REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD"

Transcrição

1 REVISTA DE LIÇÕES BÍBLICAS/ 1º TRIMESTRE DE 2014 JOVENS E ADULTOS/ CPAD Título: Uma jornada de fé A formação do povo de Israel e sua herança espiritual Comentarista: Antonio Gilberto Lição 12: A CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES Data: 23 de Março de 2014 TEXTO ÁUREO E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão (Hb 9.22). VERDADE PRÁTICA O sacrifício expiador de Cristo no Calvário foi perfeito, único e capaz de nos purificar de todo pecado. HINOS SUGERIDOS 363, 423, 432. LEITURA DIÁRIA Segunda - Êx 28.1 A instituição do sacerdócio Quinta - Hb 6.20 Jesus, nosso Sumo Sacerdote eterno Terça - Êx A cerimônia de consagração Sexta - Hb 4.15,16 Jesus, Sumo Sacerdote compassivo Quarta - Lv A oferta do sacerdote pelo seu pecado Sábado - Hb 9.11 Jesus, Sumo Sacerdote dos bens futuros.

2 LEITURA BÍBLICA EM CLASSE Êxodo Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho, e dois carneiros sem mácula, 2 - e pão asmo, e bolos asmos amassados com azeite, e coscorões asmos untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás. 3 - E os porás num cesto e os trarás no cesto, com o novilho e os dois carneiros. 4 - Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água; 5 - depois, tomarás as vestes e vestirás a Arão da túnica, e do manto do éfode, e do éfode mesmo, e do peitoral; e o cingirás com o cinto de obra de artífice do éfode. 6 - E a mitra porás sobre a sua cabeça; a coroa da santidade porás sobre a mitra; 7 - e tomarás o azeite da unção e o derramarás sobre a sua cabeça; assim, o ungirás. 8 - Depois, farás chegar seus filhos, e lhes farás vestir túnicas, 9 - e os cingirás com o cinto, a Arão e a seus filhos, e lhes atarás as tiaras, para que tenham o sacerdócio por estatuto perpétuo, e sagrarás a Arão e a seus filhos E farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça do novilho; 11 - e degolarás o novilho perante o Senhor, à porta da tenda da congregação Depois, tomarás do sangue do novilho, e o porás com o teu dedo sobre as pontas do altar, e todo o sangue restante derramarás á base do altar. INTERAÇÃO Chegamos ao capítulo que detalha o cerimonial de consagração sacerdotal para o serviço no Tabernáculo: Êxodo 29. Este capítulo descreve o rito consagratório dos sacerdotes. Ele consistia na apresentação de um bezerro e dois carneiros sem mácula; pão asmo (sem fermento) e bolos asmos amassados com azeite; bolinhos asmos untados com azeite e feito com flor de farinha de trigo. Todos estes itens eram elementos que compunham todo o ritual para consagrar, isto é, separar, para o ministério sacerdotal, Arão e os seus filhos. Esta linhagem representaria o sacerdócio oficial da Casa de Israel.

3 OBJETIVOS Após esta aula, o aluno deverá estar apto a: Explicar como se dava a cerimônia de consagração sacerdotal. Citar os elementos do sacrifício de posse. Compreender que Cristo é o perpétuo e o mais perfeito Sumo Sacerdote. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Prezado professor, para ampliar a conclusão do primeiro tópico da aula desta semana, reproduza na lousa o seguinte texto: O Novilho [Bezerro]. Quando os sacerdotes impunham as mãos na cabeça do novilho, isso simbolizava a sua identificação com o animal, como seu substituto e, talvez, a transferência dos pecados do povo para o animal. Assim, o novilho tornava-se um sacrifício vicário, que morria por causa dos pecados do povo (v.14). Essa cerimônia aponta para o sacrifício vicário de Cristo, que tornou-se a nossa oferta pelo pecado (Is 53.5; Gl 3.13; Hb ) (Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.165). Em seguida, explique que a suficiência do sacrifício de Jesus Cristo é a garantia de que Ele é o Sumo Sacerdote perfeito. INTRODUÇÃO COMENTÁRIO Palavra Chave Consagração: Ação de dedicar-se a Deus; dedicação, sagração. Deus ordenou que Moisés separasse Arão e seus filhos para o sacerdócio. O vestiário, bem como o modo de proceder dos sacerdotes, foram dados por orientações do próprio Deus. Antes de oferecer sacrifícios em favor do povo, Arão deveria oferecer sacrifício para a remissão dos seus próprios pecados. Na lição de hoje, estudaremos a respeito do ato de consagração e purificação do sacerdócio, conforme as determinações de Deus.

