UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)"

Transcrição

1 UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Setembro 2016

2 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL Bordenave (1985) considera que as diferentes concepções de extensão rural ou comunicação rural dependem do modelo de desenvolvimento rural que se pretende adotar para uma região ou país. Por sua vez os modelos de desenvolvimento dependem do tipo de sociedade que se pretende construir ou transformar.

3 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL 1 - HUMANISMO ASSISTENCIALISTA ( ) Visou promover a melhoria das condições de vida da família rural, especialmente pequenos agricultores; A equipe composta de um extensionista agrícola e uma extensionista doméstica seriam os indutores de mudanças de hábitos, condutas e habilidades; Metodologias deveriam permitir aprender fazendo ; (RODRIGUES, 1997) Relação técnicos agricultores como uma relação sujeito objeto (BRASIL, 2010).

4 2 - DIFUSIONISMO PRODUTIVISTA ( ) Visou promover a melhoria da produção e produtividade de médios e grandes agricultores, com base na adoção de tecnologias modernas; Ação extensionista dirigida especialmente para a elaboração e acompanhamento de projetos de crédito relacionados a produtos específicos; Ênfase na mudança tecnológica, sem considerar as estruturas econômicas e sociais; (RODRIGUES, 1997) Relação técnico agricultor como uma relação sujeito objeto (BRASIL, 2010).

5 AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL Bordenave (1985) subdivide o Difusionismo Produtivista em: Modelo Difusionista Considera que o desenvolvimento rural ocorre quando se introduzem e são difundidas entre os agricultores novas idéias, de maior eficiência produtiva, e estes efetivamente as adotam.

6 Objetivos do difusionismo: Reduzir o tempo entre o lançamento de uma inovação pela pesquisa e a sua adoção generalizada pelos agricultores; Busca desenvolver nos agricultores as qualidades de inovação, inclinação para o risco e racionalidade técnica e econômica; A unidade de programação é o produto e a mensagem transmitida enfatiza sempre uma tecnologia que permita aumentar a produção e a produtividade deste produto.

7 Extensionista Inovadores Adotadores iniciais Maioria inicial Maioria tardia Retardatários A maneira preconizada para atingir o maior número de produtores era: a utilização intensa dos líderes naturais e o trabalho com base em grupos instrumentais (Conselhos de desenvolvimento agrícola, clube de mães, de jovens).

8 Modelo dos pacotes Sistema de produção*: é a combinação dos fatores terra, capital, mão-de-obra, administração adequada e tecnologia, em um estabelecimento agrícola. * No caso de referência às técnicas de produção de um produto, é preferível usar o termo sistema de cultivo. Na América latina estes fatores não estavam facilmente ao alcance da grande maioria dos produtores, por isso o Modelo Difusionista não teria sido bem sucedido.

9 Em função deste problema, o Modelo dos Pacotes, propõe que além de difundir um pacote de técnicas, deveria ser colocado ao alcance do produtor um pacote de serviços. Esta estratégia integrada combinava: o uso de meios de comunicação de massa; programas de crédito com recursos maciços; melhoria nas condições de comercialização; estabelecimento de preços mínimos; criação de agências de coordenação; e o envolvimento de lideranças políticas. (BORDENAVE, 1985)

10 Modelo da inovação induzida pelo mercado Os modelos anteriores tem como pressuposto que o desenvolvimento depende mais da ação do Estado e se realiza graças a esforços de promoção diretos das instituições e seus agentes de mudanças. Muitos economistas (clássicos ou neoliberais), no entanto, afirmam que a mudança técnica é mais eficiente quando orientada por sinais de preço no mercado, desde que haja livre competição e interação entre os agentes que formam uma determinada cadeia produtiva (agentes privados e públicos).

11 O Modelo da inovação induzida pelo mercado depende do setor público investir na modernização dos sistemas de comercialização e de comunicação (acesso ao mercado e às informações), mas: O mecanismo de mercado livre tende a beneficiar os maiores produtores e as empresas rurais; Para que o desenvolvimento alcance os produtores familiares mais pobres, estes teriam de estar organizados e/ou contar com mecanismos de proteção do Estado.

12 3 HUMANISMO CRÍTICO ( ) Visou o protagonismo das famílias de modo que estas construíssem as condições que consideravam necessárias à melhoria de suas vidas; Ação extensionista dirigida especialmente para a catalização de processos sociais de mudanças; Crítica ao difusionismo, como um processo que gerou exclusão social e impactos ambientais desastrosos; (RODRIGUES, 1997). Relação técnicos agricultores como uma relação sujeito sujeito (BRASIL, 2010)

13 Bordenave (1985) identifica dois modelos que são associados ao Humanismo Crítico: Modelo baseado na Organização e Participação Este modelo parte da crítica ao modelo difusionista e seus derivados, que teriam contribuído para: acelerar o êxodo rural e a exclusão dos produtores familiares; degradar os recursos naturais; e manter as estruturas de poder e decisão concentradas em uma pequena camada da população.

14 Modelo da Organização e Participação considera que: o desenvolvimento deve estar orientado para o bem-estar da população; a população rural deve ter uma importante participação decisória (e não apenas ser consultada) em todas as fases do processo, inclusive na elaboração de projetos e políticas; o fomento de inovações tecnológicas deve estar subordinado à melhoria efetiva das condições de vida dos agricultores e não só ao aumento da produção e produtividade.

15 Utiliza métodos baseados na perspectiva holística e na análise sistêmica, buscando entender a interação dos diversos fatores em um sistema de produção e as relações deste com o contexto externo em seus diversos níveis. A objeção a este modelo é que teria caráter meramente reformista, não sendo capaz de produzir mudanças significativas em uma sociedade capitalista que reproduz e aprofunda as desigualdades sociais.

16 Modelo da transformação estrutural Os modelos já descritos não questionam a estrutura da sociedade como um todo e do campo em particular. Consideram possível um desenvolvimento capaz de satisfazer a todos sem mudanças nas classes sociais. Diversos movimentos sociais e cientistas, no entanto, consideram necessário mudanças drásticas das estruturas de poder e das relações de produção, para que ocorra um verdadeiro desenvolvimento rural sustentável.

17 Modelo da transformação estrutural A comunicação rural nesta perspectiva visa contribuir para a construção da consciência crítica dos sujeitos (famílias de trabalhadores e agricultores), aumentando sua participação ativa, empoderamento e autonomia decisória. Os métodos também se baseiam na perspectiva holística e na análise sistêmica, mas dentro da concepção dialética, pois tem como pressuposto a superação da situação de exploração por meio da transformação das estruturas sociais e econômicas.

18 REFERÊNCIAS BORDENAVE, J. D. O que é comunicação rural. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, p. BRASIL Ministério do Desenvolvimento Agrário. Fundamentos teóricos, orientações e procedimentos metodológicos para a construção de uma pedagogia de ATER. Brasília: MDA/SAF, p. RODRIGUES, C. M. Conceito de seletividade de políticas públicas e sua aplicação no contexto da política de extensão rural no Brasil. Cadernos de Ciência & Tecnologia. Brasília, v. 14, n. 1. p

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO RURAL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia AS DIFERENTES CONCEPÇÕES DE EXTENSÃO

Leia mais

UNESP. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril de 2014

UNESP. ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril de 2014 UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Agronomia ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL: conceitos e objetivos

Leia mais

UNESP O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia e Zootecnia O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (PNATER)

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL (PNATER) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Câmpus de Ilha Solteira Departamento de Fitotecnia, Tec. Alimentos e Sócio-Economia A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL

Leia mais

UNESP HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Agronomia HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL Antonio

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Curso de Pós-Graduação em Agronomia Disciplina: Sistemas Agrários de Produção e Desenvolvimento Sustentável ABORDAGENS

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL

AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE AGRONOMIA E ZOOTECNIA DISCIPLINA COMUNICAÇÃO E EXTENSÃO RURAL AGRICULTURA FAMILIAR E ESTRATÉGIAS DE REPRODUÇÃO SOCIAL Prof.

Leia mais

UNESP O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Engenharia Agronômica O PROCESSO DE ADOÇÃO OU DE CONSTRUÇÃO

Leia mais

ESTADO, GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL

ESTADO, GLOBALIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO RURAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Curso de Pós-Graduação em Agronomia Disciplina : SISTEMAS AGRÁRIOS DE PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ESTADO,

Leia mais

UNESP HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira)

UNESP HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Graduação em Engenharia Agronômica HISTÓRICO DA EXTENSÃO RURAL NO BRASIL

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ERU451 Extensão Rural

Programa Analítico de Disciplina ERU451 Extensão Rural 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Economia Rural - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos - oferecimento:

Leia mais

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR

DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA CURSO DE ZOOTECNIA DISCIPLINA SOCIOLOGIA E ÉTICA DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL E AGRICULTURA FAMILIAR Prof. Antonio Lázaro Sant

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola

Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola Universidade Federal do Ceará Centro de Ciências Agrárias Departamento Economia Agrícola PLANO DE ENSINO DE DISCIPLINA Ano/Semestre 2015.1 1. Identificação 1.1. Unidade Acadêmica: Centro de Ciências Agrárias

Leia mais

Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras

Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras XXXIV CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO Uso real e necessidades de informações de solos e de aptidão agrícola das terras Eng. Agr. MSc. Nestor Luiz Breda UNOESC nestor.breda@unoesc.edu.br Introdução

