Ambiente Jurídico-Legal do Investimento

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ambiente Jurídico-Legal do Investimento"

Transcrição

1 Ambiente Jurídico-Legal do Investimento Estrangeiro em Cabo Verde Bruno Xavier de Pina, Raposo Bernardo & Associados ABC Mercados: Cabo Verde, 02 Junho 2009

2 SUMÁRIO 1. Cabo Verde: Informação Essencial 2. Constituição de sociedades em Cabo Verde 3. Formas de parceria 4. Regime fiscal 5. Regime laboral 6. A Raposo Bernardo

3 Cabo Verde: Informação essencial

4 1 - Cabo Verde: Informação essencial Superfície: Km 2 (distribuídos por 10 ilhas e alguns ilhéus) População: (2007) Regime Político: República parlamentar Capital: Praia (Ilha de Santiago) Moeda: Escudo de Cabo Verde (CVE) que se encontra indexada ao Euro à taxa fixa de Câmbio: 1 Euro = 110,265 CVE

5 Constituição de sociedades em Cabo Verde

6 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde 2.1 Tipos legais Sociedade por quotas; Sociedade anónima; Sociedade em nome colectivo; Sociedade em comandita simples; Sociedade cooperativa; Sociedades unipessoais.

7 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Dos vários tipos de sociedade, à semelhança do que ocorre em Portugal, os principais e mais utilizados tipos de sociedade são as sociedades anónimas e as sociedades por quotas. Porquê? Oferecem melhor operacionalidade

8 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Sociedade por quotas Capital Social Mínimo: $00 ( 1.814); Número mínimo de sócios: 2 (dois) Forma de constituição: Documento particular (contrato de sociedade). No entanto, serão obrigatoriamente constituídas por escritura pública, nos seguintes casos: Entradas de capital através de bens sujeitos a escritura pública (imóveis, navios, automóveis, aeronaves e demais bens cuja transmissão esteja sujeita a escritura pública); Vontade das partes.

9 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Sociedade por quotas (cont.) Transmissão de participações: A cessão de quotas pode ser realizada por mero contrato entre as partes, excepto nos casos em que em que a constituição tenha sido sujeita a escritura pública. Órgãos sociais: Gerência, que pode ter apenas um único membro. Diferimento do capital social: 50% das entradas em dinheiro a ser realizado no prazo máximo de 3 anos.

10 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Sociedade anónima Capital Social Mínimo: $00 ( ); Número mínimo de sócios: 2 (dois) Forma de constituição: Em regra são constituídas por documento particular (contrato de sociedade). No entanto, serão obrigatoriamente constituídas por escritura pública, nos seguintes casos: : Entradas de capital através de bens sujeitos a escritura pública (imóveis, navios, automóveis, aeronaves e demais bens cuja transmissão esteja sujeita a escritura pública); Vontade das partes.

11 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Sociedade anónima (cont.) Transmissão de participações: Por regra, as transmissões de acções são livres e realizam-se por meio de contrato. Porém, verifica-se a existência de algumas formalidades adicionais em função da natureza do título. Por exemplo, se a acção for nominativa, é obrigatório o reconhecimento notarial das assinaturas e respectivo averbamento no livro de acções da sociedade. Órgãos sociais: A estrutura orgânica de uma sociedade anónima é composta por 3 órgãos: I) Conselho de Administração (poderá ter um único membro); II) Mesa de Assembleia Geral; III) Conselho Fiscal. Diferimento do capital social: 70% das entradas em dinheiro a ser realizado no prazo máximo de 5 anos.

12 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde 2.2 Procedimento de constituição Regime da empresa no dia ; Regime geral.

13 2.2.1 Regime da empresa no dia Trata-se de um mecanismo especial que permite a constituição de empresas num único dia através do atendimento presencial nos balcões da Casa do Cidadão. O investidor terá de escolher: Denominação pré aprovada que se encontra numa bolsa de firmas ou apresentar uma denominação social aprovada pelo registo de firmas; Estatutos da sociedade.

14 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Regime da empresa no dia (cont.) Permite a constituição das seguintes sociedades: Anónima; Por Quotas; Unipessoal Anónima; Unipessoal por Quotas. Para a constituição da empresa no dia paga-se a título de emolumentos ECV $ ( 90.70)

15 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Regime geral O regime de constituição de uma sociedade pelas vias normais demora em regra 15 dias. O acto de constituição da sociedade é feito por escritura pública nos Cartórios Notariais ou contrato particular. A escritura pública só é obrigatória quando o capital é realizado por bens imóveis. De qualquer modo, é sempre obrigatório o registo comercial junto das conservatórias da localização da sede da sociedade.

16 2 - Constituição de sociedades em Cabo Verde Regime geral (cont.) Os custos associados à constituição de uma sociedade varia em função do montante do capital social: 5.000$00 ( 45.35) para o capital social mínimo de uma Lda. [ $ ( 1815)]; $00 ( 409) para o capital social mínimo de uma S.A. [ $00 ( )]

17 Formas de parceria

18 3 Formas de Parceria 3.1 Formas de parceria mais usuais Joint-venture para constituição de sociedade (S.A ou Lda.) para fins comerciais e de investimento; Joint-venture para projectos específicos; Joint-venture no âmbito de parcerias público privada; Contrato de consórcio; Agrupamento Complementar de Empresa; Associação em participação.

19 Regime fiscal

20 4 Regime Fiscal 4.1 Impostos relevantes IUR Imposto Único sobre o Rendimento (Pessoas Colectivas) IVA Imposto sobre o Valor Acrescentado IUP Imposto Único sobre o Património IS Imposto de Selo

21 4 Regime Fiscal IUR Imposto Único sobre o Rendimento Sujeitos passivos: I) Sociedades nacionais ou estrangeiras; II) Empresas públicas e demais pessoas colectivas de direito público ou privado com sede ou direcção efectiva em território cabo-verdiano; III) As pessoas singulares cuja actividade económica seja a de importador ou exportador com um volume de negócios superior a 5000 contos ou aqueles que possuem contabilidade organizada. Base tributável: O IUR sobre as pessoas colectivas incide sobre os seguintes tipos de rendimentos: I) Lucro; II) Rendimentos de capitais; III) Juros; IV) Royalties. Os dividendos estão isentos de tributação.

22 4 Regime Fiscal IUR Imposto Único sobre o Rendimento (cont.) Taxa geral de imposto: I) Método de Verificação a determinação da matéria colectável por aplicação do método da verificação é feita através da declaração dos contribuintes, tendo por base os registos contabilísticos. Ao lucro tributável deduz-se os montantes que dizem respeito aos prejuízos fiscais e benefícios fiscais eventualmente existentes. Neste caso a taxa de tributação será de 25%. II) Método de Estimativa - Caso não seja apresentada a declaração de rendimentos, a matéria colectável será determinada pelo método da estimativa. Saliente-se que neste caso não haverá lugar às referidas deduções. A taxa de tributação será de 15%.

23 4 Regime Fiscal IUR Imposto Único sobre o Rendimento (cont.) Além disso, são tributados a taxas liberatórias os seguintes rendimentos: Juros de depósitos a prazo, com excepção dos depósitos de emigrantes, a 20%; Os restantes rendimentos de aplicação de capitais, com exclusão dos lucros distribuídos sob qualquer forma, incluindo os apurados na liquidação de sociedades e dos organismos de investimentos colectivos, a 15%; Rendimentos obtidos por não residentes mesmo que não possuam estabelecimentos estáveis, a 20% sobre a facturação; Rendimentos provenientes de ganhos de jogos, lotarias e apostas mútuas, a 15%.

24 4 Regime Fiscal IVA Imposto sobre o Valor Acrescentado Trata-se do imposto geral sobre o consumo e incide sobre três situações: As transmissões de bens consiste nas transferências onerosas de bens corpóreos e que atribua o direito de propriedade; A prestação de serviços consideram-se todas as prestações realizadas a título oneroso, que não constituam transmissões ou importações de bens; Importação diz respeito à entrada de bens de consumo no país. A taxa base de IVA é de 15%, sendo de 6% para as actividades do sector da restauração e da hotelaria.

25 4 Regime Fiscal IUP Imposto Único sobre o Património O IUP é tributado a uma taxa única de 3%. Incidência objectiva: Objectivamente, o imposto único sobre o património incide sobre: valor fiscal dos prédios situados em cada município; valor das transmissões gratuitas ou onerosas de móveis ou imóveis sujeitos a registo, valor das operações societárias sujeitas a escritura pública, nomeadamente a alteração do pacto social, cessão de quotas e operações similares; valor do uso ou fruição dos veículos automóveis sujeitos a registo; mais valias provenientes da valorização dos terrenos para construção, transmissões de edifícios, bens móveis e imóveis.

26 4 Regime Fiscal IUP Imposto Único sobre o Património (cont.) Incidência subjectiva: O IUP será devido por: Proprietários ou usufrutuários até ao fim do ano civil a que diga respeito, independentemente de serem ou não residentes; Adquirentes dos bens sujeitos a registos; Quem altere o pacto social; Vendedor (mais-valias). A entidade responsável pela cobrança do IUP são os municípios, daí a sua qualificação como imposto autárquico.

27 4 Regime Fiscal IS Imposto de Selo Incide sobre as seguintes realidades: operações financeiras; operações societárias, transmissões patrimoniais; actos jurídicos documentados. Ficam fora do âmbito de sujeição ao imposto de selo as operações sujeitas a IVA e dele não isentas. É cobrado a taxas variáveis que variam consoante o tipo de operação em causa. Não incide sobre as operações de reestruturação societária, designadamente, transformações fusões e cisões. Incide sobre a constituição de sociedades aplicando-se uma taxa de 0.5% sobre o valor do capital social.

28 4 Regime Fiscal 4.2 Acordo de Dupla Tributação Cabo Verde assinou com Portugal um acordo com vista a evitar a dupla tributação, o que tem permitido uma optimização da componente fiscal nas operações internacionais. A retenção máxima de imposto permitida pelo acordo de dupla tributação é de 10% para dividendos, juros e royalties. Os lucros das companhias apenas poderão ser tributados no país de origem da empresa, a não que a empresa exerça a sua actividade no outro Estado Contratante por meio de um estabelecimento estável aí situado.

29 Regime laboral

30 5 Regime Laboral 5.1 O novo código laboral: destaques Foi recentemente aprovado o novo código laboral, do qual realçamos as seguintes especificidades: Modalidades Contratuais Contrato de Trabalho a Termo Certo Contrato de Trabalho a Termo Incerto Organização do Tempo de Trabalho Trabalho Nocturno Trabalho por Turno Trabalho a Tempo Parcial Horário de Trabalho Trabalhadores Estrangeiros

31 5 Regime Laboral Modalidades Contratuais: Contrato de Trabalho a Termo Certo Permite-se celebrar contratos de trabalho a termo certo em caso de constituição de novas empresas e criação de novos postos de trabalho, e durante os primeiros 5 anos a contar da data da declaração de início de actividade, sem que para tal tenha de apresentar um justificativo especial. Estes contratos poderão ter a duração mínima de 3 meses, sendo que na primeira e segunda renovação terão a duração mínima de 6 meses e nas renovações posteriores a duração mínima de 1 ano.

32 5 Regime Laboral Contrato de Trabalho a Termo Certo (cont.) Para os restantes casos de contratos a prazo, a duração dos mesmos será a que for acordada pelas partes e adequado à situação que o justificou, não existindo para o efeito uma duração mínima nem um número máximo de renovações. O único limite estabelecido diz respeito ao período máximo de 5 anos de validade do contrato a termo certo. Decorrido esse período legal o contrato converte-se automaticamente num contrato de trabalho sem prazo.

