Palestra: Soluções Inovadoras em Instalações Hidrossanitárias Prediais, Industriais e Comerciais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Palestra: Soluções Inovadoras em Instalações Hidrossanitárias Prediais, Industriais e Comerciais"

Transcrição

1 Palestra: Cobertura do Mineirão: solução integrada Concreto-Aço 9h às 10h Ementa: A solução adotada para a cobertura da Nova Arena envolve o prolongamento do balanço existente de 29m para 55m, respeitando as características arquitetônicas existentes, pois a antigo estádio é tombado pelo patrimônio histórico. No balanço adicional de 26m utilizou-se treliças com perfis tubulares (1500tf) e cobrimento em membrana tensionada autolimpante (1,2kgf/m2 em 13100m2). A solução inovadodora permitiu que os prazos da FIFA fossem respeitados com a conclusão da obra ocorrendo em 21/12/2012. Palestrante: Eng. Euler de Oliveira Guerra Mini currículo: Engenheiro Civil UFRJ Mestre em Estruturas COPPE/UFRJ Especialização em estruturas de aço UFOP Professor Adjunto PUC Minas Curso de Engenharia Civil. Engenheiro calculista de Estruturas de Aço da ENGSERJ LTDA: prédios industriais; pontes rodoviárias e ferroviárias. Consultor da Vallourec do Brasil para estruturas tubulares. Empresa responsável: VALLOUREC DO BRASIL Site: 10h15 às 11h15 Palestra: Soluções Inovadoras em Instalações Hidrossanitárias Prediais, Industriais e Comerciais Ementa: Técnicas de montagem e instalações de ramais internos nas execuções de obras. Detalhamento de conceitos normativos, compatibilização de projetos, condições e práticas ideais de coleta de esgotos pluviais e sanitários, tratamento e lançamento de efluentes. Palestrante: Eng. Ciro Amaral Faria e Adriano Antônio Gomes Mini currículos: Ciro Amaral Faria é diretor-técnico e sócio-proprietário da Artefacil. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pós-graduado em Engenharia Sanitária pela mesma instituição e em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (FDC). Sua experiência profissional inclui ainda passagens pela área de Operação e Manutenção de Água e Esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), em 1968; e de Execução e Análise de Projetos de Saneamento do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), em Trabalhou na Copasa durante 30 anos, onde atuou como engenheiro sanitarista, chefe da Divisão de Obras da Região Metropolitana, superintendente técnico e assessor de Diretoria. Entre 1998 e 2001, foi presidente da Associação Mineira de Inventores (AMIC). Adriano Antônio Gomes é técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/MG) e consultor técnico para Projetos e Execução de Obras Hidrossanitárias da Artefacil. Entre 1978 e 1998 atuou na execução de Obras Civis e Saneamento e, de 1998 a 2013, no desenvolvimento de produtos para Engenharia Sanitária e acompanhamento de Obras Civis e saneamento. Empresa responsável: ARTEFACIL, Consultoria e Produtos Hidrossanitários Site:

2 Palestra: Cobertura do Mineirão: solução integrada Concreto-Aço 19h às 20h Ementa: A solução adotada para a cobertura da Nova Arena envolve o prolongamento do balanço existente de 29m para 55m, respeitando as características arquitetônicas existentes, pois a antigo estádio é tombado pelo patrimônio histórico. No balanço adicional de 26m utilizou-se treliças com perfis tubulares (1500tf) e cobrimento em membrana tensionada autolimpante (1,2kgf/m2 em 13100m2). A solução inovadodora permitiu que os prazos da FIFA fossem respeitados com a conclusão da obra ocorrendo em 21/12/2012. Palestrante: Eng. Euler de Oliveira Guerra Mini currículo: Engenheiro Civil UFRJ Mestre em Estruturas COPPE/UFRJ Especialização em estruturas de aço UFOP Professor Adjunto PUC Minas Curso de Engenharia Civil. Engenheiro calculista de Estruturas de Aço da ENGSERJ LTDA: prédios industriais; pontes rodoviárias e ferroviárias. Consultor da Vallourec do Brasil para estruturas tubulares. Empresa responsável: VALLOUREC DO BRASIL Site: 20h às 21h Palestra: Soluções Holcim em Cimento e Concreto Palestrante: Eng. Fabrício Carlos França Mini currículo: Engenheiro Civil e Mestre em Geotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Trabalhou como Consultor de Pavimentos e Gerente de Obras, atualmente é Supervisor Técnico da Holcim Brasil SA de MG e ES. Empresa responsável: HOLCIM Site:

3 19h às 20h Palestra: Soluções Inovadoras em Instalações Hidrossanitárias Prediais, Industriais e Comerciais Ementa: Técnicas de montagem e instalações de ramais internos nas execuções de obras. Detalhamento de conceitos normativos, compatibilização de projetos, condições e práticas ideais de coleta de esgotos pluviais e sanitários, tratamento e lançamento de efluentes. Palestrante: Eng. Ciro Amaral Faria e Adriano Antônio Gomes Mini currículos: Ciro Amaral Faria é diretor-técnico e sócio-proprietário da Artefacil. Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é pós-graduado em Engenharia Sanitária pela mesma instituição e em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral (FDC). Sua experiência profissional inclui ainda passagens pela área de Operação e Manutenção de Água e Esgoto do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DEMAE), em 1968; e de Execução e Análise de Projetos de Saneamento do Departamento Nacional de Obras de Saneamento (DNOS), em Trabalhou na Copasa durante 30 anos, onde atuou como engenheiro sanitarista, chefe da Divisão de Obras da Região Metropolitana, superintendente técnico e assessor de Diretoria. Entre 1998 e 2001, foi presidente da Associação Mineira de Inventores (AMIC). Adriano Antônio Gomes é técnico em Edificações pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET/MG) e consultor técnico para Projetos e Execução de Obras Hidrossanitárias da Artefacil. Entre 1978 e 1998 atuou na execução de Obras Civis e Saneamento e, de 1998 a 2013, no desenvolvimento de produtos para Engenharia Sanitária e acompanhamento de Obras Civis e saneamento. Empresa responsável: ARTEFACIL, Consultoria e Produtos Hidrossanitários Site: 20h às 21h Palestra: Redes internas e adequação de ambiente para Gás Natural Ementa: Conceitos básicos sobre Gás Natural; Histórico da Gasmig; Segmentos atendidos; Normas e legislação; Pressões de rede; Norma ABNT NBR 13103: Instalação de aparelhos a gás para uso residencial Requisitos; Exaustão dos Produtos da Combustão; Projetos de rede de gás; Traçado; e Não Conformidades. Palestrante: Eng. Felipe Castro Neves e Eng. André Fernandes Coelho Rezende Mini currículos: Felipe Castro Neves - Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Viçosa (2012).Especialização em Gerenciamento de Projetos University of La Verne Califórnia (2012). Analista de Operações - GASMIG ( Atual) André Fernandes Coelho Rezende: Especialização em Gestão Estratégica de Negócios UFMG (em curso). Mestrado em Engenharia Elétrica na área de Sistemas Elétricos de Potências UFMG (2010). Engenheiro Eletricista com Ênfase em Sistemas de Energia pela Universidade Federal de Minas Gerais UFMG (2007). Coordenador de Instalações Residenciais GASMIG (2013 Atual). Coordenador do Centro de Distribuição Regional do Sul de Minas Gerais GASMIG ( ). Engenheiro de Projetos e Obras GASMIG ( ). Empresa responsável: GASMIG Site:

4 9h às 10h30 Palestrante: Profª. Carolina Angélica Barbosa Saliba Mini currículo: Especialista em Gestão Estratégica da Informação e em Biblioteconomia. Bibliotecária UFMG. Professora, Coordenadora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas - NUTEI/PROEX PUC Minas. 10h40 às 11h40 Tema: ISA International Society of Automation Ementa: Histórico e estrutura da ISA. A ISA como fonte de informação para os engenheiros que atuam em instrumentação, controle e automação. Benefícios de se associar à ISA. A ISA seção BH. Palestrante: Prof. Marco Aurélio S. Birchal Mini currículo: Doutor em Engenharia Elétrica. Professor dos cursos de Engenharia de Controle e Automação da PUC Minas e da UFMG. Presidente da ISA Seção Belo Horizonte. Responsável: ISA Belo Horizonte Section Site: 19h30 às 20h30 Palestra: Aplicação do Simulador de Soldagem no Segmento Educacional Ementa: Apresentar conceito e ferramenta para treinamento de soldadores em processos de soldagem como: Eletrodo Revestido, MIG/MAG e Arame Tubular; Onde é aplicado o equipamento e sua tecnologia. Palestrante: Eng. Jonas Fernandes de Andrade Mini currículos: Formado em Engenharia de Materiais, pela Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Guaratinguetá, no ano de Experiência Profissional: Lincoln Electric do Brasil, Departamento de Marketing - Desenvolvimento de Negócios, com foco no Segmento Educacional. Responsável: Tecnoloc Locações de Máquinas e Equipamentos S/A Site:

5 Fórum: I Fórum de Recursos não renováveis da Engenharia Metalúrgica Título: A questão da água no nosso dia a dia e na produção industrial 20h50 às 22h30 Auditório 03, prédio 43 Palestrante: Cláudio Bueno Guerra Mini currículo: É engenheiro de produção graduado pela UFMG, com especializações em Engenharia da Qualidade na Inglaterra e Alemanha. Fez o Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental no UNESCO-IHE: Institute for Water Education, em Delft, na Holanda. Atualmente, trabalha na empresa MENDES JUNIOR ENGENHARIA, como Coordenador de QMSR. ( Qualidade, Meio Ambiente, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional e Responsabilidade Social). É Auditor certificado nas normas internacionais ISO 9001, ISO14001, OHSAS e SA8000. Responsável: Curso de Engenharia Metalúrgica 13 DE NOVEMBRO 19h30h às 20h30 Sala Multiméios, prédio 03 Palestra: O GNV na matriz energética automotiva das grandes cidades pelo mundo, como solução para reduzir emissões Ementa: O projeto Frota Verde está em andamento há 6 meses, e surgiu pelo alinhamento dos direcionadores estratégicos da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), pela busca do atendimento às diretrizes de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Gasmig e às Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte. Essas diretrizes buscam, entre outras coisas, contribuir para a redução do consumo de energia, dos resíduos sólidos e das emissões diretas dos gases responsáveis pelo efeito estufa. A Frota Verde da Gasmig, de 37 veículos movida a etanol e gás natural, é a primeira a ganhar o selo BH Sustentável, reconhecimento da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte. Benefícios: A iniciativa visa contribuir para a redução das emissões diretas de CO2 em cerca de 20%. Os veículos adaptados e regulados para consumir etanol / GNV, podem gerar uma economia de, até 50% em relação a um mesmo carro que utiliza somente gasolina como combustível. Público Alvo: Estudantes de Engenharia Mecânica, Ambiental e de Produção Gestores de frotas e responsáveis por programas de sustentabilidade de empresas que possuem programas de redução de emissões de gases de efeito estufa. Ex. Correios, Vale, Patrus Transportes, Rede Globo Minas, Jamef Transportes, entre outras empresas. Palestrante: Welder Souza Mini currículos: Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Granbey (2004), Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Negócios pela UFMG (2011). É Coordenador do Segmento de Gás Natural Veicular GNV, na Companhia de Gás de Minas Gerais GASMIG e Coordenador do Comitê de GNV da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado ABEGÁS. Possui experiência em Consultoria Empresarial, Gestão da Estratégia e Mapeamento de Processos Organizacionais, Gestão de Projetos, Políticas Públicas, Mobilidade Urbana Sustentável e Estratégias para desenvolvimento de mercado. Empresa responsável: GASMIG Site:

6 13 DE NOVEMBRO 20h40 às 21h40 Sala Multiméios, prédio 03 Palestra: A contribuição de estudos e pesquisas técnicas para o mercado automotivo e sociedade brasileira Ementa: O CESVI BRASIL - Centro de Experimentação e Segurança Viária, apresentará suas estratégias de estudos e pesquisas que são utilizadas pelas montadoras de veículos, instituições privadas e governo no que tange à desenvolvimento de técnicas para o mercado automotivo e segurança viária. Palestrante: Emerson Feliciano da Silva Mini currículos: Gerente Técnico do CESVI BRASIL Centro de Experimentação e Segurança Viária. Experiência de mais de 13 anos nas área de segurança veicular, segurança viária e reparação automotiva, especificamente na área de pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e inovação. Professor universitário desde 2008, ministrando aulas para turmas de engenharia e administração. Responsável: Engenharia Mecânica - Contagem

7 ATIVIDADES INTEGRADAS 9 DE NOVEMBRO 9h20 às 11h10 Auditório 2, prédio 5 Palestrante: Profª. Lucimar Magalhães de Albuquerque Mini currículos: Doutoranda em Gestão de Território. Professora do Departamento de Psicologia. Coordenadora da Comissão de Formação PROEX 9 DE NOVEMBRO 11h20 às 13h Auditório 2, prédio 5 Palestrante: Profa. Thelma Virgínia Rodrigues e Thaís Rodrigues Alves Mini currículos: Profa. Thelma Virgínia Rodrigues - Ms. em Eng. Elétrica - UFMG. Psicóloga - PUC Minas. Professora da PUC Minas. Assessora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas - NUTEI/PROEX PUC Minas Thaís Rodrigues Alves: Graduanda em Comunicação Social PUC Minas. Extensionista do NUTEI/PROEX PUC Minas. 9 DE NOVEMBRO TARDE 13h às 15h Palestrante: Profa. Thelma Virgínia Rodrigues e Deisiana Gonçalves Chaves Mini currículos: Thelma Virgínia Rodrigues: Ms. em Eng. Elétrica - UFMG. Psicóloga - PUC Minas. Professora da PUC Minas. Assessora do Núcleo de Tecnologia e Inovação da Pró-reitoria de Extensão da PUC Minas - NUTEI/PROEX PUC Minas Deisiana Gonçalves Chaves Graduanda em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicação PUC Minas. Trabalha na AIESEC reconhecida pela UNESCO como a maior organização de jovens. Representante do Ramo estudantil IEEE PUC Minas.

8h às 9h Sala Multiméios, 1º andar, prédio 47 27 DE MAIO MANHÃ. Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão

8h às 9h Sala Multiméios, 1º andar, prédio 47 27 DE MAIO MANHÃ. Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão 27 DE MAIO MANHÃ 8h às 9h Palestra: Aplicações dos tubos estruturais VMB Caso do Mineirão Ementa: Apresentação da solução estrutural usada no estádio Magalhães Pinto (Mineirão) onde empregou-se o perfil

Leia mais

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE www.creato.com.br creato@creato.com.br QUEM SOMOS A CREATO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA., fundada em 2000,

Leia mais

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE

VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE VIABILIZAMOS A CONSTRUÇÃO DE EMPREENDIMENTOS SUSTENTÁVEIS, CERTIFICÁVEIS E DE ALTA PERFORMANCE www.creato.com.br creato@creato.com.br QUEM SOMOS A CREATO CONSULTORIA E PROJETOS LTDA., fundada em 2000,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA A ENGENHARIA ELÉTRICA NA UFSCar O Curso de Engenharia Elétrica iniciou no ano de 2009, com o objetivo

Leia mais

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015

CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 CORPO DOCENTE DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ANO 2015 Anderson José Costa Sena (Mestre) Regime de Trabalho: Tempo Integral Qualificação Profissional: Engenharia Elétrica Doutorando

Leia mais

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO

UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO UNI VERSI DADE DE PERNAMBUCO PEDRO DE ALCÂNTARA NETO OBJETIVOS OBJETIVO GERAL Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia Naval e Offshore na UPE desenvolvem a capacidade para planejar, desenvolver

Leia mais

OPORTUNIDADE DE TRABALHO - TOSHIBA EM SUAPE

OPORTUNIDADE DE TRABALHO - TOSHIBA EM SUAPE OPORTUNIDADE DE TRABALHO - TOSHIBA EM SUAPE Se você, ou alguém que conheça, deseja trabalhar na Toshiba está na hora. Empresa Multinacional no ramo de Transmissão e Distribuição de Energia está selecionando

Leia mais

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO O mercado de trabalho precisa de profissionais completos, com habilidades de gestão e que liderem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

10h às 11h Sala Multimeios, 1º andar, prédio 47 12 DE NOVEMBRO MANHÃ

10h às 11h Sala Multimeios, 1º andar, prédio 47 12 DE NOVEMBRO MANHÃ Palestra: Alternativas Energéticas e o Futuro da Energia Palestrante: Eng. Cláudio Homero Mini currículo: Engenheiro da CEMIG 10h às 11h Empresa responsável: CEMIG Site: www.cemig.com.br TARDE 15h20 às

Leia mais

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com

Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte. João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Inventário Municipal de Emissões de GEE Belo Horizonte João Marcelo Mendes jmendes@waycarbon.com Sobre a WayCarbon 7 anos no mercado sul-americano de consultoria em mudanças climáticas Portifólio de projetos

Leia mais

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ.

9001, ISO TS 16949, ISO 14001, OHSAS 18001, ISO 22000, SASSMAQ. 1 Versão: 04A APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001)

CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS SISTEMA DE GESTÃO EM SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO (OHSAS 18001) 1 INFO012 REV 05 APRESENTAÇÃO: A I9Gestão é uma empresa de consultoria e treinamento especializada na implantação de Sistemas de Gestão, auxiliando as organizações no atendimento a diversos padrões normativos

Leia mais

EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013

EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013 EDUARDO TADEU SAGGIORATO Gerente de Negócios e Operações NADSON XAVIER SOARES Gerente do Setor Público 21.02.2013 QUEM SOMOS Legal Instituição Financeira do Estado de São Paulo, vinculada a Secretaria

Leia mais

www.habitusconsulting.com.br

www.habitusconsulting.com.br A Empresa A Habitus Consulting (Habitus Consultoria em Gestão Ambiental e Organizacional Ltda.) é uma empresa sediada em Curitiba PR BRASIL, com atuação nacional concentrada nas questões ambientais e de

Leia mais

Vagas de Estágio. ArcelorMittal Brasil S/A Endereço: Avenida Carandaí,, nº 1.115 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - 30.130-915

Vagas de Estágio. ArcelorMittal Brasil S/A Endereço: Avenida Carandaí,, nº 1.115 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - 30.130-915 Vagas de Estágio ArcelorMittal Brasil S/A Endereço: Avenida Carandaí,, nº 1.115 - Funcionários - Belo Horizonte/MG - 30.130-915 Título: Estágio - Gerência Geral de Credito, Cobrança e Operações Estruturadas

Leia mais

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da

Projeto. Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e. Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da Projeto Proposta de novo texto para o termo Engenharia de Controle e ( pt ) Automação na Wikipédia Autoria: Estudantes do primeiro período do curso de Eng Ctrl Aut da ( 2009 UFLA (II Professores: Roberto

Leia mais

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL

CURSO: GESTÃO AMBIENTAL CURSO: GESTÃO AMBIENTAL OBJETIVOS DO CURSO Objetivos Gerais O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental tem por objetivo formar profissionais capazes de propor, planejar, gerenciar e executar ações

Leia mais

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA

Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Concurso Público: Prêmio Caneleiro de Arquitetura Sustentável TERMO DE REFERÊNCIA Junho 2014 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO Pg. 03 2. OBJETO Pg. 03 3. ESCOPO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS Pg. 03 4. DIRETRIZES PARA

Leia mais

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento

Principais Serviços. Projeto. Supervisão e Gerenciamento A Empresa Engespro é uma empresa de engenharia consultiva criada há 30 anos, pelo Engenheiro Civil Jeronymo Pacheco Pereira que com grande força empreendedora vislumbrou oportunidades de mercado fundando

Leia mais

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança no Trabalho. Projeto Pedagógico

Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança no Trabalho. Projeto Pedagógico FACCAMP FACULDADE CAMPO LIMPO PAULISTA COORDENADORIA DE EXTENSÃO E PESQUISA Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Engenharia de Segurança no Trabalho Projeto Pedagógico Campo Limpo Paulista 2014 FACCAMP

Leia mais

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ELETRÔNICA INTEGRADO

QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ELETRÔNICA INTEGRADO 1 QUADRO DE TITULAÇÃO VERIFIQUE NO QUADRO OS COMPONENTES POSSÍVEIS COM BASE NA SUA TITULAÇÃO ELETRÔNICA INTEGRADO DISCIPLINAS Dispositivos Semicondutores de Potência (Eletrônica Integrado) GRADUAÇÕES Eletroeletrônica

Leia mais

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão

ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA. ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão ISO 14001:2015 Tendências da nova revisão A ISO 14001 EM SUA NOVA VERSÃO ESTÁ QUASE PRONTA Histórico ECS -ASSESSORIA E CONSULTORIA TÉCNICA As normas da série ISO 14000 foram emitidas pela primeira vez

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15

REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15 REGULAMENTO DO PROCESSO SELETIVO No 001.15 O CENTRO INTERNACIONAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS CIBiogás-ER, torna público que serão recebidas as inscrições para o Processo Seletivo no 001.15 sob contratação

Leia mais

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS COMPLEMENTARES

LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE PROJETOS COMPLEMENTARES LOCAIS DE TRABALHO COM QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 01 NOSSOS SERVIÇOS Após 35 anos de experiência na área de edificações para o mercado imobiliário gaúcho, a BENCKEARQUITETURA, juntamente com a BENCKECONSTRUÇÕES,

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013

PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 PROJETO DE LEI Nº, DE 2013 (Do Sr. Antonio Carlos Mendes Thame) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de Informata - que engloba todos os profissionais de Informática. O Congresso Nacional

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015.

APRESENTAÇÃO. Flores da Cunha /RS - Junho, 2015. APRESENTAÇÃO A Biossplena - Projetos Ecodinâmicos é uma empresa que atua há cinco anos no Brasil, desenvolvendo e assessorando projetos para EMPREENDIMENTOS URBANÍSTICOS, com foco nas comunidades planejadas,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG

IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE ADMINISTRAÇÃO E GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA UFMG Ilka Soares Cintra (1) Eng a Civil pela Escola de Engenharia da UFMG-1979; Prof a Assistente do Dept o de Cartografia

Leia mais

de empresas, empreendimentos, projetos e obras: tendências e práticas

de empresas, empreendimentos, projetos e obras: tendências e práticas ENCONTRO DE DIRETORES E GESTORES DA CONSTRUÇÃO Planejamento, gestão e governança corporativa de empresas, empreendimentos, projetos e obras: tendências e práticas Por Roberto Souza CONSULTORIA E GERENCIAMENTO

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES

PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES PROFILE RESUMIDO LIDERANÇA DAS EQUIPES A Prima Consultoria A Prima Consultoria é uma empresa regional de consultoria em gestão, fundamentada no princípio de entregar produtos de valor para empresas, governo

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: Gestão Ambiental campus Angra Missão O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de Gestores Ambientais

Leia mais

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO SOBRE O CURSO Com a revolução tecnológica, não é só o mundo que muda, mas a área de tecnologia também. O Engenheiro de Computação é um profissional fundamental para que essa evolução

Leia mais

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição.

A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. A escolha é sempre sua. O conhecimento é a nossa contribuição. TURMA 3 Master in Business Administration Especialização Lato-Sensu GESTÃO ESTRATÉGICA DA PRODUÇÃO E QUALIDADE GESTÃO FARMACEUTICA EMPRESARIAL

Leia mais

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015

CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 ATENÇÃO: ANTES DE ASSINAR ESTA CARTA, LEIA O CONTEÚDO ATÉ O FINAL E CLIQUE NO LINK. FÓRUM DE AÇÃO EMPRESARIAL PELO CLIMA CARTA ABERTA AO BRASIL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA 2015 O desafio da mudança do clima

Leia mais

Missão: Visão: Soluções Inteligentes:

Missão: Visão: Soluções Inteligentes: Apresentação: A Ágile Engenharia atua nas áreas de engenharia e instalações elétricas a nível industrial, residencial e predial. Procura sempre desenvolver projetos que resultam em uma maior economia e

Leia mais

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos

BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos BPM Uma abordagem prática para o sucesso em Gestão de Processos Este curso é ideal para quem está buscando sólidos conhecimentos em como desenvolver com sucesso um projeto de BPM. Maurício Affonso dos

Leia mais

Agregando valor ao seu resultado!

Agregando valor ao seu resultado! Agregando valor ao seu resultado! Porto Alegre - Avenida Protásio Alves, 3332, Sala 303 Tel: +55 51 3023 4200 São Leopoldo: Rua Bento Gonçalves, 806, Sala 203, Centro A empresa A empresa foi fundada em

Leia mais

VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS VI-089 IMPLANTAÇÃO COMPARTILHADA DA ISO 14001 UMA NOVA OPÇÃO PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS Manuel Victor da Silva Baptista (1) Engenheiro Químico, com pós-graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental

Leia mais

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE

CORPO TÉCNICO PROGRAMAS DE FORMAÇÃO: SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO, TECNOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL E GESTOR DA QUALIDADE RICARDO CALDAS GESTOR TÉCNICO SGQ Graduado em Administração de Empresas; Auditor Líder em Sistemas de Gestão da Qualidade conforme a norma ISO 9001; Coordenador Técnico da SGS ICS Certificadora Ltda; Atuando

Leia mais

JOÃO SARDINHA GESTOR TÉCNICO SGI Formado em MBA em Gestão e Tecnologias Ambientais, Engenharia Mecânica, Engenharia de Segurança do Trabalho. Atua há mais 26 anos nas áreas de engenharia do produto, qualidade,

Leia mais

Linha Economia Verde

Linha Economia Verde Linha Economia Verde QUEM SOMOS Instituição Financeira do Estado de São Paulo, regulada pelo Banco Central, com inicio de atividades em Março/2009 Instrumento institucional de apoio àexecução de políticas

Leia mais

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL

HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL CONSULTORIA AMBIENTAL Quem somos: Somos HACH ENGENHARIA, CONSTRUÇÕES E CONSULTORIA AMBIENTAL Ltda. um grupo multidisciplinar de profissionais com conhecimentos

Leia mais

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO

Programa Municipal de Ciência, Tecnologia & Inovação CURSO CURSO Capacitação Empresarial em Gestão da Inovação, Inteligência de Negócios, Propriedade Intelectual e Internacionalização de Empresas Datas e Locais: 16 e 17 de abril: das 8:30 às 17:15 Endereço: Av.

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015. Apoio: Cooperação:

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015. Apoio: Cooperação: Núcleo de Inovação e Empreendedorismo Renovando e inovando o saber 2015 Apoio: Cooperação: NÚCLEOS DE DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTO Alinhada à sua missão e à estratégia de ser referência no desenvolvimento

Leia mais

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso

NOVA DIRETORIA Marco Aurelio Crocco Afonso Marco Aurelio Crocco Afonso Diretor-Presidente Bacharel em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Economia Industrial e da Tecnologia pela UFRJ e PhD em Economia pela Universidade

Leia mais

Painel Energias Limpas

Painel Energias Limpas Painel Energias Limpas Délio Malheiros Secretário Municipal de Meio Ambiente Vice Prefeito Prefeitura de Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil Santa Fé, 11 a 13 de setembro de 2013. 1 Energia Solar no

Leia mais

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0

ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO 2.0 SOBRE O CURSO Mercados dinâmicos demandam profissionais com formação completa e abrangente, aptos a liderarem equipes multidisciplinares em empresas de todos os setores econômicos

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral Curso: ENGENHARIA ELÉTRICA SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar engenheiros com sólidos e atualizados conhecimentos científicos

Leia mais

icardo Carneiro Advogados Associados

icardo Carneiro Advogados Associados O Escritório Ricardo Carneiro Advogados Associados surge no cenário jurídico nacional com ênfase no assessoramento especializado, visando oferecer soluções à indústria de base e de transformação, ao aproveitamento

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Gestão da sustentabilidade aplicada à estratégia institucional Gestão da sustentabilidade aplicada ao negócio

Gestão da sustentabilidade aplicada à estratégia institucional Gestão da sustentabilidade aplicada ao negócio A sustentabilidade faz parte da estratégia de negócios do grupo segurador bb e mapfre, que adota um modelo de gestão focado no desenvolvimento de uma cultura socioambiental que protege e, ao mesmo tempo,

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2404 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº 162/2013 CONSULTOR POR PRODUTO

TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2404 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL Nº 162/2013 CONSULTOR POR PRODUTO Impresso por: RODRIGO DIAS Data da impressão: 26/06/2013-15:38:48 SIGOEI - Sistema de Informações Gerenciais da OEI TERMO DE REFERÊNCIA Nº 2404 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA PROCESSO DE SELEÇÃO - EDITAL

Leia mais

Currículo de Engenheiro Avaliador Autônomo

Currículo de Engenheiro Avaliador Autônomo Currículo de Engenheiro Avaliador Autônomo Mini currículo: Perfil profissional com experiência em obras (residenciais, comercias, bancárias, pequeno, médio e grande porte) manutenção (bancária e comercial,

Leia mais

Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria

Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria Mecanismo de Garantia para Eficiência Energética e Energias Renováveis (EEGM) Alvaro Silveira Atla Consultoria Institucional Quem somos? O Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) é o órgão

Leia mais

MONETAR Maio de 2014 1

MONETAR Maio de 2014 1 MONETAR Maio de 2014 1 A empresa A Monetar é uma consultoria especializada na gestão de investimentos pessoais e se destaca por oferecer uma plataforma que ajuda o cliente a investir de forma bem simples.

Leia mais

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011.

PROPOSTA PARA AGE DE 31.05.2011. EMPRESA METROPOLITANA DE ÁGUAS E ENERGIA S.A. CÓDIGO NA CVM 01699-3 CNPJ Nº 02.302.101/0001-42 INSTRUÇÃO CVM Nº 480, DE 07 DE DEZEMBRO DE 2009 FORMULÁRIO DE REFERÊNCIA ATUALIZAÇÕES PREVISTAS NO ART. 10

Leia mais

Cargo Descrição e Requisitos Benefícios

Cargo Descrição e Requisitos Benefícios Vitória, 22 de Abril de 2012. A Selecta, empresa de Recrutamento e Seleção, divulga as vagas de emprego em aberto, com destaque para: Auxiliar Administrativo, Assistente Financeiro, Coordenador de Recursos

Leia mais

MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO. Seminário LIDE Abril de 2012

MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO. Seminário LIDE Abril de 2012 MINAS GERAIS, SEU MELHOR INVESTIMENTO Seminário LIDE Abril de 2012 A NOSSA MINAS GERAIS MINAS EM NÚMEROS América do Sul 588.000 KM² DE TERRITÓRIO. Brasil MAIOR DO QUE PAÍSES COMO A FRANÇA, SUÉCIA E ESPANHA.

Leia mais

Workshop Saneamento Básico Fiesp. Planos Municipais de Saneamento Básico O apoio técnico e financeiro da Funasa

Workshop Saneamento Básico Fiesp. Planos Municipais de Saneamento Básico O apoio técnico e financeiro da Funasa Workshop Saneamento Básico Fiesp Planos Municipais de Saneamento Básico O apoio técnico e financeiro da Funasa Presidente da Funasa Henrique Pires São Paulo, 28 de outubro de 2015 Fundação Nacional de

Leia mais

PUC MINAS. Uma universidade em sintonia com o futuro

PUC MINAS. Uma universidade em sintonia com o futuro PUC MINAS Uma universidade em sintonia com o futuro No mapa de Minas Gerais, a Pontifícia Universidade Católica está presente em importantes regiões do Estado, através de uma estrutura multicampi composta

Leia mais

ANALISTA CONTÁBIL (AUDITORIA).

ANALISTA CONTÁBIL (AUDITORIA). VAGA DE EMPREGO ANALISTA CONTÁBIL (AUDITORIA). Local: Belo Horizonte/ MG. Formação: Ciências Contábeis. Descrição: Desejável MBS (auditoria / controla Doria); Experiência consolidação de balanços, atendimento

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

Solutions with flexibility

Solutions with flexibility Solutions with flexibility Solutions with flexibility Nossa História Missão Visão e Valores Fundada em 2010 A Mega Cabling, tem como objetivo principal fornecer consultoria, materiais e serviços na elaboração

Leia mais

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013

Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Etec Professor Horácio Augusto da Silveira Requisitos de Titulação para Inscrição no Processo Seletivo de Docentes Aviso 064.03.2013 Processo /2013 Para a Inscrição no Processo Seletivo, é necessário uma

Leia mais

Competitividade, economia e sociedade Valorização das Pessoas e qualificação profissional

Competitividade, economia e sociedade Valorização das Pessoas e qualificação profissional Competitividade, economia e sociedade Valorização das Pessoas e qualificação profissional Ângelo Sarmento, Membro do Conselho de Administração da EDP Distribuição Lisboa, Junho de 2015 EDP Distribuição:

Leia mais

Prof. Marcelo Ferreira:

Prof. Marcelo Ferreira: MINI CURRICULUM IRIA LÍCIA OLIVA DONIAK Engenheira Civil, graduada pela PUC-PR em 1988,atua no setor concreto desde 86,tendo iniciado suas atividades em Laboratório de Controle Tecnológico,posteriormente

Leia mais

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio

CBA. Comércio Internacional PÚBLICO-ALVO COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA MATERIAL DIDÁTICO. Internacional. Comércio CBA Comércio Internacional Comércio Internacional A intensidade das relações comerciais e produtivas das empresas no atual contexto econômico tem exigido das empresas um melhor entendimento da complexidade

Leia mais

Currículo. Carlos Roberto Vriesman. Engenheiro Eletricista Consultor

Currículo. Carlos Roberto Vriesman. Engenheiro Eletricista Consultor Currículo Carlos Roberto Vriesman Engenheiro Eletricista Consultor Out./2011 Currículo 1 - Tempo de Experiência Profissional 1.1 Tempo no cargo atual: Função: Superintendente desde 03.01.2011 Cargo: Engenheiro

Leia mais

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE

POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE POLÍTICAS DE GESTÃO PROCESSO DE SUSTENTABILIDADE 1) OBJETIVOS - Apresentar de forma transparente as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente

Leia mais

ENGENHARIA MEIO AMBIENTE A L I M E N T O S E B E B I D A S

ENGENHARIA MEIO AMBIENTE A L I M E N T O S E B E B I D A S ENGENHARIA MEIO AMBIENTE A L I M E N T O S E B E B I D A S M a i s d e 2 0 a n o s o f e r e c e n d o s o l u ç õ e s c o m p l e t a s d e c o n s u l t o r i a e m E n g e n h a r i a e M e i o A m

Leia mais

Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG

Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG Seminário - Juiz de Fora SINDUSCON - SEBRAE Gestão do Processo de Projeto e Desempenho das Edificações: uma proposta SEBRAE / FIEMG / UFMG Prof. Dr. White José dos Santos- UFMG Gestão do Processo de Projeto

Leia mais

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL CRIAÇÃO DA DISCIPLINA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL NO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Elias S. Assayag eassayag@internext.com.br Universidade do Amazonas, Departamento de Hidráulica e Saneamento da Faculdade

Leia mais

Grupo da Qualidade. Grupos de Trabalho

Grupo da Qualidade. Grupos de Trabalho Grupos de Trabalho Grupo da Qualidade A finalidade do Grupo da Qualidade é promover ações para discussão e melhoria do sistema de gestão da qualidade das empresas associadas ao Sindipeças. Coordenador:

Leia mais

Cargo Descrição e Requisitos Benefícios

Cargo Descrição e Requisitos Benefícios Vitória, 06 de Maio de 2012. A Selecta, empresa de Recrutamento e Seleção, divulga as vagas de emprego em aberto, com destaque para: Auxiliar de Inventário, Comprador, Auxiliar Administrativo, Coordenador

Leia mais

CAMPUS SÃO PAULO - 1º 2012 TURMAS EM ANDAMENTO CURSO TURMA PRÉDIO SALA 1º DIA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E JOÃO CALVINO 59 06/fev ADMINISTRAÇÃO DE

CAMPUS SÃO PAULO - 1º 2012 TURMAS EM ANDAMENTO CURSO TURMA PRÉDIO SALA 1º DIA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E JOÃO CALVINO 59 06/fev ADMINISTRAÇÃO DE CAMPUS SÃO PAULO - 1º 2012 TURMAS EM ANDAMENTO CURSO TURMA PRÉDIO SALA 1º DIA ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING E JOÃO CALVINO 59 06/fev ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING F BLACKFORD 58 06/fev ADMINISTRAÇÃO DE NEGÓCIOS

Leia mais

HIGIENÓPOLIS MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA K 2/3 3ª E 5ª BLACKFORD 22 HIGIENÓPOLIS MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA J 3/3 3ª E 5ª BLACKFORD 25

HIGIENÓPOLIS MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA K 2/3 3ª E 5ª BLACKFORD 22 HIGIENÓPOLIS MARKETING E COMUNICAÇÃO INTEGRADA J 3/3 3ª E 5ª BLACKFORD 25 CURSOS DE EDUCAÇÃO CONTINUADA - MACKENZIE CAMPUS CURSO TURMA SEMESTRE DIA PREDIO SALA PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO A 2/3 3ª E 5ª 19 204 PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO Z 3/3 3ª E 5ª

Leia mais

Ações ABESCO e ANEEL para Fortalecimento do Mercado de Eficiência Energética. Reive Barros dos Santos Diretor

Ações ABESCO e ANEEL para Fortalecimento do Mercado de Eficiência Energética. Reive Barros dos Santos Diretor Ações ABESCO e ANEEL para Fortalecimento do Mercado de Eficiência Energética Reive Barros dos Santos Diretor São Paulo - SP 26 de agosto de 2015 Missão Proporcionar condições favoráveis para que o mercado

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios e Projetos Rio de Janeiro Presença nacional, reconhecimento mundial. Conheça a Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, pelo ranking de educação

Leia mais

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação

Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação Pós-graduação Lato Sensu em Informática Aplicada na Educação 1. Público Alvo Este curso de Pós-Graduação Lato Sensu é destinado principalmente a alunos graduados em cursos da área de Educação (Pedagogia

Leia mais

Legislação Municipal e Mudanças Climáticas

Legislação Municipal e Mudanças Climáticas Legislação Municipal e Mudanças Climáticas Ronaldo Vasconcellos Vice-Prefeito de Belo Horizonte Coordenador do Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência Legislação Municipal e Mudanças

Leia mais

EEGM Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética. Alvaro Silveira

EEGM Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética. Alvaro Silveira EEGM Mecanismo de Garantia de Eficiência Energética Alvaro Silveira Institucional Quem somos? O Programa das Nações Unidas para o desenvolvimento (PNUD) é o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU)

Leia mais

Gestão da Qualidade PBQP-H

Gestão da Qualidade PBQP-H Gestão da Qualidade PBQP-H 2 www.nbs.com.br Soluções eficazes em Gestão de Negócios. Nossa Visão Ser referência em consultoria de desenvolvimento e implementação de estratégias, governança, melhoria de

Leia mais

A e1.conceito é um compromisso com você e com sua empresa para atingirem seus objetivos.

A e1.conceito é um compromisso com você e com sua empresa para atingirem seus objetivos. A e1.conceito é um compromisso com você e com sua empresa para atingirem seus objetivos. Nossa missão Promover o desenvolvimento e fortalecimento empresarial com projetos que tragam, sempre, resultados

Leia mais

FORMAÇÃO. Orientador de Projetos de Aplicação nos cursos de Graduação e Pós Graduação.

FORMAÇÃO. Orientador de Projetos de Aplicação nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Nome: Luis Antônio Borges E-mail: luisborges@luisborges.com.br FORMAÇÃO Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Negócios Engenheiro Mecânico, Ênfase em Produção, UFMG. Mestrado em Engenharia

Leia mais

JULIO THEMES NETO Diretor de Fomento e Crédito 01.06.2015

JULIO THEMES NETO Diretor de Fomento e Crédito 01.06.2015 JULIO THEMES NETO Diretor de Fomento e Crédito 01.06.2015 Instituição financeira do Governo do Estado de São Paulo, que promove o desenvolvimento sustentável por meio de operações de crédito consciente

Leia mais

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014.

Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. Portaria Inep nº 249, de 02 de junho de 2014. Publicada no Diário Oficial da União em 04 de junho de 2014. O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep),

Leia mais

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS

VESTIBULAR 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS VESTIBULAR 2015/1 SELEÇÃO PARA CURSOS TECNICOS SUBSEQUENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS 2015/1 INFORMAÇÕES SOBRE OS CURSOS CURSO TÉCNICO EM AGRIMENSURA Aprovado

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás

Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás Certificação de Conteúdo Local Serviços de Petróleo e Gás O que é? Conteúdo Local é a relação entre o valor dos bens produzidos e serviços prestados no país para executar o contrato e o valor total dos

Leia mais

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE

Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras UFSC - CSE Curso Preparatório Para Exame de Certificação de Agentes Autônomos de Investimento e Empregados de Instituições Financeiras PROMOÇÃO: APOIO: UFSC - CSE Florianópolis Outubro/2008 1. INTRODUÇÃO A Associação

Leia mais

Análise e interpretação crítica: Política Nacional sobre Mudança Climática. Metodologia geral: Descritiva, Analítica, Interpretativa e Comparativa

Análise e interpretação crítica: Política Nacional sobre Mudança Climática. Metodologia geral: Descritiva, Analítica, Interpretativa e Comparativa ANÁLISE DA POLÍTICA NACIONAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA EM CONFRONTO COM A POLÍTICA ESTADUAL SOBRE MUDANÇA CLIMÁTICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Luiz César Ribas Antonieta Lima Brauer Ivo Francisco Barbosa São

Leia mais

Fatec Jundiaí. Ana Carolina. prof.anacarolina@fatecjd.edu.br

Fatec Jundiaí. Ana Carolina. prof.anacarolina@fatecjd.edu.br Fatec Jundiaí Ana Carolina prof.anacarolina@fatecjd.edu.br Cursos oferecidos 1º. Sem 2013 Nível Técnico 124 Nível Tecnológico 65 Setores - Industrial, Agropecuário e de Serviços municípios 155 Empregabilidade

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR

ESTRUTURA CURRICULAR - GESTÃO DE PESSOAS ESTRUTURA CURRICULAR Metodologia da Pesquisa Científica Liderança, Equipe e Motivação Gestão de Pessoas e o Marketing de Serviços Planejamento Estratégico Aplicado à Gestão de Pessoas

Leia mais

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES...

APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... MISSÃO... VISÃO... POLÍTICA DA QUALIDADE... VALORES... APRESENTAÇÃO QUEM SOMOS... A L3 Engenharia Ambiental é uma empresa de consultoria, serviços, desenvolvimento e execução de projetos ambientais, que possui como foco o desenvolvimento sustentável e desenvolve

Leia mais

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades;

Promover um ambiente de trabalho inclusivo que ofereça igualdade de oportunidades; POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE OBJETIVO Esta Política tem como objetivos: - Apresentar as diretrizes de sustentabilidade que permeiam a estratégia e a gestão; - Fomentar e apoiar internamente as inovações

Leia mais

Apresentação da diretora

Apresentação da diretora Treinamentos E-learning Educação e Treinamento para Alavancar sua Carreira Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste material sem a permissão expressa

Leia mais