicos Tem a ver com a Igreja Israel as Nações VOCÊ! Temas e Termos

Leia mais

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo...

Analisando Daniel 9:25, 26 e 27. Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo... Analisando Daniel 9:25, 26 e 27 Qual o objetivo das Setenta Semanas? Daniel 9:24: "Setenta Semanas são determinadas sobre o teu povo..." As semanas são semanas de anos: 1 semana = 7 anos e de acordo com

Leia mais

O que é a Escatologia Bíblica?

O que é a Escatologia Bíblica? O que é Bíblica? a Escatologia O que é a Escatologia Bíblica? Por Daniel Conegero Escatologia é a divisão da Teologia Sistemática que estuda as profecias bíblicas sobre o futuro. É por isso que a escatologia

Leia mais

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio.

Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Assunto Bodas do cordeiro, julgamento das nações e propósitos do Milênio. Tendo em vista que já nos foi apresentado o tribunal de CRISTO a primeira fase onde nosso serviço a DEUS e ao próximo será avaliado

Leia mais

Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016

Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016 Slides utilizados no compartilhar do Ir. Arcadio Diaz, em Contagem, nos dias 3 e 4 de Dez. de 2016 SONHO DE NABUCODONOSOR Daniel 2 VISÃO DE DANIEL Daniel 7 OURO Dn. 2.31,32,37 BABILÔNIA 625 539 A.C. LEÃO

Leia mais

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI

LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI LIÇÃO 11 DESPERTEMOS PARA A VINDA DE UM GRANDE REI PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO JESUS ESTÁ VOLTANDO! Breve Jesus Voltará! Pouco se fala ou se ensina sobre a volta de Jesus para buscar

Leia mais

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel

QUADRO CRONOLÓGICO Daniel DANIEL 11.1-35 QUADRO CRONOLÓGICO Daniel 9.24-27 11.1-35 Eternidade Passada 445 a.c. a.d.32 69 semanas 2 a vinda de Jesus Anticristo se revela Arrebatamento 1948 3 1/2 anos 3 1/2 anos Milênio 70 a semana

Leia mais

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 - O DIA DO SENHOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O DIA DO SENHOR EM TODAS AS ÉPOCAS O dia do Senhor representou para Judá e Israel um severo julgamento devido a altivez humana que

Leia mais

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2

Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas passadas + hoje + próxima aula Panorama dos Últimos Eventos Parte 1 de 2 Aulas sobre Escatologia EBD ICESJC 2018 1º Semestre 18/02: Como Interpretar Profecias 25/02: Apocalipse Visão Dupla 04/03:

Leia mais

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL

A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL A profecia das 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel entenderia que

Leia mais

Veremos hoje os últimos acontecimentos da escatologia enumerados da seguinte forma: 1)

Veremos hoje os últimos acontecimentos da escatologia enumerados da seguinte forma: 1) 11 Os últimos Acontecimentos Escatológicos Fim do mundo é uma frase muito ouvida em todas as épocas. Sab emos que não passa de uma força de expressão, visto que, na realidade, não existirá o fim do mundo.

Leia mais

LIÇÃO 12 NA VINDA DE JESUS BOA ESPERANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 12 NA VINDA DE JESUS BOA ESPERANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 12 NA VINDA DE JESUS BOA ESPERANÇA Prof. A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO EM BREVE CRISTO VOLTARÁ Em breve Cristo vai voltar segundo a sua promessa para buscar a sua fiel igreja. Nesta lição estudaremos

Leia mais

A Volta de Jesus Subsídio para a conversa teológica (os livros da IBC estão à disposição para pesquisa) Scanner da matéria A Volta de Cristo da Teologia Sistemática de Wayne Grudem e ao final um esquema

Leia mais

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem

CETAPES ESCATOLOGIA ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS. Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem ESCATOLOGIA: A DOUTRINA DA ULTIMAS COISAS Escatologia significa Doutrina das Últimas Coisas e, portanto, tem como escopo o estudo das profecias concernentes ao fim desta era e a volta de Cristo. I. A SEGUNDA

Leia mais

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO

A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO A SEGUNDA VOLTA DE CRISTO 1 - Só existirá uma nova vinda de Cristo. Esta segunda vinda será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente à terra, a mesma pessoa que deixou os apóstolos na ascensão

