APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR"

Transcrição

1 FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Actavis 20 mg, cápsulas Fluvastatina Actavis 40 mg, cápsulas Fluvastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas, fale com o seu médico ou farmacêutico. Este medicamento foi receitado para si. Não deve dá-lo a outras pessoas; o medicamento pode ser-lhes prejudicial mesmo que apresentem os mesmos sintomas. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar quaisquer efeitos secundários não mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. Neste folheto: 1. O que é Fluvastatina Actavis e para que é utilizado 2. Antes de tomar Fluvastatina Actavis 3. Como tomar Fluvastatina Actavis 4. Efeitos secundários possíveis 5. Como conservar Fluvastatina Actavis 6. Outras informações 1. O QUE É Fluvastatina Actavis E PARA QUE É UTILIZADO Fluvastatina Actavis pertence a um grupo de medicamentos que baixa os níveis de colesterol e de triglicéridos no sangue. O colesterol e os triglicéridos são gorduras (lípidos) do sangue, que em altas concentrações podem danificar os vasos sanguíneos. As gorduras são depositadas nas paredes dos vasos sanguíneos provocando o estreitamento dos vasos e tornando-os menos elásticos (arteriosclerose coronária). Isto aumenta o risco de ataques cardíacos e de acidentes vasculares cerebrais (AVC). Fluvastatina Actavis é utilizado quando um tratamento dietético só por si é insuficiente para baixar o nível de colesterol no sangue. Fluvastatina Actavis é utilizado em doentes com arteriosclerose coronária e um nível de colesterol no sangue excessivamente elevado para prevenir mais eventos cardíacos graves (p. ex., ataques cardíacos), após cateterização cardíaca (intervenção para alargar os vasos do coração). 2. ANTES DE TOMAR Fluvastatina Actavis Não tome Fluvastatina Actavis Se tem alergia (hipersensibilidade) à fluvastatinaou qualquer outro dos componentes. Tem hipersensibilidade (alergia) à soja ou ao amendoim Se tem actualmente problemas do fígado ou alterações persistentes e inexplicadas nas análises do funcionamento do fígado - Se está grávida - Se está a amamentar

2 Tome especial cuidado com Fluvastatina Actavis Se tem antecedentes de doença hepática. Normalmente são efectuados testes da função hepática antes de iniciar Fluvastatina Actavis, quando a dose é aumentada e a vários intervalos durante o tratamento para verificar a existência de efeitos indesejáveis. Se tem insuficiência respiratória grave. Se sofre de doença renal. Se sofre de doença da tiróide. Se tem ou a sua família tem uma história médica de doenças musculares. Se tem mais de 70 anos o seu médico poderá querer esclarecer se está em risco de doenças musculares. Se tiver tido anteriormente problemas musculares com um medicamento para diminuição do colesterol. Se consumir regularmente grandes quantidades de álcool. Se alguma das situações acima se aplicar a si, informe o seu médico antes de tomar Fluvastatina Actavis. No caso de alguma destas circunstâncias se verificar o seu médico irá necessitar de realizar uma análise ao seu sangue antes de receitar Fluvastatina Actavis. Se sentir músculos doridos, fraqueza muscular, cãibras musculares ou sensibilidade muscular especialmente se isso for seguido por febre e desconforto (estes sintomas poderão ocorrer sem qualquer motivo e poderão ocorrer após exercício físico intenso), deve contactar imediatamente o seu médico. Prevê-se que o efeito de fluvastatina seja pequeno quando sofre de uma doença rara conhecida como hipercolesterolemia familiar homozigótica. Portanto, a utilização de fluvastatina não é recomendada. Ao tomar Fluvastatina Actavis com outros medicamentos Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomado recentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos sem receita médica. Informe o seu médico se estiver também a tomar: Ciclosporina (um medicamento utilizado para suprimir o sistema imunitário), fluconazol (medicamento utilizado para tratar infecções fúngicas), ou colquicina (um medicamento utilizado para tratar a gota); a associação poderá resultar num risco aumentado de desenvolver problemas musculares. Fibratos (p. ex., gemfibrozil, bezafibrato, ciprofibrato) ou ácido nicotínico (niacina) (medicamentos utilizados para baixar os níveis de colesterol); a associação poderá resultar num risco aumentado de desenvolver problemas musculares. Resinas utilizadas para baixar o seu colesterol (p. ex., colestiramina); a associação poderá reduzir os efeitos de Fluvastatina Actavis (ver também a secção 3). Rifampicina (um antibiótico); a associação poderá reduzir os efeitos de Fluvastatina Actavis. Fenitoína (um medicamento utilizado para tratar a epilepsia); a associação poderá resultar numa quantidade aumentada de fenitoína no sangue, o que poderá provocar efeitos secundários.

