( 2 ) Teórica ( 2 ) Prática

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "( 2 ) Teórica ( 2 ) Prática"

Transcrição

1 Unidade Universitária: Escola de Engenharia Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Ciências Térmicas I Professor: Sílvia Velázquez Carga horária: 04 Ementa: ( 2 ) Teórica ( 2 ) Prática Núcleo Temático: ENERGIA TÉRMICA E FLUIDOS Código da Disciplina: DRT: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 2º/2013 Estudo dos fenômenos e processos relacionados à Energia, a partir das Leis da Termodinâmica. Desenvolvimento de método para a solução e análise de problemas reais. Estabelecimento da relação entre as soluções qualitativas e quantitativas dos processos. Avaliação dos impactos das atividades de geração de energia no contexto social e ambiental e discussão da sustentabilidade dos processos. Objetivos: Fatos e Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes, Normas e Valores - Identificar os princípios básicos da Termodinâmica; - Definir os sistemas a serem estudados e em que regime operam; - Descrever os estados pelos quais os sistemas passam; - Indicar as energias envolvidas nos processos. - Aplicar as Leis da Termodinâmica; - Analisar as inúmeras aplicações práticas da Termodinâmica; - Relacionar as Leis da Termodinâmica para obter, simultaneamente, soluções quantitativas e qualitativas; - Interpretar resultados; - Resolver problemas práticos da Engenharia na área Térmica; - Avaliar criticamente os fenômenos e processos relacionados à Energia; - Construir um método de análise para os problemas; - Avaliar os impactos das suas atividades no contexto social e ambiental; - Extrapolar os exemplos de classe para situações reais. - Assumir postura responsável e ética perante os problemas; - Buscar atualização profissional na área; - Perceber a importância da Termodinâmica na intervenção do profissional de Engenharia; - Colaborar com os colegas na solução de problemas; - Reconhecer o papel da geração de energia na busca da sustentabilidade.

2 Conteúdo Programático: 1. Conceitos Fundamentais 1.1 Termodinâmica 1.2 Sistema e Volume de Controle 1.3 Estado e Propriedades 1.4 Processos e Ciclos 1.5 Unidades 2. Propriedades de Uma Substância Pura 2.1 Substância Pura 2.2 Mudança de Fase Equilíbrio Líquido-Vapor 2.3 Saturação 2.4 Título ou Qualidade 2.5 Diagramas e Tabelas de Vapor 2.6 Propriedades Independentes de uma Substância Pura 3. Calor e Trabalho 3.1 Conceito e Aplicações 3.2 Unidades 3.3 Trabalho de Expansão Cálculo do Trabalho: gráfica e analiticamente 4. 1ª Lei da Termodinâmica 4.1 1ª Lei da Termodinâmica para processos cíclicos 4.2 1ª Lei da Termodinâmica para processos não cíclicos de sistemas fechados 4.3 Energia Interna 4.4 Entalpia 4.5 1ª Lei da Termodinâmica para Volume de Controle Equação da Continuidade O Processo em Regime Permanente O Processo em Regime Transiente 5. 2ª Lei da Termodinâmica 5.1 Reservatório Térmico 5.2 Motor Térmico 5.3 Refrigerador 5.4 Enunciados da 2ª Lei Enunciado de Kelvin-Planck 5.5 Processo Reversível 5.6 Causas de Irreversibilidade de um processo

3 5.7 Ciclo de Carnot 5.8 Teoremas de Carnot 5.9 Escala Termodinâmica de Temperaturas 6. Entropia 6.1 Uma Propriedade do Sistema 6.2 Entropia para uma Substância Pura 6.3 Variação de Entropia em Processos Reversíveis 6.4 Variação de Entropia em Processos Irreversíveis 6.5 Princípio do Aumento de Entropia Metodologia: Para alcançar os objetivos a que se propõe, esta disciplina exige estudo e resolução de problemas em sala de aula e fora dela. Para isto, são propostos exercícios ao final de cada capítulo, para serem resolvidos gradativamente. As aulas teóricas se baseiam na abordagem expositiva, partindo dos conceitos relacionados aos balanços de massa e energia e da aplicação das Leis da Termodinâmica, visando à solução de problemas práticos. As aulas de exercícios proporcionam interação entre os alunos, para aplicação da teoria nos exercícios práticos. Outra estratégia é a monitoria, momento fora do período normal de aulas da etapa, em que os alunos resolvem, em horários pré-estabelecidos e na presença de um monitor, problemas determinados em cronograma, que fazem parte da avaliação da disciplina. Critério de Avaliação: MF = 0,3.PAIE + 0,2.PI + 0,5.PAF + 0,5.PART 6 MF = média final PAIE = Prova de Avaliação Intermediária Escrita PI = Prova Intermediária PAF = Prova Final PART = Participação nas Monitorias* * Monitoria 1,0 Bibliografia Básica: 1. BORGNAKKE, Claus; SONNTAG, Richard Eduard Fundamentos da Termodinâmica. Tradução da 7 ª edição americana. São Paulo: Edgard Blücher, 2009 (livro texto). 2. MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N. Princípios da Termodinâmica para Engenharia. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora, ÇENGEL, Yunus A; BOLES, Michael A. Termodinâmica. 5ª edição. São Paulo: MacGraw-Hill, Software para determinação de propriedades termodinâmicas CATT 3 (anexo ao livro texto do item 1, acima). 5. Tabelas de Propriedades Termodinâmicas (impressas do site da editora do livro texto) 6. VELÁZQUEZ, Sílvia Maria Stortini González Notas de Aula Disponível no Moodle e em 7. Diagrama de propriedades do vapor d água. 8. Diagramas de propriedades de fluidos refrigerantes: R-12 e R-134a Bibliografia Complementar: 1. SONNTAG, Richard Eduard; BORGNAKKE, Claus Introdução à Termodinâmica para a Engenharia. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos Editora, VAN WYLEN, Gordon; SONNTAG, Richard Eduard; BORGNAKKE, Claus Fundamentos da Termodinâmica. São Paulo: Edgard Blücher, POTTER, Merle; SCOTT, Elaine Termodinâmica. São Paulo: Thomson Learning, 2006.

4 4. LEVENSPIEL, Octave Termodinâmica Amistosa para Engenheiros. São Paulo: Edgard Blücher, SCHMIDT, Frank W.; HENDERSON, Robert E.; WOLGEMUTH, Carl H. Introdução às Ciências Térmicas: termodinâmica, mecânica dos fluidos e transferência de calor. São Paulo: Edgard Blücher, 1996.

5 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Construção de Máquinas I Professor(es): Ms. Carlos Oscar Corrêa de Almeida Filho Dr. Sergio Luis Rabello de Almeida Dr. Marco Stipkovic Filho Núcleo Temático: Projeto e Fabricação Código da Disciplina: DRT: Etapa: ª Carga horária: (02) Teórica Semestre Letivo: 04 (02) Prática 2º de 2013 Ementa: Introdução ao projeto de máquinas. Estudo das fases de desenvolvimento do projeto. Identificação de famílias de máquinas. Elaboração de memórias de cálculo. Detalhamento de apresentação técnica. Aplicação de metodologia para solução de problemas. Análise de Trabalho, Energia, Potência, Equilíbrio de forças. Aplicação dos conceitos fundamentais de resistência dos materiais em construção de máquinas. Estudo dos critérios de dimensionamento. Comparação entre tensões atuantes e admissíveis, Investigação sobre concentração de tensões. Estudo de fadiga em elementos mecânicos. Introdução ao cálculo da rotação crítica. Seleção e dimensionamento dos mancais de Rolamentos. Dimensionamento de parafusos à tração, cisalhamento, flexão e torção. Estudo dos parafusos de potência, de fixação e de ajuste. Estudo dos mancais de deslizamento. Seleção e dimensionamento dos elementos de transmissão de potência: Correias, Correntes e Rodas de Atrito.

6 Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores O aluno deverá apresentar os conhecimentos sobre o projeto de máquinas no contexto e na metodologia da Engenharia Mecânica. Reconhecer os componentes e sua interação, interpretar as tolerâncias dimensionais, de forma e de posição. Estabelecer os ajustes e os acabamentos superficiais. Conhecer elementos de sustentação e orientação; Sistemas de lubrificação e vedação de conjuntos mecânicos; Mecanismos de transmissão de potência e movimento; Elementos de fixação e de movimento por parafusos. Identificar e formular problemas, traduzir em linguagem técnica os objetivos do projeto. Aplicar conceitos e métodos da Mecânica, Física, Matemática, Geometria e Desenho na solução dos problemas referentes aos mecanismos e componentes de máquinas. Utilizar as técnicas de representação gráfica de conjuntos mecânicos e seus componentes, por meio da execução e interpretação de desenhos técnicos, dimensionar elementos de máquinas segundo os conceitos e métodos de Resistência dos Materiais. Aplicar e especificar os tratamentos de materiais segundo os conceitos da Ciência dos Materiais. Valorizar o esforço pessoal como técnica de aprendizado. Ter disposição para atualizar, treinar e Aperfeiçoar-se para completo conhecimento na área de atuação. Projetar-se na condição de usuário de seu produto analisando os aspectos de Segurança, Operacionalidade e Mantenabilidade. Considerar os aspectos econômicos como Custos, Instalações e Recursos Humanos, demonstrando ética e respeito ao ser humano na tomada de decisões. Considerar e posicionar-se eticamente em relação aimpactos ambientais e assim, preservar o Meio Ambiente. Considerar os Aspectos Éticos na aplicação da Engenharia. Conteúdo Programático: 1. Tensões principais em elementos mecânicos. 2. Propriedades mecânicas dos materiais. 3. Critérios de dimensionamento. 4. Dimensionamento de eixos à fadiga, rotação crítica. Regras de projeto considerando tempos e custos. 5. Dimensionamento de mancais de elementos rolantes quanto à capacidade de carga estática e dinâmica. 6. Dimensionamento de parafusos à tração, flexão e cisalhamento. 7. Parafusos protendidos. 8. Dimensionamento de parafusos à fadiga. 9. Estudo dos mancais de deslizamento. 10. Estudo da fixação cubo eixo: Chavetas, Entalhados, Cubos fendidos e bipartidos, Interferência 10. Transmissões por correias planas. 11. Transmissões por correntes. 12. Transmissões por rodas de atrito. Metodologia: Aulas expositivas com utilização de recursos áudio visuais com realização de exercícios de aplicação a cada término de tópico apresentado. Realização de pesquisas bibliográficas e trabalhos de aplicação.

7 Critério de Avaliação: De acordo com o Art.126 do Regimento da UPM 1. Serão realizadas duas avaliações escritas P1 e P2 para composição da nota de aproveitamento semestral e uma avaliação escrita semestral unificada obrigatória PAFE. Serão propostos exercícios de aplicação ao término dos tópicos desenvolvidos em sala e nos estudos extraclasse. 2. A média Final é obtida por MF = 0,5 MP + 0,5 PAFE MP = Peso1 (PAIE) + Peso2 (OAI) + Part MF (Média Final): Peso= 0,5 MP (Média Parcial): Peso= 0,5 PAIE (Prova de Avaliação Intermediária Escrita): Peso1= 0,3 OAI (Outras Avaliações Intermediárias): Peso2= 0,2 PAFE (Prova de Avaliação Final escrita): Peso3= 0,5 Part (Nota de participação) Obs: A soma dos pesos das avaliações intermediárias (PAIE e OAI) não deverá ultrapassar 0,5. MP = 0,3 x (P1) + 0,2 x (T1+T2+ P2) + Part De acordo com a Resolução 01/2012 de 3/01/2012, em seu Art. 61, inciso III, parágrafo 3: A nota de participação será somada à média parcial com valor variando de 0,0 a 1,0 a critério do professor. Aprovação conforme regimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie: Média maior ou igual a 6,0(seis inteiros) e 75% de presença nas aulas Bibliografia Básica: NORTON, R. L., Projetos de Máquinas, Bookman, Porto Alegre, 2004 SHIGLEY, Joseph Edward; MISCHKE, Charles R.; BUDYNAS, Richard G. Projeto de engenharia mecânica. Porto Alegre: Bookman, JUVINALL, Robert C.; MARSHEK, Kurt M. Fundamentos do projeto de componentes de máquinas. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, c2008 Bibliografia Complementar: DOBROVOLSKI, V. Machine elements An textbook. Foreign Language Publishing House NIEMANN, G.; Elementos de máquinas, Ed. Edgard Blucher, vol 1, 2 e 3, São Paulo FAIRES, V. M.; Elementos orgânicos de Máquinas, Ed. Livros técnicos e científicos. MELCONIAN, S. Elementos de máquinas, 10a Ed., Livros Érica Editora Ltda, NIEMANN,G.; Elementos de máquinas, Ed. Edgard Blucher, vol 1, 2 e 3, São Paulo NORTON, R.L.; Machine Design, 2a Ed. Prentice-Hall Inc, 1998 ORLOV, P. Fundamentals of Machine Design, Volumes 1 e 2, Editora Mir, 1979 RESHETOV, D. N. Machine Design, editora Mir, 1978 SHIGLEY, J. E. Machine Design. Ed. McGraw-Hill SPOTTS, M. F. & SHOUP, T.E., Machine elements, 7a Ed., Prentice-Hall Inc., 1998 TIMOSHENKO, S.; Resistência dos materiais, Livros técnicos e científicos LTC, JUVINALL, R. C., MARSHEK,K.M., Fundamentals of Machine Design, 3a Ed. John Wiley & Sons,1999

8 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Mecânica Disciplina: Eletrônica Aplicada à Engenharia Mecânica Professor(es): José Ignacio Hernández López Carga horária: 04 h/a Ementa: ( x ) Teórica 2h ( x ) Prática 2h Núcleo Temático: NDE Automação e Controle Código da Disciplina: DRT: Etapa: ª Semestre Letivo: 2º/2013 Estudo dos diodos e das fontes de alimentação ideais e reais. Estudos dos Teoremas de superposição, Thevenan e Norton. Análise do comportamento e da aplicação dos transistores bipolares. Descrição do funcionamento dos amplificadores operacionais e de suas principais aplicações. Estudo dos dispositivos optoeletrônicos. Análise do comportamento e da aplicação dos transistores de efeito de campo (FET). Estudo da álgebra de boolean. Simplificação de circuitos digitais. Portas lógicas. Teoremas de De Morgan. Mapas de Karnouh. Aplicações. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Familiarizar o estudante com os conceitos básicos da eletrônica analógica e digital. Aplicar o conhecimento adquirido na implementação de projetos de circuitos eletrônicos analógicos e digitais com aplicações na área da Engenharia Mecânica. Perceber a importância dos conhecimentos ensinados para o correto entendimento do funcionamento dos projetos de circuitos eletrônicos analógicos e digitais.

9 Conteúdo Programático: 0. PRINCIPIOS BASICOS. 0.1 Leis de Kirchhof. 0.2 Divisores de Corrente e tensão. 0.3 Teorema de superposição. 0.4 Teoremas de Norton e Thevenin. 1. DIODOS 1.1 Diodo polarizado diretamente. Características. 1.2 Diodo polarizado inverso. 1.3 Diodo Zener 1.4 Fonte de alimentação com retificador de meia onda. 1.5 Fonte de alimentação com retificador de onda completa. 1.6 Dobrador de meia onda e de onda completa. 1.7 Estabilização de fontes. 2. TRANSISTORES BIPOLARES 2.1 Transistores NPN e PNP. Curvas características. 2.2 Chaveamento e amplificação. 2.3 Polarização de transistores. 2.4 Amplificação de tensão: emissor comum, base comum e coletor comum. 2.5 Comportamento com a frequência. 2.6 Amplificação de potência. 2.7 Osciladores. 3. AMPLIFICADORES OPERACIONAIS 3.1 Características principais. 3.2 Amplificação: inversor, não inversor, circuito seguidor com ganho igual a um. 3.3 Computação Analógica com operacionais: somador, subtrator, integrador, diferenciador, logaritmo, anti-logaritmo, produto e divisão. 4. DISPOSITIVOS OPTOELETRÔNICOS 4.1 Diodos emissores de luz. 4.2 Fotodiodos 4.3 Fototransistores 4.4 Acopladores ópticos. 5. Álgebra de Boolean. Portas Lógicas. 5.1 Álgebras de Boolean. Tabelas da verdade. 5.2 Portas Lógicas: OR, NOT, AND, NOR, NAND Teoremas de simplificação de circuitos digitais. 5.4 Teoremas de Demorgan. Aplicações. 5.5 Mapas de Karnaugh. Metodologia: A disciplina exige estudo e resolução de problemas em sala de aula e fora dela. Para isto, são propostos exercícios e atividades práticas ao final de cada item. As aulas teóricas se baseiam na abordagem expositiva, partindo dos conceitos relacionados na dinâmica de circuitos analógicos e digitais, visando à solução de problemas práticos. As aulas de exercícios proporcionam interação entre os alunos, para aplicação da teoria nos exercícios práticos.

10 Critério de Avaliação: MF = MP + 0,5PAF, para a aprovação MP 6,0 MP= 0,3PAIE + 0,2OAI MF Média final, MP média parcial, PAIE prova de avaliação intermediária escrita,oai Outras avaliações intermediárias: Laboratorio, PAF Prova de avaliação final escrita Todas as avaliações têm valor máximo de 10,0 pontos Bibliografia Básica: 1. BOYLESTAD, Robert L., NASHELSKY, Louis. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. Rio de Janeiro : Pearson/Prentice-Hall do Brasil, MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. São Paulo: Pearson Makron Books, 2008, vol 1 e SEDRA, A. S.; SMITH, K. C. Microeletrônica; 2005; Pearson Makron Books. Bibliografia Complementar: 1. CUTLER, P., Circuitos eletrônicos lineares: com problemas ilustrativos. São Paulo : McGraw- Hill, LALOND, D. E.; ROSS, J. A. Princípios de Dispositivos e Circuitos Eletrônicos. 1999: Makron Books, vol. 1 e CATHEY, J. J., Dispositivos e Circuitos Eletrônicos. 1994, Makron Books. BOGART, Theodore F., Dispositivos e Circuitos Eletrônicos, 2001, Makron Books 4. MILLMAN, Jacob; HALKIAS, Christos C., Eletrônica: Dispositivos e Circuitos, 1981, McGraw- Hill 5. LURCH, E. Norman, Fundamentos de Eletrônica, 1984, LTC Ltda.

11 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: MEDIDA DAS GRANDEZAS MECÂNICAS Professor(es): HELIO PEKELMAN FABIO RAIA SERGIO LUIZ RABELO DE ALMEIDA Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina: Etapa: 5ª Carga horária: 04 (02) Teórica (02) Prática Semestre Letivo: 02/2013 Ementa: A disciplina trata do projeto de tolerância e controle dimensional de peças mecânicas, mostrando a aplicação e interpretação dos sistemas de tolerância e a correta escolha e aplicação dos instrumentos de medição. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores -Identificar o papel da tolerância no projeto de conjuntos mecânicos; - Identificar os principais instrumentos para medidas dimensionais; - Entender o papel da incerteza de medição -Ler desenho técnico; -Avaliar criticamente os fenômenos e processos relacionados; - Selecionar e aplicar a correta tolerância em projetos mecânicos; -Selecionar e aplicar de forma correta os instrumentos de medição; - Extrapolar os exemplos de classe para situações reais; Aplicar as ferramentas estudadas de forma integrada e multidisciplinar. - Avaliar os impactos das suas atividades no contexto social e ambiental; Conteúdo Programático: - Unidades de Medição na Engenharia Mecânica; - Incerteza nas Medições; - Seleção e aplicação dos principais instrumentos de medição; - Tolerância e ajustes aplicados em projetos mecânicos; - Tolerâncias Geométricas. -Estudar o conteúdo da disciplina. -Procurar fontes diversas de informação, tais como livros e artigos científicos. - Respeitar as normas de segurança aplicadas nas oficinas da Escola - Assumir postura responsável e ética perante o ambiente e problemas -Cumprir com pontualidade e ética as tarefas indicadas pelo professor. -Valorizar o esforço pessoal como técnica de aprendizado; Metodologia: Aulas teóricas expositivas com recursos áudio visuais e exposição na lousa. Aulas práticas no laboratório com explanação demonstração e manipulação pelo aluno dos principais instrumentos

12 de medição. Listas de exercício para serem resolvidas fora do horário de aulas e elaboração de Desenhos técnicos aplicando os conceitos apresentados. Critério de Avaliação: Média Final = 0,30. PAIE + 0,20 LABORATÓRIO + 0,50.PAFE Bibliografia Básica: - ALBERTAZZI, Armando; SOUSA, André Roberto. Fundamentos de metrologia científica e industrial. São Paulo: Manole, AGOSTINHO, Oswaldo Luiz; RODRIGUES, Antonio Carlos dos Santos; LIRANI, João. Tolerâncias, ajustes, desvios e análise de dimensões.são Paulo: Blücher, LIRA, Francisco Adval de. Metrologia na indústria. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2005 Bibliografia Complementar: - MEADOWS, James D. Geometric dimensioning and tolerancing: applications, analysis & measurement (per ASME Y ).Hendersonville, TN: James D. Meadows & Associates; New York: ASME Press, c MEADOWS, James D. Workbook and answerbook for geometric dimensioning and tolerancing [per ASME Y ].Hendersonville, TN: James D. Meadows & Associates, c CAMPBELL, Robert G.; ROTH, Edward S. Integrated product design and manufacturing using geometric dimensioning and tolerancing.new York: Marcel Dekker, c CREVELING, Clyde M. Tolerance design: a handbook for developing optimal specifications. Reading: Addison-Wesley, c GONZÁLEZ GONZÁLEZ, Carlos; ZELENY VÁZQUEZ, José Ramón. Metrología. 2. ed. México: McGraw-Hill Interamericana, ROZENBERG, I. M. O sistema internacional de unidades-si. Mauá: Instituto Mauá de Tecnologia, Ministerio da Industria e do Comercio. Secretaria de Tecnologia Indust. Sistema nacional de metrologia, normalizacao, e qualidade industrial,legislacao Brasilia VOCABULÁRIO de metrologia legal: a que se refere a portaria inmetro nº 102, de 10 de junho de ed. Brasília: Inmetro, INMETRO. Vocabulário internacional de termos fundamentais e gerais de metrologia. 2. ed. Senai, c BUSCH, Ted. Fundamentals of dimensional metrology. 3. NEW YORK: DELMAR, MONTGOMERY, Douglas C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, c2004

13 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: Engenharia Elétrica Núcleo Temático: Pesquisa Operacional Código da Disciplina: Professor(es): Ms. Raquel Cymrot DRT(Raquel): Etapa: 5ª etapa Carga horária: 2-0 ( X ) Teórica ( ) Prática Semestre Letivo: 2º semestre de 2013 Ementa: Introdução às Cadeias de Markov de tempo discreto. Classificação dos estados e cadeias. Estudo das equações de Chapman-Kolmogorov e aplicação destas para resolução de problemas reais. Introdução à teoria das filas. Identificação do tipo de sistemas de fila. Cálculo de características da fila. Aplicações da teoria de filas em situações reais. Programação linear. Método gráfico e Simplex. O problema dual. Aplicações em dados reais utilizando a ferramenta Solver do Excel. Objetivos Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os conceitos e ferramentas básicas da Pesquisa Operacional com respeito a processos estocásticos, teoria de filas e programação linear. Relacionar os conceitos com a prática da Engenharia Mecânica. Revisar conceitos estudados em disciplinas anteriores que possam auxiliar no bom aproveitamento do curso. Identificar situações reais nas quais o conteúdo da disciplina possa ser aplicado. Identificar os dados necessários para a resolução dos problemas propostos. Desenvolver análise crítica e o raciocínio lógico. Compreender a leitura técnica e extrapolar conhecimentos. Aplicar as ferramentas estudadas de forma integrada e multidisciplinar. Estudar o conteúdo da disciplina. Procurar fontes diversas de informação, tais como livros e artigos científicos. Cumprir com pontualidade e ética as tarefas indicadas pelo professor. Valorizar o esforço pessoal como técnica de aprendizado. Utilizar de forma ética os conhecimentos adquiridos com o necessário comprometimento profissional. Conteúdo Programático: 1. Cadeias de Markov de tempo discreto. 2. Classificação de estados. 3. Equações de Chapman-Kolmogorov.

14 4. Classificação das cadeias de Markov. 5. Propriedades de equilíbrio. 6. Tempo de primeira passagem e tempo de recorrência. 7. Custo médio esperado por unidade de tempo. 8. Introdução à teoria das filas e suas características. 9. Medidas de desempenho, análise de equilíbrio e relações básicas. 10. Modelos (M/M/1/FIFO/ / ), (M/M/1/FIFO/K/K), (M/M/1/FIFO/K/ ) e (M/M/S/FCFS/ / ). 11. Programação linear 12. Resolução de problemas pelo método gráfico 13. Resolução de problemas pelo método Simplex 14. Dualidade 15. Uso da ferramenta Solver do programa Excel para a resolução dos problemas de programação linear. Metodologia: Aulas expositivas dialogadas da teoria com resolução de diversos exercícios baseados em dados provenientes de situações práticas, intercaladas com aulas de exercício. Uso de recursos de informática. Listas de exercício para serem resolvidas fora do horário de aulas. Critério de Avaliação: Os instrumentos de avaliação são: - Prova de Avaliação Intermediária Escrita (PAIE) - Média das listas de exercício (LIST). - Média das atividades realizadas em sala de aula (ATIV) - Prova de Avaliação Final Escrita (PAFE) - Nota de Participação (Part) O aproveitamento das listas de exercícios será comprovado mediante a correção de alguns exercícios. A não realização de uma atividade implicará em nota zero. Será desprezada para o cálculo da nota ATIV uma das atividades com menor nota atribuída. A nota de Participação (Part) valerá de zero a um ponto, sendo atribuída a critério do professor e baseada no número de listas entregues. As notas LIST e ATIV compõem a nota OAI (Outras Avaliações Intermediárias), definida por:

15 OAI = 0,5 LIST + 0,5 ATIV Tem-se Média Parcial = MP = 0,3 PAIE + 0,2 OAI + 0,5 Part A Prova de Avaliação Final Escrita (PAFE) contemplará todo o conteúdo do curso. A MF (Média Final) será composta por: MF = MP + 0,5 PAFE A aprovação ocorrerá conforme regimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bibliografia Básica: 1. ARENALES, M.; ARMENTANO, V.; MORABITO, R.; YANASSE, H. Pesquisa Operacional. Rio de Janeiro: Elsevier, HILLIER, F. S.; LIEBERMAN, G. J. Introdução à pesquisa operacional. 8 ed. São Paulo: McGraw-Hill, MOREIRA, D. A. Pesquisa Operacional Curso introdutório. 2 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Cengage Learning, Bibliografia Complementar*: 1. ANDRADE, E. L. Introdução à Pesquisa Operacional Métodos e Modelos para Análise de Decisões. Rio de Janeiro: LTC, HINES, W. W.; MONTGOMERY, D. C.; GOLDSMAN, D. M.; BORROR, C. M. Probabilidade e estatística na engenharia. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, LEVINE, D.; STEPHAN, D.; BERENSON, M.; KREHBIEL, T. Estatística: Teoria e Aplicações - Utilizando Microsoft Excel Português. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, PAPOULIS, A.; PILLAI, S. U. Probability, random variables and stochastic processes. 4. ed. New York: McGraw-Hill, PRADO, D. Teoria das filas e da simulação. Nova Lima: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2004.

16 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Processos de Fabricação Mecânica I Professor(es): Carlos Alberto Monezi Hélio Pekelman Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina: Etapa: 5ª Carga horária: (02) Teórica Semestre Letivo: 04 (02) Prática 02/2013 Ementa: Conceito de Liga Metálica - Ligas mãe ou pré-ligas - Metal patente. Ligas Transformáveis e ligas tratáveis - Conceito de metais ferrosos e de metais não-ferrosos - Processos de Fabricação partindo do metal líquido: Lingotamento e fundição de peças - Processos de Fabricação partindo do metal sólido: Laminação, forjamento, extrusão e trefilação. Processo especial de fabricação por Metalurgia do Pó; Especificação de Metais ferrosos e especificação de metais não-ferrosos. Objetivos: Formar os alunos nos conceitos básicos de utilização dos metais sem os quais os alunos não terão condições de aprender os processos de fabricação e, portanto, não terão condições de desenvolver as disciplinas de Construção de Máquinas, ponto chave da Engenharia Mecânica. Formar os alunos nas técnicas mecânicas dos Processos de Fabricação; na escolha do Processo mais adequado; e, na escolha do material metálico mais correto. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores

17 Conteúdo Programático: 1. Definições e Conceitos: Metais ferrosos e Metais não ferrosos; Ligas Metálicas; Ligas mãe ou pré-ligas; Metal patente e sua utilização. 2. Processos de fabricação partindo do metal líquido: 2.1 Processo de Lingotamento; Tipos de lingoteira, para aço e para metais não ferrosos; Vazamento por gravidade em queijo e em placa; Vazamento contínuo e semi-contínuo, princípios. 2.2 Processo de Fundição de peças: Fluxograma de uma peça fundida; Tipos de Fundição de peças - processos tradicionais e de precisão; Projeto de peça fundida - Contrações e sobremetais - Construção do Risco ( Projeto ); Defeitos de Fundição. 3. Processos de fabricação partindo do metal sólido: Conceito de metal transformável e de metal tratável. Exemplos: 3.1 Laminação a quente e a frio; Tipos de laminadores; Laminação de placas e de perfis; Esforços, temperaturas; Tratamentos térmicos. Intermediários; Reduções e número de passes. Defeitos de Laminação. 4. Processo especial de fabricação por Metalurgia do Pó: Fabricação de pós metálicos; Mistura de pós; Prensagem da mistura - Tipos de prensa - Densidade aparente; Sinterização - temperaturas e atmosferas. Defeitos em peças sinterizadas. 5. Especificação dos metais e suas ligas: Conceitos. Especificação de metais não ferrosos; Propriedades de Utilização; Especificações de ligas de Cobre; Especificações de ligas de Alumínio, zinco e de chumbo. Exemplos de especificação Metodologia: Aulas teóricas em sala Utilização de Quadro Negro, Retroprojetor, Diapositivos e Vídeo. Aulas práticas em Laboratório - Fabricação de peça fundida. Visitas. Critério de Avaliação: Bibliografia Básica: 1. A S M - Metal Park, Ohio, USA - Metals Hand Book. 2. Chiaverini, V - Metalurgia do Pó - ABMM - São Paulo, ABMM - Laminação de produtos planos e não planos. São Paulo, Bibliografia Complementar: 1. Siegel, M. e Colaboradores - Manual de Fundição de Ferrosos - ABMM, São Paulo. 2. Bradasquia, C e Colaboradores - Manual de Fundição de não Ferrosos - ABMM, São Paulo. 3. Campbell, J Castings - Livraria Politécnica, Recusani, A F. - Processo Shaw para fundição de matrizes - CEBRACO

18 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Sistemas de Controle Professor(es): Luiz Henrique Alves Monteiro Carga horária: (02) Teórica ( ) Prática Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 02/ Ementa: Revisão de Transformada de Laplace. Definição de função de transferência. Modelagem de sistemas dinâmicos por equações diferenciais. Representação de sistemas dinâmicos por diagramas de blocos. Análise de respostas temporais de sistemas lineares forçados. Cálculo de erro em regime permanente. Análise de estabilidade via critério de Routh. Introdução ao método do lugar das raízes. Projeto de compensadores. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer técnicas de controle de sistemas descritos por equações diferenciais lineares, a parâmetros constantes. Aprender a sintonizar compensadores. Conteúdo programático: Construir e analisar modelos de sistemas de interesse à engenharia. Caracterizar o transiente, o regime permanente e a estabilidade de sistemas lineares forçados. Perceber a importância da análise teórica de sistemas de controle aplicados à engenharia. 1. Motivação e histórico. 2. Transformada de Laplace. 3. Função de transferência. 4. Diagrama de blocos. 5. Modelos de sistemas dinâmicos. 6. Transiente e regime permanente de sistemas lineares forçados. 7. Estabilidade. 8. Critério de Routh. 9. Método do lugar geométrico das raízes. 10. Compensadores. Metodologia: Aulas teóricas expositivas com utilização de lousa e retroprojetor. Resolução de exercícios. Critério de Avaliação: Sistema de avaliação continuada, em que são levados em conta os resultados obtidos pelos alunos em duas provas (P1 e PAF) e exercícios (E). Calcula-se a média final através da fórmula (P1+E+PAF), com 0 P1 4, 0 E 1 e 0 PAF 5.

19 Bibliografia Básica: Dorf R.C. e Bishop R.H. (2001). Sistemas de Controle Modernos, 8a edição (LTC). Nise N.S. (2002). Engenharia de Sistemas de Controle, 3a edição (LTC). Ogata K. (1998). Engenharia de Controle Moderno, 3a edição (Prentice-Hall). Bibliografia Complementar: Castrucci P.L. e Batista L. (1991). Controle Linear: Método Básico, 2ª edição (Edgard Blücher). Luenberger D.G. (1979). Introduction to Dynamic Systems (John Wiley & Sons). Maya P.A. e Leonardi F. (2011). Controle Essencial, 1ª edição (Pearson). Monteiro L.H.A. (2006). Sistemas Dinâmicos, 2ª edição (Livraria da Física). Moraes C.C. e Castrucci P.L. (2010). Engenharia de Automação Industrial, 2ª Edição (LTC).

20 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Software Aplicado à Engenharia Mecânica Professor(es): Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 02/2013 José Gomes Gonçalves Filho Carga horária: ( )Teórica 02 (02) Prática Ementa: Aprendizagem e utilização do software MATLAB e SIMULINK para resolução de problemas de uma forma geral e simulação de sistemas dinâmicos aplicados a Engenharia Mecânica. Objetivos: Apresentar aos alunos a prática das ferramentas computacionais necessárias para o tratamento das aplicações de Engenharia Mecânica. Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Apresentar e programar no ambiente MatLab e Simulink, este através de estudos de casos, visando a utilização futura como ferramenta importante. Conteúdo programático: Observar e reconhecer técnicas e comandos dos programas escolhendo e aplicando a teoria e ferramentas apresentadas. Desenvolver uma visão crítica e analítica no sentido de buscar a melhor solução para a análise e extração da informação desejada. 1 - Aprendendo a utilizar o MATLAB. 2 - Utilização e operações com matrizes. 3 - Operadores lógico e relacionais. 4 - Controle de Fluxo. 5 - Arquivos M de Comandos. 6 - Arquivos M de funções Análise numérica. 8 - Polinômios. 9 - Gráficos SIMULINK. Metodologia: Aulas expositivas com auxílio de quadro e recursos computacionais multimídia. Prática no ambiente MATLAB/SIMULINK nos laboratórios da UPM. Aulas práticas em microcomputadores, com até 2 alunos por micro. Mostrar exemplos de aplicação e propor exercícios para assimilação e desafio para o aluno em cada aula. Critério de Avaliação: Serão realizadas uma prova, P1, e uma avaliação prática, AP, com estudo de caso. A média final MF será determinada pela fórmula: MF = 0,40*P1 + 0,60*AP O critério e as condições para a aprovação devem ser consultados no site da Escola, em especial o Regimento da Universidade e os Atos da Reitoria pertinentes ao critério de avaliação de desempenho e freqüência.

21 Bibliografia Básica: Matsumoto, E. Y. MATLAB Fundamentos de Programação, Editora Érica, Hanselmam, D. Littlefield, B., Versão Estudante MATLAB 5 - Guia do Usuário", Makron Books, Matsumoto, E. Y. "Simulink 5", São Paulo, Erica, Bibliografia Complementar: Hanselmam, D. Littlefield, B.; "Matlab 6-Curso Completo", São Paulo, Prentice Hall, 2003.

22 Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Disciplina: Teoria das Estruturas Mecânicas I Professor(es): Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina: Etapa: 5ª Semestre Letivo: 02/2013 Giuseppe Mirlisenna Carga horária: (02) Teórica 04 (02) Prática Ementa: Estudo dos conceitos de estado plano de tensões e deformações, critérios de resistência e vasos de pressão de parede fina. Apresentação dos métodos analíticos e gráficos e as suas aplicações em engenharia mecânica. Objetivos: Conceitos Procedimentos e Habilidades Atitudes e Valores Conhecer os conceitos básicos dos itens da ementa identificando a sua aplicação nos processos de projeto de engenharia. Revisar conceitos de resistência dos materiais com relação a obtenção de esforços e tensões. Identificar os procedimentos de solução de problemas de engenharia relacionando os conceitos apresentados. Interpretar os resultados obtidos e concluir a análise dos problemas propostos. Desenvolver análise crítica e o raciocínio lógico. Compreender a leitura técnica e extrapolar conhecimentos. Aplicar as ferramentas estudadas de forma integrada e multidisciplinar Conteúdo Programático: - Revisão de tensões combinadas em estruturas espaciais; - Estado plano de tensões; - Métodos analíticos e gráficos para transformação de tensões; - Tensão de cisalhamento absoluta; - Critérios para materiais dúcteis e frágeis; - Vasos de pressão de paredes finas; - Estado plano de deformações; - Introdução a extensometria e rosetas; - Equações constitutivas - Lei de Hooke generalizada. Estudar o conteúdo da disciplina periodicamente esclarecendo as dúvidas nas aulas de avaliação do processo. Procurar fontes diversas de informação, tais como livros, sites e artigos científicos. Buscar o relacionamento cordial com os colegas nas discussões de problemas propostos. Cumprir com pontualidade e ética as tarefas indicadas pelo professor. Valorizar o esforço pessoal como técnica de aprendizado. Utilizar de forma ética os conhecimentos adquiridos com o necessário comprometimento profissional

23 Metodologia: Aulas teóricas expositivas e aulas práticas destinadas à solução de problemas propostos, discussões em grupo e avaliações do processo. Critério de Avaliação: Serão realizadas duas provas (PAIE e PAFE) e avaliações de processo nas aulas de exercícios. MP = 0,3.PAIE + 0,2.Avaliações de processo (média parcial) MF = 0,5.MP + 0,5.PAFE PAFE: nota da prova final A aprovação ocorrerá conforme regimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bibliografia Básica: 1. HIBBELER, R. C. Resistência dos Materiais 7ª edição. São Paulo: Ed. Pearson, BEER, F. P.; Johnston, E. R. Jr. Resistência dos Materiais 4ª edição. São Paulo: McGraw Hill, POPOV, E. P. Mecânica dos Sólidos. São Paulo: Edgard Blucher, Bibliografia Complementar: 1. RILEY, W.F. Mecânica dos Materiais 5ª edição. Rio de Janeiro: LTC, CRAIG, R.Jr. Mecânica dos Materiais 2ª edição. Rio de Janeiro: LTC, TIMOSHENKO, Stephen; GERE, James E. Mecânica dos Sólidos. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos, GERE, J. M. Mecânica dos Materiais. São Paulo: Thomson Learning, NASH, William A. Resistência dos Materiais. 2. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1982

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Construção de Máquinas I Professor(es) Ms. Carlos Oscar Corrêa de Almeida Filho Dr. Sergio Luis Rabello de Almeida Dr. Marco

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Decanato Acadêmico Unidade Universitária: ESCOLA DE ENGENHARIA Curso: ENGENHARIA MECÂNICA COM LINHA DE FORMAÇÃO ESPECÍFICA EM MECATRÔNICA Disciplina: Circuitos Elétricos Professor(es): Núcleo Temático: DRT: Código da Disciplina:

Leia mais

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR

GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR GUIA DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE CURRICULAR Estatística Biologia Ano lectivo: 2011 /2012 Docentes Responsável Júri Vogal Vogal Responsável pela pauta Docentes que leccionam a UC Ana Maria Caeiro Lebre

Leia mais

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1

PROGRAMA. Código: ADM 09927 Professor: Profª Doutoranda Inayara Gonzalez Período: 2012/1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Curso de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 Campus Universitário Goiabeiras CEP. 29075-910

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Dr. José Luiz Viana Coutinho Código: 073 Município: Jales Eixo Tecnológico: Recursos Naturais Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS

UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS UNIVERSIDADE PAULISTA CURSOS CST em Análise e Desenvolvimento de Sistemas CST em Automação Industrial CST em Gestão da Tecnologia da Informação CST em Redes de Computadores PIM Projeto Integrado Multidisciplinar

Leia mais

Engenharia de Produção

Engenharia de Produção Não jogue este impresso em via pública. Preserve o meio ambiente. Universidade Federal do Espírito Santo Engenharia de Produção Centro Universitário Norte do Espírito Santo (São Mateus) Engenharia de Produção

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Acompanhamento aos Projetos de Pesquisa I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 7º 1 - Ementa (sumário, resumo) Trabalho resultante

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º sem. Danieli Rodrigues Ximenes Pavão EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO. SEMESTRE ou ANO DA TURMA: 3º sem. Danieli Rodrigues Ximenes Pavão EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão em Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: FORMA/GRAU:( )integrado ()subsequente ( ) concomitante ( x ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x ) Presencial

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014

Plano de Trabalho Docente 2014 Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Médio ETEC Professora Nair Luccas Ribeiro Código: 156 Município: Teodoro Sampaio Área de conhecimento: Ciências Humanas Componente Curricular: Geografia Série: 2ª

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola de Artes, Ciências e Humanidades Graduação em Gestão Ambiental Prof. Dra. Sylmara Gonçalves Dias Disciplina: Princípios de Administração COD.: ACH-113 Área: Administração e meio ambiente Semestre do curso: 1º de 2013 Carga horária semanal: 2 horas PLANO DE DISCIPLINA Nome do professor: Profa. Dra.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO PERÍODO LETIVO: 2008/2 DISCIPLINA: Créditos: 6 Caráter: Obrigatório Professor regente: Ály Ferreira Flores Filho UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA PLANO DE ENSINO

Leia mais

ENGENHARIA MECÂNICA. 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos

ENGENHARIA MECÂNICA. 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado. PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos ENGENHARIA MECÂNICA 1. TURNO: Integral HABILITAÇÃO: Bacharelado GRAU ACADÊMICO: Engenheiro Mecânico PRAZO PARA CONCLUSÃO: Mínimo = 5 anos Máximo = 9 anos 2. OBJETIVO/PERFIL DO PROFISSIONAL A SER FORMADO

Leia mais

Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR

Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso MATRIZ CURRICULAR Curso Técnico (Integrado/Concomitante/Subsequente) em Curso de (Engenharia, Tecnologia, Licenciatura) em Nome do Curso CÂMPUS Araranguá MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h Eletricidade

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL. Plano de Trabalho Docente 2013 Administração Central Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO PROFISSIONAL Plano de Trabalho Docente 2013 Etec Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos EE: Arlindo Bittencourt Eixo Tecnológico:

Leia mais

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa

PRIMEIRO SEMESTRE. Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa PRIMEIRO SEMESTRE Disciplina Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa Professor: Dr. Reginaldo Santana Figueiredo Créditos: 2 Carga Horária: 30h Ementa Introdução à Estatística. Regras de Somatório.

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Técnico. Professor: Renato Custódio da Silva PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Técnico Código: 0262 ETEC ANHANQUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Ética e Cidadania Organizacional Eixo Tecnológico: Gestão e

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Ensino Médio Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Ensino Médio Etec: PROFª NAIR LUCCAS RIBEIRO Código: 156 Município: TEODORO SAMPAIO Área de conhecimento: Ciências da Natureza Componente Curricular: Biologia

Leia mais

Plano de Ensino CURSO: TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET

Plano de Ensino CURSO: TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET CURSO: TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS DISCIPLINA: JOGOS MASSIVOS PELA INTERNET Matriz Curricular 016-1 Carga Horária 80 H/A EMENTA Estudo dos fundamentos para elaboração de um projeto usuários pela Estudo

Leia mais

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística

Matriz de Especificação de Prova da Habilitação Técnica de Nível Médio. Habilitação Técnica de Nível Médio: Técnico em Logística : Técnico em Logística Descrição do Perfil Profissional: Planejar, programar e controlar o fluxo de materiais e informações correlatas desde a origem dos insumos até o cliente final, abrangendo as atividades

Leia mais

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Esplanada dos Ministérios, Bloco L 70047-902 Brasília DF ANEXO II PROJETO DE MELHORIA DO ENSINO MÉDIO NOTURNO REGULAMENTO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art.

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA EIXO TECNOLÓGICO: Gestão e Negócios Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Técnico em Vendas Subseqüente ao Ensino Médio FORMA/GRAU:( )integrado ( X)subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Mecânica Disciplina Desenho de Elementos de Máquinas II Professor(es) Luiz Antonio Pinheiro Balestrero Código da Disciplina 210.1400.0 Etapa

Leia mais

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistemas Electrónicos e Computadores

CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA. Sistemas Electrónicos e Computadores INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE SETÚBAL CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA Decreto Lei nº88/2006 de 23 de Maio Sistemas Electrónicos e Computadores Área de formação

Leia mais

LABORATÓRIO DE CONTROLE I SINTONIA DE CONTROLADOR PID

LABORATÓRIO DE CONTROLE I SINTONIA DE CONTROLADOR PID UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO DE CONTROLE I Experimento 6: SINTONIA DE CONTROLADOR PID COLEGIADO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DISCENTES: Lucas Pires

Leia mais

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 191, DE 12 DE JULHO DE

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 191, DE 12 DE JULHO DE INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 191, DE 12 DE JULHO DE 2011 A Presidenta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

Dados de Identificação

Dados de Identificação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE REGISTROS ACADÊMICOS PLANO DE ENSINO NÃO FINALIZADO Dados de Identificação Componente Curricular:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento

PLANO DE ENSINO. TURMA: Formação mista, envolvendo acadêmicos da Católica de SC que cumprem os requisitos dispostos no Regulamento CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA SETOR DE EXTENSÃO COMUNITÁRIA PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: PROJETO COMUNITÁRIO PROFESSORES(AS): FASE: Constituída a partir da conclusão de 30% DIVA SPEZIA

Leia mais

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Curso Técnico de Segurança do Trabalho: 3 (três) períodos com 7 (sete) disciplinas por período. 1º PERÍODO DO CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro Campus São Gonçalo Curso Técnico de Segurança do Trabalho:

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico CETEC. Ensino Técnico. Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios Habilitação Profissional: Nível Médio de Técnico em Administração

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P.

ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. ESCOLA ESTADUAL DR. MARTINHO MARQUES VERA LUCIA DOS SANTOS GIVANILZA ALVES DOS SANTOS MARIA APARECIDA CRIVELI SIRLEI R. C. DO P. VITORINO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS E OS POLIEDROS DE PLATÃO TAQUARUSSU = MS AGOSTO

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Programação de

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais 7// 9:5 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: 6 Sistemas de Informação (Noturno) Currículo: / ADM.96.-7 Funções Empresariais I Ementa: Introdução à administração. Conceitos de Organização e Administração.

Leia mais

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014

Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação. Subárea de Matemática. Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Cento de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática 1 Plano de Ensino de Matemática 7º Ano - 2014 Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação Subárea de Matemática Profª Marisa Gomes

Leia mais

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA

MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO SUGERIDO PARA PROJETO DE PESQUISA MODELO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA (Hospital Regional do Mato Grosso do Sul- HRMS) Campo Grande MS MÊS /ANO TÍTULO/SUBTÍTULO DO PROJETO NOME DO (s) ALUNO

Leia mais

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD

RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD RELATÓRIO FINAL - INDICADORES - DOCENTES ENGENHARIA AMBIENTAL EAD Quadro 1: Resultados dos Indicadores para o curso de Engenharia Ambiental - Campus EAD INDICADOR Curso* Campus EAD* ÍNDICE DE AVALIAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA

UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA UNIVERSIDADE TÉCNICA DE MOÇAMBIQUE UDM DIRECÇÃO ACADÉMICA ÁREA DE FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS CURRÍCULO DO CURSO LICENCIATURA EM ENGENHARIA E GESTAO DE CONSTRUÇÃO CIVIL ( LEGCC ) 1 A UNIVERSIDADE

Leia mais

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA

PROJETO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO INTEGRADO EM INFORMÁTICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO. CAMPUS CERES DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL PROJETO DO

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS FACULDADES UNIFICADAS DIREÇÃO ACADÊMICA PLANO DE CURSO 1. Identificação Disciplina: Diagnose e Consultoria Empresarial Curso: Administração Período: 8º Centro: Ciências

Leia mais

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO

Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO Universidade Estadual de Ponta Grossa PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE ENSINO PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: Ciências Agrárias e de Tecnologia DEPARTAMENTO: Informática DISCIPLINA: Introdução à Organização

Leia mais

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa

Métodos de Estudo & Investigação Científica. Elaborando um projeto de pesquisa Elaborando um projeto de pesquisa A pesquisa é a realização concreta de uma investigação planeada, desenvolvido e redigida de acordo com as normas das metodologias consagradas pela ciência; Requerida quando

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 4148 INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 4148 INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA DE TAQUARITINGA 1 ANO PLANO DE ENSINO 2013 2º SEMESTRE DE 2013 DEPARTAMENTO 41 PRODUÇÃO INDUSTRIAL DISCIPLINA 4148 INFORMÁTICA APLICADA À PRODUÇÃO INDUSTRIAL PROFESSOR RESPONSÁVEL

Leia mais

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Enfermagem Professores: Rosemari Santos de Oliveira rosemarixw@yahoo.com.br Período/Fase: 1ª Semestre:

Leia mais

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU

Plano de Ensino 1º semestre de 2016. Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Plano de Ensino 1º semestre de 2016 ÁREA DE GESTÃO E NEGÓCIOS Unidade Curricular: AVALIAÇÃO E GESTÃO DE PROJETOS Professores: CLEANTES ALVES LEITE JR. / JOÃO CARLOS IVO DE ABREU Carga horária: 133h Carga

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Tópicos Especiais em Recursos Humanos Código: ADM - 02199 Professor: Simone da Costa Fernandes Behr

PROGRAMA. Disciplina: Tópicos Especiais em Recursos Humanos Código: ADM - 02199 Professor: Simone da Costa Fernandes Behr UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento

Geometria Analítica. Geometria Analítica. Geometria Analítica 15/08/2012. Objetivos gerais da disciplina. Prof. Luiz Antonio do Nascimento Prof. Luiz Antonio do Nascimento Objetivos gerais da disciplina Desenvolver a capacidade lógica para resolução de problemas, e de tomada de decisões. Fornecer as noções básicas de Geometria Analítica.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça S.P. Área de conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias

Leia mais

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS

PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS PRODUÇÂO OFICINA FORMAÇÃO CONTINUADA 24/02/16 PET- GRADUASUS ORIENTAÇÃO AOS DOCENTES DAS DISCIPLINAS COM CONTEÚDOS INTEGRADORES PRIMEIROS PERÍODOS DOS CURSOS DO CCS EMENTA: Conceito ampliado de saúde e

Leia mais

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA

FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular FORMULÁRIO PARA CRIAÇÃO DE DISCIPLINA 1. Unidade

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico ETEC PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Eixo Tecnológico: CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS Habilitação Profissional: TÉCNICO EM MECATRÔNICA

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

INSCRIÇÕES MESTRADO/DOUTORADO 1º SEMESTRE DE 2016

INSCRIÇÕES MESTRADO/DOUTORADO 1º SEMESTRE DE 2016 EDITAL DE SELEÇÃO INSCRIÇÕES MESTRADO/DOUTORADO 1º SEMESTRE DE 2016 As inscrições para o ingresso no Mestrado e Doutorado do 1o. Semestre de 2016 estarão abertas a partir de 15 de setembro a 30 de outubro/2015.

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Núcleo Temático: NEPQS Núcleo de Engenharia de Produto, Qualidade e Sustentabilidade Código da Gestão Ambiental e Sustentabilidade Carga horária: 4 68 horas aula Teóricas: (2) Práticas: (2) ENEX00962 Conceituação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa PLANO DE ENSINO MODALIDADE PRESENCIAL 1 Ano 2016 1º Semestre Curso: Marketing Digital e E-commerce Disciplina: Fundamentos do Ambiente Digital

Leia mais

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada. Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Tóffolo 2011/1

BCC402 Algoritmos e Programação Avançada. Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Tóffolo 2011/1 BCC402 Algoritmos e Programação Avançada Prof. Marco Antonio M. Carvalho Prof. Túlio Ângelo M. Tóffolo 2011/1 Introdução ao Curso 2 Carga horária semanal 2 aulas teóricas e 2 aulas práticas (ambas em laboratório)

Leia mais

TECNOLOGIAS APLICADAS

TECNOLOGIAS APLICADAS ESCOLA SECUNDÁRIA DE VALONGO Ano Lectivo: 2009/2010 CURSO PROFISSIONAL DE ELECTRÓNICA, AUTOMAÇÃO E COMPUTADORES TECNOLOGIAS APLICADAS 12 ANO - Turma TE Professor: Ana Lisa Rodrigues Grupo: 0 Tecnologias

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2015)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2015) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação I. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO (2015) DISCIPLINA LINGUAGENS CARGA HORÁRIA 82h DOCUMENTÁRIAS

Leia mais

A Estatística e a Engenharia

A Estatística e a Engenharia Causarum Cognitio - Stanza della Segnatura, Palácio do Vaticano 1 Uma definição de engenharia: Um engenheiro é alguém que resolve problemas que interessam à sociedade pela aplicação eficiente de princípios

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS P 2 CEM PLANO DE ENSINO DAS DISCIPLINAS PESQUISA I A PESQUISA VII

Leia mais

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II

PLANO DE ENSINO SIGLA:51MCP. E-MAIL: rubens.staloch@udesc.br PRÉ-REQUISITOS: 31MAF II UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DEPARTAMENTO: Ciências Contábeis PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Mercado de Capitais PROFESSOR: Rubens

Leia mais

PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA. Curso : Engenharia Civil

PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA. Curso : Engenharia Civil PUC UCG - ESCOLA DE ENGENHARIA Curso : Engenharia Civil 1. Dados de Identificação Disciplina : ENG1062 TOPOGRAFIA E GEODÉSIA II Professor : TULE CÉSAR BARCELOS MAIA Turma : C01 Subturma : 1, 2, 3 Créditos

Leia mais

Faculdade recredenciada pela Portaria MEC 1.437 de 07/10/2011. Curso de Direito autorizado pela Portaria MEC 1.215/2006 PLANO DE ENSINO

Faculdade recredenciada pela Portaria MEC 1.437 de 07/10/2011. Curso de Direito autorizado pela Portaria MEC 1.215/2006 PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: DIREITO AMBIENTAL CÓDIGO: 702070 CURSO: DIREITO SEMESTRE: NONO CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROFª. MS. DÉBORA CAMARGO DE VASCONCELOS

Leia mais

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS

REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS REGULAMENTO DO PROJETO INTEGRADOR DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE ARTHUR THOMAS Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina PR Fone: (43) 3031-5050 CEP: 86.061-450 1 REGULAMENTO

Leia mais

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados:

CIÊNCIAS NATURAIS 8º ANO ANO LETIVO 2015/2016 PLANO DE ESTUDOS. O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: PLANO DE ESTUDOS O aluno, no final do 8.º ano, deve atingir os objetivos em seguida apresentados: 1.º PERÍODO DOMÍNIO SUBDOMÍNIO / CONTEÚDOS 1. Compreender as condições próprias da Terra que a tornam o

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1 Semestre

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico 1 Semestre Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec Plano de Trabalho Docente 2015 Etec Ensino Técnico 1 Semestre Etec: DR. JÚLIO CARDOSO Código: 078 Município: Franca Eixo Tecnológico: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO

FACULDADE SANTA TEREZINHA - CEST COORDENAÇÃO DO CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DADOS DA DISCIPLINA CÓDIGO NOME CARGA HORÁRIA PERÍODO HORÁRIO 970 GEOPROCESSAMENTO E SENSORIAMENTO REMOTO 80 HORAS (40h teóricas e 40h práticas) 4º QUARTA-FEIRA 19:00-20:40 e 20:50 22:30

Leia mais

Um estudo dos principais Circuitos Elétricos utilizados na Engenharia Elétrica.

Um estudo dos principais Circuitos Elétricos utilizados na Engenharia Elétrica. Unidade Universitária Escola de Engenharia Curso Engenharia Eletrônica e Engenharia Elétrica Disciplina Eletricidade I Professor Paulo Guerra Junior Carga horária 4 Código da Disciplina 161.1303.9 Etapa

Leia mais

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA VOLUNTÁRIO PIC DIREITO/UniCEUB EDITAL DE 2016 O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna público que

Leia mais

SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO

SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO SENAI BAHIA ÁREA AUTOMOTIVA DESCRITIVO DE CURSO 1 IDENTIFICAÇÃO Título do Curso: s Ocupação: 9144-15 Mecânico de manutenção em motocicleta Modalidade: Qualificação Profissional Básica Formação Inicial

Leia mais

RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE RESOLVE:

RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE RESOLVE: RESOLUÇÃO N 41/11-CEPE Fixa o currículo do Curso de Informática e Cidadania- Bacharelado, do setor Litoral da Universidade Federal do Paraná, para funcionamento no período noturno, com duração de 4 anos.

Leia mais

OBJETIVO Compreender os fenômenos físicos e solução de problemas em física básica relacionados aos temas de termologia e termodinâmica.

OBJETIVO Compreender os fenômenos físicos e solução de problemas em física básica relacionados aos temas de termologia e termodinâmica. Curso Superior de Tecnologia Refrigeração, Ventilação e Ar condicionado Terceiro Semestre APRESENTAÇÃO DO CURSO Prof. Dr. Sérgio Turano de Souza FATEC ITAQUERA Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof.

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2013. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2013 Ensino Técnico ETEC Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação Habilitação Profissional: Técnico em Informática Qualificação:

Leia mais

Período Letivo: 2010.2 Nº de créditos: 3 (45 horas) Monitora: Cintya

Período Letivo: 2010.2 Nº de créditos: 3 (45 horas) Monitora: Cintya A ENGENHARIA E O MEIO AMBIENTE Período Letivo: 2010.2 Nº de créditos: 3 (45 horas) Monitora: Cintya PROFESSORA: DAYSE LUNA BARBOSA A VIDA E SEUS PROBLEMAS Quantos somos no mundo hoje? Como é possível obter

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA EIXO TECNOLÓGICO: Licenciatura Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: Licenciatura em Matemática FORMA/GRAU: ( )integrado ( )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( x ) licenciatura ( ) tecnólogo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2014. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho Código: 091 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Informática e Comunicação Habilitação Profissional: TÉCNICO EM INFORMÁTICA Qualificação:

Leia mais

013/2013 Câmpus Juiz de Fora. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. 1.1. Sobre a vaga para o cargo de PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO e TECNOLÓGICO

013/2013 Câmpus Juiz de Fora. 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES. 1.1. Sobre a vaga para o cargo de PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO e TECNOLÓGICO 013/2013 Câmpus Juiz de Fora O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais, no uso de suas atribuições legais, conferidas pelo decreto presidencial de 24.04.2013,

Leia mais

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Estrutura da UCS Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas A UCS é formada por diferentes unidades de ensino, cada uma relacionada com uma área do conhecimento: CCET Centro de Ciências

Leia mais

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto

Lógica de Programação. Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto Lógica de Programação Profas. Simone Campos Camargo e Janete Ferreira Biazotto O curso Técnico em Informática É o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações, interfaces gráficas; monta estruturas

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Técnico em Informática FORMA/GRAU:( X ) Integrado ( ) Subsequente ( ) Concomitante ( ) Bacharelado ( ) Licenciatura ( ) Tecnólogo

Leia mais

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101

NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS NORMATIVOS - NOR 101 ASSUNTO: Elaboração de Instrumentos Normativos MANUAL DE ORGANIZAÇÃO APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 25, de 12/05/2016 COD. VIGÊNCIA: 100 12/05/2016 NORMA DE ELABORAÇÃO DE INSTRUMENTOS 1/10 SUMÁRIO 1 FINALIDADE...

Leia mais

Portfólio de cursos internos do NTE

Portfólio de cursos internos do NTE 1 Portfólio de cursos internos do NTE Santo André, Março de 2016 Introdução O Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Universidade Federal do ABC (UFABC) abre regularmente as inscrições para os cursos

Leia mais

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º

PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010. Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º PLANO DE ENSINO PROJETO PEDAGÓCIO: 2010 Curso: Pedagogia Disciplina: Metodologia da Pesquisa Aplicada a Educação I Carga Horária Semestral: 40 h Semestre do Curso: 3º 1 - Ementa (sumário, resumo) A natureza

Leia mais

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H

Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Warthog Robotics USP São Carlos www.warthog.sc.usp.br warthog@sc.usp.br Acionamento de Motores: PWM e Ponte H Por Gustavo C. Oliveira, Membro da Divisão de Controle (2014) 1 Introdução Motores são máquinas

Leia mais

Metodologias Ativas de Aprendizagem para a Educação Médica Permanente

Metodologias Ativas de Aprendizagem para a Educação Médica Permanente Metodologias Ativas de Aprendizagem para a Educação Médica Permanente I Seminário Estadual de Educação Médica Permanente Prof. José Batista Cisne Tomaz ESP-CE Questões para reflexão Por quê utilizar Metodologias

Leia mais

Eletrônica Básica II. Amplificadores Diferenciais e Multiestágio

Eletrônica Básica II. Amplificadores Diferenciais e Multiestágio Eletrônica Básica II Amplificadores Diferenciais e Multiestágio Amplificadores Diferenciais O amplificador diferencial é a configuração mais utilizada em circuitos integrados analógicos Como exemplo, o

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS SUPERVISÃO EDUCACIONAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS SUPERVISÃO EDUCACIONAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS SUPERVISÃO EDUCACIONAL ÁREA INFORMÁTICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM SISTEMAS PARA INTERNET Unidade

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA

CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL. DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO MATEMÁTICA OBJETIVOS GERAIS Reconhecer a Matemática como instrumento de compreensão e de transformação do

Leia mais

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA

CURSOS OFERECIDOS PELO ITA CURSOS OFERECIDOS PELO ITA Formação, Atribuições da Profissão, Áreas de Atuação Engenharia Aeronáutica É a área da engenharia que se ocupa do projeto, fabricação e manutenção de aeronaves e do gerenciamento

Leia mais

Componente Curricular: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Código: CTB - 303 CH Pré-requisito:

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: Rodrigues de Abreu Código: 135 Município: Bauru- SP Eixo Tecnológico: Segurança. Habilitação Profissional: Habilitação Profissional Técnica de Nível

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR

PLANO DE TRABALHO DO PROFESSOR EIXO TECNOLÓGICO: AMBIENTE, SAÚDE E SEGURANÇA CURSO/MODALIDADE: Curso Técnico em Meio Ambiente Subsequente COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DE PESQUISA E CÓDIGO: APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS TÉCNICOS Currículo:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PLANO DE ENSINO Ano Semestre letivo 2016 1º 1. Identificação Código 1.1 Disciplina: Microeconomia III 0760.223 1.2 Unidade:

Leia mais

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037

Universidade Federal de Juiz de Fora - Laboratório de Eletrônica - CEL037 Página 1 de 5 1 Título 2 Objetivos Prática 10 Aplicações não lineares do amplificador operacional. Estudo e execução de dois circuitos não lineares que empregam o amplificador operacional: comparador sem

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO ENSINO BÁSICO Considerando que a Portaria nº 23 /2015, de 27 de fevereiro revogou a Portaria nº 9/2013, de 11 de fevereiro referente à avaliação das aprendizagens e competências

Leia mais