Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul"

Transcrição

1 Investigação Geotécnica das Argilas Moles de Rio Grande, Rio Grande do Sul Celso Luís da Silva Pedreira FURG/UCPEL, Rio Grande e Pelotas, RS, Brasil, celpedreira@uol.com.br Cláudio Renato Rodrigues Dias FURG, Rio Grande, RS, Brasil, cláudio@dmc.furg.br Cezar Augusto Burkert Bastos FURG, Rio Grande, Brasil, RS, bastos@dmc.furg.br Fernando Schnaid UFRGS, Porto Alegre, Brasil, RS, fernando@ufrgs.br Diego Fagundes COPPE/UFRJ, Rio de Janeiro, Brasil, RJ, dffagundes@gmail.com; RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo apresentar as propriedades das argilas moles de três sítios de investigação, localizados na cidade de Rio Grande, Rio Grande do sul, Brasil. Dois sítios estudados são depósitos superficiais. O sitio profundo possui diversas sondagens SPT, ensaios de cone, amostras shelbies e ensaios de laboratório. Estes ensaios serão comparados aos estudados anteriormente na região. O trabalho fará parte de um conjunto de dados sobre a cidade de Rio Grande que será publicado em uma tese da UFRGS. PALAVRAS-CHAVE: solos moles, investigação geotécnica, ensaios de laboratório, ensaios de campo. INTRODUÇÃO Os campos experimentais neste trabalho foram separados em três sítios, o primeiro foi denominado de Campus Cidade e localiza-se dentro do Campus Cidade da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, o segundo sítio chamado de Helena Small que se encontra no centro da cidade também próximo ao citado anteriormente e o terceiro localiza-se no superporto de Rio Grande. O trabalho será dividido em ensaios de campo e ensaios de laboratório. Uma síntese dos ensaios de campo dos três sítios serão apresentados, sendo que no sitio profundo uma grande quantidade de SPTs foi realizada e será apresentada em outros trabalhos neste evento. ÁREA DE ESTUDO A cidade do Rio Grande está localizada no extremo sul do Brasil, em uma península que se desenvolve na direção leste-oeste da parte sul da planície costeira do Rio Grande do Sul ( latitude sul), junto ao estuário da Laguna dos Patos (Fig. ). À margem oeste do canal situa-se o complexo portuário (Fig. ), com km de extensão aproximadamente, chamado de Superporto de Rio Grande, cujas obras iniciaram nos anos. Um distrito industrial também foi construído junto a este local. Mais ao norte, na península onde se localiza a zona urbana da cidade, situa-se o Porto Velho, atracadouro utilizado desde a fundação da cidade () e o Porto Novo, cujas instalações foram na primeira década do século XX. Grandes obras portuárias têm sido executadas na região, dentre as quais salienta-se uma importante obra executada na mesma época do Porto Novo, a construção de dois molhes de pedra (quebra-mares) com uma extensão de km, que tornou possível a fixação da barra e a proteção do canal de acesso ao porto do Rio Grande.

2 A Figura localiza os três portos supra citados e também os sítios estudados na cidade de Rio Grande. Figura. Localização do centro urbano e portuário de Rio Grande. Figura - Localização dos portos e dos sítios na cidade de Rio Grande. SOLOS MOLES Solos moles podem ser definidos como depósitos de solos com predominância de partículas siltosas ou argilosas, com formação geológica de idade recente. Em geral, estes solos encontram-se em estado normalmente adensado ou ligeiramente pré-adensado, com algumas exceções, principalmente nas porções superficiais dos depósitos (crostas pré-adensadas). As principais características destes solos são a grande compressibilidade, a baixa permeabilidade, a baixa resistência e a consistência mole. Estes solos podem apresentar uma variação considerável nas suas propriedades físicas, como resistência não drenada, índice de vazios, história de tensões, granulometria e umidade. O comportamento das argilas moles de Rio Grande, considerando os estudos e experiência acumulados a partir dos anos (Dias e Pedreira ), tem sido apresentados em vários trabalhos (Dias,, ; Dias e Bastos, ; Dias e Moraes e Dias e Pedreira ). Em tais comunicações têm sido feitas comparações de comportamento com outras argilas da costa brasileira, relatado por Massad (, ). As diferenças têm sido consideradas como decorrentes das diferenças de processos e de idade de formação geológica dos depósitos. O Banco de Dados Geotécnicos de Recife (Coutinho et al. ) pode ser apontado como um modelo de pesquisa para definição de comportamentos das argilas moles na região nordeste do Brasil. Outros relevantes trabalhos têm sido desenvolvidos para as argilas do Rio de Janeiro (Futai et al. ; Lacerda ; Danziger et al. ) ou para argila de Santa Catarina (Oliveira e Maccarini ) e confirmam a importância que vários centros de pesquisa e universidades têm dado às argilas moles da costa brasileira. Igualmente importantes são outros trabalhos desenvolvidos no Rio Grande do Sul, como os que tratam da argila do subsolo do Aeroporto Salgado Filho (Soares ; Schnaid ; Schnaid e Nacci ). Em Dias e Pedreira () é feito um histórico das principais obras portuárias, desde a primeira década do século XX até os dias atuais, ressaltando a importância da presença das camadas argilosas de consistência mole a média, na definição dos tipos de fundações empregadas nestas obras. Deve-se apontar a importância da evolução tecnológica dos processos executivos de fundações, que levaram ao uso de fundações superficiais para cais em muros de pedra (estruturas de contenção), até grandes fundações profundas, como estacas pré-moldadas de grande diâmetro ( cm) e comprimento ( m), para execução de piers e cais, ou mesmo estacas escavadas com uso de lama bentonítica, de grande diâmetro ( cm) e comprimento (até m), em obras de silos verticais (Dias, ).