3 Medicamentos utilizados para diminuir a coagulação do sangue, como a varfarina; a associação poderá aumentar os efeitos da varfarina e provocar hemorragias. Glibenclamida e tolbutamida (medicamentos utilizados para tratar a diabetes); se o seu médico considera que a associação é necessária você deverá estar consciente de que ela poderá aumentar a quantidade de glibenclamida e tolbutamida, respectivamente, na corrente sanguínea, o que por sua vez poderá levar a um risco aumentado de baixo açúcar no sangue (hipoglicemia). Ao tomar Fluvastatina Actavis com alimentos e bebidas Pode tomar Fluvastatina Actavis com ou sem alimentos, mas com um grande copo de água. Antes do tratamento com Fluvastatina Actavis deverá iniciar uma dieta para redução do colesterol, que deverá ser continuada durante o tratamento com este medicamento. Gravidez e aleitamento Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento. Não tome Fluvastatina Actavis se estiver grávida, se pensa que poderá estar grávida ou se estiver a tentar engravidar. As mulheres em idade fértil devem utilizar um método contraceptivo eficaz. Não tome Fluvastatina Actavis se estiver a amamentar. Condução de veículos e utilização de máquinas A utilização de Fluvastatina Actavis não tem nenhuma influência na sua capacidade de conduzir ou de andar em veículos de duas rodas nem na sua capacidade de utilizar maquinaria. Informações importantes sobre alguns componentes de Fluvastatina Actavis Fluvastatina Actavis contém lecitina de soja. Se é alérgico a amendoins ou à soja não utilize este medicamento. 3. COMO TOMAR Fluvastatina Actavis Tome Fluvastatina Actavis sempre de acordo com as indicações do médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas. Antes do tratamento com Fluvastatina Actavis deverá iniciar uma dieta para redução do colesterol, que deverá ser continuada durante o tratamento com este medicamento. Dose para baixar os níveis elevados de colesterol e triglicéridos Adultos: A dose inicial recomendada é de 40 mg ou em casos ligeiros 20 mg tomados uma vez por dia à noite. Se necessário o seu médico irá receitar uma dose de 80 mg diários correspondente a Fluvastatina Actavis 40 mg cápsulas duas vezes por dia, que é também a dose máxima.

4 Dose após alargamento dos vasos do coração através de intervenção cirúrgica com um cateter cardíaco Neste caso a dose recomendada é de 80 mg diários, o que corresponde a 1 cápsula de Fluvastatina Actavis 40 mg duas vezes por dia. Como tomar Fluvastatina Actavis Engula as cápsulas inteiras com um grande copo de água. Duração do tratamento O efeito máximo irá aparecer em 4 semanas após iniciar o tratamento e é mantido tomando Fluvastatina Actavis continuamente. Ajuste a dose unicamente após aconselhamento do seu médico. Idosos Mesma dose que para adultos. Crianças e adolescentes Dado que não existe experiência com a utilização de fluvastatina em indivíduos com menos de 18 anos de idade, não utilize Fluvastatina Actavis neste grupo. Função renal reduzida Não é necessário ajuste da dose em doentes com redução ligeira a moderada da função renal. Função hepática reduzida Não utilize Fluvastatina Actavis se tiver problemas hepáticos. Pergunte ao seu médico. Se tomar mais Fluvastatina Actavis do que deveria Se acidentalmente tiver tomado uma quantidade excessiva do seu medicamento, informe imediatamente o seu médico ou vá ao serviço de urgência mais próximo. Não está disponível informação sobre os sintomas de uma sobredosagem. Caso se tenha esquecido de tomar Fluvastatina Actavis Caso se tenha esquecido de tomar uma dose, tome-a assim que se lembrar, excepto se tiver quase na altura de tomar a sua dose seguinte. Em seguida proceda como habitualmente. Nunca tome uma dose a dobrar. Se parar de tomar Fluvastatina Actavis Para manter os benefícios do seu tratamento, não deverá parar de tomar Fluvastatina Actavis sem falar primeiro com o seu médico. Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seu médico ou farmacêutico. 4. EFEITOS SECUNDÁRIOS POSSÍVEIS Como todos os medicamentos, Fluvastatina Actavis pode causar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas as pessoas. Efeitos secundários graves:

5 Os seguintes efeitos secundários são todos graves. Poderá necessitar de cuidados médicos urgentes se tiver algum deles. Frequência desconhecida Se sofre de depressão Se tem problemas respiratórios, incluindo tosse persistente e/ou falta de ar ou febre. Raros (afectam menos de 1 em cada 1000 doentes) ou muito raros (afectam menos de 1 em cada doentes). Se tiver dor, sensibilidade ou fraqueza musculares inexplicadas e especialmente, se ao mesmo tempo, se sentir mal ou tiver febre. Estes poderão ser sinais precoces de uma degradação muscular potencialmente grave, que pode ser evitada se o seu médico interromper o seu tratamento com fluvastatina tão rapidamente quanto possível. Estes efeitos secundários também foram detectados com medicamentos semelhantes desta classe (estatinas). Se tiver um cansaço ou febre não habituais, amarelecimento da pele e dos olhos, urina de coloração escura (sinais de hepatite). Se tiver sinais de reacções cutâneas, como erupção cutânea, urticária, vermelhidão, comichão, inchaço da face, pálpebras e lábios. Se sangrar ou lhe aparecerem nódoas negras mais facilmente do que o normal (sinais de reduzido número de plaquetas). Se tiver lesões cutâneas vermelhas ou púrpura (sinais de inflamação dos vasos sanguíneos). Se tiver erupção cutânea com pústulas vermelhas principalmente na face, que poderá ser acompanhado por fadiga, febre, dor nas articulações, dor muscular (sinais de reacção do tipo lúpus eritematoso). Se tiver dor grave na parte superior do estômago (sinais de pâncreas inflamado). Se experimentar algum destes sintomas, informe imediatamente o seu médico. Outros efeitos secundários: Frequentes (afectam menos de 1 em cada 10 doentes): Dificuldades em dormir, incluindo sonolência e pesadelos, dores de cabeça, fadiga, tonturas, mal-estar no estômago, dor abdominal, obstipação, flatulência, diarreia, náuseas, dor nas articulações, análises ao sangue que revelem alterações no modo com o fígado está a funcionar. Muito raros (afectam menos de 1 em cada doentes): formigueiros ou entorpecimento das mãos ou dos pés, sensações afectadas ou diminuídas. Frequência desconhecida: Perda de memória, dificuldades sexuais. Se algum dos efeitos secundários se agravar ou se detectar algum efeito secundário não mencionado neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 5. COMO CONSERVAR Fluvastatina Actavis Manter fora do alcance e da vista das crianças. Não conservar acima de 25 C. Conservar na embalagem de origem para proteger da humidade e da luz.

6 Não utilize Fluvastatina Actavis após o prazo de validade, que está indicado no blister, no frasco e na embalagem exterior (após {abreviatura utilizada para prazo de validade}). O prazo de validade corresponde ao último dia do mês indicado. Os medicamentos não devem ser eliminados na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos de que já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente. 6. OUTRAS INFORMAÇÕES Fluvastatina Actavis cápsulas duras contém: A substância activa é fluvastatina. Cada cápsula contém 20 mg ou 40 mg de fluvastatina (como fluvastatina sódica). Os outros componentes são manitol, talco, estearato de magnésio. 20 mg: Corpo da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E 172), óxido de ferro vermelho (E 172). Tampa da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro vermelho (E 172). Tinta: Tinta branca na tampa da cápsula: Lecitina de soja Anti-espuma DC 1510 Tinta castanha no corpo da cápsula: Óxido de ferro vermelho (E172) Óxido de ferro preto (E172) Propilenoglicol 40 mg: Corpo da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E171), óxido de ferro amarelo (E 172. Tampa da cápsula: gelatina, dióxido de titânio (E 171), óxido de ferro vermelho (E 172). Tinta: Tinta branca na tampa da cápsula: Lecitina de soja Anti-espuma DC 1510 Tinta castanha no corpo da cápsula: Óxido de ferro vermelho (E172) Óxido de ferro preto (E172)