33 5 Regime Laboral Modalidades Contratuais: Contrato de Trabalho a Termo Incerto Existe também a possibilidade de realização de contratos de trabalho a termo incerto, adstritos a determinadas situações, que coincidem no essencial ao regime estabelecido na lei portuguesa. No entanto, refira-se que o contrato de trabalho a termo incerto dura todo o tempo necessário para a substituição do trabalhador ausente ou para a conclusão da actividade cuja execução justificou a celebração.

34 5 Regime Laboral Organização do Tempo de Trabalho Em consonância com as melhores práticas internacionais, Cabo Verde coloca à disposição do investidor várias formas alternativas de organização do tempo de trabalho, nomeadamente o Trabalho Nocturno, o Trabalho por Turno e o Trabalho a Tempo Parcial.

35 5 Regime Laboral Trabalho Nocturno O trabalho nocturno caracteriza-se por ser desenvolvido entre as 22 horas de um dia e as 6 horas do dia seguinte, cabendo ao empregador estabelecer as funções que podem ser desempenhadas em período nocturno. Além do regime normal do trabalho nocturno, admite-se a prestação de trabalho extraordinário em período nocturno, não podendo para o efeito ultrapassar a 7 horas semanais. Trabalho por Turno O investidor pode organizar a prestação do trabalho através da organização de turnos. Trabalho a Tempo Parcial Cabo Verde dispõe de um regime específico para a prestação do trabalho a tempo parcial.

36 5 Regime Laboral Horário de Trabalho Regra geral, o regime normal de trabalho não poderá exceder as 8 horas diárias e 40 horas semanais. No entanto, este período normal poderá ser alargado até a 1 hora relativamente aos limites indicados. Em compensação o trabalhador terá direito a meio dia de descanso por semana, além do descanso semanal. Existe também a figura do horário de verão, um instrumento à disposição do empregador, que poderá estabelecer, de Julho a Setembro, um horário único de 7 horas de trabalho diário, com início entre as 6 horas de um dia e o término até as 15 horas do mesmo dia. O empregador poderá também optar por manter o horário normal, alargando o tempo de descanso entre os períodos de manhã e de tarde, mas, em tal caso, o período da tarde não pode ultrapassar as 19h30.

37 5 Regime Laboral Trabalhadores Estrangeiros É frequente, em Cabo Verde, o investidor recorrer aos trabalhadores estrangeiros para o desenvolvimento de certas actividades. Neste sentido, as autoridades criaram um regime próprio para a celebração de contratos de trabalho com trabalhadores estrangeiros. Um dos pontos fulcrais deste regime é a consagração expressa do direito dos trabalhadores estrangeiros vítimas de acidentes no trabalho ocorridos em Cabo Verde, seus familiares ou pessoas que deles dependam, de gozarem de igualdade de tratamento na reparação de acidentes, nos mesmos termos que os nacionais cabo-verdianos. Salienta-se que esse direito não depende da autorização de residência em território nacional.

38 A Raposo Bernardo

39 A Raposo Bernardo A Raposo Bernardo assume como um dos seus principais objectivos a prestação de serviços jurídicos de qualidade em mercados de expansão internacional das empresas portuguesas bem como de investidores estrangeiros. Estamos hoje presentes em nove países, incluindo todos os países africanos de expressão portuguesa. Departamento Internacional África: estrutura interna de advogados de diversas nacionalidades um factor de incremento de qualidade e da capacidade técnica, trabalhando em equipas multidisciplinares. Articulação estreita entre os escritórios de Lisboa e Madrid e cada um dos associados localizados em Luanda, Praia, Bissau, Maputo e Cidade de São Tomé.: acompanhamento integrado nas várias jurisdições onde o cliente opera.

40 A Raposo Bernardo Principais sectores de actividade AVIAÇÃO BANCÁRIO E FINANCEIRO CONSUMO E DISTRIBUIÇÃO ENERGIA, AMBIENTE E INFRAESTRUTURAS IMOBILIÁRIO E CONSTRUÇÃO PRODUÇÃO INDUSTRIAL SERVIÇOS TURISMO E LAZER

41 A Raposo Bernardo Áreas de actividade Actuamos como uma sociedade full service nas várias jurisdições, embora com especial incidência em: SOCIETÁRIO E CONTRATAÇÃO COMERCIAL BANCÁRIO E FINANCEIRO DIREITO DO TRABALHO FUSÕES E AQUISIÇÕES DIREITO FISCAL CONTENCIOSO IMOBILIÁRIO URBANISMO ENERGIA ADMINISTRATIVO

42 A Raposo Bernardo Escritórios Raposo Bernardo

43 Contactos ESCRITÓRIO EM LISBOA Av. Fontes Pereira de Melo, Edifício Aviz, nº 35, 18º LISBOA Tel.: (00351) Fax: (00351) ESCRITÓRIO EM CABO VERDE (EM ASSOCIAÇÃO) Conjunto Imobiliário As Américas Bloco C, 1º B, Largo da Europa, Meio d Achada de Santo António Praia - C.P. 128/C Tel.: (00238) Fax: (+238) caboverde@raposobernardo.com ESCRITÓRIO EM MADRID Paseo de la Castellana, nº 126, 8º Izquierda MADRID Tel.: (0034) Fax: (0034) madrid@raposobernardo.com ESCRITÓRIO EM LUANDA (EM ASSOCIAÇÃO) Largo das Ingombotas, n.º 9, 2º Esq., C.P Tel.: (+244) Fax: (+244) luanda@raposobernardo.com

44 Obrigado. Bruno Xavier de Pina Coordenador do Departamento Internacional África

DESTINO: POLÓNIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Enquadramento Legal

DESTINO: POLÓNIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Enquadramento Legal DESTINO: POLÓNIA OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Enquadramento Legal 1 SUMÁRIO 1. Tipos de Sociedades 2. Sociedades de Responsabilidade Limitada e Sociedades Anónimas 3. Constituição de sociedades 4. Regime

