A CNBB NOS PEDE UMA ANIMAÇÃO DE TODA A VIDA LITÚRGICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A CNBB NOS PEDE UMA ANIMAÇÃO DE TODA A VIDA LITÚRGICA"

Transcrição

1 A CNBB NOS PEDE UMA ANIMAÇÃO DE TODA A VIDA LITÚRGICA

2 Para isto é necessário: UMA EQUIPE DE PASTORAL LITÚRGICA

3 Segundo o Documento 43 da CNBB é indispensável ter uma equipe estável de Pastoral Litúrgica, distinta eventualmente das equipes de Celebração.

4 Assim, A equipe de pastoral litúrgica é um grupo formado especificamente para promover, organizar, dinamizar e programar a vida litúrgica como um todo numa paróquia e comunidades.

5 QUESTÕES PRÁTICAS 1- Peça a Deus para te abençoar no exercício do seu ministério; 2- Leia ou faça seu serviço dando atenção para a assembléia; é para ela que você se dirige; 3- Busque não ser profissional, mas um servo que, com seus comentários conduz o povo à vivência do mistério celebrado; 4- Aprenda a usar bem o microfone; 5- Se tiver dificuldades com leitura, fala ou postura, procure ajuda;

6 6- Evite palavras de ordem: de pé, todos, agora vocês, vamos receber, vamos acolher ; 7- Convide apenas o povo a acompanhar a procissão de entrada, cantando; 8- Evite tornar-se um ruído na celebração; 9- Mesmo exercendo um ministério na celebração você faz parte da assembléia; 10- Não invente nada a pretexto de estar fazendo algo bonito;

7 Jesus: Comunicador do Pai A própria criação é um ato de comunicação de Deus, que se plenifica em Jesus Cristo, Verbo (Palavra) encarnado (Jo 1); Jesus é o conteúdo por excelência da catequese: Em sua comunicação com as pessoas, Jesus nunca impõe, mas faz propostas, dialoga, escuta, acolhe, questiona, ama e fala verdade.

8 Durante muito tempo pensou-se que a comunicação era isso: o emissor leva a mensagem ao receptor através de um canal. Comunicação é diferente de transmissão

9 Comunicação é exatamente isso: o fato de eu receber o outro, a fala do outro, a presença do outro, o produto do outro e isso me transformar internamente.

10 ... mas esta comunicação, muitas vezes, não ultrapassa a membrana que isola cada um de nós do mundo circundante.

11 Vivemos muitas vezes numa espécie de sonambulismo, sem prestar muita atenção no que fazemos, sem ter consciência do que nos rodeia, sem conhecer nossas motivações profundas. Vivemos na superfície.

12

13 COMO ME CONHECER?

14 OBSERVAR: CORPO

15 PENSAMENTOS É muita areia pro meu caminhão... Eu não consigo fazer isso... Isso não é pra mim...

16 LINGUAGEM Por que comigo nunca dá certo? Eu vou tentar encontrar você amanhã às oito horas. Não vou pensar mais nisso! Ele é uma boa pessoa, mas é preguiçoso... Eu vou conseguir passar de ano!

17 DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO

18 DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO

19 DIFICULDADES NA COMUNICAÇÃO

20 A vida é um eco, se você não está gostando do que está recebendo, então preste atenção no que você está emitindo (Lair Ribeiro)

21 Desafio atual: modo de comunicar nas celebrações. Um dos espaços privilegiados de comunicação é o encontro litúrgico semanal: Eucaristia, celebrações comunitárias, cultos. Para que ele seja, de fato, comunicacional, a equipe litúrgica deve ter cuidado com a linguagem, uma vez que toda liturgia está marcada pelo simbólico: o espaço físico, os gestos, as vestes, as cores, a ornamentação, a palavra proclamada, o canto e o silêncio (Doc. 59 da CNBB)

22 Gestos litúrgicos A liturgia, entendida como encontro com Deus e com os irmãos, se realiza através de ações, gestos e posturas corporais (SC 30). Estes têm sentido celebrativo e comunitário. A postura do corpo é a expressão visível do íntimo das pessoas e da comunidade. - Estar de pé: para louvar, cantar, rezar. É a atitude do cristão atento, de prontidão e pronto para acolher e participar. Exprime a dimensão sacerdotal da assembleia; - De joelhos: atitude de adoração, súplica, humildade e penitência (Cf. At 7,59; Rm 14,11);

