Fitoterápicos e plantas medicinais que ajudam a cicatrização da lesões de pele e mucosa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Fitoterápicos e plantas medicinais que ajudam a cicatrização da lesões de pele e mucosa"

Transcrição

1 Fitoterápicos e plantas medicinais que ajudam a cicatrização da lesões de pele e mucosa (Ação farmacológica / uso externo) Dra. Gisele Damian Antonio Farmacêutica-acupunturista

2 Calêndula (Calendula officinalis L.) Parte utilizada: Flores Indicação: anti-inflamatório, cicatrizante, antisséptico. Auxiliar no tratamento da acne, afecções da cavidade bucal e inflamações da pele e mucosa em geral. Composição química: Flavonóides, óleos essenciais, princípios amargos, saponinas. Precauções: Não usar em gestantes, lactantes. A tintura de calêndula não deve ser usada em crianças menores de dois anos, alcoolistas e diabéticos. Evitar o uso em pessoas alérgicas ou com hipersensibilidade à calêndula ou plantas da família Asteraceae. Em raros casos, pode causar dermatite de contato.

3 Formulações Uso tópico: adulto e infantil Infusão: Após higienização, aplicar o infuso (1-2g de flores secas em 150mL de água) com auxílio de algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia. Tintura: Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia com 25 ml da tintura dos capítulos florais secos a 10%, diluídos em 100 ml de água. Solução de Calêndula a 5% - 30 e 60ml: Indicação: fissura mamária. Modo de usar: aplicar no bico do peito entre as mamadas. Aplicar a loção suavemente sobre as áreas afetadas, após higienização (até 4 vezes ao dia). Solução de Calêndula a 10% - 30ml. Indicação: dermatite seborreica, afecções do couro cabeludo. Modo de usar: aplicar no couro cabeludo uma vez ao dia, deixar permanecer por 6 horas, lavar. Repetir esse procedimento por 5 a 10 dias.

4 Creme de Calêndula a 10%: Indicação: Dermatites de contato, inclusive dermatite de fralda ou amoniacal; dermatites eczematosas; feridas com processo inflamatório intenso; feridas em fase proliferativa com pouco ou nenhum exudato; fístula extra bucal com secreção, processos inflamatórios na face (impetigo nasal, ressecamento eczemas, dermatites, abrasão por trauma) Modo de uso: aplicar no local afetado 2 a 3 vezes ao dia após higienização com solução fisiológica. Gel de Calêndula a 10% - 60g: Indicação: queimaduras de 2º e 3º graus, lesões extensas não profundas e acne. Modo de uso: aplicar na lesão 2 a 3 vezes ao dia, fazendo a cobertura primária, quando for o caso, com gazinha embebida em óleo de girassol.

5 Arnica (Sphagneticola trilobata (L.) Pruski) Parte utilizada: Flores Indicação: : Inflamação, contusões e hematomas. Composição química: Flavonoides (luteolina), esteroides, terpenoides, ésteres derivados do ácido oleanoicos. Precauções: usar com cautela em quem usa medicamentos para diabetes. Não utilizar por um período superior a 7 dias, pois o uso prolongado pode provocar irritação da pele. Não aplicar em feridas abertas. Seu uso não é recomendado, nem externamente, pela maior probabilidade de sensibilização da pele nestas situações durante gestação e lactação.

6 Formulações Uso tópico: Adulto e infantil Infusão: 1 colher de sopa em 150mL de água (xícara de chá). Aplicar compressas na pele lesada 3x ao dia como antinflamatório em contusões e distensões, nos casos de equimoses e hematomas. Pode ser associado à hamamélis, calêndula, ou outras plantas de uso tópico. Creme de Arnica a 10%: Indicação: Hematomas, traumas musculares, dores articulares. Modo de uso: Aplicar no local afetado 1 a 3. Não utilizar por mais de 7 dias consecutivos. Pomadas de Arnica a 10%: Indicação: antinflamatório nos casos de equimoses e hematomas, antinflamatório em contusões e distensões. Modo de uso: Após higienização, aplicar na pele suave três vezes ao dia. Manter fora do alcance de crianças. Não usar quando a pele estiver escoriada.

7 Gel de Arnica 10% - 60g Indicação: antinflamatório tópico em dores articulares, musculares e varizes, nos casos de equimoses e hematomas. Modo de usar: Após higienização, aplicar na pele massageando de forma suave até três vezes ao dia. Utilização por no máximo 7 dias Fazer compressas quentes antes de aplicar o medicamento (isso aumenta sua absorção). Loção de Arnica a 10% - 100ml Indicação: antinflamatório tópico em dores articulares, musculares e varizes. Modo de usar: aplicar no local afetado três vezes ao dia. Utilização por no máximo 7 dias Fazer compressas quentes antes de aplicar o medicamento (isso aumenta sua absorção).

8 Camomila (Matricaria recutita) Parte utilizada: Flores Indicação: processos inflamatórios da boca e gengivas, contusões. Composição química: óleo essencial (alfa bisabolol, chamazuleno), flavonóides (apigenina, quercetina, rutina, luteina), cumarinas, mucilagens. Precauções: pode ocorrer reações alérgicas ocasionais (dermatites de contato ou fotodermatites em pessoas sensíveis). Não aplicar a infusão na região próxima aos olhos. Pode interferir com a absorção de ferro, em tratamentos prolongados. Evitar o uso tópico em excesso, pela possibilidade de absorção pela mucosa oral.

9 Formulações Infusão: Uso tópico: Adulto e infantil Uso externo: 2 colheres de sopa das inflorescências secas (6-9g) para 100mL de água fervendo. Fazer bochechos e/ou gargarejos, cinco a 10 minutos após o preparo três vezes ao dia como antinflamatório em afecções da cavidade oral. Spray de Camomila 10% - 30ml Indicação: candidíase oral. Modo de uso: aplicar dois jatos 6x ao dia. Restrição do uso em diabéticos, contem açúcar Pomada Orabase de Camomila a 5% - 30g Indicação: erupção dentária infantil Modo de usar: aplicar no local afetado 4 vezes ao dia, se necessário até 8x/dia. Tintura de Camomila 20% Indicação: candidíase oral Modo de uso: 20 gotas em meio de copo de água, bochechar 6 vezes ao dia.