Leia mais

Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I

Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I Sumário Prefácio 9 Apresentação e agradecimentos 11 PARTE I Contexto, conceitos, conclusões 13 Cap. 1 - Introdução 15 1.1 Origem e objetivos do estudo 15 1.2 Metodologia 17 1.3 Os limites do estudo 19

Leia mais

Acadêmica e estagiária UEPG/BASF,

Acadêmica e estagiária UEPG/BASF, 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( x ) TECNOLOGIA DIFUSÃO TECNOLÓGICA

Leia mais

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL

ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL ATIVIDADES ECONÔMICAS NO ESPAÇO RURAL FATORES QUE INFLUENCIAM NA CONFIGURAÇÃO SOCIOESPACIAL E NA SUSTENTABILIDADE DO MEIO RURAL Aspectos físicos e ambientais Condições socioeconômicas Capitalização e a

Leia mais

Identificação. PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Projeto de Extensão Universitária. Emissão: 29/10/ :08:20.

Identificação. PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Projeto de Extensão Universitária. Emissão: 29/10/ :08:20. Emissão: 29/10/2018 16:08:20 PROEX - PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Identificação 1 Coordenador: Ano Base: Modalidade: Título Título em Inglês: Unidade Departamento: Instituições parceiras: Período

Leia mais

O ENSINO UNIVERSITÁRIO E A FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS 1 (Prolegômenos para um debate) Jalcione Almeida 2

O ENSINO UNIVERSITÁRIO E A FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS 1 (Prolegômenos para um debate) Jalcione Almeida 2 O ENSINO UNIVERSITÁRIO E A FORMAÇÃO DE EXTENSIONISTAS 1 (Prolegômenos para um debate) Jalcione Almeida 2 Agradeço ao convite do Diretório Acadêmico Leopoldo Cortez (DALC) para discutir o tema da extensão

Leia mais

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência técnica à agricultura familiar- Mostra tecnológica para a agricultura familiar Palavras-chave:

GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência técnica à agricultura familiar- Mostra tecnológica para a agricultura familiar Palavras-chave: GEPAAF- Grupo de ensino pesquisa e assistência técnica à agricultura familiar- Mostra tecnológica para a agricultura familiar FERRARI,Juliana Marques¹ ; MEDINA,Gabriel da Silva²; OLIVEIRA, Ricardo Ferreira³;

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Sociologia e Extensão Rural Código da Disciplina: AGR 278 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 8 p Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência

Leia mais

UNESP. PLANEJAMENTO EM EXTENSÃO RURAL: Plano ou Projeto de Trabalho. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril 2018

UNESP. PLANEJAMENTO EM EXTENSÃO RURAL: Plano ou Projeto de Trabalho. Antonio Lázaro Sant Ana (Prof. Unesp Ilha Solteira) Abril 2018 UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Engenharia Agronômica PLANEJAMENTO EM EXTENSÃO RURAL: Plano ou Projeto

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: Sociologia e Extensão Rural Código da Disciplina: AGR 278 Curso: Agronomia Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Agronomia Programa em vigência a

Leia mais

PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento

PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS. Soluções para um Mundo em Crescimento PERDAS E DERIVA BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Principal causa da deriva Fatores que determinam o risco de deriva Como reduzir o risco de deriva? Fatores

Leia mais

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ADE392 Extensão Rural

Programa Analítico de Disciplina ADE392 Extensão Rural 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura

Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural. Secretaria de Agricultura Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural Secretaria de Agricultura 6º Congresso de Educação Agrícola Superior e 51ª Reunião Anual da ABEAS A Sustentabilidade das Profissões da Área Rural e a Inovação

Leia mais

ALGUNS TIPOS DE MÉTODOS DE EXTENSÃO RURAL

ALGUNS TIPOS DE MÉTODOS DE EXTENSÃO RURAL UNESP UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO CÂMPUS DE ILHA SOLTEIRA Disciplina Comunicação e Extensão Rural Curso de Engenharia Agronômica ALGUNS TIPOS DE MÉTODOS DE EXTENSÃO RURAL Antonio

Leia mais

Informação de imprensa

Informação de imprensa Informação de imprensa BASF propõe soluções para a produção sustentável e o consumo consciente de alimentos no Brasil Documento apresenta propostas para minimizar perdas e desperdícios na cadeia produtiva

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 9: Introdução às Políticas Agrárias. Objetivos das Políticas Agrárias. Tipos de Políticas Agrárias. Análise dos efeitos das políticas de suporte de preços e rendimentos,

Leia mais

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas

ONGs. Federal. Estadual. Municipal. Cooperativas Setor Governamental Setor não Governamental Federal principal contratante dos serviços de ATER potencial para coordenar a rede nacional detentora dos principais instrumentos de gestão A Anater tem potencial

Leia mais

Modelo SENAI de Prospecção

Modelo SENAI de Prospecção Modelo SENAI de Prospecção Prospectiva Organizacional São Paulo, 20/3/17 UNIEPRO/DIRET Modelo SENAI de Prospecção Justificativa É longo o ciclo entre captar a demanda, transformar em desenho curricular,

Leia mais

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO

CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO CAPÍTULO 3 - AGROPECUÁRIA E AGRONEGÓCIO PROFESSOR LEONAM JUNIOR COLÉGIO ARI DE SÁ 7º ANO QUEM SÃO OS TRABALHADORES BRASILEIROS E ONDE DESENVOLVEM SUAS ATIVIDADES ECONÔMICAS P. 37 PEA do Brasil: 100 milhões

Leia mais

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente

Agricultura familiar, orgânica e agroecológica. Semana do Meio Ambiente Agricultura familiar, orgânica e agroecológica Semana do Meio Ambiente - 2017 Agricultura familiar uma entre muitas conceituações Conforme a legislação compreende os modos de vida e as formas de produzir

Leia mais

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento

Agenda. Contexto. O Nordeste Territorial. Fórum de Governança da Atividade Econômica. Formas de Financiamento Agenda Contexto O Nordeste Territorial Fórum de Governança da Atividade Econômica Formas de Financiamento Área de atuação do BNB Nordeste: 1.554,4 mil Km 2 Semi-árido: 974,4 mil Km 2 (62,7% do território

Leia mais

Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária

Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária Produção e segurança alimentar: uma prioridade necessária João Mosca Conferência ECONOMIA E GOVERNAÇÃO: DESAFIOS E PROPOSTAS Maputo 31 de Março de 2015 Apresentação: Breve evolução da agricultura, com

Leia mais

POR QUE EXISTE EXTENSÃO RURAL?

POR QUE EXISTE EXTENSÃO RURAL? POR QUE EXISTE EXTENSÃO RURAL? Fazer que o conhecimento chegue ao agricultor - estender algo a alguém; Forma de comunicação com a população rural; Apoiar o processo de desenvolvimento rural; DESENVOLVIMENTO

Leia mais

ANEXO IV - EDITAL Nº 001/ SEGES/IDATERRA/MS

ANEXO IV - EDITAL Nº 001/ SEGES/IDATERRA/MS ANEXO IV - EDITAL Nº 001/2006 - SEGES/IDATERRA/MS CONTEÚDO PROGRAMÁTICO NÍVEL FUNDAMENTAL a) Língua Portuguesa: Interpretação e compreensão de textos. Ortografia. Acentuação gráfica. Divisão silábica.

Leia mais

Mercados e Políticas Agrícolas

Mercados e Políticas Agrícolas Mercados e Políticas Agrícolas Aula 7: Introdução às Políticas Agrárias. Objetivos das Políticas Agrárias. Tipos de Políticas Agrárias. Análise dos efeitos das políticas de suporte de preços e rendimentos,

Leia mais

POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL 1. INTRODUÇÃO

POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL 1. INTRODUÇÃO POSSIBILIDADES DA INDÚSTRIA DE MÁQUINAS NO ATENDIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RIO GRANDE DO SUL TEIXEIRA, Sandro Silva 1 ; GOMES, Mario Conill 2 1 Instituto Federal Sul Rio Grandense- Curso de Eletromecânica

Leia mais

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura

Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura Ferramentas para Gestão da Empresa Rural na Produção de Flores e Hortaliças Eng. Agrônomo. Gilberto J.B. Figueiredo Gestor Estadual do Projeto CATI Olericultura gilberto.figueiredo@cati.sp.gov.br 12 3882.2232

Leia mais

Abordagem Sobre o Agrário

Abordagem Sobre o Agrário Abordagem Sobre o Agrário 1. (UERJ) Material de apoio para Monitoria A região do pampa, no Rio Grande do Sul, reflete a realidade rural brasileira e suas mazelas. Identifique o processo socioespacial que

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CLÍNICA DE DOENÇAS DE PLANTAS E DA COMUNICAÇÃO RURAL NO FORTALECIMENTO DA PNATER NO NORTE MATOGROSSENSE

A IMPORTÂNCIA DA CLÍNICA DE DOENÇAS DE PLANTAS E DA COMUNICAÇÃO RURAL NO FORTALECIMENTO DA PNATER NO NORTE MATOGROSSENSE A IMPORTÂNCIA DA CLÍNICA DE DOENÇAS DE PLANTAS E DA COMUNICAÇÃO RURAL NO FORTALECIMENTO DA PNATER NO NORTE MATOGROSSENSE TAVANTI, Tauan Rimoldi 1, RIBEIRO, Luiz Fernando Caldeira Ribeiro 2 Palavras-chave:

Leia mais

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO

ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUESTÕES DE GÊNERO A EXPERIÊNCIA DO PCPR/ RN Coordenação BIRD: Fatima Amazonas Tulio Barbosa Alberto Costa Claudia Romano Apresentação: Ana Guedes SEPLAN/RN PCPR II: RESUMO

