CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES"

Transcrição

1 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: CALIBRAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADES Peterson L. Squair 1, Maria S. Nogueira 2 e Paulo Márcio C. Oliveira 3 Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN / CNEN - MG) R. Prof. Mário Werneck, snº, Cidade Universitária Pampulha, Caixa Postal Belo Horizonte, MG 1 pls@cdtn.br 2 mnogue@cdtn.br 3 pmco@cdtn.br RESUMO O aumento da utilização de técnicas de diagnóstico e terapia no setor médico através do uso de fontes de radiação, como na medicina nuclear e radiologia intervencionista, está proporcionando um grande avanço para a melhoria da saúde. Entretanto, estas técnicas utilizadas podem gerar um aumento na dose dos profissionais ocupacionalmente expostos. Estas exposições ocorrem principalmente em partes específicas do corpo como as mãos; podendo estas permanecer em contado direto ou muito próximas da fonte de radiação devido a técnica utilizada durante procedimentos médicos. Para estes casos são necessárias monitorações de partes específicas do corpo conforme regulamentação nacional de proteção radiológica; a Comissão Nacional de Energia Nuclear CNEN responsável pela medicina nuclear através da norma CNEN-NN-3.01 e ANVISA do Ministério da Saúde pela área de raios X diagnóstico. Em ambos os casos são necessários a monitoração das extremidades destes profissionais para verificação da aplicação dos princípios da proteção radiológica através da comparação dos valores de dose encontrados com os limites permitidos pela legislação vigente. Para esta verificação dosimétrica de extremidades, torna-se necessária a caracterização e calibração dos dosímetros de extremidades, garantindo confiabilidade dos resultados encontrados. Este trabalho teve como objetivo a calibração e caracterização dos dosímetros de extremidades confeccionados no CDTN na grandeza "Equivalente de Dose Pessoal para Extremidades - Hp(0,07)", utilizando um simulador de dedo em campos de radiação gama ( 60 Co e 137 Cs) e raios X; tendo o processo de calibração do sistema baseado na norma internacional ISO/DIS

2 1. INTRODUÇÃO Dosímetros de extremidades são utilizados por pessoas expostas a níveis de radiação em partes específicas do corpo como mãos, olhos, braços, etc. Este modelo de dosimetria é utilizado principalmente em exposições originadas por procedimentos de rotina em medicina nuclear e exames radiológicos intervencionistas com a utilização da fluoroscopia. O desenvolvimento desta técnica de monitoração individual é de grande importância, pois sua utilização na radiologia intervencionista e medicina nuclear podem ser necessárias; conforme especificações da Portaria 453/98 SVS do Ministério da Saúde [1] e norma CNEN-NN-3.01 Diretrizes Básicas de Radioproteção [2]. O desenvolvimento e implementação de um sistema dosimétrico de extremidades para uso em rotina compreende a realização dos testes de caracterização e calibração do dosímetro a ser utilizado. Estes testes avaliam a consistência dos resultados obtidos com a determinação das características de referência adotados. No Brasil, até o presente momento, não existem recomendações para a dosimetria de extremidades. Entretanto, foram utilizadas as recomendações da norma internacional ISO/DIS [3], que informa os procedimentos para a realização dos testes de caracterização dos dosímetros de extremidades. Estes testes consistem em homogeneidade do grupo, reprodutibilidade, linearidade, limiar de detecção, exatidão das leituras. 2. MATERIAIS E MÉTODOS Os dosímetros testados utilizam o detector termoluminescnete de LiF:Mg,Ti, comercialmente como TLD-100 fabricado pela empresa Harshaw/Bicron, fixado em um suporte de PTFE- Teflon com identificação individual através de código de barras e anel plástico, conforme Fig. 1. A calibração e os testes de caracterização dos dosímetros foram realizados na grandeza "Equivalente de Dose Pessoal para Extremidades - Hp(0,07)" [4] na leitora TLD Harshaw modelo 4500 [5]. As irradiações foram realizadas pelo Laboratório de Calibração de Dosímetros do CDTN, utilizando a fonte de 137 Cs do irradiador gama STS Steuerungstechnik & Strahlenschutz Gmbh, modelo OB85 a 1,5 m de distância com simulador de dedo padrão ISO de PMMA (polimetilmetacrilato), o qual possui 30 cm de comprimento e 19 mm de diâmetro. As irradiações ocorreram em condição de equilíbrio eletrônico [3]. Figura 1. Dosímetro de extremidades com suporte do detector em PTFE-Teflon, código de barras e anel.

3 3. RESULTADOS 3.1. Homogeneidade Para o teste de homogeneidade utilizou-se um grupo de 10 dosímetros irradiados com um valor verdadeiro convencional de 5,6 msv para a avaliação do fator de sensibilidade individual. Através das respostas calculou-se o desvio padrão das leituras informando o coeficiente de variação do grupo. O coeficiente de variação obtido foi de 3,6%. Considerando o valor máximo permitido de 15% estabelecido pela norma ISO [3], este resultado está assegurando um bom nível de homogeneidade nas respostas do sistema dosimétrico de extremidades Reprodutibilidade A reprodutibilidade do sistema de dosimetria foi obtido para um grupo de 10 dosímetros, irradiados com 5,0 msv, 10 vezes consecutivas. Este teste de reprodutibilidade avalia individualmente os dosímetros, verificando a estabilidade das leituras. Os valores obtidos para este teste estão demonstrados na Tab. 1. O valor máximo de desvio obtido foi de 5,96%, sendo o limite máximo aceitável de 10% [3], o que demonstra um grau de estabilidade bem satisfatório. Tabela 1. Resultado do teste de reprodutibilidade. Detectores Média das Leitura (msv) Desv. Padrão Teste 10% 1 5,08 0,18 5,43 % 2 4,93 0,19 5,96 % 3 5,15 0,19 5,74 % 4 5,22 0,18 5,24 % 5 4,95 0,18 5,43 % 6 5,14 0,18 5,47 % 7 5,03 0,20 5,94 % 8 4,87 0,17 5,30 % 9 5,05 0,18 5,56 % 10 4,57 0,18 5,85 % 3.3. Calibração do sistema dosimétrico A calibração do sistema é realizada com a criação do fator de conversão (FC) da carga gerada pela emissão da luz proveniente do cristal termoluminescente em valores de doses correspondentes a grandeza de interesse [6]. Para a calibração foram utilizados os 10 dosímetros do grupo selecionado nos testes de homogeneidade e reprodutibilidade. Estes dosímetros foram submetidos a 5,60 msv de Equivalente de Dose Pessoal para Extremidades, Hp(0,07), posicionados no fantoma de dedo padrão ICRU a uma distância de 1,5 m da fonte de 137 Cs em condições de equilíbrio eletrônico. O fator de calibração gerado para a transformação do valor da carga produzida em dose, Hp(0,07), foi de 0, nc/µsv.