10 Loção de Camomila a 10% - 100ml Indicações: processos cutâneos inflamatórios e alérgicos intensos, eczemas, dermatites, queimadura solar, dermatite amoniacal com infecção fúngica, brotoejas. Modo de usar: aplicar na área afetada 2 a 3 vezes ao dia. Creme de Camomila a 10% - 60g Indicações: brotoejas, reações alérgicas cutâneas, assaduras com afecções fungicas, candidíase perineal. Modo de usar: aplicar no local afetado 3 vezes ao dia. Gel de Camomila a 10% - 60g Indicação: queimaduras de 2º e 3º graus, acne, dermatite alérgica, queimadura solar. Modo de uso: aplicar na lesão 2 a 3 vezes ao dia.

11 Tansagem (Plantago major) Parte utilizada: folhas Indicação: Inflamações da boca, faringe e pele, adstringente. Composição química: mucilagem, taninos, cumarinas, sais de potássio, saponinas, vitamina C, flavonoides (plantaginina), proteínas, açúcares, sais minerais e vitaminas. Precauções: Não deve ser utilizado em pacientes com hipotensão arterial, obstrução intestinal e por gestantes. Não engolir o produto após o bochecho e gargarejo. Não utilizar a casca da semente.

12 Formulações Uso tópico: acima de 12 anos. Infusão: 2-3 colheres de sopa (6-9g) de folhas secas em 150mL de água. Após higienização, aplicar o infuso com auxílio de algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia como antinflamatório e antisséptico da cavidade oral. Tintura de tansagem (Plantago major) a 20% - 20ml Indicação: aftas e estomatite Modo de uso: pingar 20 gts em ½ copo de água e fazer bochechos com esta solução, 6 a 10 vezes ao dia.

13 Gel-creme de tansagem a 5% Indicação: feridas, úlceras varicosas, úlceras de pele diversas. Modo de usar: Aplicar sobre a área afetada duas vezes ao dia após higienização adequada. Spray de Tanchagem (Plantago major) + Romã (Punica granatum) 30ml Indicação: Afecções da mucosa orofaríngea (amigdalite, faringite, laringite, aftas, estomatites) Modo de usar: aplicar na cavidade oral 3 a 6 vezes ao dia Restrição do uso em diabéticos, contem açúcar

14 Romã (Punica granatum) Parte utilizada: casca Indicação: Anti-inflamatório para infecções da mucosa da boca e faringe e antisséptico da cavidade oral. Composição química: antocianinas, quercetina, ácidos fenólicos e taninos. Precauções: Não engolir a preparação após o bochecho e gargarejo. Se ingerido em doses elevadas, pode provocar zumbido, distúrbios visuais, espasmos na panturrilha e tremores.

15 Formulações Uso tópico: Adulto Decocção: Preparar a infusão com 6g de casca do fruto seco em 150mL de água (xícara de chá). Aplicar na área afetada, em bochechos ou gargarejos três vezes ao dia como anti-inflamatório e antisséptico da cavidade oral.

16 Barbatimão (Stryphnodendron barbatimam Mart ) Parte utilizada: casca Indicação: antinflamatório, cicatrizante, adstringente, antisséptico tópico na pele e mucosa bucal e genital. Composição química: taninos, flavonoides Precauções: Não deve ser utilizado em lesões com processos inflamatórios intensos.

17 Formulações Uso tópico: Adulto e infantil Decocção de Barbatimão: 1 colher de sopa (3g) da casca do barbatimão em 1L de água. Aplicar compressas no local afetado 2-3x ao dia. Creme de Barbatimão 10% + Óleo de Girassol 5% 60g Indicação: Cicatrização de feridas em fase de granulação e escoriações. Modo de usar: aplicar no local afetado 2 a 3 vezes ao dia, após higienização com solução fisiológica. Alerta quanto ao uso em idoso, pois pode provocar o aparecimento de fibrina.

18 Girassol (Acacia adstringens Mart ) Parte utilizada: semente Indicação: cicatrizante, Úlceras abertas com ou sem inflamação, queimadura de 1º grau Composição química: ácido mirístico, palmítico, palmitoleico, esteárico, ômega 9, ômega 6, ômega 3). Precauções: Manter fora do alcance das crianças. Evitar contato com os olhos, boca e mucosas. Proteger da luz solar direta e do calor excessivo. Em caso de sensibilização, suspender o uso.

19 Formulações Uso tópico: Adulto e infantil Óleo de Girassol 100ml Indicação: Úlceras abertas com ou sem inflamação, cobertura primária em curativos (embeber a gazinha) Modo de usar: Aplicar na lesão, após assepsia, uma a duas vezes ao dia, ou a cada troca de curativo. Óleo de Girassol + Copaíba 7% - 100ml Indicação: Feridas em processo de granulação, feridas em fase proliferativa com exudato, queimadura de 1º grau, lesões sem necrose. Modo de usar: Aplicar na lesão, após assepsia, uma a duas vezes ao dia, ou a cada troca de curativo.

20 Copaíba (Copaifera langsdorffii Desf.) Parte utilizada: Resina Indicação: Anti-inflamatório, antisséptico e cicatrizante Precauções: Manter fora do alcance de crianças. Modo de uso: Pomada de resina de copaíba 10%. Após higienização, aplicar na área afetada três vezes ao dia.

21 Confrei (Symphytum officinale L.) Parte utilizada: Folhas Indicação: Cicatrizante, equimoses, hematomas e contusões Composição química: alcaloides pirrolizidínicos, taninos, mucilagens, minerais, saponinas. Precauções: deverá ser utilizado por, no máximo, seis semanas consecutivas ao ano. Não usar em lesões abertas. Manter fora do alcance de crianças. A ingestão da planta deve ser evitada. Modo de uso: Somente uso externo, sob a forma de cataplasma, pomada, compressa. Pomada de confrei 10%. Aplicar nas áreas afetadas uma a três vezes ao dia.

22 Malva (Malva sylvestris) Parte utilizada: Folha, flor e raiz Indicação: processos inflamatórios da boca e garganta, contusões, úlceras e erupções de pele e mucosas. Composição química: mucilagens, ácidos fenólicos, antocianinas, flavanoides, vitaminas A, B1, B2, C, oxalato de cálcio, resinas e aminoácidos. Precauções: Pode ocorrer reações alérgicas ocasionais. Em caso de superdosagem pode ocorrer o aparecimento de náuseas, excitação nervosa e insônia. Em doses elevadas é purgativo. Não há referências a seu uso interno, ficando, portanto, desaconselhado seu uso, principalmente durante o primeiro trimestre da gestação.

23 Formulações Uso tópico: Adulto Infusão: 2-3 colheres de sopa (6-9g) em 150mL de água (xícara de chá). Após higienização, aplicar o infuso com auxílio de algodão sobre o local afetado, três vezes ao dia. Fazer bochechos ou gargarejos três vezes ao dia como antinflamatório e antisséptico da cavidade oral. Enxaguatório bucal de malva a 5%: Utilizar na diluição de até 10% em água morna, para gargarejos e bochechos, até 4 vezes ao dia.

24 Babosa (Aloe vera (L.) Burm. f.) Parte utilizada: gel (parte mucilaginosa das folhas) Indicação: cicatrizante em casos de queimaduras e ferimentos superficiais da pele, hemorroidas, contusões, além de ser muito usada pelas mulheres para o trato dos cabelos. Composição química: mucilagem, derivados antracênicos encontrados sob a forma de heterosídeos (aloína), saponinas, oxalato de cálcio. Precauções: Manter fora do alcance de crianças.

25 Formulações Uso tópico: Adulto Gel de Aloe vera 10% Indicação: cicatrizante Modo de uso: Aplicar nas áreas afetadas uma a três vezes ao dia. Pomada de Aloe vera 10% Indicação: cicatrizante Modo de uso: Após higienização, aplicar na área afetada três vezes ao dia.

26 Sálvia (Salvia officinalis L.) Parte utilizada: Folha Indicação: acne, erupções cutâneas, antinflamatório da boca e garganta, gengivites e aftas e antisséptico da cavidade oral. Precauções: Não usar em gestantes e lactantes. Não usar em pessoas com insuficiência renal, hipertensão arterial e tumores mamários estrógeno dependentes. Não ingerir a preparação após o bochecho e gargarejo. Doses acima das recomendadas podem causar neurotoxicidade e hepatotoxicidade.

27 Formulações Uso tópico: Adulto e infantil Infusão: 7col café em 150mL de água. Aplicar no local afetado, em bochechos e gargarejos 1 a 2x ao dia. Limpeza de ambiente: Pulverizar sálvia esmagada com cravo com álcool onde o paciente serão deitado para limpeza do ambiente. Recomendase para tratamento de tendões, ossos da coluna vertebral. É considerada uma planta quente.

28 Guaçatonga (Casearia sylvestris) Parte utilizada: Folhas, ramos e cascas. Indicação: dor, lesão, cicatrizante e antisséptico, para o tratamento de queimaduras, ferimentos e contra veneno de serpente. Composição química: flavonoides, óleos essenciais, saponinas, taninos, antocianosídeos. Precauções: não utilizar em gestantes e no período menstrual. Deve-se evitar o emprego prolongado devido a sua ação antagônica com a vitamina K, para evitar acidentes hemorrágicos.

29 Formulações Uso tópico: Adulto e infantil Infusão: 1 a 2 colheres de sobremesa em 150mL de água (xícara de chá). Aplicar na área lesionada, 3 a 4 vezes ao dia. Modo de uso: Aplicar em compressas de 2 a 3x ao dia.

30 Goiabeira (Psidium guajava L.) Parte utilizada: Folhas jovens Indicação: pele e mucosa lesada, como antisséptico. Composição química: tanino, óleo essencial, flavonóides (quercetina, rutina) Precauções: não utilizar em gestantes. Modo de uso: Infusão de 1 colher de sobremesa em 150mL de água. Aplicar em compressas de 2 a 3x ao dia. Não utilizar continuadamente. Uso adulto e infantil.

31 Aroeira-da-praia (Schinus terebinthifolius Raddi) Parte utilizada: Casca do caule Indicação: Anti-inflamatório e cicatrizante ginecológico. Composição química: taninos, flavonoides, óleos essenciais. Precauções: Uso adulto. Em caso de aparecimento de alergia, suspender o uso. Sugere-se o uso com moderação, evitando-se o uso prolongado, por tratar-se de espécie com vários efeitos tóxicos. Não deve ser usada em gestantes, pois foi observado em laboratório efeito de contração uterina. Modo de uso: Decocção de 1g de casca do caule em 1L de água. Fazer banho de assento três a quatro vezes ao dia.

32 Referências

33 OBRIGADA!

TEXTO PARA MEMENTO TERAPÊUTICO FURP. Creme Caixa com 50 bisnagas embalagem com 10 g de creme na concentração de 1 mg/g.

TEXTO PARA MEMENTO TERAPÊUTICO FURP. Creme Caixa com 50 bisnagas embalagem com 10 g de creme na concentração de 1 mg/g. TEXTO PARA MEMENTO TERAPÊUTICO FURP FURP-DEXAMETASONA 1 mg/g Creme acetato de dexametasona FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme Caixa com 50 bisnagas embalagem com 10 g de creme na concentração de 1

Leia mais

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com alterações hepáticas ou renais graves.

Este medicamento é contraindicado para uso por pacientes com alterações hepáticas ou renais graves. IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Fluibron A cloridrato de ambroxol APRESENTAÇÕES Solução para nebulização. Cada flaconete contém 7,5 mg/ml de cloridrato de ambroxol. Embalagem com 10 flaconetes contendo 2

Leia mais

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg

LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg LORATADINA Hypermarcas S/A Comprimido 10mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: LORATADINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Comprimido de 10mg em embalagens contendo 12 comprimidos.

Leia mais

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode

MODELO DE DIZERES DE BULA. IMOXY imiquimode MODELO DE DIZERES DE BULA IMOXY imiquimode FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme dermatológico embalagem contendo 6 ou 12 sachês com 250 mg. USO ADULTO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO Cada g do creme dermatológico

Leia mais

CALÊNDULA BARBATIMÃO Taninos ARNICA

CALÊNDULA BARBATIMÃO Taninos ARNICA CALÊNDULA Nome científico: Calêndula officinalis Parte usada: flores Constituintes:óleos essenciais, carotenóides, mucilagens e flavonóides Ações:Antiinflamatória; anti-séptica; bactericida suavizante

Leia mais

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg

Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg Gastrium (omeprazol) Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A. cápsulas 20 mg BULA PARA PACIENTE Bula de acordo com a Resolução-RDC nº 47/2009 I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO GASTRIUM (omeprazol) APRESENTAÇÕES

Leia mais

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos

Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Recomendações Para Gestantes e Recém-natos Amamentar é um ato de amor e carinho Protege o bebê contra infecções, tanto por ser rico em fatores de defesa, como por não necessitar de bicos artificiais que

Leia mais

FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A. Gel 10mg/g

FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A. Gel 10mg/g FOSFATO DE CLINDAMICINA EMS S/A Gel 10mg/g fosfato de clindamicina Medicamento genérico Lei n 9.787 de 1999 APRESENTAÇÕES Gel - Caixa contendo 1 bisnaga de 20g, 25g, 30g ou 45 g USO EXTERNO USO TÓPICO

Leia mais

simeticona Medley Indústria Farmacêutica Ltda. cápsula gelatinosa mole 125 mg

simeticona Medley Indústria Farmacêutica Ltda. cápsula gelatinosa mole 125 mg simeticona Medley Indústria Farmacêutica Ltda. cápsula gelatinosa mole 125 mg simeticona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Cápsulas gelatinosas moles de 125 mg: embalagens com 10

Leia mais

Visual Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. solução oftálmica cloridrato de nafazolina 0,15 mg/ml + sulfato de zinco heptaidratado 0,3 mg/ml

Visual Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. solução oftálmica cloridrato de nafazolina 0,15 mg/ml + sulfato de zinco heptaidratado 0,3 mg/ml Visual Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. solução oftálmica cloridrato de nafazolina 0,15 mg/ml + sulfato de zinco heptaidratado 0,3 mg/ml I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Visual cloridrato de nafazolina

Leia mais

CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL

CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL CALSAN COMPRIMIDO MASTIGÁVEL Novartis Biociências S.A. Comprimido mastigável 1.250 mg de carbonato de cálcio (equivalente a 500 mg de cálcio elementar) CALSAN carbonato de cálcio Comprimidos mastigáveis.

Leia mais

MAXIBELL. Solução Oftálmica Estéril. nitrato de nafazolina (0,5 mg/ml) sulfato de zinco (4 mg/ml) LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA.

MAXIBELL. Solução Oftálmica Estéril. nitrato de nafazolina (0,5 mg/ml) sulfato de zinco (4 mg/ml) LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. MAXIBELL LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril nitrato de nafazolina (0,5 mg/ml) sulfato de zinco (4 mg/ml) COLÍRIO MAXIBELL nitrato de nafazolina 0,05% sulfato de zinco

Leia mais

NEO DIMETICON. (simeticona)

NEO DIMETICON. (simeticona) NEO DIMETICON (simeticona) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Comprimido 40mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: NEO DIMETICON simeticona APRESENTAÇÕES Comprimidos 40mg: Embalagem com 20 comprimidos.

Leia mais

simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão Oral 75 mg/ml

simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Emulsão Oral 75 mg/ml simeticona LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA 75 mg/ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO simeticona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787 de 1999. APRESENTAÇÃO (gotas). Embalagem contendo frasco de

Leia mais

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g

COMPOSIÇÃO Cada 1 g de pó contém: benzocaína... 0,006 g bicarbonato de sódio... 0,884 g clorato de potássio... 0,11g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: Albicon benzocaína, bicarbonato de sódio, clorato de potássio APRESENTAÇÕES Pó para uso tópico. Cada grama contém 0,006 g de benzocaína, 0,884 g de bicarbonato de sódio e

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR

FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR FOLHETO INFORMATIVO: INFORMAÇÃO PARA O UTILIZADOR Vibrocil Actilong, 0,5 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, gotas nasais, solução Vibrocil Actilong, 1 mg/ml, solução para inalação

Leia mais

APROVADO EM 19-07-2015 INFARMED

APROVADO EM 19-07-2015 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. Denominação do Medicamento ALOSPRAY 2. Composição Qualitativa e Quantitativa Digluconato de Cloro-hexidina 10 mg/ml Excipientes: ver 6.1 3. Forma Farmacêutica

Leia mais

clotrimazol + acetato de dexametasona

clotrimazol + acetato de dexametasona clotrimazol + acetato de dexametasona EMS S/A. Creme Dermatológico 10MG/G + 0,4MG/G clotrimazol + acetato de dexametasona Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999. I - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO Nome

Leia mais

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes

Dermatite de Contato. Tipos de Dermatite de Contato: Causada por Irritantes Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Dermatite de Contato O QUE É? A Dermatite de Contato é uma doença bastante comum, afetando a pele

Leia mais

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED

APROVADO EM 06-02-2004 INFARMED FOLHETO INFORMATIVO BAYER BAYCUTEN Creme clotrimazol + acetato de dexametasona Leia cuidadosamente este folheto antes de utilizar este medicamento. É importante que o leia mesmo que já tenha utilizado

Leia mais

Colégio Estadual Herbert de Souza. Investigando o uso de plantas medicinais

Colégio Estadual Herbert de Souza. Investigando o uso de plantas medicinais Colégio Estadual Herbert de Souza Investigando o uso de plantas medicinais Investigando o uso de plantas medicinais Orientadoras: Fátima Gomes e Sandra Fructuoso Bolsistas: Ana Carolina P. Real Fernanda

Leia mais

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg

Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel Multilab Indústria e Comércio de Produtos Farmacêuticos Ltda cápsulas 20 mg Lozeprel omeprazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Cápsulas com 20 mg de omeprazol - Embalagens contendo 14, 28,

Leia mais

- CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS -

- CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS - - CURSO DE PLANTAS MEDICINAIS - Copyright -Todos os direitos reservados. A reprodução não autorizada destes materiais, no todo ou em parte, constitui violação do direitos autorais. (Lei nº 9.610). PLANTAS

Leia mais

FURP-POLIVITAMÍNICO. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 30 ml

FURP-POLIVITAMÍNICO. Fundação para o Remédio Popular FURP. Solução Oral. 30 ml FURP-POLIVITAMÍNICO Fundação para o Remédio Popular FURP Solução Oral 30 ml BULA PARA O PACIENTE FURP POLIVITAMÍNICO palmitato de retinol colecalciferol cloridrato de tiamina fosfato sódico de riboflavina

Leia mais

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro

www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Esclerodermia Versão de 2016 2. DIFERENTES TIPOS DE ESCLERODERMIA 2.1 Esclerodermia localizada 2.1.1 Como é diagnosticada a esclerodermia localizada? O aspeto

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. DENOMINAÇÃO DO MEDICAMENTO Kamillosan solução cutânea 967.5 mg/ml 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 100 ml de Extracto, contém: Extracto de flores de

Leia mais

CYFENOL. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Solução oral 200mg/mL

CYFENOL. Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. Solução oral 200mg/mL CYFENOL Cifarma Científica Farmacêutica Ltda. 200mg/mL CYFENOL paracetamol DCB: 06827 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: CYFENOL Nome genérico: paracetamol (DCB: 06827) APRESENTAÇÃO 200mg/mL

Leia mais

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades.

Tratamento de feridas. O paciente com ferida... 07/03/2012. Profª. Ana Cássia. Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Tratamento de feridas Profª. Ana Cássia O paciente com ferida... Sujeito que se emociona, sente, deseja e tem necessidades. Expressões muito comuns no cotidiano da enfermagem São capazes de criar outras

Leia mais

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena)

Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) Dr. Rodrigo Passos Odontologia (Vilhena) 20 de Novembro de 2015 Se você busca um sorriso perfeito e com qualidade, conte com um especialista! Dr. Rodrigo Passos Odontologia -Clínica Geral -Restaurações

Leia mais

CICLOMIDRIN BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. tropicamida 10 mg/ml

CICLOMIDRIN BULA PARA O PACIENTE LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril. tropicamida 10 mg/ml CICLOMIDRIN LATINOFARMA INDÚSTRIAS FARMACÊUTICAS LTDA. Solução Oftálmica Estéril tropicamida 10 mg/ml BULA PARA O PACIENTE COLÍRIO CICLOMIDRIN tropicamida 1% MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO

Leia mais

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA)

Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre periódica, estomatite aftosa, faringite e adenite (PFAPA) Versão de 2016 1. O QUE É A PFAPA 1.1 O que é? PFAPA significa Febre Periódica, Estomatite

Leia mais

Parte usada Cascas, folíolos, sementes, frutos, óleo resinos

Parte usada Cascas, folíolos, sementes, frutos, óleo resinos Nome popular AROEIRA Nome científico Schinus molle L. Família Anacardiáceas Sinonímia popular Aroeira vermelha, aroeira mansa, corneíba Parte usada Cascas, folíolos, sementes, frutos, óleo resinos Propriedades

Leia mais

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS

PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS PRESCRIÇÃO DE ATIVIDADE FÍSICA PARA PORTADORES DE DIABETES MELLITUS Acadêmica de medicina: Jéssica Stacciarini Liga de diabetes 15/04/2015 Benefícios do exercício físico em relação ao diabetes mellitus:

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. ECOWAY TECNOLOGIA SUSTENTÁVEL 1 FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS. No. do Documento: EC 00004 Data da Publicação: 25-11-2014 Versão: 1.30 Estado Documento:PUBLICADO 1 - IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA E DO PRODUTO. ECOWAY

Leia mais

FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE FISIOLOGIA E PATOLOGIA NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS HOMEOPÁTICAS E FITOTERÁPICAS FORMAS DE PREPARAÇÕES E USO DAS PLANTAS MEDICINAIS

Leia mais

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600mg+300mg+35mg

Simeco Plus. Bula para paciente. Suspensão. 600mg+300mg+35mg Simeco Plus Bula para paciente Suspensão 600mg+300mg+35mg Simeco plus (hidróxido de alumínio + hidróxido de magnésio + simeticona) Suspensão FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES Embalagens com frascos

Leia mais

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus

Zika vírus. Confira todos os sintomas para saber se está com Zika vírus Zika vírus Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os

Leia mais

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL FÊMINA LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

GRUPO HOSPITALAR CONCEIÇÃO HOSPITAL FÊMINA LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS POP n.º: L-27 Página 1 de 5 1. Objetivo: Garantir atendimento de forma adequada aos clientes e funcionários dentro dos protocolos estabelecidos para assistência de enfermagem durante as intercorrências

Leia mais

Eixo Temático: Relações entre Educação, Ciência e Cultura

Eixo Temático: Relações entre Educação, Ciência e Cultura 53 Eixo Temático: Relações entre Educação, Ciência e Cultura ET-05-006 LEVANTAMENTO DAS PLANTAS MEDICINAIS ENCONTRADAS NA CAATINGA COM ATIVIDADE ANTINFLAMATÓRIA Islanny Alvino Leite 1, Rebeca Gomes Carneiro

Leia mais

Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento. Enxergue bem durante toda a sua vida

Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento. Enxergue bem durante toda a sua vida Doenças e Condições Oculares Relacionadas ao Envelhecimento Enxergue bem durante toda a sua vida Alterações da visão Talvez você perceba algumas alterações com o envelhecimento. Muitas alterações são comuns

Leia mais

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber!

Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! 1 Gripe H1N1, o que os Pais precisam saber! O que é a gripe H1N1? A gripe H1N1, também conhecida como gripe A, é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito,

Leia mais

GRETIVIT. Comprimido revestido BELFAR LTDA.

GRETIVIT. Comprimido revestido BELFAR LTDA. GRETIVIT (acetato de retinol cloridrato de tiamina riboflavina cloridrato de piridoxina cianocobalamina colecalciferol nicotinamida ácido pantotênico sulfato ferroso sulfato de magnésio sulfato de manganês)

Leia mais

BULA HEBRIN Cód. 022554 E. Inclusão da unidade fabril com o novo endereço e farmacêutico de PA. Inclusão do endereço e farmacêutico de EG.

BULA HEBRIN Cód. 022554 E. Inclusão da unidade fabril com o novo endereço e farmacêutico de PA. Inclusão do endereço e farmacêutico de EG. BULA HEBRIN Cód. 022554 E Inclusão da unidade fabril com o novo endereço e farmacêutico de PA. Inclusão do endereço e farmacêutico de EG. POSOLOGIA: Esfregar algodão embebido de Hebrin no local afetado,

Leia mais

Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona

Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona Cortifar Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 0,64 mg/g de dipropionato de betametasona I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cortifar dipropionato de betametasona MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE

Leia mais

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45

SAC 0800-VEDACIT 0800-833-2248 DEMAIS DEPARTAMENTOS (11) 2902-5522 DE SEGUNDA A SEXTA DAS 8H ÀS 17H45 Produto CIMENTOL é uma tinta impermeável de grande durabilidade, que mantém a boa aparência por mais tempo. Apresenta ótima aderência sobre alvenaria, concreto e fibrocimento. Características Aparência:

Leia mais

Dose 1 comprimido efervescente/dia. - Ácido ascórbico (vitamina. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada

Dose 1 comprimido efervescente/dia. - Ácido ascórbico (vitamina. 2222,22% 1 g C) % IDR = Porcentagem em relação à Ingestão Diária Recomendada STARFOR C aspartato de arginina + ácido ascórbico APRESENTAÇÃO Linha Farma: Cartucho contendo tubo plástico com 10 comprimidos efervescentes. FORMA FARMACÊUTICA Comprimido efervescente. USO ORAL USO ADULTO

Leia mais

cloridrato de tansulosina

cloridrato de tansulosina cloridrato de tansulosina Sandoz do Brasil Ind. Farm. Ltda. Cápsula gelatinosa dura de liberação prolongada 0,4 mg 1 I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO cloridrato de tansulosina Medicamento genérico Lei n

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICO FISPQ 201. ARES DET 201 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA NOME COMERCIAL DO PRODUTO: ARES DET 201 Identificação da Empresa: ARES QUÍMICA LTDA.

Leia mais

Objetivo. Exame contrastado Urografia Excretora. Indicações 15/04/2011. Anatomia. Contra-indicação. Preparo do paciente

Objetivo. Exame contrastado Urografia Excretora. Indicações 15/04/2011. Anatomia. Contra-indicação. Preparo do paciente Objetivo Exame contrastado Urografia Excretora É o estudo radiológico contrastado dos rins, ureteres e bexiga e necessita de um ótimopreparo intestinal, na véspera do exame. Indicações Anatomia Cálculo

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) VANTAGE LIMPA CARPETES E TAPETES Página 1 de 5 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Código interno: 7519 (12/500 ml) Aplicação: Limpar Carpetes e Tapetes. Empresa: BOMBRIL S/A TELEFONE DE EMERGÊNCIA: 0800 014 8110

Leia mais

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia;

Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE. 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; Lição 06 HEMORRAGIAS E CHOQUE OBJETIVOS: Ao final desta lição os participantes serão capazes de: 1. Enumerar 5 sinais ou sintomas indicativos de uma hemorragia; 2. Citar e demonstrar 3 diferentes técnicas

Leia mais

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre.

Paracetamol Generis pertence a um grupo de medicamentos chamados analgésicos e antipiréticos que ajudam no combate à dor e febre. Folheto informativo: Informação para o utilizador Paracetamol Generis 40 mg/ml Xarope Paracetamol Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém informação importante

Leia mais

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O

89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O 89 U S O S P A R A O Ó L E O D E C O C O O óleo de coco pode ser usado para tudo. Você pode ter um balde de cinco litros em sua mesa e você terá o que fazer com ele. Veja a seguir 89 maneiras de utilizar

Leia mais

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A

SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A número 12 - outubro/2015 DECISÃO FINAL RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE Este relatório é

Leia mais

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina

FOLHETO INFORMATIVO. TAGAMET 400 mg pó para suspensão oral Cimetidina FOLHETO INFORMATIVO Leia atentamente este folheto antes de tomar o medicamento. - Conserve este folheto. Pode ter necessidade de o reler. - Caso tenha dúvidas, consulte o seu médico ou farmacêutico. -

Leia mais

Produtos Sunyata Pon Lee

Produtos Sunyata Pon Lee Produtos Sunyata Pon Lee Sol, Terra, Água, Plantas, Flores, Néctar Abelhas, Colheita Seleção, Elaboração, Envase, Fusão da Natureza com o Trabalho Humano. Este é o produto Catálogo de Produtos: Extrato

Leia mais

Trok. Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica

Trok. Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica Trok Cetoconazol + dipropionato de betametasona Creme e pomada dermatológica Formas farmacêuticas e apresentações - Trok Trok creme dermatológico. Embalagens contendo 1 bisnaga com 10 g e 30 g Trok pomada

Leia mais

Mylanta Plus. Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda. Suspensão oral - sabores menta e morango

Mylanta Plus. Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda. Suspensão oral - sabores menta e morango Mylanta Plus Johnson & Johnson INDUSTRIAL Ltda 80 mg/ml de hidróxido de alumínio gel seco, 80 mg/ml de hidróxido de magnésio e 6 mg/ml de simeticona MYLANTA PLUS hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio

Leia mais

vacina hepatite B (recombinante)

vacina hepatite B (recombinante) vacina hepatite B (recombinante) FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES Suspensão injetável - Cartucho contendo 1 frasco-ampola com 1 dose de 0,5mL; - Cartucho contendo 20 frascos-ampola com 1 dose de 0,5mL;

Leia mais

Aula Prática administrada aos alunos do 4º e 5º períodos do curso de graduação em medicina no Ambulatório de Ginecologia do UH-UMI.

Aula Prática administrada aos alunos do 4º e 5º períodos do curso de graduação em medicina no Ambulatório de Ginecologia do UH-UMI. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA III CURSO DE MEDICINA Prof. Antonio Augusto Pereira Martins Especialista em Docência do Ensino Superior

Leia mais

Diprosalic pomada está indicada no tratamento inicial de psoríase em placas moderada a grave.

Diprosalic pomada está indicada no tratamento inicial de psoríase em placas moderada a grave. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1.NOME DO MEDICAMENTO Diprosalic 0,5 mg/g + 30 mg/g Pomada 2.COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de pomada contém 0,64 mg de dipropionato de betametasona,

Leia mais

FISPQ- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ- FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO 1- Identificação do Produto e da Empresa Produto: Imperlider emborrachamento Empresa: LIDERLUX QUIMICA IND E COM LTDA EPP Estrada Municipal Fazenda Itapeva, 155 Distrito Industrial Fone: (019) 3496-1578.

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br. Consulta Pública nº 50, de 29 de agosto de 2012 D.O.U de 31/08/2012

Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br. Consulta Pública nº 50, de 29 de agosto de 2012 D.O.U de 31/08/2012 Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 50, de 29 de agosto de 2012 D.O.U de 31/08/2012 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

Lençóis Pta.: 3264 8880 / 3264 4432 Macatuba: 3298 2574

Lençóis Pta.: 3264 8880 / 3264 4432 Macatuba: 3298 2574 URINA I, ROTINA DE URINA OU EAS Colher a 1ª urina da manhã; Fazer higiene com água e sabonete neutro; Colher o jato do meio: começar no vaso sanitário, segurar a urina, depois colher a urina do meio no

Leia mais

www.belezamodamulher.com.br 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!!

www.belezamodamulher.com.br 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!! 20 Truques de Beleza que Toda Mulher Deve Saber!! http://www.belezamodamulher.com.br Olá Amiga! Celinha Queiroz aqui: Como estão as coisas? Espero que bem! É um enorme prazer ter você aqui. Parabéns pelo

Leia mais

Azelan. Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g

Azelan. Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g Azelan Bayer S.A. Creme dermatológico 200 mg/g Gel 150 mg/g Azelan ácido azelaico APRESENTAÇÕES Creme dermatológico 200 mg/g: cartucho contendo bisnaga com 30 g de creme. Gel 150 mg/g: cartucho contendo

Leia mais

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco

O que é câncer de pele? Incidência. Fatores de Risco Câncer de Pele O que é câncer de pele? Como a pele é um órgão heterogêneo, esse tipo de câncer pode apresentar neoplasias de diferentes linhagens. As mais frequentes são o carcinoma basocelular, o carcinoma

Leia mais

SUPER GLOBO QUÍMICA LTDA

SUPER GLOBO QUÍMICA LTDA FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUIMICA FISPQ Nome do Produto ÁGUA SANITÁRIA SANTA CLARA Telefone (31) 3363-8884 Nº de Revisões - Data 1 16/08/2010 Nº de Páginas 5 SEÇÃO 1: IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

tobramicina GERMED FARMACÊUTICA LTDA Solução oftálmica estéril 3 mg/ml

tobramicina GERMED FARMACÊUTICA LTDA Solução oftálmica estéril 3 mg/ml tobramicina GERMED FARMACÊUTICA LTDA Solução oftálmica estéril 3 mg/ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO tobramicina 3 mg/ml solução oftálmica estéril Medicamento Genérico, Lei n 9.787, de 1999. APRESENTAÇÃO

Leia mais

APROVADO EM 10-04-2012 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii

APROVADO EM 10-04-2012 INFARMED. Folheto informativo: Informação para o utilizador. UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii Folheto informativo: Informação para o utilizador UL-250, 250 mg, pó para suspensão oral Saccharomyces boulardii Leia com atenção todo este folheto antes de começar a tomar este medicamento pois contém

Leia mais

Plantas Medicinais. Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem

Plantas Medicinais. Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem Plantas Medicinais Josefina Dorotéa Nunes Bióloga e Técnica de Enfermagem É provável que a utilização das plantas como medicamento seja tão antiga quanto o próprio homem. CONSELHOS ÚTEIS Toda planta medicinal

Leia mais

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ

SINALMAX COML E INDL DE SINALIZAÇÃO LTDA. Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos FISPQ 1 IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: SOLVEMAX Código interno: SSU 200 Empresa: Sinalmax Comercial e Industrial de Sinalização Ltda. e-mail: contato@sinalmaxsinalizacao.com.br Endereço:

Leia mais

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE

VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITE HEPATITE É uma inflamação do fígado provocada, na maioria das vezes, por um vírus. Diferentes tipos de vírus podem provocar a doença, que se caracteriza por febre, icterícia

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) Página 1 de 7 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA: Nome do produto: PRATICE LIMPADOR Códigos internos: Pratice Limpador Cerâmica e Porcelanato - 07175 Pratice Limpador Laminados - 07176 Pratice Limpador

Leia mais

bromoprida LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Cápsula dura 10 mg

bromoprida LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Cápsula dura 10 mg bromoprida LEGRAND PHARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA Cápsula dura 10 mg I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO bromoprida "Medicamento Genérico, Lei nº. 9.787, de 1999". APRESENTAÇÃO Cápsula dura de 10mg. Embalagem

Leia mais

Kit Microdermoabrasão TimeWise

Kit Microdermoabrasão TimeWise Kit Microdermoabrasão TimeWise 1 TimeWise Proporciona resultados imediatos no combate às linhas finas de expressão, limpando os poros e deixando a pele mais lisa e suave, em apenas dois passos. Passo 1:

Leia mais

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral

APROVADO EM 18-02-2008 INFARMED RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO. Dagravit 8 Associação Solução oral RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Dagravit 8 Associação Solução oral 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA 1 ml = 30 gotas Um mililitro de solução oral contém: Ácido ascórbico

Leia mais

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe)

FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) DETERGENTE LIMPOL (Neutro, Cristal, Limão, Coco, Maçã, Chá Verde, Laranja e Caribe) Página 1 de 7 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome: Detergente Limpol Códigos internos: Neutro: 5004 (500ml) / 19008 (5L) Cristal: 5002 (500ml) Limão: 5003 (500ml) Coco: 5006 (500ml) Maçã: 5005

Leia mais

Plantas medicinais indicadas no Formulário Fitoterápico Nacional para as Preparações Extemporâneas.

Plantas medicinais indicadas no Formulário Fitoterápico Nacional para as Preparações Extemporâneas. Plantas medicinais indicadas no Formulário Fitoterápico Nacional para as Preparações Extemporâneas. 1. Achillea millefolium L. Nomenclatura popular: Mil-folhas e mil-em-rama. partes aéreas secas 1 2 g

Leia mais

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos

Ficha de Informação de Segurança de Produtos Químicos 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Fabricante: SUN CHEMICAL CORPORATION Distribuidor no Brasil: COSMOTEC Especialidades Químicas Ltda Rua: João Alfredo, 900 Cid. Ind. Satélite Cumbica.

Leia mais

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias.

Adultos e crianças com mais de 6 anos: Uma pastilha 3 vezes ao dia. O tratamento não deve exceder os 7 dias. RESUMO DAS CARACTERISTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Tantum Verde, 3 mg, pastilhas, sabor a menta 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada Pastilha contém 3 mg de cloridrato de benzidamina

Leia mais

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO

O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO O PARTO NA PACIENTE SOROPOSITIVO 1. TRIAGEM SOROLÓGICA - É recomendada a realização de teste anti-hiv com aconselhamento e com consentimento para todas as gestantes na primeira consulta pré-natal; - Enfatiza-se

Leia mais

DOUTORZÃO CALMANTE ALÍVIO MUSCULAR RELAXANTE

DOUTORZÃO CALMANTE ALÍVIO MUSCULAR RELAXANTE DOUTORZÃO Tem dias que nosso corpo não suporta as cargas físicas, psicológicas e o stress que acabam ocasionando desconforto em todo o corpo. Nestas ocasiões você precisa do DOUTORZÃO. DOUTORZÃO é um gel

Leia mais

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda

Nome do produto: MC Injekt 2300 Top (B) Data da última revisão: 22/07/2011. - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: MC Injekt 2300 TOP (Parte B) - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Rua Henry Martin, 235

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO Página 1 de 16 1. NOME DO MEDICAMENTO VETERINÁRIO Nuflor Minidose 450 mg/ml solução injetável para bovinos. 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada ml contém:

Leia mais

Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol

Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol Trinizol -M Tinidazol Nitrato de miconazol Creme vaginal Uso intravaginal APRESENTAÇÃO TRINIZOL -M CREME VAGINAL: caixa contendo bisnaga com 80 g de creme e 1 aplicador. TRINIZOL -M CREME VAGINAL: caixa

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Produto AGUARRÁZ Elaboração 17 07 2012 Última Revisão ---------- 1 - IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto : Nome da Empresa :

Leia mais

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g

ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g ALD MUNE (imiquimode) Legrand Pharma Indústria Farmacêutica Ltda Creme Dermatológico 50 mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ald Mune imiquimode APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico. Embalagem contendo

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico. Título: Colorante Icores Amarelo

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico. Título: Colorante Icores Amarelo Página 1 de 8 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Colorante Icores Amarelo Código Interno de Identificação do Produto: 1754065 Nome da Empresa: Tintas Iquine LTDA Endereço da empresa:

Leia mais

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx.

Acnezil Loção adstringente. Acnezil LINHAHPC. Gel de limpeza. Acnezil. Acnezil Catálogo Aquarela 1º Semestre 2014. Loção. Loção. Cx. Loção adstringente LINHA Eficiente no combate à oleosidade Evita o acúmulo de resíduos nos poros Sua fórmula foi especialmente desenvolvida para complementar a limpeza diária, removendo impurezas e maquiagem.

Leia mais

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo

SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo SurTec 872 Processo de Cromo Decorativo 1- DESCRIÇÃO O SurTec 872 é uma mistura de catalisadores e ácido crômico desenvolvido especialmente, para um processo de cromação decorativa de alto desempenho.

Leia mais

AULA-8 CURATIVOS E COBERTURAS

AULA-8 CURATIVOS E COBERTURAS AULA-8 CURATIVOS E COBERTURAS Profª Tatiani UNISALESIANO CURATIVOS CONSIDERAÇÕES GERAIS Curativo é a proteção da lesão ou ferida, contra a ação de agentes externos físicos, mecânicos ou biológicos. É um

Leia mais

Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml

Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml Kanakion MM (fitomenadiona) Produtos Roche Químicos e Farmacêuticos S.A. Solução injetável 2 mg/0,2 ml 5 Kanakion MM pediátrico fitomenadiona Roche Vitamina K Micelas Mistas APRESENTAÇÃO Solução injetável.

Leia mais

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL

MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL MEDICINA PREVENTIVA SAÚDE BUCAL INÍCIO Nos últimos anos, a busca pela qualidade de vida e os cuidados com a saúde aumentaram significativamente. O acesso mais fácil e rápido à informação foi um dos responsáveis

Leia mais

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO

FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ - FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTO QUÍMICO FISPQ Nº: 009/2016 Páginas: 01/09 Revisão: 0 1- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: MASSA CORRIDA PVA MISTER CRYL Código

Leia mais