3 PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DAS ARGILAS DE RIO GRANDE. Ensaios de Laboratório Na Tabela são apresentados resultados dos ensaios da areia argilosa do Porto Novo, conforme (Dias e Pedreira ). O solo é composto, em média, por % de areia fina,,% de silte e,% de argila. A umidade média é de % e limites de liquidez % e de plasticidade de %. Tabela - Características da areia argilosa - Porto Novo (Dias et al., ). GRANULOMETRIA (wl) (wp) Furo Areia Silte Argila SP-A NP SP-A - - SP-A SP-A SP SP - - Na Tabela são apresentados os resultados da argila siltosa do Superporto. Dias e Kerstner () fizeram uma avaliação de todos os dados de ensaios do banco de dados, onde se pode classificar (Sistema Unificado) esta argila siltosa variando desde SC, para profundidades da ordem de m, passando por CL até m e CH para profundidades entre e m. Entre e m ocorrem argilas orgânicas (OH). Na Tabela têm-se resultados de ensaios realizados com amostras retiradas do mar, junto aos Molhes da Barra de Rio Grande. Nas Tabelas e são apresentados os resultados dos campos experimentais, pode-se verificar que os dados encontrados se assemelham às argilas profundas, porém, neste caso, são consideradas superficiais. Tabela - Características da argila siltosa - Superporto (Dias et al., ). W Areia Silte Argila wl wp Prof. Sucs,, CL,, CH,, CH,, CH,, CH,, CH,, CH,, CH,, OH Tabela - Características da argila siltosa Molhes da Barra (Dias, ). w nat wl wp IP areia silte argila,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Tabela - Características geotécnicas - Sítio Campus Cidade. Prof. w Areia Silte Argila wl wp,,,,, Tabela - Características geotécnicas - Sítio Colégio Helena Small. Prof. w Areia Silte Argila wl wp, -, -,,,, No sitio diversos furos de SPT tiveram também uma detalhada análise granulométrica, na Figura um perfil granulométrico de amostras retiradas do ensaio SPT é apresentado.

4 cota porcentagem areia silte argila - Figura - Composição granulométrica de uma sondagem. Considerando os dois tipos de solos definidos nos ensaios de caracterização, os resultados de ensaios oedométricos mostram a predominância do comportamento argiloso da argila siltosa do Superporto e do comportamento arenoso da areia argilosa do Porto Novo (Dias ). Na Tabela, observam-se os diferentes parâmetros obtidos dos ensaios de adensamento para a areia argilosa do Porto Novo. Na Tabela são apresentados os parâmetros para argila siltosa do Superporto. Nas Tabelas e são apresentados os resultados de dois sítios estudados, estes valores indicam um solo sub-adensado, decorrência de aterro recente do local. Tabela Parâmetros de adensamento para areia argilosa do Porto Novo (Dias ). w e C C σ 'vm C c /+e OCR (kpa),,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Tabela Parâmetros de adensamento para argila siltosa (Dias ). Local wl σ v C c e (kpa) TECON,,,,,,,,,,,,,,, MAR,,,,,,,,,,,,,,, Tabela Parâmetros de adensamento para o sítio Campus Cidade. S CR σ e C C OCR 'vm (kpa),,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Tabela Parâmetros de adensamento para o sítio Colégio Helena Small. CR σ e C 'vm C (kpa) OCR,,,,,,,,,,,,,,,,,,,, Na Figura apresenta-se um gráfico com a qualidade das amostras segundo os limites propostos em Coutinho et al. (). CR satisfatória não-satisfatória C. cidade helena εv Figura - Razão de Compressão (CR) x ev das amostras ensaiadas nos sítios e Limites propostos em Coutinho et al. (). A argila siltosa do Superporto apresenta uma resistência ao cisalhamento não drenada Su média de kpa, conforme trabalhos anteriormente citados, sendo que varia entre kpa, na profundidade de m, e kpa, na profundidade de m. Ensaios realizados com argila siltosa no mar têm apresentado valores muito menores, sendo em média kpa (Dias ). Os valores de S U encontrados para as argilas superficiais (Tab. ) mostram valores diferentes do que aqueles encontrados em outros trabalhos, provavelmente devido ao amolgamento das amostras retiradas com tubos Shelby de pequeno diâmetro e um processo executivo não eficiente.

5 Tabela Valores dos parâmetros de resistência dos ensaios triaxiais dos dois sítios (argilas superficiais). Local Prof. S U (kpa) C. Cidade,, C. Cidade,, C. Helena Small,, C. Helena Small,, C. Helena Small,, C. Helena Small,, C. Helena Small, - C. Helena Small, - q (kpa) Triaxial CIU SPC SB IV Os ensaios de adensamento no sítio dos solos da camada entre as cotas - e -m indicam o comportamento ora normalmente adensado, ora levemente pré-adensado, com rápida dissipação das poro pressões, altos valores de Coeficiente de adensamento (Cv) e de permeabilidade (K), com forte influência de veios de areia fina nas amostras. Já para o solo presente na camada situada entre as cotas -, e -m, o ensaio de adensamento confirma seu comportamento de argila siltosa, levemente pré-adensado. Os valores de Cv têm ficado entre x- e x- m/s. A argila siltosa no sitio apresenta um leve sobre adensamento, que tem sido explicado pelas variações no nível do mar no Quaternário. O ensaio realizado com a amostra do shelby retirado da sondagem SPCC apresentou um comportamento de argila arenosa, como se pode notar no valor do Cc =, e no índice de vazios e=,. Com relação aos ensaios triaxiais do sítio, diversos ensaios triaxiais foram realizados. Um ensaio CU é apresentado na Figura. Da análise deste gráfico pode-se concluir que o ângulo de atrito interno efetivo Ǿ é igual a, e coesão igual a kpa para solo levemente pré-adensado e Ǿ = com coesão igual a kpa para solo normalmente adensado. Estes valores são muito semelhantes aos citados por Dias (). p (kpa) Figura - Exemplo de um triaxial do sítio.. Ensaios de Campo Este trabalho tem como objetivo divulgar os ensaios de laboratório. Neste item serão disponibilizados alguns resultados para podermos caracterizar o tipo de solo, principalmente a estratifigrafia. Neste congresso os autores possuem um outro artigo caracterizando detalhademente o sitio. No Campus Cidade foram realizados ensaios de cone, CDL (cone dinâmico leve), SPT-T e amostras shelby. A Figura apresenta um gráfico comparativo dos ensaios realizados, inclusive os resultados de pesquisas anteriores naquele local. No Colégio Helena Small foram realizados ensaios de cone, CDL, SPT-T e amostras shelby. A Figura apresenta o resultado de um ensaio de cone, com a presença de diversas camadas de areias e argila. Na Figura um perfil do solo e os resultados do SPT são apresentados. No sitio foram executados mais de SPTs, seis ensaios de cone e foram retirados mais de amostras shelbies. Como os ensaios estão em andamento neste trabalho estão sendo apresentados alguns resultados.

6 , KPa N SPT,,, Profundidade,,,,,,, CDL Dias () CDL Estudo () SPT Dias () SPT () Estudo () Piezocone () Figura - Gráfico dos ensaios de campo realizados no Campus Cidade. Qc Qt, U, Uw (KPa) U U,,,,, Figura - Ensaio de cone do Colégio Helena Small. CONCLUSÕES Bq Rf Neste trabalho são apresentados alguns dados das pesquisas desenvolvidas a mais de anos na região e pesquisas em andamento. A campanha de investigação do sítio está próxima do término e em virtude da grande quantidade de ensaios e resultados, esperamos em breve escrever um artigo completo só com o referido sítio. Podemos verificar com os artigos revisados e os resultados encontrados que: Figura - Perfil de solo do Campus Cidade com os resultados do SPT. - Os ensaios de caracterização confirmaram as propriedades das argilas encontradas na região; - Com relação aos ensaios de adensamento e triaxiais estes foram fundamentais nas definições das propriedades das argilas; - Os ensaios de cone auxiliaram na definição das camadas existentes e as profundidades a serem ensaiadas em laboratório. Com relação às obras executas na região e o tipo de solo e estratifigrafia encontrado podemos afirmar que: - A presença de depósitos de solos moles profundos e superficiais na região portuária de Rio Grande tem levado os projetistas de fundações a optarem por estacas de grande comprimento (> m). O estudo destes sítios em regiões próximas aos trabalhos pretéritos na região vem corroborar para o detalhamento das argilas superficiais da cidade de Rio Grande; - Deve-se considerar a importância da presença destes depósitos na geração de recalques muito elevados em aterros construídos em áreas retroportuárias, principalmente quando forem geradas solicitações devido a esforços laterais e atrito negativo em estacas. AGRADECIMENTOS Os autores agradecem a Superintendência do Porto de Rio Grande SUPRG (pelos dados cedidos) e a PRONEX-FAPERGS pelo apoio financeiro ao projeto.

7 REFERÊNCIAS Coutinho, R. Q.; Oliveira, J. T. R.; Oliveira, A T. J.(). Geotechnical Properties of Recife Soft Clays, Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, pp. - Danziger, F. A B.; Almeida, M. S.S.; Lacerda, W. A. (), Quinze Anos de Piezocone na COPPE/UFRJ, pp. - Dias, C.R.R. (). Comportamento das Estacas de Fundação dos Silos do Terminal de Trigo e Soja do Porto do Rio Grande, Revista Solos e Rochas, Vol., n., pp- Dias, C.R.R. (). Previsão e Observação do Comportamento de Estacas Escavadas no Terminal de Trigo e Soja do Porto do Rio Grande Anais do Simpósio Teoria e Prática de Fundações Profundas, Porto Alegre Dias, C.R.R. (). Caracterização dos Parâmetros de Sedimentação e Adensamento de Solo Sedimentar da Planície Costeira Região de Rio Grande. Relatório FAPERGS Proj. / Dias, C.R.R. (). Caracterização dos Parâmetros Geotécnicos de Solo Sedimentar da Cidade do Rio Grande- Resultados de Pesquisa sobre Argilas Moles- COPPEGEO'- Simpósio Geotécnico em Comemoração dos anos da COPPE, pp -, R.J. Dias, C. R. R. e Bastos, C.A.B. (). Propriedades Geotécnicas da Argila Siltosa Marinha da Cidade do Rio Grande/RS - Uma Interpretaçào à Luz da Geologia Recente da Região. X COBRAMSEF, Foz do Iguaçu Dias, C. R. R. e Bastos, C.A.B. (). Argila Siltosa Marinha de Rio Grande/RS - Análise de Dados Geotécnicos Aplicados às Obras Portuárias, VI Congresso Brasileiro da ABEQUA e Reunião Sobre o Quaternário da América do Sul, Curitiba Dias, C. R. R. e Moraes, J. M.de (). A Experiência Sobre Argilas Moles na Região do Estuário da Laguna dos Patos e Porto do Rio Grande, Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul - Geosul' Dias, C. R. R. e Pedreira, C. L. da S. (). Aspectos Geotécnicos e Soluções de Fundações de Obras Portuárias de Rio Grande/RS, Prática de Engenharia Geotécnica da Região Sul - Geosul' Dias, C.R.R. (). Os Parâmetros Geotécnicos e a Influência dos Eventos Geológicos - Argilas Moles de Rio Grande. Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, pp -. Futai, M. M.; Almeida, M. S. S.; Bezerra, R. L; Meireles, E. B. (). Propriedades Geotécnicas das Argilas do Rio de Janeiro, Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, pp. - Lacerda, W. A (). Algumas Pesquisas e Casos Práticos em Argilas Moles Brasileiras, Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, Palestra. Massad, F. (). As Argilas Quaternárias da Baixada Santista: Características e Propriedades Geotécnicas. Tese de Livre Docência. Escola Politécnica da USP, S. Paulo. Massad, F. (). História Geológica e Propriedades dos Solos de Baixadas: Comparações entre Diferentes Locais da Costa Brasileira, In: Depósitos Quaternários das Baixadas Litorâneas Brasileiras, p.-., R.J. Oliveira, H. M., Maccarini, M. (). Caracterização Geotécnica de um Depósito de Argila Mole de Santa Catarina, Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, pp. -. Schnaid, F., Consoli, N. C., Fialho, A., Nacci, D. C.. (). Ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho Parte : Caracterização Geotécnica e Parâmetros de Projeto, Solos e Rochas. Schnaid, F., Nacci, D. C. (). Propriedades Características de Argilas Moles do Estado do Rio Grande do Sul, Encontro Propriedades de Argilas Moles Brasileiras, UFRJ/COPPE, pp. - Soares, J. M. (). Estudo do Comportamento Geotécnico do Depósito de Argila Mole da Grande Porto Alegre. Tese de Doutorado, CPGEC/UFRGS, p

ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE

ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE ESTUDO COMPARATIVO DOS PARÂMETROS GEOTÉCNICOS DE DUAS REGIÕES DO SUPERPORTO DO RIO GRANDE Luciano Vasconcelos Rocha Escola de Engenharia PPGEO/FURG, Rio Grande, Brasil, luciano_vrocha@yahoo.com.br Cláudio

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2017 Areias Solos muito permeáveis Comportamento controlado pelas forças de gravidade, logo pelo tamanho

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO

DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO DETERMINAÇÃO DE PARÂMETROS DE RESISTÊNCIA DE UM SOLO SEDIMENTAR ESTRATIFICADO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE CISALHAMENTO DIRETO Cezar Augusto Burkert Bastos Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, Brasil,

Leia mais

Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN

Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN Caracterização Geotécnica de Depósito de Solos Moles com Ocorrência em Obra de Duplicação da BR-101 no Vale do Rio Curimataú-RN Alexandre da Costa Pereira 1, Roberto Quental Coutinho 2, Ricardo Flores

Leia mais

Atuação em Obras Costeiras e Portuárias

Atuação em Obras Costeiras e Portuárias Reunião preparatória do workshop: Perspectivas Atuais e Futuras da Engenharia Costeira no Brasil Atuação em Obras Costeiras e Portuárias Prof. Dr. Claudio Renato Rodrigues Dias 06/10/2005 Centro da cidade

Leia mais

Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de Itaguaí-RJ

Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de Itaguaí-RJ Investigação Geotécnica e Estudo de Adensamento da Camada de Argila Muito Mole Existente no Distrito Industrial de ItaguaíRJ Rubenei Novais Souza Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, rubenei@petrobras.com.br

Leia mais

4 Resultados dos Ensaios

4 Resultados dos Ensaios 4 Resultados dos Ensaios Para implementar a metodologia desenvolvida na pesquisa e descrita no capítulo 3 foi feita uma campanha de ensaios para conhecer e estudar os resultados que estes ensaios fornecem.

Leia mais

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado

Caderno de questões. Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 2018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado Caderno de questões Processo seletivo de ingresso para o 1º. Semestre de 018 CONHECIMENTOS ESPECIFICOS GEOTECNIA Mestrado e Doutorado ORIENTAÇÃO PARA ESSA PROVA Esta prova possui 0 (vinte) questões, todas

Leia mais

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CÓDIGO: IT822. Estudo dos Solos CRÉDITOS: 4 (T2-P2) INSTITUTO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO DECANATO DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS E REGISTRO GERAL DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS PROGRAMA ANALÍTICO DISCIPLINA CÓDIGO: IT822

Leia mais

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA

VANE TEST ENSAIO DE PALHETA VANE TEST ENSAIO DE PALHETA Ensaios de Campo e Instrumentação de Obras Normas Vane Test ou Ensaio de Palheta O equipamento Ortigão e Collet (9) Mini vane ensaio em laboratório Tipos de Palheta Palheta

Leia mais

Ana Nery de Macedo Cadete UFPE, Recife/PE, Brasil,

Ana Nery de Macedo Cadete UFPE, Recife/PE, Brasil, XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Resistência não Drenada

Leia mais

Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ

Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ Propriedades Geotécnicas das Argilas Moles da Estrada de Transporte de Equipamentos Pesados do COMPERJ Rubenei Novais Souza Petróleo Brasileiro S.A., Rio de Janeiro, Brasil, rubenei@petrobras.com.br Tales

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 EXERCÍCIOS DE CAPACIDADE DE CARGA 1 RELEMBRANDO R Capacidade de Carga R L Resistência Lateral

Leia mais

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra

3 Histórico do local. 3.1 Descrição da Obra 3 Histórico do local 3.1 Descrição da Obra A obra consiste na execução de um extenso aterro para implantação da Indústria Rio Polímeros. A área escolhida localiza-se ao lado da Refinaria Duque de Caxias

Leia mais

5. Análise dos deslocamentos verticais

5. Análise dos deslocamentos verticais 5. Análise dos deslocamentos verticais Os deslocamentos verticais em aterros fundados em solos altamente compressíveis apresentam-se como uma das principais preocupações do engenheiro projetista. A busca

Leia mais

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo.

PEF-2403 Obras de Terra Coleção 2Q 2013/2 Prospecção do subsolo. Ensaios de campo. PEF-243 Obras de Terra Coleção 2Q 213/2 Exercício 1 Para executar um aterro sobre solo mole foram realizados os seguintes ensaios de campo: Sondagem (Figura 1) CPTU (Figura 2) Vane Test (Figura 3) Além

Leia mais

Parâmetros de resistência ao cisalhamento e de permeabilidade de solos pertencentes ao grupo Itararé (Bacia do Paraná)

Parâmetros de resistência ao cisalhamento e de permeabilidade de solos pertencentes ao grupo Itararé (Bacia do Paraná) Parâmetros de resistência ao cisalhamento e de permeabilidade de solos pertencentes ao grupo Itararé (Bacia do Paraná) Geraldo Vanzolini Moretti Moretti Engenharia Consultiva, São Paulo, Brasil, E-mail:geraldo@morettiengenharia.com.br

Leia mais

4. Análise dos Ensaios de Campo

4. Análise dos Ensaios de Campo . Análise dos Ensaios de Campo Este capítulo apresenta a análise dos ensaios de palheta e de piezocone assim como os parâmetros geotécnicos determinados nestes ensaios. Por se tratar de um aterro com grandes

Leia mais

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE

INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE INVESTIGAÇÃO GEOTÉCNICA EM UM DEPÓSITO DE ARGILA MUITO MOLE DA BAIXADA FLUMINENSE Marcos Massao Futai Márcio S. S. Almeida Álvaro Maia da Costa Cláudio S. Amaral Resumo Este artigo apresenta dados de ensaios

Leia mais

Antigo Empreendimento Imobiliário em Camboinhas, Niterói (RJ)

Antigo Empreendimento Imobiliário em Camboinhas, Niterói (RJ) 1 Introdução 1.1 Contexto O setor da construção civil brasileiro recebeu grande incentivo ao crescimento nos últimos anos, motivo pelo qual surgiram diversos empreendimentos imobiliários e industriais

Leia mais

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA

3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA 3 APRESENTAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO E DO PROBLEMA Este capítulo tem o objetivo de apresentar a região estudada, desde a sua localização em relação ao Estado do Rio de Janeiro, como a indicação do perfil que

Leia mais

6. Análise de Estabilidade

6. Análise de Estabilidade . Análise de Estabilidade As análises de estabilidade de aterros sobre solos moles podem ser realizadas em termos de tensões totais (φ = ) ou em termos de tensões efetivas (c, φ e u ). A condição não drenada

Leia mais

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO VERTICAL DE SOLOS ARTIFICIAIS

AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO VERTICAL DE SOLOS ARTIFICIAIS AVALIAÇÃO DO COEFICIENTE DE ADENSAMENTO VERTICAL DE SOLOS ARTIFICIAIS João Vítor de Azambuja Carvalho Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande - FURG azambuja.jvc@gmail.com

Leia mais

7. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ROCHAS ALTERADAS/SOLOS

7. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ROCHAS ALTERADAS/SOLOS 7. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS ROCHAS ALTERADAS/SOLOS Na tentativa de melhor identificar os materiais de alteração de rocha, como rocha alterada ou solo residual, realizou-se a imersão das mesmas em água,

Leia mais

Lista de Exercícios de Adensamento

Lista de Exercícios de Adensamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Departamento de Engenharia Civil Setor de Geotecnia CIV 333 - Mecânica dos Solos II Prof. Paulo Sérgio de Almeida Barbosa Lista de

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Resistência ao cisalhamento das areias e argilas Solicitações drenadas - Areias 1 Solicitações

Leia mais

3 Provas de Carga Instrumentadas

3 Provas de Carga Instrumentadas 62 3 Provas de Carga Instrumentadas Para análise comparativa da previsão de capacidade de suporte de estacas empregando-se alguns dos diferentes métodos mencionados no capítulo 2, além da simulação numérica

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE MATERIAL DE DRAGAGEM DO CANAL DE ACESSO AO PORTO DO RIO GRANDE

CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE MATERIAL DE DRAGAGEM DO CANAL DE ACESSO AO PORTO DO RIO GRANDE CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA DE MATERIAL DE DRAGAGEM DO CANAL DE ACESSO AO PORTO DO RIO GRANDE Arielle Lisboa Machado Acadêmica do curso de Engenharia Civil Empresarial, Universidade Federal do Rio Grande

Leia mais

Métodos Semiempíricos de previsão da carga admissível

Métodos Semiempíricos de previsão da carga admissível Métodos Semiempíricos de previsão da carga admissível FUNDAÇÕES SLIDES 07 rof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Métodos Semiempíricos São correlações propostas a partir de resultados

Leia mais

Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista

Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista Parâmetros de Compressibilidade de Solos da Baixada Santista Atilio Oliveira Moretti Moretti Engenharia Consultiva Ltda., São Paulo, Brasil, atilio@morettiengenharia.com.br Geraldo Vanzolini Moretti Moretti

Leia mais

Os ensaios geotécnicos e a definição dos parâmetros de projetos na obra do dique seco do Estaleiro Rio Grande Definição da estratigrafia local

Os ensaios geotécnicos e a definição dos parâmetros de projetos na obra do dique seco do Estaleiro Rio Grande Definição da estratigrafia local Os ensaios geotécnicos e a definição dos parâmetros de projetos na obra do dique seco do Estaleiro Rio Grande Definição da estratigrafia local Dias, C. R. R. Escola de Engenharia - FURG, Rio Grande, RS,

Leia mais

Estudo Geotécnico do solo formado em bacia de despejo de rejeitos de dragagem em Rio Grande

Estudo Geotécnico do solo formado em bacia de despejo de rejeitos de dragagem em Rio Grande Estudo Geotécnico do solo formado em bacia de despejo de rejeitos de dragagem em Rio Grande Cláudio Renato Rodrigues Dias 1, Vanessa Waltzer Timm Kerstner 2 & Celso Luís da Silva Pedreira 3 1 Prof. Titular

Leia mais

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS

COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1. O que significa comportamento não drenado? 2. Porque, no caso de solos argilosos, deve-se estudar a resposta não drenada do solo?

Leia mais

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP

Prova de Carga Estática Prévia em Estaca Escavada de Grande Diâmetro na Praia Grande SP XVIII Congresso Brasileiro de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica O Futuro Sustentável do Brasil passa por Minas 19-22 Outubro, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil ABMS, 2016 Prova de Carga Estática

Leia mais

Capítulo 3 Professora: Ariel Ali Bento Magalhães

Capítulo 3 Professora: Ariel Ali Bento Magalhães M E C Â N I CA DO S S O L O S Capítulo 3 Professora: Ariel Ali Bento Magalhães arielali@gmail.com A IMPORTÂNCIA DA CLASSIFICAÇÃO A diversidade e a enorme diferença de comportamento apresentada pelos diversos

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS MONTEIRO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES (INTEGRADO) DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR COMPONENTE CURRICULAR: MECÂNICA DOS SOLOS CURSO: Técnico

Leia mais

Aterros sobre solos moles. Heloisa Helena Silva Gonçalves

Aterros sobre solos moles. Heloisa Helena Silva Gonçalves Aterros sobre solos moles Heloisa Helena Silva Gonçalves Obras em solos moles Curiosidades: No século XIX a ligação entre São Paulo e Cubatão era feita por diligências e de Cubatão para Santos por meio

Leia mais

Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht

Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht Estratigrafia como definidora de pontos ensaios especiais. Edgar Odebrecht Objetivo O objetivo desta apresentação é demonstrar a importância do conhecimento da estratigrafia do subsolo na determinação

Leia mais

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS

Capítulo 3 - COMPRESSIBILIDADE E ADENSAMENTO DOS SOLOS Capítulo 3-3.1 - Introdução Compressibilidade é uma característica de todos os materiais de quando submetidos a forças externas (carregamentos) se deformarem. O que difere o solo dos outros materiais é

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu)

ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) ENSAIOS DE CAMPO Cone / Piezocone (Cone Penetration Test - CPT / Piezo Cone Penetration Test - CPTu) NORMAS - NBR 12069: Ensaio de penetração de cone (CPT) in situ; - ASTM D-344: Standard test method for

Leia mais

Solicitações Não Drenadas

Solicitações Não Drenadas Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento das areias e argilas 1 Solicitações Não Drenadas 2 1 Solicitações não drenadas Quando um carregamento é aplicado em uma massa de solo saturada,

Leia mais

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO EXERCÍCIOS PROPOSTOS QUESTÕES TEÓRICAS 1) O que é envoltória de ruptura? 2) Quais os mecanismos que interferem na resistência ao cisalhamento dos solos? 3) Qual critério de

Leia mais

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos

3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos 3 Aspectos Geológicos e Geotécnicos Nos itens a seguir serão abordados os aspectos geológicos e geotécnicos de maior interesse na área da Barragem de Terra da Margem Esquerda. 3.1. Características Gerais

Leia mais

3. Descrição do local

3. Descrição do local 47 3. Descrição do local 3.1 Histórico O terreno objeto da presente dissertação está localizado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, mais especificamente na região mostrada na figura 3.1.

Leia mais

Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE

Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE Programa de Prospecção Geotécnica Especial no Acesso à Ilha de Tatuoca Porto de Suape Ipojuca/PE Maria Isabela Marques da Cunha V. Bello Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco,

Leia mais

6.2 MELHORAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE GRANULOMETRIA E PLASTICIDADE

6.2 MELHORAMENTO DAS CARACTERÍSTICAS DE GRANULOMETRIA E PLASTICIDADE Melhoramento dos Solos com a Adição de Cal Análise dos Resultados Obtidos 6.1 INTRODUÇÃO Neste capítulo são apresentados e analisados os resultados obtidos nos ensaios destinados a avaliar os efeitos da

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos (alinecris16@hotmail.com) COMPORTAMENTO DOS SOLOS Objetivo da Mecânica dos Solos Caracterização Granulométrica

Leia mais

Caracterização Física do Solo da Cidade de Palmeira dos Índios - AL

Caracterização Física do Solo da Cidade de Palmeira dos Índios - AL Caracterização Física do Solo da Cidade de Palmeira dos Índios - AL Amanda Lys Matos dos Santos Melo 1, Mayara Francisca dos Santos Silva 1, Jean Luiz Medeiros 2. 1 Alunas do curso Técnico em Edificações

Leia mais

Parâmetros Geotécnicos das Argilas Marinhas da Região do Porto de Santos

Parâmetros Geotécnicos das Argilas Marinhas da Região do Porto de Santos Parâmetros Geotécnicos das Argilas Marinhas da Região do Porto de Santos Diego Gazolli Yanez Escola Politécnica da USP, São Paulo, Brasil, gazolli@gmail.com Profa. Dra. Heloisa Helena Silva Gonçalves Escola

Leia mais

Variabilidade dos Parâmetros de Deformabilidade do Solo da Cidade de Londrina/PR

Variabilidade dos Parâmetros de Deformabilidade do Solo da Cidade de Londrina/PR Variabilidade dos Parâmetros de Deformabilidade do Solo da Cidade de Londrina/PR Emerson Takashi Komori YTICOM, Londrina-PR, Brasil, emersonkomori@hotmail.com Raquel Souza Teixeira Universidade Estadual

Leia mais

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Freitas Neto, O. Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo. Costa, F. A. A., Lima,

Leia mais

Obras Geotécnicas TC 066

Obras Geotécnicas TC 066 Obras Geotécnicas TC 066 Curso de Engenharia Civil 7º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Março 2016 Formação das Argilas Moles Argilas Moles Quaternárias Ambientes de Depoisção Fluvial: várzeas

Leia mais

Classificação dos Solos

Classificação dos Solos Capítulo 3 Classificação dos Solos Geotecnia I SLIDES 05 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Introdução Por que classificar solos? A classificação dos solos é a tentativa

Leia mais

7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO

7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO 7 COMPRESSIBILIDADE DO SOLO Neste capítulo serão apresentados e discutidos os resultados obtidos dos ensaios de adensamento. 7.1. Ensaios de Adensamento Edométrico Foram realizados seis ensaios de adensamento

Leia mais

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 12: DEFORMAÇÕES DEVIDAS A CARREGAMENTOS VERTICAIS E A TEORIA DO ADENSAMENTO Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 8.1 RECALQUES DEVIDOS A CARREGAMENTOS NA SUPERFÍCIE As deformações ocorridas na

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2018 FUNDAÇÕES ESPECIAIS 1 Fundações especiais Estapata; Estaca T; Radier Estaqueados; Estacas

Leia mais

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA NÃO DRENADA DE DIFERENTES SOLOS ARTIFICIAIS OBTIDA POR ENSAIOS DE LABORATÓRIO

ANÁLISE DA RESISTÊNCIA NÃO DRENADA DE DIFERENTES SOLOS ARTIFICIAIS OBTIDA POR ENSAIOS DE LABORATÓRIO ANÁLISE DA RESISTÊNCIA NÃO DRENADA DE DIFERENTES SOLOS ARTIFICIAIS OBTIDA POR ENSAIOS DE LABORATÓRIO João Vítor de Azambuja Carvalho Acadêmico do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio

Leia mais

A Formação Guabirotuba. Alessander Kormann

A Formação Guabirotuba. Alessander Kormann A Formação Guabirotuba Alessander Kormann Formação Guabirotuba Principal unidade geológica da Região Metropolitana de Curitiba Denominação popular: sabão de caboclo Início da deposição: Oligoceno-Mioceno

Leia mais

Classificação dos solos e Caracterização das areias e argilas. Fernando A. M. Marinho 2017

Classificação dos solos e Caracterização das areias e argilas. Fernando A. M. Marinho 2017 Classificação dos solos e Caracterização das areias e argilas Fernando A. M. Marinho 2017 Introdução Os sistemas de classificação foram desenvolvidos para fornecerem a engenheiros e técnicos informações

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Mecânica dos Solos Mecânica dos Solos TC-035 Terças-feiras e Quintas-feiras das 7:30 às 9:10 Segundo Semestre

Leia mais

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios

Faculdade de Engenharia Departamento de Estruturas e Fundações. Lista de Exercicios Lista de Exercicios 1. QUESTÕES TEÓRICAS 1) No que consiste a tecnica de equilíbrio limite para analise de estabilidade de massas de solo? Quais as hipóteses mais importantes assumidas? 2) Descreva suscintamente

Leia mais

4 Discussão dos Resultados

4 Discussão dos Resultados 4 Discussão dos Resultados Os ensaios de campo e de laboratório foram executados visando conhecer as características da argila no local do AMG. Para isso se emprega os ensaios de caracterização, adensamento,

Leia mais

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE

ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL CONCEITO A capacidade de carga de uma fundação

Leia mais

2. Revisão bibliográfica 2.1. Características de argilas diversas

2. Revisão bibliográfica 2.1. Características de argilas diversas 2. Revisão bibliográfica 2.1. Características de argilas diversas Diversos estudos de campo e de laboratório, com o objetivo de determinar características de argilas moles, têm sido reportados na literatura

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA: CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DO BAIRRO VILA ISABEL NO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ MG

CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA: CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DO BAIRRO VILA ISABEL NO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ MG CLASSIFICAÇÃO GEOTÉCNICA: CARACTERIZAÇÃO DO SOLO DO BAIRRO VILA ISABEL NO MUNICÍPIO DE ITAJUBÁ MG (1) Marcela Ribeiro Gomes, marcelaribeiro.mah@hotmail.com (2) Mário Vitor Pinheiro, mariovitorpinheiro@hotmail.com

Leia mais

6 Análise Método Clássico

6 Análise Método Clássico 159 6 Análise Método Clássico No presente capítulo estão apresentados os resultados da análise (por equilíbrio limite) do problema geotécnico ilustrado no capítulo 5. Nos itens a seguir estão descritos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PROGRAMA GERAL DE DISCIPLINA IDENTIFICAÇÃO CURSOS QUE ATENDE DEPARTAMENTO ENGENHARIA CIVIL

Leia mais

Investigações Geotécnicas!" " #$"""

Investigações Geotécnicas!  #$ Investigações Geotécnicas!" " #$""" Investigações Geotécnicas Investigação geotécnica de campo: levantamento de superfície, sondagens, ensaios; coleta de amostras. Investigação geotécnica de Laboratório

Leia mais

Reforço de Fundações de Torres de Transmissão Apoiadas sobre Espessas Camadas de Sedimentos Orgânicos

Reforço de Fundações de Torres de Transmissão Apoiadas sobre Espessas Camadas de Sedimentos Orgânicos Reforço de Fundações de Torres de Transmissão Apoiadas sobre Espessas Camadas de Sedimentos Orgânicos Abel Galindo Marques, M.Sc. Prof. Adjunto, Universidade Federal de Alagoas UFAL, Diretor da AGM Geotécnica

Leia mais

Compacidade das areias e Limites de Atterberg

Compacidade das areias e Limites de Atterberg Conceitos Básicos P.P. (2011) GEOTÉCNIA Compacidade das areias e Limites de Atterberg Introdução (revisão) Mineralogia: argila se caracterizam por seu tamanho muito pequeno e sua atividade elétrica superficial

Leia mais

30/04/2012. Controle de Obras Mecânica dos solos. Resistência ao cisalhamento das areias e argilas. Prof. Ilço Ribeiro Jr. Solicitações Drenadas

30/04/2012. Controle de Obras Mecânica dos solos. Resistência ao cisalhamento das areias e argilas. Prof. Ilço Ribeiro Jr. Solicitações Drenadas Controle de Obras Mecânica dos solos Resistência ao cisalhamento das areias e argilas 1 Solicitações Drenadas Areias 2 1 O objetivo do ensaio de laboratório é estudar o comportamento do solo em condições

Leia mais

Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações

Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações Disciplina: Mecânica dos Solos e Fundações Classificação dos Solos - continuação Profº Caio Rubens Tipos de classificação usuais: Classificação Unificada: Considera o tamanho dos grãos e os índices de

Leia mais

Geotecnia de Fundações TC 041

Geotecnia de Fundações TC 041 Geotecnia de Fundações TC 041 Curso de Engenharia Civil 8º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2017 Método UFRGS (2009) Utiliza os princípios básicos de conservação de energia para calcular

Leia mais

4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA

4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA Capítulo 4 Caracterização Geotécnica e neralógica 4 CARACTERIZAÇÃO GEOTÉCNICA E MINERALÓGICA 4.1 Considerações Iniciais Para o desenvolvimento do trabalho proposto foram realizados ensaios de caracterização

Leia mais

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL. Profª Aline Cristina Souza dos Santos CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Profª Aline Cristina Souza dos Santos MÉTODOS ESTÁTICOS Capacidade de carga total da estaca Capacidade de carga lateral da estaca Peso próprio

Leia mais

7 Ensaios de laboratório

7 Ensaios de laboratório 17 7 Ensaios de laboratório Neste capítulo serão apresentados os resultados dos ensaios de laboratório realizados. Estes ensaios visam a caracterização e a obtenção de parâmetros de resistência e deformabilidade

Leia mais

EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS

EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS EFEITOS DA ADIÇÃO DE CONCRETO ASFÁLTICO FRESADO NO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS Rafael Batezini Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Brasil, rafaelbatezini@gmail.com Fernando José Pugliero Gonçalves

Leia mais

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos

Obra Obr s Geotécnicas Geotécnicas Ensaios de de Campo Campo. Correlações Jaime A. Santos Obras Geotécnicas Ensaios de Campo. Correlações Jaime A. Santos Ensaio de penetração dinâmica SPT O ensaio SPT (Standard Penetration Test) é realizado no interior de um furo de sondagem e consiste em cravar

Leia mais

Espacialização do Subsolo com Dados de Sondagens a Percussão e Mista Através do Software RockWorks

Espacialização do Subsolo com Dados de Sondagens a Percussão e Mista Através do Software RockWorks Espacialização do Subsolo com Dados de Sondagens a Percussão e Mista Através do Software RockWorks Vinícius Resende Domingues Centro Universitário de Brasília, Brasília, Brasil, vinicius.rdomingues@gmail.com

Leia mais

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF

MECÂNICA DOS SOLOS. Márcio Marangon. Professor Titular - UFJF UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - UFJF Faculdade de Engenharia Departamento de Transportes e Geotecnia MECÂNICA DOS SOLOS Márcio Marangon Professor Titular - UFJF Versão: Dez/2018 Apresentação Os

Leia mais

Condicionantes geotécnicos da área de implantação do Oceanário Brasil Rio Grande/RS

Condicionantes geotécnicos da área de implantação do Oceanário Brasil Rio Grande/RS Condicionantes geotécnicos da área de implantação do Oceanário Brasil Rio Grande/RS Dias, C. R. R. Escola de Engenharia - FURG, Rio Grande, RS, Brasil, claudiodias@furg.br Bastos, C. A. B. Escola de Engenharia

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO CAMPUS DE SINOP FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGIAS CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GEOTECNIA I Aula 05 Classificação do Solo Augusto Romanini Sinop - MT 2017/1 Versão:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Unidade Curricular Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade ALEONES JOSÉ DA CRUZ JUNIOR Técnico Integrado em Edificações Mecânica

Leia mais

Compressão Unidimensional e Resistência ao Cisalhamento de Areias de Dunas

Compressão Unidimensional e Resistência ao Cisalhamento de Areias de Dunas Compressão Unidimensional e Resistência ao Cisalhamento de Areias de Dunas Tahyara Barbalho Fontoura Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, Brasil, tahyara_barbalho@hotmail.com Olavo Francisco

Leia mais

ESTUDO DA CAPACIDADE DE CARGA E RECALQUE DE SOLO RESIDUAL DA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES

ESTUDO DA CAPACIDADE DE CARGA E RECALQUE DE SOLO RESIDUAL DA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES ESTUDO DA CAPACIDADE DE CARGA E RECALQUE DE SOLO RESIDUAL DA CIDADE DE PALMEIRA DAS MISSÕES Gabriel Verdi Leal Acadêmico do curso de Engenharia Civil da UNIJUÍ gabrielverdileal@gmail.com Alexia Cindy Wagner

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro

INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO. Rômulo Castello H. Ribeiro INVESTIGAÇÃO DO SUBSOLO Rômulo Castello H. Ribeiro SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT SONDAGEM SPT - CORREÇÕES Energia no Brasil: 70% da energia

Leia mais

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO NA INTERFACE SOLO-CALDA DE CIMENTO: COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO

RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO NA INTERFACE SOLO-CALDA DE CIMENTO: COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO NA INTERFACE SOLO-CALDA DE CIMENTO... 61 RESISTÊNCIA AO CISALHAMENTO NA INTERFACE SOLO-CALDA DE CIMENTO: COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE CAMPO E DE LABORATÓRIO Juliana Maria

Leia mais

Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo

Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo Parâmetros de resistência ao cisalhamento obtidos por meio de retroanálises e ensaios triaxiais para taludes rodoviários do interior de São Paulo Geraldo Vanzolini Moretti Moretti Engenharia Consultiva,

Leia mais

AULA 4: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS. MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor

AULA 4: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS. MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor AULA 4: CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor AGRUPAR DIVERSOS TIPOS DE SOLOS COM COMPORTAMENTOS SEMELHANTES CLASSIFICAR? ORIGEM EVOLUÇÃO CONSTITUIÇÃO ESTRUTURA... Composição

Leia mais

Objetivo. Material de apoio. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006); Sumário

Objetivo. Material de apoio. Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto, Oficina de Textos, 2006); Sumário Universidade Paulista Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia Departamento de Engenharia Civil Professora Moema Castro, MSc. 1 Material de apoio 2 Curso básico de mecânica dos solos (Carlos Souza Pinto,

Leia mais

Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro

Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro Modelagem numérica de seção de aterro experimental executado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro Bruno Teixeira Lima Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro,

Leia mais

ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações

ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações ENSAIOS DE CAMPO e suas aplicações à Engenharia de Fundações P R O F. E D G A R O D E B R E C H T U D E S C J O I N V I L L E G E O F O R M A E N G E N H A R I A L T D A Ensaios de Campo Introdução Tipos

Leia mais

PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE DOIS SOLOS ARGILOSOS TÍPICOS DE BELÉM-PARÁ

PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE DOIS SOLOS ARGILOSOS TÍPICOS DE BELÉM-PARÁ PROPRIEDADES GEOTÉCNICAS DE DOIS SOLOS ARGILOSOS TÍPICOS DE BELÉM-PARÁ João Luiz Castro Sampaio Junior 1. Ana Amélia Buselli 2. Maria Gabriella Bouth Moura 3. Lukas Alexandre Silva De Alcantara 4. Rômullo

Leia mais

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento

Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento Critérios de ruptura e Ensaios de Resistência ao Cisalhamento GEOTECNIA II SLIDES 12 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Resistência dos solos A resistência ao cisalhamento

Leia mais

5 Análises dos Resultados

5 Análises dos Resultados 5 Análises dos Resultados capítulo 4. Neste capítulo se apresentam análises feitas aos resultados apresentados no 5.1. Ensaios de adensamento convencional na prensa tipo Bishop. 5.1.1.Comparação dos resultados

Leia mais

- TP01/1 - TP01/2 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5. FIGURA 7.27: Teor de Sólidos com a Profundidade da LAMA DE LAVAGEM DE BAUXITA.

- TP01/1 - TP01/2 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5. FIGURA 7.27: Teor de Sólidos com a Profundidade da LAMA DE LAVAGEM DE BAUXITA. 397 0 - TP01/1 1 - TP01/2 Profundidade (m) 2 3 4 5 6 - TP01/3 - TP01/4 - TP01/5 Profundidade (m) 0 1 2 3 4 - SP2-3/1 - SP2-3/2 7 10 20 30 40 50 60 70 80 5 30 40 50 60 70 Teor de Sólidos (%) Teor Índice

Leia mais

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO

A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO A UTILIZAÇÃO PRÁTICA DE ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Prof. Dr.Antônio Sérgio Damasco Penna DAMASCO PENNA ENGENHARIA GEOTÉCNICA ENSAIOS ESPECIAIS DE CAMPO Ensaio de penetração de cone estático com medidas

Leia mais

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E

AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E AULA 3: O ESTADO DO SOLO - ÍNDICES FÍSICOS E IDENTIFICAÇÃO DOS SOLOS MECÂNICA DOS SOLOS Prof. Augusto Montor ÍNDICES FÍSICOS UMIDADE (w) - % w = M água M seca. 100 w = M natural M s.estufa M s.estufa.

Leia mais