7 Propilenoglicol Qual o aspecto de Fluvastatina Actavis e conteúdo da embalagem 20 mg: Tampa da cápsula: cor de laranja, opaca marcada com uma impressão branca 20 Corpo da cápsula: marfim, opaco marcado com uma impressão castanha FST 40 mg: Tampa da cápsula: cor de laranja, opaca marcada com uma impressão branca 40 Corpo da cápsula: amarelo, opaco marcado com uma impressão castanha FST Embalagens de blisteres. Recipiente de PEAD com excicador (gel de sílica) fechado com tampa plástica selada. Tamanhos de embalagem: Embalagens de blisteres: 10, 14, 20, 28, 30, 50, 56, 60, 98 e 100 cápsulas Frasco de PEAD com excicador e tampa de plástico: 28, 30, 56 e 60 cápsulas É possível que não sejam comercializadas todas as apresentações Titular da Autorização de Introdução no Mercado Actavis Group PTC ehf Reykjavikurvegur Hafnarfjordur Islândia Este medicamento encontra-se autorizado nos Estados-Membros do Espaço Económico Europeu (EEE) sob as seguintes denominações:> <{Nome do Estado-Membro}> <{Nome do Medicamento}> Este folheto foi aprovado pela última vez em

mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 1. O QUE É Fluvastatina Tatsavol E PARA QUE É UTILIZADO

mencionados neste folheto, informe o seu médico ou farmacêutico. 1. O QUE É Fluvastatina Tatsavol E PARA QUE É UTILIZADO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Tatsavol 80 mg Comprimidos de libertação prolongada Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar este medicamento. Conserve este

Leia mais

Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Podem diferir da informação que está neste folheto.

Siga cuidadosamente todas as instruções do seu médico. Podem diferir da informação que está neste folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Generis 20 mg cápsulas Fluvastatina Generis 40 mg cápsulas Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Lymet 20 mg Cápsulas Fluvastatina Lymet 40 mg Cápsulas Fluvastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. -Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Fluvastatina Oara 20 mg cápsulas Fluvastatina Oara 40 mg cápsulas Fluvastatina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

A Fluvastatina Sandoz pertence a um grupo de medicamentos chamado estatinas, que são medicamentos que se destinam a regular o colesterol.

A Fluvastatina Sandoz pertence a um grupo de medicamentos chamado estatinas, que são medicamentos que se destinam a regular o colesterol. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Sandoz 20 mg Cápsulas Fluvastatina Sandoz 40 mg Cápsulas Fluvastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ezetimiba Teva, 10 mg, Comprimidos Ezetimiba Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Fluvastatina Labesfal 80 mg comprimidos de libertação prolongada

Fluvastatina Labesfal 80 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto Informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Labesfal 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Generis 80 mg comprimidos de libertação prolongada Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película

Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Granissetrom Actavis 1 mg comprimidos revestidos por película Granissetrom Actavis 2 mg, comprimidos revestidos por película Granissetrom Leia atentamente

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Mylan 250 mg comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Loratadina Generis 10 mg Comprimidos APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados.

Zidoril contém ácidos gordos polinsaturados ómega 3 altamente purificados. Folheto informativo: Informação para o utilizador Zidoril 1000 mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 do ácido ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Claritine 10 mg comprimido efervescente Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Azevedos é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Azevedos 1000 mg Comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Fluvastatina Bluepharma 80 mg comprimidos de libertação prolongada

Fluvastatina Bluepharma 80 mg comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Bluepharma 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina Leia com atenção todo este folheto antes de tomar este medicamento, pois

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Fluvastatina Zentiva 80 mg

2. O que precisa de saber antes de tomar Fluvastatina Zentiva 80 mg Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Zentiva 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento,

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Alertin 10 mg comprimidos Loratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Winthrop 12,5 mg Comprimidos Losartan potássico APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levocetirizina Mer 5 mg Comprimidos revestidos por película Dicloridrato de levocetirizina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento.

Leia mais

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR FLUVASTATINA RATIOPHARM

2. O QUE PRECISA DE SABER ANTES DE TOMAR FLUVASTATINA RATIOPHARM FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina ratiopharm 20 mg cápsulas Fluvastatina ratiopharm 40 mg cápsulas Fluvastatina Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvastatina Tiguil 80 mg comprimidos de libertação prolongada

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fluvastatina Tiguil 80 mg comprimidos de libertação prolongada FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Tiguil 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina sódica Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico.

Antes de tomar Paracetamol tolife é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico ou farmacêutico. Folheto Informativo: Informação para o utilizador Paracetamol tolife 500 mg Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Terbinafina Normon 250 mg Comprimidos Terbinafina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZADITEN 0,25 mg/ml, colírio, solução em unidoses Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Trimetazidina Itraxel 35 mg comprimidos de libertação prolongada Trimetazidina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve

Leia mais

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno

lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno FOLHETO INFORMATIVO FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR lidina 0,125 mg/0,5 ml, colírio, solução Cetotifeno Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Generis 10mg comprimidos Nicorandilo Generis 20mg comprimidos Nicorandilo $3529$'2(0 Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento.

Leia mais

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa.

Anastrozol Tzanolp é utilizado no tratamento da neoplasia da mama em mulheres na pós-menopausa. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Tzanolp 1 mg Comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o doente Folheto informativo: Informação para o doente Fluvastatina Mylan 20 mg cápsulas Fluvastatina Mylan 40 mg cápsulas (fluvastatina) Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Darnizilo 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen 125 mg supositórios Supofen 250 mg supositórios Supofen 500 mg supositórios Paracetamol APROVADO EM Este folheto contém informações importantes

Leia mais

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto.

O nome deste medicamento é Struxart 625 mg cápsulas. No entanto, o produto vai ser referido como Struxart no texto do folheto. Folheto informativo: Informação para o utilizador Struxart 625 mg cápsulas Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante para

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Teva 20 mg Cápsulas Fluvastatina Teva 40 mg Cápsulas

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. Fluvastatina Teva 20 mg Cápsulas Fluvastatina Teva 40 mg Cápsulas Folheto informativo: Informação para o utilizador Fluvastatina Teva 20 mg Cápsulas Fluvastatina Teva 40 mg Cápsulas Fluvastatina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento pois contém

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pravastatina Pritanol 20 mg Comprimidos Pravastatina APROVADO EM Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fosfomicina tolife 3000 mg Granulado para solução oral APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ácido Fólico Actavis 5 mg comprimidos. ácido fólico anidro Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pravastatina Pritanol 40 mg Comprimidos Pravastatina APROVADO EM Leia com atenção este folheto antes de começar a tomar o medicamento, pois contém informação

Leia mais

Fluvastatina Ratiopharm 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina sódica

Fluvastatina Ratiopharm 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina sódica FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fluvastatina Ratiopharm 80 mg comprimidos de libertação prolongada Fluvastatina sódica Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Ropinirol Generis 2 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 4 mg Comprimidos de libertação prolongada Ropinirol Generis 8 mg Comprimidos

Leia mais

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente.

Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. FOLHETO INFORMATIVO Nazonite 120 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto Informativo. Pode ter necessidade de o ler novamente. Caso ainda tenha

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Ogemanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Poliovaccine SSI Solução injectável, seringa pré-cheia Vacina da Poliomielite (inactivada) Leia atentamente este folheto antes de ser vacinado. Conserve

Leia mais

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral

Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Fosfomicina Generis 2000 mg Granulado para solução oral. Fosfomicina Generis 3000 mg Granulado para solução oral Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Atorvastatina Medis 10 mg comprimidos revestidos por película Atorvastatina Medis 20 mg comprimidos revestidos por película Atorvastatina Medis 40 mg comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Abavil 75 mg Comprimidos revestidos por película Abavil 150 mg Comprimidos revestidos por película Abavil 300 mg Comprimidos revestidos por película Irbesartan

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Solufarma 1 mg Comprimidos revestidos por película APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada

FOLHETO INFORMATIVO. 1. O que é a Rivastigmina Generis e para que é utilizada FOLHETO INFORMATIVO Rivastigmina Generis 1,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 3 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 4,5 mg Cápsulas Rivastigmina Generis 6 mg Cápsulas Leia atentamente este folheto antes de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Beta-histina Labesfal 24 mg comprimidos Cloridrato de beta-histina APROVADO EM Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desmopressina Actavis 0,1 mg comprimidos Desmopressina Actavis 0,2 mg comprimidos Acetato de desmopressina Leia atentamente este folheto antes de tomar

Leia mais

Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina

Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Gedeon Richter 5 mg comprimidos revestidos por película desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve

Leia mais

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada.