23 Sinas, Símbolos e Movimentos em geral - De joelhos: atitude de adoração, súplica, humildade e penitência (Cf. At 7,59; Rm 14,11); - Caminhar: o deslocar-se de um lugar para o outro nas procissões é expressão do novo povo de Deus a caminho da Jerusalém celeste, da realização do Reino de Deus; - Sentar-se: acolhida, atenção, silêncio, meditação; - Prostrar-se: humildade, total despojamento; - Dar-se as mãos: sinal de humildade e comunhão; - Carregar a cruz: sinal de nossa fé, mistério de nossa esperança, razão de nosso amor a Deus e aos irmãos; - Sinal a cruz: Revestir-se de Cristo; - Acender as velas: sinal de nossa fé e, Jesus Cristo, morto e ressuscitado;

24 Cores Litúrgicas A respeito das cores litúrgicas, seguimos as orientações do Missal Romano (cf. Instrução Geral sobre o Missal Romano, números ). O BRANCO simboliza a vitória, a paz, a alegria. É usado nos ofícios e missas do tempo pascal e do Natal; nas festas e memórias do Senhor, exceto as da Paixão; nas festas e memória da Bem-aventurada Virgem Maria, dos Santos e Anjos, são João Batista, são João Evangelista, Cátedra de são Pedro e Conversão de Paulo.

25 Cores Litúrgicas O VERMELHO simboliza a fogo, o sangue, o amor divino, o martírio. É usando no domingo da Paixão (=domingo de Ramos) e na Sextafeira santa; no domingo de Pentecostes, nas festas dos Apóstolos e Evangelistas e nas celebrações dos Santos mártires. O VERDE é a cor da esperança. É usado nos ofícios e missas do tempo comum. O ROXO simboliza a penitência. É usado no tempo do advento e na quaresma. Pode também ser usado nos ofícios e missas pelos mortos.

26 Cores Litúrgicas O PRETO é símbolo do luto. Pode ser usado nas missas pelos falecidos. O ROSA simboliza alegria. Pode ser usado no III domingo do advento e no IV domingo da quaresma. Quanto ao tempo do advento, hoje há uma tendência a se usar o violeta, em vez do roxo, para diferenciá-lo do tempo quaresmal (penitência) e acentuar a dimensão de alegre expectativa da vinda do Senhor. Nas missas pelos falecidos usa-se o roxo ou preto. Mas tem-se usado também o branco, para se dar ênfase não ao sofrimento, mas à ressurreição. Para a decoração do altar e do ambão, pode se usar a mesma cor litúrgica dos paramentos.

27 - Queimar o incenso: Elevam nossa mente, intenções e coração a Deus; - Levantar as mãos: atitude de louvor ou súplica, pedido de bênção ou perdão; - Lavar as mãos: sinal de purificação; - Aspersão com água: sinal de purificação, recordação de nosso batismo; - O Abraço da paz: sinal de união e fraternidade.

28 OBJETOS LITÚRGICOS Os objetos litúrgicos devem ser usados com cuidado e respeito pois são considerados objetos sagrados pela Igreja. Não são apenas coisas concretas, são sinais, por isso transmitem uma mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados ou conservados.

29 OBJETOS LITÚRGICOS Conhecendo os Objetos Litúrgicos Âmbula, cibório ou píxide: recipiente ou pote para a coservação e distribuição das hóstias aos fiéis. Aspersório: instrumento com que se joga água benta sobre o povo ou objetos. Caldeirinha: vasilha onde se coloca água benta para aspersão do povo.

30 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Cálice: recipiente no qual se consagra o vinho durante a missa. Deve ser guardado bem enxuto. Antes da missa deve ser outra vez lavado e enxuto. A comunidade deve ter um número suficiente de cálices. Candelabro: grande castiçal com ramificações, a cada uma das quais corresponde um foco de luz.

31 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Castiçal: utensílio que serve de suporte para um vela. Corporal: tecido em formado quadrangular sobre o qual se depõem o cálice com vinho e a patena com a hóstia. Deve ser engomada e dobrada de modo especial.

32 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Galhetas: dois recipientes contendo respectivamente a água e o vinho para a celebração eucarística. Hóstia: pedaço de pão não fermentado, usado para a celebração eucarística, para a comunhão do padre. É comum ter a forma circular.

33 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Manustérgio: toalha com que o sacerdote enxuga as mãos, após lavá-las durante a missa. Pala: cartão quadrado, revestido de pano, para cobrir a patena e o cálice. Evita insetos no vinho.