4 I. A CONSAGRAÇÃO DE ARÃO E SEUS FILHOS 1. A lavagem com água. Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água (Êx 29.4). Muitos eram os rituais de preparação que os sacerdotes deveriam realizar antes de se achegarem à presença de Deus. Uma parte dos rituais era a lavagem com água, que simbolizava pureza e perfeição. Deus é santo e requer santidade do seu povo: Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo (Lv 19.2). Atualmente o crente é limpo pela Palavra (Jo 15.3) e pelo sangue de Cristo (1Jo 1.7). Sem pureza e santidade não podemos nos achegar à presença de Deus. Uma importante razão pela qual o crente deve santificar-se é que a santidade de Deus, em parte, é revelada através do procedimento justo e da vida santificada do crente. 2. A unção com azeite (Êx ). O azeite da unção deveria ser derramado sobre a cabeça de Arão e seus filhos. O azeite é símbolo do Espírito Santo que viria habitar no crente pelo ministério intercessor de Jesus (Jo 14.16,17,26), bem como o batismo com o Espírito Santo (At 1.4,5,8). Assim também a igreja recebeu o penhor do Espírito (2Co 1.21,22), mas alguns de seus membros são individualmente separados para ministérios específicos, segundo os propósitos de Deus. 3. Animais são imolados como sacrifício (Êx ). Era necessário que antes de ministrar em favor do povo, o sacerdote oferecesse sacrifícios de holocausto por sua própria vida. Arão e seus filhos deveriam levar um cordeiro, sem mancha ou defeito, diante do altar. O cordeiro morto tipificava a morte vicária de Jesus Cristo, que morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras (1Co 15.3). A morte vicária de Cristo proporciona ao homem pecador a reconciliação com Deus. Jesus morreu para expiar os nossos pecados (1Pe 1.18,19). SINOPSE DO TÓPICO (I) A consagração do sacerdócio de Arão e de seus filhos decorria pela passagem da água, a unção com azeite e a imolação de animais como sacrifício.

5 II. O SACRIFÍCIO DA POSSE 1. O segundo carneiro da consagração (Êx ). Era necessário que outro animal inocente fosse morto. Segundo o Comentário Bíblico Beacon, parte do sangue era colocada primeiramente na orelha direita, no dedo polegar da mão direita e no dedo polegar do pé direito. O restante do sangue deveria ser derramado sobre o altar. Sem derramamento de sangue não há remissão de pecado (Hb 9.22). Tudo apontava para o Calvário, onde Cristo derramou seu sangue por nós. 2. Sacrifícios diários. Diariamente eram oferecidos sacrifícios pelo pecado. Pela manhã e a tarde havia sacrifícios e um animal inocente era morto em resgate da vida de alguém. O sacrifício de Cristo foi perfeito e único. Por isso, hoje podemos nos achegar a Deus para adorá-lo livremente. No Tabernáculo, tudo deveria estar sempre pronto a fim de que o culto diário a Deus nunca fosse interrompido. Os sacerdotes cuidavam para que o fogo do altar nunca se apagasse. A cada manhã, este era alimentado com nova lenha e novos holocaustos (Lv 6.12,13). Da mesma forma Deus quer que nos apresentemos a Ele, prontos e renovados espiritualmente (2Co 4.16). SINOPSE DO TÓPICO (II) O sacrifício da posse consistia na consagração do segundo carneiro e nos sacrifícios diários. III. CRISTO, PERPÉTUO SUMO SACERDOTE 1. Sacerdócio segundo a ordem de Melquisedeque. A primeira referência a Melquisedeque como sacerdote encontra-se no livro de Gênesis Poucos sabemos a respeito de Melquisedeque: sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida (Hb 7.3). Melquisedeque é um tipo de Cristo.

6 2. O sacrifício perfeito de Cristo. Arão e seus descendentes deveriam oferecer diariamente sacrifícios por seus pecados e também do seu povo. Hoje não precisamos fazer esses tipos de sacrifícios, pois o sacrifício de Cristo foi único, perfeito e perpétuo (Hb ). 3. O sacrifício eterno de Cristo. Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo (Hb 7.24). O vocábulo perpétuo significa inalterável. Jesus não pertencia à tribo de Levi, mas seu sacerdócio era segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 5.6,10; 7.11,12), logo, seu sacerdócio era superior ao de Arão. O sacerdócio de Cristo é superior, eterno e imutável. SINOPSE DO TÓPICO (III) O sacrifício de Cristo é perfeito, eterno e perpétuo segundo a ordem de Melquisedeque. CONCLUSÃO Deus estabeleceu o sacerdócio e as cerimônias de purificação e consagração. Estas cerimônias apontavam para o sacrifício perfeito e o sacerdócio eterno de Cristo. Ele se ofereceu como holocausto em nosso lugar. Sem Cristo, jamais poderíamos nos achegar à presença santa e eterna de Deus e ter comunhão com Ele. BIBLIOGRAFIA SUGERIDA GOWER, R. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. 2 ed., RJ: CPAD, Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 ed., RJ: CPAD, MERRIL, E. H. História de Israel no Antigo Testamento: O reino de sacerdotes que Deus colocou entre as nações. 6 ed., RJ: CPAD, EXERCÍCIOS 1. Atualmente somos limpos mediante quê? R. Atualmente o crente é limpo pela Palavra (Jo 15.3) e pelo sangue de Cristo (1Jo 1.7).

7 2. O que o azeite simboliza? R. O azeite é símbolo do Espírito Santo que viria habitar no crente pelo ministério intercessor de Jesus (Jo 14.16,17,26). 3. O que deveria ser feito com o restante do sangue do segundo carneiro? R. O restante do sangue deveria ser derramado sobre o altar. 4. Cristo era Sacerdote segundo qual ordem? R. Ordem de Melquisedeque. 5. De acordo com a lição, qual o significado do vocábulo perpétuo? R. O vocábulo perpétuo significa inalterável. AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I Subsídio Geográfico "O sistema sacrificial" Quando os seres humanos entram em relação de aliança com Deus e mantêm o seu lado do trato, evitando todos os pecados conhecidos, surge o desejo de relacionar-se mais intimamente com Deus entregar-se ao seu serviço, expressar agradecimento, apoiar seus servos, ter comunhão, e desculpar-se pelo mal cometido acidentalmente. O sistema sacrificial demonstrou que uma relação mais profunda com Deus era possível, mas para que isso acontecesse havia necessidade de uma purificação contínua do pecado. Ao mesmo tempo, o sistema demonstrou suas próprias deficiências e resultou na necessidade de encontrar outro meio não só para estabelecer uma relação mais profunda com Deus, como também para tratar com todo o problema do pecado deliberado. Esse outro meio foi tornado possível mediante Jesus (Hb ) (GOWER, R. Novo Manual dos Usos & Costumes dos Tempos Bíblicos. 2 ed., RJ: CPAD, 2012, p.325).