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa Imposto único sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IUR- PS) Contribuições para segurança social

Leia mais

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património 1º (Objecto A presente lei cria o Imposto Único sobre o Património (IUP) que se gere pelos princípios e normas previstos nesta lei e pelo respectivo regulamento. 2º IUP- Imposto Único sobre o Património

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO-VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRPS) Contribuições para a Segurança Social Os

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO 9-5-2017 PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Vasta Rede de Acórdos de Dupla Tributação 8 Regime dos residentes não habituais 1 Regime dos vistos dourados (golden

Leia mais

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa

QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS. Imposto Base de incidência Taxa SISTEMA TRIBUTÁRIO QUADRO RESUMO DOS PRINCIPAIS IMPOSTOS CABO VERDIANOS Imposto Base de incidência Taxa IRPS Os residentes são tributados por todos os rendimentos mesmo os obtidos fora de Moçambique, os

Leia mais

Quer investir em São Tomé e Príncipe? Algumas informações (legais) úteis.

Quer investir em São Tomé e Príncipe? Algumas informações (legais) úteis. Quer investir em São Tomé e Príncipe? Algumas informações (legais) úteis www.vda.pt INVESTIMENTO PRIVADO É NECESSÁRIO QUE O MEU INVESTIMENTO SEJA APROVADO PELAS AUTORIDADES DE SÃO TOMÉ E PRINCÍPE? 2 INVESTIMENTO

Leia mais

Regime de investimento e fiscalidade

Regime de investimento e fiscalidade Regime de investimento e fiscalidade Dia:17/11/2015 Cidade do Mindelo Cabo verde Liza Helena Vaz - PwC AGENDA REFORMA FISCAL TRIBUTAÇÃO EM CABO VERDE PRINCIPAIS INDICADORES INVESTIMENTO vs INCENTIVOS FISCAIS

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO INTERNACIONAL

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO INTERNACIONAL LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO INTERNACIONAL (ASPECTOS FISCAIS) JOÃO MATA 24 de Setembro de 2018 25/09/2018 Nota prévia:

Leia mais

IRC. Tributação de não residentes

IRC. Tributação de não residentes IRC Tributação de não residentes Abílio Sousa Setembro 2014 IRC tributação de não residentes Programa 1ª parte: Regras de localização e de tributação dos rendimentos Artigo 4.º do Código do IRC 2ª parte:

Leia mais

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA

REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA FEVEREIRO 2019 REGIME DAS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO E GESTÃO IMOBILIÁRIA Âmbito e Pressupostos ao abrigo do Decreto-Lei n.º 19/2019, de 28 de Janeiro A captação de investimento directo estrangeiro revela-se

Leia mais

Workshop 'Oportunidades de negócios na Polónia' Começar um negócio na Polónia - aspetos legais Porto, 10 de Maio de 2013

Workshop 'Oportunidades de negócios na Polónia' Começar um negócio na Polónia - aspetos legais Porto, 10 de Maio de 2013 Workshop 'Oportunidades de negócios na Polónia' Começar um negócio na Polónia - aspetos legais Porto, 10 de Maio de 2013 Introdução 2 Polónia tem sido vista como o oásis da Europa Maior mercado de investimento

Leia mais

MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos

MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC Imposto sobre Rendimentos 06/10/2009 1 EXERCÍCIO Nº 2 Exercício de entidade que não exerce a título principal actividade de natureza comercial, industrial

Leia mais

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS

MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC IMPOSTO SOBRE RENDIMENTOS Caso Prático nº 4 Determinação da Matéria Colectável Curso EFA NS Técnicas Administrativas Formadora: Dra. Susana Rodrigues Formanda:

Leia mais

Fiscalidade Carga horária: 36 horas

Fiscalidade Carga horária: 36 horas Fiscalidade Carga horária: 36 horas PROGRAMA 1. O Sistema Fiscal Português (1 hora: Sérgio Cruz) 1.1. Os impostos nos orçamentos do Estado 1.2. Evasão e fraude fiscais 1.3. Benefícios fiscais 1.4. Contencioso

Leia mais

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS)

PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Outubro/2012 PRINCIPAIS MEDIDAS FISCAIS DA PROPOSTA DE ORÇAMENTO DE ESTADO PARA 2013 (Parte 1 - IRS) Como tem sido veiculado na imprensa, a Proposta de Orçamento de Estado para 2013 que hoje começa a ser

Leia mais

MÓDULO: IRC Imposto sobre rendimento

MÓDULO: IRC Imposto sobre rendimento ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IRC Imposto sobre rendimento 29 PERGUNTAS SOBRE IRC 16-09-2009 CURSO: EFA NS Técnicas Administrativas 2 EXERCÍCIO Nº 1 Indique para cada uma das afirmações,

Leia mais

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A

Grupo I. Exame de Fiscalidade Portuguesa (A que se refere alínea f) do nº 1 do artº15º do Decreto de Lei 452/99 de 5 de Novembro) VERSÃO A Grupo I 1) Como são tributadas as permutas de bens imóveis? a) Em IMT, pela diferença entre os respectivos valores patrimoniais tributários; b) Em IMT, pelos respectivos valores patrimoniais tributários;

Leia mais

A Tributação do Sector Imobiliário em Angola

A Tributação do Sector Imobiliário em Angola A Tributação do Sector Imobiliário em Angola CIMLOP - Encontro de Primavera 13-15 de Abril de 2015 São Paulo/Brasil 1. Imposto Predial Urbano - IPU Incidência: Rendimentos de prédios urbanos situados no

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO

ÍNDICE SISTEMÁTICO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO DECRETO-LEI N.º 159/2009, DE 13 DE JULHO Artigo 1.º - Objecto.................................................... 18 Artigo 2.º - Alterações ao Código do IRC................................... 18 Artigo