34 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Patena: pequeno prato, geralmente de metal, para conter a hóstia durante a celebração da missa. Partícula: cartão quadrado, revestido de pano, para cobrir a patena e o cálice. Evita insetos no vinho.

35 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Purificatório ou Sanguinho: tecido retangular com o qual o sacerdote, depois da comunhão, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos. Teca: pequeno estojo, geralmente de metal, em que se lea a eucaristia aos enfermos. É usada também na celebração eucarística para conter as partículas.

36 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Bacia, jarro de água e toalha (lavabo): para lavar as mãos de quem preside, depois da mesa preparada. Ostensório: objeto no qual de mostra aos fiéis a hóstia consagrada na solene exposição do Santíssimo.

37 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Círio Pascal: vela grande que é benzida e solenemente introduzida na igreja no início da Vigília Pascal; em seguida é colocada ao lado da Mesa da Palavra ou ao lado do Altar. O Círio permanece acesso durante as ações litúrgicas do Tempo Pascal (até a festa de Pentecostes). Em muitos lugares costuma-se com colocar o Círio, fora do Tempo Pascal, junto á fonte batismal, acendendo-o em cada celebração batismal. O Círio Pascal acesso simboliza o Cristo Ressuscitado.

38 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Incenso: resina aromática extraída de várias plantas, para se colocar sobre brasas nas celebrações. O ato de incensar significa: a) oração que sobe como fumaça aromática ao trono do Altíssimo; b) adoração direta: diante do Santíssimo Sacramento; adoração indireta: diante da cruz, do altar, do evangelho; c) veneração e honra: diante de imagens dos santos e quando feito a pessoas ou ao corpo do fiel falecido, como sinal de honra devida a um templo do Espírito Santo.

39 Objetos Litúrgicos Conhecendo os Objetos Litúrgicos Turíbulo: vaso utilizado ara as incensações durante a celebração. Naveta: pequeno vaso onde se transporta o incenso nas ações litúrgicas.

40 Espaço da Celebração Presbitério: espaço ao redor do altar, geralmente um pouco elevado, onde se realizam os ritos sagrados. Altar: mesa fixa ou móvel destinada à celebração eucarística.

Objetos e Paramentos Litúrgicos

Objetos e Paramentos Litúrgicos 1 Objetos e Paramentos Litúrgicos Objetos Litúrgicos: não são apenas coisas concretas, são sinais, por isso transmitem mensagem, não só pela presença deles, mas pelo modo como são utilizados ou conservados.

Leia mais

Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.

Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia. Altar: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia. Corporal: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula

Leia mais

Objetos Litúrgicos de Altar

Objetos Litúrgicos de Altar Objetos Litúrgicos de Altar Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

Objetos Litúrgicos de Altar

Objetos Litúrgicos de Altar Objetos Litúrgicos de Altar Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho.

Cálice e Patena. Servem para oferecer, consagrar e comungar o pão e o vinho. Objectos Litúrgicos Introdução Antes de começarmos a ver quais os objectos litúrgicos usados nas celebrações litúrgicas, é importante saber que estes são abençoados. Tendo isto em conta, eles deverão ser

Leia mais

Livro usado pelo. eucarística.

Livro usado pelo. eucarística. MISSAL Livro usado pelo sacerdote na celebração eucarística. LECIONÁRIO DOMINICAL Livro que contém as leituras dos domingos e algumas solenidades e festas. LECIONÁRIO SEMANAL Livro que contém as leituras

Leia mais

Gestos e atitudes corporais

Gestos e atitudes corporais Gestos e atitudes corporais A postura de um acólito não deve ser rígida e fria como uma estátua, nem por outro lado deve ser descuidada. A forma de estar deve permitir que o acólito esteja ao mesmo tempo

Leia mais

ORAÇÃO ALFAIAS LIVROS LITÚRGICOS

ORAÇÃO ALFAIAS LIVROS LITÚRGICOS ORAÇÃO Jesus, estamos aqui nos valendo de sua permissão deixai vir a mim as crianças. Desperta em nós um carinho e um respeito cada vez maior pela liturgia de sua igreja. Que possamos através de nosso

Leia mais

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma

Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma 10/02/2011. Crisma 2010/2011. Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma Crisma 2010/2011 Encontro 29 Tempo Liturgico e Quaresma O Ano litúrgico é o período de doze meses, divididos em tempos litúrgicos, onde se celebram como memorial, os mistérios de Cristo, assim como a memória