8 AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II Subsídio Bibliológico "A Origem dos Sacrifícios" Em relação à origem dos sacrifícios, existem duas opiniões: (1) que eles têm sua origem nos homens, e que Israel apenas reorganizou e adaptou os costumes de outras religiões, quando inaugurou seu sistema sacrificial; e (2) que os sacrifícios foram instituídos por Adão e seus descendentes em resposta a uma revelação de Deus. É possível que o primeiro ato sacrificial em Gênesis tenha ocorrido quando Deus vestiu Adão e Eva com peles para cobrir sua nudez (Gn 3.21). O segundo sacrifício mencionado foi o de Caim, que veio com uma oferta do fruto da terra, isto é, daquilo que havia produzido, expressando sua satisfação e orgulho. Entretanto, seu irmão Abel trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura como forma de expressar a contrição de seu coração, o arrependimento e a necessidade da expiação de seus pecados (Gn 4.3,4). Em Romanos 1.21, Paulo refere-se à revelação e ao conhecimento inicial que os patriarcas tinham a respeito de Deus, e explica a apostasia e o pecado dos homens do seguinte modo: Tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Depois do Dilúvio, edificou Noé um altar ao Senhor; e tomou de animal limpo e de toda a ave limpa e ofereceu holocaustos sobre o altar (Gn 8.20). Muito tempo antes de Moisés, os patriarcas Abrão (Gn 12.8;13.18; ; 22.2ss.), Isaque (Gn 26.25), e Jacó (Gn 33.20; 35.3) também ofereceram verdadeiros sacrifícios (Dicionário Bíblico Wycliffe. 1 ed., RJ: CPAD, 2009, p.1723). SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO A Cerimônia de Consagração do Sacerdócio Moisés, segundo as instruções divinas, separou a Arão e seus filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar para o sacerdócio (Êx 28.1). Todos os dias o sacerdote deveria oferecer no altar do holocausto sacrifícios. Primeiro era necessário que um animal inocente fosse morto em resgate da vida do próprio sacerdote, e em seguida outro animal morreria em favor do povo de Deus.

9 Vários eram os ritos de purificação que os sacerdotes eram submetidos diariamente. Eles não poderiam jamais se apresentar diante do Altíssimo de qualquer maneira. As roupas deveriam estar limpas e em ordem, e os cabelos bem penteados. A Antiga Aliança não permitia falhas. Tudo apontava para Jesus Cristo, o homem perfeito, único capaz de cumprir toda a lei. Água era aspergida sobre Arão e seus filhos, pois se tratava de uma lavagem simbólica: Então, farás chegar Arão e seus filhos à porta da tenda da congregação e os lavarás com água (Êx 29.4). Qual era o propósito da lavagem? Era apontar para a pureza e perfeição de Cristo. A purificação se dava na porta da tenda para que todos os israelitas vissem. Deus é santo e o sacerdote deveria também ser santo: [...] Santos sereis, porque eu, o Senhor, vosso Deus, sou santo (Êx 19.2). Nossa santidade precisa ser vista por aqueles que não conhecem a Cristo a fim de que glorifiquem a Deus. Somos chamados para sermos sal e luz deste mundo, precisamos fazer a diferença no meio de uma sociedade perversa. A água simboliza também a Palavra de Deus. Jesus declarou : Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado (Jo 15.3). A Palavra de Deus é pura e santa, por isso ela pode nos tornar limpos. Ela também tem o poder de penetrar no mais íntimo do nosso ser, ela chega onde nenhum homem pode alcançar (Hb 4.12). O azeite da santa unção era derramado sobre a cabeça de Arão e seus filhos: E disto farás o azeite da santa unção, o perfume composto segundo a obra do perfumista; este será o azeite da santa unção (Êx 30.15). Este azeite era santo (separado) e só poderia ser utilizado neste ritual. O templo do Senhor, assim como seus móveis e objetos são santos e só devem ser utilizados na obra de Deus. Sabemos que um dos símbolos do Espírito Santo é o azeite. Em o Novo Testamento vemos que Jesus, nosso Sumo Sacerdote, recebeu a unção do Espírito Santo antes de iniciar seu ministério, durante o seu batismo. Jesus foi ungido para servir (At 10.38; Lc 4.18,19). O batismo com o Espírito Santo nos torna aptos para o serviço a Deus. AUTORIA: Casas Publicadoras das Assembleias de Deus ( FONTE: FORMATAÇÃO: Evangelista Alex Freitas (

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás,

Êx 29:2 E pão ázimo, e bolos ázimos, amassados com azeite, e coscorões ázimos, untados com azeite; com flor de farinha de trigo os farás, 1 Capítulo 29 O sacrifício e as cerimônias da consagração Êx 29:1 Isto é o que lhes hás de fazer, para os santificar, para que me administrem o sacerdócio: Toma um novilho e dois carneiros sem mácula,