Leia mais

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura

Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura QUE É AGRONEGÓCIO? Agronegócio é uma palavra nova, da década de 1990, e é também uma construção ideológica para tentar mudar a imagem latifundista da agricultura capitalista. O latifúndio carrega em si

Leia mais

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil

Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil Aula Ao Vivo(18/04/2013) - Geografia Agrária do Brasil IFCE 1 - O agronegócio, também conhecido por seu nome em inglês "agribusiness", cujas cadeias produtivas se baseiam na agricultura e na pecuária,

Leia mais

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável

Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável Marco Pavarino Coordenação Geral de Agroecologia e Produção Sustentável Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário - Sead Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável A AGRICULTURA

Leia mais

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP*

A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* A VIABILIDADE DA CANA-DE- AÇÚCAR NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTOS DO PONTAL DO PARANAPANEMA-SP* Prof. Dr. Armando Pereira Antonio * Prof. Ms. Bernardo Mançano Fernandes Prof.a. Dra. Fátima Rotundo da Silveira

Leia mais

Inovação como prioridade estratégica do BNDES

Inovação como prioridade estratégica do BNDES Inovação como prioridade estratégica do BNDES Helena Tenorio Veiga de Almeida APIMECRIO 20/04/2012 Histórico do apoio à inovação no BNDES 2 Histórico do apoio à inovação no BNDES 1950 Infraestrutura Econômica

Leia mais

A EXTENSÃO RURAL FRENTE AOS DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL

A EXTENSÃO RURAL FRENTE AOS DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL A EXTENSÃO RURAL FRENTE AOS DESAFIOS DA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL VI Simpósio Brasileiro de Agropecuária Sustentável III Congresso Internacional de de Agropecuária Sustentável UFV, 26-27 de Setembro de

Leia mais

PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO. MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso.

PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO. MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso. PRODUÇÃO E GERAÇÃO DE RENDA DE PRODUTOS ARTESANAIS NO MUNICÍPIO DE PEREIRA BARRETO: um estudo de caso. RAPASSI, R.M.A. 1 PROENÇA, É. R. 1 TARSITANO, R.A. 2 TEZZIN, K.V.M. 3 RESUMO: A agregação de valor

Leia mais

Outline da carta de Madri de 1998

Outline da carta de Madri de 1998 CLAD - Conselho Latino-Americano de Administração para o Desenvolvimento Outline da carta de Madri de 1998 Este outline foi preparado por Luiz Carlos Bresser- Pereira em 23.2.98 para servir de base para

Leia mais

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG

EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG EMPRESA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA DE MINAS GERAIS - EPAMIG C L I P P I N G 13/1/2011 Produção Ascom Diário do Comércio 12/1/2011 Agência Minas 12/1/2011 www.agenciaminas.mg.gov.br Programa Minas Leite terá

Leia mais

ANÁLISE DO PIB DA AGRICULTURA FAMILIAR COMPARANDO COM O DISPONIBILIZADO AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF.

ANÁLISE DO PIB DA AGRICULTURA FAMILIAR COMPARANDO COM O DISPONIBILIZADO AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF. ANÁLISE DO PIB DA AGRICULTURA FAMILIAR COMPARANDO COM O DISPONIBILIZADO AO PROGRAMA NACIONAL DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR - PRONAF. Nome do Autor (a) Principal Jéssica dos Santos LeiteGonella

Leia mais

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique

Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição. Junho de Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique Apoio Internacional ao Plano Nacional de Investimento do Sector Agrário (PNISA) e Nutrição Junho de 2013 Matthew Brooke, Delegação da UE, Moçambique 1 Breve Historial Mais de 70%vivem da agricultura Pequenos

Leia mais

Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil

Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil Federal University of Roraima, Brazil From the SelectedWorks of Elói Martins Senhoras August 10, Radiografia das Políticas e do Sistema de Saúde no Brasil Prof. Dr. Eloi Martins Senhoras This work is licensed

Leia mais

VOLUME DE CALDA NA APLICAÇÃO

VOLUME DE CALDA NA APLICAÇÃO VOLUME DE CALDA NA APLICAÇÃO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Tecnologia de aplicação Cobertura dos alvos Taxa de aplicação Volume de calda: aumentar ou reduzir?

Leia mais

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company

LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO. Harcourt Brace & Company LES 213 FUNDAMENTOS DE ECONOMIA, POLÍTICA E DESENVOLVIMENTO OBJETIVO Fornecer ao estudante os conhecimentos básicos de teoria econômica aplicada aos problemas relacionados pela agricultura e agroindústria.