Leia mais

Formação de Acólitos. GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto

Formação de Acólitos. GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos Os Acessórios de Culto Os Vasos Sagrados Panos de Altar As Vestes Litúrgicas Outros Objectos de Culto Os Vasos Sagrados Cálice Âmbulas Patena Galhetas Píxide

Leia mais

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

MEU MINI EVANGELHO LIVRETO PARA CRIANÇAS

MEU MINI EVANGELHO LIVRETO PARA CRIANÇAS MEU MINI EVANGELHO LIVRETO PARA CRIANÇAS O Evangelho feito para crianças! Nós da Arte Sacro, abrimos o mês de outubro com uma iniciativa interessante para você e toda a sua comunidade paroquial! Agora,

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento.

Espaço da Celebração. Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Sacrário ou Tabernáculo: espécie de pequena urna onde se guarda o Santíssimo Sacramento. Espaço da Celebração Batistério: lugar reservado para a celebração do batismo. Em substituição

Leia mais

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR 34 8 OS OBJETOS, LIVROS E VESTES LITÚRGICAS USADOS NA SANTA MISSA 1 O cuidado com os objetos, livros e vestes litúrgicas Os objetos litúrgicos devem ser usados com cuidado e respeito pois são considerados

Leia mais

A preparação da Igreja (verificação de toalhas - altar, ambão, credência e outras necessárias)

A preparação da Igreja (verificação de toalhas - altar, ambão, credência e outras necessárias) CERIMÔNIAS LITÚRGICAS Indicações práticas para preparação VERIFICAR: A preparação da Igreja (verificação de toalhas - altar, ambão, credência e outras necessárias) A preparação do missal (missa/orações,

Leia mais

A B C D E DESEJAMOS A TODOS UMA BOA PROVA! Quem vos chamou é fiel, e é Ele que vai agir (1 Tes. 5, 24) Avaliação Nacional dos Acólitos

A B C D E DESEJAMOS A TODOS UMA BOA PROVA! Quem vos chamou é fiel, e é Ele que vai agir (1 Tes. 5, 24) Avaliação Nacional dos Acólitos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO ANTES DE INICIAR AS PROVAS 1. SOBRE A MARCAÇÃO DA FOLHA DE RESPOSTA 1.1. Este caderno é composto por 30 questões, sendo elas 18 fechadas e 12 abertas. 1.2. Em cada

Leia mais

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante

Refrão meditativo : criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante RITOS INICIAIS Refrão meditativo : É uma pequena peça musical, de fácil assimilação, cantada repetidas vezes com o objetivo de criar um espírito meditativo e acolhedor em toda pessoa da assembleia celebrante,

Leia mais

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES

RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES RITO DA NOMEAÇÃO DOS ACÓLITOS NAS PARÓQUIAS NOTAS PRELIMINARES O Rito da Nomeação dos Acólitos, que aqui se propõe, foi organizado a partir do Rito da Instituição dos Acólitos do Pontifical Romano. Como

Leia mais

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros.

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros. Oração inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do Encontro: Explicar a missa parte por parte e levar os catequizandos a amar a eucaristia e a serem fiéis na partição desse sacramento. Texto: Objetos

Leia mais

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística.

Índice. O ue é a Missa? calendário litúrgico. estrutura da Missa. A Missa. Ritos iniciais. Liturgia da alavra. Liturgia eucarística. Este missal é meu e serve para eu acompanhar a Missa (também chamada Eucaristia) e aprender muitas coisas relacionadas com esta tão importante celebração. Acompanho tudo o que se passa na Missa a partir

Leia mais

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1

A disposição da igreja. 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja 12 de Abril de 2010 Acólitos São João da Madeira 1 A disposição da igreja Este documento foi escrito com base na IGMR Introdução Geral ao Missal Romano. O estudo dos temas abordados

Leia mais

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45)

DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) DOMINGO DE RAMOS DA PAIXÃO DO SENHOR (Igreja de Santa Maria de Rio Tinto 10h00 10h45) BENÇÃO DE RAMOS MC: Pedro Mesquita Todos paramentados (Bispo, Concelebrantes, Diáconos e Acólitos) dirigem-se para

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA

O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA BESSA TAIPA ÍNDICE GERAL ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Em louvor do Tríduo pascal, José de Leão Cordeiro... 7 Reflectir e viver o Mistério pascal, D. Júlio Tavares Rebimbas... 9 O MISTÉRIO DA PÁSCOA D. ANTÓNIO MARIA

Leia mais

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA

SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA SEMANA SANTA TRÍDUO PASCAL PÁSCOA Senhor, como queres que preparemos a Páscoa? (Cf. Mt 26, 17) PARÓQUIA SCJ INGLESES - 2018 - SEMANA SANTA Começa no Domingo de Ramos, incluindo o Tríduo Pascal, visando

Leia mais

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos.

