Senhora, de José de Alencar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Senhora, de José de Alencar"

Transcrição

1 Senhora, de José de Alencar Alunos: Ádria Araújo, Ádria Giovanna, Aelton Braga, Amanda Elisa, Amanda Vitória, Ana Carolina, Ana Clara, Caio Dias, Cláudia Coelho, Débora, Douglas Menezes, Douglas Portal, Enrique Neto, Felipe Gomes, Gabriel

2 Introdução Senhora é um romance urbano do escritor brasileiro José de Alencar, publicado em 1874, na forma de folhetim. É um dos últimos romances de Alencar, publicado dois anos antes da morte do escritor. Da mesma forma que Iracema, Senhora é juntamente com Lucíola um dos pontos altos da sua ficção citadina e de atualidade.

3 Autor José de Alencar José Martiniano de Alencar foi romancista, dramaturgo, jornalista, advogado e político brasileiro. Nasceu dia 1 de maio de 1829 e faleceu dia 12 de dezembro de Suas principais obras foram: O Guarani, Senhora, Lucíola, Diva, Tronco de Ipê e Iracema. Aos 26 anos publicou sua primeira obra: Cinco Minutos.

4 Suas Temáticas Em suas obras, José de Alencar demonstra uma preocupação com a cultura nacional. Buscando retratar o Brasil através de diferentes temáticas: indianistas, regionalistas, históricas e urbanas. Nas narrativas urbanas, costuma fazer críticas à sociedade da época, em especial à desigualdade social, um exemplo pode ser visto no livro Senhora. As obras indianistas apresentam o índio de forma idealizada. Nas histórias de Alencar, o branco é tido como o vilão e o índio como homem bom e puro. Em Iracema, de 1865, e Ubirajara, de 1874, continuam a temática indianista iniciada em O Guarani. Fatos marcantes da história também foram temas na escrita do autor, que tratou da colonização e da exploração do ouro, por exemplo. Nas histórias regionalistas, Alencar fala dos costumes do campo e da cultura mais natural, longe dos centros urbanos. O interior de São Paulo, os pampas gaúchos e o sertão do nordeste foram retratados nos romances. Essas obras são inspiradas por uma memória da infância, quando o jovem autor viajou pelo interior do nordeste.

5 Algumas Obras de José de Alencar: Romance Urbano Romance Urbano Literatura Indianista

6 Senhora Protagonistas: Aurélia Camargo e Fernando Seixas. Apaixonam-se na juventude, se distanciam por problemas financeiros. Seixas aceita o dote de 30 contos de réis de uma moça rica, Adelaide Amaral. Aurélia recebe a herança de seu avô, torna-se rica e resolve se vingar de Seixas por ter deixado á quando era pobre. Aurélia, sendo pobre, era frágil, meiga, compreensiva e sonhadora. Após a decepção que teve com Fernando ao ser abandonada em troca de um casamento por interesse, passa a ser fria, calculista e temperamental. Aurélia faz questão de, por vaidade, mostrar à sociedade que é rica e dona de Fernando.

7 Características da Obra Romance Urbano Dividido em quatro partes. Narrador em terceira pessoa onisciente. Tempo cronológico, século XIX. Espaço central é no Rio de Janeiro.

8 Aurélia Camargo Mulher independente. Bela e revolucionária. Moça pobre que depois virou rica. Perfil feminino de José de Alencar. Anjo e demônio. Vingativa,em busca de justiça. Rainha dos bailes. Dividida entre o amor e ódio. Desprendida de bens materiais. Apaixonada por Seixas.

9 Fernando Seixas Jovem bonito e educado. Bem vestido, aprecia a burguesia. Procura casamento por um bom dote. Sofre por conta de sua ganância. Caçador de dotes. Noturno Mora com sua mãe e duas irmãs. Ambicioso

10 Outros Personagens D. Firmina - Viúva,ex-vizinha de Aurélia,depois da morte da mãe de Aurélia foi morar com ela e acompanhava a menina na sociedade e fazia todos os seus desejos. Sr. Lemos -Tio e tutor de Aurélia. D. Emilia Mãe de Aurélia e irmã de Lemos. Pedro Camargo Pai de Aurélia e filho do fazendeiro Lourenço Camargo,que deixa,ao morrer,uma herança há neta,aurélia. Adelaide Pelo dote que seu pai ofereceu tira Fernando de Aurélia. Torquato Ribeiro Rapaz bom e humilde que procurou ajudar Aurélia nos vários momentos difíceis,quando pobre. Eduardo Ribeiro Pretendente de Aurélia.

11 Primeira Parte-O Preço Na primeira parte, O Preço, Aurélia Camargo dá a conhecer para o leitor: jovem de 18 anos, linda e debutando nos bailes. A principal ação desta primeira parte do romance começa quando Aurélia pede ao tio que ofereça ao jovem Fernando Seixas, recém-chegado na corte após uma longa viagem ao Nordeste, a sua mão em casamento. Entretanto, uma aura de mistério cobre o pedido, pois Fernando não deve saber a identidade da pretendente e além disso a quantia do dote proposto deve ser irrecusável: cem contos de réis ou mais, se

12 Segunda Parte- Quitação Na segunda parte, Quitação, conhecemos a vida de ambos os protagonistas. Aqui há um retorno aos acontecimentos em suas vidas, o que explica ao leitor o procedimento cruel de Aurélia em relação a Fernando.

13 Terceira Parte- Posse A história retorna ao quarto do casal. Vemos Fernando arrasado de vergonha, mas Aurélia toma o seu silêncio como cinismo. É o início da fase de hipocrisia conjugal. A jovem, na noite de núpcias, deixa claro: "comprou-o para representar o papel de marido que uma mulher na sua posição social deve ter. Dormem em quartos separados. Aurélia não só não pretende entregar-se a ele, como aproveita as oportunidades que o cotidiano lhe oferece para criticá-lo com ironia.

14 Quarta Parte-Resgate Tem-se o desenrolar da trama. Intensificam-se os caprichos e as contradições do comportamento de Aurélia, ora ferina, mordaz, insaciável na sua sede de vingança, ora ciumenta, doce, apaixonada. Intensifica-se também a transformação de Fernando, que não usufrui da riqueza de Aurélia, tornando-se modesto nos trajes, assíduo na repartição onde trabalhava, e assim adquirindo, sem perder a elegância, uma dignidade de caráter que nunca tivera. Fernando passa então a trabalhar dedicadamente e faz um negócio importante, em que arrecada um valor e devolve para Aurélia todo o dinheiro do dote. Ele então pede o divórcio. Comprovada a mudança de Fernando, Aurélia lhe mostra o seu testamento escrito no dia do casamento, onde é deixada para Fernando toda sua fortuna e é declarado o seu amor por ele. O casamento então se consuma e os dois se tornam um casal de amantes.

15 Mensagem que o autor deixou O conflito amoroso entre os protagonistas nasce desse choque entre os sentimentos e o interesse econômico. Aurélia Camargo é uma mulher de personalidade forte, carregada de sentimentalismo romântico. Daí sua contradição, sua personalidade marcada por extremos psíquicos: dá maior valor aos sentimentos, mas vale-se do dinheiro para atingir seu objetivo de obter o grande amor de sua vida, Fernando Seixas. Dessa forma, o dinheiro acaba impondo o valor burguês que lhe era atribuído na sociedade do século XIX. A realização amorosa só se cumpre depois de Aurélia vencer a aparente esquizofrenia que parece conduzi-la á dúvida quanto às intenções de Fernando Seixas. O comportamento esquizofrênico manifesta-se nas atitudes antitéticas de desejar o amor do marido com todas as suas forças, mas lutar contra o mesmo até suas últimas reservas.

16 Atualidades José de Alencar considera suas obras Lucíola, Diva e Senhora como sendo uma trilogia que ele intitulou de Perfis de Mulheres. Em 2006,a Rede Record de televisão transformou essas 3 obras de José de Alencar em uma novela chamada Essas Mulheres.

17 . O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo,quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. (José de Alencar)

SENHORA JOSÉ DE ALENCAR AUTOR

SENHORA JOSÉ DE ALENCAR AUTOR SENHORA JOSÉ DE ALENCAR AUTOR José Martiniano de Alencar (Messejanaa Fortaleza Ceará - 1 de maio de 1829 Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi um escritor e político brasileiro. Criou o romance de

Leia mais

Personagens: Protagonistas:

Personagens: Protagonistas: Personagens: Protagonistas: Ricardo Henrique Amaral (18 anos): é o protagonista da história. Bonito, desperta a paixão em qualquer menina que o ver. Doce, amoroso, romântico ele se apaixona por Maria Camilla,

Leia mais

Resumo. Romantismo (Senhora) Professor Zé Silva - Literatura

Resumo. Romantismo (Senhora) Professor Zé Silva - Literatura Romantismo (Senhora) Professor Zé Silva - Literatura Resumo. Senhora é um romance de costumes que retrata a ascensão da burguesia, mostrando a prosperidade das classes liberais. Ao mesmo tempo, revela

Leia mais

Ao Correr da Pena, crônica, 1874;

Ao Correr da Pena, crônica, 1874; OBRA ANALISADA: Til -- 1872 GÊNERO Romance AUTOR José de Alencar DADOS BIOGRÁFICOS Nome completo: José Martiniano de Alencar BIBLIOGRAFIA Romance: Cinco Minutos, romance, 1856; O Guarani, romance, 1857;

Leia mais

Dentre suas obras há:

Dentre suas obras há: OBRA ANALISADA GÊNERO AUTOR DADOS BIOGRÁFICOS BIBLIOGRAFIA Senhora Prosa - romance José de Alencar Nome completo: José Martiniano de Alencar Nascimento: 1º de maio de 1829, em Mecejana, no Ceará. Morte:

Leia mais

A estrutura: Quatro Blocos

A estrutura: Quatro Blocos A estrutura: Quatro Blocos Preço Quitação Posse Resgate Negócios Interesses Transações Mercantilização do Amor Significado: Colocação da sociedade sob uma perspectiva crítica Preço Os efeitos se antecipam

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Pecê

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Pecê Aulas Multimídias Santa Cecília Profº. Pecê Prof.:Pecê Surgimento: 1844 Publicação de A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Término: 1881 Publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 1º BIMESTRE AUTORIA ANDREIA GARCIA FARIA Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I Trecho 01 Há anos raiou no céu fluminense uma nova estrela.

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 1º BIMESTRE AUTORIA CRISTIANE SAMPAIO BARRETO NEY Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O texto a seguir é extraído do romance Senhora,

Leia mais

Romantismo Brasileiro. Prosa

Romantismo Brasileiro. Prosa Romantismo Brasileiro Prosa A Prosa Romântica no Brasil Início em meados do século XIX. Romance: gênero literário de fácil aceitação para o público burguês. Folhetim Mulheres, estudantes, comerciantes

Leia mais

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira

ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira ROMANTISMO Profa Giovana Uggioni Silveira CONTEXTO HISTÓRICO Séc. XIX (Brasil) Independência do Brasil POESIA CARACTERÍSTICAS Individualismo e subjetivismo; Sentimentalismo; Culto à natureza; Formas de

Leia mais

CONTRAPONTOS DO REALISMO, DENTRO DOS CONTOS: NEGRINHA E CONTRABANDISTA.

CONTRAPONTOS DO REALISMO, DENTRO DOS CONTOS: NEGRINHA E CONTRABANDISTA. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA DEPARTAMENTO DE LETRAS E ARTES DLA LICENCIATURA EM LETRAS COM A LÍNGUA INGLESA LITERATURA BRASILEIRA III PROF. ANCHIETA NERY JOÃO BOSCO DA SILVA (prof.bosco.uefs@gmail.com)

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA HELOISA MARIA SILVA ALVES SALES Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR O Texto Gerador é um recorte da primeira parte

Leia mais

Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros

Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros Camilo Castelo Branco Amor de Perdição SÍNTESE DA UNIDADE (ppt adaptado) Encontros 11.o ano Noémia Jorge, Cecília Aguiar, Inês Ribeiros Séc. XVII BARROCO Séc. XIX ROMANTISMO AMOR DE PERDIÇÃO: SÍNTESE DA

Leia mais

Português 2º ano João J. Folhetim

Português 2º ano João J. Folhetim Português 2º ano João J. Folhetim Romantismo: Cultura e Estética Burguesa Individualismo Liberalismo Culto ao Novo Cristianismo Materialismo Subjetivismo Liberdade de Expressão Imaginação Criadora Espírito

Leia mais

A prosa do Romantismo brasileiro

A prosa do Romantismo brasileiro GOIÂNIA, / / 2016 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Literatura SÉRIE: 2 ano ALUNO(a): Data da prova: 20/08/2016. No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes

Leia mais

Histórias do Romantismo

Histórias do Romantismo LINGUAGENS E SUAS TECNOLOGIAS Material de Apoio / 9º ano Professor: Me. Renato Dering Histórias do Romantismo De sonhos e conquistas 1.0 A Bolsa de Seda Joaquim Manuel de Macedo 1.1 Personagens Escritor

Leia mais

2 Contextualização. 5 Relações. Índice. Nota prévia histórico-literária A obra como crónica da mudança social... 19

2 Contextualização. 5 Relações. Índice. Nota prévia histórico-literária A obra como crónica da mudança social... 19 Índice 1 Nota prévia... 6 2 Contextualização histórico-literária... 9 2.1. Contextualização... 9 2.2. Elementos de contexto... 11 2.3. Produção literária de Camilo Castelo Branco... 13 2.4. A novela Amor

Leia mais

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo

Projeto Literatura Viva. Tema: Nacionalismo Projeto Literatura Viva Tema: Nacionalismo 2017 Justificativa Expressar-se oralmente é algo que requer confiança em si mesmo. Isso se conquista em ambientes favoráveis à manifestação do que se pensa, do

Leia mais

1ª edição 2017 R (NACIONAL).CS5.indd 3 10/03/ :27:29

1ª edição 2017 R (NACIONAL).CS5.indd 3 10/03/ :27:29 1ª edição 2017 No século passado... Ela é uma viúva muito rica. Ela tem um casal de filhos adultos. Ela mora sozinha em uma bela casa cercada de jardins. Ela tem uma melhor amiga muito fofoqueira. Ela

Leia mais

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA

RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA RESUMÃO NA RODA PROFESSORA CAMILLA Conto literário Características: Narrativa curta e de ficção. Apresenta três partes: introdução, desenvolvimento (conflito) e conclusão (clímax). Apresenta os cinco elementos

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9º ANO 4º BIMESTRE AUTORIA ALINE DE SOUZA RAMOS Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR I A Moreninha, obra publicada em 1844, traz uma história

Leia mais

A Moreninha 1844 Joaquim Manoel de Macedo Sucesso de público e crítica

A Moreninha 1844 Joaquim Manoel de Macedo Sucesso de público e crítica A Moreninha 1844 Joaquim Manoel de Macedo Sucesso de público e crítica a presença do flashback, uma volta ao passado para explicar um fato do presente. O sentimentalismo era mais visível, uma vez que toda

Leia mais

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES

SUPLEMENTO DE ATIVIDADES SUPLEMENTO DE ATIVIDADES NOME: N O : ESCOLA: SÉRIE: 1 Honoré de Balzac ficou mundialmente famoso por sua enorme A comédia humana, obra que reúne quase cem romances e constitui um grande painel da sociedade

Leia mais

Logo começavam os calores de uma primavera precoce, aturdindo os pássaros e despertando a letargia das árvores. Houve o início dos concertos

Logo começavam os calores de uma primavera precoce, aturdindo os pássaros e despertando a letargia das árvores. Houve o início dos concertos Logo começavam os calores de uma primavera precoce, aturdindo os pássaros e despertando a letargia das árvores. Houve o início dos concertos campestres. A Lira Santa Cecília vinha para a frente da casa

Leia mais

O IMPÉRIO E A SENHORA: SOCIEDADE E ESCRAVIDÃO EM JOSÉ DE ALENCAR. Renato Drummond Tapioca Neto 1 Marcello Moreira 2

O IMPÉRIO E A SENHORA: SOCIEDADE E ESCRAVIDÃO EM JOSÉ DE ALENCAR. Renato Drummond Tapioca Neto 1 Marcello Moreira 2 O IMPÉRIO E A SENHORA: SOCIEDADE E ESCRAVIDÃO EM JOSÉ DE ALENCAR Renato Drummond Tapioca Neto 1 Marcello Moreira 2 O seguinte trabalho se propõe a analisar o romance Senhora (1875), escrito por José de

Leia mais

A marca de uma lágrima

A marca de uma lágrima A marca de uma lágrima O autor O livro é uma obra de Pedro Bandeira, o autor responsável pela minha paixão por livros nacionais. É comum encontrarmos leitores com um alto teor de preconceito em relação

Leia mais

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio

Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Colégio FAAT Ensino Fundamental e Médio Recuperação do 4 Bimestre - disciplina Conteúdo: Texto / verbos Lista de exercícios 1. Complete adequadamente: a) Não... ontem ao cinema com vocês porque já... na

Leia mais

Realismo e Naturalismo na Europa

Realismo e Naturalismo na Europa Realismo e Naturalismo na Europa Professora Maria Tereza Faria Moças peneirando trigo Gustave Courbet A história começa descrevendo Charles Bovary quando entrou na escola e a algazarra que provocou nos

Leia mais

LAVÍNIA ROCHA LAVÍNIA ROCHA. Lavínia Rocha nasceu no dia

LAVÍNIA ROCHA LAVÍNIA ROCHA. Lavínia Rocha nasceu no dia Foto: Denilson Novaes 24 de maio de 1997 e é mineira de Belo Horizonte. Concluiu o Ensino Médio em 2014 no Colégio Santo Antônio. Publicou em 2010 seu primeiro livro, Um amor em Barcelona, e em 2014, De

Leia mais

CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS

CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS CURSO DE DIREITO VALDEIR SOARES DA CONCEIÇÃO AGNALDO FERREIRA SANTOS Trabalho apresentado à Faculdade Pitágoras Unidade Teixeira de Freitas, como pré-requisito de obtenção de nota parcial da disciplina

Leia mais

Slides por Carlos Daniel S. Vieira

Slides por Carlos Daniel S. Vieira Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 1º BIMESTRE AUTORIA ELAINE NEVES VALENCA Rio de Janeiro 2013 Caro aluno, Você terá a oportunidade de conhecer o romance do Romantismo

Leia mais

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a

É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a É Maria quem nos convida a refletir e guardar no coração a vida e projeto de seu FILHO. A missão dela era nos dar Jesus e fez isso de maneira ímpar. Vamos refletir nos fatos na vida de Jesus onde ELA está

Leia mais

O cortiço. Aluísio Azevedo

O cortiço. Aluísio Azevedo O cortiço Aluísio Azevedo Nasceu em São Luís (MA),em 1857 e faleceu em Buenos Aires, em 1913. Estudou irregularmente, foi escritor, pintor desenhista (caricatura) e diplomata. 1 Principais obras literárias

Leia mais

3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir.

3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir. 3 - (PUC-PR) Empregue o pronome relativo acompanhado ou não de preposição, nas lacunas das frases a seguir. 1. Fez o anúncio... todos ansiavam. 2. Avise-me... consistirá o concurso. 3. Existe um decreto...

Leia mais

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS MARÇO

DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS MARÇO DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS MARÇO 2015 1 ÍNDICE O PROGRAMA OPORTUNIDADES o PATROCÍNIO TV + DIGITAL OUTRAS OPORTUNIDADES SBT DIGITAL DIRETORIA COMERCIAL PRODUTOS NOVAS MÍDIAS MARÇO 2015 2

Leia mais

Romantismo A Prosa. O Romance Romântico

Romantismo A Prosa. O Romance Romântico Romantismo A Prosa O Romance Romântico O Romance de Folhetim 1844 início oficial da ficção no Brasil com A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo. Mostra os costumes da burguesia do RJ imperial; Sentimental

Leia mais

Revisão Literária de Nonata Soares

Revisão Literária de Nonata Soares ACADOC 2012 RASTROS Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares ACADOC www.facebook.com/acadoc (21) 9547-6768 - casearteteatral@gmail.com Homem entra em conflito com o seu casamento,

Leia mais

I) Descrição. Texto Descritivo. Seres, objetos, cenas, processos Momento único. Classes de palavras importantes

I) Descrição. Texto Descritivo. Seres, objetos, cenas, processos Momento único. Classes de palavras importantes TIPOLOGIA TEXTUAL O primeiro passo para a compreensão dos textos é o reconhecimento de seu modo de organização discursiva, ou seja, de seu tipo. Esse estudo pretende reconhecer as características peculiares

Leia mais

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector

Felicidade Clandestina. Clarice Lispector Felicidade Clandestina Clarice Lispector FELICIDADE CLANDESTINA Autor: Clarice Lispector Escola literária: Terceira Geração Modernista (1945 / 1960) Principais características: 1. Temática intimista: o

Leia mais

História de Luciane Lopes Pohlmann e Amanda

História de Luciane Lopes Pohlmann e Amanda História de Luciane Lopes Pohlmann e Amanda Nascimento: 14.2.1974 Nascimento: 19.11.1995 Falecimento: 04 de janeiro de 1998 Eram mãe e filha. Luciane tinha 23 anos e Amanda apenas dois anos. Para ser mais

Leia mais

Filmes Avaliação dos conteúdos específicos (de 0 a 4): Ação (AC), Amor (AM), Lágrimas(L), Risos(R), Sexo (S), Violência (V)

Filmes Avaliação dos conteúdos específicos (de 0 a 4): Ação (AC), Amor (AM), Lágrimas(L), Risos(R), Sexo (S), Violência (V) Com quem? Filmes Avaliação dos conteúdos específicos (de 0 a 4): Ação (AC), Amor (AM), Lágrimas(L), Risos(R), Sexo (S), Violência (V) P&G Obrigado, Mãe (2014). // Oral-B Power of Dad (anúncios) Ano N/A

Leia mais

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance.

O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Ensino Médio 1º ano O conto é a forma narrativa, em prosa, de menor extensão (no sentido estrito de tamanho), ainda que contenha os mesmos componentes do romance. Entre suas principais características,

Leia mais

XXIV Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG 11 e 13 de Novembro de 2015

XXIV Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG 11 e 13 de Novembro de 2015 XXIV Encontro Anual de Iniciação Científica - UEPG 11 e 13 de Novembro de 2015 DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS DE GÊNERO NA OBRA SENHORA, DE JOSÉ DE ALENCAR Área: Lingüística, Letras e Artes - Letras Forma

Leia mais

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS Material de Apoio / 9º ano Professor: Me. Renato Dering Data: / / 2016. De sonhos e conquistas Aluno(a): José de Alencar (1829-1877) foi romancista, dramaturgo, jornalista,

Leia mais

Novena a. Santa Edwiges EDITORA AVE-MARIA

Novena a. Santa Edwiges EDITORA AVE-MARIA Novena a Santa Edwiges EDITORA AVE-MARIA Santa Edwiges Padroeira dos pobres e endividados Edwiges nasceu na Alta Baviera em 1174. Filha de Bertoldo IV de Andechs e Inês de Rochlitz, teve dois irmãos bispos,

Leia mais

História de Claudio Vitalis

História de Claudio Vitalis História de Claudio Vitalis Nascimento: 16 de setembro de 1958 Falecimento: 04 de janeiro de 2015 Claudio Vitalis nasceu no dia 16 de setembro no ano de 1958, na cidade de Sinimbu filho de Wunibaldo Vitalis

Leia mais

IRACEMA, José de Alencar Iracema, José De Alencar

IRACEMA, José de Alencar Iracema, José De Alencar IRACEMA, José de Alencar Iracema, José De Alencar Obra narrada em terceira pessoa; É a história de Martim (branco, português) e Iracema (índia tabajara). Os protagonistas se conhecem quando ela o atinge

Leia mais

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança.

- Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Queridos irmãos na paz de Jesus! Hoje a avó Maria me disse assim: - Gostaria que você fosse ao Centro e contasse para nossos amigos uma história que você conhece de um velho e de uma criança. Eu disse:

Leia mais

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA

PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA PROFA. MS. MARIA ELIENE FERNANDES DA SILVA Francisco José do Nascimento, Dragão do Mar ou Chico da Matilde, foi o líder dos jangadeiros nas lutas abolicionistas. Ele nasceu no dia 15 de abril de 1839,

Leia mais

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS

A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS A MOÇA TECELÃ E OS CONTOS DE FADAS Os contos de fadas . O conto maravilhoso é um gênero literário de tradição oral, do qual fazem parte os contos populares e os contos de fadas.. Conto popular é um tipo

Leia mais

Português 2º ano João J. Memórias de um sargento de milícias

Português 2º ano João J. Memórias de um sargento de milícias Português 2º ano João J. Memórias de um sargento de milícias Memórias de um sargento de milícias RESUMO Memórias de um Sargento de Milícias Manoel Antônio 1852 Autor: de Almeida Manuel Antônio de Almeida

Leia mais

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca

Português Matemática Ciências/Laboratório História Geografia. Filosofia Inglês Arte Ed. Física. Psicomotricidade Informática Biblioteca O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis. José de Alencar Reunião

Leia mais

PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA

PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA PEÇA TEATRAL: DEU A LOUCA EM ROMEU E JULIETA Personagens: NARRADORA: ROMEU: JULIETA: MERCUTIO: FREI LOURENÇO: CAPULETO (Pai de Julieta): SENHORA CAPULETO (Mãe de Julieta): CARLOTA (Irmã de Julieta): AMA

Leia mais

Vídeo: O Pequeno Príncipe

Vídeo: O Pequeno Príncipe Sinopse Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto,

Leia mais

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura

Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura Vestibular UFRGS 2013 Resolução da Prova de Literatura 26. Alternativa (B) I A assertiva fala sobre haver uniformização pretendida pelo Barroco, o qual é marcado como sabemos pela dualidade. III O eu-lírico

Leia mais

* Nascimento: 20/06/1970

* Nascimento: 20/06/1970 Eloísa Helena Klinger Warken * Nascimento: 20/06/1970 Falecimento: 19/07/2013 O escritor, dramaturgo e poeta José Luís Peixoto, já dizia Tentar saber algo sobre a morte é tentar saber algo sobre a vida.

Leia mais

- Sou eu mesma, às suas ordens! Pode entrar! Seja bem vinda!

- Sou eu mesma, às suas ordens! Pode entrar! Seja bem vinda! O anúncio dizia que a vidente resolvia todos os pro-blemas, inclusive os do coração. Mesmo ao preço de R$ 20,00 a consulta, Amélia decidiu procurá-la. Bate à porta do endereço indicado. Vem atendê-la uma

Leia mais

PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR"

PRESENTE DE DEUS UM VERDADEIRO AMOR PRESENTE DE DEUS "UM VERDADEIRO AMOR" RAILDA DOS SANTOS CHAGAS CARVALHO Imagens Imagem capa Livro retirada site: ultradownloads.com.br Digitação Railda dos Santos Chagas Carvalho Respeite o Direito Autoral

Leia mais

VIAGENS NA MINHA TERRA (1846) Professor Kássio

VIAGENS NA MINHA TERRA (1846) Professor Kássio VIAGENS NA MINHA TERRA (1846) Professor Kássio ALMEIDA GARRETT (1799-1854) O autor nasce em Porto e, desde a infância, tem a vida marcada por acontecimentos políticos. Invasões napoleônicas e Guerra Civil

Leia mais

A CIDADE E AS SERRAS 1901 EÇA DE QUEIRÓS

A CIDADE E AS SERRAS 1901 EÇA DE QUEIRÓS A CIDADE E AS SERRAS 1901 EÇA DE QUEIRÓS EÇA DE QUEIRÓS 1845-1900 1ª FASE = ROMÂNTICA (PRÉ REALISTA) 2ª FASE = REALISTA-NATURALISTA O CRIME DO PADRE AMARO O PRIMO BASÍLIO 3ª FASE = REALISTA-FANTASISTA

Leia mais

O. G. REGO DE CARVALHO

O. G. REGO DE CARVALHO OBRAS INDICADAS PELA COPEVE - UFPI RESUMO DE OBRA ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE O. G. REGO DE CARVALHO COLÉGIO PRO CAMPUS - - OBRAS INDICADAS - COPEVE - UFPI ULISSES ENTRE O AMOR E A MORTE (O. G. REGO

Leia mais

TIL um folhetim ( )

TIL um folhetim ( ) TIL um folhetim (1871-72) Muitas personagens Vários núcleos Enredo dinâmico (ação rápida) Segredos, intrigas Suspense, tensão Heroísmo, idealização Muitas mortes tragédias gregas Fundo Moral grand finale

Leia mais

Personalidade das horas

Personalidade das horas Personalidade das horas Diga a que horas você nasceu e eu te direi como você é! O Horóscopo das Horas revela um pouco da personalidade de cada um de nós. Aproveite para conhecer o perfil dos amigos, parentes

Leia mais

CARTAS E POEMAS DE AMOR ANGÉLICA DA SILVA ARANTES

CARTAS E POEMAS DE AMOR ANGÉLICA DA SILVA ARANTES CARTAS E POEMAS DE AMOR ANGÉLICA DA SILVA ARANTES PRIMEIRA EDIÇÃO / 2011 1 Sumário SINOPSE... 4 UMA HISTÓRIA REAL... 5 AO MEU CRIADOR... 6 CARTA AO MEU AMOR... 7 CARTA AO MEU AMADO... 8 AO MEU QUERIDO

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia ISTRUES Prezado(a) aluno(a), Área de Códigos e Linguagens Disciplina: Ano: 2º - Ensino Médio Professora: Ana Lúcia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o : Turma: As atividades

Leia mais

História de Elzira Arminda Dummer

História de Elzira Arminda Dummer História de Elzira Arminda Dummer Nascimento: 13 de novembro de 1935 Falecimento: 27 de abril de 2013 Nascida no dia 13 de novembro de 1935, Elzira Arminda Dummer nasceu em São José da Reserva, interior

Leia mais

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa

É Quase Natal. Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa É Quase Natal No vale encantado Vive uma família especial São Bonecos de Neve E é quase Natal 2x Andam todos a brincar A correr, a saltar na floresta Mas não há tempo a perder Têm de preparar a festa Tanto

Leia mais

Participação Especial

Participação Especial Antagonista:Helena Rivaldii(Carolina Ferraz). Helena é irmã de Morgana, amiga de Marcela a mãe de Bianki. Helena é uma mulher rica e herdeira de toda a herança de sua família, um pouco diabólica, foi criada

Leia mais

MALHAÇÃO NOVA TEMPORADA Em julho, novas tramas e personagens terão a família como foco

MALHAÇÃO NOVA TEMPORADA Em julho, novas tramas e personagens terão a família como foco Nova Temporada Personagens Esquema Comercial Perfil UM CASAL, UMA CASA E SEIS FILHOS FAMÍLIA EM CONSTRUÇÃO A nova temporada de Malhação, que estreia dia 8 de julho/13, tem o foco voltado para a família.

Leia mais

Àhistória de uma garota

Àhistória de uma garota Àhistória de uma garota Gabriele é uma menina cheio de sonhos ela morava com sua mãe Maria seu pai Miguel Gabriele sofre muito ela tem apena 13 anos e já sofre Deus de quando ela era pequena a história

Leia mais

Aquele castelo pertence a um rei. Lá em cima, na torre, mora a filha dele. Quando ela nasceu, um mago previu que seria muito infeliz por causa de um

Aquele castelo pertence a um rei. Lá em cima, na torre, mora a filha dele. Quando ela nasceu, um mago previu que seria muito infeliz por causa de um O baú voador M uito tempo atrás, em um distante país, havia um mercador extremamente rico porque era sábio e apreciava poupar. Tudo o que ele ganhava, investia em novos negócios, sempre muito lucrativos.

Leia mais

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS

REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS REVISÃO PROFESSORA FÁTIMA DANTAS RELATOS DE VIAGEM Características e finalidade VAMOS RECORDAR? O autor regista fatos e acontecimentos ocorridos ao longo de uma viagem, por meio de suas próprias perspectivas

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Elementos do texto narrativo Linguagens Ensino Fundamental 4min16seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental: H1, H2 e H3 Tempo

Leia mais

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO PARA SERES SANTO

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO PARA SERES SANTO 2ª FEIRA 08 DE JANEIRO PARA SERES SANTO O mês de janeiro, mês de Dom Bosco, é um mês muito especial na nossa escola. É muito provável que todos conheçam alguma parte da história de São João Bosco, mas

Leia mais

Era uma vez... A Arte de Contar Histórias

Era uma vez... A Arte de Contar Histórias Era uma vez... A Arte de Contar Histórias robson@professorrobsonsantos.com.br www.professorrobsonsantos.com.br Se a palavra que você vai falar não é mais bela que o silêncio, então, não a diga. Mestre

Leia mais

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho

A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho Gisélle Razera 59 A novidade realista-naturalista e a solução para o impasse camiliano: estudo de uma Novela do Minho 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82 83 84 85 86 87

Leia mais

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese)

1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) 1500: Descobrimento do Brasil (Século XVI) (Literatura de Informação e de Catequese) O ROMANTISMO foi um movimento artístico, político, filosófico e literário surgido nas últimas décadas do Século XVIII

Leia mais

UFSC. Português (Amarela) Resposta: = 24

UFSC. Português (Amarela) Resposta: = 24 Resposta: 08 + 16 = 24 01. Incorreta. Não há nenhuma passagem que afirme que os imigrantes europeus implementaram essa política, nem por inferência. 02. Incorreta. O autor não se mostra como conservador

Leia mais

EL!HÉROE!DISCRETO!!MARIO!VARGAS!LLOSA! THE!DISCREET!HERO,!BY!MARIO!VARGAS!LLOSA!!

EL!HÉROE!DISCRETO!!MARIO!VARGAS!LLOSA! THE!DISCREET!HERO,!BY!MARIO!VARGAS!LLOSA!! Curitiba,Vol.2,nº3,jul.3dez.2014ISSN:231831028REVISTA(VERSALETE ELHÉROEDISCRETO MARIOVARGASLLOSA THEDISCREETHERO,BYMARIOVARGASLLOSA WagnerMonteiro 1 Nuestrohermosodeberesimaginarquehayunlaberintoyunhilo.Comessa

Leia mais

* Nascimento: 02/04/1939

* Nascimento: 02/04/1939 História de Adão Nadir Cardoso * Nascimento: 02/04/1939 Falecimento: 09/01/2011 Adão Nadir Cardoso nasceu em Candelária, filho de Vasco dos Santos Cardoso e Ana Lima dos Santos. Quando Adão completou dois

Leia mais

ANILDA MOLZ HERZOG. Nascimento: 27 de Janeiro de Falecimento: 27 de Agosto de 2009.

ANILDA MOLZ HERZOG. Nascimento: 27 de Janeiro de Falecimento: 27 de Agosto de 2009. ANILDA MOLZ HERZOG Nascimento: 27 de Janeiro de 1935. Falecimento: 27 de Agosto de 2009. Já dizia Chico Xavier A vida é construída nos sonhos e concretizada no amor e era exatamente assim que Anilda Molz

Leia mais

Sheila Ferreira Kuno. Poesias Cotidianas

Sheila Ferreira Kuno. Poesias Cotidianas Poesias Cotidianas Sheila Ferreira Kuno Poesias Cotidianas 1ª. Edição São Paulo - 2013 Copyright@2013 by Sheila Ferreira Kuno Projeto gráfico Sheila Ferreira Kuno Imagem da Capa Foto do jardim da autora

Leia mais

FEMININAS E LETRADAS: CONSTRUINDO DAMAS ANNA PAULA T. DAHER*

FEMININAS E LETRADAS: CONSTRUINDO DAMAS ANNA PAULA T. DAHER* RESENHAS FEMININAS E LETRADAS: CONSTRUINDO DAMAS ANNA PAULA T. DAHER* [Livro: SOARES, Ana Carolina Eiras Coelho. Moça educada, mulher civilizada, esposa feliz: Relações de gênero e História em José de

Leia mais

Jardins do Imperador. Descobrindo o Amor

Jardins do Imperador. Descobrindo o Amor Jardins do Imperador Descobrindo o Amor Jardins do Imperador Descobrindo o Amor ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ ~ Marc D'Agui Editora Vidgam ISBN 978-85-914598-0-3 Todos direitos reservados.

Leia mais

AQUELA QUE ACREDITOU

AQUELA QUE ACREDITOU AQUELA QUE ACREDITOU Coleção Narrativa Aquela que acreditou: a vida oculta de Maria de Nazaré, Lúcia Maria Furtado Arruda Mulheres na vida de Jesus: a história das primeiras discípulas, idem Risos e lágrimas

Leia mais

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI

ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI ROMANTISMO SÉC. XIX PROF. FERNANDO PUCHARELLI INÍCIO NA INGLATERRA E NA ALEMANHA ATÉ METADE DO SÉC. XIX; DISPUTAS DE PODER, FIM DA NOBREZA E ARISTOCRACIA; LITERATURA PARA A BURGUESIA E VISTA COMO ENTRETENIMENTO.

Leia mais

OLÉGIO E CURSO MASTER

OLÉGIO E CURSO MASTER CORUJA CORPORATIONS PRESENTS OLÉGIO E CURSO MASTER ROMANTISMO EM PORTUGAL PROFESSOR RENATO TERTULIANO INÍCIO - 1825 - Publicação do poema narrativo Camões, de autoria de Almeida Garrett, que tem como conteúdo

Leia mais

* Nascimento: 13/11/1957

* Nascimento: 13/11/1957 Norberto Frantz * Nascimento: 13/11/1957 Falecimento: 25/03/2013 A vida nos proporciona momentos de plena felicidade. Momentos estes que nos marcam de formas surpreendentes e nos transformam, nos comovem,

Leia mais

Confira esta aula em: Professor Danilo Borges

Confira esta aula em:  Professor Danilo Borges Aula anterior... Os Movimentos Sociais Confira esta aula em: http://www.joseferreira.com.br/blogs/sociologia/ Professor Danilo Borges PARTICIPAÇÃO DO JOVENS NOS MOVIMENTOS SOCIAIS BRASILEIROS SÉCULO XIX

Leia mais

EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO. 2. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José

EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO. 2. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José EXERCICIOS SOBRE MENINO DO ENGENHO 1. (FAENQUIL / VUNESP) Leia o fragmento do romance Menino de Engenho, de José Sobre Menino de Engenho, é correto afirmar que a) integra o conjunto de romances regionalistas

Leia mais

IX SEMANA JURÍDICA DO IESB OESTE

IX SEMANA JURÍDICA DO IESB OESTE IX SEMANA JURÍDICA DO IESB OESTE TEMAS CONTEMPORÂNEOS DE DIREITO TRABALHISTA E DIREITO PENAL NO BRASIL - A NOVA LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E O INSTITUTO DA DELAÇÃO PREMIADA COORDENADOR DA SEMANA JURÍDICA:

Leia mais

8 de outubro de Boletim de Comunicação Social

8 de outubro de Boletim de Comunicação Social 8 de outubro de 2016 Boletim de Comunicação Social Revista de Imprensa 1. CR "rejeita" diretor-adjunto, Correio da Manhã, 08-10-2016 1 2. Web Summit escolhe Expresso, Expresso, 08-10-2016 2 3. O salto

Leia mais

Aula MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO. META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista.

Aula MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO. META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista. MACHADO DE ASSIS E O REALISMO BRASILEIRO META Apresentar e discutir o lugar da obra de Machado de Assis na literatura brasileira realista. OBJETIVOS social; realista; - Releitura das aulas 1, 2 e 3. (Fonte:

Leia mais

PERFEITO CORAÇÃO. Está se vê obrigada a casar-se sem amor com Tiago. Viverá infeliz. O problema é que Roberto deixou Cristal grávida.

PERFEITO CORAÇÃO. Está se vê obrigada a casar-se sem amor com Tiago. Viverá infeliz. O problema é que Roberto deixou Cristal grávida. PERFEITO CORAÇÃO Como previsto, estréia amanhã, aqui no Recanto, Perfeito Coração. Antes de tudo, gostaria de dizer que ela é inspirada na obra homônima de Pedro Lopes, autor da vencedora do Emmy Laços

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 9 ANO 3 BIMESTRE AUTORIA IVETE FREITAS SILVA Rio de Janeiro 2012 TEXTO GERADOR O Texto Gerador pertence ao gênero textual que será trabalhado

Leia mais

Vilson Caetano de Sousa Jr., Emília da Cruz Santos e Edite dos Santos Ilustração: Rodrigo Siqueira

Vilson Caetano de Sousa Jr., Emília da Cruz Santos e Edite dos Santos Ilustração: Rodrigo Siqueira Vilson Caetano de Sousa Jr., Emília da Cruz Santos e Edite dos Santos Ilustração: Rodrigo Siqueira 2014 Enseada Indústria Naval S.A Todos os direitos reservados Qualquer parte desta publicação pode ser

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA

FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA FORMAÇÃO CONTINUADA EM LÍNGUA PORTUGUESA ROTEIRO DE ATIVIDADES 2ª SÉRIE 1º BIMESTRE AUTORIA LEDA MARQUES LOTH Rio de Janeiro 2013 TEXTO GERADOR I O romance urbano tem como cenário a cidade grande, sempre

Leia mais