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA

DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA DESENVOLVIMENTO DE NÚCLEO DE DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS E TECNOLOGIAS DE BASE AGROECOLÓGICA Neves, M. C.; Corrales, F. M.; Moriconi, W.; Canuto, J. C., Ramos Filho, L. O.; Queiroga, J. L.; Malagoli-Braga,

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009

PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 PORTARIA INTERMINISTERIAL MDA e MDS e MMA Nº 239 DE 21 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações para a implementação do Plano Nacional de Promoção das Cadeias de Produtos da Sociobiodiversidade, e dá outras

Leia mais

Formação em Extensão Rural RESGATE HISTÓRICO DA CONQUISTA DA PARTICIPAÇÃO ATÉ A PNATER. Argileu martins da Silva Presidente

Formação em Extensão Rural RESGATE HISTÓRICO DA CONQUISTA DA PARTICIPAÇÃO ATÉ A PNATER. Argileu martins da Silva Presidente Formação em Extensão Rural RESGATE HISTÓRICO DA CONQUISTA DA PARTICIPAÇÃO ATÉ A PNATER Argileu martins da Silva Presidente CONTEXTO AGRICULTURA FAMILIAR NA SOCIEDADE Até final século passado Marginalizada

Leia mais

BENS. São todas as coisas materiais produzidas para satisfazer as necessidades das pessoas.

BENS. São todas as coisas materiais produzidas para satisfazer as necessidades das pessoas. BENS São todas as coisas materiais produzidas para satisfazer as necessidades das pessoas. SERVIÇOS São todas as atividades econômicas voltadas para a satisfação de necessidades e que não estão relacionadas

Leia mais

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros

Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA DEPTO DE CIÊNCIA DO SOLO E ENG. AGRÍCOLA Os Desafios para os Jovens Pesquisadores Brasileiros Prof. Dr. Adriel F. da Fonseca Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Criando valor econômico com sustentabilidade sócio-ambiental no Brasil

Criando valor econômico com sustentabilidade sócio-ambiental no Brasil Criando valor econômico com sustentabilidade sócio-ambiental no Brasil Vídeo Institucional http://www.ventura.org.br/site/video.html Instituto Ventura O Instituto Ventura investe em empreendimentos inovadores,

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS

INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS INCLUSÃO DIGITAL COMO ESTRATÉGIA DE MELHORIA DA PRODUÇÃO E PÓS-COLHEITA DE BANANA PARA JOVENS ASSENTADOS BATISTA DE LIMA, Damião 1 SOUZA GONDIM, Perla Joana de 3 SÁ MELO, Raylson de 1 MELO SILVA, Silvanda

Leia mais

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil

IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil IX Simpósio de Pesquisas dos Cafés do Brasil Experiências Minas Gerais / EMATER - MG Curitiba Junho de 2015 PRESENÇA NO ESTADO DE MINAS GERAIS 93% dos municípios mineiros Escritório Central em Belo Horizonte

Leia mais

Competitividade das Culturas de Rendimento em Moçambique: O caso da Castanha de Caju

Competitividade das Culturas de Rendimento em Moçambique: O caso da Castanha de Caju Competitividade das Culturas de Rendimento em Moçambique: O caso da Castanha de Caju Monitoria e Análise de Políticas Agroalimentares (MAFAP) RESULTADOS PRELIMINARES Helder Zavale (CEPPAG-UEM) Luis Monroy

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO APRESENTAÇÃO DO DOCUMENTO DIRETRIZES DE POLÍTICA PÚBLICA PARA O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO POR QUE A ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO? Demanda para construção de um política pública para a educação superior de

Leia mais

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL

SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO Curso de Agronomia SOCIOLOGIA E EXTENSÃO RURAL - 6503 Professora: Cláudia Milene Nascente Neves AGRICULTURA FAMILIAR Agricultura Familiar A Agricultura Familiar consiste

Leia mais

PROGRAMA DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA CULTIVO DE FRUTEIRAS TROPICAIS

PROGRAMA DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA CULTIVO DE FRUTEIRAS TROPICAIS PROGRAMA DE DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS PARA CULTIVO DE FRUTEIRAS TROPICAIS Murilo Vargas da Silveira 1 ; Edson Talarico Rodrigues 2 1 Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária de Aquidauana;

Leia mais

EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 004/2018 Diversificação da cultura do tabaco RETIFICAÇÃO N. 01

EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 004/2018 Diversificação da cultura do tabaco RETIFICAÇÃO N. 01 EDITAL CHAMADA PÚBLICA Nº 004/2018 Diversificação da cultura do tabaco RETIFICAÇÃO N. 01 BRASÍLIA, 21 DE JUNHO DE 2018. Edital de Retificação Referente ao Edital nº 004/2018 - Diversificação da cultura

Leia mais

Agricultura familiar: políticas e ideologias. João Mosca

Agricultura familiar: políticas e ideologias. João Mosca Agricultura familiar: políticas e ideologias João Mosca Conferência Sector Familiar e Desenvolvimento em Moçambique Maputo 4 de Dezembro de 2014 Apresentação 1. Paradigmas 1975-2014 2. O ciclo vicioso

Leia mais

Engenheiro Agrônomo, Mestre (MSc.). Instituto Agronômico do Paraná - IA PAR, Londrina, PR,

Engenheiro Agrônomo, Mestre (MSc.). Instituto Agronômico do Paraná - IA PAR, Londrina, PR, . O treino e visita em sua forma original Marcos Valentin Ferreira Martins 1 ; Paulo Roberto Galerani 2 O Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária - SNPA e as Instituições de Assistência Técnica e Extensão

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA

TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA SPRING MODULE 2016 TRANSFORMAÇÕES AGRÁRIAS EM ÁFRICA CESA/ISEG - 14 A 16 DE ABRIL João Mosca joao.mosca1953@gmail.com INTRODUÇÃO 1. A PENETRAÇÃO DO CAPITAL NO MEIO RURAL 2. MODELOS 3. PAPEL DA SOCIEDADE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA FACULDADE DE ENGENHARIA DE ILHA SOLTEIRA Nível: Histórico: Mestrado/Doutorado Código Capes: ASP00041 Docente(s) Responsável(eis): Prof. Dr. ANTONIO LAZARO SANT'ANA Situação Ativa Dt. Aprovação 03/09/2007 Dt. Desativação Créditos 5 CH. Total 75

Leia mais

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas

Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas Exmo. Ministro da Agricultura, Exma. Diretora da DRAPC, Exmo. Senhor Presidente da ESAC, Exmo. Responsáveis da CNA, Exmo. Convidados e Exmos Colegas É uma honra e uma satisfação, participar no Trigésimo

Leia mais

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste

Projeto Balde Cheio --- Tecnologias que agregam valor à produção de leite. Pecuária Sudeste Projeto Balde Cheio Tecnologias que agregam valor à produção de leite Pecuária Sudeste --- o PROJETO o Salde Cheio é um caso de sucesso de transferência desenvolvimento de tecnologia, que promove o da

Leia mais

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra.

FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. FiberMax. Mais que um detalhe: uma genética de fibra. Requisitos para o cultivo de algodoeiro GlyTol LibertyLink, além de boas práticas de manejo integrado de plantas daninhas. Cap 1: Descrição do Produto

Leia mais

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE.

MODALIDADE DE OFERTA O curso é oferecido em caráter PRESENCIAL, com os períodos letivos previstos em Calendário Acadêmico aprovado pelo CONSEPE. OBJETIVO DO CURSO O curso de Agronomia tem como objetivo formar Engenheiros Agrônomos com sólida base técnico-científica, capacidade de planejar, elaborar, executar e avaliar processos tecnológicos, socioeconômicos,

Leia mais

Como as indústrias podem apoiar e promover o trabalho decente e o crescimento econômico? Hélio Zylberstajn FEA/USP e Fipe

Como as indústrias podem apoiar e promover o trabalho decente e o crescimento econômico? Hélio Zylberstajn FEA/USP e Fipe Como as indústrias podem apoiar e promover o trabalho decente Hélio Zylberstajn FEA/USP e Fipe Comitê de Responsabilidade Social Encontros FIESP de Sustentabilidade São Paulo 31/08/2017 1. Responsabilidade

Leia mais

A economia cabo-verdiana está num bom momento.

A economia cabo-verdiana está num bom momento. Económico Sustentável Discurso do Primeiro-ministro no Debate Mensal sobre Crescimento A economia cabo-verdiana está num bom momento. Hoje podemos estar aqui e afirmar, factualmente, que sim, o crescimento

Leia mais

NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster

NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster NÚCLEO AGROECOLOGICO: COMO MEIO DE FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR DE BASE ECOLÓGICA NO SUL DO ESTADO DE RONDÔNIA Apresentação: Pôster Henrique Mitsuharu Suganuma 1 ; Darllan Junior Luiz Santos

Leia mais

PRÁTICAS AGRONÔMICAS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO E A QUALIDADE DA CASTANHA DE CAJU

PRÁTICAS AGRONÔMICAS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO E A QUALIDADE DA CASTANHA DE CAJU PRÁTICAS AGRONÔMICAS PARA AUMENTAR O RENDIMENTO E A QUALIDADE DA CASTANHA DE CAJU Georges BAZONGO, 21 de setembro de 2016 georges.bazongo@treeaid.org.uk www.treeaid.org.uk CONTEÚDO Visão geral da TREE

Leia mais

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome

Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome - 06-23-2016 Exposição fotográfica: cinco anos de cooperação por um mundo sem fome por Por Dentro da África - quinta-feira, junho 23,

Leia mais

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque

Desenvolvimento Capitalista e Questão Social. Profa. Roseli Albuquerque Desenvolvimento Capitalista e Questão Social Profa. Roseli Albuquerque Nesta aulas estudaremos grandes temas para a área do Serviço Social, são eles: - Questão Social; - Neoliberalismo; - Estrutura e Superestrutura.

