CLASSIFICAÇÃO DE BASES PARA MAQUIAGEM: UM ESTUDO SUGESTIVO DE RÓTULO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CLASSIFICAÇÃO DE BASES PARA MAQUIAGEM: UM ESTUDO SUGESTIVO DE RÓTULO"

Transcrição

1 CLASSIFICAÇÃO DE BASES PARA MAQUIAGEM: UM ESTUDO SUGESTIVO DE RÓTULO Daisy Lucia da Silva 1 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Rosilane Fatima Varnier 2 - Acadêmica do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Fabiana Thives 3 Turismóloga Professora do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Juliana Gallas 4 Msc. em administração. Professora do Curso de Cosmetologia e Estética da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Balneário Camboriú, Santa Catarina. Contatos 1 daisyitajai@hotmail.com 2 rfvarnier@hotmail.com 3 fabianathives@ymail.com 4 jugallas@univali.com RESUMO A base de uma maquiagem é um recurso de destaque com alta tecnologia que vai além do embelezamento, e vários são os tipos encontrados no mercado de consumo, sendo que cada uma é destinada para cada tipo de pele. Todavia, a falta de informações no rótulo com linguagens específicas de marketing referente ao uso da base e sua indicação de acordo com a classificação do tipo de pele ainda são precárias. Percebe-se que o universo da beleza está em constante evolução e isso reflete no seu crescimento econômico. Entretanto, existe uma lacuna entre o consumidor e as especificações do produto, como encontrado nas bases que devido a sua variedade se torna complicado para o consumidor no ponto de venda identificar qual é o produto ideal para a sua necessidade e seu tipo de pele, devido a falta de informações. Desta forma, este artigo selecionou o cosmético base como referencial, para o estudo, análise e sugestão de desenvolvimento de um novo rótulo. Com objetivo de disponibilizar para as empresas fabricantes de maquiagem uma sugestão de adaptação dos rótulos de base com informações indicativas do produto conforme o tipo de pele. Para desenvolver esta pesquisa utilizar-se-á a metodologia qualitativa que envolve a obtenção de dados descritivos procurando compreender os fenômenos segundo a perspectiva dos sujeitos, ou seja, dos participantes da situação em estudo. Desta forma este artigo objetiva disponibilizar para as empresas fabricantes de bases uma sugestão de adaptar os rótulos com informações indicativas do produto conforme o tipo de pele.

2 Palavras chaves: base, rótulo, consumidor. INTRODUÇÃO A maquiagem segundo Cezimbra (2005), teve seu início na pré-história, mas foi na antiquidade que homens e mulheres começaram a utilizá-la como artifício de embelezamento. Entretanto foi no século XVIII que ela se firmou definitivamente na face. Já Vigarello (2006), destaca que Reis e Rainhas utilizavam uma receita composta de carbonato de chumbo e clorato de chumbo para garantir a brancura da pele e maquiar-se, com o propósito de embelezamento destacando-se do resto da plebe. O autor destaca que o chumbo como princípio ativo provocava alterações na pele, fato este que levou ao abandono dessas substâncias. Constata-se que com a chegada do século XX e o avanço das indústrias químicas, os cosméticos tornaram-se produtos de uso geral, não mais tóxicos e mais seguros, gerando nas consumidoras maior interesse para o seu uso. De acordo com Perry (2007, p. 32), o ser humano sempre procurou unir o útil ao agradável, logo transformou a pintura do rosto em um item de sedução. Atualmente a maquiagem não cumpre apenas a função de embelezar, mas também de proporcionar um visual mais belo e saudável à pele. Desta forma a facilidade de cuidar da pele enquanto se embeleza tem aumentado o consumo das maquiagens, um dos grandes fatores também vem a ser os constantes lançamentos de produtos diferenciados que também são responsáveis pela criação de novos hábitos de consumo. Assim sendo, os segmentos dos cosméticos ganham fórmulas avançadas que ajudam a tratar da pele. Segundo Martins (2008), Já é possível encontrar bases com filtro solar, pó com ativos rejuvenescedores e sombras com efeito lifting. O mercado oferece milhares de opções de produtos que ajudam a esconder os sinais do tempo, e de quebra, deixam a pele lisa, macia e reluzente. Este fator acabou por modificar o universo da beleza, uma vez que a história de décadas passadas deixou fragmentos através dos tempos.

3 Estes novos aspectos refletem na imagem da mulher moderna e transformam a maquiagem, onde a base passa a ser um recurso de destaque com alta tecnologia que vai além do embelezamento e vários são os tipos encontrados no mercado para o consumo, sendo que cada um é destinado para cada tipo de pele. Cezimbra (2005, p. 13), esclarece que hoje, a maquiagem é muito mais do que aquele makeup cinema-tográfico que a difundiu no começo do século XX. Neste início de milênio do culto à saúde e a longevidade, a maquiagem se transformou em mais um dos cuidados com a pele, com a beleza e com o bem estar. Todavia, a falta de informações específicas e de uma linguagem de marketing informativo nos rótulos referente ao uso de alguns cosméticos e sua indicação são precárias. Pelegrini (2005), destaca a partir dos estudos de Mestriner (2002), e Desmelus (2002), que dentro de uma perspectiva histórica pode-se dizer que a embalagem passou de figurante para um dos principais atores no palco do consumo. Esclarecem ainda que hoje ela é vista como fator decisivo para a diferenciação e venda de diversos produtos, havendo inclusive tornado-se uma especialidade no campo do design. Para alguns tipos de produtos, como por exemplo, cosméticos e perfumes, esse papel é ainda mais acentuado. Em certos casos a embalagem torna-se símbolo do próprio produto, adquirindo valores fundamentais para a construção e a propagação da imagem da marca, bem como para a criação de um laço emocional com o consumidor. Para que o consumidor compre determinado produto, a empresa fabricante precisa conhecer esse indivíduo e entender os fatores de escolha de determinado produto. Isso só é possível por meio da investigação do modo de se comportar do cliente. Kotler (2000), acredita que o ponto de partida para compreender o cliente segue o fluxo estímulo-resposta. Em sua concepção a cultura e os desejos do indivíduo são um dos motes principais que influenciam suas decisões de compra. Torna-se oportuno uma sugestão para os fabricantes de maquiagem que nas embalagens de seus produtos inovam com informações mais pertinentes e esclarecedoras ao consumidor. Desta forma, este artigo selecionou o cosmético base como referencial, para o estudo, análise e desenvolvimento de um novo rótulo. Com o objetivo de disponibilizar para as empresas fabricantes de maquiagem uma sugestão de adaptação dos rótulos de base com informações indicativas do produto conforme o tipo de pele.