O Libradin é utilizado para o tratamento de pressão sanguínea elevada. FOLHETO INFORMATIVO Libradin 10, cápsulas de libertação prolongada de 10 mg Libradin 20, cápsulas de libertação prolongada de 20 mg Cloridrato de barnidipina Leia atentamente este folheto antes de utilizar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol Generis 1 mg comprimidos revestidos por película Anastrozol Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Xarmix 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 3 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Xarmix 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Bicalutamida Aristo 50 mg Comprimidos revestidos por película Bicalutamida Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este

Leia mais

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pyadiab, 15 mg, comprimido Pioglitazona

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Pyadiab, 15 mg, comprimido Pioglitazona FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pyadiab, 15 mg, comprimido Pioglitazona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Quando usar pravastatina, o seu médico recomendar-lhe-á como adjuvante do seu tratamento, uma dieta baixa em gorduras e exercício.

Quando usar pravastatina, o seu médico recomendar-lhe-á como adjuvante do seu tratamento, uma dieta baixa em gorduras e exercício. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O DOENTE Pravastatina Farmoz, 10 mg comprimidos Pravastatina Farmoz, 20 mg comprimidos Pravastatina Farmoz, 40 mg comprimidos (pravastatina sódica) Leia com atenção

Leia mais

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase.

A Rivastigmina ToLife pertence a uma classe de substâncias denominada inibidores da colinesterase. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina ToLife 1,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 3 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 4,5 mg cápsulas Rivastigmina ToLife 6 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Panadol Extra 500 mg + 65 mg Comprimidos revestidos por película Paracetamol Cafeína APROVADO EM Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Anastrozol DNA Pharma 1 mg Comprimidos revestidos por película Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Supofen, 500 mg, Comprimidos Paracetamol Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento pode ser adquirido sem

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Donepezilo Dornipur 5 mg e 10 mg Comprimidos revestidos por película Cloridrato de donepezilo Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

Leia mais

Não utilize Aciclovir ratiopharm - Se tem alergia (hipersensibilidade) ao aciclovir ou a qualquer outro componente de Aciclovir ratiopharm.

Não utilize Aciclovir ratiopharm - Se tem alergia (hipersensibilidade) ao aciclovir ou a qualquer outro componente de Aciclovir ratiopharm. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Aciclovir ratiopharm 50 mg/g creme Substância activa: aciclovir Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o utilizador Aciclovir Sandoz 50mg/g creme Aciclovir Leia com atenção todo este folheto antes de começar a utilizar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias.

Levotiroxina sódica Deka pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como hormonas tiroideias. TFOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Levotiroxina sódica Deka 25 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 50 micrograma comprimidos Levotiroxina sódica Deka 100 micrograma comprimidos

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. PRAVASTATINA LABESFAL 10 mg COMPRIMIDOS. Pravastatina sódica

APROVADO EM INFARMED. PRAVASTATINA LABESFAL 10 mg COMPRIMIDOS. Pravastatina sódica PRAVASTATINA LABESFAL 10 mg COMPRIMIDOS Pravastatina sódica Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento: Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. Caso ainda tenha dúvidas,

Leia mais

Poderá tomar Fenistil cápsulas de libertação prolongada nas seguintes situações:

Poderá tomar Fenistil cápsulas de libertação prolongada nas seguintes situações: FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Fenistil 4mg cápsulas de libertação prolongada Maleato de dimetindeno Este folheto contém informações importantes para si. Leia-o atentamente. Este medicamento

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Desloratadina Teva 2,5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Lisinopril + Hidroclorotiazida Bluepharma 20 mg + 12,5 mg Comprimidos Lisinopril, di-hidratado + Hidroclorotiazida Leia atentamente este folheto antes

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR APROVADO EM Ginkgo Biloba Vetog, 40 mg, cápsula Extracto (seco, refinado e quantificado) de Ginkgo biloba L., folium (folha de Ginkgo biloba) Leia atentamente

Leia mais

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico.

Se tiver alguma questão sobre o modo como ZYVIR actua ou porque lhe foi prescrito este medicamento, fale com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR ZYVIR 250mg comprimidos revestidos ZYVIR 500 mg comprimidos revestidos famciclovir Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pioglitazona Mepha, 45 mg Comprimidos Pioglitazona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Exemestano Actavis 25 mg Comprimidos revestidos por película Exemestano

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Exemestano Actavis 25 mg Comprimidos revestidos por película Exemestano FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Exemestano Actavis 25 mg Comprimidos revestidos por película Exemestano Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. -Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivoder 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3

Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Folheto informativo: Informação para o utilizador Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Pharmanel 1000mg cápsulas moles Ésteres etílicos 90 dos ácidos ómega-3 Leia com atenção todo este folheto antes

Leia mais

O que é Desloratadina Farmoz Desloratadina Farmoz contém desloratadina que é um anti-histamínico.

O que é Desloratadina Farmoz Desloratadina Farmoz contém desloratadina que é um anti-histamínico. Folheto informativo: Informação para o utilizador Desloratadina Farmoz 5 mg comprimidos revestidos por película Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém

Leia mais

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado

1. O que é Catalip 267 Micronizado e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o doente Catalip 267 Micronizado 267 mg cápsulas Fenofibrato Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador

APROVADO EM INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador Folheto informativo: Informação para o utilizador Pravastatina tolife 10 mg Comprimidos Pravastatina tolife 20 mg Comprimidos Pravastatina tolife 40 mg Comprimidos Pravastatina Leia com atenção todo este

Leia mais

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico.

Antes de tomar Paracetamol Sandoz é importante que leia esta secção e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter com o seu médico. FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Paracetamol Sandoz 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR PEPCIDINA COMPRIMIDOS A 20 mg E 40 mg famotidina Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6).

Não tome Doxi-Om - Se tem alergia ao dobesilato de cálcio ou a qualquer outro componente deste medicamento (indicados na secção 6). FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Doxi-Om 500 mg cápsula Dobesilato de cálcio Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação importante

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É RIVASTIGMINA TORRENT E PARA QUE É UTILIZADA

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR 1. O QUE É RIVASTIGMINA TORRENT E PARA QUE É UTILIZADA FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rivastigmina Torrent 1,5 mg cápsulas Rivastigmina Torrent 3,0 mg cápsulas Rivastigmina Torrent 4,5 mg cápsulas Rivastigmina Torrent 6,0 mg cápsulas Rivastigmina

Leia mais

APROVADO EM INFARMED

APROVADO EM INFARMED FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Xylocaína 5% 50 mg/g Pomada (lidocaína) Leia atentamente este folheto antes de utilizar o medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o

Leia mais

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter

2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Alter Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Alter 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois contém informação

Leia mais

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma

1. O que é Paracetamol Bluepharma e para que é utilizado. 2. O que precisa de saber antes de tomar Paracetamol Bluepharma Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Bluepharma 1000 mg comprimidos Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação

Leia mais

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina

Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Folheto informativo: Informação para o utilizador Desloratadina Labesfal OD 5 mg Comprimidos orodispersíveis Desloratadina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Accolate 20 mg Comprimidos revestidos por película zafirlucaste Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. Conserve este folheto.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Nicorandilo Dexcel Pharma 10 mg Comprimidos Nicorandilo Dexcel Pharma 20 mg Comprimidos Nicorandilo Leia atentamente este folheto antes de começar a tomar

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. Irbesartan Irpremisal 300 mg comprimidos revestidos por película. Irbesartan FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Irbesartan Irpremisal 75 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal 150 mg comprimidos revestidos por película Irbesartan Irpremisal

Leia mais

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado

1. O que é Glucosamina Delta, 750 mg, comprimidos revestidos e para que é utilizado Folheto informativo: Informação para o utilizador Glucosamina Delta 750 mg Comprimidos Revestidos Sulfato de Glucosamina Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento, pois

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Rifex 300 mg Cápsulas Rifampicina Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler.

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Losartan Linha da Frente 100 mg Comprimidos Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Atorvastatina Sivatca 10 mg comprimidos revestidos por película Atorvastatina Sivatca 20 mg comprimidos revestidos por película Atorvastatina Sivatca 40

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR. FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FUCITHALMIC 2 mg/0,2 g Colírio, suspensão Ácido fusídico Leia atentamente este folheto antes de utilizar este medicamento. - Conserve este folheto. Pode

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento

FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador. Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento FOLHETO INFORMATIVO: Informação para o Utilizador Triflusal Mylan, 300 mg, Cápsulas Triflusal Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento -Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Pioglitazona Qualix 15 mg comprimidos Pioglitazona Leia atentamente este folheto antes de tomar este medicamento. Conserve este folheto. Pode ter necessidade

Leia mais