Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Arquitetura Laboratório de Conforto Ambiental Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Arquitetura Laboratório de Conforto Ambiental Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade"

Transcrição

1 Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Arquitetura Laboratório de Conforto Ambiental Programa de Apoio à Melhoria da Qualidade do Ensino de Graduação da UFRN Natal/RN Agosto, 2007

2 1. Apresentação O Sketchup permite criar, modificar e visualizar modelos em 3 dimensões através do uso de comandos simplificados. Além da modelagem, o software permite exportar os modelos para softwares de simulação. Modelagem de peças Geração de imagem Fonte: Exportação de modelos 2. Introdução A interface do Sketchup é composto por: área de trabalho, ferramentas, barra de título, menu de barra, barra de ferramentas e VCB.

3 Os comando seguem o padrão de trabalho do windows, onde os comando podem ser acessados através do menu principal ou pelo click do mouse no ícone do comando. A janela de desenho (Drawing Window)é um espaço de trabalho em 3 dimensões, no qual pode-se movimentar o cursor do mouse livremente. Nota: Como normalmente não é pensado em termos de x, y ou z enquanto se faz um croqui, o programa refere-se aos eixos pela sua cor, assim os eixos: vermelho, verde a azul correspondem aos eixos x, y, z respectivamente. O ponto onde os eixos se cruzam é chamado origem. A linha contínua refere-se à direção positiva e a linha tracejados à direção negativa. As barras de ferramentas podem ficar flutuando sobre o desenho ou agrupadas em volta da janela de desenho. Estas barras podem ser ativadas e desativadas a qualquer momento de acordo com a necessidade ou o gosto do usuário. A barra de título no topo passa a exibir o nome do arquivo logo que ele é salvo pela primeira vez, antes disso exibe Untitled (Sem Título). No canto inferior esquerdo fica a Barra de Status (Status Bar), que mostra mensagens e dicas sobre uma determinada ferramenta. Dica: Fique sempre de olho na Barra de Status (Status Bar) durante o trabalho, para acompanhar as requisições do software. No canto inferior direito fica a Caixa de Controle de Dados (Value Control Box = VCB), onde entra valores precisos via teclado. Inicialmente, a janela de desenho mostra uma vista de topo (Top View), que é uma vista de cima, em planta, do seu modelo. Para ter uma idéia do espaço 3D, pode-se mudar o ângulo de visão, selecionando Iso View (Vista Isométrica) no Menu Camera > Standard > Iso, ou na barra de ferramenta Views Toolbar, selecione o ícone Iso. Isto muda a vista para isométrica. 3. Configurando a unidades métrica (Units) A unidade métrica padrão do software é o Sistema Britânico. Para trabalhar com outro sistema de unidade. Acesse o Menu Windows > Model Info > Units, e configure as unidade a caixa de diálogo conforme sua necessidade.

4 4. As barras de ferramentas (Toolbars) A barra de ferramentas do Sketchup contém os comandos de desenho, construção, edição e visualização. Ao colocar o mouse sobre cada botão, o nome do comando aparece logo abaixo do cursor e sua função na Barra de status. Ao clicar sobre qualquer comando, o cursor assume a forma de seu ícone. Para sair de um comando clique sobre a ferramenta de seleção (select). 4.1 Linhas (line) O comando linha desenha segmentos de reta em qualquer direção. Ao ser ativado o cursor do mouse toma a forma de um lápis. Leve o cursor para a área de desenho, de um clique para definir o ponto inicial e outro para o ponto final. Procedendo desta maneira, o ponto final é automaticamente transformado no ponto inicial da linha seguinte. Para formar uma nova linha não-adjacente, tecle <Esc> e inicie a nova linha a partir de outro ponto inicial. Também é possível fazer linhas clicando para definir o ponto inicial, arrastando o mouse em qualquer direção e soltar o botão do mouse no local desejado. Procedendo desta maneira, o mouse fica livre para formar uma nova linha não-adjacente à linha anterior. Nota: A cor da linha provisória é vermelha, quando ele é paralela ao eixo vermelho (x). Verde quando é paralela ao eixo verde (y), e azul quando é paralela ao eixo azul (z). Movendo o mouse antes de clicar no ponto final, a linha provisória se torna magenta quando esta fizer referência (paralela ou perpendicular) a alguma linha existente. 4.2 Visualização A barra de visualização trás os comando de Orbit, Pan e Zoom A ferramenta mais versátil para rodar o modelo no espaço é o comando de órbita (Orbit) : Para o uso, selecione o comando Orbit, pressione e arraste o cursor na área de desenho.

5 O comando órbita (Orbit) gira o ponto de vista entorno de um ponto central. Pode usá-lo para visualizar seu modelo dinamicamente de qualquer ponto no espaço, de cima, de baixo, ou de qualquer lado. Dica: O comando Orbit também pode ser ativado mantendo a rodinha do mouse pressionada. Para aproximar ou afastar o ponto de vista use a ferramenta zoom Clique sobre o ícone e leve o cursor para a área de desenho. Clicando com o botão direiro e arrastando o mouse para cima o ponto de vista aproxima-se do desenho, e para baixo afasta-se. Dica: O zoom também pode ser ativado girando a rodinha do mouse. Isto é muito útil para aproximar ou afastar o ponto de vista durante a execução de outro comando. Para visualizar todo o desenho, clique em Zoom Extents está muito próximo ou muito distante do desenho.. O Zoom Extents é útil quando o ponto de vista O comando Zoom Window permite selecionar um trecho específico do desenho. O Zoom Previous O Zoom Next volta o ponto de vista para a visualização imediatamente anterior retorna o ponto de vista para a visualização seguinte. 4.3 Circulo (circle) Para desenhar um circulo, clique no ícone circle e clique em algum ponto para definir o centro. Arraste e clique em outro ponto para determinar o raio. Pode-se inserir valor numérico do raio através do VCB. A direção padrão do circulo é sobre o plano x, y. Porém ao se aproximar de alguma face o circulo automaticamente toma a direção da mesma. Para desenhar um circulo na direção de uma face, mas em outro lugar, aproxime o mouse da face até que o circulo teme sua direção, segure <Shift> e afaste o mouse para a posição desejada.

6 Círculo na direção padrão Círculo na face Círculo na direção da face Dica: O cículo é uma seqüência de seguimentos de reta. A quantidade de seguimentos aparece no VCB logo que o comando arco é ativado. O padrão do programa são círculos formados por 24 seguimentos. Para alterar a quantidade de seguimentos, digite o valor no VCB antes de clicar no ponto inicial. Dica: As geometrias regulares, tais como o triângulo isósceles, o quadrado, o pentágono, o hexágono,... são facilmente desenhados com a ferramenta círculo. Basta que seja digitado no VCB o número de lados da figura antes de determinar o centro do círculo. 4.4 Arco (arc) Para desenhar um arco, clique no ícone arco (arc) marque os pontos limítrofes do mesmo e mexendo o mouse, determine o tamanho e a direção do arco. Para colocar arcos com medidas, clique no ponto inicial, mova o mouse na direção desejada, digite o comprimento com o teclado numérico no VCB, tecle <Enter>. Então arraste o mouse na direção desejada e digite o tamanho do arco no VCB e tecle <Enter>. Dica: O arco é uma seqüência de seguimentos de reta. A quantidade de seguimentos aparece no VCB logo que o comando arco é ativado. O padrão do programa são arcos formados por 12 seguimentos. Para alterar a quantidade de seguimentos, digite o valor no VCB antes de clicar no ponto inicial. 4.5 Retângulo Para desenhar um retângulo ative a ferramenta retângulo (Rectangle), clique para determinar o ponto inicial e mova o cursor diagonalmente para criar o retângulo, clicando no canto oposto. Ou você pode pressionar o botão do mouse, arrastar diagonalmente na tela, e depois soltar o botão do mouse para completar o retângulo. Para desenhar um retângulo com medidas clique no ponto inicial e digite o a dimensão dos lados, separados por ponto-e-vírgula (;) no VCB e tecle <Enter>. As dimensões do retângulo podem ser alteradas mesmo depois dele já desenhado, basta re-digitar as dimensões dos lados do retângulo no VCB e em seguida <Enter>. Mas isso só pode ser feito antes que outro comando tenha sido ativado. Obs: os retângulos são sempre desenhados no plano x,y com os lados paralelos aos mesmos. Para desenhar retângulos em outras dimensões é necessário um plano de referência. 4.6 Mão livre (freehand) Clique sobre o ícone da ferramenta mão livre (freehand), clique para determinar o ponto inicial e mantendo o botão do mouse pressionado mexa com o mouse livremente para formar a poligonal. Dica: para criar planos com a mão livre inicie e finalize o desenho no mesmo ponto ao aparecer o grip indicando o ponto final.

7 Os desenhos formados pelo comando mão livre são compostos por uma única poligonal. Para dividir este poligonal em seguimentos de reta, selecione a poligonal, clique com o botão direito do mouse sobreela e clique sobre Explode curve. 4.7 Extrudar (push/pull) Mesmo podendo desenhar prismas com a ferramenta Line faces 2D em objetos 3D., há outro modo mais rápido de transformar A ferramenta Extrudar (Push/Pull) permite gerar prismas retos a partir de uma face plana, qualquer que seja sua forma ou direção. A ferramenta extrudar gera prismas no sentido normal (90 ) a face selecionada. Para desenhar uma caixa desenhe um retângulo, clique na ferramenta extrudar, aproxime o cursor do retângulo até que ele fique selecionado, clique sobre ele com o botão direito do mouse e mova o mouse para um dos lados e clique ao atingir o tamanho desejado. Este valor pode ser digitado no VCB durante a execução do comando, seguido de <Enter>, ou após seu termino, desde que outra função não tenha sido ativada. Para desenhar um cilindro, desenhe um círculo (Circle ) e use Push/Pull para Transformá-lo num cilindro. Dica: o comando extrudar possui memória. Para que uma face tenha a mesma altura de um prisma criado anteriormente, basta dar dois clique sucessivos sobre a face. Dica: Para criar um novo prisma adjunto a um já existente pressione <Shift> antes de clicar com o extrude sobre a face do prisma já existente. Isto faz com que a face que dará origem ao novo prisma seja mantida.

8 4.8 Siga (Follow-me) O comando siga permite fazer com que uma face forme volumes ao percorrer uma trajetória previamente definida. Selecione as linhas que formarão a trajetória a ser percorrida. Clique em Tools Follow me. (o cursor tomará a forma do comando e a trajetória deixa de ficar selecionada) Em seguida clique sobre a face para que ela percorra a linha. Seleciona a trajetória Clica em follow me Clique sobre a face 4.9 Mover ou copiar (move/copy) Selecione o objeto a ser movido ou copiado, clique sobre o ícone da ferramenta mover/ copiar, clique na área de desenho para determinar o ponto base e em outro lugar para ser o ponto de destino. Ative a ferramenta Move/Copy. Caso nenhuma geometria tenha sido selecionada previamente, os objetos ficarão sendo secionados à medida que se aproxima o cursor de cada um deles. Para que o objeto seja mantido na sua posição inicial, mantenha pressionado a tecla <Ctrl> durante a execução do comando mover/copiar. Ao se mover a aresta de uma face, o(s) plano(s) que a compõe se deformam acompanhando a direção do movimento executado. Mantendo a tecla <Ctrl> pressionada, apenas a aresta é copiada e a face permanece inalterada. Mantendo a tecla <Ctrl> pressionada, apenas a aresta é copiada e a face permanece inalterada. A distância do movimento pode ser digitada no VCB durante a execução do comando, seguido de <Enter>.

9 Dica: Algumas vezes o SketchUp não consegue saber qual alinhamento você deseja. Se isto acontecer, arraste a linha mais para cima até você ver a linha tracejada azul de referência, pressione a tecla <Shift> para travar a referência vertical e depois volte para a posição desejada. Enquanto você segura a tecla <Shift>, a direção do movimento permanecerá travado. Dica: para selecionar mais de um objeto, ative a ferramenta Seleção (Select), clique sobre o primeiro objeto e pressione <Shift> para selecionar os demais. Caso seja selecionado um objeto indesejado, clique novamente sobre ele para excluí-lo da seleção Rotacionar (rotate) Você pode mudar a orientação mais dinamicamente com a ferramenta rotacionar (Rotate). Selecione o objeto a ser rotacionado. Ative Rotate e selecione o ponto de rotação, escolha o sentido de rotação através da cor do transferidor e rode-o mexendo o mouse ou digite ângulo de rotação. O pano base de rotação é o plano x,y. para rotacionar em outras direções é necessário um plano de referencia. Pressionando a tecla <Ctrl> durante o comando, o objeto base permanece na mesma posição e é feita uma cópia rotacionada dele. Note que pode-se também rotacionar o corte de forma dinâmica, para isso, selecione o plano de corte. Ative Rotate e rode-o em torno de um eixo de rotação. A tecla <Esc> cancela a operação de rotação Array (cópia multipla) Você pode fazer vários tipos de arrays Multi-Copy (cópias múltiplas). Usando Multi-Copy, você pode basicamente repetir uma cópia linear ou cópia com rotação em qualquer direção. Arrays Lineares O primeiro passo é usar a ferramenta Move/Copy para fazer uma cópia. Depois de fazer a cópia inicial, você pode fazer a Multi-copy. Digite 3x e <Enter> para três cópias. Isto é chamado de uma array externo, porque ele se estende para além da sua distância inicial do copy. Você pode alterar o número de cópias digitando novos valores de array. O SketchUp irá atualizar o array.até que outro comando seja ativado.

10 Uma coisa interessante sobre Multi-Copy é que a distancia entre as cópias pode se alterada, basta digitar a nova distância no VCB, seguida de <Enter>, para que as cópias se ajustem a ela. Para um array interno primeiro faça uma copia do objeto até a posição que será ocupada pela ultima cópia. Depois digite no VCB a quantidade de cópias seguido de / e tecle <Enter>. Nós chamamos isto de um array interno porque ele interpola divisões iguais entre o original e as cópias. Você pode continuar a digitar novas distâncias e/ou valores de multiplicador/divisor quantas vezes quiser até que você ative outra ferramenta ou faça nova operação. Arrays Circulares Para criar arrays circulares, use a ferramenta Rotacionar (Rotate) Selecione o objeto a ser rotacionado com o comando Select de forma similar ao descrito acima., e ative a ferramenta Rotacionar (Rotate. Clique sobre o ponto base da rotação, pressionando a tecla <Ctrl>. Note que um sinal de mais (+) é adicionado ao cursor para indicar que você fará uma cópia.

11 Permaneça pressionando a tecla Ctrl e clique para selecionar o ponto de destino. O ângulo de rotação pode ser inserido visualmente, através do mouse, ou digitando o valor numérico no VCB. Após fazer a primeira cópia rotacionada, proceda da mesma maneira do array linear para gerar cópias rotacionas. Da mesma forma de antes, você pode digitar valores de ângulos de rotação, multiplicadores de array externos, e divisors de arrays internos quantas vezes quiser, até iniciar uma nova operação. Com Multi-copy em ambas as ferramentas Move/Copy e Rotate, o SketchUp permite que você faça estudos que mais adequados ao seu projeto Pintando o Modelo Clique sobre o ícone de aplicar materiais (Paint Bucket). Automaticamente é aberto a janela com os materiais. Os materias são agrupados por categorias, por exemplo, as texturas de telhado estão agrupadas na categoria Roofing. Escolha a cor ou textura e aplique na face desejada, clicando sobre ela. Nota: Na guia Edit é possível ajustar o tamanho e a cor da textura Linha auxiliar Para marcar uma linha auxiliar, ative o comando trena (Tape measure) clique em <Ctrl> para que apareça o sinal de mais (+) sobre o cursor, clique sobre a aresta que servirá de referencia à linha auxiliar e arraste o mouse para a posição desejada.

12 4.14 Medição Ativar a ferramenta Trena (Tape measure) VCB na parte inferior esquerda da tela. e clique sobre os pontos iniciais e finais. O valor aparecerá no 4.15 Escala (scale) Qualquer objeto pode ser re-escalado dinamicamente com a ferramenta Escala (Scale) Como com outras ferramentas, você pode trabalhar livremente, ou com precisão. O comando escala permite mudar o tamanho do objeto em qualquer direção, ou fazer operações de espelhamento (mirror). Selecione o que deseja alterar o tamanho com a ferramenta seleção (Select ). Uma caixa de grips irá aparecer em torno do objeto. Cada cubinho verde é um grip de mudança de tamanho. Ao aproximar o cursor de um grip, este e o grip oposto ficam ativos e uma linha traceja se forma entre eles. O grip oposto indica o ponto que permanecerá imóvel durante o escalonamento. E a linha tracejada indica a direção do escalonamento. Clicando então sobre o grip a operação de escalonamento tem inicio e pode ser controlada pelo mouse ou através do VCB. Para mudar a posição da ancora do grip oposto para o ponto central do objeto, mantenha a tecla <Ctrl> pressionada durante a execução do comando. A tecla <Shift> libera a direção do escalonamento Para desenhar um cone ou um tronco de cone desenhe um cilindro e em seguida, selecione a superfície superior do cilindro com a ferramenta Select e ative o comando Scale. Como você está mudando o tamanho de uma face 2D, os grips de escala estarão dentro de um retângulo em vez de uma caixa de contorno. Escolha os grips das quinas e segure a tecla <Ctrl> para que a deformação ocorra em ambos os sentidos. Dica: escolha os demais grips e mova-os, segurando ou não as teclas <Ctrl> e <Shift>, para ver como isso afeta a geometria.

13 Sem <Ctrl> Espelhamento Com <Ctrl> Digitando um valor negativo faz a ferramenta Scale espelhar a geometria naquela direção. Semelhante ao comando Mirror (espelho) do AutoCAD, com a diferença que o objeto original não é mantido. Outra maneira de espelhar os objetos é selecioná-los, clicar sobre a seleção com o botão da direita e no menu de contexto escolher a opção Flip Along > Red Direction (ou Green Direction ou Blue Direction), conforme a direção do espelhamento desejada Offset Para criar arestas paralelas (comando offset ) selecione as arestas ou plano com Select, ative o comando Offset. Clique o cursor de Offset próximo ao objeto selecionado e mova o cursor para indicar a direção do offset. Clique com o mouse para indicar o ponto de destino ou digite o valor do offset no VCB.

14 4.17 Cota Ative a função, clique sobre os pontos inicial e final a ser cotado e posicione a cota no local desejado. Obs: Na janela Model info dimensions é possível alterar a fonte (text) e as setas das cotas (leaders lines). Dica: Ao apertar <shift> a cota irá seguir as orientações dos eixos x, y ou z Corte Planos de Corte permitem ver o desenho seccionado. Podem ser movidos, copiados, repetidos, rotacionado, escondidos colocados em layers, ou qualquer outra ação que se aplique aos demais objetos do desenho. Os planos de corte não afetam outras entidades, pois o efeito do corte é apenas visual. Para fazer um Corte, adicione um plano de corte, usando o Menu Tools Section Plane ou clique no ícone do comando Section Plane. Enquanto você move o mouse na janela de desenho, você deverá ver um Plano de Corte ligado ao mouse. Note que o Plano de Corte irá alinhar-se com as superfícies próximas. Para travar a direção do plano de corte, mantenha a tecla <Shift> pressionada. Clicando em qualquer ponto o corte passa a ser ativo. Para ativar ou desativar o plano de corte, clique em. Para esconder ou mostrar o plano de corte, clique em. Selecionando o Plano de Corte e clicando sobre ele com o botão direito do mouse é aberta uma caixa de opções que permite: alterar o sentido do plano de corte (Reverse), ativar o plano de corte (Active cut), alinhar

15 o ponto de vista paralelo ao corte (Align view) e criar um grupo composto pela intersecção do plano de corte e o desenho (Creat Group from Slice) Componentes Componentes são desenho já prontos do SketchUp que são colocados no modelo como os blocos do AutoCAD. Você pode criar seu próprio objeto dentro do SketchUp, ou você pode inserí-los de outro arquivo ou biblioteca. Dependendo da maneira como foram criados, os Componentes podem ser movido livremente ou ficar grudados a uma face. Para inserir os componentes abra o navegador, selecionando-o no Menu Window componentes. Clique sobre uma das bibliotecas para visualizar os arquivos. Clique sobre um dos ícones, traga o mouse para a área de desenho e clique onde deseja inserir o componente. Para cancelar o comando, tecle <Esc>. Uma vez inserido no desenho, o componente pode ser editado, copiado, rotacionado, pintado,.. como qualquer outro objeto do desenho. Para editar um componente, clique duas vezes sobre ele. Obs: as alterações feitas em um componente são aplicadas em todas as suas cópias Preenchimento O desenho pode ser visualizado de diferentes maneiras: Transparente (X-ray), aramado (Wireframe), somente faces (Hidden line), Preenchido (Shaded) e texturizado (Shaded with textures). Dica: para uma melhor agilidade no desenho é preferível manipular o desenho no modo preenchido (Shaded).

16 4.21 Sombra O programa sketchup permite mostrar a sombra projetada pelos objetos para qualquer horário e em qualquer região do mundo. Para isso, é necessário configurar a região do desenho em Window model info location. O software trás algumas regiões já pré-estabelecidas, para uma nova região, clique em Custom location... Nota: O azimute do desenho também pode ser alterado nesta janela. O zero corresponde ao eixo verde (y) e os ângulos são medidos no sentido horário. Para configurar a hora e o dia, abra o quadro de configurações de sombras (shadows settings) Obs: A projeção de sombras deixa a manipulação do desenho lenta. Recomenda-se ativar a sombra apenas no momento de exportar as imagens.

17 4.22 Geração de animações e criação de páginas Coloque o ponto de vista na posição desejada e abra View animation add scene, Note que surge uma guia superior indicando que uma cena foi adicionada. Sempre que for clicado sobre a guia, o desenho volta à posição escolhida no momento em que a guia foi criada. Clicando com o botão direito sobre a guia é possível re-nomear a guia, ou fazer um updade para um novo ponto de vista. Criando vistas em seqüência é possível exportar uma animação (vídeo em extensão.avi ) posteriormente. Para exoprtar um vídeo, inicialmente deve-se configurar os parâmetros da animação em Window model info animation. A janela apresenta a possibilidade de controlar o tempo entre as cenas (Scene transitions) e o tempo parado na cena (Scene delay). Dica: ao configurar scene delay como 0 (zero), a animação será uma reprodução contínua. Após isso, exporte a animação em file export animation. Antes de salvar a animação, abre-se uma janela na qual pode-se inserir o tamanho do vídeo e a quantidade de frames por segundo. Dica: A caixa de Anti-alias ativada reduz o serrilhamento das linhas. Obs: Vídeos de grandes dimensões ou com muitos frames por segundo geram arquivos igualmente grandes Ajuste do ângulo de visualização Pode-se modificar o ângulo da perspectiva, para isso, clique em Camera> Field of View e digitar o ângulo da perspectiva no VCB.

18 Dica: É interessante modificar o ângulo da perspectiva em vistas internas para uma melhor visualização Escondendo (Hiding) e invertendo (Reversing) Faces Esconder uma geometria, temporariamente ou permanentemente, permite promover melhor visualização do modelo. Há várias maneiras de fazer isto: A maneira mais fácil é pelo menu de contexto (Context Menu) que aparece ao clicar com o botão direito do mouse quando a ferramenta seleção está ativa. Ative o Select, e clique o botão da direita do mouse na face do objeto. Selecione Hide do menu. Esta operação apenas esconde a face, sem apagá-la. Para visualizar os objetos escondidos, selecione View hidden geometry. Todos os objetos escondidos surgem em linhas tracejadas ou faces quadriculadas, para torna-los visíveis novamente, clique sobre eles com o botão direito do mouse e em seguida em Unhide.

19 Escondendo arestas e linhas Usando a ferramenta Borracha (Eraser) e segurando a tecla <Shift>, selecione as arestas a serem escondidas. Elas serão escondidas e não apagadas! Use este método para esconder todas as arestas das faces que escondemos anteriormente. Deste modo é possível trabalhar dentro do modelo, desenhando elementos dentro dele. Neste modo, você pode selecionar superfícies e arestas como geometria visível. Esta é uma forma útil de ter acesso à geometria escondida sem ter que esconder e mostrar seguidamente. Para voltar e ver a geometria, selecione a face ou aresta, aperte o botão direito do mouse sobre ela e selecione Unhide do menu de contexto Importando um Desenho CAD É possível inserir um desenho CAD através do File Import... O SketchUp pode importar e exportar geometria nos formatos DWG do AutoCAD e DXF, 3DS, JPG, entre outros. Para importar um arquivo DWG, use o Menu File > Import > 3D Graphic.... Selecione o arquivo do tipo ACAD DWG Files (*.dwg, *.dxf). Selecione o arquivo e clique no botão Options.

20 Na caixa Import AutoCAD DWG/DXF Options escolha os parâmetros de importação: Clique em Ok para voltar para a janela de importação e clique em Abrir (Open) O SketchUp irá importar o arquivo. No final, o SketchUp irá mostrar um resumo da importação, mostrando quantas entidades de qual tipo foram importadas com sucesso. Clique Close para concluir. Nota: A importação trás os blocos e os layers do arquivo original. Em alguns casos, você poderá estar com um Zoom muito próximo ou muito distante. Quando isso ocorrer, clique em Zoom Extents para ver o desenho todo. Use o Orbit para mudar para um ângulo de visão 3D. A partir de então o desenho pode ser editado, movido, rotacionado,.. como qualquer outro objeto do Sketch up

21 Use a ferramenta Line para transformar as poligonais em faces. Dica: Também é possível transformar poligonais fechadas planas em faces selecionando todas as linhas que formam uma poligonal fechada e em seguida clicando em Tools Utilities Create face.. Obs: Se o comando não funcionar é porque a poligonal não é fechada ou as linhas que a formam não são coplanares. Estratégias: Tamanho do Arquivo Importar arquivos grandes do CAD pode ser demorado. Um arquivo complexo do CAD pode se tornar lento no SketchUp por causa dos recursos existentes nas faces do SketchUp. Por essas razões, é recomendável limpar os desenhos CAD e importar apenas o absolutamente necessário. Pode ser interessante separar em arquivos isolados, um contendo a locação, outro a planta baixa outro contendo detalhes. Assim quando importados no SketchUp serão entendidos como grupos diferentes, que podem ser escondidos para que se trabalhe com cada um individualmente Importando Imagens (Imagens Raster) A importação de imagens permite que você incorpore imagens escaneadas, fax, ou fotografias no seu projeto. (note que arquivos dos tipos PNG e JPG são mais indicados em certas situações). Inserindo uma Imagem Há duas formas de trazer uma imagem escaneada para o SketchUp. Você pode importá-la com Menu File > Import > 2D Graphi, ou arrastar e colar a imagem do Windows Explorer. Quando você insere uma imagem, ela ficará ligada ao cursor. Clique para colocar o primeiro canto, e arraste o mouse para determinar o tamanho na tela, e clique a segunda vez para finalizar.

22 5. Configurações pessoais As configurações pessoais envolvem dois aspectos: a criação do template e dos atalhos. 5.1 Template O template é o arquivo base a partir do qual se inicia um desenho. Para configurar o seu template abra um arquivo em branco e inicie as configurações em Window Model Info. Na janela do Model Info clique em Units para configurar unidade métrica. Depois de ajustar a unidade para o formato desejado, clique em Location para configurar o lugar. Na caixa Country selecione Brazil e depois clique em Custom location... as coordenadas de Natal/ RN. para configurar

23 É aberta a janela de Set Custom Location. Na guia Location escreva: Natal Na guia Latitude digite: 5.5S Na guia Longitude digite: 35.1W E na guia Timezone selecione: UTC-3 Clique em OK para retornara para a janela do Model Info e em seguida feche-a Obs: atarvés desta janela é possível configurar qualquer região da Terra, desde que sejam conhecidas suas coordenadas Agora salve este arquivo em branco na pasta de templates de programa: C:\Program Files\Google\Google SketchUp 6\Templates (se seu Window for em inglês); C:\Arquivos de Programas\Google\Google SketchUp 6\Templates (se seu Window for em português) Para tornar este arquivo o seu template, clique Window Preferences Na janela de System Preferences, clique em Templates

24 Clique em Browse... Na janela de Browse for Template selecione o template feito e clique em Open Ao voltar para a janela de System preferences clique em. Feche o Sketch up e abra-o novamente. 5.2 Atalhos (shortcuts) Para acessar os comandos via teclado é preciso configurar os atalhos em Window Preferences Na guia Shortcuts clique sobre o comando que deseja adicionar um atalho na caixa Function Em seguida, tecle a letra que será o atalho deste comando na caixa Add Shortcut e confirme no icone de + ao lado.

25 Repita a operação para todos os comandos que achar necessário. Obs: Os atalhos só podem ser compostos por uma única tecla (letra) ou pela combinação de uma letra adicionada de <Ctrl> e/ ou <Shift>. Para acionar o comando durante o desenho, basta teclar sobre o atalho escolhido que o comando é ativado. Não é necessário usar <Enter> após o comando, como ocorre no AutoCAD. Caso seja escolhido uma letra que já é atalho de outro comando, ao clicar sobre o + avisado que o atalho já está em uso e qual comando ele ativa. surge um janela Clicando em Yes o atalho passa a ativar o comando escolhido Clicando em No o atalho continua ativando o comando anterior

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD

Resumo. Maria Bernadete Barison apresenta aulas práticas sobre RETAS em Desenho Geométrico. Geométrica vol.1 n.1d. 2006 RETAS CAD 1 1. INTRODUÇÃO. RETAS CAD Iniciaremos o estudo das retas construindo no CAD alguns exercícios já construídos na aula teórica utilizando a régua e o compasso. Entretanto, o nosso compasso aqui será o comando

Leia mais

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por:

Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I. Modelando uma mesa e cadeiras. Elaborado por: Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Ambientes Disciplina de Informática I Tutorial de Modelando uma mesa e cadeiras Elaborado por: Ezequiel Mendonça Rezende Julho / 2005 2 Índice: Primeira etapa:

Leia mais

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro.

: l : desdenha linhas simples de um ponto a outro. 3 Principais comandos para desenhar e modificar Os principais comandos para desenho e modificações estão nas barras: Draw (desenhar) figuras 13a e Modify (modificar) figura 13b, que podem estão disponíveis

Leia mais

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática

BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática BREVE TUTORIAL DO PAINT PARTE I Prof. Reginaldo Brito - Informática O Paint é o programa de edição de imagens padrão do Windows, ao instalar o sistema o Paint é instalado automaticamente. Provavelmente,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Instruções para Uso do Software VISIO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS Instruções para Uso do Software VISIO Fevereiro/2006 Instruções para uso do Visio... 03 Instruções para Uso do Software VISIO 2 Instruções para uso do Visio O Visio 2003...

Leia mais

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu

Uruaçu - 2009. Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Professoras Formadoras do NTE Uruaçu Uruaçu - 2009 Núcleo de Tecnologia Educacional de Uruaçu Rua Maranhão Quadra 02 Lote 01 Bairro JK Uruaçu Goiás Telefone: (62)3357-4237 - Fax : 3357-4217 E-mail nteuruacu@hotmail.com

Leia mais

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva

Autodesk Inventor 7. Tutorial de Modelamento 3D Básico. Modelamento de uma Polia. Autor: Cristiano Nogueira Silva Autodesk Inventor 7 Tutorial de Modelamento 3D Básico Modelamento de uma Polia Autor: Cristiano Nogueira Silva Reprodução e divulgação totalmente permitidas pelo autor. Apenas pedimos que sejam mantidas

Leia mais

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal

Word 1 - Introdução 1.1 - Principais recursos do word 1.2 - A janela de documento 1.3 - Tela principal Word 1 - Introdução O Word para Windows ou NT, é um processador de textos cuja finalidade é a de nos ajudar a trabalhar de maneira mais eficiente tanto na elaboração de documentos simples, quanto naqueles

Leia mais

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14

Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Crie um sofá em 3D no AutoCad 13 ou 14 Leitores pediram mais detalhes nas explicações e nos comandos e estão sendo atendidos 0 modelo escolhido para essa edição foi um sofá de três lugares. Atendendo a

Leia mais

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO.

SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ. 2 DICAS PEDAGÓGICAS:. 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO. 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD. 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO. SUMÁRIO TUTORIAL DO HQ... 2 DICAS PEDAGÓGICAS:... 2 DOWNLOAD DA INSTALAÇÃO... 2 PASSO 1 FORMULÁRIO PARA DOWNLOAD... 2 PASSO 2 ESCOLHENDO A VERSÃO... 3 PASSO 3 INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO... 4 CRIANDO NOVAS

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo)

TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS. 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) Profs. Paula Viero e Beatriz Lima TÉCNICAS DE CAD PARA ENGENHARIA CIVIL AULA 2 1. O AUTOCAD 2. FUNÇÕES BÁSICAS / ESTRUTURAS DE COMANDOS 3. COMO DEFINIR UMA SEÇÃO DE TRABALHO (Arquivo) 4. ALGUNS COMANDOS

Leia mais

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT

SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 2 CRIANDO UM DESENHO NO AMBIENTE DRAFT Esse tutorial traz passo a passo instruções para criação de um desenho no ambiente Draft. Na criação dos desenhos você aprenderá as técnicas

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Manual Simulador de Loja

Manual Simulador de Loja Manual Simulador de Loja Índice Início Menu Loja Modelo Loja Modelo Menu Criar Minha Loja Criar Minha Loja Abrir Projeto Salvo Teste Seu Conhecimento 0 04 05 08 09 8 9 0 Início 5 4 Figura 00. Tela inicial.

Leia mais

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly.

1. Abra o ambiente Solid Edge Assembly. SOLID EDGE ST3 TUTORIAL 10 MONTANDO O CONJUNTO O objetivo deste tutorial é fazer com que você tenha um contato inicial com o ambiente Assembly e introduzir conceitos básicos de montagem. É importante que

Leia mais

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo.

Seleção Retangular Esta é uma das ferramentas mais usadas. A seleção será indicada pelas linhas tracejadas que fazem a figura de um retângulo. O que é o Gimp? O GIMP é um editor de imagens e fotografias. Seus usos incluem criar gráficos e logotipos, redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando o paradigma de camadas, remover

Leia mais

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o uso do TerraView Essa aula apresenta a interface principal do TerraView e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados nesse documento são disponibilizados junto

Leia mais

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan

Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Computação Gráfica II Prof. Miguel Pelizan Tutorial 6 Solid Works No SolidWorks peça para abrir uma nova montagem. Peça para cancelar o início da montagem. Clique na seta abaixo do ícone Inserir componentes

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011

1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1 - INTRODUÇÃO AO AutoCAD 2011 1.1- INTRODUÇÃO Este capítulo tem como objetivo principal familiarizar o usuário com a interface do AutoCAD 2011, isto é, a forma com a qual o usuário se comunica com o software

Leia mais

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1

Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Autodesk Inventor 5 - Tutorial de Modelamento 3D Pág. 1/24 Curso Autodesk Inventor CADesign Parte 1 Cristiano Nogueira Silva* Começamos nesta edição da revista apresentando um curso de Autodesk Inventor

Leia mais

Sistema Click Principais Comandos

Sistema Click Principais Comandos Sistema Click Principais Comandos Sumário Sumário... 1 1. Principais Funções:... 2 2. Inserção de Registro (F6):... 3 3. Pesquisar Registro (F7):... 4 3.1 Pesquisa por letras:... 5 3.2 Pesquisa por números:...

Leia mais

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados.

Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Windows Menu Entendendo as janelas do Windows Uma janela é uma área retangular exibida na tela onde os programas são executados. Minimizar Fechar Maximizar/restaurar Uma janela é composta de vários elementos

Leia mais

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS

CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS CRIANDO TEMPLATES E LEGENDAS Este tutorial tem como objetivo instruir passo à passo como criar templates de peças, utilizar os novos recursos de cadastro de propriedade de peças e criação de legenda. 1-

Leia mais

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013

1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 1- Tela inicial do AUTOCAD 2013 2- Clique em NOVO 3- Para mudar a cor do fundo digite OP (de options): Se quiser veja o vídeo ilustrativo desse procedimento: http://www.youtube.com/watch?v=g7kig_yhpx4

Leia mais

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno

Computação Gráfica 3D Studio Max 2008.1 www.damasceno.info Prof.: Luiz Gonzaga Damasceno 4.2.1 Criação de Splines (continuação) Circle Spline Create panel > Shapes > Splines > Object Type > Circle Create menu > Shapes > Circle Use Circle para criar splines circulares fechadas feitas de quatro

Leia mais

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask.

c) Insira uma nova camada, acima daquela que contém o texto. Nomeie-a de máscara. Clique com o botão direito nesta camada e marque a opção Mask. Prática 5 Efeitos 1. Objetivos Desenvolver animações usando máscaras Fazer metamorfose pelo uso do Break apart 2. Recursos Necessários Computador com o programa Macromedia Flash MX ou superior. 3. Conceitos

Leia mais

O que há de novo. Audaces Idea

O que há de novo. Audaces Idea O que há de novo Audaces Idea Com o propósito de produzir tecnologia de ponta, o principal requisito da Política de Qualidade da Audaces é buscar a melhoria contínua de seus produtos e serviços. Inovadora

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Microsoft PowerPoint

Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint Microsoft PowerPoint é utilizado para desenvolver apresentações. Os trabalhos desenvolvidos com este aplicativo normalmente são apresentados com o auxílio de um datashow. Apresentações

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional

Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional Apresentando o Sistema GeoOffice GPS Profissional O Sistema GeoOfficeGPS é uma ferramenta de automação desenvolvida pela Solution Softwares LTDA-ME para auxiliar no armazenamento e manipulação de dados

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS

CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS CAPACITAÇÃO EM LIBREOFFICE IMPRESS Nelson Luiz Cesário FCAV/UNESP Câmpus de Jaboticabal O que é o Impress? O Impress é o aplicativo de criação e edição de apresentações da família LibreOffice. Você pode

Leia mais

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4

Sumário. 1. Instalando a Chave de Proteção 3. 2. Novas características da versão 1.3.8 3. 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 1 Sumário 1. Instalando a Chave de Proteção 3 2. Novas características da versão 1.3.8 3 3. Instalando o PhotoFacil Álbum 4 4. Executando o PhotoFacil Álbum 9 3.1. Verificação da Chave 9 3.1.1. Erro 0001-7

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL

NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL NÚCLEO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO CURSO: WINDOWS MOVIE MAKER TUTORIAL O que é o Windows Movie Maker? É um programa que permite criar nossos próprios filmes com som, músicas, transição e efeito de vídeo.

Leia mais

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN

W o r d p r e s s 1- TELA DE LOGIN S U M Á R I O 1Tela de Login...2 2 Painel......3 3 Post...4 4 Ferramentas de Post...10 5 Páginas...14 6 Ferramentas de páginas...21 7 Mídias...25 8 Links......30 1 1- TELA DE LOGIN Para ter acesso ao wordpress

Leia mais

1) Como acessar a aplicação

1) Como acessar a aplicação Guia de Uso V1.0.0 1) Como acessar a aplicação 2 1 2 3 3 4 Ao clicar em Banco de Necessidades, será aberta uma nova guia do navegador com o formulário mostrado abaixo, o qual possui dois botões : Consulta

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes

1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes 1 UNIT Universidade do Trabalhador Dr. Abel dos Santos Nunes Janelas são estruturas do software que guardam todo o conteúdo exibido de um programa, cada vez que um aplicativo é solicitado à janela do sistema

Leia mais

Importação de Dados no Sphinx

Importação de Dados no Sphinx Importação de Dados no Sphinx A importação de dados refere-se à transferência de dados coletados em outro ambiente para dentro do software Sphinx. No software, encontre a opção Importar dados no estágio

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1

Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico. 05/2012 Versão 2.2.14.1 Manual de operação do sistema Desenhador Geográfico 05/2012 Versão 2.2.14.1 Conteúdo Ferramentas de Edição... 3 1) Barra de ferramentas de edição... 3 2) Inserir uma geometria... 4 2) Ferramenta Snap...

Leia mais

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula

Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula Disciplina Desenho Técnico I ENG 1003 Material de Aula AULAS 01 a 03 Apresentando o AutoCAD. O AutoCAD é um software da Autodesk muito utilizado para fazer desenhos de projetos de engenharia e arquitetura

Leia mais

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço:

Caso você possua cadastro no Twitter, selecione a opção Logar com meu usuário, e insira seu nome de usuário e senha do serviço: Tópicos 1. Efetuando login 2. Componentes da tela principal 2.1. Barra de ferramentas 2.2. Painel de atualizações 2.3. Rede de contatos do usuário 2.3.1. Controles de mouse e teclado 2.3.2. Entendendo

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010.

Clique no menu Iniciar > Todos os Programas> Microsoft Office > Publisher 2010. 1 Publisher 2010 O Publisher 2010 é uma versão atualizada para o desenvolvimento e manipulação de publicações. Juntamente com ele você irá criar desde cartões de convite, de mensagens, cartazes e calendários.

Leia mais

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP

MANUAL DE FTP. Instalando, Configurando e Utilizando FTP MANUAL DE FTP Instalando, Configurando e Utilizando FTP Este manual destina-se auxiliar os clientes e fornecedores da Log&Print na instalação, configuração e utilização de FTP O que é FTP? E o que é um

Leia mais

Banner Flutuante. Dreamweaver

Banner Flutuante. Dreamweaver Banner Flutuante Dreamweaver Começamos com um arquivo em branco no Dreamweaver MX. Para que o banner apareça sobre a página, precisamos inserir uma camada a mais no arquivo HTML. Selecione o menu Inserir

Leia mais

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT

ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT ALBUM DE FOTOGRAFIAS NO POWER POINT O PowerPoint é uma poderosa ferramenta que faz parte do pacote Office da Microsoft. O principal uso desse programa é a criação de apresentação de slides, para mostrar

Leia mais

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS

CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICA AULA 2 O AMBIENTE WINDOWS Relembrando... Gabinete Ligando o computador São três passos básicos O ambiente Windows O Windows é um tipo de software chamado sistema operacional

Leia mais

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda.

Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tutorial Baseado em video do Sr. Rafael Streda. Tipos de Conexões Veremos nestes exemplos os Tipos de Conexões entre obejtos existentes no Active3D, o objetivo é mostrar de uma forma bem prática a aplicação

Leia mais

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

INTRODUÇÃO WORKCAD NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O WorkCAD é uma ferramenta para criação, edição e impressão de projetos assistidos por computador (CAD - Computer Aided Design) que inclui a criação e gerenciamento de projetos 3D, maquetes

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL

INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL INFORMÁTICA APLICADA III APOSTILA VISUAL LEVANTAMENTOS QUANTITATIVOS EM PLANTAS LIGANDO O EXCEL AO AUTOCAD Para que possamos estudar os custos em uma construção, além de estarmos municiados com um bom

Leia mais

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto.

UMC Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples projeto Projeto. UMC - Tecnologia de Automação Industrial Desenho 3 Prof.: Jorge Luis Bazan. Modulo 2 Inventor 8 Procedimento para criação de um modelo de peça paramétrica simples a) Defina um novo projeto para conter

Leia mais

Apostila para uso do Power Point

Apostila para uso do Power Point Apostila para uso do Power Point Introdução O Power Point, é um aplicativo da MicroSoft desenvolvido para a elaboração de apresentações. Possui recursos de hipertexto e multimídia como som, imagem, animação,

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri

PDFsam. Manual de Operação. Superior Tribunal de Justiça. Fevereiro/2012 versão 01 - Manual montado por Rafael Verlangieri PDFsam Manual de Operação Superior Tribunal de Justiça Índice Visão Geral 3 Acessando o Programa 3 Descrição da Tela Principal 4 Serviços disponíveis no PDFSAM 5 Compositor Visual de Documentos 5 Procedimento:

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade. Por Heblon Motta Alves Barbosa Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Por Heblon Motta Alves Barbosa Ampliador de Tela O que é O ampliador de tela é um software que ao ser acionado, aumenta o tamanho da imagem que está sendo

Leia mais

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2

Paint Brush. 1- Conhecendo o Paint Brush...2. 2- Tamanho do desenho...2 Paint Brush 1- Conhecendo o Paint Brush...2 2- Tamanho do desenho...2 3- Barra de Ferramentas...3 a) Recortar...3 b) Borracha...4 c) Balde...4 d) Conta-gotas...4 e) Lupa...4 f) Lápis...5 g) Pincel...5

Leia mais

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007

Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa dos Santos Schmid WORD 2007 WORD 2007 PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE LONDRINA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO GERÊNCIA DE TECNOLOGIA Gerente de Tecnologia: Ricardo Alexandre F. de Oliveira Marta Cristiane Pires M. Medeiros Mônica Bossa

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

SPARK - CONFIGURAÇÃO

SPARK - CONFIGURAÇÃO SPARK - CONFIGURAÇÃO ATENÇÃO: No caso de usuários VPN (GPRS ou Velox), somente funciona com o usuário conectado à sua VPN. Faça o download do aplicativo do seguinte endereço: http://www.igniterealtime.org/downloads/download-landing.jsp?file=spark/spark_2_6_3.exe

Leia mais

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS.

Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar. com o CMS. Índice: CMS 3 O que é Content Management System? Clientes 4 O que é o Cliente? 4 Configurando o i-menu/i-view para trabalhar com o CMS. 5 Removendo o Cliente. Playlist 7 Criando um Playlist. 8 Adicionando

Leia mais

Janelas e seus elementos

Janelas e seus elementos Janelas e seus elementos As janelas são quadros que são exibidos na tela do monitor. Todos os aplicativos estudados nesse curso serão exibidos dentro de janelas. Nelas você poderá abrir, salvar e fechar

Leia mais

Como incluir artigos:

Como incluir artigos: Como incluir artigos: O WordPress é uma ferramenta muito flexível, com muitas variações e ajustes que podem torná-lo algo muito simples e também muito sofisticado conforme os recursos que são configurados

Leia mais

Apostila de PowerPoint 2013

Apostila de PowerPoint 2013 Iniciando o Power Point 2013...01 Nova apresentação baseada no modelo...01 Escolhendo o esquema de cores do fundo do slide manualmente...02 Modificando o layout do slide... 03 Inserindo textos no slide...

Leia mais

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de:

AULA: BrOffice Impress terceira parte. Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: AULA: BrOffice Impress terceira parte Objetivo Ao final dessa aula, você deverá ser capaz de: Conhecer a integração dos softwares do BrOffice; Aprender a trabalhar no slide mestre; Utilizar interação entre

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Manual do Usuário. Minha Biblioteca

Manual do Usuário. Minha Biblioteca Manual do Usuário Minha Biblioteca Sumário Acesso a Minha Biblioteca... 3 Tela Principal... 3 Para que serve o ícone Minha Biblioteca?... 3 O que você encontra no campo Pesquisar?... 4 Quando utilizar

Leia mais

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação

Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação Dúvidas Freqüentes sobre o OpenOffice Apresentação 1 - Como posso inserir mais de um fundo em uma apresentação? 2 - Como uso o slide de uma apresentação em outra apresentação? 3 - Quando recorto um documento

Leia mais

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema.

Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. Procedimento para reinstalação dos aplicativos da mesa multi-toque através da imagem do sistema. 1) Materiais a serem utilizados - Para realizar este procedimento deve-se estar de posse dos seguintes itens:

Leia mais

Adobe Photoshop CS5. Aula 5

Adobe Photoshop CS5. Aula 5 Adobe Photoshop CS5 Aula 5 Tema da aula: Mudando a cor dos olhos Assuntos tratados nesta aula: Criar nova camada Renomear camada Ferramenta Zoom Ferramenta Pincel Definindo Cor do Primeiro Plano Regulagem

Leia mais

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet

Aula Au 3 la 7 Windows-Internet Aula 37 Aula Ferramenta de Captura 2 Você pode usar a Ferramenta de Captura para obter um recorte de qualquer objeto na tela e, em seguida, anotar, salvar ou compartilhar a imagem. 3 Vamos fazer o seguinte:

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Trabalhar com layout Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um pôster para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D.

Use a ferramenta Project Geometry geometria dos rasgos interiores. O sketch criado deve conter todos os contornos do modelo 3D. Pretende-se aqui exempl ificar a maquinagem de contornos 2D em PowerMILL A modelação 3D do componente é executada em Autodesk Inventor e depois exportada em formato DXF para o PowerMILL Vamos usar esta

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento

As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento As ferramentas Régua, Linhas de Grade e Guias devem ser utilizadas sempre que houver a necessidade de alinhamento Clique na aba Exibição Logo abaixo, selecione os itens Régua, Linhas de Grade e Guias Note

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard.

C D. C) Coleções: é usada para organizar o conteúdo de áudio, vídeo e imagens em pastas, buscando facilitar a montagem do storyboard. 1 Windows Movie Maker XP O Windows Movie Maker é um software de edição de vídeos que permite criar e editar filmes caseiros, inserindo efeitos, músicas, legendas e transições. O vídeo pode ser criado a

Leia mais

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice

Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE. Índice CAPA Universidade Federal do Mato Grosso - STI-CAE Índice 1. Página da área administrativa... 1.1 Botões e campo iniciais... 2. Explicar como funcionam as seções... 2.1. Seções dinâmicos... 2.1.1 Como

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico.

Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Criar um logotipo Bem-vindo ao CorelDRAW, um programa abrangente de desenho e design gráfico baseado em vetor para o profissional gráfico. Neste tutorial, você criará um logotipo para uma cafeteria imaginária.

Leia mais

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010

Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Aula 01 Conceitos Iniciais sobre Excel 2010 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o Excel; 2. Conhecendo a Tela do Excel. 3. Inserindo

Leia mais

Tutorial Paint Brush

Tutorial Paint Brush Tutorial Paint Brush GET da Engenharia Computacional Curso de Mídias Digitais Jan 17, 2011 GET da Engenharia Computacional Tutorial Paint Brush 1/27 O Paint é um programa utilizado para a criação de desenhos

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Planilha Eletrônica Excel

Planilha Eletrônica Excel COLÉGIO LA SALLE CANOAS Técnico em Informática Planilha Eletrônica Excel Excel Prof. Valter N. Silva Colégio La Salle Canoas Página 2 1. NOÇÕES BÁSICAS O Microsoft Excel 7.0 é um programa de planilha eletrônica,

Leia mais

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria.

TELA PRINCIPAL. Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. TELA PRINCIPAL 1 Lista de Efeitos: Exibe uma lista de configurações de efeitos disponíveis. A visualização pode ser filtrada por: Aplicação, Cliente e Categoria. 2 Aplicações: Exibe uma lista de tipos

Leia mais