4 3.4. Limite inferior de detecção Este teste tem como objetivo assegurar que o requisito mínimo de detecção referente ao limite inferior do intervalo de medidas dos dosímetros é alcançada, sendo o máximo permitido de 1 msv. O resultado do limite inferior de detecção foi realizado através da média de 10 leituras do grupo de 10 dosímetros de extremidades utilizados, ficando o resultado final em (141,94.± 50,19) µsv, abaixo do limite máximo permitido [3] Linearidade A linearidade consiste em verificar a estabilidade do dosímetro em relação à variação da sua resposta com o valor da dose submetido. Deve-se realizar o teste com doses que variam entre 1 msv a 1 Sv, não podendo ultrapassar o limite de 10% de variação das leituras [3]. Foram realizadas cinco medidas para cada valor de dose aplicada nos dosímetros de extremidades, sendo estas doses de 0,5; 1; 5; 10; 50; 100; 1000 msv, conforme demonstrado na Fig. 2. Para valores maiores que 1 Sv, torna-se necessária a correção da linearidade da dose através de métodos matemáticos [7]. Linearidade 1000 Hp(0,07) Avaliado R2 = 1 0 0, Hp(0,07) Real Convencional Figura 2. Linearidade do sistema dosimétrico de extremidades Exatidão da leitura Para ter confiabilidade nos resultados obtidos pela dosimetria, deve-se realizar o teste de exatidão das leituras, onde é verificado se o valor da dose obtida pelo dosímetro corresponde à dose real [8]. Este teste de exatidão é demonstrado através do gráfico trombeta, Fig. 3.

5 Os valores da exatidão das leituras na grandeza Equivalente de Dose para Extremidades não possuem limite estabelecido por normas. Entretanto, utilizou-se os valores de referência da norma de dosimetria individual [9], conforme demonstrado na Fig. 3. Foram realizadas 10 leituras para cada valor de dose, sendo estes: 0,5; 1; 5; 10; 50; 100; 1000.mSv. Quanto mais próximo da normal, ou seja, mais próximo do valor unitário 1 do eixo Y, melhor é a exatidão do sistema dosimétrico. 2,0 Avaliação da Exatidão (Césio-137) Hp(0,07) Avaliada / Hp(0,07) Real 1,5 1,0 0,5 0,0 0, Hp(0,07) Real - msv Limite Superior Limite Inferior Avaliação Hp(0,07)=0,5mSv Avaliação Hp(0,07)=1mSv Avaliação Hp(0,07)=5mSv Avaliação Hp(0,07)=10mSv Avaliação Hp(0,07)=50mSv Avaliação Hp(0,07)=100mSv Avaliação Hp(0,07)=1000mSv Figura 3. Avaliação da exatidão das leituras. 4. CONCLUSÃO A calibração do sistema dosimétrico e os testes dos dosímetros de extremidades foram satisfatórios segundo as especificações quanto à homogeneidade, reprodutibilidade, limite inferior de detecção, linearidade e exatidão das leituras através da norma ISO/DIS Portanto, este modelo de dosímetro de extremidades é viável na utilização em rotina. Para uma melhor avaliação deste dosímetro de extremidades, torna-se necessário a realização do estudo de dependência energética. AGRADECIMENTOS Os agradecimentos são para toda a equipe do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear CDTN/CNEN que apoiaram esta pesquisa, especialmente ao setor de Dosimetria das Radiações e ao Laboratório de Calibração de Dosímetros.

6 REFERÊNCIAS 1. MS. Ministério da Saúde. Portaria 453/98 Secretaria de Vigilância Sanitária. Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnóstico Médico e Odontológico Diário Oficial da União, Brasília, 02 de junho de CNEN. Comissão Nacional de Energia Nuclear, Diretrizes Básicas de Radioproteção, Resolução CNEN-NN 3.01, Diário Oficial da União, Brasília, janeiro de ISO. International Organization for Standardization. Individual Thermoluminescence Dosemeters for Extremities and Eyes, ISO/FDIS , ICRU. International Commission on Radiation Units and Measurements. Quantities and Units for Ionizing Radiation Protection Dosimetry, ICRU Report 60, ICRU Publications, Bethesda MD: HARSHAW-BICRON. Model 4500 TLD Workstation Operators Manual, Publication Nº , Saint-Gobain Industrial Ceramics, Ohio, USA, ISO. International Organization for Standardization. X and gamma reference radiation for calibrating dosemeters and doserate meters and for determining their response as a function of photon energy, ISO , V. E. Aleinikov, Calibration of Personal Dosemeters: Quantities and Terminology, Joint Institute for Nuclear Research, Dubna, Russian Federation, J. M. Bordy, et al, Performance Test of Dosimetric Services in the EU Member States and Switzerland for the Routine Assessment of Individual Doses (Photon, Beta and Neutron), Radiation Protection Dosimetry, Vol. 89, pp , CASMIE. Comitê de Avaiação de Sistemas de Monitoração Individual Externa, Regulamentos Técnicos Referentes ao Processo de Certificação de Sistemas de Monitoração Individual Externa, IRD/CNEN, Brasil, 1995.

Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel

Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel Análise de Desempenho de Sistemas Dosimétricos de Extremidade Tipo Anel Bruna Lamis Alvarenga 1, Marcus Alexandre Vallim de Alencar 2 1 Universidade Federal do Rio de Janeiro; 2 Instituto de Radioproteção

Leia mais

AVALIAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIOPROTEÇÃO

AVALIAÇÃO DA DEPENDÊNCIA ENERGÉTICA DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIOPROTEÇÃO 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 AVALIAÇÃO DA

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADE PARA FEIXES DE RADIAÇÃO BETA EM TERMOS DO EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL

CARACTERIZAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADE PARA FEIXES DE RADIAÇÃO BETA EM TERMOS DO EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL CARACTERIZAÇÃO E CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETROS DE EXTREMIDADE PARA FEIXES DE RADIAÇÃO BETA EM TERMOS DO EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL Emiliane Advíncula Malheiros 1,Teógenes Augusto da Silva 2 Arno Heeren de

Leia mais

Avaliação do desempenho de dosímetros eletrônicos para monitoração individual: testes em laboratório

Avaliação do desempenho de dosímetros eletrônicos para monitoração individual: testes em laboratório 1. INTRODUÇÃO Avaliação do desempenho de dosímetros eletrônicos para monitoração individual: testes em laboratório W J Garzón 1, H J Khoury 1, R B Medeiros 2, V S M de Barros 1 1 Laboratório de Metrologia

Leia mais

Paulo G. Cunha 1,Cláudia L. P. Maurício 2, Marcelo M. Martins 3

Paulo G. Cunha 1,Cláudia L. P. Maurício 2, Marcelo M. Martins 3 PROPOSTA DE REQUISITOS DE DESEMPENHO NO BRASIL PARA SISTEMAS DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL EXTERNA DE EXTREMIDADE PARA FÓTONS EMPREGANDO A TÉCNICA DE DOSIMETRIA TERMOLUMINESCENTE Paulo G. Cunha 1,Cláudia L.

Leia mais

Teste de tipo de um sistema de dosimetria TL para monitoração individual de fótons em Hp(10)

Teste de tipo de um sistema de dosimetria TL para monitoração individual de fótons em Hp(10) BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 06-02-A (2018) 01-16 Teste de tipo de um sistema de dosimetria TL para monitoração individual de fótons em Hp(10) M. S. Ferreira; E. R. da Silva; C. L. P. Maurício

Leia mais

CAMADAS SEMIRREDUTORAS DE RAIOS-X DE BAIXA ENERGIA: MEDIDAS COM CÂMARA DE EXTRAPOLAÇÃO

CAMADAS SEMIRREDUTORAS DE RAIOS-X DE BAIXA ENERGIA: MEDIDAS COM CÂMARA DE EXTRAPOLAÇÃO X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos

Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 02-3A (2014) 01-08 Caracterização de feixes de raios x pulsados para testes de desempenho de dosímetros eletrônicos Margarete C. Guimarães 1 e Teógenes A. da

Leia mais

LEVANTAMENTO DE DOSES NA ÁREA CONTROLADA E NO LABORATÓRIO DO REATOR TRIGA IPR-RI

LEVANTAMENTO DE DOSES NA ÁREA CONTROLADA E NO LABORATÓRIO DO REATOR TRIGA IPR-RI 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 LEVANTAMENTO DE DOSES NA

Leia mais

Exposição Ocupacional

Exposição Ocupacional Exposição Ocupacional É a exposição normal ou potencial de um indivíduo em decorrência de seu trabalho ou treinamento em práticas autorizadas ou intervenções, excluindo-se a radiação natural do local.

Leia mais

Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575

Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575 Confiabilidade metrológica do procedimento de calibração em termos de kerma no ar com a câmara de ionização NE2575 Margarete Cristina Guimarães 1, Paulo H. G. Rosado 2, Teógenes Augusto da Silva 1 1 Centro

Leia mais

Cálculo da incerteza da avaliação do H P (10) para um sistema de dosimetria termoluminescente

Cálculo da incerteza da avaliação do H P (10) para um sistema de dosimetria termoluminescente Cálculo da incerteza da avaliação do H P (10) para um sistema de dosimetria termoluminescente M S Ferreira 1, E R Silva 1, C L P. Mauricio 1 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria / Comissão Nacional

Leia mais

Estudo da reprodutibilidade e calibração dos TLD 600, TLD 700 e TLD 400

Estudo da reprodutibilidade e calibração dos TLD 600, TLD 700 e TLD 400 SCIENTIA PLENA VOL. 9, NUM. 8 2013 www.scientiaplena.org.br Estudo da reprodutibilidade e calibração dos TLD 600, TLD 700 e TLD 400 T. A. Cavalieri 1 ; V. A. Castro 1 ; P. T. D. Siqueira¹ 1 CEN,Instituto

Leia mais

Exercício de Comparação Laboratorial do Coeficiente de Calibração em feixe de Césio-137, Radioproteção 2013/2014.

Exercício de Comparação Laboratorial do Coeficiente de Calibração em feixe de Césio-137, Radioproteção 2013/2014. Exercício de Comparação Laboratorial do Coeficiente de Calibração em feixe de Césio-137, Radioproteção 2013/2014. TS Cabral 1, MPA Potiens 2, CMA Soares 3, RR Silveira 4, H Khoury 5, E Fernandes 6, WF

Leia mais

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10)

CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO TANDEM PARA A MEDIDA DE Hp(10) 005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 005 Santos, SP, Brazil, August 8 to September, 005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CURVAS DE SATURAÇÃO DE CÂMARAS

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS FÍSICOS ANTROPOMÓRFICOS

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DE FANTOMAS FÍSICOS ANTROPOMÓRFICOS 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS

Leia mais

Implantação do sistema de medição para baixas taxas de dose no IRD

Implantação do sistema de medição para baixas taxas de dose no IRD Implantação do sistema de medição para baixas taxas de dose no IRD M. V. T. Santiago 1,2, K. C. S. Patrão 1, T. S. Cabral 1, A.S. Laranjeira 1 e C.N. M. da Silva 1 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria;

Leia mais

AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO (kv) NA DOSE ABSORVIDA EM VARREDURAS DE TC TORAX

AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO (kv) NA DOSE ABSORVIDA EM VARREDURAS DE TC TORAX 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife, PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 AVALIAÇÃO DA VARIAÇÃO DA TENSÃO

Leia mais

DESEMPENHO DO SISTEMA DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL DO CDTN: CRÍTICAS E SUGESTÕES AOS REQUISITOS DO CASMIE/IRD

DESEMPENHO DO SISTEMA DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL DO CDTN: CRÍTICAS E SUGESTÕES AOS REQUISITOS DO CASMIE/IRD DESEMPENHO DO SISTEMA DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL DO CDTN: CRÍTICAS E SUGESTÕES AOS REQUISITOS DO CASMIE/IRD Teógenes A. da Silva, Maria Elizabeth Figueiredo, Hudson R. Ferreira, Marília T. Christovão, Murillo

Leia mais

Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical.

Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical. Estudo da distribuição de dose equivalente em órgãos e tecidos em procedimento de radiografia odontológica periapical. H.F.S. Santos a ; C. F. Bissoli b ; J. F. Cipeli a,c ; M.A.B Fortes a,c C. A. Federico

Leia mais

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS

Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Serviço de Monitoração Individual Externa SMIE METROBRAS Dosimetria Pessoal n O SMIE METROBRAS é um dos 11 laboratórios do Brasil credenciados junto ao IRD/CNEN para executar o serviço de dosimetria pessoal;

Leia mais

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil

Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil Proteção radiológica e certificação de profissionais da saúde no Brasil C.P.V. Castro Luz a, L.V. Sá a, J.U. Delgado a, a Instituto de Radioproteção e Dosimetria, 22783-127, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Leia mais

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X?

POR QUE SÃO IMPORTANTES AS MEDIÇÕES DE CONTROLE DE QUALIDADE EM EQUIPAMENTOS DE RAIOS X? IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR POR QUE SÃO IMPORTANTES

Leia mais

Caracterização de dosímetros de Al 2 O 3 :C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL

Caracterização de dosímetros de Al 2 O 3 :C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL Caracterização de dosímetros de Al 2 O 3 :C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL Villani, D. 1, Almeida, S.B. 1, Campos, L.L. 1 1 Gerência de Metrologia das Radiações. Instituto de Pesquisas

Leia mais

Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta

Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta Dependência energética e angular de monitores portáteis para radiação beta Fernanda B. C. Nonato e Linda V. E. Caldas Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, IPEN - CNEN/SP Av. Professor Lineu

Leia mais

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RIPPLE MEDIDO EM UM EQUIPAMENTO DE RAIOS X E O RIPPLE CALCULADO

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE O RIPPLE MEDIDO EM UM EQUIPAMENTO DE RAIOS X E O RIPPLE CALCULADO 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO COMPARATIVO ENTRE

Leia mais

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA

AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO DA DOSE OCUPACIONAL APÓS AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE CALIBRAÇÃO DE MONITORES DE RADIAÇÃO GAMA IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR AVALIAÇÃO DA REDUÇÃO

Leia mais

Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular

Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular Avaliação da eficiência de diferentes métodos de dosimetria pessoal em radiologia intervencionista vascular F. A. Bacchim Neto a ; A. F. F. Alves b ; M. E. D. Rosa b ; D. R. Pina c a Laboratório Nacional

Leia mais

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear Renato Di Prinzio, D. Sc. Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN rprinzio@cnen.gov.br

Leia mais

Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CDTN, , Belo Horizonte, MG, Brasil.

Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear, CDTN, , Belo Horizonte, MG, Brasil. Determinação da dose absorvida no tecido a 3 mm de profundidade em um campo de radiação beta de 90 Sr/ 90 Y- Determination of absorbed dose in 3 mm depth of tissue at a beta radiation field of 90 Sr /

Leia mais

Resultados de medições de grandezas dosimétricas em mamografia

Resultados de medições de grandezas dosimétricas em mamografia X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO4:Dy

Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO4:Dy BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 05-03-A (2017) 01-12 Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO4:Dy S. B. de Almeida a ; C. C. S, Valeriano a ;

Leia mais

ANÁLISE DE DADOS DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL EXTERNA DE 2005 A 2010 EM RADIODIAGNÓSTICO E MEDICINA NUCLEAR

ANÁLISE DE DADOS DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL EXTERNA DE 2005 A 2010 EM RADIODIAGNÓSTICO E MEDICINA NUCLEAR ANÁLISE DE DADOS DE MONITORAÇÃO INDIVIDUAL EXTERNA DE 25 A 21 EM RADIODIAGNÓSTICO E MEDICINA NUCLEAR Magon, M.F.A. 1,Mascarenhas, Y. M. 2, Amaral, C. S. T. 3 1 SAPRA Landauer, São Carlos, Brasil, magon@sapra.com.br

Leia mais

Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, H P (10).

Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, H P (10). SCIENTIA PLENA VOL. 9, NUM. 10 2013 www.scientiaplena.org.br Um fantoma para a avaliação do equivalente de dose pessoal, H P (10). C. Santoro 1 ; M. A. P. Santos 2 ; L. C. G. Filho 2 ; J. A. Filho 1 1

Leia mais

CALIBRAÇÃO DE DETECTORES DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIODIAGNÓSTICO

CALIBRAÇÃO DE DETECTORES DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIODIAGNÓSTICO . ^. CALIBRAÇÃO DE DETECTORES DE RADIAÇÃO UTILIZADOS EM RADIODIAGNÓSTICO 11[aria da Penha A. Potiens e Linda V. E. Caldas Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares Comissão Nacional de Energia Nuclear

Leia mais

Testes de controle de qualidade em calibradores de dose utilizados em laboratórios de pesquisa do IPEN

Testes de controle de qualidade em calibradores de dose utilizados em laboratórios de pesquisa do IPEN 2013 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2013 Recife,PE, Brazil, November 24-29, 2013 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-05-2 Testes de controle de qualidade

Leia mais

Departamento de Energia Nuclear (DEN) Av. Professor Luiz Freire, nº CDU Recife, PE