São resultado desses encontros as notas que a seguir partilhamos. Nas quintas-feiras do mês de Maio, decorreram na Igreja de Oliveira de Azemeis, encontros de formação litúrgica, organizados pela vigararia sul da Diocese do Porto e orientados pelo P. Frei Bernardino

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

Partes da Igreja Católica II

Partes da Igreja Católica II Partes da Igreja Católica II Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos.

Igreja é lugar de recolhimento, de oração. Jesus ia ao Templo com seus pais e apóstolos. POR QUE IR À IGREJA? Certo dia, Jesus contou a seguinte parábola a alguns que se consideravam justos e desprezavam os outros."dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu e o outro, publicano.

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Adoração. Petição. Expiação. Ação de Graças

Adoração. Petição. Expiação. Ação de Graças Cards Mistérios da Missa Cards que podem ser alinhados na vertical com figura, nome e explicação corretos. Ou impressos e dobrados como cartões de rememoração. Cards de três partes: para reconhecimento

Leia mais

III SEMANA DE LITURGIA LITURGIA: celebrar em Espírito e Verdade. 18/09 Espaço litúrgico, objetos, livros e símbolos

III SEMANA DE LITURGIA LITURGIA: celebrar em Espírito e Verdade. 18/09 Espaço litúrgico, objetos, livros e símbolos III SEMANA DE LITURGIA LITURGIA: celebrar em Espírito e Verdade 18/09 Espaço litúrgico, objetos, livros e símbolos OBJETOS LITÚRGICOS Os objetos litúrgicos, também chamados de "alfaias", são aqueles que

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR

Pe. Ronaldo Sabino de Pádua, CSsR 38 9 - OS LECIONÁRIOS, O MISSAL ROMANO E A EUCARISTIA 1 - A AÇÃO DO MESC A PARTIR DE JESUS CRISTO Toda ação litúrgica da Igreja deve ser a expressão do Cristo cabeça da Igreja. Assim, os leigos são admiravelmente

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

«Igreja, lugar de encontro e de esperança»

«Igreja, lugar de encontro e de esperança» Domingo de Ramos Vespertina 8 de Abril de 2017 às 19:00 horas Indicações para a celebração EL : 1º Leitura lê Ema A. 2º Leitura lê Paulo G. Recolha das Ofertas jovens Narração da Paixão do Senhor (forma

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

A Liturgia no Tempo da Quaresma

A Liturgia no Tempo da Quaresma A Liturgia no Tempo da Quaresma A liturgia quaresmal prepara o povo de Deus para a celebração do mistério pascal, Cristo morto e ressuscitado. A quaresma faz memória de Cristo, nos seus quarenta dias de

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

LITURGIA I. Notas de Aula DOCUMENTOS COMPÊNDIO DO CONCÍLIO VATICANO II CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SACROSANCTUM CONCILIUM

LITURGIA I. Notas de Aula DOCUMENTOS COMPÊNDIO DO CONCÍLIO VATICANO II CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SACROSANCTUM CONCILIUM LITURGIA I Notas de Aula DOCUMENTOS COMPÊNDIO DO CONCÍLIO VATICANO II CONSTITUIÇÃO DOGMÁTICA SACROSANCTUM CONCILIUM Objetivo: reformar e incrementar a Liturgia para promover a participação e a santificação

Leia mais

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro

CALENDÁRIO /01/15 JAN 15/01/15 29/01/15. Aniversario PE Elisandro CALENDÁRIO - 2015 Mês JAN Mês Dia 01/01/15 02/01/15 03/01/15 04/01/15 11/01/15 15/01/15 24/01/15 25/01/15 28/01/15 29/01/15 Dia 01/02/15 SEMANA quinta-feira Sexta-feira sábado quinta-feira sábado quarta-feira

Leia mais

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos.