Leia mais

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL

Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL Daniel 9 A PROFECIA DAS 70 SEMANAS DE DANIEL AS SETENTA SEMANAS DE DANIEL Profetizadas há 2600 anos (v. 1) Daniel sabia que o fim do cativeiro estava próximo (v.2 cf. Jr 25.11, 12; 29.10) Daniel orava

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes

Daniel e Apocalipse. O panorama do futuro. Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Daniel e Apocalipse O panorama do futuro Pr. Erivelton Rodrigues Nunes Quatro últimos impérios Continuação do assunto capítulo 2 Esta revelação foi dada 60 anos depois do sonho de Nabucodonosor. Os mesmos

Leia mais

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 A DIMENSÃO PRESENTE E FUTURA DO REINO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A DIMENSÃO DO REINO DE DEUS O Reino de Deus é adimensional existindo por si só no plano espiritual e material.

Leia mais

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse.

De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. INTRODUÇÃO De um modo geral as pessoas têm medo do futuro revelado no Apocalipse. O período da Grande Tribulação parece sombrio, mas qual deve ser nosso olhar para esse período. O propósito deste livro

Leia mais

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE

SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente SÓ EXISTIRÁ UMA NOVA VINDA DE CRISTO, QUE SERÁ VISÍVEL POR TODA HUMANIDADE A segunda vinda de Cristo será um evento pessoal e físico, Jesus voltará fisicamente

Leia mais

LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - O MUNDO VINDOURO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS TRÊS ÚLTIMOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS O Reino milenar de Cristo, será um tempo de paz e justiça que a humanidade jamais vivenciou

Leia mais

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra.

em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre a Terra. O Toda dispensação termina com um juízo. O Deus é justo (Sl.145:17) e, portanto, em retribuição à rejeição da mais ampla oportunidade de salvação que já houve, mandará o maior juízo que já se abateu sobre

Leia mais

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 1 ESCATOLOGIA, O ESTUDO DAS ÚLTIMAS COISAS Prof. Lucas Neto INTRODUÇÃO O FIM DA HUMANIDADE O fim da humanidade na terra será marcada pela gloriosa volta de Jesus e nos desdobramentos dos acontecimentos,

Leia mais

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda

Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 20 Se acaba o tempo de graça. Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda; e quem é justo, seja justificado ainda; e quem é santo, seja santificado ainda Apocalipse 22:11;

Leia mais

UMA VISÃO GERAL

UMA VISÃO GERAL 12. - UMA VISÃO GERAL Este capítulo contém três gráficos gerais abrangendo a história da humanidade, conforme preconizada pela Bíblia. Os três se distinguem apenas no que diz respeito ao tempo do arrebatamento

Leia mais

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital:

Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE. Literaturas em formato digital: Título: DEPOIS DESTAS COISAS Autor: G. H. HAYHOE Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE

COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE COMO ENTENDER A DIVISÃO DO LIVRO DE APOCALIPSE A corrente Pós-Milenista Crê que o mundo vai ser cristianizado e que teremos um grande e poderoso reavivamento e o crescimento espantoso da igreja ao ponto

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 14. No Juízo Final, onde comparecerão todos os ímpios: desde a Criação até o fim do Milênio; os que morrerem durante o período milenial e os que, ao final desta época, estiverem vivos. E na eternidade

Leia mais

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO?

QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? QUAL O FUTURO DO NOSSO MUNDO? GUERRA NUCLEAR? VIOLÊNCIA? ACIDENTES? ENCHENTES? INCÊNDIOS? OPRESSÃO? DESASTRES? TRAGÉDIAS? TERROR? COMO SERÁ O FIM DO MUNDO? Filme INDEPENDENCE DAY Só nas quatro primeiras

Leia mais

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio.

Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. Interpretando o Apocalipse Por Pastor Luiz Antonio. VERSÍCULOS DE 12 A 16. 12. E virei-me para ver quem falava comigo. E virando-me, vi sete castiçais de ouro. 13. E no meio dos sete castiçais um semelhante

Leia mais

SEMINARIO DE ESCATOLOGIA. III) Segunda vinda de Cristo ( Sinais da vinda ) I) INTRODUÇÃO A ESCATOLOGIA. 1- O que é Escatologia?

SEMINARIO DE ESCATOLOGIA. III) Segunda vinda de Cristo ( Sinais da vinda ) I) INTRODUÇÃO A ESCATOLOGIA. 1- O que é Escatologia? SEMINARIO DE ESCATOLOGIA INDICE I) Introdução à Escatologia II) Dispensações III) Segunda vinda de Cristo ( Sinais da vinda ) IV) Milênio de paz V) Juízo Final VI) Estado Perfeito I) INTRODUÇÃO A ESCATOLOGIA.

Leia mais

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação

LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM. Texto bíblico: Apocalipse Motivação LIÇÃO 13 - O MILÊNIO E A NOVA JERUSALÉM Texto bíblico: Apocalipse 20.1-6 Motivação Esta é a última lição. Com ela encerramos o maior repertório de revelações bíblicas sobre o céu e o final dos tempos.

Leia mais

Os apóstolos serão juízes sobre as 12 tribos de Israel; Mateus 19:28

Os apóstolos serão juízes sobre as 12 tribos de Israel; Mateus 19:28 12. O Reino milenar de Cristo ( Apocalipse 20:1~10) #112r O cap.20 de Apocalipse que estamos estudando, cita no início e no final os mil anos de duração do período do Milênio, todavia não os descreve;

Leia mais

LIVROS PROFÉTICOS DO ANTIGO TESTAMENTO

LIVROS PROFÉTICOS DO ANTIGO TESTAMENTO Panorama do AT - Profetas LIVROS PROFÉTICOS DO ANTIGO TESTAMENTO Panorama do AT - Profetas JOEL (835-795) OBADIAS(Entre séc IX e IV) AMÓS (780-760) ISAÍAS (751-736) OSÉIAS (750-735) MIQUÉIAS (735-700)

Leia mais

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento.

A volta de Jesus é iminente, pois pode acontecer a qualquer momento. LIÇÃO 12 - A VOLTA DE JESUS Texto Bíblico: Apocalipse 19.11-16 Objetivos: Compreender as implicações sobre a segunda vinda de Cristo. Resgatar em sua vida cristã a bendita expectativa da volta de Cristo.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 8 CAPÍTULO 8 Introdução Seus Nomes Sua Natureza Seus Ofícios O anjo da Guarda A Organização Angelical Os Anjos Decaídos O Maioral dos demônios

Leia mais

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho

MATEUS 24 APOCALIPSE 6 Guerras e rumores, fome, pestes, pregação do evangelho Lição 5 para 2 de fevereiro de 2019 Sinais iniciais (4-14) Período de tribulação (21-22) Sinais no céu (29) Aparece o Filho do Homem (30) A mensagem dos selos resume a história da igreja desde seus inícios

Leia mais

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT

O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT O REINO DO MESSIAS POIS TEU O REINO, O PODER E A GLÓRIA PARA SEMPRE, AMEM! FESTA DOS TABERNÁCULOS SUKKOT - 2015 O ISRAEL DE DEUS Efésios 2: 16-22 - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas

Leia mais

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas

2.1. Definição Histórica Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas 2.1. Definição Histórica 2.2. Análise das Setenta Semanas (Daniel 9.24-27) 2.3. Início da contagem das Semanas 2.4. Cálculo das Semanas em Anos e Dias 2.5. O Surgimento da Igreja entre as Semanas Verificação

Leia mais

Slide 2

Slide 2 E, naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, e haverá um tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse Prof. Davi Albuquerque ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 11. 15-19 Prof. Davi Albuquerque A sétima trombeta 15 O sétimo anjo tocou a trombeta, e houve no céu grandes vozes, dizendo: O reino do mundo se tornou de nosso Senhor e

Leia mais

UM P G. chamado. Remanescente

UM P G. chamado. Remanescente UM P G chamado Remanescente CONCEITO Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus; e se pôs em

Leia mais

A ESPERANÇA DO CRENTE

A ESPERANÇA DO CRENTE Curso Bíblico Lição 8 Lembre-se que é da vontade de Deus que todos os homens se salvem. Esta é a última lição deste Curso. Nosso desejo é que você tenha consolidado sua fé em Cristo Jesus. Se você continua

Leia mais

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia

O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento ( ) JörgGarbers Ms.deTeologia O livro Apocalipse 27 A visão do grande julgamento (20.7-15) JörgGarbers Ms.deTeologia Introdução20.7-15 Os versículos 7-15 do cap. 20 estão fechando as ações de julgamento. Depois da grande prostituta,

Leia mais

A PROMESSA DA SEGUNDA VINDA

A PROMESSA DA SEGUNDA VINDA A PROMESSA DA SEGUNDA VINDA II Pedro 3.1-18 02/Junho/19 SALVAÇÃO E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna 1Jo 2.25 VIDA PLENA O ESPÍRITO SANTO PAZ PROVISÃO DIÁRIA O ladrão vem apenas para roubar,

