Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.2

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.2"

Transcrição

1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.2 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014: Provimento nº 14/2015 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 31/03/2015: Descritivo técnico: Com o objetivo de auxiliar os registradores civis paulistas no cumprimento do que foi estabelecido pelos Provimentos nº 22/2014, relacionado à formação dos arquivos de segurança, e nº 14/2015, que cuida da elaboração e manutenção dos arquivos de segurança das Serventias Extrajudiciais, editados pela Corregedoria Geral da Justiça do Estado de São Paulo (CGJ-SP), a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) desenvolveu um sistema GED Gerenciador Eletrônico de Documentos) denominado SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP). Pelo SOFIA: - Os Registradores poderão digitalizar o acervo nos padrões exigidos; - Os documentos digitalizados serão indexados de acordo com as informações previamente carregadas na CRC Nacional; - Todos os arquivos serão assinados digitalmente para garantir a segurança; - Haverá um backup local e uma cópia sincronizada no Datacenter. - O cartório poderá visualizar as imagens digitalizadas ao efetuar buscas em seu acervo dentro da CRC Nacional.

2 Requisitos Mínimos 2.1 Máquina Principal 4GB de RAM; 1,5GB de espaço livre em disco; Sistema operacional Windows XP ou superior; Conexão com a internet. 2.2 Terminal 2 a 3 GB de RAM; 100MB de espaço livre em disco; Sistema operacional Windows XP ou superior; Acesso a Máquina Principal via rede. 2.3 Diretório GED Espaço disponível recomendado 1 terabyte; Acesso à Máquina Principal via rede. 2.4 Scanner O scanner tem que suportar o drive de comunicação do tipo twain.

3 1) Ambiente (Como funciona o SOFIA) O ambiente Sofia é composto por uma máquina principal e os terminais (demais computadores da rede que acessarão o sistema). 1.1 Máquina Principal A Máquina Principal é responsável por administrar o Banco de Dados (armazenar os registros do cartório) e sincronizar os dados com a nuvem. Para que as máquinas terminais consigam acessar o sistema, a máquina principal precisa estar acessível via rede e on-line. 1.2 Terminal A Máquina Terminal possui o software Sofia que realiza o upload ou digitalização, anexação e assinatura de documentos. 2) Baixando o programa SOFIA Entre no portal CRC, clique no menu Sofia e escolha a opção Instalação, aparecerão três ícones: Baixar Terminal, Baixar Gerenciador Máquina Principal e Manual Sofia. Baixe o Terminal e Baixar Gerenciador Máquina Principal.

4 3) Instalando e Configurando 3.1 Máquina Principal Execute o instalador da Máquina Principal e siga os passos abaixo: - Clique no botão Avançar para inicializar a instalação: - Leia o Contrato de Licença de Uso, clique na opção Eu aceito os termos do Contrato e clique no botão Avançar.

5 - Clique no botão Avançar para dar continuidade a instalação. - Se desejar um atalho do Sofia em sua área de trabalho selecione a opção Criar um ícone na Área de Trabalho e clique no botão Avançar.

6 - Clique no botão Instalar para dar início ao carregamento das informações. - Espere o carregamento completo da barra abaixo.

7 - Clique no botão Avançar. - Clique no botão Concluir para finalizar a instalação. - A tela abaixo mostra as informações da Máquina Principal como: IP, Nome, Domínio e Status, copie as informações descritas a cima para configurar as Máquinas Terminais. Primeiro passo conecte o certificado digital, clique no botão Carga de Dados para que seja feito o Download de todos os registros de seu cartório disponíveis no CRC;

8 enquanto estiver fazendo esse processo não poderá fechar a tela até o termino da operação e não deve ser subido nenhum registro para o CRC enquanto não terminar o processo. - Espere o processo ser concluído, aparecerá o retorno da mensagem Ok ao término do download.

9 3.2 Diretório de Imagens Após a instalação do programa para Máquina Principal (item 3.1), é necessário configurar o repositório onde ficarão todos os arquivos que foram digitalizados pelo Software Sofia antes deles serem sincronizados e enviados para a Nuvem. - Clique no botão Procurar e escolha o diretório; deve ser substituído o nome do diretório pelo seu IP depois clique em OK e para finalizar clique em Atualizar, ao concluir os passos a cima reinicie o computador.

10 OBSERVAÇÕES IMPORTANTES É recomendado ter pelo menos 1 (um) terabyte livre nesse diretório. Caso o diretório não seja o Disco C (local) da Máquina Principal, escolher um diretório com acesso à rede. Não recomendamos armazenar o repositório de imagens em HD externos, pen drives ou outros discos removíveis. Caso seja necessário formatar o computador que é a Máquina Principal e/ou repositório das imagens, fazer backup de: - Pasta C:\SofiaMaquinaPrincipal ; - Diretório das Imagens

11 3.3 Terminal Execute o instalador do Terminal e siga os passos abaixo: - Clique no botão Avançar para inicializar a instalação. - Leia o Contrato de Licença de Uso, clique na opção Eu aceito os termos do Contrato e clique no botão Avançar.