Leia mais

A História da Redenção em Levítico

A História da Redenção em Levítico LEVITICO A História da Redenção em Levítico Levítico Hebreus Wayyiqra (Chamou o Senhor) Septuaginta Levítico (Devido a ênfase dada sobre o sacerdócio) Ênfase na Pessoa de Deus Santidade e provisão de Deus

Leia mais

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC

ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC ASSEMBLEIA DE DEUS Congregação CIC Escola Bíblica Dominical FONTE do SABER TEMA: LIÇÃO 10 - OBJETIVO GERAL Apresentar as diferentes ordens cerimoniais que constituem o sistema de sacrifícios estabelecido

Leia mais

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto

16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto 16/06/2019 Lição 11 - O Sacerdócio de Cristo e o Levítico 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores e feito mais

Leia mais

05 de Maio de 2019 A PIA DE BRONZE: LUGAR DE PURIFICAÇÃO

05 de Maio de 2019 A PIA DE BRONZE: LUGAR DE PURIFICAÇÃO TEXTO ÁUREO Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado. (Jo 15.3) VERDADE PRÁTICA A Pia de Bronze é o símbolo do processo da santificação que Cristo realiza em nós através de seu sangue e da

Leia mais

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo

Lição 16. É um sábado. de descanso. para vós, e afligireis as. vossas almas; isto é. estatuto perpétuo Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 16 É um sábado de descanso para vós, e afligireis as vossas almas; isto é estatuto perpétuo Levíticos 16:31 Esta publicação não é para ser vendida ou negociada

Leia mais

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10).

Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). www.portalebd.org.br Slide 2 Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas

Leia mais

Escola Bíblica AD Blumenau

Escola Bíblica AD Blumenau LIÇÃO 7 Jesus Sumo Sacerdote de uma ordem superior TEXTO BÍBLICO Hebreus 7.1-19 OBJETIVOS DA LIÇÃO 1 - Explicar o aspecto tipológico do Messias. 2 - Destacar a natureza do sacerdócio de Cristo. 3 - Expor

Leia mais

LIÇÃO 09 JESUS, O HOLOCAUSTO PERFEITO. 26 de agosto de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 09 JESUS, O HOLOCAUSTO PERFEITO. 26 de agosto de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 09 JESUS, O HOLOCAUSTO PERFEITO 26 de agosto de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez (Hb 10.10). VERDADE

Leia mais

Fogo Estranho Diante de Deus

Fogo Estranho Diante de Deus Fogo Estranho Diante de Deus Antônio Vitor Seremos advertidos agora, a ser mais reverentes com as coisas de Deus. Na tragédia de Nadabe e Abiú, talves estejamos a ver o destino que nos aguarda, caso não

Leia mais

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO

UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO UM LUGAR DE ADORAÇÃO A DEUS NO DESERTO Escola Bíblica Dominical Lição 09 1º trimestre 2014 Para : 02/03/2014 Produção de Slide : TEXTO ÁUREO : E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Êxodo

Leia mais

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é.

Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. 1 Capítulo 7 A lei da expiação da culpa Lv 7:1 E esta é a lei da expiação da culpa; coisa santíssima é. Lv 7:2 No lugar onde degolam o holocausto, degolarão a oferta pela expiação da culpa, e o seu sangue

Leia mais

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 - CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO DEUS ORDENOU A MOISÉS A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO Após a entrega do ordenamento jurídico para o

Leia mais

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 A DOUTRINA DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO O culto levítico trouxe ao povo de Israel a revelação das principais doutrinas divinas, mas

Leia mais

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - O SISTEMA DE SACRIFÍCIOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH para indicar

Leia mais

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43)

As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) AULA 23 - ÊXODO As veste sacerdotais (Ex 28:3-43) Vestes para Arão e seus filhos (Ex 28. 4) Ver (Ex 28. 43) Pulamos o cap. 29 Altar do incenso (Ex 30:1-10) 22,86m 4,57m PLANTA DO TABERNÁCULO 45,72m Véu

Leia mais

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto

09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto 09/06/2019 Lição 10 O Sistema de Sacrifícios 2º Trimestre Classe Adulto TEXTO ÁUREO Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, ao qual Deus propôs para propiciação

Leia mais

Capítulo 14 A lei acerca do leproso depois de sarado Lv 14:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 14 A lei acerca do leproso depois de sarado Lv 14:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 14 A lei acerca do leproso depois de sarado Lv 14:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Lv 14:2 Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, Lv 14:3 E

Leia mais

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA UM DEUS DE PAZ Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS SACRIFÍCIOS NO SISTEMA MOSAICO O sistema mosaico de sacrifícios foi formalizado pelo próprio Senhor YAHWEH

Leia mais

Ofertas Pací cas para um Deus de Paz

Ofertas Pací cas para um Deus de Paz Ofertas Pací cas para um Deus de Paz Antônio Vitor Continuando os estudos a cerca do entendimento dos princípios da igreja em Levítico e os elementos que podemos identificar em seu modelo de culto, vamos

Leia mais

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16

O Livro de Levítico # 19 A remoção do pecado - Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 A REMOÇÃO DO PECADO Levítico 16 Chegamos agora ao que, para nós, pode ser considerado o capítulo central do livro de Levítico - o coração do livro da lei levítica - Lv 16. Muitos estudiosos contemporâneos

Leia mais

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica.

sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OSendo cristocêntrica, a Bíblia sempre nos fala de Cristo e de Sua obra salvífica. OA Páscoa Judaica é um tipo da salvação em Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O O assunto da Bíblia Sagrada é

Leia mais

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO

LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO LIÇÃO 3 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O VERDADEIRO MINISTRO DE DEUS Ser ministro de Deus é uma grande responsabilidade na obra confiada pelo Senhor, entretanto,

Leia mais

aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola.

aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola. ONa sequência do estudo da Carta aos Hebreus, analisaremos o capítulo 7 da epístola. OO sacerdócio de Jesus é superior. www.portalebd.org.br Slide 2 O O autor aos hebreus retoma o argumento a respeito

Leia mais

Panorama Bíblico O Pentateuco

Panorama Bíblico O Pentateuco Panorama Bíblico O Pentateuco AULA 1 GÊNESIS 01 INTRODUÇÃO A palavra Gênesis é um termo grego que significa origem, fonte, geração ou principio. No hebraico esta palavra é bereshith e significa No Princípio.

Leia mais

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga

Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Aula 06. A adoração no tabernáculo, no templo e na sinagoga Volta, com misericórdia a Jerusalém, tua cidade; reedifica-a como edifício eterno, rapidamente, em nossos dias. Sê bendito, Senhor, que reedificas

Leia mais

SOMOS SACERDOTES DE DEUS

SOMOS SACERDOTES DE DEUS ENCONTRO DE HOMENS SOMOS SACERDOTES DE DEUS 28/10/2017 NÓS FOMOS CHAMADOS PARA SERMOS SACEDORTES DE DEUS Isaías 61:6 Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus;

Leia mais

Nosso Ministério Sacerdotal

Nosso Ministério Sacerdotal As 3 pedras fundamentais para o ministério do povo de Deus são: O SACERDÓCIO de todos os discípulos de Jesus Os DONS DO ESPÍRITO SANTO manifestos em cada discípulo O EXEMPLO E MODELO de Jesus como servo

Leia mais

TRÊS OFÍCIOS MINISTERIAIS PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA

TRÊS OFÍCIOS MINISTERIAIS PARA A EDIFICAÇÃO DA IGREJA Estudo em I Coríntios 12:28 /////// As revelações bíblicas existem para nos dar poder para o exercício de nosso ministério diante do Senhor nesta terra. Deus é um Deus de mistérios. O reino de Deus não

Leia mais

Jesus, o Holocausto Perfeito

Jesus, o Holocausto Perfeito Jesus, o Holocausto Perfeito Antônio Vitor O principal propósito dos sacrifícios era fazer a expiação pelos pecados, mas também havia os de gratidãos, de ação de graças, de paz e de alguns outros rituais

Leia mais

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS

O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: 21/05/2017 O CULTO DA LEI E OS MISTÉRIOS REVELADOS Sabemos que no culto da Lei era fundamental a presença de quatro elementos que faziam parte da liturgia registrada no Velho

Leia mais

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES

LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO INTRODUÇÃO DIVISÃO FATOS IMPORTANTES LEVÍTICO Levítico ( a respeito dos levitas ): Para quem foi escrito este livro? Para os israelitas. Por quem foi escrito (autor)? Moisés. Em qual momento histórico?

Leia mais

Privilégios Espirituais

Privilégios Espirituais Privilégios Espirituais Vantagens, privilégio, regalia Vantagens que desfrutam pessoas de um grupo Acesso aos privilégios 4 À medida que se aproximam dele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas escolhida

Leia mais

LIÇÃO 01 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. 1º de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 01 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR. 1º de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 01 LEVÍTICO, ADORAÇÃO E SERVIÇO AO SENHOR 1º de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO E parei o meu tabernáculo no meio de vós, e a minha alma de vós não se enfadará (Lv 26.11). VERDADE PRÁTICA

Leia mais

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento

As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Mensagem Oito As Festas (1) O sábado, a festa da Páscoa e a festa dos pães sem fermento Leitura bíblica: Lv 23:1-8; Gn 1:26 2:3; Lc 22:7-20; 1Co 5:7-8 I. As festas em Levítico 23 eram para descanso e desfrute

Leia mais

O OFÍCIO SACERDOTAL.

O OFÍCIO SACERDOTAL. O OFÍCIO SACERDOTAL. Os sacerdotes eram os ministros responsáveis pelos principais atos do culto judaico no tabernáculo e no templo. Eles sacrificavam os animais levados pelo povo, buscando, assim, o perdão

Leia mais

A Bíblia Inteira num Ano

A Bíblia Inteira num Ano A Bíblia Inteira num Ano Lição 4 O Livro de Levítico Onde há espaços para preencher, por favor escreva a Escritura mencionada nas suas próprias palavras. 1. O Livro Este livro foi nomeado para os Levitas

Leia mais

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20

...sendo uma vez filho, sempre será um filho...mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 ...sendo uma vez filho, sempre será um filho......mas onde repousa a tua segurança? Hebreus 6:13-20 1. Ela deve repousar na confiável Palavra de Deus a. Sua promessas não são bloqueadas pelos limites humanos.

Leia mais

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 40 Deus manda Moisés levantar o tabernáculo Êx 40:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo: Êx 40:2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2018 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO OS PRINCÍPIOS DE DEUS PARA A SUA IGREJA EM LEVÍTICO LIÇÃO 10 OFERTAS PACÍFICAS PARA

Leia mais

MELQUISEDEQUE, REI DE JUSTIÇA, REI DE PAZ

MELQUISEDEQUE, REI DE JUSTIÇA, REI DE PAZ MELQUISEDEQUE MELQUISEDEQUE, REI DE JUSTIÇA, REI DE PAZ Porque este Melquisedeque, rei de Salém, sacerdote de Deus Altíssimo, ele foi ao encontro de Abraão, quando este voltava vitorioso da batalha contra

Leia mais

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO?

POR QUAIS MOTIVOS BÍBLICOS O ESCRITOR SAGRADO NOS EXORTA A NÃO ABANDONARMOS A ADORAÇÃO? NOSSA CONGREGAÇÃO? RAZÕES PARA ADORAR (Hb 10.19-25) Tudo o que sobressai deste texto é a sua exortação do vers 25, não deixemos de congregar-nos, geralmente para chamar a atenção dos faltosos aos cultos. Será que o motivo

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Cristologia SEFO Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Cristologia SEFO 2013 Por Fábio 4ª Codo Aula Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação

Leia mais

Lição 5 para 5 de maio de 2018

Lição 5 para 5 de maio de 2018 Lição 5 para 5 de maio de 2018 Deus mandou Moisés construir um modelo do Santuário Celestial. Através dele, quis nos mostrar o plano da salvação preparado desde antes da fundação do mundo. Ao estuda-lo,

Leia mais

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1) Slide 2

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1)   Slide 2 Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. (Sl 24.1) www.portalebd.org.br Slide 2 Tudo quanto existe pertence ao Senhor e ao Senhor deve ser consagrado, principalmente o

Leia mais

NO PERDÃO DOS PECADOS

NO PERDÃO DOS PECADOS CREMOS IEADEM NO PERDÃO DOS PECADOS, NA SALVAÇÃO PRESENTE E PERFEITA E NA ETERNA JUSTIFICAÇÃO DA ALMA RECEBIDOS GRATUITAMENTE DE DEUS PELA FÉ NO SACRIFÍCIO EFETUADO POR JESUS CRISTO EM NOSSO FAVOR (AT

Leia mais

Aula 3. Leví%co 2 a 7 Diferença entre ofertas

Aula 3. Leví%co 2 a 7 Diferença entre ofertas Aula 3 Leví%co 2 a 7 Diferença entre ofertas Quais os %pos de sacri8cio? Holocausto Oferta de manjares Oferta pacífica Oferta pelo pecado Oferta pela culpa Mas do que estamos falando mesmo? Pela ordem

Leia mais

A expressa Imagem e a figura de Deus

A expressa Imagem e a figura de Deus A expressa Imagem e a figura de Deus Da mesma forma que convinha que em tudo Cristo se tornasse semelhante à descendência da sua figura (Adão), para poder expiar os pecados do povo, agora importa também

Leia mais

Qual é o conteúdo do Livro de Levítico?

Qual é o conteúdo do Livro de Levítico? Qual é o conteúdo do Livro de Levítico? Leis sobre Sacrifícios e Ofertas Os Holocaustos 1.1-17 Ofertas e manjares 2.1-16 Ofertas pacíficas 3.1-17 Ofertas pelo pecado 4.1-5.13 A oferta pela transgressão

Leia mais

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10

Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 Sinais de adoração para uma Nova Aliança Hebreus 9:1-10 O Tabernáculo Santo dos Santos Mesa dos pães da presença O Candelabro Arca da Aliança Lugar Santo Mesa dos pães Mesa do incenso O véu O Santo dos

Leia mais

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.

Êx 28:2 E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento. 1 Capítulo 28 Deus escolhe Arão e seus filhos para o sacerdócio Êx 28:1 Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal;

Leia mais

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd

SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO. Professora Sara Victalino Gueiros Dodd 0 SÍNTESE DO VELHO TESTAMENTO LEVÍTICO Professora Sara Victalino Gueiros Dodd Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata 2016 Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada desta publicação,

Leia mais

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue»

Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo. «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo «Isto é o meu Corpo. Este é o meu Sangue» Leitura do Livro do Êxodo Ex 24, 3-8 Naqueles dias, Moisés veio comunicar ao povo todas as palavras do Senhor e todas as suas

Leia mais

Santidade ao Senhor. Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor

Santidade ao Senhor. Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Subsídio da lição 5 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Em Levítico, somos desafiados por uma doutrina imprescindível à nossa sgurança espiritual: a santificação. Do primeiro ao último capítulo do

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 6 - A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ADORAÇÃO E DO LOUVOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO FINALIDADE DA CONSTRUÇÃO DO TABERNÁCULO PRESTAR CULTO E SERVIÇO AO SENHOR EDUCAÇÃO ESPIRITUAL DO POVO

Leia mais

Versão Português. Para uso pessoal apenas

Versão Português. Para uso pessoal apenas Versão Português Para uso pessoal apenas Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito; e eu te tenho dito: Deixa ir: meu filho, para que me sirva. Éxodo 4:22,23 Depois foram Moisés e Arão e

Leia mais

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação:

A expiação I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: Mensagem Seis Aexpiação Leitura bíblica: Lv 16; Rm 3:24-25; Hb 2:17; 4:16; 9:5; 1Jo 2:2; 4:10 I. O capítulo 16 de Levítico descreve a expiação: A. Por causa da situação negativa do povo de Deus, como relatam

Leia mais

A ELEIÇÃO DE DEUS RM

A ELEIÇÃO DE DEUS RM PALAVRA DA CÉLULA A PERPLEXIDADE DE PAULO RM 9.1 5 No verso 1 lemos que o Espírito Santo testemunha em nossa consciência, o que mostra que a consciência é uma função do espírito humano. Paulo está preocupado

Leia mais

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40

III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 III O TABERNÁCULO Heb 8:2; 9:1-7 Êxodo 25-31; 35-40 - O tabernáculo israelita x o maior e mais perfeito tabernáculo (Hb 9:11): Hebreus afirma que o tabernáculo israelita era figura do verdadeiro (Hb 9:4),

Leia mais

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 10 - DÁDIVAS, PRIVILÉGIOS E RESPONSABILIDADES NA NOVA ALIANÇA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO OS RESULTADOS DA NOVA ALIANÇA A Nova Aliança trouxe para os que creem dádivas, privilégios

Leia mais

Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás.

Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. 1 Capítulo 30 O altar do insenso Êx 30:1 E Farás um altar para queimar o incenso; de madeira de acácia o farás. Êx 30:2 O seu comprimento será de um côvado, e a sua largura de um côvado; será quadrado,

Leia mais

A Beleza e a Glória do Culto Levítico

A Beleza e a Glória do Culto Levítico A Beleza e a Glória do Culto Levítico Subsídio da lição 2 - Adultos (CPAD) Antônio Vitor Em virtude de sua natureza didática e tipológica, o culto levítico tinha de ser majestoso e belo; um reflexo da

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - ADULTOS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 3º TRIMESTRE / 2018 - REVISTA CPAD - ADULTOS LIÇÕES BÍBLICAS - ADORAÇÃO, SANTIDADE E SERVIÇO OS PRINCÍPIOS DE DEUS PARA A SUA IGREJA EM LEVÍTICO LIÇÃO 6 - A DOUTRINA DO CULTO

Leia mais

Necessidade da Expiação

Necessidade da Expiação Introdução à 22/08/2011 A doutrina de Cristo segundo as escrituras Necessidade da Expiação O que as escrituras afirmam sobre a morte de Cristo? 1.Em função de sua santidade e retidão Deus deve punir o

Leia mais

E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus:

E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: - Eles não têm vinho. Respondeu-lhe Jesus: Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus com seus discípulos para o casamento. E tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse:

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor

Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Subsídio da lição 6 - Lição de adultos (CPAD) Antônio Vitor Toda criatura deve ser voltada a adoração do Seu criador, porém, infelizmente nos deparamos com diversos exemplos de povos e culturas que têm

Leia mais

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Sacramentos. Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos Aula 23/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Sacramentos O que são os sacramentos? Sacramento é derivado do latim sacramentum, era utilizado no meio militar correspondendo a juramento

Leia mais

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS

A GLÓRIA É DE DEUS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / REVISTA CPAD - JOVENS ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL - 1º TRIMESTRE / 2017 - REVISTA CPAD - JOVENS LIÇÕES BÍBLICAS A IGREJA DE JESUS CRISTO SUA ORIGEM, DOUTRINA, ORDENANÇAS E DESTINO ETERNO LIÇÃO 5 ORDENANÇAS DA IGREJA INTRODUÇÃO

Leia mais

Três Depoimentos Três Respostas

Três Depoimentos Três Respostas Três Depoimentos Três Respostas Líderes religiosos Discípulos Jesus Blasfemo / Herege Messias / Filho de Deus Messias / Filho de Deus TIM KELLER Esta é uma questão que ouço mais frequentemente do que...

Leia mais

As Orações dos Santos no Altar de Ouro

As Orações dos Santos no Altar de Ouro As Orações dos Santos no Altar de Ouro Antônio Vitor O único modo do cristão falar com o seu Criador e Pai é através das suas orações. Quando lemos o Antigo Testamento, vemos que as intercessões eram realizadas,

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. ONo encerramento do estudo de personagens bíblicas que nos ensinam sobre o caráter cristão, estudaremos Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. OJesus é o nosso exemplo. Slide 2 O O apóstolo Pedro foi incisivo

Leia mais

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco

Vida Cristã e Santificação. PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Vida Cristã e Santificação PROFESSORES Pb. André Sem. Francisco Estudo do livro de Levítico Aulas Descrição Texto Bíblico Professor 01 Introdução ao livro de Levítico Lv 1-7 Francisco 02 Bases da Santificação:

Leia mais

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1

Pessach = Páscoa. Abril Ivonne Muniz. ivonne Muniz 1 Pessach = Páscoa Abril 2016 Ivonne Muniz ivonne Muniz 1 Levíticos 23:4-6 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis ao seu tempo determinado: No mês primeiro, aos catorze

Leia mais

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 14 ENTRE A PÁSCOA E O PENTECOSTES Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FESTA DA PÁSCOA A páscoa era uma festa memorial de libertação do povo de Deus do jugo egípcio registrada na Bíblia

Leia mais

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos.

Aula 2. Até sexta, pela Graça de Deus, bons estudos. Aula 2 Prezados professores, estou enviando os slides ( texto definitivo) da nossa aula 2 baseada nos capítulos 2, 10 e 12 do nosso livro e na nossa confissão de fé. Sugerimos que leiam novamente os três

Leia mais

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ).

Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada ( Jo 14:23 ). O templo de Deus A ideia de que os homens haveriam de ser templo de Deus surgiu das promessas anunciada pelos profetas do Antigo Testamento. Deus prometeu por intermédio do Profeta Isaías que haveria de

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Sete Escolhidos para ser santos com um viver santo a fim de expressar o Deus santo e nos tornar a cidade santa Leitura bíblica: Lv 18 20; Ef 1:4; 5:26-27; 1Ts 5:23; 1Pe 2:5, 9; Ap 21:2, 9-10 I.

Leia mais

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA

LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA LIÇÃO Nº. 9 CONTRASTES NA ADORAÇÃO DA ANTIGA E NOVA ALIANÇA Subsídio sendo elaborado por Inacio de Carvalho Neto, atualizado constantemente até 03/03/2018. E-mail do autor:ibcneto@inaciocarvalho.com.br.

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10

Aula 10. 2º Semestre. Hebreus 1-10 Novo Testamento Aula 10 2º Semestre Hebreus 1-10 Lição 46 Prossigamos até a perfeição Lição 47 Pelo Sangue Sereis Santificados Hebreus Escrito por Paulo Aprox. 67 ou 68 AD Pois Paulo morreu em 68AD Hebreus

Leia mais

Páscoa. E este dia vos será por memória, e celebrálo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Páscoa. E este dia vos será por memória, e celebrálo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. Páscoa E este dia vos será por memória, e celebrálo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. (Êxodo 12:14) Pra. Ivonne Betsabe Muniz Março 2015 E aquele sangue

Leia mais

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho.

Interressante notar que até a água que é incolor e indolor, quando fica parada e empossada, passa a feder e a criar bicho. Isaias 11: 1-8. Declaração: EU SOU O QUE PRECISA DE RENOVO ESPIRITUAL!!! Renovar no Dicionário: TORNAR NOVO; DAR ASPECTO OU FEIÇÃO DE NOVO; RESTAURAR; POR NOVAMENTE EM VIGOR; RESTABELECER; RECOMPOR; REVIGORAR;

Leia mais

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra.

Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. Gênesis 1:1. No princípio Deus criou os céus e a terra. No princípio Deus criou os céus e a terra. Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 Gênesis 1:1 No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a No princípio Deus criou os céus e a Gênesis 1:1-2:7

Leia mais

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB

JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB JESUS: O SACERDOTE DE UMA NOVA ALIANÇA HB 8.1-13 O mais importante do que estamos tratando é que temos um sumo sacerdote como esse, o qual se assentou à direita do trono da Majestade nos céus e serve no

Leia mais

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira

IGREJA E CULTO. Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira AULA 7 CULTO: CRESCENDO JUNTOS NA ALEGRIA, NA COMUNHÃO E NA ADORAÇÃO A DEUS IGREJA E CULTO Por que me importar? Presb. José Cordeiro Neto» Presb. Lúcio Mafra Teixeira EBD CONSOLIDAÇÃO 2015 O Ano da Adoração

Leia mais

A glória de Cristo I Fernando Leite

A glória de Cristo I Fernando Leite A glória de Cristo I Fernando Leite 26.04.2015 Introdução: 18 Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir- nos a Deus. Ele foi morto no corpo,

Leia mais

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 8 UMA ALIANÇA SUPERIOR Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A NOVA ALIANÇA A nova aliança é muito superior a antiga aliança porque a nova aliança trata de um pacto eterno que não se pode

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do

personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do ONa sequência do estudo de personagens bíblicas que nos mostram como é o caráter do cristão, estudaremos Melquisedeque. OMelquisedeque é tipo de Cristo Jesus. www.portalebd.org.br Slide 2 O Melquisedeque

Leia mais

RODRIGO DE JESUS RAMOS

RODRIGO DE JESUS RAMOS 1 RODRIGO DE JESUS RAMOS PROJETO DE PESQUISA BIOGRAFICO DO PERSONAGEM ELI Disciplina: Panorama do Antigo Testamento Professor: Junior Martins SÃO PAULO ANO 2017 2 INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem como objetivo

Leia mais

Um Reino de Sacerdotes

Um Reino de Sacerdotes Um Reino de Sacerdotes 1 PARTE I Vivendo no Corpo de Cristo Ef 4.15,16 devemos crescer em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. Como pode então, membros com diferentes funções viverem ligados e encaixados

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Três Hebreus como uma explicação de Levítico Leitura bíblica: Hb 1:2-3, 8; 2:10, 17; 4:14-15; 10:5-10; 13:8 I. Levítico é um livro de tipos, um livro de tipologia; os tipos mais refinados e detalhados

Leia mais

LIÇÃO 03 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO. 15 de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO

LIÇÃO 03 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO. 15 de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO LIÇÃO 03 OS MINISTROS DO CULTO LEVÍTICO 15 de julho de 2018 Professor Alberto TEXTO ÁUREO Toma os levitas em lugar de todo primogênito entre os filhos de Israel e os animais dos levitas em lugar dos seus

Leia mais

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA

Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA REVISTA PALAVRA VIVA Apoio didático Lição 3 Capítulo XXV da Confissão de Fé de Westminster DA IGREJA I. A Igreja Católica ou Universal, que é invisível, consiste do número total dos eleitos que já foram,

Leia mais

Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo:

Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 1 Capítulo 15 A repetição de divrsas leis Nm 15:1 Depois falou o SENHOR a Moisés, dizendo: Nm 15:2 Fala aos filhos de Israel, e dize-lhes: Quando entrardes na terra das vossas habitações, que eu vos hei

Leia mais

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 7 A NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS A Salvação é um ato do amor de Deus para com os homens, sendo uma manifestação da sua

Leia mais