Leia mais

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro:

Nossa análise de Apocalipse será baseada na seguinte estrutura do livro: Lição 1 para 05 de janeiro de 2019 O livro de Apocalipse é um compêndio de visões que João recebeu enquanto estava preso na ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao largo da costa da Turquia moderna. A estrutura

Leia mais

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação

A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA. Aula 2. O grande quadro da consumação A ATUALIDADE DA ESCATOLOGIA Aula 2. O grande quadro da consumação INICIANDO O que estudaremos? Aula 1. O interesse humano pela escatologia. A alma. A inevitabilidade da morte. O julgamento pessoal Aula

Leia mais

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos.

Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Aula II A Igreja, como uma entidade espiritual, espelha numa determinada localidade o próprio Deus e seus propósitos. Por que a Igreja existe? Qual o seu propósito? Por que Deus a deixou no mundo? E pôs

Leia mais

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse

ESCATOLOGIA BÍBLICA. Apocalipse ESCATOLOGIA BÍBLICA Apocalipse 12.1-6 Apocalipse 12.1-6 A mulher e o dragão 1 Viu-se grande sinal no céu, a saber, uma mulher vestida do sol com a lua debaixo dos pés e uma coroa de doze estrelas na cabeça,

Leia mais

AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS. I.No princípio

AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS. I.No princípio AULA VII ESCATOLOGIA A DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS I.No princípio a. O Propósito da Criação Doxologia Rm 11.36; Cl 1.15-17; Ef 1.4-6 b. A Soberania Mediada é Instituída O homem deveria dominar sobre a

Leia mais

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010

ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO. Out-Nov 2010 ESTUDO NO EVANGELHO DE JOÃO Out-Nov 2010 Programação Escola Bíblica Dominical Outubro Capítulo (s) 10 1 Jesus é Deus 17 3 Nascimento e os elementos básicos para a vida 24 4 Verdadeiros Adoradores 31 5

Leia mais

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA

APOCALIPSE APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA APOCALIPSE 1.1-8 APOCALIPSE, UMA MENSAGEM URGENTE PARA A IGREJA INTRODUÇÃO Dois fatores contribuem para que muitos crentes evitem o livro de Apocalipse: a) A idéia de que ele é um livro selado, que trata

Leia mais

Você conhece a sua Bíblia?

Você conhece a sua Bíblia? Você conhece a sua Bíblia? Atividade da última aula Vamos praticar?? Compare a introdução de Paulo em Gálatas 1.6-10 com outras introduções nas cartas aos Romanos 1. 8-10 e 1 Coríntios 1. 4-9. Há algum

Leia mais

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02

O DIA SEGUINTE O DIA FINAL O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS P A L E S T R A S: 07/02 31/01 21/02 28/02 P A L E S T R A S: 31/01 07/02 21/02 28/02 O INICIO DO FIM OS ÚLTIMOS DIAS O DIA FINAL O DIA SEGUINTE Horário: 19hs às 20h30hs. Local: Colégio Integral Rua Rêmulo Zoppi, 434 - Vl. Georgina Maiores informações:

Leia mais

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO

I - INTRODUÇÃO AO LIVRO APOCALIPSE Estudo Bíblico Quarta-feira 20hs. Rev. Rogério I - INTRODUÇÃO AO LIVRO IPMN 2016 REV. ROGÉRIO F. DE ALMEIDA AUTOR AUTORIA O autor do livro - João (1:1,1:4, 22:8). Era conhecido das Igrejas da

Leia mais

Os Três Momentos da Salvação:

Os Três Momentos da Salvação: Os Três Momentos da Salvação: Justificação, Tito 2:11 / 3:5-7 Santificação e Glorificação. Tito 2:12 / I Cor. 1:18 Tito 2:13 / Rom. 5:9 II Cor. 1:10 na ação ou no processo Divino para salvar a cada um

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

O REINO DE DEUS www.otonieldemedeiros.blogspot.com 1 O REIINO DE DEUSS Mas, se é pelo Espírito de Deus que eu expulso os demônios, logo é chegado a vós o reino de Deus (Mt 12.28). A) O QUE É O REINO DE