4 DESENVOLVIMENTO TEÓRICO Segundo dados ABHIPEC (Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o mercado de beleza e estética teve um crescimento significativo em relação à economia do Brasil, assim como em outros países. Percebe-se que o universo da beleza está em constante evolução e isso reflete no seu crescimento econômico. Estes aspectos por sua vez tornam o mercado agressivo, quando relacionado à alta tecnologia adquirida e ao desenvolvimento de pesquisas que por conseqüência geram aumento da qualidade. ABHIPEC (2009), esclarece que no mercado de maquiagens, a categoria de produtos para o rosto foi a que mais cresceu, com variação de 35,3% em volume e 25,6% em valor. Além de inovações nas embalagens e cores, fixação e durabilidade podem ser características para conquistar a preferência do consumidor. Contudo, apesar deste grande crescimento, vale ressaltar que ainda existe grande carência de informações contidas nas embalagens que facilitem o entendimento acessível ao consumidor. Para tanto, é preciso que o fabricante de maquiagem conheça o cliente, os fatores que o levam a comprar determinado produto. Segundo estudos de Guiliani (2003), as empresas precisam organizar uma série de pistas coordenadas que, coletivamente, atendam ou superem as necessidades e as expectativas dos consumidores. Ressalta-se que os benefícios oferecidos pelo produto devem satisfazer suas necessidades. Neste aspecto, percebe-se a importância do posicionamento da marca que está relacionada diretamente com o conceito do produto, e estes podem ser percebidos pelo consumidor a partir de um layout bem desenvolvido. De acordo com Santaella (2004, p. 198), possuímos o imaginário coletivo, onde estão todas as informações gerais de cada categoria de público. Analisando o imaginário coletivo temos informações para conhecer e entender a percepção que o consumidor possui dos produtos e obter capacidade de desenvolver seu perfil. Outro dado importante a ser analisado, refere-se as vendas diretas, segundo dados da ABVED (Associação Brasileira de Vendas Direta) (2009), as indústrias de cosméticos investem cada vez mais em tecnologia, e algumas apostam nas vendas diretas por meio de catálogos, apoiados pelas informações da internet, considerando

5 que este meio permite que o cliente localize distribuidores, lojas e quiosques por estado, através dos quais deve ser feito o pedido. Outro fator positivo para as vendas diretas é a informação e o teste do produto. A ABVED, acrescenta ainda que sentir a fragrância dos aromas, a maciez do creme hidratante sobre a pele ou o realce do batom não são possíveis através da tela do computador. Então porque não investir num layout bem desenvolvido para tornar cada vez mais efetivo o poder de vendas dos produtos, assim como um preparo das vendedoras, para viabilizar a credibilidade de compra e venda. Como estudo de caso pode-se citar o produto cosmético base que vem a cada dia evoluindo tecnologicamente nas suas variadas formulações, porém as suas vendas poderiam ter um acréscimo significativo se houvesse maior investimento num layout mais criativo e informativo. No mercado atual os cosméticos, principalmente na área da maquiagem, as bases estão tendo um avanço tecnológico modificando as suas formulações conforme a necessidade de cada pele, gerando assim uma revolução no mercado da maquiagem que transformou-se hoje, num aliado feminino, pois a tecnologia avançada trouxe praticidade que além de embelezar, trata a pele. Cezimbra (2005, p.67), ressalta que as formulações estão cada vez mais perto de se difundirem com o aspecto natural da face, disfarçando imperfeições. Sabe-se que cada pele tem sua naturalidade particular. O mesmo autor escreve que a base protege a pele contra as agressões externas. Disfarça imperfeições, dá aparência de pele perfeita e uniforme, além de preparar o rosto para receber a maquiagem. Como possui várias tonalidades, é fundamental encontrar uma do tom exato, (ou aproximado) da pele. Molinos (2002, p.54), por sua vez diz que a base ajuda a fazer o lastro da maquiagem, além de dar uma tonalidade mais uniforme para a pele. Pois há regiões mais escuras do rosto ao redor dos olhos, boca que ao ganhar luminosidade proporcionam à pele uma aparência bem tratada. Estas mudanças fizeram com que o mercado desenvolvesse vários tipos de base, que viessem a suprir essas necessidades. Desta forma temos hoje a venda no mercado a base líquida hidratante, base líquida oil free, as bases filtro solar tonalizantes, as bases fluidas de água, bases cremosas, pan cake, duo cake, paint stick, bases em spray e air brusch. Entretanto, existe uma lacuna entre o consumidor e as especificações do produto, como encontrado nas bases que devido a sua variedade se torna complicado para a

6 consumidora no ponto de venda, identificar qual é o produto ideal para a sua necessidade e seu tipo de pele. Segundo Boa Saúde (2009), a busca de novas matérias-primas para o desenvolvimento de formulações cosméticas estão cada vez mais compatíveis e inócuas aos diferentes tipos de pele, bem como o avanço e a perspectiva de novos ativos com finalidades dermocosméticas, têm sido uma constante por parte dos farmacêuticos, químicos, dermatologistas e da indústria de cosméticos, que passaram a pesquisar e desenvolver cosméticos específicos para cada tipo de pele. Vale ressaltar que neste caso um estudo direcionado à indicação de uso da base para cada tipo de pele, faz-se necessário uma análise na classificação das bases nas peles e suas funções, com uma avaliação e relação dos produtos cosméticos bases disponibilizados pelas indústrias nacionais. Classificação dos tipos de pele x base Segundo Resende (2000), a pele tem como função principal proteção do organismo contra as ameaças externas físicas. No contexto de maquiagem observa-se a importância de caracterizar os tipos de pele, visto que o primeiro passo da maquiagem é determinar o tipo de base a ser utilizada, e esta por consequência necessita de informações específicas em seu rótulo para que a consumidora ao comprá-la, consiga identificar o seu tipo. A pele Normal ou Eudérmica, caracteriza-se pelo aspecto liso e aveludado. O equilíbrio das suas secreções lhe transmite aspecto sadio e denota firmeza no toque. É elástica, não apresenta poros dilatados e tem brilho natural. Para este tipo de pele, classifica-se as bases em duo cake, pant stick, e a base líquida hidratante. O duo cake, segundo Gascon (2006), é um produto inovador que combina base cremosa e pó facial numa só fórmula. Com textura cremosa, proporciona cobertura suave e uniforme e, é indicado para peles normais, por ter maior concentração de óleo e maior espalhabilidade. O pant stick é ideal para peles normais e secas e conforme Cezimbra (2005, p. 70), é um corretivo em forma de bastão, mais espesso. Também pode-se usar a base líquida hidratante que possui em sua formulação ativos que atuam mantendo a umidade natural da pele e segundo Molinos (2002),

7 sua característica é ser mais transparente. Ainda que não dê uma cobertura total, é a que dá o efeito mais natural. A pele Seca ou Alípica, é decorrente da secreção sebácea insuficiente que dá uma sensação de estiramento, desidrata-se com facilidade, é fina, com tendência a descamação. A base indicada é a cremosa, que dá cobertura média, com eficácia nas peles secas e Costa (2006), fala de um acabamento aveludado e uniforme em peles secas e com manchas e que a mesma dispensa o uso do pó. O pant stick é ideal para peles secas e conforme Cezimbra (2005), é um corretivo em forma de bastão, mais espesso, semelhante ao pan cake, e oferece cobertura das imperfeições faciais. A pele Oleosa ou Lipídica, devido ao desequilíbrio das glândulas sebáceas se caracteriza por um aspecto gorduroso. É espessa e elástica, seus poros são dilatados, deixando a superfície áspera, apresentando poucas rugas, mas profundas. A oleosidade se torna bem aparente na zona T (testa, nariz e queixo), principalmente na lateral do nariz. Quando esta oleosidade é excessiva, ela possui um fluxo maior de gordura e por isso é denominada de pele Seborreica. Segundo Cezimbra (2005), o pan cake é uma base compacta, que uniformiza a pele, dando um efeito de base e pó ao mesmo tempo. Este tipo de base, segundo Molinos (2002, p.54), é uma base dissolvida em água, dá cobertura total sendo mais pesada e opaca, agradando mais a peles oleosas. A pele Mista, é o tipo de pele mais comum, oleosa na zona T, ressecamento nas maçãs do rosto e em volta dos olhos, e opacidade nas laterais. A base fluida, é mais consistente que a líquida e segundo Costa (2006, p.32), é ideal para camuflar manchas leves e para quem busca um efeito natural. Destina-se a peles mistas, pois controla o brilho excessivo da pele encontrado na zona T. De acordo com Azevedo (2007), existem patologias que interferem diretamente no procedimento de maquiagem sendo a pele acneica uma delas. O autor classifica este processo como má disfunção patológica inflamatória caracterizada pela presença de comedões, pápulas, micro-cistos e seborréia. Sendo que a base líquida oil free é destinada para este tipo de pele, por ser livre de alguns óleos.

8 METODOLOGIA Para Minayo (2003), metodologia de pesquisa, é o caminho do pensamento a ser seguido, ocupando um espaço centralizado na teoria e vem a ser uma técnica utilizada num contexto como um todo para construir uma realidade. Resume-se numa função da ciência perante a construção da realidade. A pesquisa qualitativa é uma atividade da ciência que busca a construção da realidade, juntamente com as ciências sociais em um nível de realidade que não pode ser quantificado, trabalhando com o universo de crenças, valores, significados das relações que não podem ser reduzidos à operacionalização de variáveis. Godoy (1995), explicita algumas características principais de uma pesquisa qualitativa, o qual embasa este trabalho. Considera o ambiente como fonte direta dos dados e o pesquisar como instrumento chave; possui caráter descritivo; o processo é o foco principal de abordagem e não o resultado ou o produto; a análise dos dados foi realizada de forma intuitiva e indutivamente pelo pesquisador; não requereu o uso de técnicas e métodos estatísticos; e, por fim, teve como preocupação maior a interpretação de fenômenos e a atribuição de resultados (GODOY, 1995, p.58). A autora ainda coloca que a pesquisa qualitativa não busca enumerar nem emprega modelos de dados na análise, mas obtém dados descritivos sobre os processos interativos, procurando compreender os fenômenos. Aponta-se nesta pesquisa objetivos específicos, entretanto seu estudo se classifica como método exploratório, pois envolve pesquisa bibliográfica com a finalidade de desenvolver, esclarecer e modificar conceitos e idéias para a formulação de abordagens posteriores. As pesquisas exploratórias, segundo Gil (1999), visam proporcionar uma visão geral de um determinado fato, do tipo aproximativo, para aumentar o grau da familiaridade com fenômenos relativamente desconhecidos. Conforme Gil (1999), objetivo desta pesquisa visa proporcionar um maior conhecimento para o pesquisador acerca do assunto pouco investigado ou estudado a fim de que possa formular problemas mais precisos ou criar hipóteses que possam ser pesquisadas por estudos posteriores.

9 RESULTADOS E DISCUSSÃO A maquiagem deixou de ser usada como artifício da beleza e acessório complementar. Seu aperfeiçoamento e evolução a tornou indispensável no dia a dia dos cuidados da pele, uma vez que a mulher na atualidade busca praticidade e resultados imediatos num produto que lhe traga satisfação, embelezamento, proteção. Partindo deste pressuposto, a indústria cosmética investe a cada dia em inovações que venham de encontro com a expectativa da sua consumidora, que tem a maquiagem base como aliada para melhorar o seu embelezamento e tratamento da sua pele. Hoje existe grande facilidade de a consumidora encontrar a base no mercado, drogarias e lojas especializadas, entretanto, as pessoas responsáveis pela venda nem sempre estão preparadas para indicar o produto correto para cada tipo de pele. Por outro lado os layouts da embalagem não contém indicações esclarecedoras no que diz respeito à classificação dos tipos de pele, trazendo insegurança à consumidora na hora de adquirir o produto, fazendo com que na maioria das vezes ela execute a compra incorreta. Diante disto, o resultado desejado na aquisição do produto, não será o esperado, as consequências pelo erro na escolha, podem acarretar desde alterações fisiológicas até uma alteração na sua aparência visual, trazendo insatisfação, preocupação, custos desnecessários e desconforto em relação a pouca informação e conhecimento. Apesar da tecnologia industrial, a falta de informação nos rótulos da base, deixa o seu uso estagnado, sendo que se houvessem maiores detalhes sobre a classificação do tipo de pele e a sua indicação, aumentaria significativamente o consumo e conseqüentemente as vendas. Percebe-se com isto a importância de inovar o layout do rótulo da base, trazendo informações especificas para o consumidor, onde ele possa identificar e classificar o tipo de pele relacionado ao produto. Esta mudança apesar de pequena fará a grande diferença na hora da aquisição da base proporcionando praticidade, segurança e resultados esperados pela consumidora, sua pele apresentará resultados específicos diante do uso e beneficio

10 que a classificação proporcionará, acarretando no direcionamento do uso correto da base, trazendo satisfação para a mulher atual. CONSIDERAÇÕES FINAIS Faz-se necessário desta forma que as indústrias se conscientizem da importância do consumidor ter o entendimento das informações contidas nos rótulos das bases e suas classificações segundo o tipo de pele. Devem ser de linguagem clara e acessível ao consumidor. Vale lembrar que grande parte do apelo de venda de um produto advém de todo layout desenvolvido. Frattezi e Pimenta (2006), em suas pesquisas, descrevem que a grande maioria que tem acesso à leitura do rótulo é leiga na compreensão destas informações. Assim, a leitura esclarecedora do rótulo da base, com a classificação de cada tipo de pele, proporcionará a consumidora o acerto na escolha do produto. Peligrini (2000), destaca a partir de Brasil e Ritto, que as indústrias devem passar a enfatizar estruturas e estratégias de desenvolvimento comprometidas com a inovação. Entretanto, é necessário que haja uma abordagem integradora capaz de tecer as interações entre mercado, tecnologia, design e informação. A inclusão da perspectiva da gestão do design no desenvolvimento do rótulo com dados direcionados para a necessidade do consumidor apresenta-se como uma abordagem fundamental para o entendimento na hora da compra da consumidora. As estratégias de um produto, quando bem definidas, podem influenciar a resposta do consumidor, assim, deve-se buscar meios de alterar o rótulo com a opção de satisfazer o desejo do cliente. Estas alterações devem proporcionar a consumidora à leitura do rótulo, com a possibilidade de compreender e analisar o produto para entender a sua função e aplicabilidade de acordo com o seu tipo de pele. Este trabalho teve como objetivo a elaboração de um rótulo onde o seu conteúdo informativo seja mais esclarecedor e contenha a classificação dos tipos de pele para que a consumidora ao adquirir a base, sinta-se segura adquirindo um produto de acordo com o seu tipo de pele.

11 REFERÊNCIAS ABHIPEC - Associação Brasileira da Indústria da Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. 2009, disponível em HC31/ cosméticos. asp acessado em as 21:45 hs. ABEVD. acessado em as 22:00 hs. Boa saúde: A verdade Sobre os Cosméticos e suas Ações Sobre a Pele acessado em as 15:00 hs. AZEVEDO, E. Trofoterapia e nutraceutica: dietas e orientações nutricionais com bases na medicina tradicional e complementar. Blumenau, SC. Nova Letra, CEZIMBRA, M. Maquiagem: técnicas básicas, serviços profissionais e mercado de trabalho. Rio de Janeiro: Senac Nacional, COSTA, M. Eu amo Maquilagem. São Paulo: Jaboticaba, GASCON,M.Tudo de maquiagem. acessado em , as 18:20hs. GIULIANI, A. C. Gestão de Marketing no Varejo. São Paulo: O.L.M GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: O.L.M GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. In: Revista de Administração de Empresas. São Paulo: v.35, n.2, pg , abril KOTLER, P. Administração de Marketing. 10ª. ed. São Paulo: Prentice-Hall MARTINS, L. Maquiagem inteligente. Base, rímel e batom: eles ajudam não só a embelezar, mas tratam a pele. Bolsa de mulher Acessado em , as 13:17hs. MINAYO. M. C. de S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 22ª. Rio de Janeiro: Vozes PELEGRINI, A. V. O Processo de modularização em embalagens orientado para a customização em massa: uma contribuição para a gestão do design. Curitiba: PERRY, R. Sempre jovem! Técnicas simples e eficientes para o rejuvenescimento facial e do corpo. Ática São Paulo, SP.

12 FRATEZI, P.M.B.,PIMENTA, L.P.S. Descobrindo a Ciência por trás do Rótulo: A Química e o Protetor Solar. Monografia de Licenciatura. Departamento de Química, ICEx UFMG. Belo Horizonte. MG RESENDE, A. F. Para que serve a pele? acessado em as 11:00 hs. SANTAELLA, M. L. O poder da Barbie e o comportamento do consumidor infantil. Acessado em , as 21:43 hs. VIGARELLO, G. História da beleza. Tradução Léo Schlafman. Rio de Janeiro: Ediouro, 2006.

13 APÊNDICE BASE PERFECT FACE BASE PERFECT FACE TECNOLOGIA LUMINOSA TECNOLOGIA LUMINOSA Classificação dos tipos de pele FPS 12 FPS 12 FACTOR DE PROTECCIÓN SOLAR 12 FACTOR DE PROTECCIÓN SOLAR 12 VITAMINA E VITAMINA E 35 ml fl oz 35 ml fl oz

14

Escolhendo a Base Para peles oleosas, o indicado é escolher uma base que seja oil free, ou seja livre de óleo. Para peles secas ou mistas, a base

Escolhendo a Base Para peles oleosas, o indicado é escolher uma base que seja oil free, ou seja livre de óleo. Para peles secas ou mistas, a base Preparação da Pele Mas afinal, a pele deve ser preparada antes ou depois de fazer a maquiagem nos olhos? Isto irá depender de pessoa para pessoa, de maquiador para maquiador. Muitos preferem começar a

Leia mais

Bases Líquidas Timewise

Bases Líquidas Timewise Bases Líquidas Timewise Introdução Conhecimento gera confiança Por favor pergunte Compartilhe experiências Perguntas antes de começarmos? 2 Objetivos Nessa Orientação você irá aprender: Por que as Bases

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

- CURSO DE MAQUIAGEM -

- CURSO DE MAQUIAGEM - - CURSO DE MAQUIAGEM - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). A PELE CONHECENDO

Leia mais

Técnicas de Maquiagem

Técnicas de Maquiagem Técnicas de Maquiagem Apresentação Bem-vindas! Aprendam e estimulem a sua confiança em vender. Façam perguntas durante a reunião. Dividam as experiências. 2 Objetivos No final desta reunião, vocês serão

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

lábios... 3 rosto... 7 olhos... 12

lábios... 3 rosto... 7 olhos... 12 lábios... 3 rosto... 7 olhos... 12 lábios BATOM Batom com vitaminas para uma sensação suave nos lábios. Possui textura cremosa e se espalha facilmente devido a sua textura suave mantendo os lábios hidratados.

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras

A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras A Importância do CRM nas Grandes Organizações Brasileiras Por Marcelo Bandeira Leite Santos 13/07/2009 Resumo: Este artigo tem como tema o Customer Relationship Management (CRM) e sua importância como

Leia mais

lábios... 3 rosto... 7 olhos... 11

lábios... 3 rosto... 7 olhos... 11 lábios... 3 rosto... 7 olhos... 11 lábios BATOM Batom com vitaminas para uma sensação suave nos lábios. Possui textura cremosa e se espalha facilmente devido a sua textura suave mantendo os lábios hidratados.

Leia mais

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM

Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente CRM Fábio Pires 1, Wyllian Fressatti 1 Universidade Paranaense (Unipar) Paranavaí PR Brasil pires_fabin@hotmail.com wyllian@unipar.br RESUMO. O projeto destaca-se

Leia mais

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que

EDITAL SENAI SESI DE INOVAÇÃO. Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui. Complexidade das tecnologias critério de avaliação que ANEXO II Caráter inovador projeto cujo escopo ainda não possui registro em base de patentes brasileira. Também serão considerados caráter inovador para este Edital os registros de patente de domínio público

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento

Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Conceito de Marketing Considerações Preliminares Atendimento Metodologia de Ensino 1) Noções de Marketing 2) Marketing de Serviço 3) Marketing de Relacionamento 1 2 1) Noções de Marketing 3 4 5 6 www.lacconcursos.com.br

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Workshop de Conhecimentos sobre Pele

Workshop de Conhecimentos sobre Pele Workshop de Conhecimentos sobre Pele Objetivos Após concluir o treinamento você será capaz de compartilhar com suas clientes: Como funciona a pele. Características de cada tipo de pele. Como classificar

Leia mais

A Área de Marketing no Brasil

A Área de Marketing no Brasil A Área de Marketing no Brasil Relatório consolidado das etapas qualitativa e quantitativa Job 701/08 Fevereiro/ 2009 Background e Objetivos A ABMN Associação Brasileira de Marketing & Negócios deseja

Leia mais

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL

SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL SIMULAÇÃO DE GESTÃO EMPRESARIAL I INTRODUÇÃO O JOGO DE GESTÃO EMPRESARIAL é uma competição que simula a concorrência entre empresas dentro de um mercado. O jogo se baseia num modelo que abrange ao mesmo

Leia mais

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges

Pesquisa Mercadológica. Prof. Renato Resende Borges Pesquisa Mercadológica Prof. Renato Resende Borges Definição de Pesquisa de Marketing É a identificação, coleta, análise e disseminação de informações de forma sistemática e objetiva e o uso de informações

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS

delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS delicatto CATÁLOGO DE PRODUTOS Fundada em 2009, a DELICATTO é composta por uma equipe de profissionais especializados em formulações cosméticas veterinárias com atuação na área de desenvolvimento de fórmulas

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção

Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção Módulo 2 Custos de Oportunidade e Curva de Possibilidades de Produção 2.1. Custo de Oportunidade Conforme vínhamos analisando, os recursos produtivos são escassos e as necessidades humanas ilimitadas,

Leia mais

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o

No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o DATABASE MARKETING No mundo atual, globalizado e competitivo, as organizações têm buscado cada vez mais, meios de se destacar no mercado. Uma estratégia para o empresário obter sucesso em seu negócio é

Leia mais

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção

Instalações Máquinas Equipamentos Pessoal de produção Fascículo 6 Arranjo físico e fluxo O arranjo físico (em inglês layout) de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento dos recursos de transformação. Isto é, definir onde colocar: Instalações

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO

GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO GESTÃO DE PROJETOS PARA A INOVAÇÃO Indicadores e Diagnóstico para a Inovação Primeiro passo para implantar um sistema de gestão nas empresas é fazer um diagnóstico da organização; Diagnóstico mapa n-dimensional

Leia mais

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005

SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 SISTEMAS DE GESTÃO São Paulo, Janeiro de 2005 ÍNDICE Introdução...3 A Necessidade do Gerenciamento e Controle das Informações...3 Benefícios de um Sistema de Gestão da Albi Informática...4 A Ferramenta...5

Leia mais

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO

AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 AVALIAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DE COSMÉTICOS NOS UNIVERSITÁRIOS DO CESUMAR ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO

Leia mais

a) VISUAL MERCHANDISING

a) VISUAL MERCHANDISING a) VISUAL MERCHANDISING (1) Introdução Enquanto o marketing planeja, pesquisa avalia e movimenta o produto desde a sua fabricação até sua chegada ao ponto-de- venda, o merchandising representa o produto

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal.

A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. A Pele O tecido epitelial, mais conhecido como pele, é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. É uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente,

Leia mais

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO

LIDERANÇA INTEGRAL CONTEÚDO TREINAMENTO Levando em consideração que as empresas e pessoas têm necessidades diferentes, os programas de treinamento são personalizados para atender a demandas específicas. Os treinamentos são focados

Leia mais

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5

Introdução...3. O que é marca?...4. Marcas x produtos...4. Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Marcas Marcas Introdução...3 O que é marca?...4 Marcas x produtos...4 Kotler apresenta cinco níveis para um produto:...5 Exemplo de diferentes níveis de produto...6 Desafios do branding...8 Conceito de

Leia mais

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing

Plano de Marketing. Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing Plano de Marketing Introdução (breve) ao Marketing Análise de Mercado Estratégias de Marketing 1 Plano de Marketing É o resultado de um processo de planejamento. Define o quevai ser vendido, por quanto,

Leia mais

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

- Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência Administração de As responsabilidades da área de (MINADEO, 2008) - Investigar novos nichos de mercado - Identificar o perfil do cliente - Buscar novos produtos que proporcionem vantagens em relação à concorrência

Leia mais

Falando sobre o 10/6/2010

Falando sobre o 10/6/2010 Falando sobre o C 1 Cosméticos: Tudo que muda a aparência 2 Skin Care Conhecimentos básicosb 3 O que é Skin Care? É uma categoria formada por produtos, de alta tecnologia, destinados ao tratamento da pele;

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA

CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA CAPÍTULO 1 - CONTABILIDADE E GESTÃO EMPRESARIAL A CONTROLADORIA Constata-se que o novo arranjo da economia mundial provocado pelo processo de globalização tem afetado as empresas a fim de disponibilizar

Leia mais

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza

Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza Bril Cosméticos Ecologie - apresenta sua linha Natural Pro no 21 Encontro Regional da Beleza em Fortaleza A mais nova empresa de cosméticos brasileira destacará sua linha de produtos que une o natural

Leia mais

Campanha de prevenção do cancro da pele

Campanha de prevenção do cancro da pele Campanha de prevenção do cancro da pele Use o protetor solar adequado. Proteja-se com chapéu e óculos de sol. Evite a exposição solar entre as 11:00 e as 17:00. www.cm-loures.pt facebook.com/municipiodeloures

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças Apostila 02 A função da Administração Financeira Professora: Djessica Karoline Matte 1 SUMÁRIO A função da Administração Financeira... 3 1. A Administração Financeira... 3 2. A função

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação

Pesquisa realizada com os participantes do 12º Seminário Nacional de Gestão de Projetos. Apresentação Pesquisa realizada com os participantes do de Apresentação O perfil do profissional de Projetos Pesquisa realizada durante o 12 Seminário Nacional de, ocorrido em 2009, traça um importante perfil do profissional

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET

Você sabia. As garrafas de PET são 100% recicláveis. Associação Brasileira da Indústria do PET Você sabia? As garrafas de PET são 100% recicláveis Associação Brasileira da Indústria do PET O Brasil é um dos maiores recicladores de PET do mundo A reciclagem é uma atividade industrial que gera muitos

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

Kit Pele Perfeita Mary kay

Kit Pele Perfeita Mary kay ARRASE NA BASE!! :) Kit Pele Perfeita Mary kay Primeiro Passo - Primer Facial Sua formula contém Silica, um mineral difusor ótico que ajuda a pele a parecer mais macia e ajuda a reduzir a aparência de

Leia mais

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras

Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras Pesquisa sobre o Perfil dos Empreendedores e das Empresas Sul Mineiras 2012 2 Sumário Apresentação... 3 A Pesquisa Perfil dos Empreendedores Sul Mineiros Sexo. 4 Estado Civil.. 5 Faixa Etária.. 6 Perfil

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Produtos para fazer um contorno perfeito:

Produtos para fazer um contorno perfeito: Introdução A maquiagem corretiva caiu no gosto das mulheres, e cada vez mais técnicas surgem para te ajudar na missão de afinar e ressaltar pontos estratégicos do rosto. Foi a pensar nisso que decidimos

Leia mais

Pesquisa de Marketing

Pesquisa de Marketing Pesquisa de Marketing CONCEITOS INICIAIS Prof. Daciane de Oliveira Silva Fonte: MALHORTA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. MATTAR, Fauze Najib.

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Introdução ao Marketing. História do Conceito

Introdução ao Marketing. História do Conceito História do Conceito O termo marketing, de acordo com Cobra (1988, p. 34) é uma expressão anglo-saxônica derivada da palavra mercari, do latim, que significa comércio, ou ato de mercar, comercializar ou

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie

ADMINISTRAÇÃO I. Família Pai, mãe, filhos. Criar condições para a perpetuação da espécie 1 INTRODUÇÃO 1.1 ORGANIZAÇÃO E PROCESSOS A administração está diretamente ligada às organizações e aos processos existentes nas mesmas. Portanto, para a melhor compreensão da Administração e sua importância

Leia mais

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I

Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada HOSPITAL DAS CLÍNICAS UNIDADE I Gestão Colegiada Os aspectos que definem o grau de responsabilidade de uma instituição são: 1 - A conformação da agenda do gestor: isso significa que um

Leia mais

ESPECIALISTAS EM PELE SAUDÁVEL

ESPECIALISTAS EM PELE SAUDÁVEL LINHA 2015 ESPECIALISTAS EM PELE SAUDÁVEL A Dahuer é uma empresa naturalmente brasileira. Por isso, ela entende muito do nosso clima tropical e das exigências da nossa pele. Sua linha completa de protetores

Leia mais

3 Qualidade de Software

3 Qualidade de Software 3 Qualidade de Software Este capítulo tem como objetivo esclarecer conceitos relacionados à qualidade de software; conceitos estes muito importantes para o entendimento do presente trabalho, cujo objetivo

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA Alini, CAVICHIOLI, e-mail¹: alini.cavichioli@edu.sc.senai.br Fernando Luiz Freitas FILHO, e-mail²: fernando.freitas@sociesc.org.br Wallace Nóbrega,

Leia mais

1. Introdução. 1.1 Apresentação

1. Introdução. 1.1 Apresentação 1. Introdução 1.1 Apresentação Empresas que têm o objetivo de melhorar sua posição competitiva diante do mercado e, por consequência tornar-se cada vez mais rentável, necessitam ter uma preocupação contínua

Leia mais

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros

Welcome Call em Financeiras. Categoria Setor de Mercado Seguros Categoria Setor de Mercado Seguros 1 Apresentação da empresa e sua contextualização no cenário competitivo A Icatu Seguros é líder entre as seguradoras independentes (não ligadas a bancos de varejo) no

Leia mais

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN

ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN 25 a 28 de Outubro de 2011 ISBN 978-85-8084-055-1 ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO LÍDER NO SETOR DE SERVIÇO SOCIAL DA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO CONCHECITA CIARLINI MOSSORÓ/RN Paula Gurgel Dantas 1, Andréa Kaliany

Leia mais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais

Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Lustre sem graxa Engenharia de Produção Apesar de colocar-se no campo das Engenharias, profissional destaca-se, também, pelo aprimoramento das relações pessoais Falo sempre com a minha família que não

Leia mais

Como agregar valor durante o processo de auditoria

Como agregar valor durante o processo de auditoria QSP Informe Reservado Nº 55 Fevereiro/2006 Como agregar valor durante o processo de auditoria Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QSP. Este guindance paper foi elaborado

Leia mais

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 *

PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR. Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * PESQUISA OPERACIONAL: UMA ABORDAGEM À PROGRAMAÇÃO LINEAR 1 Graduando Rodolfo Cavalcante Pinheiro 1,3 Cleber Giugioli Carrasco 2,3 * 2 Pesquisador - Orientador 3 Curso de Matemática, Unidade Universitária

Leia mais

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse

Objetivo. Utilidade Lugar. Utilidade Momento. Satisfação do Cliente. Utilidade Posse Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo Objetivo Utilidade Lugar Utilidade Momento Satisfação do Cliente Utilidade Posse Satisfação do Cliente Satisfação do Cliente

Leia mais

"Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem"

Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem "Manual rápido de cuidados básicos com a pele e maquiagem" Saber fazer uma maquiagem é muito mais que esfumar um belo olho. Os cuidados com a pele muito antes da entrada da maquiagem garantirá não só que

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Representações do Corpo na Cultura Midiática

Representações do Corpo na Cultura Midiática Representações do Corpo na Cultura Midiática A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A crescente procura por práticas

Leia mais

Prof: Carlos Alberto

Prof: Carlos Alberto AULA 1 Marketing Prof: Carlos Alberto Bacharel em Administração Bacharel em Comunicação Social Jornalismo Tecnólogo em Gestão Financeira MBA em Gestão de Negócios Mestrado em Administração de Empresas

Leia mais

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS. 5.1 Conclusão 97 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5.1 Conclusão Este estudo teve como objetivo final elaborar um modelo que explique a fidelidade de empresas aos seus fornecedores de serviços de consultoria em informática. A

Leia mais

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA DA FESURV - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE Bruna Cardoso Cruz 1 RESUMO: O presente trabalho procura conhecer o desempenho profissional dos professores da faculdade

Leia mais

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas

ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas ANEXO 1: Formato Recomendado de Planos de Negócios - Deve ter entre 30 e 50 páginas 1) Resumo Executivo Descrição dos negócios e da empresa Qual é a ideia de negócio e como a empresa se chamará? Segmento

Leia mais

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG).

CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de graduação da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás (FEF/UFG). ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E EDUCAÇÃO FÍSICA PRESENTES EM UMA INSTITUIÇÃO FILÁNTROPICA E MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO CASTILHO, Grazielle (Acadêmica); Curso de

Leia mais

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000)

MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) MÓDULO 14 Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9000) Ao longo do tempo as organizações sempre buscaram, ainda que empiricamente, caminhos para sua sobrevivência, manutenção e crescimento no mercado competitivo.

Leia mais

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado

Plano de Direcionamento. Conhecimento de Mercado Plano de Direcionamento Conhecimento de Mercado Conhecimento de Mercado É necessário conhecer o mercado para que sejam desenvolvidos produtos que atendam as necessidades e expectativas dos clientes. Segmentação

Leia mais

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado

Redução do Encalhe de Jornais Impressos. Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos Como transformar informação em resultado Redução do Encalhe de Jornais Impressos COMO TRANSFORMAR INFORMAÇÃO EM RESULTADO RESUMO EXECUTIVO O encalhe de exemplares

Leia mais

A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica

A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Departamento de Comunicação Social A comunicação de sites de clínicas de cirurgia plástica Aluna: Juliana d Arêde Orientador: José Carlos Rodrigues Introdução A evolução de técnicas estéticas acompanha

Leia mais

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos. Profa.

Universidade de Brasília. Faculdade de Ciência da Informação. Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos. Profa. Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Disciplina: Projeto de Implementação de Sistemas Arquivísticos Profa. Lillian Alvares Produto É algo que pode ser oferecido para satisfazer um

Leia mais

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO

Pesquisa realizada com os participantes do 16º Seminário Nacional de Gestão de Projetos APRESENTAÇÃO Pesquisa realizada com os participantes do de APRESENTAÇÃO O perfil do profissional de projetos Pesquisa realizada durante o 16 Seminário Nacional de, ocorrido em Belo Horizonte em Junho de, apresenta

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Guia do Professor. Esta atividade poderá ser realizada, satisfatoriamente, em uma aula de 50 minutos.

Guia do Professor. Esta atividade poderá ser realizada, satisfatoriamente, em uma aula de 50 minutos. Caro Professor, O principal objetivo do projeto RIVED é oferecer aos professores do Ensino Médio novos recursos didáticos, em forma de módulos, para a melhoria da aprendizagem dos alunos em sala de aula.

Leia mais

TÍTULO: BIG DATA: UM DESAFIO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR VAREJISTA

TÍTULO: BIG DATA: UM DESAFIO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR VAREJISTA TÍTULO: BIG DATA: UM DESAFIO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR VAREJISTA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: CIÊNCIAS DA INFORMAÇÃO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE PRESBITERIANA

Leia mais

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS

Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS Política de Comunicação do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) - PCS POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO FEDERAL DE PROCESSAMENTO DE DADOS (SERPRO) - PCS A Política de Comunicação do Serviço

Leia mais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais

MARKETING DE VENDAS. Maiêutica - Curso de Processos Gerenciais MARKETING DE VENDAS Alcioni João Bernardi Prof. Ivanessa Felicetti Lazzari Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI Processos Gerenciais (EMD0130) Prática do Módulo IV 27/11/12 RESUMO Este trabalho

Leia mais

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades

Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Título do Case: Diversidades que renovam, transformando novas realidades Categoria: Práticas Internas. Temática: Pessoas. Resumo: A motivação dos funcionários é importante para incentivar o trabalho e

Leia mais

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010

Escola Secundaria de Paços de Ferreira Técnicas de secretariado 2009/2010 Marketing mix Trabalho realizado por: Sandra Costa 12ºS Marketing mix É formado por um conjunto de variáveis controláveis que influenciam a maneira com que os consumidores respondem ao mercado e é dividido

Leia mais

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004)

DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) DESENVOLVER E GERIR COMPETÊNCIAS EM CONTEXTO DE MUDANÇA (Publicado na Revista Hotéis de Portugal Julho/Agosto 2004) por Mónica Montenegro, Coordenadora da área de Recursos Humanos do MBA em Hotelaria e

Leia mais

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL

RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL programação do evento 4ª edição RH: GESTÃO INOVADORA ORGANIZACIONAL 10 de abril de 2014 Staybridge Suites São Paulo PATROCÍNIO GOLD PATROCÍNIO SILVER EXPO BRAND APOIO REALIZAÇÃO Os desafios do futuro na

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC

Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugestão de Roteiro para Elaboração de Monografia de TCC Sugerimos, para elaborar a monografia de TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), que o aluno leia atentamente essas instruções. Fundamentalmente,

Leia mais

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção

Departamento de Engenharia. ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Engenharia Curso de Graduação em Engenharia de Produção ENG 1090 Introdução à Engenharia de Produção Prof. Gustavo Suriani de Campos Meireles Faz

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 11 PESQUISA DE MERCADO Índice 1. Pesquisa de mercado...3 1.1. Diferenças entre a pesquisa de mercado e a análise de mercado... 3 1.2. Técnicas de

Leia mais