Leia mais

d) 400. Justificação:

d) 400. Justificação: 1. Os juros de suprimentos recebidos (pessoas singulares e colectivas): a) São objecto de retenção na fonte à taxa de 15%; b) São objecto de retenção na fonte a uma taxa liberatória de 15%; c) São objecto

Leia mais

de Investimento em Angola e Cabo Verde

de Investimento em Angola e Cabo Verde Conferência Client Perspectivas name appearse Oportunidades here de Investimento em Angola e Cabo Verde PwC Conferência Regime Fiscal do CINM Catarina Gonçalves Agenda 1 Região Autónoma da Madeira 2 Centro

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Questionário Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 1. É tributado como rendimento da categoria B: A) A indemnização paga pela companhia de seguros a empresário em nome individual,

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais

Orçamento do Estado para Principais Medidas Fiscais Orçamento do Estado para 2013 Principais Medidas Fiscais Imposto Rendimento Pessoas Singulares (IRS) Taxas Gerais O número de escalões de IRS é reduzido de 8 para 5, enquanto as taxas de tributação são

Leia mais

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte

Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte Orçamento do Estado 2018 IRS Ana Duarte www.pwc.pt/orcamentoestado Taxas Gerais Reestruturação dos escalões de IRS 2017 2018 Rendimento coletável ( ) Taxa Parcela a abater ( ) Rendimento coletável ( )

Leia mais

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário

ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO. Síntese do Regime Tributário ORGANISMOS INVESTIMENTO COLETIVO Síntese do Regime Tributário O presente trabalho tem como objetivo central abordar o regime de tributação dos rendimentos provenientes de fundos de investimento mobiliário

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS

CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS 1 INVESTIR EM CABO VERDE CONSTITUIÇÃO DE EMPRESAS Os investidores estrangeiros são autorizados a criar empresas 100% privado, excepto no sector das pescas onde se exige uma participação mínima de 51% de

Leia mais

IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal)

IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal) IRS Imposto sobre o rendimento (Legislação fiscal) 1 O B J E C T I V O : I N T E R P R E T A R E A P L I C A R A L E G I S L A Ç Ã O N A F U N Ç Ã O P E S S O A L ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS CURSO:

Leia mais

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESÁRIAS MÓDULO: IVA Imposto sobre Valor Acrescentado Direito Fiscal FORMADORA: Dr. Vitor Murta TRABALHO: Os Impostos (Noções básicas) IVA (Noções básicas) OS IMPOSTOS CONCEITO DE IMPOSTO O imposto é uma prestação

Leia mais

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295

Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente. Cód. Validação: VILA NOVA DE FOZ COA 1295 IES Informação Empresarial Simplificada DECLARAÇÃO ANUAL Ano Identificação da Declaração Data de Receção Comprovativo de Entrega da Declaração IES/DA Via Internet - Informação Vigente 205 295-I0054-39

Leia mais

Residentes Não Habituais

Residentes Não Habituais Residentes Não Habituais O Novo Regime de Tributação dos Residentes Não Habituais O novo Código Fiscal do Investimento foi aprovado pelo Decreto-Lei n.º 249/2009, de 23 de Setembro. Este diploma altera

Leia mais

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019

IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 www.pwc.pt/orcamentoestado IRS e Segurança Social Proposta de lei para o OE 2019 IRS Rendimentos Empresariais e Profissionais Contabilidade organizada Propõe-se o aumento de 10% para 15% da taxa de tributação

Leia mais

FISCALIDADE DE EMPRESA II

FISCALIDADE DE EMPRESA II FISCALIDADE DE EMPRESA II Módulo 4 Ano 2006 Carlos Manuel Freitas Lázaro 1 Categoria E - Rendimentos de aplicação de capitais Rendimentos sujeitos (artº 5, CIRS) Essencialmente: Juros e Lucros entre outros:

Leia mais

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento

Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Convenção Multilateral entre os Estados- Membros da CPLP para Evitar a Dupla Tributação em Matéria de Impostos sobre o Rendimento Grupo de Trabalho Dupla Tributação e Protecção do Investimento composto

Leia mais

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT)

IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, IP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE ÉVORA UFCD_ 577 Imposto Sobre o Património IMPOSTO MUNICIPAL SOBRE TRANSMISSÕES ONEROSAS DE IMÓVEIS (IMT) Retirar

Leia mais

Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão. Artigo 176.º. Sobretaxa em sede de IRS

Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão. Artigo 176.º. Sobretaxa em sede de IRS Processo Legislativo AR@Net Dossier de Acompanhamento de Votação em Comissão Artigo 176.º Sobretaxa em sede de IRS PROPOSTA DE LEI 178/XII/3 1 - Sobre a parte do rendimento coletável de IRS que resulte

Leia mais

João Valadas Coriel CEO Autorização de Residência para Investimento em Portugal (ARI ou Golden Visa) > Vantagens do programa Golden Visa PORTUGAL OPORTUNIDADES PARA INVESTIMENTO, RESIDÊNCIA E CIDADANIA

Leia mais

Investir com confiança Lei do Investimento Privado Investir em Angola

Investir com confiança Lei do Investimento Privado Investir em Angola Investir com confiança Lei do Investimento Privado Investir em Angola Lei do Investimento Privado em Angola Lei do Investimento Privado Foi publicada, no Diário da República de 26 de Junho, a Lei n.º 10/18,

Leia mais

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018

Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2018: Principais Alterações Fiscais Marta Machado de Almeida Braga, 9 de Fevereiro de 2018 LISBOA

Leia mais

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO. 30 de Setembro de Quintela e Penalva - Sessão de Formação

PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO. 30 de Setembro de Quintela e Penalva - Sessão de Formação PORTUGAL COMO PLATAFORMA DE INVESTIMENTO Quintela e Penalva - Sessão de Formação 30 de Setembro de 2015 Sumário Pessoas singulares Pessoas colectivas 1 Regime dos residentes não habituais 2 Regime dos

