EXPERIMENTO V DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA E DO PERÍODO PARA O OSCILADOR MASSA MOLA NA HORIZONTAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EXPERIMENTO V DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA E DO PERÍODO PARA O OSCILADOR MASSA MOLA NA HORIZONTAL"

Transcrição

1 EXPERIMENTO V DETERMINAÇÃO DA CONSTANTE ELÁSTICA E DO PERÍODO PARA O OSCILADOR MASSA MOLA NA HORIZONTAL Introdução Oscilações Estamos cercados por fenômenos que se repetem. Existem lustres que se balançam, barcos ancorados que oscilam e os pistões que executam um movimento alternado no motor de um carro. Existem oscilações na corda de um violino, na membrana de um tambor, nos sinos, no diafragma de um telefone ou de um microfone e no cristal de quartzo de um relógio de pulso eletrônico. Menos evidentes são as oscilações das moléculas de ar que transmitem o som, as vibrações dos átomos de um sólido que transportam o calor e as vibrações dos elétrons nas antenas dos transmissores de rádios e TV. As oscilações não se restringem apenas a objetos materiais, tais como cordas de violino ou elétrons. A luz, bem como todas as demais ondas eletromagnéticas, desde ondas longas de rádio até os raios gama, são vibrações elétricas e magnéticas. As oscilações existentes no mundo real são normalmente amortecidas, ou seja, desaparecem gradualmente, transformando a energia mecânica em energia térmica, em virtude do atrito. Embora não seja possível eliminar completamente o atrito em sistemas oscilantes, podemos alimentar o sistema com uma fonte de energia externa para compensar a energia que é perdida pelo atrito. Movimento harmônico simples A figura 2 indica uma sequência de instantâneos de um sistema oscilante típico: uma partícula que se move periodicamente para frente e para trás em torno da origem, ao longo do eixo x.

2 A letra grega indica a frequência da oscilação e é dada em Hertz (Hz). 1 Hertz = 1 oscilação por segundo = 1 s -1 (1). O período T do movimento é o tempo necessário para completar uma oscilação, ou seja, = (2) Qualquer movimento que se repete em intervalos regulares denomina-se movimento harmônico. Estamos interessados aqui em movimentos que se repetem de forma particular, ou seja, descreveremos os movimentos em que deslocamentos das partículas variam em função do tempo de acordo com a seguinte relação = cos + (deslocamento), (3) onde, e são constantes. Este movimento harmônico particular denomina-se movimento harmônico simples (MHS). A figura 3a mostra um MHS descrito matematicamente pela equação (3).

3 A quantidade é uma constante positiva denominada amplitude do movimento, sendo que o índice m utilizado significa valor máximo. O valor de depende das condições iniciais do movimento. A função co-seno, indicada na eq. 3, varia entre os limites ±1, de modo que o deslocamento x(t) varia entre os limites ±, conforme é indicado na figura 2 e na figura 3a. A quantidade dependente do tempo + ), na eq. 3, fornece a fase total do movimento e a constante denomina-se constante de fase ou ângulo de fase. O valor de depende também das condições iniciais do movimento. Em particular, o valor de e o valor são determinados pelo deslocamento e pela velocidade da partícula para t=o. No gráfico de x(t) indicado na fig. 3a, o ângulo na fase é igual a zero. Falta interpretar a constante. O deslocamento x(t) retorna a um valor inicial depois de um período T, ou seja, x(t) é sempre igual a x(t + T). para simplificar nossa análise, vamos considerar =0 na eq. 3. Desta equação obtemos cos = cos +. A função co-seno repete-se pela primeira vez quando o ângulo aumenta de 2 radianos, logo, +2 = + ou 2 = Logo (veja eq. 2),

4 = =2 (4) A grandeza denomina-se frequência angular do movimento e é dada em radiano por segundo (rad/s). A fig. 4 compara o deslocamento x(t) de dois movimentos harmônicos simples em três situações diferentes, mostrando como as amplitudes, os períodos e os ângulos de fase diferem em cada caso. MHS Cálculo da Velocidade Derivando a eq. (3) em relação ao tempo, podemos obter a velocidade de uma partícula que executa um movimento harmônico simples. Assim, ou = = cos + = sin + (velocidade), (5) A figura 3b é um gráfico da eq. (5) que mostra para o caso =0. A quantidade positiva da eq. (5) é a amplitude da velocidade, ou seja, a velocidade da partícula oscilante varia entre os limites ±, como a fig. 3b indica. Note nesta figura que as fases da velocidade e do deslocamento diferem de Quando o módulo do deslocamento é máximo, o que ocorre nos extremos do movimento, a velocidade é

5 mínima, sendo nula. Por outro lado, quando o deslocamento se anula, no ponto central do movimento, a velocidade atinge seu módulo máximo. MHS Cálculo da Aceleração Conhecida a velocidade v(t) de um movimento harmônico simples, podemos achar a aceleração da partícula oscilante através de uma derivação. Assim, derivando a equação da velocidade em relação ao tempo, eq. 5, temos: = cos + (aceleração), (6) A fig. 3c é um gráfico da eq. (6) para o caso =0. A quantidade positiva da eq. (6) fornece a amplitude da aceleração, ou seja, a aceleração as partícula varia entre os limites ±, conforme indicado na fig. 3c. Combinando a eq. (3) com a eq. (6), resulta =, 7 que nos mostra que, num movimento harmônico simples, a aceleração é proporcional ao deslocamento mas possui sinal contrário. Ou seja, quando o deslocamento alcança seu maior valor positivo, a aceleração assume seu maior valor negativo e vice-versa. Quando o deslocamento se anula, a aceleração também se anula. Movimento harmônico simples: A Lei da Força Conhecida a aceleração de uma partícula, podemos aplicar a Segunda Lei de Newton com a eq. (7), obtemos, para o movimento harmônico simples: = = (8) Este resultado, uma força proporcional ao deslocamento mas com sinal contrário, trata-se da Lei de Hooke, = (Lei de Hooke), (9) para uma mola. Designando por k a constante efetiva da mola, temos, = (10) Na realidade podemos considerar a eq. (9) como uma definição alternativa de movimento harmônico simples, afirmando que: o movimento harmônico simples é um movimento executado por uma partícula de massa m submetida a uma força que é proporcional ao deslocamento da partícula, porém de sentido contrário.

6 O sistema massa-mola indicado na fig. (5) constitui um oscilador harmônico simples linear (ou oscilador linear), sendo que sua frequência angular está relacionada com a constante da mola, k, e com a massa m do bloco pela eq (10), ou seja, = (frequência angular). (11) Combinando a eq. 4 com a eq. 11, podemos escrever a seguinte expressão para o período do oscilador linear da fig. 5: =2 (período). (12) As eq. 11 e 12 informam que, como era de se esperar por razões físicas, uma frequência angular grande e, portanto, um período pequeno, correspondem a uma mola dura (elevado valor de k) e a um bloco leve (massa m pequena). Todo o sistema oscilante, que seja o oscilador linear da fig. 5, um trampolim ou uma corda de violino, possui em elemento de inércia e um elemento de restituição. No oscilador linear, estes elementos estão localizados em partes separadas do sistema, sendo a restituição totalmente concentrada na mola (suposta massa) e a inércia totalmente concentrada no bloco (suposto rígido). Contudo, numa corda de violino, estas duas propriedades coexistem ao longo de toda a corda. Exemplo de exercício: Um bloco de massa m = 680 g está preso a uma certa mola cuja constante elástica é k = 65 N/m. O bloco é deslocado até uma distância x = 11 cm a partir da sua posição de equilíbrio e a seguir largado do repouso. (a) Calcule a força exercida pela mola sobre o bloco imediatamente antes de ele ser largado. Pela Lei de Hooke, = = 65 0,11 = 7,2. (b) Determine a frequência angular, a frequência e os períodos de oscilações.

7 Pela eq. 11 temos, = / =, =9,78. A frequência decorre da eq. 4, ou seja, = =, E o período é dado por = =, =0,64 =640. (c) Qual é a amplitude das oscilações? =1,56, O bloco partiu do repouso. Quando ele oscila, não pode ir mais longe de sua posição de equilíbrio do que no seu deslocamento inicial sem violar o princípio da conservação de energia. Portanto: x m = 11 cm. (d) Qual é a velocidade máxima do bloco que oscila? Pela eq. 5, vemos que a amplitude da velocidade é dada por = = 9,78 0,11 =1,1. Esta velocidade máxima ocorre quando o bloco oscilante está passando pela origem. (e) Qual é o módulo da aceleração máxima do bloco? Pela eq. 6, vemos que a amplitude da aceleração é = = 9,78 0,11 =11 / Esta aceleração máxima ocorre quando o bloco está numa das extremidades de sua trajetória; nestes pontos, a força que atua sobre o bloco atinge seu valor máximo. (veja figura 3c). (f) Calcule o angula de fase desse movimento. Para t=0, o momento em que o bloco é largado, =, e a velocidade do bloco é nula. Usando estas condições iniciais, como são chamadas, nas eqs. 5 e 3, obtemos 1=cos e 0=sin, respectivamente. O menor ângulo que satisfaz a estas duas exigências é =0. Pré-relatório 1) Faça uma revisão sobre o movimento harmônico simples e a vibração de um sistema massa-mola utilizando o texto de apoio sobre Oscilações, e responda os seguintes itens: Defina movimento harmônico simples (MHS), e mostre sua expressão matemática. Calcule a velocidade do MHS. Calcule a aceleração do MHS.

8 Apresente a relação entre período e frequência no MHS. Demonstre a relação entre frequência angular e período e frequência no MHS. Comente a Lei de Hooke e defina a constante elástica da mola. Apresente a frequência angular do sistema massa-mola. Mostre a relação entre período e frequência angular do sistema massa-mola. 2) Resolva o seguinte problema: Um bloco de massa m = 400g está preso a uma certa mola cuja constante elástica é k = 100N/m o bloco é deslocado até uma distância de 0,10m a partir de sua posição inicial. Calcule a força exercida sobre o bloco antes de este ser solto. Determine a frequência angular, o período e a frequência das oscilações. Qual é a amplitude das oscilações? Calcule a velocidade máxima do sistema. Calcule o módulo da aceleração máxima do sistema. ROTEIRO PARA A REALIZAÇÃO DO EXPERIMENTO Determinação da constante elástica para oscilador massa-mola na horizontal Material necessário 01 trilho 120 cm; 01 cronômetro digital multifunções com fonte DC 12 V; 01 sensor fotoelétrico com suporte fixador (S 1 ); 01 fixador de eletroímã com manípulo; 01 Y de final de curso com roldana raiada; 01 suporte para massas aferidas 9 g; 01 massa aferida 10 g com furo central de 2,5 mm; 02 massas aferidas 20 g com furo central de 2,5 mm; 01 massa aferida 10 g com furo central de 5 mm; 02 massas aferidas 20 g com furo central de 5 mm; 01 unidade de fluxo de ar; 01 cabo de força tripolar 1,5 m; 01 mangueira aspirador 1,5 ; 01 carrinho para trilho cor azul; 01 pino para carrinho para interrupção de sensor; 03 porcas borboletas;

9 07 arruelas lisas; 04 manípulos de latão 13 mm; 01 pino para carrinho com gancho; 01 pino para carrinho com pitão; 01 mola para MHS; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme a foto. 2. Ligar o fluxo de ar para que o carrinho fique suspenso. 3. Pendurar na ponta da linha uma massa de 59 g, massa utilizada para provocar na mola uma pequena deformação. 4. Medir o comprimento da mola e anotar na tabela L 0 (m). Utilizamos o pino central o carrinho como referência. 5. Acrescentar um peso de 0,200 N na extremidade do barbante e medir o novo comprimento da mola L f (m) e anotar o valor na tabela abaixo. Força (N) L 0 (m) L f (m) L (m) K (N/m) 0,200 0,400 0,600 0,800 1, Acrescentar novos pesos e repetir os procedimentos acima para completar a tabela abaixo. Força (N) L 0 (m) L f (m) L (m) K (N/m) 0,200 0,400 0,600

10 0,800 1, Calcular a deformação da mola L (m). 8. Calcular a constante elástica da mola K (N/m). = 9. Construir o gráfico F = f( ) (força em função da deformação). Qual a sua forma? X (m) t 2 m (s 2 ) 10. Determinar o coeficiente angular A. A = 11. Qual é o significado físico do coeficiente angular? 12. Encontrar a relação de proporcionalidade entre as grandezas força (F) e massa (m) 13. Enuncie a Lei de Hooke. Determinação do período para oscilador massa-mola na horizontal Material necessário 01 trilho 120 cm; 01 cronômetro digital multifunções com fonte DC 12 V; 02 sensores fotoelétricos com suporte fixador (S 1 e S 2 ); 01 fixador de eletroímã com manípulo;

11 01 Y de final de curso com roldana raiada; 01 suporte para massas aferidas 9 g; 01 massa aferida 10 g com furo central de 2,5 mm; 02 massas aferidas 20 g com furo central de 2,5 mm; 01 unidade de fluxo de ar; 01 cabo de força tripolar 1,5 m; 01 mangueira aspirador 1,5 ; 01 pino para carrinho com fixador para eletroímã; 01 carrinho para trilho cor azul; 01 pino para carrinho para interrupção de sensor; 03 porcas borboletas; 07 arruelas lisas; 04 manípulos de latão 13 mm; 01 pino para carrinho com gancho; 01 pino para carrinho com pitão; 01 mola para MHS; Procedimentos 1. Montar o equipamento conforme a foto. 2. Ligar o fluxo de ar para que o carrinho fique suspenso. 3. Pendurar na ponta da linha um peso de 0,680 N (massa suspensa). 4. Determinar a massa do conjunto oscilador (carrinho completo e massa suspensa). M = Kg 5. Colocar o Sensor na posição de equilíbrio, ligar o cronômetro e selecionar a medida F5. 6. Afastar o carrinho da posição de equilíbrio no máximo 10 cm (amplitude A).

12 7. Liberar o sistema e medir o intervalo e tempo para uma oscilação completa (período T). 8. Repetir o passo anterior três vezes e anotar na tabela o valor médio do período (T exp ). 9. Acrescentar 40 g de carga no carrinho (20 g de cada lado) e repetir os procedimentos anteriores. 10. Acrescentar, sucessivamente, massas no carrinho e completar a tabela. Constante da mola K = 4,20 N/m Massa oscilante m (kg) Período Experimental Quadrado do Período T exp (S) Experimental T 2 exp (S 2 ) 11. Construir o gráfico T exp = f(m) (período em função da massa). Qual é a sua forma? X (m) t m 2 (s 2 ) 12. Construir o gráfico T exp 2 = f(m) (período experimental ao quadrado em função da massa). Qual é a sua forma?

13 X (m) t m 2 (s 2 ) 13. Calcular o coeficiente angular do gráfico acima. A = 14. Calcular o valor numérico indicado abaixo. = onde K = 4,20 N/m e = 3, Considerando a tolerância de erro de 5%, pode-se comparar A com? 16. Encontrar a relação de proporcionalidade entre o período (T) e a massa (m). 17. Escrever a fórmula que permite calcular o período de oscilação. T cal = 18. Calcular o período de oscilação T cal. Massa oscilante m (kg) Constante de elasticidade K (N/m) Período calculado T cal (S) 19. Considerando a tolerância de erro de 5%, pode-se afirmar que o período de oscilação medido é igual ao período de oscilação calculado?

EXPERIMENTO III SEGUNDA LEI DE NEWTON

EXPERIMENTO III SEGUNDA LEI DE NEWTON EXPERIMENTO III SEGUNDA LEI DE NEWTON Esse experimento será divido em duas etapas. A primeira consiste em realizar o experimento com a massa total constante e a segunda consiste em realizar o experimento

Leia mais

EXPERIMENTO IV COLISÕES

EXPERIMENTO IV COLISÕES EXPERIMENTO IV COLISÕES Introdução Nesta experiência estudaremos colisões unidimensionais entre dois carrinhos sobre o trilho de ar. Com este arranjo experimental, um colchão de ar gerado entre a superfície

Leia mais

EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO.

EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO. EXPERIMENTO II MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME E MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORMEMENTE VARIADO. Este experimento consiste em duas etapas. A primeira é a realização do Movimento Retilíneo Uniforme. A segunda é

Leia mais

Física Geral e Experimental III

Física Geral e Experimental III Física Geral e Experimental III Oscilações Nosso mundo está repleto de oscilações, nas quais os objetos se movem repetidamente de um lado para outro. Eis alguns exemplos: - quando um taco rebate uma bola

Leia mais

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES

UNIDADE 15 OSCILAÇÕES UNIDADE 15 OSCILAÇÕES 557 AULA 40 OSCILAÇÕES OBJETIVOS: - DEFINIR O CONCEITO DE OSCILAÇÃO; - CONHECER AS GRANDEZAS QUE DESCREVEM O MOVIMENTO. 40.1 Introdução: Há, na Natureza, um tipo de movimento muito

Leia mais

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas

Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA. Oscilações. Prof. Luis Armas Universidade Federal do Pampa UNIPAMPA Oscilações Prof. Luis Armas Que é uma oscilação? Qual é a importância de estudar oscilações? SUMARIO Movimentos oscilatórios periódicos Movimento harmônico simples

Leia mais

Exercício 1. Exercício 2.

Exercício 1. Exercício 2. Exercício 1. Em um barbeador elétrico, a lâmina se move para frente e para trás ao longo de uma distância de 2,0 mm em movimento harmônico simples, com frequência de 120 Hz. Encontre: (a) a amplitude,

Leia mais

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES

Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FÍSICA E MATEMÁTICA Departamento de Física Disciplina: Física Básica II Lista de Exercícios - OSCILAÇÕES Perguntas: 1. O gráfico da figura 1 mostra a aceleração

Leia mais

O Sistema Massa-Mola

O Sistema Massa-Mola O Sistema Massa-Mola 1 O sistema massa mola, como vimos, é um exemplo de sistema oscilante que descreve um MHS. Como sabemos (aplicando a Segunda Lei de Newton) temos que F = ma Como sabemos, no caso massa-mola

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2)

LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) LISTA DE EXERCÍCIOS - MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (MHS) (versão 2014/2) A CINEMÁTICA NO MHS 1.1.- (HALLIDAY, 4ª EDIÇÃO, CAP. 14, 1E) Um objeto sujeito a um movimento harmônico simples leva 0,25 s para

Leia mais

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um

As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um As Oscilações estão presentes no nosso dia a dia como o vento que balança uma linha de transmissão elétrica, as vibrações da membrana de um alto-falante, ou de um instrumento de percussão. Um terremoto

Leia mais

MOVIMENTO OSCILATÓRIO

MOVIMENTO OSCILATÓRIO MOVIMENTO OSCILATÓRIO 1.0 Noções da Teoria da Elasticidade A tensão é o quociente da força sobre a área aplicada (N/m²): As tensões normais são tensões cuja força é perpendicular à área. São as tensões

Leia mais

Movimento Harmônico Simples e Amortecido

Movimento Harmônico Simples e Amortecido Movimento Harmônico Simples e Amortecido INTRODUÇÃO Ana Arruda, Caio Monteiro, Lineu Parra, Vitor Rocha Professor: Marcelo Reyes, CMCC Campus Santo André Resumo O estudo dos Movimentos Harmônicos permite

Leia mais

(Versão 2014/2) (b) (d)

(Versão 2014/2) (b) (d) MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES (Versão 2014/2) 1. INTRODUÇÃO Um dos movimentos mais importantes que observamos na natureza é o movimento oscilatório. Chamado também movimento periódico ou vibracional. Em

Leia mais

1. Movimento Harmônico Simples

1. Movimento Harmônico Simples Física Oscilações 1. Movimento Harmônico Simples Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante elástica K que realiza oscilações em torno de seu ponto

Leia mais

ROTEIRO PARA PROVA DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA

ROTEIRO PARA PROVA DE TÉCNICO DE LABORATÓRIO DE FÍSICA Atividade 1: (máximo de 100 pontos) A) Montagem do Equipamento (20 pontos): nessa etapa será avaliado a montagem do kit experimental de acordo com os procedimentos experimentais abaixo; B) Execução do

Leia mais

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros

Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Universidade Federal Rural do Semi Árido UFERSA Pro Reitoria de Graduação PROGRAD Disciplina: Física II Professora: Subênia Medeiros Movimento Periódico O movimento é um dos fenômenos mais fundamentais

Leia mais

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula

Física II Ondas, Fluidos e Termodinâmica USP Prof. Antônio Roque Aula Aula 3 010 Movimento Harmônico Simples: Exemplos O protótipo físico do movimento harmônico simples (MHS) visto nas aulas passadas um corpo de massa m preso a uma mola executando vibrações de pequenas amplitudes

Leia mais

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T.

Física 2 - Movimentos Oscilatórios. Em um ciclo da função seno ou cosseno, temos que são percorridos 2π rad em um período, ou seja, em T. Física 2 - Movimentos Oscilatórios Halliday Cap.15, Tipler Cap.14 Movimento Harmônico Simples O que caracteriza este movimento é a periodicidade do mesmo, ou seja, o fato de que de tempos em tempos o movimento

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS. Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Departamento de Matemática e Física Coordenador da Área de Física Disciplina: Física Geral e Experimental II (MAF 2202) L I S T A I Capítulo 16 Oscilações 1. Um oscilador

Leia mais

Experimento: Determinação da constante elástica de uma mola

Experimento: Determinação da constante elástica de uma mola Física Mecânica Roteiros de Experiências 54 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Determinação da constante elástica de uma mola Turma: Data: : Nota: Participantes Nome RA Introdução

Leia mais

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão):

Oscilações. Movimento Harmônico Simples. Guia de Estudo (Formato para Impressão): Page 1 of 6 Oscilações Guia de Estudo (Formato para Impressão): Após o estudo deste tópico você deve: Entender os conceitos de Frequência, Período, Amplitude e Constante de Fase; Conhecer e saber resolver

Leia mais

UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica. Turma: Data: : Nota: Participantes. z = Y w

UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica. Turma: Data: : Nota: Participantes. z = Y w Física Mecânica Roteiros de Experiências 39 UNIMONTE, Engenharia Laboratório de Física Mecânica Experimento: Segunda Lei de Newton relação entre força, massa e aceleração Turma: Data: : Nota: Participantes

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 1

LISTA DE EXERCÍCIOS 1 LISTA DE EXERCÍCIOS Esta lista trata de vários conceitos associados ao movimento harmônico simples (MHS). Tais conceitos são abordados no capítulo 3 do livro-texto: Moysés Nussenzveig, Curso de Física

Leia mais

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples

Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples Tópico 8. Aula Prática: Pêndulo Simples 1. INTRODUÇÃO Um pêndulo é um sistema composto por uma massa acoplada a um pivô que permite sua movimentação livremente. A massa fica sujeita à força restauradora

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I INFORMAÇÕES GERAIS Prof. Bruno Farias Arquivo em anexo Conteúdo Programático Bibliografia

Leia mais

Lista 12: Oscilações NOME:

Lista 12: Oscilações NOME: Lista 12: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

Movimento periódico é um movimento que um objecto repete com regularidade. O objecto regressa à posição inicial depois de um intervalo de tempo.

Movimento periódico é um movimento que um objecto repete com regularidade. O objecto regressa à posição inicial depois de um intervalo de tempo. Física 12.º Ano MOVIMENTOS OSCILATÓRIOS ADAPTADO DE SERWAY & JEWETT POR MARÍLIA PERES 2013 Movimento Periódico 2 Movimento periódico é um movimento que um objecto repete com regularidade. O objecto regressa

Leia mais

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE JI-PARANÁ DEPARTAMENTO DE FÍSICA DE JI-PARANÁ DEFIJI OSCILAÇÕES, ONDAS E FLUIDOS Lista de exercícios - Oscilações Profª.Drª. Queila da Silva Ferreira

Leia mais

Lista 14: Oscilações. Questões

Lista 14: Oscilações. Questões Lista 14: Oscilações NOME: Importante: i. Ler os enunciados com atenção. ii. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. iii. Siga a estratégia para resolução

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 14: Oscilações NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão

Leia mais

MHS Movimento Harmônico Simples

MHS Movimento Harmônico Simples 2010 ESCOLA ALUNO MHS Movimento Harmônico Simples 1. (Mackenzie) Uma partícula descreve um movimento harmônico simples segundo a equação X = 0,3. cos (π /3 + 2.t), no S.I.. O módulo da máxima velocidade

Leia mais

2. Em um sistema massa-mola temos k = 300 N/m, m = 2 kg, A = 5 cm. Calcule ω, T, f, E (12,25 rad/s; 0,51 s; 1,95 Hz; 0,38 J).

2. Em um sistema massa-mola temos k = 300 N/m, m = 2 kg, A = 5 cm. Calcule ω, T, f, E (12,25 rad/s; 0,51 s; 1,95 Hz; 0,38 J). FÍSICA BÁSICA II - LISTA 1 - OSCILAÇÕES - 2019/1 1. Em um sistema massa-mola temos k = 200 N/m, m = 1 kg, x(0) = A = 10 cm. Calcule ω, T, f, v m, a m, E (14,14 rad/s; 0,44 s; 2,25 Hz; 1,41 m/s; 20 m/s

Leia mais

Por outro lado, sabemos que o módulo e o sentido da força que atua sobre uma partícula em MHS são dados, genericamente, por:

Por outro lado, sabemos que o módulo e o sentido da força que atua sobre uma partícula em MHS são dados, genericamente, por: Sistema Corpo-Mola Um corpo de massa m se apóia sobre uma superfície horizontal sem atrito e está preso a uma mola (de massa desprezível) de constante elástica k (Fig.18). Se o corpo é abandonado com a

Leia mais

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10

Física para Engenharia II - Prova P a (cm/s 2 ) -10 4320196 Física para Engenharia II - Prova P1-2012 Observações: Preencha todas as folhas com o seu nome, número USP, número da turma e nome do professor. A prova tem duração de 2 horas. Não somos responsáveis

Leia mais

O Movimento Harmônico Simples

O Movimento Harmônico Simples O Movimento Harmônico Simples Bibliografia e Figuras: Halliday, Resnick e Walker, vol 2 8 a ed, Cap 15. Todo o movimento que se repete em intervalos regulares é chamado de movimento periódico ou movimento

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II Movimentos Periódicos 1 Objetivos Gerais: Verificar experimentalmente o comportamento da força exercida por uma mola em função do alongamento da mola; Determinar a constante de rigidez k da mola; Determinar

Leia mais

Física I Prova 3 19/03/2016

Física I Prova 3 19/03/2016 Nota Física I Prova 3 19/03/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10

Leia mais

Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico

Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico Capí tulo 6 Movimento Oscilato rio Harmo nico 1. O Movimento Harmónico Simples Vamos estudar o movimento de um corpo sujeito a uma força elástica. Consideramos o sistema como constituído por um corpo de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE FÍSICA - DEPARTAMENTO DE FÍSICA GERAL DISCIPLINA: FIS 122 - FÍSICA GERAL E EXPERIMENTAL II-E www.fis.ufba.br/~fis122 LISTA DE EXERCÍCIOS: OSCILAÇÕES 2014.1 01)

Leia mais

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3. de maneira que o sistema se comporta como um oscilador harmônico simples.

Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3. de maneira que o sistema se comporta como um oscilador harmônico simples. 591036 Física II (Química) FFCLRP USP Prof. Antônio Roque Aula 3 O Pêndulo Simples O protótipo físico do movimento harmônico simples (MHS) visto nas aulas passadas um corpo de massa m preso a uma mola

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Universidade Federal de São Paulo Instituto de Ciência e Tecnologia Bacharelado em Ciência e Tecnologia Oscilações Movimento Oscilatório Cinemática do Movimento Harmônico Simples (MHS) MHS e Movimento

Leia mais

Primeira Lista de Exercícios.

Primeira Lista de Exercícios. Figure 1: Diagrama esquemático do MHS da partícula do exercício 1. Primeira Lista de Exercícios. 1. Uma partícula que se move num movimento harmônico simples de período T como o da Figura 1 está em x m

Leia mais

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações.

Lista 10: Energia. Questões. encontrar razões plausíveis para justificar suas respostas sem o uso de equações. Lista 10: Energia Importante: 1. Ler os enunciados com atenção. 2. Responder a questão de forma organizada, mostrando o seu raciocínio de forma coerente. 3. Siga a estratégia para resolução de problemas

Leia mais

A energia potencial em um ponto de coordenada, associada à força, quando o nível zero é tomado no ponto de coordenada em que, é:

A energia potencial em um ponto de coordenada, associada à força, quando o nível zero é tomado no ponto de coordenada em que, é: AULA 41 ENERGIA NO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES OBJETIVOS: - Estudar a conservação da energia no movimento harmônico simples 41.1 Introdução: A força restauradora que atua sobre uma partícula que possui

Leia mais

Oscilações. Uma partícula material executa um MHS quando oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, sobre uma trajetória reta.

Oscilações. Uma partícula material executa um MHS quando oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, sobre uma trajetória reta. Oscilações Movimento Harmônico Simples Uma partícula material executa um MHS quando oscila periodicamente em torno de uma posição de equilíbrio, sobre uma trajetória reta. Dinâmica do MCU As oscilações

Leia mais

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 15 de março de 2013

Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá. 15 de março de 2013 PÊNDULOS Mecânica II (FIS-6) Prof. Dr. Ronaldo Rodrigues Pelá IEFF-ITA 15 de março de 013 Roteiro 1 Harmônicas Roteiro Harmônicas 1 Harmônicas Harmônicas Sistemas que vibram: constituem uma classe de problemas

Leia mais

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014

Prova P3 Física para Engenharia II, turma nov. 2014 Questão 1 Imagine que você prenda um objeto de 5 g numa mola cuja constante elástica vale 4 N/m. Em seguida, você o puxa, esticando a mola, até 5 cm da sua posição de equilíbrio, quando então o joga com

Leia mais

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores)

Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12. Nome:... Número:... Grupo I (10 valores) Exame Mecânica e Ondas Curso: MIEET data: 02/05/12 Nome:... Número:... Pode utilizar uma calculadora e uma folha A4 (duas páginas) com fórmulas. Utilize g = 9,80 m/s 2. Grupo I (10 valores) Assinalar a

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Centro Federal de Educação ecnológica de Minas Gerais Graduação em Engenharia da Computação Prática 07 - Oscilação Sistema Massa-Mola Alunos: Egmon Pereira; Igor Otoni Ripardo de Assis Leandro de Oliveira

Leia mais

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4)

QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) [0000]-p1/7 QUESTÕES DE MÚLTIPLA-ESCOLHA (1-4) ando necessário, use π = 3, 14, g=10 m/s. (1) [1,0] Um móvel executa MHS e obedece à função horária x=cos(0,5πt+π), no SI. O tempo necessário para que este

Leia mais

PRÁTICA 11: LEI DE HOOKE E OSCILADOR MASSA-MOLA MOLA

PRÁTICA 11: LEI DE HOOKE E OSCILADOR MASSA-MOLA MOLA PRÁTICA 11: LEI DE HOOKE E OSCILADOR MASSA-MOLA MOLA O entendimento de determinados tipos de forças, como a força de uma mola sobre um corpo, é a chave para a compreensão do mundo quântico. Por exemplo,

Leia mais

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA

FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA FENÔMENOS OSCILATÓRIOS E TERMODINÂMICA AULA 2 OSCILAÇÕES PROF.: KAIO DUTRA Movimento Harmônico Simples O movimento harmônico simples é um tipo básico de oscilação. Movimento Harmônico Simples Uma propriedade

Leia mais

Física I VS 18/07/2015

Física I VS 18/07/2015 Física I VS 18/07/2015 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: 20 questões de múltipla escolha. Cada questão vale 0,5 ponto Utilize: g = 9,80 m/s 2, exceto se houver alguma indicação em contrário. Nota 1.

Leia mais

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS

Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS Exercícios de Física Movimento Harmônico Simples - MHS 1.Um movimento harmônico simples é descrito pela função x = 7 cos(4 t + ), em unidades de Sistema Internacional. Nesse movimento, a amplitude e o

Leia mais

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES

EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES UFSC - CFM DEPTO. DE FÍSICA FÍSICA EXPERIMENTAL I - FSC 5122 1 - OBJETIVOS EXPERIÊNCIA M003-3 PÊNDULO SIMPLES a) Medir a aceleração da gravidade local. b) Identificar o equipamento e entender seu funcionamento.

Leia mais

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II

Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Dinâ micâ de Mâ quinâs e Vibrâçõ es II Aula 1 Revisão e princípios básicos: O objetivo desta aula é recapitular conceitos básicos utilizados em Dinâmica e Vibrações. MCU Movimento circular uniforme 1.

Leia mais

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a.

Exemplo. T 1 2g = -2a T 2 g = a. τ = I.α. T 1 T 2 g = - 3a a g = - 3a 4a = g a = g/4. τ = (T 1 T 2 )R. T 1 T 2 = Ma/2 T 1 T 2 = a. Exercícios Petrobras 2008 eng. de petróleo Dois corpos de massa m 1 = 2 kg e m 2 = 1 kg estão fixados às pontas de uma corda com massa e elasticidade desprezíveis, a qual passa por uma polia presa ao

Leia mais

2.2 Segunda Lei de Newton

2.2 Segunda Lei de Newton 50 CAPÍTULO 2. SÉRIE A 2.2 Segunda Lei de Newton 2.2.1 Material Necessário 01 trilho de ar 120 cm com polia no fim do curso; 01 carrinho para trilho de ar; 01 pino para carrinho para interrupção de sensor;

Leia mais

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto.

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Exemplos: pêndulos, ponte ao ser submetida à passagem de um veículo, asas de um avião ao sofrerem turbulência

Leia mais

Física I Prova 3 7/06/2014

Física I Prova 3 7/06/2014 Nota Física I Prova 3 7/06/2014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 2 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 12

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. Lista 10: Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a questão de

Leia mais

8. Uma conta de massa m, enfiada num aro vertical fixo de raio r, no qual desliza sem atrito, desloca-se em torno do ponto mais baixo.

8. Uma conta de massa m, enfiada num aro vertical fixo de raio r, no qual desliza sem atrito, desloca-se em torno do ponto mais baixo. . Para um sistema massa-mola na horizontal, sem atrito, escreva a segunda lei de Newton e a resolva, encontrando a função x(t) correspondente à solução geral do problema. (c) Esboce um gráfico para as

Leia mais

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s.

FÍSICA. Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: Aceleração da gravidade: 10 m/s 2. Constante de Planck: 6,6 x J.s. FÍSIC Constantes físicas necessárias para a solução dos problemas: celeração da gravidade: 10 m/s Constante de lanck: 6,6 x 10-34 J.s 01. Um barco de comprimento L = 80 m, navegando no sentido da correnteza

Leia mais

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo. 84 10.3 Experimento 3: Segunda Lei de Newton 10.3.1 Objetivo Verificar que a aceleração adquirida por um corpo sob a ação de uma força constante é inversamente proporcional à massa, ou ao peso do corpo.

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009

Universidade de São Paulo. Instituto de Física. FEP112 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 2009 Universidade de São Paulo Instituto de Física FEP11 - FÍSICA II para o Instituto Oceanográfico 1º Semestre de 9 Primeira Lista de Exercícios Oscilações 1) Duas molas idênticas, cada uma de constante, estão

Leia mais

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco

Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco o Lista de exercícios n 2 - Ondas Prof. Marco Ondas periódicas 1 Uma onda tem velocidade escalar igual a 240 m/s e seu comprimento de onda é 3,2 m. Quais são: (a) A freqüência; (b) O período da onda? [Resp.

Leia mais

FEP Física para Engenharia II

FEP Física para Engenharia II FEP96 - Física para Engenharia II Prova P - Gabarito. Uma plataforma de massa m está presa a duas molas iguais de constante elástica k. A plataforma pode oscilar sobre uma superfície horizontal sem atrito.

Leia mais

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04

PROGRAD / COSEAC Padrão de Respostas Física Grupo 04 1 a QUESTÃO: Dois blocos estão em contato sobre uma mesa horizontal. Não há atrito entre os blocos e a mesa. Uma força horizontal é aplicada a um dos blocos, como mostra a figura. a) Qual é a aceleração

Leia mais

7. Movimentos Oscilatórios

7. Movimentos Oscilatórios 7.1. Uma massa m = 90 g ligada a uma mola é largada com velocidade inicial zero de um ponto a 2 cm da posição de equilíbrio. A constante da mola é k = 81 N /m. Considere o movimento no plano horizontal

Leia mais

Física I Prova 2 20/02/2016

Física I Prova 2 20/02/2016 Física I Prova 2 20/02/2016 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 3 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 10 questões

Leia mais

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1 VS 15/07/2017. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 VS 15/07/2017 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua resposta.

Leia mais

Uma onda é definida como um distúrbio que é auto-sustentado e se propaga no espaço com uma velocidade constante. Ondas podem ser classificados em

Uma onda é definida como um distúrbio que é auto-sustentado e se propaga no espaço com uma velocidade constante. Ondas podem ser classificados em Ondas I Tipos de ondas; Amplitude, fase, freqüência, período, velocidade de propagação de uma onda; Ondas mecânicas propagando ao longo de uma corda esticada; Equação de onda; Princípio da superposição

Leia mais

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II

Departamento de Física - ICE/UFJF Laboratório de Física II 1 Objetivos Gerais: Movimento Harmônico Amortecido Determinar o período de oscilação do pêndulo T ; Determinar a constante de amortecimento. *Anote a incerteza dos instrumentos de medida utilizados: ap

Leia mais

Oscilações 15-1 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES CAPÍTULO 15. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de...

Oscilações 15-1 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES CAPÍTULO 15. Objetivos do Aprendizado. Ideias-Chave. Depois de ler este módulo, você será capaz de... CAPÍTULO 15 Oscilações 15-1 MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES Objetivos do Aprendizado Depois de ler este módulo, você será capaz de... 15.01 Conhecer a diferença entre movimento harmônico simples (MHS) e outros

Leia mais

Resumo e Lista de Exercícios. Física II Fuja do Nabo P

Resumo e Lista de Exercícios. Física II Fuja do Nabo P Resumo e Lista de Exercícios Física II Fuja do Nabo P1 018. Resumo 1. Movimento Harmônico Simples (MHS) Vamos analisar inicialmente a situação em que há um corpo de massa m, preso a uma mola de constante

Leia mais

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto.

Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Uma oscilação é um movimento repetitivo realizado por um corpo em torno de determinado ponto. Exemplos: pêndulos, ponte ao ser submetida à passagem de um veículo, asas de um avião ao sofrer turbulência

Leia mais

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO

Ondas. Lucy V. C. Assali. Física II IO Ondas Física II 2016 - IO O que é uma onda? Qualquer sinal que é transmitido de um ponto a outro de um meio, com velocidade definida, sem que haja transporte direto de matéria. distúrbio se propaga leva

Leia mais

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013

Prof. Oscar 2º. Semestre de 2013 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar º. Semestre de 013 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

Física 1. 3 a prova 30/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 3 a prova 30/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 3 a prova 30/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro

BC Fenômenos Mecânicos. Experimento 1 - Roteiro BC 0208 - Fenômenos Mecânicos Experimento 1 - Roteiro Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) Professor: Turma: Data: / /2015 Introdução e Objetivos Na disciplina de Fenômenos Mecânicos estamos interessados

Leia mais

Exercício 88

Exercício 88 Page 1 of 63 Exercício 1 Exercício 2 Exercício 3 Exercício 4 Exercício 5 Exercício 6 Exercício 7 Exercício 8 Exercício 9 Exercício 10 Exercício 11 Exercício 12 Exercício 13 Exercício 14 Exercício 15 Exercício

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (ESTÁTICA, MHS E ESTUDO DOS GASES) 1) Na Figura 1, E é uma esfera de peso 400 3 N, em equilíbrio, apoiada sobre um plano horizontal indeformável. Desprezando-se os

Leia mais

2.1 Colisões Unidimensionais - Choque Elástico

2.1 Colisões Unidimensionais - Choque Elástico 44 2.1 Colisões Unidimensionais - Choque Elástico 2.1.1 Material Necessário 01 trilho de ar 120 cm com polia no fim do curso; 02 carrinho para trilho de ar; 02 bandeiras para carrinho para interrupção

Leia mais

Cap. 16 Ondas I. Prof. Oscar 1º. Semestre de 2011

Cap. 16 Ondas I. Prof. Oscar 1º. Semestre de 2011 Cap. 16 Ondas I Prof. Oscar 1º. Semestre de 011 16.1 Introdução Ondas são perturbações que se propagam transportando energia. Desta forma, uma música, a imagem numa tela de tv, a comunicações utilizando

Leia mais

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som

ONDAS : Oscilação. Onda & Meio. MEIO : onde a onda se propaga. água. ondas na água. corda. ondas em cordas. luz. vácuo. som ONDAS : Oscilação MEIO : onde a onda se propaga Onda & Meio ondas na água ondas em cordas luz som água corda vácuo ar ONDAS : SÓ transporta energia NÃO transporta matéria http://www.glenbrook.k12.il.us/gbssci/phys/mmedia/waves/lw.html

Leia mais

4ª Experiência: Molas

4ª Experiência: Molas 4ª Experiência: Molas Objetivo Calibrar as molas usando a lei de Hooke. Determinar a constante elástica equivalente de associações em série e paralelo. Introdução A deformação x sofrida por uma mola é

Leia mais

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC.

Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC. Ismael Rodrigues Silva Física-Matemática - UFSC www.ismaelfisica.wordpress.com Trabalho... Potência... DefiniçãodeEnergia... EnergiaCinética... TrabalhoeEnergiaCinética... EnergiaPotencial... Gravitacional...

Leia mais

Física I Prova 3 29/11/2014

Física I Prova 3 29/11/2014 Nota Física I Prova 3 9/11/014 NOME MATRÍCULA TURMA PROF. Lembrete: A prova consta de 6 questões discursivas (que deverão ter respostas justificadas, desenvolvidas e demonstradas matematicamente) e 8 questões

Leia mais

Laboratório de Física 2

Laboratório de Física 2 Prof. Dr. Sidney Alves Lourenço Curso: Engenharia de Materiais Laboratório de Física Grupo: --------------------------------------------------------------------------------------------------------- PÊNDULO

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

1. A caixa deve ser forte o bastante para o produto enviado.

1. A caixa deve ser forte o bastante para o produto enviado. Manual de Instruções e Guia de Experimentos MECÂNICA ESTÁTICA OBSERVAÇÃO SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS Este manual é protegido pelas leis de direitos autorais e todos os direitos são reservados. Entretanto

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof.

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS. Prof. CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA II ONDAS Prof. Bruno Farias Ondas Uma onda surge quando um sistema é deslocado de sua posição

Leia mais

CINEMÁTICA E DINÂMICA

CINEMÁTICA E DINÂMICA PETROBRAS TECNICO(A) DE OPERAÇÃO JÚNIOR CINEMÁTICA E DINÂMICA QUESTÕES RESOLVIDAS PASSO A PASSO PRODUZIDO POR EXATAS CONCURSOS www.exatas.com.br v3 RESUMÃO GRANDEZAS E UNIDADES (S.I.) s: Espaço (distância)

Leia mais

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações

Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Aula do cap. 16 MHS e Oscilações Movimento harmônico simples (MHS). Equações do MHS soluções, x(t), v(t) e a(t). Relações entre MHS e movimento circular uniforme. Considerações de energia mecânica no movimento

Leia mais

Experiência 3 - Pêndulo

Experiência 3 - Pêndulo Roteiro de Física Experimental II 13 Experiência 3 - Pêndulo 1 - OBJEIVO O objetivo desta aula é discutir o movimento harmônico de um pêndulo físico e realizar um experimento sobre o mesmo Através de medidas

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais