COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO"

Transcrição

1 COLÉGIO SANTA MARCELINA LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO Conhecer os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade. Identificar os elementos estruturais de cada gênero. Reconhecer o objetivo comunicativo de um gênero textual. Reconhecer o gênero de um texto a partir de seu contexto de produção, circulação e recepção. Relacionar gêneros aos seus usuários. Relacionar tópicos discursivos, valores e sentidos veiculados por um texto a seu contexto de produção, de circulação e de recepção. Relacionar títulos e subtítulos a um texto ou partes de um texto. Justificar títulos de textos em relação ao que nele é veiculado. Inferir informações explícitas em um texto. Inferir informações implícitas em um texto. Inferir o sentido de uma palavra pelo contexto. Sintetizar informações de um texto em função de determinada solicitação. Dominar as convenções gráficas. Dominar as relações entre grafemas e fonemas, em suas regularidades. Dominar as relações entre grafemas e fonemas em suas irregularidades. Usar as convenções da língua escrita entendendo as diferenças entre o sistema fonológico e o sistema ortográfico. Memorizar a escrita ortográfica de palavras em que as relações fonema / grafema são arbitrárias, isto é, não obedecem a princípios fonéticofonológicos. Compreender que a segmentação da cadeia sonora é diferente da segmentação na escrita, entendendo que se fala de uma maneira e se escreve de outra. - Usar recursos de textualização adequados ao discurso, gênero, suporte, destinatário e ao objetivo de interação. - Utilizar a pontuação de final de frase e de sinalização de diálogos. - Identificar e flexionar número e grau do substantivo. Gêneros textuais: Contos de repetição (SD) (Estrutura, Leitura e Interpretação e Produção) Notícia (Estrutura, leitura e interpretação) Artigo de divulgação científica (Estrutura, leitura e interpretação) Contos (Estrutura, leitura e interpretação) Análise ortográfica -R em todas as posições. -H inicial, CH, NH, LH -S, SS, S com som de Z -G e J Gramática: -Parágrafo (estrutura) -Pontuação (Dois pontos, travessão e vírgula) -Número e Grau do substantivo (reconhecimento e a aplicação).

2 MATEMÁTICA Relacionar número e quantidade. Representar e localizar números na reta numerada. Agrupar quantidades com bases diferentes. Identificar características do sistema decimal e valor posicional. Resolver as operações: adição e subtração, multiplicação e divisão, nos diversos conjuntos numéricos. Resolver situações-problema tendo como base as operações: adição e subtração, multiplicação e divisão, nos diversos conjuntos numéricos. Efetuar cálculos mentais. Identificar padrões em sequências numéricas. Identificar o princípio da igualdade e desigualdade. Identificar valores das cédulas e moedas. Resolver situações problemas envolvendo o sistema monetário. Nomear e representar as figuras geométricas planas. Planificar sólidos geométricos. Identificar os elementos das figuras geométricas planas. Medir e traçar figuras geométricas utilizando a régua. Definir unidades de medidas. Comparar e estimar medidas utilizando instrumentos adequados. Aplicar as unidades de medidas de comprimento na resolução de problemas. Aplicar as medidas de capacidade na resolução de problemas. Aplicar unidades de medidas de tempo na resolução de problemas. Classificar informações por meio de critérios próprios ou apresentados. Interpretar tabelas e representações gráficas diversas. Aplicar dados apresentados em tabelas e gráficos na resolução de problemas. Construir tabelas e gráficos. Inferir sobre informações expressas em gráficos ou tabelas. Números e operações Classes das unidades simples (até 999). Leitura e escrita dos numerais. Contagem. Antecessor e sucessor. Sequência numérica. Composição e decomposição: unidade, dezena e centena. QVL unidade, dezena e centena. Decomposição em ordens. Escrita por extenso. Adição e subtração com e sem reagrupamento. Noções de multiplicação adição de parcelas iguais e dobro, triplo, quadruplo. Noções de divisão (metade). Multiplicação através da soma de parcelas iguais. Tabuadas do 2 ao 5. Álgebra Padrões e sequências. Sequência numérica. Reta numerada. Símbolo igual e diferente. Cédulas e moedas. Sistema monetário. Espaço e forma Formas geométricas planas e não planas. Formas geométricas. Lados e vértices. Linhas (retas e curvas/abertas e fechadas) Grandezas e medidas Medidas de comprimento. Metro e centímetro. Medidas de massa balança. Medidas de comprimento régua. Comprido, curto. Resolução de problemas. Litro. Passagem do tempo relógio. Meses do ano. Dias da semana. Calendário. Tratamento de dados e informação Elaboração de gráficos e tabelas a partir de dados pesquisados tabelas e/ou entrevistas. Gráficos e tabelas. Elaboração de tabelas a partir da interpretação do gráfico. Gráficos e tabelas construção e interpretação. Interpretação de gráficos e tabelas a partir dos dados/resultados apresentados.

3 CIÊNCIAS Analisar mecanismos de integração entre órgãos vegetativos. Comparar os elementos pertinentes ao bioma aquático e terrestre e suas diferenças. Relacionar diferentes seres vivos aos ambientes Identificar, em situações reais, perturbações ambientais ou medidas de recuperação. Partes da planta e suas respectivas funções Germinação Plantas aquáticas e plantas terrestres. Necessidade das plantas Plantas nativas e plantas cultivadas Plantas ameaçadas de extinção Reconhecer funções e localização de diferentes órgãos ou sistemas do corpo humano, suas disfunções ou doenças a eles relacionadas. Identificar padrões em fenômenos e processos vitais dos organismos, como manutenção do equilíbrio interno, defesa, relação com o ambiente e higiene. Relacionar a importância do tratamento da água e esgoto para evitar doenças. Partes do corpo. Fases da vida. Órgãos dos sentidos. Alimentação saudável. Hábitos de higiene HISTÓRIA Identificar mudanças e permanências no acesso das crianças brasileiras à escola nas últimas décadas. Identificar os significados de diferentes manifestações populares Identificar os elementos que compõem uma educação de qualidade. Avaliar algumas situações escolares presentes no Brasil. Compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, atuando de forma consciente na sociedade. Conhecer algumas características das escolas indígenas. Identificar semelhanças e diferenças em relação à própria escola Conhecer formas de aprender das escolas indígenas e quilombolas Comparar o material escolar em diferentes tempos. Refletir sobre as mudanças. Identificar-se no próprio grupo de convívio. Comparar as formas de convivência na escola há cem anos e atualmente. Identificar mudanças e permanências. Acesso à escola Ensino de qualidade Escolas indígenas Outras formas de aprender O material escolar Convivência na escola

4 GEOGRAFIA Refletir sobre a importância da moradia para as pessoas. Identificar as características do lugar de vivência. Localizar os diferentes espaços do interior da casa e refletir sobre eles. Relacionar os aspectos culturais às diferentes formas de organização do espaço. Reconhecer os diferentes materiais utilizados nas construções das moradias. Reconhecer as desigualdades sociais existentes e sua materialização no espaço geográfico. Conhecer profissões e a função dos trabalhadores da construção civil. Conhecer uma comunidade quilombola. Identificar os materiais utilizados na construção das casas quilombolas. Conhecer moradias de alguns povos indígenas. A casa A casa e o seu interior Materiais usados nas construções de moradias Os trabalhadores da construção Moradias da comunidade quilombola Moradias dos povos indígenas ENSINO RELIGIOSO - Respeitar o seu corpo físico, tendo em vista Cuidados com a vida. melhor qualidade de vida. - Posicionar-se como cuidador da vida. Cuidados com a saúde. - Promover a cultura da paz, por meio de gestos Solidariedade e amor ao próximo. concretos de exercício da cidadania. - Reconhecer-se como ser religioso. As maneiras de comunicar-se com Deus. - Identificar e caracterizar os elementos A história de São Nicolau, relacionando com o constituintes da religião: símbolos e comunidade Papai Noel. religiosa. EDUCAÇÃO FÍSICA - Executar os elementos técnicos de base de cada modalidade esportiva. - Aplicar as regras das modalidades desportivas de acordo com a necessidade, material. - Praticar jogos cooperativos e recreativos. - Reconhecer as modalidades de ginástica - Elemento técnico de Voleibol (usando bexigas) - Elementos técnicos de Voleibol (toque e manchete) - Voleibol (Exercícios: toque, manchete e saque). - Jogos Cooperativos utilizando corridas e saltos. - Ginástica Artística: exercícios de deslocamentos nas barras paralelas. - Ginástico Artístico CIRCUITO - saltos sobre o plinto, rolamentos, espaldar e trave de equilíbrio.

5 ESPORTES Exercitar as qualidades físicas (andar, correr, saltar, arremessar, transportar). Exercitar as capacidades físicas (equilíbrio, flexibilidade, força geral, resistência, coordenação, agilidade, velocidade). Reconhecer as alterações metabólicas do organismo durante a atividade física. Executar os elementos técnicos de base de cada modalidade desportiva. Aplicar as regras das modalidades desportivas de acordo com a necessidade, material e espaço. Aplicar as regras em situações de jogos de cada modalidade desportiva. Participar de jogos e brincadeiras. Praticar jogos cooperativos e recreativos Jogos recreativos e cooperativos. Roda de conversa Futsal: elementos técnicos e jogos propriamente dito. Voleibol: elementos técnicos e jogos adaptados. Handebol: jogo propriamente dito. Basquetebol: jogo propriamente dito. Minipíadas. ARTES VISUAIS Identificar referenciais específicos que caracterizam o artista e sua obra. Distinguir os elementos de composição de obras visuais. Utilizar vocabulário apropriado na leitura das cerâmicas. Definir no objeto em estudo características específicas dos elementos visuais básicos da Cerâmica. Manipular objetos e materiais diversos. Distinguir os códigos específicos das linguagens visuais. Experimentar as possibilidades e limitações de diferentes técnicas, ferramentas e materiais expressivos. Registrar processos e produções pessoais e coletivas Cerâmica Cerâmica alto e baixo relevo Identidade artística INFORMÁTICA Identificar e usar as principais ferramentas Fazer uso dos recursos disponíveis nos softwares trabalhando a coordenação motora, a percepção visual e auditiva e o raciocínio lógico Gerenciar o tempo para realização de todas as etapas propostas de cada estratégia utilizada Editar imagens Reconhecer imagens em movimento Reconhecer ícones de áudio em diferentes ambientes virtuais. Localiza as ferramentas propostas ao longo da atividade Faz relação com o nível de complexidade das atividades trabalhadas Segue os comandos da professora para cada etapa da atividade Usa a edição de cores no preenchimento e contorno. Combina formas para criar os desenhos. Conhece imagens com extensão.gif Reconhece o ícone de áudio alto falante.

6 TEATRO Investigar o espaço cênico e suas possibilidades de uso. Diferenciar movimentos leve e pesado, rápido e lento, reto e sinuoso, alto e baixo em produções pessoais e coletivas. Praticar pela repetição dos movimentos as cenas elaboradas. Reconhecer, na atividade cênica, uma criação coletiva. - Festa da Primavera: Teatro Mudo / Mímesis e dança - Festa de encerramento: Interpretação de texto, encenação e atuação. - Jogos corporais e Teatrais baseados em Viola Spolin, Augusto Boal e Rudolf Laban INGLÊS Integrar informação verbal e não verbal na compreensão global do texto de vários gêneros. Identificar informação específica de acordo com os objetivos do receptor (skimming /scanning). Inferir o significado de palavras e expressões desconhecidas com base na temática do texto, no uso do contexto e no conhecimento adquirido de estruturas linguísticas. Animais da fazenda Animais da floresta Alimentos e bebidas Verbo gostar de (like) Números 11 a 20 Verbo ter (have) Pronome interrogativo How many? MÚSICA Adotar atitude de respeito às manifestações artísticas. Reconhecer a sua produção, do grupo e do outro como processos de criação e composição na identificação do sujeito com a sociedade. Reconhecer os principais gêneros musicais. Reconhecer diferentes elementos da linguagem musical em escuta ativa em repertório variado de produções musicais. Diferenciar os parâmetros sonoros utilizados na música. Explorar possibilidades sonoras a partir de diferentes fontes. EXPRESSÃO VOCAL E CORPORAL Formação de Repertório para a Festa da Primavera e Encerramento. Ensaios da prática de conjunto e performances. COMPOSITORES ERUDITOS Antonio Vivaldi PRÁTICA INSTRUMENTAL Flauta Doce Bandinha Rítmica AVALIAÇÃO Avaliação 1 + Avaliação 2 (Temática) + Avaliação Formativa (Nota da avaliação formativa + Nota da atividade complementar : 2 = AF) : 3 = média do trimestre De: 13/11/17 a 22/11/17 Substitutiva: 24/11/17 SEMANA DE AVALIAÇÃO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO - 2016 LÍNGUA PORTUGUESA - Reconhecer os modos de produção textuais e visuais e suas circulações na sociedade. - Identificar

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA - Reconhecer os modos de produção textuais e de circulação da escrita na sociedade. - Identificar os elementos estruturais de cada gênero. - Reconhecer o objetivo comunicativo de um gênero

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA HABILIDADES SABERES

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 2º ANO LÍNGUA PORTUGUESA HABILIDADES SABERES LÍNGUA PORTUGUESA - Ler e interpretar textos diversos. - Reconhecer os modos de produção textuais e visuais e suas circulações na sociedade. - Identificar os elementos estruturais de cada gênero. - Reconhecer

Leia mais

INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE º ANO

INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE º ANO INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE 2016-3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA: Identificar os elementos estruturais de cada gênero: SD Notícia Reconhecer o objetivo comunicativo de um gênero textual;(poema, letra

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: 1º ano Ensino Fundamental CONTEÚDO O QUE EU VOU ENSINAR O QUE O ALUNO DEVE APRENDER Unidade 1- Descobrindo jeitos de contar Realizar contagem e comparação de

Leia mais

32 Matemática. Programação anual de conteúdos

32 Matemática. Programação anual de conteúdos Programação anual de conteúdos 2 ọ ano 1 ọ volume 1. A localização espacial e os números Construção do significado dos números e identificação da sua utilização no contexto diário Representação das quantidades

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 2o ano

Roteiro de trabalho para o 2o ano Roteiro de trabalho para o 2o ano No volume do 2º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS DE APRENDIZAGEM 1. Os números

Leia mais

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO

INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO INFORMATIVO DO 1º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL 4º ANO - 2012 LÍNGUA PORTUGUESA Narrativa: Conto Árabe Resenha Textos Literários e não literários Narrativa(personagem,enredo, tempo e ambiente) Silabação

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018

LEITURA DESCRITORES BIM2/2018 LEITURA LEITURA 1º ANO Diferenciar letras de outros sinais gráficos (como números e sinais de pontuação) ou de outros sistemas de representação. Identificar a finalidade de um texto. Identificar as letras

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 3o ano

Roteiro de trabalho para o 3o ano Roteiro de trabalho para o 3o ano No volume do 3º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Os números e sua história

Leia mais

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física

PLANEJAMENTO Série: 6º ano Professor: Marta Caldas 1ª UNIDADE 28/01/2019 a 10/05/2019 DISCIPLINA: Educação Física PLANEJAMENTO - 209 Série: 6º ano Professor: Marta Caldas ª UNIDADE 28/0/209 a 0/05/209 DISCIPLINA: Educação Física PERÍODO 28/0 a 0/02 NÚMEROS DE AULAS CONTEÚDOS HABILIDADE ESTRATÉGIAS Acolhimento Propiciar

Leia mais

OBJETIVOS E CONTEÚDOS

OBJETIVOS E CONTEÚDOS OBJETIVOS E CONTEÚDOS 1º BIMESTRE SISTEMA INTERATIVO DE ENSINO Matemática 1º ano Capítulo 1 Noções e conceitos Comparar e diferenciar grandezas e medidas (comprimento, massa, capacidade, tempo), estabelecendo

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: 4B NOME DO PROJETO: A matemática no nosso dia a dia. PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: O projeto surgiu da necessidade da turma em aprender

Leia mais

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos

MATEMÁTICA - 2º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos MATEMÁTICA - 2º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um dado critério. Realizar contagens

Leia mais

UNIDADES DE ESTUDO 2019

UNIDADES DE ESTUDO 2019 UNIDADES DE ESTUDO 2019 1ª etapa: 04/02 A 10/05 3º Ano A/B - Ensino Fundamental l Educadoras: Regina e Renata CIÊNCIAS HUMANAS E DA NATUREZA TEMAS NOÇÕES/CONCEITOS HABILIDADES RECONHECER AS CARACTERÍSTICAS

Leia mais

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS MATEMÁTICA 4º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 1. Sistema de numeração decimal - Unidade; - Dezena; - Centena; - Unidade de milhar; - Dezena de milhar; - Centena de milhar; - Milhões.

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO

LEITURA DESCRITORES BIM3/2018 LEITURA 1º ANO LEITURA Identificar a finalidade de um texto. LEITURA 1º ANO Identificar, em palavras, a representação de unidades sonoras como letras com mais de uma correspondência sonora. Identificar, em palavras,

Leia mais

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números.

1º período. Conhecer os algarismos que compõem o SND (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Diferenciar algarismos e números. 1º período Os números naturais: Sistema de Numeração Decimal. (SND). Pág.30 a 32. Um pouco de história: sistema de numeração dos romanos. Pág. 33 a 35 Os números naturais. Pág. 36 e 37 Sistema de Numeração

Leia mais

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO

COLÉGIO SANTA MARCELINA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO COLÉGIO SANTA MARCELINA LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO DO 3º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 4º ANO - 2017 Conhecer os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade. Identificar os elementos

Leia mais

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS

Série: 1 Ano. 1º Período HABILIDADES CONTEÚDOS História, Geografia e Ciências 1º Período - Quem sou eu? - O que muda com o tempo. - Você criança. - Datas Comemorativas: Carnaval, Páscoa, Dia internacional da Mulher, índio, Tiradentes, Descobrimento

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 3A Nome da professora: Maria Morais Nome do Projeto: O Mordisco mordeu o livro que eu li. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 A partir do interesse da turma

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE UBERABA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DEPARTAMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A MATRIZ CURRICULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA 2 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - MA Leitura,

Leia mais

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus

SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus SEIAS Colégio Imaculada Conceição Filhas de Jesus 1 Conteúdos Conceituais Área de conhecimento: Ensino Religioso. Rituais: - Propiciatórios/Orações; - Divinatórios/Transcendente; - Mistérios/Cerimônias..

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 5º ANO - 2017 Conhecer os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade. Identificar os elementos estruturais de cada gênero.

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4A Nome da professora: Nariane Rocha de Deus Oliveira Nome do Projeto: A lona das artes. Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 O circo é um mundo mágico no qual

Leia mais

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / 2017 Leitura e Interpretação de Textos Pontuação: ponto final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois pontos e travessão e reticências. Margem

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período

Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Agrupamento de Escolas de Eugénio de Castro Ano letivo 2014/2015 CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA 2.º ANO 1.º Período Conhecer os numerais ordinais Adicionar e subtrair números naturais Reconhecer

Leia mais

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental

CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / º Ano do Ensino Fundamental CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O PRIMEIRO TRIMESTRE / 2017 Leitura e interpretação de Textos Produção Textual Margem e Parágrafo Letra Maiúscula e Minúscula Separação Silábica Pontuação: ponto final, ponto de

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 É preciso criar pessoas que se atrevam a sair das trilhas aprendidas,com coragem de explorar novos caminhos, pois a ciência constitui-se pela ousadia dos que sonham e o conhecimento

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa 1º CICLO MATEMÁTICA 2º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS TEMPO AVALIAÇÃO

Leia mais

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018

PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 PROJETO 3 PERÍODO DE 2018 Turma: 4B Nome da professora: Jamile Silva de Sá Nome do Projeto: Quando eu crescer, quero ser? Período do Projeto: Setembro a Novembro de 2018 Todos quando crianças sonham em

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 4o ano

Roteiro de trabalho para o 4o ano Roteiro de trabalho para o 4o ano No volume do 4º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Vamos recordar 2. Sistema

Leia mais

INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE º ANO

INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE º ANO INFORMATIVO DE HABILIDADES 2º TRIMESTRE 2016 4º ANO LÍNGUA PORTUGUESA - Identificar e analisar os elementos estruturais de cada gênero trabalhado no trimestre: conto de fadas, entrevista, letra de canção

Leia mais

Planificação a médio/ longo prazo

Planificação a médio/ longo prazo Planificação a médio/ longo prazo 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2012/2013 1 PORTUGUÊS Manual adotado: ALFA Editora: Porto Editora 1.º PERÍODO 2.º PERÍODO 3.º PERÍODO Oralidade Oralidade Oralidade -

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 Que a arte me aponte uma resposta mesmo que ela mesma não saiba E que ninguém a tente complicar, pois é preciso simplicidade pra fazê-la florescer. Oswaldo Montenegro TURMA:

Leia mais

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters

Planejamento. 2º trimestre º ano Profª Karine Peters Planejamento 2º trimestre 2014 4º ano Profª Karine Peters Disciplina: Língua Portuguesa *Construção do jogo imaginário a partir da leitura do mini conto; *Reconhecer elementos estruturantes do mini conto;

Leia mais

Conteúdos-2º ano. Português

Conteúdos-2º ano. Português Português Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados pelos discursos

Leia mais

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA

SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA SUMÁRIO DOS NOVOS LIVROS DE MATEMÁTICA Legenda Números e operações Grandezas e medidas Espaço e forma Tratamento da informação - ao longo dos capítulos UNIDADE 1 1º ANO 1. Noções e conceitos Noções de

Leia mais

Roteiro de trabalho para o 1o ano

Roteiro de trabalho para o 1o ano Roteiro de trabalho para o 1o ano No volume do 1º ano estão assim organizados os conteúdos e as habilidades a serem desenvolvidos no decorrer do ano. LIÇÃO CONTEÚDO OBJETOS 1. Grandezas e medidas Comparação

Leia mais

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018

LEITURA DESCRITORES BIM4/2018 LEITURA LEITURA 1.º ANO bd4 bd5 bd6 bd7 bd8 bd31 bd32 bd33 Ler palavras. Ler frases. Localizar informações explícitas em um texto. Reconhecer o assunto de um texto. Identificar a finalidade de um texto.

Leia mais

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes.

1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA. Nas relações as pequenas coisas são as grandes. Processo Admissão 1º ANO PROPOSTA PEDAGÓGICA Nas relações as pequenas coisas são as grandes. (Covey) Vemos a educação da criança como um processo educativo que possibilita a vivência da cidadania, das

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / /

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 4º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA: Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um pontos

Leia mais

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1

Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 Aprendizagem esperada para os alunos do ensino fundamental para teste de nível Ensino Fundamental 1 2º ano Língua Portuguesa Identificar letras quando misturadas a desenhos, números e/ou a outros símbolos

Leia mais

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano

Conteúdos para Avaliação Diagnóstica. 2 º Ano 2 º Ano MATEMÁTICA Sistema de numeração decimal Reconhecer a utilidade dos números em nossa vida; Associar os números às suas quantidades; Identificar, ler, escrever e ordenar os números de 0 a 50; Identificar

Leia mais

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO

OBJETOS DE HABILIDA DES TEMÁTICAS CONHECIMENTO 6ºe 7ºanos / 1ºbimestre Brincadeiras e jogos Estafetas Jogos tradicionais Jogos Populares Jogos regionais Vivenciar e colocar em prática as normas e regras da Educação Física Escolar: Objetivos, frequência,

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL I

ENSINO FUNDAMENTAL I ENSINO FUNDAMENTAL I CONTEÚDO 3 º ANO Língua Portuguesa 1) Produção de texto. Sequência e coerência de ideias. Criatividade. 2) Texto: Leitura e interpretação. 3) Gramática: Masculino e feminino. Singular

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA

LÍNGUA PORTUGUESA. Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. MATEMÁTICA 1º ANO ENSINO FUNDAMENTAL I Leitura; Alfabeto; Formação de palavras; Autoditado. Alto e baixo; Adição e subtração; Comparação de quantidade; Dentro e fora; Formas geométricas; Quantidade; Noção de grandeza;

Leia mais

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016

EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016 EDITAL PARA PROVAS ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2º BIMESTRE/2016 DISCIPLINAS MATERIAIS DE ESTUDO CONTEÚDOS OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM (O QUE O ALUNO DEVERÁ SABER) PROCEDIMENTOS DE ESTUDO (COMO O ALUNO

Leia mais

3º bimestre Quadro bimestral

3º bimestre Quadro bimestral Leitura, escrita, comparação e de: comparar e operar com números maiores do que 99, inclusive em situações-problema; adicionar quantidades utilizando-se de diferentes recursos; perceber as estratégias

Leia mais

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano )

Competências e Habilidades - Concurso de Bolsas 2015/2016. Ensino Médio e Fundamental. Ensino Fundamental (6º Ano ) Ensino Fundamental (6º Ano ) Língua Portuguesa Em Língua Portuguesa (com foco em leitura) serão avaliadas habilidades e competências, agrupadas em 9 tópicos que compõem a Matriz de Referência dessa disciplina,

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015

DEPARTAMENTO DE Grupo 1.ºCiclo. Planificação Anual /Critérios de avaliação. Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS ANSELMO DE ANDRADE DEPARTAMENTO DE 110 - Grupo 1.ºCiclo Planificação Anual /Critérios de avaliação Disciplina: Matemática 2.º ano 2014/2015 Domínio (Unidade/ tema) Subdomínio/Conteúdos

Leia mais

Conteúdos Curriculares do 2º Ano de escolaridade. Português Matemática Estudo do Meio

Conteúdos Curriculares do 2º Ano de escolaridade. Português Matemática Estudo do Meio Conteúdos Curriculares do 2º Ano de escolaridade 1º PERÍODO Português Matemática Estudo do Meio COMPREENSÃO DO ORAL Ouvir com atenção de modo a tornar possível: - a integração sistemática de novas palavras

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro

PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA- setembro/outubro Recorda os números até 100 Estratégias de cálculo Adição e subtração Números ordinais Números pares e números ímpares Sólidos geométricos - Saber de memória

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes

Agrupamento de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes Domínios Comunicação Oral (oralidade) Comunicação escrita (Leitura e escrita) Iniciação à Educação Literária PLANO CURRICULAR - 2º Ano PORTUGUÊS Descritores de Desempenho Respeitar regras de interação

Leia mais

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II

PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II PLANO DE CURSO Disciplina: MATEMÁTICA Série: JARDIM II UNIDADE I: Números de 1 a 5 Formas geométricas planas Quadrado Retângulo Triângulo Círculo Linhas Abertas / fechadas Retas / curvas Noções de cores

Leia mais

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017

METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 METAS CURRICULARES CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ANO DE ESCOLARIDADE: 2.ºANO ANO LETIVO: 2016/2017 Português Oralidade Respeitar regras da interação discursiva Escutar discursos breves para aprender e construir

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas Curriculares de Matemática 1º CICLO MATEMÁTICA 4º ANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017

INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 INSTITUTO EDUCACIONAL MANOEL PINHEIRO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS 2017 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL 1. Reconhecer os usos sociais e as funções da escrita 2. Compreender diferenças entre

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

MATRIZ DE REFERÊNCIA DE MATEMÁTICA PROVA FLORIPA MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL MATEMÁTICA - 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL T1 - RECONHECIMENTO DE NÚMEROS E OPERAÇÕES. C1. Mobilizar ideias, conceitos e estruturas relacionadas à construção do significado dos números e suas representações.

Leia mais

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática

Descritores da Prova do 3º ano - Português. Descritores da Prova do 3º ano - Matemática Descritores da Prova do 3º ano - Português Tópico I Procedimentos de leitura D1 Localizar informações explícitas em um texto D3 Inferir o sentido de uma palavra ou expressão D4 Inferir uma informação implícita

Leia mais

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental

Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Matriz de referência para avaliação diagnóstica 2018 Série: 2º ano do Ensino Fundamental Quanto ao sistema de numeração decimal: a) Escrever os números naturais até 99, reconhecendo o que é unidade e dezena.

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO LÍNGUA PORTUGUESA 2º TRIMESTRE INÍCIO: 02/05/2018 TÉRMINO: 10/08/2018 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO GRUPO 4 2018 LÍNGUA PORTUGUESA Reconto de histórias. Letras A, B, C, D, E, F, G, H, bem como as suas convenções para a escrita. Produção de escrita. Escrita como forma de comunicação.

Leia mais

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores

MATEMÁTICA 3º ANO. Novo programa de matemática Objetivos específicos. Currículo Paulo VI. Números naturais. Relações numéricas Múltiplos e divisores MATEMÁTICA 3º ANO NÚMEROS E OPERAÇÕES Tópicos Números naturais Relações numéricas Múltiplos e divisores Novo programa de matemática Objetivos específicos Realizar contagens progressivas e regressivas a

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DO ALUNO EM MATEMÁTICA 3º ANO ESCOLA ANO LETIVO PROFESSOR(A) DATA: / / ESPAÇO E FORMA Identificar posição de pessoa e/ou objeto presentes em representações utilizando um ponto

Leia mais

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB

MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB MATRIZ DE REFERÊNCIA SAEB FONTE: INEP/MEC Língua Portuguesa: 5º ano Ensino Fundamental A matriz de referência de Língua Portuguesa é composta por seis tópicos, relacionados a habilidades desenvolvidas

Leia mais

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano.

TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES DE DESEMPENHO AVALIAÇÃO GESTÃO DO TEMPO Revisões do 2º ano. ANO LETIVO - 2018-19 ESCOLA BÁSICA DO 1º CICLO DEPARTAMENTO DE 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA DO 3º ANO DE ESCOLARIDADE TEMA / CONTEÚDOS OBJETIVOS / DESCRITORES

Leia mais

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA

INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano LÍNGUA PORTUGUESA INFORMATIVO 2016 I UNIDADE 3 ano Com o objetivo de promover avanços no desenvolvimento dos educandos, tendo em vista a aquisição de novos conhecimentos, habilidades e a formação de atitudes e valores éticos,

Leia mais

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS

MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral CONTEÚDOS: OBJETIVOS MATEMÁTICA 1º ANO Objetivo Geral: Reconhecer o fazer matemático em situações rotineiras a fim deste se familiarizar com tais situações, favorecendo o desenvolvimento de seu raciocínio lógico-matemático

Leia mais

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização.

As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. 01 Abaixo do Básico até 150 pontos As habilidades matemáticas que se evidenciam nesse Padrão de Desempenho são elementares para este período de escolarização. No Campo Numérico, os estudantes demonstram

Leia mais

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE AVALIAÇÃO MENSAL - A1-3º BIMESTRE - 2013 2º ANO A Leitura de textos instrucionais; Percepção de que o gênero é organizado em duas partes: lista de materiais e modo de fazer; Reconhecimento da importância

Leia mais

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento

Matemática - 2 o Ano. Planejamento Anual. Objetos de conhecimento www.apoioaaula.com.br Matemática - 2 o Ano Planejamento Anual 1 o Bimestre LINHAS Linha reta, linha curva e linha poligonal Polígonos Identificar figuras geométricas planas, considerando algumas características

Leia mais

1º bimestre Quadro bimestral

1º bimestre Quadro bimestral Objetos de conhecimento Letramento matemático Apresentação das Unidades temáticas. comparação e ordenação de números de até três ordens pela compreensão do sistema deci- Habilidades Referência no material

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período PROGRAMÁTICOS (Planificação anual) 2º ano de escolaridade 1º Período DISCIPLINA: Língua Portuguesa Compreensão do oral Expressão oral Leitura Escrita Conhecimento explícito da língua Plano fonológico e

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO FÍSICA - 1º BIMESTRE AÇÕES E CONTEÚDOS - 1º BIMESTRE 1 EIXO ESTRUTURANTE Cultura do Movimento Corporal/ Reflexão e Ação OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM Desenvolver habilidades de manipulação e motoras básicas, compreendendo a ação a dinâmica e a evolução

Leia mais

4º bimestre Quadro bimestral

4º bimestre Quadro bimestral Números Leitura, escrita, comparação e Objetos de conhecimento ordenação de números de até três ordens pela compreensão de características do sistema de numeração decimal (valor posicional e papel do zero).

Leia mais

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018

PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 PROJETO 3º PERÍODO DE 2018 TURMA: FASE 4 A NOME DO PROJETO: Aprendendo com a literatura de Tatiana Belinky PERÍODO DO PROJETO: Setembro/2018 a Dezembro/2018 JUSTIFICATIVA: Nesta faixa etária, as crianças

Leia mais

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase)

PROPOSTA CURRICULAR PARA O 1º SEGMENTO Aprimoramento da Leitura e da Escrita (3ª Fase) PREFEITURA MUNICIPAL DE IPATINGA ESTADO DE MINAS GERAIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO PEDAGÓGICO/SEÇÃO DE ENSINO NÃO FORMAL CENFOP Centro de Formação Pedagógica PROPOSTA CURRICULAR PARA

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de PEDRÓGÃO GRANDE CONSELHO de DOCENTES 1.º CEB PLANIFICAÇÃO MENSAL - Matemática 2.º Ano /2016 Domínio: Geometria e Medida - NO2 Localização e orientação no espaço Direções no espaço relativamente a um observador. Voltas inteiras, meias voltas, quartos de volta, viragens à direita e à esquerda.

Leia mais

Planificação anual matemática

Planificação anual matemática Planificação anual matemática 1º e 2º anos Tópicos Objetivos específicos Números naturais Noção de número natural Relações numéricas Sistema de numeração decimal Classificar e ordenar de acordo com um

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II Eu, minha escola e meus colegas CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Pré II 2019 Eu, minha escola e meus colegas Reconhecer as pessoas por meio dos nomes que as identificam; Participar de jogos e brincadeiras envolvendo regras de convivência; Reconhecer

Leia mais

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018

CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDOS PARA O TESTE DE SELEÇÃO 2018 CONTEÚDO ABORDADO NO PLACEMENT TEST NO FUNDAMENTAL 1. Objetos escolares Brinquedos Animais Roupas Alimentos Partes de uma casa Esportes Condições meteorológicas Numerais

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE

COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS. 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE COLÉGIO NOSSA SENHORA DOS REMÉDIOS 50 anos a Serviço da Educação e da Vida CONTEÚDO PARA ESTUDO 2º BIMESTRE 4º ANO A Prof.ª DANIELA 4º ANO B Prof.ª ESTELA DISCIPLINA: PORTUGUÊS Reconhecer as características

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLAS do 1.ºCICLO: N.º1 de Abrantes, Alvega, Alvega/Concavada, Bemposta, Carvalhal, Mouriscas, Maria Lucília Moita, Pego e Rossio ao Sul do Tejo

Leia mais

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil

Colégio Cor Jesu Brasília DF. Plano de Curso Infantil II. Educação Infantil Colégio Cor Jesu Brasília DF Plano de Curso 2011 Infantil II Educação Infantil Disciplina: LINGUAGEM Série: INFANTIL II Educação Infantil Competências Habilidades a serem desenvolvidas Eixo/Conteúdos Desenvolver

Leia mais

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação

Programáticos para consulta dos. Encarregados de Educação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ ESTÊVÃO Escolas Básicas do 1.º Ciclo Documento Resumo dos Conteúdos Programáticos para consulta dos Encarregados de Educação 2º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2015 / 2016 1

Leia mais

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017

Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 Conteúdos da Prova de Bolsa 2017 LÍNGUA PORTUGUESA Alunos que ingressarão no 1º ano em 2017 - Alfabeto (maiúsculo e minúsculo) - Escrita do nome completo - Diversos portadores de texto (panfletos, ingressos,

Leia mais

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS

(31) BELO HORIZONTE NOVA LIMA LAGOA SANTA CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO SETE LAGOAS Há 3 décadas, o Coleguium ensina a enfrentar os desafios da vida por meio de uma formação de excelência. Desde cedo, nossos alunos desenvolvem habilidades e valores que extrapolam o conteúdo de sala de

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA*

EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* EDUCAÇÃO INFANTIL: LINGUAGENS VOLUME 1 Conteúdo Lições Objetivos CAMPOS DE EXPERIÊNCIA* Coordenação Motora 1,2,3,4,5,6, 7,8 Nome 9,10,49,50 Letra A Letra E 11,12,13, 14,15,27, 32 17,18,19, 20,21,27 Traçar

Leia mais

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Competência Objeto de aprendizagem Habilidade 3ª Matemática 4º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade BLOCO: ESPAÇO E FORMA C2. Compreender os conceitos relacionados às características, classificações e propriedades das figuras geométricas,

Leia mais

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade

Objetivo de aprendizado Competência Habilidade Matemática 3ª Etapa 2º Ano EF Objetivo de aprendizado Competência Habilidade H1. Localizar-se no espaço, estabelecendo relações de posição com pessoas/objetos, tendo como referência o esquema corporal.

Leia mais

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017

Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 Conteúdos e distribuição de pontos 3 a etapa /2017 2º Ano Ensino Fundamental I Valor da etapa: 35 pontos Aluno(a): Professora: Turma: Data: / / LÍNGUA PORTUGUESA Professoras: Denise Viana e Renatta Kutova

Leia mais

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE

AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE 1 AÇÕES E CONTEÚDOS MATEMÁTICA - 1º BIMESTRE ESTRUTU- RANTE OBJETIVOS GERAIS DE APRENDIZAGEM 1º ANO 2º ANO 3º ANO 4º ANO 5º ANO Números e Operações Conhecer as diferentes estratégias de agrupamentos de

Leia mais

PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I

PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I PLANO SEMANAL DE 26 À 30 DE SETEMBRO. PRÉ-ESCOLA I Matemática (2): Atividade de revisão. Português (2): Atividade Avaliativa - Linguagem. Conteúdo: Coordenação motora; Consoantes K, L, M, N, P, Q, R. Leitura

Leia mais

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA. SABERES -SD Notícia

INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO LÍNGUA PORTUGUESA. SABERES -SD Notícia INFORMATIVO DO 2º TRIMESTRE ENSINO FUNDAMENTAL I 3º ANO - 2017 LÍNGUA PORTUGUESA - Conhecer os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade. - Identificar os elementos estruturais de cada

Leia mais

Ano Letivo 2012/ Conteúdos 1º Ano. Língua Portuguesa

Ano Letivo 2012/ Conteúdos 1º Ano. Língua Portuguesa Língua Portuguesa Compreensão do Oral Prestar atenção ao que ouve. Utilizar técnicas simples para registar, tratar e reter a informação. Manifestar ideias, sensações e sentimentos pessoais, suscitados

Leia mais

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios.

H003 Compreender a importância de se sentir inserido na cultura escrita, possibilitando usufruir de seus benefícios. 2ª Língua Portuguesa 5º Ano E.F. Objeto de Estudo Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: código oral e código escrito Usos e funções: norma-padrão e variedades linguísticas. Usos

Leia mais

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana.

PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR. MATEMÁTICA 4.º Ano. Números e Operações. Relações numéricas. Números Naturais. Numeração Romana. PLANO CURRICULAR DISCIPLINAR MATEMÁTICA 4.º Ano 1.º Período 64 Realizar contagens progressivas e regressivas a partir de números dados. Comparar números e ordenálos em sequências crescentes e decrescentes.

Leia mais

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos

CURRÍCULO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA / CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 2013/2014 1º Ciclo Matemática 2º Ano Metas / Objetivos de Avaliação Números e Operações Números Sistema de numeração decimal Adição e subtração Multiplicação Conhecer os numerais ordinais Contar até mil Reconhecer a paridade Descodificar o sistema de numeração

Leia mais

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho

PLANO CURRICULAR 1º Ano PORTUGUÊS Domínios Descritores de Desempenho PLANO CURRICULAR Ano de Escolaridade: PORTUGUÊS Oralidade Escutar os outros e esperar pela sua vez para falar. Reconhecer padrões de entoação e ritmo. Falar de forma audível articulando corretamente palavras.

Leia mais