Leia mais

Transferência de Residência CONTEXTO

Transferência de Residência CONTEXTO Transferência de Residência CONTEXTO 2 1 CONTEXTO 3 CONTEXTO GERAL Mercado português possui dimensão reduzida Grave crise económica e incapacidade para atracção de investimento estrangeiro Administração

Leia mais

IRS IRC IMI IMT EBF

IRS IRC IMI IMT EBF ADENDA AO IRS IRC IMI IMT EBF - 2010 O Decreto-Lei n.º 72-A/2010, de 30 de Junho, normas de execução do Orçamento do Estado para 2010, e as Leis n. os 12-A/2010, de 30 de Junho, e 15/2010, de 26 de Julho,

Leia mais

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo

Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo Fundo de Investimento Imobiliário Fechado Lisfundo RELATÓRIO & CONTAS 2007 ÍNDICE ACTIVIDADE DO FUNDO 2 BALANÇO 4 DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADOS 5 DEMONSTRAÇÃO DOS FLUXOS MONETÁRIOS 6 ANEXO ÀS DEMONSTRAÇÕES

Leia mais

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida

Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE. Samuel Fernandes de Almeida Medidas Fiscais: Impostos sobre o Rendimento TITLE Samuel Fernandes de Almeida 1 ÍNDICE Dados macroeconómicos / Caracterização das receitas fiscais Estrutura das receitas fiscais no Orçamento do Estado

Leia mais

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012

Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Como fazer o IRS? 10 MARÇO DE 2012 Incidência do IRS O IRS incide sobre os rendimentos obtidos por pessoas singulares RESIDENTES São tributados pela globalidade dos rendimentos obtidos (em Portugal e

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 96/XII/2.ª. Exposição de Motivos PL 465/2012 2012.09.20 Exposição de Motivos A prossecução do interesse público, em face da situação económico-financeira do País, exige um esforço de consolidação que requererá, além de um permanente ativismo

Leia mais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais

II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Programa da Componente Profissional Área de Direito Tributário Substantivo e Processual 1.º Ciclo de formação teórico-prática II Curso de Formação para os Tribunais Administrativos e Fiscais Introdução

Leia mais

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA)

IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL SIMPLIFICADA (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM, A TÍTULO PRINCIPAL, ACTIVIDADE COMERCIAL, INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) IES DECLARAÇÃO ANUAL (ENTIDADES RESIDENTES QUE NÃO EXERCEM A TÍTULO PRINCIPAL ACTIVIDADE COMERCIAL INDUSTRIAL OU AGRÍCOLA) 01 No DE IDENTIFICAÇÃO FISCAL (NIPC) 02 EXERCÍCIO 1 IES - INFORMAÇÃO EMPRESARIAL

Leia mais

Calendário Fiscal 2010

Calendário Fiscal 2010 Calendário Fiscal 10 A PricewaterhouseCoopers Presente em Portugal há mais de 50 anos, a PricewaterhouseCoopers (PwC) é constituída por uma rede mundial de firmas independentes entre si que presta serviços

Leia mais

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial

Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME. Código do Imposto Industrial Formação em Fiscalidade aplicadas as MPME Código do Imposto Industrial Luanda, Dezembro 2014 1 Conteúdo da formação 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. Introdução Incidência Grupos de Tributação Determinação

Leia mais

Sociedade de Advogados em Lisboa, fundada pelos sócios Ana Sofia Lamares e Diogo Capela, com robusta experiência multidisciplinar e transnacional.

Sociedade de Advogados em Lisboa, fundada pelos sócios Ana Sofia Lamares e Diogo Capela, com robusta experiência multidisciplinar e transnacional. A sociedade Sociedade de Advogados em Lisboa, fundada pelos sócios Ana Sofia Lamares e Diogo Capela, com robusta experiência multidisciplinar e transnacional. Abordagem inovadora, que sustenta a sua actuação

Leia mais

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS)

IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) ALTERAÇÕES AO IRS, IRC, IMPOSTO DO SELO E LGT A Lei 55-A/2012, de 29 de Outubro introduziu alterações relevantes no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), Imposto sobre o Rendimento das

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO 2010

ORÇAMENTO DE ESTADO 2010 ORÇAMENTO DE ESTADO 2010 IMT Alteração no limite de isenção previsto no artigo 9º do CIMT (aquisição de prédio urbano destinado exclusivamente a HPP) Alteração nas tabelas previstas nas alíneas a) e b)

Leia mais

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE

DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE. COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE DISCIPLINA: FISCALIDADE COORDENADOR: Prof. Dr. Américo Brás Carlos ÁREA CIENTÍFICA: CONTABILIDADE LICENCIATURA EM GESTÃO ANO LECTIVO 2006/2007 A - DESCRIÇÃO A parte

Leia mais

1. A sociedade tem por objecto:.

1. A sociedade tem por objecto:. CONTRATO DE SOCIEDADE ANÓNIMA Artigo 1.º Tipo e firma 1. A sociedade é [civil] OU [comercial], adopta o tipo de sociedade anónima e a firma. 2. A sociedade tem o número de pessoa colectiva e o número de

Leia mais

ANEXO C DECLARAÇÃO MODELO 22 REGIÕES AUTONOMAS

ANEXO C DECLARAÇÃO MODELO 22 REGIÕES AUTONOMAS 261 O Anexo C é de entrega obrigatória: ANEXO C DECLARAÇÃO MODELO 22 REGIÕES AUTONOMAS a) Por qualquer pessoa colectiva ou equiparada, com sede ou direcção efectiva em território português, que possua

Leia mais

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários

Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Doing Business with Brazil : Investimentos em Portugal: Aspectos tributários Sumário 1. Condições favoráveis ao aumento do investimento externo em Portugal 2. Principais Incentivos Fiscais ao Investimento

Leia mais

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património

Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017. Alterações para Código Impostos sobre Património Lei n.º 42/2016, de 28/12 Lei do Orçamento do Estado para 2017 / LOE2017 Alterações para Código Impostos sobre Património Alteração ao Código do Imposto do Selo Inserir a págs. 541 Artigo 2.º 1 a 3 4 (Revogado

Leia mais

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017

Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 Publicado no Diário da República, I série, nº 21, de 03 de Fevereiro AVISO N.º 01/2017 ASSUNTO: REALIZAÇÃO DE INVESTIMENTOS NO MERCADO DE VALORES MOBILIÁRIOS POR ENTIDADES NÃO RESIDENTES CAMBIAIS Considerando

Leia mais

CÓDIGO DO IRC. e Legislação Complementar. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442-B/88, de 30 de novembro

CÓDIGO DO IRC. e Legislação Complementar. Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442-B/88, de 30 de novembro CÓDIGO DO IRC e Legislação Complementar EDIÇÃO 2017 Código do IRC Aprovado pelo Decreto-Lei n.º 442-B/88, de 30 de novembro Legislação complementar Regime das Depreciações e Amortizações Regime Complementar

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2017 Até 10/01/2017 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

O IRS no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Tributação "Subsídio de Refeição" Tributado na parte que exceder em 50% o limite legal ou 70% se for atribuído através de vales de refeição Tributado na parte que exceder

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI

ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI INFORMAÇÃO DEZEMBRO 7 2016 INFORMAÇÃO ABRIL 2 2016 ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 CRIA NOVO IMPOSTO ADICIONAL AO IMI O OE2017 cria um novo imposto no âmbito do Código do IMI, o designado adicional ao IMI

Leia mais

A T R I B U T A Ç Ã O A N G O L A N A ( I V ) : O N O V O I M P O S T O D O S E L O

A T R I B U T A Ç Ã O A N G O L A N A ( I V ) : O N O V O I M P O S T O D O S E L O i N º 4 5 / 1 4 A T R I B U T A Ç Ã O A N G O L A N A ( I V ) : O N O V O I M P O S T O D O S E L O INTRODUÇÃO No âmbito da reforma tributária em curso em Angola foi, no passado dia 21 de Outubro de 2014,

Leia mais

Bolsa Internacional de Turismo Fiscalidade no Sector da Hotelaria e Turismo

Bolsa Internacional de Turismo Fiscalidade no Sector da Hotelaria e Turismo Bolsa Internacional de Turismo Fiscalidade no Sector da Hotelaria e Turismo 15 de Outubro de 2016 kpmg.co.ao Agenda 1. Principais impostos que afectam o sector Imposto Industrial Imposto Predial Urbano

Leia mais

Descarregue gratuitamente actualizações online em Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009.

Descarregue gratuitamente actualizações online em  Fiscal Col. Legislação ( ). Novembro, 2009. orquê as actualizações aos livros da COLECÇÃO LEGISLAÇÃO? O panorama legislativo nacional é bastante mutável, sendo constante a publicação de novos diplomas. Ao disponibilizar novas actualizações, a ORTO

Leia mais

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado

Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Obrigações Fiscais e a relação com o Estado Fernando Almeida Junho 2017 Imposto Sobre o Rendimento IRS IRC Imposto sobre o Valor Acrescentado Segurança Social IRS Imposto Sobre o Rendimento das Pessoas

Leia mais

OPORTUNIDADES DE OURO EM PORTUGAL

OPORTUNIDADES DE OURO EM PORTUGAL OPORTUNIDADES DE OURO EM PORTUGAL Sara Santos Simões ssimões@caiadoguerreiro.com Mafalda Cunha Luís Lisboa, 2018 www.caiadoguerreiro.com SOBRE A CAIADO GUERREIRO A Caiado Guerreiro é uma sociedade de advogados

Leia mais

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6

ORA newsletter. Resumo Fiscal/Legal Julho de IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6 Assuntos Resumo Fiscal/Legal Julho de 2010 1 IRC, IRS, IS e Impostos Especiais sobre o Consumo Alterações 2 Revisores e Auditores 6 LEGISLAÇÃO FISCAL/LEGAL JULHO DE 2010 Ministério das Finanças e da Administração

Leia mais

Perspectivar os negócios de amanhã

Perspectivar os negócios de amanhã www.pwc.com/pt/tax/ma Perspectivar os negócios de amanhã O impacto das últimas medidas fiscais na actividade de M&A Management 2 PwC Clarificação dos conceitos de gratificação e de carácter regular para

Leia mais

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014

LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 LEI DO ORÇAMENTO DE ESTADO 2014 O presente documento descreve de forma sucinta as alterações mais significativas previstas na versão da Lei do Orçamento de Estado para 2014. IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO

Leia mais

euros, dividido em acções do valor nominal de euros, pertencentes:

euros, dividido em acções do valor nominal de euros, pertencentes: CONTRATO DE SOCIEDADE ANÓNIMA A) Declaram constituir uma sociedade nos termos dos artigos seguintes: Artigo 1.º Tipo e firma 1. A sociedade é [civil] OU [comercial], adopta o tipo de sociedade anónima

Leia mais

Plano de Formação 2009

Plano de Formação 2009 Vicentina- Associação para o Desenvolvimento do Sudoeste Plano de Formação 2009 Formações Modulares Certificadas Quer elevar as suas qualificações? Temos a formação ideal para si 812- Turismo e Lazer Qualidade

Leia mais

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo

Tributação dos advogados , delegação de Viana do Castelo Tributação dos advogados 04-03-2015, delegação de Viana do Castelo Introdução Tributação dos advogados: - -advogadode empresa categoriaa - IRS regime simplificado cat. B - IRS Contabilidade organizada

Leia mais

INSTRUTIVO N.º 09 /99. de 21 de Maio

INSTRUTIVO N.º 09 /99. de 21 de Maio REVOGADO PELO INSTRUTIVO N.º 1/2003 DE 7 DE FEVEREIRO INSTRUTIVO N.º 09 /99 de 21 de Maio ASSUNTO: POLITICA CAMBIAL Operações de Capitais Com vista a estabelecer os procedimentos para o licenciamento e

Leia mais

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel:

Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados R. L. Rua Castilho, n.º 67-2º andar * Lisboa Tel: A Global Lawyers, Santana Lopes, Castro, Vieira, Teles, Silva Lopes, Calado, Cardoso & Associados Sociedade de Advogados, R. L. resulta da fusão de vontades de vários profissionais com vasto curriculum

Leia mais

Roménia. Condições Legais de Acesso ao Mercado

Roménia. Condições Legais de Acesso ao Mercado Roménia Condições Legais de Acesso ao Mercado Outubro 2007 Índice 1. Regime Geral de Importação 2 2. Regime de Investimento Estrangeiro 3 3. Quadro Legal 4 1 1. Regime Geral de Importação Com a entrada

Leia mais

A Tributação da Actividade dos Advogados. Manuel Ribeiro Sebastião - PhD

A Tributação da Actividade dos Advogados. Manuel Ribeiro Sebastião - PhD A Tributação da Actividade dos Advogados Manuel Ribeiro Sebastião - PhD Autor Doutorado em Finanças Empresariais; Mestre em Finanças; MBA em Projectos de Investimentos; Pós-graduado em Gestão de Pessoas;

Leia mais

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro.

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro. O Decreto n.º 6/01, de 19 de Janeiro aprova o Regulamento Sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente, quer no sector público, quer no sector privado, tendo entrado

Leia mais

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018

CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 CALENDÁRIO DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E DE SEGURANÇA SOCIAL JANEIRO 2018 Até 10/01/2018 Envio da Declaração periódica acompanhada dos anexos que se mostrem devidos, pelos contribuintes do regime normal mensal,

Leia mais

Formulário de Candidatura

Formulário de Candidatura Formulário de Candidatura Finicia do Concelho de Vila Nova de Cerveira (a preencher pela XXX) N.º de Processo: Data de Entrada : (a preencher pela entidade receptora) Entidade Receptora : Local e data

Leia mais

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem

Ficha de Informação Normalizada para Depósitos Depósitos simples, não à ordem Designação Condições de Acesso Modalidade Prazo Mobilização Antecipada Poupança Habitação Jovem Clientes Particulares até aos 30 anos de idade. Depósito constituído em regime especial. 12 meses Após o

Leia mais

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 89/XII. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 89/XII Altera o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares, o Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas, o Código do Imposto do Selo e a Lei Geral Tributária

Leia mais

Transparência Fiscal nas Sociedades de Advogados e IRC 21 de Junho de 2013

Transparência Fiscal nas Sociedades de Advogados e IRC 21 de Junho de 2013 LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA MACAU DILI SÃO TOMÉ Transparência Fiscal nas Sociedades de Advogados e IRC 21 de Junho de 2013 ASAP Associação das Sociedades de Advogados de Portugal

Leia mais

PASSAPORTE PARA ANGOLA

PASSAPORTE PARA ANGOLA PASSAPORTE PARA ANGOLA Ana Pinelas Pinto 17 e 18 de Fevereiro 2011 17 e 18 de Fevereiro 2011 Imposto Predial Urbano Sisa Imposto de Consumo Imposto do Selo Imposto Predial Urbano Incidência objectiva Rendimentos

Leia mais

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro)

Artigo 71.º. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares. (Redação dada pela Lei n.º 55-A/2012, de 29 de outubro) Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares Artigo 71.º 1 - Estão sujeitos a retenção na fonte a título definitivo, à taxa liberatória de 26,5 %, os seguintes rendimentos obtidos em território

Leia mais

Instituições Financeiras

Instituições Financeiras LEGISLAÇÃO/2015 Instituições Financeiras Extracto de Publicação de Sociedade n.º 62/2015 - Certifica um registo de aumento do capital social, nomeação de órgãos sociais e alteração parcial do estatuto

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE DEZEMBRO 2014 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de outubro de 2014 e anexos. IRS/IRC/SEGURANÇA SOCIAL: Declaração de rendimentos pagos

Leia mais

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento

PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar. Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª. Aprova o Orçamento do Estado para Proposta de Aditamento PARTIDO COMUNISTA PORTUGUÊS Grupo Parlamentar Proposta de Lei n.º 12/XIII/1.ª Aprova o Orçamento do Estado para 2016 Proposta de Aditamento Artigo 125.º-A Imposto sobre o Património Mobiliário É criado

Leia mais

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados.

Não dispensa a consulta do Diário da República Imojuris. Todos os direitos reservados. REGIME ESPECIAL APLICÁVEL AOS FUNDOS DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL E ÀS SOCIEDADES DE INVESTIMENTO IMOBILIÁRIO PARA ARRENDAMENTO HABITACIONAL Aprovado pelos artigos 102.º a

Leia mais

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Circular. Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações: Lisboa, 10 de janeiro de 2017 Circular Assunto : Alterações fiscais OE 2017 Exmº(s). Senhor(es) : Face à publicação da Lei n.º 42/2016, de 28 de dezembro, cumpre-nos comunicar as seguintes alterações:

Leia mais

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença

Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Orçamento do Estado 2013 Medidas que fazem diferença Dezembro 2012 Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) 2012 Deloitte & Associados SROC, S.A. Categoria A Rendimentos do trabalho dependente

Leia mais

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1

Leia mais

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias

Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda.

Leia mais

LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU. Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património

LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU. Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património LISBOA PORTO FUNCHAL SÃO PAULO LUANDA MAPUTO PRAIA DILI SÃO TOMÉ MACAU Descomplicar o Orçamento do Estado 2019: Tributação Indirecta e Património Marta Machado de Almeida Porto, 6 de Fevereiro de 2019

Leia mais