Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva"

Transcrição

1 Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Março de 2015 JORNAIS Jornal: Jornal da Cidade Editoria: Esporte Página: 12 Data:

2 Jornal: Jornal da Cidade Editoria: Esporte Página: 12 Data:

3 Jornal: Notisul Editoria: Extra Página: 12 Data:

4 Jornal: O Esporte Editoria: Geral Página: 04 Data:

5 Jornal: O Esporte Editoria: Geral Página: 11 Data:

6 Jornal: Diário do Sul Data: 27/03/15 Editoria: Geral Página: 3

7 Jornal: Diário do Sul Data: 27/03/15 Editoria: Esportes Eduardo Ventura Página: 15

8 SITES Veículo: Site Acontecendo Aqui Data: 26/03/2015 Link: Catarinense Juliana Spohr Pereira é aprovada em 4 universidades americanas para fazer Doutorado Juliana Spohr Pereira foi aprovada para Doutorado e escolheu uma das melhores universidades do mundo em Engenharia A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos pela Unisul, foi aprovada em 4 universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em 5 diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos Estados Unidos na área de Engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheira mora em Florianópolis, e tem 28 anos. Ela iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em Inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEFL fiz em Curitiba e o GRE em Brasília.

9 Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início à seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras 4 universidades dos Estados Unidos: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; e The University of Kansas. A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade de Indiana, a 40 km de Indianápolis, e ficará em república de estudantes. Veículo: Site Conselho Federal de Medicina Data: 26/03/2015 Link: &catid=3 Inscrições abertas para curso de emergências médicas oferecido pelo CRM-SC no mês de abril Com o objetivo de auxiliar na atualização e no aperfeiçoamento do médico, tornando-o capaz de tomar decisões imediatas, baseadas em princípios éticos, diante das principais entidades patológicas que acarretem em risco imediato de vida, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina realiza o curso de Emergências Médicas Discussão Ética e Atualização Técnica de Atendimentos Emergenciais. Sob a coordenação da Conselheira e Primeira Secretária do CRM-SC, o evento ocorre nos dias 10 e 11 de abril, na Unisul Pedra Branca, em Palhoça. O curso, com 40 vagas, tem como público-alvo os médicos que atuam em serviços de emergências ou pronto atendimento e abrange as áreas de medicina de urgência e ética e bioética. As inscrições devem ser feitas pelo Este endereço de está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.. A prioridade para inscrição é para médicos que prestem atendimento emergencial e em UTI e tem como pré-requisito estar inscrito no CRM-SC e estar em dia com suas obrigações anuitárias. PROGRAMAÇÃO Dia 10 de abril Emergências Clínicas Das 14h às 21h Total = 7 horas

10 Objetivo Específico - Mostrar ao aluno as especificidades, do ponto de vista técnico, ético e legal, do atendimento clínico emergencial, capacitando o aluno para o suporte básico e avançado de vida e para decisões no que concerne ao atendimento emergencial. Treinar o aluno para o reconhecimento da gravidade dos quadros clínicos baseados em sintomas, para o tratamento inicial desses quadros e para o transporte adequado dos pacientes agudamente enfermos. Professores Profª Rachel Duarte Moritz Especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva, Doutora em Engenharia de Produção e Professora associada da UFSC Profº Fernando O. Machado Especialista em Medicina Interna e Medicina Intensiva, Doutor em Medicina pela USP e Professor adjunto da UFSC Profº Jorge Dias de Matos Especialista em Nefrologia e Medicina Intensiva, Mestre em Ciências Médicas e Professor adjunto da UFSC Dia 11 de abril Emergências Cirúrgicas Das 8h45min às 16h45min Total = 8 horas Objetivo Específico - Orientar, treinar e preparar os médicos que trabalham nas emergências em procedimentos cirúrgicos que envolvam acesso venoso, obstrução de vias aéreas, drenagem de tórax, pequenos ferimentos e a correta utilização de anestésicos locais, teoricamente e na prática. Professores Profº Dr. Armando J. d Acampora MD, PhD, Professor da UNISUL e Cirurgião Geral do IHC Profª Karin Elisa Schemes MD, MSc, Anestesiologista do HU/UFSC e IHC Profº Saint Clair V. de Oliveira MD, Esp, Cirurgião Geral do HGCR e Professor da UNISUL

11 Equipe de apoio Profº Sandro Melim Sgrott, MV, MSc e Professor Unisul Profº Geraldo José Bernardes, MV, MSc e Professor Unisul Curso de Emergências Médicas Discussão Ética e Atualização Técnica de Atendimentos Emergenciais Data: 10 e 11 de abril de 2015 Local: UNISUL Pedra Branca - Palhoça Prioridade para inscrição: Prestar atendimento emergencial e UTI Pré-requisito: Estar inscrito no CRM-SC e em dia com suas obrigações anuitárias Inscrição gratuita pelo Este endereço de está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. Este endereço de está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

12 Veículo: Site Tubarão News Data: 26/03/2015 Link: Conselho Universitário da Unisul aprova o PDI Aconteceu na manhã desta quarta-feira (24.03), no Salão Nobre da Unisul, a reunião do Conselho Universitário que definiu a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unisul. Após explanação dos capítulos do PDI, a votação garantiu aprovação por unanimidade. O PDI é um documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho: a missão que se propõe; suas diretrizes pedagógicas que orientam as ações institucionais; a sua estrutura organizacional, estrutura física e atividades acadêmicas desenvolvidas e/ou que se pretenda desenvolver. O PDI, elaborado para um período de cinco anos, é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). Cabe ao MEC, por intermédio de Decreto, estabelecer os requisitos mínimos para a construção do PDI nas IES, sejam elas privadas, públicas ou comunitárias. A construção do PDI teve início em fevereiro do ano de 2014 e passou pelas etapas de Organização, Diagnóstico Institucional, Formulação Estratégica e Sistematização, finalizando agora com a Aprovação, além da Disseminação já iniciada. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, evidenciou a importância do PDI como um documento norteador das ações da Universidade. O PDI estabelece uma definição diretiva para os nossos trabalhos até Esse instrumento é um referencial para as nossas decisões. Somos uma instituição pautada em planejamento, e o Plano de Desenvolvimento Institucional é nossa referência, declarou o reitor.

13 Veículo: Site JI News Data: 26/03/2015 Link: Em reunião Conselho Universitário da Unisul aprova o PDI Aconteceu na manhã desta quarta-feira (24.03), no Salão Nobre da Unisul, a reunião do Conselho Universitário que definiu a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unisul. Após explanação dos capítulos do PDI, a votação garantiu aprovação por unanimidade. O PDI é um documento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho: a missão que se propõe; suas diretrizes pedagógicas que orientam as ações institucionais; a sua estrutura organizacional, estrutura física e atividades acadêmicas desenvolvidas e/ou que se pretenda desenvolver. O PDI, elaborado para um período de cinco anos, é uma exigência do Ministério da Educação (MEC). Cabe ao MEC, por intermédio de Decreto, estabelecer os requisitos mínimos para a construção do PDI nas IES, sejam elas privadas, públicas ou comunitárias. A construção do PDI teve início em fevereiro do ano de 2014 e passou pelas etapas de Organização, Diagnóstico Institucional, Formulação Estratégica e Sistematização, finalizando agora com a Aprovação, além da Disseminação já iniciada. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, evidenciou a importância do PDI como um documento norteador das ações da Universidade. O PDI estabelece uma definição diretiva para os nossos trabalhos até Esse instrumento é um referencial para as nossas decisões. Somos uma instituição pautada em planejamento, e o Plano de Desenvolvimento Institucional é nossa referência, declarou o reitor.

14 Veículo: Site JI News Data: 26/03/2015 Link: Catarinense é aprovada em 4 universidades no exterior A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheir mora em Floriabópolis e tem 28 anos. Ele iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília. Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes.

15 Veículo: Site Folha Blu Data: 26/03/2015 Link: Conselho Universitário da Unisul aprova o PDI Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, no Salão Nobre da Unisul, a reunião do Conselho Universitário que definiu a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Após explanação dos capítulos do PDI, a votação garantiu aprovação por unanimidade. O PDI é um documento que identifica a instituição de ensino superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho: a missão que se propõe; suas diretrizes pedagógicas que orientam as ações institucionais; a sua estrutura organizacional, estrutura física e atividades acadêmicas desenvolvidas e/ou que se pretenda desenvolver. O PDI, elaborado para um período de cinco anos, é uma exigência do Ministério da Educação (Mec). Cabe ao Mec, por intermédio de decreto, estabelecer os requisitos mínimos para a construção do PDI nas IES, sejam elas privadas, públicas ou comunitárias. A construção do PDI teve início em fevereiro do ano passado e passou pelas etapas de organização, diagnóstico institucional, formulação estratégica e sistematização, finalizando agora com a aprovação, além da disseminação já iniciada. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, evidenciou a importância do PDI como um documento norteador das ações da universidade. O PDI estabelece uma definição diretiva para os nossos trabalhos até Esse instrumento é um referencial para as nossas decisões. Somos uma instituição pautada em planejamento, e o Plano de Desenvolvimento Institucional é nossa referência, declarou o reitor.

16 Veículo: Site Tribunal de Justiça do Estado de Roraima Data: 26/03/2015 Link: Lei Maria da Penha é tema de curso oferecido pela Escola do Judiciário de RR A Escola do Poder Judiciário do Estado de Roraima (EJURR) iniciou na manhã desta quinta-feira (26) o curso Lei Maria da Penha: Aspectos controvertidos. O presidente do Tribunal de Justiça (TJRR), desembargador Almiro Padilha, fez a abertura do evento apresentando aos participantes a doutora em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP, Alice Bianchini, responsável por ministrar o treinamento. Aproximadamente 100 pessoas participam da capacitação. Além de magistrados e servidores da Justiça Estadual, estão inscritos ainda outros profissionais que atuam na rede de atendimento à vítima de violência doméstica. Estão sendo abordados no curso temas como: Violência contra a mulher e violência de gênero; Espécies de violência e questões controversas previstas na Lei Maria da Penha: aplicações; A violência contra a mulher no Brasil; Violência contra a mulher: Patologia ou cultura?; Responsabilidade do magistrado em relação às políticas assistenciais prevista na Lei Maria da Penha, dentre outros. Além disso a palestrante falará sobre a Lei do Feminicídio (8.305/2014, sancionada pela presidente da República, Dilma Rousseff, no último dia 9. De acordo com a juíza titular do 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a mulher, Maria Aparecida Cury, esse tema é sempre muito importante. O tema está dentro de um outro maior que é Direitos Humanos. A Lei Maria da Penha é um assunto relevante para nós, porque a violência doméstica familiar contra mulher é muito grande e a doutora Alice Bianchini é especialista no assunto, disse a magistrada. As aulas seguirão até amanhã (27), das 08h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório do Centro de Ciências Administrativas e Econômicas (CADECON) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Sobre a palestrante - Alice Bianchini possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1990), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994) e doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora da Universidade do Sul de Santa Catarina, professora da Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes REDE LFG, na qual também desenvolve a função de Coordenadora Geral dos cursos de Especialização TeleVirtuais. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, atuando principalmente nos seguintes temas: violência doméstica, política criminal, Lei de Drogas e Direito penal econômico. Boa Vista, 26 de março de 2015.

17 Veículo: Site Sul in Foco Data: 26/03/2015 Link: Catarinense é aprovada em quatro universidades no exterior A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheira mora em Florianópolis e tem 28 anos. Ele iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília. Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes.

18 Veículo: Site ACBF Data: 26/03/2015 Link: ACBF enfrenta o Cachoeira amanhã em Carlos Barbosa A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) fará mais um amistoso para seguir a preparação para o início da Série Ouro e da Liga Nacional de Futsal (LNF). Amanhã, a equipe laranja enfrenta o Cachoeira Futsal, a partir das 19h, em Carlos Barbosa. O confronto terá entrada gratuita. Nos últimos dias, os atletas realizaram treinos físicos leves, visando a recuperação física, devido aos desgastes gerados no Torneio de Gramado. A partir da próxima semana, o ritmo volta a aumentar. Segundo o preparador físico Alexandre Baldasso, o Micuim, os jogadores que atuaram com mais frequência nas últimas partidas foram preservados. A ideia era priorizar a recuperação destes jogadores. Já começamos a dar novos estímulos para eles, mas na próxima semana a gente vai intensificar ainda mais, visando a estreia nas competições oficiais, explicou. A estreia na Série Ouro será no dia 9 de abril, contra o Atlântico, em Carlos Barbosa. Já a primeira rodada da LNF ocorrerá no dia 13, contra a Unisul, também dentro de casa. Porém, antes do início dos torneios, a ACBF fará um último amistoso. No dia 2, a equipe laranja volta a enfrentar o Cachoeira Futsal, desta vez, na casa do adversário. Amistoso ACBF x Cachoeira Data: Sexta-feira, 27/03 Horário: 19h Local: Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra Ingresso: Entrada gratuita

19 Veículo: Site Floripa Noticias Data: 26/03/2015 Link: Prefeitura de Biguaçu capacita educadores em parc A Prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Unisul firmaram um convênio para que a Universidade trabalhe na formação dos profissionais. A formação continuada tem como objetivo construir coletivamente as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo importante a participação dos professores, auxiliares de sala, gestores e especialistas das unidades escolares nesse processo de formação. De acordo com o prefeito, Ramon Wollinger, é um prazer abrir essa formação de Para nós é cada vez mais importante investir em nossos funcionários da educação, o que irá beneficiar os educandos. Eu tenho uma atenção especial e vamos batalhar muito para que nossa rede municipal melhore muito mais. Essa formação é um principal investimento na área humana, e, além disto, estamos melhorando a estrutura física das nossas escolas e creches para melhor atender a todos. Falando aos professores, o reitor da Unisul, Sebastião Salésio Herdt, ressaltou que essa capacitação e reformulação de conceitos irão fazer vocês se apaixonar, no ponto de vista de reconhecerem o seu papel na formação de futuros cidadãos brasileiros. Gostaria de agradecer o prefeito municipal, pois muitas vezes não precisamos investir somente em prédios, mas também investir nas pessoas, e este é um exemplo caro nesse investimento. Temos de valorizar esse trabalho que irá ser feito com os profissionais de educação, porque é importante que nos convençamos que a formação continuada é algo que tem de ser permanente.

20 A Secretária de Educação, Kátia Bernadete, destacou que a importância do trabalho em equipe e de ter uma rede alinhada da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos. Construir coletivamente as diretrizes curriculares da Rede Municipal é um marco para a história da Educação de Biguaçu. A capacitação é cordenadenada pelo professor Felipe Felisbino, coordenador da Unidade de Articulação Acadêmica (UnA) de Educação da Unisul. Para ele, esta parceria cumpre o papael da universidade, garantindo o desenvilvimento comunuitário através desta integração. Sociliazar o saber construido dentro da Unisul, é nosso dever, destaca. Programa de Formação Continuada irá capacitar em torno de 450 profissionais da rede Minicipal de ensino, de abril a novembro de Doze professores da Unisul participarão da capacitação, que envolve diversas áreas do saber como as licencituras, professores do mestrado em Ciencias da Linguagem e professores do colégio Dehon. Veículo: Site Nota 10 Data: 27/03/2015 Link: Nota10_Publicacoes/7988/a_inteligencia_emocional_dos_alunos A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda.

21 Veículo: Site FolhaBlu Data: 26/03/2015 Link: Conselho Universitário da Unisul aprova o PDI Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 25, no Salão Nobre da Unisul, a reunião do Conselho Universitário que definiu a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade. Após explanação dos capítulos do PDI, a votação garantiu aprovação por unanimidade. O PDI é um documento que identifica a instituição de ensino superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho: a missão que se propõe; suas diretrizes pedagógicas que orientam as ações institucionais; a sua estrutura organizacional, estrutura física e atividades acadêmicas desenvolvidas e/ou que se pretenda desenvolver. O PDI, elaborado para um período de cinco anos, é uma exigência do Ministério da Educação (Mec). Cabe ao Mec, por intermédio de decreto, estabelecer os requisitos mínimos para a construção do PDI nas IES, sejam elas privadas, públicas ou comunitárias. A construção do PDI teve início em fevereiro do ano passado e passou pelas etapas de organização, diagnóstico institucional, formulação estratégica e sistematização, finalizando agora com a aprovação, além da disseminação já iniciada. O reitor da Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, evidenciou a importância do PDI como um documento norteador das ações da universidade. O PDI estabelece uma definição diretiva para os nossos trabalhos até Esse instrumento é um referencial para as nossas decisões. Somos uma instituição pautada em planejamento, e o Plano de Desenvolvimento Institucional é nossa referência, declarou o reitor.

22 Veículo: Site Planeta Univerisário Data: 27/03/2015 Link: 73/34319-estudantes-da-unisul-e-aprovada-em-4-universidades-no-exterior Estudante da Unisul é aprovada em 4 universidades no exterior A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheira mora em Florianópolis e tem 28 anos. Ele iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília. Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes.

23 Veículo: Site Portal da Ilha Data: 26/03/2015 Link: Catarinense Juliana Spohr Pereira é aprovada em 4 universidades no exterior A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheira mora em Florianópolis e tem 28 anos. Iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília. Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas A futura doutoranda trabalha até o dia 17 de março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes.

24 Veículo: Site Nota 10 Data: 27/03/2015 Link: Nota10_Publicacoes/7998/prefeitura_de_biguacu_capacita_educadores_em_parceria_co m_a_unisul Prefeitura de Biguaçu capacita educadores em parceria com a Unisul A prefeitura de Biguaçu, através da Secretaria Municipal de Educação, e a Unisul firmaram um convênio para que a Universidade trabalhe na formação dos profissionais. A formação continuada tem como objetivo construir coletivamente as Diretrizes Curriculares Municipais da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), sendo importante a participação dos professores, auxiliares de sala, gestores e especialistas das unidades escolares nesse processo de formação. Programa de Formação Continuada irá capacitar em torno de 450 profissionais da rede Minicipal de ensino, de abril a novembro de Doze professores da Unisul participarão da capacitação, que envolve diversas áreas do saber como as licencituras, professores do mestrado em Ciencias da Linguagem e professores do colégio Dehon. Veículo: Site Jornal Absoluto Data: 27/03/2015 Catarinense é aprovada em 4 universidades no exterior A jornalista e engenheira civil, Juliana Spohr Pereira, graduada nos dois cursos na Unisul, foi aprovada em quatro universidades norte-americanas para o Doutorado. O Programa Ciências sem Fronteiras, do Governo Federal, possibilita que o candidato concorra a vagas em cinco diferentes universidades. Juliana escolheu a Purdue University, considerada uma das melhores dos USA na área de engenharia. Agora, ela continuará suas pesquisas iniciadas na graduação sanduíche que fez na Holanda, na área de Geotecnia. As pesquisas de Juliana serão sobre análise de solo para grandes estruturas, grandes construções. A engenheira mora em Florianópolis e tem 28 anos. Ele iniciou sua preparação para a Bolsa de Doutorado em janeiro de 2014, com estudos para a prova de inglês (TOEFL). Estudei mais porque para o Doutorado a nota exigida é maior do que a nota que eu já possuía, que utilizei no processo da bolsa de estudos para a graduação sanduíche na Holanda, explicou. Também foi necessário estudar para a prova do GRE (Graduate Record Examination), prova de conhecimentos específicos da área em inglês. Nenhuma dessas provas foram realizadas em Florianópolis, o TOEF fiz em Curitiba e o GRE em Brasília.

25 Em setembro tive a feliz notícia de que tinha sido aprovada. Assim dei início a seleção de universidades americanas e professores, disse. Além da Purdue University, escolhida por Juliana, ela foi aprovada em outras três universidades dos EUA: The Ohio State University; Rensselaer Polytechnic Institute; Kansas State University; University of Kansas A futura doutoranda trabalha até março em seu Projeto de Pesquisa para dar prosseguimento à bolsa de estudos. A previsão de embarque é para o fim de agosto. Juliana irá estudar na cidade e Indiana, a 40 quilômetros de Indianápolis e ficará em republica de estudantes. Veículo: Site Jornal Absoluto Data: 27/03/2015 Estudante da Unisul é finalista do Prêmio Inovação Medical Services O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde tem uma aluna finalista da sétima edição do Prêmio Inovação Medical Services. A aluna Karoliny dos Santos concorre a oito mil reais na categoria Doutorandos. A sua linha de pesquisa é Processos Inflamatórios e Alérgicos e submeteu investigação sobre asma em crianças. A aluna do doutorado da Unisul Pedra Branca é orientada pela professora Dra. Jane da Silva. O seu projeto finalista no Prêmio trata da investigação da acurácia de um método de avaliação da função respiratória no estabelecimento do diagnóstico de asma em crianças. O Prêmio Inovação Medical Services é promovido pelo portal Medical Services da Sanofi. Seu objetivo é valorizar, incentivar e divulgar trabalhos de Inovação em Saúde Pública. O foco é na prevenção e educação, bem como trabalhos clínicos e outras iniciativas que proponham melhorias em gestão de saúde pública, políticas de prevenção, qualidade de atendimento e tratamento. O concurso está dividido em quatro categorias: profissionais de saúde; doutorandos; medicina tropical; inovação tecnológica em Saúde Pública. Puderam se inscrever médicos e profissionais da área da saúde habilitados e com registro nos devidos conselhos. A divulgação dos ganhadores acontecera no mês de maio, durante evento de premiação promovido pela Sanofi e pelo portal Medical Services, na cidade de São Paulo. O local e a data serão definidos e publicados no site Medical Services com antecedência à data do evento.

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica

Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Assessoria de Comunicação & Marketing Assessoria de Imprensa e Divulgação Científica Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 27 de Fevereiro de 2013 JORNAIS Sobre a saúde e a doença no Mundo Diário Catarinense

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 30 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 30/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE CEILÂNDIA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS PRIMEIRO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Ceilândia,

Leia mais

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014

INVESTIMENTO SOCIAL. Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Agosto de 2014 INVESTIMENTO SOCIAL Nós promovemos o desenvolvimento sustentável de diversas maneiras Uma delas é por meio do Investimento Social INVESTIMENTO INVESTIENTO SOCIAL - Estratégia

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 04 de Agosto de 2015 Veículo: Jornal Diário do Sul Editoria: Geral Página: 05 Veículo: Jornal

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 21 de julho de 2015 Jornal: Diário do Sul Data: 21/07/15 Editoria: Geral Arilton Barreiros

Leia mais

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva

Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Gestão de Comunicação Assessoria de Promoção e Inteligência Competitiva Monitoramento das Notícias da UNISUL Dia 04 de Junho de 2014 JORNAIS Presente Notícias do Dia Controle seu dinheiro por meio da Contabilidade

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE

EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE EDITAL PROGRAMA DE EMPREENDEDORISMO JOVEM DA UFPE A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) torna pública, através da Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (DINE) da Pró-Reitoria para Assuntos de

Leia mais

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID

EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID EDITAL PIBID-FUNEC SELEÇÃO DE PROFESSORES SUPERVISORES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID A FUNEC Fundação Municipal de Educação e Cultura de Santa Fé do Sul, através

Leia mais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais

PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais PROJETO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Gestão e Relações Internacionais IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Curso de Especialização em Gestão e Relações Internacionais Área de Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

Programa Ciência sem Fronteiras

Programa Ciência sem Fronteiras Programa Ciência sem Fronteiras Apresentação Este GUIA foi elaborado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI), Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e Pró- Reitoria de Pesquisa (PRP) da UFLA para orientar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS NÚCLEO DE LÍNGUAS - NucLi EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 EDITAL Nº 03, DE 13 DE OUTUBRO DE 2014 Edital nº 03, de 13 de outubro de 2014, da Universidade Federal de Pelotas UFPEL, referente ao processo seletivo simplificado para a função de PROFESSOR BOLSISTA

Leia mais

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras

Ideias Criativas em Práticas Inovadoras Ideias Criativas em Práticas Inovadoras O Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é promovido anualmente, desde 1996, pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional

Programa de Desenvolvimento Local PRODEL. Programa de Extensão Institucional Programa de Desenvolvimento Local PRODEL Programa de Extensão Institucional Programa de Extensão Institucional Um programa de extensão universitária é o conjunto de projetos de extensão desenvolvido por

Leia mais

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014

Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Faça parte da nossa história! Plano de Patrocínio 2º semestre 2014 Sobre a FNQ História Criada em 1991, por um grupo de representantes dos setores público e privado, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE MARANGUAPE-CE EDITAL N 20/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo Convênio nº 05/2015, como parte integrante

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA Unidade

Leia mais

professora ou professor ou integrante do corpo técnico-pedagógico) das escolas públicas do Estado de Santa Catarina que se proponham a realizar as

professora ou professor ou integrante do corpo técnico-pedagógico) das escolas públicas do Estado de Santa Catarina que se proponham a realizar as Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Filosofia e Ciências Humanas Laboratório de Antropologia Social Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades Edital do Concurso de Cartazes sobre Trans-Lesbo-Homofobia

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO PROJETO DE EXTENSÃO EDITAL N.º 05/2010 PROJETO RONDON- JULHO 2011 A Universidade Metodista de São Paulo concorrerá a quatro operações nacionais no mês de Julho de 2011.

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 6 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM AUDITORIA EM SERVIÇOS

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR EDITAL DE SELEÇÃO PARA PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR Nº 07/2015 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O Diretor Acadêmico da Faculdade Adventista da Bahia FADBA, no uso de suas atribuições, torna pública a

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ UNIARAXÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE PESQUISA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ UNIARAXÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE PESQUISA CENTRO UNIVERSITÁRIO DO PLANALTO DE ARAXÁ UNIARAXÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO COORDENADORIA DE EXTENSÃO COORDENADORIA DE PESQUISA 1º CONCURSO DE PROJETOS PENSAR E FAZER PELO FUTURO ATIVIDADE

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL

EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL EDITAL DE ABERTURA 07/2015 PARA INSCRIÇÕES E SELEÇÃO CURSO DE ELABORAÇÃO DE INDICADORES DE DESEMPENHO INSTITUCIONAL 1. DA REALIZAÇÃO A Escola de Governo (EG), através da Fundação para o Desenvolvimento

Leia mais

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350

POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA APROVAÇÃO: Resolução DIREX nº 462, de 10/09/2012. VIGÊNCIA: 10/09/2012 POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO CORPORATIVA - NOR 350 1/6 ÍNDICE

Leia mais

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011

Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado

Leia mais

Decreto nº 4.134, de 09 de janeiro de 2014.

Decreto nº 4.134, de 09 de janeiro de 2014. Decreto nº 4.134, de 09 de janeiro de 2014. Dispõe sobre o processo de escolha para a designação de Professor para exercer a função gratificada de Vice-Diretor de Escola e Coordenador Pedagógico, nas Unidades

Leia mais

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE

Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE Política do Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE O Programa de Voluntariado Corporativo GRPCOM ATITUDE visa fortalecer a missão de desenvolver a nossa terra e nossa gente e contribuir para

Leia mais

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU CENTRO DE ESTUDO DE PÓS-GRADUAÇÃO PROPOSTA DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2013 INTRODUÇÃO: O presente trabalho apresenta a relação de Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu a serem reorganizados no

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015

EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 EDITAL DE ABERTURA DE CONCURSO INTERNO PARA MONITORES N 002/2015 O Reitor do CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS CEULP, no uso de suas atribuições e tendo em vista o disposto na Resolução de n 374/2010

Leia mais

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas

Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Minuta do Capítulo 10 do PDI: Relações Externas Elaborada pela Diretoria de Extensão e pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG SECRETARIA EXECUTIVA DOS CONSELHOS DELIBERAÇÃO Nº 056/2013 CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015

EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 PCD 125.62 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA / UFJF PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO - PROGRAD COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO PROFISSIONAL Nº 004/2015 Projetos: Escritório

Leia mais

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Perguntas frequentes sobre Ciência Sem Fronteiras- Alunos do Grupo Tiradentes (UNIT, FITS e FACIPE) Sumário O que é o Programa Ciência Sem Fronteiras?...

Leia mais

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS

NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES DO IFSULDEMINAS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS NORMATIZAÇÃO DE ESTÁGIO PARA OS CURSOS TÉCNICOS E SUPERIORES

Leia mais

1. Escopo ou finalidade da iniciativa

1. Escopo ou finalidade da iniciativa 1. Escopo ou finalidade da iniciativa Esta iniciativa busca a modernização e a ampliação das ações e dos instrumentos de Comunicação para atender às necessidades de divulgação e alinhamento de informações

Leia mais

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES

DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES DESCRITIVO DO RECRUTAMENTO PARA AGENTE DE APOIO ADMINISTRATIVO ANALISTA DE TRANSPORTES O presente documento é uma divulgação oficial das condições estabelecidas pelo SESC para este recrutamento. É de fundamental

Leia mais

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS EDITAL No. 01/ 2009 PROGRAMA UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ UNIOESTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Francisco Beltrão O Coordenador do Projeto: Adilson Francelino

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS (ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: ENSINO DE BIOLOGIA, ENSINO DE FÍSICA E ENSINO DE QUÍMICA) PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO MESTRADO EM ENSINO DE

Leia mais

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento

A FACULDADE. Faculdade Santíssimo Sacramento A FACULDADE Missão Produzir conhecimento em todas as suas formas e torná-lo acessível à sociedade, contribuindo para o desenvolvimento integrado da região. Visão A Faculdade Santíssimo Sacramento (FSSS)

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM MEDICINA INTENSIVA 2015/1

EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM MEDICINA INTENSIVA 2015/1 EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM MEDICINA INTENSIVA 2015/1 HOSPITAL GERAL DE GOIÂNIA Diretoria Ensino e Pesquisa PROGRAMA DE TREINAMENTO AVANÇADO EM MEDICINA INTENSIVA

Leia mais

AGENDA AGENDA. DE CURSOS e EVENTOS

AGENDA AGENDA. DE CURSOS e EVENTOS DE CURSOS e EVENTOS 2014 A agenda institucional 2014 apresenta os cursos e eventos que serão realizados pelo Ministério Público de Goiás ao longo do ano, para que todos os integrantes possam organizar,

Leia mais

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO

NIQUELÂNDIA/COCALZINHO NIQUELÂNDIA/COCALZINHO Instituto Votorantim debate Educação Euclides Oliveira Criado em 2002 para identificar oportunidades de gerar valor para a sociedade brasileira, o Instituto Votorantim agora vai

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 PUBLICADA EM 15/09/2015 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE NITERÓI EDITAL N 005/2015 O presente Edital torna pública a abertura de inscrições e estabelece as diretrizes gerais para

Leia mais

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO

Valorizando ideias e experiências participativas que promovam o direito humano à educação REGULAMENTO REGULAMENTO 1. O RECONHECIMENTO PÚBLICO DE OLHO NOS PLANOS 1.1. O Reconhecimento Público é uma ação da iniciativa De Olho nos Planos, composta pelos seguintes parceiros: Ação Educativa, UNICEF, Campanha

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA

CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DE SANTA CATARINA PARECER COREN/SC Nº 013/CT/2013 Assunto: Solicitação de Parecer Técnico acerca de critérios para abertura e funcionamento de Curso de Instrumentação Cirúrgica. I - Do Fato Solicitado Parecer Técnico ao

Leia mais

TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16

TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16 TETRABRAZIL SOCCER TetraPrep 15/16 TetraBrazil Prep 2014/2015 Page 1 Objetivo: O TetraPrep é um curso preparatório que visa à formação de treinadores de futebol para o mercado americano. O principal objetivo

Leia mais

FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014

FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014 FAQ EDITAL PROVAB - JANEIRO 2014 1. O que é o Provab e qual o perfil de profissional que costuma se inscrever no programa? O Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) é uma iniciativa

Leia mais

COMO VENCER ESSES DESAFIOS?

COMO VENCER ESSES DESAFIOS? ONDE ESTÃO NOSSOS RECURSOS HUMANOS PARA INOVAÇÃO Apenas 30% dos pesquisadores estão na iniciativa privada Alocação dos Pesquisadores por setor - 2009 e 2010 (%) 100% 0% Empresas Governo Academia Setor

Leia mais

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você!

Faculdade Senac Minas. Enade 2012. Faça também por você! Faculdade Senac Minas Enade 2012 Faça também por você! Prezado(a) aluno(a), Brevemente você será convocado para a realização de mais uma prova: o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes -ENADE. Desenvolvido

Leia mais

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS

TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE CAPÍTULO II DOS CENTROS TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE DOS CENTROS SEÇÃO II DOS DEPARTAMENTOS Art. 10. Os Departamentos que desenvolverão atividades de ensino, NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA, em nível de graduação

Leia mais

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1

M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 M a n u a l E n e m 2 0 1 4 P á g i n a 1 Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), segundo o próprio INEP, tinha o objetivo de avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL EDITAL Nº 02/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL EDITAL Nº 02/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL EDITAL Nº 02/2014 SELEÇÃO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM PREVENÇÃO DO USO DE DROGAS

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO

REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO REGULAMENTO CURSO DESCENTRALIZADO I Nome do curso PROTAGONISMO JUVENIL - GRÊMIO ESTUDANTIL E A FORMAÇÃO CIDADÃ NO ESPAÇO ESCOLAR II Apresentação: descrição do curso O curso capacitará os participantes

Leia mais

PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013

PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013 DIRETORIA GERAL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013 João Pessoa, PB Abril

Leia mais

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação

ESPM Social abre processo seletivo para consultoria de marketing e comunicação Financiamento e apoio técnico Prorrogadas as inscrições para o edital de apoio aos Fundos da Infância e Adolescência 2015 Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente de todo o País podem

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Página - 2

APRESENTAÇÃO. Página - 2 Página - 1 APRESENTAÇÃO O Congresso Carioca de Educação Física nasceu da necessidade de se fazer um evento destinado a esse segmento na cidade do Rio de Janeiro. A primeira edição aconteceu em agosto de

Leia mais

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios. RAIAR Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS

Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios. RAIAR Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS Startup Garagem Um programa de modelagem de negócios RAIAR e Inovação da PUCRS TECNOPUC Parque Científico e Tecnológico da PUCRS Porto Alegre, abril de 2015 1. Apresentação da Incubadora Raiar A e Inovação

Leia mais

PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013

PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013 DIRETORIA GERAL DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PROGRAMA VIVENDO E APRENDENDO 2013 João Pessoa, PB Abril

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES

PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES PROGRAMA JOVENS TALENTOS PARA A CIÊNCIA (PJT CIC) DIRETRIZES SOBRE O PROGRAMA Em 2012 a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG.

UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. UNIPAC ITABIRITO (VAGAS REMASCENTES) PÓS-GRADUAÇÃO (LATO SENSU) ORÇAMENTO E GESTÃO PÚBLICA (LEIA PAG. 2) CONTROLADORA E FINANÇAS (LEIA PAG. 4) TURMA 2008/1 UNIPAC ITABIRITO Pensando no seu futuro Profissional

Leia mais

EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014.

EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014. EDITAL Nº 04, de 28 de março de 2014. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR BOLSISTA DO NÚCLEO DE LÍNGUAS DO PROGRAMA INGLÊS SEM FRONTEIRAS O Coordenador da Assessoria Internacional da Universidade

Leia mais

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD.

05 - Como faço para acessar um curso no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle/UFGD. DÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CURSOS DE CAPACITAÇÃO 01 - O que é o Plano Anual de Capacitação? O Plano Anual de Capacitação tem como norteador o Decreto 5.707/06 que institui a Política e as Diretrizes para

Leia mais

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira.

Nome e contato do responsável pelo preenchimento deste formulário: Allyson Pacelli (83) 88252115 e Mariana Oliveira. Dados da empresa PRÊMIO ABF- AFRAS DESTAQUE SUSTENTABILIDADE 2012 FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO Categoria Franqueado Razão Social: Capacita Empreendimentos Educacionais Nome Fantasia: SOS Educação Profissional

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015

CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CHAMADA PÚBLICA - TURMA 2015 CURSO DE ATUALIZAÇÃO EM INTERNET E SAÚDE Periodicidade: Anual Coordenadores: André Pereira Neto Objetivos do Curso Apresentar e debater os principais temas e problemas relacionados

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA)

TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA ESPECIALIZADA (PESSOA FÍSICA) Contrato por Produto Nacional CONSULTOR SÊNIOR Número e Título do Projeto: BRA/09/004 Fortalecimento da CAIXA no seu processo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE - CURITIBA

Leia mais

Programa Inovar para Crescer nas Escolas Ciclo 2015

Programa Inovar para Crescer nas Escolas Ciclo 2015 Programa Inovar para Crescer nas Escolas Ciclo 2015 O Programa Inovar para Crescer nas Escolas - PINCE, criado e desenvolvido pelo Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia da Associação Comercial

Leia mais

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 23 e 24 de Novembro. LOCAL: Brasília, DF

SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. 23 e 24 de Novembro. LOCAL: Brasília, DF 23 e 24 de Novembro LOCAL: Brasília, DF SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção de um novo modelo de Gestão Estratégica de Pessoas. SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO POR COMPETÊNCIA A construção

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE A Direção Geral da Faculdade Independente do Nordeste, com vistas à chamada para seleção de alunos para o Programa Ciência

Leia mais

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015

INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 EDITAL n 200/2014-CIPEAD/PROGRAD/UFPR INSCRIÇÕES PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL NA MODALIDADE EAD TURMA 2015 A Universidade Federal do Paraná (UFPR),

Leia mais

FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014

FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 FACULDADE PROJEÇÃO DE SOBRADINHO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO INOVE CONSULTORIA JÚNIOR DA ESCOLA DE NEGÓCIOS SEGUNDO SEMESTRE DE 2014 A Direção da Escola de Negócios da Faculdade Projeção de Sobradinho,

Leia mais

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE O PARFOR 1. Como são os cursos ofertados pela plataforma freire e quais os benefícios para os professores que forem selecionados? O professor sem formação poderá estudar nos

Leia mais

Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa

Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa Fala, CMO! De volta à série Fala, CMO! conversamos dessa vez com a Marina Xavier, Gerente de Marketing na UnYLeYa, uma empresa que nasceu com a missão de universalizar

Leia mais

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos.

A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. Q A letra Q, símbolo do programa de qualidade no serviço público Gespública, pelo qual a Seplan é certificada, figura em todos os seus documentos. É uma alusão à essência e ao compromisso da Secretaria

Leia mais

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM

III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM III PRÊMIO PARAÍBA ABRAÇA ODM Faça parte desse abraço A Fundação Solidariedade ponto focal do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento,braço social do Sistema Correio de Comunicação, é uma Associação

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS UCPel Sociedade Pelotense de Assistência e Cultura SPAC Edital 001/2014 - Seleção de Profissional Programa Redes de Cooperação A UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS - UCPel,

Leia mais

Manual do Candidato 2013

Manual do Candidato 2013 Manual do Candidato 2013 Bio Jr. USP O QUE É EMPRESA JÚNIOR? Empresa júnior é uma associação civil formada por alunos matriculados em pelo menos um curso de graduação em institutos de ensino superior.

Leia mais

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO

INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO INFORME DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS FACULDADE SANTO AGOSTINHO O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação MCTI, o Ministério da Educação - MEC, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico

Leia mais

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON)

EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MUNICÍPIO DE FORTALEZA-CE (TERRITÓRIO CEARÁ PACÍFICO VICENTE PINZON) EDITAL Nº 21/2015 1. INTRODUÇÃO A ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE LUZIA LOPES GADÊLHA, por meio do Termo

Leia mais

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações

Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Nº 08/2012 Av. Teotônio Segurado, Quadra 401 Sul, ACSU-SO 40, conjunto 1, Lote 17, 1º andar (prédio do antigo Sine) Escola de Gestão Pública de Palmas em novas instalações Diante da crescente procura por

Leia mais

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO

EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO EDITAL No. 01 de 2015 PROGRAMA SANTANDER DE BOLSAS DE EDUCAÇÃO O Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Desenvolvimento Comunitário, divulga

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: CAPÍTULO I DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL Lei n o 9.795, de 27 de Abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PROEC EDITAL DE SELEÇÃO N.º 021/2014 PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT/2014 PROEXT / PROEC A Universidade Federal

Leia mais

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS

HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS HISTÓRICO DAS AVALIAÇÕES INSTITUCIONAIS E DOS PROCESSOS DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ATENAS O processo de avaliação institucional foi desenvolvido pela comunidade acadêmica da Faculdade Atenas, com o intuito

Leia mais

Roteiro. Secretaria Estadual. Ministério da Educação

Roteiro. Secretaria Estadual. Ministério da Educação 04 Roteiro Secretaria Estadual Ministério da Educação O Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica é resultado da ação conjunta do Ministério da Educação (MEC), de Instituições Públicas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Campina Grande Secretaria de Recursos Humanos EDITAL DE CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES CGDP/SRH Nº 01/2010 CREDENCIAMENTO DE INSTRUTORES PARA CURSOS DO PROGRAMA

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO

DEMOCRACIA, ÉTICA E RENOVAÇÃO PLANO DE GESTÃO CANDIDATURA A DIREÇÃO GERAL DO IFSC CÂMPUS CHAPECÓ ROBERTA PASQUALLI DIRETORA GERAL LUIS FERNANDO POZAS DIRETOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO ELIANDRO LUIZ MINSKI DIRETOR DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica

Edição Nº 15 Florianópolis, 10 de outubro de 2012. SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica SEM/SC: mudanças no cronograma do Programa de Capacitação Museológica A Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Sistema Estadual de Museus (SEM/SC), comunica mudanças nas datas e alguns locais

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES

ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES Informe Icesp Semanal Ano VI nº 52 02/05/14 ICESP/PROMOVE DEFINE DATAS DOS VESTIBULARES A diretoria acadêmica divulga as datas dos vestibulares agendados e tradicionais do segundo semestre de 2014 Informe

Leia mais

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015

AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 AVALIAÇÃO TRIMESTRAL DE METAS PDI- 2011/2015 METAS AÇÕES PRAZOS Expansão do número de vagas do curso de Engenharia de Produção. SITUAÇÃO MARÇO DE 2015 AVALIAÇÃO PROCEDIDA EM 12.03.2015 CPA E DIRETORIA

Leia mais

Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015. Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016)

Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015. Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016) Edital PROGRAD nº 29, de 10 de julho de 2015 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2016) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas

Leia mais