12 - Clique no botão Avançar novamente. - Se desejar um atalho do Sofia em sua área de trabalho selecione a opção Criar um ícone na Área de Trabalho e clique no botão Avançar.

13 - Então clique no botão Instalar para dar início ao processo de instalação. - Espere o carregamento completo da barra abaixo.

14 - Clique no botão Avançar. - Clique no botão Concluir para finalizar a instalação.

15 4) Acessando o SOFIA (Login) É possível acessar o sistema Sofia por Login e senha ou Certificado Digital. 4.1 Login e Senha Para Login e Senha, o usuário deve ter cadastro na CRC e o formato do Login é CNJ.USUARIO (CNJ do cartório e o nome do usuário). 4.2 Login por Certificado Para acessar com o certificado digital, o cartão deverá estar instalado e conectado na máquina. Ao clicar no botão Login por Certificado abrirá outra tela, onde deve ser inserido o PIN do certificado e clicando em OK o acesso é permitido.

16 4.3 Conexão com Máquina Principal e o Diretório GED Com descrito no item 1.1, para se utilizar o sistema a Máquina Principal (banco de dados) e o Diretório GED (pasta onde ficam armazenadas as imagens digitalizadas) precisam estar acessíveis na rede.

17 Estas duas informações podem ser conferidas na parte inferior da tela de Login. Somente é possível acessar o Sofia se o Status for "Conectado" para a Máquina Principal e Acessível para o pasta GED. Se na opção Máquina Principal estiver desconectado (cor vermelha), ou for apresentada uma mensagem que Não foi possível conectar com banco de dados da máquina principal, é possível atualizar o IP configurado para o Servidor e reestabelecer a conexão. Acesse então o computador em que foi efetuada a instalação da Máquina Principal do Sofia (lembrando que esta opção estará disponível somente neste local). Localize na área de trabalho o ícone Sofia - Máquina Principal e abra o programa. A tela que abrirá contém o número do IP do Servidor. Anote este número.

18 Voltando para máquina Terminal, atualize o IP desta forma: - Clique no ícone de engrenagem (1) - Digite o IP da máquina principal (2) - Clique em Salvar (3)

19 5) Tela Principal A tela principal é composta por todas as funcionalidades existentes e futuras. Na versão atual do Sofia, utilizaremos o GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). 6) Função GED Possui as funcionalidades de Digitalização dos Documentos, e a transferência das imagens digitalizadas via Internet para o repositório da Arpen/SP (a que chamaremos de Nuvem). O usuário poderá buscar os registros lavrados em seu cartório e digitalizar os documentos relativos ao mesmo, como cópia dos termos, ofícios, declarações, entre outros).

20 6.1 Arquivos Clicando no botão Arquivos, aparecerão três opções: - Digitalizar: serve para digitalizar documentos direto para o sistema Sofia; - Importar: para documentos que já foram digitalizados, mas ainda não foram salvos no Sofia; - Cancelar: volta para a tela inicial Digitalizar Na opção GED, clique em Arquivos, e na janela que se abre na sequência, no botão Digitalizar:

21 - Realize a busca do assento, digitando o Livro (1), Folha (2), Registro (3), e Tipo de Registro (4), clique em Buscar (5). - Será apresentada uma janela com o resultado da Busca. Selecione o registro desejado e clique em Selecionar:

22 (A) Confira a Matrícula. Caso deseje digitalizar em lote mais registros, esta será a Matrícula Inicial (ver Digitalização em Lote). (B) Os Scanners ligados no computador poderão ser selecionados nesta opção. Caso não apareça o desejado, clique no botão Atualizar. (C) Na opção Perfil o usuário escolherá o tipo de documento que pretende digitalizar, como o Livro de Registro (Termo), a Habilitação de Casamento, Mandado, entre outros.

23 (D) Cor: Dependendo o Perfil (tipo de Documento) selecionado, o sistema habilitará apenas a cor ideal para atender os requisitos de digitalização atendendo aos Provimento nº 22/2014 e 14/2015. (E) Resolução: também poderá vir pré-selecionada conforme o Perfil. (F) Extensão do Arquivo: Após o SOFIA digitalizar, a imagem será salva com a extensão (tipo de arquivo) PDF. (G) Qtd Páginas: Selecione aqui a quantidade de páginas que cada registro possui. Caso digite 2, o sistema digitalizará 2 folhas e entenderá que são todas do mesmo Registro. Atenção: se você Qtd Páginas = 1 e no Scanner tiver 2 documentos, o sistema entenderá que o primeiro documento é deste registro, e o próximo é do registro seguinte (ver Digitalização em Lote).

24 (H) Duplex: Caso seu Scanner for do tipo Duplex (digitalização frente e verso), e você deseje digitalizar a página verso, selecione esta opção. (I) Registro Isento de Pagamento: selecione para declarar que o registro selecionado no ato da lavratura foi isento de pagamento. Após conferir as opções acima, clique em (J) Digitalizar: para iniciar a digitalização do(s) Documento(s). Note que aparecerá um ícone ao lado direito da tela, indicando que a imagem foi capturada (K). Para cada registro diferente será mostrado uma miniatura. Caso deseje excluir a imagem e refazer a operação, clique no símbolo da lixeira (L).

25 Digitalização em Lote O usuário poderá digitalizar diversos documentos de registros diferentes de uma só vez, desde que todos os registros sejam da mesma sequência. Exemplo: Para digitalizar os termos n.º 1 ao n.º 5 do Livro 193: - Faça a busca do primeiro registro, no exemplo, Livro 193, folha 1. - Em Qtd Páginas, selecione 1 (indicando que cada registro tem apenas uma folha). - Na sua máquina digitalizadora, coloque sequencialmente as 5 páginas dos termos desejados. - Clique em Digitalizar: Todos os documentos serão digitalizados e respectivamente vinculados aos seus registros. Para cada registro diferente será mostrado uma miniatura. Após digitalizar os documentos desejados, você pode: - Assinar os documentos e já sincronizá-los na nuvem: clique no botão Assinar e Sincronizar (M). Para esta operação será necessário ter o Certificado Digital plugado na estação. - Ou deixar para assinar e sincronizar os documentos depois. Indicamos esta operação para os cartorários que desejem primeiramente digitalizar todo o livro e/ou acervo, para depois enviá-los à nuvem da Arpen em horário mais adequado para não sobrecarregar a internet do cartório. Obs.: Utilize a opção (N) Excluir todas Miniaturas para apagar todas as imagens digitalizas de uma só vez e refazer a operação.

26 6.1.2 Importar Na opção GED, clique em Arquivos, e depois na opção Importar: A busca e seleção do registro funciona da mesma forma que na tela Digitalizar, onde o usuário deverá digitar o Livro, Folha, Registro, e Tipo de Registro. Então seguir estes passos: - (A) Na opção Perfil o usuário poderá escolher o tipo de Documento que pretende anexar, como o Livro de Registro (Termo), a Habilitação de Casamento, Mandado, Atestado de Pobreza, entre outros. - (B) Clique então em Selecionar Arquivo. Na janela que se abre, selecione a imagem digitalizada do documento (Deverá estar em formato PDF ou imagem JPEG ou TIF)

27 - (C) Após selecionar o(s) arquivo(s), não esqueça de checar e selecionar a opção Isento quando for o caso do mesmo. - (D) Finalmente em Importar Imagens assim como na tela Digitalizar, aparecerá um ícone ao lado direito da tela, indicando que a imagem foi importada para o sistema Sofia. Posteriormente clique em Assinar para que os arquivos sejam assinados e liberados para envio à Nuvem.

28 6. 2 Pendentes Aqui o usuário poderá localizar e assinar apenas as imagens que já foram digitalizadas no sistema, mas ainda não assinadas e sincronizadas na Nuvem. Para acessá-la, na tela inicial clique no botão Pendentes: Escolha o Livro desejado e clique em Pesquisar:

29 Clique no botão Assinar e Sincronizar - para esta operação será necessário ter o Certificado Digital plugado na estação e todos os documentos serão assinados e sincronizados na nuvem. 6.3 Pesquisar Utilize esta tela para pesquisar todos os arquivos já digitalizados, todos que subiram para nuvem e possibilita a averbação. Para acessá-la, na tela inicial clique no botão Pesquisar:

30 Faça a busca escolhendo o Tipo de registro (A), e você pode utilizar a pesquisa por nome(s) do(s) Registrado(s) (B), do(s) genitore(s) apenas para alguns tipos de registro (C), datas de registro e/ou ocorrido (D), ou número de livro, folha, registro (E). Clique em Pesquisar (F). Será apresentada uma janela com os resultados da Busca. Selecione o registro desejado e clique em Selecionar: Os dados do registro serão apresentados, além das imagens digitalizadas. Clique duas vezes no ícone para visualizar a mesma.

31 6.3.1 Averbando Na parte de baixo da tela há um grid com os dados das Averbações / Anotações. - Para inserir uma nova, clique em Averbações / Anotações (A). - Cole o texto da averbação no campo em branco e clique em Averbar (B).

32 Uma barra de progresso será exibida informando que o documento está sendo averbado, entretanto é necessário que o certificado digital esteja conectado no computador para realizar a assinatura desta averbação. 6.4 Administração Nesta tela o usuário fará o gerenciamento das imagens sincronizadas na Nuvem, possibilitando fazer buscas nos registros e excluir arquivos que foram enviados incorretamente. Para acessá-la, na tela inicial clique no botão Administração: - Selecione: Tipo de Registro (A); Perfil (o tipo de documento) (B); Número do Livro (C); Número do Registro (para busca de vários registros, digite o número inicial e final, respectivamente, nos campos indicados) (D); Clique em Pesquisar (E).

33 - Será apresentada uma grid com o resultado da pesquisa, mostrando livro, folha, número e nome de cada registro localizado. Clique no botão Detalhe:

34 - Os dados do registro, assim como as imagens digitalizadas e armazenadas pelo Sofia serão apresentados. Para retornar à tela anterior, clique em Voltar. Para excluir um ou mais registros do Sofia, selecione o registro desejado (1) e e clique em Excluir Selecionado (2). Obs.: caso o usuário deseje excluir todo o lote de registros que está na tela, clique diretamente em Excluir Todos.

35 Será apresentada uma mensagem para confirmação, indicando que esta operação é irreversível. Uma tela de termo de serviço será exibida para confirmação dos dados e alertando novamente sobre a exclusão ser irreversível. Caso esteja de acordo, marque a opção "Eu concordo com os termos" e clique em Assinar. Obs.: Para excluir é necessário que o Certificado Digital esteja conectado em seu (a operação de exclusão necessita da assinatura digital para a conclusão da tarefa). Após a assinatura digital ser concluída, o sistema exibe uma mensagem que a Exclusão foi concluída com sucesso.

36 7) Menu de ajuda 7.1 Dúvidas frequentes O usuário do sistema Sofia poderá tirar pequenas dúvidas e ver um passo a passo das funcionalidades através do menu de Ajuda. Em qualquer tela, você terá o ícone de ajuda localizado na parte superior direita: Na parte de cima do menu você encontrará tópicos com as principais dúvidas e respectivas respostas. Para ver cada tópico, clique no símbolo para abrir o menu:

37 7.2 Passo a passo Aqui o usuário terá de forma rápida um resumo de como operar as principais rotinas do sistema Sofia. Clique em um dos botões que corresponde a determinada operação que deseja realizar.

38 Suporte Caso o usuário ainda precise tirar dúvidas ou apresenta um problema mais específico, você pode entrar em contato com a nossa equipe de suporte diretamente pelo sistema Sofia, da seguinte forma: Clique no ícone de exclamação indicado na imagem abaixo. - Escolha em Assunto o motivo do seu chamado.

39 - Digite o texto explicando o problema e clique em Enviar. A máquina precisará ter acesso à internet neste momento. Você receberá um de confirmação com o número do seu atendimento e a resposta da sua solicitação. Dependendo da complexidade, o nosso suporte poderá entrar em contato diretamente no cartório via telefone. Outros canais de contato: atendimento.sofia@arpensp.org.br TELEFONE: (11)

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) Versão 2.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1

Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Manual SOFIA (Software Inteligente ARPEN-SP) versão 0.1 Normatização: Provimento nº 22/2014 Corregedoria Geral de São Paulo Segue o link com a íntegra do provimento, publicado no site da ARPEN-SP, em 18/09/2014:

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO

MANUAL DO BACKUP PREPARAADM VERSÃO ÍNDICE 1. BackUp PreparaAdm... 2 1.1. Instalação do BackUp PreparaAdm... 2 1.2. Conhecendo o BackUp Prepara Adm... 5 1.2.1. Salvar BackUp... 5 1.2.2. Restaurar BackUp... 7 1 1. BackUp PreparaAdm O aplicativo

Leia mais

Assina Web S_Line Manual de Uso

Assina Web S_Line Manual de Uso 1. Introdução O Assina Web S_Line permite assinar digitalmente Resultados de Exames em XML que estão disponíveis na internet. É feito o download dos documentos no computador, convertidos para o formato

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph

Baixando o Arquivo de Instalação do Bentley topograph Todos os direitos reservados Bentley Systems - 2016 Introdução Após efetuar a compra do Bentley topograph, você receberá um email com um arquivo PDF anexado. Guarde esse arquivo, pois ele contém as informações

Leia mais

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP

DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP DEPARTAMENTO DE RECURSOS DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DRTI DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO E PROGRAMAÇÃO - DIDP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE PRODUTIVIDADE - SAP MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.2 Este manual tem por objetivo

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola

SigFormação. Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados. Manual do Usuário/Escola SigFormação Sistema Integrado de Gerenciamento de Formações e Emissão de Certificados Manual do Usuário/Escola 2018 Sumário CADASTRO DE USUÁRIO... 3 LOGIN E CADASTRO DA FORMAÇÃO... 5 ENVIO DO PROJETO FORMAÇÃO...

Leia mais

Guia de instalação SGA 1000

Guia de instalação SGA 1000 Guia de instalação SGA 1000 SGA 1000 Sistema de Gestão de Acessos O software SGA 1000 (Sistema de Gestão de Acessos) é composto de dois programas que em conjunto permitem a comunicação do computador com

Leia mais

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF

TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF TUTORIAL PLATAFORMA WEBAULA: ACESSO CPF Tutorial 1. ACESSANDO O AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM... 3 2. ACESSANDO O TREINAMENTO PRESENCIAL PARA RESPONDER A AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 3 3. ACESSANDO O CERTIFICADO

Leia mais

Proposta Online Passo a Passo

Proposta Online Passo a Passo Proposta Online Passo a Passo Índice 1. Introdução 03 2. Como acessar 06 3. Visão Geral 09 4. Nova Cotação 12 5. Preenchimento de Proposta 26 6. Proposta em Análise 44 7. Corrigindo uma Proposta 47 8.

Leia mais

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN.

É possível acessar o Fiery Remote Scan de sua área de trabalho ou de um aplicativo compatível com o TWAIN. Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Servidor Fiery e na impressora a partir de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM

STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Select Soluções Manual de Instalação Windows SBackup STD SERVIÇO DE BACKUP EM NUVEM Sumário 1. REQUERIMENTOS DE HARDWARE E SOFTWARE... 3 1.1. SOFTWARE... 3 2. PRIMEIROS PASSOS... 4 3. DOWNLOAD E INSTALAÇÃO

Leia mais

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL

COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL COMISSÃO DE DIREITO PREVIDENCIÁRIO DE JUIZ DE FORA TUTORIAL PARA FAZER CADASTRO NO INSS DIGITAL POR MEIO DO CERTIFICADO DIGITAL 1) Digite o endereço do site: www.oabmg.org.br/servicos/inssdigital 2) Ao

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas

Manual do Usuário. Sistema de Contas Públicas Manual do Usuário Sistema de Contas Públicas Versão 2.9 Índice Introdução...3 Localizando o sistema...4 Acessando o Sistema...7 Downloads...10 Autenticação do Sistema...21 Errado...21 Correto...23 Cadastrar...26

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB-MG Belo Horizonte, 2014 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Sumário. Prezado Usuário

Sumário. Prezado Usuário 1 Prezado Usuário Procurando sempre a melhoria em nossa forma de atendê-lo, a Central Analítica do IQ-USP conta agora com um novo sistema de cadastro de solicitações de análise on-line. Para facilitar

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL

NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL NOVA VERSÃO SAFE DOC MANUAL COMO ACESSAR O APLICATIVO SAFE DOC CAPTURE Acesse o aplicativo SAFE-DOC CAPTURE clicando no ícone na sua área de trabalho: SAFE-DOC Capture Digite o endereço do portal que é

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso

Fiery Remote Scan. Conectando ao Fiery servers. Conecte-se a um Fiery server no primeiro uso Fiery Remote Scan O Fiery Remote Scan permite gerenciar digitalizações no Fiery server e na impressora por meio de um computador remoto. Você pode usar o Fiery Remote Scan para: Iniciar digitalizações

Leia mais

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3

1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 Manual Instalação SIP 1 Sumário 1.Instalando o Sistema...3 1.1.Etapa 1 Bem vindo ao Assistente de Instalação do SIP Sistema Integrado de Pessoal...3 1.2.Etapa 2 Selecione o Local de Destino...3 1.3.Etapa

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização

Plataforma de Jogos e Programas Manual de Instalação e Utilização VERSÃO 2.50.25.37 MANUAL DE INSTALAÇÃO E ULTILIZAÇÃO Desenvolvido por: Jones Rodrigues Rodrigo Silveira 1 Índice 1. Objetivo do Manual... 02 2. Requisitos... 02 3. Download... 03 4. Instalação... 04 5.

Leia mais

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO

MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO MANUAL DE USO ASSINADOR DE DOCUMENTOS DIGITAIS PROTESTO ELETRÔNICO Data: 23/08/2016 Páginas: 12 DOC: Manual de uso - Assinador de Documentos Digitais Protesto Eletrônico Responsável: Marina Adrielle da

Leia mais

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário

Sistema de Cancelamento de Protestos. Manual do Usuário Sistema de Cancelamento de Protestos Manual do Usuário IEPTB Belo Horizonte, 2015 Índice 1. Procuração... 4 1.1 Procedimento para cadastro de Representantes... 4 1.2 Criar uma Procuração... 4 1.3 Preencher

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0

Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 Manual de instalação do software CSIBackup Versão 1.0 1 Sumário Download do software... 3 Passos para a instalação e utilização... 3 Instalação... 3 Instalando dependências necessárias... 7 Sistema de

Leia mais

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão

MANUAL. Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR. Versão MANUAL Certificado de Origem Digital PERFIL PRODUTOR Versão 2.2.15 Sumário 1. INICIALIZANDO NO SISTEMA... 2 2. ACESSANDO O SISTEMA... 3 3. MENSAGEM ENCAMINHADA PELO SISTEMA.... 4 4. CADASTRANDO SUAS MERCADORIAS...

Leia mais

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE

GUIA RÁPIDO PARA PETICIONAMENTO ON LINE 1. Antes de acessar o Sistema: 1.1 Verificar navegador instalado usar Mozilla Firefox Se não estiver, faça o download aqui: http://br.mozdev.org/ Após o download, instale o programa. 1.2 Verificar se Java

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO

MANUAL DO PREPARA UPDATE VERSÃO ÍNDICE 1. PREPARAUpdateGP... 2 1.1. Instalação do PREPARAUpdateGP... 2 1.2. Execução o PREPARAUpdateGP... 4 1.3. Utilizando o PREPARAUpdateGP... 5 1.4. Nova Versão... 8 1.4.1. Área Informativa de Autenticação...

Leia mais

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID

SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Manual do Usuário SISTEMA OPERACIONAL - ANDROID Copyright GVT 2015 Versão 1.0.0 www.gvtcloud.com.br 1 1 Cloud... 3 2 Instalação do Cloud... 4 3 Configuração e uso dos componentes Cloud... 7 3.1 Conta e

Leia mais

Manual do Sistema Assinador Livre

Manual do Sistema Assinador Livre Manual do Usuário Manual do Sistema Assinador Livre ASSINADORLIVRE Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Download... 5 3. Instalação... 6 4. Utilização... 9 5. Assinatura de Documento com Certificado

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64) Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP

MANUAL DO USUÁRIO. SafeSign User Edition. (x32 e x64)  Rua Gonçalves Dias, 519 Jd. Girassol Americana/SP CEP MANUAL DO USUÁRIO SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Índice O que é o SafeSign? 03 Instalando o SafeSign 05 Verificando o Certificado 08 Troca de Senhas 12 Sistema Operacional 14 Canais de comunicação

Leia mais

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL

CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL CONHECENDO SUA SALA DE AULA VIRTUAL Caro aluno, o caminho para sua SALA DE AULA VIRTUAL é através do site da Contec. Para acessá-la basta digitar o seguinte endereço contecead.com.br e inserir Login e

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais Fornecedor (Modelo 93) Fatura de Conhecimento de Transporte Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Não Eletrônico Fatura

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

Manual de Instalação da Digitalização

Manual de Instalação da Digitalização Manual de Instalação da Digitalização 03 Digitalização dos Documentos Pré-requisitos para operar com a Digitalização Instalando o Safe-Doc de Captura Configurando o Safe-Doc 04 06 12 15 Digitalizando Propostas

Leia mais

Manual de instalação

Manual de instalação Manual de instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação do

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR

Guia do Usuário PRONAVTECH GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR GUIA DO USUÁRIO ARMAZENADOR 1 Índice Introdução... 3 ARMAZENADOR XML... 4 DANFE Recebidos... 4 Gerenciar XML NF-e / CT-e... 5 Upload... 5 Download... 7 Excluir... 8 DANFE / DACTE... 8 Enviar por E-mail...

Leia mais

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard

Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Manual de instalação Condomínio21 Operacional Standard Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação no

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010.

Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Manual de Configuração Este documento consiste em 21 páginas. Elaborado por: Innova Tecnologia de Soluções. Liberado em Março de 2010. Impresso no Brasil. Sujeito a alterações técnicas. A reprodução deste

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Portal Educacional Professor On line

Portal Educacional Professor On line 1. ACESSO AO SISTEMA O acesso ao sistema pode ser realizado pelos seguintes sites: http://www.iplc.g12.br/ http://www.franciscanasalcantarinas.org.br/ INFORME NOME DO USUÁRIO. INFORME A SUA SENHA DE ACESSO.

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Atenção Básica Coordenação de Gestão da Atenção Básica MANUAL DE INSTALAÇÃO ProGRAB - Programação em Gestão por Resultados da Atenção Básica

Leia mais

Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2

Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2 Normatização: Manual de uso do módulo E-Protocolo - versão 1.2 Provimento nº 38/2014 do Conselho Nacional de Justiça Art. 3º - IV. CRC - e-protocolo ferramenta destinada ao envio de documentos eletrônicos

Leia mais

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix

2017/07/25 19:38 1/10 DocFix 2017/07/25 19:38 1/10 DocFix DocFix O DocFix é um Gerenciador de Documentos Fiscais. Ele centraliza toda infraestrutura de comunicação entre o GigaERP e os órgãos responsáveis pela emissão fiscal. Estão

Leia mais

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird

Manual de Migração do Banco de Dados Paradox para Firebird Pagina 1 Titulo do Manual [Parâmetros Gerais] Elaboração [Ricardo Francisco Mizael] Versão 1.0 Data Elaboração 27/10/2011 Paginas 21 Data Revisão 22/11/2011 Pagina 2 Conteúdo do Manual Apresentação...3

Leia mais

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara

Unimed de Araraquara Coop. De Trabalho Médico Manual XML TISS Unimedara 1. Acesso ao Sistema Em seu navegador web digite: http://www.unimedara.com.br e clique no ícone do portal TISS como segue a imagem abaixo ou acesse http://tiss.unimedara.com.br:28081/htz/pages/welcome/welcome.jsf.

Leia mais

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI)

1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) 1º PASSO: Procedimentos para Cadastro de Usuário Externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) Obrigatório para quem não possui acesso ao SEI 1) Acessar o link: https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=usuario_externo_logar&acao_origem=usu

Leia mais

Manual do usuário. Tradezone Desktop

Manual do usuário. Tradezone Desktop Manual do usuário Tradezone Desktop 1 Introdução A plataforma TradeZone Desktop, é uma ferramenta operacional completa que possibilita a análise de ativos e a realização de operações utilizando o método

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital

Manual do Usuário. Sistema Registro Digital Sistema Registro Digital Manual do Usuário Sistema Registro Digital Elaborado pela GTI - JUCEMG À Junta Comercial do Estado Belo Horizonte, MG NOVEMBRO/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 2. Pré-requisitos...

Leia mais

SafeSign User Edition (x32 e x64)

SafeSign User Edition (x32 e x64) SafeSign 3.0.80 User Edition (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é o SafeSign?... 03 Instalando o SafeSign... 04 Verificando o Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 Sistema Operacional... 12 O

Leia mais

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER

G5 CONTROL MÓDULO HUNTER G5 CONTROL MÓDULO HUNTER Módulo Hunter Download Automático de NFE Para que o Download da Nfe seja automático é necessário efetuar as configurações abaixo: Acesse o Menu Preferências, clique sobre a Aba

Leia mais

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo

Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Gerabyte AFV (Automação de Força de Venda) Manual do Aplicativo Versão 2.18 1 Sumário 1 Instalação do AFV...3 2 Configurações do AFV...4 3 Recebendo as tabelas...6 4 Consultando clientes...6 5 Consultando

Leia mais

Manual do Usuário SinFAT Web

Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Manual do Usuário SinFAT Web Versão 1.1 Última atualização: 26/04/2014 Sumário 1.0 O que é o SinFAT Web?...4 1.1 Quem pode usar?...4 2.0 Como acessar?...4 2.1 Como se cadastrar?...5

Leia mais

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI

BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Manual do Usuário. MedLink Dental

Manual do Usuário. MedLink Dental Manual do Usuário MedLink Dental Índice 1. Acessando o Medlink Dental:... 3 2. Menu Horizontal:... 4 3. Paciente:... 5 3.1. Cadastrando o paciente:... 6 3.2. Cadastrando o Convênio do Paciente:... 7 4.

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação no servidor... 5 4.1.1. Instalação da base de dados MSDE

Leia mais

CashDriver Android Instalação

CashDriver Android Instalação CashDriver Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.11.015 BD:3 Versão 1 13/11/2013 Resumo da apresentação Pré- condições Atualização e configuração

Leia mais

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18

MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 1 MANUAL MP0210 AFASTAMENTO PARA ATIVIDADES EXTERNAS DOCENTES V.1 17/08/18 Na página institucional da UFFS, você consegue acesso ao SEI, conforme a seta vermelha abaixo. Ao acessar o link acima, você esterá

Leia mais

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS

CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS CARTOSOFT GUIA PRÁTICO PROCART SISTEMAS IMPORTAÇÃO DE SELO ELETRÔNICO Primeiros passos para a importação do lote de selo Eletrônico Sisnor 1. Usuários do Sistema O sistema tem como usuários os responsáveis

Leia mais

DIGITAL SERPRO MOZILLA

DIGITAL SERPRO MOZILLA inicio BAIXA DO CERTIFICADO DIGITAL SERPRO MOZILLA FIREFOX GOOGLE CHROME INTERNET EXPLORER SOLUTI INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO CERTIFICADO MODELO A1 INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO DO WINDOWS INSTALAÇÃO NO REPOSITÓRIO

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Manual de Acesso ao Opus

Manual de Acesso ao Opus Manual de Acesso ao Opus O Opus é o sistema oficial para lançamento e exposição da produção intelectual da UFMG, e tem como características principais: Professores e funcionários podem fazer diretamente

Leia mais

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD

ACESSANDO O EADFASA. Passo a passo para acadêmicos. Núcleo de Educação a Distância - NEAD ACESSANDO O EADFASA Passo a passo para acadêmicos Núcleo de Educação a Distância - NEAD Índice Primeiro acesso Troca de senha Acessando a sala virtual Respondendo a um fórum Abertura / Leitura de Arquivos

Leia mais

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019

Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico. Última Atualização 11/01/2019 Carregar Documentos Fiscais - Fornecedor (Modelo 57) - Conhecimento de Transporte Eletrônico Última Atualização 11/01/2019 Menu I. Objetivos II. Como Acessar III. Envio de Documento Fiscal Eletrônico CTE

Leia mais

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo )

Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS VICE-PRESIDÊNCIA DE ADMINISTRAÇÃO VIPAD Protocolo Eletrônico ( Acesso Externo ) Guia de Cadastro do Usuário Externo Solicitação de Acesso Setembro / 2017 [ Versão

Leia mais

Manual Busca XML Contador

Manual Busca XML Contador BUSCA XML CONTADOR Manual Busca XML Contador O Busca XML Contador é uma ferramenta utilizada para gerenciar arquivos* recebidos por e- mail** através do Busca XML Cliente, onde possibilita a exportação

Leia mais

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS

Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS Manual de Instalação e Ativação OFFICE BANKING BRADESCO OBB PLUS ÍNDICE 1 Instalação do OBB Plus... 3 2 2.1 Ativação dos Produtos... 14 Download do Instalador de Crédito a Funcionário 240, Multipag e Vendor...

Leia mais

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB

MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL SISTEMA AUDATEX WEB MANUAL DO USUÁRIO NOTAS FISCAIS Sumário INTRODUÇÃO... 2 FUNDAMENTOS... 3 ACESSANDO O AUDATEX WEB... 3 NOTAS FISCAIS... 4 CADASTRANDO NOTAS FISCAIS... 5 VISUALIZANDO AS NOTAS

Leia mais

Manual do Terminal de Atendimento

Manual do Terminal de Atendimento Manual do Terminal de Atendimento Índice 1. INTRODUÇÃO AO TERMINAL DE ATENDIMENTO...04 1.1. Instalando e Acessando o Terminal de Atendimento...04 1.2 Conhecendo o Terminal de Atendimento...08 2. PROCURAR

Leia mais

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br

Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online. amil.com.br Conheça a nova ferramenta da Amil Proposta Online amil.com.br Índice 1. Introdução 2. Como Acessar o Proposta Online 3. Visão Geral 4. Busca por Empresa 5. Nova Simulação 6. Preenchimento de Propostas

Leia mais

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem

Sidicom S4. Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem Sidicom S4 Tutorial Backup Automático + Backup na nuvem A importância do Backup Proteger os dados de sua empresa é crucial. Falhas técnicas podem ocorrer e, para evitar imprevistos e perda de informações,

Leia mais

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012.

ITQ InPrint Cobrança. Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012. ITQ InPrint Cobrança Manual do Usuário Atualizado em: 27/02/2012 http://www.itquality.com.br Sumário Introdução...2 Características do Sistema...3 Antes de Instalar...3 Instalando o Sistema...3 Acessando

Leia mais

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS

Guia de Uso. Certisign MobileID - Apple IOS Certisign Certificadora Digital Certisign 2016 2/67 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. REQUISITOS... 3 4. SOLICITAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL PARA O MOBILEID... 4 5. INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15

SUMÁRIO. Como entrar no Portal de Serviços 02. Solicitar Autenticação do Livro 03. Editar solicitação 14. Assinar Solicitação 15 Pré-Requisitos para utilização do Livro Digital: Java e Mozilla Firefox Atualizados; Certificado Digital e-cpf A3, previamente instalado e configurado no computador; Arquivo no formato PDF/A, com o tamanho

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00

Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Instalação do sistema Precision NF-e Versão 1.00 Desenvolvido por Maggiore em 11/2016 Sumário 1 Download do instalador do sistema... 3 2 Instalação do sistema... 6 3 Desinstalação do Firebird... 10 4 Configuração

Leia mais