Alguma vez parou para olhar, maravilhado com essa beleza e genialidade? Milhões de pessoas vivendo suas vidas, alienadas... (Agente Smith Matrix)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Alguma vez parou para olhar, maravilhado com essa beleza e genialidade? Milhões de pessoas vivendo suas vidas, alienadas... (Agente Smith Matrix)"

Transcrição

1 1 Introdução a Ciência da Computação Esse manual foi feito no intuito de relembrar o que vimos em sala há 3 meses atrás, antes do início da greve das universidades federais. A respeito desse assunto (greve) apenas quero deixar um trecho de um filme para reflexão: Alguma vez parou para olhar, maravilhado com essa beleza e genialidade? Milhões de pessoas vivendo suas vidas, alienadas... (Agente Smith Matrix) Agora, a respeito do assunto Algoritmo, eis um compacto tutorial de como fazer um algoritmo consideravelmente simples usando o programa PascalZim. Um compacto tutorial A estrutura básica de um algoritmo feito no PascalZim é: nome do algoritmo; variáveis; comandos. O nome do algoritmo e o nome das variáveis usadas devem ser pequenos, sem acentuação e não podem começar com um número. As variáveis com as quais trabalhamos são string, integer e real, as quais armazenam, respectivamente, valores referentes a caracteres (frases, expressões, letras), números inteiros e números reais. É necessário definir toda e qualquer variável que será usada no programa para que ele funcione. O comando writeln cria uma frase, enquanto o readln lê uma variável. Veja um exemplo de algoritmo envolvendo tudo o que foi dito acima. Confira a transcrição abaixo:

2 2 Program Conversa ; Var idade:integer; altura:real; resposta:string; Begin writeln( Qual é o seu nome? ); readln(resposta); writeln( Quantos anos voc^e tem? ); readln(idade); writeln( Qual é a sua altura em metros? ); readln(altura); writeln( Ah sim,resposta,. Voc^e realmente parece ter,idade, anos e,altura, m de altura. ); End. Tal programa, quando compilado, roda da seguinte forma: Essa grande quantidade de zeros a direita do ponto pode ser reduzido se, ao programarmos, colocássemos altura:0:2. Desse modo, apareceriam apenas duas casas decimais.

3 3 Algo importante a ser observado é que as partes em verde foram escritas pelo programador usando o comando writeln enquanto as partes em branco são dados fornecidos pelo usuário. Esses dados são armazenados nas respectivas variáveis usadas juntamente com o comando readln. Para evitar erros é necessário que tanto o programador quanto o usuário usem o bom senso. Ao responder a pergunta Quantos anos voc^e tem?, por exemplo, é de bom senso que o usuário evite responder ou então -9. Caso um número real não inteiro seja fornecido onde o comando readln pede uma variável inteira (integer) o programa travará. E ainda que informe o número inteiro 9 e o programa rode, sabemos que não faria sentido nesse caso pois é uma idade. O mesmo ocorre caso informemos letras onde se pedem números. Há como o programador prevenir esse tipo de erro ao construir o algoritmo, mas por simplificação desta apostila não veremos como fazer isso 1. O bom senso é essencial principalmente ao programarmos. As perguntas feitas no algoritmo devem estar claras o suficiente para que não haja dúvidas no momento em que o usuário trabalhe com o programa. Deixe o algoritmo trabalhar por você Uma das maiores utilidades do algoritmo: Ele faz contas por nós (e bem mais rápido). Sabendo que o comando := significa atribuição e dados valores reais para a e b, para realizar uma conta simples de soma podemos fazer soma:=a+b; Dessa forma a variável soma vai receber o valor de a somado ao valor de b, que devem ter sido previamente lidos pelo programa. Observe o exemplo abaixo envolvendo as quatro operações básicas. 1 Caso alguém se interesse, venha conversar comigo pessoalmente, terei o maior prazer em explicar.