Leia mais

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013

A economia social, o emprego e o desenvolvimento local. Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 A economia social, o emprego e o desenvolvimento local Auditório do Banco de Portugal Lisboa, 18 de junho de 2013 Agenda 1. Dados globais do FSE no QREN 2. Alguns resultados do FSE nas políticas públicas

Leia mais

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25)

a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) 1) Observe o esquema: a) Entre A e F o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio (tempo de espera sem cultivos) do solo? (0,25) b) Cite e explique 2 fatores que estão vinculados à mudança demonstrada

Leia mais

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO

OPÇÕES PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DO PROCESSO EDUCATIVO Conceito de Educação O conjunto de todos os processos através dos quais a pessoa desenvolve capacidades, atitudes, e outras formas de comportamento positivo na sociedade onde vive.

Leia mais

Exercícios Revolução Verde

Exercícios Revolução Verde Exercícios Revolução Verde 1. Considerando os conhecimentos sobre o espaço agrário brasileiro e os dados apresentados no gráfico, é correto afirmar que, no período indicado, *Soja, Trigo, Milho, Arroz

Leia mais

O Impacto da nova PAC na produção de milho em Portugal

O Impacto da nova PAC na produção de milho em Portugal O Impacto da nova PAC na produção de milho em Portugal A produção de milho no âmbito da nova PAC Eng.º Eduardo Diniz Diretor do Gabinete de Planeamento e Políticas 7º Colóquio Nacional do Milho ANPROMIS

Leia mais

Maria Clorinda Soares Fioravanti Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação

Maria Clorinda Soares Fioravanti Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação A Importância da Pesquisa de Qualidade no Desenvolvimento do País Maria Clorinda Soares Fioravanti Pró-Reitora de Pesquisa e Inovação clorinda@ufg.br O que é pesquisa? Como pesquisa entende-se o trabalho

Leia mais

PROTAGONISMO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: ASPECTOS JURÍDICOS

PROTAGONISMO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: ASPECTOS JURÍDICOS PROTAGONISMO DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO: ASPECTOS JURÍDICOS RENATO BURANELLO Doutor e mestre em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Ciências Jurídicas

Leia mais

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia

Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo. Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Necessidades e Oportunidades de Investimentos no Agronegócio: da Pesquisa ao Consumo Como chegar ao campo os avanços da ciência e da tecnologia Como transmitir o conhecimento às Assistência Técnica: pessoas

Leia mais

SISTEMA INFORMATIZADO PARA A GERAÇÃO DE PROTOCOLOS DE CERTIFICAÇÃO

SISTEMA INFORMATIZADO PARA A GERAÇÃO DE PROTOCOLOS DE CERTIFICAÇÃO 1 SISTEMA INFORMATIZADO PARA A GERAÇÃO DE PROTOCOLOS DE CERTIFICAÇÃO SILVA, G.J. 1 ;ALVES, T. R. 2 ; BARBOSA, I. F. 3 ; RIBAS, L. C. 4 ;PIMENTA, S. C. 5 1 Analista de Sistemas. Doutor em Energia na Agricultura,

Leia mais

SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO GLOBAL ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO ECÔNOMICA E CRIAÇÃO DE EMPREGOS

SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO GLOBAL ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO ECÔNOMICA E CRIAÇÃO DE EMPREGOS SEMINÁRIO DESENVOLVIMENTO GLOBAL ATRAVÉS DA TRANSFORMAÇÃO ECÔNOMICA E CRIAÇÃO DE EMPREGOS AGRICULTURA COMERCIAL E A REDUÇÃO DA POBREZA AÇÕES DO GOVERNO PARA ASCENSÃO DE 30 MILHÕES DE BRASILEIROS ACIMA

Leia mais

Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954)

Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954) Desenvolvimento Econômico com Oferta Ilimitada de Mão de Obra: O Modelo de Lewis (1954) José Luis Oreiro Departamento de Economia Universidade de Brasília Desenvolvimento... Economistas clássicos (Smith,

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL PDR 2020

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL PDR 2020 PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO RURAL ÍNDICE A. Enquadramento Portugal 2020 1. Âmbito 2. Objetivos estratégicos 3. Dotação Orçamental 4. Áreas de intervenção B. Áreas de Intervenção 1. Inovação e Conhecimento

Leia mais

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe.

O Brasil Melhorou. 36 milhões. de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos. 42 milhões. de brasileiros ascenderam de classe. O Brasil Melhorou 36 milhões de brasileiros saíram da pobreza em 10 anos 42 milhões de brasileiros ascenderam de classe Fonte: SAE/PR O Brasil Melhorou O salário mínimo teve um aumento real de 70% Em 2003,

Leia mais