LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA"

Transcrição

1 Aulas 05 a 08 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Alcance Lei nº 9.296/1996 (Escuta telefônica) Interceptação de comunicações telefônicas (sistemas de informática e telemática), de qualquer natureza, para prova em investigação criminal e em instrução processual penal (art. 1.º).

2 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Requisitos 1. Indícios razoáveis da autoria ou participação em infração penal (art. 2.º, I); 2. Impossibilidade de outros meios de prova (art. 2.º, II); 3. Fato apenado com reclusão (art. 2.º, III); 4. Decisão do juiz competente (deve descrever com clareza a situação objeto da investigação, inclusive com a indicação e qualificação dos investigados, salvo impossibilidade manifesta, devidamente justificada - art. 1.º c/c art. 2.º, parágr. único).

3 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Iniciativa (art. 3.º) A interceptação pode ser determinada pelo juiz, de ofício, ou a requerimento da autoridade policial (investigação criminal) ou do MP (investigação e instrução processual penal). Se houver requerimento, este deve ser fundamentado, tanto quanto à sua necessidade, quanto com relação aos meios que serão utilizados. Exceção: pedido verbal, que será reduzido a termo (art. 4.º, 1.º). Prazo para decisão: 24 horas.

4 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Prazo da interceptação (art. 5.º) Prazo da interceptação: 15 dias, prorrogável por igual período. Tanto a concessão do requerimento quanto a renovação precisam ser fundamentadas. É possível prorrogar por mais de uma vez? Há divergência. O STF já decidiu no sentido da possibilidade, desde que seja de forma fundamentada (RHC / SP, Min. Rel. Joaquim Barbosa).

5 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Interceptação autorizada Caso seja deferido a pedido da autoridade policial, o MP será cientificado e poderá acompanhar (art. 6.º); Se for possível a gravação de conversas, estas serão transcritas (art. 6.º, 1.º); Ao término, a diligência é encaminhada ao juiz, com auto circunstanciado. Ao término, a diligência que correu em sigilo será apensada em apartado aos autos de IP ou Processo Crime.

6 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Cooperação Para realizar as diligências, é possível requisitar serviços e técnicos especializados às concessionárias de serviço público (art. 7.º).

7 LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Gravações irrelevantes Serão inutilizadas, com a presença do MP, FACULTADA a presença do acusado s/ou seu representante legal.

8 CRIME LEI DE ESCUTA TELEFÔNICA Art. 10. Constitui crime realizar interceptação de comunicações telefônicas, de informática ou telemática, ou quebrar segredo da Justiça, sem autorização judicial ou com objetivos não autorizados em lei. Pena: reclusão, de dois a quatro anos, e multa.

9 ESTATUTO DO IDOSO - LEI /2003 Quem é idoso? Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.

10 ESTATUTO DO IDOSO Doutrina da proteção integral Também houve adoção da doutrina da proteção integral, bem como do princípio da absoluta prioridade; Todo cidadão tem o dever de comunicar à autoridade competente qualquer forma de violação ao Estatuto que tenha testemunhado ou de que tenha conhecimento (art. 6.º).

11 ESTATUTO DO IDOSO Medidas específicas de proteção I encaminhamento à família ou curador, mediante termo de responsabilidade; II orientação, apoio e acompanhamento temporários; III requisição para tratamento de sua saúde, em regime ambulatorial, hospitalar ou domiciliar;

12 ESTATUTO DO IDOSO Medidas específicas de proteção IV inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a usuários dependentes de drogas lícitas ou ilícitas, ao próprio idoso ou à pessoa de sua convivência que lhe cause perturbação; V abrigo em entidade; VI abrigo temporário.

13 ESTATUTO DO IDOSO CUIDADO!! Art. 94. Aos crimes previstos nesta Lei, cuja pena máxima privativa de liberdade não ultrapasse 4 (quatro) anos, aplica-se o procedimento previsto na Lei no 9.099, de 26 de setembro de 1995, e, subsidiariamente, no que couber, as disposições do Código Penal e do Código de Processo Penal. A lei 9099/95 é aplicada somente no tocante ao procedimento!!!

14 ESTATUTO DO IDOSO CRIMES Todos os crimes são de ação penal pública incondicionada! Não se aplicam as regras dos arts. 181 e 182 do Código Penal (isenção de pena nos crimes contra o patrimônio por conta do grau de parentesco).

15 ESTATUTO DO IDOSO CRIMES Art. 96 a art. 109.

16 ESTATUTO DO IDOSO Questões CESPE TJ-DF O Estatuto do Idoso impõe a todo cidadão que tenha testemunhado violações aos preceitos estabelecidos nesse estatuto ou que delas tenha tomado conhecimento o dever da delatio criminis perante a autoridade competente. ( ) Certo ( ) Errado

17 Questões ESTATUTO DO IDOSO ACAFE PC-SC: Crácio encontrou o ancião Mévio, 80 anos de idade e inválido, ferido em conseqüência de um desabamento, sem condições de socorrer-se por suas próprias forças. Dolosamente, deixou de prestar-lhe assistência, embora fosse possível fazê-lo sem risco pessoal, na expectativa de que outrem o socorresse. Da omissão resultou a morte de Mévio. Crácio responderá por:

18 Questões ESTATUTO DO IDOSO a) modalidade especial de omissão de socorro prevista no Estatuto do Idoso (Lei n /03), qualificada pelo resultado morte (preterdolo). b) crime de omissão de socorro, qualificado pelo resultado morte (preterdolo), previsto no Código Penal. c) crime de abandono de incapaz, qualificado pelo resultado morte (preterdolo), previsto no Código Penal. d) crime de homicídio culposo, com aumento de pena, pois a vítima era maior de 60 (sessenta) anos.

19 Questões ESTATUTO DO IDOSO CESPE DPE-BA. Aos crimes previstos no Estatuto do Idoso são vedadas a aplicação das medidas despenalizadoras da composição civil dos danos e da transação, bem como a incidência das imunidades penais absolutas ou escusas absolutórias. ( ) Certo ( ) Errado

20 Definição de org. criminosa: Art. 1.º, 1.º: associação de 4 (quatro) ou mais pessoas estruturalmente ordenada e caracterizada pela divisão de tarefas, ainda que informalmente, com objetivo de obter, direta ou indiretamente, vantagem de qualquer natureza, mediante a prática de infrações penais cujas penas máximas sejam superiores a 4 (quatro) anos, ou que sejam de caráter transnacional.

21 Tipo penal Art. 2.º: Promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa. 1.º: Equiparação: pessoa que impede ou embaraça investigação; 2.º: Arma de fogo (pena aumenta da metade); 3.º: Agravante pela posição de comando.

22 Tipo penal Art. 2.º, 4.º: Aumento de 1/6 a 2/3, envolvendo: a)criança ou adolescente; b)concurso de funcionário público; c)conexão com outras org. criminosas; d)produto ou proveito encaminhado para o exterior; e)transnacionalidade da org. criminosa.

23 Tipo penal Art. 2.º, 5.º: Havendo indícios de que Func. Públ. Integra a org. criminosa: afastamento, s/ prejuízo da remuneração. 6.º: Se condenado o Func. Público, este perde a função, cargo, emprego ou mandato eletivo e ficará inabilitado pelos 8 anos subsequentes ao cumprimento da pena. 7.º: Policial envolvido: Corregedoria instaura IP e comunica o MP.

24 Investigação e meios de prova I - colaboração premiada; II - captação ambiental de sinais eletromagnéticos, ópticos ou acústicos; III - ação controlada; IV - acesso a registros de ligações telefônicas e telemáticas, a dados cadastrais constantes de bancos de dados públicos ou privados e a informações eleitorais ou comerciais;

25 Investigação e meios de prova Art. 3.º: Investigação e meios de prova V - interceptação de comunicações telefônicas e telemáticas, nos termos da legislação específica; VI - afastamento dos sigilos financeiro, bancário e fiscal, nos termos da legislação específica; VII - infiltração, por policiais, em atividade de investigação, na forma do art. 11;

26 Investigação e meios de prova VIII - cooperação entre instituições e órgãos federais, distritais, estaduais e municipais na busca de provas e informações de interesse da investigação ou da instrução criminal.

27 Colaboração Premiada (Delação) Juiz pode: a)conceder perdão judicial; b)reduzir a pena em até 2/3; c)substituir a PPL por PRD.

28 Colaboração Premiada (Delação) Delação de ser voluntária e efetiva, desde que tenha um ou mais dos seguintes resultados: I - a identificação dos demais coautores e partícipes da organização criminosa e das infrações penais por eles praticadas; II - a revelação da estrutura hierárquica e da divisão de tarefas da organização criminosa; III - a prevenção de infrações penais decorrentes das atividades da organização criminosa; IV - a recuperação total ou parcial do produto ou do proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa;

29 Colaboração Premiada (Delação) Delação de ser voluntária e efetiva, desde que tenha um ou mais dos seguintes resultados: V - a localização de eventual vítima com a sua integridade física preservada. Ainda que do acordo não conste, o MP e a Autoridade Policial podem requerer ou representar pelo perdão judicial.

30 Colaboração Premiada (Delação) Até o término das medidas de colaboração, o prazo para oferec. da denúncia pode ser suspenso por até 6 meses, prorrogáveis por igual período. MP pode deixar de oferecer a denúncia quando: a)o colaborador não for o líder; b)este for o 1.º a colaborar.

31 Colaboração Premiada (Delação) Quando a colaboração ocorrer após a sentença, esta pode levar à: a)redução da pena; b)progressão de regime.

32 Colaboração Premiada (Delação) IMPORTANTE: O juiz não participa da homologação, apenas a homologa se não houver qualquer irregularidade. Atentar ainda para o 10.º, que traz a previsão da retratação da proposta. Neste caso, as provas não podem ser utilizadas exclusivamente em desfavor do colaborador.

33 Colaboração Premiada (Delação) Quando ouvido, o colaborador renunciará ao direito ao silêncio e fará compromisso legal de dizer a verdade. A sentença condenatória não poderá utilizar unicamente fundamentos do colaborador.

34 Colaboração Premiada (Delação) Direitos do colaborador: I - usufruir das medidas de proteção previstas na legislação específica; II - ter nome, qualificação, imagem e demais informações pessoais preservados; III - ser conduzido, em juízo, separadamente dos demais coautores e partícipes; IV - participar das audiências sem contato visual com os outros acusados; V - não ter sua identidade revelada pelos meios de comunicação, nem ser fotografado ou filmado, sem sua prévia autorização por escrito;

35 Colaboração Premiada (Delação) Direitos do colaborador: VI - cumprir pena em estabelecimento penal diverso dos demais corréus ou condenados.

36 Ação controlada Art. 8.º Trata-se de hipótese de flagrante protelado ou retardado. Necessita de prévia comunicação ao juiz, com todas as circunstâncias que envolvem o fato.

37 Infiltração de agentes Art. 10.º Necessita de autorização do juiz; Sempre deverá ser ouvido o MP; Prevalece o critério da excepcionalidade: só será considerada caso nenhum outro meio de prova seja suficiente.

38 Infiltração de agentes Art. 13! Importantíssimo! O agente será punido apenas pelos excessos! No entanto, não será punido pela prática de crime, quando for inexigível conduta diversa.

39 Infiltração de agentes Direitos do agente: I - recusar ou fazer cessar a atuação infiltrada; II - ter sua identidade alterada [...], bem como usufruir das medidas de proteção a testemunhas; III - ter seu nome, sua qualificação, sua imagem, sua voz e demais informações pessoais preservadas durante a investigação e o processo criminal, salvo se houver decisão judicial em contrário; IV - não ter sua identidade revelada, nem ser fotografado ou filmado pelos meios de comunicação, sem sua prévia autorização por escrito.

40 Crimes específicos Arts. 18 a 21. Art. 22: Prazo para encerramento da instrução: 120 dias, prorrogável por até igual período, quando o caso for complexo ou a defesa tenha protelado o andamento do feito. Alteração do crime de quadrilha do Código Penal Art. 288, CP.

DIREITO PENAL. Lei da Interceptação Telefônica. Lei nº 9.296/1996. Prof.ª Maria Cristina.

DIREITO PENAL. Lei da Interceptação Telefônica. Lei nº 9.296/1996. Prof.ª Maria Cristina. DIREITO PENAL Lei da Interceptação Telefônica. Lei nº 9.296/1996. Prof.ª Maria Cristina. - Lei 9.296/1996 regulamenta o inciso XII, parte final, do art. 5º da CF. XII - é inviolável o sigilo da correspondência

Leia mais

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS

OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS - LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL - - Lei nº 12.850/13 - Lei de Combate às Organizações Criminosas - Professor: Marcos Girão - OBJETO DA NORMA E CONCEITOS E TIPOS PENAIS 1 OBJETO DA LEI Nº 12.850/13 Art. 1 o

Leia mais

Legislação Penal Código de Trânsito Organizações Criminosas

Legislação Penal Código de Trânsito Organizações Criminosas Direito Penal Legislação Penal Código de Trânsito Organizações Criminosas Código de Trânsito Lei n. 9.503/97 CTB traz diversos dispositivos, na grande maioria, de natureza extrapenal. Regulamenta o trânsito,

Leia mais

Aula 09 LEI DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. Lei / de agosto de 2013

Aula 09 LEI DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS. Lei / de agosto de 2013 Turma e Ano: Direito Penal - Leis Especiais (2015) Matéria / Aula: Direito Penal (Leis Especiais) / 09 Professor: Marcelo Uzeda Monitor: Alexandre Paiol Aula 09 LEI DE ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS Lei 12.850/2013

Leia mais

Direito Penal. Lei Da Organização Criminosa. Professor Joerberth Nunes.

Direito Penal. Lei Da Organização Criminosa. Professor Joerberth Nunes. Direito Penal Lei Da Organização Criminosa Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Penal LEI DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA (LEI Nº 12.850, DE 2 DE AGOSTO DE 2013) CAPÍTULO I DA ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Aula nº. 49 ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA

Aula nº. 49 ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: 49 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Éllen Borges Lefundes Aula nº. 49 ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA LEI MARIA DA PENHA De acordo com o disposto

Leia mais

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo

PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS. Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo PREVENÇÃO E COMBATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS Ivana David Desembargadora 4ª Câmara de Direito Criminal Tribunal de Justiça do Estado do São Paulo DESAFIOS PARA O COMABATE AO TRÁFICO DE ARMAS E DROGAS

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESQUEMATIZADA DO DOMINONI

LEGISLAÇÃO ESQUEMATIZADA DO DOMINONI LEGISLAÇÃO ESQUEMATIZADA DO DOMINONI Queridos, todos sabemos da importância do estudo da legislação seca para provas e concursos, e o quanto é chato esse estudo...rsrs Pensando nisso, e atendendo aos pedidos

Leia mais

Aula nº. 01 PRINCÍPIOS. Pena é a consequência imposta pelo estado para aquele que pratica um fato típico, punível e culpável. Página1. Lei 11.

Aula nº. 01 PRINCÍPIOS. Pena é a consequência imposta pelo estado para aquele que pratica um fato típico, punível e culpável. Página1. Lei 11. Curso/Disciplina: DIREITO PENAL (PARTE GERAL) MODULO TEORIA DA PENA Aula: PRINCIPIOS AULA 01 Professor(a): CLÁUDIA BARROS Monitor(a): PAULA CAROLINE N OLIVEIRA Aula nº. 01 PRINCÍPIOS Pena é a consequência

Leia mais

Sumário. Prefácio, xv

Sumário. Prefácio, xv Prefácio, xv 1 Da definição de ação praticada por organizações criminosas e dos meios operacionais de investigação e prova, 1 1.1 Introdução, 1 1.2 Do desmembramento do conceito de organização criminosa

Leia mais

DIREITO PENAL. Lei de Organização Criminosa Lei nº /2013. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina.

DIREITO PENAL. Lei de Organização Criminosa Lei nº /2013. Parte 1. Prof.ª Maria Cristina. DIREITO PENAL Lei de Organização Criminosa Lei nº 12.850/2013. Parte 1 Prof.ª Maria Cristina. Convenção de Palermo é o nome pelo qual é mais conhecida a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado

Leia mais

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à

SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/ Introdução 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à SUMÁRIO 1. ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA) LEI 8.069/1990 2. Direitos fundamentais 2.1 Direito à vida e à saúde 2.2 Direito à liberdade, ao respeito e à dignidade 2.3 Direito à convivência familiar

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direitos Constitucionais Penais e Garantias Const. do Processo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - A terceira modalidade de prisão extrapenal são as prisões militares.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento penal Outros Procedimentos Especiais Prof. Gisela Esposel - Procedimento da lei 11.340/06 Lei Maria da Penha - A Lei 11.340/06 dispõe sobre a criação de Juizados de

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais Direito à Privacidade Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - Comunicações telefônicas: diferentemente das outras formas de comunicação, esta é instantânea e não deixa

Leia mais

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o

DISPOSIÇÕES PENAIS. CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o CRIMES ELEITORAIS São todas condutas que, durante o processo eleitoral atingem ou maculam a liberdade do direito ao voto, os procedimentos das atividades eleitorais, desde o alistamento até a diplomação

Leia mais

BREVE ENSAIO SOBRE A LEI /13

BREVE ENSAIO SOBRE A LEI /13 BREVE ENSAIO SOBRE A LEI 12.850/13 Autor: Márcio Alberto Gomes Silva, Delegado de Polícia Federal, Especialista em Ciências Criminais e Professor da FACAPE Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de

Leia mais

STJ LUIZ FLÁVI GOMES SilO MACIEL I T T L F. 3. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS'

STJ LUIZ FLÁVI GOMES SilO MACIEL I T T L F. 3. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' LUIZ FLÁVI GOMES SilO MACIEL I T T L F I 3. a edição revista, atualizada e ampliada THOMSON REUTERS REVISTADOS TRIBUNAIS' INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA Comentários à Lei 9.296, de 24.07.1996 3. a edição revista,

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP

INQUÉRITO POLICIAL. Art. 4º ao 23 do CPP INQUÉRITO POLICIAL Art. 4º ao 23 do CPP o inquérito policial é um procedimento administrativo, inquisitório e preparatório e consiste em um conjunto de diligências realizadas pela polícia investigativa

Leia mais

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade.

LFG MAPS. INQUÉRITO POLICIAL 08 questões. qualquer diligência, que será realizada, ou não, a juízo da autoridade. NOÇÕES DE DIREITO PENAL Nível de importância Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Inquérito Policial 8 32% 2 Prisões 7 28% 3 Provas 6 24% 4 Ação Penal 2 8% 5 Habeas Corpus 2 8% TOTAL 25 100% INQUÉRITO

Leia mais

TESTES PROCESSO PENAL. Aula 3 Prof. Rodrigo Capobianco

TESTES PROCESSO PENAL. Aula 3 Prof. Rodrigo Capobianco TESTES PROCESSO PENAL Aula 3 Prof. Rodrigo Capobianco (Exame XVIII) O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Cristiano, Luiz e Leonel pela prática do crime de associação para o tráfico. Na audiência

Leia mais

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes

22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes Palestra Quebra de sigilo bancário, fiscal e telefônico e sua repercussão nas cooperativas 22 de setembro de 2015 Belo Horizonte Luciano Nunes 1) NORMATIVIDADE PENAL CONTEMPORÂNEA; 2) DIREITOS CONSTITUCIONAIS

Leia mais

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA

AÇÃO PENAL. PROF. VILAÇA AÇÃO PENAL PROF. VILAÇA NETO @vilaca_neto Persecução Penal PERSECUÇÃO PENAL: Atividade estatal de perseguir/apurar o crime. Tem 2 etapas: Investigação preliminar + Ação Penal Investigação preliminar, em

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques As infrações eleitorais submetem-se a procedimento detalhado nos arts. 355 a 364 do Código Eleitoral. Embora sejam crimes com diferentes graus de periculosidade, apenados

Leia mais

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA

XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA XXIII EXAME DE ORDEM PROCESSO PENAL PROF CHRISTIANO GONZAGA Princípios Devido Processo Legal Juiz Natural PRINCÍPIOS IMPORTANTES Ampla Defesa Presunção de Inocência Aplicação da lei processual Art. 2º,

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal 01- Analise as assertivas a seguir: I. A incomunicabilidade, que não excederá de dez dias, será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial,

Leia mais

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados

No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados No procedimento investigatório criminal serão observados os direitos e garantias individuais consagrados na Constituição da República Federativa do Brasil, aplicando-se, no que couber, as normas do Código

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Declarações do Ofendido (Parte 1) Profa. Letícia Delgado Do Ofendido: Art. 201, CPP (redação dada pela Lei 11690/08). Título VII, Capítulo V, CPP. Conceito: segundo

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas

DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas Lei 9807/99 Lei de Proteção a vítimas e a testemunhas Profa. Letícia Delgado Lei de proteção a vítimas e testemunhas 1)Previsão legal: Lei 9807/1999 Estabelece normas

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI Nº , DE )... 27

SUMÁRIO. Capítulo I ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI Nº , DE )... 27 SUMÁRIO Capítulo I ESTATUTO DO DESARMAMENTO (LEI Nº 10.826, DE 22.12.2003)... 27 1. Introdução: uma reflexão sobre o (des)armamento da sociedade civil... 27 2. Do sistema nacional de armas... 36 2.1. Do

Leia mais

Aula nº 11. Informações bancárias diretamente das instituições financeiras

Aula nº 11. Informações bancárias diretamente das instituições financeiras Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Art. 5 o XII CF/88 - Inviolabilidade do Sigilo de Correspondências Professor: Luís Alberto Monitora: Vanessa Alves Aula nº 11 1. ART. 5 O

Leia mais

STJ Alexandre Rorato Maciel ORGANIZADO. Persecução Penal e Política Criminal

STJ Alexandre Rorato Maciel ORGANIZADO. Persecução Penal e Política Criminal Alexandre Rorato Maciel ORGANIZADO Persecução Penal e Política Criminal Curitiba Juruá Editora 2015 Visite nossos sues na Internet www.jurua.com. br e www.editorialjurua.com e-mail: editora@jurua.com.br

Leia mais

STJ Cleber Masson Vinicius Marçal CRIME ORGANIZADO *** I~ E D,I TO R A METODO SÃO PAULO

STJ Cleber Masson Vinicius Marçal CRIME ORGANIZADO *** I~ E D,I TO R A METODO SÃO PAULO Cleber Masson Vinicius Marçal CRIME ORGANIZADO *** I~ E D,I TO R A METODO ~ SÃO PAULO A EDITORA FORENSE se responsabiliza pelos vícios do produto no que concerne à sua edição (impressão e apresentação

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Provas (Parte I) Profª. Letícia Delgado 1)Previsão: Capítulo XI, título VII - (art. 240 a 250 do CPP). 2)Prova: todo e qualquer elemento capaz de influir no convencimento do

Leia mais

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I

23/09/2012 PROCESSO PENAL I. Processo penal I I 10ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 Processo penal I 2 1 CLASSIFICAÇÃO - Quanto ao titular; A ação penal pública é condicionada sempre que houver exigência de alguma observância formal à sua

Leia mais

Juizados Especiais Criminais

Juizados Especiais Criminais Direito Processual Penal Juizados Especiais Criminais Constituição Federal Art. 98. A União, no Distrito Federal e nos Territórios, e os Estados criarão: I - juizados especiais, providos por juízes togados,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV

DIREITO PROCESSUAL PENAL IV AULA DIA 18/05 Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com DIREITO PROCESSUAL PENAL IV 2.3 PROCEDIMENTO DA LEI DE DROGAS (Lei 11.343/06) - Procedimento Previsto nos artigos 54 a 59 da

Leia mais

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim

LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim LEGISLAÇÃO Extravagante Jecrim Professor Thalisson Faleiro LEI Nº 9.099/95 DISPÕE SOBRE OS JUIZADOS ESPECIAIS CRIMINAL. Infração penal: Crimes Reclusão Detenção Máximo da pena e de 30 anos. Multa Contravenção

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Processual Penal. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Magistratura Estadual Período 2008 2016 1) FCC - JUIZ ESTADUAL - TJGO (2012) Em relação à prova no processo penal, é correto afirmar que a) não sendo possível o exame de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Processo Penal Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Código Eleitoral Art. 355. As infrações penais definidas neste Código são de ação pública. Ac.-TSE 21295/2003: cabimento de ação penal privada subsidiária

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Prof. Gisela Esposel - Previsão legal: artigo 48 a 59 da lei 11.343/06 - A nova lei de Drogas disciplina não apenas o procedimento penal, mas também a fase pré

Leia mais

DIREITO PREMIAL. Medidas de Cooperação no Processo Penal. THIAGO BOTTINO

DIREITO PREMIAL. Medidas de Cooperação no Processo Penal. THIAGO BOTTINO DIREITO PREMIAL Medidas de Cooperação no Processo Penal THIAGO BOTTINO bottino@fgv.br Histórico das medidas de cooperação no Processo Penal Brasileiro Nenhum beneficio Colaboraçã o Acordo de Leniência

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL

LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL LEGISLAÇÃO ESPECIAL: DE DIREITO PENAL E PROCESSUAL PENAL 143 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS FUNDAMENTADAS Edição junho 2017 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material,

Leia mais

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios

Conclusão Peças de informação e outros procedimentos investigatórios Sumário 1 A REDAÇÃO JURÍDICA 1.1 A nova redação jurídica 1.2 Síntese, clareza e objetividade 1.3 Orações intercaladas 1.4 Introdução, desenvolvimento e conclusão 1.5 Redação impessoal 1.6 Copiar e colar

Leia mais

28/03/2019. Professor: Anderson Camargo 1

28/03/2019. Professor: Anderson Camargo 1 28/03/2019 Professor: Anderson Camargo 1 Espécies de Prisão Cautelar. a) Prisão em flagrante; b) Prisão preventiva; c) Prisão temporária. 28/03/2019 Professor: Anderson Camargo 2 PRISÃO EM FLAGRANTE. 1-

Leia mais

Estatuto do Desarmamento

Estatuto do Desarmamento Estatuto do Desarmamento 1. Ano: 2015 Banca: CESPE Órgão: MPU Prova: Técnico - Segurança Institucional - Com referência ao Estatuto do Desarmamento, julgue o item subsecutivo. Se uma pessoa for flagrada

Leia mais

embargos de declaração

embargos de declaração N.º 364/LJ/2017 - REFD PET 7.265 RELATOR: Ministro Ricardo Lewandowski, Excelentíssimo Senhor Ministro Ricardo Lewandowski, URGENTE A Procuradora-Geral da República, no uso de suas atribuições constitucionais,

Leia mais

O FATCA no Direito Brasileiro

O FATCA no Direito Brasileiro O FATCA no Direito Brasileiro Apresentação para ABBC, 15/9/2015 Vinicius Branco Legislação Aplicável Lei Complementar nº 105, de 10 de janeiro de 2001 Decreto Legislativo nº146, de 25 de junho de 2015

Leia mais

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados

Aula nº 09. Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 - Exercícios Comentados Página1 Curso/Disciplina: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula: Juizados Especiais Criminais Objetivo Aula 09 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 09. Juizados Especiais

Leia mais

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II

26/08/2012 PROCESSO PENAL II PROCESSO PENAL II II 5ª -Parte Professor: Rubens Correia Junior 1 II Acessem!!!!!! www.rubenscorreiajr.blogspot.com 2 1 RASCUNHAO DO PROFESSOR RUBENS 2 Lei 9.099 de setembro de 1995; Todas as contravenções penais; Os crimes

Leia mais

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE

26/05/2017 SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE SÉRGIO BAUTZER LEGISLAÇÃO EXTRAVAGANTE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PMDF (SOLDADO) 1. Estatuto do Desarmamento (Lei n.º 10.826/2003). 2. Crimes hediondos (Lei n.º 8.072/1990). 3. Crimes resultantes de preconceitos

Leia mais

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante.

Mãe, Bacharel em Direito, Especialista em Direito Penal e Processo Penal, Advogada, Professora, Palestrante. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. Não é possível exibir esta imagem no momento. PROCESSO PENAL Prof.ª Priscila Souto Mãe, Bacharel em Direito,

Leia mais

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015

SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, E 1.589, DE 2015 SUBSTITUTIVO ADOTADO PELA CCJC AOS PROJETOS DE LEI N os 215, 1.547 E 1.589, DE 2015 Estabelece causa de aumento de pena para o crime contra a honra praticado com o emprego de equipamento, aparelho, dispositivo

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL

NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL NOÇÕES GERAIS DE PARTE GERAL DO CP E CPP ESSENCIAIS PARA O ENTENDIMENTO DA LEGISLAÇÃO PENAL ESPECIAL 1. ITER CRIMINIS CAMINHO DO CRIME FASE INTERNA COGITAÇÃO ( irrelevante para direito penal) 2. FASE EXTERNA

Leia mais

Direito Penal CERT Regular 3ª Fase

Direito Penal CERT Regular 3ª Fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Penal CERT Regular 3ª Fase Lei de Drogaas Lei nº 11.343/2006-1) CESPE DPU - 2015 Considerando que Carlo, maior e capaz, compartilhe com Carla, sua parceira eventual,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Atos Probatórios Parte 6 Prof. Pablo Cruz DOS DOCUMENTOS Apresentação de documentos Art. 378. Os documentos poderão ser apresentados em qualquer fase do processo, salvo

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA

INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA INQUÉRITO POLICIAL EXERCÍCIOS LEGISLAÇÃO JURISPRUDÊNCIA Cupom futuropolicial30. 30% de desconto na compra de qualquer curso, válido até 23h59 de segunda-feira (23/05). 1ª QUESTÃO (CESPE) Com relação ao

Leia mais

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL

REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL REINALDO ROSSANO LÉO MATOS INFORMÁTICA EXERCÍCIOS QUADRIX LINUX DIREITO PROCESSUAL PENAL CARGOS: OFICIAL DE JUSTIÇA E ANALISTA JUDICIÁRIO FUNÇÃO JUDICIÁRIA PROVA OBJETIVA: 9.1.3. A Prova Objetiva será

Leia mais

SUMÁRIO. CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25

SUMÁRIO. CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25 SUMÁRIO TÍTULO I Aspectos gerais CAPÍTULO I Funções do delegado de polícia... 25 1. Função de Polícia Judiciária e Investigação Criminal 25 1.1. Previsão legal... 25 1.1.1. Polícia Judiciária x Polícia

Leia mais

O COMBATE ÀS FRAUDES TRABALHISTAS E SUAS REPERCUSSÕES NO ENFRENTAMENTO DO CRIME ORGANIZADO EVERTON LUIZ ZANELLA 08/04/2016

O COMBATE ÀS FRAUDES TRABALHISTAS E SUAS REPERCUSSÕES NO ENFRENTAMENTO DO CRIME ORGANIZADO EVERTON LUIZ ZANELLA 08/04/2016 O COMBATE ÀS FRAUDES TRABALHISTAS E SUAS REPERCUSSÕES NO ENFRENTAMENTO DO CRIME ORGANIZADO EVERTON LUIZ ZANELLA 08/04/2016 DEFINIÇÃO DE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA Art. 1, 1, da Lei 12.850/2013 - associação

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale (continuação) Definição é o procedimento administrativo de caráter inquisitório e sigiloso, que visa buscar a materialidade e autoria acerca de uma infração penal. sequência

Leia mais

Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes

Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes Polícia Civil Legislação Penal Especial Liana Ximenes Crimes de Trânsito- Lei 9503/97 Arts. 291-301 do CTB - Parte Geral Arts.302-312 do CTB Crimes em espécie Parte Geral Art. 291. Aos crimes cometidos

Leia mais

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco

SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha. Professor: Rodrigo J. Capobianco SESSÃO DA TARDE PENAL E PROCESSO PENAL Lei Maria da Penha Professor: Rodrigo J. Capobianco Lei 11.340/06 Protege a mulher a violência doméstica e familiar A violência doméstica não é somente a violência

Leia mais

L. dos Crimes Ambientais 9605/98

L. dos Crimes Ambientais 9605/98 L. dos Crimes Ambientais 9605/98 Penas aplicáveis às PJs: I - multa; II - restritivas de direitos; III - prestação de serviços à comunidade. L. dos Crimes Ambientais 9605/98 PRDs para PJs I - suspensão

Leia mais

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 09

Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta. Aula 09 Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: 09 Professor (a): Luís Alberto Monitor (a): Fabiana Pimenta Aula 09 Teoria Geral dos Direitos e Garantias Fundamentais (Parte II) Art. 5,

Leia mais

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos

Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal. TEMA: Diversos Mini Simulado GRATUITO de Direito Processual Penal TEMA: Diversos 1. A prisão em flagrante deve: a) ser comunicada apenas à família do preso, sob pena de nulidade. b) ser comunicada ao juiz competente,

Leia mais

COLABORAÇÃO PREMIADA. São Paulo, 6. MAIO. MMXV Vladimir Aras

COLABORAÇÃO PREMIADA. São Paulo, 6. MAIO. MMXV Vladimir Aras COLABORAÇÃO PREMIADA São Paulo, 6. MAIO. MMXV Vladimir Aras Procurador Regional da República (MPF/BA), Mestre em Direito Público (UFPE), Professor Assistente de Processo Penal da Faculdade de Direito da

Leia mais

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso

Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Atualização Pág. 25 Item 3.5. Direitos do preso Segundo parágrafo e continuação na pág. 26: Texto no livro: O caput do art. 306 do Código de Processo Penal possui a mesma redação do referido inciso LXII,

Leia mais

PREPARAÇÃO IMPARÁVEL. rumo ao mpu Direito Processual Penal. Interceptações Telefônicas. Livro Eletrônico

PREPARAÇÃO IMPARÁVEL. rumo ao mpu Direito Processual Penal. Interceptações Telefônicas. Livro Eletrônico PREPARAÇÃO IMPARÁVEL rumo ao mpu Direito Processual Penal Livro Eletrônico SUMÁRIO Introdução...3 Lei de...4 Correspondência e Interceptação...6 Autorização Judicial...7 Requerimento de Interceptação Telefônica...12

Leia mais

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO

INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO INQUÉRITO POLICIAL - V TERMO CIRCUNSTANCIADO - ARQUIVAMENTO TERMO CIRCUNSTANCIADO TERMO CIRCUNSTANCIADO -Substitui o inquérito policial, é utilizado para crimes de menor potencial ofensivo (pena máxima

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Procedimentos do Estatuto da Criança e do Adolescente Apuração de Ato Infracional Atribuído a Adolescente Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Há duas possiblidades de apreensão

Leia mais

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36

SUMÁRIO. Pratica Penal -Delegado de Policia-Silva-1ed.indb 11 27/12/ :32:36 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 INQUÉRITO POLICIAL... 17 Modelo 1 Ofício restituindo requisição para instauração de inquérito policial elaborada pelo MP (ou por juiz)... 25 Modelo 2 Ofício encaminhando notícia de crime

Leia mais

Professor Wisley Aula 06

Professor Wisley Aula 06 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 AÇÃO PENAL DE INICIATIVA PÚBLICA 1. PRINCÍPIOS a) PRINCÍPIO DA OBRIGATORIEDADE: presente

Leia mais

Conteúdo Edital PMGO

Conteúdo Edital PMGO Direito Penal Parte Geral Professor Samuel Silva Conteúdo Edital PMGO 1. Princípios constitucionais do Direito Penal. 2. A lei penal no tempo. A lei penal no espaço. Interpretação da lei penal. 3. Infração

Leia mais

Aula nº. 38 PROVAS EM ESPÉCIE - INTERROGATORIO. Pergunta-se: INTERROGATORIO é meio de prova ou meio de defesa?

Aula nº. 38 PROVAS EM ESPÉCIE - INTERROGATORIO. Pergunta-se: INTERROGATORIO é meio de prova ou meio de defesa? Curso/Disciplina: DIREITO PROCESSUAL PENAL Aula: PROVAS EM ESPÉCIE - INTERROGATORIO Professor(a): MARCELO MACHADO Monitor(a): PAULA CAROLINE DE OLIVEIRA Aula nº. 38 PROVAS EM ESPÉCIE - INTERROGATORIO Pergunta-se:

Leia mais

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina

Direito Penal. Lei nº /2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Direito Penal Lei nº 11.340/2006. Violência doméstica e Familiar contra a Mulher. Parte 4. Prof.ª Maria Cristina Seção II - Das Medidas Protetivas de Urgência que Obrigam o Agressor Art. 22. Constatada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimento Penal Procedimento comum sumaríssimo - Lei nº 9.099 de 1995 - Lei dos Juizados Especiais Criminais JECRIM Parte 2 Prof. Gisela Esposel - Artigo 62 da lei 9099/95.

Leia mais

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes

Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes Tropa de Elite - Polícia Civil Legislação Penal Especial Crimes de Trânsito Liana Ximenes 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Arts. 291-301 do CTB - Parte Geral

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Processo Penal. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Processo Penal Polícia Legislativa Câmara dos Deputados Período: 2007-2017 Sumário Direito Processual Penal... 3 Inquérito Policial... 3 Ação penal pública incondicionada...

Leia mais

GABARITO E ESPELHO XXVII EXAME DA ORDEM DIREITO PENAL - PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL

GABARITO E ESPELHO XXVII EXAME DA ORDEM DIREITO PENAL - PROVA PRÁTICO - PROFISSIONAL PEÇA PRÁTICO-PROFISSIONAL Considerando a situação narrada, o(a) examinando(a) deve apresentar Memoriais, ou Alegações Finais por Memoriais, com fundamento no art. 403, 3º, do Código de Processo Penal.

Leia mais

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei /06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material. Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Processo Penal / Aula 19 Professor: Elisa Pittaro Conteúdo: Procedimento na Lei de Drogas (Lei 11.343/06). Procedimento nos Crimes contra a Propriedade Material.

Leia mais

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características:

AÇÃO PENAL. Noções preliminares e conceito. Características: AÇÃO PENAL Noções preliminares e conceito Características: 1 Condições para o exercício da ação penal 1.1 Condições genéricas a) Possibilidade jurídica do pedido Art. 395. A denúncia ou queixa será rejeitada

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Processo penal eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Processo penal eleitoral Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida Competência Regra geral A competência da Justiça Eleitoral, inclusive a criminal, nos termos do caput do art. 121 da

Leia mais

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO

CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES CONTRA A ADMINISTRAÇÃO CRIMES PRATICADOS POR FUNCIONÁRIO PÚBLICO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO 1 Art. 323 - Abandonar cargo público, fora dos casos permitidos em lei: Pena - detenção, de quinze dias a

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Da prisão e da Liberdade Provisória Prisões cautelares: definições e espécies Parte II Prof. Gisela Esposel - Da prisão preventiva stricto sensu - Previsão legal: artigo 311 316

Leia mais

Aula 25. Provas em Espécie (cont.) 1) Prova Pericial

Aula 25. Provas em Espécie (cont.) 1) Prova Pericial Curso/Disciplina: Direito Processual Penal Objetivo Aula: Direito Processual Penal Objetivo - 25 Professor(a): Elisa Pittaro Monitor(a): Dayane Vieira Carlos Aula 25 Provas em Espécie (cont.) 1) Prova

Leia mais

Curso Resultado. Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho atualizado em julho/2017.

Curso Resultado. Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO. Trabalho atualizado em julho/2017. Curso Resultado Mapeamento das provas do MP-SP 2010, 2011, 2012, 2013 e 2015 Versão com gabaritos DEMONSTRAÇÃO Trabalho atualizado em julho/2017. SUMÁRIO Parte 1 - Levantamento do que caiu e como caiu

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Das Questões e Processos Incidentes Prof. Gisela Esposel - mental do acusado - Previsão legal: artigo 149 154 do CPP - O incidente é instaurado quando houver dúvida sobre a integridade

Leia mais

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS

FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS ATUALIZAÇÕES E ENTENDIMENTOS SOBRE A. LEI 12.403/11 FIANÇA E PROCEDIMENTO S NOVOS Cley Celestino Batista Delegado de Polícia Cuiabá, 2011 I VACATIO LEGIS: Conforme preceitua a Lei 12.403/2011, suas normas

Leia mais

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali

Direito Processual Penal. Aula demonstrativa. Prof. Aurélio Casali Direito Processual Penal Aula demonstrativa Prof. Aurélio Casali 1 (SEJUS/PI 2017) Quanto a lei processual no tempo, marque a alternativa CORRETA. a) Um processo que tiver sido encerrado sob a vigência

Leia mais

Aula nº ART. 5 O XII Inviolabilidade do Sigilo de Correspondência

Aula nº ART. 5 O XII Inviolabilidade do Sigilo de Correspondência Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Art. 5 o XII CF/88 - Inviolabilidade do Sigilo de Correspondências Professor: Luis Alberto Monitora: Vanessa Alves Aula nº 10 1. ART. 5 O XII Inviolabilidade

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco

PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8. Professor: Rodrigo J. Capobianco PÓS GRADUAÇÃO PENAL E PROCESSO PENAL Legislação e Prática aula 8 Professor: Rodrigo J. Capobianco LEI DE EXECUÇÃO PENAL 1. LEP - Estrutura A LEP Lei das Execuções Penais é estruturada da seguinte forma:

Leia mais

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO

MARATONA EOAB XXVIII EXAME. PROCESSO MARATONA EOAB XXVIII EXAME PROCESSO PENAL @vilaca_neto CITAÇÕES CITAÇÃO: É o ATO PROCESSUAL utilizado para cientificar o acusado dos termos da denúncia ou queixa e chamá-lo ao processo para responder as

Leia mais

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento

SINASE. Conselho Estadual ou Distrital dos Direitos da Criança e do Adolescente. Estados e DF. Inscrição dos Programas de Atendimento Inscrição dos Programas de Atendimento Observar Requisitos Obrigatórios (Art. 11): Linhas Gerais, Atividades, Estrutura Material, Recursos Humanos, Regimento Interno, outros Estados e DF Municípios Conselho

Leia mais

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA

AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA AÇÃO PENAL PÚBLICA INCODICIONADA * Vita Solange Juvêncio ** Vânia Maria Bemfica Guimarães Pinto Coelho * Resumo A ação penal pública incondicionada é caracterizada quando seu exercício não depende de manifestação

Leia mais

Das Penas Parte IV. Aula 4

Das Penas Parte IV. Aula 4 Das Penas Parte IV Aula 4 PENAS RESTRITIVAS DE DIREITO Art 44 - As penas restritivas de direitos são autônomas e substituem as privativas de liberdade [...] Conceito Elas perfazem uma espécie de pena,

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Crimes e Infrações Administrativas Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - Infração administrativa pode ser entendida como sendo uma conduta contrária ao direito à qual se imputa

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL

DIREITO PROCESSUAL PENAL DIREITO PROCESSUAL PENAL Procedimentos alternativos de investigação criminal Parte 3 Prof. Thiago Almeida . Hipóteses de abordagem em estado de flagrância: Art. 69, parágrafo único - Ao autor do fato que,

Leia mais

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08

Turma e Ano: Master B Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 Turma e Ano: Master B - 2015 Matéria /Aula: ECA Art. 120 ao 128 e art. 141 ao 144. Professora: Angela Silveira Monitora: Kathleen Feitosa Aula 08 DO REGIME DE SEMILIBERDADE Art. 120. O regime de semiliberdade

Leia mais