ROTEIRO PARA A CELEBRAÇÃO: - Animador Litúrgico cumprimenta a assembleia e convida a todos para receber os crismandos e seus padrinhos. PARÓQUIA SANTO AGOSTINHO MISSA DO SACRAMENTO DO CRISMA DIA 29 DE OUTUBRO DE 2017 PRESIDENTE DA CELEBRAÇÃO - DOM OTACÍLIO F. LACERDA BISPO AUXILIAR ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE CONCELEBRANTE - PADRE EDISON

Leia mais

Encontros com pais e padrinhos

Encontros com pais e padrinhos ARQUIDIOCESE DE TERESINA PASTORAL DO BATISMO 4º Momento PASTORAL DO BATISO Acolher as pessoas com carinho no quarto momento da conversa com pais e padrinhos O nosso 4º momento é para conversarmos sobre

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

PO RT UG AL CADERNO LITÚRGICO IM PORTUGAL 2018/2019 MISSA EXPLICADA ÀS CRIANÇAS. Missionárias Pontifícias

PO RT UG AL CADERNO LITÚRGICO IM PORTUGAL 2018/2019 MISSA EXPLICADA ÀS CRIANÇAS. Missionárias Pontifícias ri a s C cia Missio fân vangelizam Cnrái ria Inanças E an ç PO RT UG AL CADERNO LITÚRGICO IM PORTUGAL 2018/2019 MISSA EXPLICADA ÀS CRIANÇAS O b r a s Missionárias Pontifícias O LUGAR ONDE CELEBRAMOS Pequenos

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

A Igreja é a nossa casa! Paróquia São Pedro de Aradas Ano Pastoral

A Igreja é a nossa casa! Paróquia São Pedro de Aradas Ano Pastoral Domingo de Ramos Vespertina 19 de Março de 2015 às 19:00 Indicações para a celebração EL : 1º Leitura Ema Amorim 2º Leitura Francisco Maio Recolha das Ofertas 9º ano Narração da Paixão do Senhor Povo (Coro)

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música;

O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música; O QUE SE ESPERA DE UM MINISTRO DA MÚSICA: Que ajude a assembleia a entrar no mistério de Deus pela música; Que esteja a serviço da igreja e da liturgia e não de si mesmo e de seus gostos pessoais; Que

Leia mais

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia

Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres cantemos Músicas para cantar a liturgia Alegres Cantemos Músicas para cantar a liturgia Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial Jacqueline Mendes Fontes Organização

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos

CELEBRAÇÃO DO SACRAMENTO DA CRISMA 1- RITOS INICIAIS Entrada dos Crismandos e seus Padrinhos ARCEBISPO: Abençoe-vos seu Filho Unigênito, que prometeu que o Espírito da verdade permaneceria na Igreja, e vos confirme com sua força na profissão da verdadeira fé. AS: Amém! ARCEBISPO: Abençoe-vos o

Leia mais

Um espaço para as celebrações da comunidade. Ione Buyst Cap. 09

Um espaço para as celebrações da comunidade. Ione Buyst Cap. 09 Um espaço para as celebrações da comunidade Ione Buyst Cap. 09 A maioria das tradições religiosas possui seus lugares sagrados para o encontro com o divino e para o culto dedicado a ele. O povo da primeira

Leia mais

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31)

CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) CELEBRAÇÃO DO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO PASCAL DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B) 1.4.18 Então os olhos deles se abriram e o reconheceram (Lc 24,31) At 10, 34a.37-43: o anúncio do mistério pascal (querigma) feito

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés Como Paulo e com Cristo, subamos a Jerusalém!...Gal.1,18; Mc.10,33 Semana Santa 2009 na Paróquia de Nossa Senhora da Hora DOMINGO DE RAMOS 09h45 (Bênção dos Ramos) e Missa (10h00) na Igreja Paroquial 11h00

Leia mais

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum

O MISSAL ROMANO. Missale Romanum O MISSAL ROMANO A reforma da Liturgia latina, decidida pelo Concílio Vaticano II, encontra a sua expressão concreta nos livros litúrgicos ou rituais. Os livros são oficialmente publicados pela Congregação

Leia mais

1 º A N O /

1 º A N O / SETEM OUTUBRO 1 º A N O 2 0 1 2 / 2 0 1 3 1ª ETAPA - A MINHA FAMÍLIA É ACOLHIDA E ACOLHE Celebrar Data Pais Data filhos Semana celebrar Pais Tema filhos 17-24-30 1-7 8-14. 15-21 22-28. Mc 9, 30-37 Mc 9,38-43.45.47-48

Leia mais

Coroinhas. Paróquia São Judas Tadeu Diocese de Santo André. Responsabilidades do Coroinha

Coroinhas. Paróquia São Judas Tadeu Diocese de Santo André. Responsabilidades do Coroinha Responsabilidades do Coroinha Participe das reuniões, missas e demais compromissos assumidos. Seja pontual. Chegue a tempo para as reuniões e celebrações. Seja asseado. Esteja sempre limpo, cabelos penteados,

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO

CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO CELEBRAR A MISERICÓRDIA CONSELHO PONTIFÍCIO PARA A PROMOÇÃO DA NOVA EVANGELIZAÇÃO SUBSÍDIO LITÚRGICO Síntese elaborada por Ir. Jeane B. Aguiar, SJBP. É preciso contemplar o mistério da misericórdia! Contemplar

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia

Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia G1 - Portal de Notícias da Globo - SP 18/04/2014-08:35 Católicos da Zona da Mata realizam Vigília Pascal no sábado de aleluia Fieis participam de Bênção do Fogo Novo e do Círio e de procissões. Confira

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

LITURGIA EUCARÍSTICA PARA O SÁBADO SANTO, DIA 20/04/2019 TEMA: O SENHOR RESSSUSCITOU! SUA LUZ BRILHA PARA TODOS.

LITURGIA EUCARÍSTICA PARA O SÁBADO SANTO, DIA 20/04/2019 TEMA: O SENHOR RESSSUSCITOU! SUA LUZ BRILHA PARA TODOS. LITURGIA EUCARÍSTICA PARA O SÁBADO SANTO, DIA 20/04/2019 TEMA: O SENHOR RESSSUSCITOU! SUA LUZ BRILHA PARA TODOS. I-RITOS INICIAIS 1 - ACOLHIDA ANIMADOR 1: Estimados Irmãos e irmãs aqui presentes e radiouvintes,

Leia mais

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG Orientações para Leitores Importância da Missa Estrutura, elementos e partes da Missa Documentos Instrução Geral do Missal Romano Documento 43 CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil 388. As adaptações

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

Formação Prática Turibulo e seus acessórios

Formação Prática Turibulo e seus acessórios Formação Prática Turibulo e seus acessórios Incenso: O incenso é uma resina que se apresenta em pequenos grãos, depois seca. Esta resina é extraída de uma árvore de origem oriental. Naveta: A naveta é

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 1 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a Celebração da Palavra de Deus. 16ªed. São Paulo: Paulinas, 2004 (Documentos da CNBB,

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana

aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana S EMANA S 2017 ANTA P P aróquia São João Batista e aróquia São José Barão de Cocais - Arquidiocese de Mariana Apresentação Programação Mutirão de Confissões: Dia 28 de março 18h Igreja Matriz de São José

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

SIGNIFICADO DOS GESTOS

SIGNIFICADO DOS GESTOS Vamos entender um pouco melhor o SIGNIFICADO DOS GESTOS que fazemos durante as celebrações, para podermos participar mais fervorosamente em nossas comunidades. SENTADOS: É uma posição cômoda, boa para

Leia mais

Dois códigos da mesma mensagem

Dois códigos da mesma mensagem Dois códigos da mesma mensagem O envolvimento é maior e mais integral do que apenas no nível mental. Há diferentes jogos entre o código verbal e o não verbal. o código não verbal determina o verbal. A

Leia mais

CERIMONIÁRIO UMA AJUDA EXTRA PARA SUAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS!

CERIMONIÁRIO UMA AJUDA EXTRA PARA SUAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS! 1 CERIMONIÁRIO UMA AJUDA EXTRA PARA SUAS CELEBRAÇÕES LITÚRGICAS! Celebremos o mistério deste dia com lâmpadas flamejantes São Cirilo de Alexandria (+444) Introdução geral Seguindo os preceitos da Lei de

Leia mais

- Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011

- Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011 Semana Santa - Igreja Matriz Santa Bernadete - UBÁ, DE 16 A 24 DE ABRIL DE 2011 SÁBADO DAS DORES Dia 16 de abril 17 horas Missa na Igreja São José 19 horas Missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida (E Confissão

Leia mais

Onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles (Mateus 18.20).

Onde dois ou três estão juntos em meu nome, eu estou ali com eles (Mateus 18.20). Culto é o encontro que congrega Deus e a comunidade. É o próprio Deus que vem ao encontro da comunidade e convida para participar. O culto não é uma obra humana, mas uma ação de Deus. Por isto, a comunidade

Leia mais

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01.

C A L E N D Á R I O JANEIRO. DIA ATIVIDADE HORA LOCAL 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da Catedral (25.01. 1 DIOCESE DE BLUMENAU Paróquia São Paulo Apóstolo Iniciação à Vida Cristã Inspiração Catecumenal C A L E N D Á R I O 2018 JANEIRO 25 Conversão de São Paulo: Festa do Padroeiro da Diocese e Dedicação da

Leia mais

O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA

O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA O CULTO EUCARÍSTICO FORA DA MISSA Tarde de Formação Tema: Adoração Eucarística Por Pe. Franklin Silveira 02/02/2013 Paróquia Divino Espírito Santo Relação entre o Culto Eucarístico fora da Missa e a Celebração

Leia mais

A estrutura da Santa Missa

A estrutura da Santa Missa A estrutura da Santa Missa A estrutura da Santa Missa é construída sobre dois grandes pilares: a liturgia da palavra, precedida dos ritos inciais, e a liturgia eucarística, seguida dos ritos finais. O

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

SÍMBOLOS NA LITURGIA

SÍMBOLOS NA LITURGIA SÍMBOLOS NA LITURGIA Os sinais sagrados permeiam nossa vida de fé e nos ajudam a expressá-la e aprofundá-la O ser humano é simbólico, sacramental, sinal do amor de Deus, criatura privilegiada, feita à

Leia mais

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S

Janeiro S 03 T. 04 Q Curso de Formadores. 05 Q Curso de Formadores. Curso de Formadores Solenidade - Epifania do Senhor 06 S Janeiro 2017 0 1 02 S 03 T D Santa Maria, Mãe de Deus - Missas às 09h - São João Batista, 11h - São Roque/Imaculada e 19 h - São Judas Tadeu Confraternização Universal 04 Q Curso de Formadores 05 Q Curso

Leia mais

SEMANA SANTA /03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO

SEMANA SANTA /03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO SEMANA SANTA 2018 24/03 a 01/04 PARÓQUIA SANTA RITA DE CASSIA PRESIDENTE OLEGÁRIO Oração da Campanha da Fraternidade 2018 Deus e Pai, nós vos louvamos pelo vosso infinito amor e vos agradecemos por ter

Leia mais

AGENDA PAROQUIAL 2017

AGENDA PAROQUIAL 2017 Paróquia Divino Espírito Santo e São João Batista Rua Felipe Camarão, Maracanã RJ Tel. () -0 e-mail. divinoessjbrj@gmail.com AGENDA PAROQUIAL 0 Janeiro 0 - Missa Santa Maria, Mãe de Deus às hs0 e ashs

Leia mais

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO -

Semana. Santa. De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Semana Santa 2017 De 09 a 16 de abril - PROGRAMAÇÃO - Sábado Dia 08 06:30h - Celebração Eucarística (Catedral) 19:00h - Celebração Penitencial com jovens e adolescentes e confissão individual A Semana

Leia mais

01 de abril 19:30 Missa Ceia do Senhor (Lava-pés e adoração do Santíssimo)

01 de abril 19:30 Missa Ceia do Senhor (Lava-pés e adoração do Santíssimo) São Camilo 19 horas Missa 19 horas Procissão do encontro (homens e mulheres) Os homens saem do CEPASC e as mulheres da Praça Jacob Swiad e se encontram na Praça Alfonso Pastore 19:30 Missa Ceia do Senhor

Leia mais

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia Catálogo de Publicações Secretariado Nacional de Liturgia Todos os preços indicados incluem IVA à taxa legal em vigor. Fátima, Janeiro de 2013 missais missal romano Formato: 175X255 mm 1.408 páginas Dourado

Leia mais

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia

Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Quais os Sacramentos de iniciação cristã? Batismo Confirmação Eucaristia Batismo O que é o Batismo? O Batismo é o caminho do reino da morte para a Vida, a porta da Igreja e o começo de uma comunhão duradoira

Leia mais

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli

A música no tempo do ano litúrgico. Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli A música no tempo do ano litúrgico Pastoral da Música Litúrgica I Clayton Dias e Virgilio Solli Canto e música no tempo do ano litúrgico A música apropriada à liturgia é aquela que está mais intimamente

Leia mais

Papa Francisco A Santa Missa

Papa Francisco A Santa Missa Papa Francisco A Santa Missa CATEQUESES DO PAPA FRANCISCO SOBRE A CELEBRAÇÃO DA EUCARISTIA Capa Francisca Cardoso Paginação Editorial A. O. Impressão e Acabamentos Tipoprado, Artes Gráficas, Lda. Depósito

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais