A Origem da Vida e a Evolução. Prof Weber

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Origem da Vida e a Evolução. Prof Weber"

Transcrição

1 A Origem da Vida e a Evolução Prof Weber

2 A geração espontânea ou abiogênese Vida aparece subitamente na matéria não viva, a partir de um princípio ativo. Ex: Aparecimento de camundongos a partir de uma camisa suja em contato com germe de trigo (princípio ativo: suor humano). No século XVII, Florentino Redi fez experiências provando que não havia geração espontânea. Provou que as moscas originavam- se a partir de moscas preexistentes Biogênese.

3 O Holandês Leeuwenhoek aperfeiçoando lentes de aumento descobriu os micróbios admitiiu-se que pelo menos os micro-organismos surgiam por geração espontânea. Em 1745, o inglês Needham colocou sucos nutritivos em tubo de ensaio, aqueceu-o, fechou-o e aqueceu-o novamente crescimento de micro-organismos abiogênese. Spallanzani repetiu a experiência, mas ferveu os líquidos, mostrando que ele não havia matado todos os micróbios e, mostrando que os novos vieram da reprodução dos que tinham sobrado fervura destruiu o princípio ativo explicação do porque não conseguia obter a presença de micro-organismos nos líquidos após fervê-los.

4 1860 Queda da geração espontânea. Louis Pasteur mostrou que o ar é fonte de micro-organismos. - Soluções nutritivas esterilizadas não apresentavam organismos vivos. - Colocou líquidos nutritivos nos frascos, aqueceu-os estéreis. - Pasteur quebrou o gargalo micróbios. A hipótese da biogênese passou a ser aceita universalmente pelos cientistas.

5 Se a vida vem de seres preexistentes, então onde e quando apareceu a primeira vida?

6 Hipóteses Extraterrena: micro-organismos vindo em partículas de poeira e meteoritos de origem extraterrena. Autotrófica: primeiros seres vivos produziam o próprio alimento. Heterotrófica: a forma mais simples de vida se desenvolveu num ambiente quimicamente complexo e apresentaria metabolismo simples, incapaz de fabricar o próprio alimento.

7 O Experimento de Harold Urey e Stanley Miller Evidências da presença de hidrogênio, metano, amônia e vapor d água na atmosfera da Terra. Elevadas temperaturas - vapor d água - condensação - tempestades e descargas elétricasformação de aminoácidos.

8 A Formação de Macromoléculas e Coacervados Aquecimento de uma mistura seca de aminoácidos resfriamento formação de macromoléculas proteinóides. Mares caldo primordial. Proteínas formaram conglomerados chamados coacervados. Coacervados metabolismo simples, absorveram partículas do meio e catalisaram reações.

9 A Hipótese Autótrofa Foi fundamentada com a descoberta de arque bactérias vivem em regiões inóspitas. Seres quimiolitoautotrofos.

10 Fotossíntese: fonte do oxigênio na atmosfera Sulfobactérias capacidade de dividir quimicamente a água produzindo oxigênio metabolismo aeróbio. Fossilizadas formam os estromatólitos

11 Os RNAs Catalíticos Primitivo. É catalisador. Presença de íntrons enzimas. Estabelece ligações peptídicas. Transformou-se em DNA e proteínas.

12 O Último Antepassado Comum Universal Todos os seres descendem de um único ancestral comum: LUCA (Last Universal CommonAncestor). - Formados por células. - Elementos: carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. - Macromoléculas: proteínas, carboidratos, lipídios e ácidos nucléicos. - Membrana lipoprotéica. - Informação genética: DNA - Proteínas: ribossomos.

13 A Teoria da Evolução Espécies atuais descendem de outras espécies. Evidências do processo evolutivo: - Anatomia comparada. - Embriologia Comparada. - Bioquímica. - Fósseis.

14

15 A Teoria da Criação

16 A Embriologia Comparada Animais de espécies diferentes, quando na fase embrionária, são muito semelhantes. Embriões apresentam órgãos que eram funcionais em seus ancestrais.

17 A Bioquímica Proteínas homólogas: mesma função em espécies diferentes. Ex: hemoglobinas. - Dois tipos de segmento: invariáveis e variáveis (mutações). O citocromo C: proteína da cadeia respiratória. Reações sorológicas: afinidade antígeno-anticorpo. Origem comum: DNA e proteínas a partir de 20 tipos de aminoácidos, ATP, via comum de síntese de proteínas e processos respiratórios.

18 Os Fósseis Documentam a evolução dos organismos no decorrer do tempo geológico. Decomposição de elementos radioativos: Carbono 14 e Urânio 238. Modificação contínua de espécies e aumento da diversidade. Existência de formas de transição. Ex: Archaeopteryx.

19 Tempo Geológico

20 A Evolução Segundo Lamarck Lei do Uso e Desuso: partes do corpo não utilizadas, atrofiam, enfraquecem e desaparecem. Lei da Herança dos Caracteres Adquiridos: transmissão dos caracteres aos descendentes.

21 O Darwinismo Seleção Natural Variações favoráveis transmitidas aos descendentes e, acumulando-se com o tempo, dão origem as grandes diferenças. Falha: não explicação da origem das variações naturais.

22 Comparação entre as Teorias Lamarck: forçadas a se esticarem para cima, resultou no alongamento do pescoço e esta nova característica adquirida era herdada pelos descendentes. Darwin: girafas de comprimento de pescoço diferentes. As espécies de pescoço longo foram selecionados e sobreviveram.

23 Teoria do Neodarwinismo Processos básicos da evolução: - Mutação - Recombinação genética - Seleção natural - Isolamento reprodutivo

24 Variabilidade: recombinação genética e mutação. Seleção natural - Resistência de moscas ao DDT, resistência de bactérias aos antibióticos. Isolamento reprodutivo - Isolamento habitacional, sazonal, reprodutivo, inviabilidade ou esterilidade do híbrido. Migração: fluxo gênico. Hibridação: aumenta a variabilidade genética. Oscilação genética: genética alterada casualmente.

25 A Especiação Dois tipos: - Alopátrica: população inicial sofre isolamento geográfico, diferenciação genotípica e fenotípica, isolamento reprodutivo, formação de duas espécies diferentes. - Simpátrica: divergência entre duas espécies dentro de uma mesma área geográfica.

26 Irradiação Adaptativa Processo de evolução de uma espécie ancestral comum em uma variedade de formas que ocupam diferentes ambientes. Cada grupo adquire novos caracteres como resultado de mutações e recombinações genéticas.

27 Convergência Evolutiva Semelhança entre organismos de origens diferentes que, vivendo muito tempo no mesmo ambiente, são submetidos às mesmas pressões seletivas e acabam por se assemelharem.

28 Anagênese e Cladogênese Anagênese: uma população vai gradualmente se modificando devido ao aparecimento de um novo caráter ou alteração de caracteres já existentes. Cladogênese: novas espécies surgem por irradiação adaptativa, a partir de uma população inicial através da seqüência de três etapas: - Isolamento geográfico. - Diversidade genética. - Isolamento reprodutivo.

29 Os Cinco Reinos

30 Sistemática ou Taxonomia Reuni seres vivos com características semelhantes. Dois tipos: - Artificial: escolhida arbitrariamente. Ex: Plantas são divididas em 3 grupos e animais em 2 grupos. - Natural: desenvolvimento embrionário, morfologia e fisiologia, estudo do cariótipo,

31 Homologia e Analogia Órgãos homólogos: apresentam a mesma origem embrionária. Ex: braço do homem e nadadeira da baleia. Órgãos análogos: realizam a mesma função. Ex: asas dos insetos e das aves.

32 As Categorias de Classificação (táxons)

33 As Regras de Nomenclatura No século XVIII o biólogo e botânico sueco Lineu estabeleceu uma série de regras para dar nome aos seres vivos. 1 Regra: nomes escritos em latim ou grifado, obrigatório no mínimo dois. O primeiro é o gênero e o segundo a espécie. 2 Regra: o nome do gênero sempre com a inicial maiúscula. 3 Regra: o nome da espécie com inicial minúscula. Ex: Pulexirritans, Taeniasoluim Ex: Ascarislumbricoides

34 Cladograma Representação gráfica que traduz as relações de parentesco entre os grupos de seres vivos. Nós: características pertencentes a um ancestral comum.

35 Fim!

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza

Biologia I ORIGEM DA VIDA. Professora: Eduarda de Souza Biologia I ORIGEM DA VIDA Professora: Eduarda de Souza BIOLOGIA?? Biologia Ciência que estuda a vida; Sociedade Alimentos transgênicos, efeito estufa, aquecimento global, exames de DNA... Zoologia Botânica

Leia mais

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA

Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias e origem da vida PROFESSORA DÉBORA LIA - BIOLOGIA Teorias da vida - Abiogênese Abiogênese Formas vivas podem surgir a partir da matéria bruta em determinadas circunstâncias, desde que essa matéria

Leia mais

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo

As Teorias Evolutivas. Princípios da Teoria de Lamarck. Fundamentos da Evolução Biológica. Ideias Evolucionistas - Lamarckismo Fundamentos da Evolução Biológica As Teorias Evolutivas Várias teorias evolutivas surgiram, mas destacam-se se as teorias de Lamarck e de Darwin. O EVOLUCIONISMO, OU TEORIA DA EVOLUÇÃO, É A EXPLICAÇÃO

Leia mais

Aprendendo a aprender 2016 Aula 01

Aprendendo a aprender 2016 Aula 01 Aprendendo a aprender 2016 Aula 01 NÃO! NÃO! Correntes Criacionismo Fixismo Cosmogenia/Panspermia Aristóteles (abiogênese) Francesco Redi Louis Pasteur Oparin e Haldame Stanley Miller Correntes Francesco

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Não São as espécies mais fortes que sobrevivem, nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças. Charles Darwin 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As

Leia mais

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017

Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Origem da vida Professora: Luciana Ramalho 2017 Teorias sobre origem da vida Geração espontânea ou abiogênese. Algumas formas de vida poderiam se originar a partir de matéria não viva a partir de um princípio

Leia mais

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta!

Vamos entender como. surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! A ORIGEM DA VIDA ORIGEM DA VIDA Sol Mercúrio Vénus Terra Marte Júpiter Vamos entender como Saturno surgiu o primeiro ser vivo no nosso planeta! Urano Neptuno Plutão Uma pequena história... O Big Bang foi

Leia mais

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA

CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA Título: EVOLUÇÃO ORIGEM DA VIDA Conteúdo: Origem da Vida, Teoria da Célula Eucarionte, Teoria da Endossimbiose, Historia da Evolução, Evolução humana CRIACIONISMO DIVINO GERAÇÃO EXPONTÂNEA ABIOGÊNESE REDI

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS. A Geografia Levada a Sério

INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.  A Geografia Levada a Sério INTRODUÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS 1 Respeitar as leis da natureza é prolongar a existência das espécies, inclusive a nossa. Tibério Mendonça 2 3 Introdução ao Ensino de Ciências As ciências naturais se

Leia mais

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão.

Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Uma das teorias científicas mais aceitas para explicar a origem do universo é a teoria do Big Bang ou da Grande Explosão. Até meados do século XIX acreditava-se que os seres vivos podiam surgir da matéria

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques

EVOLUÇÃO. Prof. Gilmar Marques EVOLUÇÃO 1 As teorias evolucionistas Nosso planeta apresenta uma imensa variedade de espécies, vivendo nos mais diferentes habitats. A Teoria da evolução tenta explicar como isso torno-se possível. 2 Fixismo

Leia mais

Método Científico: Etapas Básicas

Método Científico: Etapas Básicas Método Científico Método Científico: Etapas Básicas Observação de um FATO Galinhas com beribéri Questionamento de um PROBLEMA O que causa o beribéri? Proposição de uma HIPÓTESE Carência de algum fator

Leia mais

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN)

O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) O ÚNICO LUGAR EM QUE O SUCESSO VEM ANTES DO TRABALHO É NO DICIONÁRIO. (ALBERT EISNTEIN) ORIGEM DA VIDA ABIOGÊNESE X BIOGÊNEGE Abiogênese Geração espontânea Aristóteles; René Descartes; Isaac Newton; John

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin

Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução: As Teorias de Lamarck e Darwin Evolução Ancestral comum Primeiras ideias: filósofos da Grécia Clássica Tales de Mileto (Séc. VI a.c.): água como princípio organizador dos seres vivos Xenófanes

Leia mais

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA

RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA RESOLUÇÃO: ORIGEM DA VIDA 01. (Prof. Fernando) Segundo a hipótese atualmente aceita sobre a origem e evolução da vida na Terra, os primeiros seres surgidos seriam heterotróficos por absorção (saprobiontes),

Leia mais

Lista de exercícios Origem da vida

Lista de exercícios Origem da vida Lista de exercícios Origem da vida 1. (UFU) Receita de Jean Baptist van Helmont, séc XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um pouco de germe de trigo em um canto escuro e sossegado. O suor funciona como

Leia mais

Origem da vida primeiras ideias

Origem da vida primeiras ideias Origem da vida primeiras ideias Geração espontânea ou abiogênese Aristóteles; Redi (1626 1697) experimento com moscas; Surgimento e desenvolvimento do microscópio micro- organismos; Joblot (1645 1723)

Leia mais

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos?

BIODIVERSIDADE E V O L U Ç Ã O. Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? EVOLUÇÃO BIODIVERSIDADE Qual a origem de tamanha variedade de seres vivos? FIXISMO Teorias A Fixismo 9 As espécies surgiram independentemente umas das outras (tal como se conhecem hoje) e mantiveram-se

Leia mais

Biologia. Natália Aguiar Paludetto

Biologia. Natália Aguiar Paludetto Biologia Natália Aguiar Paludetto Aula de hoje: Introdução à Biologia O que é? O que estuda? Como se organiza? Referência bibliográfica: Bio Volume Único, Sônia Lopes, editora Saraiva. Biologia estudo

Leia mais

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia

Everton Amorim 14/11/2013. Biologia Biologia Tema: Everton Amorim 1) Introdução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que surgiram no planeta Terra. o =Fato o Ciência que estuda

Leia mais

Propriedades fundamentais da vida

Propriedades fundamentais da vida Origem da Vida O que é vida? Propriedades fundamentais da vida Movimento incluindo citoplasmático Sensibilidade resposta a estímulos Complexidade organização celular Metabolismo ciclo de energia e matéria

Leia mais

Origem da vida. Os primeiros seres vivos

Origem da vida. Os primeiros seres vivos Origem da vida Os primeiros seres vivos 1ª ideias sobre o aparecimento dos seres vivos CRIACIONISMO (Design inteligente) Nesta corrente de estudiosos acreditava-se que a vida foi criada por uma força divina.

Leia mais

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO

21/11/2013 BIOLOGIA EVOLUÇÃO BIOLOGIA EVOLUÇÃO O que é a evolução? Evolução é o processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas. 1 Evidências da evolução

Leia mais

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com

Panspermia cósmica. hipercognicion.blogspot.com Origem da Vida Panspermia cósmica hipercognicion.blogspot.com Conseguiriam sobreviver? Como se formaram? Abiogênese (Geração espontânea) http://slideplayer.com.br/slide/387759/ slideplayer.com.br Antonie

Leia mais

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur

Origem da vida BIOGÊNESE ABIOGÊNESE. Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham. Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur Origem da Vida Origem da vida ABIOGÊNESE Aristóteles Isaac Newton René Descartes Helmont Needham BIOGÊNESE Redi Joblot Spallanzani Louis Pasteur (...)coloca-se, num canto sossegado e pouco iluminado, camisas

Leia mais

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas:

Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Evidências da Evolução e hipóteses evolutivas: Explicações para Biodiversidade: Creacionismo Ato sobrenatural fixismo Geração espontânea Vida matéria bruta Transmutação de Espécies. Uma espécie da origem

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO

A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO Matéria: Biologia Professora: Gabriela Rabelo Criacionismo: Deus criou a vida no planeta terra A ORIGEM DA VIDA CRIACIONISMO VS EVOLUCIONISMO A origem do primeiro ser vivo no planeta terra * Fixismo (corrente

Leia mais

Origem da Terra e da Vida

Origem da Terra e da Vida Origem da Terra e da Vida A Terra se origina (aproximadamente há 4,5 bilhões de anos) através de colisões entre meteoritos que são atraídos pela gravidade do Sol. Essa série de colisões dá origem a uma

Leia mais

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo.

O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. EVOLUÇÃO O que é evolucionismo? Estudo da origem das espécies e suas modificações sofridas ao longo do tempo. Evolução pode ser definida, em poucas palavras, como o processo de variação e adaptação de

Leia mais

AULA 1 BIOLOGIA CELULAR

AULA 1 BIOLOGIA CELULAR EXTENSIVO 2012 Disciplina: BIOLOGIA CELULAR Professores: GAMALIEL ATAIDE (GAMA) Estudante: AULA 1 BIOLOGIA CELULAR 1. Receita de Jeam Baptite Van Helmont, séc. XVII: Colocar uma camisa suja de suor e um

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 12 p. 178 EVIDÊNCIAS

Leia mais

Argumentos do evolucionismo:

Argumentos do evolucionismo: Argumentos do evolucionismo: 1- Argumentos paleontológicos 2-Argumentos de anatomia comparada 3- Argumentos embriológicos 4- Argumentos bioquímicos 5- Argumentos da citologia 6- Argumentos biogeográficos

Leia mais

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia)

Hipóteses: Oparin e Haldane. a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) Professora Catarina Hipóteses: a) Origem por criação divina (criacionismo) b) Origem extraterrestre (panspermia) c) Origem por evolução química: a hipótese de Oparin e Haldane. Antiguidade - séc. XIX.

Leia mais

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch

Módulo 6: ESPECIAÇÃO. Profa. Ângela Dauch Módulo 6: ESPECIAÇÃO Profa. Ângela Dauch Ao longo dos tempos novas espécies têm surgido, enquanto outras se têm extinguido. Como se formam as novas espécies? Dois mecanismos fundamentais conduzem à especiação:

Leia mais

Roteiro de Recuperação (Terceiro Ano)

Roteiro de Recuperação (Terceiro Ano) Roteiro de Recuperação (Terceiro Ano) - Origem da Vida - Evolução Biológica (Evidências da evolução, Teorias evolutivas, Tipos de seleções, Especiações, Irradiação e convergência adaptativa, Eras geológicas,

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 62 EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO Nosso último ancestral comum com os chimpanzés e gorilas viveu há menos de cinco milhões de anos. Fixação 1) (CESGRANRIO) Com relação à figura

Leia mais

Bases Moleculares da Vida

Bases Moleculares da Vida Instituto de Química de São Carlos IQSC Universidade de São Paulo Bases Moleculares da Vida Disciplina: Bioquímica I Docente: Profa. Fernanda Sugestão de leitura: Cap. 1 do Lehninger Bioquímica Estudo

Leia mais

Biologia 1 aulas 1 a 3

Biologia 1 aulas 1 a 3 Biologia 1 aulas 1 a 3 COMENTÁRIOS ATIVIDADES PARA SALA 1. A ação do cloranfenicol sob a síntese proteica nas mitocôndrias e nos procariontes indica que há uma semelhança entre esta organela e os organismos

Leia mais

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA

PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA PRINCÍPIOS DE ECOLOGIA EVOLUTIVA RELEMBRANDO... O que é Ecologia? Biosfera Ecossistema Comunidade População Organismo PENSAMENTO EVOLUTIVO E ECOLÓGICO Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz a evolução

Leia mais

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO

Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Aula 2: Ciências Ambientais EVOLUÇÃO Profa. Eleonora Erbesdobler EVOLUÇÃO Processo através no qual ocorrem as mudanças ou transformações nos seres vivos ao longo do tempo, dando origem a espécies novas.

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro.

Considerando a origem e evolução da nossa espécie, nesse calendário, o homem teria surgido no mês de: a) Março. b) Junho. c) Agosto. d) Dezembro. Evolução 1. (UFERSA) Responda esta questão com base no calendário abaixo, que representa a história da Terra, desde o seu surgimento até os dias de hoje, descrita numa escala hipotética de 12 meses. Considerando

Leia mais

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio

EVOLUÇÃO. Evidências e Teorias. Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio EVOLUÇÃO Evidências e Teorias Professora Priscila F Binatto Biologia 3ª Série Ensino Médio Evolução Homer Simpson Vídeos e animações\the Simpsons - Homer Evolution.flv Na natureza tudo se transforma...

Leia mais

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução?

EVOLUÇÃO. Prof. André Maia. O que sabemos sobre a evolução? EVOLUÇÃO Prof. André Maia O que sabemos sobre a evolução? As espécies mudam com o decorrer do tempo. Hoje existem aproximadamente dois milhões de espécies de organismos vivos sobre a Terra, incluindo bactérias,

Leia mais

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch

Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA. Profa. Ângela Dauch Módulo 3: EVIDÊNCIAS DA EVOLUÇÃO BIOLÓGICA Profa. Ângela Dauch O conceito de evolução biológica Todos os seres vivos do planeta descendem de organismos muito simples, que surgiram há mais de 3 bilhões

Leia mais

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II

Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / LISTA DE BIOLOGIA II Ensino Médio - Unidade Parque Atheneu Professor (a): Emmanuella Rodrigues Aluno (a): Série: 3ª Data: / / 2016. LISTA DE BIOLOGIA II Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa

Leia mais

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos

ESPECIAÇÃO. Professor Júlio César Arrué dos Santos ESPECIAÇÃO Professor Júlio César Arrué dos Santos Espécie Conceito: Conjunto de indivíduos que podem se intercruzar, livremente, produzindo descendentes férteis. Conjunto de indivíduos de uma mesma espécie.

Leia mais

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA

A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA A ORIGEM DA VIDA NA TERRA DISCIPLINA: BIOLOGIA 1. A FORMAÇÃO DA TERRA - A terra se formou a aproximadamente 4,6 bilhões de anos; - Aglomeração de poeira, rochas e gases calor fusão dos materiais rochosos

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

Textos para estudo 9 ANO

Textos para estudo 9 ANO Textos para estudo 9 ANO Abiogênese x Biogênese Os homens sempre tiveram curiosidade a respeito da vida e de seu surgimento. Desde os primeiros pensadores eles procuram entender como surgiu a primeira

Leia mais

Ecologia de Populações e Comunidades

Ecologia de Populações e Comunidades Ecologia de Populações e Comunidades Profa. Isabel Belloni Schmidt Dept. Ecologia UnB isabels@unb.br Evolução Nada em biologia faz sentido a não ser à luz da evolução Theodosius Dobzhansky Jean Baptiste

Leia mais

Atividade 1 Seres Vivos

Atividade 1 Seres Vivos Atividade 1 Seres Vivos Coletar seres vivos encontrados em casa, na rua ou na escola. Colocar dentro de um pote de vidro fechado. Entregar dia: 31/03/2016 Atividade 2 Classificação dos alunos do 7º Criaremos

Leia mais

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior)

Bio. Semana 5. Rubens Oda (Julio Junior) Semana 5 Rubens Oda (Julio Junior) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA 07/03 Ciclos

Leia mais

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS

A ORIGEM DOS SERES VIVOS. Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS A ORIGEM DOS SERES VIVOS Prof. Fernando Belan - BIOLOGIA MAIS ABIOGÊNESE X BIOGÊNESE Abiogênese > geração espontânea, dizia que todo ser vivo era originado da matéria inanimada, da força vital; Sapos e

Leia mais

ORIGEM DA VIDA NA TERRA

ORIGEM DA VIDA NA TERRA ORIGEM DA VIDA NA TERRA NO PRINCÍPIO NADA EXISTIA, NEM VIDA, NEM TERRA, SOL OU ESTRELAS. NO PRINCÍPIO, APENAS O VERBO DE DEUS EXISTIA E DEUS DISSE: FAÇA-SE A LUZ. E A LUZ SE FEZ. Assim passou DEUS a DISSE:

Leia mais

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix)

TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO. Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) Origem da vida TEORIAS ORIGEM DO UNIVERSO Big bang Criacionismo Universo fictício (matrix) BIG BANG BIG BANG O universo sofreu a expansão há 13,7 bilhões de anos Acredita-se que o universo antes do evento

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 57 ORIGEM DA VIDA

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 57 ORIGEM DA VIDA BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 57 ORIGEM DA VIDA GRUPO CONTROLE moscas carne FRASCO I GRUPO EXPERIMENTAL moscas gaze larvas carne FRASCO II carne FRASCO III O meio de cultura em frasco comum é contaminado rapidamente

Leia mais

18/04/2017 PRINCIPAIS DEFENSORES DAS TEORIAS ABIOGÊNESE BIOGÊNESE ABIOGÊNESE BIOGÊNESE BIOGÊNESE ABIOGÊNESE

18/04/2017 PRINCIPAIS DEFENSORES DAS TEORIAS ABIOGÊNESE BIOGÊNESE ABIOGÊNESE BIOGÊNESE BIOGÊNESE ABIOGÊNESE A (VERSUS) PRINCIPAIS DEFENSORES DAS TEORIAS CONHECIDA COMO TEORIA DA GERAÇÃO ESPONTÂNEA TEORIA SEGUNDO O QUAL UMA VIDA SÓ SURGE DE OUTRA PRE-EXISTENTE A FRANCESCO REDI TEORIA SEGUNDO O QUAL OS SERES VIVOS

Leia mais

EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4.

EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4. EXERCÍCIOS ON LINE 7 ANO - 1 TRIMESTRE 2015 Observe os esquemas abaixo, e em seguida, responda as questões 1,2, 3 e 4. 1- Diferencie a célula vegetal da animal em três aspectos. 2- Por que o núcleo é o

Leia mais

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre

Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Biologia Professor Vianna 1ª série / 1º trimestre Módulo 1 ORIGEM DA VIDA 1 Observe esta figura: É CORRETO afirmar que a presença de lagartas em espigas de milho se deve a) ao processo de geração espontânea

Leia mais

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02

BIOLOGIA QUESTÃO 01 QUESTÃO 02 Processo Seletivo/UNIFAL - julho 2008-2ª Prova Comum TIPO 1 BIOLOGIA QUESTÃO 01 Os braços humanos, as nadadeiras das baleias e as asas dos morcegos têm estruturas ósseas muito parecidas, sugerindo uma

Leia mais

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia

Argumentos a favor da Evolução. Dados da embriologia Argumentos a favor da Evolução Prof. Ana Rita Rainho Dados da embriologia Quanto mais aparentados são os seres entre si, mais tardiamente surgem as diferenças no desenvolvimento embrionário www.biogeolearning.com

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ CAPÍTULO 11 p. 155 PROBLEMATIZAÇÃO

Leia mais

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA

TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA TRABALHO DE BIOLOGIA QUÍMICA DA VIDA Água Sais minerais Vitaminas Carboidratos Lipídios Proteínas Enzimas Ácidos Núcleos Arthur Renan Doebber, Eduardo Grehs Água A água é uma substância química composta

Leia mais

Aristóteles aC

Aristóteles aC Aristóteles 384 322aC Abiogênese X Biogênese A geração espontânea para seres considerados simples foi admitida desde a Antiguidade até o final do século XIX. ABIOGÊNESE Postula que os seres vivos surgem

Leia mais

Matéria: Biologia Assunto: Hipóteses de origem da vida Prof. Enrico Blota

Matéria: Biologia Assunto: Hipóteses de origem da vida Prof. Enrico Blota Matéria: Biologia Assunto: Hipóteses de origem da vida Prof. Enrico Blota Biologia Origem e evolução da vida Hipóteses de origem da vida O método científico O método científico é definido como um conjunto

Leia mais

O que mais caiu na UNEB (2009 a 2015)

O que mais caiu na UNEB (2009 a 2015) O que mais caiu na UNEB (2009 a 2015) Olhem com cuidado todos os itens que já caíram. Bons estudos! Vai ser brocação, #étudonosso!!! Prof. Digenal Cerqueira Características Gerais dos Seres Vivos Vida

Leia mais

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:

Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Fixismo: admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos: Criacionismo: defendia que todos os seres vivos tinham sido obra divina

Leia mais

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos

Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Profº Marcelo Morcegão Evolução Biológica Conceitos e pensamentos Fixismo Doutrina Filosófica que defende que desde o seu aparecimento as espécies são imutáveis e não sofrem transformações. Aristóteles

Leia mais

Microorganismos de ambientes extremos: sua relação com a Terra primitiva e as condições de surgimento de vida na Terra

Microorganismos de ambientes extremos: sua relação com a Terra primitiva e as condições de surgimento de vida na Terra Microorganismos de ambientes extremos: sua relação com a Terra primitiva e as condições de surgimento de vida na Terra Prof. Marcelo Nocelle de Almeida O que é vida? De onde surgiu? Como surgiu? Em que

Leia mais

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita;

Teorias Evolutivas. Acreditava-se que as espécies eram imutáveis. No século XX a evolução passou a ser mais aceita; 1. Surgimento das idéias ias Evolutivas Acreditava-se que as espécies eram imutáveis Fixismo; No século XX a evolução passou a ser mais aceita; Fixismo começou a ser quebrado por Jean Baptiste Lamarck

Leia mais

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT

Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT Ciências 2016 Professor: Danilo Lessa Materiais: Livro e PPT O animismo abrange a crença de que não há separação entre o mundo espiritual e físico (ou material); Esses povos antigos, acreditavam que existem(iam)

Leia mais

EVOLUÇÃO. Criacionismo = XVIII (Fixismo)

EVOLUÇÃO. Criacionismo = XVIII (Fixismo) Criacionismo = XVIII (Fixismo) Espécies surgiam de forma independente, no passado por ato de criação divina, tendo exatamente as mesmas características que possuem hoje. OBS: Lineu era Fixista. Transformismo

Leia mais

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade

1º ano. Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Unidade 1: Os seres vivos e uma relação de interdependência entre os seres e os elementos da natureza: Biodiversidade Seres vivos e a organização biológica Características dos seres vivos Livro 2- Unidade

Leia mais

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta.

Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à tinta. Data: /10/14 Bim.: 3º Nome: 9 ANO Nº Disciplina: Biologia Professora: Ângela Valor da Prova / Atividade: 2,0 Nota: Objetivo / Instruções: Lista de Recuperação Não rasure os testes, não use branquinho à

Leia mais

Bio. Semana 8. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri)

Bio. Semana 8. Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Semana 8 Rubens Oda Alexandre Bandeira (Rebeca Khouri) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados.

Leia mais

PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA

PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA NOME: 3ºANO- EXERCICIOS DE RECUPERAÇÃO PROF: L. CLAUDIO BIOLOGIA 1. (Fuvest-gv) Um trecho de um trabalho científico diz o seguinte: "Quando o antibiótico foi adicionado à cultura de bactérias, apenas algumas

Leia mais

O estudo. O que significa a palavra estudar?

O estudo. O que significa a palavra estudar? O estudo O que significa a palavra estudar? O estudo Aurélio Buarque de Holanda: - Estudar é "aplicar a inteligência para aprender (...) é aplicar o espírito, a memória e a inteligência para adquirir conhecimento".

Leia mais

Evolução. Introdução. Origem da vida. A Origem da vida

Evolução. Introdução. Origem da vida. A Origem da vida Evolução 2 A Origem da vida Introdução Na aula passada, estudamos um pouco sobre o funcionamento da ciência e como as idéias evolutivas se desenvolveram ao longo do tempo. Agora partimos para outro tema

Leia mais

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações

Evolução Def. usual Biologicamente frequências gênicas populações Evolução A palavra evolução vem do Latim evolvere que significa Desenvolver ou Estender. A Def. usual: progresso, desenvolvimento, melhora. Biologicamente: evolução é a mudança nas propriedades (frequências

Leia mais

A origem da vida na Terra. Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari

A origem da vida na Terra. Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari A origem da vida na Terra Prof. Alessandro Sousa IFBA - Camaçari O Big Bang A teoria do Big Bang foi anunciada em 1948 pelo cientista russo naturalizado estadunidense, George Gamow (1904-1968) e o padre

Leia mais

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução

Biologia. Rubens Oda e Alexandre Bandeira (Helio Fresta) Evolução Evolução Evolução 1. A ema (Rhea americana), o avestruz (Struthio camelus) e o emu (Dromaius novaehollandiae) são aves que não voam e que compartilham entre si um ancestral comum mais recente que aquele

Leia mais

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI

Organismos em seus ambientes. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Organismos em seus ambientes Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho UESPI Em biologia, nada tem sentido, exceto à luz da evolução (Theodosius Dobzhansky) O significado da Adaptação É muito comum dizermos

Leia mais

Introdução a Microbiologia

Introdução a Microbiologia Introdução a Microbiologia Profa. Fernanda Pereira fernandapereira.bio@gmail.com Definição e Origem Microbiologia: Mikros (= pequeno) + Bio (= vida) + logos (= ciência) Microbiologia: estudos de organismos

Leia mais

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto

Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida. Natália Paludetto Como tudo começou... A origem do universo, da Terra e da vida Natália Paludetto nataliaapaludetto@gmail.com A origem do Universo Teoria mais aceita: Big Bang (George Gamow e Georges Lemaître 1948) Apoia-se,

Leia mais

1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade

1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade 1. Segundo essa teoria os seres que existem hoje são os mesmos que existiram no passado e não sofrerão variações. Como se explica, então, a variedade de seres vivos existentes na Terra? A variedade de

Leia mais

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas

O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias. Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas TEORIA DA EVOLUÇÃO O que é teoria??? Senso comum Apenas no campo das idéias Ciência Conjunto de varias idéias baseadas em fatos e provas Histórico Como Darwin explica? Os primeiros a falarem: Antiguidade/Idade

Leia mais

Evolução e Classificação dos seres vivos. Fundamentos

Evolução e Classificação dos seres vivos. Fundamentos Evolução e Classificação dos seres vivos. Fundamentos Quais são as evidências do processo evolutivo? Anatomia comparada O estudo comparado da anatomia de animais e vegetais mostra a existência de um padrão

Leia mais

Acreditava-se que sapos, cobras e crocodilos podiam surgir pela transformação do lodo dos charcos.

Acreditava-se que sapos, cobras e crocodilos podiam surgir pela transformação do lodo dos charcos. A abiogênese foi uma das primeiras ideias sobre a origem da vida. Até meados do século XIX os cientistas acreditavam que os seres vivos eram gerados espontaneamente do corpo de cadáveres em decomposição;

Leia mais

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica

Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas. Zoologia de invertebrados I. Classificação biológica Complexo educacional FMU Curso de Ciências Biológicas Zoologia de invertebrados I Classificação biológica Prof: Biólogo Luiz A.B. Mello Lula 2º semestre 2011 1. Classificação Classificar = agrupar em classes.

Leia mais

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE ORIGEM DA VIDA. Questões objetivas

MATRÍCULA: EXERCÍCIOS SOBRE ORIGEM DA VIDA. Questões objetivas MATRÍCULA: Lista 1 de Exercícios Biologia Geral e Evolução Código 120162 SOBRE ORIGEM DA VIDA Questões objetivas 1) (PUC-RJ) Em evolução existe uma teoria, hoje considerada ultrapassada, que afirma a possibilidade

Leia mais

Evidências da Evolução

Evidências da Evolução Evidências da Evolução Profº Me. Fernando Belan Alexander Fleming Introdução Pesquisas em diferentes áreas da Biologia fornecem evidências da evolução biológica; São elas: O documentário fóssil; A adaptação

Leia mais

Sistemática dos seres vivos

Sistemática dos seres vivos Sistemática dos seres vivos O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos. Para estudar e compreender tamanha variedade, idd foi necessário agrupar os organismos de acordo com as suas

Leia mais

Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração

Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração Em meados do século XVII, o biólogo italiano Francesco Redi elaborou experiências que, na época, abalaram profundamente a teoria da geração espontânea. Colocou pedaços de carne no interior de frascos,

Leia mais

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery

Evolução. Biologia. Tema: Evolução. Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Biologia Evolução Tema: Evolução Diogo N. Maciel Facebook: Professor Diogo Nery Introdução Evolução é o processo de transformações hereditárias e adaptações que vem ocorrendo nos seres vivos desde que

Leia mais

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor:

Biologia. Questão 1. Questão 2. Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Avaliação: Aluno: Data: Ano: Turma: Professor: Biologia Questão 1 (Fuvest 2002) Os vírus A. ( ) possuem genes para os três tipos de RNA (ribossômico, mensageiro e transportador), pois utilizam apenas aminoácidos

Leia mais

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia

Atividade extra. Questão 1. Questão 2. Ciências da Natureza e suas Tecnologias Biologia Atividade extra Questão 1 Na nomenclatura descritiva na Biologia, o maior dos agrupamentos é o domínio. Existem apenas três domínios nos quais toda a diversidade biológica é incluída. Estes domínios são

Leia mais

Todos tem uma grande importância para o organismo.

Todos tem uma grande importância para o organismo. A Química da Vida ÁGUA A água é um composto químico formado por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. Sua fórmula química é H2O. A água pura não possui cheiro nem cor. Ela pode ser transformada em

Leia mais

Origem da vida Como tudo surgiu?

Origem da vida Como tudo surgiu? Origem da vida Como tudo surgiu?? Há vida em outros planetas ou ela é exclusiva da Terra? Como surgiu o Universo? 13,7 bilhões de anos Espaço Tempo Núcleos atômicos de H, He e Li Estrelas Galáxias Nebulosa

Leia mais