Departamento de Energia Nuclear (DEN) Av. Professor Luiz Freire, nº CDU Recife, PE IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR CALIBRAÇÃO DE DOSÍMETROS

Leia mais

FATORES DE RETRO-ESPALHAMENTO PARA FEIXES DE RAIOS-X DIAGNÓSTICO MÉDICO. Marco Aurélio S. Lacerda* e Teógenes A. da Silva**

FATORES DE RETRO-ESPALHAMENTO PARA FEIXES DE RAIOS-X DIAGNÓSTICO MÉDICO. Marco Aurélio S. Lacerda* e Teógenes A. da Silva** ATORES DE RETRO-ESPALHAMENTO PARA EIXES DE RAIOS-X DIAGNÓSTICO MÉDICO Marco Aurélio S. Lacerda* e Teógenes A. da Silva** masl@cdtn.br *Curso de Ciências e Técnicas Nucleares Universidade ederal de Minas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE TECNOLOGIA E GEOCIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE ENERGIA NUCLEAR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TECNOLOGIAS ENERGÉTICAS E NUCLEARES (PROTEN) DOSIMETRIA DE EXTREMIDADES

Leia mais

Simulação dos espectros de 60 Co e 137 Cs do Irradiador Shepherd 81 14D do LNMRI/IRD usando o Geant4.

Simulação dos espectros de 60 Co e 137 Cs do Irradiador Shepherd 81 14D do LNMRI/IRD usando o Geant4. Simulação dos espectros de 60 Co e 137 Cs do Irradiador Shepherd 81 14D do LNMRI/IRD usando o Geant4. Queiroz Filho, P.P. 1, Cabral, T.S. 1, Da Silva, C.N.M. 1 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria

Leia mais

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I.

ANÁLISE DOS RESULTADOS DA MONITORAÇÃO DE ÁREA, REALIZADA NO CICLOTRON CV-28, DURANTE O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO IODO 123. RESUMO I. 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas

IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL. Yvone M. Mascarenhas IMPLEMENTAÇÃO DAS GRANDEZAS DOSIMÉTRICAS NO BRASIL Yvone M. Mascarenhas SUMÁRIO Proteção Radiológica - princípios O que avaliar - Grandezas Dosimetria Individual Externa Como atribuir uma dose com dosímetros

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO Professor: Paulo Márcio Campos de Oliveira 1. EMENTA Bases físicas que fundamentam a proteção radiológica. Fundamentos de proteção radiológica. Efeitos

Leia mais

Avaliação do equivalente de dose pessoal H P (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama

Avaliação do equivalente de dose pessoal H P (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama SCIENTIA PLENA VOL. 3, NUM. 7 2007 www.scientiaplena.org.br Avaliação do equivalente de dose pessoal (d) em um sistema de monitoração individual externa para raios X e gama C. Santoro 1 ; J. A. Filho 1

Leia mais

Irradiador de nêutrons para calibração de detectores TLD- 600

Irradiador de nêutrons para calibração de detectores TLD- 600 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-09 Irradiador de nêutrons para calibração de detectores TLD- 600 E. B. Souto a ; M. K. Elbern a ; V. Borges b ; F. T. Van der Laan b a Pro-Rad

Leia mais

Cosme Norival Mello da Silva 1, Paulo Henrique Gonçalves Rosado 2

Cosme Norival Mello da Silva 1, Paulo Henrique Gonçalves Rosado 2 PARTICIPAÇÕES DO LNMRI EM COMPARAÇÕES INTERLABORATORIAIS NAS MEDIDAS DE KERMA NO AR E DOSE ABSORVIDA NA AGUA UTILIZANDO FEIXES DE CO-60 EM RADIOTERAPIA. Cosme Norival Mello da Silva 1, Paulo Henrique Gonçalves

Leia mais

TLD AREA MONITORING ON THE SMALL SIZE INDUSTRIAL IRRADIATOR FACILITY

TLD AREA MONITORING ON THE SMALL SIZE INDUSTRIAL IRRADIATOR FACILITY 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 TLD AREA MONITORING ON

Leia mais

Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado

Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Departamento de Engenharia Nuclear Semana de Engenharia Nuclear e Ciências das Radiações Danilo Chagas Vasconcelos Bolsista de Pós-doutorado As fontes de radiação naturais

Leia mais

Dosimetria Termoluminescente

Dosimetria Termoluminescente Instrumentação Nuclear II Dosimetria Termoluminescente Dra. Luciana Tourinho Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Mestrado Profissional em Física Médica O que é termoluminescência? Materiais

Leia mais

Palavras-chave: Comparação, Kerma no Ar, Equivalente de dose ambiente, Contaminação, radiação.

Palavras-chave: Comparação, Kerma no Ar, Equivalente de dose ambiente, Contaminação, radiação. Comparação entre o Laboratório Nacional de Metrologia das Radiações Ionizantes/IRD (Brasil) e ALEPH GROUP & ASOCIADOS (Peru) nas grandezas de Kerma no ar, H* (10) e Atividade. T. S. Cabral 1, O.F.V. Valerio

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO

PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO PLANO DE TRABALHO: RADIOBIOLOGIA E RADIOPROTEÇÃO Professor(es): Marcio Alves de Oliveira Paulo Márcio Campos de Oliveira 1. EMENTA Bases físicas que fundamentam a proteção radiológica. Fundamentos de proteção

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento :IT-IPN-1307.06.01 Revisão 02 Data 15/04/2018 Título DETECTORES DE RADIAÇÃO CALIBRADOS Classificação Ostensivo n o de páginas 04 n o

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DE UM PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DO PATIENT DOSE CALIBRATOR DE ACORDO COM A NORMA IEC 60580

APERFEIÇOAMENTO DE UM PROGRAMA DE CONTROLE DE QUALIDADE DO PATIENT DOSE CALIBRATOR DE ACORDO COM A NORMA IEC 60580 IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO USO DO DOSÍMETRO NOS PROFISSIONAIS MÉDICOS NO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA

A IMPORTÂNCIA DO USO DO DOSÍMETRO NOS PROFISSIONAIS MÉDICOS NO SERVIÇO DE HEMODINÂMICA International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR A IMPORTÂNCIA DO USO DO DOSÍMETRO NOS PROFISSIONAIS MÉDICOS NO SERVIÇO

Leia mais

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz normas incorporadas ao catálogo novembro 2015

IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz normas incorporadas ao catálogo novembro 2015 1 IPEN-CNEN/SP Biblioteca Terezine Arantes Ferraz normas incorporadas ao catálogo novembro ABNT NBR 12713 Ecotoxicologia aquática: toxicidade aguda, método de ensaio com Daphnia spp (Crustacea, Cladocera)

Leia mais

Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software

Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software Validação da primeira etapa do projeto piloto de desenvolvimento de um software para o gerenciamento da proteção radiológica dos indivíduos ocupacionalmente expostos na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Leia mais

ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DO USO DE DETECTORES SEMICONDUTORES PARA AVALIAÇÕES DOSIMÉTRICAS EM RADIOTERAPIA COM FEIXE DE ELÉTRONS.

ESTUDO DA ADEQUAÇÃO DO USO DE DETECTORES SEMICONDUTORES PARA AVALIAÇÕES DOSIMÉTRICAS EM RADIOTERAPIA COM FEIXE DE ELÉTRONS. 2007 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2007 Santos, SP, Brazil, September 30 to October 5, 2007 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-02-1 ESTUDO DA ADEQUAÇÃO

Leia mais

FREDERICO AUGUSTO ROCHA CRUZ HELIO SAMPAIO DE ASSUNÇÃO MAURÍCIO SANTOS SÁ LADY JANE LAIA NOGUEIRA FERNANDO MENDONÇA SOARES FILHO RESUMO:

FREDERICO AUGUSTO ROCHA CRUZ HELIO SAMPAIO DE ASSUNÇÃO MAURÍCIO SANTOS SÁ LADY JANE LAIA NOGUEIRA FERNANDO MENDONÇA SOARES FILHO RESUMO: NÍVEL DE REGISTRO DO SISTEMA DE DOSIMETRIA TERMOLUMINESCENTE UTILIZADO NAS USINAS NUCLEARES BRASILEIRAS PARA MONITORAÇÃO INDIVIDUAL DE CORPO INTEIRO: TESTES E ABORDAGEM PRÁTICA. RESUMO: FREDERICO AUGUSTO

Leia mais

Caracterização de espectros neutrônicos com fontes de 238 PuBe, 241 AmBe e 252 Cf moderados em água.

Caracterização de espectros neutrônicos com fontes de 238 PuBe, 241 AmBe e 252 Cf moderados em água. Caracterização de espectros neutrônicos com fontes de 238 PuBe, 241 AmBe e 252 Cf moderados em água. Characterization of neutronics spectra with sources of 238 PuBe, 241 AmBe and 252 Cf moderated in water.

Leia mais

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO

APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO Revista Brasileira de Física Médica, Volume 1, Número 1, 2005 Artigo Original APLICAÇÃO DE METODOLOGIA DE TESTES DE DESEMPENHO DE MONITORES PORTÁTEIS DE RADIAÇÃO V. Vivolo e L. V. E. Caldas Instituto de

Leia mais

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária?

Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Como reduzir as doses de radiação em nossa prática diária? Esmeralci Ferreira Prof. Adjunto Disciplina de Cardiologia UERJ & UNIGRANRIO Coordenador Setor de Hemodinâmica do HC Mario Leoni Coordenador Setor

Leia mais

Avaliação dos valores de taxa de kerma no ar dos sistemas de radiação X utilizados na calibração de instrumentos de medida em radiodiagnóstico

Avaliação dos valores de taxa de kerma no ar dos sistemas de radiação X utilizados na calibração de instrumentos de medida em radiodiagnóstico 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 Avaliação dos valores de

Leia mais

Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro

Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro Projeto DRIEAB Dosimetria da Radiação Ionizante no Espaço o Aéreo A Brasileiro II Workshop sobre Efeitos das Radiações Ionizantes em Componentes Eletrônicos e Fotônicos de uso Aeroespacial M.Sc. Claudio

Leia mais

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica

A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-07 A importância do uso do dosímetro nos profissionais médicos no serviço de hemodinâmica Francisca A. de Melo¹, ², Carla V. da Silva³, Décio

Leia mais

Exposição Ocupacional em Intervencionismo: Problemas e Soluções. Bárbara Rodrigues

Exposição Ocupacional em Intervencionismo: Problemas e Soluções. Bárbara Rodrigues Exposição Ocupacional em Intervencionismo: Problemas e Soluções Bárbara Rodrigues Radiologia Intervencionista A RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA (RI) é uma especialidade que possibilita uma avaliação dinâmica

Leia mais

Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração

Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-10 Teste de aceite de um activímetro a ser usado como referência na implantação de uma nova metodologia de calibração E. L. Corrêa a ; L. T.

Leia mais

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS

NOÇÕES BÁSICAS DAS NORMAS E REGULAMENTOS O PAPEL DA LEGISLAÇÃO Imposição de Regras - Benefício referente à prática de determinada atividade. ORGANISMOS INTERNACIONAIS Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) - Elaborar recomendações

Leia mais

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010

Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 03-1A (2015) 01-14 Verificação do uso de dosímetros individuais em serviço de medicina nuclear de Pernambuco nos anos de 2002 a 2010 Renata Farias de Lira a,

Leia mais

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS

DOSÍMETROS 1. FILMES FOTOGRÁFICOS DOSÍMETROS Os dosímetros integradores são instrumentos que indicam a exposição ou a dose absorvido a que um indivíduo foi submetido. Características ideais para um bom desempenho de um dosímetro integrador

Leia mais

Caracterização de dosímetros de Al2O3:C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL

Caracterização de dosímetros de Al2O3:C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL BJRS BRAZILIAN JOURNAL OF RADIATION SCIENCES 05-03-A (2017) 01-13 Caracterização de dosímetros de Al2O3:C para dosimetria de fótons utilizando a técnica OSL D. Villani a ; S. B. Almeida a ; L. L. Campos