4 4 Essas operações podem ainda serem realizadas dentro da própria mensagem, isso economiza o uso de variáveis. Veja um algoritmo que roda identicamente ao anterior, mas escrito de forma simplificada. Condicional Vejamos como funciona agora o comando que analisa uma condição: if. Mas primeiro... Pense por um momento: Como é feita a sua média? Escreva à parte uma forma de generalizar uma média com quatro notas, todas com o mesmo peso. Agora, observemos um algoritmo que realiza esse cálculo: Note na linha 7 que a leitura de várias variáveis pode ser feita de uma só vez. Na linha 8, atente especialmente para os parênteses que definem qual é o numerador da expressão. Esquecer de colocar parênteses faria com que o algoritmo entendesse que apenas a quarta nota foi dividida por quatro. Okay, agora vamos tornar o resultado mais personalizado. Perguntaremos o nome do usuário e, tomando a média mínima para passar de ano como 5, informaremos se ele passou ou não de ano. Observe, principalmente, a estrutura da condicional (o if das linhas 14 à 19).

5 5 Eis as duas possibilidades do programa escrito acima Nesse último algoritmo, que contempla tudo o que vimos até o momento, vamos analisar como ficaria naquela linguagem informal que vimos em sala nas primeiras aulas sobre algoritmo. Programa Media ; Var usuario:string; n1,n2,n3,n4,m:real; Começar escrever( Olá, qual é o seu nome? ); ler(usuario); escrever( Diga,usuario,, quais foram suas quatro notas? ); ler(n1,n2,n3,n4); m:=(n1+n2+n3+n4)/4; se (m>=5) ent~ao começar writeln( Sua média é,m:0:2,,usuario,! Parabéns, voc^e passou. ); terminar sen~ao começar writeln( Mas poxa vida,usuario,... Espero que os,m:0:2, de média e essa reprovaç~ao n~ao te desanime. ); terminar; Terminar. Repetir O repetir também é condicional. O comando repeat... until( ) faz com que o programa repita linhas de comando até que a condição seja satisfeita. Pelo exemplo abaixo, podemos ver um programa que repetirá infinitamente a frase Wake up, Neo... até que o usuário digite ok.

6 6 Considerações Finais Pode usar a linguagem informal na prova? Pode, mas use a linguagem informal OU a formal, não misture as duas em um mesmo algoritmo. Quando será a prova? A segunda prova será dia 28 de setembro e a prova optativa será dia 05 de outubro. Como será a prova? A prova terá cinco questões, cada uma valendo dois pontos e meio. Será de consulta e em dupla, você pode levar o que quiser para consultar (lembrando que há apostilas na xerox da universidade e no blog 2 ). E como será a Prova Optativa? Será SEM consulta e individual, contemplando todo o conteúdo (números binários e algoritmos). Sugestão: Se quer finalizar sua média com um 10,0 de ICC, busque fazer os exercícios abaixo ainda hoje (21/set) em aula e tire as dúvidas que tiver. 2

7 7 Lista de Questões Questão 1. O que é algoritmo? Questão 2. Monte um algoritmo que leia um número e mostre o cubo deste número. Questão 3. Construa um programa que leia os valores dos coeficientes de uma equação de segundo grau e retorne os valores de suas raízes. Questão 4. Faça um programa que leia a idade de uma pessoa e, caso seja menor de 18 anos, mostre uma mensagem dizendo que não pode usar o programa. Questão 5. Estruture um algoritmo de modo que ele calcule a área de um retângulo. Questão 6. Estruture um algoritmo de modo que ele calcule a área de um círculo. Questão 7. Monte um programa que leia o preço gasto para fabricar um saquinho de pipoca, o preço da venda de um saquinho pipoca e retorne o lucro da venda de 100 desses saquinhos. Questão 8. Escreva um algoritmo que leia o preço de uma roupa, seu desconto e retorne o valor da roupa com desconto. Questão 9. Faça um programa que calcule e mostre quantos anos alguém tem usando como dado de entrada a data de nascimento. Questão 10. Em homenagem ao dia da árvore (21 de setembro), construa um algoritmo que escreva alguma frase falando sobre árvores 21 vezes.

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 10. Algoritmos e Programação. Enquanto (Teste no início) Repeat (Teste no final)

Sumário. Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves. Aula 10. Algoritmos e Programação. Enquanto (Teste no início) Repeat (Teste no final) Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Aula 10 1 Sumário Estruturas de Controle de Fluxo q Repetição Enquanto (Teste no início) Repeat (Teste no final)

Leia mais

Linguagem Computacional. Estruturas de Controle: Estruturas de Repetição. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves

Linguagem Computacional. Estruturas de Controle: Estruturas de Repetição. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves Informática II Linguagem Computacional Estruturas de Controle: Estruturas de Repetição Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Sumário q Estruturas de Controle de Fluxo Repetição Enquanto

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 03 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 03 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Notas de Aula de Algoritmos e Programação de Computadores

Notas de Aula de Algoritmos e Programação de Computadores Notas de Aula de Algoritmos e Programação de Computadores FLÁVIO KEIDI MIYAZAWA com a colaboração de TOMASZ KOWALTOWSKI Instituto de Computação - UNICAMP Versão 2000.1 Estas notas de aula não devem ser

Leia mais

VARIÁVEIS NUMÉRICAS : integer - Números inteiros entre e real - Números reais de 11 algarismos significativos.

VARIÁVEIS NUMÉRICAS : integer - Números inteiros entre e real - Números reais de 11 algarismos significativos. TURBO PASCAL Histórico Origem: desenvolvida nos anos entre 1968 e 1970 por Nicklaus Wirth na Universidade Técnica de Zurique, Suíça. Em 1970 é disponibilizado o primeiro compilador para a linguagem. Objetivo:

Leia mais

FACCAT Sistemas de Informação. Estruturas de Dados

FACCAT Sistemas de Informação. Estruturas de Dados FACCAT Sistemas de Informação Estruturas de Dados Aula 1 http://professores.faccat.br/azambuja (Estrutura de Dados) Definição de variáveis Podemos imaginar uma variável como o local onde se pode colocar

Leia mais

Professor Mauricio Lederer Algoritmos. Entrada e saída de dados

Professor Mauricio Lederer Algoritmos. Entrada e saída de dados Entrada Algoritmos Entrada e saída de dados Muitas vezes, um algoritmo, para que possa trabalhar, precisa de dados de entrada informados pelo usuário, porque nem sempre é necessário ter esse tipo de dados.

Leia mais

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian

Ciência da Computação. Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras para

Leia mais

Linguagem Computacional

Linguagem Computacional Informática II Linguagem Computacional Algoritmos e Programação Parte 2 Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Sumário Tipos de Dados Variáveis Modelo esquemático Características e Regras

Leia mais

Linguagem Computacional. Estruturas de Controle: Estruturas de Decisão ou de Seleção. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves

Linguagem Computacional. Estruturas de Controle: Estruturas de Decisão ou de Seleção. Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves 1 Algoritmos e Programação Linguagem Computacional Estruturas de Controle: Estruturas de Decisão ou de Seleção Prof. Dr. Adriano Cansian Prof. Dr. Leandro Alves Neves O que veremos: Estruturas de Controle

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 05 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 05 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Teoria da Computação e Algoritmos. Introdução à Linguagem Pascal. ALGORITMO <Nome do algoritmo>; <definições>; INÍCIO <Comandos>; FIM.

Teoria da Computação e Algoritmos. Introdução à Linguagem Pascal. ALGORITMO <Nome do algoritmo>; <definições>; INÍCIO <Comandos>; FIM. Teoria da Computação e Algoritmos Introdução à Linguagem Pascal 1 Estrutura de um programa INÍCIO FIM. PROGRAM END.

Leia mais

Estrutura de decisão

Estrutura de decisão Estrutura de decisão Os comandos de decisão ou desvio fazem parte das técnicas de programação que conduzem a estruturas de programas que não são totalmente sequenciais. Com as instruções de SALTO ou DESVIO

Leia mais

Organização de programas em Pascal

Organização de programas em Pascal Organização de programas em Pascal Leonardo Gresta Paulino Murta leomurta@ic.uff.br Vamos programar em Pascal! Mas... Como um programa é organizado? Quais são os Apos de dados disponíveis? Como variáveis

Leia mais

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21

MATRIZES - PARTE Definição e Manipulação de Matrizes AULA 21 AULA 21 MATRIZES - PARTE 1 21.1 Definição e Manipulação de Matrizes Sabemos como definir variáveis de um novo tipo de dados, denominado vetor, que representam seqüências de valores de um mesmo tipo. Por

Leia mais

Aulas Anteriores. Detalhes da linguagem de programação

Aulas Anteriores. Detalhes da linguagem de programação Aulas Anteriores Detalhes da linguagem de programação Elementos básicos (identificadores, constantes, símbolos gráficos) Estrutura básica de um programa (cabeçalho, parte declarativa, parte de execução)

Leia mais

Ciência da Computação

Ciência da Computação Algoritmos e Programação Informática II Ciência da Computação Prof. Dr. Leandro Alves Neves Prof. Dr. Adriano M. Cansian 1 Sumário Estruturas de Controle de Fluxo. Ou: Estruturas de Decisão. Decide qual

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

LISTA 14 Gabarito. 1) Preparar um algoritmo para calcular a soma de 100 termos da seguinte série:

LISTA 14 Gabarito. 1) Preparar um algoritmo para calcular a soma de 100 termos da seguinte série: LISTA 14 Gabarito 1) Preparar um algoritmo para calcular a soma de 100 termos da seguinte série: 1 1/2 + 1/4-1/6 + 1/8-1/10 + 1/12 -... Program questao1; i,a: integer; s: real; s:= 1; for i:= 1 to 99 do

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Luis Martí Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 3 Introdução a Linguagem C Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 1 Aula de Hoje - Criar programas simples em C utilizando a estrutura básica; - Declarar variáveis;

Leia mais

AULA 2: INTRODUÇÃO A PYTHON. Luís Feliphe Silva Costa

AULA 2: INTRODUÇÃO A PYTHON. Luís Feliphe Silva Costa AULA 2: INTRODUÇÃO A PYTHON Luís Feliphe Silva Costa Sumário Variáveis simples Entrada e Saída de dados Operadores Estruturas Condicionais Estruturas de repetição Funções Tratamento de erros Variáveis

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS O que será escrito quando os algoritmos/trechos de algoritmos abaixo forem executados (fazer no papel)?

LISTA DE EXERCÍCIOS O que será escrito quando os algoritmos/trechos de algoritmos abaixo forem executados (fazer no papel)? LISTA DE EXERCÍCIOS 09 1 O número 3025 possui a seguinte característica: 30 + 25 = 55 55² = 3025 Elabore um algoritmo que pesquise e imprima todos os números de quatro algarismos que possuam esta característica.

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 15 ( Matrizes (7Cs))

LISTA DE EXERCÍCIOS 15 ( Matrizes (7Cs)) LISTA DE EXERCÍCIOS 15 ( Matrizes (7Cs)) 1) Faça um programa que gere a seguinte matriz: 1 1 1 1 1 1 1 2 2 2 2 1 1 2 3 3 2 1 1 2 3 3 2 1 1 2 2 2 2 1 1 1 1 1 1 1 Com base no comando, complete o algoritmo

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 09 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 09 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Linguagem Pascal. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Linguagem Pascal. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Linguagem Pascal Prof. Antonio Almeida de Barros Junior 1 Linguagem Pascal Criada para ser uma ferramenta educacional (Década de 70); Prof. Niklaus Wirth (Universidade de Zurique); Blaise Pascal (Matemático

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade

LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade LISTA DE EXERCÍCIOS: 1ª Unidade 1) Dado o trecho de código a seguir, qual será a saída se as entradas forem, respectivamente: A) 0 e 1 B) 2 e 3 C) 1 e 1 Program Numeros; var num1, num2: real; begin writeln('digite

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos II

Working 03 : Conceitos Básicos II Universidade Federal do Espirito Santo Centro Tecnologico Working 03 : Conceitos Básicos II Objetivos: Dominar a construção de estruturas de seleção em C; Aperfeiçoarse na resolução de problemas, da primeira

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.

Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas. Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação www.decom.ufop.br/bcc701 Semana 03: Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas. Aula #7 22/03/2012

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Hugo de Oliveira Barbalho hbarbalho@ic.uff.br Material produzido pelo professor: Leandro Augusto Frata Fernandes

Leia mais

Linguagem de Programação Pascal - Introdução

Linguagem de Programação Pascal - Introdução Linguagem de Programação Pascal - Introdução História Pascal é uma linguagem de programação que recebeu o seu nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal. A linguagem Pascal foi criada em 1970 pelo suíço

Leia mais

VETORES Motivação AULA 19

VETORES Motivação AULA 19 AULA 19 VETORES 19.1 Motivação Considere o problema de calcular a média aritmética das notas de 5 alunos de uma disciplina e determinar e escrever o número de alunos que obtiveram nota superior à média

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA DISCUSSÃO DOS EXERCÍCIOS E EXERCÍCIOS EXTRAS Prof. Dr. Daniel Caetano 2011-2 Visão Geral 1 Discussão dos Exercícios 2 Exercícios Extras Material de Estudo Material

Leia mais

Unidade VI. Técnicas de Teste de Software Teste Estrutural. Profa. Dra. Sandra Fabbri

Unidade VI. Técnicas de Teste de Software Teste Estrutural. Profa. Dra. Sandra Fabbri Unidade VI Técnicas de Teste de Software Profa. Dra. Sandra Fabbri Os requisitos de teste são extraídos de uma implementação em particular Teste dos detalhes procedimentais A maioria dos critérios dessa

Leia mais

Elementos básicos das linguagens de programação

Elementos básicos das linguagens de programação Elementos básicos das linguagens de programação Objetivos: Apresentar os últimos elementos básicos das linguagens de programação Elementos básicos já estudados Entrada (read, readln) Saída (write, writeln)

Leia mais

Estruturas de Repetição. João Medeiros FATERN

Estruturas de Repetição. João Medeiros FATERN Estruturas de Repetição João Medeiros FATERN 2010.2 Quais seriam os passos do algoritmo? 1. colocar café solúvel na xícara 2. colocar água quente 3. Colocar açucar na xícara 4. mexer 5. mexer 6. mexer

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição

Leia mais

Estrutura Condicional

Estrutura Condicional Estrutura Condicional É a estrutura que permite a tomada de decisão, em um algoritmo, mediante a análise lógica de uma condição; Condição: comparação que somente possui dois valores possíveis (verdadeiro

Leia mais

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C.

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: gemilson Fone:

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 07 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 07 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini

Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Oficina de Introdução de Programação usando Linguagem Python Prof. Ms. Perini Apresentação do Professor Professor: José Carlos Perini E-mail: jose.perini@metrocamp.edu.br Blog: http://profperini.com Formação

Leia mais

Programação de Computadores III

Programação de Computadores III Programação de Computadores III Pseudocódigo e Estruturas Básicas de Controle Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.1/tcc-00.157

Leia mais

Introdução à Ciência da Computação

Introdução à Ciência da Computação Introdução à Ciência da Computação Estruturas de Controle Parte II Prof. Ricardo J. G. B. Campello Créditos Parte dos slides a seguir foram adaptados dos originais de A. L. V. Forbellone e H. F. Eberspächer

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO COM C/C++ Prof. Dr. Daniel Caetano 2013-1 Objetivos Entender o mecanismo de um programa em C/C++ Apresentar e estrutura da Linguagem C/C++

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Comando REPITA (repeat) Comando REPITA (repeat)

Para começar... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Comando REPITA (repeat) Comando REPITA (repeat) Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Estrutura de Repetição Aula 09 Prof. Piva Para começar... Existem situações onde não sabemos, ao certo, quantas vezes teremos que repetir a sequencia

Leia mais

Aula 6 Oficina de Programação Estruturas Condicionais no C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 6 Oficina de Programação Estruturas Condicionais no C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 6 Oficina de Programação Estruturas Condicionais no C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Estrutura Condicional Simples Algoritmo se () entao instrução fimse A instrução só será executada se

Leia mais

Computação 1 - Python Aula 3 - Teórica: Tipos de dados, Strings, Estrutura Condicional 1/ 28

Computação 1 - Python Aula 3 - Teórica: Tipos de dados, Strings, Estrutura Condicional 1/ 28 Computação 1 - Python Aula 3 - Teórica: Tipos de dados, Strings, Estrutura Condicional 1/ 28 Tipos de Dados Dados Numéricos Números Inteiros: Int/Long Ponto Flutuante: Float Números Complexos: Complex

Leia mais

Estruturas de Controle

Estruturas de Controle UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Prof. Yandre Maldonado - 1 Estruturas de Controle Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Estrutura de Seleção Prof. Yandre

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia da Produção / Elétrica Parte 02 Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br www.univasf.edu.br/~jorge.cavalcanti www.twitter.com/jorgecav

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Expressões aritméticas, relacionais e lógicas Estruturas condicionais Prof. Renato Pimentel 1 Expressões aritméticas 2 Prof. Renato Pimentel 1

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição 1 Comando while Deseja-se calcular o valor de: 1 + 2 + 3 +... + N. Observação: não sabemos, a priori, quantos termos

Leia mais

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Fluxograma Pseudocódigo Estruturas de decisão. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 4 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Introdução As estruturas de repetição, permitem executar mais de uma vez um mesmo trecho de código. Trata-se de uma forma de executar blocos de comandos somente sob determinadas

Leia mais

Working 03 : Conceitos Básicos II

Working 03 : Conceitos Básicos II Universidade Federal do Espirito Santo Centro Tecnologico Working 03 : Conceitos Básicos II Objetivos: Dominar a construção de estruturas de seleção em C; Aperfeiçoarse na resolução de problemas, da primeira

Leia mais

Algoritmos I Aula 5 Visualg

Algoritmos I Aula 5 Visualg Algoritmos I Aula 5 Visualg Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação Programa Conjunto de instruções (comandos) que são interpretadas pelo computador com a finalidade

Leia mais

A resposta apresentada em aula, no quadro, (em Chapin e/ou Português Estruturado) está correta?

A resposta apresentada em aula, no quadro, (em Chapin e/ou Português Estruturado) está correta? 23 Algoritmos com Repetição Nos exemplos e exercícios vistos até agora, sempre foi possível resolver os problemas com uma sequência de instruções que eram executadas apenas uma vez. Existem três estruturas

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE II. Prof. Dr. Daniel Caetano

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE II. Prof. Dr. Daniel Caetano LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARTE II Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Material de Estudo Material Notas de Aula Apresentação Material Didático Acesso ao Material

Leia mais

I1, I2 e In são instruções simples ou estruturadas da linguagem Pascal.

I1, I2 e In são instruções simples ou estruturadas da linguagem Pascal. Capítulo 4 TESTES, ESCOLHAS E MALHAS DE REPETIÇÃO 1. INTRODUÇÃO Em muitos exemplos e exercícios realizados nos capítulos anteriores, não foram raras as vezes em que fizemos uso de elementos disponíveis

Leia mais

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior

ALGORITMOS E APLICAÇÕES. FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior ALGORITMOS E APLICAÇÕES FATEC IPIRANGA ADS Noturno 1º semestre de 2012 Prof. Luiz Carlos de Jesus Junior Formato Básico do Pseudocódigo Tipos de dados O VisuAlg prevê quatro tipos de dados: inteiro, real,

Leia mais

Programação I PRG Engenharia de Telecomunicações 2ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral

Programação I PRG Engenharia de Telecomunicações 2ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral Programação I PRG29002 Engenharia de Telecomunicações 2ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral 2016-1 Revisão da aula anterior Linguagens compiladas vs interpretadas Para que servem as bibliotecas? O que

Leia mais

Introdução a Programação na Linguagem C.

Introdução a Programação na Linguagem C. Introdução a Programação na Linguagem C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: facebook.com/gemilson Fone: (83)8880-2046 Blog: informaticageo.wordpress.com

Leia mais

MODULARIZAÇÃO - PARTE 1

MODULARIZAÇÃO - PARTE 1 AULA 27 MODULARIZAÇÃO - PARTE 1 Os algoritmos que temos construído até então são muito simples, pois resolvem problemas simples e apresentam apenas os componentes mais elementares dos algoritmos: constantes,

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a

Leia mais

Estruturas de Controle. Estrutura de Seleção. Estrutura de Seleção

Estruturas de Controle. Estrutura de Seleção. Estrutura de Seleção UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA Prof. Yandre Maldonado - 1 Estruturas de Controle Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa yandre@din.uem.br Estrutura de Seleção Prof. Yandre

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo...

Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana. Para começar... Strings. Para começar... Strings. Exemplo... Algoritmos e Lógica de Programação 80 horas // 4 h/semana Strings ou cadeias de Caracteres Aula 14 Prof. Piva Para começar... Strings são cadeias de caracteres que armazenam dados textuais e, portanto,

Leia mais

Modularização. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior

Modularização. Prof. Antonio Almeida de Barros Junior Modularização Prof. Antonio Almeida de Barros Junior 1 Modularização A modularização consiste em decompor um programa em uma série de subprogramas individuais; Trata-se de um método utilizado para facilitar

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DISCIPLINA: TEORIA DA COMPUTAÇÃO E ALGORITMOS PROF: GIULIANO PRADO DE MORAIS GIGLIO 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Sobre variáveis, responda

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If...

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: Operadores relacionais e lógicos estruturas condicionais If... Else Switch Prof. Renato Pimentel 1 Operações relacionais Operações

Leia mais

Aula Anterior. Decomposição algorítmica (continuação)

Aula Anterior. Decomposição algorítmica (continuação) Aula Anterior Decomposição algorítmica (continuação) Degenerescência da decomposição básica da solução em três etapas Método de decomposição modificado à entrada Associação de diferentes valores de entrada

Leia mais

Modularidade. Objetivos: Introduzir noções básicas de modularidade. Funções e procedimentos

Modularidade. Objetivos: Introduzir noções básicas de modularidade. Funções e procedimentos Modularidade Objetivos: Introduzir noções básicas de modularidade Funções e procedimentos Motivação É muito difícil manter um código quando ele tende a ser grande (com muitas linhas) É preciso organizar

Leia mais

Linguagem de Programação I. Linguagem Pascal

Linguagem de Programação I. Linguagem Pascal Linguagem de Programação I Linguagem Pascal Prof. Luiz Claudio Ferreira de Souza E-mail: luizclaudiofs@hotmail.com.br www.luizclaudiofs.blogspot.com Belém / PA 2017 Sumário Introdução à Programação...

Leia mais

Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.

Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas. BCC701 Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação www.decom.ufop.br/bcc701 2012/01 Semana 03 Comandos de desvio de fluxo. Expressões lógicas.

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof.

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais Disciplina: Introdução à Ciência da Computação Prof. Modesto A. Chaves Faça um algoritmo que Leia dois valores

Leia mais

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE OU DECISÃO) Até o momento da disciplina vimos algoritmos e programas

Leia mais

Laços de repetição for, while, do-while

Laços de repetição for, while, do-while Computação Eletrônica Laços de repetição for, while, do-while Prof: Luciano Barbosa Estruturas de Repetição Imagine um programa que calcula a média de um aluno. Este programa é bastante simples, bastaria:

Leia mais

5 Comando de Seleção Simples e Composta

5 Comando de Seleção Simples e Composta 5 Comando de Seleção Simples e Composta Ronaldo F. Hashimoto e Carlos H. Morimoto Essa aula introduz o comando de seleção, que permite ao seu programa tomar decisões sobre o fluxo do processamento, ou

Leia mais

printf( \n %d dividido por %d eh%d e o resto eh%d \n, x, y, resultado)

printf( \n %d dividido por %d eh%d e o resto eh%d \n, x, y, resultado) Exercícios de Entrada e Saída 1. Escreva um programa que exiba na tela o seguinte texto: Estou testando o printf. Depois faça o mesmo, mas no seguinte formato: Estou testando o printf.. Escreva programas

Leia mais

Instituto de Computação Programação de Computadores (TCC00326)

Instituto de Computação Programação de Computadores (TCC00326) Lista de Exercícios Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma. Escreva um algoritmo (pseudocódigo) que coloque os números de a 00 na tela na ordem inversa (começando em 00 e terminando em ). inteiro: Numero

Leia mais

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa:

Introdução ao SciLab. SciLab O que é? Onde obter o programa: Introdução ao SciLab SciLab O que é? SciLab é uma plataforma interativa para computação numérica composta de uma rica coleção de algoritmos numéricos e de uma linguagem de programação associada. CN04 2010

Leia mais

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini

Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Oficina de Python Prof. Me. José Carlos Perini Prof. José Carlos Perini Formação em Análise de Sistemas Univ. S. Francisco Pós em Administração Universidade S. Francisco Mestrado em Ciência da Computação

Leia mais

Lista de Exercícios 1 Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma

Lista de Exercícios 1 Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma Disciplina: TCC-00.7 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: A- Data: / / Lista de Exercícios Algoritmos, Pseudocódigo e Fluxograma. Escreva um algoritmo (pseudocódigo)

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>;

<identificador>[<tamanho>]: <tipo>; Vetores e Constantes Imagine uma situação na qual fosse necessário armazenar 100 valores para processamento. Por exemplo, pode ser necessário armazenar as notas de 100 provas de uma turma de alunos. Uma

Leia mais

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL Noções de Programação de Computadores Prof. Eduardo 1 1 ESTRUTURA SEQUENCIAL algoritmo Nome_do_algoritmo declaração de variáveis variáveis inicio bloco de comandos; fim_algoritmo 1.1 Declaração de variáveis

Leia mais

Prof. Jorge Cavalcanti

Prof. Jorge Cavalcanti Universidade Federal do Vale do São Francisco Curso de Engenharia de Computação Introdução a Algoritmos Parte 02 (baseado no material do prof. Marcelo Linder) Prof. Jorge Cavalcanti jorge.cavalcanti@univasf.edu.br

Leia mais

Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN

Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN 1 Disciplina: TCC-00.157 Prog. de Computadores III Professor: Leandro Augusto Frata Fernandes Turma: A-1 Data: / / Exercícios de Fixação Introdução ao FORTRAN 1. Converta os algoritmos dos seguintes exercícios

Leia mais

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições

Leia mais

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim

ALGORITMOS AULA 2. Profª Amanda Gondim ALGORITMOS AULA 2 Profª Amanda Gondim LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos que realizam cálculo matemáticos, todas as expressões aritméticas devem ser linearizadas, ou seja, colocadas

Leia mais

Agenda. Programação estruturada. Sequência. Decisão: Desvio de fluxo INTRODUÇÃO. Expressões lógicas.

Agenda. Programação estruturada. Sequência. Decisão: Desvio de fluxo INTRODUÇÃO. Expressões lógicas. Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação www.decom.ufop.br/bcc701 Semana 03.. Material Didático Unificado. Aga ; ; 1 2 Programação estruturada

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

3ª Lista de Exercícios de Programação I

3ª Lista de Exercícios de Programação I 3ª Lista de Exercícios de Programação I Instrução As questões devem ser implementadas em C, apoiadas por representação em algoritmo para planejamento. 1. Desenvolva um programa que leia dois valores a

Leia mais

Aula 5 - Mais C e repetição

Aula 5 - Mais C e repetição Vamos nesta aula mostrar mais detalhes e a forma geral dos comandos C vistos até agora. O comando de atribuição A forma geral do comando de atribuição é: = A expressão

Leia mais

E X E R C Í C I O S 01. Sobre o comando CASO, marque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa (F):

E X E R C Í C I O S 01. Sobre o comando CASO, marque as alternativas como verdadeira (V) ou falsa (F): Aula com exercícios de questões fechadas, simulando a segunda prova oficial. É importante chegar neste ponto sabendo desenvolver programas, pois uma questão fechada de algoritmos requer conhecimento de

Leia mais

Linguagem e Técnicas em Programação. Gilson de Souza Carvalho

Linguagem e Técnicas em Programação. Gilson de Souza Carvalho Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 3.1.3 Condições compostas Linguagem e Técnicas em Programação As condições que vimos até agora sempre foram únicas. Entretanto, conforme aumenta a complexidade

Leia mais

Programação Estruturada

Programação Estruturada Algoritmos e Técnicas - Estruturas de Controle de Fluxo - Programação Estruturada Programação estruturada é a técnica de construir e formular algoritmos de uma forma sistemática. Utilizada para apresentar

Leia mais