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones

CITAÇÕES. Os protestantes americanos estão bêbados? Sim, bêbados com o vinho de Babilônia. A. Jones Nesse tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, o defensor dos filhos do teu povo, e haverá tempo de angústia, qual nunca houve, desde que houve nação até àquele tempo; mas, naquele tempo, será salvo

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM GRAÇA ARANHA-MA "Abre os meus olhos para que eu contemple as maravilhas da tua Lei". Sl.119.18 PLANO DE LEITURA BÍBLICA ANUAL - JANEIRO 01 Gn 1-3 Sl 1 02 Gn 4-7 Sl 2 03 Gn 8-10 Sl 3 04 Gn 11-13 Sl 4 05 Gn 14-17 Sl 5 06

Leia mais

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes

Devocional. Céus Abertos Pastor Carlito Paes SEGUNDA VINDA Devocional Céus Abertos Pastor Carlito Paes 2 ROTEIRO A Segunda Vinda Parte 1 Como Aplicar as Escrituras Os Sinais da Vinda de Cristo O Tempo da Segunda Vinda Os personagens da segunda vinda

Leia mais

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi

Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno. IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Escola Bíblica Dominical A idéia bíblica do inferno IPB Angra dos Reis - 27/02/2011 Pr Dusi Pontos em revisão A idéia bíblica de inferno no AT A idéia bíblica de inferno no NT Figuras bíblicas que ilustram

Leia mais

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes Lucas 21:9 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente. Lucas 21 10

Leia mais

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA

O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA O ANO NOVO SEGUNDO A BÍBLIA Números 10: 10 O ANO NOVO NA BÍBLIA, ACONTECE EM SETEMBRO! Semelhantemente, no dia da vossa alegria e nas vossas solenidades, e nos princípios de vossos meses, também tocareis

Leia mais

Lição 12 Preparados para a vinda do Senhor

Lição 12 Preparados para a vinda do Senhor Lição 12 Preparados para a vinda do Senhor Texto bíblico: 1Tessalonicenses 4.13-5.10 Nesta seção da epístola, Paulo escreve sobre a parousia, isto é, a vinda salvífica de Jesus ou sua segunda vinda. O

Leia mais

BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR:

BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR: BESTA DE 7 CABEÇA A BESTA QUE SOBE DO MAR: As visões bíblicas são intuitivas e nos incita a inteligência; por exemplo, algumas visões proféticas apresentam-nos bestas feras ou animais domésticos para representar

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

SUMÁRIO GERAL DOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS

SUMÁRIO GERAL DOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS SUMÁRIO GERAL DOS EVENTOS ESCATOLÓGICOS O estudo comparativo dos livros de Daniel, Apocalipse, 1 e 2 Tessalonicenses, 2 Pedro, Zacarias, Joel e capítulos de livros, como 24 e 25 de São Mateus; 38 e 39

Leia mais

A GRANDE TRIBULAÇÃO. Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10

A GRANDE TRIBULAÇÃO. Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10 A GRANDE TRIBULAÇÃO Mat 24:21-22 Is 13:11 Ap 7:13-14 Ap 3:10 Introdução: A bíblia afirma que logo após o arrebatamento da Igreja se desencadeará um período sombrio de sofrimento, angústia, aflição e dor,

Leia mais

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO

O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO O TEMPO OS FILHOS O DINHEIRO O TRABALHO Romanos 1.1-6 O PARTICIPANTE Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus, o qual foi prometido por ele de antemão

Leia mais

O último fato que agitou os apocalípticos

O último fato que agitou os apocalípticos O último fato que agitou os apocalípticos Uma suposta profecia maia Como pensavam os israelitas no A.T.? Sinônimo do conceito O Dia do Senhor, quando Deus, como um justo guerreiro, intervém na história

Leia mais

ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO

ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO ESCATOLOGIA Doutrina das Últimas Coisas TRIBUNAL DE CRISTO Regiões Celestiais JESUS CRISTO BODAS DO CORDEIRO ETERNIDADE ARREBATAMENTO DA IGREJA SEGUNDA VINDA JUÍZO FINAL Regiões Da Terra JUDEUS GENTIOS

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Onze O templo santo e a cidade santa na terra santa Leitura bíblica: Ez 47:13-20; 48:8-20, 31-35; Ap 21:12-13 I. O templo santo e a cidade santa, que tipificam a igreja (Ez 47:13; 1Co 3:16-17),

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - A RAZÃO DA NOSSA FÉ ASSIM CREMOS, ASSIM VIVEMOS LIÇÃO 11 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO INTRODUÇÃO O estudo sistemático

Leia mais

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA

SUA ESTRUTURA O APOCALIPSE IMAGENS DE JESUS O SANTUÁRIO JESUS O ALFA E O ÔMEGA Lição 3 para 21 de abril de 2018 O livro de Apocalipse só pode se entendido corretamente quando é comparado com o Antigo Testamento. Desta forma, os símbolos apresentados no livro adquirem pleno sentido.

Leia mais

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico

Lição 1. A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Lição 1 A plenitude dos tempos 1 O mundo judaico Alvo da lição Saber Conhecer as principais contribuições do mundo judaico para o evangelho. Sentir Demonstrar gratidão a Deus por ter preservado importantes

Leia mais

Bp. Luis Fernando Hammes

Bp. Luis Fernando Hammes Nossa ESCATOLOGIA Bp. Luis Fernando Hammes OBSERVAÇÕES INICIAIS Nossa ESCATOLOGIA 1- Explicações Iniciais 2- Minha admiração pelas interpretações do Livro de Apocalipse e seus significados 3- Nenhuma Escola

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 8. Na Igreja, que é o corpo de Cristo, coluna e firmeza da verdade, uma, santa e universal assembleia dos fiéis remidos de todas as eras e todos os lugares, chamados do mundo pelo Espírito Santo para

Leia mais

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital:

Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill. Literaturas em formato digital: Título: O MUNDO INVISÍVEL - IREMOS NOS CONHECER NO CÉU? Autor: J.R.Gill Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas.

ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. ESCATOLOGIA - Doutrina das últimas coisas. Em relação à volta do Senhor Jesus, a única unanimidade que há entre os teólogos é que ela acontecerá. Nos demais aspectos, são várias correntes defendidas. Cada

Leia mais

INTRODUÇÃO A Bíblia afirma que haverá um grande julgamento onde crentes e incrédulos ficarão de pé diante do trono de Cristo e ouvirão de sua boca a

INTRODUÇÃO A Bíblia afirma que haverá um grande julgamento onde crentes e incrédulos ficarão de pé diante do trono de Cristo e ouvirão de sua boca a VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 ESCATOLOGIA O JUÍZO FINAL

Leia mais

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR

PORQUE CREIO NO REINO MILENAR Nem todos acreditam em um reino messiânico terrestre que durará mil anos. Mesmo grupos cristãos sérios e bíblicos olham com incredulidade esse ponto da escatologia. Quando lêem Apocalipse 20.1-6 procuram

Leia mais

Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT. Literaturas em formato digital:

Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT. Literaturas em formato digital: Título: O FALSO MESSIAS Autor: W. SCOTT Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O Domicílio da Morte. O Antigo Testamento chama de sheol (hebraico) e Hades (grego) o lugar para onde vão as pessoas quando morrem. Nas Escrituras, sheol

Leia mais

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação

LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO. Texto bíblico: Apocalipse 13. Motivação LIÇÃO 9 AS BESTAS DO DRAGÃO Texto bíblico: Apocalipse 13 Motivação No séc. XIII, um monge italiano foi chamado para interpretar uma carta estranha encontrada entre os documentos de um cardeal. Ele leu

Leia mais

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7

João 20:19, 26. 1ª Coríntios 16:2. Atos 20:7 Lección 6 para el 12 de mayo de 2018 Ele falará contra o Altíssimo, oprimirá os seus santos e tentará mudar os tempos e as leis. Os santos serão entregues nas mãos dele por um tempo, tempos e meio tempo.

Leia mais

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus.

Por maior que seja um império humano, nenhum subsistirá por muito tempo ao Reino de Deus. LIÇÃO 11 - AS TAÇAS DA IRA Texto Bíblico: Apocalipse 16.1-9 Objetivos: Reconhecer a soberania de Deus sobre o mundo; Investir na submissão ao senhorio de Cristo. Recursos Materiais: Sete taças de vidro

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO.

O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1 O LIVRO E O CORDEIRO O Rev. Ronaldo Lidório comentou esse texto e trabalhou a MISSÃO. 1) A Missão do Pai é Reinar 2) A Missão do Filho é Pagar o Preço; 3) A Missão da Igreja é servir ao Cordeiro Jesus.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO XI NOSSA DECLARAÇÃO DE FÉ Nossa declaração de fé é esta: CREMOS, PROFESSAMOS E ENSINAMOS que a Igreja

Leia mais