Leia mais

COMPARAÇÃO ENTRE MEDIÇÕES (TL E LOE) NUMA SIMULAÇÃO DE OPERAÇÃO DE CALIBRAÇÃO DE APLICADORES CLÍNICOS

COMPARAÇÃO ENTRE MEDIÇÕES (TL E LOE) NUMA SIMULAÇÃO DE OPERAÇÃO DE CALIBRAÇÃO DE APLICADORES CLÍNICOS COMPARAÇÃO ENTRE MEDIÇÕES (TL E LOE) NUMA SIMULAÇÃO DE OPERAÇÃO DE CALIBRAÇÃO DE APLICADORES CLÍNICOS Patrícia L. Antonio 1, Teresa C. N. O. Pinto 1,2, Linda V. E. Caldas 1 1 Instituto de Pesquisas Energéticas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DE DOSE EM CAMPO MISTO DE RADIAÇÃO UTILIZANDO DOSÍMETROS TERMOLUMINESCENTES NA INSTALAÇÃO PARA ESTUDOS EM BNCT

CARACTERIZAÇÃO DE DOSE EM CAMPO MISTO DE RADIAÇÃO UTILIZANDO DOSÍMETROS TERMOLUMINESCENTES NA INSTALAÇÃO PARA ESTUDOS EM BNCT 2009 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2009 Rio de Janeiro,RJ, Brazil, September27 to October 2, 2009 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 978-85-99141-03-8 CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

ANÁLISE DAS DOSES OCUPACIONAIS EXTERNAS EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA: BRASIL A 2010

ANÁLISE DAS DOSES OCUPACIONAIS EXTERNAS EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA: BRASIL A 2010 IX Latin American IRPA Regional Congress on Radiation Protection and Safety - IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April 15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR ANÁLISE DAS DOSES

Leia mais

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro

Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro Análise da dose de entrada na pele em mamografia no Norte do Rio Grande do Sul e Região Metropolitana do Rio de Janeiro M.R.A.Albrecht 1,4, L.G. P. Filho 2,5, C.H.S. Souza 1,3, G. Feldmann 4, C.M.L. Padilha

Leia mais

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE

Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Capacitação dos Indivíduos Ocupacionalmente Expostos - IOE Por: Luciano Santa Rita Oliveira Mestre em Radioproteção e Dosimetria Tecnólogo em Radiologia Sumário Definição de IOE Proteção Radiológica Áreas

Leia mais

Construção de Monitores de Pulso para Dosimetria de Extremidades. Superiores em Medicina Nuclear

Construção de Monitores de Pulso para Dosimetria de Extremidades. Superiores em Medicina Nuclear SCIENTIA PLENA VOL. 1, NUM. 5 2005 www.scientiaplena.org.br Construção de Monitores de Pulso para Dosimetria de Extremidades Superiores em Medicina Nuclear (Construction of Pulse Badge for Upper Extremities

Leia mais

Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação

Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação UFPE GDOIN - DEN/UFPE LPR - DEN/UFPE Padronização Metrológica e Calibração de Monitores de Área e Contaminação Metrologia 2016 Rio de Janeiro, 21 de novembro de 2016 Qualidade Melhoria da eficiência e

Leia mais

Monitoração de Área em Instalações de Baixo Risco

Monitoração de Área em Instalações de Baixo Risco XXIV Reunión Anual de la SMSR y XVII Congreso Anual de la SNM/XXIV SMSR Annual Meeting XVII Annual SNM Congress Acapulco México, del 3 al 8 de Septiembre 2006/ Acapulco Mexico, September 3-8., 2006 Monitoração

Leia mais

Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO 4 :Dy

Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO 4 :Dy Avaliação da substituição de placas de PMMA por PLA impresso 3D na resposta TL do CaSO 4 :Dy Shirlane Barbosa de Almeida 1, Caio César Santos Valeriano 1, Letícia Lucente Campos 1 1 Gerência de Metrologia

Leia mais

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca.

Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. Análise Dosimétrica dos Profissionais de Radiologia Atuantes em um Hospital Privado Carioca. BEATRIZ RODRIGUES FERNANDES PEDERSANE¹; JAQUELINE DE OLIVEIRA SIMPLICIO¹; LUAN BERNARDO DA SILVA CONCEIÇÃO¹;

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE UMA MATRIZ RESPOSTA PARA O ESPECTRÔMETRO DE MULTIESFERAS DE BONNER

DETERMINAÇÃO DE UMA MATRIZ RESPOSTA PARA O ESPECTRÔMETRO DE MULTIESFERAS DE BONNER 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 DETERMINAÇÃO DE UMA MATRIZ

Leia mais

CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR

CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA INSTALAÇÕES DE RADIOTERAPIA POR RAIOS X COM AUXÍLIO DE COMPUTADOR 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 CÁLCULO DE BLINDAGEM PARA

Leia mais

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente.

E responsabilidade do operador assegurar o uso de proteção máxima para si e para o paciente. AULA 1 Proteção Radiológica INTRODUÇÃO A Radiologia e uma especialidade difícil e perigosa que exclui toda improvisação. E imperativo que somente a pessoas com relevantes conhecimentos técnicos em radiologia

Leia mais

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva

Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga. Professora Edna Carla da Silva Procedimento para Avaliação da Radiação de Fuga Professora Edna Carla da Silva Somente profissionais cadastrados pela Vigilância Sanitária possuem a capacidade técnica reconhecida para executar e analisar

Leia mais

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOSIMÉTRICAS DE AREIA PROVENIENTE DE DESCALVADO

ESTUDO DAS PROPRIEDADES DOSIMÉTRICAS DE AREIA PROVENIENTE DE DESCALVADO 2005 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 2005 Santos, SP, Brazil, August 28 to September 2, 2005 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR - ABEN ISBN: 85-99141-01-5 ESTUDO DAS PROPRIEDADES

Leia mais

DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES*

DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES* Artigo Original Silva MP et al. VERIFICAÇÃO DO FATOR DE CALIBRAÇÃO E INDICADOR DA QUALIDADE DO FEIXE DE ACELERADORES LINEARES* Maria da Penha Silva 1, Helvécio Correa Mota 2, Carlos Eduardo V. de Almeida

Leia mais

Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes (TLD-100) para dosimetria em radioterapia.

Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes (TLD-100) para dosimetria em radioterapia. 27 International Nuclear Atlantic Conference - INAC 27 Santos, SP, Brazil, September 29 to October 5, 27 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENERGIA NUCLEAR ABEN Metodologia para caracterização de dosímetros termoluminescentes

Leia mais

REDE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA SIBRATEC

REDE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA SIBRATEC REDE RADIOPROTEÇÃO E DOSIMETRIA SIBRATEC Coordenador: Paulo Cunha Núcleo de coordenação: Profa. Helen Khoury DEN/UFPE Dra Linda Caldas IPEN/CNEN MSc Evandro Pires LCR/ UERJ MSc Thessa Alonso CDTN/CNEN

Leia mais

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR

APLICAÇÃO DE MONITORES PORTÁTEIS PARA MONITORAÇÃO INTERNA EM MEDICINA NUCLEAR X Congreso Regional Latinoamericano IRPA de Protección y Seguridad Radiológica Radioprotección: Nuevos Desafíos para un Mundo en Evolución Buenos Aires, 12 al 17 de abril, 2015 SOCIEDAD ARGENTINA DE RADIOPROTECCIÓN

Leia mais

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO DE RADIOFÁRMACOS NA MEDIÇÃO DA ATIVIDADE

ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO DE RADIOFÁRMACOS NA MEDIÇÃO DA ATIVIDADE International Joint Conference RADIO 2014 Gramado, RS, Brazil, Augustl 26-29, 2014 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO INVÓLUCRO PROTETOR DE CONTAMINAÇÃO NO FRASCO

Leia mais

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO

GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Prof. André L. C. Conceição DAFIS GRANDEZAS DE RADIOPROTEÇÃO Os raios X foram descobertos por Roentgen em 1895 e a radioatividade por Becquerel em 1896. Iniciou-se, assim, o

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO PLANAS UTILIZADAS COMO CÂMARAS MONITORAS EM FEIXES DE RADIODIAGÓSTICO

CONTROLE DE QUALIDADE DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO PLANAS UTILIZADAS COMO CÂMARAS MONITORAS EM FEIXES DE RADIODIAGÓSTICO Revista Brasileira de Física Médica, Volume 1, Número 1, 2005 Comunicação Técnica CONTROLE DE QUALIDADE DE CÂMARAS DE IONIZAÇÃO PLANAS UTILIZADAS COMO CÂMARAS MONITORAS EM FEIXES DE RADIODIAGÓSTICO J.

Leia mais

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO DE KERMA NO AR PARA O EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL, Hp(d), E FATORES DE RETROESPALHAMENTO EM

DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO DE KERMA NO AR PARA O EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL, Hp(d), E FATORES DE RETROESPALHAMENTO EM DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DOS COEFICIENTES DE CONVERSÃO DE KERMA NO AR PARA O EQUIVALENTE DE DOSE PESSOAL, Hp(d), E FATORES DE RETROESPALHAMENTO EM FEIXES DE RAIOS-X DIAGNÓSTICO. Paulo Henrique Gonçalves

Leia mais

Investigação das doses ocupacionais da equipe médica em procedimentos hemodinâmicos

Investigação das doses ocupacionais da equipe médica em procedimentos hemodinâmicos UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG ESCOLA DE ENGENHARIA Investigação das doses ocupacionais da equipe médica em procedimentos hemodinâmicos Autora: Thêssa Cristina Alonso Orientador: Dr. Teógenes

Leia mais

MÉTODO SIMPLIFICADO DE DETERMINAÇÃO DE ENERGIA EFETIVA DE FEIXES DE RADlAçÃQ-X. por

MÉTODO SIMPLIFICADO DE DETERMINAÇÃO DE ENERGIA EFETIVA DE FEIXES DE RADlAçÃQ-X. por RBE. VOL. 7 N. 11990 MÉTODO SIMPLIFICADO DE DETERMINAÇÃO DE ENERGIA EFETIVA DE FEIXES DE RADlAçÃQ-X por M.P.P. ALBUQUERQUE & L V.E. CALDAS RESUMO - Foi verificada a possibilidade de aplicação do método

Leia mais

Effective dose evaluationofheadandabdomen CT exams in adultpatientsatthe Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP (INRAD/FM/USP)

Effective dose evaluationofheadandabdomen CT exams in adultpatientsatthe Instituto de Radiologia da Faculdade de Medicina da USP (INRAD/FM/USP) IX Latin American IRPA Regional Congresson Radiation Protection and Safety- IRPA 2013 Rio de Janeiro, RJ, Brazil, April15-19, 2013 SOCIEDADE BRASILEIRA DE PROTEÇÃO RADIOLÓGICA - SBPR Estimativa de dose

Leia mais

Comparação entre métodos de calibração de câmaras de ionização tipo lápis na grandeza P KL

Comparação entre métodos de calibração de câmaras de ionização tipo lápis na grandeza P KL Comparação entre métodos de calibração de câmaras de ionização tipo lápis na grandeza P KL Macedo, EM 1, Pereira, LCS 1, Ferreira, MJ 1, Navarro, VCC 1, Garcia, IFM 1, Pires, EJ 1, Navarro, MVT 1 1 Laboratório

Leia mais

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica

Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica IV Curso de Radioproteção - HUAP Fundamentos Básicos de Proteção Radiológica Thaiana Cordeiro Física Médica FM 0312 PRINCÍPIOS BÁSICOS DE RADIOPROTEÇÃO FILOSOFIA DA PROTEÇÃO RADIOLÓGICA Proteção dos indivíduos,

Leia mais

Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia.

Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia. Calibração de câmaras utilizadas em radiodiagnóstico para feixes de raios-x de baixa energia. R.S. Cardoso 1, F. Bossio 1, J.G.P. Peixoto 1 1 Instituto de Radioproteção e Dosimetria-IRD E-mail: ricardo@ird.gov.br

Leia mais